terça-feira, 15 de outubro de 2013

Reservas realizam treino tático, e Bota fica na expectativa por Lodeiro

Comissão técnica alvinegra saberá nesta quarta-feira se o meia poderá encarar o Vitória. Nesta terça, ele defende o Uruguai nas Eliminatórias

Por Rio de Janeiro




oswaldo oliveira botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress)Oswaldo de Oliveira comandou treino tático dos
reservas nesta terça (Foto: Vitor Silva/SSPress)
Depois da segunda-feira de folga, os jogadores do Botafogo se reapresentaram na manhã desta terça. Os titulares fizeram apenas uma atividade de recuperação física na sala de musculação, enquanto os reservas foram para o campo e fizeram um treino tático em campo reduzido. O lateral-direito Lucas participou, mas, ainda em recuperação após cirurgia no tornozelo, não tem previsão de retorno confirmada.

Quem continua a ser uma incógnita para o jogo contra o Vitória, na quinta, é o meia Lodeiro. Ele está à disposição da seleção do Uruguai, que nesta terça, às 20h30m (de Brasília), encara a Argentina pelas Eliminatórias. Jefferson, que está com a seleção brasileira na China, tem a participação mais complicada por causa da longa viagem.

Gabriel e Elias, que se recuperam de problemas na coxa direita e esquerda, respectivamente, tampouco devem jogar. O volante foi a campo nesta terça, mas fez apenas um trabalho físico à parte, enquanto o atacante permaneceu em tratamento.

O Botafogo enfrenta o Vitória nesta quinta-feira, às 21h, em Salvador. O Glorioso é o segundo colocado do Campeonato Brasileiro com 49 pontos, dez a menos do que o líder Cruzeir

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/10/reservas-realizam-treino-tatico-e-bota-fica-na-expectativa-por-lodeiro.html

De virada, América-MG vence 'jogo de seis pontos' contra o Sport na Ilha

Coelho mantém bom retrospecto fora de casa e impõe a primeira
derrota do Leão sob o comando de Geninho na Ilha do Retiro

Por Recife

O América-MG venceu um jogo fundamental na luta pelo acesso à Série A. Na noite desta terça-feira, o Coelho bateu o Sport, de virada, na Ilha do Retiro, por 3 a 1. Com o resultado, o time mineiro descontou três pontos de diferença em relação ao Leão e encostou outra vez no G-4 da Série B, agora com 47 pontos, em 5º lugar, dois a menos que o Rubro-negro, ainda em 3º. O Avaí, 4º colocado, tem os mesmos 47.

Foi a primeira derrota do Sport na Ilha do Retiro sob o comando de Geninho, e a quarta vitória do América nos últimos cinco jogos fora de casa. Atuar longe de Belo Horizonte tem sido o refúgio do Coelho, que vinha de dois empates no Independência. Na próxima rodada, a 31ª, o América encara o Ceará, sexta-feira, em Fortaleza, enquanto o Leão visita a Chapecoense, sábado, em Chapecó.


Bady, duas vezes, e Elsinho marcaram os gols do Coelho. O meia brilhou na reta final da partida, com o seu primeiro gol apenas aos 34 minutos da segunda etapa. Na primeira, Marcos Aurélio abriu o placar para o Sport, antes de Elsinho deixar tudo igual. No primeiro turno, o América-MG já havia aprontado para cima do Leão. A goleada por 5 a 0 no Independência ainda é a maior da Série B.


Sport x América-MG; Elsinho (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
Elsinho festeja o primeiro gol do América, no fim do primeiro tempo (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
 
Primeiro tempo lá e cá
Quando Marcos Aurélio abriu o placar, aos 13 minutos, Neto Baiano e o próprio Marcos Aurélio já haviam assustado o goleiro Matheus - uma falta cobrada pelo primeiro e um chute de fora da área do segundo. O gol, que premiou o início aceso do Sport, foi mérito total do seu autor.

Marcos Aurélio partiu para dentro da defesa e brigou com os zagueiros antes de ver a bola subir. Na descida, ele finalizou igualzinho ao segundo gol dele na vitória sobre o Oeste, no último sábado, em Itápolis. Em nenhum dos lances, o voleio pegou na veia. Foi o 17º gol do baixinho na Série B. Se contabilizadas as 10 assistências, já são 27 com participação direta do atacante nos 50 marcados pelo Sport.

O América-MG jamais deixou de incomodar. Willians, aos 7 minutos, puxou um contra-ataque interceptado em cima da hora por Gabriel. Ao longo da primeira etapa, ele o companheiro de ataque, Nikão, dariam trabalho à defesa rubro-negra.

Numa das investidas, Nikão viu o lateral-direito Elsinho entrar como um raio pelo meio da zaga. Livre de marcação, ele se esticou todo para desviar a bola do alcance de Magrão, aos 37 minutos. Era o empate: Sport 1 x 1 América. Na reta final do primeiro tempo, Matheus salvou o time mineiro duas vezes, e Patric desperdiçou uma excelente chance. Mas do outro lado Magrão também foi exigido.

Muitas mexidas e menos futebol

O jogo continuou franco na segunda etapa. Com o América-MG ainda mais solto em busca do gol. Aos 16 minutos, Magrão precisou trabalhar num chute de Andrei Girotto da risca da área. Já o Sport passou a atacar de maneira mais desorganizada. As jogadas bem articuladas ficaram no primeiro tempo.

Ailton saiu de campo machucado aos 10 minutos, substituído pelo boliviano Chumacero. Depois, Geninho trocou os centroavantes: Neto Baiano deu lugar a Nunes. Patric ainda sairia muito vaiada para a entrada de Felipe Azevedo, titular absoluto do time até duas rodadas atrás.
Nunes perdeu "a" chance aos 29 minutos, numa cabeçada dentro da área. Assim como Geninho, Silas fez as três alterações. Marcelo Rosa, Alessandro e Kléber substituíram Gualberto, Nikão e Willians respectivamente. Aos 34 minutos, Bady iniciou e finalizou a jogada que resultou no gol da virada. Magrão ainda fez a defesa no chute de Alessandro, mas o meia aproveitou o rebote. Aos 40 minutos, o mesmo Bady ampliou o placar em cobrança de falta. Chute firme que Magrão apenas viu passar.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-b/noticia/2013/10/de-virada-america-mg-vence-jogo-de-seis-pontos-contra-o-sport-na-ilha.html

Homem-Clássico, Rafael Marques se entende com a torcida e adota o Rio

Atacante lidera artilharia do Botafogo em um ano no qual o clube está perto de voltar a disputar a Taça Libertadores, o que não acontece desde 1996

Por Rio de Janeiro




Rafael Marques precisou de tempo, e não foi fácil manter a serenidade. Aos 30 anos, ele superou as vaias, o jejum de gols e a chacota de que virou alvo para se transformar no artilheiro do Botafogo em 2013, com 19 gols, com um retrospecto extremamente positivo em clássicos, ajudando a equipe a se aproximar da volta à Libertadores, competição que o Alvinegro não disputa desde 1996.

Seus gols continuam sendo determinantes. No domingo, ele marcou o da vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo, no Maracanã, e chegou a 10 na tabela de artilheiros do Campeonato Brasileiro, que tem Éderson, do Atlético-PR, com 15, como líder. Ganhou até uma brincadeira dos torcedores na internet, que fizeram uma montagem com o jogador como o Homem-Clássico (assista ao vídeo acima).

- Você nunca pode desistir do seu sonho, independentemente do que estiver acontecendo. Na fase que passei, continuei trabalhando, sendo a mesma pessoa. Nunca cheguei mal-humorado. Dava apoio mesmo quando quem precisava de apoio era eu - disse Rafael Marques.

Nesse seu crescimento, a adaptação ao Rio de Janeiro foi fundamental. Depois de passar um ano em um apartamento, conseguiu comprar uma casa. Com mulher e filha, se sente tão bem que já pretende morar na cidade quando encerrar a carreira. Ao mesmo tempo, entendeu melhor o que se passa na cabeça do torcedor.

- Estou me sentindo mais à vontade e conseguindo mostrar o futebol que apresentei lá fora.
Passei a entender melhor o torcedor do Botafogo, que é supersticioso e cobra muito. Mas eles também passaram a me entender. Mas aqui no Rio não tem como não se adaptar - afirmou.

rafael marques botafogo mosaico (Foto: Thales Soares) 
Atacante fala sobre o seu atual momento com a camisa do Botafogo
(Foto: Thales Soares)
Os gols passaram acontecer com mais naturalidade e, contra o Flamengo, o jogador esteve perto de fazer um daqueles espetaculares ao pegar de primeira um cruzamento de Seedorf. A bola bateu na trave. Dos 19 que fez em 2013, ele apontou o da vitória por 3 a 2 sobre o Vasco como o preferido.

- Se aquele chute entra seria mais bonito. Pratico nos treinamentos e tenho esse chute como característica. Mas fico com aquele contra o Vasco pelo momento e pelo belo gol que foi - comentou o atacante, que fez seis gols em 10 clássicos este ano.

Apesar de falar sempre em nome do grupo, Rafael Marques também pensa nos objetivos pessoais. Ele acredita possibilidade de brigar pela artilharia e considera o seu desempenho positivo, principalmente por jogar mais recuado nos últimos tempos.

Não sou um atacante, não bato pênaltis nem faltas e tenho 10 gols. É um bom número"
Rafael Marques
- Acho uma média boa. Não sou um atacante, não bato pênaltis nem faltas e tenho 10 gols. É um bom número - disse Rafael Marques, sexto maior finalizador do Campeonato Brasileiro, com 62 tentativas.

A música "Carimbador Maluco", de Raul Seixas, cantada pela torcida do Botafogo, embala os gols de Rafael Marques. Com o refrão decorado, espera ouvir ainda mais vezes no ano. Quem sabe já no confronto com o Vitória, quinta-feira, em Salvador.

- Espero que possa continuar por mais tempo. Sair vitorioso com um gol em clássico é especial. Esse é o melhor momento da minha carreira e quero desfrutar ao máximo. Mas sem esquecer tudo que passei, tirando como exemplo - afirmou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/10/homem-classico-rafael-marques-se-entende-com-torcida-e-adota-o-rio.html

Maurício Assumpção diz que não deve se candidatar novamente

Presidente crê que perpetuação no comando do clube é prejudicial e  explica: 'Tem que haver renovação, novas cabeças, pensamentos'

Por Rio de Janeiro

Maurício Assumpção coletiva Botafogo (Foto: Fred Huber)Maurício Assumpção não será candidato à
presidência  do Botafogo (Foto: Fred Huber)
 
Maurício Assumpção não será candidato à presidência do Botafogo em 2014. Atual mandatário do clube, ele está há cinco anos no cargo. Sob seu comando, o clube conquistou dois Campeonatos Cariocas (2010 e 2013). Mas um futuro terceiro mandato está praticamente descartado, pois Assumpção diz não querer se perpetuar na função.

- A gente tem ainda um ano e meio pela frente, e um ano até as eleições é muito tempo. Mas eu acho que meu ciclo está finalizado, acabou, seis anos foram o suficiente. Foi bacana, emocionante e triste em alguns momentos. A perpetuação de determinadas pessoas no poder eu não acho benéfico. Tem que haver renovação, novas cabeças, pensamentos. Acho que meu ciclo está, depois do ano que vem, terminado - disse em entrevista à Rádio Brasil.

Recentemente, Maurício Assumpção havia deixado claro a preferência pela manutenção de Oswaldo de Oliveira como técnico. E para seu último ano do atual mandato, outra promessa: o centro de treinamentos das categorias de base, em Marechal Hermes, ficará pronto.

- Agora estamos pesquisando preços. São três empresas que já visitaram Marechal, vão nos dar o orçamento. Não é só demolir. Até o final do meu mandato, o CT estará pronto. É o que falta, junto com o CT do profissional, para encerrar meu ciclo no Botafogo de forma definitiva, acho que fica bonito e seria um legado importante a reestruturação da base e a entrega do CT.

O Botafogo enfrentou diversas dificuldades burocráticas para conseguir a autorização para iniciar a demolição da atual estrutura de Marechal Hermes que dará lugar a novas instalações. Uma das exigências era um estudo sobre o impacto no trânsito da região, apesar de no local já funcionar um centro de treinamento esportivo. A autorização foi liberada no início do mês. Enquanto isso, as promessas alvinegras treinam no Caio Martins.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/10/mauricio-assumpcao-nao-deve-se-candidatar-novamente-no-botafogo.html

Professor Seedorf dá carinho, broncas e lições a menores infratores

No Dia do Mestre, craque vai ao Degase para falar de assuntos sérios, mas também comanda pelada: 'Podemos influenciar positivamente a vida deles'

Por Rio de Janeiro

No Dia do Mestre, Seedorf exercitou seu lado didático em uma palestra para aproximadamente 200 adolescentes internos no Degase - Departamento Geral de Ações Sócio Educativas do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Apelidado de Professor quando atuava pelo Milan, o holandês atuou como tal, passando lições de vida, dando aula sobre a crise econômica que assola o mundo - com ênfase na Europa -, e ainda chamou atenção dos garotos quando incomodado pela conversa paralela de alguns.

- Silêncio, por favor. Assim a gente não vai conseguir se entender bem - interveio, no início da palestra.

Outro puxão de orelhas que levou o auditório da Escola João Luiz Alves - uma das unidades do Degase - ao delírio se deu quando Seedorf interrompeu o menino João Vítor.

- Gente, por favor, não vim falar para dois ou três. Ei, você (João Vítor), tá ligado? Tem que ficar ligado. O professor está falando, e você olhando para lá. Tem jogadores que durante a palestra do treinador ficam olhando para outro lado e na hora de irem para o jogo erram tudo. Se não ficar ligado, o trem passa - brincou, rindo e provocando gargalhadas.

Mosaico Professor Seedorf (Foto: Fred Gomes)
Perguntado por Igor, de 17 anos, se já nasceu rico, Seedorf respondeu: "Era muito pobre". E fez uma explanação sobre os problemas econômicos que assolam o mundo.

- Para vocês terem uma noção, quando cheguei ao Ajax, eu usava uma chuteira quatro casas (números) maior que a minha. Havia época em que não se podia comprar nada, nem roupas. Hoje em dia ganho um bom dinheiro, mas não se pode pensar só em dinheiro. É preciso ter motivação por se fazer uma coisa boa, dinheiro não é tudo. Conheço pessoas que moram na Europa, onde tudo é lindo e maravilhoso, e que eram ricas. Hoje elas não têm nada. Lá na Europa está uma crise danada. Conheço gente que tinha muito dinheiro na América e hoje entra em fila para comer (de graça) em Nova Iorque. Por isso, é preciso guardar o dinheiro. Se você virar jogador, guarda o dinheiro, não vá gastá-lo em coisas erradas - recomendou.

No início da palestra, Seedorf ficou surpreso quando perguntou quem queria virar jogador de futebol. Apenas quatro responderam.

- Só vocês três levantaram a mão? (em seguida outro levantou). Não é possível, no Brasil. Que surpresa!

Hoje em dia ganho um bom dinheiro, mas não se pode pensar só em dinheiro. É preciso ter motivação por se fazer uma coisa boa, dinheiro não é tudo."
 
Seedorf, aos menores infratores
O tempo foi passando, e os jovens se soltaram. Já eram 20, 30, 50 potenciais jogadores e o professor, que já havia dado aulas de Economia e Geografia, passou a lecionar Educação Física.
- Vamos armar um jogo aqui? Quem quer jogar? - convocou.

O meia organizou um campeonato de golzinho - formado com dois assentos - em cima do palco do auditória. A regra era no estilo "rei da mesa". Quem vencesse permanecia em campo.  Um gol determinava o vencedor. Várias duplas subiram ao palco. Ao fim do torneio, mais uma lição a um "aluno" firuleiro.

- Você podia ter matado o jogo ali no final. Por que não matou? Porque relaxou, não é? Quero que vocês entendam: quando tiverem uma oportunidade, a agarrem com as duas mãos, pois ela pode não voltar. Você tem talento, mas da próxima vez vê se mata o jogo, valeu? - orientou.

Valeu, aliás, foi um termo que Seedorf usou o tempo inteiro. Um professor legal, boa praça, que abraçou todos os alunos, mas não hesitou quando precisou dar uma bronca. Um belo exemplo no Dia do Mestre.

Terminada a palestra e passado o rebuliço provocado pela presença de um craque internacional, o sub-diretor geral do Degase, Roberto Bassan, anunciou que Seedorf deve se tornar parceiro do órgão, responsável por executar medidas aplicadas a adolescentes em conflitos com a lei. O Degase, aliás, já tem parceria com Zico e o ex-corredor Robson Caetano.

Ao final do encontro, Seedorf concedeu entrevista coletiva. Confira a íntegra:

O que representou essa visita?
Esses momentos são muito importantes, tentamos passar alguma coisa que possar ficar com eles para sempre. A vida sempre apresenta escolhas para nós, principalmente nessa primeira fase da vida, onde vivemos várias complicações. Espero que outros tenham consciência de que podemos influenciar positivamente a vida do próximo. Vemos nos olhos deles a vontade de fazer coisas positivas. E é preciso que venha alguém de fora com credibilidade para dar esse 'ok' aos mais jovens.

A vida sempre apresenta escolhas para nós, principalmente nessa primeira fase da vida, onde vivemos várias complicações. Espero que outros tenham consciência de que podemos influenciar positivamente a vida do próximo."
Seedorf
 
Foi muito importante para esses garotos, não?
Houve hoje uma troca, eles me deram a oportunidade de ver o quanto fui afortunado na vida e me fizeram ver que tenho obrigação de voltar para trás (ao passado), ir às comunidades e olhar os mais jovens para passar certos valores que ficam com eles para a vida toda. Sabemos que há muita maldade na vida.

Já perdeu amigos que optaram pela vida do crime?
Com certeza. Amsterdã é muito bonita e tudo, mas também tem uma vida difícil e perigosa muito próxima da gente. Perdi amigos que fizeram outras escolhas. Sei que não dá para salvar todo mundo, mas se salvar uma vida ou duas já é algo muito bom. Entrei num time aos 12 anos em que pelo menos oito jogadores tinham talento, mas só três deram certo. Alguns viraram criminosos porque a vida deles era só jogar futebol.

É importante dar educação para que a busca por ser um jogador de futebol não vire obsessão?
Quem comunica, como a imprensa e o governo, tem de comunicar que para ser uma pessoa de valor não precisa ser jogador de futebol. Eles têm que mostrar a realidade também: nem todo mundo vai virar jogador de futebol. Precisam dar oportunidade e investir nos professores para terem educação necessária para crescerem melhor. Autoestima não é virar famoso, há outras coisas importantes. Dá para ganhar dinheiro de maneira honesta, trabalhando.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/10/professor-seedorf-da-carinho-broncas-e-licoes-menores-infratores.html

Bota critica postura de sua torcida e toma a do Fla como exemplo

Marcelo Mattos diz que time sente falta do apoio dos alvinegros e ganha eco nas declarações do presidente, que elogia torcedores rubro-negros

Por Rio de Janeiro

marcelo mattos botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress) 
Mattos está insatisfeito com a postura da torcida
do Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress)
 
A pouca presença da torcida do Botafogo no clássico com o Flamengo, que teve ampla maioria nas arquibancadas, virou alvo de críticas dos alvinegros. Para os jogadores, não há explicação para a falta de apoio, já que o time faz uma boa campanha e luta para retomar a segunda posição do Campeonato Brasileiro.

O Bota tem a pior média de pagantes entre os quatro do Rio nos jogos em que é mandante - 12.702. O volante Marcelo Mattos espera que nesta reta final os alvinegros aumentem este número e mostrem que confiam no time. No duelo com o Fla, a equipe encerrou um jejum de 13 anos sem vencer o rival em Brasileiros.

- Não sei o que acontece. Não tem o que falar. Estávamos disputando a segunda posição, e o Flamengo com a possibilidade de se aproximar da Libertadores, que agora ficou mais difícil, e eles colocaram mais torcedores. Estamos nos esforçando dentro de campo, esperamos que eles compareçam em maior quantidade. Sinceramente não sei o que acontece. Esperamos que eles acreditem em nós - afirmou o volante.

O presidente Maurício Assumpção endossou as palavras de Marcelo Mattos e disse estar se esforçando para criar meios de incentivar a ida dos torcedores para o estádio. Ele afirmou que espera uma mudança de comportamento daqui para frente.

- O time disputando ponta do campeonato, então, honestamente, eu não sei o que acontece. Tudo o que a diretoria, a comissão técnica e os jogadores puderam e podem fazer estão fazendo. Agora é a vez do torcedor dar a sua resposta. Se for sócio-torcedor o ingresso fica mais barato ainda, e no próximo jogo no Maracanã a carteirinha do sócio será o ingresso. E isso facilita ainda mais a entrada do torcedor. Tudo o que a diretoria pode fazer para facilitar a vida do torcedor, temos feito. Os preços, já promoção para ingressos antecipados. Quem estiver inadimplente pode ter o perdão da dívida, atualizando seu cadastro. Estamos fazendo isso em função da troca de operadora - disse o mandatário à Rádio Brasil.

Assumpção disse era um torcedor participativo e disse que os alvinegros precisam ter a consciência de que o time fica fortalecido quando é incentivado. Ele deu como exemplo o rival Flamengo, que tem sido empurrado por sua torcida e melhorado seu rendimento.

- Como torcedor, fazia minha parte, ia para Marechal, Caio Martins, cheguei a ver treino em General com meu pai. Nunca reclamei. Não me preocupo muito com isso. Hoje, como dirigente, a gente tem que dar conforto e comodidade para o sócio ir ao estádio, temos que dar time para a torcida acreditar e ir ao estádio, e isso estamos fazendo. Agora, estamos aguardando a torcida ir aos estádios, e quando ela vai, faz a diferença. Quando a torcida entender que o papel dela é fundamental, a gente fica muito mais forte. O Flamengo vem mordido e tem uma torcida que o leva para frente. A torcida tem de entender que tem de estar junto nessa hora, como no dia 23.

No dia 23, Botafogo e Flamengo voltam a se enfrentar no Maracanã, desta vez pelas quartas de final da Copa do Brasil. No primeiro jogo, houve empate por 1 a 1. O Glorioso volta a campo nesta quinta, em Salvador, para encarar o Vitória.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/10/bota-critica-postura-de-sua-torcida-e-toma-do-fla-como-exemplo.html

No teste para os reservas, Dedé faz um gol, e Brasil vence Zâmbia: 2 a 0

Zagueiro marca ponto na briga por uma vaga entre os 23 convocados para a Copa de 2014. Ramires, Lucas Moura e Alexandre Pato são substituídos no intervalo

Por Pequim

 
os lances 
Confira os melhores momentos da vitória brasileira em Pequim

 
OS GOLS 
No segundo tempo, Dedé e Oscar balançam as redes

 
FALA, DEDÉ! 
'Coloquei como o jogo da minha vida', revela

o zagueiro após gol
O amistoso contra a limitada Zâmbia, no Ninho do Pássaro, em Pequim, era um teste para os reservas da Seleção mostrarem serviço na busca de uma vaga para a Copa de 2014. Esperava-se um Alexandre Pato participativo, vibrante. Um Lucas veloz, perigoso. Um Ramires dinâmico. E que Lucas Leiva, Dedé e Maxwell entrassem em campo com os dentes trincados - o goleiro Diego Cavalieri nem conta, foi pouco exigido. Mas foi o zagueiro do Cruzeiro, ao marcar de cabeça o segundo gol aos 20 minutos, quem aproveitou melhor a oportunidade. E isso aconteceu depois de Felipão ter devolvido à equipe alguns titulares. Entre eles, Oscar, que com 13 minutos do segundo tempo, em bela jogada individual e com a sorte de a bola resvalar no zagueiro, abriu o caminho para a vitória de 2 a 0.

Mais importante que o modesto resultado desta terça-feira foi ver que ainda há vagas abertas na Seleção. Não há, por exemplo, um reserva para Oscar na armação das jogadas. Pato, Lucas e Ramires saíram no intervalo sob o olhar de desconfiança e precisam de mais chances. Hernanes, Henrique e Bernard também entraram na segunda etapa e, com pouco tempo em campo, ainda serão avaliados. Lucas Leiva cumpriu seu papel, burocraticamente. Maxwell não comprometeu e pode ter até garantido sua vaga na lateral, mas lhe falta a desenvoltura no apoio tão marcante em Marcelo.

Os próximos jogos que servirão de teste para Felipão avaliar o elenco serão em novembro. No dia 16, em Miami, provavelmente contra Honduras. E no dia 19, diante da Rússia, em Toronto, no Canadá. Tudo vai depender da classificação direta de ambas para a Copa do Mundo.

Dedé comemoração jogo amistoso Brasil e Zâmbia (Foto: Mowa Press) 
Ajoelhado, Dedé chora e vibra com primeiro gol pela seleção brasileira (Foto: Mowa Press)

Decepção
Foi um primeiro tempo frustrante. Contra uma Zâmbia limitada e pouco agressiva, os reservas do Brasil ficaram devendo. Os defensores foram pouco exigidos, principalmente Diego Cavalieri, que fez apenas uma defesa, num chute fraco. Sem um garçom no meio-campo para servir o ataque, com meio-campo de três volantes e uma saída de bola lenta, ficou difícil mostrar um futebol veloz e cheio de opções, apesar de Neymar ter mantido a sua média e algumas chances até terem sido criadas.

A Seleção seguiu a cartilha lógica de quem entrou com um time muito mexido e tem um craque como Neymar: explorá-lo o máximo possível. Com sua criatividade e seus dribles, ficaria mais fácil abrir a defesa adversária. E foi depois de um daqueles de seu variado cartel que o camisa 11 sofreu a falta, ao receber a bola de Lucas, logo aos dois minutos. Na cobrança, cada vez mais apurada, a bola estourou o travessão. O goleiro Mweene ainda se esticou para, com um soco, evitar um rebote.

Contra um adversário cujo ponto forte definitivamente não é a marcação, estava fácil para o Brasil atacar, ainda que com tantas mudanças no time. Daniel Alves subia sem culpa e arriscou de fora da área, com perigo. A Seleção adiantava a marcação, e o goleiro Mweene errou ao sair jogando. Pato, lento, perdeu a oportunidade clara de abrir o placar.

O jogo tinha cara de goleada, e estava tão fácil que a Seleção começou a complicar perdendo tantos gols. Mais avançado, Ramires também queria mostrar serviço. Recebeu com carinho de Neymar e ficou livre, mas desperdiçou a chance. Lucas Moura, outro que corre contra o tempo para assegurar seu lugar, também arriscou um bom chute, com perigo, mas sem sucesso. Quatro chances perdidas em 16 minutos.

A Zâmbia bem que tentava, mas esbarrava nas suas limitações e no nervosismo. Dedé nem era tão exigido assim. Na lateral esquerda, faltava a Maxwell a vocação do apoio tão nítida em Marcelo. Apenas uma vez em 45 minutos o lateral foi ao fundo para centrar na cabeça de Neymar, que mandou pelo alto.

Lucas Leiva limitava-se muito a uma marcação até desnecessária diante do fraco adversário, mas correspondia. Dedé se saía bem no duelo com os atacantes, mas não dava para medir forças. No meio, Paulinho, titular absoluto, era quem mais aparecia com louvor, ao lado de Neymar. Ramires até que se esforçou. Pato e Lucas Moura ficaram devendo. E o primeiro tempo terminou com o mesmo personagem do começo como destaque. Neymar, sempre ele, disparando rumo ao gol. Sem receber falta, mandou cruzado de canhota, exigindo bela defesa do esforçado Mweene, àquela altura a maior figura de Zâmbia. Aos 43 minutos, a Seleção tinha o seu melhor momento, numa jogada individual. Era necessário muito mais no Ninho do Pássaro.

Neymar confusão jogo amistoso Brasil e Zâmbia (Foto: Mowa Press) 
Ao fim do primeiro tempo, Neymar discute com jogadores de Zâmbia (Foto: Mowa Press)

Dedé chora no gol
Felipão mostrou que não ficou satisfeito ao mexer no intervalo. Sacou de uma vez só Ramires, Pato e Lucas Moura para devolver ao time Oscar, Hulk e Jô. Bastou para a Seleção encontrar o seu jogo de toques e rápidos deslocamentos.
 
O goleiro Mweene voltou a brilhar, salvando chances de Daniel Alves e David Luiz (em cobrança de falta) O time encaixou melhor. Oscar fez bela jogada individual pela meia esquerda e bateu com efeito. A bola ainda tocou na zaga e encobriu o goleiro: 1 a 0 Brasil.

Neymar dava elástico, Paulinho batia de longe. Ao menos a Seleção mostrava a disposição e algumas boas jogadas das últimas partidas. Hernanes entrava no lugar de Paulinho e David Luiz. Aos 20, em cobrança de falta pela esquerda, Neymar centrou na cabeça de Dedé, que não desperdiçou a chance: era o segundo gol do Brasil e um ponto a favor para o zagueiro do Cruzeiro, que chorou na comemoração.

Pouco depois, ele ganhava a companhia de Henrique, que entrou no lugar de David Luiz. A Zâmbia não oferecia o menor perigo, e Bernard, na vaga de Neymar, já apagado, fazia sua boa jogada com Maxwell e Oscar. O camisa 11 limpou e bateu nas mãos de Mweene, um dos destaques da partida, que foi até os 51 minutos, sem muitas novidades.

FICHA TÉCNICA

BRASIL 2 x 0 ZÂMBIA

BRASIL
Diego Cavalieri, Daniel Alves, Dedé, David Luiz (Henrique) e Maxwell; Lucas Leiva, Paulinho (Hernanes), Ramires (Oscar)  e Lucas Moura (Hulk); Neymar (Bernard) e Alexandre Pato (Jô).
Técnico: Luiz Felipe Scolari


ZÂMBIA
Mweene, Chongo Kabaso (Chisenga). Bronson Chama, Himoonde e Mbola; Mtonga, Lungu, Tembo e Mayuka (Chamanga); Katongo (Musonda) e Jacob Mulenga (Roger Kola).
Técnico: Patrice Beaumelle.


Gols: no segundo tempo, Oscar, aos 13, e Dedé, aos 20 minutos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/10/no-teste-para-os-reservas-dede-deixa-sua-marca-e-brasil-vence-zambia-por-2-0.html

Lúcio supera Pato em enquete e é eleito a pior contratação de 2013

Zagueiro do São Paulo recebeu 22,8% de um total de 12.260 votos

Por Rio de Janeiro

Lúcio São Paulo (Foto: Site oficial do São Paulo / Divulgação) 
Lúcio pouco rendeu na zaga tricolor
(Foto: Site oficial do São Paulo / Divulgação)
 
O zagueiro Lúcio, do São Paulo, foi eleito a pior contratação entre os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro em 2013. O defensor tricolor ficou à frente de Alexandre Pato, do Corinthians, e Carlos Eduardo, do Flamengo, em enquete realizada pelo "Redação SporTV".
Lúcio recebeu 22,8% de um total de 12.260 votos. O campeão mundial em 2002 chegou ao Morumbi ainda em dezembro de 2012. Com atuações irregulares no início da temporada, o zagueiro caiu em desgraça no Tricolor após expulsão na partida de ida das oitavas de final da Libertadores.  O defensor está afastado do elenco e deve ser dispensado no próximo ano.

Já Pato ficou um pouco atrás de Lúcio, com 21,8% dos votos. O atacante foi contratado junto ao Milan por cerca de R$ 40 milhões de reais.
 
Carlos Eduardo, que chegou como promessa no Flamengo, no início de 2013, contou com 17,6% dos votos. Cris, que foi reforço do Grêmio e está no Vasco, recebeu 13,2%, enquanto Bill, do Coritiba, levou 5,91%.

Veja o resultado final

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2013/10/lucio-supera-pato-em-enquete-e-e-eleito-pior-contratacao-de-2013.html

Torcida do Fla tira foto com goleiro do Botafogo após derrota no clássico

Renan posou para os cliques de rubro-negros depois de boa atuação na vitória por 2 a 1, de virada, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro

Por Rio de Janeiro

Após a vitória do Botafogo de virada sobre o Flamengo, neste domingo, por 2 a 1, no Maracanã,
torcedores do Rubro-Negro pediram para tirar fotos ao lado do goleiro Renan, do rival alvinegro.

O bom exemplo de relacionamento no estádio ocorreu no setor mais próximo do campo, na arquibancada inferior.

Substituto do titular Jefferson, que se encontra com a seleção brasileira para os amistosos contra Coreia do Sul e Zâmbia, Renan fez boas defesas no clássico, válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

- Ele está muito bem, é um excelente goleiro, fez boas defesas. Na cabeçada do Bruninho foi muito importante. A partida foi muito equilibrada - elogiou o comentarista Edinho.

Hernane abriu o placar para o time da Gávea, ainda no primeiro tempo, e Gegê empatou aos 41 minutos. Na etapa final, Rafael Marques garantiu a vitória, de virada. Com o triunfo, o Botafogo retomou a vice-liderança do campeonato, alcançando 49 pontos. O Rubro-Negro caiu para décimo, com 37.

O Flamengo enfrenta o Bahia nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília, no Maracanã, enquanto o Botafogo pega o Vitória, no Barradão, no dia seguinte, às 21h. Os jogos valem pela 29ª rodada do Brasileirão.

Renan tira foto com torcedores do rival Flamengo no Maracanã (Foto: Reprodução) 
Renan tira foto com torcedores do rival Flamengo no Maracanã
(Foto: Reprodução)
 
FONTE:

Rival de Massa para 2014, Hulk ganha preferência da Lotus: 'Nossa escolha'

Concorrente do piloto brasileiro por uma vaga, alemão da Sauber ganha força no time. Dupla só será confirmada após as finanças serem resolvidas

Por Enstone, Inglaterra

F1 Japão Nico Hulkenberg (Foto: Gettyimages) 
Nico Hulkenberg, Sauber (Foto: Getty Images)
 
Sexto no Japão, quarto na Coreia e quinto na Itália. A sequência de boas atuações de Nico Hulkenberg pela Sauber parece ter feito a cabeça do chefe da Lotus, Eric Boullier. O dirigente revelou sua preferência em contratar o alemão da Sauber para o lugar de Kimi Raikkonen, de saída para Ferrari, o que pode jogar um balde de água fria nas pretensões de Felipe Massa por um cockpit no time de Enstone na próxima temporada.

- Desde que ele começou a conversar conosco, tem feito um bom trabalho. Adoraria tê-lo. Ele é nossa escolha – admitiu, em entrevista ao site “Sporting Life”.

Porém, Boullier voltou a ressaltar que a definição dos pilotos para 2014 só virá depois que a situação financeira ser resolvida. A equipe está em processo de conclusão de um acordo com o grupo de investidores “Quantum Motorsports”, antigamente chamado de “Infinity Racing”. Além disso, o time deseja que a Renault, fornecedora de motores, estenda sua participação, tornando-se patrocinadora também.

- Com os acordos, alcançaremos a direção certa. Mas enquanto nada for assinado e confirmado, vamos ver o que acontece. Tudo pode ficar no lugar em breve. E quando ficarem, podemos começar a dar “check” nas coisas. O motor é uma das coisas na lista que precisamos confirmar – eluciou Boullier.

Agora, Felipe Massa e Nico Hulkenberg são concorrentes por uma vaga na Lotus (Foto: Editoria de Arte) 
Felipe Massa e Nico Hulkenberg buscam uma vaga na Lotus
(Foto: Editoria de Arte)
 
Em caso de contratação de Hulk, ainda haveria a chance de Massa conseguir a outra vaga do time, que pertence a Romain Grosjean. Porém, com o crescimento do francês, terceiro colocado em Suzuka, no último domingo, as chances do brasileiro começam a ficar seriamente ameaçadas. Boullier elogiou o crescimento demonstrado pelo franco-suíço, principalmente após o anúncio que seu companheiro Kimi Raikkonen trocará o time pela Ferrari em 2014, e indicou que está próximo de renovar com o piloto.

- Ele fez um ótimo trabalho. Está no nível que queríamos que ele atingisse. Queríamos que ele se estabelecesse como o piloto que é agora. Além disso, uma vez que Kimi anunciou que estava nos deixando, foi pedido para ele (Grosjean) dar um passo adiante. E ele fez isso – contou o dirigente.
- Romain tem contrato com a gente para o próximo ano. Ele tem uma cláusula de renovação. E precisamos fazer isso nos próximos dias. Vamos ver. Preciso da confirmação por escrito do conselho da equipe.

Caso não seja escolhido pela Lotus, Massa ainda tem outras opções para seguir na Fórmula 1 em 2014. O brasileiro negocia com Force India e Williams, além de ter entrado em contato com Sauber e McLaren.

Romain Grosjean no pódio do GP do Japão (Foto: AFP) 
Com boas atuações como a do GP do Japão, Grosjean está perto
de ser confirmado no time (Foto: AFP)
 
A próxima etapa da Fórmula 1 é o GP da Índia, dia 27 de outubro. A corrida no Circuito Internacional de Buddh está marcada para as 7h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Globo.

FONTE:

Giro do Motor: homenagens, bolos, 'vingança' e acidente impressionante

Fim de semana de velocidade tem quedas feias na Motovelocidade, volta de um bicampeão de F-1 às pistas e 'quase vitória' de um brasileiro na F-3

Por São Paulo

Enquanto o quarto lugar de Fernando Alonso no GP do Japão frustrou os fãs que aguardavam o desfecho do Mundial de Fórmula 1 a favor de Sebastian Vettel, o mundo da velocidade viveu grandes emoções neste mesmo fim de semana. A começar por Sepang, na Malásia, que recebeu mais uma etapa do Mundial de Motovelocidade. Uma rodada temperada por acidentes, disputas por milésimos de segundo e homenagens marcantes. Ainda na Ásia, o bicampeão de F-1 Mika Hakkinen, de 45 anos, largou a aposentadoria para correr – e vencer – uma prova de GT na China, em parceria com um piloto local de 17.

motovelocidade Dani Pedrosa GP da Malásia (Foto: Agência Reuters) 
Após o acidente com Márquez em Aragón, Pedrosa venceu etapa da MotoGP na Malásia
 (Foto: Reuters)
 
Na Europa, mais uma vez um brasileiro fez bonito nas categorias de base da Fórmula 1, com o pódio e a “quase-vitória” de Pipo Derani na F-3 Europeia, que só não subiu ao degrau mais alto do pódio devido a uma punição não aplicada pela direção de prova ao vencedor. Do outro lado do Atlântico, a Nascar teve uma rodada festiva para dois pilotos, que fizeram aniversário durante os treinos e ganharam bolos personalizados. Veja estes e outros destaques do fim de semana no Giro do Motor.

Header_O-Cara (Foto: arte esporte)
 
A 'vingança' de Dani Pedrosa

Depois de ser vítima de um "fogo amigo" do companheiro Marc Márquez em Aragón (ESP), há duas semanas, Dani Pedrosa mostrou que poderia estar mais bem colocado no campeonato, não fosse o toque que causou seu abandono naquela corrida. Mas a "vingança" veio logo na corrida seguinte. Com uma exibição impecável, o espanhol da Honda saiu do quinto lugar no grid para vencer em Sepang, na Malásia, 15ª etapa do Mundial de Motovelocidade. O pole position Márquez ficou em segundo, mantendo uma confortável liderança com 43 pontos de vantagem para Jorge Lorenzo, que terminou em terceiro após liderar as primeiras voltas.


motovelocidade Dani Pedrosa GP da Malásia (Foto: Agência Reuters) 
Espanhol da Honda comemorou a vitória na MotoGP após uma semana difícil
 (Foto: Agência Reuters)
 
- Eu tive uma semana difícil e quase não conseguia sair da cama. Então, é ótimo voltar e vencer, pelos fãs e pela equipe. É uma pena, realmente, porque eu tinha um ritmo muito bom em Aragón e poderia ter vencido, mas infelizmente caí. Então, eu só quero agradecer meus fãs, minha equipe e minha família - disse Pedrosa, que sofreu uma lesão no joelho na queda em Aragón, quando foi tocado por Márquez e sua moto perdeu o controle de tração.

Header_superacao (Foto: arte esporte)
Rossi relembra Simoncelli

Apesar de gostar do traçado de Sepang, onde já venceu sete vezes (sendo seis na classe principal), correr na Malásia não é uma tarefa fácil para Valentino Rossi. Conhecido pelo carisma e o bom humor, o italiano não consegue esquecer a prova de 2011, quando se envolveu em um acidente que acabou tirando a vida de seu pupilo e amigo Marco Simoncelli, então com 24 anos. Para superar a falta do “Sic”, o heptacampeão da MotoGP prestou uma homenagem ao competidor após corrida, na qual chegou em quarto lugar.


Valentino Rossi Yamaha MotoGP Motovelocidade Sepang Malásia bandeira Marco Simoncelli (Foto: Agência Getty Images) 
Com uma bandeira, Valentino Rossi homenageou Marco Simoncelli na malásia
(Foto: Getty Images)
 
- À noite, na véspera da corrida, os mecânicos e os rapazes do Team Gresini me perguntaram se eu poderia fazer algo para lembrar Marco, então pensamos em empunhar uma bandeira. Eu esperava chegar ao pódio, mas decidi fazer a hiomenagem assim mesmo, justamente porque este é um lugar que evoca memórias ruins – disse Valentino.

header sai da frente (Foto: Arte esporte)
Final incrível na Moto3

Porta de entrada do Mundial de Motovelocidade, a Moto3 é conhecida pelas intensas disputas entre os competidores que almejam um futuro de sucesso na MotoGP. Só que, às vezes, os pegas são de tirar o fôlego. Foi o caso da batalha deste domingo pela vitória na pista de Sepang. Nada menos que seis motos se alternaram nas primeiras posições ao longo das três voltas finais. Um dos lances marcantes foi quando Alex Márquez – irmão mais novo de Marc Márquez – olhou para trás enquanto liderava e foi superado por quatro concorrentes só por causa deste “descuido”.
Ao fim dos 40 minutos de prova, a diferença entre os dois primeiros foi de 0s069 (69 milésimos de segundo), com os seis primeiros terminando dentro de 1s077. Brigando diretamente pelo título com o compatriota Alex Rins, o espanhol Luis Salóm venceu pela sétima vez no ano, deixando o rival em segundo e ampliando vantagem no campeonato para 14 pontos (284 x 270).  O terceiro lugar na prova malaia ficou com o português Miguel Oliveira, que foi ao pódio pela primeira vez na temporada. Márquez ainda fechou em quarto, deixando em quinto o também espanhol Maverick Viñales, que foi a 258 pontos e ainda tem chances de título. O australiano Jack Miller cruzou em sexto. O brasileiro Eric Granado largou em 17º e ganhou posições, mas caiu durante a prova e finalizou em 24º.

Header_Crash (Foto: arte esporte)
Acidente impressionante na Moto2

A etapa da Moto2, divisão de acesso da MotoGP, foi marcada por um acidente múltiplo na primeira volta, envolvendo cinco pilotos. Logo depois da largada, Axel Pons caiu, deixando sua moto atravessada na pista. Os pilotos que vinham atrás desviaram no reflexo, tentando evitar o contato com a Kalex do espanhol. Mas nem todos tiveram a mesma sorte. Zaqhwan Zaidi e Ezequiel Iturrioz atingiram a moto de Pons, e na sequência houve um novo choque envolvendo Decha Kraisart e Fadli Immammuddin, justamente pela mudança de trajetória provocada pelo primeiro acidente.

Acidente Moto2 Sepang Malásia Mundial de Motovelocidade (Foto: Agência Getty Images) 
Acidente Moto2 Sepang Malásia Mundial de Motovelocidade
 (Foto: Agência Getty Images)
 
A bandeira vermelha foi imediatamente acionada, e a prova ficou interrompida por mais de 40 minutos. A imagem de Axel Pons com o macacão rasgado no braço esquerdo impressionou, mas todos os pilotos sofreram apenas escoriações, algo surpreendente diante da gravidade de algumas quedas, como a de Iturrioz, que bateu com as costas no chão, e de Kraisart, que foi atingido pela moto de Immammuddin. A vitória ficom com o espanhol Esteve Rabat, companheiro de Axel Pons.
Alemão quebra o tornozelo na MotoGP

Uma das revelações da temporada 2013 da MotoGP, o alemão Stefan Bradl sofreu uma séria no sábado, e ficou fora do GP da Malásia. O piloto da LCR Honda levou um tombo nos minutos finais do quarto treino livre e fraturou o tornozelo direito graças ao infortúnio: na queda, sua perna prendeu na grama sintética que cobre o começo da área de escape (confira o lance no vídeo). Logo após o acidente, Bradl levantou-se e tentou apoiar o pé no chão, mas não resistiu de dor.

Stefan Bradl GP da Malásia 2013 (Foto: Divulgação/MotoGP) 
Stefan Bradl fraturou o tornozelo na grama sintética do circuito de Sepang
 (Foto: Divulgação/MotoGP)
 
Dono de uma pole e de um pódio nesta temporada, Bradl foi atendido ainda na pista e levado para o centro médico do circuito de Sepang, antes de ser transferido para a capital Kuala Lumpur, onde foi operado de emergência no mesmo dia. Sem previsão de volta, o piloto germânico é dúvida para os próximos GPs, podendo abrir sua vaga para uma participação especial do aposentado bicampeão Casey Stoner na Austrália, neste fim de semana.


Header_Parabens (Foto: arte esporte)
Bolo de aniversário Travis Pastrana Nascar (Foto: Reprodução Facebook) 
Bolo de aniversário de Travis Pastrana, da Nascar,
foi presente da mãe (Foto: Reprodução Facebook)
 
Pilotos da Nascar ganham bolos personalizados
O fim de semana da Nascar não teve apenas corridas no famoso oval de Charlotte, considerado a “casa” da Stock Cara norte-americana. Antes das provas das categorias Sprint Cup e Nationwide Series, dois pilotos comemoraram seus aniversários com bolos temáticos. Primeiro foi Travis Patrana, fera dos esportes radicais que atualmente compete na segunda divisão nacional da Nascar. O bolo em forma de carro rendeu um elogio à própria mãe pelas redes sociais.
- Eu tenho a melhor mãe! Trinta anos de idade e ela ainda está me fazendo bolos de carro! Acho que eu nunca cresci.

Bolo de aniversário de Dale Earnhardt Jr Nascar (Foto: Divulgação) 
Já o bolo de Dale Earnhardt Jr ganhou uma menção aos parabéns dados pelos fãs (Foto: Divulgação)
 
Já o 39º aniversário de Dale Earnhardt Jr. veio com muitos parabéns: na lateral do bolo em forma do número 88, que é usado pelo competidor nas pistas da Sprint Cup, havia uma referência às 133.445 curtidas que o piloto recebeu em uma publicação sobre seu aniversário em uma rede social. O bolo temático do herdeiro da lenda Dale E Earnhardt Jr mbém tinha um carro da Nascar. Logicamente, adornado com o famoso 88.

Header_Rumo-à-F1 (Foto: arte esporte)
Pipo Derani Rafaelle Marciello Fórmula 3 Europeia (Foto: Stella-Maria Thomas / divulgação) 
Pipo Derani à frente de Rafaelle Marciello na F-3
Europeia (Foto: Stella-Maria Thomas / divulgação)
 
Outro pódio para Pipo Derani na F-3 Europeia

A evolução de Pipo Derani nas divisões de base da Fórmula 1 continua. Depois de faturar dois pódios (2º e 3º) em Nürburgring, Alemanha, e dois top 5 em Zandvoort, Holanda, o paulista da Fórmula 3 Europeia conquistou novamente bons resultados. Desta vez na pista de Vallelunga, na Itália, nona rodada da temporada. Depois de um quinto lugar, o brasileiro largou em segundo e ultrapassou o piloto local Rafaelle Marciello, indo para a liderança. Foi quando dois pilotos se envolveram em um acidente no fim do pelotão e provocaram bandeiras amarelas. Sem se importar com a sinalização, Marciello tomou de volta a ponta, mas não foi punido pela direção de prova e venceu a corrida, deixando Pipo em segundo.


Pipo Derani Rafaelle Marciello Alexander Sims pódio Fórmula 3 Europeia (Foto: Stella-Maria Thomas / divulgação) 
Derani, Marciello e Sims no pódio de Vallelunga, na Itália
(Foto: Stella-Maria Thomas / divulgação)
 
- Consegui ultrapassar o Marciello logo na primeira volta, mas quando vi a bandeira amarela, tirei o pé e ele me passou. Não o penalizaram, tentamos entrar com o pedido de protesto, mas não aceitaram por falta de provas. Poderia ter me defendido e segurado a posição, mas confiei na bandeira amarela. Uma pena. Agora é começar preparação para Hockenheim, na semana que vem – disse o brasileiro, já e olho na etapa alemã.

Header_Ligeirinho (Foto: arte esporte)
Aos 45 anos, Mika Hakkinen volta a vencer

Afastado profissionalmente das pistas desde 2007, quando encerrou sua participação no DTM com três poles e três vitórias em 31 corridas, Mika Hakkinen tornou a sentir o gosto de subir ao degrau mais alto do pódio neste domingo, em uma prova de Gran Turismo na China. Competindo em parceria com o jovem piloto local Matthew Salomon em um Mercedes-Benz SLS AMG GT3, o finlandês de 45 anos venceu a etapa do GT Ásia no circuito de Zhuhai. Um verdadeiro encontro de gerações, já que o companheiro tinha apenas dois quando o finlandês faturou o primeiro de seus dois títulos mundiais de Fórmula 1 pela McLaren. O chinês faz parte de um programa de formação de pilotos implantado pela montadora alemã na China.


mika hakkinen vence em Zhuhai  (Foto: Divulgação) 
Aos 45 anos, Hakkinen venceu em Zhuhai correndo com chinês de 17
 (Foto: Divulgação)
 
- É maravilhoso ver o quanto tem crescido o entusiasmo do povo chinês pelo automobilismo. As corridas foram extremamente emocionantes, e fico orgulhoso por termos sido capazes de vencer. Matthew é um jovem fantasticamente talentoso. Foi um prazer passar algumas dicas úteis, e ver o quão rápido ele foi capaz de colocar em prática tudo que havia aprendido. Se continuar a se desenvolver neste ritmo, mais vitórias que virão, certamente – disse o veterano, campeão da Fórmula 1 em 1998 e 1999.

mika hakkinen vence em Zhuhai  (Foto: Divulgação) 
Bicampeão faturou prova de Gran Turismo com modelo da Mercedes
(Foto: Divulgação)
 
Relembre as semanas anteriores
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/noticia/2013/10/giro-do-motor-homenagens-bolos-vinganca-e-acidente-impressionante.html

Melo vibra com vitórias sobre Federer e melhores do mundo: 'Sem palavras'

Na campanha do título em Xangai, brasileiro e parceiro Dodig derrotaram suíço nas oitavas e irmãos Bryan nas semifinais: 'Nunca esperávamos'

Por Xangai, China

tênis Marcelo Melo e Ivan Dodig master 1000 de Xangai (Foto: Agência AFP)Marcelo Melo não esperava vencer Federer e os
irmãos Bryan na mesma semana (Foto: AFP)
Marcelo Melo está encantado por ter sido campeão, ao lado do croata Ivan Dodig, do Masters 1.000 de Xangai. Não só o título conquistado neste domingo é importante para a carreira do mineiro como também aconteceu de modo especial. Na campanha de quatro partidas até a glória, a atual terceira melhor dupla da temporada passou por cima de nomes como Roger Federer, nas oitavas de final, e nas semis os irmãos americanos Bob Bryan e Mike Bryan, líderes do ranking mundial e atuais campeões olímpicos e dos Grand Slams do Aberto da Austrália, de Roland Garros e de Wimbledon. Até alcançar o feito, o brasileiro julgava que esses triunfos seriam pouco prováveis em um espaço tão curto de tempo.

- O nível deles é muito elevado. Nunca esperávamos vencer o Federer e os Bryan na mesma semana e ainda conquistar o título. Estou sem palavras - revelou.

Os 1.000 pontos ganhos pelo título, o primeiro de Masters 1.000 do brasileiro, elevaram Melo à melhor posição da carreira no ranking de duplas da ATP. Pela primeira vez ele entrou no Top 10, se juntando a outros brasileiros que conseguiram o mesmo feito (Gustavo Kuerten no simples; Cássio Motta, Carlos Kirmayr e Bruno Soares, atual número 3 do mundo, nas duplas). O mineiro agora ocupa a oitava posição no ranking de duplas da ATP, e ele e Dodig estão próximos da classificação para o ATP Finals, torneio que reúne as oito melhores duplas da temporada, em novembro, em Londres.
- De repente toda minha carreira veio à tona. É o meu primeiro título de Masters, que por coincidência me deixa muito próximo do Finals. Isso é uma recompensa pelo meu trabalho e do apoio das pessoas que estão comigo.
Melo e Dodig seguem trabalhando para carimbar a vaga no torneio de fim de temporada. Eles disputam nesta semana o ATP 250 de Estocolmo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/melo-vibra-com-vitorias-sobre-fed-e-melhores-do-mundo-sem-palavras.html