quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Com Thaisa fulminante, Brasil bate Colômbia e vence segunda em Ica

Com a central como a maior pontuadora do jogo, seleção não encontra resistência diante das colombianas e vence a segunda no Sul-Americano

Por Direto de Ica, Peru


Antes do jogo, o brasileiro Mauro Morais, técnico da Colômbia, foi bem sincero. Para bater o Brasil, seu time precisaria de uma série de coincidências: ter todas as bicampeãs olímpicas em seu pior dia, todo o seu grupo no melhor dia de suas vidas, e mesmo assim, muita sorte. É claro que isso não aconteceu.
Como já era esperado, as meninas de José Roberto Guimarães passearam mais uma vez e conquistaram a segunda vitória no Sul-Americano feminino de vôlei, em Ica, no Peru, derrubando mais um obstáculo rumo ao título da competição e à vaga na Copa dos Campeões intercontinentais e no Mundial de 2014, na Itália. O triunfo veio por 3 sets a 0 (25/13, 25/14 e 25/18), no Coliseo Cerrado tomado por peruanos fascinados com as brasileiras.

Com 14 pontos, Thaisa foi a maior pontuadora do Brasil, com excelente atuação tanto no ataque quanto na defesa. Já Fabiana, que fez sua estreia no Sul-Americano, anotou 11 pontos no duelo com a Colômbia.

Vôlei Brasil e Colômbia  (Foto: Thierry Gozzer)Thaisa sobe na bola de meio sem qualquer bloqueio colombiano na marcação (Foto: Thierry Gozzer)

- Sabíamos que para termos um jogo tranquilo precisávamos ir bem no saque, porque elas atacam alto, fogem do bloqueio. Então, fizemos isso muito bem nos dois primeiros sets e tivemos tranquilidade. No terceiro set, nosso saque não entrou tão bem e elas conseguiram atacar mais. Mas o mais importante dessa vitória não foi nem o bloqueio, e sim nossa defesa, que funcionou bem e nos proporcionou jogar - disse Thaisa ao fim da partida.

Nesta sexta-feira, às 19h (de Brasília), o Brasil enfrenta a Argentina no terceiro duelo do Sul-Americano feminino de vôlei. O título vale para o país uma vaga na Copa dos Campeões intercontinentais, que acontece em novembro, no Japão, além do principal objetivo, a primeira vaga da América do Sul no Mundial da Itália, em 2014, no segundo semestre. O Sul-Americano é disputado em pontos corridos, e as seis seleções se enfrentam em cinco dias de jogos. Quem somar mais pontos fica com a taça e as duas vagas.


Bloqueio brasileiro arrasa colombianas
Agora poupando Adenízia e Camila Brait, o Brasil teve Fabiana e Fabi entre as titulares. Sacando bem, a seleção abriu 8/3 com cinco minutos de jogo. Garay desequilibrou no fundamento e, com Thaisa bem na rede, as bolas de meio eram cravadas praticamente sem marcação. Pelas pontas, Gabi também aparecia sem ninguém para incomodar.

Do outro lado, a oposto Madelaynne Montaño, 'máquina de pontos', não conseguia jogar e era vigiada de perto por Sheilla. Sem sua bola de segurança, as colombianas sucumbiram mais rápido que o esperado. Com pouco mais de 13 minutos, o elástico placar estava em 17 a 6 para o Brasil. Thaisa continuava dona da rede, e a dupla com Sheilla funcionava muito bem para parar o ataque da Colômbia. Em bela largada, Gabi anotou 22/11, e poucos minutos depois o time de Zé Roberto fechava o primeiro set em 25/13, com Dani Lins ganhando a disputa na rede.

Vôlei Brasil e Colômbia  (Foto: Thierry Gozzer)Fernanda Garay tenta explorar o bloqueio de Yuye e Montaño (Foto: Thierry Gozzer)

Sheilla comanda segundo set
O segundo set não começou diferente do primeiro. O ponto inicial veio com Fernanda Garay no bloqueio. Errando até o rodízio em quadra, as colombianas davam pontos de graça, e com incríveis dois minutos o Brasil já tinha 10/4 no set. Quando fez o quinto ponto, no meio da rede, Ivonne festejou com as companheiras de Colômbia. Mesmo diante da facilidade, Zé Roberto mantinha o time titular em quadra, buscando um entrosamento ainda maior do grupo.

Na reta final do set, Sheilla se soltou, apareceu no ataque e, auxiliada por Gabi e Garay, comandou a pontuação. No fim, Fabíola ainda teve a chance de jogar alguns minutos no posto de Dani Lins. Michelle também entrou no time brasileiro, que fechou a conta em 25/14 em cima do time colombiano, que contou com um erro ou outro do Brasil para pontuar um pouco mais no segundo set.

volei Brasil x Colômbia (Foto: Estephanie Jaime Valle)Thaisa foi a maior pontuadora com 14 pontos(Foto: Estephanie Jaime Valle)

Terceiro set mais apertado
Com Natália no time para o terceiro set, Zé Roberto parecia enfrentar um time top 5 do vôlei mundial. Gesticulava, pedia atenção e não aceitava erro. Com o público peruano chegando para o jogo de fundo da noite, entre Peru e Chile, a seleção viu a Colômbia começar um pouco melhor o set, com o placar em 4/4 no início. A recepção, porém, seguia como o calcanhar de Aquiles das colombianas. Qualquer saque brasileiro, mesmo que não forçado, era de difícil defesa e logo em seguida o marcador já tinha 8/4 Brasil.

Vindo do meio, da ponta, da linha dos três metros, Montaño era parada no ataque. E aos poucos o terceiro set ia repetindo o panorama dos demais. Com 13/6 no marcador, o técnico brasileiro Mauro Morais parou o jogo, na última tentativa. De nada adiantou. Com Fabiana marcando 11 pontos em seu retorno, e Dani Lins bem na distribuição das bolas, logo a seleção chegou perto dos 25 pontos, mas deu uma parada, deixou a Colômbia gostar do jogo e marcar oito pontos mais, com Montaño e Ampudia finalmente virando uma bola atrás da outra, em 25/18.

O Brasil jogou com Fabiana, Dani Lins, Thaisa, Gabi, Sheilla, Fernanda Garay e Fabi. Entraram: Monique, Michelle, Fabíola, Natália e Juciely. A Colômbia entrou com Paola Ampudia, Mancilla, Montaño, Yuye, Cindy Ramirez, Martha e a líbero Gómez.

Resultados do dia
Argentina 3 x 1 Venezuela - 18/25, 25/14, 25/18 e 25/16
Brasil 3 x 0 Colômbia - 25/13, 25/14 e 25/18
Peru x Chile - (em andamento)

Próximos jogos do Brasil no Sul-Americano

20/09 - Brasil x Argentina às 19h
21/09 - Brasil x Venezuela às 18h
22/09 - Brasil x Peru às 19h

Obs: todos os jogos no horário de Brasília

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/09/com-thaisa-fulminante-brasil-bate-colombia-e-vence-segunda-em-ica.html

Furacão reage, vira o jogo e vence o Fla pela primeira vez no Maracanã

Rubro-Negro carioca abre 2 a 0 com direito a sufoco no primeiro tempo, mas pressão muda de lado, paranaenses fazem 4 a 2 e continuam no G-4

A CRÔNICA

por GLOBOESPORTE.COM

Um massacre nos primeiros minutos de um lado, uma reação expressiva de outro e uma vitória histórica para o Atlético-PR. Na noite desta quinta-feira, o Furacão soube sair do sufoco, colocar o Flamengo na roda, virar para 4 a 2 e, pela primeira vez na história, derrotar o Rubro-Negro carioca dentro do Maracanã. O resultado manteve os paranaenses firmes no G-4, com 38 pontos, só atrás do Grêmio no número de vitórias (11 contra 10). Já o Fla perdeu pela primeira vez no estádio desde a reabertura do palco para a Copa do Mundo e das Confederações. Os cariocas seguem com 26 pontos e ameaçados pelo rebaixamento, com só dois pontos à frente do Z-4.

Na próxima rodada, as duas equipes enfrentam os dois últimos colocados do Brasileirão. o Flamengo visita o lanterna Náutico no domingo, às 16h (de Brasília), na Arena Pernambuco. No mesmo dia, só que às 18h30m, o Atlético-PR recebe a Ponte Preta, em penúltimo, no Durival de Britto.

Dellatorre gol Atlético-PR contra o Flamengo (Foto: Agência Estado)Dellatorre e Everton comemoram: dupla foi fundamental na reação na etapa final (Foto: Agência Estado)

Fla faz dois, mas perde caminhão de gols e é punido pela bola
Meio primeiro tempo foi mais do que suficiente para o Flamengo mostrar sua força no Maracanã. Em 18 minutos, o time pressionou o Atlético-PR e fez de tudo um pouco. Com um minuto, Hernane abriu o placar após cruzamento de João Paulo e assistência de Rafinha. Aos oito, Paulinho puxou o contra-ataque que Luiz Antonio finalizou com uma bomba de perna esquerda, que sequer é a boa, para fazer 2 a 0. E não parou por aí. Pouco depois, o camisa 9 perdeu duas ótimas chances na cara do gol: tentou de letra na primeira, e driblar o goleiro na segunda. Cáceres também chegou perto ao cabecear no travessão, Luiz Antonio e Rafinha apareceram em chutes à queima-roupa, até Luiz Alberto quase marcou contra, naõ fosse por Weverton... O Furacão estava sem ar.

Mas apesar de toda a pressão, o terceiro gol não saiu. E a situação mudou. Na roda, o Rubro-Negro paranaense achou o caminho para se reencontrar no jogo com a posse de bola, chegando a ter 63% de domínio. Com Éderson, artilheiro do Brasileirão, sumido, coube ao rápido Marcelo responder na mesma moeda que o mandante. Caindo pelos dois lados do campo, ele conseguiu explorar as costas de Luiz Antonio, passar por Wallace e cruzar na medida para o estreante Fran Mérida completar de carrinho para o gol de Paulo Victor, aos 19 minutos. O Fla sentiu o golpe, diminuiu o ímpeto, seguiu levando mais perigo, mas viu que seu adversário já não estava mais desnorteado.

Furacão reage e coloca o Fla na roda
Além da provável bronca no intervalo, Vagner Mancini voltou com mudança e o time para frente no segundo tempo: tirou o volante Bruno Silva e promoveu Dellatorre. inicial. Outrora titular, o atacante entrou bem e voltou a se credenciar a uma vaga cativa na equipe. Em oito minutos em campo, ele recebeu ótimo passe de Everton, ficou livre na falha de posicionamento de Luiz Antonio e bateu na saída de Paulo Victor. Tudo igual num jogo que parecia perdido para os paranaenes na etapa inicial e que ganhou novos contornos. Os cariocas sentiram de novo o golpe. O Atlético-PR não chegou a devolver o rolo compressor do Fla no primeiro tempo, mas passou de pressionado a sufocador.

Em grande atuação, Everton quase virou num chute de longe que desviou no meio do caminho e encobriu Paulo Victor, mas caiu por cima do gol. O goleiro também salvou duas cabeçadas à queima-roupa, uma já em cima da linha.
Desta vez, era o Fla que estava perdido em campo, e as substituições de Mano Menezes não surtiram efeito. Nixon no lugar de Rafinha e Marcelo Moreno no de Hernane nada fizeram. Adryan, que entrou na vaga de um sempre vaiado Carlos Eduardo, até fez algo, mas que prejudicou o time. Ele errou um passe na saída de bola, deu o contra-ataque que Marcelo virou o jogo, aos 32. No Furacão, a troca de Éderson por Roger funcionou, e o atacante, que deu o passe para Marcelo na virada, fez o quarto e último gol, após escanteio. A festa dos flamenguistas no início se trasformou em revolta e críticas ao apito final.


FONTE:

Grupo da Ponte destaca união e dedica vitória ao técnico Jorginho

Jogadores da Macaca se reúnem no centro do gramado após triunfo por 2 a 0 sobre o Corinthians. Comandante merece elogios à parte de William

Por Campinas, SP


O elenco da Ponte Preta aposta na união para tentar evitar o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. Foi esse o principal ponto abordado pelos jogadores após a vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, na noite desta quarta-feira, no Majestoso, em Campinas (assista aos gols no vídeo acima). E as demonstrações de apoio não ficaram apenas nas declarações.

Uma cena chamou a atenção depois do apito final. Todos os atletas da Macaca se reuniram no centro do gramado e, fechados em uma rodada, falaram palavras de incentivo. O goleiro Roberto, um dos líderes do grupo, e o meia Elias, recém-contratado, eram os mais empolgados.

- A gente está fechado, o grupo acredita um no outro, está querendo. A gente sabe que está no caminho certo, mas precisa buscar ainda mais. A Ponte não pode estar no lugar que está. Foi um resultado que premiou um grupo que está querendo – enfatizou o volante Fellipe Bastos, que abriu o caminho para o triunfo com uma cobrança de falta perfeita, aos 42 minutos do segundo tempo – Adaílton fechou o placar, já nos acréscimos.

O Jorginho é um cara sensacional. Nós nos reunimos para dar essa vitória a ele e sua comissão técnica, que têm feito a diferença, deixando sempre o clima bom"
William, atacante da Ponte

O atacante William, que saiu na etapa final sentindo dores na panturrilha, também valorizou o empenho da equipe, mas fez questão de fazer uma menção especial ao técnico Jorginho. Para o camisa 9, o comandante alvinegro tem sido fundamental no resgate da confiança do grupo.

- Mesmo na fase ruim que estávamos, o vestiário estava descontraído, com todos sabedor que a vitória viria no momento certo. Está todo mundo de parabéns. O Jorginho é um cara sensacional. Nós nos reunimos para dar essa vitória a ele e sua comissão técnica, que têm feito a diferença, deixando sempre o clima bom. Ele nunca deixou a gente desmotivado.

O volante Baraka reforçou a importância do trabalho emocional de Jorginho, que chegou ao Majestoso há um mês e conquistou sua primeira vitória à frente da Macaca após quatro derrotas e dois empates (um pela Sul-Americana).

- O time já vinha jogando bem. Com a chegada do Jorginho, ele colocou que a gente podia jogar, podia chegar. Hoje o time foi recompensado. A torcida pode ter certeza que esse grupo vai lutar e batalhar muito para tirar a Ponte dessa situação.

Com o resultado, a Macaca quebrou um jejum de oito partidas sem vencer no Brasileirão. Eram sete derrotas e um empate. A vitória sobre o Timão não tirou a Alvinegra campineira da vice-lanterna, mas ao menos diminuiu a diferença para o primeiro fora da degola. Agora, a Macaca tem 19 pontos, cinco a menos que o Criciúma, que é o 17º. O próximo desafio está marcado para domingo, às 18h30, contra o Atlético-PR, em Curitiba.

Comemoração ponte preta contra o Corinthians (Foto: Marcos Ribolli)Elenco da Ponte se reúne para comemorar vitória sobre o Corinthians (Foto: Marcos Ribolli)

FONTE:

Tite prega respeito ao Timão e descarta saída em meio à crise

Abatido após mais uma derrota do Corinthians no Brasileirão, treinador assegura que não fugirá da responsabilidade: 'Tenho trabalho a fazer'

Por Campinas, SP


O técnico Tite assegurou que a derrota por 2 a 0 para a Ponte Preta, nesta quarta-feira, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, não abalou sua confiança no comando do Corinthians e descartou qualquer medida drástica, como entregar o cargo à diretoria. Ciente de que a equipe vive um dos piores momentos desde que voltou ao clube, em 2010, o treinador espera encontrar um jeito de recuperar o Timão o mais rápido possível.

As reações do técnico à beira do campo durante o confronto com a Ponte deixaram claro um estilo “elétrico” e nervoso com os erros da equipe, que abusou de passes sem rumo e jogadas sem progressão. Quando o time do interior abriu o placar, aos 42 minutos do segundo tempo, Tite permaneceu imóvel, com as mãos na cintura. Parecia não acreditar no que via.

– Eu tenho respeito e um trabalho a executar. Se eu pensar em todas as situações que envolvem isso (crise), eu não consigo nem imaginar o que é melhor para o Corinthians. Meu trabalho é tentar achar um ponto de equilíbrio, uma escalação... Esse é meu foco – assegurou, em entrevista coletiva após a derrota.

A postura da diretoria do Corinthians segue a mesma. O presidente Mário Gobbi argumenta que Tite tem crédito suficiente para ser mantido no cargo durante a crise. Após conquistar cinco títulos em menos de três anos, o técnico ganhou do departamento de futebol o voto de confiança para, no mínimo, cumprir seu contrato até o fim. O compromisso se encerra em dezembro deste ano.

O Timão praticamente não entrou em campo na primeira etapa. Assistiu à Ponte Preta criar mais chances e ser parada por Cássio, que fez ao menos três defesas determinantes para que o jogo chegasse ao intervalo com o placar inalterado. Porém, aos 42 minutos do segundo tempo, uma cobrança de falta de Fellipe Bastos decretou a terceira derrota consecutiva da equipe.

– No primeiro tempo não conseguimos criar, foi um jogo competitivo. Criamos mais no segundo tempo, quando a jogada lá na frente surgiu, mas não fizemos o gol. Em algumas fases, certas coisas são determinantes. A bola parada acabou determinando o jogo de hoje – analisou Tite.

O objetivo do Corinthians no segundo semestre segue sendo a vaga na Taça Libertadores da América. Disputar a competição continental, na visão da diretoria, é uma obrigação, tendo em vista as cifras milionárias do atual elenco. Sem vencer há cinco jogos, a equipe volta a campo no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), para enfrentar o líder Cruzeiro, no estádio do Pacaembu.

Tite Corinthians e Ponte preta (Foto: Marcos Ribolli)Tite, antes do jogo entre Corinthians e Ponte preta (Foto: Marcos Ribolli)

FONTE:
   

Ponte domina, vence e aumenta pressão sobre desorganizado Timão

Superior na maior parte do jogo, time de Campinas faz 2 a 0 nos minutos finais e volta a ganhar. Corinthians segue caindo na competição

 A CRÔNICA

por Leandro Canônico

Acabou o jejum da Ponte Preta no Campeonato Brasileiro. E em grande estilo. Superior durante a maior parte do jogo, o time de Campinas venceu o Corinthians por 2 a 0, no estádio Moisés Lucarelli. A vitória não alivia tanto a complicada situação da Macaca, mas aumenta consideravelmente a pressão no Timão.

Fellipe Bastos gol Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Fellipe Bastos comemora gol da Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Há cinco jogos sem vencer, a equipe do técnico Tite não consegue se encontrar em campo. Desorganizado e muitas vezes apático, o Corinthians vive um momento que parecia surreal diante de tantas conquistas recentes. A torcida cobra, Tite cai em desconfiança e os jogadores não se entendem taticamente. O time é sétimo, com 30.

Do lado da Ponte Preta, a vitória ainda não foi suficiente para tirar o time da zona do rebaixamento. A incômoda penúltima colocação assombra a Macaca. Mas o triunfo sobre encerra um jejum que já durava oito partidas e dá uma injeção de ânimo na árdua luta contra o descenso.

Ponte Preta e Corinthians têm duros desafios na próxima rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe de Campinas visita o Atlético-PR, domingo, em Curitiba, às 18h30. No mesmo dia, só que às 16h, no Pacaembu, o Timão recebe o Cruzeiro, líder isolado da competição.

Romarinho jogo Corinthians e Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Romarinho tenta a jogada no ataque do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Ponte domina o Timão
Nem Alexandre Pato, muito menos Paolo Guerrero. Os destaques do primeiro tempo foram Adrianinho e Chiquinho. Os dois jogadores da Ponte Preta deram trabalho à defesa do Timão e obrigaram Cássio a grandes defesas.
 Melhor em campo, a Macaca só não abriu o marcador porque faltou pontaria.
Foram inúmeras as chances de gol criadas por aquele que luta contra o rebaixamento diante de um que almeja uma vaga na Libertadores. Apático e desorganizado, o Corinthians pouco produziu.

Um chute de Guerrero e um desvio de cabeça de Pato: só isso fez o Timão na etapa inicial. Em ambas as oportunidades, o goleiro Roberto salvou a Macaca. Mas salvadoras mesmo foram as defesas de Cássio pelo lado do Corinthians. Melhor jogador do time da capital, ele evitou que os donos da casa fizessem, talvez, um placar elástico.

A bola até chegou a entrar, aos 13 minutos, depois que Adrianinho deu belo passe para Chiquinho. Mas o jogador estava impedido, e o gol foi bem anulado. O próprio atacante teve pelo menos outras três ótimas oportunidades, mas parou em Cássio. Adrianinho também tentou, mas errou. E Alef foi outro que esbarrou na noite inspirada do goleiro alvinegro.

Do lado de fora, os técnicos Tite e Jorginho, agitados, tentavam encontrar solução. O primeiro para a desorganização do Timão, e o segundo para colocar na forma os pés dos atacantes da Macaca. Ao final do primeiro tempo, a sensação era de alívio para o time da capital e de frustração para a equipe do interior.

Guerrero Ponte Preta x Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Guerrero divide com marcador durante partida em Campinas (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Macaca define na bola parada
Tite precisava tentar algo. E tentou. Com duas mudanças, o Corinthians retornou para o segundo tempo com Danilo e Emerson Sheik nos lugares de Romarinho e Alexandre Pato. A Ponte Preta, no entanto, manteve o mesmo ritmo do primeiro tempo, tomou a iniciativa e foi para o ataque nos minutos iniciais.

Além de se arriscar na frente, o time de Campinas apertou bem a marcação e não deu espaços para o ataque do Corinthians. Emerson até que tentou assim que entrou em campo, mas parou em defesa de Roberto, seguro quando exigido. E quando o Timão organizou boa jogada, Guerrero apareceu em impedimento.

Cassio jogo Corinthians e Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Cássio fez várias defesas difíceis, mas não evitou gol de Felipe Batos  (Foto: Marcos Ribolli)

Houve evolução. E muito da pouca melhora do Timão no segundo tempo teve a ver com a entrada de Danilo. Titular absoluto até pouco tempo atrás, o meia conseguiu criar algumas situações mais interessantes para o Corinthians, mas faltava os outros jogadores entrarem nesse ritmo e chegarem com perigo no ataque.

À beira do campo, Tite gritava aos seus comandados: “Procura o Danilo”. Parecia ser esse mesmo o melhor caminho. Mas a Ponte Preta marcou bem, e os outros corintianos não estavam na mesma sintonia do meia. Com o passar dos minutos, o nervosismo tomava conta das duas equipes. E nada acontecia.
Até que, aos 42 minutos, enfim, a Ponte Preta transformou em gol a sua superioridade. Maldonado fez falta em Adaílton muito perto da grande área e, na cobrança, Fellipe Bastos bateu colocado e não deu chance para Cássio, até então o melhor em campo. Adaílton, aos 48, ainda achou espaço para marcar o segundo, após falha da defesa adversária. A Macaca, então, voltou a vencer, e o Timão continua sem ganhar.


FONTE:

Cuca credita derrota à primeira meia hora ruim diante do São Paulo

Com resultado adverso, Galo perde invencibilidade de dez jogos no Brasileirão

Por São Paulo


Não se pode dizer que o São Paulo acabou com o embalo do Atlético-MG ao derrotar o time por 1 a 0, mas há de se frisar que o Alvinegro não perdia há dez rodadas, com quatro vitórias e seis empates (veja os melhores momentos do jogo no vídeo acima). Após a partida, o técnico Cuca deu sua opinião para os motivos para o revés e creditou o mal resultado ao início ruim do time no Morumbi.

- A derrota veio, principalmente, pela meia hora que fizemos que não foi boa. O São Paulo se impôs nessa meia hora, nossa marcação não estava ajustada como geralmente é. Tivemos problemas, o São Paulo criou jogadas e fez o gol numa infelicidade nossa. E por causa dessa meia hora perdemos.

O técnico acredita que depois de levar o gol o Atlético-MG melhorou, teve mais posse de bola, volume de jogo, mas encarou um adversário determinado pela frente.
 

- Tivemos que correr atrás, e o São Paulo foi determinado, fez tudo que podia para vencer e mereceu, digamos assim, mas poderíamos ter levado um ponto. Faltou profundidade para fazer o gol e não conseguimos. E com os que perdemos no primeiro tempo poderíamos ter empatado o jogo.

Apesar do placar adverso, o treinador encarou com naturalidade a derrota e garantiu que as próximas três rodadas definem os planos do time no Brasileirão.

- O campeonato é duro, perder aqui para o São Paulo está dentro do campeonato. Agora temos três partidas, contra Vasco, Criciúma e Santos para definir o que queremos no campeonato.


Veja os vídeos do Atlético-MG

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/09/cuca-credita-derrota-primeira-meia-hora-ruim-diante-do-sao-paulo.html

Muricy destaca 'transpiração' do São Paulo na terceira vitória consecutiva

Treinador exalta ajuda do meia Jadson na marcação para conseguir segurar o Atlético-MG, nesta quarta-feira, no Morumbi, pelo Brasileirão

Por São Paulo


O técnico Muricy Ramalho elogiou o comportamento dos jogadores do São Paulo na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, nesta quarta-feira, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. Foi o terceiro triunfo desde a chegada do técnico Muricy Ramalho e que afasta um pouco o time da zona do rebaixamento.

– Só o que estávamos jogando, apesar da boa vontade, não estava dando. Tínhamos de transpirar um pouco mais. Eu citei o jogo contra o Vasco, que alguns jogadores saíram com cãibra. Esse tipo de coisa mostra a dedicação deles. Mais uma vez, mostramos um time marcador, diminuímos demais os espaços. O Atlético-MG é um time chato, perigosíssimo. Eles ficaram muito tempo com a bola, mas dificilmente penetraram a defesa. Marcamos bem – afirmou.

O comandante fez questão de elogiar a vontade demonstrada pelo meia Jadson na partida. O armador, acostumado a atuar mais centralizado, foi posicionado por ele mais aberto pelo lado direito, com a missão de marcar as descidas do lateral-esquerdo Junior Cesar.

– Pedimos para alguns jogadores saírem das características. O Jadson está sendo muito importante para o time. Se ele e o Ganso deixarem os lados do campo soltos, os adversários vão fazer um estrago. Ele entendeu isso e saiu moto do campo. O Ganso está correndo cada vez mais, melhorando em termos coletivos. É o que o São Paulo precisa agora. Não dá para cada um pensar em si e jogar um grande futebol. É o único caminho para sair dessa situação. Eles comparam a ideia – ressaltou.

O terceiro triunfo consecutivo faz o Tricolor subir para a 13ª colocação, com 27 pontos. São três acima do grupo dos quatro piores e oito abaixo da zona de classificação para a Taça Libertadores da América.

– Não é comemorar, mas, sim, para dar confiança aos jogadores. Eles sabiam que o time que enfrentaríamos, há dez partidas sem vencer, voltou a jogar forte e com o plantel todo à disposição. Eles sabiam que esse tipo de partida é para dar muita confiança – disse o comandante.

Muricy Ramalho São Paulo e Ponte Preta (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Muricy orienta a equipe durante a partida contra o Atlético-MG (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2013/09/muricy-destaca-transpiracao-do-sao-paulo-na-terceira-vitoria-consecutiva.html

Em noite iluminada, São Paulo bate o Atlético-MG e engrena no Brasileiro

Tricolor chega ao 3º triunfo seguido com gol de Welliton após falha da zaga rival. Marcos Rocha perde gol incrível, e série invicta do Galo acaba

 A CRÔNICA

por Carlos Augusto Ferrari

A sorte que ajudou o campeão do Atlético-MG na histórica campanha na Taça Libertadores parece que mudou de estado e tenta afastar de vez o São Paulo do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Eliminado de forma categórica do torneio sul-americano pelos mineiros, o Tricolor venceu nesta quarta-feira e chegou à terceira vitória seguida ao bater o Galo por 1 a 0, no Morumbi, diante de um adversário que estava entalado na garganta. Ronaldinho Gaúcho, destaque dos mineiros nos jogos na Libertadores, era muito vaiado pelos são-paulinos a cada vez que tentava uma jogada de efeito.

Com uma equipe dominando cada tempo, só uma grande falha ou uma jogada genial poderia mudar o placar. Muricy, em um retorno iluminado ao clube que o revelou como jogador e técnico (100% de aproveitamento, com três vitórias), viu Marcos Rocha e Victor se atrapalharem e Welliton marcar de cabeça. Cuca, que imaginava ter acabado com a fama de azarado, foi ao desespero quando o mesmo lateral perdeu um gol incrível e a chance de empatar ainda na primeira etapa.

Comemoração do São Paulo contra a Ponte Preta (Foto: Paulo Pinto / saopaulofc.net)Welliton comemora com Reinaldo o gol do Tricolor (Foto: Paulo Pinto / saopaulofc.net)

O São Paulo, 18º durante a troca de treinador, agora já aparece em 13º lugar, com 27 pontos, e caminha para espantar o perigo da inédita queda para a Série B. O Atlético-MG não consegue aumentar a ótima sequência de dez partidas sem perder, sendo duas vitórias seguidas. Está uma posição acima dos paulistas, com 28.

Essa foi a sexta partida entre são-paulinos e atleticanos em 2013, quatro pela Libertadores e duas pelo Brasileirão. O retrospecto ainda é favorável aos mineiros. São três vitórias, um empate e dois triunfos paulistas.

Na próxima rodada, o São Paulo enfrenta o Goiás, domingo, às 16h, no estádio Serra Dourada, em Goiânia. O Atlético-MG recebe o Vasco, no mesmo dia, às 18h30m, no Independência, em Belo Horizonte.

Maicom jogo São Paulo contra Atlético-MG (Foto: Marcos Bezerra / Ag. Estado)Maicon e Marcos Rocha disputam jogada no primeiro tempo (Foto: Marcos Bezerra / Ag. Estado)
 
Marcos Rocha ajuda, e São Paulo abre o placar
Sistemas táticos idênticos, dependências semelhantes e um primeiro tempo travado. São Paulo e Atlético-MG lutaram bastante pela bola, quase uma guerra por espaço no meio de campo. Ronaldinho e Ganso correram, procuraram sair da forte marcação, mas não foram brilhantes como se esperava. Restou a sorte de uns e o azar de outros para fazer a diferença e colocar os paulistas em vantagem diante de mais um ótimo público no Morumbi - 28.503 pagantes, para uma renda de R$ 338.735,00.

O São Paulo procurou o ataque desde o início. Muricy montou a equipe com jogadores abertos pelos lados na frente para impedir que Junior Cesar e Marcos Rocha avançassem. A bola não poderia chegar a Ronaldinho e, consequentemente, ao ataque. Welliton, pela esquerda, nas costas do lateral-direito, foi quem mais deu trabalho. As melhores jogadas do Tricolor surgiram por aquele setor.

Muricy Ramalho comemoração São Paulo contra Atlético-MG (Foto: Mauro Horita / Ag. Estado)Muricy Ramalho comemora gol do São Paulo contra o Atlético-MG (Foto: Mauro Horita / Ag.Estado)

Com o ataque do Galo sem força para segurar a bola, Josué e Pierre fizeram o que puderam para travar o São Paulo. Faltava Luis Fabiano acordar. E ele despertou aos 26 minutos. Como nos bons tempos, protegeu a bola com o corpo, girou sobre a marcação de Leonardo Silva e chutou cruzado. Marcos Rocha errou o corte, Victor não conseguiu afastar, e a bola caiu na cabeça de Welliton, livre, debaixo do travessão. Primeiro gol do ex-gremista pelo novo clube.
A desvantagem fez o Atlético-MG acordar, principalmente no setor ofensivo. Ronaldinho deu mais velocidade à troca de passes e subiu o rendimento de Jô. Aos 36, mais uma falha do lateral, agora no ataque. O centroavante passou por Paulo Miranda e Rodrigo Caio na lateral e rolou para a área. Marcos Rocha apareceu de frente para Rogério Ceni e conseguiu chutar para fora. Inacreditável.

Galo aperta, mas São Paulo resiste
O Galo manteve no segundo tempo o ritmo dos minutos finais da etapa inicial. O time apostou na velocidade para envolver o adversário e apertar. No entanto, ao contrário da era anterior a Muricy, o São Paulo conseguiu suportar bem. Ganso, Jadson e Aloísio, que entrou no lugar de Welliton, lesionado, ajudaram a fechar o meio de campo e a proteger a defesa.
A exposição cada vez maior em busca da igualdade deixou o Atlético-MG vulnerável aos contra-ataques. Em um deles, o Tricolor quase ampliou. Após disparada de Aloísio e belo passe de Luis Fabiano, Jadson por muito pouco não acertou o ângulo direito de Victor.

Muricy tratou de aumentar ainda mais o poder de marcação do São Paulo com a entrada de Fabrício na vaga de Maicon. Antes que a troca fizesse efeito, o time teve nova oportunidade para decidir o jogo. Antônio Carlos aproveitou rebote na área e bateu forte, rasteiro. Victor defendeu no canto direito.
Os minutos finais foram de apreensão no Morumbi. Mesmo cansado, o Atlético-MG continuou em cima. Cuca avançou todos os jogadores, deixando apenas Josué e Leandro Donizete mais recuados. Ronaldinho, em uma cobrança de falta perto da área, desperdiçou a melhor chance. O São Paulo segue sem sofrer gol e com 100% de aproveitamento com Muricy. A bola pune, mas também ajuda.


FONTE:

Ronaldinho Gaúcho inaugura escolinhas de futebol em Palmas

O craque foi recebido pela torcida Galotins no aeroporto da capital. Cerca de 1000 crianças participaram da cerimônia de inauguração das escolinhas

Por Palmas, TO


Ronaldinho Gaúcho inaugura escolinha de futebol na região sul de Palmas (Foto: Vilma Nascimento/GLOBOESPORTE.COM)Ronaldinho Gaúcho inaugura escolinha de futebol na região sul de Palmas(Foto: Vilma Nascimento/GLOBOESPORTE.COM)

Ansiedade e emoção, esses foram os sentimentos dos torcedores do Galo que se reuniram no aeroporto de Palmas nesta quinta-feira (19) para receber o meia atacante do Atlético-MG, Ronaldinho Gaúcho. O craque fez uma rápida passagem pela capital para participar da inauguração das oito escolinhas de Iniciação Esportiva da Fundesportes - Fundação Municipal de Esportes e Lazer. A cerimônia aconteceu no campo de futebol do setor Jardim Aureny I, região sul da capital.

Torcedores esperavam a chegada de Ronaldinho Gaúcho no aeroporto de Palmas (Foto: Vilma Nascimento/GLOBOESPORTE.COM)Torcedores esperavam a chegada de Ronaldinho no aeroporto de Palmas (Foto: Vilma Nascimento/GLOBOESPORTE.COM)

Ronaldinho chegou ao aeroporto às 13h30, mas teve torcedor que chegou cedo para garantir a recepção do ídolo do futebol, como Nanini Castilho, Bruno Castro e Victor Castro que fazem parte da torcida organizada do time em Palmas, a Galotins.

- Estamos aqui desde às 9h e vamos esperar até ele chegar. Ninguém na minha família torce para o Atlético-MG, mas eu sou galo desde criança, foi paixão à primeira vista - disse Nanini.

Todos cantavam com emoção o hino do Atlético-MG quando souberam que o jogador já estava em solo tocantinense. A passagem do jogador pelo aeroporto foi rápida. Logo em seguida ele foi levado para o campo de futebol do Aureny I, onde participou da inauguração das escolinhas.

Ronaldinho Gaúcho chega à Palmas depois de jogo entre Galo e São Paulo (Foto: Vilma Nascimento/GLOBOESPORTE.COM)Ronaldinho Gaúcho chega a Palmasdepois dejogo entre Galo e São Paulo(Foto: Vilma Nascimento/GLOBOESPORTE.COM)

Cerca de 1000 crianças esperavam desde o início da manhã no campo de futebol para ver o craque, mas ficaram longe do jogador que foi cercado por jornalistas, membros da organização do evento e autoridades locais.

 Ronaldinho assinou a placa de inauguração e incentivou as crianças que sonham com a carreira de jogador de futebol.

- É muito legal ver que ainda tem gente preocupada em financiar o sonho dessas crianças. Eu sou cria de campos como esse, saí de um calor como esse e a mensagem que eu deixo para essa molecada que está aqui é, corram atrás dos seus sonhos porque é possível. É com alegria que eu estou aqui e tenho certeza que daqui sairão jogadores como eu sou - disse o craque.

Cerca de 1000 crianças esperavam Ronaldinho Gaúcho no campo de futebol, em Palmas (Foto: Vilma Nascimento/GLOBOESPORTE.COM)Cerca de 1000 crianças esperavam Ronaldinho Gaúcho no campo de futebol em Palmas (Foto: Vilma Nascimento/GLOBOESPORTE.COM)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/to/noticia/2013/09/ronaldinho-gaucho-inaugura-escolinha-de-futebol-em-palmas.html

São Paulo renasce com Muricy e aumenta sombra na crise do Timão

Com três vitórias seguidas, Tricolor salta da 18ª para 13ª colocação e fica a só três pontos do Corinthians, que não vence há cinco rodadas

Por São Paulo


Em um passado não muito distante na atual edição do Campeonato Brasileiro, o Corinthians foi considerado por muitos um forte candidato ao título, enquanto o São Paulo estava praticamente entregue ao rebaixamento. O dinamismo dos pontos corridos, porém, reorganizou essas tendências neste início de segundo turno. Principalmente depois da derrota alvinegra por 2 a 0 para a Ponte Preta (veja os gols aqui) e do triunfo tricolor por 1 a 0 sobre o Atlético-MG (veja os gols aqui), na noite da última quarta-feira.

Há cinco jogos sem vencer, o Timão caiu para a sétima colocação, com 30 pontos, e se distanciou da briga pelo título – o Cruzeiro lidera isoladamente, com 49. Pior: ficou longe também da disputa por vaga na Libertadores. São cinco pontos para o quarto colocado Atlético-PR, que ainda encara o Flamengo nesta quinta-feira.

Principal rival do Corinthians nos últimos anos, o São Paulo chegou a amargar a penúltima colocação na tabela. Trocou Ney Franco por Paulo Autuori. Não deu certo. Contratou, então, Muricy Ramalho. Deu certo. Com três vitórias em três jogos, o treinador ajudou a alavancar o Tricolor da 18º para o 13º lugar.

Muricy Ramalho comemoração São Paulo contra Atlético-MG (Foto: Mauro Horita / Ag. Estado)Muricy Ramalho comemora vitória do São Paulo sobre o Atlético-MG (Foto: Mauro Horita / Ag. Estado)

O São Paulo ainda não jogou o que pode jogar. Então, não podemos olhar para o rival"
Muricy Ramalho, técnico do Tricolor

É verdade que ainda há uma distância de seis posições entre os rivais do Parque São Jorge e do Morumbi, mas em número de pontos essa diferença se reduz a três. O Timão tem 30 pontos, conquistados com sete vitórias e nove empates, e o Tricolor somou 27, com os mesmos sete triunfos e seis igualdades.

Na reta final do primeiro turno, encerrado há três rodadas, era difícil imaginar uma aproximação dessas entre as duas equipes paulistas. Afinal, o Corinthians terminou a primeira parte do Brasileirão na quinta posição, colado no G-4. E o São Paulo, em 18º lugar, agonizava na zona do rebaixamento.

– Eu tenho respeito e um trabalho a executar. Se eu pensar em todas as situações que envolvem isso (crise), eu não consigo nem imaginar o que é melhor para o Corinthians. Meu trabalho é tentar achar um ponto de equilíbrio, uma escalação... Esse é meu foco – disse Tite, após a derrota para a Ponte Preta.

Tite Corinthians e Ponte preta (Foto: Marcos Ribolli)Tite perdeu a direção com o Corinthians neste Campeonato Brasileiro (Foto: Marcos Ribolli)

Muito embora veja o rival seis posições à frente na tabela de classificação, o ambiente no São Paulo está muito mais animado do que no Corinthians. As três vitórias seguidas, contra Ponte Preta, Vasco e Atlético-MG, mudaram os ares no Morumbi e deram esperança de objetivos mais empolgantes aos tricolores.

Meu trabalho é tentar achar um ponto de equilíbrio, uma escalação... Esse é meu foco"
Tite, técnico do Corinthians

Por outro lado, os cinco jogos sem vitória do Timão (derrotas para Inter, Botafogo, Goiás e Ponte Preta e empate com o Náutico) instalaram de vez o clima de desconfiança no Parque São Jorge. A torcida cobra raça, Tite não consegue mais implantar sua filosofia e os jogadores não correspondem à altura do investimento.

– Não temos nada a ver com o Corinthians. É um time fortíssimo, que ganhou tudo. Temos de fazer a nossa parte aqui. O São Paulo ainda não jogou o que pode jogar. Então, não podemos olhar para o rival. O Corinthians tem de resolver os problemas dele – avaliou Muricy Ramalho, com 100% de aproveitamento no Tricolor.

Tanto o Corinthians quanto o São Paulo têm desafios complicados na próxima rodada. Mas com essa inversão de vento na vida dos rivais, certamente o Tricolor chega mais confiante para o duelo com o Goiás, fora de casa, do que o Timão para o desafio contra o líder Cruzeiro, no Pacaembu. Os dois jogos serão domingo, 16h.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/09/sao-paulo-renasce-com-muricy-e-aumenta-sombra-na-crise-do-timao.html

Marquinhos elogia estreias de Abner e Dudu e pede calma com os atletas

Treinador explicou que os jogadores podem ter oscilação no desempenho e que precisam de apoio na fase de transição para o time profissional

Por Curitiba

Abner Coritiba (Foto: Divulgação/ Site oficial do Coritiba)Abner e Dudu entraram no segundo tempo do jogo (Foto: Divulgação/ Site oficial do Coritiba)

No empate com o Goiás, na última quarta-feira, o lateral-esquerdo Abner e o meia Dudu tiveram a chance de jogar, pela primeira vez, no time profissional do Coritiba, ao lado de Alex e cia. A oportunidade foi bem aproveitada, no ponto de vista do técnico Marquinhos Santos, que elogiou o desempenho dois dentro de campo.

Os dois fizeram companhia para Jânio, outra cria da base e que começou o jogo como titular no ataque. Abner entrou no lugar de Escudero aos 19 minutos do segundo tempo. O lateral jogou com mais liberdade para apoiar o ataque, mas também ajudou na marcação. Já Dudu entrou no lugar de Lincoln na criação das jogadas no meio de campo.

- A estreia no Abner, no meu ponto de vista, foi muito bem. Ele se comportou bem. O Dudu teve personalidade, qualidade de jogo e ajudou o Abner a crescer tanto ofensivamente quanto, principalmente, defensivamente. Fora jogadores que eu gostei muito.

São jogadores que já apresentaram qualidade e, por isso, gradativamente nós temos lançado eles dentro de uma necessidade"
Marquinhos Santos

Mesmo com a boa estreia, o técnico Marquinhos Santos quer preservar os jogadores, porque sabe da dificuldade que os meninos terão dentro do Brasileiro. Usando o exemplo de Vinicius, que estreou bem contra o São Paulo e depois teve uma baixa no rendimento, o treinador afirmou que os jogadores vão ter esses momentos de oscilação dentro de campo.

Marquinhos disse que essa oscilação é normal quando o jogador está sendo inserido no time profissional e que o momento é dar o máximo de apoio para ajudar na formação dos atletas.

- São atletas que estão passando por essa transição, assim como o Vinicius, que fez um bom jogo frente o São Paulo e depois houve uma queda. São jogadores que já apresentaram qualidade e, por isso, gradativamente nós temos lançado eles dentro de uma necessidade. E eles estão procurando fazer o melhor e dando a resposta, mas vai haver um momento de oscilação técnica deles. Aí não é o momento de julgar, de criticar. Ao contrário, é o momento de apoiar e continuar trabalhando na formação deles.

A próxima oportunidade pode acontecer no sábado. O Coritiba volta a campo para enfrentar o Fluminense no Maracanã.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/coritiba/noticia/2013/09/marquinhos-elogia-estreias-de-abner-e-dudu-e-pede-calma-com-os-atletas.html

Enderson diz que Goiás atingiu meta fora: 'Voltamos com quatro pontos'

Treinador ressalta importância de empate contra o Coritiba e vitória sobre  o Corinthians em série de partidas longe de Goiânia: 'Fizemos bons jogos'

Por Goiânia


Com o empate por 2 a 2 diante do Coritiba, no Couto Pereira, o Goiás encerra a série de dois jogos fora de casa e retorna a Goiânia com quatro pontos conquistados - no domingo, venceu o Corinthians por 2 a 1 no Pacaembu. Na matemática de Enderson Moreira, o saldo é positivo. O treinador valoriza os resultados alcançados longe do Serra Dourada e destaca um estágio de maior maturidade da equipe nas partidas.

- Quando perdemos para o Cruzeiro, muitos falaram que não conseguiríamos pontuar fora, mas estamos voltando para Goiânia com quatro pontos, o que é muito bom. Não gosto de lamentar nada e o que vi hoje foi um resultado justo. Controlamos o jogo em diversos momentos e estamos mais conscientes em campo.

Com uma equipe que tem surpreendido grandes times no Brasileirão, Enderson reforço o discurso de que o Goiás busca agredir o adversário, mesmo quando está fora de seus domínios, e tem tido sucesso nessa empreitada.

- Temos um rendimento bom dentro e fora de casa, e a maturidade do grupo está muito boa. Saímos para jogar e jogamos com propriedade em todos os lugares. Pegamos uma dura sequência e mesmo assim fizemos bons jogos.
Com o empate por 2 a 2, o Goiás foi a 30 pontos, mas perdeu uma posição e caiu para o nono lugar após os primeiros jogos da 22ª rodada. O time volta a campo no domingo e enfrenta o São Paulo, às 16h, no Serra Dourada. Rodrigo pode retornar ao time após ter cumprido suspensão.

Enderson Moreira - técnico do Goiás (Foto: Fernando Vasconcelos / Globoesporte.com)Enderson Moreira aprovou postura da equipe contra o Coxa (Foto: Fernando Vasconcelos/Globoesporte.com)

FONTE

Jejum de gols de Walter ainda não é preocupação para Enderson Moreira

Artiheiro do Goiás está sem marcar há três jogos, mas treinador se mostra tranquilo com o centroavante: 'Daqui a pouco ele volta a se soltar de novo'

Por Goiânia

Destaque do Goiás na Série A, nos últimos jogos Walter brilhou mais pelas assistências, pela inteligente movimentação em campo e pela qualidade técnica do que pelos gols. Artilheiro do time com oito no Brasileiro e 23 na temporada, o atacante não marca desde a vitória por 2 a 0 sobre Grêmio, em 3 de setembro. Na ocasição, balançou a rede duas vezes. (assista aos gols no vídeo acima).

Diante do Coritiba, na quarta-feira, Walter mais uma vez passou em branco em termos de gols, mas deu assistência para Sasha fazer o segundo do Goiás na partida. Para o técnico Enderson Moreira, o atacante não conseguiu render tudo que sabe por conta do gramado pesado e encharcado no Couto Pereira, além de ainda estar recuperando ritmo de jogo.
- Acho que o campo não favoreceu muito para ele, que tem o chute potente. O campo estava complicado e Walter não foi muito feliz nas finalizações, mas é um grande jogador, estamos tranquilos. Daqui a pouco ele volta a se soltar mais de novo.

Depois do 2 a 2 contra o Coxa, a delegação esmeraldina retorna a Goiânia na noite desta quinta-feira e inicia a preparação para o duelo contra o São Paulo, sábado, às 16h. Nesta partida, o técnico Enderson Moreira poderá contar com dois retornos: Rodrigo, que cumpriu suspensão, e William Matheus, recuperado de lesão muscuar. Valmir Lucas e Pedro Henrique deixam a equipe titular.

O Alviverde tem pela frente sequência de três jogos em casa. Além do embate contra o Tricolor paulista, depois encara o Vasco pela Copa do Brasil e, posteriormente, o Fluminense, novamente pelo Brasileiro, competição em que é nono colocado com 30 pontos.

Walter, atacante do Goiás, treina em Porto Alegre (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)Walter: atacante não marca desde a vitória sobre o Grêmio (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)

Coritiba e Goiás fazem jogo aberto e empatam por 2 a 2 no Couto Pereira

Ofensivos, times lutam muito pela vitória e colocam quatro bolas na trave. Coxa perde dois pontos em casa e equipe goiana fica com um ponto

 A CRÔNICA

por GLOBOESPORTE.COM

O gol no início do jogo deixou o Coritiba esperançoso em voltar a vencer no Couto Pereira, mas o Goiás conseguiu a virada e quase saiu com a vitória não fosse o gol de Robinho no segundo tempo. O empate por 2 a 2 no Couto Pereira, na noite desta quarta-feira, foi péssimo para o Coxa e nem tão ruim para os goianos. Os times estão empatados com 30 pontos, em 8º e 9º, respectivamente.

A partida foi de muitas chances de gols dos dois lados. Do lado do Coritiba, foram três bolas na trave (Jânio, Alex e Gil) e uma para Goiás, com Renan Oliveira. O primeiro gol do Coritiba saiu logo aos seis minutos com Lincoln, mas o Goiás equilibrou com o empate de Roni ainda no primeiro tempo. 

Eduardo Sasha virou no segundo tempo e, no fim da partida,  os donos da casa pressionaram, além de serem pressionados pelos torcedores, até chegarem ao empate com Robinho. O resultado irritou a torcida coxa-branca, que seguiu vaiando mesmo após o apito final.

Os dois times voltam a campo no fim de semana. No sábado, o Coritiba encara o Fluminense às 18h30m (de Brasília), no Maracanã. Já o Goiás joga no domingo contra o São Paulo. A partida será às 16h no Serra Dourada.

jogo Coritiba e Goiás (Foto: Divulgação / Site Oficial do Coritiba)Atacantes não tiveram sorte no jogo com muitas bolas na trave (Foto: Divulgação / Site Oficial do Coritiba)

Oportunidades dos dois lados e placar igual
O Coritiba começou a partida no ataque e aproveitando as laterais para chegar à área do Goiás.  Em menos de seis minutos, o time conseguiu duas oportunidades claras. O Esmeraldino chegou a dar o primeiro chute a gol, mas foi o Coxa que marcou com Lincoln. O meia precisou de duas oportunidades para abrir o placar. Na primeira, recebeu passe de Escudero, livre na pequena área, e bateu em cima de Renan. Na jogada seguinte, foi a vez de Vitor Ferraz cruzar pela esquerda e, desta vez, o meia completou para as redes.
O Goiás manteve a mesma postura após o gol e seguiu com as tentativas de jogadas em profundidade pelo meio da zaga do Coxa. Aos 28 minutos, após falha grave de Chico, Renan Oliveira saiu cara a cara com Vanderlei e teve a chance de ouro para empatar, mas a bola acertou a trave. Foi então a vez do Coritiba acordar na partida e dar azar. Após boa jogada pela direita, Jânio emendou de primeira no travessão e, no rebote, Alex também ficou na trave.
O gol de empate do Goiás saiu em nova falha da zaga do Coritiba. Escudero e Chico não conseguiram cortar e a bola chegou limpa para Roni, que bateu cruzado. O zagueiro Luccas Claro ainda tentou tirar, mas escorregou e não evitou o gol.

Virada do Goiás e empate do Coxa
Para o segundo tempo, o técnico Enderson Moreira trocou Pedro Henrique por Thiago Mendes na tentativa de fechar os espaços na lateral direita, setor das principais jogadas do Coxa. Ao contrário do início do jogo, os times acertaram as marcações no sistema defensivo, e as jogadas perigosas de ataque diminuíram. O Coritiba chegou com Lincoln, mas Renan fez boa defesa. Descontente ainda com o time, com menos de 15 minutos, o treinador esmeraldino tirou Renan Oliveira e colocou Eduardo Sasha.

Na primeira jogada, o meia chutou com perigo e chegou a assustar Vanderlei. Na segunda que teve, não desperdiçou e virou no Couto Pereira. Walter recebeu na entrada da área e, de frente para o gol, rolou para Sasha apenas empurrar para as redes.

O técnico Marquinhos Santos, que já havia promovido a estreia de Abner na vaga de Escudero pouco antes do gol, colocou mais um garoto da base para tentar o empate. Dudu entrou no lugar de Lincoln, que saiu machucado. Um minuto depois o gol saiu com Robinho. A zaga do Goiás teve um momento de apagão e Robinho bateu no canto esquerdo de Renan, aos 29 minutos.


O gol motivou o Coritiba, que se lançou ao ataque em busca da virada. Em uma jogada com boa triangulação do sistema ofensivo, Gil teve ótima chance, mas chutou mais uma bola no travessão. No fim, Sasha também teve a oportunidade de garantir a vitória para o Goiás e mandou para fora.


FONTE:

Após recursos, Vasco e Timão são punidos com quatro perdas de mando

STJD exclui pena de portões fechados em segunda instância, mas impõe que clubes jogarão longe de casa. Multa em dinheiro, porém, é mantida

Por Rio de Janeiro


Julgamento STJD - Vasco x Corinthians (Foto: Globoesporte)Schmitt e Zveiter, procurador geral e presidente do STJD, respectivamente (Foto: Globoesporte)

Vasco e Corinthians não terão mais de jogar com portões fechados no Campeonato Brasileiro. Porém, as equipes terão de fazer mais partidas longe de casa. Serão quatro rodadas com mando de campo realizadas a mais de 100 km de suas respectivas cidades, em locais a serem determinados pela CBF.

 Este foi o resultado do julgamento dos recursos de ambos os clubes, cujos torcedores brigaram nas arquibancadas do Estádio Mané Garrincha, no empate em 1 a 1, no dia 11 de agosto. Realizado na tarde desta quinta-feira, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Pleno foi comandado por seu presidente Flávio Zveiter.

As multas de R$ 50 mil, para o clube carioca, e R$ 80 mil, para o paulista, foram mantidas, por outro lado. Os envolvidos foram inicialmente punidos com dois jogos sem venda de ingresso e outros dois apenas com torcida visitante presente, mas sem deixar seus estádios. A decisão foi inédita no país e usou precedente internacional, o que causou revolta nos advogados. Dias depois, tiveram concedido efeito suspensivo e a pena foi reduzida para duas partidas com portões fechados. Agora, foi batido o martelo com nova modificação.

Assim, o Vasco só poderá voltar a jogar em São Januário ou no Maracanã na 32ª rodada, contra o Coritiba, no dia 3 de novembro. Já o Corinthians retorna ao Pacaembu um pouco depois: na 33ª, contra o Fluminense, no dia 10 do mesmo mês. Pela Copa do Brasil, no entanto, os ganchos não valem. Contra Goiás e Grêmio, respectivamente, pelas quartas de final, poderão usar seus estádios e terão o apoio da torcida.

A situação surge na pior fase de ambos no Campeonato Brasileiro. Na zona de rebaixamento, o time de Dorival Júnior perdeu as últimas três partidas, enquanto o de Tite foi derrotado em quatro dos últimos cinco, embora ainda esteja em sétimo lugar. Entre a noite de quarta e esta manhã, torcedores de ambos protestaram muito contra o desempenho em campo e também contra as diretorias. Ironicamente, o contato será espaçado agora.

O diretor jurídico Gustavo Pinheiro representou o Cruz-Maltino e alegou na defesa que o clube fez o que estava em sua alçada para coibir a violência. Segundo ele, não existiu fato grave praticado pela instituição, e o pedido foi de absolvição. O advogado do Corinthians foi João Zanforlin, que começou dizendo nunca ter visto nada tão absurdo como os primeiros julgamentos do caso, citando penas que não existem e foram aplicadas. Ele não pediu absolvição e disse que se contentava em não mais ser punido com jogos a portões fechados.

ricardo gomes e gustavo pinheiro Julgamento STJD Vasco e Corinthians (Foto: Globoesporte.com)Gustavo Pinheiro e Ricardo Gomes, diretores de futebol e jurídico do Vasco (Foto: Globoesporte.com)

Paulo César Salomão foi o auditor-relator do processo e, em extensos argumentos, votou por excluir a pena de portões fechados, mantendo as multas e optando pela punição de quatro perdas de mando. Os auditores Miguel Cançado e Alexander dos Santos acompanharam. Ronaldo Botelho votou da mesma forma para o Corinthians, mas pediu para que a punição ao Vasco fosse de três partidas. Salomão voltou atrás e também diminuiu a pena vascaína. O voto de Zveiter foi divergente: tratando o caso como excepcional, preferiu por jogos sem torcida. Mesmo sendo voto vencido, decidiu que os ganchos fossem iguais para as duas instituições.

Vídeos do ocorrido no Distrito Federal, em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, foram exibidos no STJD. Ricardo Gomes, diretor do clube carioca, esteve presente no local e foi mencionado por todos os auditores, que rasgaram elogios a sua índole ao longo do julgamento. Satisfeito com o resultado, Gomes agradeceu o carinho.
No nosso momento, é impossível jogar com portões fechados. Isso seria muito pior. O apoio da nossa torcida será muito importante. Por isso vim aqui, o momento não é fácil, e sem a torcida seria impossível"
Ricardo Gomes

- Fiquei contente com a decisão. Só posso agradecer mais uma vez às homenagens recebidas no tribunal. No nosso momento, é impossível jogar com portões fechados. Isso seria muito pior. O apoio da nossa torcida será muito importante. Por isso vim aqui, o momento não é fácil, e sem a torcida seria impossível.

Zanforlin explicou que oficialmente os clubes não darão mais suporte às organizadas, através de medida apressada pela gravidade do caso envolvendo Vasco e Corinthians.

- Em São Paulo está sendo assinado o Termo de Ajuste de Comportamento com o Ministério Público, dizendo o seguinte: nós não ajudamos, não damos nada para a torcida. Nem ônibus, nem ingresso. E o clube oficialmente diz que ele não ajuda torcida nenhuma. Até porque o faturamento que a Gaviões da Fiel tem hoje, tem muita empresa aí que não consegue ter.

* Texto de Thiago Benevenutte, estagiário, sob a supervisão de André Casado


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/09/vasco-e-corinthians-sao-punidos-com-quatro-perdas-de-mando-no-brasileiro.html

Luxemburgo comemora quinto jogo sem perder do Flu: 'Vitória importante'

Treinador tricolor mostra alegria com desempenho dos jogadores, lembra dos desfalque, mas diz que qualquer vacilo pode voltar a trazer problemas

Por Criciúma


Foi duro, com muita pegada, mas o Fluminense conseguiu diante do Criciúma sua segunda vitória fora de casa. Vanderlei Luxemburgo fez questão de elogiar a raça e dedicação dos jogadores após o 2 a 1 no Heriberto Hülse (veja os gols no vídeo acima). O treinador ressaltou que o time tem conseguido na base da entrega superar desfalques importantes como Jean e Fred e aos poucos vai virando a maré. No entanto, apesar da alegria, fez questão de ressaltar que apesar do quinto jogo consecutivo sem derrota, o clube ainda não se recuperou totalmente.

- Saio muito satisfeito porque vejo como os jogadores estão se empenhando e buscando o resultado. Temos nomes importantes no departamento médico, mas mesmo assim a resposta está acontecendo. Comemoramos o quinto jogo sem perder, mas a posição ainda é incômoda. Qualquer vacilo podemos deixar nossos rivais encostar. Por isso que seguimos pensando jogo a jogo. Mas foi uma vitória importante - afirmou.

Sobre o jogo, Luxa elogiou a postura do seu time. O treinador comemorou a compactação na marcação, que facilitou a saída com velocidade nos contra-ataques.

- Tenho trabalhado isso com eles.  É preciso uma marcação forte já que os campos estão menores. A gente divide em três terços e precisamos ocupar cada um deles com o máximo de jogadores. Assim conseguimos pressionar. O time trabalhou bem e conseguiu o resultado - finalizou.

Após a vitória, o Fluminense chegou aos 29 pontos e ocupa agora a 10ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro. A delegação chega ao Rio de Janeiro apenas na noite desta quinta-feira e se reapresenta na sexta, nas Laranjeiras. O time volta a entrar em campo no próximo sábado, diante do Coritiba, às 18h30m (de Brasília), no Maracanã.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/09/luxemburgo-comemora-vitoria-mas-ressalta-posicao-ainda-e-incomoda.html

WP9 crê que Criciúma poderia ter feito vantagem por três gols

Atacante Wellington Paulista dois gols anulados e a pênalti desperdiçado como possibilidade do time ter feito placar favorável ante o Fluminense

Por Criciúma, SC


Antes de marcar o primeiro, e único, gol sobre o Fluminense, o Criciúma esteve próximo de outros três. Em dois lances, a jogada foi considerada irregular – um impedimento do atacante Fabinho e uma falta cometida pelo zagueiro Matheus Ferraz numa bola alçada. Em outro, depois, Marcel perdeu uma penalidade máxima. Lances que, na visão do atacante Wellington Paulista, poderiam dar considerável vantagem ao Tigre e fazer um resultado diferente, e não os 2 a 1 em favor da equipe carioca.

- Foi uma partida que dava para a gente sair com 3 a 0 no placar, não fosse os dois gols anulados e o pênalti perdido. Mas futebol é assim, não faz o gol, acaba tomando e perde o jogo. Acredito que o juiz tenha falhado em dois (lances) gols nossos. A gente poderia estar bem no jogo, e não tomando vaia de torcida – disse o atacante na saída de campo.

Wellington Paulista entrou no decorrer do segundo tempo, em substituição ao também centroavante Marcel. Teve pouco mais de 20 minutos para tentar marcar um gol e fazer com a equipe catarinense ao menos conquistasse um empate. Porém, praticamente  não teve oportunidade para finalizar.


Wellington Paulista atacante Criciúma (Foto: João Lucas Cardoso)Wellington Paulista lamenta poucas chances para arrematar (Foto: João Lucas Cardoso)

- Jogar o jogo todo é muito melhor, até porque você recebe mais opções, mais chances de fazer gol, sei lá. Tentei fazer o meu trabalho. Entrei no segundo tempo e tentei dar o meu melhor. Pena que os caras estavam todos atrás, marcando, e não tinha como fazer muita coisa. Era tentar uma bola de cruzamento ou numa enfiada dos meias, não consegui.

O atacante não saiu de campo contente com a situação dele e do Criciúma. Wellington Paulista voltou a ser relacionado após período de recuperação de uma lesão muscular. Sonhava com a retomada enquanto o Tigre embalava três vitórias seguidas na reta final do primeiro turno do Brasileirão. Voltou como suplente de Marcel e chegou a entrar nos dois últimos jogos, mas seu time foi derrota por Internacional, no domingo, e Fluminense, nesta quarta-feira.


- Falei que estava voltando numa fase boa. É uma pena que assim que voltei perdemos dois jogos seguidos. Espero que a gente possa se acertar de novo e conseguir os resultados fora de casa. Já conseguimos fora outra vez e vamos tentar novamente. Quando voltar, tem que vencer em casa novamente – afirmou o jogador.

O jogo ao que se referiu WP9 é no domingo, às 18h30m. O Tigre vai a Santos encarar os donos da casa na Vila Belmiro, no fechamento da 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/criciuma/noticia/2013/09/wp9-cre-que-criciuma-poderia-ter-feito-vantagem-por-tres-gols.html