domingo, 3 de novembro de 2013

Ibra vê final do Masters, filho mostra torcida e ganha raquete de Djokovic

Atacante do PSG já havia assistido à partida da semifinal entre o sérvio - campeão do torneio - e Roger Federer ao lado da mulher e dos dois filhos

Por Paris, França

O Masters 1000 de Paris voltou a contar com uma audiência para lá de qualificada nas arquibancadas. O atacante Ibrahimovic acompanhou novamente um jogo de Djokovic - desta vez, a grande final. O jogador do PSG foi acompanhado dos dois filhos Maximilian e Vincent e da mulher Helena e a família permaneceu na primeira fila.


O filho mais novo do casal, aliás, não escondeu sua torcida pelo sérvio e acabou sendo recompensado ao final do duelo, já que Djokovic lhe entregou a raquete usada na partida. Vincent vestiu uma camisa do PSG com o nome do campeão às costas.

Djokovic conquistou pela segunda vez seu Masters de Paris, ao derrotar o espanhol David Ferrer, que defendia o título de 2012 do torneio. Agora, disputa o ATP Finals, na semana que vem, em evento que reúne os oito melhores tenistas da temporada. Ele ainda disputa, antes do fim do ano, a final da Copa Davis pela Sérvia, diante da República Tcheca.


filho de Ibrahimovic ganha raquete de Djokovic na final do ATP de Paris (Foto: Agência AFP) 
Filho de Ibrahimovic ganha raquete de Djokovic 
na final do Masters de Paris (Foto: Agência AFP)


Ibrahimovic PSG assiste ao jogo de tênis entre Djokovic e Ferrer ao lado da esposa helena Seger (Foto: Agência AP) 
Filho mais novo do casal mostrou sua torcida para 
Djokovic (Foto: Agência AP)


Ibrahimovic PSG assiste ao jogo de tênis entre Djokovic e Ferrer ao lado da esposa helena Seger (Foto: Agência AP) 
Ibrahimovic ao lado da esposa Helena Seger (Foto: 
Agência AP)
FONTE:

Torcida do Criciúma assa costela em concentração e brinca: 'É de macaca'

Os amigos Chico Pilotto, Alcione Milioli, Renato Gaidzinski, Humberto Fascin e Thiago Stopassoli Búrigo se reuniram cedo para preparar a carne

Por Criciúma

Torcedor assa costela de 'macaca' (Foto: João Lucas Cardoso) 
Torcedores assam costela 'de macaca' antes de jogo 
contra Ponte (Foto: João Lucas Cardoso)
 
A preparação de um grupo torcedores para apoiar o Criciúma diante da Ponte Preta começou cedo neste domingo. A partida começa às 19h30m, mas desde às 10h estão no pátio de um bar nas cercanias do estádio Heriberto Hülse, tradicional ponto de encontro da torcida, se animando para o confronto. Chegaram cedo para assar uma costela bovina inteira.

- É de macaca - brincou um dos tricolores no momento da 'foto oficial'.
Os amigos Chico Pilotto, Alcione Milioli, Renato Gaidzinski, Humberto Fascin e Thiago Stopassoli Búrigo se reuniram ainda pela manhã para assar a peça de carne e iniciarem a concentração para o confronto entre os dois times, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. É a forma de se reunirem e aumentarem o otimismo por uma vitória do Tigre na partida no Hertiberto Hülse.

- Espero que este seja um preparativo de uma vitória para fazer com que os caminhos nos levem para Recife, para o Criciúma enfrentar o Náutico com chance de continuar na elite do Brasileirão - conta Pilotto, que espera um triunfo para ir a Pernambuco na próxima semana apoiar o time catarinense na rodada seguinte do campeonato.

A partida deste domingo é tida como decisiva ao Criciúma. Os dois times estão na zona de rebaixamento, com apenas um ponto distante.

Arena das Dunas tem 14 das 20 pétalas instaladas

Nas primeiras pétalas, o trabalho de revestimento da segunda parte da cobertura também já está em fase adiantada

Por Natal

Catorze das vinte pétalas que irão formar a cobertura da Arenas das Dunas já estão instaladas. Fotos tiradas neste sábado mostram o avanço nas obras para a Copa do Mundo de 2014. Nas primeiras pétalas, o trabalho de revestimento da segunda parte da cobertura também está em fase avançada.

Arena das Dunas, em Natal (Foto: Canindé Soares) 
Arena das Dunas, em Natal (Foto: Canindé Soares)
 
Outros avanços importantes são o revestimento interno dos camarotes, o piso da Arena e a instalação das poltronas. O gramado, plantado em 14 de agosto, já apresenta condições ideais de jogo. Em breve, serão instaladas as traves definitivas para as partidas de futebol.

Última das arenas a começar a ser erguida no Brasil, construída por meio de uma parceria público-privada entre o Governo do Estado e a Construtora OAS, a das Dunas está localizada exatamente no cruzamento dos mais importantes corredores viários de Natal e próxima aos principais hospitais da capital.

Depois de inaugurado, o estádio será palco, além das partidas de futebol, de uma agenda intensa de eventos tais como shows artísticos e feiras.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rn/noticia/2013/11/arena-das-dunas-ja-tem-14-das-20-petalas-instaladas.html

Vettel leva 7ª seguida, iguala marca de Schumi e faz 'zerinhos' em Abu Dhabi

Alemão recebe bandeirada 30s à frente de companheiro de RBR Mark Webber e repete comemoração do tetra alcançado na Índia. Alonso é quinto e Massa, oitavo

Por Abu Dhabi, Emirados Árabes

 
vitória 
Confira os melhores momentos do GP de Abu Dhabi
 
zerinhosVettel comemora vitória repetindo 'zerinhos' da Índia
 
imitaçãoAlemão tira onda e imita Raikkonen após triunfo

O tetracampeonato já estava assegurado. Seu nome, já escrito na história da Fórmula 1. Mas nas últimas três etapas do ano, Sebastian Vettel ainda tem o desafio de alcançar dois recordes de seu ídolo e compatriota, o heptacampeão Michael Schumacher e outro da lenda Alberto Ascari. E a primeira marca ele alcançou no GP de Abu Dhabi deste domingo. Usando um capacete com pintura folheada a ouro 24 quilates para celebrar sua quarta taça, o alemão da RBR protagonizou mais uma atuação implacável e venceu a sétima corrida seguida na temporada, repetindo a marca anotada por Schumi em 2004. Largando em segundo, o alemão não tomou conhecimento de seu companheiro de RBR, Mark Webber, assumindo a ponta nos primeiros metros. O que se viu na sequência foi mais um implacável passeio de Vettel no cair da noite em Yas Marina. O tetracampeão provou que sua soberania não é apenas por ter uma máquina nas mãos e cruzou a linha de chegada “eternos” trinta segundos à frente de seu parceiro de time. Confira os melhores momentos acima.

Após cruzar a linha de chegada, Vettel tirou onda. Repetiu a comemoração do tetra na Índia e fez “zerinhos” diante da torcida. Só que dessa vez, se preveniu. Para evitar outra reprimenda como a recebida em Buddh, executou a manobra antes de completar mais uma volta, em uma área de escape, e levou o carro para o parque fechado, como manda o “figurino”. E enquanto girava em frente às arquibancadas,ainda brincou com a equipe pelo rádio ao citar a folclórica frase do amigo Kimi Raikkonen:
 
- Deixe-me fazer uma citação: sim, sim, sim... Eu sei o que estou fazendo!
Realmente, o tetracampeão sabe bem o que faz. Clique aqui e confira o diálogo completo de Vettel com a equipe pelo rádio.

sebastian vettel rbr gp de Abu Dhabi (Foto: Agência Reuters) 
Vettel recebe a bandeirada para mais uma vitória 
na temporada 2013 (Foto: Reuters)
 
Nico Rosberg, da Mercedes, completou o pódio, seguido de perto por Romain Grosjean, da Lotus. Após uma atuação irreconhecível no GP anterior, Fernando Alonso voltou a mostrar sua conhecida inspiração, levando sua Ferrari da décima para a quinta posição. Felipe Massa vinha fazendo uma boa prova, mas não escolheu um bom momento para o segundo pit stop e fechou em oitavo, logo atrás de Paul di Resta (Force India), que fez apenas uma parada, e Lewis Hamilton (Mercedes). O destaque negativo da prova ficou por conta de Raikkonen. Com salários atrasados e obrigado a começar em último após ser desclassificado no treino de sábado, o finlandês completou seu péssimo fim de semana com um abandono após um toque na Caterham de Charles Pic logo na largada.

E enquanto os títulos dos Mundiais de Pilotos e Construtores já estão decididos em favor de Vettel e RBR, as disputas pelos vice-campeonatos seguem abertas. Alonso chegou aos 217 pontos e abriu vantagem para Raikkonen e Hamilton. Entre as equipes, a Mercedes soma agora 334 pontos, aumentando a diferença para a Ferrari de quatro para 11. Confira a classificação completa.
 

Webber larga mal e Vettel assume ponta
Com Mark Webber começando da pole, a expectativa era saber se o veterano conseguiria fazer uma boa largada, seu grande ponto fraco. E como se temia, não deu para o australiano. Ele partiu mal e foi engolido por Vettel, que assumiu a liderança. Rosberg também passou Webber e pegou o segundo posto. Grosjean arrancou bem e subiu de sexto para quarto, superando Hamilton e Hulkenberg. Massa manteve-se em sétimo, enquanto Alonso ganhou duas posições e se colocou logo atrás do brasileiro. Partindo do fim do grid após ser excluído do treino de sábado, Kimi encerrou precocemente um fim de semana para esquecer: tocou na Caterham de Charles Pic, quebrou a suspensão de sua Lotus e abandonou.

Na liderança, sua posição de costume Vettel começou a imprimir sua marca registrada: o ritmo alucinante nas primeiras voltas. Virando um segundo mais veloz que o segundo colocado Rosberg por volta, o campeão abriu impressionantes dez segundos em pouco menos de dez voltas. Enquanto isso, Webber reclamava com a equipe pelo rádio de problemas no KERS.

Dos ponteiros, o primeiro a ir para os boxes foi Hamilton, na oitava volta. Nas passagens seguintes, foi a vez dos pit stops de Webber, Grosjean, Hulk e Rosberg. Na parada, o australiano recuperou a posição do alemão da Mercedes. Enquanto isso, Massa seguiu na pista e subiu para a segunda posição, acompanhado de perto por Alonso.
 
Vettel fez sua primeira parada no 15º giro e, a essa altura, já havia construído vantagem suficiente para retornar na ponta. Massa e Alonso fizeram suas visitas aos pits e voltaram, respectivamente, em oitavo e 13º. Neste momento, do pelotão da frente, apenas as Force India de Paul di Resta, o segundo, e de Sutil, o sétimo, não haviam trocado pneus. Eles partiam para uma estratégia de apenas um pit stop.

Di Resta, enfim, parou na 21ª volta. Sutil manteve-se na pista e, com pneus gastos, passou a segurar Hamilton. O britânico bem que tentou dar o bote em seu “ex-amigo”, que fez jogo duro. Quem se deu bem nessa foi Massa, que se aproximou dos dois e tomou a posição do piloto da Mercedes. Na volta seguinte, o brasileiro deixou Sutil para trás e assumiu o quinto lugar. Mais atrás, Alonso fazia a ultrapassagem sobre Hulk e subia para oitavo. Pouco depois, Hamilton finalmente conseguia se livrar de Sutil, que se arrastava na pista, levando consigo Alonso.
Na 29ª volta, Sutil finalmente foi aos boxes. Junto com ele foi Lewis Hamilton. Após 30 voltas, a classificação era a seguinte: Vettel em primeiro, a desconcertantes 30 segundos de Webber. Na sequência: Rosberg, Grosjean, Massa e Alonso. Hamilton, com duas paradas era o décimo. Em seu pit stop, Hulk foi liberado perigosamente pela Sauber à frente de Pérez, levou um drive-through (passagem direta pelos boxes) e acabou saindo da briga pelas primeiras posições.
Alonso começou a tirar a diferença de Massa e colou definitivamente no companheiro na volta 33. O brasileiro respondeu pisando fundo para se manter na frente. Quem entrou na “brincadeira” foi Grosjean, que voltou dos pits logo diante das duas Ferraris. Nesse momento, Alonso tentou, sem sucesso, uma investida em cima do parceiro.

Pressionado pelo espanhol, Massa preferiu antecipar a segunda parada para a 39ª volta. Além de perder tempo com a demora da fixação de sua roda dianteira esquerda, o brasileiro viu sua tática não dar certo. Voltou atrás de Hamilton e de Di Resta, que não faria o segundo pit stop, e ainda perdeu mais tempo preso no tráfego de Jean-Eric Vergne, que ainda não havia parado pela segunda vez, o que deixou sua posição ameaçada para Alonso. O espanhol foi para os boxes seis giros depois e voltou lado a lado com o Vergne. Os dois chegaram a se tocar, e o bicampeão passou com as quatro rodas fora da pista para conseguir tomar à frente do piloto da STR. O incidente ficou para ser investigado após a prova e o espanhol não recebeu nenhuma punição. Inspirado, Alonso partiu em busca de Hamilton, conseguiu a ultrapassagem e assumiu o sexto lugar. Sua escalada continuou ao deixar Di Resta para trás e subir para quinto.
Lá na frente, Vettel levava com imensa tranquilidade sua RBR até a linha de chegada. Mais uma vitória para o alemão. Trinta segundos depois, passavam Webber e Rosberg para completar o pódio. Grosjean recebeu a bandeirada em quarto, bem distante de Alonso. Di Resta, Hamilton e Massa vieram na sequência. Pérez e Sutil completaram o top 10.

Header_Fórmula 1 - resultado (Foto: Editoria de arte)
1) Sebastian Vettel (ALE/RBR), 55 voltas em 1h38m06s106  
2) Mark Webber (AUS/RBR) + 30s8        
3) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) + 33s6        
4) Romain Grosjean (FRA/Lotus) + 34s8        
5) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 1m07s1        
6) Paul Di Resta (ESC/Force India) + 1m18s1   
7) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) + 1m19s2       
8) Felipe Massa (BRA/Ferrari) + 1m22s8       
9) Sergio Pérez (MEX/McLaren) + 1m31s1        
10) Adrian Sutil (ALE/Force India) + 1m33s2        
11) Pastor Maldonado (VEN/Williams) + 1m35s9        
12) Jenson Button (ING/McLaren) + 1m43s6         
13) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) + 1m44s1         
14) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) + 1 volta        
15) Valtteri Bottas (FIN/Williams) + 1 volta        
16) Daniel Ricciardo (AUS/STR) + 1 volta        
17) Jean-Éric Vergne (FRA/STR) + 1 volta        
18) Giedo Van der Garde (HOL/Caterham) + 1 volta        
19) Charles Pic (FRA/Caterham) + 1 volta        
20) Jules Bianchi (FRA/Marussia) + 2 voltas        
21) Max Chilton (ING Marussia) + 2 voltas        

Não completou:
22) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), na 1ª volta

Melhor volta: Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1m43s434
Circuito de Yas Marina, palco do GP de Abu Dhabi (Foto: InfoEsporte) 
Circuito de Yas Marina, palco do GP de Abu Dhabi 
(Foto: InfoEsporte)
 
FONTE:

Djokovic vence em Paris e mantém sonho de voltar a ser o número um

Sérvio sai atrás nos dois sets diante de David Ferrer, mas consegue buscar a virada em ambos e conquista torneio. Meta agora é o ATP Finals, em Londres

Por Paris

Novak Djokovic precisa de um milagre, mas segue em busca dele enquanto puder. Após perder o posto de número um do mundo para Rafael Nadal, o sérvio se manteve neste domingo na caminhada para retomar a vaga de líder do ranking da ATP. Ao conquistar o Masters 1.000 de Paris diante de David Ferrer, por 2 sets a 0, com um duplo 7/5, o sérvio reacendeu a chama de terminar 2013 como o melhor do mundo. Ele só não depende apenas de si. Na semana que vem, na disputa do ATP Finals, evento que reúne os oito melhores do mundo em Londres, Djoko precisa conquistar o título de maneira invicta e ainda torcer para que Nadal perca os três jogos que tem pela frente na primeira fase. Caso isso aconteça, ele retomaria para si o posto perdido.

A conquista, no jogo de número 200 da carreira de Djoko, foi decidida no game dez dos dois sets. Foi quando o sérvio conseguiu devolver as quebras sofridas anteriormente e virou os sets, vencendo ambos e acabando com o reinado do espanhol que defendia seu título em 2012. A conquista, acompanhada de perto pelo craque sueco Zlatan Ibrahimovic, do PSG, onde seu filho ganhou de presente uma raquete do campeão, foi a de número 40º de simples na carreira do jogador de 26 anos.

O encontro deste domingo foi o 17º entre os tenistas. A vitória foi a 11ª de Djoko, contra seis de Ferrer. Nos últimos cinco jogos entre os dois, Novak venceu todos. Ele ainda disputa, após o ATP Finals, a final da Copa Davis pela Sérvia, diante da República Tcheca.

tênis novak djokovic atp de Paris (Foto: Agência AFP) 
Djokovic ergue o título de campeão do Masters 1.000 
de Paris (Foto: Agência AFP)
 
Ferrer lidera, cede virada e Djoko sai na frente
O primeiro game do encontro entre David Ferrer e Novak Djokovic, vencido pelo sérvio, mostrou como seria a dinâmica da decisão do Masters 1.000 de Paris. Ao todo, o rally teve 27 devoluções, lá e cá, até Djoko conseguir bater o espanhol e abrir 15/0. O troco veio com Ferrer sacando bem e empatando em 1/1. Abusando da velocidade nas bolas, o sérvio confirmou seu serviço no game seguinte. O mesmo fez Ferrer: 2/2. E depois ainda fez mais. Em game perfeito, e com uma deixada indefensável, quebrou o serviço de Djokovic: 3/2.

No game seguinte, o sérvio tentou o troco, apertou o calo de Ferrer, mas o espanhol conseguiu salvar o game e abriu 4/2. Correndo atrás do prejuízo, Djokovic confirmou seu serviço sem dificuldades e seguiu na partida. O espanhol, porém, não dava chances, e mesmo quando era apertado, conseguia confirmar seu saque, e assim fez 5/3 no primeiro set. Coube a Djoko mais uma vez manter seu saque e no último game lutar para quebrar o serviço de Ferrer, em sua úlitma chance no set. E o fez, comemorando muito: 5/5 e Djoko vivo no jogo. Depois de manter seu serviço, o sérvio mostrou porque liderou o ranking até semanas atrás e ao quebrar de novo o saque de Ferrer venceu o set em 7/5.

tênis david ferrer atp de Paris (Foto: Agência Reuters) 
Ferrer era o atual campeão do Masters 1.000 de 
Paris (Foto: Agência Reuters)
 
Cenário se repete e Djoko vence de novo
Ao invés de desanimar após a derrota no set que liderou desde o início, Ferrer começou o segundo com tudo, e logo quebrou o serviço de Djokovic. Em seguida, confirmou seu saque e abriu 2/0.
Com muito trabalho, o sérvio também contou com a sorte para confirmar seu serviço pela primeira vez no segundo set. Ferrer fez o mesmo e manteve a ponta: 3/1. Querendo acabar com o jogo logo no segundo set, o sérvio mais uma vez foi rápido para manter seu saque, e trazer a diferença para 3/2.

O sexto game trouxe emoção de sobra. Com pontos que tiveram mais de dez bolas trocadas, Ferrer confirmou o saque em momento que Djoko chegou a quebrar sua raquete: 4/2. Nos dois games seguintes, ambos confirmaram seus serviços, e o jogo seguia em 5/3 para Ferrer, com Djoko no saque. Ali, o panorama do primeiro set se repetia. O sérvio conseguiu buscar um 5/4 e Ferrer sacava para vencer o set. E de novo o número dois do mundo quebrou o serviço do espanhol, empatando o jogo em 5/5.

Seguindo o roteiro, Novak confirmou seu serviço, virou para 6/5 e teve no game seguinte a chance de vencer o jogo. Sem desperdiçar, Djoko pressionou Ferrer e quebrou de novo o serviço do espanhol, confirmando a vitória por 2 sets a 0, com um duplo 7/5.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/11/certeiro-novak-djokovic-derrota-david-ferrer-e-leva-titulo-do-masters-de-paris.html

Carol Portaluppi exibe camisa tricolor e começa torcida já na madrugada

Grêmio, time treinado pelo seu pai, encara o Bahia neste domingo na Arena

Por Rio de Janeiro

A torcida de Carol Portaluppi por um resultado positivo do Grêmio pela 32ª rodada do Brasileirão começou já na madrugada deste domingo. Por volta da 1h30 da manhã, a filha do técnico Renato Gaúcho publicou em seu Instagram uma foto de uma das suas camisas tricolores. Seu gato, também "na torcida", aparecia em cima da vestimenta.

- Todo mundo na torcida #grêmio - escreveu.

O fato de ser justamente um gato preto (pelas superstições, dá azar) rendeu comentários negativos e brincadeiras por parte dos torcedores. Alguns escreveram que, caso o time perca, já se sabe o motivo. Outros, por outro lado, não acreditam nas crenças e afirmaram que "não há gato preto que atrapalhe o trabalho de Renato".

- Essa foto vai ser falada se o vosso Grêmio perder! Kkkk cuidado, Carolzinha! - escreveu um.
- Ih, gato preto dá azar... - completou outro.

O Grêmio encara o Bahia a partir das 17h, na Arena. Na quarta-feira, no jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil contra o Atlético-PR, Carol já garantiu sua presença. Também no estádio gremista, a jovem confia na virada do time (perdeu o primeiro duelo por 1 a 0).


INSTAGRAM - Gato preto camisa do grêmio Carol Portaluppi (Foto: Reprodução / Instagram) 
Carol Portaluppi publicou foto da sua camisa do Grêmio 
 (Foto: Reprodução / Instagram)
FONTE:

Calmo, humilde e aberto a diálogo: o jeito de Jayme que motivou o Fla

Um dos principais responsáveis pela volta por cima do Flamengo explica maneira tranquila de trabalhar em estádios cheios: 'Não dá para ouvir nada'

Por Rio de Janeiro

Quando a crise no Flamengo parecia irreversível após a saída de Mano Menezes, coube à Jayme de Almeida assumir o comando da equipe para tentar tirar o clube da situação incômoda que se encontrava. Onze jogos depois, o técnico parece ter encontrado a fórmula para reerguer o Fla após um início de Brasileirão cercado de desconfiança. A pressão, a insegurança e a cobrança deram lugar à vibração, confiança e resultados positivos (assista ao vídeo). Foram seis vitórias, três empates e apenas duas derrotas. O jeito calmo de Jayme de lidar com a adrenalina de uma partida foi determinante para a recuperação.

- Você vai ficar gritando igual maluco e ninguém te olha, porque não dá para ouvir nada. Por isso que eu falo que tem que preparar bem primeiro. A maioria das situações que aparecem no jogo quem tem que mudá-las são os atletas - disse o técnico.

Totalmente identificado com o Flamengo, Jayme frequenta o clube desde pequeno. Quando criança, não desgrudava do pai, também de nome Jayme, meio-campista de uma das primeiras gerações vitoriosas da Gávea, junto com Domingos da Guia e Zizinho.

- Meu pai chegou no Flamengo em 1942. Ele foi tricampeão carioca: 42, 43 e 44. Ele tinha um orgulho muito grande disso aqui. Depois, foi tri como auxiliar, em 53, 54 e 55. Seu nome é muito respeitado aqui, e esse foi o legado que eu tive que carregar - contou.

Jayme de Almeida jogo Flamengo e Bahia (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo) 
Sereno: imagem clássica de Jayme de Almeida no Maracanã 
(Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
 
Querido pelos jogadores, Jayme de Almeida revela um pouco do seu segredo para comandar um time que mistura a experiência de jogadores como Chicão, André Santos e Léo Moura, com a juventude de Luiz Antônio, Gabriel, Samir, entre outros. Um treinador humilde, que se diz aberto a debates com os atletas.

- Acho legal quando há respeito. Quando há essa identidade. Eu nunca imponho nada, a gente treina e eu pergunto: ''dá para fazer assim?''. Compartilho com eles, e é por isso que está dando certo - explicou.

Coeso nas decisões táticas, Jayme busca o equilíbrio nos setores para soltar o Flamengo e impulsionar o futebol da equipe. Desde sua chegada, suas escolhas começam a surtir efeito. Amaral não sai mais da equipe, deu a proteção que a zaga precisava, aliando força e velocidade. Na frente, apostou em Paulinho, que se tornou um dos principais jogadores do time.

- A partir do momento que eu dei a função e liberei ele pra ser feliz, que eu brinco muito com ele: ''vai lá e vai ser feliz!'' Ele tem uma velocidade tremenda, uma habilidade danada para driblar - afirmou.

O Flamengo de Jayme de Almeida venceu o Goiás por 2 a 1 no Serra Dourada, no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. No segundo duelo, no Maracanã, o rubro-negro pode perder por 1 a 0 que garante vaga na final da competição.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2013/11/calmo-humilde-e-aberto-dialogo-o-jeito-de-jayme-que-motivou-o-fla.html

Maya revive drama: 'Entrei no ringue com Mike Tyson e fui nocauteda'

Especialista em ondas grandes relembra acidente e comenta elogios e críticas após encarar 'monstro dos mares'. Recuperada, ela espera voltar ao trabalho em um mês

Por Rio de Janeiro

Entrar em um ringue com Mike Tyson e ser nocauteado. Se sentir refém e vulnerável em meio a tsunamis. Perceber que a morte está a um fio tênue e ter a consciência de que poderia ir em paz. Estas foram algumas das sensações de Maya Gabeira em relação ao grave acidente que sofreu na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, na última semana. Conhecida pela coragem e talento nos mares mais perigosos do mundo, a carioca de 26 anos se arriscou em uma onda gigante, estimada em cerca de 25 metros (não oficial), mas sofreu uma queda e quase morreu.
Após levar uma série de ondas na cabeça e ficar inconsciente, ela foi reanimada na areia por Carlos Burle, que a resgatou em um cenário de horror, que poderia ter tido um final trágico. Recuperada e apenas com o tornozelo direito fraturado, a surfista voltou na última quinta-feira para o Rio de Janeiro, e conversou com o Esporte Espetacular na casa de sua mãe, no Rio de Janeiro.

Maya Gabeira (Foto: Carol Fontes) 
Após grave acidente em Nazaré, Maya Gabeira se 
recupera na casa da mãe, no Rio, sua terra natal (Foto: 
Carol Fontes)
 
- Entrei no ringue com o Mike Tyson e sou peso leve. Fui nocauteada. Treinei apneia e aprendi a realizar seis tipos de respiração, mas estava refém. Senti que o colete saiu, levei um caldo violento na primeira onda e fiquei um longo tempo debaixo d'água, levei a segunda na cabeça e fui atropelada pela terceira, com uma força muito grande. Ficou tudo preto e foi aí que entrou o instinto de sobrevivência. De repente, vi tudo branco e percebi que estava perto das rochas, o que poderia ser perigoso. Meu corpo paralisou, eu não conseguia reagir. Me lembro do Burle gritando para eu pegar a corda e para aguentar com a cabeça do lado de fora. Depois, apaguei e só acordei com a massagem do Burle. Senti muita dor quando dei a primeira respirada - contou Maya, que sofre de asma desde a infância.

"Stayin alive"
Quando o amigo e companheiro de equipe fez a massagem de ressuscitação, uma técnica de reanimação cardiorrespiratória que substituiu a respiração boca a boca, uma música não saiu do seu pensamento. Concentrado em trazer Maya de volta, Burle não parava de cantar "Stayin alive" (na tradução, continuando vivo), sucesso da banda "Bee Gees". Foi como nascer de novo. Agora, a atleta não quer nem saber de dormir.

- Tenho dormido pouco, não tenho vontade de fechar o olho, quero ficar acordada. Por mim, nem dormia, saía correndo por aí, mas, estou com o pé quebrado (risos). Como diz o Burle, a Maya está na excitação da volta à vida. No hospital, eu tinha crises de riso, só conseguia zoar. É muito bom viver. Vou voltar aos poucos, não tenho pretensão de surfar uma onda em Nazaré este ano ou no ano que vem, mas vou continuar meu trabalho e me preparar para estar no lugar certo na hora certa. E vou ter coragem de descer outra onda gigante - disse, bem-humorada.

onda maya gabeira acidente portugal surfe (Foto: Reprodução Instagram)Maya Gabeira na onda que quase a fez perder a vida, em Portugal (Foto: Reprodução Instagram)
 
A expedição de Maya, Burle, Felipe "Gordo" e Pedro Scooby tinha como objetivo superar uma impressionante onda de 30 metros, surfada pelo havaiano Garrett McNamara em janeiro deste ano. Depois de salvar a amiga, o veterano de 46 pode ter batido o recorde mundial em uma onda que ele definiu como "monstro dos mares".
 
- Saímos do porto e entramos por trás da onda. Quando veio a série de ondas oceânicas, que pareciam tsunamis naquele mar gigante e liso. Eu estava naquela adrenalina, vai ser tudo ou nada. Os meninos estavam superanimados, como se estivessem na Disney. Foi a onda da minha vida. Arrisquei a minha vida porque queria surfar naquele mar histórico. Depois, precisei lutar para sobreviver no maior perrengue da minha vida - disse Maya.

Susto no Taiti e evolução
Se eu fosse morrer naquele momento, iria em paz 
Maya Gabeira, especialista em ondas grandes

Esta não foi a primeira vez que a carioca se viu em apuros ao se arriscar na modalidade mais radical do surfe. Em 2011, em Teahuppoo, no Taiti, ela sofreu outro grave acidente ao ser engolida por outra onda de grandes proporções. O susto de bater com força em uma barreira de corais fez a surfista procurar outras técnicas e formas de se preparar para enfrentar "tsunamis". Os seus conhecimentos de apneia, inclusive, foram apontados por especialistas como fundamentais para a sobrevivência da surfista em Portugal.

- O que aconteceu em Teahuppo me ajudou, assim como a roupa de borracha, os treinos de apneia, o comprometimento do Burle em me salvar e o meu instinto de sobrevivência. Na hora em que tudo fica preto e branco e você é nocauteado, percebe que é vulnerável e Deus tem que ajudar. Somos humanos e morremos. A minha profissão tem riscos. Se eu fosse morrer naquele momento, iria em paz - declarou.

Críticas de Hamilton e elogios de McNamara
Um dos maiores nomes do surfe de ondas grandes do mundo, o havaiano Laird Hamilton criticou a presença de Maya no mar naquele dia quase fatídico na Praia do Norte. Em uma entrevista ao vivo a uma rede de televisão americana, o mito do esporte disse que a brasileira não devia estar ali por não ter habilidade suficiente para surfar a onda e culpou Burle, que, segundo ele, não deveria ter deixado Maya cair no mar com aquelas condições. Não satisfeito, Hamilton ainda afirmou que não considera que Burle tenha completado a onda, ou seja, ela não valeu.

Carlos Burle surfe ondas gigantes em Portugal (Foto: AFP) 
Após salvar Maya, Carlos Burle pega onda gigante, 
que pode ter sido a maior já surfada na história (Foto: AFP)
 
- Respeito o Laird por tudo o que ele já conquistou, mas acho que o discurso dele, dessa vez, foi um pouco equivocado. Acho que ele perdeu uma bela oportunidade de ficar quieto. O depoimento do Laird é muito confortável, ali na sua mansão no Kauai, ter uma opinião formada sobre o que aconteceu do outro lado do oceano vendo imagens. Ninguém é dono da verdade, mesmo ele que é pioneiro e tem o respeito do mundo, respeito merecido. Ele me conhece muito pouco para saber a verdade e me julgar de forma tão precipitada. E julgar o Burle também. Há três anos, o recordista mundial Shawn Dollar pegou uma onda na minha frente em Mavericks, que entrou para o Guinness como a maior onda já surfada na remada. Ele foi engolido pela espuma e eu não lembro do Laird ter se pronunciado de forma parecida. Ele pode ter a opinião que ele quiser, eu respeito, mas não concordo - analisou a surfista.

pedro scooby maya gabeira carlos burle gordo hospital surfe portugal (Foto: Reprodução Instagram)Ao lado dos companheiros de equipe, Maya sorri no hospital em Leiria (Foto:Reprodução Instagram)
 
Ao contrário de Hamilton, o compatriota Garrett McNamara pensa diferente. Responsável por colocar o pico português no mapa do surfe após quebrar o recorde de maior onda, em janeiro de 2011, o havaiano elogiou a coragem da brasileira e revelou que a seu desempenho em Nazaré beirou a perfeição. Além de chamá-la de "Super Maya", G-Mac ressaltou a preparação da surfista e admitiu que desistiu de encarar a onda naquele dia por não se sentir seguro na onda. As palavras do ídolo soaram como música para os ouvidos de Maya, que já viveu muitas experiências ao lado de McNamara pelo mundo.

- Ele disse que 95% dos surfistas não teriam coragem de pegar aquela onda. Eu acho que ele estava vislumbrando as direitas. Eu li várias vezes o que o Garrett falou, ele foi um fofo. O que ele escreveu me dá força, esperança, alegria e muitos sentimentos bons. O Garrett sempre foi um ídolo para mim e eu não teria passado por isso e estado naquele lugar se não fosse por ele, que descobriu aquela onda. Quando chegamos lá, a gente foi muito bem recebido por ele e por todo o povo de Portugal. Tenho certeza que eu não teria arriscado tudo o que eu arrisquei se eu não estivesse me sentindo tão em casa. Foi um alívio quando eu vi o que ele falou. É horrível você passar por tudo isso e um ídolo seu te criticar ou dizer que você não é capaz, que você não devia estar ali. Ele me conhece e acompanhou a minha carreira. Vivemos grandes momentos na história do surfe de ondas grandes juntos, e o depoimento dele é o que vale - finalizou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2013/11/maya-revive-drama-entrei-no-ringue-com-mike-tyson-e-fui-nocauteda.html

tália bate a Rússia, sem Sharapova, e leva o tetracampeonato da Fed Cup

Sara Errani faz 3 a 0 para as italianas e fecha confronto na decisão em cagliari

Por Cagliari, Itália

Sara Errani precisou de apenas 59 minutos na manhã deste domingo para garantir o quarto título da Itália na Fed Cup, a Copa Davis feminina, principal competição por equipes do tênis mundial. Ela venceu Alisa Kleybanova com facilidade, com um duplo 6/1, e a Itália fechou a decisão por 3 a 0 contra a Rússia, que não contou com a musa Maria Sharapova, lesionada.

tênis itália campeã fed cup (Foto: Agência Reuters) 
Italianas comemoram o tetracampeonato da Fed Cup 
(Foto: Agência Reuters)

A Itália venceu a Fed Cup nos anos de 2006 (3 x 2 contra a Bélgica), 2009 (4 x 0 contra os EUA), 2010 (3 x 1 contra os EUA) e agora o tetracampeonato em 2013 (3 x 0 contra a Rússia).

No sábado, Roberta Vinci superou Alexandra Panova de virada (2 a 1) e abriu 1 a 0 na decisão.
Depois foi a vez de Sara Errani entrar em quadra para bater Irina Khromacheva ( 2 a 0) e fazer 2 a 0 no confronto. Faltavam ainda três jogos, mas a Itália precisava apenas de mais uma vitória.
E a vitória veio neste domingo. Sara Errani passou com muita facilidade por Alisa Kleybanova (2 a 0) e fechou a decisão em 3 a 0. Roberta Vinci não precisou voltar à quadra para o quarto jogo, e nem as duplas, para a quinta partida.
 
tênis itália campeã fed cup (Foto: Agência Reuters) 
Sara Errani, Roberta Vinci e cia. vibram muito com 
o quarto título italiano (Foto: Agência Reuters)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/11/italia-bate-russia-sem-sharapova-e-leva-o-tetracampeonato-da-fed-cup.html

Irmãos Bryan batem Soares e Peya e levam o título dos Masters de Paris

Americanos derrubam dupla do brasileiro e do austríaco e conquistam o 11º título da temporada. Bruno Soares agora mira o ATP Finals, em Londres

Por Paris

É possível dizer que a temporada de Bruno Soares e Alexander Peya é praticamente irretocável. Foram cinco títulos juntos e dez finais com a deste domingo, no Masters 1.000 de Paris. A dupla só não conseguiu o antídoto para mais uma vez se dar bem diante dos Irmãos Bryan, dupla número um do mundo e pedra no sapato do brasileiro e do austríaco. Foi assim na decisão de agora há pouco, na quadra central do Masters 1.000 de Paris. Derrotados por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/3, a dupla número dois do mundo mais uma vez sucumbiu ao talento e força dos americanos.

Em seis jogos, já com o disputado neste domingo, são cinco vitórias para Bob e Mike, com apenas uma de Soares e Peya. A curiosidade é que todas as partidas foram disputadas em 2013 e a penúltima, na decisão de Valência, também em quadra dura, foi a única vencida por Soares e seu parceiro. O título foi o 11º dos americanos em 2013, incluindo Wimbledon, Roland Garros, o Austrália Open, e os Masters 1.000 de Cincinnati, Roma, Madrid, Indian Wells e agora o de Paris.

- Foi um grande jogo, mas eles conseguiram jogar melhor e estão de parabéns. Fico feliz pela torcida e pelo apoio que tivemos em Paris. Agora é focar no ATP Finals, na semana que vem - disse Bruno Soares ao final do jogo.

O jogo
O primeiro set começou com as duas duplas confirmando seus serviços. No quarto game, porém, os Irmãos Bryan quebraram o serviço de Soares e Peya, abrindo 3/1. No sétimo game, com o jogo em 4/2, a dupla do brasileiro quebrou pela primeira vez o saque dos americanos, mas logo em seguida viram os Bryans devolverem a quebra e depois confirmarem seu serviço para fechar o set em 6/3.

No segundo set, logo no primeiro game, os americanos já quebraram o serviço de Soares e Peya e abriram 1/0. Após mais três games com as duplas confirmaram seus saques, os Bryans quebraram o novamente o serviço do time do brasileiro, fazendo 4/1. Soares e Peya ainda tentaram uma volta por cima, chegaram a buscar em 5/3 com uma quebra em cima dos americanos, mas eles devolveram no game seguinte e fecharam novamente em 6/3.

Juntos, Soares e Peya conquistaram cinco títulos na temporada. Ao lado de Fleming, Soares conquistou mais um, o que dá seis títulos no ano. A final foi a 11ª do brasileiro na temporada 2013, disparada a melhor de sua carreira na corrida da ATP.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/11/irmaos-bryan-batem-soares-e-peya-e-levam-o-titulo-dos-masters-de-paris.html

Achei! Da A para a D, Lenílson tenta novo título nacional, agora na PB


Meia foi campeão do Brasileirão em 2006 pelo São Paulo e quer voltar a vencer em 2013, mas na quarta divisão, pelo Botafogo-PB

Por João Pessoa

lenílson, meia do botafogo-pb, meia lenílson, botafogo-pb (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb) 
Lenílson atualmente disputa a Série D do Brasileiro
pelo Botafogo-PB. Ele já marcou quatro gols
(Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)
 
Aos 25 anos, pelo São Paulo, Lenílson conquistou o Brasileirão de 2006. Foi titular em muitas partidas. Titular de um time que se tornaria indiscutível, campeão com nove pontos de diferença para o segundo colocado, o Internacional. Vencedor de um título que entraria para a história como o primeiro dos três que a equipe paulista conquistaria em sequência - e que faria dela a primeira tricampeã consecutiva do Brasil. Eis o meia Lenílson, que andou sumido do cenário nacional, mas que agora, como capitão do Botafogo-PB, pode reviver muitas das emoções de sete anos atrás. É bem verdade que desta vez o palco é a Série D, mas, mantendo as devidas proporções, a conquista seria igualmente histórica para o clube de João Pessoa - que seria o primeiro da Paraíba a ganhar um título nacional homologado pela CBF.

Lenílson, hoje mais maduro, com 32 anos, sabe bem disso. E deixa claro que está encarando a Série D com a mesma seriedade com que enfrentou aquela Série A de 2006. Segundo ele, as divisões podem ser opostas, mas a torcida do Botafogo trata o atual momento como um dos mais importantes de sua história recente. Como se fosse primeira divisão.

- O Botafogo tem uma torcida apaixonada, que vem empurrando o time desde o início. A festa no estádio é sempre grande, e eles querem muito esse título. Isso é algo que nos envolve. Não tem nenhuma peça no elenco que não esteja totalmente focada nesse objetivo - declarou.

Botafogo-PB, Salgueiro, Série D, João Pessoa, Paraíba, Almeidão (Foto: Phelipe Caldas, Globoesporte.com/PB) 
Para a torcida do Botafogo, a Série D é como se 
fosse primeira divisão (Foto: Phelipe Caldas)
 
Para levar o Belo (como o clube pessoense é conhecido por sua torcida) a seu primeiro título nacional, Lenílson e seus companheiros vão ter que vencer o Juventude. O encontro decisivo é no próximo domingo, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. No jogo de ida, o time gaúcho venceu na Arena do Grêmio por 2 a 1. Beneficiado pelo gol marcado fora, o Botafogo fica com o título em caso de vitória simples por 1 a 0.

Tempos de recomeço após o melhor ano da vida
Lenílson não tem dúvidas: 2006 foi o melhor ano de sua vida. Depois de se destacar no Campeonato Paulista pelo Noroeste, ele se transferiu para o  São Paulo, que se preparava para fazer história no Brasileirão. O jogador rapidamente ganhou espaço no time comandado por Muricy Ramalho. Tempos depois, conquistaria o título mais importante de sua carreira.

- Tive uma sequência muito boa até conquistar o Brasileirão, um título que fica para o resto da vida, que fica marcado. Foi um momento maravilhoso, o ano mais positivo da minha carreira. Brinco até hoje que foi no São Paulo que eu joguei futebol de verdade - avaliou, num misto de análise e brincadeira.

Brinco até hoje que foi no São Paulo que eu joguei futebol de verdade"
 
Lenílson, campeão de 2006 pelo São Paulo
Para Lenílson, o principal responsável por aquele bom momento foi Muricy. Com o treinador, ele acredita que aprendeu a ser um jogador sério e comprometido.

- Falar sobre Muricy Ramalho é muito fácil. É um cara que trabalha muito e cobra dos jogadores. Ele sabe que todos podem dar mais um pouco e tira isso dos atletas. Foi com ele que aprendi a ser profissional. Muricy foi o treinador que me ensinou a entrar na área pra finalizar. Ele falava: "Você, desse tamanho, rapaz, toca dos lados e vai para a área fazer o gol" - descreveu o atleta, rindo.

Lenílson vai além. Segundo ele, Muricy Ramalho é o maior responsável pela arrancada do São Paulo no Brasileirão deste ano. O time paulista estava na zona rebaixamento quando o treinador retornou ao Morumbi. Após uma sequência de vitórias, o Tricolor agora está em nono lugar, dez pontos na frente da zona de degola.

- A situação era muito complicada. Nenhum outro treinador conseguiria tirar o São Paulo daquela situação. Tanto que levaram o Paulo (Autuori), e o time não andou. Só Muricy mesmo para resolver.

Voltando ao tempo em que esteve no São Paulo, Lenílson relembrou as várias amizades que fez no meio do futebol. Baiano de nascença, ele formava a "turma da Bahia" que integrava o clube paulista, que contava também com o lateral-esquerdo Júnior, o zagueiro Edcarlos e o meia Jorge Wagner.

- A gente estava sempre junto. Morava todo mundo no mesmo bairro (Perdizes), alguns até no mesmo prédio. Acho que isso facilitou. Foi um momento de muita felicidade. Era uma família verdadeira, onde todo mundo se respeitava. E nos momentos de folga a gente ficava em família, todos juntos. Fazíamos aquela velha moqueca para relembrar a Bahia, e estava tudo em casa. Estas amizades são o mais importante do futebol.

Lenílson, ex-meia do São Paulo (Foto: VIPCOMM) 
Lenílson, ex-meia do São Paulo, durante o Brasileirão 
de 2006 (Foto: VIPCOMM)
 
Depois do título do Campeonato Brasileiro (e também do vice da Libertadores de 2006), Lenílson permaneceu no São Paulo no início de 2007, mas acabou se transferindo para o Jaguares, do México, e não ficou para o bi. Em 2008, ele deixou o time mexicano e acertou com o Atlético-MG. Mas, no Galo, não conseguiu se firmar. Envolveu-se em atos de indisciplina fora de campo e foi dispensado pelo clube, perdendo espaço no cenário nacional.

São situações que ele prefere nem comentar. E garante que já foram superadas. Lenílson diz que todos os problemas ficaram para trás, que só serviram como aprendizado.

- Eu não tinha a maturidade necessária. Acabei dando uns deslizes fora de campo, que me atrapalharam. Estava muito bem dentro de campo, fiz cinco gols em cinco jogos, quando coloquei tudo a perder. Mas aprendi muito neste período.


 
O jogo mais importante de 2006
A partida mais importante para Lenílson em 2006 foi o empate por 1 a 1 com o Atlético-PR. O jogo do título para o São Paulo, que levantou a taça com duas rodadas de antecedência. O Morumbi estava lotado. Mais de 65 mil pessoas. E Lenílson estava em campo (veja vídeo a cima).

O meia entrou no segundo tempo da partida no lugar do atacante Aloíso Chulapa. O gol do Tricolor foi marcado pelo zagueiro Fabão, aos 25 minutos da etapa inicial. O Furacão empatou com o volante Cristian no segundo período.

- Lembro que acabou o jogo e a gente dependia do resultado do Internacional. Ficamos esperando uns cinco minutos para nos consagrarmos campeões. Tudo correu bem. Saímos campeões naquele jogo. Foi uma festa.

Camisa 10 pelo Botafogo-PB
Aos 32 anos, Lenílson está de volta. No primeiro semestre, defendendo o Linense, ajudou a levar o time do interior à nona colocação do Paulistão, a um ponto da classificação para a fase decisiva. Chamou a atenção do Belo e foi contratado junto com o atacante Fausto, outro jogador do Linense que hoje é titular no Botafogo-PB.

O camisa 10 é um dos destaques do elenco na disputa da Série D. É o capitão da equipe e marcou nesta edição de campeonato um gol que ele coloca entre os três mais bonitos da vida. No jogo contra o Juazeirense, pela última rodada da primeira fase, deu um chapéu no zagueiro adversário, deu um drible no segundo e chutou com categoria para o gol (veja no vídeo acima).

- Estou bem fisicamente, bem da cabeça. A minha chegada ao clube foi muito importante, porque me abraçaram e me deram as melhores condições possíveis. Já conseguimos o acesso (para a Série C) e agora é dar o melhor neste segundo jogo da final. Queremos ser campeões - finalizou.

lenílson, meia do botafogo-pb, meia lenílson (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb) 
Novo caso de amor: após gol na Série D, Lenílson 
faz coração para torcida do Botafogo-PB
(Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)
 
FONTE:

Torcida do Milan protesta em derrota, vaia Balotelli e aplaude apenas Kaká

Titular, brasileiro é poupado pelos rossoneri em tropeço no San Siro. Convocado por Felipão, Robinho não sai do banco, e equipe afunda na tabela antes de pegar o Barça

Por Milão, Itália

A torcida do Milan aproveitou mais um resultado negativo na temporada para mostrar o descontentamento com o time de Sílvio Berlusconi. Pouco após a derrota por 2 a 0 para a Fiorentina neste sábado, a “Curva Sud”, principal organizada do clube, exibiu duas faixas de protesto contra os dirigentes. Além dos cartolas, alguns jogadores também foram alvos dos torcedores e nem Balotelli escapou das vaias. Kaká foi o único aplaudido.
 
A primeira das mensagens voltada para os dirigentes já havia sido mostrada no início da temporada e levava a data de 28 de agosto, época do encerramento da janela de transferências, com o pedido de reforços.

- Uma defesa e um meio de campo para reforçar. Não há outra coisa na qual vocês devam pensar - dizia uma delas, enquanto a outra, mais recente, ficou logo abaixo com a seguinte mensagem.
 - A resposta foi: o torcedor não faz contratações. Agora vejam o resultado.

Kaká se salva da ira da torcida
Os torcedores, que vaiaram o Milan durante quase todo o segundo tempo, apenas manifestaram apoio a Kaká. Titular, ele disputou os 90 minutos pela primeira vez na temporada e foi um dos melhores da equipe.  Em campo, mostrou vontade e foi o único que tentou correr contra a maré, tanto pelo lado esquerdo do ataque quanto pelo meio de campo, armando o time.
 
Kaka Milan (Foto: AFP) 
Kaká foi poupado da ira da torcida do Milan na 
derrota em casa para a Fiorentina (Foto: AFP)
 
Já Robinho, dois dias depois de ter sido convocado à seleção por Luiz Felipe Scolari, nem saiu do banco na derrota em casa. Depois de ter sido reserva contra o Lazio, a expectativa era que ele iniciasse a partida, precisamente no lugar de Kaká. O treinador, porém, voltou a apostar no ex-jogador Real Madrid, que vem recuperando a sua condição física e é um dos jogadores do time em melhor forma neste momento.
 
A escolha de Allegri de deixar Robinho fora do time por dois jogos consecutivos indica que o brasileiro deverá voltar contra o Barcelona, nesta terça-feira, pela Liga dos Campeões. E é bom o Milan pontuar no Camp Nou para não perder força na briga pela vaga nas oitavas de final da competição europeia. Inclusive, diante do quadro de crise, a concentração foi antecipada para este domingo, algo raro no futebol europeu.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-italiano/noticia/2013/11/torcida-do-milan-protesta-em-derrota-vaia-balotelli-e-aplaude-apenas-kaka.html

Náutico se despede da Série A graças a erros dentro e fora das quatro linhas

O GLOBOESPORTE.COM listou as sete principais falhas que contribuíram para o 'ano trágico' do Timbu; equipe esteve no Z-4 em todas as rodadas

Por Recife





Header_NAUTICO_Queda-Serie_B (Foto: Infoesporte)
 
O Náutico foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro de 2014 neste sábado após perder para o Atlético-MG, em Minas Gerais, mas os erros que culminaram na temporada desastrosa não começaram recentemente. Com uma série de falhas no planejamento do clube, a queda era questão de tempo desde o início do torneio. Tanto que o Timbu não saiu nem uma vez sequer do Z-4 e está na lanterna desde a 12ª rodada.

O GLOBOESPORTE.COM fez um levantamento dos sete principais erros do Náutico. As falhas vão da falta de força da diretoria para segurar atletas de destaque, passando pela constante mudança de treinadores ao longo do ano, até a criação de um colegiado com uma grande quantidade de dirigentes. A seguir, veja os “pecados” do Timbu na elite do futebol nacional este ano.


Náutico x Sport (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
Só tristeza! Nada deu certo para o Náutico este ano 
(Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

1. Falta de força para segurar jogadores
Pode-se dizer que o rebaixamento do Náutico começou a ser decretado ainda em 2012. Apesar de ter feito uma boa campanha na Série A daquele ano conquistando inclusive uma vaga para a Copa Sul-Americana, a diretoria não conseguiu segurar alguns jogadores que foram importantes na campanha como Kieza, Araújo e Rhayner e Souza.

Valorizado, o atacante Rhayner deixou o Timbu para defender o Fluminense e a concorrência de fato era desleal. No entanto, outros atletas acabaram indo embora dos Aflitos de maneira fácil. Souza foi um dos destaques da campanha em 2012 e retornou ao Palmeiras mesmo demonstrando interesse em permanecer no Timbu. Chegou inclusive a dar uma entrevista criticando a falta de esforço do presidente Paulo Wanderley.


kieza náutico (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press) 
Kieza queria ficar no Náutico, mas faltou força à
diretoria (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)


Araújo e Kieza começaram a temporada, mas não chegaram nem a jogar o Brasileirão. O primeiro sequer entrou em campo pelo Campeonato Pernambucano. Com uma brecha no contrato, deixou o clube para defender o Atlético-MG. Kieza jogou o começo do Estadual, mas depois de alguns gols se transferiu para o futebol chinês. O Náutico tentou segurá-lo, mas não teve força financeira para isso. Três meses depois da saída, Kieza manifestou vontade de voltar, mas novamente o lado financeiro pesou e o retorno não foi concretizado.

Outro jogador que começou bem neste ano e que deu adeus ao clube foi o atacante Elton. Artilheiro do Campeonato Pernambucano com 18 gols marcados, ele deixou o Timbu no começo do Brasileirão para ir jogar no futebol árabe.

2. Economia no começo do ano
O rebaixamento foi no Campeonato Brasileiro, mas uma atitude adotada pela diretoria ainda no Pernambucano pode ter decretado a queda do Timbu. Enquanto os outros clubes procuraram montar os elencos já no começo do ano, o Náutico admitiu, por intermédio do então diretor de futebol Armando Ribeiro, que estava economizando na época do Estadual para contratar para valer apenas quando a Série A começasse. A atitude fez com que o time fracassasse no torneio local, perdesse confiança para o restante da temporada e não tivesse entrosamento no torneio nacional.

3. Falta de critério nas contratações

magrão náutico (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press) 
Magrão chegou com pompa de ídolo, mas não
rendeu (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)


A tão falada economia do começo do ano para que as contratações fossem feitas no segundo semestre de fato aconteceu. No entanto, os reforços não vingaram. Os jogadores contratados possuíam características muito parecidas com os que já estavam no elenco e o trabalho dos treinadores ficou complicado. O volante Magrão foi contratado, mas pouco jogou porque tinha como concorrentes Elicarlos, Rodrigo Souto, Martinez e Derley, atletas que já estavam na casa e tinham um estilo muito parecido. Enquanto isso, nenhum primeiro volante foi contratado e a função teve de ser exercida por Elicarlos. Na lateral esquerda, Eltinho e Bruno Collaço são outros jogadores parecidos dentro de campo, assim como Maikon Leite, Rogério, Jones Carioca e Hugo, no ataque. Enquanto isso, Olivera era o único centroavante da equipe.

Outra falha também foi a negociação com lateral-esquerdo Willian Rocha, que chegou a ser anunciado como reforço. O jogador veio para o Recife, fez os exames médicos mas não vestiu a camisa alvirrubra. Os diretores negociaram com o empresário errado e o atleta acabou não ficando nos Aflitos.


apresentação náutico willian rocha (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press) 
Na apresentação, apenas a camisa que Willian
Rocha vestiria (Foto: Aldo Carneiro / PE Press)


Além dos jogadores contratados com características iguais, o Náutico conseguiu trazer alguns atletas que nem sequer vestiram a camisa alvirrubra. O zagueiro e lateral-esquerdo Willian Rocha foi anunciado oficialmente, fez os exames e no momento da apresentação não compareceu ao clube. A negociação foi feita com um empresário do jogador, quando deveria ter sido feita com outro e ele acabou não ficando. O atacante argentino Lucho Figueroa foi outro que nem sequer chegou a ser apresentado. Já no Recife, ele alegou problemas particulares e voltou para o seu país. Além deles, o goleiro Ellinton Andrade também não chegou a estrear. Ele foi apresentado, treinou, mas foi dispensado antes de ter uma oportunidade

4. Diretores em excesso

Colegiado Náutico (Foto: Daniel Gomes) 
Colegiado Náutico era formado por 17 pessoas
(Foto: Daniel Gomes)


A crise do Náutico começou já nas primeiras rodadas do Brasileirão com tropeços em casa. Para tentar salvar o clube, um grupo de alvirrubros liderados pelo ex-presidente André Campos resolveu se juntar ao presidente Paulo Wanderley. Teoricamente a iniciativa era boa, mas na prática ela não foi positiva devido à quantidade de componentes do grupo. Eram 17 diretores e eles por muitas vezes não se entenderam. As decisões precisavam dos votos de todos e em algumas oportunidades a demora acabava atrapalhando. Além disso, a utilização de redes sociais aumentou ainda mais o desentendimento entre eles. A ruptura do grupo aconteceu com uma falha de comunicação. Paulo Wanderley procurou o técnico Marcelo Martelotte sem comunicar o colegiado. Os membros se sentiram ofendidos e entregaram o cargo.

5. Aposta em Zé Teodoro

Zé Teodoro Náutico (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press) 
Zé Teodoro não repetiu sucesso de 2004
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)


Em um ano importante por estar na Série A e por estar classificado para a Copa Sul-Americana, o Náutico fez apostas erradas. Uma delas foi ainda no começo do Brasileirão, quando demitiu o técnico Silas e contratou Zé Teodoro. O treinador tinha uma história no clube - é o último técnico a conquistar o Campeonato Pernambucano pelo Timbu -, mas a falta de experiência na elite do futebol brasileiro ficou evidente. Apesar de ter 17 anos como treinador de futebol, Zé Teodoro jamais tinha trabalhado na Série A e trazia no currículo duas demissões em clubes da Série C. Na saída do Timbu, ele disse que não teve tempo suficiente de mostrar seu trabalho.

6. Falha na folga do Brasileirão
 Que faltou experiência a Zé Teodoro é fato, mas o técnico também foi prejudicado pelo planejamento do clube na parada do campeonato para a disputa da Copa das Confederações. Enquanto boa parte dos times aproveitou o período para treinar e aprimorar a parte física e o entrosamento, o Náutico tinha no seu calendário a disputa de uma competição em Natal contra Alecrim, ABC e América-RN. Com três jogos em uma semana, metade da preparação do meio do ano foi jogada fora. O técnico chegou a elogiar a parada para a Copa das Confederações, mas depois lamentou o planejamento alvirrubro.
 
7. Constantes mudanças de treinador
Além dos erros nas contratações, a diretoria do Náutico também não deu sorte nas apostas com os treinadores. Até agora, cinco já comandaram o Timbu na Série A do Campeonato Brasileiro, o que coloca uma média de um treinador a cada seis jogos. A disputa começou sob o comando do técnico Paulo Silas, que já vinha em má fase depois da eliminação no Campeonato Pernambucano. Ele durou três rodadas e foi demitido para a chegada de Zé Teodoro, que comandou o time em sete jogos e conseguiu apenas uma vitória. Jorginho assumiu o clube e depois de seis jogos e nenhuma vitória foi demitido. Depois, já longe do Recife, ele afirmou que o grupo alvirrubro não tinha nível de Série A. Levi Gomes, que já havia trabalhado de forma interina, foi efetivado e a diretoria chegou a garanti-lo até o final do ano. No entanto, ele foi trocado por Marcelo Martelotte, que já chegou aos Aflitos com o clube na degola.


Jorginho - Náutico (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
Jorginho chegou ao Náutico com status de salvador 
e deixou o time sem uma única vitória na Série A 
(Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

FONTE: