sábado, 23 de novembro de 2013

Leila comemora convite para Comitê da Superliga: 'é algo revolucionário'

Medalhistas olímpicos se juntarão ao superintendente geral, Marcos Pina, e ao superintendente técnico, Renato D’Avila. Quinto integrante será anunciado em breve

Por Rio de Janeiro

Os medalhistas olímpicos Leila (bronze em Atlanta 1996 e em Sydney 2000) e Renan dal Zotto (prata em Los Angeles 1984) são os novos integrantes do Comitê Gestor da Superliga. Eles se juntarão ao superintendente geral, Marcos Pina, e ao superintendente técnico da entidade, Renato D’Avila, além de um quinto participante que será anunciado em breve. A responsabilidade da dupla será intermediar a relação entre clubes e CBV. Enquanto Leila cuidará da competição feminina, Renan terá a missão de ouvir os apelos e as sugestões das equipes masculinas.

Leila vôlei  (Foto: Agência O Globo) 
Ex-atleta de vôlei e vôlei de praia, Leila foi convidada 
para integrar o Comitê Gestor da Superliga (Foto: 
Agência O Globo)
 
Honrada com o convite, Leila, que atualmente preside o Brasília Vôlei, equipe estreante na Superliga feminina, demonstrou confiança no sucesso da iniciativa da CBV.

- É uma grande responsabilidade. Estaremos ali pelo bem coletivo da grande competição que a Superliga se tornou. É importante a participação de todos. A CBV não caminha sozinha, ela escuta os atletas e tenta ajudar os clubes para que todos façam parte da organização. A comunicação vem melhorando muito e, agora, se aprimorará ainda mais. Isso é algo revolucionário - afirmou a ex-jogadora, que aprovou a escolha de Renan dal Zotto.

- O trabalho dele como gestor foi um sucesso. Certamente, ele trará modelos que ajudarão o Comitê e a Superliga.

Depois de fazer sucesso como jogador nos anos 80 e como treinador na duas décadas seguintes, Renan aprovou a criação do Comitê Gestor e espera que a iniciativa da CBV tenha um impacto positivo já em breve.

- Achei a iniciativa muito bacana. A CBV está trazendo pessoas que vivem o dia a dia da competição, que possuem uma bagagem prática muito grande em relação às necessidades de clubes e demais envolvidos na competição. Vamos trazer para dentro, de forma bem direta, as necessidades. Será muito produtivo para a Superliga - afirmou Renan.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/11/leila-e-renan-sao-convidados-para-se-juntar-ao-comite-gestor-da-superliga.html

Com números espetaculares, Serena Williams é eleita a tenista do ano

Essa é a quinta vez que a jogadora americana ganha o título. Ela também faturou o prêmio em 2002, 2008, 2009 e 2012. Próximo desafio será o Aberto da Austrália

Por Palm Beach, EUA

tênis serena wta championship (Foto: AFP)Serena Williams tem números expressivos (Foto: AFP)
 
Como todos já esperavam, Serena Williams é pela quinta vez a jogadora do ano eleita pela WTA. Com número expressivos, a tenista número 1 do mundo somou 11 títulos, 78 vitórias e uma premiação recorde de 12.385.572 milhões de dólares em 2013. Além disso, no dia 18 de fevereiro, Serena se tornou a atleta mais velha a assumir a liderança do ranking da WTA, com 32 anos.

- O Aberto da França foi o que mais se destacou no ano. Eu realmente queria ganhar, então isso foi algo definitivamente emocionante. O fato de estar invicta no saibro e também os bons resultados este ano se diferenciam. Eu vou lembrar das vitórias, mas eu também quero aprender com os meus erros para não repeti-los no futuro - disse Serena Williams.

Os títulos do US Open e de Roland Garros fizeram com que a americana chegasse à incrível marca de 17 Grand Slams na carreira, apenas um a menos que Chris Evert e Martina Navratilova, com 18. Steffi Graf é a recordista, com 22 títulos. Focada para o Aberto da Austrália, Serena prefere pregar a tranquilidade e manter os pés no chão.


- Haverá outras 127 tenistas que têm os mesmos pensamentos que eu tenho. Espero ser a única em pé no final, e é com certeza minha próxima meta, mas como eu não fui tão bem nos últimos dois anos. O meu objetivo inicial neste momento é apenas ir para a Austrália sem torcer o tornozelo - brincou a tenista número 1.

Serena Williams, WTA de Pequim (Foto: Reuters) 
Serena Williams é o destaque absoluto entre as 
mulheres em 2013 (Foto: Reuters)

Essa é a quinta vez que Serena Williams ganha o título de melhor tenista do ano da WTA.  A americana faturou o prêmio também em 2002, 2008, 2009 e 2012. Apenas duas outras jogadoras foram ganharam cinco ou mais vezes: Graf (que ganhou oito vezes) e Navratilova (sete vezes).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/11/com-numeros-espetaculares-serena-williams-e-eleita-tenista-do-ano.html

Djokovic ataca de médico e humoriza na despedida definitiva de Nalbandia

Vestido de doutor, Nole faz atendimento especial ao argentino, que, na partida que marcava seu último adeus do circuito, perdeu para Nadal por 2 a 0 em Buenos Aires

Por Buenos Aires

Com uma jornada dupla em Buenos Aires, David Nalbandian se despediu definitivamente do tênis neste sábado, em um jogo-exibição contra Rafael Nadal. E, aos 31 anos de idade, o argentino não escapou das brincadeiras de Novak Djokovic. Marcado para jogar uma partida de duplas contra o ex-número 3 do mundo logo depois do jogo de simples, o sérvio entrou com estilo em quadra. Vestido de médico, provocou gargalhadas do público ao realizar um atendimento no tenista da casa, que recebeu tudo com bom humor.

tênis despedida novak djokovic david nalbandian (Foto: AFP) 
Nalbandian entra na brincadeira de Djokovic, que 
se vestiu de médico e realizou um atendimento no 
argentino (Foto: AFP)

Em quadra, Nalbandian não teve moleza. Nas simples, Nadal venceu por 6/3 e 6/4, em 1h31m. Depois da brincadeira de Djokovic, o Miúra e Nole formaram uma dupla e bateram o argentino e o compatriota Juan Mónaco em um set único, por 6/4. Os resultados foram opostos ao da última quinta-feira, quando Nalbandian levou a melhor sobre o atual líder do ranking em Córdoba.

tênis despedida rafael nadal david nalbandian (Foto: EFE)Nas simples, Nadal levou a melhor na despedida definitiva de Nalbandian do tênis (Foto: EFE)
 
Nalbandian anunciou a aposentadoria no início de outubro, culpando recorrentes dores no ombro. Ele conquistou 11 títulos na carreira, todos de simples. O primeiro foi em Estoril, Portugal, em 2002; e o último foi o ATP de Washington, em 2010. O argentino disputou cinco torneios neste ano e foi derrotado por Rafael Nadal na decisão do Aberto do Brasil. No currículo ainda tem o vice-campeonato de Wimbledon, em 2002.

Duelo de titãs em Buenos Aires
Nadal e Djokovic continuam em Buenos Aires. O número 1 do mundo e o vice-líder do ranking se enfrentam neste domingo na capital argentina, fechando a participação nas turnês de despedida do chileno Nicolás Massú e de Nalbandian.

Götze faz gol, Dante brilha, e Bayern goleia Borussia no Signal Iduna Park


Alemão entra no segundo tempo e abre o placar no primeiro jogo contra o ex-time depois da polêmica transferência antes da final entre rivais na última Champions

Por Dortmund, Alemanha

Tratado como traidor por se transferir para o rival, Götze cumpriu o tradicional destino cruel do futebol. Principal reforço do Bayern de Munique, saiu do banco de reservas aos dez minutos do segundo tempo para abrir o placar pouco depois, aos 21, e levar o líder do Campeonato Alemão à vitória por 3 a 0 sobre o seu ex-time Borussia Dortmund. Pior, no Signal Iduna Park, diante de 80 mil torcedores, quase todos aurinegros. Em respeito ao clube, não comemorou, mas saiu de campo com o sorriso nos lábios depois de Robben ampliar, aos 40, e Thomas Müller transformar a vitória em goleada, aos 42. Além dos responsáveis por balançar a rede, quem se destacou foi o brasileiro Dante, muito seguro na defesa bávara.

Goetze comemora Gol do Bayern de Munique contra o Borussia Dortmund (Foto: Agência AP ) 
Götze levanta os braços e não vibra com o primeiro 
gol do Bayern sobre o Borussia Dortmund 
(Foto: Agência AP )
 

Possível adversário do Atlético-MG na final do Mundial de Clubes, se ambos ganharem na estreia, o Bayern é líder isolado e invicto do Campeonato Alemão, com 35 pontos - a equipe não perde na Bundesliga há 38 jogos. Pela competição, os bávaros não ganhavam do Borussia há mais de 3 anos e meio. A última vez tinha sido em 13 de fevereiro de 2010, por 3 a 1.

- Grande vitória que conquistamos aqui em Dortmund. Já tinha um bom tempo que isso não acontecia. Conseguimos um resultado muito importante para nós. Não só pudemos manter nossa invencibilidade, mas conseguimos abrir uma boa vantagem em cima do Dortmund. Sei que ainda tem muitos jogos pela frente, mas esse resultado nos dá uma tranquilidade - disse o lateral-direito Rafinha por meio de sua assessoria de imprensa.

A vitória serviu também para aumentar a crise no rival. O Borussia perdeu pela terceira vez seguida na Bundesliga, o que não acontecia desde 2010, e caiu de segundo para terceiro lugar. Com 28 pontos, foi ultrapassado pelo Bayer Leverkusen, vitorioso na 13ª rodada, por 1 a 0, diante do Hertha Berlim, na capital germânica, e novo vice-líder, com 31.

O Bayern volta a campo na quarta-feira, pela Liga dos Campeões da Europa. Classificado antecipadamente para as oitavas de final, enfrenta o CSKA Moscou, na Rússia, pela quinta rodada do Grupo D, às 15h (de Brasília) - o GloboEsporte.com transmite em Tempo Real. Um dia antes, o Borussia decide sua sorte no torneio diante do Napoli. No Signal Iduna Park, precisa vencer para manter suas chances de avançar na competição.

Pelo Alemão, o Bayern joga em casa na próxima rodada. Sábado, recebe o Eintracht Frankfurt, na Allianz Arena. No mesmo dia, o Borussia enfrenta o Mainz, fora de casa.
equilíbrio no 1º tempo

Mesmo desfalcado de Schweinsteiger e Ribéry, lesionados, o Bayern começou melhor, dominando as ações ofensivas. Só que aproveitou pouco diante de uma defesa toda reserva do rival - o zagueiro Hummels e o lateral-esquerdo Schmelzer se juntaram a Subotic e Piszczek no departamento médico na última semana, além do volante Gündogan também estar fora de ação. Tirando um cruzamento rasteiro de Robben pela esquerda, não concluído por ninguém na área, acabou sendo mais ameaçado na metade inicial do primeiro tempo.

O Borussia apostou nos contra-ataques no começo. Assustou o Bayern numa conclusão dentro da área de Lewandowski, aos três minutos, em lance mal anulado pelo árbitro, e num cruzamento de Grosskreutz salvo por Dante com um chutão, aos 20.

Dante Borussia Dortmund e Bayern de Munique (Foto: Agência Reuters) 
Dante neutraliza Kuba em ataque do Borussia Dortmund: 
zagueiro tem ótima atuação no clássico (Foto: Agência Reuters)

Na metade final do primeiro tempo, o Borussia cresceu e equilibrou a posse de bola. Mais duas vezes, chegou com perigo, com Kuba sendo travado por Alaba na hora da conclusão, aos 23, e num chute forte de Reus que foi direto nas mãos de Neuer, aos 29.

Depois dos sustos, o Bayern voltou a dominar as ações ofensivas. Em duas jogadas seguidas dentro da área, obrigou Weidenfeller a trabalhar, salvando com um tapa no canto um belo voleio de Mandzukic, aos 33, e defendendo chute de Müller, aos 34. Pouco depois, aos 37, o centroavante croata levou perigo de novo, mas não conseguiu desviar com força e só triscou na bola cruzada rasteira pela esquerda por Robben.

destino cruel na etapa final
As maiores emoções ficaram guardadas para o segundo tempo. Tão logo começou a etapa, Guardiola mandou Götze e Thiago Alcântara aquecerem. Principais reforços do Bayern para a temporada, os dois entraram em campo aos dez e 18 minutos, respectivamente, e mudaram o panorama do jogo.

Depois de levar dois sustos, em corta-luz de Lewandowski numa bola cruzada na área, aos cinco minutos, e num lançamento para Reus cortado antes da conclusão por Boateng, o time bávaro abriu o placar. Aos 21, Lahm lançou Müller na direita. O alemão cruzou e achou Götze no meio da área, livre. O "traidor do Borussia" dominou e chutou de trivela, no canto, sem defesa para Weidenfeller.

Goetze comemora Gol do Bayern de Munique contra o Borussia Dortmund (Foto: Agência Reuters) 
Diante da desolação dos jogadores do Borussia, 
Götze levanta os braços após o primeiro gol (Foto: 
Agência Reuters)
 
A torcida do Borussia emudeceu e assistiu em seguida ao seu principal reforço para a temporada, o meia armênio Mkhitaryan, perder chance dentro da área, aos 25, e Neuer salvar conclusão de Reus, aos 27.

Quando parecia que a vitória do Bayern seria apenas com requintes de crueldade, o Borussia levou mais dois duros golpes. Aos 40, Dante neutralizou outro ataque aurinegro e tocou para Thiago Alcântara. O reforço contratado ao Barcelona fez ótimo lançamento longo, da intermediária de defesa para o campo de ataque. Robben dominou, avançou pela esquerda e foi fominha para, na saída do goleiro, tocar por cima, com categoria, e confirmar sua fama de carrasco do rival - fez o segundo gol do 2 a 1 na final da Liga dos Campeões e cobrou pênalti que eliminou o adversário da última Copa da Alemanha. Em seguida, ainda antes do apito final, aos 42, Lahm cruzou rasteiro, e Thomas Müller fuzilou da marca do pênalti, aumentando o drama do Borussia.

- Seguimos à risca o que tínhamos preparado para essa partida. Vencemos muito bem o Dortmund e conseguimos um grande resultado fora de casa. Queríamos provar que somos a melhor equipe na Alemanha e o resultado foi importante por isso - afirmou Dante por meio de sua assessoria de imprensa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-alemao/noticia/2013/11/gotze-faz-gol-dante-brilha-e-bayern-goleia-borussia-no-signal-iduna-park.html

GUIA DA RODADA #36: Ponte pode cair, e Vasco, se complicar ainda mais

Nove clubes lutam para escapar das últimas três vagas na Série B, enquanto na parte de cima cinco equipes brigam por três lugares na Libertadores da América de 2014

Por São Paulo

A luta contra o rebaixamento à Série B promete ferver na 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Nove clubes ainda lutam para escapar das três últimas vagas na segunda divisão de 2014. São eles, na ordem de risco: Ponte Preta, Vasco, Coritiba, Bahia, Fluminense, Criciúma, Portuguesa, Flamengo e Inter.

Ponte Preta, que encara o Grêmio, e Vasco, que pega o Cruzeiro, são os mais ameaçados nesta rodada. Assim como o Coritiba, que pega o Internacional. Há também um duelo direto entre Bahia e Portuguesa, na Fonte Nova. Outra briga que segue intensa é para ter uma vaga na Libertadores de 2004.
  
Via Brasileirão, ainda restam três vagas no torneio. E cinco equipes ainda lutam por elas: Grêmio, Goiás, Atlético-PR, Botafogo e Vitória.
VASCO X CRUZEIRO  
Guia da rodada 36 - Vasco x Cruzeiro (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 19H30, MARACANÃ
 
Esta rodada é extremamente importante para o Vasco. Com 38 pontos, na 18ª colocação, o time de São Januário só pode pensar em vitória contra o campeão Cruzeiro. Caso perca ou empate, a equipe cruz-maltina ficará em situação muito delicada nas últimas duas rodadas, na luta contra o rebaixamento. Aliás, o Vasco só não corre risco de queda nesta rodada porque Portuguesa e Bahia se enfrentam.
Cartola FC: Para o Vasco, é vencer ou vencer, e boa parte da esperança cruz-maltina em escapar do Z-4 está nos pés do jovem Marlone. Com cinco assistências, ele vale apenas C$ 3.99 e tem média de 4.11 pontos de média. Outro bom e barato, Ricardo Goulart é uma boa opção entre os jogadores cruzeirenses. O meia já fez 10 gols no atual Brasileirão, custa C$ 7.64 e tem média de 4.33 pontos por partida.  
Na TV: SporTV Rede (menos RJ), PFCI e PremiereFC 2, com Luiz Carlos Jr. e Lédio Carmona.  
Arbitragem: Marcos André Gomes da Penha (ES), com Fabiano da Silva Ramires (ES) e Vanderson Antonio Zanotti (ES).  
Você sabia que... Vasco e Cruzeiro não se enfrentam no Maracanã há 20 anos? O último duelo foi no dia 27 de maio de 1993. Pela Copa do Brasil os dois times empataram por 1 a 1. Valdir Bigode e Paulo Roberto fizeram os gols.
  
CRICIÚMA X VITÓRIA  
Guia da rodada 36 - Criciúma x Vitória  (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 19H30, HERIBERTO HULSE
Embalado por três vitórias seguidas, o Criciúma recebe o Vitória na tentativa de afastar ainda mais o fantasma do rebaixamento. Já a equipe baiana, que oscilou nas últimas rodadas, ainda mantém o sonho de alcançar uma vaga na Libertadores da América de 2014. Mas a missão não é das mais fáceis. Depende de muitas combinações de resultados nessas últimas três partidas.   
Cartola FC: O volante Serginho já fez 45 roubadas de bola nos 24 jogos de que participou no Brasileirão e pode ser uma boa aposta no Tigre, embalado com três vitórias seguidas. Ele custa C$ 8.69 e faz 3.29 pontos em média por jogo. Com 13 gols na competição, Dinei é o principal candidato a marcar pelo Leão. Ele vale C$ 11.58 e tem média de 4.88 pontos por jogo.  
Na TV: PremiereFC 3: André Lino e Leandro Lessa.  
Arbitragem: Wilson Luis Seneme (SP), com Vicente Romano Neto (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP).  
Você sabia que... essa é apenas a sexta vez que Criciúma e Vitória se encontram na primeira divisão na era dos pontos corridos? São dois empates, duas vitórias do clube catarinense e um triunfo do time baiano.
   
ATLÉTICO-MG X GOIÁS  
Guia da rodada 36 - Atlético-MG x Goiás (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 21H, INDEPENDÊNCIA
Invicto há dez rodadas, o Goiás está bem na briga por uma vaga na edição de 2014 da Libertadores da América. A expectativa do time esmeraldino é pegar um Atlético-MG pensando mais no Mundial de Clubes do que no Brasileirão. Dependendo do jogo do Grêmio, o clube de Goiânia pode até chegar à vice-liderança.  
Cartola FC: O lateral-direito Marcos Rocha é o segundo maior ladrão de bolas do Galo, atrás apenas de Josué. Já foram 53 roubadas, o que o ajuda a manter média de 4.69 pontos. Marcos Rocha custa C$ 12.20.  No Goiás, Walter é a bola da vez. Com 13 gols, seis assistências e 54 faltas sofridas em todo o Brasileiro, ele tem média de 5.34 pontos e custa C$ 10.13.  
Na TV: PremiereFC 1 e PFC HD, com Jaime Junior e Leo Figueiredo.  
Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira (SP), com Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Herman Brumel Vani (SP).  
Você sabia que... Atlético-MG e Goiás se enfrentaram nas oitavas de final da Copa do Brasil do ano passado? O time de Goiânia levou a melhor.
  
PONTE PRETA X GRÊMIO  
Guia da rodada 36 - Ponte Preta x Grêmio  (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 17H, MOISÉS LUCARELLI
Quase rebaixada, a Ponte Preta ainda mantém esperanças. Principalmente depois de vencer o São Paulo por 3 a 1, no Morumbi, e se aproximar de uma histórica final de Copa Sul-Americana. A missão no Brasileirão, porém, não é fácil. Ainda mais que terá pela frente o vice-líder, Grêmio, à procura de confirmar, enfim, uma vaga na Libertadores da América de 2014.  
Cartola FC: O atacante William custa C$ 14.26, mas merece ser levado em conta por ser o artilheiro da equipe, com 14 gols, numa partida em que só a vitória interessa à ameaçadíssima Ponte Preta. No time gremista, que ficou sem sofrer gols em 13 dos 35 jogos já disputados, vale arriscar a escalação de Alex Telles, lateral-esquerdo que custa C$ 10.64 e tem média de 4.18.  
Na TV: Globo para RS, com Gustavo Manhago e Mauricio Saraiva. PremiereFC, com Osvaldo Luis e Renato Leal.  
Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA), com Lucio Ipojucan Ribeiro da Silva de Mattos (PA) e Helcio Araújo.  
Você sabia que... o Grêmio não perde para a Ponte Preta em Brasileiros desde 2004? Na ocasião, o time de Campinas venceu por 1 a 0.
  
ATLÉTICO-PR X NÁUTICO  
Guia da rodada 36 - Atlético-PR x Náutico  (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 17H, ARENA JOINVILLE
Depois de duas derrotas seguidas, o Atlético-PR se complicou na briga por uma vaga na Libertadores da América de 2014. Mesmo assim, ainda está no G-4. Finalista da Copa do Brasil, empatou com o Flamengo por 1 a 1 e ainda pode chegar à competição sul-americana pelo torneio mata-mata. De qualquer maneira, o Furacão quer aproveitar o duelo com o já rebaixado Náutico para se cercar também no Campeonato Brasileiro.  
Cartola FC: Contra o lanterna e já rebaixado Náutico, o Atlético-PR tem largo favoritismo, e Vagner Mancini é uma ótima dica entre os treinadores. Ele custa C$ 9.99 e tem pontuação média de 3.59. Para quem pensa em arriscar em algum jogador do Timbu, vale ficar de olho no atacante Rogério, que tem média de 4.52 pontos por jogo. Ele já finalizou 47 vezes e sofreu 50 faltas na competição, o mais caçado de sua equipe. Rogério custa C$ 11.76.  
Na TV: PremiereFC 3, com Felipe Lestar e Dida.  
Arbitragem: Arilson Bispo da Anunciação (BA), com Luiz Carlos Silva Teixeira (BA) e Eberval Lodetti (SC).  
Você sabia que... o Náutico vem de dez derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro? Já rebaixado, o time pernambucano não vence desde a 25ª rodada.
  
SANTOS X FLUMINENSE  
Guia da rodada 36 - Santos x Fluminense  (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 17H, PRUDENTÃO
Já sem chances de alcançar o G-4, o Santos recebe o Fluminense em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. A equipe carioca, que no ano passado foi campeã na cidade, vem embalada por duas vitórias seguidas e espera, nesta rodada, se afastar ainda mais do risco de rebaixamento para segunda divisão.  
Cartola FC: A cada três jogos, praticamente, Cícero faz um gol. O meia santista é ainda o oitavo jogador que mais recebe faltas no Brasileirão (77, no total). Com média de 5.21 pontos, ele vale C$ 15.30. No Flu, Rafael Sobis é uma opção para quem está cheio de cartoletas, mas costuma valer o investimento. Ele custa C$ 22.61 e tem média de 6.13 pontos por jogo, muito fruto de seus nove gols e oito assistências.  
Na TV: Globo para RJ (menos Resende-RJ) e PremiereFC 2, PFC HD 2 e PFCI, com Linhares Jr e Wagner Vilaron.  
Arbitragem: Francisco Carlos do Nascimento (AL), com Marrubson Melo Freitas (DF) e Esdras Mariano de Lima Albuquerque.  
Você sabia que... Santos e Fluminense fizeram uma semifinal histórica no Brasileiro de 1995? Depois de perder por 4 a 1, no Rio de Janeiro, o Peixe, com atuação histórica de Giovanni, venceu por 5 a 2 e foi à decisão, sendo vice do Botafogo. 
 
FLAMENGO X CORINTHIANS  
Guia da rodada 36 - Flamengo x Corinthians  (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 17H, MARACANÃ
Com a cabeça completamente voltada para a final da Copa do Brasil (empatou por 1 a 1 o primeiro jogo com o Atlético-PR), o Flamengo recebe o desmotivado Corinthians no Rio de Janeiro. Já sem pretensões na competição, o time do Parque São Jorge faz mais uma das últimas partidas sob o comando de Tite.
Cartola FC: A média de Jayme de Almeida (4.06 pontos por jogo) em seus dez jogos à frente do Flamengo pelo Brasileirão só é inferior à do técnico campeão pelo Cruzeiro, Marcelo Oliveira (5.25). Jayme custa C$ 10.35. No Timão, o goleiro Walter é uma boa pedida. Com custo baixíssimo (C$ 3.23), ele tem se destacado na ausência de Cássio e sustenta média de 6.20. Jogando como visitante, Walter deve ter trabalho.  
Na TV: Globo para todo o Brasil, menos RS e RJ (com exceção de Resende-RJ) e PremiereFC 1 e PFC HD, com Luiz Carlos Júnior e Roger Flores.  
Arbitragem: Fabrício Neves Correa (RS), com Jose Eduardo Calza (RS) e Luis Claudio Rodrigues da Costa (AM).  
Você sabia que... Flamengo e Corinthians se enfrentaram 54 vezes na história do Brasileirão? Com 20 vitórias, o Timão tem vantagem. O Rubro-Negro venceu 19 vezes e ainda houve 15 empates.
  
SÃO PAULO X BOTAFOGO  
Guia da rodada 36 - São Paulo x Botafogo  (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 19H30, MORUMBI
O Botafogo ainda respira na luta por uma vaga na Libertadores da América de 2014. Melhor, então, pegar um São Paulo abatido pela derrota por 3 a 1 para a Ponte Preta, na Copa Sul-Americana, e sem pretensões no Campeonato Brasileiro. É provável que o Tricolor leve uma equipe mista a campo.  
Cartola FC: Em seu primeiro jogo no Brasileirão, João Schmidt já fez uma assistência, contra o Flu. O meia fez 8.60 pontos e pode ser uma boa escolha contra o Botafogo. Ele custa C$ 3.16. Também no jogo passado, na goleada de 4 a 0 sobre o Atlético-PR, Seedorf voltou a jogar um grande futebol e renovou as esperanças dos alvinegros. Para quem confia em outra boa partida do holandês, vale ficar de olho. Ele custa C$ 19.28 e tem 4.01 pontos por jogo.  
Na TV: PremiereFC 1, PFC HD e PFCI, com Jota Jr e Belletti.  
Arbitragem: Paulo H Godoy Bezerra (SC), com Fábio Pereira (TO) e Nadine Schramm Camara Bastos (SC).  
Você sabia que... o Botafogo já atuou 90 vezes em São Paulo na história do Campeonato Brasileiro? Venceu 21 vezes, perdeu 41 e empatou 28.
  
BAHIA X PORTUGUESA  
Guia da rodada 36 - Bahia x Portuguesa (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 19H30, FONTE NOVA
Confronto direto na luta contra o rebaixamento. Depois da vitória sobre o Atlético-MG na rodada anterior, a Lusa está bem próxima de escapar. O Bahia, por sua vez, é o primeiro time fora da área de descenso, apenas um ponto à frente do Coritiba. O triunfo sobre o Náutico na semana passada motiva para o duelo na Fonte Nova.   
Cartola FC: O goleiro Marcelo Lomba já fez 52 defesas difíceis nos 27 jogos que disputou. Também já ficou 12 jogos sem sofrer gols. Isso o ajudou a manter uma média de 4.59 pontos e a se valorizar. Quem quiser escalá-lo precisa desembolsar C$ 15.79. Na Lusa, o atacante Gilberto tem ótima relação custo-benefício. Custa C$ 7.64 e tem média de 6.69 pontos, o que pode valer o investimento, mesmo fora de casa.  
Na TV: SporTV Rede (menos BA) e PremiereFC 2, com Milton Leite e Mauricio Noriega.  
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (MG), com Janette Mara Arcanjo (MG) e Rafael da Silva Alves (RS).  
Você sabia que... a Portuguesa leva vantagem sobre o Bahia na história do Brasileirão? São 11 vitórias contra sete. Houve ainda quatro empates.
  
INTER X CORITIBA  
Guia da rodada 36 - Internacional x Coritiba  (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 19H30, CENTENÁRIO
Outro jogo que interfere diretamente na luta contra a queda para a Série B. Depois de entrar no Z-4, o Coritiba passa por situação bem delicada e precisa da vitória para sonhar com a permanência nas últimas duas rodadas. Já o Inter, que ainda tem (remotas) chances de cair, quer afastá-las de uma vez por todas.  
Cartola FC: Com dez gols, nove assistências e 111 faltas sofridas, o meia argentino D'Alessandro é um dos jogadores mais confiáveis do Internacional. Sua média de 5.98 vale o preço, relativamente alto, de C$ 18.63. No Coxa, o goleiro Vanderlei ostenta a importante marca de 60 defesas difíceis no atual Brasileirão. Pode ser um bom pontuador mais uma vez, com sua média de 4.16 por jogo e preço de C$ 16.95.  
Na TV: PremiereFC 3, com Ramiro Ruschel e Mario Marcos.  
Arbitragem: Emerson de Almeida Ferreira (MG), com Arnaldo Rodrigues de Souza (CE) e Albino Andrade Albert Junior (PE).  
Você sabia que... a maior goleada desse confronto foi aplicada pelo Internacional, em 1985, ano que o Coritiba foi campeão brasileiro? No dia 24 de fevereiro daquele ano, o Colorado aplicou 4 a 0 no futuro vencedor daquela edição.

 FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/11/guia-da-rodada-36-ponte-pode-cair-e-vasco-se-complicar-ainda-mais.html

Hamilton corre em SP com Cristo Redentor estampado no capacete

Antes de viajar rumo a Interlagos, britânico foi à Cidade Maravilhosa e visitou ponto turístico. Casco também é pintado nas cores do Brasil e tem três bandeiras do país

Por São Paulo

O GP do Brasil é realizado em São Paulo, mas Lewis Hamilton também parece ter um carinho especial pelo Rio de Janeiro. No treino classificatório deste sábado, em Interlagos, o piloto da Mercedes usou um capacete que atrás tinha estampada uma imagem do Cristo Redentor, um dos mais importantes pontos turísticos da Cidade Maravilhosa. O casco também é predominantemente verde-amarelo e mostra três bandeiras do Brasil.

Capacete Cristo Redento Lewis Hamilton GP Brasil (Foto: Getty Images) 
Capacete de Lewis Hamilton em Interlagos: Cristo 
Redentor e bandeiras do Brasil (Foto: Getty Images)
 
Neste ano, Hamilton curtiu bastante o Rio antes de embarcar para São Paulo. Na última segunda-feira, ele visitou o barracão da Escola de Samba Grande Rio e no dia seguinte fez uma visita justamente ao Cristo Redentor. Ele também foi fotografado, por um fã, andando de skate pela orla da cidade.

No treino classificatório deste sábado em Interlagos, Hamilton obteve o quinto melhor tempo. Na corrida deste domingo, às 14h (de Brasília), ele vai largar na terceira fila, ao lado do francês Romain Grosjean. À frente dele ficaram Sebastian Vettel, Nico Rosberg, Fernando Alonso e Mark Webber. O brasileiro Felipe Massa será o nono no grid de largada.

info circuito BRASIL 2013 - 690px (Foto: arte esporte)
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/11/hamilton-corre-em-sp-com-cristo-redentor-estampado-no-capacete.html

Rodada começa com protestos de jogadores sentados e toque de bola

Manifestações ocorrem nos jogos entre Vasco e Cruzeiro, no Maracanã, e Criciúma e Vitória, no Heriberto Hülse. Novas ações são esperadas no decorrer da rodada

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

Assim como já havia acontecido nas 30ª e 34ª rodadas do Campeonato Brasileiro, as manifestações do Bom Senso FC voltaram a entrar em cena neste sábado. Antes do apito inicial do árbitro Marcos André Gomes da Penha na partida entre Vasco e Cruzeiro, os jogadores dos dois times sentaram no gramado do Maracanã e permaneceram cerca de 30 segundos com os braços cruzados (veja no vídeo ao lado). O protesto faz parte das ações combinadas pelo Bom Senso FC para a 36ª rodada do Brasileirão.

Já na partida entre Criciúma e Vitória, no Heriberto Hülse, os jogadores ficaram trocando passes de um lado para o outro, sem objetividade, após o início do jogo. Mais manifestações são esperadas nos outros jogos da rodada.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/11/protestos-do-bom-senso-fc-marcam-inicio-da-36-rodada-do-brasileirao.html

Bota vence o Fla nos pênaltis e fica com o título do torneio OPG

Alvinegro faz 8 a 7 na disputa de penalidades depois de perder por 3 a 2 no tempo normal na Gávea e conquista a taça pela quarta vez em sua história

Por Rio de Janeiro

Botafogo campeão da OPG (Foto: Reprodução / Instagram)Elenco posa com troféu (Foto: Reprodução / Instagram)
 
Em uma disputa emocionante, o Botafogo venceu o Flamengo nos pênaltis por 8 a 7, depois de perder no tempo normal por 3 a 2, e conquistou o título do Torneio Octávio Pinto Guimarães (OPG) em partida disputada na Gávea. Como havia vencido o primeiro jogo por 2 a 1, o resultado final nos 90 minutos levou para a disputa de penalidades, e o zagueiro Rafael Dumas desperdiçou a cobrança decisiva para o Rubro-Negro, depois de fazer o gol contra no fim do jogo que levou a partida para os pênaltis.

Este foi o quarto título alvinegro no OPG (1971, 1983 e 1997), torneio destinado aos times cariocas da categoria de juniores. O Flamengo buscava o terceiro título seguido de um total de sete.
 
Com a derrota na primeira partida, o Flamengo entrou em busca do resultado e abriu o placar no primeiro tempo, com Jajá. O Botafogo empatou com Vinícius, na etapa final, que ganhou em emoção nos minutos finais. O Rubro-Negro empatou com Eduardo e virou logo em seguida com Thiago. O Botafogo, no entanto, não desistiu e conseguiu o gol salvador, que levou a partida para os pênaltis, quando Rafael Dumas jogou contra o patrimônio.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/11/bota-vence-o-fla-nos-penaltis-e-fica-com-o-titulo-do-torneio-opg.html

Cristiano Ronaldo marca, sai lesionado, mas garotada resolve, e Real goleia

Com bom desempenho de Casemiro, que entrou no decorrer da partida, jovens merengues suprem ausência do craque na segunda etapa e roubam a cena

Por Almería, Espanha

Cristiano Ronaldo é imparável. Ou quase. Poucos dias após marcar três gols e garantir a classificação da seleção de Portugal para a Copa de 2014, o atacante voltou a deixar sua marca e ajudou o Real Madrid a golear o Almería por 5 a 0, neste sábado, em duelo válido pela 14ª rodada do Campeonato Espanhol. Mas o craque não é um super-homem. Depois de sofrer algumas faltas dos zagueiro rivais, o gajo deixou o gramado lesionado no início do segundo tempo, passando a responsabilidade para os jovens talentos do time, que não decepcionaram. Liderados por Casemiro, que entrou na segunda parte da partida e teve grande atuação, a garotada construiu a maior parte dos gols.

Com o resultado, os merengues chegaram a 34 pontos e se igualaram ao Atlético de Madrid, que é o segundo colocado. Os Colchoneros, contudo, ainda entrarão em campo na rodada. O Barcelona segue na liderança com folga e está com 40 pontos. O Real volta a campo na quarta-feira para enfrentar o Galatasaray pela quinta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O time espanhol está bem perto da classificação para as oitavas de final.

Com o gol, CR7 aumentou ainda mais a vantagem na artilharia do Espanhol, com 17, quatro a mais que Diego Costa. O feito fez o português se igualar a Hugo Sánchez como o quarto maior artilheiro da história do clube na competição. Os dois ídolos têm 164 gols cada e estão atrás de Santillana (186 gols), Di stéfano (216) e Raúl (228). O goleador está em uma sequência de 15 gols nas últimas oito partidas.  Em 2013, já são 67 marcados.


Cristiano Ronaldo Real Madrid e Almeria (Foto: Agência EFE) 
Cristiano Ronaldo comemora a abertura do placar 
no começo da partida (Foto: Agência EFE)


cr7 volta a brilhar
O Real Madrid não deixou o Almería respirar nos primeiros minutos da partida. Diante de um adversário frágil e bastante inferior tecnicamente, os merengues promoveram um bombardeiro que causou seu maior dano logo aos dois minutos. Isco cruzou, Cristiano Ronaldo se adiantou à defesa e tocou para o fundo da rede. O português deixou um pouco o lado esquerdo do ataque para jogar mais próximo a Benzema, muitas vezes ocupando o lado direito, deixando Bale mais distante do setor ofensivo.

Apesar de tudo o que vem fazendo ultimamente, o craque jogava com certa liberdade. Aos quatro minutos, o atacante chutou de fora da área, o goleiro deu rebote, mas se recuperou, fazendo boa defesa em chute de Benzema. O Almería se enrolava na saída de bola e raramente passava do meio de campo. O Real pressionava mas, apesar do domínio, não conseguia aumentar a vantagem.
A facilidade do jogo fez os merengues entrarem em uma zona de conforto. O time relaxou, os mandantes tentavam causar algum tipo de incômodo, mas a evidente inferioridade em relação ao rival não os fez criar grandes oportunidades. No final do primeiro tempo, a equipe conseguiu alguns chutes, mas o goleiro Diego López, que pouco havia trabalhado, deu conta do recado.


Cristiano Ronaldo sai machucado Almería e Real Madrid (Foto: Agência EFE) 
Cristiano Ronaldo deixa o gramado ao lado da equipe 
médica do clube (Foto: Agência EFE)


sem ronaldo, sem problema
A segunda etapa foi um teste para o Real Madrid. Sofrendo com as entradas duras do adversário, Cristiano Ronaldo deixou o campo, conversou com os médicos e seguiu diretamente para o vestiário antes mesmo de o técnico Carlo Ancelotti efetuar a substituição. Os merengues jogaram com um a menos por cerca de dois minutos. Jesé entrou no lugar do camisa 7 e se transformou em figura fundamental para a vitória.

O gigante da capital teve que se reinventar taticamente sem CR7. Bale, que vinha tendo atuação discreta, ganhou maior liberdade e começou a aparecer com frequência no ataque. Ancelotti se preparava para promover outra mudança, quando a equipe ampliou. Aos 15 minutos, Jesé fez boa jogada avançando para o ataque e tocou para Benzema na entrada da área. O francês chutou colocado com categoria e fez 2 a 0. Em seguida, o atacante foi sacado para dar lugar a Morata.
Bale aproveitou bem a ausência de Ronaldo e se mostrou um atacante eficaz. Aos 26, Isco tentou tocar por trás da defesa, mas a zaga se atrapalhou e deu um presente para o galês, que roubou a bola, driblou o goleiro e fez o terceiro. Novamente após o gol, o treinador do Real promoveu outra mudança. Saiu Illarramendi, que nada produzia, e entrou Casemiro, o favorito para assumir a posição de Khedira, que está lesionado e só voltará a jogar em 2014.


Bale Almería e Real Madrid (Foto: Agência AP ) 
Bale aproveita boboeada dos rivais para também 
deixar sua marca no jogo (Foto: Agência AP )


garotada dita o tom
Isco, que ainda não caiu nas graças de Ancelotti, fez uma ótima partida e mostrou que merece brigar pela titularidade. Após participar das melhores jogadas da equipe, o meia foi premiado com um gol. Aos 29, o espanhol recebeu de Jesé e chutou rasteiro, sem força, da meia-lua, para confirmar a goleada: 4 a 0. A garotada merengue mostrou seu valor e deixou o melhor para o final. 

Com duas grandes jogadas, Casemiro comprovou que merece mais a vaga de titular que Illarramendi, que começou jogando. Aos 35 minutos, o brasileiro deu ótimo passe por trás da defesa, deixando Morata na cara do gol. O atacante ficou de frente para o goleiro e, com uma cavadinha, tocou por cima e fez o quinto para o Real Madrid. O volante brasuca quase deixou sua marca aos 40. O jogador aproveitou toque para fora da área, chutou de longe e acertou a trave. Ancelotti ficou com ótimos "problemas" para montar seu time.

FONTE;
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/11/cristiano-ronaldo-marca-sai-lesionado-mas-garotada-resolve-e-real-goleia.html

Aos 37 anos, Seedorf bate recorde pessoal de jogos em uma temporada

Holandês completa 53 participações na goleada sobre o Atlético-PR, no Maracanã, quando fez um gol, e supera as 52 que fez em 1998/99 com a camisa do Real Madrid

Por Rio de Janeiro
20 comentários
Treino Botafogo Seedorf (Foto: Thales Soares)Seedorf treina para disputar seu jogo número 54 pelo Botafogo (Foto: Thales Soares)
 
No Botafogo, a forma física de Seedorf impressiona desde sua primeira avaliação. No campo, o holandês comprova a cada dia o que os números dizem fora dele. Depois de algum tempo sem uma grande exibição, comandou o time na vitória por 4 a 0 sobre o Atlético-PR, sábado, no Maracanã, marcando um gol e dando passe para outro.

Nessa partida, aos 37 anos de idade, ele chegou a 53 em 2013, um recorde em sua carreira. Antes, esse número era de 52 com a camisa do Real Madrid na temporada 1998/99, quando terminou a campanha com 23 anos.

Seedorf tem apenas mais uma temporada na carreira acima dos 50 jogos. Profissional desde 1992, quando tinha 16 anos e iniciou no Ajax, ele chegou a 51 partidas com a camisa do Milan em 2006/07. Na época, com 31 anos de idade.

Na temporada atual, Seedorf também bateu seu recorde de gols, chegando a 14. Antes, os dez marcados em 2006/07 eram a sua melhor marca.

O técnico Oswaldo de Oliveira sabe a importância que o holandês tem para o Botafogo. Ele lembra que a sequência desgastante de jogos sem semanas livres para trabalhar colaborou para a queda de rendimento de Seedorf e do time.

- Seedorf teve uma reação boa, mas sentiu muito a sequência inacabável de jogos. A partir do momento em que deu uma respirada, reagiu bem e, assim como os outros jogadores, teve um acréscimo bom na sua performance - analisou Oswaldo.

Neste domingo, Seedorf vai completar 54 jogos na temporada e 79 com a camisa do Botafogo. O confronto é com o São Paulo, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/11/aos-37-anos-seedorf-bate-recorde-pessoal-de-jogos-em-uma-temporada.html

Brasil abre vantagem, mas volta a ver gigante russo brilhar e sofre virada

Equipe do técnico Bernardinho perde chance de levantar a Copa dos Campeões com uma rodada de antecedência diante de carrascos. Próximo desafio é contra Itália

Por Tóquio, Japão

Quando o gigante Muserskiy cometeu o erro que fechou o segundo set para os brasileiros, parecia que o fantasma estava prestes a ser exorcizado. Naquele momento, a equipe do técnico Bernardinho abria 2 a 0 e se aproximava de uma vitória redentora sobre os carrascos das Olimpíadas de 2012 e da última Liga Mundial. Mas o pesadelo russo voltou. Em uma virada convincente, a atual campeã olímpica derrotou o Brasil por 3 sets a 2 (25/20, 25/22, 21/25,17/25 e 9/15) e impediu a seleção de levantar o troféu da Copa dos Campeões, no Japão. Eleito o melhor em quadra, Dmitriy Muserskiy marcou 20 pontos, um a menos que o companheiro Dmitriy Ilinykh, outro destaque da partida.

Do lado brasileiro, Lucão e Wallace comandaram as ações, sobretudo no início do confronto. O primeiro se destacou principalmente no saque, enquanto o segundo foi o maior pontuador da seleção, com 21 pontos. O Brasil enfrenta a Itália pela última rodada à 1h10m da madrugada deste domingo, com transmissão ao vivo do SporTV . Qualquer vitória dá o título para a equipe de Bernardinho, ainda líder com dez pontos. A própria Itália e a Rússia - ambas com oito pontos - também têm chances de levantar o caneco do torneio, disputado em sistema de pontos corridos, caso vençam seus jogos. Além de Brasil x Itália, a rodada derradeira da Copa dos Campeões terá Rússia x EUA (4h10m) e Irã x Japão (7h10m).

Brasil x Rússia, vôlei, Copa dos Campeões (Foto: Divulgação / FIVB) 
Brasil caiu diante da Rússia e perdeu a chance de 
título antecipado (Foto: Divulgação / FIVB)

- Não queremos pensar neste jogo mais. Agora é pensar na Itália. Somos um novo time, com uma nova geração e jogamos bem. Tivemos chances no fim do terceiro set. Agora não quero pensar neste jogo de hoje. Queremos a vitória para sermos campeões amanhã - disse o levantador Bruninho, ao SporTV.

domínio brasileiro nos dois primeiros sets
Lucarelli virou a primeira bola. Na sequência, Lucão mandou uma bomba pela diagonal. O início do jogo mostrava que o Brasil estava com gás e concentrado para superar o fantasma russo. Lucão, Wallace e Lucarelli comandavam bem o bloqueio. O placar apontava 5 a 1 para o time de Bernardinho, e o técnico da Rússia logo pediu tempo. Com uma distribuição perto da perfeição, Bruninho não se deixou levar pela provocação do falastrão Alexey “Tintim” Spiridonov, que ao marcar seu primeiro ponto e o quinto de sua seleção, que perdia por 8 a 5, mostrou sua tradicional faceta e gritou para o brasileiro, que fez pouco caso. A resposta veio pelos braços de Sidão, parando Spiridonov.
 
Lucarelli não tomava conhecimento do bloqueio do russo Sergey Grankin, ganhando quase todas. Com passes precisos do companheiro Bruninho, ele foi o maior pontuador do set, com seis. Os brasileiros chegaram ao 20º ponto com Wallace soberano pela direita, abrindo cinco de vantagem. O Tintim, por sua vez, errou o saque, deu o 21º ponto para os seus oponentes e foi substituído. A Rússia até chegou a diminuir a diferença para três pontos, mas o Brasil fechou o set com uma bola despretensiosa, após uma defesa de Rapha que acabou dentro da quadra adversária: 25/20. 

Brasil x Rússia, vôlei, Copa dos Campeões (Foto: Divulgação / FIVB) 
Brasil x Rússia, vôlei, Copa dos Campeões (Foto: 
Divulgação / FIVB)

Parecia que o segundo set seria diferente, com uma Rússia mais agressiva e que chegou a abrir três pontos de vantagem em 6/3. Só parecia. A concentração brasileira não demorou a voltar. Nome da etapa, Lucão estava inspirado no saque, e Lucarelli ignorou por completo o bloqueio rival, ajudando a equipe a tomar novamente as rédeas da partida. Carrasco das Olimpíadas, o gigante Muserskiy chegou a assustar com duas pancadas indefensáveis no saque. Mas Lucão devolveu na mesma moeda, empatando em 6/6. O Brasil passou à frente no marcador com um ataque de Maurício. Spiridonov? Não assustava. Foi bloqueado por Bruninho que, desta vez, não segurou a vibração ao garantir o 16º ponto da equipe, abrindo quatro de vantagem
 
Os atuais campeões olímpicos não se entregavam fácil e conseguiram encostar no marcador, equilibrando a parcial com 20 a 18. Uma largadinha de Wallace, que se destacava, tratou de esfriar de novo os oponentes. O central Sidão ampliou com mais um ponto de saque para a seleção. Os russos dificultaram, mas Lucão estava inspirado e conseguiu o set point. Ironia do destino, um erro de saque do carrasco Muserskiy fechou a etapa para os brasileiros: 25/22
retomada russa

Assim como no set anterior, os russos voltaram equilibrando. Com três erros seguidos dos brasileiros, os campeões olímpicos chegaram a abrir 6/3. Por mais que o time de Bernardinho encostasse no marcador, a Rússia ficou na frente do placar até a metade da etapa. O ímpeto de Muserskiy e companhia só foi esfriado por Lucão, que virou a partida para 14/13. Na sequência, Maurício se agigantou no bloqueio e ampliou. A equipe de Bernardinho chegou ao 16º ponto, com três de vantagem, após dois toques de Sivozhelez. Mas uma nova sequência de erros do Brasil ajudou os russos a empatarem em 16 a 16, após a bola de Wallace bater na antena da rede. A partir daí, equilíbrio total no placar. Lucarelli e Wallace forçavam o ataque brasileiro, e Pavlov e Muserskiy faziam o mesmo para os russos. 

Mas a virada da seleção europeia na etapa veio pelas mãos de Dmitriy Ilinykh, que sacou forte demais. A bola ia para fora, mas Evandro deixou que batesse em seu corpo. Depois de um outro ponto de saque, os russos conseguiram enfim um set point e fecharam o set pelos braços de Sergey Makarov: 25/21.
 
A Rússia enfim acordava para o jogo. Na quarta etapa, assumiu à frente no marcador, contando com erros de saque do Brasil. O empate da equipe de Bernardinho veio novamente pelos braços de Wallace, um dos destaques do jogo, que explorou bem o bloqueio em um contra-ataque fortíssimo: 9/9.  Jogando com outro gás desde a parcial anterior, a Rússia tratou de retomar a vantagem com Andrey Ashchev, Sivozhelez e Pavlov, atacando sem dó e ampliando em 14/11 para os europeus. O bloqueio dos campeões olímpicos também funcionava, segurando o ataque de Lipe e ampliando para cinco pontos a vantagem: 18/13.
 
O Brasil enfim respondeu na mesma moeda, com um ponto de bloqueio de Sidão. Mas a força russa contrastava com os muitos erros da equipe brasileira, tanto no saque quanto no ataque. Do outro lado da rede, tudo passou a dar certo. Quando parecia que o ataque de Ilinykh era muito forte, a bola caiu na linha, e a Rússia já abria seis importantes pontos de vantagem 22/16. Um erro de saque de Lucarelli fechou o set para o quadro europeu. 25/17 e mais um tie-break.

novo pesadelo
O tie-break começou com os russos sorrindo novamente. Após erro de Wallace, Pavlov bloqueou o ataque de Lucarelli. Destaque da equipe, Wallace devolveu pela diagonal com uma largadinha indefensável. Pavlov errou o saque e chegou a ajudar o Brasil a encostar no marcador em 6/4. Mas não foi o suficiente. O gigante Muserskiy não só atacava bem, como bloqueava bem.  A Rússia abria cinco pontos de vantagem. Com uma inversão bonita de Makarov para Pavlov, a equipe europeia chegava ao 11º ponto, cinco a mais que o Brasil. O tie-break foi fechado pelos russos, que venceram o jogo de virada após um erro de saque de Wallace: 15/9.

Ainda pela rodada deste sábado, os Estados Unidos foram surpreendidos pela equipe do Irã, que venceu a partida por 3 a 2 (28/26,19/25, 19/25, 27/25 e 18/16)  e eliminou a possibilidade de os americanos brigarem pelo título da Copa dos Campeões. A Itália, por sua vez, confirmou o favoritismo e venceu o Japão por 3 a 0 (25/16, 25/21 e 25/21) antes do jogo decisivo diante do Brasil.
 
as escalações
BRASIL - Bruno, Wallace, Lucão, Sidão, Lucarelli e Maurício Borges. Líbero - Mário Jr.
Entraram - Evandro, Raphael, Maurício Souza e Lipe
Técnico: Bernardinho

RÚSSIA - Apalikov, Grankin, Spiridonov, Muserskiy, Ilinykh e Mikhaylov. Líberos - Ermakov e Golubev
Entraram - Sivozhelez, Ashchev, Pavlov e Makarov
Técnico: Andrey Voronkov


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/11/brasil-abre-vantagem-mas-volta-ver-gigante-russo-brilhar-e-sofre-virada.html

Ex-Flu, Furacão e São Paulo, Jancarlos morre em acidente em Itaipava

Carro do jogador de 30 anos caiu de uma ribanceira na BR-040. Ele chegou a ser socorrido pelos bombeiros, mas não resistiu e morreu a caminho do hospital

Por Rio de Janeiro

Jancarlos, lateral-direito do Rio Branco-ES (Foto: Richard Pinheiro)Jancarlos morreu em um acidente na tarde desta sexta-feira (Foto: Richard Pinheiro)
 
O lateral Jancarlos, que estava recentemente no Vilavelhense-ES, morreu na tarde desta sexta-feira em um acidente de trânsito. O carro do jogador de 30 anos caiu em uma ribanceira na BR-040, em Itaipava, na pista sentido Rio de Janeiro. Segundo os bombeiros, o atleta estava em um automóvel da marca Hyundai, com placa do município de Duque de Caxias. Ele foi socorrido pela equipe, mas não resistiu e morreu a caminho do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp, em Petrópolis. O acidente aconteceu por volta de 16h30m.

A equipe do Corpo de Bombeiros tentou reanimar o jogador no local do acidente. Ele foi colocado dentro da ambulância com vida e morreu no veículo. O corpo permanece no hospital. Familiares e um empresário de Jancarlos estão na cidade aguardando a liberação. O lateral era casado e deixa três filhos. 

Jancarlos começou a carreira atuando pelo Fluminense em 2001. Pelo Tricolor, foi campeão carioca em 2002. Sem conseguir se firmar no clube, foi emprestado ao Juventude em 2004. No ano seguinte, se transferiu para o Atlético Paranaense, onde ficou até 2008 e foi um destaques do vice-campeonato da Libertadores.
 
As boas atuações no Furacão chamaram a atenção do São Paulo, que o contratou para ser titular. Pelo Tricolor Paulista ele foi campeão brasileiro em 2008. Em 2009 ele esteve no Cruzeiro, onde foi novamente vice-campeão da Libertadores. No Botafogo, conquistou pela segunda o Campeonato Carioca em 2010. Vestiu também a camisa do Bahia, Ituano, America, Volta Redonda e Rio Branco-ES.
 
Jancarlos foi socorrido pelas equipes do Corpo de Bombeiros, mas morreu a caminho do hospital. (Foto: Foto: Ariane Nascimento/Tribuna de Petrópolis) 
O carro de Jancarlos despencou de uma ribanceira 
(Foto: Foto: Roque Navarro/Tribuna de Petrópolis)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/serra-lagos-norte/noticia/2013/11/ex-fluminense-e-furacao-jancarlos-morre-em-acidente-em-itaipava.html

Lucas marca e abre caminho para vitória do líder PSG fora de casa

Parisienses vencem o Reims por 3 a 0, com gols do brasileiro, Menéz e Ibrahimovic

Por Reims, França

O Paris Saint-Germain segue sem sustos em sua campanha no Campeonato Francês. Os parisienses visitaram o Reims neste sábado e venceram a décima partida no torneio: 3 a 0. Quem abriu o caminho para o bom resultado foi o brasileiro Lucas, que fez seu terceiro gol na temporada - Menéz e Ibrahimovic completaram o placar. (veja os gols acima.

O resultado leva o PSG a sua décima vitória no Campeonato Francês. O time parisiense está invicto e na liderança do torneio, com 34 pontos. Por sua vez, o Reims fica com 19, na sexta colocação.

Lucas abre o placar
Os donos da casa começaram a partida com maior volume ofensivo e deram trabalho para Sirigu logo aos sete minutos. Ayité cobrou escanteio, e Mandi sobiu para cabecear na área. O goleiro caiu e fez boa defesa, impedindo o gol. Aos poucos, o Reims foi adotando postura mais defensiva, enquanto o PSG mostrava pouca criatividade.

Aos 23, os visitantes ficaram confortáveis na partida ao abrir o placar. Sirigu deu um chutão, Lucas desviou de cabeça para Ibra, que devolveu para o brasileiro nas costas da zaga. O meia saiu na cara de Agassa e chutou colocado: 1 a 0. Os parisienses seguiram controlando a posse de bola e o Reims pouco ameaçou - apenas assustou em chute desviado de Tacalfred, aos 42.


Lucas comemoração partida PSG contra Reims (Foto: Reuters) 
PSG de Lucas e Ibra segue invicto no Campeonato 
Francês (Foto: Reuters)
O início da etapa final foi equilibrado, com os dois times desperdiçando boas chances. O Paris Saint-Germain ampliou sua vantagem logo aos 14, quando Jallet fez boa jogada e tocou para Verratti, que abriu para Menéz na esquerda. O francês invadiu a área e chutou forte na saída de Agassa.

O segundo gol não desanimou os anfitriões - pelo contrário: deixou o jogo mais animado. O Reims passou a pressionar o PSG e quase marcou em chute de Albaek, defendido por Sirigu. Logo em seguida, os donos da casa tiveram uma chance de ouro: Ayité sofreu pênalti de Verratti. Na cobrança, Krychowiak chutou por cima.


A partir daí, o jogo ficou pouco movimentado, com as duas equipes finalizando pouco. Até que uma falha grave do goleiro Agassa permitiu ao PSG aumentar a diferença, aos 44: Ibra cobrou falta na barreira, e a bola sobrou para o arqueiro, que saiu jogando rápido. Porém, Agassa botou muita força na bola, e Tacalfred não conseguiu dominá-la. O sueco pegou a sobra e chutou para o gol vazio: 3 a 0.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-frances/noticia/2013/11/lucas-marca-e-abre-caminho-para-vitoria-do-lider-psg-fora-de-casa.html

Vettel voa na chuva e conquista a pole em Interlagos; Massa larga em nono

Em busca da nona vitória consecutiva, alemão supera rivais na pista molhada e larga na frente no GP do Brasil. Ferrari se enrola na troca de pneus e prejudica Massa

Por São Paulo



Vettel Treino GP Brasil  (Foto: Agência Reuters) 
Vettel comemora a pole para o GP do Brasil 
(Foto: Agência Reuters)


O traçado desafiador, o clima instável, a imprevisibilidade. O “fator Interlagos” tumultuou o treino classificatório deste sábado, que definiu o grid para o GP do Brasil de Fórmula 1. Foi uma atividade marcada pela chuva intensa que adiou por quatro vezes a disputa do Q3 e um acidente que eliminou a McLaren de Sergio Pérez durante o Q2. Mas nem mesmo as inúmeras variáveis foram capazes de deter Sebastian Vettel e sua RBR. O alemão voou baixo, cravou 1m26s479 e conquistou mais uma pole position, a nona no ano, a 45ª na carreira. Nico Rosberg, que vinha sendo o mais rápido na água nos treinos livres, ficou em segundo. O espanhol Fernando Alonso larga em terceiro e terá ao lado no grid o australiano Mark Webber. Felipe Massa ficou apenas em nono lugar.

O brasileiro sofreu com a falta de comunicação do box da Ferrari durante a parte final do Q3. A equipe surgiu com pneus para chuva forte, mas todos os pilotos estavam trocando para pneus  intermediários. Felipe Massa ficou parado esperando pelos novos pneus, perdeu tempo e as melhores condições da pista, já que logo depois voltou a chover. Com isso, só conseguiu o nono tempo.

O GP do Brasil, que encerra a temporada 2013 da Fórmula 1, está marcado para as 14h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Globo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha  todos os detalhes do evento a partir das 9h30, desde a chegada dos pilotos, até a bandeirada.




Q1
 Vergne se salva no fim e elimina Maldonado
Felipe Massa treino GP Brasil  (Foto: Reuters)Felipe Massa no treino do GP Brasil (Foto: Reuters)


Assim que autorizados, todos os 22 pilotos se enfileiraram no pit lane, com o objetivo de ir logo para a pista e garantir bons tempos antes que a chuva pudesse apertar. Lewis Hamilton foi o primeiro a marcar tempo: 1m25s342. Vettel e Rosberg também garantiram boas voltas. A pista molhada, traiçoeira, quase provocou alguns acidentes. Primeiro, Webber teve que segurar o carro para não acertar a traseira da Ferrari do amigo Alonso. Depois, Bianchi deu uma fechada em Grosjean, que reclamou pelo rádio: "estúpido!".

E como os pilotos temiam, a chuva apertou, dificultando que os competidores melhorassem seus tempos. Até a metade do Q1, os seis pilotos que estariam sido eliminados seriam: Vergne, Pic, Gutiérrez, Van der Garde, Bianchi e Chilton. A essa altura, Massa era o 12º, quatro posições atrás de Alonso e três atrás de Webber. A maioria dos pilotos voltaram aos boxes, a espera da melhora das condições climáticas. Na pista, ficaram apenas Kovalainen, Ricciardo, Maldonado, Vergne e Gutiérrez, em busca das três últimas vagas no Q2.

A chuva não dava trégua, mas Vergne foi o único a conseguir tirar uma carta da manga, subindo para 15º e empurrando Maldonado para a zona de corte. Além do venezulano da Williams, foram eliminados também Gutiérrez, Pic, Van der Garde, Bianchi e Chilton. O melhor tempo foi mesmo a marca de Hamilton no início da sessão. Massa avançou com um confortável 12º lugar.


Q2
Grosjean brilha, Massa avança e Pérez bate forte
Vettel Treino GP Brasil  (Foto: Agência AP )Vettel voa na chuva em Interlagos (Agência AP)


O ritual do início do Q2 foi o mesmo do Q1. Assim que o cronômetro foi acionado, todos os pilotos foram para a pista. Rosberg foi o primeiro a marcar tempo, 1m26s626, bem acima das melhores marcas do Q1. Na sequência, Hamilton, Alonso e Massa completaram suas voltas e figuraram nas primeiras posições. Discreto no fim de semana, Vettel deu as caras e anotou a melhor volta do Q2, primeiro com 1m26s515 e depois com 1m26s449. Conforme os pilotos melhoravam seus tempos, Massa começou a despencar na folha de tempos, caindo para nono e passando a ser ameaçado de eliminação.

Na metade final do Q2, o brasileiro pisou fundo e fez 1m27s049, subindo para a sexta posição. Alonso pulou para as primeiras colocações e empurrou Massa para sétimo. Logo depois, mesmo com a chuva apertando, Grosjean encaixou uma ótima volta subiu para primeiro, com 1m26s161.
Já com o cronômetro zerado, Pérez, que tentava desesperadamente avançar para o Q3 em seu último GP pela McLaren, perdeu o controle do carro e acertou o muro na Descida do Lago. Já não havia mais tempo para nada. Junto com o mexicano, caíram fora: Kovalainen, Di Resta, Bottas, Button e Sutil. Avançaram para a disputa da superpole, nessa ordem: Grosjean, Vettel, Alonso, Rosberg, Hamilton, Webber, Massa, Ricciaro, Vergne e Hulk.



Q3
 Chuva atrasa superpole; Vettel se impõe mesmo na chuva
Por causa do acidente de Pérez e do aumento da chuva, o início do Q3 foi adiado em dez minutos. Ao invés dos carros de F-1, foi o carro de segurança que entrou em ação para avaliar as condições da pista. E após a análise, foi decidido empurrar o começo da superpole em dez minutos por mais três vezes, em razão da existência de vários pontos alagados.


A chuva enfraqueceu e, após quarenta minutos de paralização, a direção de prova finalmente autorizou o recomeço das atividades. Webber, Vettel e Ricciardo foram logo para a pista, com pneus para chuva intensa.


O australiano foi o primeiro a marcar volta cronometrada: 1m29s215. Logo em seguida, Vettel fez 1m28s830 e assumiu a ponta. Rosberg e Hamilton também deixaram Webber para trás. Grosjean vinha rápido, mas preferiu abortar a volta, retornar aos boxes e colocar os pneus intermediários. A essa altura, Alonso era o quinto e Massa, o nono.

Todos os demais pilotos resolveram seguir Grosjean e trocaram para os compostos intermediários. O francês da Lotus comprovou que sua escolha de pneus era a mais acertada e logo subiu para a ponta, com 1m26s479. Mas Vettel e Webber completaram suas voltas na sequência e assumiram as duas primeiras posições. Alonso subiu para segundo, Rosberg para terceiro, Hamilton para quinto e Massa para sétimo.

Cronômetro zerado, hora das últimas tentativas dos pilotos. Vettel melhorou seu tempo para 1m26s479 e assegurou a pole position. Rosberg também melhorou sua marca e tomou a segunda posição no grid de Alonso. Webber ficou com o quarto tempo, seguido por Hamilton e Grosjean. Ricciardo e Vergne ainda conseguiram ultrapassar Massa, fazendo o sétimo e o oitavo tempos e deixando Massa na nona colocação. Hulkenberg fechou o top 10.


Alonso, Vettel e Rosberg Treino GP Brasil Formula 1 (Foto: Agência Reuters) 
Alonso, Vettel e Rosberg: os três primeiros do grid 
de largada para o GP do Brasil de Fórmula 1 (Foto: 
gência Reuters)


GRID DE LARGADA PARA O GP DO BRASIL

 P   Pilotos                      País/Equipe          Tempos       Diferenças
 1) Sebastian Vettel       (ALE/RBR)             1m26s479
 2) Nico Rosberg           (ALE/Mercedes)     1m27s102   +0s623
 3) Fernando Alonso     (ESP/Ferrari)          1m27s539   +1s060
 4) Mark Webber           (AUS/RBR)            1m27s572   +1s093
 5) Lewis Hamilton        (ING/Mercedes)     1m27s677   +1s198
 6) Romain Grosjean     (FRA/Lotus)           1m27s737   +1s258
 7) Daniel Ricciardo      (AUS/STR)             1m28s052   +1s573
 8) Jean-Eric Vergne     (FRA/STR)             1m28s081   +1s602
 9) Felipe Massa           (BRA/Ferrari)          1m28s109   +1s630
10) Nico Hulkenberg     (ALE/Sauber)         1m29s582   +3s103

Elimiandos no Q2:
11) Heikki Kovalainen   (FIN/Lotus)            1m27s456   +1s295
12) Paul di Resta          (ESC/Force India) 1m27s798   +1s637
13) Valtteri Bottas         (FIN/Williams)       1m27s954   +1s793
14) Sergio Pérez          (MEX/McLaren)     1m28s269   +2s108
15) Jenson Button        (ING/McLaren)       1m28s308   +2s147
16) Adrian Sutil            (ALE/Force India)   1m28s586   +2s425

Eliminados no Q1:
17) Pastor Maldonado      (VEN/Williams)    1m27s367   +2s025
18) Esteban Gutiérrez      (MEX/Sauber)      1m27s445   +2s103
19) Charles Pic                 (FRA/Caterham)  1m27s843   +2s501
20) Giedo van der Garde  (HOL/Caterham)  1m28s320   +2s978
21) Jules Bianchi              (FRA/Marussia)    1m28s366   +3s024
22) Max Chilton                (ING/Marussia)     1m28s950   +3s608



info circuito BRASIL 2013 - 690px (Foto: arte esporte)




FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/11/vettel-voa-na-chuva-e-conquista-pole-em-interlagos-massa-larga-em-nono.html