quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Timão responde por garrafada em auxiliar; Gil e Sheik também são réus

Zagueiro e atacante responderão por agressões durante confronto contra a Portuguesa. Julgamento será na próxima sexta-feira

Por São Paulo

 Mais uma vez o Corinthians e seus atletas estarão no banco dos réus em julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O clube terá de responder pelo arremesso de uma garrafa plástica que atingiu o auxiliar Bruno Salgado Rizo durante jogo contra a Portuguesa, dia 29 de setembro, no estádio Morenão, em Campo Grande (MS), pelo Campeonato Brasileiro - vídeo ao lado..

O Timão foi denunciado com base no artigo 213 (item III) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir lançamento de objetos no campo) e pode perder até dez mandos de jogo (apesar de o mando ter sido da Lusa, a garrafa partiu do setor onde estava a torcida corintiana). O Timão vem enfrentando diversos problemas por causa do mau comportamento de seus torcedores.


 O zagueiro Gil, que já seria julgado nesta quarta-feira por pisão em Borges, do Cruzeiro, em partida disputada no dia 22 de setembro, voltará ao tribunal na sexta para responder pela cotovelada que acertou no atacante Bergson, da Portuguesa, dia 29 de setembro, em Campo Grande. Ele foi incluído no artigo 254-A do CBJD (praticar agressão física) e pode ser suspenso por até 12 partidas. Assista ao vídeo do lance.
 

O atacante Emerson também foi denunciado por agressão na mesma partida. Ele acertou o rosto do volante Ferdinando, em lance que até foi eleito como o “Sarrafo da Rodada”, pelo GLOBOESPORTE.COM (vídeo ao lado). Assim como Gil, Sheik também pode pegar gancho de até 12 partidas. Curiosamente, o camisa 11 do Timão não levou sequer cartão amarelo pelo lance.
publicidade

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/10/timao-responde-por-garrafada-em-auxiliar-gil-e-sheik-tambem-sao-reus.html

Cássio reencontra o Grêmio em estreia do Timão na Arena tricolor

Goleiro e clube jogam pela primeira vez no estádio, inaugurado ano passado. Herói de clássico, Cássio avisa: ‘Aprendi a gostar do Corinthians’

Por São Paulo

A história construída nas categorias de base do Grêmio terá de ser esquecida pelo goleiro Cássio assim que ele pisar na Arena do clube gaúcho, inaugurada no ano passado. Criado no Tricolor, o gigante corintiano vai entrar pela primeira vez no novo estádio do clube em que foi criado. Assim como ele, o Timão fará sua estreia no palco gremista.

Cássio foi formado no Grêmio, mas ficou apenas um ano entre os profissionais. Em 2007, ainda uma promessa que participava das seleções brasileiras de base, o goleiro foi negociado com o PSV, da Holanda, e "sumiu do mapa". O Corinthians lembrou dele no início do ano passado e o contratou para tentar resolver uma carência no setor.

O Corinthians é meu time, é quem paga meu salário, é quem me ajudou num momento difícil da vida"
Cássio
 
Com gratidão ao clube alvinegro e quatro títulos conquistados, Cássio se considera mais corintiano do que gremista. Por isso, assegura que não sentirá emoção diferente ao pisar pela primeira vez na Arena.

– É um clube pelo qual tenho respeito muito grande, até porque fiquei sete anos lá, foi o lugar onde me criei, onde eu cheguei quando tinha 13 anos. Tenho muito respeito, mas ele acaba quando entro em campo e visto a camisa do Corinthians – disse Cássio.

– O Corinthians é meu time, é quem paga meu salário, é quem me ajudou num momento difícil da vida, me trazendo de volta para o Brasil. É o clube que aprendi a gostar. Fica o carinho pelo Grêmio, mas meu clube é o Corinthians – completou.

Cássio não poderá apresentar a Arena ao Corinthians, já que só jogou no Estádio Olímpico. O Timão vai estrear no local, já que a última partida contra o Grêmio, em Porto Alegre, foi na antiga casa tricolor. Na ocasião, o Corinthians saiu derrotado por 2 a 0, em junho de 2012.

Cássio Corinthians (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians) 
Cássio, em treino do Corinthians (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)
 
FONTE:

Sem capacidade da Copa, Arena deve ter jogo entre ídolos do Timão

Evento-teste deverá ser em fevereiro, entre equipe atual e grandes ídolos do clube, mas arquibancadas temporárias serão concluídas em março

 Por Alexandre Lozetti São Paulo

Obras da Arena Corinthians (Foto: Divulgação) 
Arena Corinthians com 90% da obra pronta
(Foto: Divulgação)
 
Em encontro realizado no último domingo, o Corinthians informou à Fifa e ao COL (Comitê Organizador Local) que sua arena, palco da abertura da Copa do Mundo de 2014, só terá em março a capacidade exigida pela entidade para receber o jogo inaugural. Isso porque as arquibancadas temporárias, que serão utilizadas no Mundial para elevar o público total a 68 mil pessoas, e depois retiradas, não ficarão prontas antes disso.

O clube e o comitê paulista da Copa garantem que o compromisso de entregar o estádio em dezembro será cumprido. E dizem que o argumento de que toda estrutura permanente, o legado, estará pronto dentro do prazo, foi bem aceito pela Fifa. Isso significa que os primeiros eventos-testes da Arena Corinthians não vão receber o mesmo público da abertura do Mundial.

A intenção é realizar, por volta do dia 20 de fevereiro, uma partida entre o Corinthians atual e um time formado por grandes ídolos da história do clube. Seria o primeiro jogo para 48 mil pessoas, capacidade do estádio sem as estruturas temporárias. O ex-presidente alvinegro Andrés Sanches, designado para cuidar dos assuntos relativos à arena, prefere não envolver outro clube na inauguração.

Antes disso, haverá dois eventos com aumento gradativo de público. Um para quatro mil pessoas, outro de 15 mil. Um deles, segundo a "Folha de S. Paulo" desta quarta, será um duelo entre operários da Odebrecht, construtora responsável pelo estádio, e funcionários do clube, no dia 25 de janeiro.

Arena Corinthians recebe visita técnica do COL  (Foto: Vanessa Santilli / Sportv) 
Gramado da Arena Corinthians já aparenta ter condições de jogo
 (Foto: Vanessa Santilli / Sportv)
 
Entretanto, só a partir de abril, quando as arquibancadas temporárias estarão concluídas, poderão ser feitos eventos-testes oficiais, com suporte da Fifa. Até lá, os comitês e a entidade estarão atentos às partidas festivas anteriores, para detectarem pontos falhos e poderem aprimorá-los.

– Não temos como entrar no estádio antes de a Odebrecht finalizar a parte da cobertura das alas norte e sul. As estruturas da cobertura passam exatamente por cima, com pilares de sustentação, colunas, estruturas metálicas. Aquilo tudo tem de ser finalizado para começarmos a instalação. Está dentro do cronograma e não há problema algum – disse a coordenadora executiva do comitê paulista, Raquel Verdenacci.

Segundo a Fast Engenharia, empresa contratada pela Ambev, patrocinadora das arquibancadas temporárias, o período de usinagem das peças também está sendo respeitado na programação. Por meio de sua assessoria de imprensa, ela esclareceu: "O cronograma dessa obra está dentro do padrão para construções de equipamentos com essa capacidade, e foi montado em total alinhamento com as empresas que atuam na construção da arena e em acordo com as entidades responsáveis pelo evento no Brasil".

As partes também explicaram que a instalação dessas arquibancadas não vai atrapalhar nem frear o acesso das pessoas nos eventos-testes que forem realizados anteriormente. Há ainda outras estruturas temporárias, como áreas de imprensa, que vão começar a ser implantadas ainda em 2013.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/10/arena-deve-ter-jogo-entre-idolos-do-corinthians-sem-capacidade-da-copa.html

No duelo entre Dante e Theo, UPCN vence Panthers no Mundial de Vôlei

Argentinos estreiam com vitória sobre os japoneses e fazem 3 sets a 1

Por Betim, MG

O segundo jogo do Mundial de Clubes de Vôlei, realizado em Minas Gerais, marcou um duelo particular entre jogadores brasileiros. Pelo Panthers, do Japão, o ponteiro Dante. Do outro lado da rede, no UPCN, da Argentina, o oposto Theo e o meio-de-rede Júnior. Melhor para a dupla, que lideraram o time argentino na vitória sobre os japoneses, por 3 sets a 1, de virada (20/25, 25/23, 25/14 e 25/23), no Ginásio Poliesportivo Divino Braga, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.

 Theo indica jogada para Júnior UPCN Mundial de Clubes Vôlei (Foto: Rafael Araújo) 
Theo indica jogada para Júnior, ambos do UPCN
 (Foto: Rafael Araújo / Globoesporte.com)
 
No primeiro set, o Panthers até chegou a mostrar uma defesa muito sólida e se aproveitou dos sete pontos de erro cometidos pelo adversário. Porém, a partir daí, os argentinos mostraram imensa superioridade, viraram o marcador e venceram os japoneses.

O oposto Theo foi o maior pontuador, com 20 pontos. O outro brasileiro do UPCN, o meio-de-rede Júnior, terminou o jogo com 14. Do lado do Panthers, Dante também anotou 14 pontos e foi o terceiro maior pontuador do time japonês.

Nesta quarta-feira, o Panthers enfrentará o Kalleh, do Irã, às 14h (de Brasília). Os iranianos perderam para o Trentino, também nesta segunda-feira, na abertura do Mundial. Já o UPCN folgará nesta quarta e voltará à quadra na quinta-feira, quando também encaram o Trentino.

UPCN e Panthers jogam no Mundial de Clubes Vôlei (Foto: Rafael Araújo) 
UPCN vence os Panthers, de virada, pelo Mundial de Clubes
(Foto: Rafael Araújo / Globoesporte.com

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/noticia/2013/10/no-duelo-entre-dante-e-theo-upcn-vence-panthers-no-mundial-de-volei.html

Anfitrião do torneio, time mineiro triunfa por 3 sets a 0 (25/20, 25/22 e 25/16), em noite de grande atuação do oposto. Equipe da Tunísia é o próximo rival

Por Betim, MG

O Cruzeiro estreou com vitória no Mundial de Clubes de vôlei, que está sendo realizado em Betim (MG). Com grande atuação do oposto Wallace, o anfitrião do torneio não encontrou muitas dificuldades para derrotar o La Romana, da República Dominicana, por 3 sets a 0 (25/20, 25/22 e 25/16), nesta terça-feira, no ginásio Divino Braga. Integrante do grupo B, a Raposa volta a jogar nesta quarta-feira às 20h. O adversário é o Club Sportif Sfaxien, da Tunísa.

O grupo A é formado pelo italiano Trentino Diatec, quatro vezes campeão do torneio, o UPCN, da Argentina, Kalleh, do Irã e o japonês Panasonic Panthers. Mais cedo, o UPCN venceu o Panthers, por 3 a 1 (20/25, 25/23, 25/14 e 25/23), enquanto o Trentino derrotou o Kalleh também por 3 a 1 (24/26, 25/19, 25/19 e 26/24).

O jogo começou com muitos erros dos dois lados, principalmente no ataque. Disputada ponto a ponto, a partida chegou ao seu primeiro tempo técnico quando Isac atacou pelo meio e fez 8 a 7 para o Cruzeiro. Após a parada, o La Romana conseguiu passar à frente do placar pela primeira vez no jogo fazendo 9 a 8 graças a mais um erro do ataque cruzeirense. Com Wallace "descalibrado" até então, o time dominicano continuou na frente do marcador no ponto seguinte, até Luis Dias bloquear um ataque rival virando para 12 a 11.

wallace cruzeiro la romana mundial de clubes vôlei (Foto: Divulgação/FIVB) 
Wallace sobe na rede para pontuar para o Cruzeiro
(Foto: Divulgação/FIVB)
 
O ponto foi a senha para a Raposa crescer na partida, até ir para o segundo tempo técnico com 16 a 12 a seu favor, com grandes atuações de Eder e Isac na rede. Outro jogador cruzeirense que se destacava era o cubano Leal. Em mais uma boa jogada ofensiva da equipe mineira, ele subiu pela esquerda para fazer 19 a 16. O 20º ponto saiu de uma pancada de Isac. Com a vitória no set bem encaminhada, o Cruzeiro não teve problemas para fechar a parcial em 25 a 20.

O La Romana continuou sendo dominado no segundo set. Nervoso, o domincano Contrera fez golpe de vista em um saque de Wallace que foi morrer no fundo da quadra. Sem dar muitas chances para o rival, o Cruzeiro foi para a primeira parada vencendo por 8 a 4. Perdido, o time da América Central viu Wallace fazer 11 a 4 na rede sem qualquer marcação. Pouco antes do segundo tempo técnico, o La Romana ensaiou uma reação ao fazer três pontos em sequência, mas Wallace, mais uma vez, apareceu para marcar 16 a 12.

Com 2,10m de altura, Isac seguiu instransponível no bloqueio. Em um ataque dominicano, ele subiu para fazer 19 a 14. Pouco depois, no melhor rali do jogo, Contrera explorou o bloqueio de PV para reacender as esperanças do La Romana. Entretanto, o Cruzeiro voltou a se impor no período final do set. Em um erro de Tapia, os mineiros conseguiram o set point, e uma nova falha do time dominicano, dessa vez no saque, decretou números definitivos à parcial: 25 a 22.

cruzeiro la romana mundial de clubes vôlei (Foto: Divulgação/FIVB) 
Time mineiro não encontrou grandes dificuldades na partida
(Foto: Divulgação/FIVB)
 
Disposto a definir a partida o quanto antes, o Cruzeiro não demorou a abrir vantagem no terceiro set. Logo no início, o placar já apontava 6 a 2 para a equipe da casa. No lance mais bonito do período, William recuperou bola difícil conseguindo executar um levantamento perfeito para Felipe, que fez 8 a 2, decretando a primeira parada técnica. O panorama continuou o mesmo nos minutos seguintes. Com dificuldade para neutralizar as jogadas de ataque do adversário, o La Romana viu Douglas marcar 16 a 11, ponto que determinou a segunda parada.

Com a vitória bem encaminhada, o técnico cruzeirense Marcelo Leite passou a dar chance a alguns reservas em sua equipe. Nada, porém, capaz de prejudicar o tranquilo triunfo da Raposa por 3 sets a 0. O match point aconteceu após um erro de ataque de Garcia. Na sequência, Leal sacou para fazer 25 a 16.

Confira os jogos desta quarta:
14h - Panthers x Kalleh
17h – Lokomotiv Novosibirsk x La Romana
20h –  Cruzeiro x Club Sportif Sfaxien


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/10/wallace-brilha-e-cruzeiro-vence-o-la-romana-na-estreia-do-mundial.html

Filha de chef, Sheilla mostra talento e se arrisca na cozinha por boa causa

Perto do Dia Mundial do Combate à Osteoporose, oposto do Osasco ensina receitas para ajudar na luta contra doença e mostra desenvoltura

Por São Paulo

Mais nova, Sheilla não se interessava muito pela cozinha. Não faltava, porém, incentivo. Filha de um chef, a oposto do Osasco se dedicava apenas a aproveitar as delícias que seu pai cozinhava. Mas, depois de uma temporada na Itália, a jogadora mudou de ideia. Aprendeu a se arriscar com massas e risotos, entre outros pratos. Nesta terça-feira, a jogadora aproveitou a folga para cozinhar, mas por uma boa causa. Com a proximidade do Dia Mundial de Combate à Osteoporose (20 de outubro), a bicampeã olímpica se juntou ao técnico Luizomar de Moura para mostrar receitas que ajudam na luta contra a doença.

Sheilla cozinha vôlei (Foto: João Pires/FotoJump/Divulgação) 
Sheilla se arrisca no fogão e ensina receitas para
combater osteoporose (Foto: João Pires/FotoJump/Divulgação)
 
E Sheilla mostrou desenvoltura. Com a ajuda de uma cozinheira profissional, a jogadora misturava os ingredientes com autoridade e chegava a dar dicas. Começou com uma torta de legumes, passou por um flã de iogurte com calda de morango e fechou com uma vitamina de framboesa e folhas de manjericão. E se surpreendeu com a facilidade.

Sheilla cozinha vôlei (Foto: João Pires/FotoJump/Divulgação) 
Enquanto Sheilla mostra talento, Luizomar observa
(Foto: João Pires/FotoJump/Divulgação)
 
- Torta eu nunca tinha feito. Sempre soube que era fácil fazer torta de liquidificador, não a de massa folheada, que é difícil porque eu já tentei (risos). Mais risoto, massa, peixe. Não sei variar tanto, mas hoje tudo tem na internet. É só pegar. Aprendi risoto e massa na Itália, mas é só usar a criatividade para mexer nas receitas. Eu acho que, para isso, tenho criatividade. Não como meu pai. Às vezes não tem nada na geladeira, ele pega e faz algo bem gostoso – disse a jogadora, que esteve em quadra na derrota para o Sesi-SP, pelo Campeonato Paulista, na noite anterior.

Ao lado, Luizomar apenas observava. “A Sheilla está mostrando muito talento”, se brincou. No máximo, misturava os ingredientes no liquidificador. Era Sheilla quem comandava as ações. No fim, aprovou as receitas.

- Foi muito fácil. Já mandaram as receitas antes, estudei um pouco (risos). Ficaram bem gostosos. O suco também – disse.


Sheilla cozinha vôlei (Foto: João Pires/FotoJump/Divulgação) 
Sheilla recebe dicas de cozinheira (Foto: João Pires/FotoJump/Divulgação)
 
Sheilla não foge da cozinha em casa. Costuma dividir com o marido, Brenno Blassioli, ex-jogador de basquete e atual assistente técnico do Pinheiros, a função de preparar as refeições do casal. “Ele faz, eu faço. Ele sabe fazer algumas coisinhas, morou sozinho um tempo na Itália”. Depois de anos sem se interessar por culinária, agora gosta de se arriscar mais.

sheilla luizomar volei evento molico (Foto: João Pires/FotoJump/Divulgação ) 
Sheilla e Luizomar experimentam as comidas
(Foto: João Pires/FotoJump/Divulgação )
 
- Depois de velha, comecei a me interessar mais. Antes, nem queria saber. Nem com meu pai, nem minha avó. Hoje me interesso muito mais – afirmou.

O mais importante, porém, era o combate à doença. Todas as receitas levavam leite, fonte de cálcio e importante na luta contra a osteoporose.

- A prevenção começa desde neném. Todo mundo tem de prevenir desde bem novinho. Como atletas, podemos passar coisas desde pequeno. Minha avó tem osteoporose, minha tia também teve. Então, é muito importante.

Luizomar concorda. Para o treinador, o atleta é importante na tentativa de informar a população de medidas importantes no combate à doença.

- O esporte é uma ferramenta infinita de informações. Além da disciplina, do cuidado. Atletas são importantes, milhares de seguidores. E estão engajadas em, além de fazer o que sabem,  passar essa lição.


sheilla luizomar volei evento molico (Foto: João Pires/FotoJump/Divulgação ) 
Sheilla e Luizomar ficaram satisfeitos com resultado
(Foto: João Pires/FotoJump/Divulgação )
 
FONTE:

No reencontro com algoz, Diego Tardelli evita um clima de revanche

Atacante do Atlético-MG só quer que time se mantenha entre os primeiros

Por Belo Horizonte

Bruno Chiari; Diego Tardelli; Cidade do Galo; treino (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG) 
Tardelli descarta clima de revanche nesta quarta
(Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)
 
O Atlético-MG, nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), enfrentará o Atlético-PR, algoz dos alvinegros nesta temporada. Afinal, foi o único que conseguiu vencer o Galo no novo estádio Independência, ao colocar abaixo uma escrita que perdurou por mais de um ano. O Furacão contrariou a escrita das equipes que caíram no Horto, mas o fato ficou no passado. Pelo menos foi o que garantiu o atacante Diego Tardelli, que afastou qualquer clima de revanche para o reencontro no Dorival Britto.

- Revanche não. A responsabilidade é mais do Atlético-PR. Eles é que estão no G-4, que brigam por uma vaga na Libertadores. Não penso em clima de revanche. Vai ser um jogo difícil, porque é uma equipe que tem se mantido lá em cima. Vai ser um grande jogo, para aguentar a pressão, pois o time deles está empolgado. Tem tudo para ser mais um bom jogo.

No encontro desta quarta-feira, a situação pode ser complicada para o Galo. Principalmente por conta dos desfalques. Se não bastasse o bom momento do Furacão, o Galo viajou ao Paraná com dez ausências, sendo seis jogadores considerados titulares (Victor, Leonardo Silva, Réver, Ricahrlyson, Pierre, Ronaldinho Gaúcho e Jô). Até por conta disso, Tardelli considera um empate um bom resultado, pois permitirá o Atlético-MG se mantenha na briga na parte de cima da tabela.
- Esse é o objetivo. Sempre foi. Ter uma tranquilidade no Brasileiro, chegar a uma pontuação que nos deixe tranquilos, para ter um tempo de treinamento até o Mundial. Agora é arrancar um empatezinho fora e, em casa, vencer. Se der brecha, vamos chegar entre os primeiros. Isso valoriza nosso trabalho. Acho interessante manter esse nosso nível.

Veja os vídeos do Atlético-MG

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/10/no-reencontro-com-algoz-diego-tardelli-evita-um-clima-de-revanche.html

Sem Dani Lins, Sesi-SP bate Osasco de virada e segue invicto no Paulista

Com Carol Albuquerque como levantadora titular, equipe comandada por Talmo de Oliveira mostra força ao derrotar atual campeão do Estadual

Por São Paulo

Um duelo de invictos, com seis campeãs olímpicas em quadra, marcou a partida desta segunda-feira do Campeonato Paulista, pela quarta rodada da primeira fase. Após perder o set inicial, o Sesi-SP conseguiu impor uma incrível reação e atropelou o Osasco no ginásio da Vila Leopoldina. Sem Dani Lins, que ficará cinco semanas fora das quadras para tratar uma lesão, o time comandado por Talmo de Oliveira venceu o confronto por 3 sets a 1 (20/22, 21/15, 21/19 e 21/13) e manteve sua invencibilidade no torneio.

- Eu acho que o diferencial foi a atitude do grupo. A gente vibrou, ficou alegre e todo mundo se ajudou. É uma vitória em cima do Osasco, então temos que comemorar bastante. Tenho que me cuidar agora, porque sou a única levantadora do time enquanto a Dani estiver se recuperando, mas tenho certeza que o grupo vai se unir cada vez mais para manter esse ritmo nas próximas partidas - comemorou Carol Albuquerque.

A vitória sobre o Osasco teve sabor especial por causa do retrospecto recente entre as duas equipes. No Estadual de 2012, o atual campeão paulista derrotou o Sesi-SP nas duas vezes em que as equipes se enfrentaram nas quadras. O triunfo desta segunda-feira também injeta ânimo novo na equipe, abalada após a estreia irregular na Superliga 2013/14, quando o grupo de Talmo de Oliveira perdeu para o São Caetano por 3 sets a 2.

Pelo Paulista, Sesi-SP e Osasco voltam às quadras já nesta quarta-feira. A equipe da capital viaja a Campinas para enfrentar o time treinado por Zé Roberto Guimarães, enquanto o Osasco vai a São Caetano para jogar contra a equipe da casa. Ao todo, oito times disputam a competição, que é transmitida ao vivo pelo SporTV.

Titular no lugar de Dani Lins, Carol Albuquerque foi o grande destaque da partida (Foto: Divulgação/Sesi-SP) 
Titular no lugar de Dani Lins, Carol Albuquerque
foi o grande destaque da partida (Foto: Divulgação/Sesi-SP)
 
O jogo
O clássico paulista começou pautado no equilíbrio. Disputado ponto a ponto, o primeiro set foi decidido pelo bloqueio exemplar do Osasco. O paredão comandado pela central Thaísa conseguiu impedir um set point do Sesi-SP, que sofreu com alguns erros no saque. No momento crucial do set, o time comandado pelo técnico Luizomar de Moura soube aproveitar a chance de virar o jogo para sair na frente do placar por 22 a 20.

Apesar da atuação inspirada de Sheilla no segundo set, o Osasco cometeu muitos erros de ataque e precisou compensar as falhas com as incríveis defesas da bicampeã olímpica. Mas o Sesi-SP não se deixou abater e aperfeiçoou o saque para abrir uma boa frente de pontos. Trunfo da equipe, Carol Albuquerque articulou jogadas certeiras, e a equipe do técnico Talmo de Oliveira aproveitou o “apagão” do Osasco para fechar a parcial por 21 a 15.

Vôlei Luizomar , SESI-SP x MOLICO/Osasco - Paulista 2013 (Foto: João Pires / FotoJump / Divulgação) 
O Osasco de Luizomar de Moura perdeu para
o Osasco de Talmo de Oliveira (João Pires/FotoJump)
 
O terceiro set resgatou o equilíbrio que marcou o início da partida. O Sesi-SP conseguiu sair na frente, mas desta vez foi seguido de perto pelo adversário. O Osasco continuou cometendo muitos erros de saque, e se apoiou na agressividade de Thaísa para assumir a frente do placar. Mas o time de Talmo de Oliveira manteve o ritmo aguerrido, reverteu a vantagem e contou com uma pancada arrasadora de Pri Daroit para vencer por 21 a 19.

Empolgado, o Sesi-SP conseguiu corrigir os problemas no bloqueio com atuação inspirada da central Bárbara e aproveitou os vacilos da defesa rival para disparar na frente do placar. Para piorar a situação do Osasco, Sheilla, Thaísa e Fabíola não conseguiram manter o alto nível mostrado no início do jogo. A eficácia de Carol Albuquerque e a força do ataque de Ivna sustentaram a ampla vantagem da equipe, que decidiu o duelo por 21 a 13.

Lesionados, pendurados e suspensos da 29ª rodada do Brasileirão

Entre os líderes, Grêmio e Botafogo tentam superar falta de convocados. Mal na tabela, Flu, Vasco e São Paulo também tem baixas importantes

Por Rio de Janeiro

Kleber jogo Fluminense e Grêmio (Foto: Fernando Cazaes / Photocamera) 
Kleber tomou cartão amarelo contra o Flu e não pega
o Corinthians (Foto: Fernando Cazaes/Photocamera)
 
O Campeonato Brasileiro chega a sua 29ª rodada com disputas acirradas pelo G-4 e, principalmente, para ver quem escapa do rebaixamento. Agora, cada detalhe pode fazer muita diferença no final, caso, por exemplo, de times que sofrem com desfalques. Por isso, vale ficar ligado na lista de lesionados, suspensos e também de convocados para seleções nacionais que ficam de fora dos jogos deste meio de semana. A rodada começa às 19h30 desta quarta-feira, com Cruzeiro x Fluminense e Santos x Internacional. E  você que joga o Cartola FC já sabe: é preciso escalar sua equipe até duas horas antes de a bola rolar. Portanto, não se esqueça de que o mercado do fantasy game será fechado às 17h30m (de Brasília).

Um dos times mais castigados por suspensões, lesões e convocações é o Atlético-MG. O Galo, que já não tem grandes ambições no campeonato, enfrenta o quarto colocado Atlético-PR sem seis titulares: Jô e o goleiro Victor, que jogaram nesta terça-feira pela Seleção Brasileira, os zagueiros Leonardo Silva (cumpre suspensão) e Réver (está machucado), além do volante Pierre, que juntou-se a Ronaldinho Gaúcho e outros cinco atletas no departartamento médico. O time paranaense, por sua vez, só terá de repor a ausência de Luiz Alberto, zagueiro titular, e de dois reservas: Dellattorre e William Rocha.

Já Botafogo e Grêmio, imediatamente acima do Furacão na classificação, têm mais problemas. O Alvinegro, vice-líder, ainda tem esperanças de contar com o meia uruguaio Lodeiro, cuja seleção atuou na noite desta terça-feira. Mas deve atuar contra o Vitória sem o goleiro Jefferson, além dos ainda lesionados Gabriel, Elias e Lucas. O adversário, Vitória, tem baixas como o zagueiro Kadu e o volante Michel, mas conta com o retorno de Escudero. No Grêmio, Renato Gaúcho também perdeu dois convocados para o duelo contra o Corinthians: o paraguaio Riveros e o chileno Vargas. Kleber, suspenso, também não joga. Dida está relacionado, mas ainda é dúvida por conta de sua recente lesão no cotovelo.

No bom duelo entre Santos e Internacional, que pode dar novo fôlego a uma das equipes na esperança de chegar ao G-4, o Colorado sofre mais. Não terá Fabrício, Otávio, Ygor e Forlán, entre outros. Já o Peixe amarga a falta de Cicinho e Leandrinho, suspenso, e Mena, convocado para a seleção chilena.

coritiba treino victor ferraz (Foto: Divulgação/site oficial do Coritiba Foot Ball Club) 
Victor Ferraz foi vetado, mas Coxa tem Alex de volta
(Foto: Divulgação/site do Coritiba Foot Ball Club)
 
Quando o assunto é a briga na parte inferior da tabela de classificação, a maioria tem poucos desfalques, casos de Flamengo e Bahia, que se enfrentam no Maracanã praticamente inteiros. Criciúma e Portuguesa também duelam de forma equilibrada, quando aos desfalques. O Tigre só não terá Sueliton e mantém Morais como dúvida, enquanto a Lusa vê Valdomiro cumprir suspensão e ainda tem Diogo e alguns reservas de fora por lesão. Já em Ponte Preta x Coritiba, o Coxa comemora a presença de Alex, mas não terá seu lateral-direito Victor Ferraz; e a Macaca não tem o zagueiro titular Ferron, além de três reservas.

Por fim, os Tricores paulista e carioca e também o Vasco, trio que também anda ameaçado, têm baixas significativas. O São Paulo segue sem Luis Fabiano e Antônio Carlos contra um Náutico levemente remendado (o volante Derley deve ser improvisado como lateral-direito). Já o Fluminense não tem Diego Cavalieri, entre outros que já vinham de fora, como Fred e Carlinhos, para pegar um Cruzeiro quase intacto (de titular, apenas o zagueiro Dedé não joga). E o Vasco não terá, contra o Goiás, o convocado peruano Yotún, o machucado Dakson, além de várias opções de ataque como Willie, Edmílson e Tenório.

Info - Suspensos e Lesionados 15/10 (Foto: Editoria de Arte)
  
FONT:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/10/lesionados-pendurados-e-suspensos-da-29-rodada-do-brasileirao.html

futebol italiano - 'Vocês falam mal de mim, e faço gols', diz Balotelli, após marcar em empate

Atacante fala pouco após duelo contra a Armênia e escancara crise com a imprensa

Por Nápoles, Itália

O clima entre Mario Balotelli e a imprensa italiana não anda dos melhores. Após marcar um gol no empate em 2 a 2 com a Armênia nesta terça-feira, na despedida da Azzurra das eliminatórias, ele passou pelos jornalistas que o tentavam entrevistar com cara de poucos amigos e, sem dar muito papo, avisou.

- Vocês falam mal de mim, e eu faço gols - resumiu o atacante do Milan, pouco após o apito final do duelo em Nápoles.

Balotelli rossi italia x armenia (Foto: Reuters) 
Balotelli não dá muito papo para a imprensa italiana após marcar no empate
com a Armênia (Foto: Reuters)
 
O recado aconteceu dois dias após o atacante agredir um repórter. Após deixar Florença de trem com destino a Nápoles no último domingo, o atacante, primeiramente, deu um tapa no cinegrafista. Segundos depois, ele virou-se e tentou derrubar a câmera no chão (veja o vídeo aqui). 

Também no domingo, Balotelli demonstrou irritação via Twitter ao publicar a foto de uma reportagem da “Gazzetta dello Sport” que dizia que, apesar de doente (o jogador desfalcou a Itália sexta-feira por conta de uma gripe), o atacante jogaria em Nápoles como uma forma de simbolizar a briga contra a máfia local.

- Isso é o que vocês dizem. Estou indo porque futebol é maravilhoso e todos devem jogar onde quiserem. Além disso, há um jogo – escreveu o jogador do Milan na rede social.


Por conta dessa polêmica no Twitter, o técnico da Itália, Cesare Prandelli, avisou que vai proibir o acesso às redes sociais aos jogadores durante a Copa do Mundo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-italiano/noticia/2013/10/voces-falam-mal-de-mim-e-faco-gols-diz-balotelli-apos-marcar-em-empate.html

Antiga multa pela venda de Bebeto atrasa assinatura entre Vasco e Caixa

Clube negocia com Banco Central por procedimento considerado irregular de divisas na transferência do ex-jogador para a Espanha em 1992

Por Rio de Janeiro

Depois de superar um obstáculo que parecia quase intrasponível - ao conseguir as certidões negativas com efeito de positivas na última semana -, o Vasco ainda tem mais uma etapa para cumprir antes de finalmente assinar o contrato de um ano com a Caixa Econômica Federal. A diretoria do clube negocia desde o início da semana em Brasília com o Banco Central uma forma para parcelar o pagamento da multa relativa à transferência de 1992 de Bebeto para o La Coruña, da Espanha. No início dos anos 2000, o Vasco e outros nove clubes brasileiros foram punidos e condenados por transações consideradas irregulares na ordem cambial do país. A pendência vale como Dívida Ativa da União, por isso vira um novo impedimento para o Vasco receber da Caixa os R$ 15 milhões do patrocínio.

Bebeto jogando pelo Vasco em 1989 (Foto: Arquivo / Ag. Estado) 
Campeão brasileiro em 1989 pelo Vasco, Bebeto foi vendido em 1992
(Foto: Arquivo / Ag. Estado)
 
O caso vascaíno foi novamente abordado nesta terça-feira, durante audiência pública na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, em Brasília. O presidente Roberto Dinamite e os diretores Cristiano Koehler e Gustavo Pinheiro estiveram em Brasília e participaram da reunião no Congresso que promoveu discussão a respeito do parcelamento dos débitos fiscais e tributários dos clubes brasileiros. O departamento jurídico espera resolver o assunto até o fim da semana, já com a solução a tempo de firmar o contrato com a Caixa. O Cadin (Cadastro Informativo de Crédito), do Banco Central, cobra a dívida vascaína para regularizar de vez as obrigações do clube - ao menos por enquanto.

Em 1992, o Vasco vendeu Bebeto por US$ 2,5 milhões para o La Coruña, porém, somente US$ 1,35 milhão entrou pelo Banco Central brasileiro. No início dos anos 2000, o Vasco foi condenado a pagar cerca de R$ 3 milhões de multa pelo caso, que tramita no judiciário desde aquela época. Para assinar com a Eletrobrás, em 2009, o clube passou pelo mesmo aperto, mas ofereceu o estádio de São Januário como garantia de execução fiscal. Desta vez, o Vasco deve oferecer parte do próprio contrato com a Caixa para a liberação da pendência.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2013/10/antiga-multa-pela-venda-de-bebeto-atrasa-assinatura-entre-vasco-e-caixa.html

Piores ataques do returno, Grêmio e Corinthians duelam na Arena

Pouco efetivos no setor ofensivo, equipes medem forças por objetivos distintos. Corinthians faz seu primeiro jogo no novo estádio adversário

Por Porto Alegre

Barcos e Emerson Grêmio x Corinthians (Foto: Montagem sobre foto de Divulgação) 
Barcos e Sheik são as esperanças de gol
(Foto: Montagem sobre foto de Divulgação)
 
Fazer gols não vem sendo o forte de Grêmio e Corinthians no returno do Campeonato Brasileiro. Enquanto o Tricolor balançou as redes oito vezes, o Timão marcou em apenas três oportunidades – estatísticas que colocam gaúchos e paulistas como os dois piores no quesito na segunda metade da competição nacional. Por objetivos distintos, mas com a mesma necessidade urgente de vencer, as equipes medem forças nesta quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), na Arena do Grêmio, pela 29ª rodada do torneio. Um duelo que pode prometer tudo, menos gols.

Os resultados recentes do Corinthians deixam claro que o setor ofensivo não vem sendo o forte da equipe. Nas últimas três rodadas, três empates sem gols, contra Atlético-MG, Atlético-PR e São Paulo. Com isso, o time já encontra mais perto da zona do rebaixamento (cinco pontos) do que do G-4 (11).

Já o Grêmio tenta aproveitar a partida em casa para continuar sonhando com o título brasileiro. No último jogo na Arena, a equipe gaúcha vacilou e perdeu para o Criciúma. Com dois tropeços consecutivos do líder Cruzeiro, chegar à ponta tornou-se novamente palpável para o time comandado por Renato Portaluppi. Hoje, a distância do Tricolor para os mineiros é de dez pontos.
Separados por focos distintos no Campeonato Brasileiro, Grêmio e Corinthians fazem uma espécie de “aquecimento” para o duelo daqui a exatamente a uma semana, também na Arena. Nesta quarta, será a estreia do Timão no novo estádio adversário, finalizado no ano passado. Gaúchos e paulistas também se enfrentarão para definir quem avança à semifinal da Copa do Brasil. No jogo de ida, no Pacaembu, empate sem gols.

A TV Globo transmite a partida para as regiões Sul (menos Porto Alegre) e Centro-Oeste, e também para os estados de SP, PE, MA e TO. O PremiereFC 1 exibe o jogo para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir das 21h20m.

header as escalações 2
Grêmio: com dúvida em três setores no time, Renato prega pelo mistério. No gol, Dida está recuperado de lesão no cotovelo esquerdo, mas ainda não tem presença garantida. No meio, a tendência é de que Adriano substitua Riveros, a serviço da seleção paraguaia. E para a vaga de Kleber, suspenso, as opções são Paulinho, Elano, Zé Roberto e Maxi Rodríguez. A escalação provável: Marcelo Grohe (Dida); Werley, Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza, Adriano, Ramiro e Alex Telles; Paulinho (Elano, Zé Roberto ou Maxi Rodríguez) e Barcos.
Corinthians: ainda em busca de uma formação que melhore a produção ofensiva da equipe, o técnico Tite lançou uma surpresa no setor de armação. Diego Macedo, lateral de origem, foi escalado pelo lado direito do meio-campo. Cléber substitui Paulo André, desgastado, na defesa, enquanto Igor volta a ganhar chance do lado esquerdo. O Timão começa o jogo com a seguinte formação: Cássio; Edenílson, Cléber, Gil e Igor; Ralf e Guilherme; Diego Macedo, Douglas e Romarinho; Emerson.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Grêmio: Riveros, servindo a seleção do Paraguai, e Vargas, convocado pelo Chile. Kleber está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Corinthians: o lateral Fábio Santos (recuperação de cirurgia), o zagueiro Paulo André (desgaste físico), os atacantes Alexandre Pato (com a seleção brasileira) e Paolo Guerrero (lesão no pé esquerdo), além do meia Renato Augusto e do lateral Guilherme Andrade (readquirindo o condicionamento físico).

header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Grêmio: Saimon, Vargas e Zé Roberto.

Corinthians: : Alessandro, Edenilson, Felipe, Gil e Romarinho.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Sandro Meira Ricci (Fifa/PE) apita o jogo, auxiliado por Kleber Lucio Gil (SC) e Clóvis Amaral da Silva (PE). O árbitro trabalhou em nove partidas neste Brasileiro, inclusive Criciúma x Corinthians, na 11ª rodada. Sandro Ricci aplicou 5,6 cartões amarelos em média e três vermelhos (média de 0,3). Ainda marcou média de 37,9 faltas por jogo e assinalou quatro pênaltis (média de 0,4). O campeonato tem média de 4,4 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34,8 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.

header_estatisticas (Foto: arte esporte)

Grêmio: os gaúchos têm a segunda melhor defesa do Brasileiro, com 24 gols sofridos, graças ao esquema mais defensivo (3-5-2) que vêm adotando. No entanto, talvez nem precisem se defender tanto, pois levaram apenas 11 gols em 14 jogos como mandante. Diante dos times paulistas, apresentam bom retrospecto: em sete confrontos, são três vitórias, três empates e só uma derrota, justamente para o Timão, por 2 a 0, no Pacaembu.

Corinthians: foram três resultados de 0 a 0 seguidos e, não por acaso, os 13 empates no total diagnosticam o Timão como vítima maior da "empatite". O ataque marcou dois gols nos últimos cinco jogos, mas a defesa continua ajustada, com apenas 17 gols sofridos. Fora de casa, precisa melhorar seu aproveitamento, atualmente de apenas 31%. Se transpor a defesa do Grêmio tem sido difícil, com uma média alta de passes errados (32,29 por jogo) construir jogadas demandará ainda mais esforços.

header_na_historia (Foto: arte esporte)
Na 10ª rodada do Brasileirão de 2009, o Grêmio não tomou conhecimento do Corinthians, de Ronaldo Fenômeno, e venceu por 3 a 0, no estádio Olímpico, em Porto Alegre. Os gols do time gaúcho foram marcados por Rafael Marques, Jonas e Alex Mineiro. O Timão tentou reagir, mas teve o zagueiro Jean expulso.
  
Veja a ficha do jogo na Futpédia.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/10/piores-ataques-do-returno-gremio-e-corinthians-duelam-na-arena.html

Dilma sanciona MP 620, e dirigentes reclamam de mandato mais curto

Coaracy Nunes diz que medida é 'muito ruim' e dirigentes da canoagem e da esgrima defendem período de gestão de 12 anos, como no COI

Por Rio de Janeiro

Sancionada pela presidenta Dilma Rousseff nesta terça-feira, após ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, a MP 620 passará a valer daqui a seis meses. A partir de abril de 2014, entidades esportivas deverão se adequar para receber recursos públicos. Mandato de dirigentes e presidentes serão limitados a no máximo oito anos, com direito a uma reeleição na metade do período. Atletas terão direito a voto e à participação na direção das entidades, assim como acesso a documentos relativos à prestação de contas, que deverão ser divulgados em meios eletrônicos.  

O GLOBOESPORTE.COM repercutiu a MP 620 com alguns presidentes e ex-presidentes de confederações. Na questão do limite de mandato há os declaradamente contrários, como Coaracy Nunes, desde 1988 à frente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Há os que entendem as “mudanças da sociedade”, como Roberto Gesta, que no semestre passado deixou o comando do atletismo brasileiro após 26 anos. E por fim há os que aceitem o limite, mas gostariam que o tempo máximo se estendesse a 12 anos, como no Comitê Olímpico Internacional, para haver mais tempo para projeção internacional. Casos de João Tomasini Schwertner, presidente e fundador da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) desde 1989, e Gerly dos Santos, desde 2009 no comando da esgrima do país.


Coaracy Nunes vistoria Julio Delamare natação parque aquático (Foto: Leo Velasco) 
Coaracy é contra a limitação de mandatos:
'Se não tivesse 20 anos de CBDA não teria feito nada'  (Foto: Leo Velasco)
 
De 1993 a 2013, os Correios investiram R$ 158 milhões na CBDA. No último contrato assinado, de novembro do ano passado até outubro de 2014 serão R$ 46 milhões. Na Lei Agnelo/Piva mais recente foram R$ 3,5 milhões. Coaracy acredita que presidentes ruins são retirados do cargo. E que se ele não estivesse há tanto tempo no poder "não teria feito nada".

- Acho que limitar o mandato é muito ruim. Se eu não tivesse 20 anos de CBDA não teríamos campeonato mundial de piscina curta em Copacabana e 10 medalhas no último mundial de esportes aquáticos. O Brasil nunca ganhou tantas medalhas em mundiais! O presidente de confederação que não é bom é naturalmente expurgado do cargo. Muitos poucos se reelegem. A CBDA talvez tenha sido uma das três confederações mais exitosas do Brasil. O Ary Graça é um presidente maravilhoso. Só saiu porque foi ser presidente da Federação Internacional de Voleibol. Vou sair porque estou cansado, já trabalhei muito. Nunca ganhei um tostão no cargo. Só estou aqui porque quero. A maior loucura da minha vida foi ser presidente da CBDA.
Essa lei generaliza os cartolas. Não sou corrupto, nem ladrão. Minha imagem deve ser preservada."
 
Gerly dos Santos - presidente da
Confederação Brasileira de Esgrima
 
A Confederação Brasileira de Canoagem começou as atividades em um cômodo da casa de João Tomasini. Hoje, ocupa um andar de um prédio no centro de Curitiba. O presidente-fundador lida com uma verba anual de R$ 6,2 milhões do BNDES e R$ 2,6 milhões da Lei Agnelo/Piva. Diz que tentou abrir a participação de atletas, treinadores e árbitros nas decisões da entidade, mas a assembleia foi contra.

Mesmo favorável à limitação do mandato, Gerly dos Santos cita o vôlei e o judô como esportes que se desenvolvem com presidentes longevos. O comandante da esgrima no país lamenta que as confederações não tenham sido ouvidas e que a mudança da lei tenha sido elaborada por "cinco ou seis atletas", citando a  associação Atletas Pelo Brasil, grupo liderado por Ana Moser e Raí que vem lutando por mudanças no esporte no país.

- Essa lei generaliza os cartolas. Não sou corrupto, nem ladrão. Minha imagem deve ser preservada. A forma como a lei foi feita pode possibilitar questionamentos jurídicos. Não sei se a lei foi feita no calor do momento. Se o dirigente for mal intencionado, não adianta se ele ficar um, dois ou 20 anos, ele vai roubar. Essas medidas não foram conversadas entre as confederações. Foram baseadas na opinião de cinco ou seis atletas. Mas sou favorável. Acho que democracia do momento pede isso. O rodízio é benéfico para o próprio esporte. Hoje não temos uma política de esporte de base. Só agora o Ministério do Esporte está trabalhando em cima disso. No Brasil a formação de atleta está baseada em clube - disse o dirigente, que este ano trabalha com uma verba anual de R$ 3 milhões - metade da Petrobras e metade da Lei Agnelo/Piva.


Roberto Gesta (Foto: Márcio Melo/Divulgação) 
Roberto Gesta: reeleição ilimitada e depois limitada
em sua gestão (Foto: Márcio Melo/Divulgação)
 
Dirigente empregava parentes
Quando Roberto Gesta assumiu a Confederação Brasileira de Atletismo havia uma limitação de dois mandatos de três anos. Com a Constituição promulgada um ano depois, em 1988, o período ficou a critério de cada entidades. Eram tempos de patrocínios magros, como lembra o ex-dirigente.

- A sociedade é dinâmica. As confederações têm que se adaptar ao tempo. Quando eu comecei era difícil conseguir patrocínio. E foi assim que eu dirigi a entidade. Eu fui oposição e nunca tive oposição. De lá para cá houve um clamor para a limitação de mandatos. Eu impus essa condição na CBAt há quatro anos. Eu não poderia me candidatar novamente. A CBAt abriu votos para atletas, clubes e federações estaduais.

Criticado por empregar parentes, o que passa a ser proibido com a MP 620, Gesta alega que nas entidades esportivas os cargos de direção não são remunerados.

- Dificilmente você encontra pessoas que queiram trabalhar de graça. Trabalho junto com a minha mulher há 20 anos, então isso é trabalho voluntário. Nas entidades estaduais são todos amigos que trabalham. Trabalhava muito duro na Confederação. Mas acho que o profissionalismo deve permear as atividades. Saí da CBAt com o sentimento de dever cumprido. Tem que ter credibilidade para deixar um recurso de R$ 22 milhões para o seu sucessor, como eu fiz - disse o ex-dirigente, citando o valor anual da renovação de contrato com a Caixa Econômica Federal até 2016. Pela Lei Agnelo/Piva, foram repassados R$ 3,5 milhões para o atletismo.


Carlos Nuzman  Congresso Nacional Olimpíadas (Foto: Laycer Tomaz / Agência Câmara) 
Nuzman: ano passado ele defendeu o tempo de
seu mandato (Foto:Laycer Tomaz/Agência Câmara)
 
Procurado pela reportagem, o Comitê Olímpco Brasileiro disse que só vai se pronunciar a respeito da MP 620 após a aprovação da presidenta Dilma. Carlos Arthur Nuzman dirige a entidade desde 1995 e é possível que tente nova reeleição em 2017. Ano passado, em uma audiência pública justamente sobre o assunto, em Brasília, o dirigente defendeu o período do seu mandato.

- A maioria dos países não têm limitação. E é através da experiência das pessoas dirigindo entidades que se conquistam a experiência e a possibilidade de ajudar e melhorar. A conquista dos Jogos Olímpicos tem uma história de tempo. Os meus antecessores ficaram muito mais tempo que eu e conquistaram, somados, menos medalhas do que a minha administração e não trouxeram nenhuma organização nem a realização de nenhum evento para o Brasil.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2013/10/dilma-sanciona-mp-620-e-dirigentes-reclamam-de-mandato-mais-curto.html

Hamilton aposta que Vettel vencerá as 4 últimas corridas: 'Ponho dinheiro'

Inglês não crê que vencerá novamente neste ano. Ele conta que Mercedes parou de desenvolver carro e diz que RBR seguirá 'longo caminho à frente'

Por Londres, Inglaterra

Com as mãos no tetra, Sebasitan Vettel (RBR) vem de cinco vitórias consecutivas na temporada. Para seu rival Lewis Hamilton (Mercedes), a soberania do alemão se estenderá até o fim do campeonato, com mais quatro triunfos.

- Se ele não tiver nenhum problema de confiabilidade, eu estou disposto a botar dinheiro nisso – brincou o piloto em entrevista a repórteres britânicos.

Caso Vettel vença as próximas corridas, baterá o recorde de sete triunfos  consecutivas, que pertence a Alberto Ascari (Bélgica/1952 a Argentina/1953) e Michael Schumacher (Europa/2004 a Hungria/2004). Além disso, igualará outra marca do compatriota heptacampeão, a de vitórias em um mesmo ano. Schumi venceu 13 corridas na temporada de 2004.

Lewis Hamilton e Sebastian Vettel após treino classificatório na Bélgica (Foto: Reprodução) 
Após marcar pole na Bélgica, Lewis Hamilton
mexe com Sebastian Vettel (Foto: Reprodução)
 
Hamilton, que venceu o GP da Hungria deste ano, não acredita que possa repetir o feito ainda em 2013. Ele explica que seu pessimismo deve-se ao fato de a Mercedes ter parado de desenvolver o carro, já de olho na temporada de 2014, quando haverá uma grande mudança no regulamento técnico da categoria, com a substituição dos atuais motores V8 pelos V6 turbo. Segundo o inglês, a briga de sua escuderia é com a Ferrari pelo vice-campeonato de equipes. O time de Maranello possui 297 pontos, dez a mais que a Mercedes. A RBR lidera com 445.

- Nós paramos de desenvolver o carro de 2013 e a RBR continua um longo caminho à frente. Não vai acontecer (uma vitória), mas podemos conquistar sólidos pontos e acho que podemos voltar ao pódio. Acho que podemos recuperar o segundo lugar no Mundial de Construtores.

Fernando Alonso à frente de Lewis Hamilton durante GP da Bélgica (Foto: Getty Images) 
Para Hamilton, briga da Mercedes em 2013 será
para superar Ferrari de Alonso (Foto: Getty Images)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/10/hamilton-aposta-que-vettel-vencera-4-ultimas-corridas-ponho-dinheiro.html

Técnico de Cigano não vê Velásquez resistente a golpes: 'Ponto fraco dele'

Luiz Dórea diz que problemas particulares prejudicaram pupilo na segunda luta contra Cain e critica Daniel Cormier por comentários: 'Ética ele não tem'

 Por Direto de Houston, EUA

Junior Cigano liquidou Cain Velásquez com pouco mais de um minuto na primeira luta entre eles, mostrando grande poder de nocaute. Na segunda, o americano dominou o brasileiro por cinco rounds e o castigou com duros golpes, mas não conseguiu nocautear. Para Luiz Dórea, que apareceu no cenário nacional quando era o técnico do pugilista Acelino "Popó" Freitas e há anos é o treinador principal de Cigano, é nessa área que está a grande diferença entre os adversários. O especialista em boxe acredita que seu pupilo é muito superior ao rival na resistência a pancadas:

- Acho que aí está o ponto fraco do Velásquez: assimilação. Ele busca a luta muito forte, mas não suporta golpe, não tem esse poder. Contra o (Cheick) Kongo (no UFC 99, em 2009) ele caía, levantava e ia nas pernas. Kongo, em vez de sair e continuar golpeando, buscava o clinch, aí dava tempo para o Velásquez se recuperar. Cigano, quando der um golpe duro, tem que acabar com a luta. Tem que farejar o nocaute. Tudo que a gente faz é em busca do nocaute. O Cigano sabe nocautear, não se afoba. O Cain é um grande atleta, mas o ponto fraco dele, com todo respeito, é a assimilação de golpes realmente. Ele não provou que suporta isso - disse em entrevista ao Combate.com no hotel onde os lutadores estão hospedados.

Luiz Dórea UFC  (Foto: Evelyn Rodrigues) 
Ex-treinador de Popó, Luiz Dórea é o mestre de Junior Cigano
(Foto: Evelyn Rodrigues)
 
Cigano e Velásquez vão se enfrentar pela terceira vez no UFC 166, em Houston (EUA), na noite deste sábado. A derrota do ex-campeão no fim do ano passado, na opinião de Dórea, deveu-se em grande parte a problemas particulares, totalmente fora do octógono. E o revés serviu para mostrar ao mundo a força do queixo e o coração do pupilo, segundo o treinador:

Mesmo estando em sua melhor forma e no controle das ações, o Cain não conseguiu acabar a luta. Com todo respeito ao Cain, mas se a luta fosse ao contrário e o Cigano tivesse batido nele a metade daquilo, certamente a luta teria acabado, porque Ciganoé um pegador nato"
Luiz Dórea, treinador de Cigano
 
- Na primeira luta, Cigano nocauteou em um minuto. Na segunda o Cigano não entrou na luta. Ele sofreu golpes durante cinco rounds, sofreu várias quedas e se levantou em todas. Cigano é um atleta completo. Além de ser um grande nocauteador, é um grande assimilador também. Para isso não tem treinamento, nasce com o atleta. Quem aguenta aguenta, quem não aguenta... Não tem exercício para o queixo. Isso mostrou que, mesmo estando em sua melhor forma e no controle das ações, o Cain não conseguiu acabar a luta. Com todo respeito ao Cain, mas se a luta fosse ao contrário e o Cigano tivesse batido nele a metade daquilo, certamente a luta teria acabado. O aprendizado da derrota é muito grande. O que aconteceu com ele foi muito fora do ringue, a cabeça dele. Mas dois raios não caem no mesmo lugar. Ele aprendeu muito com isso e está muito mais maduro.

Questionado sobre quais problemas seriam esses, Dórea preferiu manter discrição. Mas sabe-se que, na época, Cigano estava em fase de separação da então esposa, Vilsana.

Cigano e Cain Velasquez , UFC 155 (Foto: Getty Images) 
Velásquez venceu Cigano no UFC 155 por decisão unânime
dos jurados (Foto: Getty Images)
 
- São problemas particulares que nós, lutadores, às vezes não conseguimos deixar embaixo do ringue e levamos para cima. No dia, está lá só o corpo, mas a mente está em outro lugar. Graças a Deus ele conseguiu ajeitar a vida dele, superou mais uma etapa. O foco agora é o título. Naquele momento ele tinha outras coisas na cabeça que tiravam a direção da luta. Agora não. Está tranquilo, focado, e a equipe está muito confiante.

Outro ponto que prejudicou Cigano, segundo o próprio lutador, foi o treino em excesso. Luiz Dórea contou que a equipe contratou um fisiologista para não deixar que isso se repita e disse que o peso-pesado agora está muito mais profissional:

Além de ser um grande nocauteador, (Cigano) é um grande assimilador também. Para isso não tem treinamento, nasce com o atleta. Quem aguenta aguenta, quem não aguenta... Não tem exercício para o queixo. Isso nasce com o atleta"
Luiz Dórea
 
- Em relação à equipe, contratamos um fisiologista para poder controlar a carga de treinamento dele. Nós vínhamos bem, e isso (overtraining) foi constatado pelos exames após a luta. De início a gente não sabia. Por isso hoje nós estamos muito mais amparados. Contratamos um fisiologista, que acompanha ele tanto de manhã quanto de tarde nos treinamentos, para ver o secar dele. E a gente distribuía a carga de treinos para evitar esse overtraining. Foi tudo um aprendizado. O esporte é uma evolução constante. Quando um atleta ou um treinador pensa que sabe tudo, isso é o início do fim dele. O Cigano investe muito nele. Com certeza nessa luta ele vai estar em melhor condição. Ele está muito mais profissional, com alimentação na hora certa, comendo tudo o que tem que comer, seguindo à risca o horário de repouso de tal hora a tal hora. Sempre foi um grande atleta, mas hoje está muito mais fortalecido profissionalmente.

Dórea recordou um golpe aplicado por Velásquez que balançou Cigano no início da segunda luta e o fez praticamente abandonar toda a estratégia de jogo que estava traçada. Para o técnico, o pupilo lutou o restante do combate no "automático":

- Quando começou a luta, o Cigano estava muito bem na defesa de quedas. O que faltava era contragolpear depois de se defender. Ele foi treinado para isso e naquele momento não fez. Então, achei que depois que falássamos com ele no córner, ele faria isso. Mas não voltou contragolpeando. Aí veio o golpe duro que ele levou na cabeça. Nesse golpe, o Cain ficou mais de um minuto nas costas dele socando. Quando ele foi para o córner, toda a parte técnica e tática acabou. Ali ele estava lutando para se recuperar do golpe. Lutou no automático durante três ou quatro rounds ali. "Não posso cair, não posso cair". Tanto que quando acabou a luta, ele me disse: "Professor, eu só vi o senhor falando para levantar a guarda". Eu já passei isso com outros atletas também, tenho 34 anos nisso aqui. Ele estava no automático. Isso mostra o coração dele. O Cain poderia ter acabado a luta, tinha o controle, mas não soube finalizar como Cigano. Cigano é um nocauteador, um finalizador. Naquele momento ai faltou "punch" mesmo, porque ele conectou muitos golpes. E o Cigano é muito resistente.

Luiz Dórea UFC  (Foto: Evelyn Rodrigues) 
Dórea concedeu entrevista no hotel onde o UFC está
hospedado em Houston (Foto: Evelyn Rodrigues)
 
A declaração de Daniel Cormier, parceiro de treinos de Velásquez e que vai enfrentar Roy Nelson no coevento principal do mesmo card, de que o amigo virá totalmente diferente e vai surpreender na terceira luta foi tratada como amadorismo por parte de Luiz Dórea:

- Da parte de Cormier isso é um jogo de palavras. Não muda nada. Isso é coisa de amador. Nós somos profissionais, e as coisas se decidem lá dentro. Nós temos que estar preparados para tudo. Existem táticas. O Cigano tem a nossa tática, e eles têm a deles. Alguém vai conseguir colocar a tática em jogo primeiro. Esse já sai na frente. Agora, essas mudanças aí... Só se o cara der salto mortal lá dentro (risos). Todo o resto faz parte do esporte. E estamos preparados para tudo. Cain é completo: soca, chuta, põe muito bem para baixo. Mas temos nossa linha. Queremos manter a luta dentro do nosso controle, e nosso controle é na trocação. Ali é onde estamos em casa.

São problemas particulares que nós, lutadores, às vezes não conseguimos deixar em baixo do ringue e levamos para cima. No dia, está lá só o corpo, mas a mente está em outro lugar. Graças a Deus ele (Cigano) conseguiu ajeitar a vida, superou mais uma etapa"
Luiz Dórea
 
O treinador também não gostou de ouvir que Cormier afirmou que a preparação de Cigano está errada e foi duro com o americano, dizendo que faltou ética a ele:

- Sem resposta. Primeiro que ele ainda é atleta, e não treinador. Se ele fosse treinador, teria mais ética e não se comportaria dessa forma. Acho ele um ótimo atleta, mas para ser treinador tem que mudar muito, porque pelo menos a ética ele já não tem. Quem é ele? Nós vamos seguir o que ele fala? Que ele continue sendo lutador, pois é um grande campeão e vai longe. Mas tem que rever os conceitos para quando quiser virar treinador.

O canal Combate transmite a pesagem do UFC 166 às 18h (de Brasília) desta sexta-feira e todas as lutas do evento a partir de 19h15m de sábado. O Combate.com também exibe a pesagem e acompanha todo o card em Tempo Real no sábado, além de transmitir o duelo entre Dustin Pague e Kyoji Horiguchi, pela categoria peso-galo (até 61kg), ao vivo.

UFC 166
19 de outubro de 2013, em Houston (EUA)
CARD PRINCIPAL


Cain Velásquez x Junior Cigano
Daniel Cormier x Roy Nelson
Gilbert Melendez x Diego Sanchez
Gabriel Napão x Shawn Jordan
John Dodson x Darrell Montague
CARD PRELIMINAR
Tim Boetsch x CB Dollaway
Nate Marquardt x Hector Lombard
Sarah Kaufman x Jessica Eye
George Sotiropoulos x KJ Noons
T.J. Waldburger x Adlan Amagov
Tony Ferguson x Mike Rio
Jeremy Larsen x Andre Fili
Dustin Pague x Kyoji Horiguchi


Banner Combate (Foto: Combate)
 
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/combate/noticia/2013/10/tecnico-de-cigano-nao-ve-velasquez-resistente-golpes-ponto-fraco-dele.html