sábado, 2 de novembro de 2013

Afiado no saque, Brasília desencanta em casa e desbanca 'zebra' Rio do Sul

Equipe do Planalto Central conquista primeira vitória em casa contra o azarão que  bateu o Rio de Janeiro, atual campeão da Superliga feminina, na rodada anterior

Por Brasília

A primeira vitória do Rio do Sul na Superliga feminina, justamente sobre o Rio de Janeiro, atual campeão da competição, deixou o time catarinense com confiança de sobra para encarar seu próximo desafio. O retrospecto do Brasília, que ainda não havia conseguido vencer diante da torcida, também parecia contar a favor. Mas o peso do elenco repleto de estrelas acabou por determinar o fim do jejum do clube brasiliense em casa, e a equipe estreante no torneio triunfou no Planalto Central por 3 sets a 1, com parciais de 21/16, 21/17, 17/21 e 21/16.

A experiência de Érika, Paula Pequeno, Dani Scott e Camila Adão foi crucial para que o time comandado por Sergio Ricardo Negrão conseguisse triunfar pela primeira vez no ginásio do Sesi Taguatinga. A levantadora Camila Adão, eleita melhor jogadora do confronto, avaliou que a vitória diante da torcida servirá para embalar a equipe, que ocupa a 8ª posição no campeonato, com nove pontos (seis por duas vitórias e o restante por ter feito dois sets em outros três jogos).

- Eu estou muito feliz porque foi um trabalho de grupo. A gente buscou muito essa vitória, porque sabemos do nosso potencial e estamos evoluindo juntas. É uma alegria muito grande para o time. Acho que essa vitória em casa pode embalar a gente. Agora é só decolar, trabalhar mais e continuar evoluindo. Acho que estamos no caminho certo - disse Camila.

O Brasília volta a jogar apenas no dia 3 de dezembro, visitando o Minas Tênis Clube em Belo Horizonte. No mesmo dia, o Rio do Sul recebe o Araraquara no ginásio Artenir Werner, em Santa Catarina.


Com elenco de peso, Brasília conquistou primeira vitória em casa diante do Rio do Sul (Foto: Divulgação/Brasília Vôlei) 
Com elenco de peso, Brasília conquistou primeira 
vitória em casa diante do Rio do Sul (Foto:
Divulgação/Brasília Vôlei)
 
O jogo
O Brasília não se abalou pela confiança excessiva do Rio do Sul e abriu três pontos de vantagem logo no início do primeiro set. Com um elenco mais controlado emocionalmente e comandado com vigor pela veterana Eli Paulino, o time da casa não encontrou dificuldades para fechar a parcial em 21/16. O Rio do Sul chegou a ameaçar no set seguinte, mas a constância novamente contou pontos a favor do time brasiliense, que anotou 21/17 no placar.

O trabalho bem articulado entre a ponteira Erika e a levantadora Camila Adão, somado ao saque preciso de Eli, não foi suficiente para que o Brasília conseguisse conter a reação das visitantes no terceiro set. A equipe catarinense corrigiu as falhas abundantes no bloqueio e devolveu o placar de 21/17 para adiar o término do duelo.
 
Maior pontuadora do Rio do Sul, Natiele foi o alvo da marcação do Brasília no início do quarto set. Com a bicampeã olímpica e capitã Paula Pequeno prejudicada por uma lesão no tendão de Aquiles e sem condições de se destacar na partida, o time da casa se apoiou em Erika, Camila e na atuação exemplar da central americana Dani Scott para consolidar a vitória por 21/16.

Brasília e Rio do Sul só voltam a jogar na sétima rodada da Superliga, no início de dezembro (Foto: Divulgação/Brasília Vôlei) 
Brasília e Rio do Sul só voltam a jogar na sétima 
rodada da Superliga, no início de dezembro (Foto: 
 Divulgação/Brasília Vôlei)
 
FONTE:

Mais 'fina', Tandara comemora seus 25 anos com nova chance na seleção

Chateada por ficar 5 meses fora do time e perder uma oportunidade de ser titular, maior pontuadora da última Superliga se vê em crescimento intenso

Por Saquarema, RJ

Tandara seleção feminina vôlei (Foto: Divulgação) 
Com várias lesões, Tandara estava fora da seleção
brasileira desde junho (Foto: Divulgação)
 
Maior pontuadora da última Superliga pelo Sesi-SP com 417 pontos e da atual com 87, campeã olímpica em Londres 2012 e ouro no Pan de Guadalajara 2011, fora as participações vitoriosas pelas seleções de base e duas pratas no Grand Prix de Macau (2011) e de Ningbo (2012). Essas são as credenciais da ponta Tandara Caixeta, que completou 25 anos nesta quarta-feira com um presente de aniversário bastante especial: o retorno ao elenco do Brasil, comandado pelo técnico José Roberto Guimarães, seu treinador também no Campinas, para a disputa da Copa dos Campeões, no Japão.

A atleta está fora desde junho por conta de uma série de lesões como bursite, tendinite e uma fissura. Ela usou o período de cinco meses sem atuar pela seleção brasileira para aprimorar a parte física. Resultado? Eliminou gordura e ganhou massa. Visivelmente “mais fina”, Tandara precisou de muita força para conseguir superar a ausência no Grand Prix e do Sul-Americano, vencidos pelo Brasil em 2013. Afinal, segundo ela, seria sua chance de ser titular da experiente Sheilla, já que Zé Roberto disse que iria priorizar as atletas mais jovens naquele momento.

- Foi muito difícil abrir mão do Grand Prix e do Sul-Americano. Eu tentei demais, tentei mesmo. Fiquei muito chateada, mas tive que abrir mão para cuidar. Foi a melhor opção para eu não precisar de cirurgia. Acho que sequei porque foquei na parte física e cuidei da alimentação. Foi complicado porque era o ano em que quem iria jogar mais no começo eram as mais novas. Fiquei louca. Tentei voltar duas vezes, forçava, doía de novo. Chegou uma hora em que botei na cabeça que não ia adiantar. Cada vez que eu forçasse ia ficar uma, duas semanas sem tocar na bola. E aí eu entendi que uma hora ou outra iria vir a chance. Eu aprendo só de olhar a Sheilla em quadra pela jogadora que ela é – contou Tandara, acrescentando que o mais difícil foi quando a seleção foi jogar uma etapa do Grand Prix em Campinas.

seleção vôlei feminino aniversário tandara saquarema (Foto: Reprodução Instagram) 
Tandara comemorou aniversário com as colegas de 
seleção brasileira (Foto: Reprodução Instagram)
 
- Eu nem fui. Aliás, eu só fui em um jogo. Não queria assistir nem pela TV. Eu sabia que as meninas estavam jogando e pensava: 'Nossa, eu tinha que estar lá' – disse, em referência aos três jogos na cidade, contra Polônia, Estados Unidos e Rússia.

Agora, Tandara está “voando”. Segundo ela, está até difícil de entender a crescente que vive. O ambiente do Campinas e o convívio com a comissão liderada por Zé Roberto explicam bastante do momento da ponta. A atleta está tão realizada que nem se importou em passar o aniversário em Saquarema, concentrada no Centro de Treinamento Aryzão, na semana preparatória para a Copa dos Campeões.

- Passei o aniversário aqui. Claro que queria estar com a minha família, mas não há lugar melhor para comemorar depois de ficar esses cinco meses fora. Já foi meu presente de aniversário. Me recuperei e estou voltando a vestir a camisa da seleção. Ainda vou viajar com elas para o Japão. Estou bastante feliz. Eu acho que a equipe que estou jogando, o Campinas, é maravilhosa, excepcional, um clima excelente entre jogadoras e comissão técnica. Estou juntando meu momento de felicidade de voltar para a seleção com o do clube, estou em uma crescente grande. Eu mesma não estou entendendo porque está tudo acontecendo tão rápido, tão intenso – concluiu a jogadora de 25 anos.

Tandara seleção feminina de vôlei (Foto: Divulgação) 
Jogadora defenderá o Brasil na Copa dos Campeões, 
de 12 a 17 de novembro (Foto: Divulgação)
 
A Copa dos Campeões acontece de 12 a 17 de novembro, no Japão. O Brasil estreia contra os Estados Unidos e pega a Tailândia, em Nagoya. Depois, a seleção vai para Tóquio e encara a República Dominicana, a Rússia e, por fim, as anfitriãs japonesas. Com exceção das dominicanas e do Japão, todas as outras seleções são campeãs continentais. Apesar de ser considerado essencial para fechar um ano perfeito depois de quatro títulos (Montreux, Alassio, Grand Prix e Sul-Americano), a competição não vale vaga para nenhum outro campeonato.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/11/mais-fina-tandara-comemora-seus-25-anos-com-nova-chance-na-selecao.html

Com queda na semi, Maria Clara/Carol e Ágatha/Maria Elisa lutam pelo bronze

No Open de Phuket, na Tailândia, duplas brasileiras perdem semifinais e se enfrentam para ir ao pódio no penúltimo torneio do Circuito Mundial no ano

Por Phuket, Tailândia

vôlei de praia agatha etapa de Tailândia (Foto: FIVB) 
Ágatha perde a dividida na rede na derrota para
as americanas Day e Ross (Foto: FIVB)
 
O pódio do Open de Phuket, na Tailândia, terá uma dupla brasileira. No entanto, Maria Clara e Carol e Ágatha e Maria Elisa terão que se contentar com o terceiro lugar. Neste sábado, depois de vencerem as quartas de final, os dois times do país caíram nas semifinais e agora duelam entre si pela medalha de bronze. Elas jogam na manhã deste domingo, pela penúltima etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia.

Invictas até então, Ágatha e Maria Elisa começaram o sábado derrotando as argentinas Gallay e Klug por 2 sets a 0 (21/14 e 21/19), em 42 minutos. Mas na semifinal, elas não resistiram às americanas Day e Ross e perderam um jogo de três sets decidido apenas nos lances finais - 2 a 1 (21/19, 20/22 e 15/12) -, em 1h01m.

Enquanto isso, Maria Clara e Carol bateram as russas Ukolova e Prokopeva de virada (21/17, 13/21 e 13/15) para chegar à semifinal. Em mais uma partida de três sets, as brasileiras quase passaram pelas chinesas Xue e Xia, mas acabaram derrotadas por 2 a 1 (21/16, 17/21 e 20/18), em 57 minutos.

Para formar o pódio na Tailândia, Day/Ross e Xue/Xia brigam pela medalha de ouro, enquanto Maria Clara/Carol e Ágatha/Maria Elisa disputam o bronze. A última etapa do Circuito na temporada 2013 acontece em Durban, na África do Sul, de 11 a 15 de dezembro.

vôlei de praia maria clara etapa de Tailândia (Foto: FIVB) 
Maria Clara e Carol não resistem às chinesas Xue e 
Xia na semifinal (Foto: FIVB)
 
 
FPNTE:

Campeões brasileiros, Bruno Schmidt e Pedro Solberg terminam parceria

Apesar da separação, vice-líderes do Circuito Mundial vão buscar o título na última etapa da temporada, na África do Sul. Schmidt diz que Solberg resolveu tirar férias

Por Rio de Janeiro

Atuais campeões do Circuito Brasileiro e vice-líderes do Circuito Mundial de vôlei de praia, Pedro Solberg e Bruno Schmidt não jogarão juntos na temporada 2014. Em entrevista por telefone ao GLOBOESPORTE.COM, neste sábado, Bruno Schmidt revelou que a decisão foi sua, negou qualquer tipo de problema de relacionamento entre eles e desmentiu os boatos de que já teria um acordo para jogar com Alison em 2014.

Bruno Schmidt e Pedro Solberg, em Xangai, Circuito Mundial de Vôlei de Praia (Foto: FIVB / Divulgação) 
Apesar da temporada vitoriosa, Bruno Schmidt e 
Pedro Solberg não jogarão juntos em 2014 (Foto:
FIVB / Divulgação)
 
- É até chato, pois foi uma parceria maravilhosa e a melhor que tive na minha carreira. Mas foi uma decisão pessoal minha. O Alison é um grande amigo e um excelente jogador, mas essa informação não procede. Ainda vou sentar com meu treinador e conversar sobre o planejamento para 2014. Como ninguém esperava essa separação, é normal que as pessoas comecem a fazer especulações. Na minha cabeça jogaríamos juntos até o fim do ano, mas o Pedro acabou resolvendo tirar férias - afirmou Bruno. 

Apesar de parecer estranho e ter pego todos de surpresa, não tivemos nenhum tipo de problema de relacionamento. Foi apenas o desgaste natural de uma temporada cansativa
Bruno Schmidt
 
Com a mudança de planos do atual e futuro ex-parceiro, o jogador nascido no Distrito Federal terá que correr contra o tempo para formar uma dupla a tempo de disputar a última etapa de 2013 do Circuito Brasileiro, que vai até abril de 2014.
 
- Eu queria disputar a etapa do Guarujá também, mas foi em tudo em cima da hora e não vai dar tempo de arrumar um parceiro. Mas para a etapa de Balneário Camburiú eu vou conseguir arranjar alguém - explicou Bruno.

A separação, no entanto, não vai impedir que a dupla mais vitoriosa da atualidade lute pelo título do Circuito Mundial em Durban, na África do Sul, na última etapa da temporada, na segunda semana de dezembro, e que deverá marcar a despedida de Pedro Solberg e Bruno Schmidt.
- Estamos em segundo lugar e ainda temos chances de lutar pelo título. Temos que vencer e torcer por um tropeço da dupla da Letônia. Vou tirar alguns dias para descansar, e volto a treinar na última semana de novembro.
 
Técnica da seleção brasileira masculina de vôlei de praia, Letícia Pessoa não se mostrou muito preocupada com a separação da dupla mais vitoriosa do país.

- Estou sabendo que eles se separaram. Conversei com eles separadamente, mas não sei os motivos da separação. Isso não tem nada a ver comigo e não altera em nada o planejamento nem o desempenho da seleção - disse.

* Colaboraram Juliana Vicentee Túlio Moreira

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/11/campeoes-brasileiros-bruno-schmidt-e-pedro-solberg-terminam-parceria.html
 

Sub-17: Argentina passa pela Costa do Marfim e pega o México nas semifinais

Atrás de título inédito no Mundial, equipe sul-americana encara agora algoz brasileiro

Por Sharjah, Emirados Árabes

A Argentina bateu a Costa do Marfim por 2 a 1, neste sábado, em Sharjah, e avançou às semifinais do Mundial Sub-17, nos Emirados Árabes. Em busca do primeiro título na categoria, a seleção sul-americana disputará a vaga na final com o México, que derrotou o Brasil após uma disputa de pênaltis com 24 cobranças, na próxima terça-feira.

A seleção argentina tenta, inclusive, chegar pela primeira vez à decisão do torneio. Esta é a quinta vez que os sul-americanos alcançam às semifinais, sendo que em três delas terminou na terceira colocação (na Finlândia em 2003, no Equador em 1995 e na Itália em 1991).

Os argentinos levaram a fatura sem maiores complicações e saíram para o intervalo com a vantagem de 2 a 0 no placar. Joaquin Ibanez abriu o marcador para os sul-americanos aos cinco, enquanto Rodrigo Moreira ampliou 27 minutos depois. Franck Kessie ainda descontou de pênalti na etapa final, mas era tarde demais para uma reação.

No outro jogo deste sábado, a Nigéria derrotou o Uruguai, por 2 a 0, e garantiu o duelo contra a Suécia, na próxima terça-feira, também pela semifinal. A partida será no Estádio Al-Rashid, em Dubai.

argentina e costa do marfim mundial sub17 (Foto: Agência EFE) 
Seleção argentina fica mais perto de título inédito 
no Mundial Sub-17 (Foto: Agênc

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/mundial-sub-17/noticia/2013/11/argentina-passa-pela-costa-do-marfim-e-vai-enfrentar-o-mexico-nas-semifinais.html

Pogba marca no fim, Juventus vence o Parma e se aproxima do líder Roma

Em partida movimentada, Velha Senhora sofre para assegurar triunfo por 1 a 0, fora de casa. Resultado deixa a equipe a apenas dois pontos do time da capital

Por Parma, Itália

O Juventus segue na briga pela liderança do Campeonato Italiano. Neste sábado, a Velha Senhora derrotou o Parma por 1 a 0, fora de casa, e ficou a dois pontos do líder Roma. O herói dos bianconeri foi o meia francês Pogba, que fez o gol do triunfo já aos 32 minutos do segundo tempo.
 
O resultado deixou o Juve com 28 pontos, contra 30 do Roma, que joga fora de casa neste domingo, contra o Torino, e pode aumentar novamente a vantagem para cinco pontos. Já o Parma continua no meio da tabela, na décima posição, com dez pontos.
 
O próximo desafio do Juventus é na terça-feira, contra o Real Madrid, em casa, pela Liga dos Campeões. Por conta deste duelo, o técnico Antonio Conte poupou alguns atletas - Pirlo, Llorente e Cáceres ficaram no banco de reservas, mas os dois primeiros entraram na partida na etapa final.
 
Paul Pogba gol Juventus (Foto: Getty Images) 
Pogba comemora o gol que garantiu o triunfo do 
Juventus (Foto: Getty Images)

CORRERIA SEM INSPIRAÇÃO

No primeiro tempo, faltou pontaria e sobrou correria para Parma e Juventus. As duas equipes se esforçaram, mas não souberam aproveitar as oportunidades. Mesmo sem tanta qualidade técnica, o time da casa não ficou apenas na defesa. A melhor chance veio aos 11 minutos, quando Gobbi invadiu a área, mas chutou cruzado para fora. 


No Juve, a escolha de Conte em poupar Pirlo e Llorente atrapalhou o time, que ficou sem criatividade e sem referência na frente. O baixinho Giovinco tentou compensar com velocidade no ataque, mas pouco levou perigo. Tevez, por sua vez, lutou muito. Foi dele a principal oportunidade da Velha Senhora na etapa inicial, aos 15 minutos, quando tabelou com Giovinco e chutou para boa defesa de Mirante.
 
Vidal e Cassano Parma x Juventus (Foto: EFE) 
Estrela do Parma, Cassano é marcado por Marchisio 
e Vidal (Foto: EFE)

POGBA DECIDE

No segundo tempo, Conte tratou de reparar seu erro. Colocou Pirlo na equipe aos 17 minutos, no lugar de Marchisio. Em vez da correria, entrou em ação a imaginação. E o Juventus melhorou. Passou a trocar mais passes e rondar a área do Parma, que, valente, ainda ameaçava nos contra-ataques, embora Amauri estivesse numa noite infeliz – o ítalo-brasileiro perdeu um gol feito aos sete minutos, ao não conseguir completar um cruzamento de Biabany.
 
Do lado da Velha Senhora, Pogba foi mais eficiente. Aos 32 minutos, o francês aproveitou o rebote, após Quagliarella acertar o travessão num chute de fora da área, e empurrou para o fundo das redes, colocando o Juve na frente. Pouco antes, o time já havia perdido uma grande chance, quando Mirante defendeu com o pé um chute de Tevez na pequena área.
 
Mesmo com a vantagem, o Juventus seguiu no campo de ataque. O Parma pareceu cansado e não conseguiu reagir. Assim, no ritmo de Pirlo e administrando o resultado, a Velha Senhora chegou a mais um triunfo. 

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-italiano/noticia/2013/11/pogba-marca-no-fim-juventus-vence-o-parma-e-se-aproxima-do-lider-roma.html

GUIA DA RODADA #32: diferença de pontos cai e aquece briga pelo G-4

Apenas três pontos colocam o quarto colocado (Atlético-PR) à frente do quinto (Goiás). Luta para sair do Z-4 também segue animada

Por Rio de Janeiro

Seedorf, Botafogo x Goiás (Foto: Jorge William/Agência O Globo) 
Botafogo e Goiás empataram no primeiro turno
(Foto: Jorge William/Agência O Globo)
 
A briga pelo G-4 esquentou. Os resultados da semana passada diminuíram para três pontos a diferença do quarto colocado (Atlético-PR) para o quinto (Goiás). É a menor distância desde a 21ª rodada, na qual apenas um ponto separava o mesmo Furacão do Internacional, então quinto colocado. E há um jogo pontual neste domingo, às 17h, no Serra Dourada: Goiás e Botafogo duelam.

Não menos interessante está a briga na parte de baixo da tabela. A Ponte Preta, depois de ter enfrentado o Vasco no domingo passado, agora tem pela frente outro integrante do Z-4: o Criciúma. O jogo será disputado em Santa Catarina. Outro destaque é o encontro entre o Cruz-Maltino e o Coritiba, quatro pontos acima da zona de rebaixamento. A rodada também pode confirmar matematicamente o rebaixamento do Náutico.

VASCO x CORITIBA
Guia da rodada 32 - Vasco x Coritiba  (Foto: Editoria de Arte) 
SÁBADO, 19H30M - MOACYRZÃO
O Vasco perdeu uma posição na rodada passada ao ser derrotado no confronto direto com a Ponte Preta e ampliou sem jejum de vitórias para quatro jogos. A coincidência positiva é que seu último triunfo no estado do Rio de Janeiro aconteceu justamente em Macaé, local do duelo deste sábado. Lá, em 3 de outubro, fez 3 a 1 no Internacional. O Coritiba, por sua vez, vem de vitórias maiúsculas sobre Cruzeiro (2 a 1) e Grêmio (4 a 0). Se bater o time carioca e houver um empate entre Criciúma e Ponte, abre nove pontos para o Z-4.
Cartola FC: Pedro Ken retorna, livre de um problema na coxa direita, e é boa pedida no meio-campo vascaíno. É o maior ladrão de bolas da equipe, com 43 roubadas, possui média razoável (3.45) e bom preço: C$ 10.16. Pelo lado do Coxa, o faz-tudo Robinho é alternativa ao alto custo de Alex (C$ 20.72). O meia está avaliado em C$ 11.58, marcou cinco gols, deu três assistências e ainda se desdobra na marcação, com 39 roubadas de bola.
Na TV: SporTV Rede (menos RJ) e PremiereFC 2, com Luiz Carlos Junior e Lédio Carmona.
Arbitragem: Márcio Chagas da Silva (RS) apita o jogo, auxiliado por Cleryston Cley Barretos Rios (SE) e Fabiano da Silva Ramires (SP)
Você sabia que...: Em 1979, Vasco e Coritiba fizeram uma das semifinais do Campeonato Brasileiro e o time carioca levou a melhor? Em 12 de dezembro, diante de mais de 50 mil pessoas no Estádio Couto Pereira, as duas equipes empataram por 1 a 1, gols de Catinha para o Vasco e Luís Freire para o Coxa. No Maracanã, quatro dias depois, com mais de 60 mil pessoas, o Vasco se classificou para a final derrotando o Coritiba por 2 a 1.  Paulinho e Roberto marcaram os gols cruz-maltinos, enquanto Gardel fez o do Coxa.

SÃO PAULO x PORTUGUESA
Guia da rodada 32 - São Paulo x Portuguesa (Foto: Editoria de Arte) 
SÁBADO, 19H30M - MORUMBI
O São Paulo teve participação pífia no primeiro turno, terminando na 18ª colocação, com 18 pontos. No returno, da água para o vinho, já é o time de melhor campanha ao lado do Cruzeiro - só é superado no saldo de gols. E contra a Lusa pode dar o passo decisivo para enterrar qualquer ameaça de rebaixamento. Uma vitória deixa o Tricolor com 46 pontos. A Lusa, em situação menos confortável, vem de dois empates e precisa voltar a vencer. O São Paulo, porém, não é derrotado há oito jogos.
Cartola FC: o mais desvalorizado dentre os titulares são-paulinos é o goleiro Rogério Ceni. Além de ter potencial para render cartoletas, ele não custa tanto (C$ 13.00) e certamente terá trabalho contra um dos quatro melhores ataques do campeonato. Na Lusa, o artilheiro Gilberto é outro que está com variação negativa e conta com ótima média: 7.21. O preço ainda é camarada: C$ 8.95.
Na TV: SporTV Rede (menos MG) e PremiereFC 2, com Luiz Carlos Jr e Bob Faria.
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO) apita o jogo, auxiliado por Rogério Pablos Zanardo (SP) e Vicente Romano Neto (SP).
Você sabia que...: computando todas as competições, uma partida entre Portuguesa e São Paulo não termina empatada há 13 anos (ou 20 jogos)? O último aconteceu em 30 de abril de 2000, pelo Campeonato Paulista: 1 a 1 no Morumbi, gols de Evandro, para a Lusa, e França. Nos últimos 20 jogos entre as duas equipes, o São Paulo obteve 14 vitórias, contra seis da Lusa.

ATLÉTICO-MG x NÁUTICO
Guia da rodada 32 - Atlético-MG x Náutico   (Foto: Editoria de Arte) 
SÁBADO, 21H - INDEPENDÊNCIA
Sem aspirações no Campeonato Brasileiro, o Atlético Mineiro tem como motivação a tentativa de manter campanha avassaladora no Independência, onde venceu 37 vezes, empatou 13 e perdeu apenas uma em 2013. Se o Galo vencer, inclusive, confirma matematicamente o previsível rebaixamento do Náutico. A degola, aliás, pode acontecer mesmo com vitória alvirrubra nesta rodada.
Cartola FC: o veloz atacante Fernandinho tem chances de se dar bem contra a pior defesa do Brasileiro. Suas credenciais são: baixo custo (C$ 9.65), três gols, três assistências e 59 faltas sofridas. E a variação ainda está no vermelho. No Timbu, Maikon Leite vive ano de estrela solitária. Tem, disparado, a maior média do time (5.65), sete gols e duas assistências. Ele custa C$ 12.04, mas pode valer o risco por ser, provavelmente, uma opção pouco escolhida, dada a situação do Náutico.
Na TV: PremiereFC 3, com Jaime Junior e Leo Figueiredo.
Arbitragem: Wagner Reway (MT) apita o jogo, auxiliado por Marcio Gleidson Correia Dias (PA) e Sergio Campelo Gomes (MA).
Você sabia que...: a primeira partida disputada entre Atlético e Náutico na história da Série A do Brasileiro aconteceu em 26 de outubro de 1972? Na oportunidade, o Timbu venceu o Galo por 3 a 0 no Arruda, com gols de Dedeu (dois) e Elói.

VITÓRIA x CORINTHIANS
Guia da rodada 32 - Vitória x Corinthians (Foto: Editoria de Arte) 
DOMINGO, 17H - BARRADÃO
A cinco pontos do G-4, o Vitória chega embalado por uma invencibilidade de quatro jogos para enfrentar o Corinthians. Vale destacar que nesta rodada há um confronto direto entre Goiás e Botafogo, e um empate neste jogo pode ser interessante. É claro que os rubro-negros têm de vencer. Já o Corinthians, dono da 17ª pior campanha do returno, tem 41 pontos e segue sua trajetória insossa. Na rodada passada, aumentou sua lista de empates para 14, o que o faz líder nesse quesito.
Cartola FC: o lateral Juan é capaz de ser melhor opção do que os homens de frente do Vitória, pois a defesa do Corinthians, melhor do Brasileiro, pode frear o ímpeto baiano. Como o ataque paulista também marca poucos gols, Juan, dono de média considerável (4.92) e preço em conta - C$ 10.20 - ainda pode levar 5.00 pontos se a zaga não for vazada. Substituto de Cássio, Walter é sugestão interessante, pois certamente será exigido e tem respondido com segurança. Nem será preciso desembolsar tanto: o goleiro custa só C$ 3.63.
Na TV: Globo para SP, PR, GO (Goiânia), BA (menos Salvador), SE, PE, CE, com Cleber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba. PremiereFC 2 e PFCI, com Pedro Canísio e Jorge Allan

Arbitragem: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS) apita o jogo, auxiliado por Carlos Jorge Titara da Rocha (AL) e Ricardo Bezerra Chianca.

Você sabia que...: o Vitória derrotou o Corinthians pela última vez em 2004, em partida válida pelas quartas de final da Copa do Brasil? Na oportunidade, o time baiano venceu por 2 a 0 em Salvador, com gols de Adaílton e Magnum. O resultado eliminou o Corinthians da competição. Desde então, as duas equipes se enfrentaram mais sete vezes, todas pelo Campeonato Brasileiro, com cinco vitórias corintianas e dois empates.

GRÊMIO x BAHIA
Guia da rodada 32 - Grêmio x Bahia (Foto: Editoria de Arte) 
DOMINGO, 17H - ARENA DO GRÊMIO
O Grêmio estava em situação confortável no G-4, mas após empate no Gre-Nal e derrota acachapante por 4 a 0 para o Coritiba, viu sua vantagem em relação ao quinto colocado cair para cinco pontos. Além disso, vem de derrota pela Copa do Brasil por 1 a 0 para o Atlético-PR. O Bahia também vive situação delicada no Brasileiro. Só somou um ponto dos últimos 12 que disputou. O empate na rodada passada com o Furacão, porém, garantiu os baianos fora do Z-4 por mais uma rodada independentemente do resultado na Arena do Grêmio.
Cartola FC: Graças à ausência de criadores no meio-campo do Grêmio, Alex Telles é bastante acionado na lateral esquerda. Além de estar desvalorizado, ele está entre as melhores médias do elenco (4.26), já deu três assistências e não compromete a defesa (42 roubadas de bola). Os gaúchos sofrem poucos gols, o que amplia a possibilidade de pontos, caso o Bahia passe em branco. Se acreditar que o Grêmio, econômico no ataque, vá esbarrar na zaga baiana, Lucas Fonseca surge como opção, com 41 roubadas de bola e média de 3.55. A exigência é baixa: C$ 7.83.
Na TV: PremiereFC 1 e PFC HD: Ramiro Ruschel e Mario Marcos.
Arbitragem: Alício Pena Júnior (MG) apita o jogo, auxiliado por Nadine Schramm Bastos (SC) e Marrubson Melo Freitas (DF).
Você sabia que...: o Grêmio não perde para o Bahia pelo Campeonato Brasileiro há dez anos? A última vitória baiana neste confronto aconteceu dia 3 de maio de 2003, na Fonte Nova: Bahia 2 a 1 no Grêmio, com gols de Nonato e Jair; descontando Caio para o Grêmio. De lá pra cá foram disputadas seis partidas entre os times pelo Brasileiro da Série A, com quatro vitórias do Grêmio e dois empates.

GOIÁS x BOTAFOGO
Guia da rodada 32 - Goiás x Botafogo (Foto: Editoria de Arte) 
DOMINGO, 17H - SERRA DOURADA
O Goiás pode entrar pela primeira vez no G-4 do Brasileirão 2013 nesta rodada. Para isso, precisa vencer o Botafogo e que o Atlético-PR seja derrotado pelo Internacional. Além disso, é preciso tirar saldo (atualmente o do Furacão é de nove gols pró contra seis do Esmeraldino). Os donos da casa vêm de cinco triunfos consecutivos na competição - perderam para o Flamengo, pela Copa do Brasil, na última quarta-feira. O Bota, por sua vez, tenta enterrar de vez o trauma da eliminação na Copa do Brasil e espera se consolidar na vice-liderança.
Cartola FC: o goleiro Renan já praticou 46 defesas difíceis no Brasileiro e não deve ter vida fácil contra os chutes de Seedorf, Rafael Marques e Lodeiro. Ele vale C$ 8.92 e não leva gols há três partidas. O atacante Elias retorna de lesão e volta a ser referência do ataque alvinegro. Vale lembrar que ele balançou as redes sete vezes, tem valor baixo (C$ 5.61) e vinha sendo titular. Possivelmente, estará sem ritmo de jogo, mas pode surpreender.
Na TV: Globo para RJ, RS, SC, ES, GO (menos Goiânia), TO, MS, MT, BA (Salvador), AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF, com Luis Roberto, Junior e Arnaldo César Coelho. PremiereFC 4, com César Resende e Kleber Guerra.
Arbitragem: Sandro Meira Ricci (PE) apita o jogo, auxiliado por Márcia Bezerra Lopes (RO) e Clovis Amaral da Silva (PE).
Você sabia que...: Goiás e Botafogo se enfrentaram 16 vezes em Goiânia na história do Campeonato Brasileiro? Foram nove vitórias dos donos da casa, quatro empates e apenas três triunfos da equipe carioca. Houve 34 gols do Goiás e 18 do Botafogo.

SANTOS x CRUZEIRO
Guia da rodada 32 - Santos x Cruzeiro (Foto: Editoria de Arte) 
DOMINGO, 17H - VILA BELMIRO
O Santos está praticamente livre de rebaixamento e suas chances de chegar à Libertadores 2014 são remotíssimas. Assim, sua única motivação é se manter como o melhor paulista do atual Brasileirão. O adversário, porém, é o Cruzeiro. Líder isolado e com 12 pontos de vantagem em relação a Grêmio e Botafogo, a Raposa só tem um ponto negativo recente capaz de animar os torcedores do Peixe: foi derrotado em seus dois últimos jogos como visitante, contra o Galo (1 a 0), no Independência, e Coritiba (2 a 1). 
Cartola FC: muito desvalorizado na rodada anterior, Cícero deve estar em muitas escalações dos "cartoleiros", mesmo diante do líder. O meia custa C$ 14.92, mas corresponde com gols (marcou nove) e muita disposição para levar o time à frente. Não à toa, tem 5.02 de média. No Cruzerio, não dá para fugir dos inflacionados. O atacante Willian se destaca nas assistências (já deu sete) e destoa dos companheiros no preço - é só sacar C$ 11.74 para contar com seus serviços. Sua média geral é superior até à de Éverton Ribeiro: 5.79.
Na TV: Globo para MG, com Rogério Corrêa, Bob Faria e Márcio Rezende Freitas. PremiereFC 3, com Linhares Jr e Muller.
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ) apita o jogo, auxiliado por Bruno Boschilia (PR) e Neuza Inês Back (SC).
Você sabia que...: os últimos títulos brasileiros de Cruzeiro e Santos foram conquistados sob a batuta de Vanderlei Luxemburgo, hoje treinador do Fluminense? Em 2003, a Raposa teve campanha avassaladora, marcando 100 pontos (eram 46 rodadas) e confirmando a Tríplice Coroa (ganhou também o Mineiro e a Copa do Brasil). No ano seguinte, o Peixe, com Luxa, levou o caneco em competição equilibradíssima.

FLAMENGO x FLUMINENSE
Guia da rodada 32 - Flamengo x Fluminense (Foto: Editoria de Arte) 
DOMINGO, 19H30M - MARACANÃ
Os flamenguistas estão eufóricos com a ótima campanha na Copa do Brasil. Depois de eliminar o Botafogo com uma goleada, o Flamengo iniciou a semifinal vencendo o Goiás fora de casa, por 2 a 1. No Brasileiro, porém, o time já não vence há duas rodadas e tem um fim de competição difícil. Faz jogos complicados fora de casa (contra São Paulo, Grêmio e Vitória), tem o clássico deste domingo pela frente e fecha sua participação contra o provável campeão Cruzeiro. Situação muito mais alarmante, porém, vive o Fluminense, que não vence há sete rodadas. Se perder e Vasco ou Ponte Preta vencerem, pode entrar na zona de rebaixamento.
Cartola FC: a torcida rubro-negra ainda não está satisfeita, mas Carlos Eduardo tem subido de produção no meio-campo e terá ótima oportunidade de mostrar a que veio num Fla-Flu. A aposta vale C$ 4.76 e deve constar em poucas escalações, o que será lucro o camisa 20 rubro-negro vá bem. O lateral tricolor Igor Julião é jovem, rápido e ofensivo, e pode surpreender o Flamengo atacando pelo lado de André Santos, que já não dispõe do mesmo fôlego. Julião custa somente C$ 1.67 e tem grande chance de valorizar, pois fez -3.10 na última rodada.
Na TV: PremiereFC 1, PFC HD e PFCI, com Luiz Carlos Jr e Edinho.
Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (RS) apita o jogo, auxiliado por Altemir Hausmann (RS) e Rafael da Silva Alves (RS).
Você sabia que...: a vitória por 3 a 2 do Flamengo sobre o Fluminense no primeiro turno deixou o confronto direto entre os clubes pelo Campeonato Brasileiro empatado? São 17 triunfos para cada lado e 12 empates em 46 jogos. O Fla só leva a melhor no número de gols marcados, com 56 contra 49.

CRICIÚMA x PONTE PRETA
Guia da rodada 32 - Criciúma x Ponte Preta  (Foto: Editoria de Arte) 
DOMINGO, 19H30M - HERIBERTO HULSE
Empatar é um verbo proibido para Criciúma e Ponte Preta neste domingo. O resultado mantém a dupla na zona de rebaixamento e pode aumentar o hiato em relação aos times fora do Z-4. Arriscar, então, é preciso. A Ponte tem ótimo retrospecto recente em jogos contra times também ameaçados pela degola. Em seus últimos três compromissos, venceu Coritiba, empatou com o Fluminense fora de casa e bateu o Vasco. Já o Tigre, após triunfo também contra a equipe de São Januário, vem de três derrotas seguidas.  
Cartola FC: se a ideia for escapar do alto preço de Lins (C$ 19.63), vale apostar no zagueiro Matheus Ferraz, forte na bola aérea e um dos líderes do Tigre. Ele já marcou quatro vezes e é bem mais barato: C$ 7.13. O único inconveniente é cometer muitas faltas (60). Pelo lado da Ponte, Adrianinho dá o toque de qualidade no meio-campo, é perigoso nas bolas paradas e não subtrai muito do patrimônio: são necessários apenas C$ 5.49.
Na TV: PremiereFC 3, com Bachin Jr e Roberto Gaúcho.
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (MG) apita o jogo auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Pablo Almeida da Costa (MG).
Você sabia que...: Criciúma e Ponte Preta têm uma série de marcas negativas neste Brasileiro? Com 17 derrotas, o Criciúma é a segunda equipe que mais perdeu na competição, à frente apenas do Náutico (22). A Ponte vem logo a seguir, com 16 derrotas. Com nove vitórias cada, Criciúma e Ponte Preta superam apenas Vasco (oito) e Náutico (quatro) no ranking de vitórias da competição.

ATLÉTICO-PR x INTERNACIONAL
Guia da rodada 32 - Atlético-PR x Internacional  (Foto: Editoria de Arte) 
DOMINGO, 19H30M - ARENA JOINVILLE
Atlético-PR e Internacional voltam a se enfrentar depois de dois duelos na Copa do Brasil e um outro, válido pelo primeiro turno. Foram três empates, resultado desinteressante para ambos os lados. O Furacão, depois do empate com o Bahia, viu o Goiás colar em seus calcanhares. O Internacional, por sua vez, faz campanha fraca no returno, com três vitórias, mesmo número de empates e seis derrotas. Sem vencer há três rodadas, o Colorado tem de arriscar para tentar afastar de vez a remota hipótese de rebaixamento.
Cartola FC: o lateral Léo é um dos mais regulares do Furacão. Participativo, ele sobe bem ao ataque (dois gols e uma assistência), sofre muitas faltas (53), rouba bolas (39) e ainda vale pouco: C$ 3.75. Um ótimo custo-benefício. No Colorado, Willians deve ser cotado, mesmo fora de casa. O volante é, de longe, o grande ladrão de bolas do Brasileiro, com 88 roubadas e se apresenta bem no ataque, já tendo três gols na conta. O valor (C$ 17.75) é de acordo com a média do ex-flamenguista, superior até à de D’Alessandro: 6.24.
Na TV: SporTV Rede (menos PR) e PremiereFC 2, com Milton Leite e Mauricio Noriega.
Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira (SP) apita o jogo, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP).
Você sabia que...: tradicionalmente, os confrontos entre Atlético-PR e Internacional são sempre muito equilibrados e com vitórias apertadas? Em 38 jogos pelo Campeonato Brasileiro, apenas três partidas terminaram com vitórias por diferença superior a dois gols, todas conseguidas pelo Inter: 3 a 0 em 1978, 6 a 0 em 2004 e 4 a 1 em 2010. Pela competição, são 15 vitórias coloradas, 11 do Furacão e 12 empates.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/11/guia-da-rodada-32-diferenca-de-pontos-cai-e-aquece-briga-pelo-g-4.html

Webber bate Vettel e é pole em Abu Dhabi. Massa é 7º e Alonso cai no Q2

Australiano desbanca o tetracampeão, que era favorito a conquistar a posição de honra em Yas Marina. Brasileiro leva a melhor em duelo com espanhol da Ferrari

Por Abu Dhabi, Emirados Árabes

No primeiro fim de semana de GP após assegurar o tetracampeonato, Sebastian Vettel começou com tudo: foi o mais rápido no segundo e no terceiro treinos livres e chegou à sessão classificatória como franco favorito à pole position para o GP de Abu Dhabi. Mas a bordo da outra RBR, Mark Webber, resolveu baixar a bola do alemão. No apagar das luzes, o australiano pisou fundo e quase raspou os muros do estreito circuito de Yas Marina para encaixar uma bela volta: 1m39s957, pouco mais de um décimo melhor que a anotada logo na sequência por seu companheiro e desafeto Vettel, que ficou com o segundo lugar no grid. Esta é a segunda pole no ano do veterano que deixará a Fórmula 1 ao fim da temporada para se aventurar no Mundial de Endurance. A outra foi no Japão, no início de outubro. A Mercedes dominou a fila seguinte. Nico Rosberg assegurou o terceiro posto e Lewis Hamilton, mesmo rodando em sua última tentativa em razão de uma falha em seu carro, ainda fechou em quarto, graças à sua volta anterior.
- Sabia que tinha que trabalhar em certos setores da pista que Sebastian já vinha fazendo um bom trabalho, então eu tentei igualá-lo nesses, enquanto mantinha as áreas onde eu estava mandando bem. Por isso, no geral, estou feliz com a pole. Estou realmente ansioso para a corrida de amanhã - comemorou Webber.

Raikkonen é desclassificado e larga em último
Ameaçando não correr as duas últimas provas do ano por estar com os salários atrasados na Lotus, Kimi Raikkonen disputou em vão o treino deste sábado. Após fazer o quinto tempo, o finlandês foi desclassificado por irregularidades no assoalho de seu carro e terá que largar do fim do grid.

Massa vence duelo particular com Alonso
Um dos grandes momentos da atividade foi o duelo particular entre a dupla da Ferrari por um lugar no Q3. Nos minutos finais do Q2, Felipe Massa havia feito o décimo tempo, correspondente à última vaga. Fernando Alonso vinha para completar sua volta logo na sequência, mas foi incapaz de desbancar o parceiro por 0s104 e foi eliminado (veja no vídeo). Na superpole, o brasileiro ficou com o oitavo tempo, mas largará em sétimo em razão da punição a Raikkonen.

Já Alonso, que largaria em 11º, passa para décimo. A última vez que o espanhol foi eliminado no Q2 foi no GP da Europa, em junho de 2012. Curiosamente, na ocasião, ele acabou saindo do circuito de Valência como vencedor. Nos quatro GPs seguintes ao anúncio de que não seguirá na Ferrari em 2014, está será a terceira vez que Massa largará na frente de Alonso. Na temporada, a vantagem ainda é do espanhol: 9 a 8.
 
 A TV Globo transmite ao vivo neste domingo o excêntrico GP de Abu Dhabi, que começa com luz do sol e se encerra já à noite, sob a bela iluminação do suntuoso circuito de Yas Marina. A corrida está prevista para começar às 11h (de Brasília), fim da tarde na hora local. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real com vídeos.

Com os títulos dos Mundiais de Pilotos (Vettel) e de Construtores (RBR) definidos, a briga agora fica por conta dos vice-campeonatos. Alonso segue na vice-liderança com 207, seguido por Raikkonen (183) e Hamilton (169). Entre as equipes, a disputa pelo bônus financeiro para o segundo lugar promete ser acirrada entre a Mercedes (313), a Ferrari (309) e a Lotus (285).  

Confira a classificação completa.
 
Mark Webber RBR gp de Abu Dhabi (Foto: Agência AP) 
Mark Webber acelera sua RBR no belo circuito de
 Yas Marina (Foto: Agência AP)


Header_Q1 Fórmula 1 - 20 minutos - 6 pilotos eliminados (Foto: Editoria de arte)


Paul di Resta foi o primeiro a entrar na pista no Q1, mas não forçou o ritmo, andando acima de 1m50. Rosberg foi quem começou a pisar fundo, anotando tempos na casa de 1m42. Na sequência, Hamilton, Vettel, Webber e Raikkonen se revezaram na ponta, até Felipe Massa, com o cronômetro zerado, surpreender ao colocar a Ferrari, que não foi bem nos treinos livres, no topo, com 1m41s254. Mas ainda deu tempo de Hamilton ser mais rápido, ao cravar 1m40s693. O campeão antecipado Vettel pegou leve e avançou ao Q2 apenas em 11º. Pastor Maldonado foi um dos destaques ao colocar a Williams em quarto. Além das duplas de Caterham (Giedo van der Garde e Charles Pic) e da Marussia (Jules Bianchi e Max Chilton), que quase sempre são eliminadas no Q1, sobrou também para Esteban Gutiérrez (Sauber) e Adrian Sutil (Force India).

Header_Q2 Fórmula 1 - 15 minutos - 6 pilotos eliminados (Foto: Editoria de arte)


A atração do Q2 ficou por conta do duelo entre a dupla da Ferrari por uma vaga no Q3. Nos segundos finais, Massa anotou o décimo tempo (1m40s989). Mas Alonso ainda estava na pista completando sua última tentativa. O espanhol acabou não encaixando uma boa volta e passou a 0s104 acima do tempo do brasileiro, ficando em 11º. Caíram também Paul di Resta (Force India), Jenson Button (McLaren), Jean-Eric Vergne (STR) e os pilotos da Williams, Pastor Maldonado e Valtteri Bottas. Quem fez a melhor volta no Q2 foi Nico Rosberg (1m40s473), seguido de perto pelo seu companheiro Lewis Hamilton. Além deles, avançaram também para disputar a pole: Webber, Vettel, Pérez, Ricciardo, Hulkenberg, Grosjean, Raikkonen e Massa.

Header_Q1 Fórmula 1 - 10 minutos - pole position (Foto: Editoria de arte)


Hulkenberg abriu os trabalhos no Q3 com 1m41s379, mas foi superado na sequência por Hamilton (1m40s501), Rosberg (1m40s419) e Vettel (1m40s091). Kimi, Webber e Grosjean também anotaram tempos, figurando em quarto, quinto e sexto, respectivamente. Massa, Pérez e Ricciardo deixaram para fazer apenas uma tentativa de volta rápida. Os competidores que já tinham marcado tempo foram para os boxes, trocaram pneus e voltaram para a pista para a última empreitada.
  
Com o cronômetro zerado, Webber subiu para a ponta com 1m39s957. Vettel passou logo depois querendo confirmar o favoritismo, mas não conseguiu desbancar o companheiro, ficando com o segundo tempo. Rosberg foi o terceiro mais rápido. Enquanto Hamilton perdeu o controle de sua Mercedes e rodou. Mesmo assim, ficou com o quarto lugar no grid em razão do tempo de sua volta anterior. Massa terminou com a oitava posição.

Header_Q1 Fórmula 1 - largada (Foto: Editoria de arte)
1) Mark Webber (AUS/RBR) 1m39s957
2) Sebastian Vettel (ALE/RBR) 1m40s075  +0s118
3) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1m40s419  +0s462
4) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1m40s501  +0s544
5) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) 1m40s576  +0s619
6) Romain Grosjean (FRA/Lotus) 1m40s997  +1s040
7) Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1m41s015  +1s058
8) Sergio Pérez (MEX/McLaren) 1m41s068  +1s111
9) Daniel Ricciardo (AUS/STR) 1m41s111  +1s154

Eliminados no Q2:
10) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1m41s093
11) Paul di Resta (ESC/Force India) 1m41s133
12) Jenson Button (ING/McLaren) 1m41s200
13) Jean-Eric Vergne (FRA/STR) 1m41s279
14) Pastor Maldonado (VEN/Williams) 1m41s395
15) Valtteri Bottas (FIN/Williams) 1m41s447

Eliminados no Q1:
16) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber)     1m41s999
17) Adrian Sutil (ALE/Force India)1m42s051
18) Giedo van der Garde (HOL/Caterham)   1m43s252
19) Charles Pic (FRA/Caterham)   1m43s528
20) Max Chilton (ING/Marussia)   1m44s198
21) Jules Bianchi (FRA/Marussia)  1m43s398*
Desclassificado:
22) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) 1m40s542  +0s585**

*Jules Bianchi (FRA/Marussia) fez o 20º tempo, mas foi punido com 5 posições no grid por trocar de câmbio

** Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) foi desclassificado por irregularidades no assoalho do carro e terá que largar em último

 
Circuito de Yas Marina, palco do GP de Abu Dhabi (Foto: Infoesporte) 
 
Circuito de Yas Marina, palco do GP de Abu Dhabi 
(Foto: Infoesporte)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/11/webber-bate-vettel-e-e-pole-em-abu-dhabi-massa-e-8-e-alonso-cai-no-q2.html

No talento de Ribéry, Bayern vence de virada, retoma ponta e iguala recorde

Triunfo por 2 a 1 sobre o Hoffenheim tem passes decisivos do craque francês. Time chega a 36 jogos de invencibilidade na Bundesliga como o Hamburgo de 1982/83

Por Hoffenheim, Alemanha

O Bayern esbarrava num raro dia de falta de criatividade. Até que o talento de Franck Ribéry falou mais alto. Com passes decisivos do craque francês - em especial o segundo -, os atuais campeões derrotaram o Hoffenheim neste sábado, por 2 a 1, de virada, pela 11ª rodada do Campeonato Alemão. Mandzukic e Thomas Müller marcaram para os visitantes, enquanto Süle anotou o gol dos mandantes.

O resultado faz o time de Pep Guardiola recuperar a liderança perdida na véspera, já que o Borussia Dortmund aplicou sonoros 6 a 1 no Stuttgart e chegou aos 28 pontos. Götze, Schweinsteiger e companhia somam 29 de 33 possíveis. O Hoffenheim permanece com 13 e terminará o fim de semana no meio da tabela.

A vitória ainda colocou este Bayern junto ao Hamburgo de 1981/82 e 1982/83. Ambas as equipes atingiram 36 jogos de invencibilidade no Campeonato Alemão, um recorde em toda a história. Os bávaros deverão superar esta marca no próximo sábado, quando receberão o Augsburg na Allianz Arena. O último revés do time na Bundesliga aconteceu há mais de um ano, em 28 de outubro, para o Bayer Leverkusen.



Müller e Ribéry comemoram gol do Bayern (Foto: AFP) 
Müller e Ribéry comemoram o gol da vitória do 
Bayern (Foto: AFP)


Neuer falha, mas Bayern reage

O Bayern esteve longe de ser irresistível no primeiro tempo na Rhein-Neckar-Arena. Um futebol dominante territorialmente, como manda a cartilha de Pep Guardiola, mas pouco envolvente não foi capaz de dar a vitória parcial aos atuais campeões da Tríplice Coroa. Ao contrário do Barcelona de Tata Martino na véspera, no entanto, chances foram criadas - para os dois lados.

As primeiras oportunidades surgiram do lado vermelho. Aos 15, o lateral Philipp Lahm escapou pela direita, sozinho, e optou pelo chute sem ângulo - Casteels fez a defesa. Novamente o goleiro apareceu bem aos 17, em chute forte de Thomas Müller. Depois, aos 24, ele só torceu para que o desvio de Javi Martínez após cobrança de falta fosse para fora. Deu certo.

O Hoffenheim assustava esporadicamente em contra-ataques. Num deles ganhou um escanteio aos 34. Ele seria traiçoeiro para Manuel Neuer. O consagrado goleiro alemão falhou de maneira incrível ao tentar segurar a bola e permitiu que Süle empurrasse para as redes. Para sua sorte, ele pôde se redimir com grande defesa aos 37 em finalização de Volland, o mais arisco dos donos da casa.

Pressionado, o Bayern acabou encontrando o empate na bola parada. Aos 39, Ribéry cobrou falta à meia altura e Mandzukic desviou, mostrando reflexo aguçado. Casteels acabou enganado e nada pôde fazer.



Koen Casteels Hoffenheim e Lahm bayer de munique  (Foto: Agência Reuters) 
Lahm 'abandonou o meio-campo' e foi lateral-direito 
novamente com a camisa do Bayern 
(Foto: Agência Reuters)


Ribéry decide com assistência

O Hoffenheim estava satisfeito com o resultado. Entre arriscar-se para a vitória ou segurar o empate, preferiu pela segunda opção. Pagaria o preço mais à frente, depois de até alimentar o sonho de sair com os três pontos diante do bicho-papão do campeonato.

Kevin Volland, convocado recentemente para a seleção alemã, até que tentou impressionar o técnico Joachim Löw, presente no estádio. Foram dele as duas grandes chances do Hoffenheim na etapa final, a primeira aos nove, completando cruzamento para fora, com a esquerda. Aos 21, parou numa daquelas defesas monumentais de Neuer. E foi basicamente isso.

Sabendo do atropelamento do Borussia Dortmund na véspera, o Bayern então jogou-se ao ataque. Ribéry, aos 22, assustou em chute cruzado. Aos 30, o craque francês decidiria com uma assistência que desmontou a marcação do Hoffenheim. Thomas Müller recebeu o presente e empurrou a bola para as redes. Com a vantagem e posse de bola, assegurar os três pontos foi apenas mais uma tarefa banal para os comandados de Guardiola.



Pep Guardiola Bayern Hoffenheim (Foto: AP) 
Pep Guardiola orienta seus jogadores na vitória 
do Bayern (Foto: AP)
FONTE:

Real sofre contra 'primo pobre', mas vence com dois gols do artilheiro CR7

Time merengue sofre pressão durante toda a partida contra o Rayo Vallecano, mas, no contra-ataque, decide a partida. Craque lusitano se isola entre goleadores da liga

Por Madri, Espanha

O Rayo Vallecano tem um orçamento de € 12 milhões na atual temporada. O Real Madrid gasta € 520 milhões. Neste sábado, porém, a modesta equipe do bairro de Vallecas, na capital espanhola, parecia o time grande do confronto, ao dominar o duelo contra os merengues e atacar durante os 90 minutos. Mas o futebol nem sempre é justo. E os vários milhões de euros a mais gastos pelo Real fizeram a diferença. Afinal, é preciso dinheiro para ter mais qualidade técnica. Para contar com Cristiano Ronaldo, que balançou as redes duas vezes no triunfo por 3 a 2 e virou o novo artilheiro do Campeonato Espanhol - são 13 gols, contra 12 de Diego Costa, que joga no domingo.
O triunfo deixa o Real Madrid com 28 pontos, firme na terceira posição, contra 34 do Barcelona, que derrotou o Espanyol na sexta-feira. O Rayo, que já havia surpreendido ao ter mais posse de bola do que o Barcelona no duelo com os catalães em setembro, quebrando uma sequência histórica do time blaugrana no quesito, segue sem conseguir transformar as boas atuações em vitórias. O time de Vallecas é o 18º colocado da liga espanhola, com nove pontos.
   
Cristiano Ronaldo gol Real Madrid (Foto: Reuters) 
O cara: Cristiano Ronaldo, eficiente como sempre, 
festeja um de seus gols sobre o Rayo (Foto: Reuters)

NO CONTRA-ATAQUE, REAL ABRE VANTAGEM

Mesmo com toda a diferença técnica e econômica, o Rayo Vallecano foi valente. E atacou desde o início. Entretanto, pagou o preço por esta postura. Logo aos três minutos, Cristiano Ronaldo puxou contra-ataque, foi lançado por Modric na esquerda e, com muito espaço do que costuma desfrutar em outros jogos, fez um golaço: bola entre as pernas de Gálvez e chute na saída de Rubén. Real Madrid 1 a 0. 

Benzema e Cristiano Ronaldo gol Real Madrid (Foto: Reuters)Cristiano Ronaldo cumprimenta Benzema, autor do segundo gol do time merengue (Foto: Reuters)
 
Em desvantagem, o Rayo não parou de atacar. E o Real, o time grande do duelo, se recolheu, satisfeito em apostar nos contragolpes. Aos 28 minutos, os donos da casa chegaram a empatar com Falqué, mas o auxiliar assinalou corretamente o impedimento de Viera. 

Pouco depois, o Real encaixou mais um contragolpe. Xabi Alonso roubou a bola no meio e lançou Bale na direita. O galês, em notável evolução nas últimas partidas, passou fácil por Nacho e cruzou na medida para Benzema, que cabeceou para o gol, ampliando o placar.
 
RAYO ESBOÇA REAÇÃO

O Rayo tinha duas opções para o segundo tempo: se recolher para evitar uma goleada ou seguir atacando, sem medo das consequências. A opção do técnico Paco Jémez foi a segunda, e parecia que a alternativa havia sido a equivocada. Logo aos três minutos, Bale fez linda jogada pela direita, deu um chapéu em Arbillla -  que após o lance foi substituído e não segurou as lágrimas no banco de reservas - e rolou para Cristiano Ronaldo completar para o gol, chegar ao seu 13º no Campeonato Espanhol e assumir a artilharia da competição.
 
Mas a insistência dos donos da casa foi parcialmente recompensada. A reação começou aos oito minutos, quando Jonathan Viera deu um lindo chapéu em Pepe dentro da área e foi derrubado pelo zagueiro. Na cobrança do pênalti, o atacante bateu no meio do gol e diminuiu.
 
Dois minutos depois, o Rayo encostou de vez no duelo. Após cruzamento da direita de Lass, Larrivey cabeceou no travessão. No rebote, Marcelo derrubou Viera. Novo pênalti assinalado, e Viera tornou a converter, para delírio da torcida local.
 
Jonathan Viera Rayo Vallecano (Foto: EFE) 
Jonathan Viera bate pênalti para diminuir a vantagem
 do Real Madrid (Foto: EFE)

RAYO PRESSIONA, MAS CANSA

A partir daí, o que se viu foi algo inimaginável antes de a bola rolar. Pressão total do Rayo Vallecano, que chegou a obrigar Cristiano Ronaldo a se transformar em assistente de lateral, auxiliando Marcelo na marcação a Lass. O Real mal passava do meio de campo e se segurava na defesa. E os donos da casa colecionavam chances desperdiçadas.
 
Aos 19 minutos, Bueno recebeu dentro da área e soltou a bomba. Diego López conseguiu espalmar, e a bola ainda bateu na trave. Aos 23, o atacante do Rayo tentou de novo em chute de longe, que foi para fora. Aos 28, foi a vez de Embarba arriscar de fora da área, para outra defesa do goleiro merengue.
 
Faltou qualidade técnica ao Rayo Vallecano. E fôlego. Nos últimos minutos, a equipe anfitriã cansou e diminuiu a pressão. O Real passou a puxar alguns contra-ataques, mas se contentou em segurar a vitória.
 
Cristiano Ronaldo Modric e Bale gol Real Madrid (Foto: Reuters) 
Jogadores do Real se abraçam: vitória suada fora 
de casa (Foto: Reuters)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/11/real-sofre-contra-primo-pobre-mas-vence-com-dois-gols-do-artilheiro-cr7.html