sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Vaiado, Cigano faz encarada intensa e promete 'mais um nocaute' em Cain

Pesos-pesados colocam punhos rentes aos rostos um do outro. Ring girl 'reserva' rouba atenção; apenas um lutador fica acima do peso em Houston

Por Houston, EUA

O brasileiro Junior Cigano ficou poucos gramas abaixo do americano Cain Velásquez na pesagem do UFC 166, nesta sexta-feira, em Houston, EUA. O lutador catarinense radicado na Bahia registrou 108,9kg ao subir à balança - seu maior peso nas três lutas contra Velásquez -, enquanto o atual campeão da categoria marcou 109,1kg. Os dois se encararam de forma intensa, com ambos colocando o punho esquerdo rente ao rosto do outro. Após o show, Cigano prometeu:
- Com certeza, vai ser uma grande luta para os fãs, e vou dar a vocês mais um nocaute.

Velásquez e Cigano Pesagem ufc 166 (Foto: Evelyn Rodrigues) 
Velásquez (esq.) e Cigano miram o queixo um do outro na encarada desta sexta
(Foto: Evelyn Rodrigues)
 
Cigano foi bastante vaiado pela torcida, composta em sua maioria por mexicanos e americanos de origem latina, que vibraram muito quando Velásquez subiu ao palco. O atual campeão assegurou aos fãs que lutará ainda melhor do que no UFC 155, quando se vingou de sua derrota na primeira luta com Cigano e derrotou o brasileiro por decisão unânime.

- Ele é um cara duro, e nesta luta espero ser mais duro ainda que na segunda. Treinei duro para uma luta de cinco rounds e estou preparado para o que for - disse Velásquez.
O canal Combate transmite todas as lutas do UFC 166 ao vivo e com exclusividade a partir de 19h15m (horário de Brasília) de sábado. O Combate.com também exibe a pesagem e acompanha todo o card em Tempo Real no sábado, além de transmitir o duelo entre Dustin Pague e Kyoji Horiguchi, pela categoria peso-galo (até 61kg), ao vivo.

Ring girl 'reserva' é destaque
A primeira surpresa da pesagem do UFC 166 foi a presença da ring girl Chrissy Blair, ex-Strikeforce, no lugar de Brittney Palmer, titular do evento. A mais famosa "moça da placa" do Ultimate, Arianny Celeste, apareceu de biquíni vermelho, habitualmente usado por Palmer. A segunda foi o peso registrado pelo estreante Andre Fili na segunda luta da noite: 67,4kg, mais de um quilo acima do limite de tolerância para o peso-pena, 66,2kg, em lutas que não valem cinturão. Fili aceitou o combate com duas semanas de antecedência, em substituição ao brasileiro Charles do Bronx, lesionado. O UFC anunciou que ele não tentaria bater o peso e será multado em 20% do valor de sua bolsa, que será transferido para seu adversário, Jeremy Larsen. Dana teve uma conversa com o estreante:

- Se você aceita a luta, você tem que bater o peso, não importa o que acontecer! - reclamou o chefão.

De cueca, KJ Noons foi o segundo a ficar acima do limite de sua categoria, com 71kg. Porém, após pedir a cobertura das toalhas e ficar nu, Noons conseguiu bater o peso, registrando 70,8kg. Ao encarar George Sotiropoulos, o lutador colocou a camisa do time de basquete local, Houston Rockets. A canadense Sarah Kaufman adotou a mesma tática e entrou no palco com uma camisa retrô da equipe, do ídolo Hakeem Olajuwon, e ainda fez uma finta e um arremesso idênticos ao do jogador ao tirar a blusa.

Após revelar durante a semana que estava sofrendo com sua descida ao peso-meio-médio, o cubano Hector Lombard bateu o peso com folgas: registrou 76,7kg, quase um quilo a menos do que era permitido. Seu adversário, Nate Marquardt, usou o limite de tolerância e ficou com 77,6kg.

Na abertura das pesagens para o card principal, o peso-mosca John Dodson roubou a cena ao pedir uma foto com Chrissy Blair antes de subir à balança, à qual se direcionou usando uma cueca com estampa de zebra e meia 3/4 verde-limão. Na encarada, o contraste: Dodson sorridente e de braços abertos, e Montague de braços para baixo e expressão séria. Logo depois, vieram os pesos-pesados Shawn Jordan e Gabriel Napão. O americano registrou 115,7kg, e o brasileiro, ainda de bigode, ficou em 116,6kg.

Os pesos-leves Diego Sanchez e Gilbert Melendez registraram 70,8kg cada. Apesar de se encararem de longe, ambos bateram no peito ao final da pose para fotos e trocaram provocações à distância. Na pesagem do coevento principal, Roy Nelson apareceu um pouco mais magro do que de costume e marcou 112,9kg. Daniel Cormier, que esperava pesar cerca de 102kg, ficou bem acima disso, mas ainda mais leve que seu adversário, com 110,7kg.

Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA

Confira os pesos registrados pelos lutadores na pesagem desta sexta-feira:

CARD PRINCIPAL
Peso-pesado (até 120,2kg): Cain Velásquez (109,1kg) x Junior Cigano (108,9kg)
Peso-pesado (até 120,7kg*): Daniel Cormier (110,7kg) x Roy Nelson (112,9kg)
Peso-leve (até 70,8kg*): Gilbert Melendez (70,8kg) x Diego Sanchez (70,8kg)
Peso-pesado (até 120,7kg*): Gabriel Napão (116,6kg) x Shawn Jordan (115,7kg)
Peso-mosca (até 57,2kg*): John Dodson (56,7kg) x Darrell Montague (57,2kg)


CARD PRELIMINAR
Peso-médio (até 84,4kg*): Tim Boetsch (84,4kg) x CB Dollaway (84,4kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg*): Nate Marquardt (77,6kg) x Hector Lombard (76,7kg)
Peso-galo (até 61,7kg*): Sarah Kaufman (61,2kg) x Jessica Eye (61,2kg)
Peso-leve (até 70,8kg*): George Sotiropoulos (70,3kg) x KJ Noons (70,8kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg*): TJ Waldburger (77,3kg) x Adlan Amagov (77,6kg)
Peso-leve (até 70,8kg*): Tony Ferguson (70,3kg) x Mike Rio (70,8kg)
Peso-pena (até 66,2kg*): Jeremy Larsen (66kg) x Andre Fili (67,4kg)**
Peso-galo (até 61,7kg*): Dustin Pague (61,2kg) x Kyoji Horiguchi (61,2kg)

* Limites das categorias já contando com uma libra (454g) a mais, que é a tolerância para lutas que não valem título.
** Fili foi multado em 20% de sua bolsa, valor que foi repassado ao seu adversário

Banner Combate (Foto: Combate)
 

Renan diz que trocaria atuação pela vitória do Botafogo no Barradão

Destaque do time na derrota de quinta-feira, goleiro volta ao RIo com sentimento de frustração pelo mau resultado em Salvador

Por Rio de Janeiro

Renan botafogo aeroporto (Foto: Thales Soares) 
Renan levou o terceiro cartão amarelo contra o
Vitória e está suspenso (Foto: Thales Soares)
 
Apesar da derrota por 1 a 0 para o Vitória, quinta-feira, no Barradão, o goleiro Renan saiu de campo como um dos destaques do Botafogo. Ele fez quatro defesas difíceis no jogo, mas não evitou o gol marcado por William Henrique, que recebeu a bola de Euller livre para balançar a rede.

Com o resultado, Renan não conseguiu sair completamente satisfeito. No próximo jogo, contra o Vasco, além de estar fora por ter levado o terceiro cartão amarelo, Jefferson ainda voltará a ocupar a posição de titular.

- Trocaria minhaa atuação pela vitória. É lógico que fico feliz pelo meu desempenho, pelas defesas, mas triste pela derrota. Sei que uma vitória nesse jogo nos ajudaria muito. Fizemos um bom jogo, tivemos chances de ganhar, mas agora é seguir em frente - disse Renan.

Reserva de Jefferson, o goleiro tem a confiança do técnico Oswaldo de Oliveira, do preparador Flavio Tenius e da diretoria. Aos 24 anos, é considerado o substituto natural do atual titular da posição.

Por enquanto, Renan procura pensar apenas no presente e nos objetivos que o Botafogo ainda pode alcançar na temporada. Por isso, estará na torcida pelo time no clássico com o Vasco, domingo, no Maracanã.

- Temos que trabalhar para o jogo contra o vasco e batalhar para fazer os gols e não sofrer - disse Renan.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/10/renan-diz-que-trocaria-atuacao-pela-vitoria-do-botafogo-no-barradao.html

Cruzeiro erra muito, cai para russos e pode perder liderança no Mundial

Classificado para a semifinal, anfitrião do torneio chega a fazer 2 sets a 1, mas sofre virada para o Lokomotiv e pode ser ultrapassado na classificação

Por Betim, MG

O Cruzeiro esteve perto de vencer o Lokomotiv da Rússia, nesta quinta-feira, pelo Mundial de Clubes. Vencendo por 2 sets a 1, o time mineiro - já classificado para a semifinal - fazia um bom quarto set até cometer erros em sequência que lhe custaram o empate na partida.

Desconcentrada, a Raposa também errou muito no tie-break e acabou derrotada por 3 sets a 2 (22/25, 25/21, 22/25, 25/19 e 16/14) em Betim (MG). Com o resultado, a equipe brasileira tem grandes chances de encerrar a primeira fase no segundo lugar do grupo B. Como não tem mais jogos a cumprir, o Cruzeiro (sete pontos) aguarda o resultado de Lokomotiv (cinco pontos) x Sportif Sfaxien, nesta sexta-feira. O time da Tunísia já está eliminado.

O primeiro lugar da chave tem grandes chances de pegar o temido Trentino, da Itália, na semifinal. Nesta quinta, o tetracampeão mundial perdeu para o UPCN, da Argentina, por 3 sets a 2 (22/25, 25/23, 25/22, 16/25 e 15/13). Nesta sexta jogam UPCN x Kalleh (Irã) e Trentino x Panasonic Panthers (Japão).

O jogo começou equlibrado, com o Cruzeiro sempre à frente do placar. Com um ace de Isac, o time mineiro fez 5 a 3, colocando dois pontos de vantagem pela primeira vez no jogo. Pouco depois, Zubkov errou o saque, e o Lokomotiv foi para a primeira parada técnica perdendo por 8 a 6. Graças a um ace de Astashenkov, os russos viraram para 10 a 9. Com moral, a equipe visitante passou a se impor, indo para a segunda parada técnica com 16 a 15 a seu favor.

cruzeiro lokomotiv mundial de vôlei (Foto: Divulgação/FIVB) 
Cruzeiro não resistiu à maior eficiência do Lokomotiv
(Foto: Divulgação/FIVB)
 
Foi a senha para o Cruzeiro acordar e voltar a dominar o duelo em Betim. Perfeito nas diagonais, Wallace fez 19 a 17 para a Raposa, obrigando o técnico russo a pedir tempo. Segura na defesa, a equipe mineira marcou 22 a 18 com Eder, após bola salva por Isac. Com a vitória na parcial bem encaminhada, coube ao Cruzeiro apenas administrar o resultado até Zubkov sacar para fora cedendo o ponto decisivo aos brasileiros: 25 a 22.

Mordido, o Lokomotiv voltou mais ligado para o segundo set, abrindo 4 a 2 e depois 7 a 4. Em um erro de Luis Diaz no saque, o time russo foi para o primeiro tempo técnico vencendo por 8 a 6. Pouco acionado até então, o cubano Leal levantou a torcida cruzeirense ao colocar uma bola no chão. Contudo, eram os visitantes que dominavam a partida. Após o ponto de Moroz, o oitavo dele no jogo, o técnico Marcelo Mendes paralisou o jogo. Mesmo com a bronca do treinador cruzeirense, o Lokomotiv foi para o tempo técnico com quatro pontos de frente (16 a 12).
No meio do período, o Cruzeiro perdeu Isac, que deixou a quadra após uma torção no tornozelo. Mesmo sem o seu central, a Raposa seguiu lutando até encostar no placar graças a um ace de Wallace: 22 a 21. Apesar do ímpeto cruzeirense, a vitória no set ficou mesmo com o Lokomotiv, que fechou em 25 a 21, em um erro de recepção de Filipe Ferraz.

cruzeiro lokomotiv mundial de vôlei (Foto: Divulgação/FIVB) 
Com 26 pontos, o russo Moroz foi o maior pontuador da partida
(Foto: Divulgação/FIVB)
 
O Cruzeiro continuou encontrando dificuldades no terceiro set. Administrando dois pontos de vantagem, o Lokomotiv fez o oitavo ponto com Moros e foi para o primeiro tempo técnico técnico vencendo por 8 a 5. Forte na rede, Camelo passou a ganhar a maioria das disputas para o time russo, que chegou a fazer 15 a 10.

A Raposa só conseguiu reagir após a parada técnica. Com três bloqueios seguidos, sendo o último de Douglas Cordeiro, o time mineiro fez 19 a 18, deixando o adversário atordoado. Após um ataque fora de Moroz, a equipe da casa ampliou para 23 a 20, ficando com o set na mão. Depois de ver o rival fazer dois pontos, o Cruzeiro fechou o período em 25 a 22 graças a um erro de saque de Zhilin.

O quarto set começou equilibrado, disputado ponto a ponto. Mais eficiente, o Lokomotiv foi para a primeira parada técnica vencendo por 8 a 7. Em grande momento, Camejo conduziu os russos a mais um triunfo parcial - dessa vez, o Lokomotiv foi para a parada com dois pontos de frente (16 a 14).  Desconcentrado, o Cruzeiro viu o adversário abrir 20 a 15. Como Moroz implacável no ataque, a equipe da Rússia não encontrou dificuldades em fechar a parcial em 25 a 19, forçando o tie-break.

cruzeiro lokomotiv mundial de vôlei (Foto: Divulgação/FIVB) 
Bloqueio cruzeirense tenta evitar mais um ponto do Lokomotiv
 (Foto: Divulgação/FIVB)
 
Sentindo o melhor momento, o Lokomotiv abriu 6 a 3 no quinto set. Com um bloqueio de Divis, o time russo terminou a primeira metade do período vencendo por 8 a 4. Em seguida, Wallace pontuou em uma bela paralela. Na tentativa de chamar a torcida novamente para o jogo, o oposto vibrou muito. Na base da raça, a Raposa conseguiu o empate, quando o bloqueio russo tocou na rede: 12 a 12. Contudo, o time brasileiro errou muito nos momentos decisivos. No ponto final, Leal atacou para fora, decretando a vitória por 16 a 14 do adversário.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/10/cruzeiro-erra-muito-cai-para-russos-e-pode-perder-lideranca-no-mundial.html

'Esquenta' para 2016, etapa carioca do Brasileiro começa nesta sexta-feira

Terceira etapa da temporada 2013/2014 do Circuito Brasileiro de Vôlei  de Praia invade as badaladas areias de Copacabana até o domingo

Por Rio de Janeiro

Arena montada em Copacabana recebe jogos até o domingo (Foto: Divulgação/CBV) 
Arena montada em Copacabana recebe jogos até
o domingo (Foto: Divulgação/CBV)
 
Faltam menos de três anos para que as areias de Copacabana recebam as competições de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão disputadas em um estádio temporário com capacidade para 12 mil torcedores. Até lá, os frequentadores de uma das praias mais famosas do mundo poderão experimentar uma "prévia" da batalha olímpica com a etapa carioca do Circuito Brasileiro. A arena montada nas proximidades do Leme é bem mais discreta - recebe cerca de mil pessoas -, mas promete se tornar um dos pontos mais badalados da Zona Sul da cidade a partir desta sexta-feira.

- A gente curte muito essa atmosfera de praia aqui no Rio, de poder jogar na beira do mar e dar um mergulho depois do jogo. Com certeza, ter os amigos por perto vai dar uma motivação maior para essa etapa do Circuito Brasileiro, isso sem contar esse cenário espetacular, que serve de "esquenta" para os Jogos de 2016. As Olimpíadas no Rio já serão uma coisa sensacional, mas as competições aqui em Copacabana terão um sabor ainda mais especial. Vai simbolizar tudo o que o Brasil e o Rio representam: alegria, energia, vibração - comemorou a carioca Bárbara Seixas, que joga ao lado da paranaense Ágatha, radicada na cidade.

A carioca Bárbara Seixas não esconde a empolgação pela etapa do Rio: 'Emocionante' (Foto: Túlio Moreira / Globoesporte.com) 
A carioca Bárbara Seixas não esconde a empolgação pela etapa do Rio:
'Emocionante' (Foto: Túlio Moreira)
 
Terceira etapa da atual temporada do Circuito Brasileiro, a competição nas areias de Copacabana também promete dar continuidade ao ritmo puxado da semana passada, quando os jogadores representaram o país no Grand Slam de São Paulo do Circuito Mundial. Na arena artificial montada no Parque Villa-Lobos, na capital paulista, a dupla formada pelo brasiliense Bruno Schmidt e o carioca Pedro Solberg conseguiu superar os temidos letões que lideram do ranking internacional e ficaram com a medalha de ouro. No embalo, Bruno quer subir ao lugar mais alto do pódio também no Rio.

- Jogar aqui em Copacabana dá um ânimo muito maior para a gente. O objetivo de todo mundo é representar o Brasil lá na frente, em 2016. Mas, antes disso, a gente vai poder curtir uma amostra de tudo o que o Rio significa para o vôlei de praia. Essa cidade é o berço desse esporte no Brasil. Se você percorrer a orla, vai poder conferir inúmeras redes e jogadores em toda a extensão da areia. A arquibancada fica sempre lotada aqui, os torcedores curtem muito acompanhar, então tenho certeza de que essa etapa vai ser um momento maravilhoso para nós - empolgou-se Bruno.

Bárbara Seixas, Bruno Schmidt e Maria Elisa disputam a etapa carioca do Circuito Brasileiro (Foto: Túlio Moreira / Globoesporte.com) 
Bárbara Seixas, Bruno Schmidt e Maria Elisa disputam
a etapa carioca do Circuito Brasileiro (Túlio Moreira)
 
Medalha de bronze no Grand Slam de São Paulo, ao lado de Ágatha, Maria Elisa também não consegue esconder a ansiedade para jogar no Rio, com a parceira Juliana. Nascida em Resende, no Sul Fluminense, a jogadora de 29 anos mora há 10 na capital, e elogia a paixão dos cariocas pelo vôlei de praia. Apesar da previsão meteorológica sugerir tempo fechado para os três dias de competição, Maria Elisa aposta na energia da torcida formada por amigos e familiares para brigar por um lugar no pódio da etapa.

- Mais do que ser o palco das Olimpíadas de 2016, o Rio de Janeiro é uma cidade que respira voleibol. Então, é sempre um prazer enorme jogar aqui. É claro que nos Jogos a estrutura será bem diferente, mas essa etapa do Circuito Brasileiro já serve para mostrar a energia contagiante do povo carioca. Depois que voltei do Grand Slam de São Paulo, a Juliana veio para cá treinar comigo, e estamos muito confiantes para conquistar um bom resultado. Além disso, a gente vai contar com o apoio valioso de amigos e familiares para fazer a melhor competição possível - festejou Maria Elisa.

Bronze em São Paulo com Ágatha, Maria Elisa joga ao lado de Juliana no Rio (Foto: Túlio Moreira / Globoesporte.com) 
Bronze em São Paulo com Ágatha, Maria Elisa
joga ao lado de Juliana no Rio (Foto: Túlio Moreira)
 
A disputa masculina terá 16 duplas: Bruno Schmidt/Pedro Solberg, Alison/Emanuel, Evandro/Vitor Felipe, Ricardo/Márcio, Bruno/Hevaldo, Harley/Renatão, Moisés/Gilmário, Benjamin/Fernandão, Thiago/Oscar, Álvaro Filho/Edson Filipe, Márcio Gaudie/Rodrigo Saunders, Averaldo/Jô, Lipe/Marcus, Léo Vieira/Bernat, Ícaro/Fabiano e Allison/Guto. A chave feminina é composta por 12 parcerias: Ágatha/Bárbara Seixas, Talita/Taiana, Juliana/Maria Elisa, Lili/Rebecca, Maria Clara/Carol, Josi/Raquel, Val/Ângela, Elize Maia/Fernanda Berti, Izabel/Thati, Neide/Érica Freitas, Luciana/Luiza Amélia e Pauline/Camila.

Os jogos da etapa carioca do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia começam nesta sexta-feira, às 8h (de Brasília), na arena montada em frente à Avenida Princesa Isabel. O SporTV transmite ao vivo as semifinais, no sábado, e as finais, no domingo.

Líberos de Minas e Praia trocam de lado e se enfrentam pela Superliga

Após quatro temporadas no Minas, a jovem Tássia reforça o Praia Clube na temporada, enquanto a experiente Arlene, de 43, faz caminho inverso

Por Rio de Janeiro

Arlene Xavier vôlei Minas (Foto: CBV) 
Ex-Praia, a experiente Arlene, de 43 anos, lidera as
companheiras no Minas na temporada (Foto: CBV)
 
A função continua a mesma, mas, desta vez, elas estão em lados opostos. Desde o início da temporada 2013/2014, a veterana Arlene trocou o Praia Clube pelo Minas, enquanto a jovem Tássia deu adeus ao time de Belo Horizonte após quatro temporadas e, agora, defende as cores do Praia, de Uberlândia. O duelo mineiro da segunda rodada do turno da Superliga marca o reencontro das líberos com suas antigas equipes. Apesar da amizade fora das quadras, nas quatro linhas o clima é de rivalidade. A partida desta sexta-feira, às 21h30m (de Brasília), em Uberlândia (MG), terá transmissão ao vivo do SporTV.

- A amizade fica fora da quadra. Não tem "jogo amigo", nós defendemos o time que nos acolheu. Estamos lá para fazer o nosso melhor, e é um prazer. Nosso time tem uma base jovem, com grande potencial e qualidades que fazem a diferença. Eu ajudo no que eu posso, incentivando, mas, nem preciso falar muito porque as meninas querem bons resultados, e o nosso técnico nos direciona muito bem. Quanto mais rápido dermos retorno a ele, mais vamos aprender e crescer - contou a experiente Arlene, que admite ainda sentir aquele "frio na barriga" quando entra em quadra, mesmo após 26 anos de carreira.

Com passagens pela seleção brasileira, onde disputou os Jogos de Atenas 2004 e o Grand Prix de 2004 e 2006, a veterana de 43 anos coleciona três títulos na Superliga. O primeiro foi pelo Flamengo, em 2000/2001. Nas temporadas de 2002/2003 e 2004/2005, subiu ao lugar mais alto do pódio pelo Osasco. Após atuar pelo Praia na última edição do torneio, Arlene foi anunciada como reforço do Minas, tornando-se uma referência no grupo. Apesar de não ter atuado ao lado de Tássia, a líbero rasgou elogios à rival.

- Ela é excepcional, fantástica. Ainda não jogamos juntas, mas admiro a sua forma de jogar. Ela é uma atleta muito raçuda e tem liderança dentro de quadra - destacou Arlene.

MONTAGEM - Vôlei  Taíssa, do Praia e Arlene Xavier  Minas Tênis Clube (Foto: Editoria de arte) 
Tássia, do Praia, e Arlene, do Minas, enfrentam suas antigas equipes na Superliga
(Foto: Editoria de arte)

Tássia, por sua vez, considerou a veterana um exemplo, que se renova a cada ano e continua competindo em alto nível.


- Arlene é um espelho para muitas jogadoras. Foi uma grande líbero na seleção brasileira, nos defendeu com muita garra e vem surpreendendo a cada temporada, se mostrando cada vez mais forte e revigorada. A sua experiência dispensa comentários - afirmou a atleta.

Arlene é um espelho para muitas jogadoras. Foi uma grande líbero na seleção brasileira, nos defendeu com muita garra e vem surpreendendo a cada temporada, se mostrando cada vez mais forte e revigorada. A sua experiência dispensa comentários"
Tássia
 
A jovem de 25 anos, que atuou pelo Minas por quatro temporadas, diz que a sua principal missão no momento é assegurar uma vaga na decisão do torneio nacional.

- Meu maior objetivo é chegar à final da Superliga. Eu fiquei no Minas por quatro anos, e o meu carinho é enorme por ter sido o clube que me deu a oportunidade de mostrar o meu trabalho. Tenho um enorme respeito por todos, mas sou profissional e, a partir do momento que entro em quadra, sou Praia Clube, e o pensamento é só vencer. Minha expectativa para o jogo é a melhor possível, nosso time está preparado e confiante. Estamos prontas para fazer um bom jogo, sempre com respeito às adversárias. A vitória virá para quem errar menos - acrescentou Tássia, um dos destaques do Mundial Universitário.

Com marca de 700 vitórias, Ricardo se consagra como 'lenda viva' da praia

Gigante baiano de 2m alcança triunfo de número 700 no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia e é ovacionado por seus adversários da etapa carioca

Por Rio de Janeiro

Ricardo é observado de perto pelo público de Copacabana, no Rio (Foto: Túlio Moreira / Globoesporte.com) 
Ricardo é observado de perto pelo público de
Copacabana (Foto: Túlio Moreira)
 
Três medalhas olímpicas e seis títulos do Circuito Mundial não foram suficientes para que Ricardo diminuísse sua dedicação ao vôlei de praia. Apesar de já ter conquistado todas as glórias possíveis na modalidade, o jogador baiano de 38 anos preserva o fôlego do início da carreira e prossegue com a intensa rotina de treinos e jogos pelo Brasil e ao redor do mundo. Tetracampeão do Circuito Brasileiro, o gigante de 2m e 102kg superou a marca de 700 vitórias na principal competição nacional nesta sexta-feira, durante a etapa carioca da temporada 2013/14.

Com direito a bolo comemorativo, o 700º triunfo do "Block Machine" no Circuito Brasileiro foi comemorado ao lado do cearense Márcio, detentor do recorde da competição, com 870 vitórias. A parceria, que fez sucesso entre 2010 e 2011, foi retomada este ano para o Circuito Brasileiro, mas tem o objetivo claro de chegar aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de janeiro. Na mesma praia de Copacabana que, daqui a três anos, será o palco da batalha olímpica, Ricardo e Márcio superaram a dupla Fernandão/Luizão por 2 sets a 0 (21/14, 21/19).

Ricardo vôlei de praia (Foto: Paulo Frank/CBV) 
Vitória de número 700 de Ricardo foi comemorada com bolo em Copacabana
(Foto: Paulo Frank/CBV)
 
- Esse número foi uma novidade para mim, porque a gente não fica contando. O mais importante é saber que essas vitórias são resultado das parcerias que eu tive, que sempre alcançaram êxito. Eu vou ficando velhinho, mas a vontade de conquistar mais coisas está cada vez mais viva. Essas 700 vitórias também mostram que foi bom ter superado o cansaço, a rotina puxada, todos os momentos de fraqueza. E é muito legal saber que isso serve de exemplo para a garotada mais nova - comemorou Ricardo.

- O Ricardo é um dos jogadores mais técnicos que eu já vi jogar. Ele é um cara que ajuda muito dentro de quadra, que aparece nos momentos decisivos. É isso faz toda a diferença hoje. É fundamental ter a estratégia, ninguém perde porque está cansado. E isso só vem com a experiência. O Ricardo consegue manter todas as condições para ser um atleta muito competitivo. E o mais importante é que ele se apresenta sempre em um nível muito alto - elogiou o parceiro Márcio.

Parceiro de Ricardo na conquista do ouro olímpico em Atenas 2004, Emanuel também exaltou a nova conquista do amigo e ex-companheiro. Os dois formaram a dupla mais vencedora da história do vôlei de praia brasileiro, entre 2002 e 2009. Juntos, conquistaram ainda o bronze nos Jogos de Pequim, em 2008, foram campeões mundiais em 2003 e arrebataram cinco vezes o título do Circuito Mundial, além da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007.
- Ele é um dos ícones do vôlei de praia, um dos maiores bloqueadores de todos os tempos. Fez a grande diferença e colocou o nível do bloqueio brasileiro em outra estratosfera. Acho que essa palavra descreve bem o alcance dele. Os anos que eu joguei com ele foram maravilhosos e posso dizer que até hoje ele continua com um tempo de bloqueio muito especial - disse Emanuel.

Ricardo vôlei de praia (Foto: Túlio Moreira / Globoesporte.com) 
Multicampeão, Ricardo é inspiração para outros
jogadores (Foto: Túlio Moreira / Globoesporte.com)
 
- Eu só posso dizer que ele é um jogador especial, uma "lenda viva". Para se ter uma ideia, hoje eu estou completando 100 etapas, enquanto ele está comemorando a vitória de número 700. Então é um longo caminho para mim. O Ricardo é um grande adversário e um grande amigo fora de quadra. É um atleta exemplar, merece todo o nosso respeito. Eu aprendi e ainda aprendo muito com ele - completou Alison, atual parceiro de Emanuel.

Líder do ranking mundial feminino, ao lado de Taiana, Talita também se inspira na lenda veterana para se dedicar à atribulada agenda de competições do vôlei de praia. Aos 31 anos, a jogadora de Aquidauana (MS) afirma que o comprometimento total de Ricardo é um "antídoto" para os dias em que bate o cansaço por causa da rotina agitada, além de servir de inspiração para os outros atletas que disputam o Circuito Brasileiro.

- Um cara daquele tamanho, e tem uma agilidade como poucos. Ele tem todas as medalhas olímpicas. Eu fico feliz em poder assistir ao Ricardo jogando, é um aprendizado para todo mundo. É um grande campeão e continua com a mesma vontade de vencer. É uma garra que não tem limites. Eu fico impressionada. É bonito de ver ele jogando. Aliás, ele não joga, ele dá show. É de uma fineza invejável, são poucos no esporte que conseguem ter um trato com a bola como ele - afirmou Talita.

No final da tarde, Ricardo atingiu a vitória de número 701, contra a dupla Bruno e Hevaldo, por 2 sets a 1 (21/18, 17/21 e 15/12), e se classificou para as quartas de final da competição, no sábado. Com 16 duplas masculinas e 12 parcerias femininas, a etapa carioca do Circuito Brasileiro segue até o próximo domingo, na arena montada na praia de Copacabana, em frente à Avenida Princesa Isabel. A entrada é gratuita. Os canais SporTV transmitem ao vivo as semifinais, sábado a partir das 18h (de Brasília), e as finais no domingo, a partir das 9h.

Ricardo e Márcio avançaram às quartas de final da etapa carioca (Foto: Túlio Moreira / Globoesporte.com) 
Ricardo e Márcio avançaram às quartas de final da etapa carioca
(Foto: Túlio Moreira / Globoesporte.com)
 
FONTE:

Bruno Soares e Peya são eliminados nas quartas do ATP 250 de Viena

No simples, Tsonga e Hass avançam à semifinal. Pelo torneio de Moscou, Richard Gasquet e Andreas Seppi seguem vivos

Por Rio de Janeiro

Bruno Soares e Alexander Peya deram adeus ao ATP 250 de Viena nesta sexta-feira. O brasileiro e o austríaco foram eliminados nas quartas de final da competição pela dupla Florin Mergea e Lukas Rosol, que fizeram 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 6/3 e 10/8, e se classificaram para as semifinais do torneio.

Bruno Soares e Alexander Peya eram os favoritos aos título do ATP 250 de Viena, mas, mesmo com o resultado adverso, o brasileiro preferiu exaltar o retorno do austríaco, após uma lesão nas costas, que o impossibilitou de ir às quadras desde a final do US Open, no início de setembro. A segunda melhor dupla do mundo já está classificada para disputar o ATP Finals, que será realizado em novembro, em Londres.

- Hoje, não deu por aqui. Os caras jogaram bem e mereceram a vitória. Muito feliz em estar de volta e mais importante é que o Alex (Alexander Peya) está recuperado - disse em seu Twitter.
Florin Mergea e Lukas Rosol esperam o resultado da partida entre Jamie Murray/John Peers e Maximilian Neuchrist/Dominic Thiem para saberem quem enfrentarão na próxima fase. As duplas Julian Knowle/Daniel Nestor e Jaroslav Levinsky/Mate Pavic também se classificaram para as semifinais da competição.

No simples, Jo-Wilfried Tsonga derrotou o austríaco Dominic Thiem por 2 sets a 1 (6/4, 3/6 e 7/6(3)) e se classificou para a semifinal contra o holandês Robin Haase, que derrotou o italiano Fabio Fognini por 2 sets a 1 (6/7(4), 6/1 e 6/1).

No outro confronto, o alemão Tommy Haas superou o tcheco Radek Stepanek por 2 sets a 0, parciais de 7/6(10) e 6/3 e vai encarar, na outra semifinal, o, também, tcheco Lukas Rosol, que bateu o belga Ruben Bemelmans por 2 sets a 1 (6/3 1/6 6/3).

Gasquet avança à semifinal em Moscou
O francês Richard Gasquet se classificou para a semifinal do ATP de Moscou ao vencer, sem dificuldades, o dono da casa Teymuraz Gabashvili por 2 sets a 0 (6/3 e 6/2). Na semi, o décimo do ranking mundial vai enfrentar o crota Ivo Karlovic, que passou pelo, também, russo Karen Khachanov por fáceis 2 sets a 0, com direito a pneu no set final (6/4 e 6/0).

A outra semifinal terá o italiano Andreas Seppi contra o cazaqui Mikhail Kukushkin. Seppi se classificou com a desistência do francês Edouard Roger-Vasselin, que abandonou a partida, quando perdia o primeiro set por 5/2, com uma lesão no pescoço. Já Kukushkin derrotou seu compatriota Andrey Golubev por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6(4).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/bruno-soares-e-peya-sao-eliminados-nas-quartas-do-atp-250-de-viena.html

Projeto de bilionário brasileiro quer formar três 'novos Gugas' até 2033

Criado por Jorge Paulo Lemann, 33º homem mais rico do mundo, Instituto Tênis pretende levar 54 atletas ao Top 500, sendo três ao número 1

Por Rio de Janeiro

Gustavo Kuerten fez o que nenhum outro brasileiro conseguiu: alcançou a liderança do ranking mundial, em 2001. Mas o tênis nacional não aproveitou a era de ouro do catarinense e atualmente o país não possui um tenista sequer no Top 100 da ATP e apenas uma (Teliana Pereira) no da WTA. Para tentar reverter essa situação, Jorge Paulo Lemann, 33º homem mais rico do mundo e dono de uma fortuna de US$ 17,8 bilhões segundo a "Forbes", resolveu agir. Projeto criado pelo empresário mais rico do Brasil e pelo ex-tenista gaúcho Nelson Aerts em 2002, o Instituto Tênis estabeleceu um plano que entrou em vigor nos últimos anos: formar 54 jogadores que, em 2033, estejam no Top 500 da ATP ou da WTA, sendo que três deles devem repetir Guga e ser número 1 do mundo.

Acionista da AB InBev, maior cervejaria do mundo, da rede de fast-food Burger King e da empresa alimentícia Heinz, Lemann se reserva a atuar no conselho de administração do instituto. A missão de conduzir o projeto caiu nas mãos do diretor-executivo Cristiano Borrelli, que participou do processo de criação das metas de desempenho a partir de 2012. Para chegar a esses números de 54 atletas no Top 500 - sendo três chegando na liderança do ranking, o grupo fez um estudo comparativo com potências do tênis internacional, relacionando o número de tenistas de cada nação presentes nessas seções do ranking com a densidade populacional do país.

- A gente pegou as grandes escolas do tênis mundial, que têm tradição de formar grandes tenistas: Espanha, França, Estados Unidos, Austrália, Rússia, Argentina, etc. Começamos a analisar alguns dados, como pontuação, densidade demográfica. Pegamos isso e vimos quanto cada país tem de tenista de um a 500 do mundo. Por exemplo, a Espanha, com 40 milhões de habitantes, tem cerca de 10 ou 12 top 100. E o Brasil, que tem 200 milhões, na época (em 2012) tinha um (Thomaz Bellucci). Cruzamos alguns dados estatísticos e vimos o que seria uma realidade de instituto no Brasil para atingir - explicou Borrelli.

instituto tênis com juan carlos ferrero (Foto: Divulgação)Integrantes do Instituto Tênis posam para foto com o espanhol Juan Carlos Ferrero (Foto: Divulgação)
 
Para se adequar ao plano, foi preciso alterar a faixa etária dos meninos atendidos pelo projeto. Anteriormente, o grupo era formado por atletas de 18 e 19 anos, mas, desde 2012, passaram a fazer parte do instituto tenistas de 12 a 17 anos, majoritariamente. A ideia é pegar a fase inicial de amadurecimento dos meninos, onde os vícios e a técnica estão bem menos apurados, e dar mais impacto na futura vida profissional deles.

Atualmente, a iniciativa beneficia 21 meninos, que treinam em um clube em Alphaville, bairro nobre da Grande São Paulo. Nas quadras alugadas, os atletas que têm 15 anos ou mais realizam treinamento em dois períodos e acabam fazendo os estudos ou na escola técnica ou à distância. O instituto ainda conta com quatro treinadores de quadra (entre coordenadores e auxiliares), fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, fonoaudióloga e assessora educacional.

Tudo isso é financiado 90% com dinheiro vindo da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte. O resto vem de trabalhos de marketing com empresas parceiras. A quantia arrecadada - o orçamento de 2013 é cerca de R$ 3 milhões - paga ajuda de custo de tenistas de maior destaque (bolsas de até R$ 1,8 mil), salários de profissionais, viagens, estadas e as participações em torneios no Brasil e no exterior.

- Todos jogam até fora do país. E o calendário, mesmo variando os níveis de cada um, geralmente é o mesmo. Eles têm uma temporada grande, com cinco semanas na América Latina no primeiro semestre misturadas com torneios no Brasil. De maio a junho participam de torneios nacionais. Em julho vão para a Europa. No segundo semestre, têm uma gira no Brasil e no final do ano vão para os Estados Unidos - contou Borrelli.

Temos que sonhar grande. Temos certeza de que vamos conseguir levar vários tenistas para competir no mais alto nível"
Cristiano Borrelli
 
Essa é a primeira fase do plano, com um limite de atender atletas de até 19 anos. Quando um tenista passar dessa idade e deixar de disputar torneios juvenis para vivenciar cada vez mais os eventos profissionais, o Instituto Tênis trabalha com a ideia de formar projetos individuais, direcionados para as necessidades de cada jogador.

O projeto é ousado, visto que desde Guga o Brasil não possui um representante de simples que tenha permanecido nas primeiras posições do ranking durante muito tempo e conquistado títulos com frequência. Melhor tenista do país, Bellucci chegou a ser número 21 do mundo em 2010, mas hoje está fora do Top 100, ocupando a 117ª colocação. No feminino, Teliana entrou no Top 100 somente neste ano. Mas, para Borrelli, é preciso pensar grande.

- Eu até brinquei que queriam me ferrar. Temos que sonhar grande. Se conseguirmos, já mudaremos drasticamente nosso cenário no tênis. São tão poucos os que foram número 1 do mundo que é dificil dizer que, ano após ano, vamos fabricar um. Isso não existe em nenhum lugar do mundo. Mas temos certeza de que vamos conseguir levar vários tenistas para competir no mais alto nível.

tênis thaisa pedretti (Foto: Divulgação / Instituto Tênis) 
Thaisa Pedretti já começa a se destacar com
apenas 14 anos (Foto: Divulgação / Instituto Tênis)
 
Promessas para o futuro
O Instituto Tênis tem dois nomes de destaque no plantel. Com apenas 14 anos de idade, Thaisa Pedretti se tornou a mais jovem tenista brasileira a conseguir pontuar no ranking da WTA. Na sexta etapa do Circuito Feminino de Tênis, em Curitiba, em setembro, ela venceu sua primeira partida profissional, ao derrotar Marcelle Cirino por 6/1 e 6/4. Ela atualmente é a número 1 do ranking nacional e a número 2 do ranking sul-americano, na categoria 14 anos.

- Antes de entrar para o Instituto Tênis, eu jogava em média três torneios por mês na Federação Paulista. Torneios nacionais eram em média quatro por ano. Com o projeto, deixei de participar de torneios estaduais e passei a jogar mais torneios nacionais e internacionais. Em 2012 foram cinco eventos no Brasil e este ano já joguei 14 torneios internacionais. O diferencial aqui é a qualidade de treino e os bons profissionais, então acredito que serei número 1 do mundo - diz, confiante, Thaisa.

Marcelo Tebet, de 17 anos, é o mais velho do grupo e deve participar das chaves juvenis dos Grand Slams em 2014. Natural de Londrina, ele é o brasileiro até 18 anos mais bem ranqueado no ranking da ATP, figurando entre os mil primeiros. Tem no currículos títulos de torneios ITF no Paraguai e participação na Copa Davis Junior no ano passado.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/projeto-de-bilionario-brasileiro-quer-formar-tres-novos-gugas-ate-2033.html

Fora do ATP Finals, Murray pode abrir mão também do Aberto da Austrália

Número 4 do mundo, tenista britânico se recupera de uma cirurgia nas costas e afirma: 'Não vou retornar a não ser que eu esteja 100%'

Por Londres

andy murray tênis condecorado (Foto: AP) 
Andy Murray recebeu condecoração das mãos
do Príncipe William (Foto: AP)
 
O escocês Andy Murray ainda não sabe quando retornará ao Circuito da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). O número 4 do mundo se recupera de uma cirurgia nas costas sofrida no fim de setembro e confirmou que está fora do ATP Finals, em novembro. Ele pode ficar fora também do primeiro Grand Slam de 2014. Após ser condecorado com a medalha da Ordem do Império Britânico, o tenista afirmou que só disputará o Aberto de Austrália, em janeiro, se estiver em forma.

- Eu espero jogar (o Aberto da Austrália), mas eu não vou retornar a não ser que eu esteja 100% fisicamente. Ainda tenho um longo caminho a percorrer - disse Murray.

Primeiro britânico em 77 anos a sagrar-se campeão do Grand Slam de Wimbledon, o tenista já perdeu uma posição no ranking e pode cair muita mais se ficar fora do Aberto da Austrália, uma vez que tem 1.200 pontos a defender do vice-campeonato deste ano. Murray iniciou seu tratamento na última semana, ele tem feito exercícios na piscina e na bicicleta, mas estima que só comece a rebater bolas em quatro ou cinco semanas.

- O processo de recuperação é muito entediante e longo. Eu não quero voltar cedo e ter de começar tudo de novo. Eu só vou retornar quando estiver 100% e espero que isso seja no começo do ano - disse o escocês.

Na última quinta-feira, Murray participou de uma cerimônia no Palácio de Buckingham para receber a medalha da Ordem do Império Britânico das mãos do Duque de Cambridge, o Príncipe William. O escocês terminou a temporada 2013 com quatro títulos: ATP 250 de Brisbane, Masters 1.000 de Miami, ATP 250 de Queen's e Wimbledon.
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/fora-do-atp-finals-murray-pode-abrir-mao-tambem-do-aberto-da-australia.html

Nadal alega cansaço, desiste da Basileia e perde bolsa de R$ 1,5 mi

Após mal-estar com troca de torneios, espanhol se retira de competição na Suíça: 'Tenho de recuperar minha forma física e meu corpo'

Por São Paulo

tênis masters 1000 de xangai juan martin del potro rafael nadal (Foto: Reuters) 
Nadal se retira da Basileia, mas promete disputar
torneio em 2014 (Foto: Reuters)
 
Rafael Nadal abriu mão, nesta sexta-feira, de disputar o ATP 500 da Basileia e também da bolsa de 500 mil euros (aproximadamente R$ 1,5 milhão) independentemente da premiação em dinheiro. O espanhol havia trocado o ATP 500 de Valência, na Espanha, pelo torneio de mesmo piso duro na Suíça, mas alegou estar cansado para desistir da competição.

- Sinto anunciar que não viajarei para a Basileia, mas depois de semanas muita exaustivas, eu tenho de recuperar minha forma física e meu corpo - disse o número 1 do mundo.

A troca de torneios havia chateado o ex-tenista e compatriota Juan Carlo Ferrero, diretor do evento valenciano. Tanto Ferrero quanto Nadal negam que a mudança tenha sido motivada por questões financeiras. O número 1 do mundo disputou o torneio suíço em 2003 e 2004 e prometeu estar na Basileia novamente em 2014.

- Eu farei o máximo para voltar à Suíça ano que vem - anunciou Nadal.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/nadal-alega-cansaco-desiste-da-basileia-e-perde-bolsa-de-r-15-mi.html

Jornal afirma que Brasil pode levar caso Diego Costa a tribunal da Fifa

Segundo 'As', intenção é não deixar atacante reforçar a Espanha na Copa do Mundo

Por Madri

Diego Costa no treino da Seleção (Foto: Mowa Press)Diego Costa já esteve com a Seleção em março (Foto: Mowa Press)
 
Um dos assuntos mais debatidos atualmente tanto na Espanha quanto no Brasil, o caso Diego Costa promete render ainda mais capítulos. Nesta sexta-feira, o jornal "As" afirma que a CBF está disposta a levar o debate sobre a convocação do brasileiro pela Roja a um tribunal da Fifa, o que poderia impedir o jogador do Atlético de Madri de atuar pelas duas seleções até uma decisão definitiva, tendo a chance de ficar fora da Copa do Mundo.

De acordo com a publicação, trata-se de uma questão de, mais do que querer convocar Diego Costa, impedir que o atual artilheiro do campeonato espanhol reforce o que Felipão "vê como principal rival na Copa do Mundo". Desta forma, a CBF poderia apelar à Câmara de Resolução de Disputas da Fifa, adiando a definição do caso. O "As" ainda cita que, ao recorrer ao tribunal, a CBF deixa os prazos nas mãos da Fifa, o que poderia ser prejudicial à Espanha, uma vez que a entidade estaria desejando mudar seu estatuto para que o caso Costa não se repita.

- Estão cansados que a Espanha ganhe tudo e não nos darão vida fácil - disse uma suposta fonte da Real Federação Espanhola de Futebol ao jornal.

Diego Costa ainda precisa manifestar de forma oficial o desejo de trocar de federação junto à Fifa, uma vez que já atuou em dois amistosos com a seleção brasileira.

FONTE:

http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/10/jornal-afirma-que-brasil-pode-levar-caso-diego-costa-tribunal-da-fifa.html

Messi será o mais bem pago do mundo até o fim do ano, diz jornal

Barça teria recusado proposta pelo tetracampeão da Bola de Ouro, no valor de R$ 739 milhões. Atualmente, CR7 tem o maior salário do mundo: cerca de R$ 50 milhões

Por Barcelona

messi assina barcelona (Foto: Miguel Ruiz/Site Oficial Barcelona)Messi renovou com o Barça em fevereiro
(Foto: Miguel Ruiz/Site Oficial Barcelona)
 
Desde que Cristiano Ronaldo se tornou o jogador mais bem pago do mundo ao renovar com o Real Madrid, no mês passado, o Barcelona corre para acertar um novo contrato, reajustando o salário do argentino. De acordo com o "Mundo Deportivo", até o fim do ano o camisa 10 assinará seu novo vínculo, com os maiores vencimentos entre todos os atletas do futebol mundial.

A publicação afirma que o salário de Messi atingirá a casa dos € 20 milhões (R$ 59,1 milhões), enquanto CR7 recebe pouco mais de € 17 milhões (R$ 50,3 milhões). A diretoria do Barça teria noção de que qualquer valor é justo para manter o craque no Barça, uma vez que o atacante é assediado em todas as janelas de transferências. 

Segundo o jornal, na última abertura de mercado o argentino recebeu uma proposta de € 250 milhões (R$ 739 milhões) de um clube patrocinado pela Adidas, além de outras duas investidas de equipes que não tiveram seus nomes revelados. Messi não teria nem mesmo ouvido a proposta salarial de tais clubes.

O salário atual de Messi gira na casa dos € 11 milhões (R$ 32,5 milhões), sem incluir os adicionais por publicidade que podem render até mesmo € 5 milhões por ano ao jogador. O atacante renovou seu contrato pela sexta vez com o Barcelona em fevereiro e tem vínculo até 2016.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/10/messi-sera-o-mais-bem-pago-do-mundo-ate-o-fim-do-ano-diz-jornal.html

Libertadores? Prioridade do Timão é recuperar o bom futebol

Corinthians busca se reorganizar para ficar em situação tranquila no Campeonato Brasileiro, elevar moral e tentar título da Copa do Brasil

Por São Paulo

Tite treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians) 
Tite tem a missão de fazer o time recuperar bom
futebol (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)
 
O Corinthians participou das últimas quatro edições da Taça Libertadores da América. Fora da disputa pelo título do Campeonato Brasileiro e com a zona de rebaixamento mais próxima do que o G-4, o Timão tem na Copa do Brasil uma esperança única para jogar novamente a competição continental. Antes, a vaga era tratada como obrigação. Hoje, diante do mau momento e das circunstâncias vividas pela equipe, acabou como alvo secundário. “Reencontrar” o futebol apresentado no ano passado virou prioridade.

Sem marcar gols há quatro jogos, o Corinthians quase perdeu seu técnico após a derrota por 1 a 0 para o Grêmio, na noite da última quarta-feira. Tite acabou permanecendo após uma decisão da diretoria, tomada em reunião durante a tarde. Colocar a casa em ordem e voltar a vencer no Campeonato Brasileiro são os objetivos centrais do clube, frustrado pelo rendimento abaixo do esperado do seu elenco milionário.

O retorno de jogadores importantes, como o meia Renato Augusto, recuperado de artroscopia no joelho direito, o atacante Alexandre Pato, de volta da seleção brasileira, e o artilheiro do Timão na temporada, Paolo Guerrero, que vive fase final de tratamento após lesão no pé esquerdo, é o principal trunfo da equipe para retomar o padrão. Tite vinha citando repetidamente a ausência das peças fundamentais da equipe para justificar a queda de rendimento.

É evidente que a diretoria não está satisfeita com os resultados recentes, mas o trabalho de Tite na temporada não é considerado ruim. Principalmente por ter conquistado dois títulos: o Paulistão e a Recopa Sul-Americana, ambos no primeiro semestre. O diretor de futebol Roberto de Andrade não acredita que 2013 tenha sido um fracasso para o Corinthians, mesmo com as dificuldades na briga por uma vaga na Libertadores.

– Não acho que um ano no qual você ganha dois títulos seja fracassado. Fico chateado por não estarmos na Libertadores, mas não é fracasso – afirmou.

No momento, o foco de Tite e também dos dirigentes é pensar sempre no próximo jogo, uma vez que o Corinthians está “estacionado” no meio da tabela de classificação (assista ao vídeo da chegada da delegação a São Paulo, na última quinta). Enquanto a maioria dos jogadores admitiu o risco de rebaixamento, Roberto preferiu evitar o discurso pessimista. A nove rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o dirigente acredita que seja possível evoluir e, ao mesmo tempo, lutar pelo título da Copa do Brasil.

– Eu evito falar em rebaixamento, mas a situação incomoda. O que queremos é crescer na tabela. E não podemos esquecer a Copa do Brasil, onde temos chances de ser campeões. Estamos vivos. Temos de pensar na parte boa, não na ruim – completou.

As duas próximas partidas podem ser fundamentais para a retomada do Corinthians. A equipe volta a campo no próximo sábado, às 21h (horário de Brasília), para enfrentar o Criciúma, no estádio Novelli Júnior, em Itu. Apenas quatro dias depois, joga sua vida na Copa do Brasil, contra o Grêmio, em Porto Alegre. No jogo de ida das quartas de final, empate sem gols no Pacaembu.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/10/libertadores-prioridade-do-timao-e-recuperar-o-bom-futebol.html

Guia: Timão tem mesma chance de cair que São Paulo; Timbu com 100%

Corinthians vive sequência ruim no Brasileiro e fica em situação igual à do rival São Paulo, que já frequentou a zona de rebaixamento

Por Rio de Janeiro

Há quatro rodadas, seis pontos separavam o Corinthians da zona de rebaixamento. Não era uma distância das mais confortáveis, mas também não era tão desesperadora quanto a do seu rival São Paulo, que estava a um de entrar no Z-4. O risco do Timão disputar a Série B no próximo ano era de 3%, bem mais suave que os 25% dos tricolores naquele momento. A sequência de três empates e a derrota para o Grêmio, porém, empurraram o time do ameaçado técnico Tite para situação igual à vivida pelos comandados de Muricy Ramalho, que somaram três vitórias e um empate neste período. Agora, a chance do Corinthians cair é de 8%, exatamente a mesma do São Paulo. Os cálculos são do matemático Oswald de Souza.

Mesmo que distantes do sonho de conquistarem um lugar no G-4, ainda há 1% de chance para os dois paulistas. Mas nessa briga quem aparece mais vivo é o Goiás, que subiu de 8% para 14% de possibilidade de entrar no grupo que se classifica para a Libertadores de 2014. Com a derrota do Botafogo para o Vitória, os goianos diminuíram a diferença para os cariocas, mas seguem empatados com os baianos na pontuação: 43 pontos.
chances clubes rodada 29 (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)

Na luta pelo título, parece questão de tempo para o Cruzeiro elevar os 96,5% de chance para o nível máximo. Nas contas do matemático Oswald de Souza, o segundo colocado, Grêmio, só tem 2% de esperança de buscar o caneco. O Atlérico-PR tem 1%, e o Botafogo, quase sem possibilidade, está com 0,5%.

Na zona de rebaixamento, o matemático considera o Náutico rebaixado, mesmo que some todos os 27 pontos restantes, o que elevaria sua pontuação de 17 para 44 pontos. Até porque a zona de corte deve aumentar. Quem chegar a 43 pontos, terá 80% de possibilidade de cair. Somente com 47, 48, será possível garantir a permanência, segundo Oswald. E o Vasco, com a derrota, subiu o risco para 55%.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/10/guia-timao-tem-mesma-chance-de-cair-que-sao-paulo-timbu-com-100.html

Pacotão: rodada #29 tem milagre de Fábio e 'Inacreditável' de Samuel

Duelo entre Cruzeiro e Fluminense traz a maioria dos selos, como drible de Éverton Ribeiro. Barcos leva um tombo, e Ganso é o autor do golaço

Por Rio de Janeiro

Samuel jogo Fluminense e Cruzeiro (Foto: Bruno Haddad / Fluminense F.C) 
Samuel fez a festa de seu xará do Skank, torcedor
do Cruzeiro (Foto: Bruno Haddad / Fluminense F.C)
 
Cruzeiro x Fluminense era, talvez, o jogo mais aguardado da rodada. Era o confronto entre o líder da competição, que havia perdido as duas últimas partidas e buscava a recuperação, e o último campeão brasileiro, que poderia ter entrado na zona de rebaixamento, dependendo de combinação de resultados. O jogo - que terminou com vitória por 1 a 0 da Raposa - não foi um primor tecnicamente, mas correspondeu às expectativas em relação a lances emblemáticos. Teve defesa espetacular de Fábio, gol incrível desperdiçado por Samuel, sarrafo de Nilton e um drible desconcertante de Éverton Ribeiro. Todos eles estão no Pacotão da rodada #29, que não esqueceu do golaço, do mico e do erro.

Os dois lances mais marcantes do jogo mostram que a vitória não veio facilmente para o Cruzeiro, e foi preciso contar com uma mistura de mérito e sorte. O primeiro deles foi a defesa de Fábio, aos 28 do segundo tempo. A jogada veio da direita. O lateral-direito Bruno tinha liberdade e levantou para a área com precisão, buscando Samuel, a referência do Fluminense na frente. O atacante subiu mais do que a zaga e testou firme, como manda a cartilha do bom cabeceador. Mas o Cruzeiro tem Fábio. A bola veio rápida e forte, além de não ter sido em cima do camisa 1. Mesmo assim, ele se esticou todo e, com muito reflexo, espalmou a bola. O detalhe é que a defesa foi em cima da linha do gol, o que a torna ainda mais salvadora.

Dez minutos depois, lá estavam novamente Fábio e Samuel duelando, em outro lance capital da partida. Agora, no entanto, o jovem tricolor não aparece tão bem na fita como na cabeçada anterior. Muito pelo contrário. Jean condiziu o time à frente e lançou Igor Julião, de passagem pela esquerda. O lateral arriscou o chute cruzado, e Fábio deu rebote. Samuel se apresentou livre, no meio de dois marcadores, para empatar o jogo. Mas não. Quando chegou à bola, na entrada da pequena área, ele tinha Fábio caído, e o gol escancarado. Mesmo assim, tropeçou na bola sozinho e conseguiu mandar por cima do travessão a chance que seu time construíra com um a menos em campo. Já no fim do jogo, o ‘Inacreditável Futebol Clube’ impediu o Fluminense de buscar ao menos um ponto fora de casa. Pé na forma, hein, Samuel!

Destaques positivos da rodada para Ganso e Éverton Ribeiro, que levaram selos por mostrar talento como meias. De negativo, a arbitragem que anulou gol legítimo de Renato Cajá, a bordoada de Nilton em Rhayner e a cômica queda de Barcos. Nas estatísticas, o goleiro Renan e o zagueiro Cléber foram bem, embora não tenham evitado as derrotas de Botafogo e Corinthians. Alex, do Coritiba, mandou mal num de seus melhores fundamentos: o passe. Confira abaixo todos os selos da rodada!

pacotao_rodada_29 (Foto: Infoesporte) 
 
 
header golaço (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Após a goleada de 3 a 0 sobre o Náutico, Ganso disse preferir as assistências aos gols. Mas o camisa 8 mostrou que tem muito talento também para marcar. A jogada do segundo gol são-paulino foi uma pintura. Ganso ganhou dividida com Martinez, conduziu a bola, passou como quis no meio de três adversários e finalizou com tranquilidade, no cantinho de Ricardo Berna. O gol da rodada. Ganso diz que prefere dar passes. Imagine se ele gostasse de fazer gols…

header defesa (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Fábio vive grande fase debaixo das traves celestes. Ao fim do ano, ainda pode ter seu trabalho coroado com o título do Brasileirão. Talvez assim Felipão atente para outro grande goleiro brasileiro, que faça frente a Cavalieri ou Jefferson. Ele deu mostras disso diante do Fluminense. O camisa 1 do Cruzeiro fez defesa de puro reflexo em cabeçada precisa de Samuel, ajudando a garantir o placar de 1 a 0 no Mineirão. Depois de concorrer em outras rodadas sem ganhar o selo, desta vez, não havia como a defesa não ser de Fábio.

gol+perdido (Foto: Infoesporte)
Quando subiu da base tricolor, Samuel atendia pelo nome de Samuel Rosa. Depois das brincadeiras que o ligavam ao homônimo vocalista do Skank, pediu que ficasse conhecido apenas como Samuel. Mas, na última quarta, ele fez a alegria justamente do seu xará, cruzeirense declarado, no Mineirão. No primeiro tempo, o atacante do Fluminense já havia perdido um gol feito. Depois, esbarrou no goleiro Fábio. Mas três vezes? Abusou! Após jogada de Igor Julião, conseguiu mandar a bola pelos ares sem qualquer barreira pela frente, já que Fábio estava caído no chão. Dessa vez, Samuel fez questão de levar o selo.

header mico (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Sejamos justos. Barcos fez um gol de categoria que definiu a vitória do Grêmio por 1 a 0 sobre o Corinthians. Inclusive, o lance poderia ter recebido o selo de golaço, não fosse a concorrência com Ganso. Mas Barcos achou outro jeito de entrar no Pacotão. No meio-campo, o atacante se preparava para iniciar uma jogada. Ele recebeu o passe e, quando pensou no que faria, caiu de maduro, direto com o rosto no chão. Um tombaço! Sorte que o argentino tem momentos melhores para recordar da partida.

header drible (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Neste Brasileirão, Éverton Ribeiro tem desfilado seu talento em lances de muita habilidade. Contra o Fluminense, não foi diferente. No primeiro tempo, ele protagonizou um lindo lance na beira de campo. A bola veio da zaga, num passe de média distância. O meia da Raposa ajeitou o corpo já antevendo a jogada. O jovem Aílton escorava-se em suas costas na marcação. Mas eis que Éverton Ribeiro dá um toque sutil de calcanhar por entre as pernas do lateral-esquerdo tricolor, que ficou na saudade. Selo mais que merecido!

header erro (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
O erro da rodada não comprometeu o placar final, mas poderia. O Vitória bateu o Botafogo por 1 a 0 no fim do jogo e, tivesse um gol na conta logo aos 22 da etapa inicial, talvez encontrasse menos dificuldades. Em ataque envolvente, Marcelo tocou para Dinei, que esperou a passagem de Marquinhos e passou na medida. O meia-atacante rolou para Renato Cajá, que empurrou para as redes. O bandeira Fabio Pereira, da Fifa, anulou o gol, cometendo o erro da rodada. O volante Renato dava condição legal.

header sarrafo (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Rhayner é um dos jogadores mais rápidos do Brasileirão, mas isso não pode servir de justificativa para os marcadores errarem a bola como fez Nilton, na última quarta. O volante do Cruzeiro disputava bola no meio-campo com Rafael Sobis. Ele conseguiu o desarme, mas a bola escapoliu. Rhayner foi de encontro à bola, e Nilton se jogou num carrinho imprudente. O resultado foi um verdadeiro voo do atacante tricolor, que ficou sentindo dores. Nilton recebeu cartão amarelo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/10/pacotao-rodada-29-tem-milagre-de-fabio-e-inacreditavel-de-samuel.html