sábado, 28 de setembro de 2013

Show de abertura da Copa do Mundo será no Rio e terá U2, diz revista

Evento deverá ser realizado um dia antes da primeira partida, que está marcada para 12 de junho na Arena Corinthians, em São Paulo

Por Rio de Janeiro


A primeira partida da Copa do Mundo de 2014 será em São Paulo, no dia 12 de junho, mas o Rio de Janeiro foi escolhido como palco do show de abertura do torneio: de acordo com o colunista Lauro Jardim, da revista Veja, a "Cidade Maravilhosa" será a sede do evento com apresentação da banda irlandesa U2.

Segundo a nota publicada por Lauro Jardim, o prefeito já recebeu da Fifa o orçamento da festa: R$ 20 milhões, com 80% bancados por patrocinadores e o restantes pela prefeitura do Rio de Janeiro.

O evento deverá acontecer um dia antes de a bola rolar na Arena Corinthians. Em 2010, o show de abertura também foi na véspera da primeira partida e contou com nomes como Shakira e Alicia Keys no Orlando Stadium, em Soweto e perto do Soccer City, palco da estreia e da final da Copa em Joanesburgo.

Em novembro de 2011, o ex-presidente da CBF e do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Teixeira, já havia anunciado que a ideia da Fifa era fazer o show de abertura na Praia de Copacabana.

u2 show (Foto: Getty Images)Bono Vox deverá fazer show com U2 na abertura da Copa do Mundo no Rio de Janeiro (Foto: Getty Images)

FONTE:

Com festa da torcida no aeroporto, Corinthians chega a Campo Grande

Número de pessoas no aeroporto surpreende, e polícia pede que delegação do Timão saia pela pista de pouso para evitar problemas

Por Campo Grande, MS


O Corinthians foi recepcionado com uma grande festa na tarde deste sábado, no aeroporto de Campo Grande, cidade onde a equipe enfrenta a Portuguesa neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no estádio Pedro Pedrossian, o Morenão. Aproximadamente 200 pessoas compareceram ao local para receber a delegação, com bandeiras, bateria e até mesmo rojões, que fizeram barulho do lado de fora.

A intenção do elenco era passar pelo saguão para ter contato com os torcedores, de acordo com a assessoria de imprensa. Porém, devido ao espaço limitado do local e ao número superior ao que era previsto de pessoas no momento da chegada do Timão, oficiais da polícia local pediram que jogadores e comissão técnica saíssem direto pela pista de pouso rumo ao hotel onde ficarão concentrados.

Torcida do Corinthians em Campo Grande (Foto: Rodrigo Faber)Torcedores foram ao aeroporto receber o Corinthians, em Campo Grande (Foto: Rodrigo Faber)
 
Em busca de fotos e autógrafos, alguns fanáticos tentaram acompanhar o elenco até o local onde o Corinthians está hospedado. Comerciantes posicionaram-se em frente ao hotel, vendendo bandeiras e camisas. Mais de dez mil ingressos já foram vendidos para a confronto deste fim de semana. A capacidade do Morenão é de 29 mil pessoas.

Os jogadores sofreram um choque térmico ao desembarcar no Mato Grosso do Sul. Até a manhã deste sábado, o Corinthians enfrentou temperaturas mais baixas em São Paulo, que chegou a ter mínima de 12°C nos últimos dias. Em Campo Grande, a máxima chegou a 34°C neste sábado. Há previsão de possíveis chuvas para este domingo.

O Timão teve duas mudanças na equipe que enfrentará a Portuguesa neste domingo. Maldonado foi sacado da escalação para a entrada de Ibson, enquanto Danilo, com desgaste físico, deu lugar a Romarinho. O técnico Tite escalou a seguinte formação para começar o jogo em Campo Grande: Cássio; Edenílson, Gil, Paulo André e Igor; Ralf e Ibson; Romarinho, Douglas e Emerson Sheik; Paolo Guerrero.

Torcida do Corinthians em Campo Grande (Foto: Rodrigo Faber)Torcedores tiram fotos do ônibus que levou o Timão ao hotel, em Campo Grande (Foto: Rodrigo Faber)

FONTE:

Marquinhos marca, PSG vence e joga pressão para o Monaco

Parisienses terminarão a rodada na liderança se os monegascos forem derrotados pelo Reims, que joga em casa neste domingo

Por Paris


 O Paris Saint-Germain venceu o Toulouse por 2 a 0, neste sábado, pela oitava rodada do Campeonato Francês e terá mais uma missão no fim de semana: torcer para o Reims superar o Monaco no domingo. Com a vitória, os parisienses assumiram a liderança da competição com 18 pontos, mas poderão ser ultrapassados pelo time monegasco, que tem 17.

Após o término da rodada, o PSG voltará suas atenções para a Liga dos Campeões. Na quarta-feira, a equipe enfrentará o Benfica, pela segunda rodada do Grupo C. As duas equipes dividem a liderança da chave com três pontos cada.

Marquinhos abriu o placar aos 41 minutos do primeiro tempo. Após cobrança de falta em que a bola foi levantada na área, o brasileiro teve que chutar duas vezes para confirmar o gol. Cavani, de pênalti, aos 34, deu números finais ao confronto contra o Toulouse.

marquinhos gol paris saint germain (Foto: AFP)Marquinhos festeja o gol na vitória sobre o Toulouse (Foto: AFP)

FONTE:

Espanhol 'agradece' ao montinho artilheiro pela eliminação do Brasil

Joaquin Alonso, técnico da Espanha, diz que o chute de que menos se esperava acabou decidindo a vaga para a decisão da Copa do Mundo

Por Papeete, Taiti


O relógio marcava três minutos da prorrogação quando o chute despretensioso de Nico encontrou pelo caminho um "montinho artilheiro", que fez a bola subir e encobrir o goleiro Mão. Caprichosamente, ela ainda bateu no travessão antes de atravessar devagar a linha. Era o gol da eliminação brasileira da Copa do Mundo. Um lance de muita sorte, que vai demorar sair da memória dos brasileiros.

- É díficil. Agora, a gente vai ter que dormir e acordar daqui a dois anos. Nós sonhavamos em levar um quinto título para casa - disse o técnico Júnior Negão.

O técnico espanhol comemorou a ajuda do "montinho artilheiro". Em 23 confrontos contra o Brasil, a Espanha havia vencido apenas dois.

- Foi o chute de que menos se esperava que acabou entrando - comemorou o técnico espanhol Joaquin Alonso.

Com a derrota para a Espanha na prorrogação por 2 a 1 (1 a 1 no tempo normal), o Brasil viu ser adiado o sonho do pentacampeonato. Com o resultado, a seleção agora disputará o terceiro lugar com o anfitrião Taiti, que perdeu na preliminar para a Rússia por 5 a 3.

A seleção brasileira dominou grande parte do jogo. Foram quatro bolas na trave. Outras 30 finalizações ao longo da partida. No único chute a gol da Espanha na prorrogação veio o lance que decidiu a classificação para a final. A primeira vitória espanhola em oito duelos contra o Brasil nas Copas do Mundo.

- É uma sensação um pouco mais especial, embora não fosse um caso de vingança contra o Brasil. Posso falar honestamente que não estou surpreso com a vitória e a vaga na final. Não com a equipe que temos, após termos trabalhado duro como trabalhamos - Juanma, autor do primeiro gol da Espanha na partida.

nico brasil x espanha futebol de areia (Foto: Getty Images)Goleiro Mão observa a bola entrar após ter encontrado um "montinho artilheiro" (Foto: Getty Images)

Russos e espanhóis decidirão a sétima edição da competição, que tem o Brasil como maior vencedor (2006, 2007, 2008 e 2009). A França consquistou a primeira (em 2005, no Rio) e a Rússia, a última (2011, na italiana Ravenna), A disputa da medalha de bronze acontecerá a partir das 2h da madrugada de domingo (horário de Brasília), com a final sendo realizada em seguida. Ambos os jogos terão transmissão do SporTV.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/eventos/futebol-de-areia/noticia/2013/09/espanhol-agradece-ao-montinho-artilheiro-pela-eliminacao-do-brasil.html

Tottenham e Chelsea empatam clássico marcado por atritos

Fora de campo, treinadores trocam farpas. Com a bola rolando, Torres e Vertonghen se desentendem com agressões, e espanhol é expulso

Por Londres


Criador e criatura, os técnicos José Mourinho e André Villas-Boas deram um tempero especial ao clássico deste sábado entre Tottenham e Chelsea, pela sexta rodada do Campeonato Inglês. Durante a semana, os comandantes, que já trabalharam juntos, trocaram farpas. Sem muitas emoções com a bola rolando, o dérbi terminou empatado por 1 a 1. Os Spurs estão em segundo lugar com 13 pontos, dois a menos que o Arsenal. Os Blues têm 11, em terceiro.

Villas-Boas disse durante a semana que não tem uma boa relação com seu antigo mentor por não ter recebido chances de crescer profissionalmente quando os dois trabalhavam juntos no Inter de Milão. Mourinho respondeu afirmando que não era criança para discutir através da imprensa.

Em campo, a temperatura seguiu alta por causa de brigas e provocações entre Fernando Torres e Vertonghen. O atacante espanhol levou a pior e, após duas agressões, foi expulso. No futebol, o que mais importa, os rivais ficaram devendo. A boa surpresa foi Mata, que não vinha jogando, mas entrou no segundo tempo e fez a diferença para o Chelsea.


Vertonghen fernando torres tottenham x chelsea (Foto: AP)Torres e Vertonghen foram os protagonistas do clássico (Foto: AP)

Tottenham aproveita bobeadas do Chelsea e abre o placar
O Tottenham começou o jogo com dificuldades para sair jogando e encontrar espaços no ataque. Eriksen, levantando bolas na área, parecia ser a única boa opção ofensiva dos Spurs. O Chelsea contava com a boa movimentação de Hazard, mas também não conseguia criar chances. No primeiro tempo, as oportunidades de gol foram raras.

camisas Tottenham x chelsea (Foto: Getty Images)Camisas com provocações a rivais eram vendidas fora do White Hart Lane (Foto: Getty Images)

Os Blues eram mais ousados, mas o feitiço virou contra o feitiçeiro. Foi desarmando o rival e partindo para os contra-ataques, que os Spurs chegaram ao gol. Aos 19 minutos, em jogada bem construída desde a recuperação da bola no setor defensivo, Erksen tocou para Soldado na entrada da área, o espanhol acionou Sigurdsson, que passou por Terry e chutou para fazer 1 a 0.
Paulinho quase deixou sua marca logo após o gol. Dembelé, com um belo drible, tirou dois da jogada, deixou a bola com Soldado, que cruzou para o brasileiro, que se preparava para marcar, mas viu a defesa afastar para escanteio. Espectador de luxo, o goleiro Lloris só começou a trabalhar no fim do primeiro tempo. A melhor oportunidade saiu dos pés do melhor jogador dos Blues, Hazard, que aproveitou soneca de Walker, roubou a bola e chutou em cima da defesa.

gol Tottenham x chelsea (Foto: Reuters)Jogadores do Tottenham festejam a abertura do placar (Foto: Reuters)

Torres e Vertonghen entram em guerra, e espanhol leva a pior
Na segunda etapa, o Chelsea melhorou. Mata, que não vinha ganhando oportunidades de Mourinho, entrou e fez a diferença. A pressão foi iniciada aos dois minutos, quando Torres cruzou para Oscar, que quase empatou. Apesar da boa partida, o atacante espanhol acabou assumindo papel de antagonista. Em uma dividida com Vertonghen, se estranhou com o belga. Com um sorriso provocativo, acertou o rosto do rival.

terry Sigurdsson Tottenham x chelsea (Foto: AFP)Sigurdsson passa por Terry (Foto: AFP)

A dupla se estranhou algumas vezes no decorrer da partida. Aos 15, quando os dois discutiam novamente, Vertoghen gesticulou sinalizando que o adversário falava demais. Em campo, os Blues dominavam e chegaram ao gol aos 19 minutos. Mata, que anteriormente teve um gol anulado de forma correta, cobrou falta levantando na área, e Terry concluiu de cabeça para o fundo da rede.

A saga Torres contra Vertonghen teve um encerramento lamentável aos 35. Em dividida pelo alto, o atacante acertou o zagueiro e foi expulso pelo árbitro. Final infeliz para um clássico com poucas emoções.

terry Tottenham x chelsea (Foto: AFP)Terry deixou tudo igual no dérbi londrino (Foto: AFP)

FONTE:

Com etapa do Mundial cancelada, saltadores improvisam com guindaste

Após problemas na montagem da plataforma, competidores animam o público com série de saltos de demonstração na Praia de Icaraí, em Niterói

Por Niterói, RJ


Uma manobra dos organizadores da etapa de Niterói do Circuito Mundial de saltos de penhasco fez com que a festa programada para as areias de Icaraí não fosse perdida. Com a notícia do cancelamento da competição divulgada apenas no início da manhã deste sábado, o público compareceu em peso para ver as estrelas do Cliff diving mundial. Apesar da pouca complexidade das manobras, executadas de improviso a partir de um guindaste, a torcida aprovou o espetáculo e assediou bastante os atletas.

A etapa seria a sétima da temporada, mas não pode ser realizada pois a plataforma de 27m da qual saltariam os atletas sofreu danos estruturais durante a semana. A instalação começou na quarta-feira, mas os engenheiros responsáveis sofreram com fortes ventos e uma pequena ressaca. O equipamento sofreu danos e precisou ser levado a um estaleiro. A agenda de treinos e provas foi sendo adiada pouco a tempo até o cancelamento definitivo neste sábado.

salto de penhasco mass diving (Foto: Helena Rebello)Mass diving: salto simultâneo de sete atletas encerrou o evento de exibição (Foto: Helena Rebello)

Com o guindaste improvisado, os atletas sofreram para se equilibrar. Para o público, um prejuízo na plasticidade das manobras, já que quase nenhum dos saltadores se arriscou a dar mais do que dois mortais ou parafusos, algo comum no high diving.

Um dos pontos altos do evento foi a aparição dos brasileiros Jucelino Júnior e José Wilker, que carregaram a bandeira do Brasil na hora de suas apresentações. O ucraniano Artem Silchenko usou símbolo verde-amarelo amarrado nos pulsos e tornozelos, como uma espécie de paraquedas, para fazer um salto brincalhão. O mass diving, mergulho simultâneo de sete atletas que encerrou o evento, foi bastante aplaudido.

- Fiquei um pouco frustrado porque seria minha estreia no Circuito e saltando 27m, mas não tem como dizer que o saldo não foi positivo. Foi muito bom receber esse carinho do público e dividir essa alegria com todos. Fora que tive a chance de conviver com esses caras e aprender para competir na próxima temporada – disse Wilker.

salto de penhasco Jose Wilker (Foto: Helena Rebello)Wilker estrearia no Mundial: frustração por cancelamento e alegria pelo carinho do povo (Helena Rebello)

Líder do ranking, Gary Hunt lamenta cancelamento
O título da temporada 2013 do Circuito Mundial de salto de penhasco será decidido em Krabi, na Tailândia, em 26 de outubro. O britânico Gary Hunt lidera a classificação com 980 pontos, seguido pelo russo Artem Silchenko, com 860. Além deles, o único que ainda tem chance de título é o colombiano Orlando Duque, nove vezes campeão mundial, que soma 820 pontos até o momento. Apesar da vantagem, Hunt viu o cancelamento da etapa de Niterói como prejudicial aos seus planos.

- Minha situação quase não muda, mas eu queria ter uma etapa extra antes da Tailândia para ttentar ampliar minha vantagem. Sem isso ficamos muito perto na classificação, e a vitória na etapa fatalmente vai definir o título. Para o público pode ser mais emocionante, talvez, mas é o tipo de intensidade que eu não queria viver. Seria melhor ter saltado aqui e garantido mais pontos - disse o britânico.

salto de penhasco atletas em barco (Foto: Helena Rebello)De barco, atletas cumprimentam o público e são aplaudidos antes decairem na água (Foto: Helena Rebello)

FONTE:

Messi faz o seu, mas sai machucado em nova vitória do Barça no Espanhol

Com Neymar poupado no banco de reservas, time catalão segue com 100% de aproveitamento ao derrotar o lanterna Almería. Adriano deixa sua marca

Por Almería, Espanha


O Barcelona de Tata Martino segue de vento em popa no Campeonato Espanhol. Com gols de Messi e do brasileiro Adriano, a equipe culé bateu neste sábado o Almería por 2 a 0, fora de casa, e alcançou sua sétima vitória em sete jogos na competição, campanha que deixa os catalães na liderança com o melhor início do time na história da competição. Mas nem tudo foi festa no Barça. Messi, que se tornou o quinto maior artilheiro da história do torneio, deixou o gramado com uma lesão muscular no bíceps femoral da coxa direita ainda na primeira etapa. Segundo o jornal "Mundo Deportivo", ele ficará fora, pelo menos, das duas próximas partidas da equipe.

Após emplacar uma sequência de seis partidas no time titular e deixar sua marca na vitória por 4 a 1 sobre o Real Sociedad no meio de semana, Neymar foi poupado por Tata Martino e ficou no banco de reservas. Assim, o ataque culé foi formado inicialmente por Alexis Sánchez, Pedro e Messi, com Iniesta e Fabregas mais atrás. Além de Adriano, Daniel Alves foi o outro brasileiro titular na equipe do Barça.

messi almeria x barcelona (Foto: EFE)Messi celebra com Fabregas gol que colocou o Barcelona em vantagem diante do Almería (Foto: EFE)

Com o triunfo, o Barcelona chegou aos 21 pontos no Campeonato Espanhol e abriu três à frente do Atlético de Madri, que ainda joga nesta rodada. Às 17h (de Brasília), a equipe de Simeone faz o clássico contra o Real Madrid, em duelo decisivo na briga pela ponta. O Almería, por sua vez, amarga a lanterna do torneio.

Messi passará agora por exames neste domingo para saber a real gravidade de sua lesão muscular e, desde já, vira dúvida para o próximo compromisso do Barcelona, terça-feira, na Escócia, contra o Celtic, pela Liga dos Campeões.
Pelo Campeonato Espanhol, os catalães voltam a campo daqui a uma semana para receber o Valladolid, enquanto o Almería visita o Sevilla.

Messi faz o seu e sai machucado

messi barcelona x almeria (Foto: EFE)Após marcar, Messi deixa o campo machucado ainda na  primeira etapa (Foto: EFE)

Mesmo com Messi em campo, o Barcelona não dava show, mas ainda assim era melhor em campo. Logo no início, Iniesta obrigou Esteban a trabalhar após ficar com a sobra de uma finalização de Daniel Alves. Pouco depois, Piqué aproveitou cruzamento do argentino e mandou para fora, rente à trave.
O gol saiu, enfim, aos 20 minutos com direito a uma pintura de Messi. Após tabelar com Pedro, o camisa 10 soltou uma bomba de fora da área, e a bola ainda beliscou a trave antes de morrer no fundo das redes do Almería. Esse foi o 223º gol do argentino no Campeonato Espanhol (o oitavo só nesta edição do torneio). Assim, ele se iguala a Cesar Rodriguez como o quinto maior artilheiro da história da competição – Zarra é o primeiro com 251.

Após o gol, Messi só ficou mais oito minutos em campo. Ele sentiu uma lesão muscular na coxa direita e deu lugar a Xavi aos 28. Sem seu principal craque, o Barça viu o Almería crescer e poderia muito bem ter sofrido o empate.
Pouco antes da saída para o intervalo, Rodri foi lançado nas costas de Adriano e chutou forte para grande defesa de Valdés.

Gol brasileiro na etapa final
O Barcelona voltou melhor para a etapa final e, mesmo sem forçar muito, aumentou a diferença com direito a um gol brasileiro. Aos dez, Adriano começou a jogada pela esquerda e tocou no meio para Xavi. O camisa 6 deu um drible sensacional, deixou Nélson no chão e abriu na esquerda para Fabregas. Ele cruzou de primeira, e o lateral brasuca se antecipou a Pedro para marcar de carrinho.

adriano barcelona x almeria (Foto: AFP)Brasileiro Adriano completa o marcador na segunda etapa do jogo em Almería (Foto: AFP)


Os anfitriões sentiram o golpe e, depois do gol de Adriano, o Barça não viu sua vitória ser ameaçada em nenhum momento da partida. Com ampla vantagem na posse de bola, a equipe de Tata Martino dominou o adversário em seu campo de defesa e, por vezes, assustou a meta de Esteban.

Nos minutos finais, Bartran saiu jogando errado, e Barbosa balançou as redes de Valdés. A arbitragem, no entanto, encontrou o jogador do Almería em posição irregular e anulou a jogada. Nada que pudesse atrapalhar os planos do Barcelona de seguir com sobras no Campeonato Espanhol.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/09/messi-faz-o-seu-mas-sai-machucado-em-nova-vitoria-do-barca-no-espanhol.html

Tite trabalha setor ofensivo antes de encarar Lusa. Veja possível escalação

Treinador posiciona Romarinho, Sheik e Douglas. Pato e Danilo treinam na reserva. Guilherme chama a atenção pela disposição no treino

Por São Paulo


Douglas treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Douglas se destaca no treino deste sábado
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Preocupado com o desempenho abaixo da média do ataque do Corinthians, o técnico Tite trabalhou bastante o posicionamento ofensivo na manhã deste sábado, no CT Joaquim Grava. Com Romarinho pela esquerda, Emerson Sheik pela direita e Douglas centralizado, o setor recebeu lançamentos e trabalhou finalizações. O Timão encara a Portuguesa neste domingo, às 16h, no Morenão, em Campo Grande (MS).

Tite deverá escalar o Timão com a seguinte formação: Cássio, Edenílson, Gil, Paulo André e Igor; Ralf, Ibson, Romarinho, Douglas e Sheik; Guerrero. Ibson entra no lugar de Maldonado, e Romarinho na vaga de Danilo, desgastado fisicamente. O treinador conversou muito com os titulares antes do início da atividade. Depois, orientou cobranças de escanteio e falta, com Douglas como destaque. O jogador apenas correu no campo na última sexta, mas com a participação no treino deste sábado, deve mesmo jogar. 

O time terminou o treino com cobranças de pênaltis. Não faltou também o rachão. Pato e Danilo treinaram entre os reservas, assim como Guilherme, que está cada dia mais animado com a recuperação da cirurgia no tendão adutor da coxa esquerda, em agosto. O volante mostrou muita disposição em campo e está cada vez mais próximo de voltar ao time contra o Bahia.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/09/tite-trabalha-setor-ofensivo-antes-de-encarar-lusa-veja-possivel-escalacao.html

Flu e Deco devem assinar a rescisão contratual na próxima segunda-feira

Apoiador esteve no clube na última sexta-feira para rever os amigos. Tricolor diz dever cerca de R$ 810 mil ao ex-camisa 20 entre premiações e salários

Por Rio de Janeiro


Deco já anunciou sua aposentadoria há cerca de um mês, mas ainda é oficialmente jogador do Fluminense. A rescisão do contrato que ia até dezembro, no entanto, está bem perto de acontecer e deve ser assinada na próxima segunda-feira. Segundo pessoas ligadas à diretoria do Tricolor, o clube deve cerca de R$ 810 mil ao ex-camisa 20 entre verba rescisória, FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), e ainda premiações e salários atrasados.

O caos financeiro que vive o clube por causa das penhoras, porém, faz com que o Fluminense ainda não tenha como quitar suas dívidas com Deco. Na última conversa com os advogados do jogador, que é representado pelo escritório Bichara e Motta, o Tricolor pediu cerca de 20 dias para apresentar uma solução. A tendência é que o valor seja parcelado.

- O contrato está sendo rescindido, mas estamos conversando com os advogados do Deco para quitar a dívida. Nossa situação atual, no entanto, é muito complicada. Por isso pedimos alguns dias para acertar a melhor maneira de pagar o que devemos - resumiu o diretor executivo geral do Fluminense, Jackson Vasconcelos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/09/flu-e-deco-devem-assinar-rescisao-contratual-na-proxima-segunda-feira.html

À espera da liberdade, Carlos Alberto mantém a forma em treinos do Bang

Com último julgamento por doping previsto para outubro, na Suíça, meia inicia preparação e diz: 'Nunca vou perder a alegria de jogar futebol'

Por Rio de Janeiro


Carlos Alberto Bangu (Foto: Gustavo Roststein)Carlos Alberto treina com o Bangu: mantendo a orma até a liberdade (Foto: Gustavo Roststein)

A última lembrança que Carlos Alberto tinha do Estádio Eustáquio Marques era a do dia em que marcou três gols sobre o Flamengo num clássico dos juvenis quando defendia o Fluminense. Na última sexta-feira, já consagrado e a bordo de um carro que fazia jus às suas conquistas, ele retornou ao local para uma espécie de recomeço. Ainda à espera de mais um julgamento da acusação de doping, o meia iniciou os treinamentos com a equipe do Bangu. Sem qualquer vínculo com o clube, seu objetivo é não perder o ritmo e estar pronto para quando voltar a ter o direito de jogar futebol.

Em agosto, Carlos Alberto foi condenado a um ano de suspensão por doping, em decisão tomada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Com alguns descontos, ele retornaria aos gramados entre maio e junho de 2014, mas a decisão final será tomada pela Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês). Provavelmente em outubro, na Suíça, ele saberá exatamente quando será liberado para exercer sua profissão, o que não acontece desde 8 de junho, data de sua última partida pelo Vasco (1 a 1 com o Bahia). Em 2 de agosto seu contrato com o clube foi encerrado.

Por isso, a fisionomia de Carlos Alberto ao iniciar os treinos com o Bangu era de satisfação. Mesmo em meio à incerteza do futuro havia a consciência de que é necessário estar preparado para quando a liberdade chegar. Com o filho Lucca, de 4 anos, brincou no gramado. Na arquibancada do estádio, localizado no bairro de Curicica, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a mulher Carol assistia a tudo.

- O que aconteceu foi triste, mas ele vai dar a volta por cima e no ano que vem vai dar muitas alegrias ao futebol. O Carlos Alberto é um guerreiro.

Carlos Alberto Bangu (Foto: Gustavo Roststein)Carlos Alberto e o Bangu treinam em estádio que foi locação do fictício time do Divino, da novela 'Avenida Brasil' (Foto: Gustavo Roststein)

Mesmo conhecendo poucos jogadores do Bangu, Carlos Alberto deixou a timidez de lado. No aquecimento, brincou com alguns atletas e fez piadas. Em campo, treinou como se estivesse perto de disputar uma final: não fugiu das divididas, cometeu faltas quando necessário, deu bronca e orientou os garotos.
Enfim, repetiu atitudes das quais sentia saudade.

À beira do campo, o ex-ponta Marinho observava com atenção. Auxiliar do técnico Mazola, aquele que é um dos maiores ídolos da história do Bangu, pelo qual brilhou na década de 80, comemorou a presença de Carlos Alberto, mesmo sabendo que o jogador de 28 anos participará apenas dos treinos da equipe em Curicica – duas vezes por semana – e não poderá disputar as partidas da Copa Rio – competição que o time lidera e que dá vaga na Copa do Brasil e na Série D.

Carlos Alberto Bangu (Foto: Gustavo Roststein)Marinho acompanha treino de Carlos Alberto no Bangu (Foto: Gustavo Roststein)

- O Carlos Alberto é um grande atleta e um garoto muito bom. Só de ele treinar aqui vai animar muito essa garotada - disse Marinho, de 57 anos.

Há 12 anos, Marinho cruzava bola para outro considerado craque mas que não tinha clube para jogar. Em 2001, Ronaldinho Gaúcho realizou alguns treinos com o Bangu, em Moça Bonita, após se desligar do Grêmio e antes de acertar com o Paris Saint-Germain. O jogador decidiu manter a forma para se preparar para defender a seleção brasileira.

Atualmente, Carlos Alberto treina no estádio que serviu de locação para os jogos do Divino, time fictício de futebol da novela “Avenida Brasil”. Sua história, entretanto, é real. Mas ele se recusa a enxergar algo diferente de um final feliz.

- Estar no campo é sempre gratificante. Aqui no Bangu eu posso trabalhar bem e com privacidade. Mais cedo ou mais tarde eu vou voltar, então preciso estar em forma. E o que mais sinto falta é dessa rotina. Uma águia não pode ficar no galinheiro - brincou.

Por orientação de seus advogados, Carlos Alberto não pode falar sobre seu caso de doping nem de nada relativo ao processo. Mesmo assim, com palavras agradeceu o acolhimento do Bangu e, convidado por Mazola, falou aos jogadores, antes do treino, sobre o que significava estar ali.

- Quero agradecer a oportunidade de estar aqui trabalhando com vocês. O que nós mais gostamos de fazer é estar no campo, e nesse momento estou impedido. Mas a verdade vai aparecer, e até lá espero fazer o máximo para colaborar. Esse campo me traz ótimas recordações, e fico feliz de compartilhar isso com vocês.

Carlos Alberto Bangu (Foto: Gustavo Roststein)Carlos Alberto (centro) fala a jogadores do Bangu antes de primeiro treino (Foto: Gustavo Roststein)

Desde o fim de seu contrato com o Vasco, Carlos Alberto tem valorizado a vida em família. Além disso, tem concentrado seus esforços em trabalhos físicos numa academia e na administração de um restaurante em parceria com o atacante Alecsandro, do Atlético-MG. Mas ele garante que o principal tem sido o prazer de estar mais tempo com os filhos Lucca e Davi, de 1 ano.

Carlos Alberto Bangu (Foto: Gustavo Roststein)Carlos Alberto mata saudade da bola treinando com o Bangu (Foto: Gustavo Roststein)


- Às vezes a gente pensa em desistir. Mas com a família nós somos mais fortes. Fico feliz de estar com eles e seguir trabalhando, porque tenho saúde e porque eles dependem de mim - lembrou o meia, que em seu primeiro treino recebeu a visita de Luciana Lopes, sua advogada. Ela é filha de Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro e ex-presidente do Bangu.

Com um título da Liga dos Campeões e do Mundial no currículo (ambos pelo Porto, em 2004), Carlos Alberto procurou valorizar um simples treino do Bangu deixando claro que em Curicica, em São Januário ou no Estádio do Dragão, entra em campo com apenas um sentimento.

- Eu nunca vou perder a alegria de jogar futebol.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/09/espera-da-liberdade-carlos-alberto-mantem-forma-em-treinos-do-bangu.html

GUIA DA RODADA #24: briga direta contra o Z-4 e líder com jogo duro

Cruzeiro visita Inter e pode levar a dois dígitos a vantagem sobre o Botafogo. Destaque para Flamengo x Criciúma e Bahia x Vasco

Por Rio de Janeiro


Éverton Ribeiro, Cruzeiro, Arena do Jacaré, Internacional (Foto: Washington Alves / Vipcomm)Cruzeiro tem jogo duro contra o Inter no RS (Foto: Washington Alves / Vipcomm)

Em tese, é uma rodada propícia para cair a distância do líder para o vice. Em tese, a última também era, e aconteceu exatamente o contrário. A combinação da visita do Cruzeiro ao Inter e do jogo do Botafogo em casa contra a Ponte Preta é animadora para os cariocas. Mas seu próprio desempenho, e em especial o rendimento da Raposa, indica o contrário. Seja como for, os donos do Brasileirão até agora podem subir para dois dígitos (11 pontos) o conforto de que desfrutam na ponta do campeonato, desde que vençam a parada dura no Rio Grande do Sul, contra um time que parece ficar mais forte justamente ao enfrentar os fortes.

Mas a atenção no Brasileiro está longe de se restringir aos líderes. A árdua briga contra o rebaixamento faz com que esta seja mais uma rodada de duelos interessante entre equipes que ou ainda não se livraram da queda, ou são assombradas por ela. Destaque para Flamengo x Criciúma e Bahia x Vasco.

GOIÁS x FLUMINENSE
Guia da rodada  24 - Goiás x Fluminense (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 18H30M - SERRA DOURADA
O atual sexto posto é a melhor colocação já alcançada pelo Goiás neste Brasileirão. Justamente por isso, o time esmeraldino vai a campo para colar no grupo de classificados para a Libertadores. Ao longo do campeonato, a equipe deu sinais, mas jamais provas, de que poderia invadir o bloco dos quatro primeiros colocados. Mas agora o momento é extremamente favorável. São três rodadas de invencibilidade, com vitórias sobre Corinthians e São Paulo e empate com o Coritiba. Jogando em casa, a equipe goiana pode encurtar para apenas três pontos a distância do G-4 - permitindo uma arrancada até o final da disputa. O mando de campo costuma fazer bem ao Goiás, que só perdeu um dos 11 jogos no Serra Dourada - foram cinco vitórias e cinco empates. A perspectiva de vitória, porém, tem um percalço: um adversário que parou de perder. O Fluminense tem seis rodadas sem derrota no Brasileirão e ensaia uma escalada na tabela - apesar do empate com o Coritiba na última rodada. O Tricolor pode levar vantagem por ter contado com toda a semana para treinar, ao passo que o adversário jogou pela Copa do Brasil - venceu o Vasco por 2 a 1 no primeiro duelo das quartas de final. Sem Rafinha, suspenso, e Wagner, poupado, Luxemburgo coloca Biro Biro e Felipe na equipe, que também tem o zagueiro Leandro Euzébio e o meia Jean como novidades. No Goiás, Walter e Renan Oliveira, dois dos principais jogadores do time, são dúvida.
Cartola FC: o Goiás vive boa fase na temporada, e jogando dentro do Serra Dourada a opção pelo atacante Walter é quase certeza de bons frutos. O jogador marcou sete dos seus oito gols no Brasileirão no estádio, além de custar apenas 7.94 cartoletas. Mas atenção: a escalação dele não é certa. No Fluminense, a aposta pode ser o goleiro Diego Cavalieri. Se estiver em uma noite inspirada, ele pode render pontos. No entanto, o preço do camisa 12 não é dos melhores: C$ 17.54.
Na TV: SporTV (menos PE) e Premiere FC, com Luiz Carlos Júnior e Roger Flores.
Arbitragem: Márcio Chagas da Silva (RS), com Altemir Hausmann (RS) e Daniel Luis Marques (SP).
Você sabia que... o Goiás tem mais gols marcados do que sofridos contra o Flu, mesmo tendo perdido mais jogos do que vencido? Em 41 partidas, os cariocas ganharam 15, os goianos venceram 14 e houve 12 empates. Mas os esmeraldinos marcaram 67 gols, contra 59 dos tricolores.

NÁUTICO x CORITIBA
Guia da rodada  24 - Náutico x Coritiba (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 18H30M - ARENA PERNAMBUCO
São duas equipes em momento de transição no comando técnico. O Náutico estreou Marcelo Martelotte no jogo contra o Santos (empate por 1 a 1), depois de tentar, sem sucesso, fazer com que o (eterno) interino Levi Gomes desse jeito no time. Já o Coritiba resolveu demitiu Marquinhos Santos - o superindente de futebol do clube, Felipe Ximenes, saiu junto. A diretoria alviverde estava preocupada com os rumos do time, em queda gradativa na tabela.  Líder em três rodadas do campeonato (quarta, quinta e sétima), o Coxa agora está mais perto da zona de rebaixamento do que de uma vaga na Libertadores. Nem Alex vem salvando o time, apesar de manter as boas atuações. A chance de um princípio de recuperação chega com o duelo contra o pior time do campeonato. O Náutico segue afundado na lanterna, mas pelo menos conseguiu empatar seus últimos dois jogos. A distância de 16 pontos para o primeiro time fora da zona de rebaixamento é desencorajadora, mas uma eventual vitória sobre o Coritiba pode render esperança aos alvirrubros. O Náutico não terá um de seus principais jogadores, o volante Derley, suspenso. O Coritiba pode ter o retorno do atacante Bill.
Cartola FC: mesmo dentro de casa, escalar jogadores do lanterna Náutico, que só venceu duas partidas até o momento, não é recomendável. Mas para quem quiser arriscar, Maikon Leite pode ser uma alternativa. O atacante ganhou uma chance contra o Santos, na última quarta-feira, e deixou sua marca. Ele custa somente C$ 9.73. Já no Coritiba, o centroavante Bill, que retorna de lesão e custa apenas C$ 2.29, pode ser uma boa aposta de gols contra a pior defesa do campeonato.
Na TV: Premiere FC, com Eri Santos e Mário Flávio.
Arbitragem: Claudio Francisco Lima e Silva (SE), com Ailton Farias da Silva (SE) e Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL).
Você sabia que... o Náutico jamais venceu o Coritiba na era dos pontos corridos do Brasileirão? Foram sete jogos, com seis vitórias do Coxa e um empate.

BOTAFOGO x PONTE PRETA
Guia da rodada  24 - Botafogo x Ponte Preta (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 21H - MARACANÃ
O segundo melhor e o segundo pior do campeonato se enfrentam no Maracanã. O Botafogo precisa vencer. Necessariamente. E não apenas por questões numéricas, não apenas pela importância de tentar diminuir a distância de oito pontos que o separa do Cruzeiro. Precisa vencer porque precisa recuperar a rotina de bons resultados. Em uma temporada tão positiva, os alvinegros estranham as duas derrotas seguidas no Brasileirão, acompanhadas pelo empate com o Flamengo na Copa do Brasil. A queda de aproveitamento do time é consequência da baixa produção. O desempenho de atletas como Seedorf e Lodeiro, tão importantes, se tornou preocupante. Se não vencer agora, o Botafogo pode criar uma bola de neve para a reta final do campeonato e até comprometer sua caminhada. Do outro lado, está a Ponte Preta, penúltima colocada, mas que já viveu momentos piores no campeonato. Nas últimas três rodadas, quase venceu o Flamengo (levou um gol no final), bateu o Corinthians e levou 1 a 0 do Atlético-PR. Melhor: ganhou do Deportivo Pasto, da Colômbia, por 2 a 0 pela Sul-Americana. É um momento de ânimo renovado no time campineiro, que ainda sonha se livrar do rebaixamento - está oito pontos distante do Flamengo, o primeiro fora da zona de queda. Um porém: está sem os atacantes William e Chiquinho.
Cartola FC: uma boa aposta do time alvinegro é o jovem Hyuri, que substitui o lesionado Elias. Ele custa apenas C$ 9.08, e os três gols que marcou pelo time carioca foram no Maracanã, local do jogo deste sábado. Do outro lado, a Macaca deve exercer forte marcação. Com isso, o volante Fellipe Bastos surge como boa opção. Além da possibilidade de roubadas de bola, o jogador é ótimo cobrador de faltas. Quem quiser contar com ele terá que pagar C$ 13.53.
Na TV: Premiere FC, com Eduardo Moreno e Lédio Carmona.
Arbitragem: Francisco Carlos do Nascimento (AL), com Fabio Pereira (TO) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA).
Você sabia que... o Botafogo ainda não ficou quatro jogos sem vencer neste Brasileirão? Se não bater a Ponte, o clube carioca terá sua pior sequência no campeonato.

FLAMENGO x CRICIÚMA
Guia da rodada  24 - Flamengo x Criciúma (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - MARACANÃ
Jogo importantíssimo. O primeiro time fora da zona de rebaixamento e o primeiro time dentro dela se enfrentam em duelo direto da luta contra a queda. Apenas dois pontos os separam. Se os catarinenses vencerem no Maracanã, jogarão o adversário para o Z-4. Com novo técnico, Argel Fucks, o Tigre tenta encontrar uma regularidade que o afaste do perigo do descenso. A equipe vem sendo muito instável: perde jogos que parecem fáceis e vence outros que tendem a ser mais difíceis. O Flamengo também se acostuma a seu novo comandante, Jayme de Almeida, e dá sinais de animação depois do ótimo primeiro tempo contra o Botafogo pela Copa do Brasil. No Brasileirão, porém, a situação é preocupante. São três rodadas sem vencer, incluindo o empate por 0 a 0 com o lanterna Náutico na última rodada.
Cartola FC: o zagueiro Samir vem se firmando na zaga rubro-negra e possivelmente fará uma boa pontuação, como aconteceu contra o Náutico. A promessa do Fla custa apenas C$ 3,66. Excelente preço no mercado. No Tigre, Daniel Carvalho, mais perto da forma ideal, ainda não provou o seu real valor. O confronto decisivo com o Flamengo é uma boa oportunidade para o meia. Ele custa apenas C$ 3,10.
Na TV: TV Globo (para SC), com Giovanni Martinelli e Rodrigo Faraco, e Premiere FC, com Júlio Oliveira e Edinho.
Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (RS), com Marcelo Carvalho van Gasse (RJ) e Rafael da Silva Alves (RS).
Você sabia que... o Criciúma jamais venceu o Flamengo no Rio pelo Campeonato Brasileiro? Foram cinco vitórias rubro-negras e um empate.

SÃO PAULO x GRÊMIO
Guia da rodada - São Paulo x Grêmio (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - MORUMBI
Um dos melhores jogos da rodada, certamente. A escalada do São Paulo pós-chegada de Muricy Ramalho foi freada na última rodada com a derrota para o Goiás. A tabela segue avisando que o rebaixamento é um perigo real, mas o time paulista está longe de viver seu pior momento no pesadelo em que se configurou o Brasileirão-2013. O adversário da equipe do Morumbi é dos mais fortes, mas vive fase de repetidos tropeços. São quatro jogos sem vencer, três deles pelo Brasileirão: derrota para o Atlético-MG e empates com Santos e Vitória (somados à igualdade sem gols com o Corinthians pela Copa do Brasil). O time tricolor discute sua escalação habitual, com um 3-5-2 formado por três volantes, enquanto Elano e Zé Roberto ficam no banco. Contra o Timão, Renato montou a equipe no 4-3-3. O zagueiro Rhodolfo, emprestado pelo São Paulo ao Grêmio, não poderá jogar pelos gaúchos. Saimon volta. Maicon é dúvida no clube paulista.
Cartola FC: mais disciplinado desde a chegada de Muricy Ramalho, Luis Fabiano chegou a 100 gols no Morumbi e atuará novamente em seu estádio favorito. O centroavante vale C$ 17,56. No Grêmio, o volante Souza é um dos principais ladrões de bola e também costuma aparecer no ataque com assistências. A eficiência defensiva e ofensiva custa C$ 12,66.
Na TV: TV Globo (para SP, MG - menos Coronel Fabriciano, Juiz de Fora e Montes Claros -, DF, RS, PR, GO, MT, MS, PE, Salvador-BA, CE e TO), com Cleber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba, e Premiere FC, com Jota Júnior e Wagner Vilaron.
Arbitragem: Heber Roberto Lopes (SC), com Alessandro Rocha de Matos (BA) e João Patrício de Araújo (GO).
Você sabia que... o duelo entre os Tricolores pelo Brasileirão registra o mesmo número de vitórias para cada lado? São 20, além de 12 empates, em 52 jogos.

BAHIA x VASCO
Guia da rodada  24 - Bahia x Vasco (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - FONTE NOVA
Outro jogo fundamental na luta contra o rebaixamento. Para o Bahia, é uma partida com clima de salvação. Já são seis pontos de distância para o Z-4, e uma eventual vitória servirá para aumentar esse afastamento, dando ares mais tranquilos à equipe tricolor no Brasileirão. O time baiano vai a campo embalado por duas vitórias muito expressivas: contra Inter (2 a 0 em Salvador) e Botafogo (2 a 1 no Rio de Janeiro). Já o Vasco acumula quatro derrotas consecutivas, que representaram o mergulho na zona de rebaixamento. Por outro lado, na Copa do Brasil, mesmo com nova derrota (2 a 1 para o Goiás), a atuação foi positiva. As duas equipes irão a campo com o desgaste das competições paralelas, já que o Bahia também atuou no meio da semana  - nesta quinta-feira, na Colômbia, levou 1 a 0 do Nacional de Medellin, pela Copa Sul-Americana.
Cartola FC: na briga pela artilharia do campeonato, Fernandão tem se destacado no comando do ataque do Bahia. Depois de marcar no primeiro turno em São Januário, ele tenta repetir a dose contra o Vasco. O atacante custa C$ 13,80. Assim como o Tricolor, o Cruz-Maltino terá um goleador em campo. André já balançou a rede nove vezes no Brasileiro e é a esperança vascaína para vencer em Salvador. O centroavante custa C$ 17,38.
Na TV: TV Globo (para RJ, Coronel Fabriciano-MG, Juiz de Fora-MG, Montes Claros-MG, ES, BA - menos Salvador -, RN, AL, PB, SE, MA, PI, PA, AM, RO, AC, RR e AP), com Luis Roberto, Júnior e Arnaldo Cezar Coelho, e Premiere FC, com Thiago Mastroianni e Jorge Allan.
Arbitragem: Wilson Luiz Seneme (SP), com Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP).
Você sabia que... os visitantes venceram os dois duelos entre as equipes pelo Brasileirão do ano passado? O Vasco fez 2 a 1 no Pituaçu, e o Bahia ganhou por 4 a 0 em São Januário.

PORTUGUESA x CORINTHIANS
Guia da rodada  24 - Portuguesa x Corinthians  (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - MORENÃO
Não dar o favoritismo ao Corinthians contra a Portuguesa, em situações normais de clima, temperatura e pressão, soaria estranho. Mas talvez não seja uma situação normal de clima, temperatura e pressão. É um momento de crescimento da Lusa, que parecia tão frágil, e de queda do Timão, que parecia tão forte. Quem diria: se vencer o jogo em Campo Grande-MS, a Portuguesa ultrapassará os atuais campeões do mundo no Brasileirão. É uma realidade que escancara o quanto o Corinthians vem despencando no campeonato. Os comandados de Tite não vencem há seis rodadas - o jejum chegará a um mês em caso de novo tropeço. Não por acaso, hoje estão mais próximos do Z-4 do que do G-4. A Portuguesa, em movimento inverso, ganhou três de seus últimos quatro jogos e conseguiu escapulir da área de queda. Desde a chegada do técnico Guto Ferreira, o aproveitamento subiu para 50%. A Lusa vai a campo mais descansada, visto que não jogou no meio de semana. Douglas e Danilo apresentam desgaste no Corinthians e podem ficar fora - o que aumenta as chances de Alexandre Pato jogar. A Portuguesa não tem Diogo, que passa por cirurgia de apendicite e fica um mês parado.
Cartola FC: a Lusa terá pela frente uma defesa sólida. Por isso, talvez seja melhor apostar em outros setores que não o ataque. O volante Bruno Henrique já marcou três gols e custa só C$ 4.09. Pelo lado do Timão, em crise ofensiva, a sugestão é o zagueiro Gil, sempre seguro, com boa média (4.64) e preço razoável - C$ 14.39.
Na TV: Premiere FC, com Milton Leite e Maurício Noriega.
Arbitragem: Raphael Claus (SP), com Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP).
Você sabia que... a Portuguesa ainda não venceu o Corinthians neste século pelo Brasileiro? Foram cinco partidas, com três vitórias do Timão e dois empates.

INTER x CRUZEIRO
Guia da rodada  24 - Internacional x Cruzeiro (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - ESTÁDIO DO VALE
Existe certa inversão de valores no jogo entre Inter e Cruzeiro. Dos gaúchos, de quem tanto se esperava, pouco se viu; dos mineiros, em quem poucos apostavam, tanto surgiu. Mesmo que a campanha colorada no Brasileirão seja outra vez decepcionante, é bastante claro que o líder do campeonato tem um missão duríssima neste domingo. Apenas duas equipes conseguiram tirar pontos da Raposa em casa na disputa, e uma delas foi o Inter, em empate por 2 a 2. Agora, o jogo é no Rio Grande do Sul, em Novo Hamburgo, onde os comandados de Dunga acumulam tropeço em cima de tropeço. Como mandantes, os colorados venceram apenas quatro em 11 jogos disputados - empataram outros quatro e perderam três. É um momento de indefinição sobre o time, com constantes trocas entre as várias boas peças ofensivas - mas que parecem não se encaixar. Nesta quinta-feira, no empate por 1 a 1 com o Atlético-PR pela Copa do Brasil, o time melhorou quando Leandro Damião (há dez jogos sem gols) saiu e Scocco entrou. A formação titular pode ter mudanças. O mesmo acontecerá no Cruzeiro, com a entrada de Henrique e Dagoberto no lugar de Lucas Silva e Ricardo Goulart. A campanha da Raposa se torna cada vez mais impressionante. Já são nove rodadas sem perder - oito vitórias e depois o empate com o Corinthians na última rodada. A derrota mais recente, coincidentemente, foi no Rio Grande do Sul, para o Grêmio, por 3 a 1.
Cartola FC: como os dois times têm bons ataques, a expectativa é de muitos gols. Forlán acaba de retornar de lesão e deve estar cheio de vontade de balançar as redes. Se não conseguir transpor a boa defesa cruzeirense, o uruguaio é perigoso em chutes de fora. Ele custa C$ 19.41, mas vale a aposta pela média considerável (5.48). O líder do Brasileiro conta com a regularidade de Willian no ataque. Ele tem cinco assistências, três gols e média de 6.41. E ainda é barato: C$ 10.83.
Na TV: SporTV (menos RS) e Premiere FC, com Jorge Vinícius e Ivan Andrade.
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO), com Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Carlos Berkenbrock (SC).
Você sabia que... Inter e Cruzeiro decidiram o Brasileirão de 1975? Gol de Figueroa deu aos gaúchos seu primeiro título nacional. No ano seguinte, porém, a Raposa superou o Inter na Libertadores e ficou com o título continental.

ATLÉTICO-MG x SANTOS
Guia da rodada  24 - Atlético-Mg x Santos (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - INDEPENDÊNCIA
Separados por apenas um ponto, Atlético-MG e Santos tentam se aproximar do bloco superior da tabela no jogo deste domingo, no Mineirão. Depois do pavor gerado por aquela derrota de 8 a 0 para o Barcelona, a campanha do Peixe é até animadora. Mas parece faltar ao time o poder de arrancada. Foi o que aconteceu no jogo atrasado contra o Náutico na quarta-feira, uma típica partida para vencer sem sobressaltos. E empatou. Está seis pontos atrás do G-4, mas a distância poderia ser de quatro. Resta recuperar terreno contra o Atlético-MG, a quem apenas o título interessa - mas se torna quase impossível, dada a distância de 18 pontos para o rival Cruzeiro. Na quarta-feira, o Galo empatou com o Criciúma. Faltando menos de três meses para o Mundial, o que mais interessa agora é se preparar bem, e vencer os jogos faz parte do processo. Os campeões da América não terão Ronaldinho Gaúcho neste jogo e em todo o restante do campeonato. Ele tem grave lesão muscular e pode nem ir ao Marrocos. O Santos deve ter o retorno do volante Arouca e do atacante Thiago Ribeiro. Montillo, lesionado, está fora.
Cartola FC: em casa, o Galo pressiona seus adversários. Um dos jogadores mais incisivos do time é Fernandinho, dono de boa média de pontos (4.54), muitas faltas sofridas, dois gols e duas assistências. O preço é camarada: C$ 9.43. Sem Montillo, a equipe santista confia no talento de Cícero. O meia vive momento de artilheiro (tem oito gols no Brasileiro) e não é tão caro - C$ 14.23.
Na TV: Premiere FC, com Jaime Júnior e Léo Figueiredo.
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ), com Dibert Pedrosa Moises (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ).
Você sabia que... existe grande equilíbrio no histórico de partidas entre as duas equipes? Contabilizadas todas as competições, são 87 jogos, com 32 vitórias para cada lado e 23 empates.

ATLÉTICO-PR x VITÓRIA
Guia da rodada  24 - Atlético-Pr x Vitória (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - DURIVAL DE BRITTO
Àqueles que desconfiam do Atlético-PR, o clube rubro-negro oferece bons resultados em cima de bons resultados. Depois de recentemente titubear no Brasileirão, o Furacão já emendou novamente duas vitórias, se firmou no terceiro lugar e consolidou sua luta por uma vaga na Libertadores do ano que vem. Receberá o Vitória depois de conseguir bom empate contra o Inter pela Copa do Brasil. Os paranaenses jogarão em casa, onde não perderam no Brasileirão-2013. São seis vitórias e cinco empates. Agora enfrentarão um adversário que não perde há cinco rodadas - desempenho que rendeu um distanciamento de seis pontos para a zona de rebaixamento. O time parece evoluir com Ney Franco, e o jogo deste domingo pode dar o aviso definitivo de que o Vitória não cairá. O volante Luiz Gustavo, recém-chegado ao clube baiano, pode estrear. O Furacão não terá o lateral-direito Léo.
Cartola FC: se achar que Éderson é caro demais (C$ 18.24), escalar seu companheiro de ataque Marcelo é uma ótima pedida para quem aposta no Furacão. Marcelo é um garçom eficiente (cinco assistências) e participa ativamente dos jogos, com média 3.56. Quem acreditar no Leão pode confiar em Wilson, o goleiro com maior número de defesas difíceis na competição (49). Ele vale C$ 13.60.
Na TV: Premiere FC, com Felipe Lestar e Dida.
Arbitragem: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC), com Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Nadine Schramm Câmara Bastos (SC).
Você sabia que... faz 11 anos que um jogo entre as duas equipes não termina empatado pelo Brasileirão? Foram 11 partidas no período, com oito vitórias dos baianos e três dos paranaenses.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/09/guia-da-rodada-24-briga-direta-contra-o-z-4-e-lider-com-jogo-duro.html

Na Li e Djokovic animam público em cerimônia festiva no Aberto da China

Em comemoração de 10 anos do evento, tenistas promovem duelo especial e animam a torcida presente na Diamond Court, em Pequim

Por Pequim, China


tênis exibição china djokovic e Na li (Foto: Agência Reuters)Na Li e Djokovic promovem duelo especial em festado Aberto da China (Foto: Agência Reuters)

Em clima de descontração, a número 5 do mundo, a chinesa Na Li, e o líder do ranking da ATP, o sérvio Novak Djokovic, realizaram uma partida de exibição na cerimônia de abertura do Aberto da China, no Diamond Court, em Pequim. Sem tirar o sorriso do rosto, os astros se revezaram em quadra com tenistas juniores, no duelo especial que faz parte da comemoração dos 10 anos do evento, que hoje envolve o ATP 500 de Pequim e o WTA. O único set disputado entre a dupla terminou com vitória de Na Li no tie-break, após acertar um belo ace, o que pelas regras combinadas para o jogo festivo definia o vencedor de um game.

Com muitas brincadeiras de ambos os lados e apoio em peso da torcida, Na Li começou quase todos os games do duelo abrindo vantagem sobre o atual campeão, que claramente estava se importando mais com a animação do que necessariamente com as bolas sacadas pela chinesa. Interagindo com o público, Djokovic e Na Li  fizeram a festa das crianças presentes na quadra.

O sérvio fez valer a fama de dançarino, que ganhou quando arriscou uns passos ao som de 'Gangnam Style' após levantar o troféu no ano passado.

A renda de aproximdamente 43 mil dólares será destinada ao desenvolvimento de novos jogadores na China e para a caridade.


Djokovic e Na Li brincadeiras tênis exibição na China (Foto: AFP)Djokovic e Na Li cortam o bolo na festa do Aberto da China (Foto: AFP)

FONTE:

Sem Ronaldinho, Cuca pensa em opções para armar o Atlético-MG

Treinador reconhece que não há substituto para R10, mas dá moral para candidatos que se encontram no clube

Por Belo Horizonte


A grave lesão na coxa esquerda de Ronaldinho Gaúcho caiu como uma bomba no Atlético-MG. Principal estrela do time, o meia nunca sofreu com qualquer tipo de lesão desde que chegou ao Galo, em junho do ano passado. Perto do Mundial de Clubes, a torcida teme pelo pior: que o craque não possa participar da competição, que será disputada em dezembro, no Marrocos.

info lesão do ronaldinho (Foto: arte esporte)Entenda como foi a lesão de Ronaldinho Gaúcho (Foto: arte esporte)

O médico do time mineiro, Rodrigo Lasmar, confirmou que o meia teve uma ruptura de grau três na musculatura do adutor da coxa esquerda e preferiu não estipular um prazo exato para o retorno aos gramados, deixando um período entre dois meses e meio e três meses e meio para a recuperação.
Caso Ronaldinho não esteja em condições físicas de entrar em campo no Mundial, Cuca vai ter que quebrar a cabeça para escolher o substituto de R10 no Marrocos. Como o elenco Alvinegro é grande, o treinador tem opções para escolher quem entra no lugar do meia, mexendo ou não no esquema tático do time.

Substitutos imediatos
Se o técnico Cuca não quiser modificar o estilo de jogo do Atlético-MG e manter o esquema com um homem centralizado, dois pontas e um centroavante, ele pode optar pelas entradas de Guilherme ou Dátolo.

Apesar das seguidas lesões, Guilherme foi decisivo no título da Libertadores, quando marcou o segundo gol na vitória por 2 a 0 sobre o Newell’s, que levou para a decisão por pênaltis. Já o argentino Dátolo, contratado após a conquistada da Libertadores, ainda não sabe se poderá jogar o Mundial e, de fato, substituir Ronaldinho Gaúcho.

Diego Tardelli em lance do jogo com o Botafogo (Foto: Bruno Cantini / Flickr do Atlético-MG)Diego Tardelli é uma das opções de Cuca para vaga de R10 (Foto: Bruno Cantini / Flickr do Atlético-MG)

Diego Tardelli de armador
Outra opção do treinador atleticano é recuar o atacante Diego Tardelli e colocar uma outra opção de frente junto com Jô e Fernandinho. Tardelli já atuou mais recuado em algumas partidas – como na vitória sobre a Portuguesa por 2 a 1, na derrota para o Flamengo por 3 a 0 e mais recentemente no empate por 1 a 1 diante do Criciúma. Nas duas ocasiões, Luan entrou como atacante e fez o papel que normalmente é feito por Tardelli. Para a partida contra o Santos, a primeira após a lesão do meia, esta deve ser a escolha.
Caso o treinador prefira, ainda tem a opção de usar o atacante Neto Berola como homem de velocidade ou entrar com dois centroavantes, usando Jô e Alecsandro.

Já ciente do problema que terá pelo menos ao longo do Brasileirão, Cuca deu a entender o que fará num primeiro momento.

- Temos o Tardelli para fazer a função e o Guilherme que daqui a pouco volta, essas são as opções que a gente tem. Nenhum se compara com o Ronaldo, na formação da equipoe e no encaixe que fizemos com ele, mas os jogadores são bons, o Tardelli, o Guilherme e o Dátolo, e a gente confia neles.
Time mais defensivo com três volantes

Uma terceira opção é jogar com um time mais fechado, usando três volantes ao invés de dois. Pierre, Leandro Donizete e Josué jogaram juntos, mas apenas em três ocasiões em 2013: na vitória sobre o Guarani-MG, pelo Campeonato Mineiro, no empate por 1 a 1 com o Tijuana, na Libertadores, e na derrota para o Vasco, no Campeonato Brasileiro.

O volante Rosinei, que sai mais para o jogo, também pode ser utilizado no meio-campo para dar mais qualidade no passe e na saída de bola, sem perder tanto poder de marcação.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/09/sem-ronaldinho-cuca-pensa-em-opcoes-para-armar-o-atletico-mg.html

‘Levantadora’ Brait brilha, e Osasco bate estreante Maranhão na Superliga

Líbero comanda vitória das paulistas na abertura da competição, enquanto nordestinas encaram problema de regularização de levantadora argentina

Por Osasco, SP


Camila Brait se esforça, corre para fazer a defesa e coloca a bola de manchete no capricho para Thaisa. A líbero estava inspirada, se diferenciava não apenas pelo uniforme diferente - e chamativo com um short-saia -, mas também pelos passes precisos para liderar as estrelas do Osasco na estreia da Superliga, em casa. As atuais vice-campeãs tiveram trabalho, mas venceram o primeiro desafio por 3 sets a 0 diante do estreante Maranhão, nesta sexta-feira. Em quadra as parciais foram 21/11, 21/18 e 21/16, só que a equipe nordestina colocou em ação a argentina Yael, que não estava regularizada segundo a CBV (Confederação Brasileira de Voleibol). Por isso, os maranhenses podem perder todos os pontos conquistados em Osasco.

- Foi bom. O time jogou bem para uma estreia. Ainda estamos nos adaptando à regra dos 21 pontos, mas foi bom - disse Camila Brait, eleita a melhor jogadora da partida.

Vôlei Osasco e Maranhão (Foto: Alexandre Arruda / CBV) Osasco passa pelo Maranhão na estreia da Superliga (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

Para ser a casa de estrelas da seleção brasileira, nada melhor do que um céu azul, que tomou o teto do Ginásio José Liberatti. A casa estava de visual novo, o uniforme era novo, mas o Osasco logo mostrou que uma coisa não mudou: o time de Luizomar de Moura é forte candidato ao título. Thaisa se recuperou de seu quadro viral e se juntou a Sheilla, Fabíola, Adenízia e Camila Brait. As cinco nem sentiram o cansaço dos serviços prestados à seleção brasileira e atropelaram junto com as ponteiras Gabi e Talita. E o time ainda deve crescer com a estreia em breve da italiana Caterina Bosetti e a sérvia Sanja Malagurski.

Vôlei Sheilla Osasco e Maranhão (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Sheilla foi um dos destaques do Osasco diante do Maranhão (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

Estreante na Superliga, o Maranhão deu provas de que pode incomodar os principais times do campeonato e representar bem o Nordeste, ausente nas três últimas temporadas. A levantadora argentina Yael não levou de presente de aniversário a vitória, mas pode comemorar seus 28 anos com uma boa estreia em solo brasileiro, apesar de sentir cãibras, apesar do problema de regularização. O técnico Chicão alegou que não sabia do problema burocrático ao escalar a jogadora.

O JOGO
Sheilla nem precisava saltar tão alto para encontrar brechas na defesa maranhense, mas a oposto não aliviou, soltou o braço no saque, quebrou o ataque nordestino e conseguiu dois aces. Ela foi o grande nome do primeiro set com seis pontos. Por mais que o técnico Chicão pedisse tempo para mostrar como parar Sheilla e Thaisa, as novatas da Superliga não se encontravam em quadra. No dia de seu aniversário de 28 anos, a levantadora argentina Yael até encontrou alguns bons passes para as ponteiras Liz e Nikolle, mas nada que assustasse o entrosado Osasco. Até defesa da líbero Brait virava passe para a atenta Thaisa. Foi pelo centro, com Adenízia que o time fechou o primeiro set em 21/11.


Aos poucos a aniversariante argentina foi se soltando. Apostando nas jogadas com as ponteiras e também com a central Dani Suco, Yael comandou uma reação do Maranhão, que chegou a liderar a parcial em 14 a 13. Relaxadas, as meninas de Osasco estavam cometendo erro atrás de erro, apenas Gabi, que vai defender a seleção sub-23 no Mundial do México, continuava com a mão calibrada. Só que a experiência das campeãs olímpicas do Osasco fez a diferença na reta final. Com um toque na rede das nordestinas, o time de Luizomar levou o set (21/18).

Vôlei comemoração do Maranhão contra o Osasco (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Maranhão deu trabalho, liderado pela levantadora argentina Yael (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

Apesar do segundo tropeço, o Maranhão não jogou a toalha. Soltas em quadra, as jogadoras cresceram e lideraram o início do terceiro set, mantendo uma vantagem média de dois pontos de frente. Conhecida em terra argentinas como a guerreira, Yael permaneceu em quadra mesmo sentindo fortes cãibras, mas diminuiu o ritmo. Melhor para o Osasco. Thaisa e Sheilla nem precisaram suar tanto, porque a “levantadora” Brait atacou novamente e suas outras companheiras montaram um bloqueio forte e, desse jeito, venceram o terceiro set (21/16).

Duelo de novatos
O outro jogo desta sexta foi entre os novatos Barueri, da campeã olímpica Fernandinha, e o Brasília, da também medalhista de ouro em Londres Paula Pequeno. Em casa, a levantadora se deu melhor e liderou as paulistas no triunfo por 3 a 0 - parciais de 21/8, 21/16 e 21/17.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/09/levantadora-brait-brilha-e-osasco-bate-estreante-maranhao-na-superliga.html