quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Minas aposta em musas estrangeiras na Superliga feminina

Clube mineiro conta com a americana Alaina Bergsma, que já foi Miss Oregon, e a portorriquenha Linda Morales em seu elenco para a temporada

Por Belo Horizonte

Na luta para voltar a disputar uma decisão da Superliga feminina após dez anos, o Minas se reforçou para temporada, que começa nesta sexta-feira. Entre as contratações, duas beldades têm chamado a atenção dos torcedores. A americana Alaina Bergsma e a portorriquenha Linda Morales.

Alaina já é famosa nos Estados Unidos por sua beleza. Ela se destacou na liga universitária de vôlei do país, mas ganhou popularidade por ser modelo, vencendo o concurso de Miss Oregon, estado no extremo oeste dos EUA.

Montagem Alaina Bergsma (Foto: Editoria de Arte)Alaina Bergsma faz sucesso nos Estados Unidos como modelo (Foto: Editoria de Arte)
 
- Uma amiga que venceu por outro estado disse que eu tinha que tentar, então tentei. Adoro competição. E não me importo se as pessoas me elogiam, isso sempre vai acontecer. Fico apenas envergonhada - afirmou.

Questionada sobre a parte do corpo que mais gosta, ela não titubeou na resposta, mas disse que não faz muita coisa para chamar a atenção.

Alaina Bergsma (Foto: Reprodução / SporTV)Alaina Bergsma vai defender o Minas na Superliga
(Foto: Reprodução / SporTV)
 
- Gosto das minhas pernas porque são muito grandes. Mas eu não faço mais muita coisa. Lavo meu rosto, meu cabelo está preso a maior parte do tempo, mas gosto de me vestir bem, me maquiar e dançar. Espero fazer isso aqui em Minas. E quero que as pessoas me reconheçam como jogadora de vôlei - disse.

Ter musas no time não é novidade para o Minas, que já contou com Ana Paula, Leila e, mais recentemente, Sheila. Além de Alaina, Linda Morales reforçou o elenco mineiro. A portorriquenha chegou a jogar contra o Brasil no Grand Prix e não escondeu a felicidade por poder atuar no país.

- Estou muito feliz por estar aqui, jogando neste país, neste nível. Não imaginava que poderia jogar aqui. Estou bem feliz - declarou.

Linda revelou que não tem namorado, mas a americana, apesar de elogiar os brasileiros, disse que está comprometida.

- Os brasileiros são muito fofos, mas tenho meu americano em casa - concluiu Alaina.

Linda Morales (Foto: Reprodução / SporTV)A portorriquenha Linda Morales revelou que está solteira (Foto: Reprodução / SporTV)
 
FONTE:

Parceira de Mari Paraíba, Natasha descarta ensaio: 'Negócio é o vôlei'

Loira e bonita, carioca criada em Copacabana também migrou da quadra para a praia e sonha em disputar um Mundial: 'Nossa evolução é nítida'

Por Rio de Janeiro

Natasha Valente vôlei de praia (Foto: Reprodução/Facebook)Natasha Valente é mais uma musa das areias
(Foto: Reprodução/Facebook)
 
A cena se repete em cada etapa do Circuito Nacional de vôlei de praia. Ao entrar na arena, Mari Paraíba é logo reconhecida pelos torcedores. Vinda das quadras, a musa ficou ainda mais em evidência quando posou nua. Mas ela não chama a atenção sozinha. Do seu lado, outra loira desfila beleza e habilidade pelas praias brasileiras. Seu nome é Natasha Valente, de 24 anos, parceira de Mari. E a dupla não está junta apenas nos elogios do público. Criadas nas quadras, elas enfrentam em conjunto o desafio de migrar do piso duro para as areias.

Carioca, criada em Copacabana, Natasha começou no vôlei na areia ainda menina, mas logo foi para as quadras, onde passou por Pinheiros, Força Olímpica e Banespa. Um novo convite, porém, a fez retornar para sua origem, em 2009, mesmo tendo tido uma "recaída" pelas quadras no ano passado, quando jogou o Carioca pelo Fluminense.

- Comecei a fazer escolinha com a Letícia Pessoa, quando era nova, em Ipanema. Depois disso, quando vinha para o Rio de férias (ela morou um tempo em Brasília), a Letícia me convidou para treinar na praia, disse que tinha um projeto. Comecei a treinar, gostei, e fui ficando. Era meu último ano de juvenil na quadra e resolvi ficar de vez na areia - explicou Natasha.

Loiras e bonitas, Mari e Natasha não passam despercebidas. Das arquibancadas, chegam cantadas e elogios, mas a jogadora quer mesmo é ser reconhecida pelo seu trabalho dentro da arena.

Mosaico Natasha vôlei (Foto: Reprodução / Facebook)
- É engraçado que muita gente pergunta se somos irmãs, pela altura e pelo cabelo loiro. O cabelo fica preso, as duas de óculos... As vezes, alguém fala que somos bonitas, falam outras coisas, mas nada demais não. No dia a dia mostramos que não é assim, ralamos para caramba e não somos só dois rostinhos bonitos - diz Natasha.

Ao contrário da parceira, que posou nua para a Playboy e já fez trabalhos como modelo, Natasha descarta seguir o mesmo caminho, mesmo que fosse apenas para fotos mais comportadas.
- Não penso não, tenho vergonha. Meu negócio é o vôlei mesmo - diz.

Objetivo da dupla é ranquear
Fora da disputa do Circuito Open, onde joga a elite do vôlei de praia brasileiro, Natasha tem como objetivo ranquear ao lado de Mari. No ano passado, a loira chegou a jogar o Estadual do Rio pelo Fluminense, nas quadras, mas o flerte foi apenas um namorico. O foco está mesmo é nas areias.

- Jogamos duas etapas, em Vitória, e em Recife. A evolução é nítida. A Mari melhorou muito e bem rápido. A gente consegue ver isso nos treinos. Treinamos com as meninas que jogam o Mundial e estamos cada dia melhor. O meu objetivo é ranquear no Circuito Brasileiro para jogar o Mundial. Mas o principal é ranquear, para começar a jogar o Open, que é o principal circuito nacional. O foco é 100% a areia. Quando joguei pelo Fluminense no ano passado, fiquei com muita saudade, mas recebi esse convite para a praia, e meu foco é só na praia.

Mari e Natasha conversam durante uma partida do circuito (Foto: Paulo Frank/CBV)Mari e Natasha conversam durante uma partida do circuito (Foto: Paulo Frank/CBV)
 
Em outubro, o Rio de Janeiro recebe a etapa do Brasileiro de vôlei de praia. E Natasha não esconde a vontade de jogar em casa.

- Não sei se vai pintar esse convite. Não sei se a federação do Rio poderia indicar uma dupla para o Open. Mas teria muita vontade de jogar dentro de casa, com certeza. Mas se não tiver como, vai ser legal jogar o nacional dentro de casa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/10/parceira-de-mari-paraiba-natasha-foca-na-areia-e-descarta-ensaio-vergonha.html

Wawrinka cai para Querrey e perde chance de se aproximar do ATP Finals

Suíço não resiste e é eliminado em Pequim, Vitória sobre americano o colocaria à frente do compatriota Federer na corrida pelo torneio dos oito melhores

Por Pequim, China

Nono do mundo, Stanislas Wawrinka conheceu, na madrugada desta quinta-feira, uma derrota com sabor duplamente amargo. Ao ser superado pelo americano Sam Querrey (30º) por 6/3 e 7/6(2), o suíço foi eliminado do ATP de Pequim e, de quebra, perdeu a chance de ultrapassar o compatriota Roger Federer na corrida pelo ATP Finals.

Caso saísse de quadra com o triunfo, além de se garantir nas quartas de final da competição na China, ganharia 90 pontos, suficientes para suplantar o ex-campeão mundial Federer, assumindo o sétimo posto e ficando muito perto de passar pela primeira vez ao torneio dos oito melhores ranqueados.

Alheio à luta entre os suíços, Querrey segue firme em Pequim. Passada a batalha pela segunda rodada, o americano encara nas quartas de final o número 1 do mundo Novak Djokovic, que derrotou também nesta quinta o espanhol Fernando Verdasco por 2 sets a 1, parciais de 7/5, 2/6 e 6/2.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/wawrinka-cai-para-querrey-e-perde-chance-de-se-aproximar-do-atp-finals.html

Serena passa por Kirilenko e chega às quartas de final em Pequim

Número 1 do mundo vence por duplo 7/5, elimina a musa russa e segue firme na luta pelo título na China

Por Pequim, China

Com parciais de 7/5, Serena Williams derrotou a russa Maria Kirilenko (18ª do ranking) por 2 a 0 na madrugada desta quinta-feira e passou às quartas de final do WTA de Pequim.  A próxima parada da número 1 do mundo será contra a vencedora do embate entre a também americana Sloane Stephens (13ª) e a dinamarquesa Caroline Wozniacki (8ª).

Serena Williams contra Maria Kirilenko, WTA de Pequim (Foto: Getty)Serena bate Kirilenko em duelo parelho e segue firme em Pequim (Foto: Getty)
 
Marcada pelo equilíbrio, a partida acabou sendo decidida pelo tradicional jogo agressivo de Serena, que conseguiu um total de seis aces contra apenas dois da bela Kirilenko. A americana soube quebrar o serviço da oponente nos momentos cruciais, e fechou a partida em 1h37m.

Em outro confronto válido pela terceira rodada, Agnieszka Radwanska (4ª) passou facilmente pela eslovena Polonia Hercog (76ª) e também avançou às quartas de final. A polonesa venceu por 6/0 e 6/2 e se qualificou para enfrentar a alemã Angelique Kerber (9º), que eliminou a italiana Roberta Vinci por 6/2 e 6/4.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/serena-passa-por-kirilenko-e-chega-quartas-de-final-em-pequim.html

Djoko sua, mas supera Verdasco, avança em Pequim e segue no topo

Difícil vitória por 2 sets a 1 mantém o sérvio como número 1 do ranking, ainda à frente de Nadal

Por Pequim, China

Foi difícil, mas Novak Djokovic passou às quartas de final do ATP de Pequim. Na manhã desta quinta-feira, o sérvio venceu o espanhol Fernando Verdasco por 2 sets a 1 (parciais de 7/5, 2/6 e 6/2) e segue vivo na luta pelo título na China. De quebra, manteve a primeira colocação no ranking, posto que perderia para Rafael Nadal em caso de derrota.

Na próxima fase, Djoko terá pela frente Sam Querrey. O americano derrotou o suíço Stanislas Wawrinka  por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6(2). A queda impediu que Wawrinka  somasse mais 90 pontos, ultrapassasse o compatriota Roger Federer e assumisse a sétima posição no ranking para o ATP Finals.


Novak Djokovic, ATP de Pequim (Foto: Getty)Djokovic teve uma árdua tarefa para se manter no topo do ranking e vivo no ATP de Pequim (Foto: Getty)
 
Pressionado por Nadal na briga para se manter como o número 1 do mundo, o sérvio teve de suar muito para fechar o primeiro set. Djokovic conseguiu uma quebra no 12º game e saiu na frente, fazendo 7/5.

Vivo no jogo, Verdasco voltou com tudo na parcial seguinte, abrindo 3/1 e depois 5/2 após quebras no terceiro e sétimo games.  Sobrando em quadra, o espanhol confirmou seu serviço e igualou o placar, fazendo 6/2.

Djokovic e Verdasco, ATP de Pequim (Foto: Getty)Djoko e Verdasco se cumprimentam após o duelo, que teve o sérvio como vencedor (Foto: Getty)
 
Sem alternativa, Djokovic teve de jogar muito para obter o triunfo no terceiro set e, por consequência, da partida. Quebrando o serviço do rival no segundo game, fez 4/1, conseguindo boa vantagem.  A partir daí, mesmo ainda com dificuldades, foi manter os seus saques e quebrar novamente o serviço do espanhol no oitavo game, fechando a parcial em 6/2 e liquidando a parada após 1h54m de luta.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/djoko-sua-mas-supera-almagro-avanca-em-pequim-e-segue-no-topo.html

Fla e Vasco correm risco de punição por excesso de pessoas no campo

Clubes são denunciados pelo STJD por distribuição de pulseiras 'vip' para assistir ao clássico do primeiro turno no gramado

Por Rio de Janeiro

O procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) Fernando Silva Junior denunciou Vasco e Flamengo por terem permitido que pessoas, identificadas com pulseiras 'vip', assistissem ao jogo do primeiro turno do Brasileiro dentro do gramado, realizado em 14 de julho e vencido por 1 a 0 pelos rubro-negros. Os rivais podem ser punidos com multa de R$ 100 a R$ 100 mil em função de terem infrigido o artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) - deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: I - desordens em sua praça de desporto; II - invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo; III - lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo.

O artigo 213 do CBJD ainda destaca em seu primeiro parágrafo a possibilidade de os clubes perderem de um a dez mandos de campo: "Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando Fparticipante da competição oficial".

Também foram denunciados os outros responsáveis pela organização da partida: as federações carioca (Ferj) e brasiliense (FBF) de futebol, o árbitro Grazianni Maciel Rocha e o delegado do jogo, Geufran Almeida de Oliveira. Todos podem ser punidos com multas.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/10/fla-e-vasco-correm-risco-de-punicao-por-excesso-de-pessoas-no-campo.html

Após um ano sem jogar, zagueiro do Botafogo estrela filme alemão

Documentário acompanha a vida de Dankler, que participou de torneio na Europa pelo Vitória e estreou pelo Alvinegro em clássico diante do Fla

Por Rio de Janeiro

O zagueiro Dankler, do Botafogo, é personagem do documentário alemão  "Mata Mata", que conta a história de jovens brasileiros que sonham em ser estrelas do futebol. A equipe de produção acompanhou o jogador por dois anos, desde uma competição que disputou na Alemanha em 2011, com o Vitória, até os dias solitários de treinos, quando não tinha expectativa de voltar a jogar. Considerado pelo diretor do filme como um exemplo de força de vontade, o jogador acredita que a sua experiência pode servir de espelho para outros garotos (assista ao vídeo).

- Eu tenho um longo caminho ainda a percorrer. Mas eu acho importante servir de espelho para novos atletas, porque eu passei por momentos muito difíceis na minha vida. Espero que eles possam alcançar o futuro deles - contou Dankler, 21 anos.

Em agosto de 2012, Dankler anunciou ao Vitória, clube que defendia na época, que não renovaria seu contrato. Acabou afastado do elenco e ficou mais de um ano sem entrar em campo.

- Foi algo que eu passei e que eu não desejo para ninguém, deixar de fazer o que gosta, de jogar futebol. Com certeza, se eu não tivesse a base familiar que eu tenho, eu não conseguiria passar pelas dificuldades que eu passei - lembrou.

Dankler Botafogo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência o Globo) Dankler, do Botafogo, também é personagem de documentário (Foto: Alexandre Cassiano / Agência o Globo)
 
Foi no empate por 1 a 1 com o Flamengo, no dia 25 de setembro de 2013, no Maracanã, que Dankler fez sua estreia com a camisa do Botafogo. Para o zagueiro, o duelo, que valia a partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil, teve a mesma sensação de seu primeiro jogo como profissional.

- Foi como se eu tivesse recomeçado do zero. No início, antes de o juiz apitar, eu estava nervoso. Ouvir a torcida voltar a gritar seu nome é muito importante - revelou.

E os elogios para Dankler não vieram apenas por sua atuação dentro do gramado. A equipe do documentário também acompanhou o relacionamento do jogador com a imprensa.

- Eles viram minha primeira entrevista aqui e publicaram que, além de ser jogador, eu seria um astro do cinema. É muito importante passar por isso também - comentou.

O Botafogo, de Dankler, volta a campo no próximo sábado, para enfrentar o Grêmio, no Maracanã. Com o titular Bolívar suspenso, o zagueiro pode voltar a ser titular do Alvinegro.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/ta-na-area/noticia/2013/10/apos-um-ano-sem-jogar-zagueiro-do-botafogo-estrela-filme-alemao.html

Cinco meses após cirurgia, Murilo volta aos treinos e vibra: 'Quase lá'

Na estágio final antes do retorno às quadras, ponteiro do Sesi-SP volta aos treinos após intervenção no ombro, e esposa Jaqueline, grávida, posta vídeo

Por Rio de Janeiro

Fora das quadras, Murilo vive o melhor momento de sua vida. Ao lado de Jaqueline, o ponteiro do Sesi-SP será pai de Arthur, que deve nascer até o dia 31 de dezembro. Mas quando o assunto é vôlei, o jogador também tem motivos para comemorar. Fora de ação há cinco meses, o gaúcho deu um passo importante na longa recuperação da cirurgia que realizou no ombro direito em maio. Em vídeo filmado por Jaqueline e postado nas redes sociais, Murilo aparece sacando, recepcionando e até saltando para cravar bolas no ginásio do Sesi, em São Paulo.

Frame Murilo Vôlei treinando (Foto: Reprodução / Instagram)Murilo salta para cortar, em mais uma etapa da sua recuperação (Foto: Reprodução / Instagram)
 
- Parabéns meu amor!!! Amanhã (nesta quinta) vai fazer 5 meses de muita luta pra voltar da cirurgia. Hoje graças a Deus você está recuperado e já já estará aí dando muita porrada!!! Só eu é você sabemos o quanto é difícil ficar longe do que mais gostamos de fazer, que é jogar VÔLEI!!! Te amo meu lindo @Murilovolei8 - disse Jaqueline.

Mais comedido, o jogador não deixou de falar com seus seguidores sobe seu avanço. Nesta quinta-feira, sua cirurgia completou cinco meses e a evolução é nítida. Ainda não há uma previsão oficial para o seu retorno, mas o atleta demonstrou otimismo.

Frame Murilo Vôlei treinando (Foto: Reprodução / Instagram)Jogador também treinou outros fundamentos, como a recepção (Foto: Reprodução / Instagram)
 
- Algumas pessoas estavam curiosas pra saber sobre minha recuperação, vou RT um vídeo do treino de hoje que a @jaquelinevolei postou #quaselá - frisou o jogador.

Em junho, um mês depois da cirurgia, Murilo já havia comemorado a retirada da tipóia, sua companheira por longos 30 dias. Depois, acertou seu retorno ao Sesi-SP, que abriu as portas para o seu tratamento.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/10/se-recuperando-apos-cirurgia-murilo-volta-aos-treinos-e-vibra-quase-la.html

Muricy antecipa concentração no São Paulo e pega elenco de surpresa

Jogadores dormirão no CT da Barra Funda já nesta quinta-feira. Tricolor enfrenta o Vitória, sábado, às 21h, no Morumbi, pelo Brasileiro

Por Carlos A. Ferrari e Marcus Vinícius Souza São Paulo

Milton Cruz Muricy Ramalho São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)Muricy Ramalho, com auxiliar Milton Cruz, em treino do São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)
 
As três derrotas consecutivas fizeram o técnico Muricy Ramalho alterar sua rotina de preparação para os jogos do São Paulo. Depois dos 3 a 0 sofridos diante do Santos, na Vila Belmiro, o treinador decidiu antecipar em um dia a concentração do elenco. No sábado, o Tricolor enfrenta o Vitória, às 21h, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro.

Os jogadores foram liberados depois do treino desta quinta-feira à tarde, no CT da Barra Funda, mas terão de voltar ao clube até 22h. Eles permanecerão toda a sexta-feira no local e só poderão ir para casa após a partida. O grupo folga no domingo e retorna às atividades na segunda-feira.

– Pegou (de surpresa), não sabíamos, ficamos sabendo agora. Somos funcionários do clube. Não é castigo. É difícil ficar longe da família, mas tudo agora é bem-vindo – afirmou o zagueiro Antônio Carlos.

Desde que chegou ao São Paulo, Muricy Ramalho vinha optando por períodos mais livres. Os jogadores entravam em regime de concentração sempre um dia antes dos duelos. Com os confrontos geralmente aos domingos, os atletas só dormiam no centro de treinamentos aos sábados.

Na passagem de Paulo Autuori, o grupo permanecia no clube a partir de sexta-feira. Isso também acontecia com Ney Franco, sobretudo em antes de confrontos decisivos e clássicos. Com ele também, o Tricolor ficou diversas vezes no CT de Cotia, destinado às categorias de base.


Péricles Chamusca define primeiro gol do Fla como momento decisivo

Treinador diz que o gol saiu logo após uma chance do Coritiba que parou em cima da linha e que, no momento do time, isso pesa em campo

Por Curitiba

 A derrota para o Flamengo no Couto Pereira começou a ser escrita no primeiro gol dos cariocas, na visão do técnico Péricles Chamusca. O treinador explicou que o lance se originou após uma chance clara do Coritiba, que parou em cima da linha. No contra-ataque, já no fim do primeiro tempo, o Flamengo conseguir abrir o placar e ir para o intervalo com a vantagem.

Segundo Chamusca, o momento instável do Coritiba cria esse tipo de situação na partida e pesa para os jogadores. No entanto, pelo fato de o time ter várias mudanças em relação ao último jogo, o técnico elogiou a postura do grupo.

- A postura da equipe, de uma maneira geral, e por tantas mudanças de um jogo para o outro, foi muito positiva. O jogo começou a se escrever aos 46 minutos. Eles tiram uma boa em cima da linha, e no contra-ataque eles fazem o gol. O momento do time cria essas situações. Já vem emocionalmente desgastado, aí deixa de fazer um aos 46 e toma aos 47, é complicado.

Com as entradas de Maykon e Emerson Santos nos lugares de Vitor Júnior e Marcos Paulo, Chamusca disse que o Coxa passou a ter mais dinâmica na etapa final. O treinador lamentou os gols do Flamengo em lances isolados, mas destacou que para voltar a vencer, o grupo precisa trabalhar bastante.

- A gente voltou, tentou mudar taticamente com a entrada dos garotos na beirada. Ganhamos uma dinâmica melhor naquele momento. Eles até perderam outras oportunidades em jogadas construídas, mas o momento que tomamos os gols foram situações que desfavorecem a gente com as dificuldades. Vamos trabalhar muito. Só tem uma solução, que trabalhar.

O Coritiba volta a campo no domingo para o clássico contra o Atlético-PR. A partida está marcada para às 16h (de Brasília), na Vila Capanema.

Péricles Chamusca Coritiba (Foto: Divulgação/ Site oficial do Coritiba)Péricles Chamusca disse que gol complicou para o Coritiba (Foto: Divulgação/ Site oficial do Coritiba)
 
FONTE:

Na base da simplicidade, Jayme quebra tabus e até sina de Mano

Após ex-treinador dizer que elenco não assimilava suas ordens, ex-interino tem bom início, vence duas seguidas e até bate Coxa, fora, após 15 anos

Por Curitiba

Jayme de Almeida Flamengo x Coritiba (Foto: Joka Madruga / Futura Press)Jayme de Almeida: simplicidade à frente do
Flamengo (Foto: Joka Madruga / Futura Press)
 
Traçar o estilo de Jayme de Almeida não parece ser algo muito difícil. A postura em entrevistas coletivas deixa evidente: o novo treinador do Flamengo faz da simplicidade sua principal característica. De fala mansa e sinceridade a cada resposta, é do tipo que evita potencializar os próprios méritos pelo bom momento da equipe e que não vê problema em dizer "não sei" como resposta. Foi assim, por sinal, que começou a tentar explicar o motivo de o Rubro-Negro estar tão diferente sob seu comando. A mudança, mais do que nítida em campo, está comprovada em resultados. E é para melhor.

O Flamengo que não ganhava dois jogos seguidos no Brasileirão, ganhou. O Flamengo que não vencia há 15 anos o Coritiba fora de casa, venceu. E o Flamengo que Mano Menezes deixou dizendo que não conseguia assimilar suas orientações, assimila tudo que Jayme pede. E ele garante: não pede muito.

- Não sei (por que mudou). Sinceramente, acho que fiz uma proposta e acredito no futebol. É uma coisa bem simples e é minha ideia. Consegui colocar jogadores que conseguem desenvolver bem. Gosto de times que joguem bom futebol e se proponham a fazer o que peço. Na simplicidade, estamos conseguindo fazer isso.

Da escola que deu ao Flamengo sua geração mais vencedora, Jayme é daqueles que gostam do futebol simples e eficiente de antigamente. Nunca escondeu que seu elenco tem limitações, mas procura extrair o que nele enxerga de melhor. As mudanças desde que assumiu a equipe foram poucas: Amaral, que sequer jogou com Mano, virou um volante intocável, e André Santos voltou para o meio-campo, com João Paulo na lateral.

Assim, o Flamengo se protegeu defensivamente e passou a segurar mais a bola no meio-campo. No Brasileirão, disputou nove pontos, ganhou sete, e só não teve maior posse de bola contra o Coritiba - até por ter feito 2 a 0 logo no começo do segundo tempo. Contra o Náutico, teve 54%, diante do Criciúma, 55% e com o Coxa, 47%.


O mérito da evolução evidente Jayme compartilha com o grupo. Revelando ser simples também no contato com os jogadores, o treinador diz que joga limpo e tenta colocar cada um na posição em que fica mais à vontade. Desta maneira, ele acredita que o Flamengo tem evoluído gradativamente.

- Não tenho uma fórmula para isso, não. Tenho o meu modo de lidar com eles e jogo sempre muito aberto. Falo o que gosto e como vejo o futebol. Tenho procurado fazer isso: colocar jogadores de qualidade e na função que gostam de jogar. O Flamengo está jogando um futebol de qualidade. As coisas começaram a andar. Contra o Náutico, falaram muito mal por conta do empate, mas eles agora ganham de todo mundo. Depois veio o Botafogo e seguimos crescendo. Isso nos dá um alívio e confiança para os próximos jogos.

Então, aliviado e confiante, o Flamengo do simples Jayme retorna ao Rio de Janeiro na manhã de quinta-feira e encara o Vasco, domingo, em Brasília, pela 26ª rodada do Brasileirão. Com 33 pontos, a equipe ocupa a 11ª colocação.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/10/na-base-da-simplicidade-jayme-quebra-tabus-e-ate-sina-de-mano.html

Flamengo vence o Coritiba no Couto Pereira e quebra tabu de 15 anos

Rubro-Negro espanta retrospecto ruim em Curitiba, com gols de André Santos e Wallace, e sobe para 11º. Coxa chega a sete jogos sem vitória

A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

Caiu um tabu de 15 anos no futebol brasileiro. Na noite desta quarta-feira, o Flamengo fez 2 a 0 no Coritiba e voltou a vencer no temido Couto Pereira, depois de nove derrotas seguidas para o adversário. Com gols de André Santos e Wallace, o invicto Rubro-Negro sob o comando do ex-interino Jayme de Almeida mostrou personalidade para repetir o feito que não alcançava desde 1998. E aumentou a crise no Coxa na estreia do técnico Péricles Chamusca. Vaiada, a equipe paranaense chegou a sete jogos sem saber o que é vitória - seis pelo Brasileirão e um pela Sul-Americana - e se aproxima perigosamente da zona de rebaixamento.

O Flamengo, que na 25ª rodada venceu duas seguidas pela primeira vez no nacional, chegou a 33 pontos, subiu quatro degraus na classificação, ultrapassou o próprio Coritiba e terminou a rodada em 11º lugar.

- Fiquei sabendo do tabu de 15 anos, mas o que me deixou muito feliz foi a postura da equipe em campo. Os meninos mais uma vez corresponderam com muita luta. Ganhar dois jogos nos dá uma tranquilidade maior para trabalhar - afirmou Jayme de Almeida.

O Coxa, parado nos 31 pontos, ficou para trás e caiu para 15º, seis pontos à frente da zona de rebaixamento. Essa distância pode cair para três pontos em caso de vitória do Vasco sobre o Inter nesta quinta.

- Não tem explicação. Vocês veem a gente correndo, brigando. Está difícil. Vamos ter que melhorar - lamentou o meia Robinho.

Na próxima rodada, o Flamengo tem pela frente o clássico contra o Vasco, domingo, às 16h (de Brasília), no Mané Garrincha. No mesmo horário, o Coritiba também terá um rival pelo caminho: o Atlético-PR, no Durival de Britto.

Wallace comemoração Flamengo contra Coritiba (Foto: Joka Madruga / Agência Estado)Wallace comemora o segundo gol da vitória no temido Couto Pereira (Foto: Joka Madruga/Agência Estado)
 
Entre escorregões, André Santos funciona como centroavante
O gramado molhado teve sua parcela de contribuição para um primeiro tempo de poucas situações de gol. Bill, Paulinho e Alex foram alguns dos jogadores que sofreram com os escorregões, que vez ou outra estragavam uma tentativa de ataque. Quando não eram os deslizes, os 29 passes errados tratavam de atrapalhar as tabelas ofensivas. O primeiro chute, um cruzado de Paulinho, demorou dez minutos para sair e nem foi na direção do gol de Vanderlei. Já o Coritiba, que insistia na bola aérea, só conseguiu sua única finalização aos 45 minutos. E quase marcou. Mas João Paulo salvou em cima da linha a conclusão de Robinho.

Foi o único susto que o Rubro-Negro levou num primeiro tempo em que teve o domínio, apesar dos escorregões. Sempre pelo lado direito, Elias, Paulinho e Hernane criavam oportunidades, e André Santos e Carlos Eduardo faziam as vezes de centroavante na área, mesmo sem muito jeito. Quando teve a chance, Cadu esperou a bola no pé num cruzamento cortado pela zaga. André Santos cabeceou por cima do travessão um chute cruzado de Hernane, mas depois se redimiu. O meia recebeu na área, girou o corpo e bateu no cantinho, fazendo 1 a 0, aos 46 minutos. Na comemoração, fez homenagem ao filho Arthur.

Wallace amplia, e estreante Germano é expulso

O gol foi como um golpe num atordoado Coritiba, que voltou ainda cambaleando para o segundo tempo. Quando viu, já estava 2 a 0. Logo aos quatro minutos, um bate-rebate na área, que teve furada de Léo Moura, terminou bem para os zagueiros do Fla: assistência de Chicão, gol de Wallace, de cabeça. Marcos Paulo, em cima da linha, ainda tentou tirar com a mão. Sem alternativa, Péricles Chamusca foi para o tudo ou nada, com Emerson Santos e Maykon nos lugares de Marcos Paulo e Vitor Júnior, respectivamente.

Enquanto isso, Jayme de Almeida segurava a vantagem com mais volantes. Cáceres e Luiz Antonio substituíram os exaustos André Santos e Carlos Eduardo. O Fla perdeu muito na posse de bola, mas na base do contra-ataque teve chances claras de ampliar a vantagem. Só que não era o dia de Hernane. Quando chegou ao ataque, o Coritiba ainda parou em Paulo Victor -
defendendo até com o rosto, no susto. Para piorar as coisas, o estreante Germano ainda foi expulso ao receber o segundo amarelo. A partir dos 30 minutos os rubro-negros começaram a pedir "olé", enquanto a torcida local voltou a protestar contra a diretoria, aos gritos de "queremos jogador".

 
FONTE:
 

Tite destaca alívio ao sentir de novo o 'gosto de vitória' no Timão

Treinador celebra fim da série de oito jogos sem vencer. Ele dedica triunfo sobre Bahia para torcida, diretoria, atletas e para ele mesmo

Por Mogi Mirim, SP

Alívio: esse foi o sentimento do técnico Tite após a vitória do Corinthians por 2 a 0 sobre o Bahia, na noite desta quarta-feira, no estádio Romildo Ferreira, em Mogi Mirim. O técnico comemorou o fim da série de oito jogos sem vitória e dedicou o triunfo a todas as pessoas envolvidas no futebol do clube, da torcida à diretoria. Com expressão tranquila, Tite disse ter saboreado o "gosto da vitória" como há muito não fazia.

A última vitória do Corinthians havia sido no dia 1o de setembro, goleada por 4 a 0 sobre o Flamengo, no estádio do Pacaembu. O setor ofensivo, que marcou apenas um gol em oito jogos antes do confronto desta noite, desencantou e fez o Timão "respirar" na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, após passar de postulante ao G-4 a membro da zona intermediária em algumas semanas.

–  A vitória é para torcida, direção, atletas e para mim também. Era toda uma engrenagem que não sentia o gosto de vitória fazia tempo – afirmou o treinador.

Outro que atestou a boa atuação do Corinthians foi Emerson, titular do ataque ao lado de Guerrero e Alexandre Pato e com participação nos dois gols da noite desta quarta-feira. Para ele, a retomada da performance foi tão importante quanto o resultado do jogo.

– A parte tática encaixou, a bola entrou. Fora a vitória, jogamos bem, acima de tudo. Agora temos mais confiança para continuar o trabalho – disse o atacante.

Tite acredita que o Corinthians tenha apresentado bom futebol até os 15 minutos do segundo tempo e caído de produção a partir deste ponto. O técnico minimizou o desempenho oscilante e disse ter visto o desgaste na parte final da partida como algo natural de uma equipe que vem atuando duas vezes por semana sem interrupções, devido ao calendário apertado.

– A equipe fez 60 minutos muito bons, marcou dois gols, e poderia ter marcado três. Depois teve uma queda natural. Fomos efetivos nas nossas oportunidades. Mais do que um divisor, essa vitória deve servir para aprender. Temos de aprender com o que fazemos errado e o que fazemos de bom. Isso dá confiança, e o desempenho se associa ao resultado. E segue o campeonato difícil – completou.

Jogando com três atacantes – Emerson Sheik, Alexandre Pato e Paolo Guerrero –, o técnico viu sua equipe sair da série negativa com uma postura mais vibrante. A goleada por 4 a 0 sofrida para a Portuguesa, no último domingo, havia deixado Tite claramente incomodado e abalado. O treinador sequer deu sua tradicional entrevista coletiva, sendo substituído por Emerson e Alessandro.

Em busca de novo embalo no Campeonato Brasileiro, o Corinthians volta a campo no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), no estádio Independência, para enfrentar o Atlético-MG. Com os desfalques de Alexandre Pato, convocado para a seleção brasileira, e Sheik, suspenso, Tite terá de "quebrar a cabeça" mais uma vez para montar sua equipe.

Tite Corinthians e Bahia (Foto: Marcos Ribolli)Tite comemora gol do Corinthians durante a vitória por 2 a 0 sobre o Bahia (Foto: Marcos Ribolli)
 
FONTE:

Cristóvão Borges não perdoa falhas da defesa em 'jogadas preparadas'

Treinador reclama dos dois gols que garantiram a vitória do Corinthians por 2 a 0 sobre o Bahia. 'Cada um pega um', brada o técnico do Tricolor

Por Salvador

Não foram só os jogadores do Bahia que culparam as falhas defensivas pelo revés contra o Corinthians, em Mogi Mirim. O técnico Cristóvão Borges também não ficou satisfeito com os dois gols sofridos pela sua equipe, na derrota por 2 a 0, na noite desta quarta-feira.

Ambos os gols alvinegros saíram após cobranças de escanteios. No primeiro, Emerson Sheik cobrou no primeiro pau, Guilherme desviou e Paolo Guerrero apareceu livre para balançar a rede de Marcelo Lomba. No segundo, o mesmo Sheik colocou a bola na cabeça do estreante que Cléber, que subiu mais alto que a zaga tricolor e correu para o abraço.

Se depender do humor do treinador do Bahia, a quinta-feira será de bronca geral. Cristóvão reclamou dos dois lances que originaram os gols do adversário.

– Duas jogadas de bola parada. Jogadas que são preparadas. A marcação é definida; cada um pega um. E nós tomamos dois gols dessa forma. Depois, reverter um resultado desse é complicado – bradou o técnico.

Corinthians e Bahia não fizeram uma partida de alto nível. Cássio, goleiro do Timão, mal sujou o uniforme, graças à falta de inspiração do setor ofensivo tricolor. Ao longo dos 90 minutos, foram apenas três finalizações, mas nenhuma delas foi na direção do gol.

Não era o desempenho que o comandante tricolor esperava, até por ter optado por um esquema mais ofensivo. Ele deixou o esquema com três volantes de lado e escalou a equipe com Marquinhos, Wiliam Barbio, Wallyson e Fernandão. Embora tenha minimizado a baixa produção ofensiva do Bahia, Cristóvão Borges admitiu que o time não esteve no mesmo nível de outras atuações.

- No geral, a equipe não esteve no mesmo nível de outras partidas. Mas também não jogou tão abaixo do normal. Tomamos um gol que não estamos acostumados a tomar e as coisas ficaram difíceis - finaliza.

Clique aqui e confira vídeos do Bahia

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/bahia/noticia/2013/10/cristovao-borges-nao-perdoa-falhas-da-defesa-em-jogadas-preparadas.html

Timão encerra jejum de gols, vence Bahia e encontra alívio para a crise

Com atuação segura, Corinthians faz 2 a 0 e dá fim a sequência de oito jogos sem vencer. Tricolor perde invencibilidade no segundo turno

A CRÔNICA 
 
por Rodrigo Faber

A sequência negativa e o jejum de gols ficaram para trás. Com uma atuação intensa e segura, principalmente no primeiro tempo, o Corinthians venceu o Bahia por 2 a 0, nesta quarta-feira, em Mogi Mirim, e deu uma pausa na crise que assolou a equipe de Tite no mês de setembro. Diante de um adversário direto na luta por posições na tabela do Brasileiro, o Timão mostrou tranquilidade. O Bahia perdeu a invencibilidade no segundo turno da competição.

A vitória deu fim a uma sequência de oito jogos sem resultado positivo do Corinthians. Além disso, foram 393 minutos sem gols até a cabeçada certeira de Guerrero que abriu o placar nesta quarta. O Timão foi aos 34 pontos, contra 32 do Bahia, que passa a ficar mais preocupado com a parte de baixo da tabela.

Cléber comemoração gol Corinthians contra Bahia (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Autor do segundo gol, Cléber é abraçado por companheiros (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
As duas equipes voltam a campo no próximo domingo. O Corinthians visita o Atlético-MG em Belo Horizonte, às 16h (horário de Brasília), enquanto o Bahia recebe a Ponte Preta em Salvador, às 18h30.

Quebra de jejum, confiança retomada

A alternativa que Tite encontrou para tentar melhorar o desempenho ofensivo só foi testada uma vez na temporada. Em um jogo de Paulistão, contra o Atlético Sorocaba. De lá para cá, Emerson, Pato e Guerrero não iniciaram um jogo sequer juntos. Nesta quarta, o trio mostrou a característica mais pedida pelo comandante: intensidade. Com movimentação e boas trocas de passes, o ataque envolveu a defesa do Bahia e criou suas chances.

O Bahia criou pouco, com William Barbio, Wallyson e Fernandão muito avançados, mas um meio-campo sem ninguém para criar. Assim, ficou fácil para a defesa renovada do Corinthians – Felipe e Cléber na zaga, Alessandro improvisado na lateral esquerda. O setor teve pouco trabalho e mostrou segurança quando exigido.

Alessandro Corinthians e Bahia (Foto: Marcos Ribolli)Alessandro, do Corinthians, encara marcação de Madson, do Bahia (Foto: Marcos Ribolli)
 
O Timão jogou bem e tomou conta do primeiro tempo. Quebrar a série negativa do incômodo mês de setembro parecia questão de insistência. A bola aérea era o caminho. Aos 20 minutos, Guilherme desviou cobrança de escanteio de Emerson e encontrou Guerrero sozinho para completar: 1 a 0, e um golzinho alvinegro após 393 minutos.

A confiança voltou, as pernas ficaram mais leves. O retorno de Guilherme também contribuiu para a melhora corintiana. Aos 41, a tendência de um time mais incisivo se confirmou. Nova cobrança de escanteio de Emerson, e cabeçada certeira do estreante Cléber: o segundo gol fez o bom público de Mogi Mirim comemorar o alívio na crise.

Pato Corinthians e Bahia (Foto: Marcos Ribolli)Pato voltou a ser titular do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli)
 
Segurança para vencer
Cristóvão Borges corrigiu o buraco no meio-campo com a entrada de Rafael Miranda na vaga de William Barbio. Apesar da melhor organização tática, o Bahia não conseguiu criar. Pressionou pelas laterais nos primeiros dez minutos, sem sucesso. Ao Timão, coube cozinhar a partida e evitar qualquer susto.

Para uma equipe em situação difícil, nada mais justo. O Corinthians precisava de segurança e confiança, duas coisas que começou a readquirir com a vitória desta quarta-feira. Até Alexandre Pato pôde ser visto na marcação do lateral adversário – em um lance, foi quase até a linha de fundo com Madson.

A falta de agressividade do Bahia contribuiu, claro, já que a equipe tricolor não mostrou o bom desempenho ofensivo de outras partidas. Mesmo se refazendo de uma crise que não vivia há tempos, o Timão já passou o rival desta quarta-feira na tabela de classificação. E deixou um pouco do peso nas costas em Mogi Mirim.

 
FONTE:

Em alta, William Henrique atribui bom momento ao técnico Ney Franco

Atacante marca gol do triunfo rubro-negro sobre o Goiás, na Fonte Nova, e vira o amuleto do Vitória no Campeonato Brasileiro 2013

Por Salvador

O momento é de lua de mel. Contestado ao chegar ao Vitória, o atacante William Henrique deu a volta por cima e foi decisivo nas duas últimas rodadas do Brasileirão. Contra o Atlético-PR, no último domingo, o jogador conseguiu um gol e uma assistência. Nesta quarta-feira, diante do Goiás, mais um gol marcado já nos minutos finais para garantir o triunfo do time baiano. Em alta, o atleta vive momento especial na carreira e se transformou no ‘amuleto’ da equipe treinada por Ney Franco.

- Muito bom isso. Faz tempo que não sinto essa emoção. Bom demais. Só tenho que agradecer a todos. Tenho que agradecer a Deus – declarou o jogador nesta quarta-feira, enquanto era aplaudido pela torcida.

William Henrique foi contratado no início do ano como uma aposta e logo foi emprestado ao Botafogo-BA para a disputa do Campeonato Baiano. Voltou após o estadual e novamente deixou o Rubro-Negro por empréstimo, desta vez para o Asa de Arapiraca. Recentemente, Ney Franco pediu o retorno do jogador. E, segundo o atacante, o treinador é o principal responsável para a virada de mesa na carreira.

- Ele [Ney Franco] tem papel decisivo. Tem sido fundamental nesse momento bom – disse William Henrique.

No fim de semana passado, William Henrique ganhou elogios de Ney Franco. O treinador disse que já tinha observado o atacante anteriormente e mostrou confiança no potencial do atleta.
- O William é um jogador que estava emprestado e pedi o retorno dele. O bom de se observar a base é isso. Acompanhei ele na Taça São Paulo e pude perceber que é um jogador interessante, por isso pedi ele de volta – disse Ney Franco no último domingo.

Clique aqui e assista a vídeos do Vitória

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vitoria/noticia/2013/10/em-alta-william-henrique-atribui-bom-momento-ao-tecnico-ney-franco.html

Enderson admite atuação fraca e diz que 'grande meta é ficar entre os dez'

Treinador aceita derrota em Salvador, aponta limitações ao Goiás e revela que objetivo traçado é de terminar Brasileirão na primeira metade da tabela

Por Goiânia

Consumada a derrota por 2 a 1 para o Vitória, na Fonte Nova, em Salvador, Enderson Moreira reconheceu que o Goiás esteve praticamente irreconhecível em campo e mereceu o revés. Ao contrário da queda diante do Fluminense, no último sábado, desta vez o treinador viu pouco brio no time e aceitou o resultado negativo.

- Hoje o resutlado acabou sendo. Tivemos lucidez no primeiro tempo e até no início do segundo, mas na grande maioria do tempo fomos dominados pelo Vitória. Até filtramos algumas situações, mas nos limitamos a algumas poucas jogadas. As alterações também não deram certo, e nosso time não conseguiu evoluir.

O placar de 2 a 1 impôs ao Goiás a segunda derrota consecutiva na Série A. O reflexo ter não ter conquistado nenhum ponto nos últimos seis disputados pode ser visto na tabela de classificação, já que o time caiu para a 12ª colocalçao, perdendo duas posições.

Ciente das limitações da equipe, principalmente com o intenso desgaste físico provocado pela dura maratona de jogos, Enderson ponderou que a meta do clube no Brasileirão não pode ser muito ousada. O comandante esmeraldino revelou que o objetivo é chegar ao fim da competição entre os dez primeiros.

- Nosso objetivo possível, e que sempre foi colocado para mim, é que será um grande resultado terminar entre os dez. O campeonato é disputado e tem muitas variáveis. O Flamengo, que estava lá atrás, já nos passou. Não tem como prever muita coisa.  Nossa grande meta é ficar entre os dez. Se vier algo melhor, ótimo.

Na próxima rodada, o Alviverde enfrenta o Criciúma, domingo, às 18h30m, no Serra.Possivelmente com os retornos de Walter e Ernando, que devem ficar à disposição de Enderson.

Enderson Moreira, técnico do Goiás (Foto: Tiago Menezes)Enderson: meta traçada é ficar entre os dez melhores colocados no Brasileirão (Foto: Tiago Menezes)
 
FONTE:

Com gol do 'amuleto', Vitória bate o Goiás e se aproxima do G-4

Decisivo na última rodada, William Henrique entra no segundo tempo e marca o gol do triunfo rubro-negro na Arena Fonte Nova, em Salvador

A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

O atacante William Henrique foi contratado pelo Vitória como uma aposta, teve poucas chances no início do ano e foi emprestado duas vezes. Retornou ao Rubro-Negro a pedido do téncico Ney Franco e virou o novo amuleto da equipe baiana. Decisivo na última rodada, o jogador voltou a fazer a diferença nesta quarta-feira e marcou o gol do triunfo do Leão sobre o Goiás pelo placar de 2 a 1, na Arena Fonte Nova, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Escudero abriu o placar no primeiro tempo. Pedro Henrique empatou minutos depois, mas deixou a partida logo em seguida, machucado.

- Já estava sentindo dores, aí firmei para chutar e peguei muito forte na bola. Não deu para continuar em campo. Ao menos consegui fazer o gol - contou o atleta ao sair do gramado.
Já William Henrique comemorou bastante a volta por cima. Após o apito final, o jogador foi até a arquibancada onde estava a torcida do Vitória para agradecer o apoio.

- Muito bom isso. Faz tempo que não sinto essa emoção. Bom demais. Só tenho que agradecer a todos - declarou.

Escudero comemoração Vitória contra Goiás (Foto: Erick Salles / Futura Press)Escudero marcou um golaço na Arena Fonte Nova (Foto: Erick Salles / Futura Press)
 
Com o resultado, o Vitória se aproximou ainda mais do G-4 e manteve vivo o sonho da briga por uma vaga na Copa Libertadores da América. Invicto no segundo turno, o Rubro-Negro ocupa a 5ª colocação na tabela de classificação, com 37 pontos conquistados, quatro a menos que o Atlético-PR, primeiro time do G-4. Na próxima rodada, o Rubro-Negro encara o São Paulo, no Morumbi. A partida está marcada para sábado, às 21h (horário de Brasília).

O Goiás, por sua vez, amarga a segunda derrota seguida e estaciona nos 33 pontos. O Esmeraldino ocupa a 12ª posição e volta à campo no domingo, quando enfrenta o Criciúma, no Serra Dourada.

Polêmica e gols
A torcida ainda se acomodava nas cadeiras, os times sequer haviam entrado em campo e a bola nem tinha rolado, mas a partida entre Vitória e Goiás já tinha sua primeira polêmica. No telão da Arena Fonte Nova, um vídeo que abordava o histórico de duelos entre as duas equipes exibiu um escudo que traz a palavra ‘vice’ no lugar das iniciais ECV, criação de torcedores rivais do Rubro-Negro baiano. A reação foi imediata. Alguns tiraram os celulares do bolso para fotografar. Outros reclamaram indignados da organização do estádio pela gafe.

Já com a bola rolando, muita movimentação. O Vitória começou melhor e Juan exigiu bela defesa de Renan ainda nos minutos iniciais. Sob pressão, o Goiás tentou segurar a igualdade no placar para tentar equilibrar a partida, mas o meia argentino Escudero acertou um chutaço de fora da área e inaugurou o marcador. O time baiano ainda perdeu oportunidades com Dinei e Marquinhos. E, como diz o ditado, quem não faz, leva. Rodrigo cobrou falta com veneno e Wilson espalmou para a grande área. Pedro Henrique aproveitou bobeira da defesa e chutou forte para empatar a partida. O atleta esmeraldino, no entanto, não teve muito tempo para comemorar, já que deixou o campo de jogo machucado minutos depois.

Muita marcação e gol do amuleto
O segundo tempo começou bastante movimentado. No entanto, tanto Vitória quanto Goiás demoraram para achar espaço na marcação adversária. Até a intermediária, os passes saíam sem qualquer problema. O último toque antes da conclusão, contudo, era um grande problema para os dois times, que chegavam ao ataque, mas quase não produziam lances de perigo. O primeiro registro de emoção das arquibancadas ocorreu após alguns bons minutos, quando William Matheus cruzou da esquerda e Júnior Viçosa cabeceou no ângulo. Wilson conseguiu tirar com a ponta dos dedos.

O Vitória chegou perto do gol com um belo chute de fora da área de Cáceres. Insatisfeito com o resultado, o técnico Ney Franco decidiu modificar a equipe e colocou em campo o atacante William Henrique, autor de um gol e uma assistência na rodada anterior, no triunfo sobre o Atlético-PR. E foi do 'amuleto' rubro-negro o gol que decretou o triunfo do time baiano. O atleta recebeu cruzamento, se enrolou com a bola, mas conseguiu tocar na saída de Renan para fazer explodir os mais de 21 mil torcedores presentes na Fonte Nova.

 
FONTE:

Atuações: Everton Ribeiro e Borges são os destaques contra a Portugues

Pela Lusa, Ferdinando é o pior em campo e Gilberto é o único a se salvar. Willian e Nilton também têm excelente atuação pelo líder Cruzeiro

Por Belo Horizonte

Header CRUZEIRO (Foto: Infoesporte)
FÁBIO - GOLEIRO
Apesar do bom resultado e do placar elástico, fez excelentes defesas.
Nota: 7


CEARÁ - LATERAL DIREITO
Atuação segura. Marcou bem e apoiou no momento certo.
Nota: 6,5

DEDÉ - ZAGUEIRO
Teve trabalho no combate com Gilberto. No entanto, teve boa atuação no geral.
Nota: 6,5

BRUNO RODRIGO - ZAGUEIRO
No mesmo nível de Dedé.
Nota: 6,5


EGÍDIO - LATERAL-ESQUERDO
Foi mais ao ataque do que Ceará, mas estava numa noite inspirada. E atrás cometeu alguns vacilos.
Nota: 5,5


NILTON - VOLANTE
Excelente atuação. Firma na marcação, boa saída de bola e participação ofensiva constante.
Nota: 7,5


LUCAS SILVA - VOLANTE
Um pouco mais recuado, também teve atuação tranquila e eficaz.
Nota: 6,5


ÉVERTON RIBEIRO - MEIA
Grande destaque da partida mais uma vez. Fez o primeiro gol, comandou as principais jogadas. Tem tudo para ser eleito o melhor do campeonato.
Nota: 8,5

LUCCA - MEIA
Entrou e teve pouco tempo para aparecer.
Nota: 6

RICARDO GOULART - MEIA
Um bom jogo. Participou de dois gols e merecia deixar o seu.
Nota: 7


WILLIAN - ATACANTE
Muita movimentação, fez o terceiro gol e tem tanta qualidade que joga em todos os setores do ataque.
Nota: 7,5

VINÍCIUS ARAÚJO - ATACANTE
Guerreiro. Lembra muito o estilo de Kléber Gladiador. Mas não conseguiu cincluir os lances.
Nota: 6


BORGES - ATACANTE
Fez dois gols e participou dos outros dois. Uma noite excelente.
Nota: 8

DAGOBERTO - ATACANTE
Entrou no segundo tempo, mas não foi participativo.
Nota: 5,5


Header PORTUGUESA (Foto: Infoesporte)
LAURO - GOLEIRO
Sem culpa nos gols, mas era uma noite impossível de evitar a derrota.
Nota: 6


CORRÊA - LATERAL DIREITO
Falhou no primeiro gol. E pela força do ataque do Cruzeiro, precisou cuidar das funções defensivas.
Nota: 5,5


MOISÉS MOURA - ZAGUEIRO
Totalmente envolvido pelo ataque do Cruzeiro.
Nota: 4,5


VALDOMIRO - ZAGUEIRO
Um pouco melhor do que Moisés Moura. Mas com a mesma dificuldade para conter a força da Raposa.
Nota: 5,5


ROGÉRIO - LATERAL-ESQUERDO
Quase um terceiro zagueiro. Outro que não foi capaz de brecar o adversário.
Nota: 5,5


FERDINANDO - VOLANTE
Perdido na marcação. Saiu no intervalo.
Nota: 3

WANDERSON - MEIA
Entrou no segundo tempo. Muita velocidade, mas sem grande produtividade.
Nota: 5,5

BRUNO HENRIQUE - VOLANTE
Limitou-se a marcar e nada fez ofensivamente.
Nota: 5


MOISÉS - MEIA
Pouco objetivo na criação das jogadas.
Nota: 5


LUÍS RICARDO - MEIA
Ótimo começo de jogo. Aberto pelo lado direito, deu algum trabalho. Mas caiu quando o Cruzeiro resolveu a parada.
Nota: 6


SOUZA - MEIA
Tentou organizar o time com sua experiência. Chutou uma bola na trave e nada mais.
Nota: 6


CAÑETE - MEIA
Entrou, lutou, mas não criou absolutamente nada.
Nota: 5

GILBERTO - ATACANTE
Melhor da Lusa. Não marcou, mas criou chances e incomodou a defesa celeste. Mesmo no caos, provou estar em grande fase.
Nota: 6,5

BERGSON - ATACANTE
Entrou no segundo tempo e pouco tocou na bola.
Nota: 5


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/10/atuacoes-everton-ribeiro-e-borges-sao-os-destaques-contra-portuguesa.html

Portuguesa descarta relaxamento e projeta reação diante do Santos

Lusa vinha de três vitórias consecutivas até a goleada sofrida para o Cruzeiro. Correa lembra que situação na tabela ainda não é confortável

Por São Paulo

Foram quatro gols sofridos em menos de meia hora. Muito para quem estava em ascensão no Campeonato Brasileiro, com três vitórias consecutivas, sendo a última delas também de goleada, no clássico com o Corinthians. A derrota por 4 a 0 sofrida para o Cruzeiro, na noite de quarta-feira, em Belo Horizonte, voltou a ligar o sinal de alerta na Portuguesa, que, apesar da sequência positiva anterior, ainda não vive situação confortável na tabela de classificação.

- O primeiro tempo definiu o jogo. Erramos, eles fizeram quatro gols e aí o negócio foi se fechar para não ficar pior. Está todo mundo chateado. Nossa situação não permite relaxamento. Temos de corrigir os erros e pensar no clássico de domingo - declarou Correa, que começou jogando na lateral, mas depois acabou deslocado para o meio.

Após 15 rodadas consecutivas na zona de rebaixamento, a Portuguesa conseguiu sair e se distanciar do Z-4 devido à sequência positiva que alcançou diante de Náutico, Internacional e Corinthians. A derrota em Belo Horizonte, no entanto, atrapalhou os planos da Lusa de se consolidar na parte intermediária da tabela e passar a brigar por coisas maiores no Brasileiro.
- Nosso time vem em uma crescente, mas vacilamos e o Cruzeiro venceu com méritos. Temos de ter tranquilidade, esfriar a cabeça, para analisar nossos erros com frieza e jogar no domingo o que vínhamos jogando até então - completou Correa.

Com 31 pontos, a Portuguesa está a seis da zona de rebaixamento. No domingo, no estádio do Canindé, a equipe tem pela frente o clássico com o Santos, e poderá contar com o técnico Guto Ferreira no banco de reservas. Ele terminou de cumprir a suspensão de dois jogos imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva no jogo em Belo Horizonte.

Volante Correa, reforço da Portuguesa (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)Correa projeta reação da Lusa no clássico (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)
 
FONTE: