domingo, 11 de agosto de 2013

Luxa cobra mudança de atitude: 'Ou fica na parte de baixo da tabela'

Após derrota para o Fla, treinador tricolor quer que jogadores esqueçam vitórias e derrotas do passado: 'É preciso ralar o rabo no chão'

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro

 Uma mudança de atitude. Essa foi a principal cobrança de Vanderlei Luxemburgo após a derrota por 3 a 1 para o Flamengo na tarde deste domingo. O treinador analisou o comportamento do seu time, reconheceu a superioridade do Rubro-Negro em campo, mas fez uma cobrança durante a entrevista coletiva. Para ele, os jogadores devem esquecer que são os atuais campeões nacionais. Ao mesmo tempo, devem ignorar também a decepção na Libertadores deste ano. O objetivo é recomeçar e começar a projetar um futuro do zero.

- É o que temos de mudar. Precisamos saber que estamos começando novamente. Não falo da parte tática ou técnica e sim da atitude. E para recomeçar é preciso ralar o rabo no chão. É preciso se comprometer. Não quero saber do passado do Fluminense e sim do futuro. Ou muda ou vamos ficar na parte de baixo da tabela - afirmou.

Sobre o jogo em si, Luxemburgo ressaltou que o Fluminense teve mais posse de bola e mostrou bastante técnica. Mas pecou em um ponto principal: a falta de velocidade na saída de jogo. O pecado tricolor acabou sendo a grande virtude do Flamengo, que aproveitou bem as chances criadas.

- Esse é o ponto forte do jogo do Flamengo. A gente sabia disso. Mas não neutralizamos. Tenho jogadores muito técnicos que não primam pela velocidade. E é isso que precisamos ajustar. Tenho de pensar uma maneira de trabalhar esta situação. Tivemos mais domínio técnico, mas demos espaços para os contra-ataques e saímos com a derrota - analisou Luxa, que brincou ao quase cair no chão após se levantar da sala de entrevistas.

- Rapaz! Quase caí! Aí já iam colocar na manchete que o Luxa caiu (risos).

Após a derrota, o Fluminense caiu para a 13ª posição na tabela do Campeonato Brasileiro com os mesmos 14 pontos conquistados. O time volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), novamente no Maracanã. O time se reapresenta na tarde desta segunda-feira, às 15h, nas Laranjeiras.

vanderlei Luxemburgo e Mano Menezes, Fluminense x Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem) 
Vanderlei Luxemburgo comandou o Flu em seu primeiro clássico (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
  
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/08/luxa-cobra-mudanca-de-atitude-ou-fica-na-parte-debaixo-da-tabela.html

Atuações: Elias faz a diferença para o Fla; Euzébio é o pior do Fluminense

Volante marca na vitória rubro-negra e tem a boa companhia de Hernane, que também vai bem. Zagueiro tricolor recebe a avaliação mais baixa

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Header Fluminense (Foto: Infoesporte) 
 
DIEGO CAVALIERI - GOLEIRO
Sem culpa nos gols. Jogou sem estar 100% fisicamente e não comprometeu.
Nota: 6


IGOR JULIÃO - LATERAL-DIREITO
Atuação discreta e burocrática. Produziu pouco ofensivamente.
Nota: 5,5


DIGÃO - ZAGUEIRO
Lento, não acompanhou a velocidade do ataque do Flamengo.
Nota: 5,5


LEANDRO EUZÉBIO - ZAGUEIRO
Nervoso, agrediu González e deveria ter sido expulso.
Nota: 4

DIGUINHO - VOLANTE
Jogou pouco mais de 15 minutos e entrou para melhorar a saída de bola. E conseguiu.
Nota: 5,5

CARLINHOS - LATERAL-ESQUERDO
Levou amarelo muito cedo. Ficou preocupado e desconfortável no jogo. Teve muito trabalho para brecar os avanços do adversário.
Nota: 6


EDINHO - VOLANTE
Voluntarioso, tentou armar as jogadas, mas sem tanto sucesso.
Nota: 5,5


JEAN - VOLANTE
Apareceu bem pelo lado direito no início. Mas limitou-se a defender na segunda parte.
Nota: 6


FELIPE - MEIA
Sumido em campo e lento, não armou jogadas nem deu bons passes. Bem substituído.
Nota: 5



KENEDY - ATACANTE
Entrou com disposição, mas a afobação atrapalhou a execução das jogadas.
Nota: 5,5


EDUARDO - MEIA
Começou bem pelo lado esquerdo. Participou do gol ao cruzar pelo lado direito. Mas caiu com o restante do time.
Nota: 6

WAGNER - MEIA
Entrou para dar mais dinâmica ao time, mas não conseguiu.
Nota: 5

RAFAEL SOBIS - ATACANTE
Melhor jogador do Flu. Fez dois gols, procurou ajudar Fred e ainda criou jogadas.
Nota: 7


FRED - ATACANTE
Nenhuma finalização. Muita reclamação e nervosismo.
Nota: 5


Header Flamengo (Foto: Infoesporte) 
 
FELIPE - GOLEIRO
Atuação tranquila, mas se atrapalhou no segundo gol do Flu.
Nota: 6


LEONARDO MOURA - LATERAL-DIREITO
Melhor atuação no Campeonato Brasileiro. Fez grande jogada no segundo gol. E foi capaz de segurar o ímpeto de Carlinhos.
Nota: 7,5


WALLACE - ZAGUEIRO
Desastroso no lance do primeiro gol de Sobis.
Nota: 5


GONZÁLEZ - ZAGUEIRO
Mais seguro do que seu companheiro, levou a melhor sobre Fred.
Nota: 6,5


JOÃO PAULO - LATERAL-ESQUERDO
Discreto, não dominou o lado esquerdo da defesa.
Nota: 6


LUIZ ANTONIO - VOLANTE
Jogou protegendo a defesa, marcou bem e teve boa saída de bola.
Nota: 6,5


ELIAS - VOLANTE
Melhor do time novamente. Fez o primeiro gol no contra-ataque, firme na marcação. E ainda cercou a saída de bola adversária.
Nota: 8,5


ANDRÉ SANTOS - MEIA
Sentiu a falta de ritmo, mas foi muito bem taticamente. Faltou velocidade do meio para o ataque. Deve melhorar no restante da competição.
Nota: 6

VAL - VOLANTE
Sem tempo para mostrar algo de bom.
Sem nota.


GABRIEL - MEIA
Esforçado, trabalhou bem pelo lado direito. Foge bem da marcação. Precisa chamar mais o jogo.
Nota: 6,5


NIXON - ATACANTE
Nem tão eficiente como no domingo passado. Mas caiu pelos lados e levou algum perigo.
Nota: 6



PAULINHO - ATACANTE
Entrou para explorar contra-ataques, mas não teve tanto sucesso nas investidas.
Nota: 6


HERNANE - ATACANTE
Fez dois gols, participou das jogadas ofensivas. Puxou o contra-ataque no gol de Elias. Ainda ajudou a defesa. Uma atuação redentora.
Nota: 8

FERNANDINHO - ATACANTE
Entrou no fim.
Sem nota.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/08/atuacoes-elias-faz-diferenca-para-o-fla-euzebio-e-o-pior-do-fluminense.html

Mano celebra domingo maravilhoso e subida na tabela: 'Vitória indiscutível'

Técnico rubro-negro rasga elogios ao time após vitória por 3 a 2 no Fla-Flu, destaca estreia de André Santos e fecha Dia dos Pais com churrasco

Por Richard Souza Rio de Janeiro

Dia dos Pais, vitória no Fla-Flu e churrasco. O domingo de Mano Menezes foi completo e maravilhoso, como definiu o treinador do Flamengo. Após ver seu time superar o Fluminense por 3 a 2 (veja no vídeo ao lado), no Maracanã, pela 13ª rodada do Brasileirão, ele encheu a equipe de elogios, comemorou a melhora na tabela e o ganho de confiança dos jogadores.
             
- Vitórias como essa são emblemáticas, ainda mais vindo acompanhada de uma atuação consistente. Merecemos tudo de bom que conquistamos no jogo. Fomos equilibrados, sofremos ainda com a bola parada, o que ainda resolveremos aos poucos, mas uma vitória indiscutível, que dá confiança para você pensar que pode ter uma sequência, em todos os estádios, contra todos os adversários. Fizemos sete pontos em nove. Nos nove anteriores, tínhamos feito um. Por isso que passamos pela primeira vez para a primeira página da tabela, algo que deixamos escapar no jogo passado. Estou contente com o que os jogadores estão fazendo taticamente, a luta que estão tendo para que se produza. A vitória trouxe tudo isso para a gente. Sem dúvida temos que continuar repetindo.

Com 17 pontos, o Flamengo está em 10º. A distância para o G-4 é menor do que para a zona de rebaixamento, o que, segundo Mano, indica que o trabalho está no caminho certo.

Mano Menezes, Fluminense x Flamengo (Foto: Guilherme Pinto/Agência O Globo) 
Mano Menezes ficou orgulhoso com a dedicação do time do Fla (Foto: Guilherme Pinto/Agência O Globo)
 
- Construir a equipe durante o Brasileiro, na principal divisão, traz um grau de dificuldade que às vezes trava a evolução. O caminho é esse mesmo. A gente precisa ter experiência na condução do que estamos fazendo. Estou muito contente com a dedicação dos jogadores. Com a chegada desse jogadores experientes, vamos fazer ainda mais rápido.

Mano elogiou a estreia de André Santos. O lateral-esquerdo foi escalado como meia e deu equilíbrio ao setor.

- Futebol não é só sistema tático. Tivemos acréscimo de qualidade no setor. Deu equilíbrio, a bola ficou calma. Quando ela fica calma, o jogo é outro. Precisa dar tempo, não pode querer acelerar.
Por enquanto, o treinador não quer pensar na escalação que vai usar no jogo da próxima quarta-feira, contra o Goiás, em Goiânia. O volante Victor Cáceres, que cumpriu suspensão, estará à disposição. André Santos deve ser mantido no meio, e Luiz Antonio pode sair da equipe. Mas isso é assunto para segunda-feira. Antes de montar o time, Mano quer saborear a vitória no Fla-Flu e um bom churrasco.

- Vamos comemorar a vitória primeiro. Foi um resultado importante, num jogo importante. O torcedor saiu feliz, a gente fica feliz pela felicidade dele. Vamos esperar. Cáceres faz bem a função, Luiz Antonio cresceu na segunda etapa. O domingo foi maravilhoso até aqui. Espero completar com um churrasquinho agora porque ninguém é de ferro (risos).

O grupo do Flamengo volta a trabalhar na tarde desta segunda, no Ninho do Urubu.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/08/mano-celebra-domingo-maravilhoso-e-subida-na-tabela-vitoria-indiscutivel.html

Fla domina o clássico, faz gol de letra e vence o Flu no Maracanã: 3 a 2

Rubro-Negro tem boas atuações de Hernane, Elias e do estreante André Santos. Tricolor perde seu terceiro clássico no Campeonato Brasileiro


A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

Se o clássico tem o poder de tirar um time da crise e afundar o outro nela, a semana começará de forma tranquila na Gávea e mais tensa ainda nas Laranjeiras. No primeiro Fla-Flu do novo Maracanã, a equipe rubro-negra mostrou maior organização, mandou no jogo e, com um gol de letra de Hernane, venceu um apático Tricolor por 3 a 2, neste domingo, pela 13ª rodada do Brasileiro. Elias e Hernane, outra vez, completaram a vitória. Sobis fez os dois do Flu.

Enfrentar os rivais cariocas tem feito bem ao Flamengo no nacional. Este foi seu terceiro clássico, com duas vitórias e um empate - nos acréscimos, diante do Botafogo. O resultado melhora o astral no clube e a posição na tabela (agora são 17 pontos), mas além disso dá esperanças aos torcedores. O Rubro-Negro dominou o meio de campo e imprimiu enorme velocidade, encurralando o Fluminense. O estreante André Santos, lateral-esquerdo de origem mas atuando como meia, compôs bem o setor e distribuiu as jogadas.


Ele participou do confuso terceiro gol do Flamengo, em que ele e Hernane praticamente chutaram juntos. O placar do Maracanã apontou gol de André Santos, mas o árbitro Luiz Flávio de Oliveira depois confirmou a autoria para o atacante.

- O André tentou, errou a passada, achei que não ia chutar mais, e eu preferi chutar. O gol é importante nessa hora, o importante é fazer o gol - explicou o lance o Brocador, que além dos dois gols deu assistência para Elias e deve ser titular novamente diante do Goiás, na quarta, às 21h50m, no Serra Dourada.

Já o estreante do Fluminense não foi bem. Escalado pela primeira vez neste Brasileiro desde o início no lugar de Wagner, o jovem Eduardo esteve apagado em campo e foi mais notado ao levar caneta de Leo Moura no segundo gol rubro-negro. O Tricolor, com 14 pontos e perto do Z-4, voltou a apresentar enorme lentidão para levar a bola ao ataque, o que irritou seu torcedor. Dúvida até momentos antes do jogo, Diego Cavalieri teve boa atuação e evitou uma derrota maior.

O time perdeu seus três clássicos no Brasileiro - no ano, são seis derrotas, dois empates e nenhuma vitória contra os rivais. Luxemburgo, que perdeu pela primeira vez no comando do Fluminense justamente contra seu ex-clube, coleciona desfalques para o duelo da próxima quarta-feira, contra o Corinthians, no Maracanã. Fred e Jean estarão na Seleção para amistoso com a Suíça, e Carlinhos recebeu o terceiro amarelo.

- Trocaria tudo pela vitória, mas infelizmente levamos a virada no primeiro tempo. Ali matou o jogo. O terceiro gol foi uma casualidade, bate-rebate. Se o nosso segundo gol tivesse saído uns cinco minutos antes... - lamentou Rafael Sobis, que completou cem jogos pelo clube no clássico.

Hernane, Fluminense x Flamengo (Foto: Marcelo Carnaval/Agência O Globo) 
Hernane comemora após marcar de letra sobre o Fluminense (Foto: Marcelo Carnaval/Agência O Globo)
 
Hernane tira onda com gol de letra
 O Fluminense deu sua primeira finalização no jogo aos 16 minutos e abriu o placar. Rafael Sobis aproveitou erro de Wallace, dominou na área e encheu o pé esquerdo. A essa altura, o Flamengo tinha muito mais volume de jogo e já havia finalizado cinco vezes, perdendo boas chances com o estreante André Santos, que mandou para fora, e com Leonardo Moura, que parou nas mãos de Diego Cavalieri. O gol tricolor, no entanto, em nada mudou o panorama da partida. O Rubro-Negro continuou superior em campo, chegando com velocidade à área do Flu, que se mostrava lento para atacar e para marcar.
 
Presença constante no ataque, Elias apareceu de surpresa para empatar o duelo aos 25. Em velocidade, recebeu de Hernane na intermediária e entrou cara a cara, tocando por cima de Cavalieri. A rapidez também veio com o veterano Léo Moura, que tocou entre as pernas do novato Eduardo, chegou ao fundo e cruzou rasteiro. Hernane, de letra, virou o clássico e enlouqueceu a torcida flamenguista, aos 31. Previsível, o Flu se limitou a bolas longas em busca de Fred. Irritado, o atacante andou se estranhando com González, que também bateu boca com Leandro Euzébio. A primeira etapa terminou quente.

Mudanças de Luxa não surtem efeito
A pausa para o intervalo não alterou o andamento da partida. O Flamengo continuou superior em campo e colecionando chances criadas. Gabriel perdeu a melhor, chutando em cima de Cavalieri aos três minutos, quase na saída da grande área. Luxemburgo tentou mudar, sem sucesso, ao colocar Kenedy e Wagner nas vagas de Eduardo e Felipe. Depois, sacou Leandro Euzébio e colocou Diguinho. Foi em vão.

Foi o Flamengo que continuou passeando no gramado. Aos 22, Paulinho, que substituíra Nixon pouco antes, chutou forte e a bola bateu no braço de Digão, mas o árbitro não marcou pênalti. Não precisou. Aos 35, em lance confuso na área tricolor, com direito a furada de Fred, a bola sobrou para Hernane e André Santos, que chutaram praticamente juntos. A bola morreu lentamente no fundo da rede tricolor e fez explodir de vez a torcida rubro-negra. Na comemoração, André Santos subiu a escada para abraçar os torcedores e não levou cartão amarelo, diferentemente do que ocorreu com Elias no jogo diante do Botafogo. Já nos acréscimos, Sobis chutou forte e contou com a ajuda de Felipe, que se enrolou e mandou a bola para dentro.

Felipe e Luiz Antonio, Fluminense x Flamengo (Foto: Fernando Cazaes/Photocamera) 
Felipe em lance com Luiz Antonio: tricolor foi mal e errou nove passes (Foto: Fernando Cazaes/Photocamera)
 
 
FONTE:
 

Ao lado de austríaco, Bruno Soares ganha seu 1º título de Masters 1.000

Brasileiro e Alexander Peya derrotam britânicos Andy Murray e Colin Fleming e conquistam troféu em Montreal

Por SporTV.com Montreal, Canadá

Bruno Soares está no circuito profissional de tênis desde 2001, mas nunca tinha conseguido ser campeão de um torneio Masters 1.000. Até este domingo. Em sua nona final da temporada, o brasileiro e o austríaco Alexander Peya derrotaram os britânicos Andy Murray e Colin Fleming por 6/4 e 7/6(4) para garantir o título em Montreal, no Canadá.

- Primeiro, queria parabenizar Andy e Fleming pela grande semana. Andy, é uma honra dividir a quadra com você. Obrigado por jogar duplas de vez em quando. É bom para a gente. Eu gostaria de agradecer meu parceiro que tem me carregando nesta temporada. Esse é nosso troféu de Masters 1.000, então a sensação é muito especial - disse Bruno durante a premiação.

Primeiro troféu de nível Masters 1.000 da carreira de Bruno, este é o 15º título de duplas masculinas do mineiro, o quinto do ano. Em 2013, além de Montreal, o brasileiro foi campeão do ATP de Auckland, Aberto do Brasil, ATP de Barcelona e do ATP de Eastbourne. Além disso, foi finalista no Masters 1.000 de Madri, ATP de Queen's, Wimbledon (duplas mistas) e ATP de Hamburgo.


Tenis Bruno Soares e Alexandre Peya campeões Montreal (Foto: Reprodução/Twitter) 
Bruno Soares e Alexandre Peya erguem o troféu do Masters 1.000 de Montreal (Foto: Reprodução/Twitter)
 
Bruno Soares e Alexander Peya fizeram um primeiro set melhor e tiveram chances de quebra. Com Andy Murray sacando, o brasileiro e o austríaco tiveram um triplo break point a seu favor no quinto game da parcial. Os britânicos até salvaram duas bolas, mas Soares acertou um belo lob para conseguir a quebra. Com a vantagem, a dupla cabeça de chave número 2 não teve muito problema para confirmar seus serviços e fechar a parcial em 6/4.

Os britânicos começaram o segundo set errando muito e, depois de duas duplas faltas seguidas de Colin Fleming, tiveram o serviço quebrado logo no primeiro game da parcial. Mas Alexander Peya devolveu o favor. Em um game em que ele e Bruno Soares precisaram dar cinco smashes para ganhar um ponto, o austríaco também cometeu duplas faltas, e Murray e Fleming empataram 4/4.
O jogo seguiu muito equilibrado, e o set acabou indo para o tie-break. Soares e Peya ditaram o ritmo do desempate e, em um smash do austríaco, fizeram 7-4 para garantir o título. Na comemoração no Dia dos Pais, Bruno aproveitou para homenagear o pai, Malthus Antônio Soares, que faleceu no ano passado.

- Pai, te amo para sempre – escreveu Bruno na câmera da transmissão.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/08/ao-lado-de-austriaco-bruno-soares-conquista-1-titulo-de-masters-1000.html

Nadal passeia em quadra contra Raonic e leva o Masters de Montreal

Espanhol vence por duplo 6/2 e conquista oitavo título desta temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Montreal, Canadá

De forma tranquila, sossegada, diferente da semifinal contra Novak Djokovic, Rafael Nadal conquistou neste domingo o título do Masters 1000 de Montreal ao superar o canadense Milos Raonic por duplo 6/2, em 1h08min. O espanhol confirma sua grande forma ao levantar a oitava taça neste ano, a 25ª da carreira e terceira no torneio. Com os pontos do torneio, Nadal vai tomar do compatriota David Ferrer a terceira colocação do ranking mundial, ficando atrás de Andy Murray e do líder Djokovic. A Raonic, que chegou à sua primeira final de Masters 1000 na carreira, restou o consolo de se tornar o primeiro tenista canadense a figurar no top 10 do mundo.

Tenis Rafael Nadal campeão Montreal (Foto: Getty Images) 
Nadal comemora o oitavo título na temporada 2013 (Foto: Getty Images)
 
O jogo
Com um ace que chegou a 241km/h no primeiro game, Raonic saiu na frente. Em seguida, Nadal começou o seu passeio, confirmado seus dois serviços e quebrando o saque do canadense por duas vezes, chegando facilmente a 5/1. Aparentemente cansado, Raonic tentava se virar no saque, mas sofria com as paralelas de esquerda de Nadal e cometia muitos erros não forçados. O canadense só voltou a confirmar o seu saque no sétimo game. Servindo para o set, Nadal contou com três erros do canadense para fazer 6/2 e 1 set a 0, em 32 minutos.
  
O segundo set começou com canadense tendo o saque quebrado. A torcida da casa tentava empurrar Raonic. Lamentava os erros de seu tenista, vibrava com os poucos do espanhol, mas acabava se rendendo em aplausos ao melhor tênis de Nadal. Subindo à rede, o canadense conseguiu confirmar o seu serviço no terceiro game. Mostrando mais agressividade, Raonic voltou a se dar bem na rede para ter três chances de devolver a quebra. Mas Nadal foi inapelável ao salvar um 0/40, fazendo 3/1.

Raonic conseguiu confirmar o seu saque diminuindo para 3/2. Nadal voltou a contar com o talento e com os erros adversários para confirmar o seu serviço e no game seguinte quebrar novamente o saque do canadense e fazer 5/2. Com uma bola fora de Raonic, Nadal chegou ao título.
 
 FONTE
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/08/nadal-passeia-em-quadra-contra-raonic-e-leva-o-masters-de-montreal.html

Djokovic admite falhas em Montreal: 'Não se pode jogar assim contra Rafa'

Número 1 do mundo lamenta desempenho diante do adversário na semifinal do Masters 1.000 de Montreal e aponta erros nas trocas de bola e forehands

Por GLOBOESPORTE.COM Montreal

Após um jogaço de tirar o fôlego, Novak Djokovic sucumbiu à garra de Rafael Nadal e caiu nas semifinais do Masters 1.000 de Montreal. O espanhol confirmou a boa fase e acabou levando o título na decisão deste domingo, contra o canadense Milos Raonic. Enquanto isso, Djoko ainda tenta justificar a derrota sofrida para o arquirrival.

- Eu cometi muitos erros não-forçados, principalmente durante as trocas de bola. Acabei errando muitos forehands simples também. Não se pode jogar assim contra Rafa. Você sabe que ele não te dá muitas chances - lamentou Nole.

Novak Djokovic na partida do Masters 1.000 de Montreal contra Rafael Nadal (Foto: Reuters) 
Novak Djokovic na partida do Masters 1.000 de Montreal contra Rafael Nadal (Foto: Reuters)
 
No terceiro set, quando o jogo estava empatado em 2 a 2, Nadal acertou a cabeça do sérvio na devolução de uma deixadinha. O espanhol ficou sem graça, pediu desculpas, mas Nole não ligou para o incidente. O sérvio estava mais preocupado com a perda do ponto e com a eficiência do saque do adversário.

O número 1 do mundo não fatura um título desde abril, quando levantou o troféu do Masters de Monte Carlo após superar o algoz espanhol na decisão. Nadal deu o troco em Roland Garros, eliminando o sérvio nas semifinais, e voltou a levar a melhor neste sábado. Djoko também foi superado na final de Wimbledon, desta vez por Andy Murray.

Apesar do retrospecto recente, o número 1 do ranking ainda é apontado como um dos favoritos ao título do US Open, último Grand Slam da temporada, que será disputado a partir de 26 de agosto, em Nova York. Antes, Djokovic disputa o Masters de Cincinnati, torneio em que foi derrotado por Roger Federer na final do ano passado.

 
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/08/djokovic-admite-falhas-
em-montreal-nao-se-pode-jogar-assim-contra-rafa.html

Serena é campeã em Toronto, e rival romena chora durante a premiação

Com direito a pneu, americana não dá chance para surpresa Sorana Cirstea, que se emociona e rouba cena na entrega do troféu

Por GLOBOESPORTE.COM Toronto, Canadá

Tenis Serena Williams campeã, Toronto (Foto: AP) 
Serena Williams comemora o título em Toronto (Foto: AP)
 
Durante a semana, a romena Sorana Cirstea já havia surpreendido Jelena Jankovic, Caroline Wozniacki, Petra Kvitova e Na Li. Atual líder do ranking, Serena Williams não deu chance para zebras. Com direito a um pneu e seis quebras de saque, a americana atropelou a número 27 do mundo na decisão do WTA de Toronto, venceu por 6/2 e 6/4 e conquistou seu oitavo título da temporada e seu terceiro troféu na competição onde já havia vencido em 2001 e 2011.
Na premiação, porém, foi a romena quem roubou a cena. Com lágrimas nos olhos, agradeceu a técnicos, torcida e parabenizou a adversária, que se mostrou sensibilizada pela emoção da tenista de 23 anos.

- Quero agradecer a todos que me apoiaram. Vocês fizeram eu me sentir em casa. É minha primeira vez em Toronto, mas este virou meu torneio favorito. Sinto muito por não ter conseguido jogar melhor hoje – disse Sorana Cirstea, chorando muito logo depois e recebendo vários elogios de Serena Williams em seu discurso.

Tenis Sorana Cirstea chorando, Toronto (Foto: AP) 
Sorana Cirstea roubou a cena se emocionando com o vice-campeonato em Toronto (Foto: AP)
 
No jogo, porém, a americana não teve pena da adversária e começou a partida abrindo 3/0 depois de duas quebras. Após orientações de seu treinador, Cirstea até ensaiou uma reação, devolvendo uma das quebras e diminuindo para 3/2. Daí para frente, porém, só deu Serena. A número 1 do mundo ganhou todos os games seguintes, perdeu apenas nove pontos (de 35) no segundo set, conseguiu um pneu e fechou a partida em 1h05m com 6/2 e 6/0.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/08/serena-e-campea-em-toronto-e-rival-romena-chora-durante-premiacao.html
 

Campeão da simpatia, Brasil encanta ao dar atenção aos fãs em Cabo Frio

Na 29ª conquista do Sul-Americano, atletas satisfazem torcida ao ficar à disposição por alguns minutos para tirar fotos e dar autógrafos após os jogos

Por Gabriel Fricke Direto de Cabo Frio, RJ

A campanha foi quase impecável. Tendo perdido apenas dois sets em toda a competição, o Brasil foi o campeão do Sul-Americano de vôlei pela 29ª vez na história ao vencer a Argentina por 3 sets a 2, parciais de 19/25, 25/20, 25/19 e 24/26 e 15/10. A equipe de Bernardinho derrotou ainda Paraguai, Colômbia e Chile, todos por 3 sets a 0. Em 30 edições, apenas a de 1964, sem a presença dos brasileiros, ficou com os hermanos. Mas a seleção brasileira foi a campeã também em outro quesito: simpatia. Os fãs de Cabo Frio, na Região dos Lagos, se satisfizeram com fotos, autógrafos, abraços e até conversas com seus ídolos. Após cada partida, eles ficavam minutos percorrendo o entorno da quadra no ginásio Alfredo Barreto apeans para dar atenção aos torcedores.

vôlei Bernadinho tira foto com Torcida (Foto: Thiago Lavinas) 
Bernardinho fica cerca de 25 minutos percorrendo quadra para atender fãs (Foto: Thiago Lavinas)
 
O primeiro a realizar o gesto de carinho foi justamente o comandante. Depois do duelo contra o Paraguai, o técnico Bernardinho ficou aproximadamente 25 minutos diante dos cabofrienses. Uma mulher chegou a entregar a filha para que o treinador desse um abraço nela. Muitos flashes depois, ele enfim conseguiu sair pelo túnel que dá acesso aos vestiários.

- São poucas as oportunidades de vir a Cabo Frio. É a primeira vez comigo no comando. É o carinho das pessoas, a atenção que nos dão e toda a preocupação em nos receber bem na academia, no ginásio, onde a gente vai, com muito respeito. Claro que eles têm que entender que às vezes não temos muito tempo. Mas acho que toda atenção é carinho é o mínimo que a gente pode fazer por tudo que eles dão para a gente. É parte da função do atleta, de quem é referência para os jovens, às pessoas que admiram, que a gente retribua desta forma. Às vezes a pessoa está chateada, tem que respeitar o momento de cada um. Mas eles (atletas) precisam entender que é uma responsabilidade que eles têm. Estar na seleção é um privilégio que você conquistou, mas vem acompanhado de uma responsabilidade de dar um carinho, atenção e ser educado com as pessoas - comentou o treinador que, após um dos treinamentos, chegou a abrir espaço para que os fãs pudessem ter um contato mais próximo com seus ídolos, dentro de quadra.

vôlei dante tira foto com Torcida (Foto: Gabriel Fricke) 
Dante dá autrógrafos às torcedoras da seleção brasileira (Foto: Gabriel Fricke)
 
No segundo jogo, contra a Colômbia, Mário Junior fez o mesmo que o comandante. Percorreu desde a metade da quadra até o túnel de saída. Dante, Sidão, Lucão e os outros atletas do elenco também passaram algum tempo com a torcida no fim dos jogos. O ponteiro Lucarelli, de 21 anos, chegou a ser pedido em casamento por uma fã, que segurava um cartaz, e retribuiu com um sorriso.

- Fico muito feliz com o ginásio todo cheio. Nunca tinha vindo nesse ginásio de Cabo Frio. Tem muita estrutura, gostei muito e tivemos muito carinho da torcida - comentou Mário Junior, melhor líbero do torneio (veja a lista completa das premiações).

Um dos mais assediados, Bruninho parecia que não teria descanso. A todo momento, seu nome era gritado das arquibancadas. Mesmo assim, ele teve paciência para assinar as camisas amarelas entregues pelo patrocinador da seleção aos fãs na entrada do ginásio e até recebeu uma cartinha de uma torcedora, que afirmou que sua filha é apaixonada por ele.

Lucarelli recebe pedido de casamento em Cabo Frio (Foto: CBV / Instagram) 
Lucarelli recebe pedido de casamento em Cabo Frio em um cartaz (Foto: CBV / Instagram)
 
Com a conquista do Sul-Americano, o Brasil garantiu vaga para a Copa dos Campeões, no Japão, no final do ano. Além disso, também se classificou para o Mundial na Polônia, em 2014, assim como a vice-colocada Argentina. Há uma terceira vaga que será disputada em um pré-Mundial.

Confira o retrospecto do Brasil no Sul-Americano e a tabela completa:
Terça-feira, 06/08
Argentina 3 x 0 Chile (25/20, 25/12 e 25/23)
Brasil 3 x 0 Paraguai (25/7, 25/9 e 25/5)

Quarta-feira, 07/08
Chile 3 x 1 Paraguai (22/25, 25/16, 25/20 e 25/21)
Brasil 3 x 0 Colômbia (25/15, 25/18 e 25/12)

Quinta-feira, 08/08
Colômbia 3 x 2 Chile (18/25, 25/17, 23/25, 25/22 e 18/16)
Argentina 3 x 0 Paraguai (25/13, 25/10 e 25/15)

Sexta-feira, 09/08
Argentina 3 x 0 Colômbia (25/17, 25/9 e 25/17)
Brasil 3 x 0 Chile (25/19, 25/19 e 25/17)

Sábado, 10/08
Colômbia 3 x 0 Paraguai (25/23, 25/13 e 25/15)
Brasil 3 x 2 Argentina (19/25, 25/20, 25/19 e 24/26 e 15/10)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/campeao-da-simpatia-brasil-encanta-ao-dar-atencao-aos-fas-em-cabo-frio.html

Em virada incrível, Talita/Taiana salva 3 match points e é campeã em Berlim

Brasileiras erram muito no começo, alemãs têm três chances de fechar o jogo, mas, com raça, líderes da temporada levam decisão para o tie-break e vencem

Por SporTV.com Berlim

Um início de jogo desanimador, com 6 a 0 contra. Três match points para as adversárias. Nada mais óbvio que a vitória das alemãs Holtwick e Semmler diante de sua torcida. Mas não contra as líderes da temporada do Circuito Mundial de vôlei de praia. No Grand Slam de Berlim, Talita e Taiana se reinventaram, conseguiram uma virada inacreditável após estarem no buraco e deram a volta por cima para garantirem o quinto título do ano: 2 sets a 1 - parciais de 16/21, 23/21 e 15/12. O bronze ficou com as americanas Fopma e Sweat. (assista ao vídeo: os pontos finais de cada set e o pódio na Alemanha)

Em 2013, as brasileiras já haviam vencido em Xangai, Haia, Roma e Long Beach. A próxima etapa do Circuito Mundial, a oitava da temporada, acontece de 21 a 25 de agosto em Moscou, na Rússia.

talita e taiana campeãs grand slam de berlim volei de praia (Foto: FIVB) 
Talita e Taiana comemoram o título do Grand Slam de Berlim, na Alemanha (Foto: FIVB)
 
O jogo: a final em três sets
Embaladas depois da vitória sobre as tchecas Kolocova e Slukova na semifinal, as brasileiras chegaram com moral para a decisão. Mas o que elas viram - e apenas viram - foi um início arrasador de Holtwick e Semmler. As alemãs abriram 5 a 0 no primeiro set, forçando um pedido de tempo das rivais. Mas nada adiantou. Na volta, 6 a 0. Talita e taiana até ensaiaram uma reação, mas as donas da casa não permitiram e fecharam em 21 a 16.

talita e taiana campeãs grand slam de berlim volei de praia (Foto: FIVB) 
Talita e Taiana no lugar mais alto do pódio do  Grand Slam de Berlim, na Alemanha (Foto: FIVB)
 
E as coisas continuaram não dando certo para as brasileiras na etapa seguinte. Enquanto isso, as alemãs caminhavam tranquilamente para uma vitória dentro de casa. Estava decidido: 20 a 17 no placar e três match points. Mas quando parecia que era uma questão de tempo para a derrota, Talita e Taiana salvaram um, dois e três pontos do jogo. Melhor ainda, viraram o set e fecharam com um ace que a bola raspou na linha: 23 a 21.

Esperança renovada para as brasileiras, e cara de "não estou acreditando" para as alemãs. Daí em diante a melhor dupla verde e amarela do Circuito Mundial não deu mais bobeira. Taiana na bola curta e na defesa, e Talita no bloqueio e no ataque tomaram conta do tie-break e fecharam o jogo em uma bela cortada de Talita (15 a 12).

Vitória brasileira também no masculino
Festa completa do Brasil em Berlim. No sábado, Evandro e Vitor Felipe conquistaram o primeiro título da dupla e logo em um Grand Slam do Circuito Mundial. Eles também venceram de virada, passando pelos russos Semenov e Krasilnikov na grande decisão.

Etapa de Berlim, Alemanha
Feminino
1º Talita/Taiana (BRA)
2º Holtwick/Semmler (ALE)
3º Fopma/Sweat (EUA)


Masculino
1º Evandro/Vitor Felipe (BRA)
2º Semenov/Krasilnikov (RUS)
3º Herrera/Gavira (ESP)


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/08/em-virada-incivel-talitataiana-salva-3-match-points-e-e-campea-em-berlim.html

Em seu retorno, central Sidão é eleito o melhor jogador do Sul-Americano


Além do troféu de MVP para Sidão, Brasil domina os prêmios individuais, com Bruninho (levantador), Lucarelli (ponteiro) e Mário Júnior (líbero)

Por Gabriel Fricke Direto de Cabo Frio, RJ

Além do 29º título do Sul-Americano de vôlei, o primeiro da nova geração da seleção brasileira, o time do técnico Bernardinho também trouxe para casa os prêmios individuais da competição, disputada em Cabo Frio, no Rio de Janeiro. Após o triunfo diante da Argentina por 3 sets a 2, de virada (19-25, 25-20, 25/19, 24/26 e 15/10), Sidão, que voltava ao time após cirurgia na coluna, foi eleito o melhor jogador da competição.

Outros brasileiros também foram premiados: Bruninho foi o melhor levantador, Lucarelli foi eleito o melhor ponteiro ao lado do argentino Quiroga, Mário Júnior foi o melhor líbero, e Sidão também foi escolhido como o melhor central ao lado do argentino Solé. O único prêmio que não ficou com o Brasil foi entregue ao oposto Alex Moreno, da Colômbia.

Sidão recebe o prêmio de melhor jogador do Sul-Americano (Foto: Divulgação/CBV) 
Sidão recebe o prêmio de melhor jogador do Sul-Americano (Foto: Divulgação/CBV)
 
- É gratificante demais ser campeão com boa atuação. Passei por momento difíceis, por uma cirurgia, mas tive a ajuda de muitas pessoas para me recuperar. Mais um campeonato, mais um título e ser campeão é sempre muito importante. Tive pouco tempo de preparação, mas sempre procurei trabalhar bem e com tranquilidade. Posso botar minha cabeça no travesseiro feliz, com o sentimento de dever cumprido - garantiu Sidão.

Já Mário Júnior comemorou o primeiro título da nova geração.

- Estou muito feliz. É o primeiro título dessa nova geração que está se renovando e isso é muito importante. Sabíamos que esse jogo seria o mais difícil e fizemos uma partida bastante dura - disse Mário Júnior.

Bruninho recebe o prêmio de melhor levantador (Foto: Divulgação/CBV) 
Bruninho recebe o prêmio de melhor levantador (Foto: Divulgação/CBV)
 
Quiroga, por outro lado, gostou da atuação da Argentina diante do Brasil, apesar da derrota.
- Não saio satisfeito da quadra, mas achei que a Argentina jogou muito bem e mostrou o nível em que está - frisou Quiroga.

Premiados
Melhor levantador - Bruninho (BRA)
Melhores ponteiros - Lucarelli (BRA) e Quiroga (ARG)
Melhor oposto - Alex Moreno (Colômbia)
Melhores centrais - Sidão (BRA) e Solé (ARG)
Melhor líbero - Mário Júnior - (BRA)
Melhor jogador - Sidão (BRA)


Confira a tabela completa e os resultados do Campeonato Sul-Americano:
Terça-feira, 06/08
Argentina 3 x 0 Chile (25/20, 25/12 e 25/23)
Brasil 3 x 0 Paraguai (25/7, 25/9 e 25/5)

Quarta-feira, 07/08
Chile 3 x 1 Paraguai (22/25, 25/16, 25/20 e 25/21)
Brasil 3 x 0 Colômbia (25/15, 25/18 e 25/12)

Quinta-feira, 08/08
Colômbia 3 x 2 Chile (18/25, 25/17, 23/25, 25/22 e 18/16)
Argentina 3 x 0 Paraguai (25/13, 25/10 e 25/15)

Sexta-feira, 09/08
Argentina 3 x 0 Colômbia (25/17, 25/9 e 25/17)
Brasil 3 x 0 Chile (25/19, 25/19 e 25/17)

Sábado, 10/08
Colômbia 3 x 0 Paraguai (25/23, 25/13 e 25/15)
Brasil 3 x 2 Argentina


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/em-seu-retorno-central-sidao-e-eleito-o-melhor-jogador-do-sul-americano.html

Mari Paraíba, Rubinho, Dante e outros atletas homenageiam os pais na web

No Dia dos Pais, esportistas mostram todo o seu amor nas redes sociais

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

mari paraiba volei de praia dia dos pais (Foto: Reprodução/Instagram) 
Mari Paraíba faz uma homenagem ao pai, Isnaldo, nas redes sociais (Foto: Reprodução/Instagram)
Perto ou longe, os filhos não costumam esquecer daqueles que os ensinaram a dar os primeiros passos. Neste domingo de Dia dos Pais, atletas de diversos esportes homenagearam seus "velhos" nas redes sociais com fotos e mensagens de muito carinho. Do vôlei de praia ao surfe, passando pelo automobilismo, uma coisa em comum: muitos agradecimentos.

A musa do vôlei de praia Mari Paraíba não esqueceu de deixar sua mensagem para Seu Inaldo:
- Feliz dia dos pais para o MELHOR PAI DO MUNDO!!!! Você é a luz do meu caminho, pai! Que Deus possa te abençoar em todos os dias, não só no dia dos pais. Te amo! - escreveu em sua conta no Instagram.

A surfista de ondas gigantes Maya Gabeira mandou um recado para "o homem que mais ama nesse mundo". Mesmo longe do político e jornalista Fernando Gabeira, ela espera o retorno do patriarca de uma viagem para poder abraçá-lo. Já Dante, que acabou de conquistar o título do Sul-Americano de vôlei com a seleção brasileira, agradeceu ao pai por ser "referência de força, educação e humildade". O campeão mundial de judô Luciano Correa também escreveu uma bonita mensagem de carinho para Seu raimundo.

Pai de Eduardo e Fernando, Rubens Barrichello não esqueceu de Rubão, o avô dos seus filhos. Neste domingo Rubinho disputa a etapa de Ribeirão Preto da Stock Car.
- Feliz dia a todos os Pais. Em especial a este meu Pai que eu amo muito... Bjao.

Rubinho stock car dia dos pais (Foto: Reprodução/Instagram) 
Rubinho posta foto ao lado do pai, Rubão, em sua conta no Instagram (Foto: Reprodução/Instagram)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/2013/08/mari-paraiba-rubinho-dante-e-outros-atletas-homenageiam-os-pais-na-web.html

Gigante na rede, Evandro/Vitor Felipe leva primeiro título no Circuito MundiaDupla brasileira derrota russos Semenov/Krasilnikov de virada e é campeã do Grand Slam de Berlim, na Alemanha. Taiana e Talita estão na semifinal Por SporTV.com Berlim 3 comentários Seja com 2,10m ou 1,92, Evandro e Vitor Felipe se tornaram gigantes neste sábado na decisão do Grand Slam de Belim, na Alemanha. Os brasileiros cresceram nas jogadas junto à rede e derrotaram os russos Semenov e Krasilnikov, de virada (2 a 1 - 21/23, 21/13 e 15/10), para conquistarem o primeiro título da dupla no Circuito Mundial de vôlei de praia. E o ponto final não poderia ter sido de outro jeito: bloqueio de Evandro e muita comemoração. O terceiro lugar ficou com a dupla espanhola Herrera e Gavira. - Não consigo acreditar. Nunca estive no topo do pódio, seja em competições internacionais ou nacionais, e agora eu estou - comemorou, emocionado, Vitor Felipe. No feminino, as líderes da temporada do Circuito Talita e Taiana estão na semifinal do torneio, que acontece neste domingo. Elas encaram as tchecas Kolocova e Slukova por uma vaga na final. evandro bloqueio campeão etapa de berlim volei de praia (Foto: FIVB)Evandro cresce no bloqueio e para o ataque de Krasilnikov (Foto: FIVB) O jogo evandro e vitor felipe campeões etapa de berlim volei de praia (Foto: FIVB)Vitor Felipe e Evandro comemoram primeiro título no Circuito Mundial (Foto: FIVB) Do alto dos seus 2,10m, Evandro se impôs na rede no início da partida, e a dupla brasileira se manteve à frente do placar até a reta final do set. O carioca cortou, bloqueou, deu tapinha e ajudou a abrir uma vantagem de cinco pontos (10 a 5). Mas os russos não desistiram e, com um ace de Semenov, empataram o jogo em 19 a 19. E foi com outro ponto de saque de Semenov que eles se aproveitaram da descontração dos brasileiros para vencer o set por 23 a 21. Invertendo os papéis, foi a vez de Vitor Felipe crescer na rede no início da segunda parcial. O baixinho de 1,92m venceu Krasilnikov no bloqueio e abriu caminho para a virada verde e amarela. Vitória tranquila por 21 a 13, e o jogo seria decidido no tie-break. A virada estava por vir. Semenov e Krasilnikov não se encontraram mais em quadra e apenas viram os brasileiros dominarem o terceiro set. Os russos erravam muito, enquanto Evandro e Vitor Felipe viravam quase todas as bolas. E coube a Evandro confirmar o último ponto, mais uma vez de bloqueio, para decretar a vitória brasileira na Alemanha. Etapa de Berlim, Alemanha 1º Evandro/Vitor Felipe (BRA) 2º Semenov/Krasilnikov (RUS) 3º Herrera/Gavira (ESP)

Dupla brasileira derrota russos Semenov/Krasilnikov de virada e é campeã do Grand Slam de Berlim, na Alemanha. Taiana e Talita estão na semifinal

Por SporTV.com Berlim

Seja com 2,10m ou 1,92, Evandro e Vitor Felipe se tornaram gigantes neste sábado na decisão do Grand Slam de Belim, na Alemanha. Os brasileiros cresceram nas jogadas junto à rede e derrotaram os russos Semenov e Krasilnikov, de virada (2 a 1 - 21/23, 21/13 e 15/10), para conquistarem o primeiro título da dupla no Circuito Mundial de vôlei de praia. E o ponto final não poderia ter sido de outro jeito: bloqueio de Evandro e muita comemoração. O terceiro lugar ficou com a dupla espanhola Herrera e Gavira.
- Não consigo acreditar. Nunca estive no topo do pódio, seja em competições internacionais ou nacionais, e agora eu estou - comemorou, emocionado, Vitor Felipe.

No feminino, as líderes da temporada do Circuito Talita e Taiana estão na semifinal do torneio, que acontece neste domingo. Elas encaram as tchecas Kolocova e Slukova por uma vaga na final.
evandro bloqueio campeão etapa de berlim volei de praia (Foto: FIVB) 
Evandro cresce no bloqueio e para o ataque de Krasilnikov (Foto: FIVB)
 
O jogo

evandro e vitor felipe campeões etapa de berlim volei de praia (Foto: FIVB) 
Vitor Felipe e Evandro comemoram primeiro título no Circuito Mundial (Foto: FIVB)
 
Do alto dos seus 2,10m, Evandro se impôs na rede no início da partida, e a dupla brasileira se manteve à frente do placar até a reta final do set. O carioca cortou, bloqueou, deu tapinha e ajudou a abrir uma vantagem de cinco pontos (10 a 5). Mas os russos não desistiram e, com um ace de Semenov, empataram o jogo em 19 a 19. E foi com outro ponto de saque de Semenov que eles se aproveitaram da descontração dos brasileiros para vencer o set por 23 a 21.
Invertendo os papéis, foi a vez de Vitor Felipe crescer na rede no início da segunda parcial. O baixinho de 1,92m venceu Krasilnikov no bloqueio e abriu caminho para a virada verde e amarela. Vitória tranquila por 21 a 13, e o jogo seria decidido no tie-break.

A virada estava por vir. Semenov e Krasilnikov não se encontraram mais em quadra e apenas viram os brasileiros dominarem o terceiro set. Os russos erravam muito, enquanto Evandro e Vitor Felipe viravam quase todas as bolas. E coube a Evandro confirmar o último ponto, mais uma vez de bloqueio, para decretar a vitória brasileira na Alemanha.

Etapa de Berlim, Alemanha
1º Evandro/Vitor Felipe (BRA)
2º Semenov/Krasilnikov (RUS)
3º Herrera/Gavira (ESP)


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/08/gigante-na-rede-evandrovitor-felipe-leva-primeiro-titulo-no-circuito-mundial.html

Em seu retorno, central Sidão é eleito o melhor jogador do Sul-Americano

Além do troféu de MVP para Sidão, Brasil domina os prêmios individuais, com Bruninho (levantador), Lucarelli (ponteiro) e Mário Júnior (líbero)

Por Gabriel Fricke Direto de Cabo Frio, RJ

Além do 29º título do Sul-Americano de vôlei, o primeiro da nova geração da seleção brasileira, o time do técnico Bernardinho também trouxe para casa os prêmios individuais da competição, disputada em Cabo Frio, no Rio de Janeiro. Após o triunfo diante da Argentina por 3 sets a 2, de virada (19-25, 25-20, 25/19, 24/26 e 15/10), Sidão, que voltava ao time após cirurgia na coluna, foi eleito o melhor jogador da competição.

Outros brasileiros também foram premiados: Bruninho foi o melhor levantador, Lucarelli foi eleito o melhor ponteiro ao lado do argentino Quiroga, Mário Júnior foi o melhor líbero, e Sidão também foi escolhido como o melhor central ao lado do argentino Solé. O único prêmio que não ficou com o Brasil foi entregue ao oposto Alex Moreno, da Colômbia.

Sidão recebe o prêmio de melhor jogador do Sul-Americano (Foto: Divulgação/CBV) 
Sidão recebe o prêmio de melhor jogador do Sul-Americano (Foto: Divulgação/CBV)
 
- É gratificante demais ser campeão com boa atuação. Passei por momento difíceis, por uma cirurgia, mas tive a ajuda de muitas pessoas para me recuperar. Mais um campeonato, mais um título e ser campeão é sempre muito importante. Tive pouco tempo de preparação, mas sempre procurei trabalhar bem e com tranquilidade. Posso botar minha cabeça no travesseiro feliz, com o sentimento de dever cumprido - garantiu Sidão.

Já Mário Júnior comemorou o primeiro título da nova geração.

- Estou muito feliz. É o primeiro título dessa nova geração que está se renovando e isso é muito importante. Sabíamos que esse jogo seria o mais difícil e fizemos uma partida bastante dura - disse Mário Júnior.

Bruninho recebe o prêmio de melhor levantador (Foto: Divulgação/CBV) 
Bruninho recebe o prêmio de melhor levantador (Foto: Divulgação/CBV)
 
Quiroga, por outro lado, gostou da atuação da Argentina diante do Brasil, apesar da derrota.
- Não saio satisfeito da quadra, mas achei que a Argentina jogou muito bem e mostrou o nível em que está - frisou Quiroga.

Premiados
Melhor levantador - Bruninho (BRA)
Melhores ponteiros - Lucarelli (BRA) e Quiroga (ARG)
Melhor oposto - Alex Moreno (Colômbia)
Melhores centrais - Sidão (BRA) e Solé (ARG)
Melhor líbero - Mário Júnior - (BRA)
Melhor jogador - Sidão (BRA)

Confira a tabela completa e os resultados do Campeonato Sul-Americano:
Terça-feira, 06/08
Argentina 3 x 0 Chile (25/20, 25/12 e 25/23)
Brasil 3 x 0 Paraguai (25/7, 25/9 e 25/5)

Quarta-feira, 07/08
Chile 3 x 1 Paraguai (22/25, 25/16, 25/20 e 25/21)
Brasil 3 x 0 Colômbia (25/15, 25/18 e 25/12)

Quinta-feira, 08/08
Colômbia 3 x 2 Chile (18/25, 25/17, 23/25, 25/22 e 18/16)
Argentina 3 x 0 Paraguai (25/13, 25/10 e 25/15)

Sexta-feira, 09/08
Argentina 3 x 0 Colômbia (25/17, 25/9 e 25/17)
Brasil 3 x 0 Chile (25/19, 25/19 e 25/17)

Sábado, 10/08
Colômbia 3 x 0 Paraguai (25/23, 25/13 e 25/15)
Brasil 3 x 2 Argentina


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/em-seu-retorno-central-sidao-e-eleito-o-melhor-jogador-do-sul-americano.html

Pronto para bater no Fla, Luxa encara time de coração no comando do Flu

Técnico terá primeiro desafio em clássicos pelo Tricolor logo contra os rubro-negros. Times voltam a se enfrentar no Maracanã após três anos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

montagem Luxemburgo Fluminense e Flamengo (Foto: Editoria de Arte) 
Agora técnico do Flu, Vanderlei Luxemburgo torce para o Flamengo (Foto: Editoria de Arte)
 
O sangue que corre na veia de Vanderlei Luxemburgo é vermelho misturado com preto. Não é novidade para ninguém que o treinador é torcedor de carteirinha do Flamengo. Ele mesmo faz questão de deixar isso bem claro, até quando lembra do dia em que treinou o Fla na derrota com o gol de barriga de Renato Gaúcho, pelo Carioca de 1995. Mas é preciso separar as coisas, como gosta de frisar. Quando está na lateral do campo, seja de terno ou com a camisa do clube que paga seus salários, ele precisa vencer. Neste domingo, 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16h (horário de Brasília), com traços verde, branco e grená na pele, Luxa terá pela primeira vez a missão de encarar o lado rubro-negro de um clássico no comando de um rival carioca. Como disse na apresentação como técnico do Fluminense, agora quer “bater no Flamengo toda vez que enfrentá-lo”.

Teria palco mais apropriado que o Maracanã para esse encontro contrastante? Aliás, teria palco mais apropriado para um Fla-Flu? Três anos se passaram desde o último encontro. Em 2010, durante a campanha do terceiro título brasileiro, os tricolores bateram nos arquirrivais por 2 a 1 (veja no vídeo abaixo), com direito a gols do ídolo Conca, Rodriguinho e o goleiro Bruno, hoje preso, acertando com precisão uma cobrança de falta para descontar. Depois, o estádio foi fechado para obras de reestruturação para a Copa do Mundo de 2014.

Logo no jogo de reabertura do estádio para clubes, o Fluminense foi também um dos protagonistas. O resultado é que não foi o ideal. Ainda sob a batuta de Abel Braga, os tricolores perderam por 3 a 1 para o Vasco e o treinador duraria somente mais uma rodada no comando. Em seguida, Luxemburgo assumiu. Este será seu primeiro clássico pelo Flu. E se quiser acabar de vez com a desconfiança de quem ainda é reticente com seu passado rubro-negro, o técnico precisará muito da vitória. Não só por superar seu time de coração, mas pelo retrospecto tricolor em clássicos em 2013: dois empates e cinco derrotas.

O Flamengo não sofre do mesmo mal contra rivais: venceu quatro, empatou um e perdeu outro. A atual pedra no sapato na Gávea é a escapulida dos três pontos na quarta-feira, contra a Portuguesa. Levar gol aos 47 minutos do segundo tempo não é agradável para ninguém, mas quando parte de um goleiro a finalização, aí fica mais complicado. Pior: foi Lauro, o mesmo que, dez anos atrás, havia conseguido feito muito parecido contra o próprio Flamengo. Sobra para todos os lados nessas horas. Um dos mais cobrados foi o atacante Hernane, substituto do lesionado Marcelo Moreno. Ouviu vaias ao deixar o gramado do Mané Garrincha, em Brasília. Mano Menezes, estreante em Fla-Flu, bancou, e ele será titular novamente. Recém-contratados, André Santos e Chicão foram relacionados, mas apenas o primeiro deve ser titular.

O jogo será exibido para todo o país pelo PremiereFC, em sistema pay-per-view, e acompanhado em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM com vídeos exclusivos.


header as escalações 2
Fluminense: sem Gum, a tendência é que Luxemburgo escale Digão ao lado de Leandro Euzébio na zaga do Fluminense. No gol, Diego Cavalieri, com dores no pé direito, perdeu os dois últimos treinos e é dúvida. Se não jogar, Kléver fará sua estreia nos profissionais. No meio, Luxemburgo barrou Wagner e dará oportunidade ao jovem Eduardo. O Fluminense deve entrar em campo com: Diego Cavalieri (Kléver), Igor Julião, Digão, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean, Felipe e Eduardo; Rafael Sobis e Fred.
Flamengo: Mano Menezes fechou o último treino antes do clássico. Queria privacidade para escalar o time sem Cáceres, suspenso, e com as chegadas de André Santos e Chicão. André treinou como titular no coletivo, mas não na lateral esquerda. O treinador o testou no meio-campo, função que o camisa 27 desempenhou nos tempos de Fenerbahçe, da Turquia. A equipe treinou com Felipe, Léo Moura, Wallace, González e João Paulo; Luiz Antonio, Elias, André Santos e Gabriel; Nixon e Hernane. Mano fez apenas uma mudança ao longo do treinamento. Ele sacou Hernane e lançou Fernando. Chicão ficou entre os reservas, mas está relacionado.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Fluminense: suspenso pelo terceiro amarelo, Gum não joga. Bruno, Deco, Marcos Junior, Rhayner, Valencia e Wellington Silva estão no departamento médico. Michael segue suspenso preventivamente por doping. 
Flamengo: com um problema na coxa direita, Marcelo Moreno está fora. O volante Cáceres está suspenso.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Fluminense: Carlinhos, Edinho e Rafael Sobis.
Flamengo: Léo Moura e Luiz Antonio.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Luiz Flavio de Oliveira (SP) apita o jogo, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP). O árbitro participou de uma única partida: Atlético-PR 2 x 0 Goiás. Ele tem cinco cartões amarelos aplicados e não expulsou nenhum jogador. Ele não assinalou pênaltis e tem 24 faltas marcadas. O campeonato tem média de 4,2 cartões amarelos e 0,2 cartão vermelho. São 33,5 faltas e 0,2 pênalti por confronto.

header_estatisticas (Foto: arte esporte)
Fluminense: na história do confronto, o Fluminense leva vantagem em jogos do Campeonato Brasileiro: foram 19 vitórias, contra 16 do rival e outros 14 empates. O Tricolor tem na bola aérea o seu jogo mais forte. Mais da metade dos gols da equipe no Brasileirão foram marcados foram de cabeça. Foram 8 bolas na rede através de cabeçadas. O posicionamento de seus homens de frente é outro ponto positivo, já que seus jogadores foram flagrados apenas 19 vezes em impedimento, o segundo melhor neste quesito. A equipe é a terceira que mais rouba bolas na competição, com média de 14 por partida.
Flamengo: a equipe é a segunda que mais finaliza na competição, com 179 chutes (média de 14,9 por jogo). Porém, tem o terceiro pior aproveitamento nos chutes, já que apenas 13 foram parar nas redes adversárias. Ou seja, apenas 7% das finalizações do Fla terminam em gols, ou um gol a cada 14 chutes. Com o adversário tendo uma forte bola aérea, o Rubro-Negro precisa se cuidar. Dos 9 gols sofridos sob o comando de Mano Menezes, 6 foram através de jogadas pelo alto. A seu favor, o Flamengo é o quarto time que menos comete faltas e deve dar poucas oportunidades ao adversário de levantar bolas para sua área.


header_na_historia (Foto: arte esporte)
 
Era a despedida do clássico Fla-Flu do Maracanã, fechado para obras para a Copa do Mundo na ocasião. O Fluminense ainda não imaginava que o final daquele ano reservaria a taça de campeão brasileiro, conquistada no Engenhão. Ainda corria atrás de mais pontos para seguir na busca pela conquista, que não vinha desde 1984. E no dia 26 de maio de 2010, sob o comando de Muricy Ramalho, os tricolores venceram por 2 a 1 o arquirrival. O atacante Rodriguinho fez o primeiro gol, com Conca ampliando. Aos 45 minutos do segundo tempo, uma curiosidade: o goleiro Bruno, atualmente preso pelo assassinato e ocultação de cadáver de Eliza Samúdio, fez, de falta, o gol do Fla. O volante Fernando ainda foi expulso pelo lado rubro-negro. E os comandados de Muricy encerraram um jejum de mais dois anos sem vitória sobre o rival. Veja a ficha do jogo no futpédia.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/08/pronto-para-bater-no-fla-luxa-encara-time-de-coracao-no-comando-do-flu.html

Jogadores do Galo repetem rotina e culpam arbitragem por novo empate

Bronca com o árbitro tem a causa no pênalti não marcado no fim do jogo

Por Fernando Martins Y Miguel Recife

Assim como aconteceu no empate em 2 a 2 com o Botafogo, no meio da semana, os jogadores do Atlético-MG reclamaram muito da arbitragem deste sábado, no 0 a 0 diante do Náutico, na Arena Pernambuco. No último lance da partida, o zagueiro João Filipe colocou a mão na bola, e o árbitro Ítalo Medeiros de Azevedo, do Rio Grande do Norte, nada marcou (veja o lance do pênalti não marcado acima).

O goleiro Victor comentou o que impediu o Atlético-MG de sair do estádio com os três pontos e, de quebra, com o fim do jejum de quatro partidas sem vitória.

- Se a arbitragem tivesse nos permitido, ao marcar o pênalti claro... Não podemos apenas colocar a culpa na arbitragem, mas foi um lance que, lá da outra área, consegui ver.

O volante Pierre reconheceu o mau futebol da equipe, mas também lamentou o erro da arbitragem.

- Temos que aproveitar as poucas oportunidades que criamos. Temos de ter mais capricho. A equipe do Náutico estava bem postada aqui. Mas não podemos deixar de falar do erro da arbitragem. Isso é difícil. Desde o ano passado, acontecem muitos erros contra nós. Mas, dos males, o menor. Somamos um ponto e não deixamos o Náutico encostar.

Veja os vídeos do Atlético-MG

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/08/jogadores-do-galo-repetem-rotina-e-culpam-arbitragem-por-novo-empate.html