quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Curtinha: twitter da Libertadores dá boas-vindas ao 'gigante' Botafogo

Clube recebe pequena homenagem da organização da competição após vaga

Por Rio de Janeiro

A rica história do Botafogo foi motivo de homenagem dos responsáveis pelo Twitter oficial da Copa Libertadores. Na manhã desta quinta-feira, foi publicado um pequeno texto sobre a classificação do clube após 18 anos, confirmado na competição após a derrota da Ponte Preta na final da Copa Sul-Americana. Uma imagem do escudo alvinegro acompanhou.

- Um gigante do passado no continente voltou! O Botafogo se classificou para a Libertadores 2014. Bem-vindos! - escreveram, em espanhol, os organizadores. 


Copa Libertadores - Botafogo (Foto: Reprodução / Twitter) 
Copa Libertadores divulga reverência ao Botafogo, o 
'gigante do passado' (Foto: Reprodução / Twitter)


FONTE:

Com torcedor na veia, Cuca retoma contagem regressiva: 'Faltam duas'

Técnico do Atlético-MG lembra ritual da Libertadores, se diz confiante no título mundial no Marrocos e enaltece união do time com a torcida atleticana: 'Somos um só'

Por Belo Horizonte

Cuca Mundial de clubes (Foto: Fernando Martins)Cuca concedeu coletiva nesta quinta, em Marrakesh (Foto: Fernando Martins)
 
- Trazemos os torcedores no coração, na veia, e a veia tem de ser o cordão da chuteira.
Parece frase de campanha eleitoral, mas é o lema do técnico Cuca na corrida do Atlético-MG em busca do título mundial. Sua primeira entrevista no Marrocos, na tarde desta quinta-feira, foi longa. Ele falou sobre muitos assuntos, mas, principalmente, é claro, sobre a missão de conquistar o torneio que terá início para os brasileiros no dia 18, contra o vencedor do duelo entre Raja Casablanca e Monterrey.

Cuca negou que o título da Libertadores tenha sido o seu ápice e desta equipe atleticana. Para ele, é preciso sempre tentar alcançar o maior objetivo. Apesar de um rival nem tão conhecido na semifinal e da possibilidade grande de ter o poderoso Bayern de Munique pela frente na decisão, o treinador está otimista.

Da mesma forma que a cada vitória na competição sul-americana havia uma contagem regressiva para se chegar à conquista, Cuca aproveitou para inaugurar a do Mundial.

- O que um clube pode ter de maior é um campeonato mundial, e faltam duas partidas. Na Libertadores, diziam que faltavam seis, quatro, duas, uma... Agora só faltam duas e, se Deus quiser, passando na quarta-feira, vai faltar só uma. É o que queremos, nosso ápice é ser campeão do mundo. Nossa missão é dura, são equipes muito fortes, mas temos confiança.

Foi emocionante ver a entrega daquele povo, a necessidade de uma nova conquista, a gratidão que tiveram conosco. E eles também não têm que se queixar dessa equipe, que sempre deu a alma por eles. Somos seres humanos, às vezes não dá tudo certo, mas temos feito o máximo e vai ser assim
Cuca
 
A torcida atleticana ainda não chegou em grande número a Marrakesh, mas o clube tem expectativa de que isso ocorra a partir do início da próxima semana. Um indício disso foi a despedida no aeroporto de Confins, na última segunda-feira. Uma multidão foi demonstrar seu apoio ao time e deixaram treinador e jogadores comovidos.

- Foi emocionante ver a entrega daquele povo, a necessidade de uma nova conquista, a gratidão que tiveram conosco. E eles também não têm que se queixar dessa equipe, que sempre deu a alma por eles. Somos seres humanos, às vezes não dá tudo certo, mas temos feito o máximo e vai ser assim - disse Cuca.

O tom do treinador foi reforçado pelo capitão Réver.
- Não tem como não ser contagiante. Temos de nos transformar em campo porque não é por nós. É por eles.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/12/com-torcedor-na-veia-cuca-retoma-contagem-regressiva-faltam-duas.html

Lusa vai rastrear telefone para provar que não foi avisada da suspensão

Portuguesa pretende mostrar que o advogado Osvaldo Sestário sequer avisou por telefone o diretor jurídico Valdir Rocha da suspensão de dois jogos de Héverton

Por São Paulo

Osvaldo Sestário advogado caso Portuguesa (Foto: Futura Press)Osvaldo Sestário afirma que avisou Valdir Rocha por telefone; a Lusa nega (Foto: Futura Press)
 
O telefone do diretor jurídico Valdir Rocha da Silva vai ser a principal arma da Portuguesa para evitar que ela seja rebaixada no Brasileirão em julgamento marcado para segunda-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva. A Lusa vai tentar provar que o advogado Osvaldo Sestário não a avisou sobre a suspensão de dois jogos do meia Hevérton, no julgamento da última sexta-feira, no STJD. Contratado pela Portuguesa para sessões no tribunal, Osvaldo disse ao GloboEsporte.com que informou Valdir sobre a suspensão de dois jogos de Hevérton. Assim, o jogador não poderia ter entrado em campo contra o Grêmio, na última rodada do Brasileirão, no domingo. Como ele jogou, a Lusa pode perder quatro pontos e trocar de lugar com o Fluminense, que escaparia assim da degola.

– Valdir não usa mais o telefone dele, que vai ser rastreado para provarmos que não houve a ligação. Ele me reportou que não foi comunicado sobre a suspensão de dois jogos do jogador Hevérton – disse o vice-presidente jurídico da Portuguesa, Orlando Cordeiro de Barros, ao GloboEsporte.com, nesta quinta-feira.

De acordo com o dirigente, a decisão do julgamento deveria ter sido passada por escrito pelo advogado Osvaldo Sestário. Ele espera que o STJD considere tal fato e pese isso a favor da Portuguesa.
– A coisa é muito simples, não houve um comunicado escrito da decisão do STJD. É necessário ter algo oficial. O mínimo que se esperar de um advogado é que ele comunique por escrito a decisão de um julgamento.
Durante praticamente toda a quarta-feira e a manhã desta quinta-feira, o GloboEsporte.com tentou contato com Valdir Rocha da Silva. Porém, o advogado que trabalha diariamente no Canindé, sede da Portuguesa, não está despachando da sua sala. Quem está atendendo o seu ramal direto é um auxiliar jurídico do clube.

– Valdir vai se pronunciar apenas por uma nota oficial, que vai ser emitida na tarde de hoje (quinta-feira).  Eu sou advogado há 26 anos. Você não pode comunicar um cliente de uma decisão apenas por telefone. O STJD não deve considerar quando se passa o resultado de um julgamento por telefone. Não estou adiantando o que Valdir vai dizer, mas não tem muito segredo – finalizou Orlando Cordeiro de Barros.

Pouco depois, em entrevista à rádio Jovem Pan, o dirigente adotou um discurso de conformismo, deixando claro que ele teme a punição da Portuguesa.

– Infelizmente, com tristeza, talvez tenhamos que cumprir uma pena pesada por algo que não faríamos normalmente. Não era uma partida de vida ou morte para a equipe, não teria sentido escalar o jogador. 
O vice jurídico também amenizou o tom do seu discurso em relação ao Fluminense.


– Não digo que o interesse do Fluminense não seja legítimo, qualquer clube faria o mesmo. Mas é uma decisão fora do campo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/portuguesa/noticia/2013/12/lusa-vai-rastrear-telefone-para-provar-que-nao-foi-avisada-da-suspensao.html

STJD nega pedido de impugnação e mantém placar de Furacão x Vasco

Presidente Flávio Zveiter julga improcedente a ação do clube cruz-maltino, que responsabilizava os paranaenses pela falta de segurança na partida

Por Rio de Janeiro

Flávio Zveiter, presidente do STJD (Foto: Reprodução / SporTV)Flávio Zveiter, presidente do STJD
(Foto: Reprodução / SporTV)
 
Por meio de seu presidente, Flávio Zveiter, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) rejeitou o pedido do Vasco de impugnação da partida contra o Atlético-PR, realizada no último domingo, em Joinville (SC). A informação foi confirmada pelo procurador geral do tribunal, Paulo Schmitt. Dessa forma, não haverá julgamento sobre o caso e será mantido o resultado de vitória por 5 a 1 dos paranaenses, confirmando o rebaixamento cruz-maltino, que, entretanto ainda poderá fazer um pedido de reconsideração, a ser avaliado novamente pelo presidente do tribunal.
 
Em ação enviada ao STJD na noite da última quarta-feira, o departamento jurídico do Vasco reforçava a responsabilidade do Atlético-PR na realização da partida sem policiamento e também  do árbitro Ricardo Marques Ribeiro, pelo que considera um descumprimento do regulamento da CBF. Nas diretrizes da confederação, o árbitro poderia adiar, interromper ou suspender a partida após aguardar 30 minutos pelo fim do motivo da paralisação da partida, acrescidos de mais 30 minutos. O jogo, ao todo, ficou parado 73 minutos. Com a intenção de provar falta de preparo e de medidas minimamente prudentes do Atlético-PR em oferecer segurança a todos no estádio, o Vasco esperava ser declarado vencedor da partida no tribunal e, assim, somar três pontos para evitar o rebaixamento.

- O Vasco ainda não foi intimado oficialmente, por enquanto. Ainda preciso ver em quais fundamentos essa decisão foi tomada - afirmou o diretor jurídico do Vasco, Gustavo Pinheiro.
No despacho que nega o pedido de impugnação da partida, a explicação se refere à palavra usada no regulamento para rebater a tese utilizada pelo Vasco. Como diz o Regulamento Geral das Competições que o árbitro pode decidir pela suspensão da partida após 60 minutos, mas não diz que deve, ele não seria obrigado a encerrar o jogo após período maior de paralisação.

despacho pedido impugnação (Foto: Editoria de Arte) 
Trechos do despacho que nega o pedido do Vasco 
(Foto: Editoria de Arte)

Caso o presidente do STJD decida reconsiderar o pedido do Vasco e levar a questão a julgamento, ele será feito pelo Pleno, sem passar por alguma das comissões disciplinares.

Nesta sexta-feira, a partir de 13h, o STJD vai julgar um outro processo relativo ao jogo entre Atlético-PR e Vasco. Os dois clubes foram denunciados pela Procuradoria pela briga de suas duas torcidas na Arena Joinville, correndo o risco de perderem mandos de campo e serem punidos com multas. Também foram denunciadas as federações de futebol do Paraná e de Santa Catarina e o árbitro Ricardo Marques Ribeiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/12/stjd-nega-pedido-de-impugnacao-e-mantem-resultado-de-vasco-x-atletico-pr.html

De top e raquete: brasileiras são as melhores do mundo no beach tennis

Pela primeira vez, Joana Cortez e Samantha Barijan tiram italianas do topo do ranking da modalidade. Elas são as primeiras não-italianas a chegar na liderança

Por Rio de Janeiro

A tradição brasileira em esportes disputados na praia vem de longa data. O país disputa em alto nível no vôlei de praia, futebol de areia e agora também no tênis praticado à beira-mar. Joana Cortez e Samantha Barijan são as responsáveis por tirar pela primeira vez as italianas do topo do ranking do beach tennis mundial. Após vencerem em julho o campeonato mundial na Rússia e o Pan-Americano, em setembro, no Brasil, as duas consolidaram a posição no topo após a segunda colocação no ITF Divi Beach Tennis Aruba, no país caribenho. (clique no vídeo e confira a entrevista)

De volta ao Brasil, as duas vão curtir o ano novo na primeira colocação do ranking mundial.. Samantha e Joana dividem a primeira colocação com 980 pontos. No encalço das brasileiras, estão a italiana Flaminia Daina (810), a brasileira Flavia Muniz (770) e as também italianas Giulia Spazzoli (755) e Sofia Cimatti(750).

- Ninguém esperava que o Brasil iria chegar assim tão rápido ao topo. Nós focamos em um calendário bem feito, ganhamos um mundial duríssimo contra a Itália, e também o Pan-americano, em Aruba. Agora nós acreditamos que podemos trazer mais pessoas para o esporte e se mais atletas acreditarem em brasileiros vamos tirar esse domínio italiano e começar a dominar o beach tennis também - afirmou Joana.

joana cortez beach tenis (Foto: Reprodução )Joana Cortez foi (Foto: Reprodução )
 
O beach tennis surgiu 30 anos atrás, nas areias da Itália, e só chegou por aqui em 2008. Ex-tenista duas vezes medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos (Winnipeg 1999 e Santo Domingo 2003), Joana foi convidada para participar do mundial na casa dos inventores da modalidade e se apaixonou.

- É bem diferente do frescobol. O beach tennis é bem dinâmico, a quadra é menor e você joga muito mais no voleio, com ponto de contato um pouco mais alto do que o tênis de quadra.  A principal dificuldade que os tenistas têm quando chegam na praia é a movimentação na areia - explicou Joana.

Um ano mais tarde de Joana foi a vez de a paulista Samantha Barijan se aventurar nas areias. Juntas, as duas superaram a falta de incentivos e também o rótulo de diversão que perseguiu a modalidade nos primeiros anos de existência no Brasil.

samanta barijan beach tenis (Foto: Reprodução )samanta barijan beach tenis (Foto: Reprodução )
 
Além disso, Samantha ralou para se adaptar ao esporte. A paulista, desacostumada com a vida perto do mar, teve dificuldades para se acostumar com a areia da praia, principalmente quando tinha que fazer os "peixinhos" característicos da modalidade. Mas a adaptação foi até rápida e com apenas quatro anos de prática chegou ao topo do ranking mundial do esporte.
- Eu tinha muita dificuldade de me jogar na areia, de sentar na areia. E com o beach tennis eu fui forçada a perder esse nervoso - disse Samantha.

O nervosismo causado pela areia foi superado com a ajuda da parceira. A dupla hoje em dia ministra aulas para jovens e adultos interessados em aprender o esporte. O objetivo é fortalecer a modalidade e, talvez, encontrar os talentos da próxima geração.

- O Brasil, por todo o seu litoral e pelo clima, é considerado realmente uma potência. Só estava faltando alguém chegar ali - encerrou Samantha.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/2013/12/de-top-e-raquete-brasileiras-sao-melhores-do-mundo-no-beach-tennis.html

Tenista francês é eleito autor da jogada mais bela do ano pela ATP

Gael Monfils é escolhido por lance em duelo contra Tommy Haas em Halle

Por Rio de Janeiro

Gael Monfils Queen's tênis (Foto: AFP)Gael Monfils foi autor da jogada mais bela do ano (Foto: AFP)
 
Mesmo tendo ficado sem levantar um caneco sequer na atual temporada, o francês Gael Monfils, ao menos, tem um motivo para celebrar no final de 2013. Ele foi escolhido pela ATP como o autor da jogada mais bonita do ano. O lance aconteceu em junho, em um torneio em Halle, na Alemanha, na derrota por 2 a 1 para Tommy Haas, nas quartas de final da competição.

Clique aqui e confira a jogada

No nono game do segundo set, diante de uma bola alta devolvida pelo alemão, Monfils esperou ela quicar para então atacar. Mas, antes de retornar a bola, ele passou a perna direita por cima dela, girou e aí soltou o que era para ser um smash. O francês acabou perdendo o ponto e o jogo, mas chamou a atenção dos espectadores no local.

A segunda mais bela jogada do ano ficou com Roger Federer no jogo contra Juan Martin Del Potro, em Londres, na Inglaterra, no Torneio dos Campeões. Depois aparece Grigor Dimitrov em duelo diante de Tommy Haas em Washington; Del Potro, em Cincinnati, na partida contra Davydenko; e David Ferrer, enfrentando Rafael Nadal, em Roma.


saiba mais 

Monfils apronta com 'ataque pirueta' em derrota para Haas no ATP de Halle

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/12/tenista-frances-e-eleito-autor-da-jogada-mais-bela-do-ano-pela-atp.html

Confirmada no Aberto da Austrália, Teliana Pereira diz: 'O que vier é lucro'

Contente com primeira oportunidade em chave principal de Grand Slam, número 1 do Brasil quer dar o melhor de si, mas adota pés no chão: 'Não posso criar expectativa'

Por Rio de Janeiro

Falta pouco mais de um mês para Teliana Pereira disputar sua primeira partida de chave principal de um Grand Slam. Atual número 98 do mundo, a pernambucana está entre as 108 tenistas que entram diretamente na elite do Aberto da Austrália, entre 13 e 26 de janeiro, em Melbourne - a organização do torneio confirmou a presença da melhor jogadora do Brasil com uma lista divulgada na última sexta-feira. Apesar da euforia pela inédita oportunidade, a atleta de 25 anos não quer que o nervosismo atrapalhe. E, para isso, tenta também ir ao evento sem estipular metas de resultado.

- Fiquei muito feliz, é meu primeiro Grand Slam. Vou tentar não ficar nervosa, entrar na quadra, dar meu melhor. Não posso criar expectativa, até por ser minha primeira participação em Grand Slam (na chave principal). O que vier é lucro - afirmou Teliana, que é a única brasileira garantida na chave principal do Aberto da Austrália.

rio open teliana pereira thomaz bellucci coletiva (Foto: Satiro Sodré / SSPress) 
Número 1 do país, Teliana começa 2014 quebrando
longo jejum do tênis brasileiro feminino (Foto:
Satiro Sodré/SSPress)
 
A lista divulgada pelos organizadores só ratificou o que Teliana já sabia desde novembro. Ao fim da temporada, a brasileira ficou entre as 100 primeiras do ranking da WTA, zona que já garantia a tenista no Grand Slam australiano. No dia em que teve conhecimento do feito, ela expressou toda sua alegria nas redes sociais.

- Agora, sim, confirmada na chave principal do meu primeiro Grand Slam. Muito feliz e treinando duro para chegar bem preparada na Austrália - escreveu a pernambucana, que joga nesta semana um torneio na Costa do Sauípe, na Bahia, e os WTAs australianos de Brisbane (29 de dezembro a 4 de janeiro) e Hobart (5 a 11 de janeiro) antes de estrear em Melbourne.

Com a oportunidade de jogar a chave principal de um Grand Slam pela primeira vez, Teliana coloca seu nome na história do tênis nacional. A última vez que uma tenista brasileira esteve na elite de um dos quatro maiores torneios do circuito profissional (Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open) foi em 1993, com a paulista Andrea Vieira no US Open.

Teliana Pereira treino Aberto da Austrália (Foto: Reprodução/Instagram)Teliana joga dois torneios na Austrália antes do 1° Grand Slam de 2014 (Foto: Reprodução/Instagram)
 
Jejum quase foi quebrado em 2013
Teliana chegou ao US Open deste ano na condição de número 105 do mundo. Ela precisava da desistência de duas tenistas antes de o Grand Slam americano começar para entrar direto na chave principal em Nova York. A campeã de Wimbledon, Marion Bartoli, ajudou quando anunciou a aposentadoria. Faltava mais uma. Porém, passaram-se os dias e ninguém abandonou. A brasileira então teve que tentar a vaga no qualifying, mas caiu logo na primeira rodada do classificatório.

Em Roland Garros, o cenário foi praticamente o mesmo. Ela perdeu na última rodada do qualifying e foi sorteada como a primeira "lucky-loser" (reserva) em Paris. Se alguém abandonasse antes de estrear na primeira rodada da chave principal, seria substituída pela brasileira, o que não aconteceu.

O posto de número 98 do mundo não é o mais alto ocupado por Teliana em 2013. Em outubro, a melhor tenista do país chegou a ser a 84ª colocada, melhor posição da carreira. Ela encerrou a temporada com cinco títulos, todos de nível ITF (de menor expressão que os WTAs): os Challengers de Perigueux, Denain, Mont-de-Marsan, Saint Malo - todos na França - e Sevilha, na Espanha.

FONTE
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/12/confirmada-no-aberto-da-australia-teliana-pereira-diz-o-que-vier-e-lucro.html

WTA Brasil, em Florianópolis, será disputado em julho em 2015 e 2016

Torneio na capital catarinense permanece em fevereiro para 2014. Evento feminino do Rio Open é inalterado e segue em fevereiro, na mesma semana do WTA de Dubai

Por São Petersburgo, EUA

Venus Williams na semifinal do WTA Brasil tênis (Foto: Cristiano Andujar / Foto Arena)WTA Brasil passa de fevereiro para julho a partir de 2015 (Foto: Cristiano Andujar / Foto Arena)
 
A WTA (Associação de Tênis Feminino) ratificou as datas dos torneios de 2014 e anunciou nesta quinta-feira o calendário de eventos para 2015. O WTA Brasil, em Florianópolis, passa a ser disputado no segundo semestre, entre 27 de julho e 2 de agosto de 2015, fazendo parte da gira de quadra dura que antecede o US Open, último Grand Slam do ano. O torneio será disputado na mesma época também em 2016, quando antecederá os Jogos Olímpicos. No Rio Open, no Rio de Janeiro, a competição feminina segue em fevereiro tanto em 2014 quanto em 2015, na mesma semana que o WTA "Premier" de Dubai (de maior nível) e duas antes do WTA de Indian Wells, um dos torneios mandatários.

O WTA Brasil entrou no calendário da WTA em 2013. Jogado em quadra dura, o evento organizado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) antecede o WTA de Indian Wells. Neste ano, a ex-número 1 do mundo Venus Williams foi a grande estrela do torneio, mas foi eliminada nas semifinais.

Com a adição do Rio Open, no saibro, a partir de 2014, o calendário da WTA passa a contar pela primeira vez com duas competições no Brasil e três na América do Sul (com o WTA de Bogotá).

Mais semanas na grama e WTA Championship em Cingapura
Além da nova data do WTA Brasil, o calendário de 2015 da WTA tem outra novidade. Serão três semanas de espaçamento entre Roland Garros e Wimbledon, ao contrário das duas semanas previstas nos últimos anos. A gira de grama passa a contar com torneios em Nottingham, na Inglaterra, e Den Bosch, na Holanda, antes dos Premiers de Birmingham e de Eastbourne, ambos na Inglaterra.

Em 2014, será o primeiro ano que o WTA Championship, que reúne as oito melhores tenistas do ano, será disputado em Cingapura. O vínculo vai até 2018. Desde 2011 o torneio de final de temporada era disputado em Istambul, na Turquia.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/12/wta-brasil-em-florianopolis-sera-disputado-em-julho-em-2015.html

Roger Federer entra no mercado de agenciamento de atletas, aponta jornal

Reportagem do 'The New York Times' revela que ex-número 1 do mundo e agente dele abriram agência de gerenciamento de carreira, que já têm Del Potro como cliente

Por Nova York

tênis roger federer novak djokovic atp finals (Foto: Getty Images)Federer e seu agente criam agência de gerenciamento de carreira (Foto: Getty Images)
 
Aos 32 anos de idade, Roger Federer já prepara o terreno para quando deixar o tênis. De acordo com reportagem do jornal americano "The New York Times", o ex-número 1 do mundo e seu agente, Tony Godsick, abriram uma agência de gerenciamento de carreira chamada Team8. Além de cuidar os compromissos do próprio tenista suíço, a empresa também já tem como cliente o argentino Juan Martín del Potro.

- Estamos tentando ser uma "agência de butique" que vai gerenciar apenas uma pequena porção de atletas icônicos. Nós realmente vamos tentar ser bastante seletivos. Outros grupos visam contratar o máximo de jogadores possíveis e esperam que alguns deles tenham sucesso, então eles realmente correm atrás dos juniores. Não vamos fazer isso - comentou Godsick à reportagem do "The New York Times".

O búlgaro Grigor Dimitrov, namorado da russa Maria Shaporava, também deve chegar a um acordo com a Team8. Segundo o jornal americano, a partir de janeiro de 2014 a empresa passaria a cuidar da carreira do tenista de 22 anos, chamado de "Baby Federer" pela semelhança entre seu estilo de jogo e o do suíço.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/12/roger-federer-entra-no-mercado-de-agenciamento-de-atletas-aponta-jornal.html

Nadal supera Ronaldo, elimina nº 1 do pôquer e vence disputa nas cartas

Espanhol ganha torneio beneficente em Praga, mesmo com concorrência de Daniel Negreanu, Fenômeno e Shevchenko. Foi a primeira vez que o tenista jogou ao vivo

Por Praga

Quase ninguém conseguiu parar Rafael Nadal nas quadras de tênis em 2013. E até no pôquer o espanhol foi imbatível. Na primeira vez que jogava ao vivo um torneio do jogo de cartas, o número 1 do ranking da ATP foi campeão nesta quinta-feira, em Praga, República Tcheca. O Touro Miúra bateu o brasileiro Ronaldo, o também ex-jogador de futebol Andriy Shevchenko, o esquiador italiano Alberto Tomba, a holandesa medalha de ouro no hóquei sobre grama, Fatima Moreira de Melo, e até o número 1 do pôquer mundial, o canadense Daniel Negreanu. O evento tinha caráter beneficente e foi disputado durante etapa do circuito europeu de pôquer.

Ronaldo, Nadal e ex-jogadores jogando pôquer (Foto: Reuters) 
Nadal levou a melhor em torneio beneficente que contou com
 Ronaldo e número 1 do mundo no pôquer (Foto: Reuters)

Tomba (6°) e Ronaldo (5º) já estavam fora de jogo - cada um dos seis participantes começou com 20 mil euros (R$ 64,4 mil) em fichas - quando Nadal roubou a cena. Dono da menor quantidade de fichas em mãos no momento, o tenista virou o duelo ao ganhar uma rodada com uma sequência, a quinta jogada mais alta do pôquer. Além de eliminar Negreanu (4º) com um all-in (quando um competidor aposta todas as fichas), também pegou boa parte do patrimônio de Shevchenko, assumindo a primeira colocação. A jogada lhe rendeu o equivalente a 80 mil euros.

Ronaldo, Nadal e ex-jogadores jogando pôquer (Foto: Reuters)Quinto lugar, Ronaldo não foi páreo para Nadal durante a disputa em Praga (Foto: Reuters)
 
Shevchenko (3º) caiu mais à frente, e Nadal e Fatima travaram uma batalha para ver quem saía vencedor do jogo. O espanhol e a holandesa trocaram diversas vezes a liderança das fichas até o tenista se sobressair. O Miúra finalizou o duelo quando tinha uma dama de copas e um 10 de paus na mão, contra um seis de copas e um 10 do mesmo naipe da adversária.

Vencedor da disputa, Nadal faturou 50 mil euros (R$ 160,7 mil), que serão doados para uma instituição de caridade.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/12/nadal-supera-ronaldo-elimina-n-1-do-poquer-e-vence-disputa-nas-cartas.html

Na semifinal do Mineiro de vôlei, Juiz de Fora tem Cruzeiro como adversário

Equipe celeste garante liderança da primeira fase ao bater Olympico, nesta quarta-feira. Duelo é no dia 21 de dezembro, às 11h, em Contagem

Por Juiz de Fora, MG

Juiz de Fora x Cruzeiro - Mineiro de Vôlei 2013 (Foto: Guylherme Morais) 
Na primeira frase, Cruzeiro levou a melhor sobre
Juiz de Fora (Foto: Guylherme Morais)
 
Juiz de Fora terá pela frente, na semifinal do Campeonato Mineiro de Vôlei, o Cruzeiro. A equipe celeste venceu o Olympico, na tarde desta quarta-feira, por 3 sets a 0 (21/08, 21/09 e 21/05), e garantiu a liderança da fase classificatória do estadual.

O duelo está marcado para o dia 21 de dezembro, às 11h, no ginásio Riacho, em Contagem. O outro confronto que vai definir uma vaga na final é entre Minas e Pirapora, segundo e terceiro colocados, respectivamente. O título do Mineiro será definido em apenas um jogo, no dia 22, às 9h.

Na primiera fase da competição, Juiz de Fora disputou quatro partidas. O time do técnico Chiquita venceu os confrontos com Pirapora e Olympico e saiu derrotado diante do Minas e do Cruzeiro. Antes da semifinal do estadual, a equipe da Zona da Mata tem pela frente o Campinas, pela Superliga, nesta sexta-feira. O jogo é às 19h, no interior paulista.

Semifinais – 21/12
Minas (2º) x Pirapora (3º) – 9h – ginásio Riacho
Cruzeiro (1º) x Juiz de Fora (4º) – 11h – ginásio Riacho

Final – 22/12
Ginásio Riacho – 9h


Nelson Mandela recebe homenagem no Open de Durban, na África do Sul

Areia da praia ganha escultura com formato do rosto do líder. Final do torneio foi antecipada para sábado em respeito ao funeral do sul-africano

Por SporTV.com Durban, Africa do Sul

nelson mandela homenagem aberto de open de volei de praia (Foto: FIVB) 
Nelson Mandela recebe homenagem no Open de
Durban de vôlei de praia (Foto: FIVB)
 
A morte de Nelson Mandela, na última quinta-feira, não para de ser lamentada no mundo e, principalmento, na África do Sul, seu país de origem. Nesta quarta-feira, o líder político recebeu mais uma homenagem, dessa vez na abertura do Open de Durban, última etapa do calendário do Circuito Mundial de vôlei de praia, que está sendo realizado na cidade sul-africana entre os dias 11 e 14 de dezembro.

As areias de Durban receberam uma escultura com o formato do rosto de Mandela, o ano do seu nascimento, 1918, e o ano da sua morte, 2013. Além de uma inscrição com a palavra "Adeus" - perto de uma bola de vôlei.

Em respeito à memória do ex-presidente da África do Sul, a etapa teve sua programação alterada. A final, que aconteceria no domingo, foi antecipada para sábado.

- Como demonstração de respeito e consideração ao incrível impacto que Nelson Mandela teve na transformação da África do Sul nos aspectos político, econômico e social, decidimos dedicar este torneio a ele. Agredeço aos atletas a compaixão, respeito e compreensão diante da situação - afirmou Sunil Geness, promotor do Open de Durban.

A cidade de Durban recebe a última etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia. O Brasil está sendo representado por cinco duplas: duas no feminino, e três no masculino. Thais e Eduarda não precisaram jogar o qualifying e já estão classificadas para a chave principal do torneio, que ainda conta com Fernanda Berti e Elize Maia. No masculino, Alison/Vitor Felipe; Pedro Solberg/Bruno Schmidt e Thiago/Oscar - todos já estão na chave principal.

As brasileiras Talita e Taiana conquistaram o título do Circuito Mundial 2013 de forma antecipada e não jogam o Open de Durban. Pedro Solberg e Bruno Schmidt ainda têm remotas chances de título. Eles precisam vencer a etapa e torcer para os líderes do circuito, os letões Janis Smedins e Samoilovs, caírem nas oitavas de final. Com esses resultados, os dois times empatariam na liderança do ranking, ambos com 7.240 pontos, mas o Brasil sairia campeão por somar um ouro a mais na temporada.

- A situação é difícil, mas não impossível. Se não der, fica a alegria pelos bons resultados apresentados por Pedro e Bruno na temporada. Já esperava esse rendimento pelo bom Brasileiro que fizeram, que rendeu o título a eles. São profissionais, entendem o momento do vôlei de praia, valorizado pela chegada da seleção, e lutarão até o fim. Estão representando o Brasil e têm a consciência disso - disse Letícia Pessoa, técnica da seleção brasileira masculina.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/12/nelson-mandela-recebe-homenagem-no-open-de-durbam-na-africa-do-sul.html

No ritmo de Fofão, Rio bate o Sesi-SP fora de casa e encosta no líder Osasco

Equipe carioca explora os erros das rivais e assume vice-liderança na Superliga; time paulista chega à terceira derrota consecutiva na competição

Por São Paulo

Com um ritmo forte, contando com a inspiração de Fofão e uma defesa muito eficiente, o Rio de Janeiro não deu chances para o Sesi-SP. Mesmo fora de casa, a equipe fez 3 a 1, parciais de 21/13, 21,/15 e 14/21 e 21/18. Com o triunfo, a equipe chegou a oito vitórias em nove jogos, alcançou 23 pontos, assumiu a 2ª colocação e encostou no líder Osasco, que tem 25 pontos.

O Sesi, por sua vez, amarga sua terceira derrota seguida e estaciona nos 12 pontos, ocupando a 9ª posição na Superliga.

Na próxima rodada, o Sesi-SP recebe a equipe de São Bernardo, na próxima sexta-feira, às 20h, no ginásio da Vila Leopoldina. No mesmo dia, só que às 21h30m, o Rio de Janeiro joga em casa contra a equipe de Brasília.


vôlei São Paulo x Rio de Janeiro (Foto: Lucas Dantas / Sesi-SP) 
Gabi sobe para vencer o bloqueio do Sesi-SP (Foto: 
Lucas Dantas / Sesi-SP)

O jogo

O Sesi entrou em quadra buscando a recuperação no torneio, já que vinha de duas derrotas para Campinas e Osasco. Por outro lado, o Rio de Janeiro queria o triunfo para recuperar a segunda colocação da competição e, de quebra, encurtar a distância na tabela para o time de Osasco, líder invicto e isolado da Superliga. Se a lotação do ginásio da equipe paulista não estava completa, ao menos os torcedores presentes fizeram questão de apoiar as donas da casa, talvez sentindo o mau momento vivido pelo time.

As cariocas, porém, não sentiram a pressão. Aproveitando a passagem da sérvia Mihajlovic no saque, abriram 4 a 0 no placar, o que obrigou o técnico Talmo Oliveira a pedir tempo. Mas o primeiro tempo técnico chegou, e o Rio vencia por 7 a 1. Com muita agressividade no ataque, um bloqueio forte e bastante volume de jogo na defesa, o time comandado por Bernardinho foi imprimindo um ritmo que deixou as meninas do Sesi atordoadas.


vôlei São Paulo x Rio de Janeiro (Foto: Lucas Dantas / Sesi-SP)Sesi contou com uma boa participação no bloqueio (Foto: Lucas Dantas / Sesi-SP)
 
Talmo chegou a mexer na equipe, sacando Ivna para a entrada de Neneca. Pouco adiantou. A bola teimava em não cair na quadra do Rio. As visitantes abriram novamente vantagem e fecharam a parcial por 21/13.

No segundo set as anfitriãs finalmente acordaram. A recepção passou a funcionar e, com o passe na mão, Dani Lins começou a diversificar ainda mais as jogadas de ataque da equipe paulista. Pri Daroit e sobretudo Fabiana entraram no jogo, deixando a partida equilibrada.

Suelle, porém, destoava da equipe. Com erros na recepção e no ataque, foi substituída por Mari Cassemiro. Só que o Rio de Janeiro tinha Fofão inspirada e uma defesa quase intransponível. Fabi, Juciely, Carol, Mihajlovic e Sarah Pavan. Não tinha bola perdida para elas.

Talmo fez a inversão 5-1, trocando Neneca e Dani Lins por Carol Albuquerque e Dayse. Surtiu efeito, as donas da casa voltaram a encostar no placar. Só que, na reta final do set, a maior qualidade do time do Rio prevaleceu, e a equipe fechou a parcial em 21/15.

No terceiro set, as visitantes voltaram dispostas a acabar com a partida o mais rápido possível e antes mesmo que as meninas do Sesi pudessem perceber, já venciam por 4 a 1, obrigando Talmo a pedir tempo. O saque de Sesi não incomodava a recepção do Rio. Com o passe na mão, Fofão distribuía bolas com a sua categoria habitual, quebrando a marcação do bloqueio adversário e deixando as atacantes livres.

Sabendo que vencer o set era a única opção para sobreviver no jogo, o Sesi reagiu. Na base da vontade e da garra, com o apoio da pequena, mas barulhenta torcida, as paulistas estiveram pela primeira vez na frente do placar. O bloqueio começou a funcionar, e Pri Daroit, terceira maior pontuadora da competição até aqui apareceu para botar as bolas no chão.


Fabi vôlei São Paulo x Rio de Janeiro (Foto: Lucas Dantas / Sesi-SP) 
Com Fabi, defesa do Rio funcionou bem 
(Foto: Lucas Dantas / Sesi-SP)

O time carioca acusou o golpe e sentiu o fato de estar pela primeira vez atrás no placar. E as meninas passaram a erra bolas que não vinham errando. O Sesi passou a explorar especialmente Gabi e abriu 18 a 13 no placar, obrigando Bernardinho a trocar Gabi por Régis. Não adiantou. Inflamadas pela torcida, as meninas do Sesi mantiveram a vantagem até o fim e fecharam a parcial em 21/14, após um erro de levantamento da líbero Fabi.

Não fazia parte dos planos da equipe da casa deixar o ritmo cair, e a volta para o 4º set deixou isso claro. Com poucos minutos, o time paulista já vencia por 4 a 1, o que levou Bernardinho a parar o jogo na tentativa de fazer seu time recuperar a tranquilidade.

O que se viu a partir daí foi um jogo brigado, disputado ponto a ponto. O Sesi seguia apostando no trio formado por Fabiana, Pri Daroit e Mari Cassemiro, com Dayse surgindo nas horas em que as três estavam marcadas. Pelo lado do Rio, Bernardinho mantinha a sua formação titular em quadra, esperando que o conjunto voltasse a mostrar o rendimento que fez o time ser bicampeão da Superliga. E a eficiência apareceu no fim da parcial. A defesa voltou a dificultar as ações do Sesi e a equipe carioca abriu vantagem e fechou a parcial em 21 a 18 e o jogo em 3 sets a 1.

Confira os outros resultados desta terça:

18h30m – Minas 3 x 1 Maranhão (19/21, 21/17, 21/17 e 21/14)
19h30m – Pinheiros 3 x 0 Araraquara (21/15, 21/17 e 21/12)
19h30m - Praia Clube 3 x 2 Brasília (16/21, 19/21, 21/14, 21/12, 15/9)
20h15m - Rio do Sul 1 x 3 São Bernardo (18/21, 21/16, 21/17 e 21/19)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/12/no-ritmo-de-fofao-rio-bate-o-sesi-sp-fora-de-casa-e-encosta-no-lider-osasco.html

'P... da vida' após derrota do Sesi, Dani Lins promete 'descontar' em Sidão

Levantadora afirma ter sentido 'vergonha' nos dois primeiros sets contra o Rio, mas brinca e diz que irritação sobraria até para o noivo, central da equipe masculina

Por São Paulo

Volei - Superliga Feminina - SESI x Pinheiros - Dani Lins (Foto: Divulgação)Dani Lins admitiu irritação com time após derrota para o Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
 
A derrota do Sesi-SP para o Rio de Janeiro na noite de terça-feira deixou a levantadora Dani Lins bastante irritada. Não tanto pelos 3 a 1 impostos pela equipe carioca, mas sim pelo desempenho apresentado pelo time paulista. Após a partida, a jogadora reclamou da exibição do time paulista, admitiu nervosismo em quadra e, em tom de brincadeira, disse que sobraria até para o noivo, Sidão.

- Eu fiquei p... da vida. Mas dentro de quadra tenho que me controlar. Não saio dando esporro, até porque preciso me concentrar ao máximo para poder pensar nas jogadas. Mas agora em casa vou chegar e vou ‘descontar’ no Sidão. Vai ouvir tudo e ainda ter que preparar a janta – disse Dani Lins, aos risos.

O desempenho nos primeiros sets foi o que mais irritou a levantadora. Segundo Dani Lins, os erros em sequência impediram a equipe de levar o jogo para o tie-break.

- Passamos vergonha nos dois primeiros sets. Não fizemos nada. A partir do terceiro set, criamos vergonha na cara e reagimos. Se não tivéssemos errado tanto, teríamos ido para o 5º set – falou a jogadora, após a partida. 
 
De fato, a equipe comandada por Bernardinho sobrou em quadra nas duas primeiras parciais, vencendo por 21/13 e 21/15. Para Dani Lins, a falta de concentração do time do Sesi foi determinante para que as visitantes dominassem o início do jogo.
  
- Temos uma linha de passe boa, mas enfrentamos ultimamente equipes que sacam muito bem. Não saía o jogo no começo, enfrentamos muito o bloqueio delas. Faltou um pouco de tranquilidade. Mas a gente tinha que entrar com mais garra, com mais vontade.
 
Com três derrotas seguidas, o Sesi volta à quadra na próxima sexta-feira quando, novamente em casa, recebe o São Bernardo. Para esta partida, Dani Lins pede uma mudança de atitude.
- A gente tem que jogar feliz. Quando começamos a jogar o nosso jogo, fomos bem. A entrada da Mari foi importante, ela entrou bem, virando bolas, com vontade, chamando a torcida. A Dayse também. A gente diz que ela é uma paraibana arretada. E ela mostrou isso hoje, entrou brigando – explicou Dani Lins, dando a receita para a recuperação da equipe na Superliga.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/12/p-da-vida-apos-derrota-do-sesi-dani-lins-promete-descontar-em-sidao.html

Deficiente auditiva, criança se inspira na atleta Natália, do Praia Clube

Há quatro meses no programa da Confederação Brasileira, Daniella, de 10 anos, ganha o apoio da central, que está há 18 anos no vôlei, e tem a mesma deficiência

Por Rio de Janeiro

daniella deficiente auditiva vôlei (Foto: Arquivo pessoal)A pequena Daniella se inspira na jogadora do Praia Clube, Natália (Foto: Arquivo pessoal)
Uma menina de apenas 10 anos tem se inspirado no exemplo de Natália Martins, do Praia Clube, em busca do sucesso no vôlei. Integrante do núcleo de Niterói do VivaVôlei, programa social da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Daniella Maciel Tavares pratica o esporte há quatro meses, e sofre a mesma deficiência auditiva que a central da equipe de Uberlândia (MG).
Daniella só escuta com o aparelho auditivo e conta com o apoio dos pais, Ézio e Joyce, para se desenvolver no vôlei. Segundo a mãe, a jovem gosta muito de esportes e a adaptação no programa social não poderia ser melhor.

- Nós três caminhamos na praia de Icaraí, em Niterói, e um dia mostrei as crianças do VivaVôlei. Ela se interessou e quis fazer uma aula. Procurei a professora para explicar a situação e a Daniella foi muito bem aceita no programa. Nós ficamos muito felizes. A Daniella adora esporte de um modo geral. Sempre caminha na praia com a gente, pula corda, anda de bicicleta, enfim, gosta de esporte e do vôlei, então, mais ainda. Ela fica empolgada com as aulas e está completamente enturmada e, inclusive, ensina os sinais para as outras meninas. É uma diversão para ela - disse Joyce.

Responsável pela iniciação de Daniella no vôlei, a professora Márcia Neri incentivou a participação da menina desde o início. Para transmitir os exercícios, ela adotou um método especial.

- Quando a mãe me procurou, teve uma preocupação natural, mas não houve nenhum tipo de rejeição por parte das outras crianças. Pelo contrário. Os colegas a receberam muito bem, todos gostam muito dela e é impressionante a rapidez com que ela pega as atividades. A demonstra e ela entende perfeitamente. A Daniella é muito esforçada, olha e observa os movimentos o tempo todo e faz tudo corretamente. Ela participa normalmente das aulas - explicou Márcia Neri.


Natalia Martins central do Praia Clube (Foto: Caroline Aleixo/GLOBOESPORTE.COM) 
Natalia Martins, central do Praia Clube, é inspiração para
criança (Foto: Caroline Aleixo/GLOBOESPORTE.COM)

Apoio de Natália
Se Daniella conta com apoio dos pais e da professora, a situação não poderia ser diferente em relação a Natália Martins. A central, que completou 29 anos na última quarta-feira, começou no vôlei aos 11. Na atual temporada, ela completa 10 anos de participações em Superligas, de volta a cidade onde deu os primeiros passos, e dá força para a menina seguir adiante.

- A Daniella não pode desistir por causa da deficiência auditiva. Eu enfrentei, sim, algumas dificuldades, mas nunca pensei em desistir e, se ela tem realmente o sonho de seguir adiante no vôlei, tem que persistir. O esporte sempre me deu muitas alegrias, passou a ser a minha vida, e sou muito feliz e realizada no vôlei. Desejo que ela trilhe esse mesmo caminho que eu, sabendo que Deus tem um plano para ela na vida do esporte. É necessário que ela creia e insista até o fim, que a vitória virá - concluiu a central do Praia Clube.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/12/deficiente-auditiva-daniella-se-inspira-no-exemplo-de-natalia-do-praia-clube.html

Luciane Escouto descarta concursos de miss para dar 'porradas' em quadra

Às vésperas do casamento, central, recém-chegada ao Barueri, diz que seguirá com trabalhos de modelo, mas que focará na vida de atleta para ganhar massa muscular

Por Barueri, SP

Depois de meses de inércia e uma semana de treinos, tudo o que Luciane Escouto sente é dor. A situação até melhorou nos últimos dias, mas a central ainda espera por um alívio maior. Mas, em meio a inchaços e cãibras, a jogadora celebra o retorno às quadras. Convidada para fazer parte do elenco na temporada de estreia do Barueri na Superliga, a “mais bela gaúcha” não demorou a dizer sim. Ainda que o momento seja dos mais agitados...

Fora das quadras, Luciane seguiu com seus trabalhos de modelo. Mas, em meio a isso, também aceitou o pedido de casamento do fisioterapeuta Alisson Monteiro. A cerimônia, marcada para maio, tem ocupado boa parte da rotina da jogadora. Agora, com o retorno ao vôlei, sabe que seus dias serão ainda mais intensos. Mas, ao contrário da última temporada, Luciane descarta a participação em concursos como o “Miss Mundo Brasil”, do qual foi finalista no ano passado. Agora, tudo o que ela quer é ganhar massa para poder voltar ainda melhor às quadras.


Luciane Escouto vôlei Barueri (Foto: João Gabriel Rodrigues) 
Luciane Escouto supera dores para voltar à quadra 
(Foto: João Gabriel Rodrigues)

- Foi uma experiência nova, vou guardar com muito carinho. Mas minha vida agora é como atleta. Vou continuar a fazer alguns trabalhos fotográficos, mas nada de concursos. A questão de modelo vai ser que nem antes. Aquele tempo vago, que tenho entre um treino e outro, ou algum fim de semana, dou uma escapadinha da quadra (risos). Dos concursos, estou fora. É difícil de conciliar. E também porque o biótipo é diferente do da quadra. No ano passado, eu acho que me prejudicou um pouco no vôlei. Estava com pouca massa muscular, porque não podia ganhar por causa do concurso. Agora, vou focar na quadra, pegar bastante massa muscular para dar muita porrada (risos).


Luciane Escouto vôlei Barueri (Foto: João Gabriel Rodrigues)Luciane Escouto descarta retorno aos concursos de miss (Foto: João Gabriel Rodrigues)
Os dias seguem corridos. Antes do casamento, Luciane tem contado com a ajuda da mãe, que vive no Rio Grande do Sul. Mas já avisou ao noivo, que mora em Macaé, no Sul Fluminense do Rio de Janeiro, que conta com seu apoio para os preparativos.

- Está bem corrido. Para os preparativos do casamento, eu tenho um anjo, que é a minha mãe, que está lá no Sul, onde vou casar. Ela está me ajudando a pesquisar os fornecedores e tudo mais. Mas já avisei ao meu noivo. Já combinamos, sabemos certinho como vai ser. Ele vai vir direto, vai ajudar nesse processo porque não pode ser só a noiva a fazer tudo (risos).

Logo após a chegada de Luciane, Barueri contratou a dupla Mari Paraíba e Natasha Valente, que estava no vôlei de praia. Com o trio, a equipe ganhou o rótulo de “time das musas”. A “mais bela gaúcha não se importa”. Agradece os elogios, mas espera que o grupo mostre força também dentro de quadra.

- Eu achei engraçado. O time tem meninas lindas, o vôlei só tem meninas bonitas. Mas a gente leva na brincadeira mesmo. Então, deixamos as pessoas brincar, levamos na esportiva. O que pode mais ajudar o time é o nosso vôlei. Não adianta o time ter mulheres lindas e não fazer um bom trabalho. Se conseguirmos juntar isso, seria muito legal se viessem patrocinadores novos e tudo mais. Seria bom.

Apesar das dores, Luciane espera estar logo em quadra, ajudando o Barueri. Segundo a central, a estreia não deve demorar.

- Faz uma semana que eu cheguei aqui. Estava de férias, em casa. Então, estou toda dolorida porque faz praticamente seis meses que estava parada. Estou me recuperando o mais rápido possível para que eu possa voltar logo. Tenho certeza que rapidinho eu vou voltar.


Luciane Escouto vôlei Barueri (Foto: João Gabriel Rodrigues) 
Luciane Escouto tem se esforçado durante os treinos 
(Foto: João Gabriel Rodrigues)
FONTE:

Com estreia inspirada de Duda, Brasil começa Open de Durban no embalo

Ao lado de Thaís, prodígio de 15 anos vence as duas partidas na África do Sul. Em busca do título, Pedro/Bruno estreia com 100% de aproveitamento

Por Durban, África do Sul

Em meio à comoção pela morte do ex-presidente Nelson Mandela, a etapa Open de Durban do Circuito Mundial de Vôlei de Praia começou com muitas alegrias para o Brasil. Nas areias da África do Sul, as duplas do país se destacaram no primeiro dia de disputas das chaves principal, e o destaque feminino ficou por conta da jovem Duda, de apenas 15 anos. Ao lado da parceira Thaís, de 23, a prodígio sergipana venceu as duas partidas que disputou nesta quinta-feira.

Duda e Thaís iniciaram a campanha no Grupo H do torneio feminino com vitória de virada sobre as chinesas Yuan Yue e Yuanyuan Ma, por 2 sets a 1 (15/21, 24/22, 15/12). No embalo do primeiro triunfo, as jovens brasileiras precisaram de apenas 26 minutos para despachar o compromisso seguinte. A dupla desbancou as donas da casa Judith e Pocock por 2 sets a 0, com parciais de 21/8 e 21/14.

Duda representará o Brasil no Open de Durban, na África do Sul, em dezembro (Foto: Divulgação / FIVB) 
Com apenas 15 anos, Duda representa o Brasil no Open
de Durban, na África do Sul (Foto: Divulgação / FIVB)
 
Mas Duda e Thaís não foram as únicas a conquistar pontos para o Brasil na briga por vitórias. A dupla formada por Elize Maia e Fernanda Berti também alcançou saldo positivo na estreia do torneio, com os dois jogos vencidos pelo placar de 2 sets a 0. Primeiro, a parceria bateu as norueguesas Kongshavn e Kjølberg por 21/12 e 21/19. Na sequência, foi a vez das chinesas Lin e Tang sentirem o poderio das brasileiras: 21/14 e 21/18.

No masculino, os atuais vice-líderes do ranking Pedro Solberg e Bruno Schmidt começaram a campanha em busca do título mundial com determinação de sobra. A dupla precisa tirar uma diferença de 250 pontos para os letões Janis Smedins e Samoilovs, que ocupam o topo da competição. No primeiro dia de confrontos, os brasileiros somaram duas vitórias: primeiro contra os sul-africanos Stemmet e Naidoo (21/17, 21/8), e depois contra os turcos Sekerci e Giginoglu (21/15, 21/16).

Alison joga ao lado de Vitor Felipe e também estreou com 100% de aproveitamento (Foto: FIVB) 
Alison joga ao lado de Vitor Felipe e também
estreou com 100% de aproveitamento (Foto: FIVB)
Alison e Vitor Felipe também tiveram 100% de aproveitamento na quinta-feira, com vitórias fáceis sobre os americanos Olson e Bourne (21/12, 21/15) e os russos Pastukhov e Goncharov (21/13, 21/15). Thiago e Oscar não enfrentaram dificuldades para vencer o primeiro compromisso do dia, contra os chineses Chen e Li (21/19, 21/13), mas acabaram derrotados pelos venezuelanos Jackson e Leon em uma partida acirradíssima, por duplo 23/25.

Nesta sexta-feira, todas as duplas brasileiras retornam às areias da última etapa do calendário do Circuito Mundial em busca de uma vaga nas quartas de final. Em respeito à memória do ex-presidente da África do Sul, a etapa teve sua programação alterada, e a final, que aconteceria no domingo, foi antecipada para sábado. Talita e Taiana, que conquistaram o título do Circuito Mundial 2013 de forma antecipada, não jogam o Open de Durban.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/12/com-estreia-inspirada-de-duda-brasil-comeca-open-de-durban-no-embalo.html

UFC anuncia nova divisão feminina e TUF só com mulheres para 2014

Brasileiras Cláudia Gadelha e Juliana Lima participarão do reality show, cuja vencedora será também a primeira campeã do peso-palha (até 52,2kg)

Por Direto de Sacramento, EUA

O UFC anunciou nesta quarta-feira, em uma coletiva restrita a poucos membros da mídia internacional, uma parceria inédita com o Invicta FC para introduzir uma nova divisão (peso-palha - até 52,2kg) na organização.

- Nós fechamos uma parceria com o Invicta e assinamos com 11 lutadoras femininas para iniciarmos a divisão peso-palha. Essas lutadoras farão parte do elenco da próxima edição do TUF nos EUA - anunciou o presidente Dana White, informando que, pela primeira vez na história, o programa será todo feito com mulheres.

Invicta 5 Juliana lima (Foto: Reprodução / Facebook) 
Musa no invicta FC, Juliana lima tem cinco vitórias e uma
derrota na carreira (Foto: Reprodução / Facebook)
 
- Além disso vai ser a primeira vez que um vencedor do programa será proclamado campeão. Isso significa que quem vencer o TUF será a nova campeã do UFC - completou.

Entre os participantes do próximo TUF estão duas brasileiras - Cláudia Gadelha e Juliana Lima.
- Estou dentro!!! Isso é realização de um sonho! Muito feliz! O dia mais feliz da minha vida - escreveu Juliana no Twitter.

Completam o elenco as lutadoras Carla Esparza, Alex Chambers, Felice Herrig, Bec Hyatt, Emily Kagan, Rose Namajunas, Tecia Torres, Paige Van Zandt e Joanne Calderwood.

- Honestamente, a divisão feminina tem me surpreendido e também ganhou os fãs. Justamente por isso decidimos mergulhar nessa nova divisão. Ainda não sabemos quem serão os treinadores, pois o programa não deve estrear até o dia 15 de maio do ano que vem. Os treinadores podem ser tanto mulheres quanto homens. Ainda vamos decidir, mas temos tempo.

Cláudia Gadelha, lutadora de MMA do Invicta FC (Foto: Ana Hissa/SporTV.com) 
Cláudia Gadelha venceu todas as 11 lutas que fez na
carreira (Foto: Ana Hissa/SporTV.com)
 
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA

Dana também elogiou o trabalho feito pelo Invicta e disse que pretende continuar trabalhando em parceria com a organização.

- Obviamente estamos investindo de acordo com a resposta da divisão feminina e acho que o Invicta fez um bom trabalho, pois criou uma marca e deu a oportunidade dessas mulheres criarem um cartel e também vencerem lutas. Definitivamente a entrada das mulheres no UFC vai passar por um processo e precisávamos de uma divisão de peso que tivesse talento e profundidade e a categoria peso-palha tinha isso - finalizou o chefão.

Banner UFC Combate (Foto: Combate)
 
 FONTE:
 http://sportv.globo.com/site/combate/noticia/2013/12/ufc-anuncia-nova-divisao-feminina-e-tuf-so-com-mulheres-para-2014.html

Especialista defende punição à CBF e até a saída de José Maria Marin

Advogado cita artigo 37 do Estatuto do Torcedor e afirma que presidenteda entidade pode ser responsabilizado pela violência na Arena Joinville

Por Rio de Janeiro

A briga entre torcedores na partida de Atlético-PR e Vasco na Arena Joinville, na última rodada do Campeonato Brasileiro, chocaram o Brasil e o mundo e levantaram diversos questionamentos a respeito do Estatuto do Torcedor e ao não cumprimento da lei. Algumas medidas foram tomadas, como a denúncia dos clubes envolvidos, das federações de futebol  de Santa Catarina e do Paraná e do árbitro da partida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), mas o especialista em direito esportivo Luis Roberto Leven Siano afirma que falta muito ainda. Ele questiona, por exemplo, a ausência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na denúncia. Segundo ele, a entidade também deveria ser responsabilizada (assista ao vídeo).

- Não entendo por que (o STJD) poupou a Confederação Brasileira de Futebol, porque a lei é clara de incluir a responsabilidade solidária e objetiva da CBF com relação a qualquer evento. Isso que está previsto no Estatuto. No caso, o procurador do STJD incluiu os dois clubes que realizaram a partida, as federações paranaense e catarinense, mas não incluiu a CBF. Não entendo por quê, não há nenhuma razão para tanto - afirmou.

Luis Roberto Leven Siano, advogado (Foto: Reprodução SporTV) 
Luis Roberto Leven Siano (Foto: Reprodução SporTV)
 
Segundo o especialista, o Estatuto do Torcedor trata da questão no artigo 37, que se refere às penalidades, e estabelece inclusive a destituição de dirigentes na hipótese de violação das regras por parte da entidade. Siano ressalta ainda que a lei esclarece que "os dirigentes seriam o presidente da entidade ou o dirigente que praticou a infração, ainda que por omissão". 

- O que é estabelecido pelo Estatuto do Torcedor é que, na situação que aconteceu em Joinville, o presidente da CBF (José Maria Marín), o presidente da Federação Catarinense (Delfim de Pádua Peixoto), da Federação Paranaense (Hélio Cury) e o presidente do Atlético-PR (Mario Celso Petraglia), que era o mandante do jogo, todos esses, pela lei, podem e devem perder seu cargo - disse.

Estatuto do torcedor; Artigo 37 (Foto: Reprodução SporTV) 
Artigo 37 do Estatuto do Torcedor prevê pena aos 
dirigentes de entidades (Foto: Reprodução SporTV)
 
Para o especialista, a não aplicação de penas para dirigentes de entidades é apenas um exemplo entre diversas leis previstas no Estatuto do Torcedor que não são cumpridas. Siano critica, por exemplo, a falta de juizados do torcedor, além, claro, da falta de punição aos responsáveis por atos de violência.

- O Estatuto do Torcedor tem diversos dispositivos que estão em vigor há 10 anos e não são aplicados em sua integridade - lamentou.
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2013/12/especialista-defende-punicao-cbf-e-ate-saida-de-jose-maria-marin.html