sábado, 14 de dezembro de 2013

Raja Casablanca elimina o Monterrey e torna Galo visitante nas semifinais

Marroquinos derrotam os mexicanos por 2 a 1, na prorrogação, e colocam uma torcida extremamente fanática no caminho do Atlético-MG no jogo de quarta-feira

Por Direto de Agadir, Marrocos

Os 10 mil torcedores que apoiarão o Galo em Marrakesh terão que ficar roucos, se esgoelar, gritar como nunca na próxima quarta-feira, às 17h30m (de Brasília), porque o Atlético será visitante nas semifinais do Mundial de Clubes. O Raja Casablanca, do Marrocos, terá uma torcida ensandecida a seu favor depois de garantir a classificação neste sábado, em Agadir, com vitória por 2 a 1 sobre o favorito Monterrey, do México.
 
É um momento histórico para o futebol marroquino. A vaga foi assegurada na prorrogação, após empate por 1 a 1 no tempo normal, em uma noite de delírio para a torcida do clube local - uma das mais fanáticas do futebol africano -, que foi à loucura com a volta olímpica depois do jogo. Diante do Atlético, o Raja tentará se tornar o segundo time do continente finalista de Mundiais, depois do Mazembe, vice-campeão em 2010. A outra semifinal será um dia antes, na terça-feira, entre o Bayern de Munique, da Alemanha, e o Guanghzou, da China – que eliminou o Al-Ahly, do Egito.

Os dois vencedores farão a final no sábado.

Kouko Guehi gol Raja Casablanca x Monterrey (Foto: AFP) 
Guehi comemora o gol da vitória do Raja Casablanca 
sobre o Monterrey, no início da prorrogação (Foto: AFP)

Em partida tensa neste sábado, o Galo teve a comprovação de que é superior às duas equipes que se apresentaram. O Monterrey talvez fosse um adversário mais complicado, mas o ambiente agora será quase todo favorável ao oponente atleticano. Casablanca fica a três horas de carro de Marrakesh. A cidade será invadida. E o Atlético, que contava com a admiração dos marroquinos por Ronaldinho para se sentir em casa, terá que lidar com forte pressão.

Raja Casablanca na frente 
O Monterrey foi mexicano: ficou com a bola, tocou mais, chegou mais, até chutou mais a gol. E nada. O Raja Casablanca foi africano: teve vibração, teve correria, teve um time pulsante e habilidoso, embora não necessariamente organizado. E teve o gol.

O primeiro tempo em Agadir mostrou bem como funcionam as duas escolas de futebol colocadas no caminho do Atlético no Mundial. Talvez o diferencial para os marroquinos tenha sido sua torcida extremamente inflamada. Cada vaia era uma agulhada nos jogadores mexicanos – um barulho impressionante. Cada apoio era uma onda a empurrar o time local ao ataque. É até um clichê essa história de 12° jogador, mas com o Raja parece funcionar mesmo. O ambiente é de cair o queixo. 

Raja x Monterrey (Foto: Victor Canedo) 
Mosaico da torcida do Raja Casablanca antes do jogo
contra o Monterrey (Foto: Victor Canedo)

Em campo, o Monterrey chegou a dar sinais de ser mais time. Soube trabalhar bem a bola, que ficou sob seu controle em 58% do tempo na etapa inicial. Os mexicanos, com isso, criaram chances. Mas não fizeram. Zavala e Juárez ameaçaram logo no começo, em chutes que passaram perto. El Hachimi, dentro da área, pela direita, quase deu um troco ainda maior. Ele pegou mal na bola – e perdeu o gol.

O Monterrey, pouco a pouco, foi perdendo o ímpeto inicial. Nervoso, passou a dar espaços ao adversário. E aí saiu o gol. El Hachimi disparou bem pela direita e mandou na área. O goleiro Orozco falhou. Soltou a bola nos pés de Chtibi, que completou para o gol. A torcida mergulhou em euforia. Era um sonho sendo realizado.

Coube aos mexicanos tentar reagir. Chutes de Delgado e de Neri Cardozo forçaram o goleiro Askri a praticar enormes defesas. Mas o curioso é que o segundo gol da partida quase foi novamente do Raja Casablanca. Em conclusão de Iajour depois de bela jogada individual, a bola rodou quase em cima da linha adversária – e ninguém apareceu para completar.

Monterrey reage 
Os mexicanos cresceram no segundo tempo. Voltaram donos do jogo. E logo empataram. Foi aos sete minutos, quando Suazo cobrou falta da direita para Basanta, de cabeça, vencer a zaga adversária e deslocar o goleiro. No momento em que o atacante cruzou a bola, um laser saído das arquibancadas atingia seus olhos.

O empate poderia ter se tornado virada logo depois. Neri Cardozo recebeu sozinho, frente a frente com Askri. Era só passar pelo arqueiro africano. E ele não conseguiu. O chute foi defendido pelo goleiro, e a torcida soltou um urro de vibração.

 
Mohamed Oulhaj eJesus Zavala Raja Casablanca x Monterrey (Foto: AP) 
Zavala, do Monterrey, chuta diante da marcação do 
marroquino Oulhaj (Foto: AP)

O Raja conseguiu reequilibrar a partida. Mas sem ser incisivo. O jogo ficou com clima de que iria para a prorrogação, como efetivamente aconteceu.

A classificação marroquina
A prorrogação estava morna, sem sal. A torcida, apreensiva, sofria com a indefinição do jogo. E aí uma bola aérea, aos cinco minutos, mudou tudo. Guehi subiu muito alto, testou firme e inundou de delírio o estádio de Agadir.

Mas restavam 25 minutos. O Monterrey partiu para cima. Tentou atacar de todos os jeitos, por baixo e por cima, enquanto o Raja reagia com velocidade. Estava no ar que poderia sair novo gol a qualquer momento. Na última oportunidade mexicana, a dois minutos do fim, Suazo chutou rente à trave. Mas não aconteceu. E o surpreendente time de Casablanca está no caminho que o Galo terá que trilhar para ser campeão mundial.

 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/mundial-de-clubes/noticia/2013/12/raja-casablanca-elimina-o-monterrey-e-torna-galo-visitante-nas-semifinais.html

Cuca admite proposta da China: 'Daquelas difíceis de não aceitar'

Treinador do Atlético-MG diz que vai decidir seu futuro em conversa com Alexandre Kalil, depois do Mundial de Clubes: 'Já falei com o presidente, ele entendeu'

Por Direto de Marrakesh, Marrocos

Cuca coletiva atletico-mg (Foto: Fernando Martins)Cuca reconheceu a chegada da proposta do Shandong Luneng (Foto: Fernando Martins)
 
O técnico do Atlético-MG, Cuca, confirmou na noite deste sábado, em Marrakesh, que recebeu uma proposta irrecusável do Shandong Luneng, da China. De acordo com a declaração do treinador na entrevista coletiva no Marrocos, ele vai conversar com o presidente Alexandre Kalil depois do Mundial de Clubes para definir seu futuro, mas o comandante da equipe atleticana está decidido a aceitar a oferta chinesa.

- Recebi uma proposta muita boa, daquelas difíceis de não aceitar. Já passei para o presidente e vamos conversar somente depois do Mundial. Estamos prestes a disputar a competição mais importante do clube. Não é momento de falar isso. Já falei com o presidente, ele entendeu e vamos definir isso depois do Mundial - afirmou o treinador.


A proposta do clube chinês gira em torno de R$ 1,5 milhão por mês. Dirigentes do Shandong Luneng já haviam feito a oferta a Tite, recém-saído do Corinthians, mas ele recusou. Assim, os chineses voltaram as suas atenções para Cuca, que deve confirmar sua saída ao fim da participação atleticana no Mundial.

O Atlético-MG vai estrear no Mundial de Clubes na quarta-feira, às 17h30m (de Brasília), contra o Raja Casablanca, nas semifinais. Um dia antes, no mesmo horário, Bayern de Munique e Guangzhou Evergrande disputam uma vaga na decisão.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/12/cuca-admite-proposta-da-china-daquelas-dificeis-de-nao-aceitar.html

Presidente do Barça: 'As portas estão sempre abertas para Guardiola'

Rosell diz que o espanhol é, de longe, o melhor treinador da história do clube, e ressalta sua torcida para que Messi seja o vencedor da Bola de Ouro novamente

Por Barcelona, Espanha

Em entrevista à revista "Doha Stadium Plus", o presidente do Barcelona, Sandro Rosell, fez questão de relembrar a trajetória vitoriosa do técnico Pep Guardiola no clube catalão. O espanhol, atualmente no Bayern de Munique, comandou a equipe blaugrana de 2008 até 2012. Sem fazer descaso de Tata Matino, o mandatário afirmou que Guardiola é o melhor treinador da história do Barça.

- Guardiola é, de longe, o melhor treinador da história do Barça. As portas do clube estão sempre abertas para ele. Tata Martino também é muito valente e tem grande conhecimento do futebol. Tomamos uma boa decisão ao contratá-lo - disse Rosell.

Messi Guardiola Barcelona (Foto: AP) 
Guardiola abraça Messi: treinador comandou o time 
do Barça de 2008 ate 2012 (Foto: AP)

O presidente ainda ressaltou sua torcida para que o argentino Messi vença a Bola de Ouro. Para ele, é comum que as pessoas queiram que outro jogador leve o prêmio, já que o camisa 10 do Barcelona ganhou as últimas quatro edições.

- Se pensarmos no ano passado, não há dúvida de que foi o melhor. Ele ganhou os últimos quatro prêmios e quando as pessoas olham a mesma cara sempre acabam querendo que mude. É humano. Mas espero que ele vença de novo.

Messi segue na Argentina, em recuperação de sua lesão, que já está completamente cicatrizada. O atacante já está fazendo trabalhos mais incrementados com bola. A previsão é que ele volte à Espanha em janeiro, para treinar com seus companheiros de clube.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/12/presidente-do-barca-portas-estao-sempre-abertas-para-guardiola.html

Osasuna abre 2 a 0, mas Real reage e apenas empata no Reyno de Navarra

Anfitriões surpreendem no primeiro tempo, mas acabam sofrendo a igualdade com uma cabeçada de Pepe, aos 35 minutos da etapa final

Por Pamplona, Espanha

Depois de cinco vitórias consecutivas no Campeonato Espanhol, sendo quatro delas com goleadas, o Real Madrid por pouco não sofreu sua terceira derrota na tarde deste sábado. Jogando no Estádio Reyno de Navarra, em Pamplona, o Osasuna chegou a abrir 2 a 0, quando estava com um jogador a mais (Sergio Ramos foi expulso aos 44 do primeiro tempo). Mesmo com uma situação complicada em campo, o time de Cristiano Ronaldo, que teve uma atuação regular, buscou forças para reagir e conseguiu, pelo menos, igualar o placar no segundo tempo, após bela cabeçada de Pepe

Com o resultado, o Real Madrid fica com 38 pontos. Com dois gols de Neymar, o Barcelona venceu o Villarreal por 2 a 1 e alcançou os 43. O Atlético de Madri tem 40 e ainda joga neste domingo. Já Osasuna chega aos 14 pontos. Na próxima rodada, o Osasuna visita o Celta de Vigo. A equipe de Cristiano Ronaldo pega o Valencia fora de casa.

Pepe comemora, Osasuna x Real Madrid (Foto: AP) 
Pepe comemora o gol de empate do Real Madrid diante
 do Osasuna (Foto: AP)

01
Real começa melhor, mas é surpreendido
Como era esperado, o Real Madrid começou melhor e dominando o jogo. Com um toque de bola envolvente e rápido, o time chegava bem e teve a primeira grande chance aos dez minutos. Isco fez boa jogada na entrada da área, e a bola sobrou para Cristiano Ronaldo, livre, na esquerda. O camisa 7 buscou o canto direito do goleiro, mas acabou mandando para fora.

Modric, Osasuna x Real Madrid (Foto: Reuters)Modric é marcado por dois jogadores do Osasuna no duelo deste sábado (Foto: Reuters)
 
O Osasuna respondeu logo depois. Roberto Torres foi lançado, ficou cara a cara com López, mas mandou por cima do gol. Pressionados desde então, os anfitriões igualaram o domínio de bola e conseguiram surpreender aos 15. Bertrán recebeu na direita e cruzou na medida para Oriol Riera marcar de cabeça.

Logo na saída de bola, uma polêmica. Modric recebeu, invadiu a área pela direita e caiu! O time ficou pedindo pênalti, mas o árbitro mandou seguir. Precisando da vitória para encostar no Barcelona, o Real tentava. Bem marcado, Cristiano Ronaldo buscou as finalizações de longe, mas sem nenhum perigo.

Aos 38, a defesa merengue bobeou de novo. Após um cruzamento da direita, Roberto Torres cabeceou com força, e López fez grande defesa. No rebote, Riera completou também de cabeça para ampliar o marcador e fazer a festa dos torcedores.

O que estava ruim para o Real Madrid piorou aos 44. Sergio Ramos levou o segundo amarelo após colocar a mão no rosto de Roberto Torres, que caiu no gramado. Mesmo assim, o time ainda conseguiu diminuir antes do fim do primeiro tempo. Cristiano Ronaldo fez bela jogada pela direita e tocou na entrada da área para Isco, que bateu no canto de Andrés Fernández.

02
Pepe iguala para o Real Madrid
Logo no início do segundo tempo, o técnico Carlo Ancelotti tirou Gareth Bale para colocar Di Maria e tentar dar mais movimentação ao ataque merengue. A mudança surtiu efeito e o time melhorou. Aos 33, Fernando Silva levou o segundo amarelo por falta dura em Cristiano Ronaldo e ajudou a reação adversária. Com a igualdade em campo, o Real pressionava e, dois minutos depois, empatou com Pepe, que aproveitou cruzamento da direita para cabecear para o gol.
O gol assustou o Osasuna, que recuou e tentou segurar a pressão do Real. O jogo ficou tenso, com algumas jogadas mais duras. O arbitro ainda deu quatro minutos de acréscimos, mas os donos da casa conseguiram segurar o placar de 2 a 2.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/12/osasuna-abre-2-0-mas-real-reage-e-consegue-um-empate-fora-de-casa.html

Neymar marca duas vezes e garante vitória do Barcelona sobre o Villarreal

Brasileiro cobra pênalti com 'paradinha', vê equipe catalã levar o empate no início do segundo tempo, mas balança as redes de novo e é decisivo para vitória por 2 a 1

Por Barcelona, Espanha

Se Neymar encantou na quarta-feira ao fazer três gols sobre o Celtic pela Liga dos Campeões, neste sábado, o brasileiro não deixou a desejar. Com Messi ainda afastado dos gramados por causa de lesão, o camisa 11 chamou a responsabilidade e foi decisivo na vitória do Barcelona sobre o Villarreal, por 2 a 1, pela 16ª rodada do Campeonato Espanhol. Em mais uma atuação de destaque, o atacante marcou os dois gols da equipe catalã no Camp Nou.

Apesar do amplo domínio do Barcelona, que estava sem os brasileiros Daniel Alves e Adriano no setor defensivo, o Villarreal assustou ao empatar o jogo no início do segundo tempo. Neymar havia cobrado pênalti, com direito a "paradinha", na primeira etapa. O craque definiu o placar e quase fez o seu segundo hat-trick na semana, em ótima jogada que terminou com a bola explodindo no travessão.

Os torcedores do Barcelona não poderão ver o craque na próxima rodada, contra o Getafe, fora de casa. O brasileiro levou um cartão amarelo por demorar a cobrar escanteio e está suspenso. Com a vitória, o Barça se isola na liderança do Campeonato Espanhol, com 43 pontos. O Atlético de Madrid, segundo colocado, com três a menos, enfrenta o Celta de Vigo neste domingo.

Neymar gol Barcelona (Foto: AP) 
Neymar ajoelha após marcar gol: craque foi decisivo
 na vitória do Barça (Foto: AP)

NEYMAR, DE PÊNALTI, COM 'PARADINHA'

O Barcelona chegou a ficar com 89% da posse de bola no primeiro tempo. As constantes investidas catalães no campo adversário contavam com a intensa movimentação de Neymar, que iniciou a partida atacando mais pela esquerda, mas também criou na ala direita e apareceu no meio da área para cumprir a função de centroavante junto ao companheiro Sánchez.


Os minutos iniciais deram a entender que os anfitriões logo abririam o placar. Aos seis, Song invadiu a área pela direita e soltou uma bomba que explodiu o travessão de Asenjo. Mas a linha de defesa formada pelos volantes e zagueiros do Villarreal dificultou o que parecia simples. Bem marcada, a dupla de ataque do Barça encontrava barreiras para criar chances claras.
Se com a bola rolando estava difícil, a equipe blaugrana conseguiu um pênalti para abrir o placar, aos 30: o lançamento de Bartra, da esquerda,encontrou o braço de Mario Gaspar no caminho. O árbitro não pensou duas vezes. Com Messi lesionado e Xavi no banco, Neymar foi para a cobrança. Autorizado pelo apito, o camisa 11 deu uma “paradinha” para tirar Asenjo do lance e mandar a bola para o canto oposto do arqueiro.

Neymar pênalti barcelona (Foto: AP) 
Neymar marca de pênalti: paradinha para tirar o goleiro 
do lance (Foto: AP)

ele de novo, para definir o jogo
A vantagem de um gol no placar foi pouco para deixar o Barcelona tranquilo. Logo no início do segundo tempo, aos três minutos, Musacchio aproveitou o lançamento de escanteio para deixar tudo igual. Bartra não conseguiu subir para impedir a forte cabeçada do argentino, que ainda tocou em Pinto, mas entrou.
Xavi Barcelona x Villarreal (Foto: AFP)Xavi entra no jogo e melhora o meio do Barça (Foto: AFP)
 
Ao ver o Villarreal se animar com o empate e crescer em campo, Tata Martino resolveu substituir Song por Xavi. Apesar da boa participação do camaronês na partida, a melhora na troca de passes no meio catalão foi visível com a entrada do espanhol. Na primeira participação, ele deixou Sánchez cara a cara com Asenjo, que fez bela defesa.

A noite era mesmo de Neymar. Aos 23, Fàbregas, no bico esquerdo da grande área, deu um belo passe por cobertura para Sánchez, que só escorou para Neymar marcar e deixar o Barça novamente na frente.

A vantagem deu um gás extra para o Barça, que não parou de pressionar até o final. Neymar quase marcou mais um, após fazer boa tabela com Sergi Roberto, na entrada da área, e arriscar o chute. A bola explodiu no travessão. Seria o segundo hat-trick do camisa 11 na semana. A participação do brasileiro contou ainda com um cartão amarelo por demora na cobrança de escanteio, que o deixará fora do próximo compromisso da equipe no Campeonato Espanhol.

Neymar gol Barcelona (Foto: Reuters) 
Neymar vibra muito com seu segundo gol no jogo 
(Foto: Reuters)

FONTE:

Em dilema entre time ou torcida, Galo conhece rival neste sábado

Monterrey, do México, enfrentará o Raja Casablanca e seus ensandecidos torcedores em Agadir. Guangzhou de Conca e Al Ahly decidem quem encara o Bayern na semi

Por Direto de Agadir, Marrocos

O torcedor do Atlético-MG que preferir escolher um adversário na semifinal do Mundial de Clubes pode estar vivendo um dilema. Até outro momento, a opção pelo Raja Casablanca seria totalmente compreensível, afinal, o Monterrey consagrou-se como melhor time da Liga dos Campeões da Concacaf e, em tese, é melhor do que o Tijuana – equipe que só não eliminou o Galo da Libertadores graças ao pé esquerdo de Victor. O problema em questão é que os marroquinos estão praticamente em casa em Agadir. E contam com a força de uma ensandecida torcida para vencer o duelo deste sábado, às 17h30m (de Brasília), no Stade Adrar. O GloboEsporte.com acompanhará em Tempo Real.

Se avançarem de fase, os torcedores do Raja já prometeram: farão Ronaldinho Gaúcho e companhia terem medo do caldeirão que poderá se tornar o Marrakesh Stadium, mais próximo de sua cidade – fica no meio do caminho até a cidade de Casablanca. De fato, o apoio irrestrito das arquibancadas é impressionante: na última quarta-feira, a empolgação contribuiu para que o time conseguisse o gol da vitória nos acréscimos sobre o Auckland City, da Nova Zelândia, na abertura do torneio.


Torcida Raja Casablanca (Foto: Getty Images) 
Torcida do Raja Casablanca promete grande festa no 
estádio (Foto: Getty Images)

Mas este não é o único assunto do dia. No mesmo estádio, mas mais cedo, às 14h30m (de Brasília), Guangzhou Evergrande e Al Ahly definirão quem será o rival do Bayern de Munique, talvez o maior favorito à conquista do Mundial – em jogo também com transmissão em Tempo Real do GloboEsporte.com.

Os chineses carregam suas esperanças na ótima fase de um trio bastante conhecido dos brasileiros: o meia Darío Conca, ex e futuro jogador do Fluminense, e os atacantes Muriqui, ex-Atlético-MG e Vasco, e Elkeson, ex-Botafogo. Do lado egípcio, é o veterano artilheiro Mohamed Aboutrika quem promete mais dar trabalho.

o 12º jogador

Torcida Raja Casablanca (Foto: Getty Images)Torcida é uma das principais forças do Raja para o duelo (Foto: Getty Images)
 
O Raja tem consciência do poder de influência de sua torcida. Há cerca de um mês, o site francês “So Foot” a elegeu como a quarta mais vibrante do mundo, atrás apenas de Celtic, Borussia Dortmund e Boca Juniors. E eles realmente carregam esse título, falam aos quatro cantos quando a discussão vai para as arquibancadas.

Ainda assim, o técnico Faouzi Benzarti prefere não cair na armadilha. Há poucos dias no cargo, fez o seu papel de elogiar os fãs, mas espera que o Raja surpreenda o Monterrey também no campo.

– Os torcedores têm impacto importante, dão enorme apoio. Os consideramos também jogadores. Tenho a certeza de que irão fazer o papel deles e dar força. Podem estar em todos os cantos, como aconteceu quando o Auckland fez um gol. Mas não queremos deixar o Monterrey confiante. E para isso também temos que desestabilizá-los jogando futebol – disse o treinador tunisiano.

mexicanos com toque brasileiro

O Monterrey, por sua vez, busca confirmar o seu favoritismo mesmo sem entrar em campo de forma oficial há mais de um mês. Há um brasileiro no time: o meia Lucas Silva, ex-Botafogo, com experiência até em Mundiais passados. Em 2009, junto com o técnico José Cruz, acabou eliminado para o Barcelona na semifinal pelo Atlante.

– Eu me sinto mais forte, com mais experiência do que naquele momento. Depois daquela campanha, estou há dois anos e meio jogando na primeira divisão do México, enquanto naquele tempo estava na segunda. Estou mais maduro agora – disse Lucas Silva, de 29 anos.


José Cruz treino Monterrey (Foto: Reuters) 
Técnico José Cruz se diz inspirado por Guardiola 
(Foto: Reuters)

Uma vitória significaria mais um passo – não definitivo – aos “Rayados” no sonho de enfrentarem o Bayern de Munique. O time alemão é um dos modelos do futebol atual na visão de José Cruz. Muito graças a seu treinador, o catalão Pep Guardiola, que já fez história em sua passagem com o Barça, inclusive no confronto que aconteceu nos Emirados Árabes e marcou a vida do mexicano.

– Ele (Guardiola) revolucionou o futebol num período de tempo muito curto. São adversários que deixam uma marca em você não só em campo, mas na vida. Pessoalmente tenho muita admiração por ele. Encarar um time como aquele, que então era considerado o melhor do mundo, foi algo que nos inspirou e nos motivou, nos fez ver o futebol de outra maneira – resumiu Cruz.

conca ou aboutrika?

Conca treino Guangzhou (Foto: Reuters)Conca mostra tranquilidade durante treino do Guangzhou (Foto: Reuters)
 
Não será definitivo, pois há ainda uma disputa do quinto lugar. Mas o perdedor da partida entre Guangzhou Evergrande e Al Ahly já pode ensaiar o adeus ao seu principal jogador. Os chineses perderão o argentino Darío Conca, de volta ao Fluminense após o término de seu contrato, assim que o Mundial acabar para ele. Restarão figuras como Muriqui e Elkeson, destaques nas conquistas do Campeonato Chinês e da inédita Champions Asiática.

Já os egípcios ainda vivem uma novela sobre o futuro de Mohamed Aboutrika, que anunciou sua aposentadoria. Muitos jornalistas, no entanto, acreditam que pela segunda vez a decisão possa ser modificada. O atacante é um dos maiores jogadores da história do país e, por ter grande influência – até mesmo política –, é visto como peça fundamental no futebol.

Aboutrika soma 38 gols pela seleção nacional, um deles deu o título ao Egito da Copa Africana de Nações, em 2008. Em Mundiais de Clubes, ele terá a oportunidade de se tornar o maior goleador de todos os tempos, já que está empatado com Lionel Messi, do Barcelona, e o brasileiro Denílson, ex-Pohang Steelers.

O seu sucesso aliado ao do Al Ahly ajudariam a levar a alegria no futebol para o povo local, desapontado com a eliminação para Gana nas eliminatórias para a Copa do Mundo. Vale lembrar que tampouco há uma competição oficial no Egito desde junho, ainda por conta dos desdobramentos da tragédia de Port Said, quando 79 pessoas morreram num campo de futebol.

– Começaram a duvidar da nossa geração, mas o nosso time já conseguiu muitas coisas. Tivemos o título da Copa Africana de Nações, e o Al Ahly ganhou a Liga dos Campeões da África seis vezes nos últimos anos. Grandes objetivos foram atingidos. Infelizmente não vamos para a Copa, mas esperamos dar essa oportunidade para compensar o país – encerrou o capitão Wael Gomaa.


Aboutrika treino Al Ahly (Foto: AP) 
Aboutrika treina com o Al Ahly antes de jogo decisivo 
(Foto: AP)
 
FONTE:

De Seedorf a Libertadores, vice de futebol do Bota abre o jogo para 201

Chico Fonseca diz que holandês está nos planos do clube, considera o sorteio do grupo positivo e não prevê chegada de nomes de impacto na próxima temporada

Por Rio de Janeiro

Francisco Fonseca vice de futebol do Botafogo (Foto: Divulgação)Chico Fonseca fala em responsabilidade administrativa para 2014 (Foto: Divulgação)
 
O Botafogo já vem se preparando para transformar 2014 um grande ano para o clube, com a volta para a Taça Libertadores após 17 anos de ausência. O vice-presidente de futebol, Chico Fonseca, mostra confiança no que vem sendo feito, no elenco já formado, e garante entrar em qualquer competição para conquistar o título.

Apesar da grande questão sobre o futuro de Seedorf, Chico diz que o holandês está nos planos para o ano que vem. Ele ainda explicou a decisão sobre a saída de Oswaldo, considerou o sorteio dos grupos da Taça Libertadores positivo e afirmou que dificilmente haverá alguma contratação de impacto.

– Sem chance. A não ser que o nome de impacto concorde com os números do Botafogo – disse ele, em entrevista ao GloboEsporte.com.

Por enquanto, a única contratação bem encaminhada é a de Jorge Wagner, que está disputando o Campeonato Japonês com o Kashiwa Reysol e já assinou um pré-contrato com o Botafogo. 


Confira a entrevista com o dirigente falando sobre os planos para 2014 e explicando as decisões tomadas neste fim de temporada.

Libertadores

O sorteio foi bom. Caso passemos pelo Deportivo Quito (na pré-Libertadores), o grupo que teremos pela frente é interessante, mas quem quer ganhar a Libertadores não pode escolher adversário nem onde vai jogar. Entro em todas as competições para ganhar. Jogar para participar não faz parte do meu perfil, nem do da diretoria. Se vai ganhar é outro detalhe.

Cautela financeira

O que fizemos com bastante sucesso foi tentar manter o elenco o máximo possível na medida do planejamento que discutimos desde o ano passado. Temos as peças principais e uma espinha dorsal que deve continuar. Na minha opinião, o Botafogo chegou aquém do que esperávamos, que era mais do que o quarto lugar. Tem elenco e tinha para ganhar o campeonato, mas por diversos fatores que foram acontecendo ao longo do ano não conseguimos chegar. Estamos tentando manter o elenco e trazer alguns reforços, sempre pensando que deve haver responsabilidade administrativa para gerir, principalmente agora com o programa que vai substituir a Timemania e terá penalidades técnicas pesadas. Da mesma forma que se faz com qualquer empresa, o clube não poderá gastar mais do que arrecada. É pensar cada vez mais em custo beneficio, gastando dentro do orçamento e com eficiência. Com uma folha mediana, o Botafogo conseguiu fazer isso e chegou ao quarto lugar. Vamos procurar ter mais eficiência.

Seedorf

Pode ser que resolva a vida de outra forma, mas acho difícil. Tem contrato vigente, e acho que vai cumprir. Vamos chegar a uma conclusão na volta (de Seedorf).
 Chico Fonseca

No nosso planejamento está a permanência dele. Seedorf tem contrato com o Botafogo até o meio do ano que vem. Nós não chegamos a conversar detalhadamente sobre o que vai acontecer, mas temos na cabeça o necessário para que se prorrogue um pouco o contrato para cobrir toda a Libertadores. Quando o contrato termina e não vai até o fim da última partida do calendário, é preciso sentar e conversar na hipótese de ele querer ficar. Pode ser que resolva a vida de outra forma, mas acho difícil. Tem contrato vigente, e acho que vai cumprir. Vamos chegar a uma conclusão na volta dele. Quando assinou, Seedorf pediu que fosse dessa forma, pois havia feito assim ao longo da carreira. Mas o calendário brasileiro é diferente.

Oswaldo

Oswaldo foi um consenso. Chegamos a um entendimento, pois havia um ciclo de trabalho que já tinha chegado ao seu limite, havia desgaste com jogadores, comissão técnica, diretoria. Isso é natural, como num casamento. No futebol, mais ainda, pois envolve paixão e emoção. 

Semanalmente você está sofrendo à espera de um momento de alegria. O sentimento da torcida passa para o vestiário. É uma profissão extremamente emocional. Foram dois anos no clube basicamente com a mesma comissão e os mesmos jogadores. Só aconteceram mudanças pontuais.

Estava na hora de o Oswaldo mudar de ares. Ao longo do ano já vinha recebendo propostas e foi permanecendo. Sabíamos que ele era importante, e ele foi importante. Ajudou a revelar jogadores da base, e reconhecemos isso.

Novo técnico

Ainda não foi resolvido. O Eduardo Húngaro, como qualquer outro de fora, está sendo analisado. Estamos discutindo nomes em função de salário, tempo de contrato, várias coisas.

Reforço de peso

Sem chance. A não ser que o nome de impacto concorde com os números do Botafogo. Estamos conversando com alguns empresários de atletas de impacto, mas há diferença entre a proposta e o que eles querem. Se houver acordo, alguém vai ter que ceder muito, e não vai ser o Botafogo.

Não podemos prometer o que não podemos cumprir. Por isso, quem veio para o Botafogo renovou o seu contrato, como o Bolívar, que só jogou em clubes de alto nível e está acostumado com compromissos em dia. Renovou porque confia e acredita no trabalho.

Demissões na comissão técnica
O processo de reformulação do departamento de futebol não começou hoje, mas em 2012, quando a diretoria do Botafogo passou a juntar a base com o profissional. Depois da minha chegada como vice de futebol, em setembro de 2012, intensificamos essas modificações, que eram planejadas e foram analisadas ao longo de um tempo. Analisamos todo um desempenho e várias situações.

Fomos fazendo as modificações em relação a profissionais. Quando entra um médico, por exemplo, pode ter alguém que não queira continuar e ache melhor mudar. Nem sempre é o clube que toma essa decisão. Não poderíamos virar o balde e mandar todo mundo embora, até porque nem todo mundo é excelente que tenha que ficar, nem tão ruim que tenha que sair. Os profissionais do Botafogo são do maior gabarito. É o mesmo caso do Oswaldo. Ao longo do período, vai havendo um desgaste natural. Vitórias e derrotas contribuem para isso e criam arestas. Uma roda quadrada não gira, e é de incumbência do gestor acabar com isso e decidir sobre demissões e saídas. Tomamos providências, mas nada que afete a filosofia do departamento.

Saídas e chegadas

Queremos usar jogador como moeda de troca. Queremos manter boa parte do elenco, mas 10% ou 15% podem sair nos ajudando a contratar algum outro jogador. Não é nossa intenção vender ninguém. Dentro do planejamento para 2014, apesar das dificuldades, não existe essa previsão de equilibrar o orçamento com venda do atual elenco. Conseguimos passar o ano com outros efeitos que não a venda. Um caso como o do Vitinho não posso evitar. Não tenho como impedir que um jogador seja assediado, receba uma fortuna para ir embora. Estamos num país livre. Minha saída é oferecer um salário maior ou igual, mas não tenho condição. Isso é mercado.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/12/de-seedorf-libertadores-vice-de-futebol-do-bota-abre-o-jogo-para-2014.html

Em nome de filho morto este ano, pai e mãe vão ao Marrocos ver o Atlético

Família Bolina segue em peso a Marrakesh na segunda-feira para apoiar o Galo, que os ajudou a conviver com a perda de Felipe, vítima de acidente de carro em março

Por Divinópolis, MG

- Quando o Galo fez o primeiro gol no primeiro jogo, nós nos abraçamos e ele me disse: "Pai, nós vamos ganhar essa Libertadores, o Galo vai ser campeão".

É dessa forma que Eugênio Paceli lembra um dos últimos momentos ao lado do filho, Felipe, de 25 anos. Junto à família, eles assistiram à estreia do Atlético-MG na Libertadores. Mas a parceria foi interrompida por uma tragédia: o jovem foi vítima de um acidente de carro no dia 24 de março, numa estrada entre as cidades de Pedra do Indaiá e Santo Antônio do Monte. Sem cinto de segurança, foi arremessado para fora do automóvel após perder o controle do carro e morreu a poucos quilômetros de casa. 

Família Bolina , Thiago, Luciana, Paceli, Simone, Santo Antônio do Monte torcedores atleticanos Atlético-MG Marrocos Mundial de Clubes (Foto: Luciana Bolina/Arquivo pessoal) 
Família Bolina: Luciana, Eugênio, Simone e Thiago: 
amor ao Galo ajuda a superar perda do jovem Felipe
(Foto: Luciana Bolina/Arquivo Pessoal)
 
Na superação da tragédia, o pai, a mãe, Simone, e os irmãos, Thiago e Luciana, encontraram na paixão pelo Galo a força necessária para seguir em frente. A família acompanhou o time durante todas as fases da conquista da América e, agora, se prepara para a viagem a Marrakesh, onde o time disputará o Mundial de Clubes.

DE MG PARA MARROCOS
Felipe Bolina João Pedro  Santo Antônio do Monte atleticanos Atlético-MG (Foto: Luciana Bolina/Arquivo pessoal)Felipe e o pequeno João Pedro
(Foto: Luciana Bolina/Arquivo pessoal)
 
Na segunda-feira, 18 integrantes da família Bolina vão encarar dez horas de viagem. Com a esperança de ver o Atlético ganhar o título no dia 21, eles só voltam ao Brasil no dia 24, véspera do Natal.

– Vale a pena. É tudo pelo Galo e eu acredito que vamos voltar com mais essa vitória de presente – afirmou a caçula da família, Luciana Bolina.


Se hoje a expectativa pelo embarque é acompanhada por um sorriso no rosto, muita força foi necessária para superar os momentos difíceis em 2013. A mistura de sentimentos uniu ainda mais a família durante a campanha do Atlético-MG e também em busca de uma lição de vida. O sonho da consagração continental do clube ao lado do filho não se realizou, mas todos torceram pela realização do desejo de Felipe.

– Contra o São Paulo, nas oitavas de final, foi minha primeira partida sem ele, e a única coisa que me lembro é que eu gritava "Ipe!" - que era como eu o chamava desde criança - após cada gol – disse, emocionado, Eugênio.

AMOR AO FUTEBOL, AMOR À VIDA
Eugênio Paceli e o neto, Família Bolina de Santo Antônio do Monte torcedores Atlético-MG viajam rumo ao Marrocos para o Mundial de Clubes (Foto: Família Bolina/Arquivo pessoal)Eugênio e o neto: extensão do companheiro que se foi (Foto: Família Bolina/Arquivo pessoal)
 
A vida e o futebol têm suas semelhanças. A família poderia ter desistido, mergulhado em um vazio como o de um estádio sem torcida. Mas eles driblaram a tristeza por uma nova chance.

– Os dias após a perda do meu filho tiveram algumas horas envolvidas pelo Atlético-MG. O Galo passou a ser o nosso amor, fuga, desculpa para viajar, o alvo da família no fim de semana. Achava que seria impossível, mas percebi uma força para seguir em frente e sonhar que algo maravilhoso ainda estaria por vir – afirmou o pai.

 A nova oportunidade de viver um pouco mais perto de Felipe foi encontrada no filho deixado por ele, João Pedro, de 4 anos. O primeiro neto de Eugênio e Simone, se tornou a extensão do filho perdido.

– Esse foi o ano mais triste da minha vida, mas também foi o ano que Deus permitiu ao Galo alcançar a maior vitória em seus 105 anos de existência. Se 2013 for comparado a um jogo, eu perdi por 100 a 1, mas o Atlético-MG fez um gol para o meu coração de pai. Na data do título da Libertadores, fazia quatro meses que Felipe havia morrido, mas tive a graça de ver essa vitória ao lado do meu neto, um pedacinho do meu filho e de Deus – contou o pai.

ajudinha que veio do céu
Cada vitória do Atlético-MG significava um ganho para a família. No memorável jogo contra o Tijuana, quando Victor defendeu um pênalti aos 47 minutos do segundo tempo, garantindo a classificação para as semifinais, todos os Bolinas estavam no Independência.

– O tempo passava e o Galo não se encontrava no jogo. Quando o juiz marcou, sentei e pensei: "Senhor, nunca imaginei que existia algum sofrimento novo que o atleticano ainda não tinha experimentado". Pedi então ao "Ipe" que, se possível, defendesse o pênalti, e ele foi defendido – lembrou Eugênio Paceli.

Família Bolina de Santo Antônio do Monte torcedores Atlético-MG viajam rumo ao Marrocos para o Mundial de Clubes (Foto: Família Bolina/Arquivo pessoal) 
Lembrança de Felipe será levada pela família para Marrakesh
(Foto: Família Bolina/Arquivo pessoal)

Um jogo sofrido, que pode ser comparado ao ano da família Bolina. Mas a “libertação” da família veio com o título inédito do Atlético-MG.

– Ser atleticano é algo divino. A paixão do torcedor é algo que não se explica. A fogueira se mantém aquecida pelo amor branco e preto. Acima de tudo, a conquista da Libertadores devolveu ao nosso coração a alegria de ser atleticano – contou o pai.


Ser atleticano é algo divino
Eugênio Paceli

  A conquista do título foi um presente não só para os torcedores, mas também para uma apaixonada pelo Galo, Simone, que comemorou o aniversário quatro dias depois.

– O Felipe sempre foi um torcedor apaixonado pelo time, atleticano de coração. Estar na final foi uma forma de homenagear a memória dele. Era como se ele estivesse ali com a gente. Essa vitória foi um presente para todos nós – disse a mãe de Felipe.

GALO FORTE E VINGADOR
Em agosto, a cidade de Felipe, Santo Antônio do Monte, recebeu uma festa em homenagem à conquista inédita da Taça Libertadores. No evento, o presidente do clube, Alexandre Kalil, esteve presente na comemoração e conheceu a história da família Bolina. O mandatário alvinegro foi presenteado com uma camisa estampada com uma foto de Felipe.

Família Bolina de Santo Antônio do Monte torcedores Atlético-MG  camisa  Felipe Bolina Alexandre Kalil presidente do Galo (Foto: Ademar Oliveira/Arquivo pessoal)Kalil durante festa em Santo Antônio recebe camisa em homenagem a Felipe
(Foto: Ademar Oliveira/Arquivo pessoal)
 
Prestes a embarcar para Marrakesh, a emoção fala alto e os pedidos ao céu para uma ajudinha extra ao Galo vão soar em coro pelos integrantes da família Bolina, com a certeza de que o filho e irmão querido vai dar uma força a mais.

– Serão dois jogos, quer dizer 180 minutos de fortes emoções. Se o dia for do Galo forte e vingador, nossas chances de conquistar esse título serão maiores. Não costumo misturar futebol e religião, mas que Deus, Jesus, Nossa Senhora e meu querido irmão, que está junto deles, vão vibrar pelo Galo, isso eu sei – falou Thiago.

Após temporada cheia, Maracanã recebe cuidados pensando na Copa

Empresa responsável pelo gramado utiliza método para rebaixar a altura, aerar, descompactar e retirar excesso de grama. Trabalho encerra na próxima terça-feira

Por Rio de Janeiro

Com o fim do Campeonato Brasileiro e as férias dos clubes do futebol carioca, a concessionária que administra o Maracanã deu início na última quinta-feira ao trabalho de recuperação e preparação do gramado do estádio para 2014. O processo começou com o corte vertical e, nas próximas duas semanas, será adubado e irrigado para receber o corte definitivo. 
 
- Começamos pela retirada do excesso da grama para termos uma nova brotação. Depois, iniciaremos o processo de descompactação e aeração. Na sequência dos dias iniciaremos uma adubação forte para a grama estar pronta para a próxima temporada — comentou o engenheiro agrônomo Paulo Azeredo, que trabalha na empresa responsável pelo gramado do estádio.

Maracana sem gramado (Foto: Divulgação) 
Gramado do Maracanã recebe cuidados após temporada 
repleta de jogos dos clubes cariocas (Foto: Divulgação)

A empresa Greenleaf, responsável pelo processo, também executou o mesmo procedimento no Mané Garrincha, em Brasília, no Castelão, em Fortaleza, e na Arena Pernambuco, em Recife. Após o trabalho no Maracanã, o Mineirão, em Belo Horizonte, e a Arena Fonte Nova, em Salvador, receberão os mesmos cuidados.
 
Em 2013, o Maracanã recebeu 52 jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Em outubro, o gramado foi replantado nas duas áreas. Na Copa do Mundo, o estádio vai receber sete jogos, incluindo a final do torneio, no dia 13 de julho de 2014. 

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2013/12/apos-temporada-cheia-maracana-recebe-cuidados-pensando-na-copa.html

Lúcio fala pela primeira vez após afastamento: 'Me senti humilhado'

Desde julho sem treinar com o elenco do São Paulo, zagueiro fala do desconforto que sentiu. A entrevista completa será exibida neste domingo no Esporte Espetacular

Por Rio de Janeiro

Afastado pela diretoria do São Paulo desde julho, o zagueiro Lúcio, que já foi capitão da Seleção, nos anos de 2006 e 2010, topou uma entrevista exclusiva com o Esporte Espetacular, que será exibida no próximo domingo, dia 15 de dezembro. O repórter Régis Rösing, o cinegrafista Marcos Silva e a produtora Anelise Infante foram até a casa do jogador, em São Paulo, para saber o como ele está se sentindo nesse período conturbado de sua carreira, marcado por expulsões e afastamento. Em casa, um museu particular com medalhas, troféus e camisas, mostra o amor e a dedicação de anos ao futebol. Seis meses sem treinar com o elenco, ele diz como se sentiu.

 - Me sentia humilhado. Pensava: "Meu Deus, o que eu fiz de errado para merecer isso?" - disse.

ENQUETE: Você, torcedor do São Paulo, gostaria de ver Lúcio no time de novo? 

VOTE, CLIQUE AQUI!

 
Lúcio contou que me mantém contato com alguns amigos, como Ganso e Luis Fabiano. Segundo a direção do Tricolor, o jogador cometeu um ato de indisciplina e acabou barrado. Antes, ele já havia tido problemas com Ney Franco em virtude de uma substituição na derrota para o Arsenal, na Argentina, pela fase de grupos da Libertadores.

Desde então, o pentacampeão vinha treinando em horários alternativos. Se as atividades do grupo estivessem marcadas para a parte da tarde, ele teria de se apresentar pela manhã, por exemplo.

O presidente são-paulino Juvenal Juvêncio quer colocá-lo no mercado para ficar livre dos altos salários.  O zagueiro pentacampeão chegou ao clube paulista sem custos de rescisão de contrato. O problema é que o custo mensal do jogador é considerado muito alto pela diretoria tricolor: R$ 500 mil. Desse montante, o clube paga R$ 300 mil e um patrocinador arca com o restante, R$ 200 mil.

- Vou ver se empresto ou vendo o Lúcio - afirmou Juvenal em recente entrevista no CT do São Paulo.

 
Quer saber mais e ficar por dentro desse embrolho? Não perca, é domingo.

Lúcio recebeu equipe do Esporte Espetacular em casa (Foto: Tiago Antunes) 
Lúcio recebeu equipe do Esporte Espetacular em casa 
(Foto: Tiago Antunes)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2013/12/me-senti-humilhado-lucio-fala-pela-primeira-vez-apos-afastamento-do-sp.html

Peter nega envolvimento do Flu em denúncia que pode rebaixar a Lusa

Presidente do Fluminense fala em punição ao clube mesmo que fique na Série A, pois será perseguido o ano inteiro em 2014 devido a uma decisão que não foi dele

Por Rio de Janeiro

Peter Siemsen (Foto: Guilherme Marques / TV Globo)Peter Siemsen reclama de perseguição ao Fluminense (Foto: Guilherme Marques / TV Globo)

O presidente Peter Siemsen convocou uma coletiva de imprensa para ratificar a isenção do Fluminense no episódio que levará a Portuguesa a julgamento na próxima segunda-feira, que pode render o rebaixamento da equipe paulista e a salvação do time das Laranjeiras. Segundo o mandatário, seu clube está sendo vítima de perseguição da opinião pública em razão do seu histórico - direto ou indireto - em episódios polêmicos de mudanças de competições no futebol brasileiro.

Segundo Peter, o Fluminense não teve qualquer participação na formação da denúncia pela escalação irregular do jogador Héverton na última rodada do Campeonato Brasileiro.

- Essa discussão sobre envolvimento político, CBF, grandes contra pequenos, poderosos contra não poderosos, isso nunca existiu. O Fluminense não participou de qualquer análise, qualquer relacionamento com o tribunal.

O dirigente em alguns momentos se mostrou irritado com a forma como parte da mídia vem tratando o clube tricolor. Para ele, está querendo se criar uma ‘lei especial’ para punir o Fluminense, independentemente de o clube não ser o pivô de  toda polêmica.

- Temos de acompanhar de perto o caso porque estão querendo criar uma lei só para o Fluminense. Quer se criar uma ‘Lei Fluminense, e punir o Flu mesmo que se puna a Portuguesa - esbravejou.

Confira algumas declarações de Peter Siemsen:
Origem da denúncia
Mal bem estivemos juntos há pouco tempo para falar das mudanças no futebol do Fluminense, e já no começo do planejamento para o Fluminense disputar a Série B nos deparamos com a notícia da possível irregularidade de um atleta da Portuguesa. Obviamente fui surpreendido com a situação, e o Fluminense passou a acompanhar a situação. Apesar de ser relacionado tão somente após descumprimento de uma norma da Lusa e não ter nenhuma relação com o Fluminense, zero relação, houve por parte da mídia, das pessoas, associarem o Fluminense a uma situação de irregularidade. O clube não tem nenhuma participação. Tanto é que esteve próximo de não vencer o Bahia. Após isso, de  forma séria, coerente, sentindo a dor da queda, mas de cabeça erguida, começou a trabalhar para jogar a Série B. Portanto, essa discussão sobre envolvimento político, CBF, grandes contra pequenos, poderosos contra não poderosos, isso nunca existiu. O Fluminense não participou de qualquer análise, qualquer relacionamento com o tribunal.

Histórico cria imagem errada
Fluminense vem acompanhando o desenrolar das questões. Chegou o momento que está sendo prejudicado, utilizado de uma forma indevida no cenário. Acho que não cabe se houve ou não descumprimento da norma. A norma tem previsão de pena e nada tem a ver com o Fluminense. Associar isso ao clube nada tem a ver. Querer justificar a não-aplicação de uma pena porque o Fluminense, no passado, esteve relacionado a situações que nem eram provocadas por ele... Em 1996 houve escândalo da arbitragem do Ivens Mendes. O Fluminense não tinha nada a ver. Na Copa João Havelange, o Botafogo perdeu por 6 a 1 do São Paulo, houve adulteração na idade do Sandro Hiroshi, o Botafogo fez bem, São Paulo foi punido, e o Botafogo se manteve. Foi cumprimento de uma norma. Ali o Fluminense também nada tem a ver, tanto que o vice da João Havelange veio de outro módulo.

David x Golias
Criou-se agora uma comoção na imprensa de que é uma briga de David e Golias. O Golias nem está envolvido, não tem briga nenhuma. O Fluminense respeita a Portuguesa, acata as regras, o clube cumpriu com essa regra em vários jogos. Com Fred houve efeito suspensivo, e com o Felipe não, e o Fluminense cumpriu. Se esse descumprimento tivesse sido na terceira rodada ninguém estaria discutindo a questão. Não envolveria o Fluminense como consequência. Está em discussão a aplicação da regra e o tribunal vai julgar.

Sombra perseguirá o time em 2014
Existe erro mais grosseiro do que o impedimento do Criciúma de dois metros? Foi um erro de jogo, o Fluminense respeita a regra, cumpre a regra o tempo todo. Querem que não se cumpra a regra para o Fluminense ir para a Segunda Divisão. O Fluminense já estará punido, pois será questionado o ano inteiro. Não é o clube que decide em qual série irá jogar. Se decidirem que vamos jogar  a Série B, vamos seguir nosso planejamento. Não queremos um ambiente hostil. Flu é uma instituição hoje cumpridora das regras.

Regras são regras
O Fluminense não tem qualquer relação com a organização da Portuguesa. Existe uma fiscalização da CBF, e isso vale para todos. Se quiser aplicar uma regra diferente, vai punir a sociedade. E quem não entrou em campo em todo o campeonato cumprindo a regra? Quantos jogadores não jogaram por isso? Não pode deixar de aplicar a regra porque é o Fluminense. Está se praticando um desserviço à sociedade. O Flu não vai trabalhar como justiceiro, vai trabalhar com o Bom Senso e tranquilidade de que os julgadores irão julgar. Jogaremos onde for. Para o Flu não seria demérito nenhum disputar a Série B.
'Lei Fluminense'
Temos de acompanhar de perto o caso porque estão querendo criar uma lei só para o Fluminense. Quer se criar uma ‘Lei Fluminense, e punir o flu mesmo que se puna a Portuguesa. O Flu não pode ser prejudicado em termos de imagem ou conduta. Se o Fluminense vier a jogar a Série A, não poderá ser prejudicado, pois cumpre as regras.
Pedido ao Bom Senso
Já imaginaram se o Samuel não tivesse  feito aquele gol? Não estaríamos aqui discutindo. Se criou um mito que o Fluminense estaria envolvido em mudanças de campeonato. O Fluminense quer que se cumpra regras. Quer que as regras melhorem. Não tem o Bom Senso? É um movimento bacana para caramba, podia agregar outras discussões.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/12/peter-nega-envolvimento-do-flu-em-denuncia-que-pode-rebaixar-lusa.html

Advogado do Corinthians substitui colega do Fla na defesa da Lusa

Após Michel Asseff Filho entrar com recurso no STJD, João Zanforlin é contratado para defender a Lusa no julgamento do 'caso Héverton' na segunda-feira

Por São Paulo

Conhecido por defender o Corinthians nos últimos anos em julgamentos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, João Zanforlin foi o advogado escolhido pela Portuguesa para tentar livrar o clube da acusação de ter escalado de forma irregular o meia Héverton na última rodada do Brasileirão. Caso seja punida, a Lusa vai ser rebaixada para a Série B, livrando o Fluminense da degola. A primeira opção lusitana era Michel Asseff Filho, mas ele vai defender o Flamengo na mesma sessão do STJD. Foi o advogado do clube carioca quem entrou com recurso a favor da Lusa para tentar a redução da pena de Héverton.
 
– O João Zanforlin foi o escolhido pela Portuguesa. A partir de agora, ele está preparando a defesa do clube. Uma linha é tentar mostrar que a Portuguesa não teve nenhum ganho desportivo com a escalação do Héverton – afirmou o vice-presidente jurídico da Lusa, Orlando Cordeiro de Barros.

Antes de ser contratado pela Portuguesa, Zanforlin deu uma opinião nada favorável à Portuguesa em relação ao caso. Em entrevista ao GloboEsporte.com, ele disse que a situação da Lusa era extremamente complicada. Segundo ele, todos os clubes foram punidos com perda de pontos em casos nos quais um jogador foi escalado depois ter sido suspenso pelo STJD. 

– O que determina o direito é a linguagem, a maneira como as palavras são interpretadas. A Portuguesa vai ter uma defesa inteligente e esperamos obter sucesso – comentou Orlando Cordeiro de Barros.

Caso seja punida no Superior Tribunal de Justiça Desportiva pela escalação irregular do meia Héverton na última rodada do Brasileirão, a Portuguesa promete recorrer à Justiça comum para evitar que seja rebaixada para a Série B do Campeonato Brasileiro.
 
– Nós temos que esperar o julgamento de segunda-feira. Mas, caso sejamos realmente punidos, nós vamos entrar na Justiça comum. Se formos rebaixados, isso vai causar um enorme prejuízo para a Portuguesa – afirmou o vice-presidente de futebol da Lusa Roberto dos Santos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/portuguesa/noticia/2013/12/advogado-do-corinthians-substitui-colega-do-fla-na-defesa-da-lusa.html

Torcida da Portuguesa promete manifestação na Av. Paulista

Nas redes sociais, torcedores convocam corintianos, palmeirenses, santistas e são-paulinos para protesto contra o possível rebaixamento da Lusa para a Série B

Por São Paulo

A torcida da Portuguesa promete fazer manifestação contra o possível rebaixamento da equipe para a Série B do Campeonato Brasileiro. Nas redes sociais, torcedores estão convocando até rivais para o evento chamado de "Diga Não ao Tapetão", que está sendo promovido para sábado, dia 14 de dezembro, às 15h (horário de Brasília), em frente ao MASP, na Avenida Paulista.

- Após o fim do Campeonato, Vasco e Fluminense estão querendo subir para a Série A pelo "Tapetão", principalmente o Fluminense, querendo rebaixar a Portuguesa. Está na hora de acabar com isso. Já ocorreu outras vezes e o Fluminense conseguiu subir. Vamos juntar todas as torcidas, pois o nosso objetivo é o mesmo - diz texto na internet.

Uma página do evento, inclusive, foi criada no Facebook pedindo apoio de corintianos, palmeirenses, santista e são-paulinos. Até as 18h desta sexta-feira, mais de 1.400 pessoas já haviam confirmado presença.

Na próxima segunda-feira, a Portuguesa será julgada no Superior Tribunal de Justiça Desportiva pela escalação do meia Heverton, na partida contra o Grêmio, no dia 8 de dezembro, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.

Julgado pelo STJD na sexta-feira, dia 6 de dezembro, o atleta foi punido com dois jogos de suspensão e não poderia ter entrado em campo diante do Tricolor gaúcho. A Lusa alega que não foi informada da decisão do Tribunal pelo advogado que a representava no Rio de Janeiro, e que tal punição só teria validade a partir de segunda-feira.

Caso seja punida, a Portuguesa perderá quatro pontos e mudará a classificação do Campeonato Brasileiro. A Lusa, 12ª colocada com 48 pontos, passaria a fazer parte da zona de rebaixamento, na 17ª posição com 44 pontos, assim salvando o Fluminense da queda para a Segundona.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/portuguesa/noticia/2013/12/torcida-da-portuguesa-promete-manifestacao-na-av-paulista.html

Ingressos dos três últimos dias do Rio Open se esgotam no 1º dia de vendas

Não é mais possível comprar entradas para os dias 21, 22 e 23 de fevereiro. Carga extra será disponibilizada em 13 de janeiro, na bilheteria do Jockey Club Brasileiro

Por Rio de Janeiro

O povo carioca já demonstrou que quer muito ver tenistas como Rafael Nadal e David Ferrer em ação no Rio Open, entre 15 e 23 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, na Zona Sul da cidade.

No primeiro dia de vendas online do torneio, nesta sexta-feira, os ingressos dos três últimos dias do evento já se esgotaram. Não é mais possível comprar entradas para sexta-feira (21), sábado (22) e domingo (23), dias previstos das quartas, semis e finais, respectivamente. As cadeiras para a sessão noturna de quinta-feira (20) também já foram todas adquiridas pela plataforma de vendas pela internet.

mapa complexo rio open (Foto: Divulgação) 
Quem já comprou ingresso terá acesso a oito quadras e 
áreas de entretenimento e alimentação (Foto: Divulgação)

Pela plataforma de vendas pela internet do Rio Open, estão disponíveis até o momento ingressos para os outros dias do torneio, que variam de R$ 20 a R$ 100. O endereço para compras é: (www.rioopen.com).

A organização do Rio Open, no entanto, avisou que, a partir do dia 13 de janeiro, serão disponibilizados alguns ingressos para venda exclusivamente na bilheteria do Jockey Club Brasileiro, a partir das 9h (de Brasília), tanto para os três últimos dias da competição quanto para as outras sessões. No primeiro final de semana do torneio, em que serão disputados os jogos do qualifying, a entrada será gratuita.

Com 11 patrocinadores e premiação total de cerca de US$ 1,3 milhão (R$ 3,055 milhões) para ATP e US$ 250 mil (R$ 587 mil) para WTA, o evento já tem confirmadas as presenças dos espanhóis Rafael Nadal, número 1 do mundo, e David Ferrer, 3º do ranking - além dos brasileiros Thomaz Bellucci, Bruno Soares, Marcelo Melo, Rogério Dutra Silva, Feijão e Teliana Pereira. Os tenistas jogarão em oito quadras, incluindo uma quadra central com capacidade para 6.200 pessoas. O espaço montado no Jockey Club Brasileiro também terá áreas de entretenimento e de alimentação.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/12/ingressos-dos-tres-ultimos-dias-do-rio-open-se-esgotam-no-1-dia-de-vendas.html