sábado, 7 de dezembro de 2013

Em noite 'diferente', Tite ignora jogo e exalta torcida: 'Vou levar comigo'

Menos agitado que o normal, técnico esquece tropeço contra o Náutico, neste sábado, e volta a agradecer à torcida e ao Corinthians em despedida

Por Rodrigo FaberRecife

O técnico Tite terminou sua passagem de mais de três anos no Corinthians com uma derrota por 1 a 0 para o Náutico, na noite deste sábado, na Arena Pernambuco. Mas o resultado ficou em segundo plano: ainda emocionado com as homenagens feitas pela torcida, que mais uma vez gritou o nome do treinador, ele destacou a saudade que sentirá de toda a realidade vivida diariamente no CT Joaquim Grava. 

Os gestos de Tite no banco de reservas deixaram claro que não se tratava de uma noite normal para ele. Costumeiramente agitado, orientando a equipe à beira do campo durante os 90 minutos, o técnico foi mais reservado neste sábado. Ficou sentado durante boa parte do jogo, deixando a maioria dos gritos para o auxiliar Sylvinho.

– Foi uma das poucas vezes em que fiquei assim, em que o banco foi meu parceiro. Eu estava deixando o Sylvinho passar as orientações. Faltava energia para ficar à beira do campo – admitiu, em entrevista coletiva.

Tite - Corinthians (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
Tite e Sylvinho comandaram o Timão neste sábado, contra 
o Náutico (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

A delegação do Corinthians volta a São Paulo ainda na noite deste sábado, e a partir da próxima semana, Tite está liberado pelo clube do Parque São Jorge. A tendência é que o Timão anuncie Mano Menezes como novo comandante já na segunda-feira. Questionado sobre o que lhe fará mais falta no dia a dia, o técnico mais vencedor da história alvinegra não conseguiu eleger um elemento.

– Vou sentir falta do vestiário, dos funcionários, dos atletas, da grama, do incentivo, do elogio, de ser duro, de ser carinhoso... De dar a palavra de pai, ou do homem que manda. Desse convívio eu vou sentir muita falta – completou, emocionado.

– Nas outras vezes em que saí dos clubes foi por má fase, quando não houve resultados. Agora é uma situação diferente na minha vida. Ser toda hora surpreendido com um gesto de carinho é diferente, único. Não existe adjetivo para definir. Vou levar isso comigo. 

Adenor Leonardo Bacchi, o Tite, fecha sua passagem no Corinthians com 272 jogos – foram 131 vitórias, 86 empates e 55 derrotas. Vivendo sua segunda passagem no Timão desde outubro de 2010, o técnico conquistou cinco títulos: Brasileiro, Paulista, Recopa, Taça Libertadores da América e Mundial de Clubes.

Adeus, Tite (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
Torcedores foram ao estádio prestar homenagem ao 
técnico Tite (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/12/em-noite-diferente-tite-ignora-jogo-e-exalta-torcida-vou-levar-comigo.html

Martelotte dá preferência ao Náutico, apesar de sondagem do Atlético-GO

écnico afirma que tem conversado com outros clubes, mas afirma que não tomará nenhuma decisão antes de conversar com a diretoria do Timbu na próxima semana

Por Recife

O contrato do técnico Marcelo Martelotte com o Náutico termina nesta terça-feira. O treinador afirmou que tem recebido sondagens de alguns clubes, mas garante que a prioridade é do Timbu. 

Para continuar no cargo, no entanto, ele vai ter que esperar a definição da eleição do clube, marcada para 15 de dezembro. Neste sábado, ele se despediu da Série A com uma vitória sobre o Corinthians por 1 a 0.

- Tive uma sondagem do Atlético-GO e de alguns outros clubes. Venho conversando  com esses clubes, mas sempre deixando claro que não tomarei nenhuma decisão antes de conversar com o Náutico - disse Martelotte

Ainda de acordo com o treinador, uma reunião com a diretoria do Náutico está marcada para a próxima semana. Em pauta, a avaliação de seu trabalho e a renovação de seu contrato.


- Tenho uma reunião marcada para a próxima semana. Nessa conversa vamos avaliar esses três meses de trabalho e sobre uma possível renovação. Quero sentar e decidir meu futuro para que eu possa entrar de férias com um posicionamento concreto.

Prestes a entrar de férias, Martelotte diz que aproveitará o recesso para esfriar a cabeça.
- Embora os resultados não tenham sido bons, as férias cairão em um momento propício. Nós trabalhamos muito e agora vamos descansar. Quero descansar minha cabeça, pois o desgaste é muito grande.


Marcelo Martelotte - Náutico (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
Marcelo Martelotte ainda não sabe se seu futuro será no 
Náutico (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
FONTE:

Náutico volta a vencer após 68 dias e estraga despedidas no Corinthians

Timbu supera o Timão no adeus à Série A, evita pior campanha da história e 'carimba' último jogo de Tite e do lateral Alessandro pelo clube

CRÔNICA 
 
por Rodrigo Faber
 
Um campeonato para esquecer: assim ficará lembrado o Brasileirão 2013 na memória dos torcedores de Corinthians e Náutico. Rebaixado com seis rodadas de antecedência, o Timbu ao menos conseguiu alegrar sua torcida na despedida da Série A: venceu o Timão por 1 a 0 na Arena Pernambuco, na noite deste sábado, evitando assim o recorde de pior campanha da história dos pontos corridos. De quebra, estragou o adeus ao lateral Alessandro e ao técnico Tite, que se despediram do clube do Parque São Jorge com derrota e sem fazer um gol no lanterna (no primeiro turno, deu empate em 0 a 0, no Pacaembu).

Náutico x Corinthians (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
Jogadores do Náutico comemoram gol da vitória 
(Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
 
O gol de Derley no início do segundo tempo levou o Náutico aos 20 pontos. Caso fosse derrotado, o time pernambucano superaria a marca do América-RN, que detém o pior retrospecto da história do Campeonato Brasileiro no formato atual. A última vitória alvirrubra havia sido no dia 1° de outubro, 2 a 1 sobre a Ponte Preta, pela 25ª rodada. Para o Timão, o jogo representou o fim de uma temporada decepcionante, na qual os títulos do Paulistão e da Recopa ficaram como prêmios de consolação.

Com 50 pontos ganhos em 38 jogos, o Corinthians termina o ano com uma campanha longe do esperado pela diretoria e pela torcida, especialmente por conta do elenco milionário montado desde janeiro. O Timão fez apenas 27 gols no Brasileiro. Só o Náutico fez menos: 22. Após quatro anos seguidos, o Timão fica fora da Libertadores. E o Timbu volta à Série B após duas temporadas na elite.

Náutico x Corinthians (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
Alexandre Pato teve nova chance como titular  
(Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
 
Timão domina, mas sem pontaria
Os jogadores do Corinthians haviam prometido todo o empenho para vencer o último jogo de 2013 como homenagem a Tite e Alessandro, ovacionados pelos poucos torcedores alvinegros presentes à Arena Pernambuco. Vontade não faltou. O Timão dominou o primeiro tempo, foi mais criativo e levou bem mais perigo. A pontaria, aspecto mais falho em toda a temporada, novamente não se fez presente.

Adeus, Tite (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
Torcedores fazem homenagem ao técnico Tite
(Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
 
Acuado, o Náutico – que perdeu Tiago Real, lesionado, logo aos quatro minutos – parecia jogar por uma bola. Com espaço para criar, o Corinthians apostava na velocidade de Rodriguinho e Romarinho, abertos pelas pontas, para tentar abrir o placar. Único mais avançado no setor ofensivo, Alexandre Pato sofria para se desvencilhar da marcação. Escapou apenas uma vez, em cabeçada que mandou à esquerda do gol.

O goleiro Danilo Fernandes era um espectador de luxo. Assistia a Maikon Leite correr de um lado para o outro, e vez ou outra arriscar de longe. O único susto, já a poucos minutos do fim, foi em falha do zagueiro Felipe: o atacante do Timbu roubou a bola e deixou para Derley chutar à direita do gol corintiano. Mesmo com ritmos diferentes, os piores ataques do Brasileirão seguiam a lógica: placar zerado.

Timbu estraga festa de despedida
Um vacilo da zaga do Corinthians. Era isso que o Náutico precisava para dar uma alegria aos seus torcedores na despedida da Série A. E ele surgiu aos sete minutos da etapa complementar. Em cruzamento de Morales pela direita, Derley apareceu para empurrar para a rede. O pior ataque da competição vazou a melhor defesa.

A ansiedade do técnico Tite parecia aumentar a cada segundo. Inquieto, o comandante alvinegro se alternava entre momentos no banco de reservas e à beira do campo, aos gritos. Dentro das quatro linhas, o Timão sentiu a desvantagem. Ibson entrou no lugar de Ralf para tornar a equipe mais ofensiva, mas os erros de passe e nas finalizações persistiam.

A expulsão do goleiro Ricardo Berna aos 25 minutos do segundo tempo animou a torcida do Corinthians. Após demorar para bater um tiro de meta, o jogador do Náutico recebeu cartão amarelo, bateu palmas para o árbitro e acabou recebendo o vermelho.

Enquanto Dadá entrou para segurar o placar para o Timbu, Diego Macedo foi a tentativa do Timão para ganhar mais velocidade. Até o chinês Zizao ganhou uma chance, no lugar de Edenílson. Nada adiantou. A freguesia do Corinthians para o Náutico se mantém: nos últimos dez jogos, seis vitórias dos pernambucanos, três empates e apenas um triunfo alvinegro.

Tite - Corinthians (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
Tite sai frustrado de campo (Foto: 
Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
 
 
FONTE: 

Marcelo Oliveira lamenta chances perdidas: ‘Poderíamos ter ganhado’

Técnico do Cruzeiro também destaca a falta de atenção no gol do Flamengo

Por Rio de Janeiro

O técnico Marcelo Oliveira ficou satisfeito com a atuação do Cruzeiro no empate por 1 a 1 com o Flamengo, neste sábado, no Maracanã. Principalmente pelo fato de ter jogado com uma equipe reserva. No entanto, o treinador celeste apontou as oportunidades perdidas e lamentou não ter fechado o Brasileirão com uma vitória.

- O Cruzeiro criou mais oportunidades, tanto no primeiro quanto no segundo tempo. Até cobramos isso. Tínhamos que ter um poder maior de conclusão. Ao criar três oportunidades claras como criamos no primeiro tempo, tem que ter um poder maior de definição. Há de dar um desconto porque alguns jogadores não estavam jogando com ritmo forte como estava o jogo de hoje.

Marcelo Oliveira escalou apenas um titular no jogo contra o rubro-negro: o zagueiro Bruno Rodrigo. Ainda no primeiro tempo, perdeu o lateral-esquerdo Everton, expulso juntamente com Carlos Eduardo (veja vídeo abaixo). Para Marcelo, inclusive, o Cruzeiro cresceu de produção com mais espaço no campo.
 
- Nunca é bom uma expulsão, mas aconteceram e acho que  Cruzeiro acabou sendo beneficiado, porque o Luan faz essa função de ala muito bem. No segundo tempo também, o Cruzeiro criou as melhores chances, interceptamos bem os contra-ataques, empatamos e poderíamos ter ganhando.
Além das chances desperdiçadas, o vacilo no lance do gol flamenguista foi lembrado por Marcelo Oliveira.

- Duas desatenções que proporcionaram situações de gol do Flamengo: um lateral que não marcamos, e o Paulinho bateu de fora da área; e no momento do gol. A defesa estava bem postada, mas houve uma desatenção.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2013/12/marcelo-oliveira-lamenta-chances-perdidas-poderiamos-ter-ganhado.html

Jayme elogia dedicação do Fla na despedida de 2013: 'Não teve oba-oba'

Treinador fica satisfeito com atuação da equipe no 1 a 1 com o Cruzeiro, neste sábado, e lembra lesões que minaram o Rubro-Negro ao longo da partida

Por Rio de Janeiro

Um treinador orgulhoso de seu time. Esse era Jayme de Almeida após o último compromisso do Flamengo em 2013. E essa sensação não era somente pela temporada em que o time conquistou a Copa do Brasil e se livrou com três rodadas de antecedência de um risco de rebaixamento que chegou a assustar o torcedor. O comandante rubro-negro fez questão de expressar sua satisfação também com a exibição deste sábado, no empate por 1 a 1 com o Cruzeiro, no Maracanã, pela 38ª rodada do Brasileirão.

Se o duelo previa festa com entrega de faixas, presença dos troféus conquistados pelas duas equipes e fotos antes de a bola rolar, Jayme de Almeida preferiu se preparar para uma partida difícil em campo. E assim foi. Mesmo com os reservas, o atual campeão do Brasileirão dominou as ações no Maracanã e consagrou o jovem Cesar, que fez sua estreia entre os profissionais. O treinador ressaltou o espírito de luta da equipe, que perdeu Paulinho, Samir e Amaral, lesionados, e teve Bruninho jogando com um problema muscular boa parte do tempo.

- Seria um jogo difícil, as circunstâncias do jogo tornaram pior. O Cruzeiro foi para cima, recuamos muito. O Bruninho machucou, foi praticamente nove contra dez. O Flamengo foi forte, segurou até o final, o empate acabou sendo muito legal pelo esforço. Todo mundo correu, lutou, não teve esse negócio de oba-oba. Estou muito feliz pelo empenho e desempenho dos jogadores. Não foi fácil.

Com o empate, o Flamengo é o 11º colocado no Brasileirão, mas ainda pode terminar a competição até em 15º, dependendo dos resultados deste domingo. Sem se preocupar com isso, o elenco está de férias e se reapresenta para pré-temporada no Ninho do Urubu, dia 8 de janeiro.

Confira a íntegra da entrevista de Jayme de Almeida após o empate com o Cruzeiro:
César
O César fez uma partida muito boa. Temos uma confiança grande nele, apesar da pouca idade. Antes do jogo tinha comentado que não teria problema nenhum por já o conhecermos. É um menino que acreditamos muito, foi muito bem no jogo, está de parabéns. No esporte você tem que treinar, trabalhar e aproveitar as chances que aparecerem. É um menino que trabalha muito sério, muito forte. Passou por um momento difícil, se recuperou, teve uma oportunidade e foi bem. O César pode dar alegrias ao Flamengo no futuro.

Jogo
Seria um jogo difícil, as circunstâncias do jogo tornaram pior. O Cruzeiro foi para cima, recuamos muito. O Bruninho machucou, foi praticamente nove contra dez. O Flamengo foi forte, segurou até o final, o empate acabou sendo muito legal pelo esforço. Todo mundo correu, lutou, não teve esse negócio de oba-oba. Estou muito feliz pelo empenho e desempenho dos jogadores. Não foi fácil.

Balanço
Não vou dizer que saio feliz. Saio muito feliz. Não foi brincadeira, não. Foi uma responsabilidade grande, nosso time teve um problema sério com a saída do Mano. A autoestima foi lá embaixo. O que conseguiram foi com muito trabalho e dedicação... Poder dar a minha parte foi fantástico. Não poderíamos imaginar que seria tão bonito como foi. As coisas foram acontecendo. O modo como a torcida nos tratou foi fantástico. Todos que acreditaram até o final podem ir para casa curtir as férias, descansar... Ser comemorado pela torcida do Flamengo é muito recompensador. Vamos poder disputar a Libertadores, queremos ser mais fortes, e vamos com muita alegria.

Planejamento para 2014
O planejamento em relação a reforços já começou. Tivemos uma reunião, falamos em nomes, mas temos que esperar para ver com quem vou contar no dia 8 de janeiro. A diretoria está trabalhando. Não é fácil. O Flamengo não está nadando em dinheiro, mas tenho certeza que estão tentando fazer o melhor possível. A Libertadores é difícil, e a cobrança da torcida do Flamengo vai ser grande. É um campeonato difícil, mata-mata, mas espero que consigamos qualificar o plantel para sermos fortes o suficiente para uma boa Libertadores. Além disso, sou criado no Flamengo e sei que temos que entrar no Estadual para ganhar. Vamos procurar fazer o melhor possível nas duas competições do primeiro semestre.

Permanência
Não muda nada. Fui o técnico do Flamengo até hoje e meu modo de ver futebol, lidar com os atletas, o público, não vai mudar nada. Sei que minha responsabilidade cresceu, a pressão vai ser maior, e vou procurar lidar da melhor maneira possível. Tenho um modo de ver o mundo, o futebol, com muito respeito e fazendo o meu melhor.

Libertadores
Nunca dirigi um time na Libertadores, mas acompanhei todas. Já estive como auxiliar na Libertadores, e a dificuldade é enorme. A superação e a determinação, a confiança, vamos precisar muito de tudo isso. Enfrentar muita coisa sem ter medo. Isso sabemos. Vamos trabalhar para sermos fortes na competição.

Momento marcante na temporada
No primeiro jogo contra o Botafogo, vi que a coisa estava começando a andar. Eles me deram essa oportunidade de ir até o final, a experiência começou a dar certo, e passamos a ter certeza que o time tinha se tornado muito forte na vitória no jogo de volta da Copa do Brasil contra o Botafogo. Não tínhamos certeza de que seríamos campeões, mas sabíamos que com aquele espírito seria difícil não avançarmos e não escaparmos do rebaixamento. O 4 a 0 nos fez perceber que podíamos pensar em coisas maiores.

Férias
Vou viajar na semana que vem, passar uma semana fora. Depois, volto para o Rio. Tenho que ficar perto dos dirigentes, do clube. Vou jogar bola, pelada, tomar um chope, porque mereço. Pegar uma praia, relaxar e descansar. Todos tivemos um ano muito difícil. O único da comissão que não vai sair do país sou eu (risos). O mais longe que vou é até Paraty, mas volto domingo de noite. Tenho muitos amigos no Rio que deixei de ver por causa do trabalho, muita pelada para jogar, reencontrar amigos, bater um papo, ficar perto da família, ver minha mãe. Vai ser bem tranquilo e bem gostoso.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/12/com-time-prejudicado-por-lesoes-jayme-destaca-empenho-do-fla.html
 

Em noite de festa de campeões, Fla e Cruzeiro empatam por 1 a 1 no Rio

Times posam para fotos com as taças da Copa do Brasil e do Brasileiro no Maracanã e trocam faixas. Hernane e Souza fazem os gols da partida
 
A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

De um lado, o campeão da Copa do Brasil, que voltava a jogar diante de sua torcida após o título. Do outro, o campeão brasileiro com quatro rodadas de antecipação. No meio, a taça das duas competições e a celebração das equipes. No fim, o empate por 1 a 1 entre os tricampeões Flamengo e Cruzeiro, na noite deste sábado, no Maracanã, fechou a temporada com sensação de dever cumprido de ambos os lados e a expectativa pela disputa a Taça Libertadores em 2014. Hernane abriu o placar, e Souza igualou para os mineiros.

O Flamengo começou melhor, mas perdeu Paulinho, Amaral e Samir por lesão (Bruninho não saiu mas jogou parte do segundo tempo sem condições) e teve muitas dificuldades de segurar o ímpeto do Cruzeiro, que empatou na etapa final e poderia ter virado. Só não conseguiu porque brilhou a estrela do jovem goleiro César, que aos 21 anos fez sua estreia como profissional, deixou o campo com cinco defesas difíceis e teve o nome gritado pela torcida.

- Antes do jogo, estava com essa ansiedade, desde ontem (sexta-feira). Eu e minha esposa ficamos falando sobre isso, oramos juntos. Só tenho que agradecer ao pessoal da comissão técnica, ao Jayme (de Almeida), ao pessoal da fisioterapia. Passei por uma cirurgia no fim de 2012, fiquei seis meses parado, só consegui voltar a treinar no meio deste ano. Estava há um ano e meio sem jogar - afirmou César.

Se o Cruzeiro tivesse conseguido, teria superado o recorde do São Paulo, que em 2006 foi campeão com 78 pontos e 22 vitórias. A Raposa, que depois do título teve duas derrotas e dois empates em quatro rodadas, parou em 76 pontos e 23 vitórias.

- O gol foi importante. Ainda mais para quem não vem jogando. Empatar com o Flamengo no Maracanã sempre tem gosto de vitória. Temos que manter esse ritmo forte no ano que vem para conseguir outro campeonato - avaliou o volante Souza.

Antes da partida, o clima era de festa no gramado. Os jogadores do Flamengo posaram para a foto comemorativa do título da Copa do Brasil com a torcida ao fundo. Com as taças da Copa do Brasil e do Brasileiro lado a lado na beira do campo, rubro-negros e cruzeirenses trocaram faixas de campeão e tiraram fotos juntos. A torcida, que compareceu em bom número (32.624 pagantes, com renda de R$ 1.304.305), celebrou na arquibancada e aproveitou para provocar os rivais Fluminense e Vasco, que neste domingo lutam para escapar do rebaixamento.

No telão do Maracanã foi feita uma homenagem a Nelson Mandela, que morreu na quinta-feira, além de ter sido respeitado um minuto de silêncio pelo ex-presidente da África do Sul. Mesmo com o clima ameno, houve espaço para mais um protesto do Bom Senso FC, com os jogadores trocando passes sem tentar as jogadas por alguns segundos logo após o apito inicial.

jogo Flamengo e Cruzeiro times faixas (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem) 
Léo Moura e Julio Baptista (Foto: 
Alexandre Vidal / Fla Imagem)
 
Hernane abre o placar, e César se destaca
O ambiente era de comemoração, o que poderia significar um jogo morno, sem interesse para os jogadores. No entanto, o primeiro tempo foi muito movimentado. O Flamengo, com três atacantes, abriu Nixon e Paulinho nas pontas, com Hernane centralizado, e se aproveitou dos espaços. Pela esquerda, Paulinho criou duas boas chances e por pouco não abriu o placar. Se os dois times não tinham aspirações no jogo, a Hernane restava uma missão antes das férias: marcar três gols para se igualar a Ederson na artilharia do Brasileiro, com 18.  Aos 13, o Brocador aproveitou cruzamento de Nixon e marcou de cabeça, mostrando reflexo.

Paulinho sentiu um problema na perna direita, precisou ser substituído (por Bruninho), e a mexida desarticulou o setor ofensivo rubro-negro. O Cruzeiro, que já tinha melhorado no jogo, passou a ser ainda mais incisivo. Aí começou a brilhar a estrela de César, que fez duas defesas salvadoras - uma em chute de Luan à queima-roupa, e outra em finalização de Léo, também de perto. Ouviu aplausos e seu nome gritado na arquibancada. Pouco depois, Mayke acertou o travessão. Como ponto negativo em um jogo com clima de festa, as expulsões de Carlos Eduardo e Everton, que se desentenderam numa disputa com a bola parada.

Hernane jogo Flamengo contra Cruzeiro (Foto: Márcio Alves / Agência O Globo) 
Hernane recebe marcação dupla de Léo e Leandro 
Guerreiro (Foto: Márcio Alves / Agência O Globo)
 
Cruzeiro aumenta pressão e empata
O Flamengo voltou para o segundo tempo com seu terceiro uniforme, preto com detalhes em vermelho, lançado no segundo semestre deste ano. O Cruzeiro voltou igual e ainda superior ao rival na partida. Seguiu com mais posse de bola e controlando as ações. Jayme de Almeida, que já havia feito duas substituições no primeiro tempo por lesão (além de Paulinho, Amaral sentiu um problema no pé direito), precisou mexer novamente logo nos primeiros minutos da etapa final quando Samir pediu para sair. O técnico, então, ficou sem opções para mudar a cara do time e tentar recuperar o comando da partida.

A Raposa cercava a área, e Julio Baptista e Vinícius Araújo finalizaram com perigo, mas para fora. Pouco depois, no entanto, Souza acertou - e acertou em cheio. Uma bomba, no ângulo, para empatar a partida. A torcida do Flamengo silenciou, e os mineiros passaram a cantar mais alto. Animado, o time aumentou a pressão. Luan acertou a trave direita de César, que em seguida salvou um chute de Júlio Baptista. O goleiro voltou a ter o nome gritado ao espalmar falta de Júlio Baptista. O Cruzeiro forçou em busca da virada, mas não conseguiu chegar ao segundo gol.

 
FONTE:

Com direito a flores no fim, Sharapova é derrotada por Ivanovic em Bogotá

Em jogo-exibição para quase 10 mil pessoas, russa entra em quadra pela primeira vez após ter lesionado ombro em agosto. Caso de segurança atrasou partida

Por Bogotá

tênis bogotá maria sharapova ana ivanovic (Foto: AP)Sharapova e Ivanovic receberam flores após o jogo-exibição em Bogotá, na Colômbia (Foto: AP)
 
Maria Sharapova teve um retorno às quadras um pouco ingrato. Quase quatro meses afastada por causa de uma lesão no ombro, a número 4 do mundo disputou na noite desta sexta-feira um jogo-exibição contra a sérvia Ana Ivanovic em Bogotá, na Colômbia. A russa levou a pior em duelo de três sets, com as parciais de 6/1, 1/6 e 12/10. No final da partida, prestigiada por cerca de 9.800 espectadores, ambas as tenistas receberam flores da organização.

O sorriso das jogadoras pela experiência de jogar na Colômbia e também ao ganharem o presente eram exatamente contrários às feições dos torcedores antes do confronto. A abertura dos portões sofreu um atraso de três horas e 30 minutos, por um desentendimento entre o governo local e a empresa responsável pela realização da partida. Representantes do bairro de Teusaquillo exigiram o pagamento de policiais para assegurar o evento.

Sharapova e Ivanovic estão a menos de um mês de estrearem na próxima temporada. A russa abre o calendário no WTA de Brisbane, na Austrália, entre 29 de dezembro e 4 de janeiro. A sérvia atua no WTA de Auckland, na Nova Zelândia, entre 30 de dezembro e 4 de janeiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/12/com-direito-flores-no-fim-sharapova-e-derrotada-por-ivanovic-em-bogota.html

McEnroe critica duplas: 'É um mistério para mim por que ainda se joga'

Ex-tenista afirma que dinheiro gasto com duplistas beneficiaria tenistas de simples. Melhores da atualidade, irmãos Bryan também viram alvo do americano

Por GloboEsporte.comLondres

tênis John McEnroe jogo pelas vítimas de charity (Foto: AP)McEnroe disparou contra as duplas (Foto: AP)
 
Dono de 148 títulos na carreira, sendo 71 de duplas, John McEnroe aparentemente deixou de ser um entusiasta do jogo em equipe. Para o ex-tenista americano, tetracampeão de Wimbledon ao lado de um parceiro em quadra, as duplas deveriam ser descartadas do circuito, por causa de uma perda de identidade do jogo de duplistas e de um lado financeiro que beneficiaria jogadores de simples de menor expressão.

- É um mistério para mim por que ainda se joga duplas até hoje. Eu adoro as duplas, mas eu nem reconheço mais. Se você cortar as duplas e dar o dinheiro para os tenistas de simples ranqueados entre 200 e 1.000, talvez isso faria algo pelo jogo. Então um cara que nunca teve chance de jogar acaba se tornando número 100 do mundo em vez de parar quando ele é 400º. Eu odeio dizer isso, mas a maioria dos tenistas de duplas é jogadores lentos que não são rápidos o suficiente para jogar nas simples - declarou o americano.

Nem mesmo os gêmeos americanos Bob Bryan e Mike Bryan escaparam da crítica de McEnroe. Os irmãos de 32 anos são os atuais líderes do ranking mundial, têm mais de 800 vitórias juntos e ainda são os atuais campeões olímpicos e dos Grand Slams do Aberto da Austrália, de Roland Garros e de Wimbledon. Apesar dos números, McEnroe não acredita que os compatriotas são os melhores duplistas da história.

- Para que você acha que eles estão jogando duplas? Eu gosto deles e sozinhos tentaram manter as duplas caminhando. É algo bacana ver esses gêmeos. Mas às vezes ouço as pessoas dizerem que eles são os melhores duplistas de todos os tempos. Como é? Se você juntar (Roger) Federer e (Rafael) Nadal, eu os escolheria.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/12/mcenroe-critica-duplas-e-um-misterio-para-mim-por-que-ainda-se-joga.html

 

Bombardeio à vista: Lorena e Wallace trocam gentilezas antes de confronto

Opostos de Maringá e Cruzeiro, que se enfrentam na noite deste sábado na cidade paranaense, estão entre os três maiores pontuadores da Superliga masculina

Por Maringá, Paraná

Com as duas equipes separadas por 12 pontos na tabela de classificação, a partida entre Maringá e Cruzeiro, neste sábado, às 19h30m, no ginásio Chico Neto, no Paraná, não chamaria tanta atenção não fosse pelo duelo particular entre dois dos três maiores pontuadores da Superliga masculina. De um lado, Wallace, primeiro do ranking com 113 pontos. Do outro, Lorena, terceiro com 103, um a menos que Rivaldo, do Campinas. O SporTV 2 transmite o confronto ao vivo.

Vôlei wallace cruzeiro sesi (Foto: Alexandre Arruda / CBV) 
Wallace foi o grande nome do Cruzeiro na vitória por
 3 a 0 sobre o Sesi, quarta-feira passada
 (Foto: Alexandre Arruda/CBV)


Campeão da Copa dos Campeões com a seleção e destaque absoluto do time mineiro na vitória arrasadora por 3 a 0 sobre o Sesi-SP, quarta-feira passada, Wallace aposta num duelo equilibrado e já tem a receita para o Cruzeiro chegar à nona vitória consecutiva na competição. 

- A gente tem que pensar em melhorar todo jogo e entrar muito focado em quadra independentemente do adversário. Contra eles, enfrentaremos um ginásio lotado, uma torcida contra, mas precisamos deixar tudo isso de lado para seguir fazendo o que estamos fazendo, que é vencer - explicou o oposto.

Sobre o rival da mesma posição, Wallace lembra que Lorena tem características muito particulares:

- Acho que é sempre difícil jogar contra o Lorena, que é muito bom atacante e tem um estilo muito explosivo dentro de quadra. É o jeito dele, então não podemos cair na pilha e deixá-lo crescer no jogo.

Na cola do titular da seleção brasileira nas estatísticas, Lorena retribuiu a gentileza e fez questão de elogiar o adversário deste sábado.   

- Eu acho que é legal estar entre os primeiros porque ajuda a equipe e te dá moral. É uma rivalidade que já existe há muito tempo, mas é uma rivalidade gostosa. É um jogador que eu admiro muito e está numa fase muito boa. É uma rivalidade legal e eu falo do fundo do meu coração: gosto muito dele pessoalmente...Quem não gosta, né? - disse Lorena.

Apesar do carinho pelo rival, Lorena sabe da importância de uma vitória sobre o líder Cruzeiro. Depois de um início de competição animador, quando o time do levantador Ricardinho conquistou quatro vitórias em seis jogos, as três derrotas consecutivas nas últimas três rodadas acenderam o sinal de alerta no Paraná. Mas nada como um confronto contra o campeão mundial para aumentar a motivação.

LORENA VOLEI DO SESI (Foto: Marcos Ribolli ) 
Apesar do jeito explosivo, Lorena fala com carinho
 do adversário deste sábado, o oposto Wallace 
(Foto: Marcos Ribolli )
 
- Tem o lado ruim, porque nunca poderíamos ter perdido para Juiz de Fora e São Bernardo. Não menosprezando a vitória deles, mas a nossa equipe tem mais jogadores de peso e mais investimento, queremos brigar lá em cima. Mas por outro lado, ter entrado nessa briga no meio da tabela pode nos impulsionar para sair da média e lutar pelas primeiras posições. Perdemos três jogos que não estavam no planejamento, não jogamos nada mesmo. Mas antes da parada vínhamos bem, jogando de igual pra igual com todos os times. O Cruzeiro é um supertime, que está acima dos demais, mas vamos pra dentro deles. Particularmente, acho que jogar contra um time que está muito bem sempre motiva. Mas tudo pode acontecer. É uma oportunidade de dar a volta por cima - afirmou o oposto do Maringá.

Para surpreender o líder invicto da Superliga, Lorena pede o apoio do torcedor paranaense.

- Não tem nem o que falar dessa torcida. Ver o ginásio lotado de pessoas que pagaram ingresso para ver a gente jogar, passando energia positiva, é muito gratificante. É uma coisa que nem esperava em tão pouco tempo, mas eles abraçaram muito rápido o projeto e hoje em dia não tenho dúvida que é a torcida mais bonita do Brasil.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/12/bombardeio-vista-lorena-e-wallace-trocam-gentilezas-antes-de-confronto.html

Após primeira derrota na Superliga, Rio tenta reabilitação diante do Sesi

Vivendo crise financeira, por conta da perda do seu principal patrocinador, time carioca entra em quadra neste sábado disposto a reencontrar caminho das vitórias

Por Rio de Janeiro

Enfrentando atrasos salariais que já chegam a três meses, o Rio de Janeiro entra em quadra neste sábado buscando a reabilitação na Superliga Masculina. O adversário é o Sesi-SP, que aparece em terceiro na classificação, com 20 pontos, logo atrás da equipe carioca, que tem 21. A partida será realizada às 21h30m, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio, com transmissão ao vivo do SporTV e acompanhamento em tempo real do GloboEsporte.com.

Leandro Vissotto na partida de vôlei do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação / Facebook Oficial) 
Leandro Vissotto na partida de vôlei do Rio de Janeiro
 (Foto: Divulgação / Facebook Oficial)
 
Na última quarta-feira, o Rio conheceu a sua primeira derrota na temporada. Dono de um dos elencos mais caros da Superliga, o time comandado por Marcelo Fronckowiak foi superado pelo Minas, pelo placar de 3 sets a 2 (parciais de 21/18, 18/21, 18/21, 24/22 e 17/15), fora de casa. A derrota deflagrou um princípio de crise na equipe carioca, que perdeu o seu patrocinador master, a empresa OGX, do grupo de Eike Batista, no fim de novembro.

Um dos jogadores mais experientes do Rio, o oposto Leandro Vissotto lamentou a situação, revelando que o clima entre os jogadores não é nada bom.

 - É uma situação complicada, mas o time está demonstrando caráter. É difícil porque você é profissional. A gente não está feliz com essa situação. Demos azar ao perdermos nosso patrocinador master. Até fazemos um apelo público para as empresas apoiarem o projeto. Somos o time da cidade olímpica, no esporte que mais trouxe medalhas para o país. É uma situação embaraçosa. Tem que ser solucionada pelo que o voleibol representa para o esporte olímpico brasileiro - afirmou Vissotto.

A diretoria do Rio corre contra o tempo para buscar um novo parceiro para o projeto. Por ora, o clube conta apenas com os patrocínios das empresas Furnas e Ironage, que pagam os salários do atletas que ganham menos, além de auxiliarem a equipe na parte logística. 

- Não podemos prejudicar quem está recebendo. Temos que expor a situação, mas temos que ter um cuidado muito grande. Já estamos vendo muitas pessoas perdendo seus empregos na empresa e isso é muito triste. Somos profissionais e eles (os jogadores que não recebem) também. Estamos juntos na alegria e na dor - afirmou o técnico Marcelo Fronckowiak.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/12/apos-primeira-derrota-na-superliga-rio-tenta-reabilitacao-diante-do-sesi.html

Aniversariante do dia, Alison ganha bolo surpresa e parabéns: 'Emoção'

Na etapa de despedida da parceria de quatro anos com Emanuel, o Mamute completa 28 anos com vitória nas quartas de final e bolo surpresa do amigo

Por Direto de São José, SC






A etapa de São José, quinta da temporada 2013/14 do Circuito Brasileiro, tem contornos especiais para Alison. Além de se despedir de Emanuel, seu parceiro no vôlei de praia por quatro anos, o Mamute está comemorando aniversário nas areias catarinenses. Neste sábado, a festa pelos 28 anos de idade ficou por conta da vitória sobre Evandro/Vitor Felipe por 2 sets a 0 (duplo 21/11) e a classificação para as semifinais.

- Emoção total. Esse é um dos torneios mais difíceis da minha carreira. É o meu aniversário e a última etapa ao lado do Emanuel, então é uma grande mistura de sentimentos. Eu estou dando o meu melhor, ele também, mas estou tentando não pensar tanto que esse pode ter sido um dos nossos últimos jogos. Sem dúvida, vencer aqui em São José seria o melhor presente para coroar isso tudo, até porque hoje também é aniversário do meu pai, então seria uma conquista em dobro - comemorou Alison.


Alison assopra as velas do bolo trazido pelo amigo e parceiro Emanuel (Foto: Túlio Moreira / GloboEsporte.com) 
Alison assopra as velas do bolo trazido pelo parceiro 
Emanuel (Túlio Moreira / GloboEsporte.com)
Após a vitória sobre Evandro/Vitor Felipe, Alison e Emanuel participaram de uma concorrida sessão de autógrafos na arena montada na Avenida Beira-Mar. Na sequência, o Mamute foi “atraído” para a área VIP, onde Emanuel o aguardava com um bolo pelo aniversário de 28 anos. Parceiro de Alison na conquista da prata em Londres 2012, o jogador paranaense também não conseguia esconder a emoção pela despedida da dupla.


- Nós conseguimos alcançar tudo o que queríamos juntos. Espero que, daqui pra frente, ele seja ainda melhor do que foi comigo.  Eu tentei passar a minha experiência com muito carinho, com exemplos, e estou muito feliz por ele ter conseguido absorver tudo isso. Essa é a última etapa do ano, está sendo especial. Que bom que eu e o Alison estamos indo bem nesse momento tão importante. Queremos chegar na melhor forma possível ao final da etapa - disse Emanuel.
Nas semifinais deste sábado, Alison e Emanuel enfrentam Gilmário e João Paulo na busca por uma vaga na decisão. A dupla já faturou dois títulos na temporada 2013/14, no Recife (PE) e no Guarujá (SP), e lidera o ranking masculino. As semifinais masculinas e femininas começam a partir das 18h do sábado, com transmissão ao vivo do SporTV3. No domingo, as finais dos dois naipes tomam conta da telinha do SporTV, a partir das 9h30m.


Alison e Emanuel participam de uma sessão de autógrafos nas areias de São José (SC) (Foto: Túlio Moreira / GloboEsporte.com) 
Alison e Emanuel em sessão de autógrafos em São José 
(Foto: Túlio Moreira/GloboEsporte.com)
Confira os confrontos das semifinais:
- Masculino
Ricardo/Márcio x Jorge/Pedro Solberg
Alison/Emanuel x Gilmário/João Paulo

- Feminino
Talita/Taiana x Juliana/Maria Elisa
Ágatha/Bárbara Seixas x Val/Ângela

Confira os resultados das quartas de final:
- Masculino
Alison/Emanuel 2 x 0 Evandro/Vitor Felipe (21/11, 21/11)
Gilmário/João Paulo 2 x 1 Benjamin/Fernandão (22/24, 22/20, 16/14)
Ricardo/Márcio 2 x 1 Álvaro Filho/Edson Filipe (21/17, 16/21, 15/13)
Jorge/Pedro Solberg 2 x 0 Thiago/Oscar (21/18, 21/13)


- Feminino
Ágatha/Bárbara Seixas 2 x 0 Maria Clara/Carol (21/17, 22/20)
Lili/Rebecca 1 x 2 Val/Ângela (21/19, 18/21, 17/19)
Talita/Taiana 2 x 0 Josi/Raquel (21/14, 21/15)
Juliana/Maria Elisa 2 x 1 Elize Maia/Fernanda Berti (17/21, 21/14, 15/13)



Alison e Emanuel comemoram vitória e classificação para as semifinais (Foto: Túlio Moreira / GloboEsporte.com) 
Alison/Emanuel comemora classificação para semifinais 
(Foto: Túlio Moreira / GloboEsporte.com)
*O repórter viajou a convite da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV)

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2013/12/aniversariante-do-dia-alison-ganha-bolo-surpresa-e-parabens-emocao.html

Brasília leva jogo emocionante para o tie-break e passa pelo Pinheiros

Equipe de Paula Pequeno, Érika e companhia conta com o apoio da torcida, vira a partida e conquista vitória importante diante da forte equipe paulista em Taguatinga

Por Taguatinga, Distrito Federal


A força da torcida e a experiência das jogadoras do Brasília fizeram toda a diferença na vitória deste sábado diante do Pinheiros, por 3 sets a 2 (20/22, 21/14, 13/21, 21/17 e 15/10), em duelo que fechou a oitava rodada da Superliga feminina de vôlei, no Ginásio do Sesi, em Taguatinga, no Distrito Federal.

O jogo repleto de ralis emocionantes, viradas e muitas falhas de ambas as equipes teve o destaque de Elisangela, além do poder de decisão de Paula Pequeno e Érika. Com o Pinheiros exibindo um grande pode defensivo, a vitória do time da capital federal reanimou os ânimos das comandadas de Sérgio Negrão.

Equilíbrio e uma defesa afiada

Logo no primeiro set o Pinheiros começou em vantagem com a boa exibição do setor defensivo. A tônica do jogo já se construía no primeiro rali disputado logo no segundo ponto. De forma rápida, o Pinheiros abriu 5 a 1 em cima das donas da casa. O técnico Sérgio Negrão parou o jogo e aproveitou para chamar a atenção das jogadoras do Brasília. O resultado foi positivo e o placar ficou igual em 12 a 12. Apesar do esforço, o Pinheiros manteve os bons bloqueios e chegou ao set point. Ananda sacou, mas Paula Pequeno salvou e empatou o duelo em 20 a 20. Novamente a equipe paulista teve o ponto do set nas mãos com o placar em 21 a 20, e dessa vez, Lara não perdoou, fechando o placar em 22 a 20. 

As duas equipes voltaram à quadra com a mesma formação do primeiro set. O Brasília tirou o zero do placar mostrando que a batalha seria mais dura ainda no segundo set. As donas da casa abriram 11 a 8 com as boas investidas de Elisangela, um dos grandes destaques da partida. A torcida local apoiava e as atletas respondiam dentro de quadra com pontos, para desespero do técnico Wagão. Com o erro da capitã Andreia, o Brasília teve a chance de fechar o set. Elisangela sacou a bola sobrou e, de primeira, Paula Pequeno empatou a partida em 1 a 1, fechando o set em 21 a 14.


Brasília superou o Pinheiros por 3 sets a 2 pela Superliga (Foto: Frame SporTV) 
Brasília superou o Pinheiros por 3 sets a 2 pela Superliga 
(Foto: Frame SporTV)
O terceiro set não foi nem um pouco diferente dos dois anteriores: um começo bastante equilibrado. O Pinheiros voltou a abrir vantagem em 8 a 4 e a torcida parecia sentir a dificuldade do Brasília em furar o bloqueio defensivo das adversárias. Com Vivian e Andreia caprichando no bloqueio, o time paulista manteve a vantagem de quatro pontos em grande parte da etapa. Os erros do Brasília facilitaram a vida do time paulista, que logo abriu 17 a 10. Um erro de saque matou o set sem dificuldades em 21 a 13 para o Pinheiros: 2 sets a 1.

Poder de reação com o apoio da torcida

O Pinheiros retornou para a quadra focado em fechar o duelo. Os bons levantamentos de Macris achando Lara e Andreia colocaram a equipe do técnico Wadão em vantagem: 8 a 5. Em um momento decisivo, a experiente americana Scott tratou de colocar o Brasília novamente na partida. O equilibro na reta final do set agitava o torcedor no ginásio do Sesi em Taguatinga. A virada veio e Paula Pequeno fez 17 a 15 para o Brasília. Com força, a equipe da capital fechou o set em 21 a 17, levando o jogo para o tie-break.


 O quinto e decisivo set começou com muita empolgação do Brasília. Apoiado pela torcida, a defesa começou a funcionar, e Érika e Elisangela abriram a vantagem para o time da casa: 7 a 1. Os ralis que já eram emocionantes, ficaram mais ainda com a reação do Pinheiros, diminuindo o placar para 7 a 3.  O torcedor gritava: "Saca na Samara", jogando a pressão para a jovem atleta do Pinheiros. Paula Pequeno fez o décimo ponto do Brasília, mantendo uma vantagem de cinco pontos, incendiando ainda mais a partida. Para a alegria do técnico Sérgio Negrão, Paula Pequeno fez o ponto decisivo e fechou em 15 a 10 o set desempate.

Brasília: Erika, Elisangela, Paula Pequeno, Dani Scott, Vivi Goes e Verê.
Entraram: Eli, Patrola, Ju Maranhão, Flavinha e Fernanda.
Técnico: Sérgio Negrão.

Pinheiros: Andréia, Samara, Vivian, Lara, Ellen, Macris, Léia.
Entraram: Glau, Ananda e Aline.
Técnico: Wagão.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/12/brasilia-leva-jogo-emocionante-para-o-tie-break-e-passa-pelo-pinheiros.html

Rio sofre apagão no início do jogo, mas acorda e vence o Praia em casa

Em partida muito disputada, equipe carioca sofre 2 a 0, mas empata e vira no tie-break, empurrada pela torcida e nas mãos de Brankica Mihajlovic e Régis

Por Rio de Janeiro

A noite de quinta-feira foi de chuva forte, causando diversos problemas em pontos diferentes da cidade do Rio de Janeiro. Muitas residências ficaram sem luz. No Tijuca, diversas ruas ficaram alagadas. E, nesta sexta-feira, apesar do tempo ter melhorado na Cidade Maravilhosa, quem sofreu um apagão foi o time do Rio de Janeiro diante do Praia Clube, justamente no ginásio do Tijuca Tênis Clube, no bairro da Zona Norte, em jogo válido pela Superliga feminina de vôlei. As meninas estavam desligadas no início, mas as broncas e substituições do técnico Bernardinho, além da força vinda da torcida nas arquibancadas, fizeram com que o time acordasse e se recuperasse.

Após começar perdendo por 2 a 0, a equipe carioca melhorou, viu o adversário perder a confiança no saque, virou, principalmente por conta dos ataque forte e dos pontos de Brankica Mihajlovic e do poder de decisão de Régis, e venceu por 3 a 2, parciais de (17/21, 16/21, 21/19, 21/18 e 15/11). Com isso, o time de Bernardinho segue na cola do líder Osasco.

- Eles começaram bem, mas melhoramos depois. Acho que jogamos como um time. Não fomos bem em alguns momentos, estou feliz que ganhamos, mas acho que temos muito a evoluir ainda - relatou Mihajlovic.

Na próxima partida, o Rio pega o Sesi-SP, em São Paulo, na terça-feira, às 21h (de Brasília). Já a equipe mineira encara o Brasília, no mesmo dia, às 19h30m.

O jogo
O primeiro set começou bastante equilibrado, mas ruim tecnicamente, com muitos erros. A diferença era que a recepção do Rio era bem pior que a do Praia. Mas no quesito bloqueio, as cariocas estavam melhores que as rivais. No ataque, o time de Bernardinho contou com a força ofensiva de Brankica Mihajlovic. Do lado mineiro, Monique usou sua versatilidade para pontuar tanto com saque, bloqueio e ataque. Aliás, ela estava muito bem no jogo e foi a melhor da etapa. No final da primeira parcial, o Rio estacionou nos 17 pontos, e deu Praia, de virada, por 21 a 17.

A partida melhorou na parte técnica no segundo set. Mayhara brilhou. Uma jogada de ataque da meio de rede, que deixou as jogadoras do Rio no chão, chamou a atenção, marcando 7 a 6 no placar. A mesma atleta forçou pelo meio e contou com o erro de recepção de Gabi para ampliar. Em seguida, ela bloqueou o ataque forte da canadense Sarah Pavan. O Praia errava pouco. Herrera, que não jogava há quase um ano, também estava bem. Bernardinho parou o jogo e deu bronca nas atletas, mas nada dava certo para o time da casa. Resultado do segundo set, 21 a 16 para as mineiras.


Bernardinho fez algumas alterações, mas as meninas do Rio ainda pareciam desligadas. Logo no segundo ponto do Praia no terceiro set, Juliana Carrijo sacou em cima de Régis, que errou a manchete. Depois, elas conseguiram se recuperar no aspecto emocional e melhoraram na parte técnica, abrindo 5 a 3. Mais tarde, foi o Praia quem "dormiu" um pouco, cometendo alguns erros em sequência. O time de Spencer Lee conseguiu empatar em 16 a 16 em um bloqueio bem feito de Mayhara. As mineiras ainda reclamaram de dois lances: uma invasão pelo alto do Rio e um toque de Juciely em bola de ataque que foi para fora. A arbitragem falhou ao favorecer as cariocas, e Régis, do Rio, fechou em 21 a 19 no set mais disputado do jogo.

O Rio era outro no quarto set. Após vencer sua primeira parcial no jogo, a equipe de Bernardinho acordou. Os saques melhoraram, os bons ataques de Mihajlovic voltaram e se somaram à mão pesada de Bruna, que veio do banco. Régis ainda fez um belo ponto de segunda na rede. O semblante das cariocas era outro. O Praia parecia preocupado e acabou sucumbindo: 21 a 18, com ponto decisivo de Regiane.

No tie-break, o time de Uberlândia entrou bem, mas a torcida empurrou o Rio de Janeiro, que foi para cima e cresceu. Pressionadas, as mineiras erravam. Em uma jogada sensacional de Fofão, Herrera botou para fora no ataque. Como se não bastasse, Spencer Lee ainda levou um cartão amarelo por reclamação. Mihajlovic estava demais. A estrangeira do Rio brilhou e chegou a 17 pontos no jogo, fechando o duelo com 15 a 11 na parcial e levando o Troféu Viva Vôlei de melhor da partida.

Confira os resultados da noite:

Osasco 3 x 1 Sesi-SP (21/18, 21/19, 15/21 e 21/16)
Campinas 3 x 1 Barueri (19/21, 21/12, 21/10 e 21/13)
São Bernardo 0 x 3 São Caetano (13/21, 18/21 e 11/21)
Araraquara 3 x 2 Minas (21/18, 9/21, 21/19, 20/22 e 15/12)
Maranhão 3 x 2 Rio do Sul (21/19, 11/21, 21/16, 21/9 e 15/9)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/12/rio-sofre-apagao-no-inicio-do-jogo-mas-acorda-e-vence-o-praia-em-casa.html

Após derrota, Sesi-SP liga alerta, mas Fabiana diz: 'Temos equipe para lutar'

Equipe soma cinco quedas em oito jogos, mas confia em elenco para reagir

Por Osasco, SP

Não que seja uma crise. Mas, com cinco derrotas em oito jogos na Superliga, o Sesi-SP liga seu alerta na Superliga. Depois de perder para o Osasco na noite de sexta-feira, o time da capital deixou a quadra insatisfeito com o desempenho. Capitã da equipe, Fabiana afirma que o time precisa reencontrar seu melhor momento para crescer na competição.

- Eu acho que a gente tem muitos momentos de altos e baixos. Precisamos encontrar o momento de nos manter por cima. Temos equipe para lutar por isso. Agora, é refrescar a cabeça e tentar vencer as partidas. Acho que é chato passar por isso. Mas precisamos pensar e fazer o nosso melhor. Precisamos pesar em como subir mais. Só isso.

Fabiana Sesi-SP Superliga vôlei (Foto: Lucas Dantas / Sesi-SP) 
Fabiana em ação durante derrota para o Osasco 
(Foto: Lucas Dantas / Sesi-SP)

O técnico Talmo de Oliveira concorda. Para o treinador, o time tem feito algumas boas partidas após o retorno de Dani Lins, que conquistou a Copa dos Campeões com a seleção brasileira. Ele, no entanto, diz que o Sesi precisa ser mais constante. 

- A gente tem time para se manter, equilibrar, crescer na competição. Estamos na metade de um turno ainda, temos muitos jogos pela frente. Sofremos um pouco no início, com a falta de jogadoras, com apenas uma levantadora. E pegamos uma sequência de jogos difíceis. Mas, com a chegada da Dani, temos feito bons jogos. Isso nos deixa tranquilos.

Na próxima terça-feira, o Sesi-SP tem mais uma partida complicada pela frente. O time de São Paulo encara o Rio de Janeiro, em casa, às 21h.

GUIA DA RODADA #38: último capítulo com dramas e esperanças

Brasileirão chega ao fim com gigantes apavorados pelo rebaixamento e briga forte por vaga na Libertadores

Por Rio de Janeiro

Seis times se acotovelam contra o rebaixamento. Outros quatro alimentam esperanças com o G-3. E o Brasileirão chega a sua última rodada com muito a ser definido. É bem verdade que o campeonato já tem campeão, já tem dois rebaixados, já tem dois times garantidos na Libertadores, mas não deixa de ter a agonia daqueles que frequentam a parte inferior da tabela e a confiança daqueles que habitam o bloco superior. Neste domingo, haverá torcedores deprimidos e eufóricos, por seu time ou pelos rivais, e isso já basta para movimentar os últimos jogos da principal competição do país.

A luta contra o rebaixamento é particularmente interessante. Do sexteto ameaçado, quatro já foram campeões brasileiros: Fluminense, Vasco, Coritiba e Inter. A eles, somam-se Criciúma e Portuguesa, mas a queda da Lusa só seria possível com uma revolução cósmica - a conjunção de cinco resultados mais a retirada de uma diferença de 11 gols de saldo. Impossível.

Destaque para o drama dos cariocas. Flu e Vasco não conseguirão se salvar juntos. É certo que pelo menos um deles cairá. O Tricolor tem situação pior na tabela, mas joga contra uma equipe já relaxada, o Bahia, sem riscos de queda, ao passo que o Cruz-Maltino está melhor colocado, mas encara um oponente que busca a vitória para ir à Libertadores - o Atlético-PR. 



FLAMENGO x CRUZEIRO
Confronto bolinha FLAMENGO X CRUZEIRO (Foto: Editoria de arte)SÁBADO, 19H30M - MARACANÃ
Esse será o jogo com mais clima de festa na última rodada. O jogo dos campeões. O campeão brasileiro por antecipação - e haja antecipação - enfrentará o recente campeão da Copa do Brasil. O Flamengo, que já está livre do rebaixamento, promete até apresentar a taça mais uma vez aos torcedores e vai entrar em campo praticamente com a força máxima - o zagueiro Wallace, suspenso, e Chicão, ainda no departamento médico, não estarão em campo. O Cruzeiro também terá desfalques por contusão - o volante Nilton, além dos meias Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro, já estão, com certeza, fora de combate. A grande motivação para as duas equipes será terminar a temporada com uma vitória para coroar o bom fim de ano. Principalmente o clube mineiro, que ganhou com sobras o Brasileirão e, se mantiver o elenco, tem tudo para dar alegrias à sua torcida, especialmente na Libertadores.
Cartola F.C.: Flamengo e Cruzeiro, campeões da Copa do Brasil e Brasileirão, respectivamente, fazem o jogo de entrega das faixas, no Maracanã. Mas para o atacante Hernane a partida ainda vale muito. O Brocador vai atrás de três gols no jogo para alcançar Éderson no topo da artilharia do campeonato, e por isso se torna a principal opção de escalação no rubro-negro. O camisa 9 custa C$ 16.62. Já pelo lado da Raposa o goleiro Fábio, que custa 20.74 cartoletas, e terá a missão de parar o artilheiro, pode ser uma boa aposta. Em um dia inspirado, o paredão cruzeirense pode render bons pontos com defesas difíceis.
Na TV: PremiereFC 1 e PFC HD, com Eduardo Moreno e Carlos Eduardo Lino.
Arbitragem: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC) apita o jogo, auxiliado por Altemir Hausmann (RS) e Celso Barbosa de Oliveira (SP). 
Você sabia que...: Flamengo e Cruzeiro se enfrentaram 22 vezes no estado do Rio de Janeiro pelo Campeonato Brasileiro, sendo 18 delas no Maracanã, duas em Volta Redonda (Fla 6 a 2, em 2004, e Cruzeiro 2 a 1, em 2010) e duas no Engenhão (Fla 5 a 1, em 2011, e 1 a 1, em 2012). Nesses 22 confrontos no Rio de Janeiro, o Cruzeiro leva uma pequena vantagem. Foram nove vitórias da equipe mineira, contra oito triunfos do Fla e cinco empates. Já nos gols marcados, vantagem rubro-negra: 34 gols rubro-negros e 26 da equipe mineira.


NÁUTICO x CORINTHIANS
Confronto bolinha NÁUTICO X CORINTHIANS (Foto: Editoria de arte)SÁBADO, 19H30M - ARENA PERNAMBUCO
O pior time do Brasileirão, primeiro a ser rebaixado, até tem motivação para a partida deste sábado: conseguir ao menos um empate na Arena Pernambuco para não entrar para a história como o lanterna com pior campanha do Brasileirão na era dos pontos corridos. Empatado nos 17 pontos ganhos com o América-RN em 2007, o time também fica igualado no quesito de vitórias, mas perde no saldo de gols. Portanto, precisa de ao menos um ponto para ultrapassar o Mecão. Segundo o volante Derley, será questão de honra para a equipe. Mas o momento continua tenso, desde ameaça de greve dos jogadores sempre rondando o clube até a agressão sofrida por Gustavo Henrique na última terça, quando um torcedor de organizada jogou-lhe uma cadeira. Já o Timão, sem chance de vaga na Libertadores, vai querer ao menos uma vitória para dar a Tite despedida à altura. Seria uma homenagem e tanto. Mas a equipe terá formação bem diferente. Gil e Douglas, suspensos, estão fora da partida. O zagueiro Paulo André, o meia Renato Augusto e o atacante Emerson também não devem jogar. Em compensação, Pato estará em campo.
Cartola F.C.: o Náutico se despede da Série A tentando quebrar a sequência de 12 derrotas consecutivas. E a principal arma do Timbu é o veloz Maikon Leite, artilheiro da equipe na competição com sete gols. Ele custa C$ 11.94. No Corinthians, o zagueiro Cleber, que substitui o suspenso Gil, surge como uma boa aposta para os cartoleiros. O jogador disputou nove partidas no Brasileirão e tem uma ótima média de pontos: 6.73. Quem quiser contar com ele entre os onze terá que desembolsar 13.45 cartoletas.

Na TV: SporTV Rede (menos PE) e PremiereFC 2, com Milton Leite e Wagner Vilaron

Arbitragem: Elmo Alves Resende Cunha (GO) apita o jogo, auxiliado por Eberval Lodetti (SC) e Gean Carlos Menezes de Oliveira (RR).

Você sabia que...: este jogo entre Náutico e Corinthians marca o confronto entre os dois piores ataques deste Brasileiro 2013: Náutico, com 21 gols marcados e Corinthians, com 27.


BOTAFOGO x CRICIÚMA
Confronto bolinha BOTAFOGO X CRICIÚMA (Foto: Editoria de arte)DOMINGO, 17H - MARACANÃ
Esse jogo tem briga nos dois extremos: por vaga na Libertadores e fuga da queda. No caso da briga de cima, a semana foi confusa para o Botafogo. O técnico Oswaldo de Oliveira acerta com o Santos. Rumores dão conta de que Seedorf também pode sair... É, o clima de desmonte não é nada bom. Mas ainda há chances. O time promete fazer a sua parte. Em quinto lugar, com 58 pontos ganhos, precisa da vitória e torce por tropeços do Goiás, em quarto - o Esmeraldino recebe o Santos -, e o Atlético-PR, em terceiro, com 61 - enfrentará o Vasco. Além disso tudo, os alvinegros ainda terão de secar a Ponte Preta na final da Copa Sul-Americana para a Macaca não roubar uma das vagas do G-4... Já o Tigre depende de si para escapar da degola. Se vencer no Rio, nem precisa torcer por outro resultado. E o restrospecto é excelente: nas cinco últimas partidas, a equipe catarinense ganhou quatro. Tanto que subiu para o 15° lugar, com 46 pontos. Mas se perder, precisa torcer para que ao menos dois entre Coritiba, Vasco e Flu não vençam.
Cartola F.C.: ainda na briga por uma vaga no G-4, o Botafogo promete ser ofensivo diante do Criciúma. Uma boa aposta para a partida é o técnico Oswaldo de Oliveira, já que a pontuação dele se dá pela média de todos os jogadores que entrarem em campo. O treinador sai por C$ 12.21 no mercado. Pelo lado do Tigre, Wellington Paulista tem sido decisivo. O artilheiro já soma 11 gols no Brasileirão, e é sempre uma ótima opção de escalação no time catarinense. Ele custa somente 8.61 cartoletas.

Na TV: PremiereFC 1 e PFC HD, com Roby Porto e Edinho.

Arbitragem: Paulo Cesar de Oliveira (SP) apita o jogo, auxiliado por Altemir Hausmann (RS) e Pablo Almeida da Costa (MG).

Você sabia que...: neste Brasileiro 2013, o Criciúma perdeu seis dos sete jogos que disputou contra equipes cariocas. A única vitória foi contra o Vasco no Heriberto Hülse por 3 a 2, pela 28ª rodada. Estas foram as seis derrotas para times cariocas:
Flu 3x0, dia 02/06, Moarcyzão
Fla 3x0, dia 08/06, Heriberto Hülse
Vasco 3x2, dia 27/07, São Januário
Bota 2x1, dia 08/09, Heriberto Hülse
Flu 2x1, dia 18/09, Heriberto Hülse
Fla 4x1, dia 29/09, Maracanã 



 SÃO PAULO x CORITIBA

Confronto bolinha SÃO PAULO X CORITIBA (Foto: Editoria de arte)DOMINGO, 17H - NOVELLI JUNIOR (ITU)
Um ano para esquecer. Esse foi o do São Paulo. Sem títulos, chegou a brigar na zona de rebaixamento até a chegada de Muricy. O time se recuperou, Ganso também, e o Tricolor paulista chegou a ter esperanças de conquistar uma vaga no G-4 e a Copa Sul-Americana, mas faltou fôlego. Agora, cabe apenas aos jogadores uma boa despedida no Brasileirão para sobreviverem à barca que promete passar para 2014. A motivação certamente será menor que a do Coritiba. O Coxa entrará em campo mais ligado do que nunca. Precisa vencer fora de casa para escapar definitivamente de outra degola. Em 16º, com 45 pontos ganhos, pode até ser derrotado e permanecer na Primeira Divisão, contanto que nem o Vasco nem o Fluminense vençam. Mas é melhor resolver por si.
Cartola F.C.: Rodrigo Caio já roubou 53 bolas e ajudou o São Paulo a sair de campo sem levar gols em 12 oportunidades  neste Brasileirão. Não à toa ele tem a melhor média de pontos do time (5.29), e por isso é sempre uma opção segura no Tricolor Paulista. O preço do jogador também é bom: 15.01 cartoletas. No lado do desesperado Coritiba, vale uma aposta arriscada no goleiro Vanderlei, que custa C$ 19.10. Ele já realizou 67 defesas difíceis em 37 partidas, e terá que fechar o gol novamente para tentar manter o Coxa na Série A.

Na TV: Rede Globo para SP e PR, com Cleber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba; e SporTV 2 e PremiereFC 2, com Jota Jr e Belletti.

Arbitragem: Pablo dos Santos Alves (ES) apita o jogo, auxiliado por Alessandro Rocha de Matos (BA) e Fabiano da Silva Ramires (ES).

Você sabia que...: em São Paulo, o Coritiba não derrota o São Paulo desde o returno do Brasileirão 2004 quando venceu por 3 a 2, gols de Aristizábal, Tuta e Roberto Brum para o Coxa. Danilo e César Sampaio descontaram para o Tricolor. Além desta vitória em 2004, o Alviverde conseguiu apenas mais um triunfo diante do São Paulo em São Paulo pelo Campeonato Brasileiro, vencendo por 1 a 0, em 1985.


BAHIA x FLUMINENSE
Confronto bolinha BAHIA X FLUMINENSE (Foto: Editoria de arte)DOMINGO, 17H - FONTE NOVA
No apagar das luzes da 37ª rodada, um gol salvador no fim deu a vitória sobre o Cruzeiro e livrou o Bahia de precisar jogar a partida de sua vida contra o Tricolor carioca para se manter na Série A. Mas nem por isso o Fluminense terá moleza para escapar da degola. Durante a semana, tanto torcedores quanto a diretoria só falam em vencer de qualquer forma a partida, que terá casa cheia. E é bom o clube das Laranjeiras tomar cuidado. Após ter voltado da Série B, o Bahia já foi carrasco em um rebaixamento, e na última rodada: em 2011, derrotou o Ceará e o mandou para a Série B. Para piorar, Fernandão, de malas prontas para o futebol turco, se despede da torcida e promete boa atuação. O que faz o Fluminense ter de se armar bem na defesa e no ataque. Não há outro resultado que interesse senão a vitória. Em 18º, com 43 pontos, chegará a 46 e vai precisar de tropeços de dois de três que ainda brigam para não cair - Vasco, Coritiba e Criciúma. Fora isso, o goleiro Marcelo Lomba sonha viver mais um dia de muralha. Torcedor do Vasco na infância e cria da base do Flamengo, disse que quer manter a dignidade do campeonato. O prenúncio é de sofrimento até o minuto final para a torcida do Tricolor carioca. 
Cartola F.C.: depois de fechar o gol contra o Cruzeiro, o goleiro Marcelo Lomba assumiu a ponta de melhor média de pontos do Bahia, com 4.95. Como o Fluminense precisa vencer a partida para tentar se livrar do rebaixamento, deve dar trabalho a Lomba, que pode aparecer bem nas defesas difíceis. Ele custa C$ 16.88. No Tricolor Carioca, Rafael Sobis é a grande esperança. O atacante tem nove gols no Brasileirão e uma ótima média: 5.78 pontos por jogo. No entanto, é um jogador caro no mercado: C$ 21.69.

Na TV: PFC, com Luiz Carlos Júnior e Roger Flores.

Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (RS) apita o jogo, auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Rafael da Silva Alves (RS).

Você sabia que...: há 24 anos (ou 19 jogos), uma partida entre Bahia e Fluminense pelo Campeonato Brasileiro não termina sem gols. O último 0 a 0 foi dia 09 de fevereiro de 1989, no Maracanã, na 1º partida das semifinais do Brasileirão 88.


ATLÉTICO-PR x VASCO
Confronto bolinha ATLÉTICO-PR X VASCO (Foto: Editoria de arte)DOMINGO, 17H - ARENA JOINVILLLE
Tem tudo para ser o jogo mais emocionante da última rodada do Brasileirão. Os dois clubes representam a disputa acirrada pela parte de cima e de baixo da tabela. Ainda punido com o mando de campo, o Furacão enfrentará o Vasco na Arena Joinville tentando se refazer da derrota para o Flamengo na final da Copa do Brasil. Obter a vaga para a Libertadores virou questão de honra. Em terceiro lugar, com 61 pontos, precisa reagir diante da sequência negativa: conseguiu apenas duas vitórias nos últimos oito jogos. Vai precisar, e muito, da experiência de Paulo Baier, da velocidade de Marcelo Cirino e o oportunismo de Ederson, artilheiro do campeonato. O Rubro-Negro paranaense terá pela frente um adversário em desespero. Puxando a fila do Z-4, com 44 pontos ganhos, o Vasco fará de tudo pela vitória. E sabe que só isso não bastará. Depende de tropeço ou do Coritiba ou do Criciúma, acima na tabela.  
Cartola F.C.: para se garantir na Libertadores 2014, o Atlético-PR precisa mais do que nunca dos gols de Éderson. Artilheiro do Brasileirão com 17 gols, o baixinho tem a melhor média de pontos do Furacão no fantasy game: 6.37. Para contar com ele, o cartoleiro terá que pagar C$ 18.29. No Vasco, o atacante Edmílson vem embalado nesta reta final de Brasileirão. Ele marcou gols importantes nos dois últimos jogos e custa apenas 8.55 cartoletas.
Na TV: Rede Globo para todo o Brasil, menos SP, PR e BA, com Luis Roberto, Júnior e Arnaldo Cezar Coelho; SporTV (menos PR) e PremiereFC 2, com Jader Rocha e Lédio Carmona.
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (MG) apita o jogo, auxiliado por Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Guilherme Dias Camilo (MG).
Você sabia que...: o Vasco é apelidado por sua torcida de "time da virada", mas o Atlético-PR é a equipe que mais vence de virada neste Campeonato Brasileiro, ao lado do Vitória. Das 17 vitórias da equipe paranaense na competição, seis foram de virada.  Dessa forma o Furacão derrotou Ponte Preta, Portuguesa, Atlético-MG, Criciúma, Flamengo e Coritiba. Já o Vasco não conseguiu vitória alguma de virada neste campeonato.  


INTERNACIONAL x PONTE PRETA
Confronto bolinha INTERNACIONAL X PONTE PRETA (Foto: Editoria de arte)DOMINGO, 17H - CENTENÁRIO
Entre os que ainda têm chance de rebaixamento, a situação do Colorado é, disparadamente, a mais tranquila. Na verdade, praticamente nula. Primeiro, porque tem uma frente de três pontos sobre o Vasco, o primeiro dos quatro que compõem o Z-4. Ou seja, precisa apenas de um ponto para se livrar sem olhar para outros resultados. E mais: vai jogar em casa contra uma equipe já rebaixada, a Ponte Preta, no momento com a cabeça única e exclusivamente na decisão da Copa Sul-Americana, contra o Lanús. Resumo: a Macaca deverá entrar em campo neste domingo com a equipe praticamente reserva. Na primeira partida da final sul-americana, o empate por 1 a 1, no Pacaembu, na última quarta-feira, deu esperanças à equipe de Campinas de conquistar um título que entraria para a história. 
Cartola F.C.: o Internacional tem uma oportunidade de encerrar o Brasileirão com uma boa vitória. Portanto, escalar o técnico Clemer, que custa C$ 14.05, pode ser uma ótima opção, já que a nota do treinador é a soma da média de todos os jogadores em campo.

Na TV: PremiereFC 7, com Ramiro Ruschel e Mário Marcos

Arbitragem: Alício Pena Júnior (MG) apita o jogo, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Edílson Frasão Pereira (TO).

Você sabia que...: a primeira partida disputada entre Ponte Preta e Internacional pelo Campeonato Brasileiro aconteceu dia 24 de novembro de 1976, no Beira-Rio e terminou com vitória do Colorado por 2 a 0, gols de Caçapava e Jair.



GOIÁS x SANTOS

Confronto bolinha GOIÁS X SANTOS (Foto: Editoria de arte)DOMINGO, 17H - SERRA DOURADA
Vencer em casa e torcer por uma derrota do Atlético-PR para o Vasco. Essa seria a combinação perfeita para o Goiás conseguir a classificação para a Libertadores de 2014 sem precisar secar a Ponte Preta diante do Lanús na final da Copa Sul-Americana. Com os dois resultados do Brasileirão, o Esmeraldino se garantiria na terceira posição e não correria o risco de ter a vaga tomada pela Macaca. Mas se houver vitória no Serra Dourada sem tropeço no Paraná, o jeito vai ser Walter & Cia. ficarem ligados na TV na próxima quarta-feira e vibrarem com os gols dos hermanos para sobrar uma quarta vaga pelo Brasileirão. Mas é bom ficar de olho no Peixe. Mesmo sem objetivos, o time anda aprontando com quem está sonhando com o G-4. Semana passada, o próprio Furacão não teve moleza e saiu derrotado por 2 a 1. Ainda por cima, mudanças está à vista, como a chegada de Oswaldo de Oliveira e reforços. Portanto, vai ter muita gente querendo mostrar serviço para continuar.
Cartola F.C.: dono da melhor média de pontos do Goiás (5.00), o atacante Walter é a opção mais confiável do Esmeraldino para o duelo contra o Santos. Ele é o segundo jogador que mais finaliza no campeonato (107 no total até o momento), já marcou 13 gols e sai baratinho no mercado: 7.69 cartoletas. No Peixe, além de Cícero, que vive excelente fase, o goleiro Aranha pode ser uma boa opção de custo-benefício. A tendência é que ele seja bastante exigido, o que pode render pontos com defesas difíceis, e ele vale apenas C$ 8.62 no mercado.

Na TV: PremiereFC 6, com Victor Roriz e Monara Marques

Arbitragem: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS) apita o jogo, auxiliado por Kleber Lucio Gil (SC) e Carlos Berkenbrock (SC).

Você sabia que...: na história do Campeonato Brasileiro, o Santos venceu o Goiás apenas duas vezes em Goiânia (4 a 3, em 2005, e 4 a 1, em 2010). Foram 19 jogos na capital goiana, com dez vitórias do Goiás, sete empates (seis deles em 0 a 0) e duas vitórias santistas, 30 gols do Goiás e 16 do Santos. Desses 19 jogos em Goiânia, 17 foram disputados no Serra Dourada e dois no antigo estádio Pedro Ludovico (0 a 0 em 1973 e Goiás 3 a 2 em 1974).


ATLÉTICO-MG X VITÓRIA
Confronto bolinha ATLÉTICO-MG X VITÓRIA (Foto: Editoria de arte)DOMINGO, 17H - INDEPENDÊNCIA
Primeiro foi o Goiás, que saiu derrotado por 4 a 1. Depois, o Fluminense foi a última vítima, com um empate por 2 a 2 que poderia ter sido derrota, em pleno Maracanã. Seja na parte de cima ou de baixo da tabela, o Galo, há muito tempo sem chance de nada no Brasileiro, anda fazendo vítimas na sua preparação em ritmo de "treino" antes da viagem para o Marrocos em busca do sonhado Campeonato Mundial de Clubes da Fifa. E a despedida será em casa, no Independência, diante de um Vitória ainda com esperanças de obter a tão sonhada vaga para a Libertadores. Em sexto lugar, com 61 pontos, a equipe baiana precisa e muito da vitória fora de casa e ao menos empate dos dois adversários diretos pela vaga - Goiás e Botafogo - para manter acesa a chama da esperança da vaga. Depois, ainda terá de secar a Ponte Preta na final da Sul-Americana. É muita coisa, mas nada impossível de acontecer.
Cartola F.C.: o Atlético-MG se despede da sua torcida antes de embarcar para o Mundial, no Marrocos. E a grande novidade é Ronaldinho Gaúcho, que volta ao time após dois meses fora por conta de uma lesão. Cheio de disposição para mostrar que está inteiro, o meia é uma boa alternativa de escalação. Ele custa C$ 17.99. No Vitória, o centroavante Dinei é a principal esperança de gols. O cartoleiro que quiser contar com o artilheiro do Rubro-Negro Baiano terá que pagar 13.79 cartoletas.
Na TV: Rede Globo para BA, com Thiago Mastroianni e Darino Sena; PremiereFC 4, com Jaime Junior e Leo Figueiredo.

Arbitragem: Heber Roberto Lopes (PR) apita o jogo, auxiliado por Rogério Pablos Zanardo (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP).

Você sabia que...: a única vitória baiana em Belo Horizonte neste confronto aconteceu há 14 anos. Na oportunidade, dia 15 de setembro de 1999, o Vitória venceu o Atlético por 2 a 1 no Estádio Independência, em partida válida pelo Brasileiro.



PORTUGUESA x GRÊMIO
Confronto bolinha PORTUGUESA X GRÊMIO (Foto: Editoria de arte)DOMINGO, 17H - CANINDÉ
Livre do rebaixamento na penúltima rodada, a Lusa viveu momentos tensos na semana de despedida do Brasileirão. Com quatro meses de salários atrasados, os jogadores fizeram greve na quarta-feira e não participaram do treino. Revoltados e com apoio do Bom Senso, pressionaram o novo presidente do clube a pelo menos depositar dois meses antes da partida. Do outro lado, o Tricolor Gaúcho não tem nada a ver com isso. Precisa apenas de um empate para garantir o segundo lugar e, com isso, se livrar de disputar a Pré-Libertadores - os dois primeiros e o campeão da Copa do Brasil entram direto na maior competição sul-americana.
Cartola F.C: o atacante Gilberto tem uma das melhores relação custo-benefício do fantasy game. Sai por apenas C$ 7.84 e tem média de 6.25 pontos. Por isso, é a melhor aposta da Lusa para o jogo contra o Grêmio, no Canindé, onde marcou nove do seus 14 gols no Brasileirão. No Tricolor Gaúcho, o veterano Zé Roberto é um bom nome. Ele aparece bem tanto na marcação (tem 37 roubadas de bola), quanto no ataque (3 gols e 3 assistências. No entanto, o cartoleiro terá que abrir o cofre para escalar o meia: 21.39 cartoletas.
Na TV: PremiereFC 5, com Linhares Jr e Wagner Vilaron

Arbitragem: Emerson de Almeida Ferreira (MG) apita o jogo, auxiliado por Fábio Pereira (TO) e Marrubson Melo Freitas (DF).
Você sabia que...: empate em 1 a 1 é o resultado que mais se repetiu na história do confronto entre Portuguesa e Grêmio pelo Campeonato Brasileiro, num total de sete vezes (quatro no Olímpico; duas no Canindé; uma no Pacaembu).   

FONTE
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/12/guia-da-rodada-38-ultimo-capitulo-com-dramas-e-esperancas.html;