segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Radar da Copa: Oscar e Paulinho se destacam, mas David Luiz é barrado

Volante faz gol de letra e garante vitória do Tottenham nos acréscimos. Zagueiro não é relacionado em jogo do Chelsea, e Thiago Silva sofre lesão

Por Rio de Janeiro


header radar da copa (Foto: arte esporte)
Paulinho Tottenham - Lance gol (Foto: Agência Reuters)Paulinho marca de letra na vitória do Tottenham no Campeonato Inglês (Foto: Agência Reuters)

Em grande fase na Europa, desde que chegou ao Tottenham em agosto, Paulinho voltou a ganhar destaque na imprensa local na rodada do fim de semana. Com um gol de letra do volante, aos 48 minutos do segundo tempo, os Spurs derrotaram o Cardiff por 1 a 0, fora de casa, e se igualaram ao Arsenal na liderança do Campeonato Inglês.

Toda semana, o GLOBOESPORTE.COM analisa o desempenho dos atletas normalmente chamados para a Seleção e potenciais destaques que podem ser lembrados por Felipão até a Copa do Mundo de 2014. Na próxima quinta-feira, o técnico anunciará a lista de jogadores para os amistosos contra Coreia do Sul, em Seul, e Zâmbia, em Pequim, na China.

RADAR DA COPA Em ALTA 23/09 (Foto: Editoria de Arte)

Outro que se destacou na terra da rainha, foi Oscar. O meia fez um dos gols do Chelsea na vitória por 2 a 0 diante do Fulham. Após o jogo, o técnico José Mourinho fez questão de elogiá-lo, dizendo que ele “dá criatividade” ao time. Por outro lado, o zagueiro David Luiznão ficou nem no banco de reservas e teve que acompanhar o confronto da arquibancada. Ramires jogou, mas pouco fez.

- Como um camisa 10, Oscar nos dá criatividade, mas também nos ajuda a pressionar e defender. Mata precisa aprender a jogar do jeito que eu quero. Ele precisa ser mais consistente e mais participativo quando o time perde a bola – disse Mourinho ao canal “Sky Sports”.

Neymar ainda não balançou as redes pelo Barcelona no Campeonato Espanhol, mas está se especializando em servir os companheiros. No triunfo dos catalães por 4 a 0 sobre o Rayo Vallecano, fora de casa, neste sábado, o brasileiro chegou a acertar a trave, mas deu uma assistência, sua terceira na competição, para Pedro, autor de três gols do Barça na partida - Fàbregas completou o placar. O lateral Adriano fez um pênalti infantil, mas deu sorte ao ver o adversário desperdiçar a cobrança.

Na Itália, Maicon mostrou que está perto de recuperar o futebol que o fez titular da seleção brasileira tempos atrás. O lateral foi um dos melhores jogadores do Roma na vitória no clássico diante do Lazio por 2 a 0. Adversário no jogo, Hernanes não teve uma grande participação.


RADAR DA COPA Em BAIXA 23/09 (Foto: Editoria de Arte)

No empate por 1 a 1 entre Paris Saint-Germain e Monaco, Thiago Silva sofreu uma lesão na coxa esquerda e saiu de campo com 16 minutos do primeiro tempo. Maxwell jogou bem e deu assistência para o gol de Ibrahimovic. Lucas entrou apenas no segundo tempo e pouco produziu.
Com um gol de Hulk, o Zenit goleou o Rostov por 4 a 0, neste domingo, e embolou de vez a briga pela liderança do Campeonato Russo. O brasileiro ainda deu uma assistência no jogo.

Ainda na Europa, Dante se mostrou seguro na vitória do Bayern de Munique sobre o Schalke por 4 a 0, pelo Campeonato Alemão. Na Ucrânia, Bernard fez seu primeiro jogo como titular pelo Shakhtar e deu assistência para um gol.

RADAR DA COPA MACHUCADOS 23/09 (Foto: Editoria de Arte)

- Estou bastante feliz por poder ter contribuído no meu jogo de estreia como titular para a vitória do meu time. Me senti mais solto, pude fazer boas jogadas, inclusive a que resultou no primeiro gol. Espero continuar evoluindo por aqui para retribuir todo o carinho que fui recebido por todos desde que cheguei – disse Bernard após o jogo.

Pelo Brasil...
No futebol brasileiro, o atacante Alexandre Pato começou na reserva do Corinthians na partida contra o Cruzeiro. Ele chegou a entrar no segundo tempo, mas pouco apareceu. Mesmo com a derrota para o Bahia por 2 a 1, o goleiro Jefferson foi bem e fez boas defesas, no Maracanã. Leandro Damião atuou pelo Inter, mas pouco produziu para o time, que saiu derrotado por 1 a 0 para a Portuguesa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2013/09/radar-da-copa-oscar-e-paulinho-se-destacam-mas-david-luiz-e-barrado.html

Edílson revela ‘sentimentos opostos’ em primeiro gol pelo Botafogo

Lateral-direito marca na derrota para o Bahia, ganha confiança para arriscar mais vezes, mas não se nomeia batedor oficial de faltas

Por Rio de Janeiro


Um gol que poderia ter ajudado o Botafogo a se aproximar do líder no Campeonato Brasileiro. Se foi assim que Edílson pensou ao balançar a rede pela primeira vez com a camisa do Alvinegro (veja no vídeo ao lado), a frustração após a derrota para o Bahia, por 2 a 1 no Maracanã, foi inevitável. Depois da euforia, o lateral-direito nem teve mais o que comemorar. Nesta segunda-feira, após treino fechado no Engenhão, ele definiu suas emoções.

- Sentimentos opostos. Fiquei muito feliz pelo gol, o primeiro no Botafogo, mas infelizmente veio com a derrota dentro de casa. Me dá confiança para bater mais faltas também, mas como falei, são sentimentos opostos. Agora é outra competição, esquecendo o Brasileiro e focando na Copa do Brasil. Teremos dois jogos difíceis, clássicos – afirmou, já falando sobre o próximo compromisso da equipe, contra o Flamengo.

O lateral aderiu ao discurso de Jefferson, revelando o momento de maior reflexão entre os atletas.

- A gente não fez uma boa partida, todo mundo viu isso, demos muito espaço para o Bahia, e eles jogaram no contra-ataque. Às vezes, como o Jefferson disse, a derrota serve para refletirmos aonde a gente vem errando, para também dar uma renovada, nos cobrar ainda mais para que não aconteça de novo.

Edilson botafogo willian Barbio bahia série A (Foto: Vítor Silva / SSPress)Edílson fez seu primeiro gol com a camisa do Botafogo no duelo contra o Bahia (Foto: Vítor Silva / SSPress)

Questionado se a partir de agora será batedor oficial de faltas, o camisa 33 manteve os pés no chão. De acordo com ele, ainda existem jogadores à sua frente na “fila”, e a escolha de um cobrador depende muito de alguns fatores, como distância e localização da falta.

- Não me considero batedor oficial não. Claro que estou feliz pela oportunidade, em outros clubes eu já batia falta. Tive sucesso de fazer gol por outros clubes. Aqui tem o Lodeiro que bate bem, o Seedorf que é o homem da bola parada. Quando é mais perto é melhor para um, longe é para outro, a gente vai conversando para ver o que é o ideal. Tomara que sobre algumas sempre para eu bater ali.

O Botafogo volta a campo nesta quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), pela Copa do Brasil. O Alvinegro enfrente o Flamengo, no jogo de ida das quartas de final, em partida realizada no Maracanã.
*Thiago Benevenutte, estagiário, sob a supervisão de Rodrigo Sirico

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/09/edilson-revela-sentimentos-opostos-em-primeiro-gol-pelo-botafogo.html

Ex-atletas aprovam possível retorno de Larissa às arenas após dar à luz

Jackie Silva e Mônica Rodrigues dizem não acreditar na aposentadoria da ex-parceira de Juliana. Adriana Behar pede volta com total dedicação

Por Rio de Janeiro


Jackie Silva (Foto: Fabio Leme)Jackie torce pela volta de Larissa, mas criticou o nível técnico das atletas (Foto: Fabio Leme)

Após a declaração de Larissa, que cogitou retornar às arenas com foco nas Olimpíadas do Rio em 2016, algumas ex-atletas de vôlei de praia opinaram sobre o tema. Enaltecendo as qualidades da ex-parceira de Juliana, Jackie Silva, Mônica Rodrigues e Adriana Behar demonstraram ter a mesma linha de pensamento: a vontade em ver a futura mãe de volta ao esporte.

Uma das que acham que a ex-parceira de Juliana tem totais condições de voltar a jogar em alto nível é Jackie Silva. A campeã olímpica em Atlanta1996 afirmou que no circuito brasileiro poucas jogadoras têm a qualidade de Larissa.

- Na minha opinião, de quem está de fora, nunca achei que a Larissa tinha se aposentado. Ela deu um tempo. Quem se aposentou foi o Pedro (Cunha). 
Dentro do que vejo, eu penso que tem lugar de sobra para a Larissa. Não acho nada demais nesse voleibol. Tenho visto muita coisa limitada - criticou a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha de ouro olímpica ao lado da ex-parceira Sandra Pires.

Jogo do evento (Foto: Fabio Leme)Mônica sobe para a cortada em jogo festivo: ela é a favor do retorno de Larissa, mas teme pelo tempo de preparo (Foto: Fabio Leme)

A oportunidade da conquista da primeira medalha de ouro em Olimpíadas, somada à decepção de Londres - onde era favorita e conquistou o bronze - e ao nível técnico das demais concorrentes, faz Jackie acreditar na volta de Larissa.

- Lógico, né? E depois, ela olha para televisão, vê os jogos rolando e acha que tem condição. Com certeza isso pesa. A medalha de ouro é o máximo - contou.

Larissa Lili etapa vitória circuito brasileiro de vôlei de praia (Foto: Túlio Moreira)Larissa acompanhou a conquista de Lili na etapa de Vitória (Foto: Túlio Moreira)

Vice-campeã olímpica nos Estados Unidos, Mônica Rodrigues corroborou da opinião de Jackie, mas demonstrou certa preocupação com o tempo de preparo e disponibilidade de Larissa para os Jogos de 2016.

- Larissa é uma excelente jogadora, tecnicamente entende muito bem do jogo. Resolveu dar um tempo. Não sei muito bem dessa questão da aposentadoria dela não. Sei que ela deu um tempo para ser mãe, isso faz parte, é o projeto dela. É uma vencedora e tem o espírito de quem quer ganhar. Não vejo problema nenhum dela voltar, acho ótimo para o vôlei de praia. Mas ela, provavelmente, vai voltar em 2015, porque começou a gravidez agora. Ela tem tempo, mas a seleção brasileira tem todo um projeto e que ela tem que se encaixar e, sendo mãe, fica um pouco mais difícil - revelou Mônica Rodrigues, que hoje trabalha como técnica da seleção brasileira masculina de vôlei de praia.

Adriana Behar (Foto: Fabio Leme)Adriana Behar quer Larissa 100% focada no projeto olímpico (Foto: Fabio Leme)

Jogadora de praia mais vitoriosa do Brasil, com um número superior a 900 vitórias e 100 títulos conquistados ao lado de Shelda, Adriana Behar afirmou que Larissa será muito bem-vinda desde que esteja imbuída e consciente de que o processo olímpico pede dedicação total.

- Eu acho que o vôlei, ou qualquer outra modalidade, precisa de bons, excelentes atletas. Não só tecnicamente e fisicamente, mas com uma boa postura, sendo referência e transformando a vida de outras pessoas mais novas. Acho válido qualquer atleta, inclusive a Larissa, que tenha a intenção de se dedicar 100% ao esporte, pensando em Olimpíadas, e abdicando de muitas coisas. Ela é uma excelente jogadora. É sempre bem-vinda para qualquer momento do esporte - aconselhou.

Ex-atletas e autoridades prestigiam evento pela paz

 Bernard, Smigol, Marcus Vinícius Freire e Adriana Behar (Foto: Fabio Leme) Bernard, Smigol, Marcus Vinícius Freire e Adriana Behar no evento "Vôlei pela Paz" (Foto: Fabio Leme)

Na manhã do último domingo, na AABB,  clube na Zona Sul do Rio de Janeiro, diversos ex-esportistas e atletas atuais participaram do "Vôlei pela Paz", um evento criado pelo movimento "Deixem o Rio em Paz" em prol da política de pacificação das comunidades carentes, além de solidarizar-se ao grupo AfroReggae, que faz trabalhos comunitários nas favelas do Rio de Janeiro.
Além de caravanas de estudantes de colégios públicos, a confraternização teve as presenças de personalidades, como o superintendente executivo de esportes do Comitê Olímpico Brasileiro, Marcus Vinícius Freire, e o novo membro do Comitê Olímpico Internacional, Bernard Rajzman, assim como destaques do esporte como Jackie Silva e Mônica Rodrigues, além de Robson Caetano e Flávio Canto.

A atração principal foi a disputa de uma partida de vôlei vencida por 2 sets a 0 pelo time preto, que contava com Franco (Vôlei de Praia), Bruno Souza (Handebol), Mônica (Vôlei de Praia), sobre a equipe vermelha de Jackie Silva, Robson Caetano, Flávio Canto e Pedro Cunha (Vôlei de Praia). O grupo de circo do AfroReggae também exibiu sua arte. Cerca de 200 pessoas compareceram ao local.

Atletas do evento (Foto: Fabio Leme)Diversos atletas compareceram ao evento (Foto: Fabio Leme)

FONTE:

Sharapova e Radwanska garantem vaga no WTA Championship

Russa, porém, tem participação em cheque por causa da lesão no ombro direito da qual está se recuperando. Metade das tenistas já está definida

Por Rio de Janeiro


A Associação de Tênis Feminino (WTA) anunciou nesta segunda-feira que Maria Sharapova e Agnieszka Radwanska, respectivamente números 3 e 4 do mundo, garantiram classificação para o WTA Championship, torneio realizado entre 22 e 27 de outubro e que reúne as oito melhores tenistas da temporada, em Istambul. Com a inclusão da russa e da polonesa, a competição que marca o final do circuito já tem metade de suas participantes definidas. Serena Williams e Victoria Azarenka, respectivamente líder e vice-líder do ranking, já haviam obtido a vaga.

Apesar da classificação assegurada, Sharapova pode ficar fora do torneio. A russa ainda está em tratamento de uma lesão no ombro direito, responsável pela ausência no US Open, a partir da última semana de agosto. Ela sequer está disputando o WTA de Tóquio nesta semana.

Agnieszka Radwanska e Maria Sharapova (Foto: Editoria de arte)Radwanska e Sharapova estão entre as tenistas garantidas no WTA Championship (Foto: Editoria de arte)

FONTE:

Temendo manifestação, Criciúma evita torcida em desembarque


Clube pede reforço policial diante de possibilidade de aglutinação de torcedores, porém chegada de delegação no Heriberto Hülse é tranquila

Por Criciúma, SC

Policia desembarque Criciúma (Foto: João Lucas Cardoso)Polícia provê segurança em desembarque
do Criciúma (Foto: João Lucas Cardoso)

O Criciúma temia por protestos de torcedores no desembarque da delegação após a derrota por 2 a 1 para o Santos, no dia anterior. Nesta segunda-feira, três viaturas da Polícia Militar ficaram próximas ao acesso em que a equipe adentraria ao Heriberto Hülse. O portão ao lado do ginásio Colombo Sales, anexo ao estádio, abriu e fechou tão logo da passagem do ônibus que transportava jogadores e comissão técnica. A manifestação que teria sido organizada via rede social não ocorreu. Apenas um torcedor esteve no local, e viu de uma fresta apenas o veículo parado em pátio.


A delegação do Criciúma desembarcou no horário previsto, às 15h30m. Além de policiais, funcionários do clube acompanharam a movimentação. Somente a imprensa pode presenciar o desembarque de atletas e membros da comissão técnica. De dentro da estrutura do estádio, não foi ouvido nenhum grito ou percebida outra atitude. Apenas o meia Daniel Carvalho não retornou com a delegação. Ele ficou em São Paulo e se reapresenta no dia seguinte.


saiba mais
Na terça-feira, parte dos jogadores se reapresenta ainda pela manhã. Os atletas que atuaram pela maior parte do tempo na derrota por 2 a 1 para o Santos retomam as atividades no período da tarde, para trabalhos regenerativos. Será o único dia de treinamento antes do confronto diante do Atlético-MG. A partida antecipada pela 25ª rodada está marcada para as 19h30m desta quarta-feira, no estádio Heriberto Hülse.

- Agora é momento de sentar a poeira. Infelizmente temos apenas um dia de trabalhar. Vamos descansar após uma viagem longa e em seguida trabalhar, colocar a cabeça no lugar. É momento de união. Acredito que a torcida não esteja satisfeita e não teria outra alternativa. É um momento de tentar unir forçar para a gente vencer estas batalhas juntos. Em um time que tem uma torcida grande e tão apaixonada é esperado que num momento ruim desses vão querer protestar, reclamar e buscar uma melhora – disse o goleiro Helton Leite, em coletiva logo depois ao desembarque.


Silvio Criciúma técnico Criciúma desembarque (Foto: João Lucas Cardoso)Criciúma desembarca sem problemas ou possibilidade de contato com torcedores (Foto: João Lucas Cardoso)

   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/criciuma/noticia/2013/09/temendo-manifestacao-criciuma-evita-torcida-em-desembarque.html

Santos vence Criciúma por 2 a 1 na Vila Belmiro e volta a sonhar com G-4

Peixe quebra sequência negativa de três jogos sem vitória, sobe para a sétima colocação e deixa o Tigre afundado na zona do rebaixamento

 A CRÔNICA

por Fernando Prandi

Após três jogos sem vencer, o Santos voltou a sonhar com o G-4 do Campeonato Brasileiro ao bater o Criciúma por 2 a 1, na noite deste domingo, na Vila Belmiro, em partida válida pela 23ª rodada da competição. Os atacantes Thiago Ribeiro e Willian José marcaram os gols dos santistas, que agora somam 32 pontos, na sétima posição. O zagueiro Leonardo descontou para os catarinenses, que estão em 17º.

Um novo triunfo sobre o lanterna Náutico, na quarta-feira, também na Baixada Santista, em partida remarcada da 11ª rodada do Brasileirão, deixará o Alvinegro a apenas quatro pontos do grupo que garante vaga na Taça Libertadores do ano que vem.

Já o Tigre chegou ao quinto confronto sem vitória. No próximo domingo, a equipe de Santa Catarina tem pela frente um adversário direto na luta contra a queda: o Flamengo, que está a três pontos e uma posição na frente. O duelo será no Maracanã.

Peixe avassalador
Os dois técnicos inovaram nas escalações, mas parece que só o Santos conseguiu render o que o seu comandante esperava. Com Willian José na vaga de Gabriel e Renê Júnior e Leandrinho nos lugares dos suspensos Alison e Cícero, os donos da casa dominaram o meio de campo e criaram as melhores chances da primeira etapa. Do lado catarinense, os três zagueiros escalados por Silvio Criciúma não foram suficientes para segurar a pressão alvinegra.
Recuperando a forma física, o meia Montillo comandou a equipe e quase abriu o placar aos oito minutos, ao carimbar o travessão em uma cobrança de falta. Sem forçar, o Peixe seguiu melhor e, depois de outras chances, finalmente marcou o primeiro gol, em jogada de escanteio. Montillo cobrou, Gustavo Henrique desviou, e Thiago Ribeiro apareceu na segunda trave para empurrar para as redes aos 19 minutos.

O Santos continuou mais perigoso e, em outra jogada em que a bola passou pelos pés do seu camisa 10, ampliou. Aos 41, na ponta direita, Montillo cruzou rasteiro para trás, e Willian José bateu firme para vencer Helton Leite e marcar o segundo. Enquanto isso, o Tigre pouco assustou. Quando conseguiu chegar, Aranha fez boa defesa em chute de longe de João Vitor.

Willian josé Santos gol Criciúma série A (Foto: Léo Pinheiro / Agência Estado)Willian José comemora segundo gol do Santos contra o Criciúma (Foto: Léo Pinheiro / Agência Estado)

Sono santista e reação catarinense
Na etapa final, o Criciúma voltou mais ligado e apareceu com mais frequência no ataque. Porém, fez muito pouco para conseguir esboçar uma reação. Para piorar a situação do time catarinense, o Peixe explorava com perigo os contra-ataques, em busca de um gol que praticamente selaria a sorte do jogo.

O ex-santista Wellington Paulista bem que tentou, quando saiu frente a frente com Aranha, mas viu o goleiro do Alvinegro se antecipar e fazer a defesa. Em outro lance, o camisa 1 do Peixe conseguiu se recuperar a tempo de salvar o time mais uma vez em batida de falta de Tony.

De tanto tentar, o Tigre finalmente diminuiu. Aos 33 minutos, em outra falta batida de falta de Tony, Aranha foi enganado por Leonardo e foi vencido no lance. O que parecia fácil para os anfitriões foi ficando preocupante.

Pressionado, o Santos teve uma grande chance de matar a partida aos 45, quando Giva recebeu lançamento de Thiago Ribeiro, se enrolou com a bola, mas deixou a defesa do Tigre para trás e, livre na cara de Helton Leite, bateu para fora, levando a torcida à loucura na Vila Belmiro.



FONTE:

Debaixo de muita chuva, Atlético-PR vence a Ponte e assume a 3ª posição

Paulo Baier supera o gramado encharcado e faz o único gol do jogo

Por Curitiba

  O Atlético-PR venceu a Ponte Preta por 1 a 0,  na Vila Capanema, e assumiu a terceira posição no campeonato Brasileiro. A equipe tem agora 41 pontos, dois a mais que o Grêmio, quarto colocado. O único gol da partida foi marcado por Paulo Baier em um chute de primeira. A Macaca segue na penúltima colocação com 19 pontos.

Na partida em que se esperava o duelo dos artilheiros Ederson, do Atlético-PR, com 13 gols, e William, que já balançou as redes onze vezes, a forte chuva atrapalhou as táticas e o que se viu foi muito chutão e tentativas de bola parada, além de muita vontade dos dois lados. A água que caiu também não assustou os 7.657 torcedores que foram ao estádio.

Pelo Brasileiro, o Atlético-PR recebe o Vitória no próximo domingo. Antes, na quinta, o Furacão joga contra o Internacional pela Copa do Brasil, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. A Ponte Preta recebe, na quarta-feira, pela Sul-Americana, o Deportivo Pasto, no Moisés Lucarelli. No sábado, pega o Botafogo, no Maracanã.

Paulo Baier atlético-pr gol Ponte preta série A (Foto: Heuler Andrey / Agência Estado)Com muita chuva, Baier mostra sua técnica em chute de primeira (Foto: Heuler Andrey / Agência Estado)

Furacão abre o placar e a Ponte domina o jogo
Com toda a chuva que caía, o maior objetivo era controlar a bola e dar sequência às jogadas. Como não era possível fazê-la correr, as tentativas mais perigosas vinham de bolas altas e chutões. A melhor delas resultou no gol do Atlético-PR com o levantamento de Ederson pela esquerda, encontrando Baier do outro lado para mandar o chute de primeira e estufar a rede.
A Ponte não ficou apenas assistindo ao futebol na água e arriscou. Dando menos espaço para o time da casa e com maior domínio de bola, a Macaca assustou com bolas paradas e lançamentos na área que paravam na trave ou nas boas defesas de Weverton. No finalzinho, Willian mandou um chute na trave e, para sorte do Atlético-PR, o rebote sobrou para a zaga.

Assustando com tanta água, o goleiro Roberto disse que a chuva beneficiou o Atlético-PR.

- Está difícil com o campo alagado, ainda mais porque estamos numa seca desgraçada lá no estado de São Paulo. Aqui o pessoal é mais acostumado.

Ponte vai para cima, mas Weverton fecha o gol
Os dois times voltaram para o segundo tempo sem mudanças e a chuva também não deu trégua. Apesar de ter mais posse de bola, a Ponte tomava mais sustos dentro da área e pouco finalizava. Com o jogo tomando o mesmo ritmo do primeiro tempo, o técnico Jorginho mostrou que ia para tudo ou nada quando, aos 15 minutos, tirou o volante Alef para a entrada do atacante Adaílton.

Poucos minutos depois, o zagueiro Ferron deu lugar para mais um atacante, Rafael Ratão.  No Rubro-Negro, o artilheiro Ederson saiu visivelmente cansado e Roger o substituiu. As mudanças deixaram a Ponte mais ofensiva, além de proporcionar uma bela jogada. Rafael Ratão deu brilho à partida quando, de costas para o gol, deu o chapéu em dois marcadores atleticanos, girou e chutou, mas a bola saiu prensada em Luiz Alberto. O atacante ainda quase marcou no finalzinho, mas Weverton salvou o chute rasteiro para felicidade dos torcedores atleticanos.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/09/debaixo-de-chuva-atletico-pr-vence-ponte-e-assume-o-terceiro-lugar.html

Pressionado, diretor Paulo Pelaipe pode ser o próximo a sair do Fla

Crise coloca futebol do Rubro-Negro em xeque, e nome de substituto já é especulado na diretoria

Por Recife


Pelaipe Flamengo entrevista (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)O diretor executivo Paulo Pelaipe está sob pressão (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)

Em campo, o time do Flamengo ainda busca um rumo no Campeonato Brasileiro; fora, o departamento de futebol vive uma crise interna que coloca frente a frente o vice-presidente Wallim Vasconcellos e o diretor executivo Paulo Pelaipe, que tem seu futuro indefinido e pode deixar o cargo. O desenrolar do pedido de demissão de Mano Menezes, depois da derrota por 4 a 2 para o Atlético-PR na última quinta-feira, potencializou as rusgas e trouxe à tona problemas de relacionamento. O empate por 0 a 0 contra o Náutico, na tarde do domingo em Recife, não apagou o incêndio.

Ainda no Maracanã na noite de quinta-feira, Paulo Pelaipe se viu exposto com o pedido de demissão de Mano e a ausência de outros poderes do clube no vestiário após o anúncio do ex-treinador. Coube ao diretor a missão de fazer o pronunciamento para a imprensa. Wallim e o presidente Eduardo Bandeira de Mello souberam da notícia pelos rádios de seus carros quando seguiam para suas casas (por uma questão de filosofia, os dirigentes preferem não comparecer ao vestiário após os jogos).

Na manhã de sexta-feira, dia seguinte à demissão de Mano, Bandeira e Wallim marcaram presença no treino do time no Ninho do Urubu. Na ocasião, o vice de futebol deu a entender que estaria preocupado com Pelaipe por conta da pressão no atual momento e as cobranças da torcida direcionadas ao diretor executivo. Pelaipe chegou a colocar em questão sua viagem para Recife - onde a equipe empatou com o Naútico no domingo.

A preocupação de Wallim soou como uma “sugestão” para que Pelaipe se afastasse do cargo. O diretor, que não tem multa rescisória no contrato, respondeu dizendo que viajaria para Recife, deixando claro que não pretendia sair do clube em momento tão complicado. Mas tanto Wallim quanto Pelaipe sabem que o divórcio é uma possibilidade. Tanto que Wallim, que apoiou a permanência do diretor executivo quando este foi questionado por Flavio Godinho, pediu para conversar em separado com o técnico interino Jayme de Almeida antes do jogo contra o Náutico.

Como o nome da função diz (diretor executivo), Pelaipe é responsável pelo futebol - mas seu poder é limitado pelas decisões e vetos da cúpula do clube que, além de Wallim, conta com o vice-presidente de marketing, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, e Rodrigo Tostes, vice financeiro. Foi a cúpula que vetou, por exemplo, a contratação de Fágner - que, depois de apalavrado com o Flamengo, acabou fechando com o Vasco.

Wallim, Bandeira de Mello e Pelaipe no treino do Flamengo (Foto: Richard Souza) Pelaipe, Wallim e o presidente Bandeira de Mello: futebol vive crise (Foto: Richard Souza)

Pelaipe conta com algum apoio entre os jogadores - mas é o principal alvo dos torcedores. Um acordo do departamento de marketing do clube com algumas torcidas organizadas aumentou o desgaste. O clube se comprometeu a ceder carga de ingressos para as organizadas com 50% do valor. Pouco depois, a diretoria voltou atrás. Mesmo sem ter participado da negociação, sobrou para Pelaipe, que em um dos recentes protestos da torcida, ouviu a cobrança por ingressos.

Há 10 meses no cargo, Pelaipe tem no semblante as marcas das cobranças. Desgastado, o diretor ainda conta com forte aliado: Bap, principal responsável por sua contratação. Outra peça começa a aparecer nesse xadrez: Plínio Serpa Pinto, que substituiu Flávio Godinho na pasta de relações exteriores, e disse num primeiro momento que não teria interferência no futebol. Mas Plínio, com apoio do ex-presidente Kleber Leite, tem acompanhado de perto a crise do clube.

Com a possibilidade de Pelaipe deixar o cargo, o nome de Felipe Ximenes, superintendente do Coritiba, voltou à tona e conta com apoio de pessoas influentes na diretoria. Pelaipe evita a todo custo qualquer crítica pública. Nas entrevistas, sempre exalta a diretoria.


Wallim e o presidente Eduardo Bandeira estiveram em Recife para acompanhar o empate com o Náutico. Na véspera do jogo, Pelaipe e Wallim conversaram de forma amistosa no saguão do hotel onde o Flamengo se hospedou. Caso Pelaipe deixe o clube, o vice de futebol pode perder o escudo que tem sido o alvo preferencial dos torcedores.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/09/pressionado-diretor-paulo-pelaipe-pode-ser-o-proximo-sair-do-fla.html

Martelotte descarta fazer projeções, mas diz que Náutico pode evoluir

Novo técnico alvirrubro acompanhou o empate com o Flamengo e reconhece que vai encarar um dos maiores desafios da carreira no clube

Por Recife


O técnico Marcelo Martelotte reconhece que ao assumir o comando do Náutico terá pela frente um dos maiores desafios da carreira. Apesar da situação dramática do clube, que tem apenas dez pontos conquistados em 22 jogos, o treinador garante que é possível buscar uma evolução na equipe. O treinador acompanhou a equipe no empate em 0 a 0 com o Flamengo, neste domingo, na Arena Pernambuco, e diz que no momento ainda não é possível fazer projeções.

- Fiquei muito feliz com o convite do Náutico e sei da situação. O desafio é muito grande e por isso eu já falei que são esses desafios que me movem a trabalhar e aceitar convites desse tipo. Eu acho que o Náutico tem condições de estar em uma situação melhor do que está hoje. Mas eu não penso muito nessa situação como um todo. Temos que pensar jogo a jogo e buscar uma evolução.

marcelo martelotte náutico (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)marcelo martelotte náutico (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Para Martelotte, o equilíbrio do Campeonato Brasileiro também conta a favor do Náutico. Ele vê potencial de evolução no time e se apega a isto para encontrar um padrão de jogo na equipe. O treinador preferiu não alimentar uma polêmica ao ser questionado sobre a declaração de Jorginho, que declarou que o time não tinha jogadores de Série A.

- Lógico que dá para render mais. Não dá para achar boa a situação do Náutico. Sabemos que o grupo pode render mais que isso. Avaliar se o elenco é de Série A ou B, é difícil. Mas eu vejo muitos clubes que parecem muito com o Náutico em uma situação bem melhor na tabela. Temos que determinar uma forma de jogar que passe a dar certo. Se o time encontrar o seu jogo, os pontos vão vir.

Martelotte rejeitou o rótulo de "salvador da pátria". Reconheceu a realidade do Náutico e procurou ter o discurso ameno e seguro, com os pés no chão.

- São 16 jogos e um bom número de pontos a serem disputados. Mas estamos defasados e temos que saber que existe essa diferença. É difícil falar em salvar o time. A cada partida, vamos fazendo uma avaliação.

O Náutico volta a campo na próxima quarta-feira, quando encara o Santos, em rodada atrasada. A partida será às 21h00 na Vila Belmiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/nautico/noticia/2013/09/martelotte-descarta-fazer-projecoes-mas-diz-que-nautico-pode-evoluir.html

Elias perde gol inacreditável, e Fla não sai do 0 a 0 com lanterna Náutico

Volante desperdiça, nos acréscimos, uma chance ao estilo Deivid. Equipes escancaram seus problemas e fazem resumo de suas campanhas no Recife

 A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM

Náutico e Flamengo foram didáticos ao extremo neste domingo. Em 90 minutos, fizeram um resumo impecável do futebol que apresentam no Brasileirão de 2013. O empate por 0 a 0 na Arena Pernambuco escancarou a enorme fragilidade do Timbu e o casamento entre pobreza técnica e má fase do Rubro-Negro. Duas conclusões dos visitantes no primeiro tempo não entraram por detalhes microscópicos. E Elias, no último lance, perdeu um gol absolutamente surreal - quase sobre a linha.

- Se fosse há três jogos, ela entraria. Pelo menos somamos um ponto, mas sabíamos que era para termos vencido. A fase está ruim, temos que trabalhar - lamentou Elias.

Foi o primeiro jogo dos cariocas sem Mano Menezes, e o desempenho variou pouco. Nos pernambucanos, é a despedida de Levi Gomes do cargo de treinador da equipe principal, já que Marcelo Martelotte foi anunciado pelo clube.

O Náutico não vence há 13 rodadas. Com o empate, o Flamengo foi a 27 pontos, na 16ª colocação, três pontos à frente da zona de rebaixamento. O Timbu, com dez, é o lanterna.

- O nosso torcedor tem que saber que nós temos que jogar por dignidade, honra e profissionalismo. Temos que assumir esse momento delicado e tem muito jogador sentindo o que eu estou sentido hoje. Temos que buscar a força de vontade lá no fundo de nós mesmos - avaliou o lateral Derley.

O Alvirrubro recebe o Coritiba no sábado, pelo Brasileirão, e o Flamengo pega o Criciúma no Maracanã, um dia depois. Antes, na quarta-feira, faz clássico com o Botafogo, pela Copa do Brasil.

náutico x flamengo (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)André Santos tenta o combate sobre Tiago Real, do Náutico (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Por milímetros
Milímetros impediram o Flamengo de vazar a defesa do Náutico no primeiro tempo. E milímetros que pertencem a Gideão. Os goleiros, em especial o do time pernambucano, protagonizaram a primeira metade da partida. O arqueiro do Timbu salvou duas em cima da linha: primeiro em cabeceio de Samir, depois em conclusão de André Santos. Nos dois lances, jogadores rubro-negros pediram gol.

O Flamengo foi melhor do que o Náutico no primeiro tempo. Teve mais posse (51% a 49%), finalizou mais (dez a quatro), alçou muito mais bolas na área (16 a quatro). Além das duas conclusões defendidas sobre a linha, poderia ter marcado com Paulinho, mas Gideão novamente espalmou. O porém é que o Timbu, mesmo novamente frágil em campo, também teve chances claras de gol. Paulo Victor fez defesa assombrosa quando Martinez pegou rebote e mandou no ângulo.

Na mesma

náutico x flamengo (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)O Brocador Hernane não esteve em jornada inspirada (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

O jogo pouco mudou no segundo tempo. O Náutico esteve mais propenso a atacar, mas sempre sem demonstrar a menor ideia de como fazê-lo. Com isso, foi novamente o Flamengo quem mais se aproximou de marcar. Foi o caso de lance nascido aos quatro minutos, quando Elias recebeu livre de Paulinho na área e bateu no canto. Leandro Amaro salvou para os pernambucanos.

Carlos Eduardo, outra vez muito apagado, foi substituído por Gabriel no decorrer da etapa final. O meia pelo menos tentou dar agilidade ao time. Logo depois de entrar, bateu cruzado da direita, e a bola atravessou a área sem que ninguém aparecesse para completar. O Náutico, nas raras vezes em que ameçou, o fez sem querer, como no cruzamento de Hugo que quase entrou no gol de Paulo Victor.

A partida ainda reservava seu momento mais impressionante para o último lance. Eram 48 minutos. O Flamengo bateu escanteio da esquerda. A bola viajou, e Marcelo Moreno cabeceou. Gideão salvou. E Elias, quase dentro do gol, mandou por cima, contrariando as leis da física. Inacreditável. Absolutamente inacreditável.


FONTE:

Muricy diz que o São Paulo não contava com derrota para o Goiás

Treinador lamenta resultado com gol de bola parada, e também reclama do calor em Goiânia na sua primeira derrota neste retorno ao Tricolor

Por Goiânia


Quando falta inspiração, a eficiência precisa aparecer. É assim que Muricy Ramalho vê o futebol como um todo e foi assim que ele definiu a derrota do São Paulo por 1 a 0 diante do Goiás, neste domingo, em Goiânia. Para o treinador, os dois clubes foram aplicados na marcação, mas pecaram na criação de jogadas ofensivas no Serra Dourada. O gol de falta de Rodrigo já no final foi o retrato da eficiência do time goiano, castigou a baixa produção tricolor e selou o primeiro revés do comandante desde o retorno ao clube. Ele vinha de três vitórias em três partidas.

– Nunca contamos com essa derrota. Foi um jogo amarrado. Os dois times marcaram bem, mas produziram pouco em termos de ataque e o calor atrapalhou. Foi um jogo um pouco lento, até por conta do desgaste, e que foi decidido no detalhe de uma bola parada. Os dois times não tiveram muita claridade, então o jogo só poderia ser decidido como foi, em uma bola parada – comentou Muricy.

A derrota foi também a primeira do técnico para o Goiás em partidas do Campeonato Brasileiro, em Goiânia. Até então invicto nos seis jogos que já havia disputado na cidade, Muricy também apontou o desgaste como fator preponderante no resultado.

– Até falei com os jogadores na preleção que sempre fazemos um bom jogo em Goiânia. No Fluminense, também foi assim. Mas futebol tem isso e acabei perdendo a primeira aqui. Acho que hoje nenhum dos dois times jogou bem, a marcação tomou conta do jogo e um detalhe decidiu a favor deles. O time sentiu muito o calor e isso dificulta após uma dura sequência no campeonato.

Com a derrota, o São Paulo permaneceu com 27 pontos e segue ameaçado pela zona de rebaixamento. A equipe volta a jogar pelo Brasileirão apenas no próximo fim de semana, contra o Grêmio. Antes, recebe o chileno Universidad Católica, no Morumbi, quinta-feira, às 21h50m (horário de Brasília).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2013/09/muricy-diz-que-o-sao-paulo-nao-contava-com-derrota-para-o-goias.html

Goiás marca no fim e acaba com série invicta de Muricy no São Paulo

Gol do ex-são-paulino Rodrigo, de falta, aos 44 minutos, fez o Tricolor brecar a sua reação e pensar novamente em como evitar o Z-4

 A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM

Coube a um ex-são-paulino, o zagueiro Rodrigo, acabar com a série invicta de Muricy Ramalho, que havia vencido os seus primeiros três jogos neste retorno ao Tricolor. E a derrota por 1 a 0 para o Goiás, neste domingo, no Serra Dourada, veio com um gol de falta aos 44 minutos do segundo tempo.
Após respirar bastante com a sequência de triunfos, o São Paulo volta a se preocupar com a zona de rebaixamento. O time é o 15º, mas estacionou nos 27 pontos e vê o Criciúma, com 24, podendo deixar o Z-4 ainda nesta rodada. Já o Goiás é sexto, com 33.

Na próxima rodada, o São Paulo recebe o Grêmio, domingo, no Morumbi. Porém, antes disso, na quinta-feira, o time começa a sua defesa de título na Copa Sul-Americana diante do chileno Universidad Católica, também no Morumbi. O Goiás encara o Fluminense, sábado, no Serra Dourada. Antes, pela Copa do Brasil, recebe o Vasco, também em Goiânia.
Rogério Ceni faz grandes defesas e segura o Goiás
Desde o início, Goiás e São Paulo lutaram bastante pela bola. Na maioria das vezes, os ataques conseguiam sucesso quando combatidos pelo adversário. Por conta disso, algumas boas situações de gol foram criadas. Porém, todas as chances da primeira etapa pararam nas mãos dos arqueiros Renan e, principalmente, de Rogério Ceni, que salvou o Tricolor em diversas oportunidades.

Rodrigo goiás gol são paulo (Foto: Carlos Costa / Agência Estado)Rodrigo festeja o gol da vitória do Goiás (Foto: Carlos Costa / Agência Estado)

A primeira boa chance foi dos mandantes. Hugo recebeu de Walter pela direita e chutou no canto, mas Rogério Ceni fez boa defesa. Pouco depois, foi a vez dos paulistas. Ganso deu um belo passe para Welliton, que chegou a driblar o goleiro Renan, porém, perdeu um pouco o equilíbrio e chutou para fora. O arqueiro criado no Internacional voltou a aparecer bem após jogada de Paulo Miranda, que matou no peito bola lançada por Jadson, mas chutou em cima de Renan. Walter, sempre ele, também ficou perto de balançar a rede. No mesmo lance, ele finalizou duas vezes com perigo e parou no capitão são-paulino. E, minutos depois, deu um forte chute de fora da área, obrigando a defender com estilo.

Após dar tanto espaço para o rival criar, os volantes do Tricolor e do Esmeraldino começaram a apertar a marcação. Assim, Denilson e Rodrigo Caio melhoraram em campo e foram mais combativos. O mesmo aconteceu com Amaral e David. Sem tanta abertura, os defensores passaram a sofrer com intensidade reduzida.  E, para o São Paulo, o jeito foi tocar mais a bola de pé em pé, em busca do momento certo para encaixar um bom ataque. Já o Goiás continuava a sua saga em busca de Walter. E quando ele não batia para o gol, colocava um companheiro em condições. Foi assim que Renan Nunes quase tirou o zero do marcador do Serra Dourada. A bola passou raspando a trave esquerda tricolor.

Empolgado, o Goiás passou a pressionar mais e, indiretamente, foi responsável pela saída de Denilson. Principal marcador são-paulino, ele dividiu uma bola com Walter e começou a reclamar de fortes dores musculares. Pouco depois, o volante foi substituído por Fabrício, menos pegador que o companheiro, porém com mais qualidade para sair jogando. Walter, ainda na primeira etapa, obrigou Rogério a fazer grande defesa, após ganhar pelo alto e cabecear com força. Pouco depois, Hugo arrematou na cara do veterano goleiro, que fez mais uma grande intervenção.
Times caem de ritmo, mas Goiás acha gol
As equipes voltaram do intervalo com algumas mudanças táticas, porém com os mesmos jogadores que terminaram a primeira etapa. Do lado do Goiás, o lateral Vitor foi deslocado da direita para a esquerda. O objetivo do técnico Ederson Moreira era aproveitar o fato de Reinaldo descer bastante e jogar nas costas do ala tricolor. Já Muricy tentou compactar mais o time, aproximando mais os setores do time. Assim, Jadson e Ganso passaram a voltar mais para buscar o jogo, algo que faltou nos 45 primeiros minutos da partida.

Como o Tricolor não conseguia atacar muito, Muricy Ramalho tirou, ainda aos 11 minutos, o apagado Luis Fabiano, que não conseguiu produzir nada, para a entrada de Aloísio.  Se não tem o mesmo poder de finalização, o substituto se movimenta mais que o companheiro e poderia dar um gás para o setor ofensivo. E movimentação não faltava ao Goiás, principalmente para Walter, que, a despeito do peso um pouco acima da média, ganhava quase todas as bolas dos defensores rivais.

Com menos espaços entre os seus setores, o São Paulo viu a dupla Jadson e Ganso criar uma boa jogada. Após bonita tabela entre os dois, a bola foi rolada para Reinaldo na ponta esquerda. O ala invadiu a área e chutou forte, por cima do gol. Porém, pouco depois, Walter quase marcou ao arrematar com força. E Rogério voltou a aparecer, após bicicleta do experiente atacante Araújo, que entrara pouco antes na vaga de Tartá.

Assim como aconteceu na primeira etapa, em lance no qual Rafael Toloi colocou a mão na bola e o árbitro Paulo Henrique Godoy Bezerra não marcou pênalti, os são-paulinos também chiaram com uma penalidade não assinalada.
Foi quando Welliton dividiu na área com Thiago Mendes e ambos caíram no gramado. Novamente o catarinense mandou seguir.

Quando parecia que o placar estava definido, aos 44 minutos, o zagueiro Rodrigo fez de falta. Ele chutou na trave, mas a bola bateu nas costas de Rogério Ceni e balançou a rede.


FONTE:

Ex-Grêmio, Souza minimiza vitória sobre o Inter: 'Sem gosto especial'

Meia ajudou Lusa a chegar à primeira vitória fora de casa no Brasileirão

Por Novo Hamburgo, RS


O meia Souza, da Portuguesa, recebeu uma recepção negativa da torcida do Inter na tarde deste domingo, na partida entre as duas equipes, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ex-Grêmio, o atleta ajudou a Lusa a conquistar a primeira vitória fora de casa no torneio. O gol foi marcado por Wanderson, aos 41 minutos do segundo tempo.

– Vir para o sul e vencer o Inter não é para qualquer um. Enfrentamos o Inter de igual para igual. Espero que seja a primeira vitória de muitas. Esta daqui nos ajuda a somar pontos para ficar longe do rebaixamento, mas não tem gosto especial por ser contra o Inter – comentou o meia.

O resultado levou a Lusa à segunda vitória seguida; Cada vez mais longe do Z-4, a equipe saltou para o 14º lugar, com 28 pontos. Na próxima rodada, a Portuguesa encara o Corinthians, no domingo, às 16h. A partida, no entanto, não será em São Paulo. O compromisso está marcado para Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

Torcida grita 'adeus, Dunga', mas Luigi banca técnico até fim do ano

Presidente do Inter disse que comissão técnica será mantida até o final do ano. Tite, treinador do Corinthians, foi procurado na última semana

Por Novo Hamburgo


O discurso externo é de continuidade. Mesmo após dois jogos perdidos em sequência no Campeonato Brasileiro e os gritos de 'Adeus, Dunga' por parte da torcida com o revés para a Portuguesa no domingo, Luigi descarta mudança na comissão técnica colorada.

Segundo o mandatário, Dunga vem fazendo um “trabalho excepcional” no comando do time e, assim, ficará ao menos 'até o final do ano', quando finda o seu contrato.


- Não fomos bem. O importante é estarmos juntos, buscando um denominador comum. Continuaremos juntos até o final do ano, a comissão técnica será mantida e vamos buscar a boa atuação. Sairemos desses resultados trabalhando. O Dunga vem fazendo um trabalho excepcional. O grupo vinha bem, não merecemos a derrota. O importante é que no vestiário os jogadores assumiram que não tiveram uma boa atuação - afirmou o presidente.

Mesmo bancando Dunga no cargo, o Inter procurou o técnico Tite na última semana para contratá-lo. Porém, sequer recebeu uma resposta do treinador do Corinthians. Tite teria se recusado a atender os telefonemas da diretoria colorada. Gilmar Veloz, empresário responsável por gerir a carreira do técnico, também foi procurado pela cúpula do departamento de futebol. Os valores eram altos, porém, não foram suficientes para que eles abrissem negociações. A direção colorada não confirma publicamente a informação.
O presidente do Inter, Giovanni Luigi, gostou da atitude dos jogadores do Inter após a derrota para a Portuguesa por 1 a 0 em Novo Hamburgo.

- Tivemos uma conversa importante no vestiário, em que os jogadores assumiram que não fizeram uma atuação boa - finaliza Luigi.

inter internacional portuguesa vale josimar (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)Inter perdeu a segunda partida seguida no Campeonato Brasileiro (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)

Dunga vê 'pior partida do ano' contra Lusa e se diz 'machucado' com vaias

Vaiado ao final do jogo, técnico colorado disse que time errou muitos passes e não aproveitou as oportunidades para vencer a partida

Por Novo Hamburgo


Criticado pela torcida ao fim do jogo deste domingo, que acabou em 1 a 0 para a Portuguesa, o técnico Dunga também reconheceu, assim como os próprios jogadores, a má atuação do time no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. Os maiores problemas, segundo ele, foram técnicos. A equipe errou muitos passes, não conseguiu ser efetiva nas oportunidades criadas, e teve a expulsão do zagueiro Índio no segundo tempo, o que acabou contribuindo para a derrota. Para Dunga, o Inter fez “a pior partida do ano” e as vaias e apupos da torcida "machucam".

- Foi a nossa pior partida no ano. Reconhecemos isso. Hoje foi diferente, até criamos as oportunidades, mas o resultado não veio. Temos consciência do que deve ser feito. O fato novo deve ser a vitória, voltarmos a jogar bem, sermos eficientes e melhorar em alguns aspectos. Temos de concentrar, trabalhar e superar o adversário, que só assim as coisas vão mudar - avaliou o técnico em entrevista coletiva ao final da partida.

Sobre as vaias e os gritos pedindo a sua demissão, Dunga tratou com normalidade:

- Machuca qualquer jogador, treinador. Mas temos que estar preparados para isso. Não é a primeira vez, é a segunda, quando eu era jogador aconteceu.

Dunga também afirma que não se sente pressionado no cargo após novo insucesso, apesar de a direção ter ligado para o técnico Tite, do Corinthians, na última semana. Na rodada anterior, o Inter perdeu por 2 a 0 para o Bahia, na Fonte Nova.

- Se fala muito em 'fato novo'. Se fosse só trocar, se trocava o treinador, o jogador. Mas existem muitas equipes que fizeram isso, e as coisas não se resolvem. O mais importante é que todos tem de ter uma visão e tentar melhorar para dar uma resposta ao torcedor. Acho que hoje jogamos mal tecnicamente. Erramos muitos passes. Na minha avaliação, não foi questão de falta de motivação - disse Dunga.

O Inter volta a campo nesta quinta-feira, às 21h, contra o Atlético-PR. A partida é válida pelas quartas de final da Copa do Brasil. No próximo domingo, o Colorado enfrentará o líder Cruzeiro sem D’Alessandro, Índio e Airton.

inter internacional portuguesa vale torcida dunga (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)Torcida do Inter não perdoa nem o ídolo Dunga (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)

FONTE:

Lusa surpreende o Inter e vence a primeira fora de casa no Brasileirão

Portuguesa se distancia de vez do Z-4 com vitória. Colorado, que teve Índio expulso, não triunfa no Vale desde 4 de setembro e ouve as vaias da torci

 A CRÔNICA

por GLOBOESPORTE.COM

A Portuguesa soube aproveitar o momento turbulento do Inter. Diante de uma torcida nervosa no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, contra um rival modificado e ainda tendo Índio expulso, a Lusa emplacou a sua segunda vitória consecutiva no Brasileirão neste domingo. Mais: o seu primeiro triunfo longe de casa - era o único dos 20 clubes que ainda não havia vencido longe dos seus domínios em 23 rodadas. O 1 a 0 foi construído com um gol no fim, aos 41, de Wanderson, justamente na brecha deixada pelo defensor excluído.

Jogadores portuguesa comemoração gol internacional (Foto: André Antunes / Futura Press)Elenco da Portuguesa festeja o gol da vitória (Foto: André Antunes / Futura Press)

O resultado confirma a ascensão dos paulistas, um pouco mais longe do Z-4. Saltou para o 14º lugar, com 28 pontos. Já o Inter estacionou de vez no quinto lugar, com 34, e terá uma semana tumultuada, uma vez que não vence há dois jogos. No Vale, não conhece três pontos desde 4 de setembro. A indignação da torcida é tanta que ouve até gritos de 'olé' nos toques de bola da Portuguesa ao fim do confronto.

O Colorado volta a campo pelo Brasileiro no próximo domingo, as 18h30m, diante do líder Cruzeiro, no Vale. Antes, no entanto, às 21h de quinta, recebe o Atlético-PR, também em Novo Hamburgo, pela abertura das quartas de final da Copa do Brasil. A Portuguesa enfrenta o Corinthians, no domingo, às 16h, pelo Nacional.


Deu branco no Inter

O Inter entrou em campo com três novidades: Fabrício na vaga de Kleber, Caio no lugar de Otávio e... o uniforme. Mesmo mandante, o Colorado vestiu-se completamente de branco, fardamento consagrado no Mundial de 2006. Curiosamente, dois remanescentes da maior conquista do clube estavam entre os 11: Índio e Alex. Já a Portuguesa começou a partida sem dois expoentes da sua recuperação, Lauro e Gilberto, na primeira vez em 15 rodadas em que atuava fora da zona de rebaixamento.

Os desfalques, no entanto, não diminuíram o potencial de marcação dos paulistas - uma das grandes qualidades da equipe de Guto Ferreira. Em 15 minutos, havia desarmado e roubado o dobro de bolas do Colorado. Ao time de Dunga, sobravam iniciativa e, sobretudo, pressão dos atacantes na saída de bola do rival. Faltava, porém, chances de gol. Diante de tamanha inércia, o zagueiro Moisés Moura apelou. Aos 19 minutos, em cruzamento para a área, colocou a bola na rede de Muriel, mas... com a mão direita. Levou um merecido cartão amarelo. Aos 23, foi para valer. Após escanteio, Muriel precisou salvar desvio da primeira trave.

ìndio internacional diogo portuguesa série A (Foto: Edu Andrade / Agência Estado)Expulsão de Índio foi determinante para resultado (Foto: Edu Andrade / Agência Estado)

O Inter conseguiu a primeira finalização apenas aos 26 em chute fraco de Gabriel, nas mãos de Gledson. O lance, embora tímido, foi a senha para o time entrar no jogo. Logo depois, Caio passou por dois, finalizou com força e obrigou o goleiro da Lusa a espalmar, que, em cabeçada de Juan, só torceu para a bola raspar o poste. Josimar também assustou, com chute de fora da área, novamente defendido. A Portuguesa respondeu após um erro de Índio, que entregou a Bruno Henrique. O arremate saiu venenoso, rente à trave de Muriel.

- Jogamos mal, jogamos mal - admitiu D'Ale, que, assim como os torcedores, reclamou bastante da arbitragem durante os 45 minutos.
- Tivemos até chances, é entrar ligado no segundo tempo - receitou Bruno Henrique.

Índio expulso, e Lusa aproveita

A Lusa entrou ligada. E Índio, nervoso. Aos três minutos, foi expulso após atingir Henrique, com quem discutira durante toda a etapa inicial. Marcos André Gomes da Penha, do Espírito Santo, alegou uma cotovelada do zagueiro para excluí-lo de campo. Mesmo com um a menos, o Inter tinha o trunfo de Scocco, egresso do banco de reservas. Aos 7, o argentino quase marcou em chute de fora da área, mas Gledson conseguiu defender. Dez minutos depois, Scocco tentou de novo. De falta. A bola passou por toda a zaga e, novamente, o goleiro salvou.

O Inter sofreu um novo revés. D'Ale não foi expulso, mas acabou amarelado e, como estava pendurado, não enfrenta o líder Cruzeiro no próximo domingo. Aliás, aos 28 minutos, saiu de seus pés um dos lances mais perigosos, em chute espalmado por Gledson. A partir daí, a Portuguesa resolveu fazer valer a superioridade numérica. Aos 34, a melhor chance: Diogo estourou a bola no pé da trave de Muriel. O gol que estava desenhado acabou sacramentado aos 41 minutos. Cruzamento de Diogo na cabeça de Wanderson: 1 a 0 para a Lusa, e surpresa no Estádio do Vale.



FONTE:

Timão comemora ponto contra líder e mudança de postura em campo

Ralf, Douglas e Cássio falaram sobre o empate sem gols com o Cruzeiro e deixaram o Pacaembu felizes com o resultado, mesmo que dentro de casa

Por São Paulo


Empatar por 0 a 0 com o Cruzeiro, no Pacaembu, não foi um bom resultado para o Corinthians. Afinal, a equipe não conseguiu estancar a crise e aumentou para seis o número de jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro. No discurso dos jogadores, porém, há o que comemorar após conquistar um ponto contra o líder.

- Conquistamos um ponto. Por mais que seja ruim, por ser em casa, é um ponto para a nossa caminhada. Está de bom tamanho – declarou Ralf.
Especialmente no primeiro tempo, o goleiro Cássio foi quem salvou o Corinthians da derrota. Com importantes defesas, ele segurou o forte ataque do Cruzeiro. Na segunda etapa, o Timão melhorou, mas não o suficiente para acabar com a sequência negativa. Faltou pontaria aos jogadores de frente.

- Melhoramos e a torcida nos apoiou. Não faltou vontade. Todo mundo correu. Jogamos contra o líder, um time bem entrosado – opinou o goleiro.

Pensamento parecido com o de Douglas. O meia do Corinthians saiu de campo valorizando a mudança de postura dos jogadores diante do mau momento.
- É para comemorar. Nós já mudamos de atitude. Tivemos a posse de bola e fomos mais organizados em relação aos últimos jogos – finalizou Douglas.

Pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians volta a campo no próximo domingo, às 16h, contra a Portuguesa, em Campo Grande. Antes, porém, tem desafio pelas quartas de final da Copa do Brasil, quarta-feira, contra o Grêmio, no estádio do Pacaembu. A partida é a primeira dessa fase.

Douglas corinthians cruzeiro no Pacaembu (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Douglas crê que mudança de postura é motivo de comemoração (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

FONTE: