sábado, 26 de outubro de 2013

Serena tem crise de choro, mas vence Jankovic e avança à final em Istambul

Americana encara a chinesa Na Li, que derrotou Petra Kvitova na outra semi e alcançou o posto de número 3 do mundo. Decisão será neste domingo

Por Istambul, Turquia

Sentada no banco, Serena Williams chorou copiosamente. Não reclamou de lesão, não disse uma palavra. Só chorou, cobriu o rosto com a toalha e depois ergueu a cabeça com o olhar perdido. Qualquer que fosse a razão da crise, a americana transformou as lágrimas em combustível para virar o jogo. Sem comemorar durante a maior parte do confronto, a líder do ranking mundial superou a própria apatia em quadra e derrotou Jelena Jankovic por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 2/6 e 6/4. Com o resultado, enfrentará Na Li na final do WTA Championship.

Esta será a 11ª decisão de Serena nesta temporada. A americana sagrou-se campeã nos WTAs de Miami, Charleston, Madri, Roma, Bastad, Toronto e Pequim e também levantou troféus em Roland Garros e no US Open. A única final em que foi derrotada neste ano foi em Cincinatti, quando Victoria Azarenka levou a melhor.


Serena Williams tênis choro WTA Instambul (Foto: Getty Images) 
Serena Williams chora copiosamente e esconde o rosto na toalha no intervalo
(Foto: Getty Images)

Jankovic quebrou o saque de Serena logo no início do primeiro set, abrindo 3 a 1. No intervalo que antecedeu a troca de quadra, a americana chorou copiosamente, sem motivo a aparente. Apesar do abatimento, a número 1 do mundo transformou as lágrimas em ponto de partida para uma grande reação e venceu os quatro games seguidos. Jankovic teve o break point para empatar o duelo em 5 a 5, mas não aproveitou. Serena desperdiçou alguns set points com erros não forçados, mas fechou o placar em 6 a 4.


Serena Williams tênis choro WTA Instambul (Foto: Getty Images) 
Serena mostra abatimento durante toda a partida
e não comemora (Foto: Getty Images)
 
O segundo set começou igual ao primeiro, com uma quebra a favor de Jankovic ainda no princípio e 3 a 1 no marcador. Desta vez, no entanto, a sérvia não permitiu a virada da rival. Confirmou o serviço com um ace, e no seguinte abriu 5 a 1 quando Serena mandou uma devolução no meio da rede. A americana ainda quebrou o serviço de Jankovic, mas se arrastou no game seguinte e cedeu o empate na partida: 6/2.

O semblante de Serena seguiu triste no set de desempate, mas a postura em quadra mudou radicalmente. No primeiro game, teve duas chances de quebrar o serviço de Jankovic. A sérvia pediu o desafio eletrônico, que apontou bola boa e ponto da americana. A europeia até deu o troco no ponto seguinte, só que não conseguiu confirmar o próprio saque e cedeu mais duas quebras em sequência.

Após vencer um belo rali – Jankovic mandou uma diagonal curta para fora -, a número 1 do mundo marcou 5 a 1 e finalmente esboçou um sorriso. No entanto, sua expressão voltou a ficar fechada quando a sérvia ensaiou uma reação. Serena desperdiçou dois match points, teve o serviço quebrado e ameaçou bater com a raquete no chão. Quando os nervos pareciam controlados, jogou outros dois match points fora com duplas faltas seguidas. Com um smash, a líder do ranking pôs fim a sua agonia em quadra: 6/4.

Na Li bate Kvitova e vira número 3 do mundo

Após sobreviver ao "grupo da morte" do WTA Championships, Petra Kvitova sucumbiu à invicta Na Li na semifinal. Campeã em Roland Garros em 2011, a chinesa se classificou ao vencer a tcheca Petra Kvitova por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2. Com a vitória, a tenista da cidade de Wuhan, em Hubei, ultrapassará Agnieszka Radwanska e Maria Sharapova no ranking mundial, alcançando o terceiro lugar, sua melhor posição na carreira.


Este foi o quarto triunfo da chinesa sobre a tcheca em sete confrontos. Agora, Na Li fará a sua 11ª partida contra a número um do ranking mundial. A única vez que a asiática superou Serena foi no saibro em Stuttgart.

O jogo
Agressiva, a chinesa começou pressionando a rival, conseguiu duas quebras e confirmou o serviço, abrindo 3 a 0 no placar. Kvitova não se imtimidou e reagiu com garra. Após devolver a quebra, a tcheca confirmou o saque e encostou. Na Li tratou de se impor e neutralizou a adversária com um bom volume de jogo e um ataque potente. O duelo seguiu equilibrado e, depois do empate por 4 a 4, a chinesa voltou a assumir a frente do placar, com mais uma quebra: 5 a 4. Sacando forte, fechou o primeiro set por 6 a 4, após uma hora de partida.

Na Li comemoração tênis contra Petra Kvitova WTA de Istambul (Foto: Getty Images) 
Na Li comemora vitória sobre Petra Kvitova no WTA Championship,
em Istambul (Foto: Getty Images)
 
A disputa seguiu acirrada na sequência, com trocas de vantagem entre as tenistas. No quinto game, Na Li se impôs e quebrou a adversária: 3 a 2. Vivelmente emocionada, a tcheca ficou com os olhos marejados e se perdeu em quadra, passando a cometer sucessivos erros. Sem piedade e com poucos erros não-forçados, a chinesa abriu 5 a 2 no placar com uma atuação sólida e não teve dificuldades para sacar para vitória, fechando a parcial por 6 a 2.

Melhor em quadra, Na Li conseguiu 18 bolas vencedoras, quatro a mais que a europeia, além de cinco aces contra nenhum de Kvitova. A chinesa errou menos do que adversária: foram 15 falhas contra 29 da tcheca, que também mostrou um aproveitamento pior na rede, acertando em 50% das oportunidades, enquanto a asiática perdeu apenas cinco pontos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/serena-tem-crise-de-choro-mas-vence-jankovic-e-avanca-final-em-istambul.html

São Bernardo bate Brasília e garante a primeira vitória na Superliga

Após três derrotas por 3 a 0, equipe paulista reage e leva a melhor no tie-break 

Por Brasília

vOlei jogadoras do São Bernardo (Foto: Divulgação / São Bernardo Vôlei) 
São Bernardo vence a primeira
(Foto: Divulgação / São Bernardo Vôlei)
 
As três derrotas em três jogos incomodavam. A nova chance de mudar a situação seria contra o Brasília, adversário que contaria com o apoio de sua torcida e vinha embalado por um triunfo sobre o Maranhão. Mesmo atuando fora de casa, o São Bernardo deu de ombros e tirou proveito dos momentos de oscilação das anfitriãs para comemorar sua primeira vitória na Superliga: 3 sets a 2, parciais de 21/18, 15/21, 21/16, 17/21 e 15/12.
  
A maior pontuadora do jogo foi a oposto Elisângela, do time da casa, com 22 acertos. Já a levantadora e capitã do São Bernardo, Kátia, foi eleita a melhor em quadra e levou o troféu VivaVôlei.

- Estamos muito felizes. Perdemos os três primeiros jogos por 3 a 0 e agora conseguimos essa vitória contra um adversário direto. Demos um passo importante e temos de pensar lá na frente - disse Kátia.

O próximo compromisso do São Bernardo na competição será diante do Uniara (SP), no dia 6 de novembro. Já o Brasília jogará fora contra o São Caetano, na terça-feira.

FONTE;
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/10/sao-bernardo-bate-brasilia-e-garante-primeira-vitoria-na-superliga.html

Tardelli culpa calor e cansaço por derrota do Galo no Rio de Janeiro

Atacante observa que time ficou muito com a bola, mas criou pouco

Por Rio de Janeiro

O atacante Diego Tardelli culpou o cansaço e o calor durante o jogo pela derrota do Galo para o Botafogo na tarde/noite deste sábado, no Rio de Janeiro. O atleticano, que não marca gols há 14 partidas, lamentou as poucas chances criadas pela equipe comandada pelo técnico Cuca e admitiu que o time carioca foi mais incisivo durante a partida.

- Além da gente ter ficado uma semana parado, sentimos degaste com o carlor. Ficamos muito com a bola, mas não chegamos tanto no gol como queríamos. Eles precisavam da vitória, se fecharam.

Perguntado se estaria faltando motivação ao Atlético-MG, já que o time não tem mais ambição no Brasileiro e está com a cabeça voltada para o Mundial, Tardelli avaliou.

- Nem por isso. Pesou o desgaste, o calor. Dava para ver que estávamos cansados. Mas tá bom. Bola pra frente!

Tardelli, atacante do Atlético-MG (Foto: Reprodução / Premiere FC) 
Tardelli completa 14 partidas sem marcar gols neste Brasileirão
(Foto: Reprodução / Premiere FC)
 
FONTE:

Seedorf celebra recuperação imediata: 'É preciso saber se levantar'

Holandês diz que elenco está motivado para 'fazer história' no clube e promete briga incessante por vaga na Libertadores

Por Rio de Janeiro

Depois do trauma, a vitória. Já no primeiro jogo após a eliminação para o Flamengo na Copa do Brasil, com goleada de 4 a 0, o Botafogo conseguiu se recuperar. Neste sábado, no Maracanã, foi vibrante e eficiente na vitória de 1 a 0 sobre o Atlético-MG pelo Campeonato Brasileiro (veja no vídeo ao lado). O resultado satisfez o meia Seedorf, que comemorou a capacidade de reação do elenco.

- Precisávamos mostrar para nós mesmos. Esse grupo sabe se superar. Todo mundo cai, e é preciso saber se levantar. E não demorar muito para se levantar. O adversário é muito forte, então foi uma vitória importante.

Seedorf teve atuação participativa. Orientou os colegas, se apresentou, chutou a gol. Até carrinho deu. Depois do jogo, assegurou que o elenco está mergulhado no objetivo de classificar o time para a Libertadores da América.

- Estamos juntos, somos todos profissionais, e cada um tem que ter consciência do que tem que fazer para ajudar o grupo. Temos a vontade de fazer história nesse clube, então vamos brigar até o final por esse lugar no G-4 - comentou.

O holandês foi substituído no segundo tempo por Lodeiro, titular durante boa parte da temporada, mas que precisou se acostumar a uma nova situação ao começar a partida no banco de reservas. O uruguaio evitou polemizar a decisão de Oswaldo de Oliveira, mas admitiu que preferia ter começando jogando.

- Sempre quero jogar, ainda mais nesse momento difícil, ajudar o time. Mas o mais importante é a vitória.

Com o resultado, o Botafogo foi a 53 pontos, na terceira colocação do Campeonato Brasileiro. O próximo jogo é no domingo, 3 de novembro, contra o Goiás, no Serra Dourada.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/10/seedorf-celebra-recuperacao-imediata-e-preciso-saber-se-levantar.html

Oswaldo valoriza rápida reação do elenco e elogia Julio Cesar e Gabriel

Depois da vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, técnico minimiza barração de Lodeiro e comemora semana livre antes do confronto direto com o Goiás

Por Rio de Janeiro

Vencer o Atlético-MG neste sábado era fundamental para o Botafogo recuperar sua confiança na busca por uma vaga na Libertadores do ano que vem. Com o objetivo alcançado após o 1 a 0 no Maracanã (veja os lances no vídeo ao lado), Oswaldo de Oliveira enalteceu o resultado, ao lembrar que o adversário é o atual campeão continental, e valorizou a capacidade de reação de seu elenco logo na primeira partida depois da eliminação na Copa do Brasil.

- A vitória foi excelente para nós, até porque o Atlético-MG, junto com o Cruzeiro, é o melhor time do Brasil no momento, com esses jogadores, aquele banco. No curto espaço que tivemos, principalmente, e pelo tempo que teremos pela frente de trabalho, foi excelente - avaliou.

Oswaldo também elogiou Julio Cesar, autor do gol, e Gabriel, que voltou ao time recuperado de uma lesão na coxa direita depois de quase 20 dias. O treinador alvinegro também minimizou a barração de Lodeiro, que se mostrou visivelmente chateado, e já começa a pensar na sequência do time no Campeonato Brasileiro. A equipe enfrentará o Goiás, dia 3 de novembro, no Serra Dourada, em um confronto considerado direto nessa briga para ficar entre os quatro primeiros colocados.

oswaldo de oliveira botafogo atlético-mg série A (Foto: Satiro Sodré / SSPress) 
Oswaldo se mostrou aliviado e satisfeito contra o "melhor time do Brasil"
(Foto: Satiro Sodré / SSPress)
 
Confira os demais trechos da entrevista coletiva do técnico Oswaldo de Oliveira:

Conheço o gênio do Lodeiro. É assim mesmo. Estranharia se achasse normal. Infelizmente, tenho que submeter alguns atletas a esta situação. Temos cuidados com a auto-estima deles, mas o expoente técnico sou eu, não vejo problema"
Oswaldo de Oliveira, sobre barração de Lodeiro
 
Lodeiro barrado
Conheço o gênio do Lodeiro. É assim mesmo. Estranharia se achasse normal. Infelizmente, tenho que submeter alguns atletas a esta situação. Temos cuidados com a auto-estima deles, mas o expoente técnico sou eu, não vejo problema.

Semana livre
Primeiro temos que pensar em descansar essa turma que está iniciando os jogos, dar uma quebrada para que os jogadores se recuperem. Com alguns, temos que ser muito precisos na carga, como Rafael Marques, Bolívar, Julio Cesar, Marcelo Mattos são jogadorees que têm se desdobrado. Isso vai nos dar a chance de preparar melhor a equipe, corrigir erros. Por isso, demos folga amanhã (domingo) e segunda-feira para os que iniciam os jogos. A partir de terça-feira, teremos cinco sessões até o jogo e vamos fazer as coisas com calma. Estamos próximos do fim da temporada e devemos respeitar isso. O ciclo de treinamento precisa dar uma caída, ainda mais quando se aproxima do verão e as temperaturas sobem.

Julio Cesar
Ele não consegue ser mais frequente porque estava sendo exigido demais. Mas, de forma pontual, quando teve a chance nesta temporada, presenteou os companheiros ou fez gols decisivos como este contra o Atlético-MG e contra o Flamengo (semifinal da Taça Guanabara - veja no vídeo acima). Fico feliz, pois é um jogador de altíssimo nível de profissionalismo, que se dedica muito e merece ter essa medalha, esse júbilo.

Saída de bola
O Botafogo estava exitando muito em situações que faz com mais fluência. Essa bola do Dória e do Bolívar tem que sair com mais precisão e preparada. Reforcei isso no intervalo. Era o ponto mais importante e se não melhorasse não chegaria no gol.

Confronto direto
O jogo com o Goiás é fundamental para nós. Vai definir muita coisa. Se vencermos, vamos ter uma aproximação grande da vaga na Libertadores no meu ponto de vista. Vamos trabalhar com muito atenção para ver se conseguimos essa vitória.

O jogo com o Goiás é fundamental para nós. Vai definir muita coisa. Se vencermos, vamos ter uma aproximação grande da vaga na Libertadores no meu ponto de vista"
Oswaldo, sobre a próxima rodada
 
Libertadores
Estamos com muita atenção, queremos muito isso também. É desnecessário me alongar a respeito disso.

Maratona do Goiás
Não tenho conhecimento com muita profundidade além do que vejo nas partidas. O time vem jogando bem, aguerrido, motivado, nessa batida e assim mesmo com apresentações muito boas, principalmente nos últimos jogos, vencendo adversários difíceis. Fico feliz por ter tempo, mas não diminuo minha tensão nem dos meus jogadores pela situação que o Goiás vai passar.

Gabriel
Foi muito boa para equipe a volta do Gabriel, ficou mais sólida. Com os jogadores que o Atlético-MG tem, foi muito difícil para nós contermos, e ele teve participação fundamental junto com o Marcelo Mattos, protegendo a defesa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/10/oswaldo-valoriza-reacao-do-elenco-em-vitoria-excelente-sobre-o-galo.html

Com Libertadores como 'obrigação', Bota bate o Galo e reencontra a vitória

Com gol de Julio Cesar, cariocas conquistam triunfo apertado diante de cobrança da torcida. Mineiros continuam em oscilação no campeonato

A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

"#Libertadores é obrigação". Três dias depois da eliminação do Botafogo na Copa do Brasil,  a torcida levou o recado ao Maracanã para exigir que o time termine o Campeonato Brasileiro na zona de classificação para o principal torneio da América do Sul em 2014. E os jogadores corresponderam à expectativa. Na noite deste sábado, o Alvinegro carioca esteve longe de repetir suas melhores atuações na competição, mas derrotou o Atlético-MG por 1 a 0 e reencontrou o caminho das vitórias depois de três partidas.

Com gol de Julio Cesar, o time dormirá em terceiro lugar, com 53 pontos - provisoriamente são sete de vantagem dentro do G-4, para alegria do público de 6.472 pagantes (10.743 presentes, com renda de R$ 176.180).

- Esse grupo sabe se superar. Todo mundo cai, e é preciso saber levantar. E não demorar muito para levantar. O adversário é muito forte, foi uma vitória importante. Estamos juntos, somos todos profissionais, e cada um tem que ter consciência do que tem que fazer para ajudar o grupo. Temos a vontade de fazer história nesse clube, então vamos brigar até o final por esse lugar no G-4 - afirmou Seedorf, que foi aplaudido ao ser substituído no segundo tempo.

Assim como a torcida adversária, o Galo, cumprindo tabela no Brasileiro com 45 pontos, também está com a cabeça em outro torneio: o Mundial de clubes, que será disputado em dezembro, no Marrocos. Mas o período que serve de teste levanta uma preocupação com a oscilação: nos últimos sete jogos, foram dois empates, duas vitórias e três derrotas. Neste sábado, mesmo com Marcos Rocha, Josué, Diego Tardelli e Luan voltando de suspensão, o time foi irregular. Além disso, segue com um longo jejum diante do Botafogo no Maracanã: já são 28 anos, ou oito partidas, sem triunfo sobre o rival.

O técnico Cuca reconheceu que faltou motivação aos atleticanos no Maracanã e pediu reação:
- Foi hoje assim, mas não podemos achar que foram todos. Contra o Atlético-PR, o time foi até melhor. Contra o Flamengo foi desfigurado e jogou bem. Mas faltou algo mais, uma vontade maior de vencer o adversário. Temos que melhorar para acabar o campeonato em melhor posição e em um bom momento para o Mundial. Que a gente melhore.

Botafogo e Atlético-MG agora terão uma semana inteira para se prepararem para a próxima rodada. O Glorioso só volta a campo no outro domingo, dia 3 de novembro, quando visitará o Goiás, às 17h, no Serra Dourada. Jà o Galo joga um dia antes, no sábado, contra o já rebaixado Náutico, às 21h, no Independência.

julio cesar botafogo gol atlético-mg série A (Foto: Satiro Sodré / SSPress) 
Julio Cesar recebe um abraço de Rafael Marques na comemoração
(Foto: Satiro Sodré / SSPress)
 
Torcidas comemoram contra o Cruzeiro
Novidade da escalação do Botafogo, Alex tentou dar ao ataque do Botafogo o que estava em falta com Lodeiro: mais movimentação. Motivado com a oportunidade de titular, o atacante ganhou divididas e tirou tinta da trave numa chance cara a cara com Victor, aos sete minutos. Mas o ritmo caiu tão rápido quanto surgiu. E o time, maior finalizador da competição antes da rodada, se via concluindo menos que o adversário num jogo aberto. Com os retornos de Diego Tardelli e Luan após cumprirem suspensão, o Atlético-MG voltou a ter velocidade de sobra à frente e deu trabalho a Jefferson.

Em duas oportunidades, o botafoguense teve que sair nos pés de Fernandinho e Tardelli para evitar as finalizações. Numa delas, o segundo conseguiu o cruzamento na área com o gol vazio, mesmo com o goleiro fechando o ângulo, mas não chegou na cabeça de Jô. O centroavante, aliás, destoou dos companheiros. Errou passes e não deu um chute sequer. E num primeiro tempo em que o mais perto que a bola chegou da rede foi numa cobrança de falta de Edílson no travessão, as duas torcidas só vibraram quanto o telão do Maracanã anunciou a virada do Criciúma sobre o líder Cruzeiro. Os alvinegros cariocas ainda sonhando com o título, e os mineiros, tirando onda com o maior rival.

Gabriel e Julio Cesar dão motivo para festa do Bota
Alex tentou, não resolveu e foi substituído logo no início da etapa final por Sassá. Mas a segunda novidade da escalação do Botafogo teve mais estrela. Gabriel, que voltou de contusão e barrou Renato, foi bem tanto na marcação quanto no ataque. Ele, que já havia servido Seedorf num chute perigoso no primeiro tempo, foi o garçom de Julio Cesar no gol. Após tabelinha, o lateral saiu cara a cara com Victor e chutou duas vezes para abrir o placar e dar um bom motivo para a torcida comemorar, já que no Mineirão o líder Cruzeiro virava sobre o Criciúma (terminou 5 a 3). O gol saiu  num momento em que o Atlético-MG estava melhor em campo. E continuou.

Disperso no primeiro tempo, Jô demorou, mas entrou no jogo. Especialmente depois da entrada de Guilherme no lugar de Luan. O centroavante passou a receber mais a bola, apareceu com os pés e com a cabeça dando trabalho para Jefferson e ainda colaborou com passes para os companheiros finalizarem. Mas Fernandinho e Tardelli estavam com a mira pra lá de torta. Cuca renovou a marcação com Leandro Donizete no lugar de Josué e foi para o tudo ou nada com Neto Berola na vaga de Junior Cesar. Mas o Botafogo segurou a suada vitória. Octávio substituiu Gegê para ganhar tempo, e diferentemente da eliminação na Copa do Brasil, Seedorf deixou o campo aplaudido dessa vez para a entrada de Lodeiro. E os botafoguenses voltaram a sorrir.

 
FONTE:

Marcelo valoriza tranquilidade e capacidade de reação do Cruzeiro

Técnico conta que optou por conversa calma no intervalo da partida

Por Belo Horizonte

Numa partida que lembrou uma volta numa montanha russa, o Cruzeiro venceu o Criciúma por 5 a 3, neste sábado, e ampliou a liderança no Campeonato Brasileiro, agora 12 pontos à frente de Botafogo e Grêmio, que só joga neste domingo (veja os melhores momentos do jogo no vídeo ao lado). A Raposa abriu 2 a 0, levou a virada para 3 a 2 e só então conseguiu chegar aos 5 a 3 do final do jogo. Para o técnico Marcelo Oliveira, o time mostrou superação e capacidade de reagir a uma condição adversa. A tranquilidade mostrada foi um dos pontos fortes da Raposa, segundo o treinador.

- Foi uma grande vitória, um passo a frente. Foi bem dramática e eletrizante. O Cruzeiro começou absoluto no jogo, fez dois gols e podia ter feito três ou quatro, só que o futebol não permite desatenção. Em algum momento, poderíamos ter trabalhado mais a bola, mas a gente retomava e ia para o ataque, e eles acabaram fazendo os gols. Tem coisa no futebol que você não explica. Uma jogada bem feita muda a situação. Nós tivemos que ter a tranquilidade de corrigir algumas coisas no intervalo, marcar melhor e continuar atacando e pressionando. Isso nos deu a chance de virar. Foi uma vitória sensacional, que nos dá a oportunidade de manter a diferença e até ampliá-la.


Marcelo conta que teve calma na conversa com os jogadores no intervalo da partida. Segundo, o treinador, ele preferiu ter um papo num tom mais leve a dar uma bronca nos atletas. Ao final do primeiro tempo, o placar era 3 a 2 para o Criciúma.

- No intervalo você tem duas situações. Você chega e chuta o balde, dando uma bronca geral, ou você tem a consciência de que pode virar passando mais confiança e tranquilidade. É como se estivesse 1 a 0, a gente tinha que começar novamente, fazer nosso trabalho e corrigir algumas situações. A gente estava perdendo a segunda bola, nossos meias estavam muito abertos, Dagoberto de um lado e Willian de outro, então ficava só o Ribeiro com os dois volantes deles. O espírito foi o mesmo, eles tiveram um jogador expulso, mas isso faz parte do jogo. Nós aproveitamos de tudo pra manter este bom aproveitamento em casa e, às vezes é preciso este sofrimento pra fortalecer e mostrar que Deus está conosco.

O Cruzeiro volta a campo no próximo domingo, quando às 17h (de Brasília), encara o Santos, na Vila Belmiro, em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Veja os vídeos do Cruzeiro

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2013/10/marcelo-valoriza-tranquilidade-e-capacidade-de-reacao-do-cruzeiro.html

Argel Fucks alega que Criciúma ‘foi punido severamente’ por arbitragem

‘Disse aos jogadores para que não baixassem a cabeça, porque não fizeram nada de errado, fizeram errado com a gente’, desabafa treinador

Por Belo Horizonte

A satisfação que teve com a postura do Criciúma diante do Cruzeiro não teve tanto espaço na fala de Argel Fucks na entrevista coletiva após a  partida por conta da irritação com a  arbitragem. De acordo com o comandante do Tigre, a arbitragem de Wilton Pereira Sampaio prejudicou muito o resultado do clube catarinense, derrotado por 5 a 3, depois de chegar a virar por 3 a 2, no Mineirão (veja os melhores momentos no vídeo).

Para Argel Fucks, o Criciúma esteve bem em campo. No entanto, no início do segundo tempo, a partir da expulsão de Sueliton, por ele considerada errada, o Tigre passaria a ser prejudicado seguidamente pela arbitragem. Ele ainda coloca na conta de erros do Wilton Pereira Sampaio sua exclusão na partida e o pênalti que gerou o quinto gol cruzeirense. De acordo com o treinador, o Carvoeiro foi impedido de conquistar a vitória que tanto precisava para tentar sair da zona de rebaixamento do Brasileirão.


Argel Fucks, Cruzeiro x Criciúma (Foto: Fernando Ribeiro/Criciúma EC) 
Argel Fucks diz que só poderia bater palmas para a arbitragem
diante dos erros que enxergou na partida no Minteirão
(Foto: Fernando Ribeiro/Criciúma EC)
 
- Não deixaram nós ganhar (sic). Temos que colocar isso para fora. Os meus aplausos já incomodaram o árbtiro, que estava  incomodado pelo que já tinha feito. Nunca vi expulsar um treinador porque bater palma (depois do lance da penalidade em favor do Cruzeiro), mas é porque ele sabe que acabou estragando nossa exibição fantástica contra um bom time. Mesmo com um jogador a menos, fomos briosos. No vestiário, disse aos jogadores para que não baixassem a cabeça, porque não fizeram nada de errado, fizeram errado com a gente. O torcedor do Tigrão deve tear orgulho, mas deve estar triste com o resultado. Envolvemos um adversário forte, mas é difícil jogar contra 12 ou 13. Jogamos contra o líder e fizemos um grande primeiro tempo. No segundo, não deixaram a gente jogar, mesmo com um a menos, porque fomos prejudicados. Nossa equipe veio aqui e encarou o Cruzeiro independente da grandeza. Jogamos contra a arbitragem e fomos punidos severamente.

- Fomos punidos quatro ou cinco vezes severamente. A única coisa que fiz foi aplaudir. Sou educado, não falei um só palavrão. Não tenho sangue barato, mas é duro e não falei palavrão. Era a única coisa que eu podia fazer era bater palmas.

Na entrevista coletiva após a partida, o treinador revelou que temia que a equipe catarinense fosse ‘prejudicada’ pela arbitragem com uma expulsão. Tanto que pensava em substituir Sueliton por volta dos 10 minutos do segundo tempo. Ele era o único atleta do Criciúma em campo com cartão amarelo e a alteração estava  programada. Porém, o lateral foi expulso no terceiro minuto da etapa final.

- No intervalo aconteceu um fato: comentei com os jogadores que iria tirar o Sueliton por volta dos 10 minutos porque ele já tinha cartão amarelo. Foi expulso por uma falta que não foi falta. Numa jogada no meio de campo, o árbitro dá o segundo cartão amarelo e nos dias com um a menos. Já é difícil jogar no Mineirão e virar para 3 a 2. Mas o líder do campeonato também pode perder. Não é porque era contra o Criciúma que não poderia perder. Nós jogamos futebol. Depois da expulsão, o Dedé (zagueiro do Cruzeiro) matou contra-ataque em cima do Marcel e foi na minha frente. Ele já tinha cartão amarelo e não aconteceu nada. As medidas tinham que ser iguais para os dois lados, independente de camisa ou algo assim.

O lateral Sueliton, o volante Henik e o atacante Douglas não podem enfrentar a Ponte Preta, na próxima rodada, por suspensão.  O Criciúma encara a Macaca às 18h30m do próximo domingo, no Heriberto Hülse.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/criciuma/noticia/2013/10/argel-fucks-alega-que-criciuma-foi-punido-severamente-por-arbitragem.html

Pescoço para o lado, assovios... Musa para principal praça de Criciúma

Representante do Criciúma no Musa do Brasileirão, Nani Gazinski muda a rotina de tradicional ponto de encontro e comércio da capital do carvão

Por Criciúma, SC

Marmanjos quase babando, muitos assovios e olhos voltados para ela, inclusive femininos. A musa do Criciúma não passou despercebida por um dos principais pontos da capital do carvão. Longe disso. Nani Gazinski mudou a rotina dos que frequentam ou passavam pela praça Nereu Ramos, no coração de Criciúma, no horário de almoço, momento de maior movimento do local de segunda a sexta-feira. E não foi apenas atenção que a bela de 21 anos atraiu. Torcedores do Tigre também puderam conversaram com a loura que representa o clube no concurso Musa do Brasileirão 2013.

Nani Gazinski musa Criciúma praça Nereu Ramos (Foto: João Lucas Cardoso) 
Praça Nereu Ramos vira passarela para a bela Nani Gazinski
(Foto: João Lucas Cardoso)
 
- Desde a primeira etapa as pessoas têm sido receptivas. Agora, como me conhecem melhor, essa receptividade têm sido maior, por me verem mais por aqui, ter marcado presença em eventos do clube. Já estou conhecida e há uma certa amizade e carinho, posso sentir isso. Fico feliz porque a melhor parte é me sentir querida pela torcida, afinal, são eles que vão votar em mim e me apoiar – disse enquanto alguém gritava de longe o nome do clube que ela representa no Musa do Brasileirão.

A passagem de Nani pela praça causou frisson e também contentou os torcedores do Criciúma, inclusive mulheres, que não só espiavam ela passar como também trocaram algumas palavras com a estudante de administração que mora em Orleans, cerca de 35km distante da capital do carvão.


FOTOS: Confira a galera da passagem da bela pela praça na região central de Criciúma

- Pelo menos temos uma musa – disse um sujeito que passava próximo da beldade.
A opinião não é muito diferente do advogado Amaral Antônio Guimarães Patrício. Além de ter a bela ao lado para bater uma foto, ele ainda recebeu orientações de Nani para escolhê-la entre as concorrentes do Grupo D do Musa do Brasileirão, que abre a votação nesta quinta-feira (saiba mais clicando aqui). O profissional liberal de 61 anos espera que a bela ajude a erguer o nome do clube que está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.


Nani Gazinski musa Criciúma praça Nereu Ramos (Foto: João Lucas Cardoso) 
Beleza que encanta, heim amigo?
(Foto: João Lucas Cardoso)
 
- Ficamos na primeira divisão com toda a certeza. Ela é muito bonita e vai nos ajudar – espera Amaral.

A musa também acredita na equipe e nela mesma.

- O Criciúma está numa briga, tanto a musa quanto o time. Eu, como torcedora, acredito que a equipe possa sair da zona de rebaixamento. É desconfortável, mas a esperança é a última que morre. Vamos torcer até o final para que saia e continue na Série A. Eu ainda acredito – garante a moça que tem o goleiro Galatto como um dos melhores jogadores do Tigre.


Campanha para o título
Às vésperas do início da votação, Nani Gazinski aproveitou a passagem pela praça Nereu Ramos para fazer campanha. Nesta quinta-feira estarão abertas as votações do grupo em que disputa (veja mais). A torcedora carvoeira disputa a passagem para a semifinal do concurso com as representantes de Atlético-MG, Flamengo, Fluminense e São Paulo. Diante da competição que acredita ser acirrada com outras beldades, ela enfatizou ao eleitorado que podem votar quantas vezes quiserem - e puderem.

- Alguns não sabem como votar em mim. Eu ensino que é no site do GLOBOESPORTE.COM. Quando aparece a minha fotinho, tem que clicar e depois escrever a palavra chave e apertar no ‘votar’. Depois clica no ‘votar novamente’. As outras candidatas têm torcidas maiores. Mas se as pessoas votarem várias vezes aumenta a nossa chance de vitória – ensinou.

Com tanta didática e beleza, é claro que Nani Gazinski arrancou juras de marmanjos prometendo votar até mil vezes nela para que avance e dispute o título de Musa do Brasileirão de 2013.


Nani Gazinski musa Criciúma praça Nereu Ramos (Foto: João Lucas Cardoso) 
Para tudo que a musa do Criciúma está passando (Foto: João Lucas Cardoso)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sc/musa-do-brasileirao-2013/noticia/2013/10/pescoco-pro-lado-assovios-e-mais-musa-para-principal-praca-de-criciuma.html

Lins acredita que arbitragem está de ‘marcação’ com o Tigre, ‘sem dúvida’

Atacante aponta partida contra o Cruzeiro foi mais uma em que o Criciúma foi prejudicado, porém não lamenta muito: ‘Vamos honrar a camisa’

Por Belo Horizonte

Quando o Criciúma tinha a vantagem no placar, por 3 a 2, o lateral Sueliton foi expulso, no começo do segundo tempo. Depois, o Cruzeiro marcaria três gols e conquistaria a virada. De acordo com o atacante  Lins, autor do segundo tento do Tigre no Mineirão, novamente o time catarinense foi prejudicado pela arbitragem no revés por 5 a 3 (veja os melhores momentos). Para o jogador do Carvoeiro, há ‘marcação’ com o Criciúma.

- Sem dúvida nenhuma tem marcação contra o Criciúma, sem dúvida nenhuma. Até porque houveram jogos em que tivemos o resultado na mão e se encostasse no adversário era falta e em nós o jogo seguia. Mas temos que levantar a cabeça, e ainda temos chances. Tenho certeza que o grupo é merecedor. Vamos honrar a camisa do Criciúma e seguir de cabeça erguida.

Para o atacante, o companheiro não deveria ser expulso pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio. Porém, ele soma o cartão vermelho a mais um ato de arbitragens que têm prejudicado o Criciúma no Campeonato Brasileiro.


Cruzeiro x Criciúma (Foto: Fernando Ribeiro/Criciúma EC) 
De acordo com Lins, Criciúma foi prejudicado no Mineirão
(Foto: Fernando Ribeiro/Criciúma EC)
 
- Se o Sueliton não fosse expulso, seria outra história. Ele fez falta no meio de campo e o juiz disse que era perigo de gol. Nunca vi isso. Isso já aconteceu contra o Corinthians, prejudicando a gente e agora contra o Cruzeiro também. O Criciúma é sempre prejudicado. Não estou aqui chorando, só espero que possam marcar as coisas certas. Estávamos bem fechadinhos, mas conseguíamos jogar bola e prejudicaram a nossa equipe.

Ainda que chateado com a derrota por 5 a 3 para Cruzeiro, Lins não joga a toalha e ergue e cabeça para seguir com o time na luta contra o rebaixamento. Para escapar da degola, pede que o aproveitamento da equipe melhor dentro do Heriberto Hülse.

- Ainda dá, mas tem que matar em casa. Mas chega de perder pontos em casa. Temos que saber jogar e fazer pontos em casa e beliscar fora. Pelo que fizemos contra o Corinthians e contra o Cruzeiro, a gente merecia ao menos um ponto.

O lateral Sueliton, o volante Henik e o atacante Douglas não podem enfrentar a Ponte Preta, na próxima rodada, por suspensão.  O Criciúma encara a Macaca às 18h30m do próximo domingo, no Heriberto Hülse.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/criciuma/noticia/2013/10/lins-acredita-que-arbitragem-esta-de-marcacao-com-o-tigre-sem-duvida.html

Lágrimas e drama: ingredientes da virada do Cruzeiro sobre o Criciúma

Raposa faz 5 a 3 no Tigre e abre 12 pontos de vantagem na liderança do Brasileiro. Time de Santa Catarina continua no Z-4 e em situação complicada

A CRÔNICA
 
por GLOBOESPORTE.COM

Num jogo repleto de drama e reviravoltas, com direito a lágrimas do artilheiro Borges, o Cruzeiro venceu o Criciúma por 5 a 3, na noite deste sábado, no Mineirão. A partida, que parecia ser fácil, já que a Raposa abriu 2 a 0 com 18 minutos de bola rolando, ganhou contornos de sofrimento para a torcida azul, com a virada do Tigre ainda no primeiro tempo. Foi então que brilhou a estrela de Borges, que marcou o terceiro e o quarto gols, e devolveu a tranquilidade ao virtual campeão brasileiro. Dagoberto marcou duas vezes e Éverton Ribeiro completou a lista dos artilheiros da Raposa. Para o valente time do Criciúma marcaram João Vitor, Ricardinho e Lins.

Os 38.378 pagantes proporcionaram renda de R$ 1.769.440,00 e vibraram com o resultado que mantém o Cruzeiro na liderança do Campeonato Brasileiro, agora com 65 pontos, 12 a mais que Botafogo, que venceu o Atlético-MG neste sábado, por 1 a 0, e Grêmio, que joga neste domingo, contra o Coritiba, em Curitiba. O Criciúma permanece em situação desesperadora. É o 18º da tabela, com 32 pontos, quatro a menos que o Bahia, primeiro time fora do Z-4.


Everton Ribeiro Dagoberto Cruzeiro gol criciúma (Foto: Paulo Fonseca / Agência Estado) 
Cruzeirenses comemoram gol sobre o Criciúma (Foto: Paulo Fonseca / Agência Estado)
 
Na próxima rodada, o Cruzeiro enfrenta o Santos, na Vila Belmiro, domingo, às 17h (de Brasília). O Criciúma faz o duelo do Z-4 com a Ponte Preta. O jogo será no Heriberto Hülse, às 19h30m de domingo.

Chuva de gols

Cruzeiro e Criciúma fizeram um jogo emocionante no Mineirão. Tanto que, antes mesmo dos dez minutos, a Raposa já tinha criado três boas chances, e o Tigre, uma, com Ivo, que perdeu cara a cara com Fábio. Mas depois disso, o time catarinense passou um bom tempo acuado na defesa e levou um verdadeiro passeio do Cruzeiro.

Dos dez aos 20 minutos, o Cruzeiro fez do campo de ataque sua morada e empurrou o Criciúma pra dentro da área. Tanta pressão só poderia resultar em gols. Aos 12 minutos, Éverton Ribeiro aproveitou rebote de Fábio Ferreira e bateu forte para abrir o placar. Depois de uma bola na trave aos 14 e de uma grande defesa de Galatto aos 15, Dagoberto fez o segundo gol aos 18. Após linda tabela com Éverton Ribeiro, o atacante soltou a bomba, sem chances de defesa para o goleiro.


Com dois gols de vantagem, o Cruzeiro resolveu se poupar, abriu mão de atacar e viu o que parecia impossível acontecer. O Criciúma se organizou em campo, encontrou espaços na defesa adversária e virou o jogo, ainda no primeiro tempo.

Aos 33 minutos, João Vitor bateu falta da intermediária, no canto esquerdo, e venceu Fábio para marcar o primeiro dos catarinenses. Um minuto depois, o Cruzeiro teve seu último momento de inspiração no primeiro tempo, num chute de Éverton Ribeiro, que exigiu ótima intervenção de Galatto. Depois disso, só deu Criciúma. Aos 41, Lins empatou, aproveitando rebote da zaga. A virada do Tigre saiu no último minuto da etapa inicial. Sueliton avançou com total liberdade pela ponta direita e tocou para Ricardinho bater forte e marcar o terceiro do Criciúma. Silêncio e incredulidade no Mineirão com a incrível reação.


Virada empolgante

O segundo tempo manteve o padrão do primeiro, com muita velocidade e emoção. O Criciúma ficou com um jogador a menos, logo aos três minutos. Sueliton, que já tinha cartão amarelo, fez falta forte em Willian e recebeu o vermelho.

E o Cruzeiro se mandou para o ataque, pressionando muito o adversário e buscando a virada. Marcelo Oliveira colocou Mayke e Júlio Baptista no jogo, e o time ficou totalmente ofensivo. A pressão surtiu efeito, e a Raposa conseguiu o empate aos 12 minutos, com Borges. O atacante aproveitou cruzamento de Mayke e mandou para o fundo das redes de Galatto.

O Cruzeiro continuou em cima do Criciúma, mais na base do coração do que da técnica. E foi recompensado por tanto esforço. Borges, ele de novo, conseguiu a virada, com um lindo toque de cabeça no canto direito de Galatto. Na comemoração, o atacante não segurou a emoção e chorou.

Dagoberto ainda teve tempo para marcar seu segundo gol e dar números finais à partida. O paranaense cobrou pênalti sofrido por ele mesmo e, finalmente, deu fim ao turbilhão de emoções vivido por mineiros e catarinenses na noite deste sábado.


 
FONTE:

Boa estreia no clássico faz Neymar ter 'um dos dias mais felizes' da carreira

Destaque em seu primeiro duelo contra o Real Madrid, atacante afirma que dia foi especial e diz que lance polêmico com Cristiano Ronaldo não lhe pareceu pênalti

Por Barcelona, Espanha

No primeiro "El Clásico" de sua carreira, Neymar já conseguiu o papel de protagonista ao marcar o primeiro gol do Barcelona e dar o passe que originou o segundo, na vitória catalã por 2 a 1 sobre o Real Madrid neste sábado. Aplaudido de pé pelos torcedores no Camp Nou ao ser substituído no fim do jogo, o brasileiro se emocionou e mostrou na zona mista do estádio o quanto foi importante sua atuação.

- É um dia muito especial, um dos mais felizes para mim. Temos que seguir trabalhando para aproveitar o resto dos jogos - declarou o camisa 11, que ainda usou uma rede social para dizer, em catalão, que estava vivendo "uma felicidade indescritível".

Neymar comemoração gol do Barcelona jogo Real Madrid (Foto: Getty Images) 
Felicidade no rosto: Neymar vibra ao lado de companheiros
após gol marcado (Foto: Getty Images)

Neymar também comentou o lance mais polêmico do duelo no Camp Nou, em que Mascherano teria cometido pênalti em Cristiano Ronaldo no segundo tempo. E, ao contrário do que disseram os madridistas, o brasileiro achou a decisão do árbitro Alberto Undiano Mallenco correta.

- Creio que não houve pênalti em Cristiano. Não vi, mas a mim não parece - apontou, de acordo com o site "Punto Pelota".

Geralmente caçado pelos adversários dentro do gramado, Neymar voltou a sofrer com as pancadas no duelo deste sábado. Marcado por Sergio Ramos em parte do jogo, aos 15 minutos o brasileiro sofreu uma falta que provocou o cartão amarelo para o espanhol, que admitiu a dificuldade para marcar estando "pendurado". Questionado sobre sua sina de apanhar, Neymar manteve o bom humor.

- É verdade que me atingem em todas as partes (risos), mas vou embora feliz - disse.

O camisa 10 da seleção brasileira falou até mesmo sobre o caso Diego Costa, atacante do Atlético de Madrid que está sendo disputado pelas seleções brasileira e espanhola.
 
- Espero que ele acabe jogando com o Brasil. É um grande jogador e está muito feliz. É uma decisão pessoal. Espero que ele escolha a camisa canarinha, mas, faça o que faça, desejo que seja muito feliz.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/10/neymar-ve-boa-atuacao-em-segundo-plano-o-que-importa-e-vitoria.html

Impecáveis, Talita e Taiana avançam às semis no Grand Slam de Xiamen

Brasileiras seguem sem perder sets no torneio chinês, e agora pegam alemãs por vaga na final. Ágatha/Maria Elisa e Maria Clara/Carol dão adeus

Por Xiamen, China

Líderes do ranking mundial, Talita e Taiana se classificaram para as semifinais do Grand Slam de Xiamen, último torneio deste porte na temporada 2013 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Neste sábado (madrugada pelo horário de Brasília), a dupla brasileira derrotou as americanas Day e Ross e vai disputar com as alemãs Holtwick e Semmler o direito de disputar a decisão chinesa. Na outra chave, a tricampeã olímpica Kerri Walsh e sua parceira Ross encaram as alemãs Ludwig e Walkenhorst pela outra vaga na final.

- Chegar a mais uma semifinal é muito importante, ainda mais por estarmos na reta final. Buscamos o título do Circuito e não podemos deixar de pontuar, ainda mais nesse último Grand Slam, que tem pontuação bem maior do que uma etapa Open. Vamos firmes lutar por essa vitória para não dar chance para as alemãs se aproximarem - disse Taiana.

Talita, Grand Slam de Xiamen, vôlei de praia (Foto: Divulgação / FIVB) 
Talita encara o bloqueio de Day, na vitória que levou a dupla brasileira
 para a semi (Foto: Divulgação / FIVB)
 
Invictas na fase de grupos, Talita e Taiana conquistaram seu quinto triunfo no torneio sem perder um set sequer. Ainda neste sábado (noite de sexta no Brasil), eliminaram nas oitavas de final as alemãs Mersmann e Schneider, por 21/10 e 21/13. Nas quartas de final, precisaram de apenas 34 minutos para eliminar Day e Ross, com parciais de 21/15 e 21/19.

- Aqui tem ventado muito. Então, temos que ter concentração redobrada a cada ponto. Assim fomos crescendo na competição, com boas e importantes vitórias. Agora, teremos mais um jogo dificil, mas estamos muito confiantes e bem motivadas. Vamos usar esse fator metereológico da melhor maneira possível porque acredito que essa possa ser a diferença do jogo - completou a defensora.

Ágatha/Maria Elisa são eliminada nas quartas
Classificadas para a fase principal através do qualifying, Ágatha e Maria Elisaabriram o dia com vitória sobre as italianas Menegatti e Orsi Toth em sets diretos, com parciais de 21/15 e 21/19. Nas quartas, porém, a dupla não resistiu diante das alemãs Ludwig e Walkenhorst. Mesmo buscando o empate no segundo set, as brasileiras não resistiram no tie-break: 21/16, 16/21 e 16/14.


Campeãs do Open do Rio de Janeiro no último final de semana, Maria Clara e Carol se despediram precocemente em Xiamen. Apesar do descanso na véspera, quando uma vitória por W.O. evitou o desgaste em quadra, as irmãs perderam nas oitavas de final para as russas Ukolova e Prokopeva. As europeias fecharam o placar em 21/19 e 21/12.

FONTE:

http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/10/impecaveis-talita-e-taiana-avancam-semis-em-xiamen.html

Thaisa vira dúvida para a Copa dos Campeões: 'Cheguei ao meu limite'

Dores no joelho fazem central ser desfalque no Osasco e podem tirá-la da última competição da seleção brasileira em 2013

Por Osasco, SP

Quem via Thaisa saltando para bloquear ou cravar a bola na quadra adversária nos últimos meses nem imaginava o sacrifício que a central fazia. À frente da seleção brasileira, ela foi eleita melhor jogadora do Grand Prix de vôlei, mas atuando à base de anti-inflamatórios e analgésicos. Tudo por conta de um problema antigo de sobrecarga nos joelhos. Agora, Thaisa chegou ao seu limite, teve de ser desfalque do Osasco na Superliga e pode ficar fora também do time de Zé Roberto para a Copa dos Campeões, entre os dias 12 e 17 de novembro, no Japão.

- Não sei dizer se eu vou para a Copa dos Campeões. O Osasco e a seleção brasileira estão conversando e vão entrar em acordo. Estou esperando para saber o que eles vão achar melhor para mim. Quero estar jogando, eu sinto falta, sou uma jogadora muito ativa. Nunca parei mesmo com muitas dores, mas dessa vez eu cheguei ao meu limite. Preciso me poupar até para pensar mais para frente. Ano que vem temos o Mundial, e temos Olimpíadas em 2016. Não posso me estourar - disse Thaisa.

Thaisa faz cara de choro no tratamento para dores no joelho (Foto: Marcos Guerra) 
Thaisa faz tratamento para dores nos joelhos durante o
jogo do Osasco (Foto: Marcos Guerra)
 
Na última sexta-feira, a central assistiu da arquibancada à vitória do Osasco sobre o Rio do Sul. Com um equipamento para tratamento preso aos joelhos, ela não se mostrou abatida com a parada. Afinal, as dores falaram mais alto. Até para subir e descer escadas a jogadora sente incômodo. Com restrições para saltar, Thaisa viu seu desempenho cair.

A carreira de Thaísa pela seleção brasileira está repleta de conquistas nas quadras (Foto: Divulgação/CBV) 
Thaisa foi a melhor jogadora do Grand Prix,
no Japão (Foto: Divulgação/CBV)
 
- Tenho esse problema há anos, mas agravou no final do Grand Prix. Foi quando comecei a sentir mais dores. Joguei de lá até agora usando anti-inflamatórios e analgésicos. Parei de treinar. Ainda joguei algumas partidas assim, tanto que deu para perceber que caiu meu rendimento. Faço fisioterapia de manhã e à tarde, reforço nos joelhos e parar. Se eu continuar saltando, não adianta, porque o problema é impacto - disse a central.

O joelho direito incomoda um pouco mais do que o esquerdo. É a primeira vez que Thaisa tem de parar de treinar por conta de uma lesão. Ela até chegou a jogar o Grand Prix de 2011 com a coxa esquerda lesionada. Ainda assim, a bicampeã olímpica estampa um sorriso no rosto e confia que deve voltar ainda mais forte para continuar colecionando títulos pela seleção e pelo Osasco.

- Se fosse uma lesão grave seria angustiante. Não é o caso. É uma inflamação grande, mas se eu segurar o salto e fortalecer os músculos da coxa direitinho, sei que vou voltar melhor ainda. É questão de paciência. Todo atleta passa por isso.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/10/thaisa-vira-duvida-para-copa-dos-campeoes-cheguei-ao-meu-limite.html

Alison e Vitor Felipe batem campeões mundiais e faturam o ouro em Xiamen

Brasileiros superam os holandeses Brouwer e Meeuwsen no tie-break na decisão do Grand Slam da China. Italianos Lupo e Nicolai completam o pódio

Por Xiamen, China

Esta foi apenas a segunda competição de Alison e Vitor Felipe como parceiros, mas a jovem dupla mostrou que pode dar muito trabalho no futuro. Únicos brasileiros invictos na fase de grupos, o capixaba e o paraibano venceram de virada (parciais de 18/21, 21/15 e 15/13) os holandeses Brouwer e Meeuwsen, atuais campeões mundiais, e conquistaram a medalha de ouro do Grand Slam de Xiamen penúltima etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2013 no masculino. Na disputa pelo bronze no torneio chinês, os italianos Nicolai e Lupo levaram a melhor sobre Stiekema/Varenhorst, também da Holanda, por 22/20 e 21/19.

- É apenas o nosso segundo torneio juntos e não acredito que já fomos campeões. Estou feliz demais. Só tenho a agradecer ao Alison, que foi um monstro aqui em Xiamen. Conseguimos nos impor nos momentos mais difíceis do jogo e levamos mais esse título para o Brasil. Quero aproveitar e mandar um beijo para meu pai, minha mãe e minha namorada - disse Vitor.

vôlei de praia Alison e Vitor Felipe Xiamen medalha (Foto: Divulgação / FIVB) 
Alison e Vitor Felipe exibem as medalhas de ouro e o troféu chinês (Foto: Divulgação / FIVB)
A dupla brasileira se qualificou para a decisão após eliminar Nicolai e Lupo nas semifinais, em sets diretos, com parciais de 21/18 e 21/17. Horas depois, voltaram à quadra com a difícil missão de enfrentar Brouwer e Meeuwsen, vencedores do Mundial de Stare Jablonki, em julho. Contando com um bom saque, o time da Holanda colocou pressão e venceu o primeiro set por 21/18. Os brasileiros encaixaram seu jogo e deram o troco na parcial seguinte, fechando em 21/15.

Brouwer e Meeuwsen começaram melhores no tie-break e abriram 3 a 0. Aos poucos, os bloqueios do “Mamute” foram fazendo a diferença, e o time verde-amarelo virou, encaminhando a vitória. Com 13 a 10 no placar, no entanto, os brasileiros tiveram pela frente novamente o eficiente saque dos holandeses, que igualaram em 13 pontos. A reação, porém, terminou por aí. Aproveitando o seu serviço e contando com um ataque para fora dos rivais, Alison e Vitor fecharam em 15 a 13, faturando o título na China.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/10/alison-e-vitor-vencem-de-virada-e-conquistam-grand-slam-de-xiamen.html

Em momento delicado, Valeskinha garante que nunca pensou no fim

Central do Rio de Janeiro está em fase final de recuperação da cirurgia no joelho esquerdo e deve retornar às quadras já em novembro

Por Rio de Janeiro

A grave lesão no tendão patelar do joelho esquerdo, ocorrida no último mês de maio, deixou sequelas apenas no local da cirurgia, mas não na cabeça de Valeskinha. O alto astral e a confiança desde o momento que soube que teria que "entrar na faca" continuam estampados no rosto da meio de rede do Rio de Janeiro, que aos 37 anos garante não ter pensado, um segundo sequer, no fim da sua carreira, no pior momento dela.
 
- A cabeça ficou boa desde o início que soube que tinha que operar. Sabia que tinha que fazer. Foi a pior parte da minha carreira, pois fiquei parada e ninguém gosta de não poder atuar. Mas em nenhum momento pensei que tinha acabado carreira, nada disso - afirmou.

Joelho operado Valeskinha Rio x São Caetano (Foto: Fabio Leme) 
Com joelho operado, Valeskinha é desfalque do Rio de Janeiro
(Foto: Fabio Leme/GLOBOESPORTE.COM
 
O tempo longe das quadras ao mesmo tempo que foi uma eternidade para a jogadora foi mais rápido que a estimativa inicial de seis meses. Recuperada clinicamente, Valeskinha dá os últimos retoques na forma física. Com a paralisação da Superliga a partir da semana que vem até o fim de novembro, por conta da ida da seleção de Zé Roberto para a Copa dos Campeões no Japão, a central terá que esperar mais um mês para matar sua saudade de partidas oficiais.

- Foi uma eternidade para mim, mas uma recuperação rápida. Com 3,5 meses, eu já estava na quadra fazendo fundo, saltando, coisas que, normalmente, só começaria com cinco, cinco meses e meio. Quando retornar a Superliga (final de novembro), o Bernardo pode me colocar entre as 12, mas jogar, não sei. Se precisar, entro. Estou com muita saudade - disse.

Valeskinha treino Rio de Janeiro vôlei (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 
Valeskinha durante treino com a equipe do Rio de
Janeiro (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
 
Costume entre atletas que se lesionam com gravidade, Valeskinha garante não sentir dor e nem receio em realizar seus movimentos.

- Eles (comissão técnica) ficam mais receosos do que eu. Falam para não fazer, segurar. Eu, agora, estou liberada 100%, mas, quando não estava, tinha que limitar a não cair muito na perna esquerda. Eles pediam para não girar muito. Sentia que estava bom, pois estava na quadra treinando, mas eles sempre estavam preocupados. Eu não - completou.

A camisa 10 da equipe carioca não atua desde o jogo contra o Vélez Sarsfield, da Argentina, pelo Sul-Americano, no dia 5 de maio, em Lima, no Peru. Na ocasião, o Rio de Janeiro levou o inédito título da competição

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/10/em-momento-delicado-valeskinha-garante-que-nunca-pensou-no-fim.html

Lista traz nove micos em pênaltis batidos com cavadinha displicente

Além do pecado de Pato contra o Grêmio, jogadores como R10, Loco Abreu e Montillo erraram na marca da cal devido ao improviso irresponsável

Por Rio de Janeiro

Dizem que pênalti é tão importante que o presidente de um clube deveria batê-lo. O que pensar, então, quando um jogador decide por efetuar uma cobrança se utilizando da arriscada cavadinha? O excesso de confiança e até de certa irresponsabilidade muitas vezes custa caro. A lista abaixo mostrará episódios como o que aconteceu nesta quarta-feira, quando o atacante Alexandre Pato optou pela cavadinha e se deu mal. Dida pegou o pênalti e o Grêmio eliminou o Corinthians da Copa do Brasil.

1 - ALEXANDRE PATO (GRÊMIO 0 X 0 CORINTHIANS - COPA DO BRASIL 2013)
 

Depois de um insistente 0 a 0 após 180 minutos de bola rolando, a sequência de Grêmio ou Corinthians na Copa do Brasil passaria por uma tensa disputa por pênaltis. Guardado para executar a quinta cobrança do Timão, Alexandre Pato era a esperança de sobrevida da sua equipe, que tinha desvantagem de 3 a 2 no placar. Apesar da importância do momento, o atacante preferiu improvisar e deu uma cavadinha. O problema é que diante dele estava o goleiro Dida, famoso por pegar pênaltis aos montes. E fama se confirmou mais uma vez. Pior para Pato, que ficou marcado como o pivô da eliminação corintiana.

2 - NEYMAR (SANTOS 2 X 0 VITÓRIA - COPA DO BRASIL 2010)

Com apenas 18 anos, em 2010, Neymar já dividia a responsabilidade de protagonista do Santos com Robinho e Paulo Henrique Ganso. A personalidade do moicano era evidenciada em suas atitudes. Na final da Copa do Brasil de 2010, no jogo de ida, quando o Peixe vencia o Vitória por 1 a 0, Neymar teve um pênalti para cobrar e assim a possibilidade de ampliar a vantagem alvinegra. No entanto, a opção pela cavadinha não deu certo. O goleiro Lee ficou parado no meio do gol e fez tranquila defesa.

3 - LÉO ROCHA (BOTAFOGO 1 (3) X (2) 1 TREZE - COPA DO BRASIL 2012)
 

O Treze tinha uma grande chance de protagonizar uma das maiores zebras da história da Copa do Brasil. Depois de dois empates por 1 a 1, o clube paraibano teve a oportunidade de fazer o sonho virar realidade numa disputa por pênaltis. Os times haviam desperdiçado duas cobranças quando Léo Rocha teve em seus pés a chance de empatar e forçar as batidas alternadas. O jogador trezeano não se intimidou com o fato de enfrentar o paredão Jefferson e "inventou" na hora do chute. Deu no que deu. Além de classificar o adversário, Léo Rocha ainda levou uma bronca do goleiro do Bota, que considerou desrespeitosa a tentativa de cavadinha.

4 - MAICOSUEL (UDINESE 1 (4) X (5) 1 BRAGA - LIGA DOS CAMPEÕES 2012/13)

Contrato ao Botafogo para ser uma das estrelas da Udinese na temporada 2012/2013, o meia Maicosuel começou da pior forma a sua trajetória na equipe italiana. Após duas igualdades em 1 a 1, a disputa pela vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa foi para a marca da cal. E a audácia do Mago de dar uma cavadinha custou muito caro. Ele foi o único jogador (dos dois times) a desperdiçar a cobrança e ficou com toda a culpa pela precoce eliminação da Udinese.

5 - LOCO ABREU (FLUMINENSE 2 X 3 BOTAFOGO - CARIOCA 2011)
 

A fama de louco não é por acaso. Para quem abusou da cavadinha até em jogo da Copa do Mundo, Loco Abreu nunca teve cerimônias para repetir o lance tão arriscado em cobranças de pênalti. No Carioca de 2011, o uruguaio via o Botafogo perder para o Fluminense por 2 a 1 quando viu a chance de igualar o marcador numa penalidade máxima. E a oportunidade virou mico. O goleiro Diego Cavalieri brincou de estátua e ficou parado para pegar a cobrança do camisa 13. A sorte - e a coragem - de Loco foi ter mais um pênalti para bater. Ele arriscou nova cavadinha e teve êxito. No fim das contas, o Fogão ainda virou o jogo e venceu por 3 a 2.

6 - ROGÉRIO CENI (SÃO PAULO 2 X 0 SANTA CRUZ - COPA DO BRASIL 2011)
 

Rogério Ceni perdeu os últimos quatro pênaltis que bateu. E isso não é um fato na carreira do goleiro-artilheiro. Em 2011, o camisa 1 foi inventar de testar a paradinha e se deu mal. Em partida válida pela Copa do Brasil contra o Santa Cruz, o São Paulo precisa vencer por dois gols de diferença para avançar. E vencia por 1 a 0 quando teve um pênalti. Rogério bateu com displicência, no meio do gol, e Tiago Cardoso fez a defesa no finzinho da etapa inicial. Para a sorte do capitão, Ilisnho marcou o segundo gol são-paulino na etapa final e livrou a cara do ídolo.

7 - RONALDINHO (MILAN 0 (2) X (3) 0 INTERNAZIONALE - TORNEIO AMISTOSO 2010)

Jogos de pré-temporada normalmente não exigem a mesma entrega qdos jogadores que partidas que valem pontuação. Mas quando se trata de um clássico tudo muda. Para Ronaldinho Gaúcho nem isso parece ser motivo de perder o futebol irreverente. Em 2010, por um torneio amistoso, o craque participou do clássico entre Milan e Internazionale. Depois de empate por 0 a 0, Ronaldinho desperdiçou a última cobrança ao carimbar o travessão depois de uma cavadinha. Sobrou apenas o sorriso amarelo. A taça ficou com a Internazionale.

8 - MONTILLO (CRUZEIRO 3 X 4 ATLÉTICO-MG - BRASILEIRO 2010)
 

A saída de Montillo do Cruzeiro para o Santos foi conturbada. Mesmo assim, o torcedor celeste tem um motivo ainda maior para se queixar do argentino. No Brasileiro de 2010, o Cruzeiro começou a 31ª rodada na liderança e enfrentou o rival Atlético-MG. Depois de sair com 2 a 0 de desvantagem (dois gols de Obina), a Raposa teve a chance de diminuir num pênalti. O problema foi que Montillo decidiu dar uma cavadinha e encobriu a meta de Renan Ribeiro. Para piorar, o Galo fez o terceiro gol no minuto seguinte. O Cruzeiro até reagiu, mas acabou derrotado por 4 a 3. E o resultado influenciou diretamente na classificação final. O time azul terminou o Brasileiro na segunda colocação, dois pontos atrás do Fluminense. Se tivesse vencido o clássico...

9 - ELANO (SANTOS 4 X 5 FLAMENGO - BRASILEIRO 2011)
 

Além de ter ficado marcado pelo golaço de placa de Neymar - eleito como o mais bonito do mundo em 2011 - e pela ótima exibição de Ronaldinho, a vitória do Flamengo por 5 a 4 sobre o Santos, na Vila Belmiro, teve outro lance capital. Quando o Peixe vencia por 3 a 2, ainda no primeiro tempo, Elano teve a chance de ampliar ao se apresentar para bater um pênalti. O problema foi a decisão de dar uma cavadinha muito mal executada. O goleiro Felipe fez a defesa com tranquilidade e ainda provocou com embaixadinhas. O erro de Elano foi crucial para a virada rubro-negra.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/listas/noticia/2013/10/lista-traz-nove-micos-em-penaltis-batidos-com-cavadinha-displicente.html