sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Musas da dupla Atletiba recebem faixas e se unem para trazer o título

Barbara Ludwig, do Coritiba, e Fernanda Carolina, do Atlético-PR, deixam rivalidade de lado para o Paraná chegar na final do concurso nacional

Por GLOBOESPORTE.90 comentários

Após dois meses de disputa e muita concorrência, o momento das musas do Coritiba e do Atlético-PR receberem as faixas chegou. O local escolhido foi um dos cartões-postais de Curitiba, o Parque Barigui. Os dias cinzentos e nublados deram lugar para uma tarde agradável, com sol e céu azul para celebrar o encontro das duas belas garotas eleitas.

Foi o primeiro encontro entre Barbara Ludwig, do Coritiba, com Fernanda Caroline, do Atlético-PR. O que poderia ser definido com uma certa tensão, por causa da grande rivalidade entre os clubes, acabou servindo como um exemplo de paz entre as torcidas.

Um dia antes da entrega das faixas, as duas já conversavam pelas redes sociais para trocar ideias e se conhecerem melhor. Devidamente coroadas, as cutucadas aconteceram, como "meu time está na frente na tabela" ou o "seu é tetra vice", mas o encontro entre as duas musas selou um pacto de ajuda mútua em prol do estado do Paraná.

Musa do Brasileirão - Fernanda e Barbara - Atlético-PR x Coritiba mosaico (Foto: Fernando Araújo) 
Musas passeiam pelo Parque Barigui, em Curitiba, e provam um pouco da fama (fotos: Fernando Araújo)
 
- Entre os clubes é impossível não ter rivalidade. Mas começamos conversar antes que precisamos nos unir e deixar o clubismo de lado, se unir e colocar o Paraná lá em cima. Acredito que se o futebol paranaense se unir vai muito mais longe. Rivalidade é apenas dentro de campo - disse a atleticana Fernanda.

Óbvio que somos rivais dentro de campo, mas fora, precisamos levar o título para o nosso estado"
Barbara Ludwig
 
- Óbvio que somos rivais dentro de campo, mas fora, precisamos levar o título para o nosso estado, sempre desfavorecido, mas temos potencial para isso. Tenho muitos amigos atleticanos e a Fernanda, com certeza, vai ser mais uma. Isso é um concurso. Só queremos ter paz e ir no jogo tranquilas - completou a coxa-branca Barbara.

Claro, se acaso acontecer um cruzamento que provoque uma disputa entre os dois clubes paranaenses, elas vão deixar de lado o pacto e realizarão campanhas pesadas, mas sem deixar o respeito e a nova amizade de lado.

O próximo passo das duas musas será a fase do mata-mata. As candidatas serão divididas em quatro grupos de cinco cada, representados pelas letras A, B, C e D. Cada um vai para votação individual. A vencedora do grupo A enfrenta a vencedora do C, e a melhor do grupo B enfrenta a do D. As duas semifinalistas se encontram na final. A nova Musa do Brasileirão será divulgada no dia dois de dezembro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pr/musa-do-brasileirao-2013/noticia/2013/08/musas-da-dupla-atletiba-recebem-faixas-e-se-unem-para-trazer-o-titulo.html

Lodeiro coloca Vitinho no topo: 'É o melhor jogador atuando no Brasil'

Uruguaio elogia companheiro de Botafogo, cada vez mais consolidado no time titular. Parceiro desde a base, Gabriel também exalta suas qualidades

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Vitinho e Lodeiro gol Botafogo (Foto: Guito Moreto / O Globo) 
Vitinho e Lodeiro comemoram um gol do Botafogo (Foto: Guito Moreto / O Globo)
 
Elogiado até pelos adversários, o meia Vitinho, de apenas 19 anos, vem ganhando cada vez mais destaque com a camisa do Botafogo nesta temporada, a sua primeira desde o início trabalhando como profissional. Com 11 gols marcados no ano, ele ainda é o jogador do time que mais vezes entrou em campo em 2013, com 37 jogos.

Tudo isso faz com que os companheiros reconheçam o seu talento publicamente. Suas atuações no Campeonato Brasileiro chamam a atenção. Antes mesmo de se firmar como titular com a saída de Fellype Gabriel, ele já despertava o interesse de clubes europeus.

- Ele é um grande jogador, vem crescendo muito rapidamente e se trata de uma coisa muito boa para a gente, que joga ao lado do melhor jogador atuando no Brasil no momento. É uma sorte ter ele no nosso grupo - afirmou Lodeiro, sem meias palavras.

Vitinho tem sido tratado como joia pelo técnico Oswaldo de Oliveira, que sempre faz questão de deixá-lo livre para desempenhar seu futebol em campo, sempre com responsabilidade. Seedorf já assumiu publicamente sua intenção de ser uma espécie de tutor.

Fora de campo, o nascimento da filha Manuela ajudou no seu amadurecimento. Em 2012, ele havia disputado apenas duas partidas, uma pelo Campeonato Carioca e outra pela Copa do Brasil, sempre entrando no segundo tempo. Ainda ficou no banco em um jogo no Campeonato Brasileiro, mas não foi utilizado.

Quem o conhece há mais tempo já esperava esse sucesso. O volante Gabriel chegou ao clube em 2011, assim como Vitinho, que foi revelado pelo Audax (antigo Sendas), fica satisfeito em ver o sucesso do amigo e companheiro de time.

- Ele chegou junto comigo na base, sempre fomos próximos. Já era um jogador agressivo, técnico e que finalizava com as duas pernas. O futuro dele é brilhante. Não acho que seja uma promessa, já é uma realidade. Todos têm que melhorar sempre, mas o Vitinho tem uma qualidade enorme. Estou feliz com a ajuda que ele tem nos dado em campo - afirmou Gabriel.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/08/lodeiro-coloca-vitinho-no-topo-e-o-melhor-jogador-atuando-no-brasil.html

Seedorf trabalha à parte e mantém dúvida sobre condição no Botafogo

Desfalque na quinta com dores no joelho direito, holandês faz academia e corre no campo após o treinamento dos demais jogadores nesta sexta

 Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro
 
Líder do Campeonato Brasileiro, o Botafogo enfrenta o Atlético-PR, domingo, em Curitiba, para tentar manter sua posição. No entanto, ainda não sabe se terá sua principal estrela, o holandês Seedorf, que não atuou quinta-feira, na vitória por 4 a 2 sobre o Atlético-MG, no Maracanã, pela Copa do Brasil, por estar com dores no joelho direito.

Seedorf não participou do treinamento desta sexta-feira junto aos companheiros e ficou na academia do Engenhão para tentar se recuperar. Quando os colegas deixaram o campo, o veterano entrou, apenas para correr. Mesmo se não tiver condições de jogar, ele deve viajar com o grupo no sábado, já que o time seguirá de Curitiba para Belo Horizonte, onde enfrentará o Atlético-MG, quarta-feira, pelo jogo de volta da Copa do Brasil.

Hyuri treino Botafogo (Foto: Thales Soares) 
Hyuri está regularizado para atuar pelo Botafogo e treinou nesta sexta-feira (Foto: Thales Soares)
 
Caso não possa atuar, Seedorf será substituído por Elias ou Alex. Outro desfalque é o lateral-esquerdo Julio Cesar, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, que cederá a vaga a Lima. Já o goleiro Renan, que não havia sido relacionado contra o Atlético-MG, voltou a treinar nesta sexta-feira, recuperado de um problema no ombro esquerdo.

O atacante Hyuri, contratado por empréstimo do Audax, participou novamente do treinamento nesta sexta-feira. Ele já foi regularizado pelo clube, com compromisso até o dia 31 de maio de 2014, e está à disposição do técnico Oswaldo de Oliveira para ser relacionado.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/08/seedorf-nao-vai-campo-e-mantem-duvida-sobre-condicao-no-botafogo.html

Com cabelo rosa choque, americana abre pregão da bolsa de Nova York

Mattek-Sands participa de ação comemorativa aos 40 anos da WTA na cidade que sedia o US Open e também presta homenagem à entidade com visual

Por SporTV.com Nova York

Em ação que marca homenagens aos 40 anos da Associação de Tênis Feminino (WTA), a tenista americana Bethanie Mattek-Sands chamou a atenção com um visual diferente, bem característico da atleta. Com o cabelo rosa choque, nas cores do símbolo da entidade, a atual número 54 do mundo balançou nesta quinta-feira o sino da Bolsa de Valores de Nova York, que abre o pregão e início das cotações.

Mattek-Sands disputa a partir da próxima segunda-feira o US Open, em Flushing Meadows, na cidade americana. O último Grand Slam da temporada terá transmissão ao vivo do SporTV2.

bethanie mattek-sands bolsa de nova york homenagem 40 anos wta (Foto: Divulgação / WTA) 
Mattek-Sands abriu o pregão da Bolsa de Nova York nesta quinta-feira (Foto: Divulgação / WTA)
 
bethanie mattek-sands bolsa de nova york homenagem 40 anos wta (Foto: Divulgação / WTA) 
A tenista deixou o cabelo nas cores do símbolo da WTA (Foto: Divulgação / WTA)
 
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2013/08/com-cabelo-rosa-choque-americana-abre-pregao-da-bolsa-de-ny.html

Djokovic discursa na ONU pelo Dia do Esporte: 'Honra e privilégio'

Sérvio diz ter sido uma honra estar na sede do órgão para falar sobre a data

Por GLOBOESPORTE.COM Nova York

De terno e gravata, Novak Djokovic esteve nesta sexta-feira na sede da ONU, em Nova York, para discursar sobre o Dia do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz. O tenista número um do mundo, que desde 2011 é embaixador da Unicef na Sérvia, defendeu a criação da data, que ajudaria na expansão do esporte como forma de desenvolvimento mundial. O tenista, primeiro cabeça de chave do US Open, relatou a sua experiência no twitter:

- Foi uma honra estar na ONU e ter o privilégio de discursar em prol da família dos atletas neste dia histórico. Muito obrigado às Nações Unidas por proclamar o dia 6 de abril como Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz.


Djokovic e namorada Jelena Ristic Onu (Foto: Agência AFP) 
Djokovic com a namorada Jelena Ristic na ONU: discurso pelo Dia do Esporte (Foto: Agência AFP)
 
No último Grand Slam que terá início na próxima segunda-feira, Djokovic estreia contra o lituano Ricardas Berankis, de 23 anos, número 127 do mundo. Destro, ele disputou o US Open apenas em 2010 e foi eliminado na segunda rodada.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2013/08/djokovic-discursa-na-onu-pelo-dia-do-esporte-e-desenvolvimento-da-paz.html
 

Em entrevista ao 'New York Times', ex-técnico da russa não entra em detalhes sobre demissão, mas revela que decisão foi da número 3 do mundo

Por GLOBOESPORTE.COM Nova York

jimmy connors (Foto: AP) 
Jimmy Connors durou apenas um jogo como treinador de Maria Sharapova (Foto: AP)
 
A demissão de Jimmy Connors como treinador de Maria Sharapova deixou todos boquiabertos. Contratado para substituir o sueco Thomas Hogstedt, a lenda americana de 60 anos, dono de 109 títulos na carreira, foi retirado do cargo logo após a estreia oficial da parceria, na última semana. Em entrevista ao jornal americano "The New York Times", ele não quis explicar como o episódio aconteceu, mas revelou que a separação ocorreu após uma decisão unilateral da tenista.

- Sem comentários. Só me foi dito que os meus serviços não eram mais necessários. Eu lhe desejo o melhor e sempre serei um fã dela. Foi decisão dela, com certeza. Ela é a jogadora, não eu - afirmou.

A primeira e única partida de Sharapova sob treinamento de Connors foi na segunda rodada do WTA de Cincinnati. Sem ter precisado jogar a primeira fase por ser uma das oito melhores cabeças de chave do torneio, a número 3 do mundo foi derrotada de virada, na última semana, pela americana Sloane Stephens, 17ª do ranking e que já superara Serena Williams no Aberto da Austrália, em janeiro. Na mesma semana, a russa decidiu romper com Connors.

Ela seria treinada pelo próprio pai no US Open, mas vai ficar de fora do último Grand Slam da temporada, que começa na próxima segunda-feira, por causa de uma lesão no ombro direito.
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/08/connors-sobre-sharapova-meus-servicos-nao-eram-mais-necessarios.html

Guga vibra com prêmio em NY: 'Não sei existe homenagem acima dessa'

Ídolo do tênis brasileiro, Gustavo Kuerten está nos Estados Unidos para acompanhar o aniversário de 40 anos da ATP, onde será um dos destaques

Por SporTV.com Nova York, EUA

Gustavo Kuerten está em Nova York para receber uma homenagem da Associação de Tenistas Profissionais. No aniversário de 40 anos da entidade, serão condecorados os tenistas que já foram líderes do ranking mundial. No caso de Guga, ele foi o primeiro tenista latino-americano a ocupar esse posto tão cobiçado. Para o brasileiro é difícil até de lidar com a homenagem.

- Não sei se é possível ainda receber uma homenagem acima do que essa. O que eu penso, para tentar sintetizar, é que dá uma vontade imensa de registrar, bater uma foto e botar num pôster. É uma maneira de me sentir bem ao lado de gênios do tênis que representam muito para mim - disse.
Não sei se é possível receber homenagem acima dessa"
Guga
 
O ex-tenista não só foi primeiro no ranking, como ficou por 43 semanas como 1º do mundo. Receber a homenagem da Associação dos Tenistas Profissionais, entidade máxima do tênis mundial, coloca Guga ao lado de grandes ícones do esporte. Em 40 anos de existência do ranking da ATP, apenas 25 jogadores alcançaram o topo, e apenas 16 conseguiram terminar a temporada como primeiro, o caso de Guga. O evento é na noite desta sexta-feira no famoso hotel Waldorf Astoria, no centro de Manhattan. Em meio aos melhores do mundo, humilde, o brasileiro se diz um "estranho no ninho".

- Sou um intruso no meio da maioria americanos e europeus. Eu vejo que é um enorme privilégio. Difícil até de entender o significado atualmente. Acho que ao longo dos anos eu vou conseguir me aprofundar mais na real importância que é muito além de tudo o que eu sempre esperei - completou.

Ao lado de Guga, também serão homenageados outros 15 tenistas que lideraram o ranking do tênis. Quatro ainda estão em atividade: Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic e Lleyton Hewitt. E mais John McEnroe, Bjorn Borg, Jimmy Connors, Ilie Nastase, Pete Sampras, Andy Roddick, Andre Agassi, Jim Courier, Stefan Edberg, Mats Wilander e Ivan Lendl.

Maestro em quadra, Federer troca raquete por violino em comercial

Tenista suíço divulga festival de música de Lucerna, que completa 75 anos

Por GLOBOESPORTE.COM Nova York, EUA

tenis Federer violino  (Foto: Reprodução) 
Federer se arrisca no violino para comercial (Foto: Reprodução)
 
O tenista Roger Federer aparece se arriscando no violino em comercial da Credit Suisse, que patrocina o tenista e o Festival de Lucerna, um encontro anual de música que acontece na Suíça e que está completando 75 anos. Confira o vídeo do suíço tocando o instrumento no Blog Meio de Campo.

Federer estreia no US Open, torneio que começa segunda-feira e terá cobertura do SporTV, contra o esloveno Grega Zemlja. O pentacampeão do torneio é o cabeça de chave número 7 este ano.

Lesão no ombro direito pode tirar Sharapova do resto da temporada

Segundo imprensa americana recuperação da tenista pode levar até três meses. Russa diz o quanto foi difícil decidir não disputar o US Open

Por GLOBOESPORTE.COM Nova York

Sharapova tênis coletiva derrota (Foto: EFE) 
Sharapova corre o risco de perder a temporada por causa da lesão no ombro direito (Foto: EFE)
 
A lesão no ombro direito que tirou Maria Sharapova da disputa do US Open pode deixá-la de fora pelo restante da temporada. que termina em novembro. A russa poderia levar até três meses para se recuperar totalmente da bursite, de acordo com a imprensa americana. Em 2008, quando passou por uma cirurgia no mesmo local, a tenista levou 10 meses para se recuperar.

Em seu perfil de uma rede social, a russa disse que fez de tudo desde Wimbledon, em junho, quando foi eliminada na segunda rodada pela a portuguesa Michelle Larcher de Brito, número 131 do mundo. Neste "tudo" estariam incluídas amplicações de injeções de cortisona. Desistir do Grand Slam de Nova York, para Sharapova, foi uma decisão "muito difícil". Porém, abrir mão de um de seus torneios favoritos, que venceu em 2006, será melhor para poder voltar o mais cedo possível às quadras.

- Planejo tirar essas próximas semanas de folga para receber o tratamento adequado e reabilitação. Vou sentir falta de fazer parte do US Open, mas não vejo a hora de voltar no próximo ano - escreveu em seu perfil.

Com as dores no ombro, Sharapova passou a ter dificuldades para sacar. Deixou de jogar os WTAs de Stanford e Toronto, e em Cincinnati foi eliminada na segunda rodada pela americana Sloane Stephens. A parceria com o técnico Jimmy Connors durou apenas este jogo. No US Open a russa seria treinada pelo pai, Yuri Sharapov. A tenista cogitou mudar o sobrenome durante o torneio para promover um doce.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2013/08/lesao-no-ombro-direito-pode-tirar-sharapova-do-resto-da-temporada.html

Três duplas femininas do Brasil vão às oitavas, e irmãs jogam a repescagem

Talita/Taiana, Lili/Bárbara Seixas e Ágatha/Maria Elisa passam pela fase de grupos em Moscou com 100% de aproveitamento; cariocas passam no sufoco

Por SporTV.com Moscou

As três duplas femininas do Brasil que largaram invictas na fase de grupos do Grand Slam de Moscou confirmaram o favoritismo e avançaram diretamente às oitavas de final da competição, oitava deste porte no Circuito Mundial 2013. Nesta sexta-feira, Talita/Taiana, Lili/Bárbara Seixas e Ágatha/Maria Elisa conquistaram a terceira vitória seguida em suas respectivas chaves, enquanto Maria Clara/Carol desencantou e avançou à repescagem.

vôlei de praia Talita e Taiana Moscou (Foto: FIVB) 
Talita e Taiana vencem jogo tranquilo contra alemãs, esticam invencibilidade e vão às oitavas (Foto: FIVB)
 
Líderes do ranking mundial, Talita e Taiana garantiram a classificação às oitavas com folga. A dupla precisou de apenas 31 minutos para derrotar as alemãs Bieneck e Großner por 21/12/14. Na próxima fase, enfrentarão as vencedoras do confronto entre as eslovacas Dubovcova e Nestarcova e as italianas Menegatti e Orsi Toth.

Lili e Bárbara Seixas também mantiveram 100% de aproveitamento diante das suíças Zumkehr e Heidrich. Em duelo que valia a liderança da chave, as brasileiras penaram na primeira parcial, mas seguiram sem ceder sets às rivais neste torneio. O jogo desta sexta, válido pelo Grupo D, teve parciais de 25/23 e 21/14. Na próxima fase, pegam quem vencer o confronto entre as australianas Bawden e Clancy e as tchecas Bonnerova e Hermannova.

Classificadas através do qualifying, Ágatha e Maria Elisa tiveram uma pedreira pelo caminho. De virada, a parceria superou as alemãs Ludwig e Walkenhorst após 55 minutos de partida, com 17/21, 23/21 e 15/13 no placar. O próximo desafio será diante das vencedoras do duelo entre as alemãs Bieneck e Großner e as holandesas Van der Vlist e Braakman.

vôlei de praia CArol Solberg Moscou (Foto: FIVB) 
Carol Solberg encara o bloqueio australiano: dupla brasileira desencanta e vai à repescagem (Foto: FIVB)
 
Após duas derrotas no primeiro dia de disputas, Maria Clara e Carol desencantaram e se mantiveram vivas na competição. As irmãs cariocas derrotaram as australianas Bawden e Clancy por 2 sets a 0, mas com parciais altas: 21/19 e 24/22. Na repescagem, as filhas da ex-jogadora Isabel encaram as suíças Forrer e Vergé-Dépré. Se ganharem, podem jogar até três partidas neste sábado.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/08/tres-duplas-femininas-do-brasil-vao-oitavas-e-irmas-jogam-repescagem.html
 

No Japão, jogadoras festejam 5 anos do inédito ouro olímpico feminino

Thaísa, Fabi, Fabiana e Sheilla, campeãs nos Jogos de Pequim-2008, comemoram data histórica em treino para a fase final do Grand Prix

Por GLOBOESPORTE.COM Nagoya, Japão

Exatamente há cinco anos, a seleção feminina de vôlei do Brasil ganhava seu primeiro ouro olímpico nos Jogos de Pequim. Algumas estrelas do time campeão comemoraram nesta sexta-feira a data histórica pertinho de onde foi conquistada a primeira medalha dourada. Thaísa, Fabi, Fabiana e Sheilla estão treinando em Nagoya, no Japão, para a fase final do Grand Prix, mas não deixaram de lembrar do momento especial vivido na China ,no dia 23 de agosto de 2008.
- É tudo muito surreal. Quando falamos de datas, estou acostumada a lembrar de aniversários. Hoje tenho outros dois dias fundamentais na minha vida. O mês de agosto é um mês mais que especial. Lembro datas importantes para a minha família, amigos e agora, os dias 11 (data da final olímpica de Londres) e 23 são para sempre - comentou Fabi.

vôlei sheilla fabiana zé roberto Fabi e Thaísa (Foto: Divulgação) 
Sheilla, Fabiana, Zé Roberto, Fabi e Thaísa comemoram os cinco anos do ouro na China  (Foto: Divulgação)
 
Além das quatro jogadoras, seguem na seleção desde o inédito ouro olímpico o técnico José Roberto Guimarães, o assistente técnico Paulo Coco, o preparador físico José Elias Proença, o estatístico Marco Antonio Di Bonifácio e o médico Júlio Nardelli. Todos se confraternizaram nesta sexta-feira para celebrar a data especial.

- Hoje faz 5 anos do nosso primeiro título olímpico!!! Parabéns pra gente e parabéns especial pra Mari que é o niver dela!!! Este dia jamais será esquecido!!! #brasil #beijing #ouro #olimpíadas - escreveu Sheilla, em sua página Facebook.

vôlei brasil feminino Pequim 2008 (Foto: Agência EFE) 
Seleção brasileira comemora o ouro inédito nos Jogos de Pequim-2008 (Foto: Agência EFE)
 
O Brasil estreia na fase final do Grand Prix contra os Estados Unidos, atuais tricampeões, na próxima quarta-feira, às 3h30m (horário de Brasília). Na sequência, a seleção encara as donas da casa (29/08), Itália (30/08), Sérvia (31/08) e China (01/09), em Sapporo, sede da etapa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/no-japao-jogadoras-festejam-5-anos-do-inedito-ouro-olimpico-feminino.html

Jobson aproveita folga nos treinos do Al-Ittihad para 'comprinhas' em grife

Atacante tem contrato de empréstimo com o clube por um ano

Por GLOBOESPORTE.COM Jidá, Arábia Saudita

Jobson faz compras em grife (Foto: Reprodução Instagram) 
Jobson faz compras (Foto: Reprodução Instagram)
 
Jobson já trata de fazer uma 'comprinhas' em sua primeira semana na Arábia Saudita. Nesta sexta-feira, o jogador aproveitou a folga do Al-Ittihad para ir à loja da grife Louis Vuitton e atualizar seu armário com uma nova bolsa, adorada pelos jogadores de futebol e muito usada para levar o material para as concentrações.

Aos 25 anos, Jobson acertou contrato de um ano de empréstimo com o clube árabe. O atleta ainda tem vínculo com o Botafogo até 2015.

Jobson faz compras (Foto: Reprodução / Instagram) 
Jobson atualiza guarda-roupa em loja famosa (Foto: Reprodução / Instagram)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/boleirama/noticia/2013/08/jobson-aproveita-folga-nos-treinos-do-al-ittihad-para-comprinhas-em-grife.html

Sem definição: julgamento de Carlos Alberto é adiado para a quinta-feira

Relator pede mais tempo para observar processo no caso de doping do meia

Por Gustavo Rotstein* Rio de Janeiro

Guilherme Rezende advogado Carlos Alberto Vasco (Foto: Gustavo Rotstein) 
Guilherme Rezende, advogado que defendeu o  meia Carlos Alberto (Foto: Gustavo Rotstein)
 
O julgamento do meia Carlos Alberto por doping terminou sem um veredicto. Após mais de uma hora de explanações de todas as partes no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), nesta sexta-feira, a sessão teve sua conclusão adiada para a próxima quinta. O pedido foi feito pelo auditor relator Miguel Cançado, que acredita precisar de mais tempo para observar todo o processo.

Carlos Alberto foi julgado por doping supostamente ocorrido na partida entre Vasco e Fluminense, dia 2 de março, pelo Campeonato Carioca. A análise laboratorial identificou a presença de duas substâncias proibidas, que constam no código da Agência Mundial Antidoping como mascarantes - escondem a presença de anabolizantes, por exemplo. Caso condenado, ele pode pegar pena de dois anos de suspensão.

Ausente do tribunal, Carlos Alberto foi defendido por Guilherme Rezende, irmão de Bernardinho, técnico da seleção brasileira masculina de vôlei. Em sua primeira vez militando no futebol, lembrou o caso do jogador de vôlei de praia Pedro Solberg, defendido por ele, que foi inocentado da acusação de doping tendo como base um laudo emitido por um laboratório da Alemanha que contradisse prova e contraprova analisadas pelo Ladetec.

- Eu acho o caso bastante complexo, que demanda muito estudo e é mais do que normal que peçam o adiamento. Houve o depoimento do Doutor Fernando (Solera), que trouxe novos elementos. Estou confiante, confiante que os erros desse laboratório no passado recente possam mostrar que existem máculas neste processo, que podem ser considerados pelos auditores. É nessa esperança que a gente vive, e também o fato de acreditar que essa pena, caso aplicada, possa ser de advertência - afirmou Rezende.

O julgamento também teve a participação de Fernando Solera, presidente da Comissão Nacional de Dopagem. Ele foi enfático ao contestar a hipótese de erro na coleta ou na chamada “cadeia de custódia”, que se trata do local e do tempo onde a amostra de urina é guardada até ser levada ao laboratório para análise.

Num discurso efusivo, o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, defendeu a condenação de Carlos Alberto. Além disso, questionou a maneira como o processo tramitou no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), que absolveu o jogador em suas duas instâncias. Ele citou a demora do encaminhamento do processo ao STJD, o que gerou multa da Fifa à CBF.
Responsável pela defesa de Carlos Alberto no TJD-RJ, Luciana Lopes deixou o caso recentemente. A filha de Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, deu lugar a Guilherme Rezende nesta semana.

- Onde há poder, há abuso. Esse caso tem o chamado “departamento de forças ocultas”. Não posso concordar com a forma como esse processo foi levado a julgamento, o que leva à desconfiança do porquê da demora de haver encaminhamento para esta casa. Acho até que acabaria não havendo esse encaminhamento - afirmou Schmitt.

Em seu discurso de defesa, Guilherme Rezende admitiu a possibilidade de condenação de Carlos Alberto, mas também pediu que os auditores considerem a primariedade do jogador e o impacto que o laudo de um estabelecimento questionado em ocasiões anteriores pode causar em sua carreira.

- Eu acho que, como ele (Carlos Alberto) é primário, se houver uma pena, não espero uma superior a seis ou oito meses. Mas é absolutamente um chute, porque outros auditores vão falar e o procurador vai falar de novo. Eu não sou tão experiente assim no futebol, no vôlei seria mais fácil acertar. Mas acredito que não será uma pena tão alta assim - observou.

*estagiário Thiago Benevenutte, sob a supervisão de Gustavo Rotstein


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/08/sem-definicao-julgamento-de-carlos-alberto-e-adiado-para-quinta-feira.html

Neymar deve ser promovido titular na partida contra o Málaga, afirma jornal

Segundo o 'Mundo Deportivo', gol contra o Atlético de Madri e possível ausência de Messi podem acelerar planos de Martino de utilizar o brasileiro

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha

Neymar Barcelona (Foto: Agência EFE) 
Gol contra o Atlético pode acelerar titularidade de Neymar no Barcelona (Foto: Agência EFE)
 
A primeira partida oficial de Neymar como titular no Barcelona deve ser neste domingo, contra o Málaga, pelo Campeonato Espanhol. Quem faz a aposta é o jornal catalão "Mundo Deportivo", que enumera duas razões para crer na presença do brasileiro entre os 11 que começarão jogando a partida: o gol marcado contra o Atlético de Madri e a possível ausência de Messi.

Os catalães falam, sobretudo, em premiar os méritos do brasileiro. Além do gol que garantiu o bom empate fora de casa na primeira partida da final da Supercopa da Espanha, o "Mundo Deportivo" diz que a atuação do ex-santista na etapa final animou o treinador Tata Martino.

O comportamento também seria outro ponto a favor de Neymar. Com status de grande contratação e estrela maior da seleção brasileira, ele estaria mostrando humildade e aceitando a hierarquia catalã, sem protestar contra a reserva.

A possível ausência de Messi, que sofreu uma lesão muscular na coxa e virou dúvida, também pode acelerar a titularidade do camisa 11. Apesar da cautela para lançar de vez o brasileiro, Martino pode ter a necessidade de usá-lo, mesmo porque Pedro e Alexis ainda não entraram no rodízio que o argentino pretende implementar no ataque catalão ao longo da temporada.
Por fim, o jornal diz que há, no entanto, a possibilidade de Martino guardar o brasileiro para iniciar a partida de volta contra o Atlético de Madrid, no meio de semana, no Camp Nou.

Tata Martino e Neymar Barcelona (Foto: Reuters) 
Tata Martino vem deixando Neymar no banco de reservas do Barcelona (Foto: Reuters)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/08/neymar-deve-ser-promovido-titular-na-partida-contra-o-malaga-afirma-jornal.html

Meu Jogo Inesquecível: Negra Li e o início da ressurreição do Corinthians

Cantora relembra suada vitória sobre o CRB, que marcou início do retorno do Timão à primeira divisão do futebol brasileiro, em 2008

Por Diogo Venturelli e Rodrigo Faber São Paulo

O ano de 2008 foi de reconstrução para o Corinthians. Após ter vivido o pior momento de sua história no fim do ano anterior, quando foi rebaixado à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, o Timão iniciou a disputa da Série B no dia 10 de maio, contra o CRB, no estádio do Pacaembu. A vitória por 3 a 2 aconteceu do jeito que a Fiel gosta: com tons de sofrimento. Fora de campo, uma torcedora ilustre saboreou cada momento do início da ressurreição. Do pré-jogo à comemoração pelo triunfo, Negra Li se recorda com carinho daquele dia especial.

Conhecida pela paixão pelo Corinthians, a cantora de rap e soul music e atriz foi designada para uma função especial na estreia da equipe no torneio: cantar o Hino Nacional Brasileiro. Quando terminou a primeira parte da música, a Fiel não conteve a ansiedade e passou a entoar gritos de incentivo. Nada que tirasse o ânimo de Negra Li. Muito pelo contrário: ela se disse contagiada pelo clima de união e admirou ainda mais a fidelidade dos torcedores.

– Foi um jogo da segunda divisão, quando o Corinthians estava se reerguendo. E ganhou, claro, porque eu sou pé-quente (risos). Foi muito marcante para mim porque a torcida estava toda lá no Pacaembu, lotado. Mesmo na Segunda Divisão a torcida não arredou o pé em nenhum momento, não deu as costas para o Corinthians. Isso é o bom de ser corintiano. O torcedor sempre está ali.
Logo no primeiro minuto do confronto com o CRB, a torcida do Corinthians sofreu um susto. Em cruzamento para a área, o zagueiro Márcio completou para as redes, abrindo o placar a favor dos alagoanos. Por poucos segundos, o estádio do Pacaembu se calou. Porém, a reação foi para lá de imediata: na primeira chance do Timão, no minuto seguinte, o argentino Herrera igualou o placar.
Ele ainda anotaria o terceiro da equipe, após Chicão ter ampliado a vantagem.

Negra Li relembra com carinho o início da Série B (Foto: Rodrigo Faber) 
Negra Li relembra com carinho o início da Série B vencida pelo Corinthians (Foto: Rodrigo Faber)
 
O que mais impressionou Negra Li, porém, não foi a partida acirrada, mas o que vinha de fora do gramado. A empolgação da torcida corintiana emocionou a cantora, que lembrou a presença da Fiel nos melhores e nos piores momentos: no ano passado, por exemplo, aproximadamente 30 mil alvinegros estiveram no Japão para acompanhar o Mundial de Clubes, vencido sobre o Chelsea. Fator de surpresa e orgulho para a artista.

– A torcida do Corinthians sempre prova que não importa onde o time está. Primeira ou segunda divisão, ela está sempre lá. Os corintianos chegaram ao Japão, gente! Uma amiga minha que mora lá disse que muitos japoneses viraram corintianos, compraram camisetas. Uma torcida que vai para o outro lado do mundo diz tudo, né?

Exatos 32.232 pagantes assistiram àquela vitória do Corinthians sobre o CRB. A primeira de 25 que o Timão conquistaria ao longo do Campeonato Brasileiro da Série B. Um Pacaembu lotado, configurando um cenário que se repetiria especialmente na inédita conquista da Taça Libertadores da América do ano passado, também lembrada com carinho por Negra Li. A inédita vaga na final, conquistada após empate por 1 a 1 com o Santos, levou a cantora às lágrimas.

Herrera e Chicão, Corinthians x CRB (2008) (Foto: Marcos Ribolli) 
Jogadores do Corinthians comemoram gol de Herrera contra o CRB, em 2008 (Foto: Marcos Ribolli)
 
– Eu chorei quando o Corinthians jogou contra o Santos pela Libertadores. É claro que ainda teria o Boca Juniors, mas contra o Santos foi muito emocionante. Eu estava no meu quarto, meu marido estava fora, gravando. Eu dei um gritão, minha filha veio me perguntar por que eu estava chorando... E eu disse: “É de alegria, filha! O Timão vai ganhar a Libertadores!”

Apesar do momento positivo vivido pelo Corinthians, que conquistou dois títulos em três campeonatos disputados nesta temporada, Negra Li assegura que o maior motivo de orgulho do seu clube de coração não são os títulos, mas a postura da torcida diante das dificuldades. Segundo a cantora, o torcedor corintiano continua sendo o mesmo, da queda para a Série B ao bicampeonato mundial.

– O mais importante não é ganhar Libertadores ou Mundial. O Corinthians já provou que é capaz disso e de muito mais. Para nós e para todos os outros que ficaram de “blá-blá-blá” na nossa cabeça, dizendo “nunca serão”. Sempre fui orgulhosa de ser corintiana, e estou mais ainda.
 
– O mais importante não é ganhar Libertadores ou Mundial. O Corinthians já provou que é capaz disso e de muito mais. Para nós e para todos os outros que ficaram de “blá-blá-blá” na nossa cabeça, dizendo “nunca serão”. Sempre fui orgulhosa de ser corintiana, e estou mais ainda.
corinthians 3 x 2 crb
Felipe; Carlos Alberto, Chicão, William e André Santos; Fabinho, Eduardo Ramos, Douglas (Perdigão) e Lulinha (Alessandro); Dentinho e Herrera (Acosta) Jéferson; Matteu, Márcio e Plínio; Marcos (Laírson), Serginho, Fabiano Silva, Hélder e Marcinho (Jamba); Júnior Amorim e Ricardo Boiadeiro (Juliano)
Técnico: Mano Menezes Técnico: Roberval Davino
Competição: Campeonato Brasileiro da Série B. Data: 10/05/2008. Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP).
Público: 32.232 pagantes. Renda: R$ 763.405,00.
Cartões amarelos: Jéferson, Márcio, Marcinho, Júnior Amorim, Plínio (CRB)
Gols: Márcio, a 1 minuto, Herrera, aos 2, e Chicão, aos 27 do primeiro tempo; Herrera, aos 25 minutos, e Hélder, aos 42 do segundo tempo   

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/08/meu-jogo-inesquecivel-negra-li-e-o-inicio-da-ressurreicao-do-corinthians.html


 











  

Mesmo com time fora, palmeirenses têm a quarta maior torcida do Cartola

Torcedores do Verdão seguem participando em peso do fantasy game. Flamengo, Corinthians e São Paulo lideram o ranking

Por SporTV.com Rio de Janeiro

torcida Palmeiras e Paysandu (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Palmeiras tem a  quarta maior torcida do Cartola (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
Mesmo longe da Série A em 2013, muitos palmeirenses não deixaram de ter uma ligação com a primeira divisão. A prova disso são os números do Cartola FC. Apesar de não poderem escalar os jogadores do Palmeiras por conta do time estar disputando a Série B, 226.873 torcedores alviverdes participam do fantasy game neste ano, o que deixa o clube com a quarta maior torcida entre os cartoleiros.

A maior torcida do Brasil se faz presente também. Líder da lista, o Flamengo é o único time a ter mais de 500 mil torcedores no fantasy game. Na sequência aparecem Corinthians e São Paulo. O top 5 das maiores torcidas do jogo é fechado pelos vascaínos.

Nas rivalidades estaduais, os cruzeirenses levam ampla vantagem sobre os atleticanos. A diferença ultrapassa a casa de 55 mil torcedores no ranking do Cartola. No duelo gaúcho, são os gremistas que aparecem à frente dos colorados por uma boa margem. Já o Clássico Vovô é o mais acirrado, e o Fluminense supera o Botafogo em 7.464 cartoleiros.

Entre os times do Nordeste, o Bahia é o que mais tem representantes dentro do fantasy game, com 40.268 pessoas. Seu rival Vitória é apenas o terceiro na região, ficando atrás do Sport, que assim como o Palmeiras, também não participa do Cartola por estar na segunda divisão.

FOMTE:
http://sportv.globo.com/site/cartola-fc/noticia/2013/08/fora-da-serie-palmeirenses-tem-quarta-maior-torcida-do-cartola-fc.html

Contestado por torcedores do Cruzeiro, Dedé acumula falhas

Embora faça parte da segunda melhor defesa do Brasileiro, contratação mais cara da história do clube recebe contestação das arquibancadas

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Dedé chegou ao Cruzeiro com status de ídolo. Foi a contratação mais cara da história do clube, 6,5 milhões de dólares (cerca de R$ 13 milhões na época). Porém, em quatro meses, o jogador, apesar de fazer parte da segunda melhor defesa do Campeonato Brasileiro, atrás apenas do Corinthians, tem falhado em alguns lances importantes. Na Raposa, o apelido de "Mito", como passou a ser chamado, já passou a ser contestado pelos torcedores.
A falha contra o Flamengo, no jogo de ida da Copa do Brasil, quarta-feira, irritou a torcida presente ao Mineirão (veja o vídeo do lance acima). Na metade do segundo tempo, Elias enfiou uma bola para Marcelo Moreno. O passe saiu errado, e Dedé, mais rápido, protegeu a bola para que o Fábio fizesse a defesa. No entanto, o zagueiro se enrolou e, na tentativa de tocar para Bruno Rodrigo, permitiu que Moreno finalizasse na trave. No rebote, Carlos Eduardo diminuiu o placar para 2 a 1. Apesar de todo o respeito conquistado diante da torcida celeste, o jogador recebeu vaias das arquibancadas, a primeira desde que chegou ao clube mineiro.

Bruno Rodrigo; Dedé; Nilton; Cruzeiro; Toca da Raposa II; treino (Foto: Washington Alves / Vipcomm) 
Dedé, entre Bruno Rodrigo e Nilton: falhas no Cruzeiro (Foto: Washington Alves / Vipcomm)
 
O resultado reduziu a vantagem do Cruzeiro para o jogo da volta das oitavas de final. O time mineiro, agora, joga por um empate no Maracanã, na próxima quarta-feira, às 21h50m (de Brasília). Porém, se perder para o Flamengo por 1 a 0, será eliminado da competição nacional. Dedé tem pecado em lances por falta de tranquilidade, cometido pênaltis infantis e feito firula em jogadas que poderia simplificar.

O jogador, que já marcou dois gols pelo Cruzeiro (um pela Copa do Brasil e outro pelo Brasileirão), passou por momentos difíceis nesta temporada, principalmente no período entre a terceira e a quarta rodadas do Campeonato Brasileiro. A irmã dele, Mariana, de 15 anos, esteve internada na UTI de um hospital em Volta Redonda, cidade onde reside a família do jogador. 
Mariana sofreu de encefalite, uma espécie de inflamação no cérebro, e ficou em estado grave.
O técnico Marcelo Oliveira e os companheiros do Cruzeiro, no entanto, saíram em defesa do jogador. Dedé tem sido importante e contribuído para a boa campanha da equipe no Brasileirão. A Raposa é a segunda em número de desarmes, enquanto Dedé o líder do ranking, com 129 até a atual rodada. Além disso, o zagueiro é o jogador que mais finalizou de cabeça na edição da competição nacional.

Além do erro contra o Flamengo, o GLOBOESPORTE.COM separou as cinco maiores falhas de Dedé, desde que ele chegou ao Cruzeiro.

Pênalti contra o Vitória
Aos 23 minutos do segundo tempo, o Cruzeiro vencia o Vitória por 2 a 0, no Mineirão. Maxi Biancucchi recebeu na direita e cruzou para Dinei. Dedé estava na marcação do atacante do time baiano e subiu para disputar a bola de cabeça. O zagueiro, no entanto, não conseguiu afastar a bola e, na sequência, cometeu um pênalti infantil e recebeu cartão amarelo. O Vitória diminuiu, e o time celeste tomou pressão nos minutos seguintes. No fim, a Raposa marcou mais três gols, venceu por 5 a 1, e o lance não teve influência no resultado.

Pênalti contra o Galo
O Cruzeiro enfrentava o Atlético-MG três dias depois do título da Taça Libertadores conquistado pelo rival. O Galo entrou em campo com o time reserva, e a partida era uma boa chance de o time celeste golear o alvinegro. Porém, aos 18 minutos do primeiro tempo, quando o placar ainda estava em 0 a 0, Dedé afastou uma bola de cabeça, mas, no rebote, Marcos Rocha avançou para a linha de fundo. Precipitado, o zagueiro entrou de primeira no lateral atleticano e cometeu um pênalti bobo. Alecsandro converteu e abriu o placar para o time alvinegro, mas o Cruzeiro marcou quatro vezes e virou o marcador. Novamente, o erro de Dedé não teve influência no resultado.

Falha contra a Portuguesa
Aos 4 minutos do primeiro tempo, o árbitro marcou uma falta na intermediária de ataque da Portuguesa. Dedé, que reconheceu a falha após o jogo, estava na marcação do atacante Valdomiro, mas, quando foi feita a cobrança, o zagueiro do Cruzeiro dormiu no ponto e não acompanhou o jogador da Lusa, que testou para os fundos das redes. O time paulista saiu na frente do placar, mas, depois, sofreu o empate. A partida terminou 1 a 1 e, desta vez, o erro de Dedé influenciou no resultado da partida.

Erro internacional
Esse talvez tenha sido o lance mais bizarro de Dedé com a camisa do Cruzeiro. O jogo não valia nada, já que se tratava apenas de um amistoso contra o Monarcas Morelia, do México, durante uma excursão do Cruzeiro pelos Estados Unidos, na parada das competições nacionais para a Copa das Confederações. Aos 29 minutos do primeiro tempo, quando o jogo ainda estava 0 a 0, Dedé tentou dominar uma bola de costas para o marcador, se atrapalhou e escorregou. O lance resultou em uma contusão do zagueiro, que teve de ser substituído. No entanto, o atacante do time mexicano não conseguiu marcar, e o clube celeste venceu a partida por 2 a 1.

Pagou o Pato
Contra o Corinthians, na quarta rodada do Brasileirão, Dedé falhou três vezes. Nas oportunidades, o goleiro Fábio salvou a pele do jogador e garantiu a vitória do time celeste por 1 a 0. O duelo particular foi travado com Alexandre Pato. Aos 13 e aos 25 minutos do primeiro tempo, o defensor cruzeirense perdeu na corrida e deixou o atacante do Timão passar. No entanto, a falha mais grave aconteceu aos 33, quando Dedé recebeu um passe errado, mas fraco, e furou. Oportunista, Pato aproveitou a falha e só parou na grande defesa do goleiro celeste.

Veja os vídeos do Cruzeiro

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2013/08/longe-de-ser-o-mito-zagueiro-dede-acumula-falhas-no-cruzeiro.html

Em vídeo, Wanderlei Silva aceita luta contra Sonnen: 'Eu vou te machucar'

Brasileiro acaba com suspense sobre o seu posicionamento sobre a luta e diz que espera fazer o evento principal contra o rival, para machucá-lo mais

Por Rio de Janeiro

Após alguns dias de silêncio, Wanderlei Silva finalmente se pronunciou sobre uma eventual luta contra Chael Sonnen. Em um vídeo lançado em seu canal no Youtube, o "Cachorro Louco" disse que aceita enfrentar o falastrão, e o provocou durante toda a filmagem. Falando em português, com legendas em inglês, Wanderlei pediu para enfrentar Sonnen em uma luta de cinco rounds e não em um coevento principal, que é disputado em somente três rounds.

Wanderlei Silva fala sobre Sonnen (Foto: Reprodução / youtube) 
Wanderlei Silva publica vídeo provocando Sonnen e dizendo que aceita lutar com ele (Reprodução: Youtube)
 
- Eu quero essa luta! Eu quero te machucar, eu vou para essa luta com você pra quebrar nariz. Você falou demais, e despertou o guerreiro que existe dentro de mim, e que só aparece quando é provocado por pessoas como você. Eu quero essa luta em um evento principal, porque eu não vou acabar com isso rápido. Vou te bater por cinco rounds. Eu vou te machucar!

Bem ao estilo que o consagrou, Wanderlei disse que Sonnen só mostra coragem atrás das câmeras e relembrou o episódio em que "enquadrou" o americano em um carro.

- Quando você esteve frente a frente comigo, eu disse na sua cara o que eu achava, e você ficou se tremendo todo. Eu falo as coisas na cara, não fujo, como você fez em um evento em que estivemos outro dia, quando você fingiu que não me viu e foi para o outro lado. Seu frouxo!
O "Cachorro Louco" afirmou ainda que Sonnen venceu seu amigo Maurício Shogun por sorte e garantiu que o resultado não se repetirá com ele.

- O Shogun ia te bater muito, mas você deu sorte e encaixou uma guilhotina. Você venceu por sorte. Mas comigo vai ser diferente. Você arregou no primeiro round pro Jon Jones, arregou pro Anderson. Você é um bunda mole, um frouxo. Eu vou acabar com você. Você acha que se um milhão de pessoas mandarem mensagens pedindo essa luta, ela não vai acontecer? O povo está comigo, porque eu sou de verdade, eles sabem que quando o Wanderlei Silva entra numa luta, essa luta tem ação, o pau come mesmo. E eu não vou só lutar com você. Eu vou pra briga. Eu vou te arrebentar, seu covarde!

Na última quinta-feira Dana White disse que o brasileiro não aceitou a luta contra Chael Sonnen por querer participação nos ganhos de pay-per-view do UFC 167, com o que o UFC não concordou.

 

Bruxa solta: Cadu e Elias deixam treino e são dúvidas para sábado

Meia-atacante e volante sentem dores na coxa esquerda durante treino tático, saem mais cedo e Mano Menezes interrompe treino em Brasília

Por Richard Souza Brasília
 
Mano Menezes testava mudanças no time do Flamengo para o jogo contra o Grêmio, neste sábado, no Mané Garrincha, mas foi obrigado a encerrar a atividade mais cedo. Durante o treino tático no CT do Brasiliense, em Brasília, Elias e Carlos Eduardo sentiram incômodos na coxa esquerda e passaram a ser dúvidas para o compromisso do fim de semana. A maior preocupação é com Elias, que vem sendo um dos principais nomes do time desde a chegada do treinador. Já Carlos Eduardo tem oscilado bastante, mas havia ganho confiança depois do gol marcado contra o Cruzeiro, o seu primeiro pelo Rubro-Negro.
 
Caso o volante não possa jogar, Val é o favorito para ocupar a vaga, pois Luiz Antonio, reserva natural, está suspenso. Carlos Eduardo tem ficado no banco, mas no treino desta sexta-feira figurava entre os titulares, já que Gabriel trabalhou entre os reservas. O camisa 10 é uma opção para a posição, assim como Paulinho, que substituiu Cadu na atividade.

É o resultado de vários jogos importantes numa sequência grande. Tem uma hora que a
conta chega."
Mano Menezes
 
Posicionado do lado direito do ataque no treino, Carlos Eduardo pediu atendimento médico depois de cerca de meia hora de trabalho e saiu. Paulinho foi o escolhido para o seu lugar. Pouco depois, Elias deu um passe e caiu no gramado. O jogador também saiu na companhia do médico Marcio Tannure. Tão logo o camisa 8 deixou o campo, Mano parou o treinamento.

- (Os dois) Tiveram que sair durante o treinamento, tiramos por uma questão preventiva. É o resultado de vários jogos importantes numa sequência grande. Elias jogou todos, vai acumulando viagens, desgate, jogos, questão emocional de jogos decisivos que vamos ter a partir de agora novamente. Tem uma hora que a conta chega. A gente precisa estar preparado porque não podemos deixar acontecer com um número bastante grande de jogadores. É um sinal que se liga, e temos que ter a sensibilidade de saber interpretar. Vamos esperar o posicionamento do departamento médico como a gente sempre faz, isso geralmente exige algumas horas de observação. Vamos esperar amanhã (sábado) e tomar a decisão para saber se vamos utilizar os dois ou não - disse o treinador.

Elias Treino Flamengo Brasilia (Foto: Richard Souza) 
Elias recebe atendimento na perna esquerda durante o treino em Brasília (Foto: Richard Souza)
 
Mano deixou claro que gostaria de poupar toda a equipe contra o Grêmio, já que na quarta-feira que vem o time faz o jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, no Maracanã. No entanto, diz que não é possível.

- Se tivéssemos num trabalho avançado, retiraria a equipe pricipal que jogou na quarta (em Belo Horizonte). Mas não estamos ainda nesse estádio de trabalho. Ainda não temos uma equipe pronta para esse tipo de jogo, para  o grau de dificuldade que é. É isso que o técnico fica pensando.

Antes dos problemas que interferiram no treino, Mano começou a atividade com outras duas alterações (além da entrada de Carlos Eduardo no lugar de Gabriel) em relação ao time que começou a partida contra o Cruzeiro, quarta-feira, pela Copa do Brasil. Saíram Luiz Antonio, suspenso no nacional, e Samir, entrando Digão e João Paulo. A equipe começou o treinamento com Felipe, Digão, Chicão, González e João Paulo; Cáceres, Elias e André Santos; Carlos Eduardo (Paulinho), Moreno e Fernandinho.
   
Carlos Eduardo Treino Flamengo Brasilia (Foto: Richard Souza) 
Carlos Eduardo deixa o treino antes do fim (Foto: Richard Souza)
 
Enquanto a bola rolava, Mano interrompeu a atividade várias vezes para orientar o posicionamento dos jogadores, principalmente a armação das jogadas. Carlos Eduardo, Digão e Fenandinhno receberam atenção especial. Mano cobrou muito e reclamou dos erros. Encerrado o treino tático, os reservas foram praticar finalizações. A maioria dos titulares apenas descansava à beira do gramado. O treinador, por sua vez, partiu para uma caminhada solitária e pensativa observando o Lago Paranoá.

Grêmio e Flamengo se enfrentam às 18h30m, no Mané Garrincha, pela 16ª rodada do Brasileirão. O Rubro-Negro é o 12º, com 19 pontos. O Tricolor gaúcho é o terceiro, com 25.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/08/bruxa-solta-carlos-eduardo-e-elias-deixam-treino-do-fla-machucados.html

Do outro lado: legião de brasileiros naturalizados quer brilhar no Mundial

Por diferentes motivos, sete judocas que nasceram no país vão defender seleções como Guiné-Bissau, Canadá, Líbano, Portugal, Grécia e Israel

Por Gabriel Fricke Rio de Janeiro

De 26 de agosto a 1º de setembro, o Maracanãzinho vai receber 783 judocas (477 homens e 306 mulheres) de 124 nações diferentes para o Mundial de judô do Rio de Janeiro, que terá transmissão do SporTV. E, entre os brasileiros que lutarão em casa, diante de sua torcida, a competição terá um gosto diferente para pelo menos sete deles que, mesmo tendo nascido por aqui, estarão do "outro lado".

Taciana Lima (48kg), Nacif Elias (81kg), Victor Karabourniotis (73kg), Camila Minakawa (57kg), Sérgio Pessoa (60kg), Carlos Luz (81kg) e Hernan Birbrier (60kg) se naturalizaram e vão defender outras bandeiras. Guiné-Bissau, Líbano, Grécia, Israel, Canadá, Portugal e Argentina, respectivamente, são os países que abriram os braços para os brasileiros. Ou seja, uma verdadeira legião de naturalizados na principal competição da temporada 2013.

Montagem judocas naturalizados (Foto: Editoria de Arte)Brasileiros naturalizados competem por outros países no Mundial do Rio (Foto: Editoria de Arte)
 
As histórias, trajetórias e motivos que levaram cada judoca a vestir as cores de outra nação são diversos. Mas todas convergem em um ideal comum: tornar-se ídolos e estar em grandes competições, de olho, é claro, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. O fato é que, se é um dos maiores exportadores de craques para a Europa e outros grandes centros no futebol, o Brasil começa a ter sua qualidade reconhecida internacionalmente também no judô, a ponto de atletas de ponta, com passagens pela seleção, buscarem novos caminhos no exterior.

Gostaria de representar a seleção, mas foi o caminho mais fácil para mim"
Victor Karabourniotis
 
- O Brasil evoluiu muito no judô em diversos sentidos. Na estrutura, por exemplo. As chances de entrar aqui ficaram menores. As pessoas estão se profissionalizando cada vez mais facilmente. Gostaria muito de representar a seleção brasileira, mas foi o caminho mais fácil para mim - comentou Victor Karabourniotis, que é judoca do Palmeiras, mas defende a Grécia.

- Meu pai e minha mãe são gregos. Isso facilita bastante. Fomos para a Grécia, fiz uma seletiva e passei. Lá é menos concorrido. Eu lutava por São Paulo e pelo Brasil. Não houve nada de pressão por parte deles. Eu amo o Brasil, não tenho nada contra a seleção. Eu sonho bastante representar o Brasil, mas a seleção grega me dá mais chance no momento. Acho que vai ser uma satisfação muito grande lutar aqui. O coração vai bater mais forte, com certeza - contou o judoca, que mora em São Paulo.

Enquanto Victor se naturalizou grego por conta de sua origem familiar e para ter mais chances, há histórias mais complexas, como a da pernambucana Taciana Lima, que atualmente mora em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O caso dela remete aos anos 80, quando o pai veio da Guiné-Bissau para o Brasil estudar, conheceu sua mãe e a engravidou. Os dois perderam contato. Após encontrá-lo pela internet, ela só falou com o guineense pela primeira vez, por telefone, em 2007, e o conheceu dois anos depois, na África.

taciana lima judo guiné-bissau (Foto: Reprodução/Twitter) 
Taciana Lime defende o amarelo, preto, verde e vermelho da Guiné-Bissau (Foto: Reprodução/Twitter)
 
Campeã africana neste ano, a atleta acredita que já deu sua contribuição para o Brasil. Além disso, um dos outros motivos que a levaram a defender as cores da Guiné-Bissau foi a idolatria. Segundo ela, no país da África, há uma carência por ídolos no esporte. Por lá, também falta estrutura. Taciana relata que há poucos praticantes de judô e não há nem tatame.

- Eu não consigo ver assim, tipo, 'não estou representando o Brasil'. Ganhei muitas medalhas pelo Brasil, contribuí bastante. As crianças me têm como referência aqui e é gratificante. Estou com 29 anos e é uma oportunidade que apareceu. Aqui é muito comum uma judoca ser campeã pan-americana, por exemplo. Lá é muito difícil ser campeã africana. Recebi muitas mensagens emocionantes das pessoas depois de vencer. A Guiné-Bissau é um país muito pobre mesmo. Não é fácil. Eles me têm como uma heroína. E o fato de ter trocado o Brasil, um país rico, com estrutura, pela Guiné-Bissau é um orgulho para eles - comentou Taciana, que acredita ter grandes chances de medalha, mesmo sabendo que terá pela frente, em sua chave, a atual campeã olímpica Sarah Menezes.

Nacif Elias 'vira' libanês por dificuldades financeiras e liberdade de escolha de torneios
Outro caso de atleta naturalizado é o de Nacif Elias, que optou por vestir o quimono com a bandeira do Líbano. Vindo de família libanesa, ele afirma que se viu em dificuldades financeiras para seguir a carreira no Brasil. Na opinião do judoca, o nível técnico no país está muito alto, mas faltam clubes, por exemplo.

Nacif Elias em ação pelo Líbano (Foto: Arquivo pessoal) 
Nacif Elias em ação pelo Líbano, de quimono branco (Foto: Arquivo pessoal)
 
Além disso, a questão da liberdade de escolha das competições que vai disputar pesou. De acordo com ele, quando defendia a seleção brasileira, era preciso seguir o que a  Confederação Brasileira de Judô (CBJ) determinava, como lutar na categoria médio (90kg), ao invés dos seus originais 81kg, meio-médio.

- Os atletas vão ficando mais velhos e perdem privilégios. O bolsa-atleta, por exemplo, um ou outro só que ganha. Pela parte financeira, eu parti para o Líbano, que me deu mais oportunidades. Em questão de estrutura para treinar, ainda está atrás do Brasil, mas deram quimonos, dinheiro para comprar suplementos, e vão dobrar minha premiação quando eu ganhar uma competição. Não estava gostando de competir fora dos 81kg, quero dar sequência nessa categoria. Me sinto mais forte. Aqui temos apenas três ou quatro clubes grandes. Eu vejo que alguns estão migrando por falta de oportunidades. O Brasil investe muito na base, mas se esquece dos atletas de 25, 26 anos. Eu me naturalizei por conta da minha liberdade. Não tenho nada contra o Brasil, só a agradecer. Eu queria só liberdade para poder competir as minhas competições e meus campeonatos - disse Nacif, acrescentando ainda que os libaneses buscam uma referência no esporte, assim como o caso de Taciana, e os guineenses.

- Eles estão precisando de um ídolo. Quero ser o ídolo dessa galera. O Líbano vem em uma crescente. Eu nunca estive tão bem treinado. Abdiquei três ou quatro anos da minha vida só para esse Mundial. O maior problema dos atletas do Brasil é que não são atletas mesmo. Estou focado aqui. Espero que dê um bom resultado. Me esforcei o máximo possível para levar meu título, não só para o Líbano, mas para o Espírito Santo e o Brasil também. Afinal, eu sou naturalizado, mas nasci aqui, né? - brincou o agora libanês, que conta que, após o Mundial de Judô do Rio de Janeiro, segue para o Líbano para treinar e, mais tarde, para os Jogos da Francofonia, em Paris, na França.

Sérgio Pessoa: mudança de país em busca da qualidade de vida quando novo

judoca Sérgio Pessoa (Foto: Reprodução / Facebook Oficial) 
Sérgio Pessoa (à esquerda) defende o Canadá (Foto: Reprodução / Facebook Oficial)
 
A história do judoca Sérgio Pessoa é um pouco diferente das de Taciana, Nacif e Victor. Ele se mudou para o Canadá quando novo pelo desejo de sua família de buscar mais qualidade de vida, não pelo esporte. A naturalização ocorreu porque a confederação do país o ajudou desde que passou a praticar o judô em Montreal.

- Mudei para o Canadá porque minha família decidiu viver fora do país em busca de novas oportunidades e qualidade de vida. Hoje moro no Canadá com meus pais e irmãos. A confederação de cudô do Canadá sempre me ajudou na minha carreira desde o início. Mesmo quando ainda não era naturalizado. Fui muito novo, em 2005, e não foi por causa do judô.

judoca Sérgio Pessoa (Foto: Reprodução / Facebook Oficial) 
Sérgio Pessoa posa para foto com o uniforme canadense (Foto: Reprodução / Facebook Oficial)
 
Para Sérgio, o judô brasileiro tem ótima estrutura. Além disso, dá apoio financeiro e tem bons resultados reconhecidos internacionalmente. Contudo, ele explica que, por conta da grande concorrência, muitos dos lutadores precisam buscar chances de brilhar por outras bandeiras.

- O judô do Brasil tem bons clubes, atletas, técnicos e patrocinadores. A seleção recebe um bom apoio financeiro e, além disso, tem ótimos resultados no circuito internacional. Não sei quais são os motivos que levaram outros atletas a lutar por outros países. Pessoalmente, vejo o Brasil como uma potência do judô e com muitos atletas de qualidade. A mudança de nacionalidade de alguns atletas pode ter sido por falta de espaço na seleção, justamente porque há muitos atletas de alto nível - relatou Sérgio, que se diz bem preparado para o Mundial de Judô e satisfeito com a oportunidade de lutar no Rio de Janeiro.

- Lutar no Rio sempre é diferente porque tenho amigos e familiares que sempre me acompanham. Então é uma sensação legal de lutar aqui, mas hoje me vejo bem integrado no meu país (Canadá) e na seleção canadense. Não penso em lutar pelo Brasil - concluiu.