sábado, 10 de agosto de 2013

Após empate com Goiás, Oswaldo reconhece que atuação não foi boa

Técnico diz que volume ofensivo da equipe não foi o ideal e considera um 'lance isolado' o gol contra do zagueiro André Bahia, que definiu resultado

Por Fred Huber Brasília

Tudo parecia que se encaminhava para mais uma vitória do Botafogo, mas um gol contra do zagueiro André Bahia decretou o empate por 1 a 1 com o Goiás, neste sábado, no estádio Mané Garrincha, em Brasília (veja os melhores momentos no vídeo). O rendimento do Alvinegro não foi o mesmo das últimas partidas, na análise do próprio técnico Oswaldo de Oliveira.

O comandante reclamou da pouca produtividade ofensiva de sua equipe, que não criou o mesmo volume de chances de gol.


- O Botafogo não jogou bem. Não criamos tantas oportunidades como criamos normalmente. Buscamos o tempo todo, o time foi bravo, mas não conseguimos. Em uma infelicidade cedemos o gol de empate que nos tirou a possibilidade de somar os três pontos.

Sobre o gol contra de André Bahia, Oswaldo considerou como um lance isolado. O técnico, no entanto, acredita que o time perdeu organização ao jogar com uma dupla de zaga formada por dois canhotos.

Walter e Dória, Botafogo x Goiás (Foto: Jorge William/Agência O Globo) 
Bota produziu menos do que o normal e sofreu com o Goiás de Walter (Foto: Jorge 
William/Agência O Globo)
 
- O André Bahia já jogou nesta situação. Não é justificativa. Foi um lance fortuito, isolado. No geral, correu tudo bem. Mas cai um pouco o poder de organização do time.

Na próxima quinta-feira, o Botafogo, que chegou a 25 pontos no Brasileiro, enfrenta o Internacional no Maracanã. A equipe terá os retornos de Bolívar e Gabriel, que cumpriram suspensão contra o Goiás. O clube é líder da competição, mas pode ser ultrapassado neste domingo por Cruzeiro e Coritiba.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/08/apos-empate-oswaldo-reconhece-que-rendimento-nao-foi-bom.html

Botafogo cede empate ao Goiás com gol contra, mas dorme na liderança

Rafael Marques abre o placar, mas André Bahia erra e permite igualdade no Mané Garrincha. Alvinegro segue invicto como mandante no Brasileiro

A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

A noite não era de André Bahia. Ele atuou quase toda a partida com uma proteção na cabeça, depois de um choque com Marcelo Mattos que provocou um sangramento logo nos primeiros minutos de jogo, e acabou vivendo momento pior na etapa final ao ceder o empate ao Goiás com um gol contra - Rafael Marques havia aberto o placar para o Botafogo. Com o 1 a 1, os alvinegros assumem a liderança provisória, mas podem ser ultrapassados por Cruzeiro e Coritiba, que enfrentam Santos e Vasco, respectivamente, neste domingo. O Esmeraldino sobe provisoriamente para a nova posição. O duelo no Mané Garrincha, em Brasília, teve 23.322 pagantes - o maior público do Alvinegro como mandante neste ano.

Com 25 pontos, o Botafogo, agora seca a Raposa (24) e o Coxa (23), e o Goiás, com 17, pode ser ultrapassado por Grêmio e Vasco, e alcançado por Fluminense ou Flamengo. O próximo compromisso do Alvinegro será na quinta-feira, contra o Internacional, às 21h (de Brasília), no Maracanã - o time de General Severiano segue invicto como mandante no Brasileiro, com cinco vitórias e um empate. O Alviverde enfrenta o Flamengo na quarta-feira, às 21h50m, no Serra Dourada.

Marcelo Mattos saiu em defesa de André Bahia e afirmou que o zagueiro não teve culpa no lance do gol contra.

- É complicado, um jogador canhoto naquela posição. Ele fez seu melhor. Sei que é difícil tirar. Mas está ótimo, é um jogador que trabalha muito, não tem culpa nenhuma.

Renan Oliveira, do Goiás, autor do cruzamento que terminou no gol contra de André Bahia, lamentou a chance que desperdiçou quando o seu time ainda perdia por 1 a 0.

- Tive a oportunidade ali, mas foi mais mérito dele (Jefferson). A bola foi forte. Mas valeu pelo esforço e pelo empenho, uma hora o gol ia sair.


Hugo e André Bahia, Botafogo x Goiás (Foto: Andressa Anholete/Agência Estado) 
Hugo e André Bahia disputam a bola no Mané Garrincha (Foto: Andressa Anholete/Agência Estado)
 
O Botafogo fez mistério antes da partida no Mané Garrincha. Contrariando o regulamento do Campeonato Brasileiro, que determina em seu artigo 72 a divulgação da escalação 45 minutos antes de cada partida, o técnico Oswaldo de Oliveira só confirmou a presença de Seedorf pouco antes do apito inicial, divulgando a lista com "Seedorf ou Gegê". Bolívar e Gabriel, suspensos, deram lugar a André Bahia e Renato, respectivamente. Elias foi mantido no lugar de Lodeiro, convocado para a seleção uruguaia. No Goiás, o técnico Enderson Moreira fez mistério quanto ao aproveitamento do meia Hugo, que acabou confirmado como titular ao lado de Tartá, com Paulo e Walter mantidos no ataque.


Logo no início do jogo, um incidente: André Bahia se chocou com Marcelo Mattos e saiu de campo sangrando, mas voltou com proteção na cabeça após ser atendido pelos médicos. Com boa movimentação, o Botafogo não demorou para começar a ameaçar o gol goiano. Na primeira chance, Vitinho chutou de longe, Renan não segurou, e Elias apareceu para mandar para a rede. Mas estava impedido.

Ambos os times mostraram estar dispostos a buscar o ataque em velocidade desde os primeiros minutos. Porém, apesar de uma tentativa de Rafael Marques e outra de Walter, nenhuma das equipes conseguia criar oportunidades reais de gol. Enquanto os alvinegros apostavam em chutes de média e longa distância, o time de verde insistia em bolas alçadas na área. Até que, aos 25 minutos, em jogada pelo meio, o Goiás quase abriu o placar. Hugo ficou cara a cara com Jefferson e bateu forte, mas em cima do goleiro, que conseguiu rebater.

O Botafogo passou a ter dificuldades para criar jogadas, com Seedorf vigiado de perto pelos marcadores. Aos 35, nova chance dos goianos. David deu ótimo passe para Hugo, que novamente ficou à frente de Jefferson. Vitinho, por trás, conseguiu um toque providencial para mandar a bola pela linha de fundo. Na sequência, em cobrança de escanteio, Rodrigo, de cabeça, por pouco não marcou. A essa altura, o Goiás dominava a partida, com as melhores chances e boa marcação sobre os alvinegros, que responderam em chute de Elias, defendido sem dificuldade por Renan.

Na saída do gramado, Renato pediu mais jogadas alvinegras pelos flancos e mostrou preocupação com erros de passe.

- Temos que jogar pelos lados do campo. Sabemos que o Goiás é uma equipe rápida no contra-ataque. É não errar o passe para jogar pelos lados e conseguir fazer o gol.

No Goiás, Walter elogiou o primeiro tempo da equipe, mas pediu atenção nas finalizações. A melhor chance da etapa inicial foi de Hugo, que bateu em cima do goleiro alvinegro e desperdiçou.

- Tivemos duas chances para matar o jogo e sabemos que tem que fazer. Nossa equipe está bem, fez um primeiro tempo muito bom - avaliou.

O Botafogo começou o segundo tempo pressionando e por muito pouco não conseguiu a vantagem logo nos primeiros minutos. Aos três minutos, Vitinho recebeu na frente, mas parou em Renan. No rebote, Elias tentou de forma atabalhoada e perdeu a oportunidade. Pouco depois, Vitinho arriscou da esquerda e, num belo chute, mandou no travessão do goleiro goiano. O gol era questão de tempo, pouquíssimo tempo. Aos seis, Gilberto cruzou, a bola bateu em Elias e sobrou limpa para Rafael Marques balançar a rede pela sexta vez neste Brasileiro: 1 a 0.

O Goiás respondeu em cobrança de falta perigosa, aos dez. Enderson Moreira resolveu trocar Paulo por Renan Oliveira, adiantando Tartá para o ataque. Dois minutos depois, porém, o Botafogo perdeu uma chance incrível com Elias, que recebeu livre o cruzamento de Gilberto na pequena área e bateu em cima de Renan. Oswaldo de Oliveira trocou então Júlio César, sentindo uma pancada no quadril, por Lima. O Goiás teve nova grande chance aos 19, quando Walter deu ótimo passe para Renan Oliveira finalizar. Jefferson fez grande defesa, salvando mais uma vez o time alvinegro. André Bahia, porém, não colaborou. Ao tentar cortar o cruzamento de Renan Oliveira aos 23 minutos, cedeu o empate com um gol contra: 1 a 1.

O time goiano cresceu na partida, com o Botafogo dando sinais de que havia sentido o empate. E por muito pouco a virada não aconteceu. Aos 37 minutos, Walter mandou uma bomba que parou na trave de Jefferson, já batido no lance. Ainda houve tempo para a expulsão de Hugo, punido com o segundo cartão amarelo por falta em Marcelo Mattos. Porém, com poucos minutos para o apito final, o Botafogo não conseguiu aproveitar a vantagem numérica no gramado, e o empate prevaleceu.


 
FONTE:

Sem definir o futuro no vôlei, Giba dá beijo apaixonado fora de quadra

Um dos maiores jogadores da história do vôlei brasileiro namora a modelo e fisioterapeuta Maria Luiza Dautt há oito meses

Por Rio de Janeiro Globoesporte.com

Ainda sem definir o futuro, Giba vive um momento romântico. Aos 36 anos, o jogador negocia com o Taubaté Vôlei e entre uma reunião e outra para fechar o contrato ele curte a namorada Maria Luiza Dautt, que é modelo e fisioterapeuta. Nas redes sociais, o ponta não cansa de se declarar e se mostrar apaixonado.

Giba está namorando Maria Luiz há oito meses. O jogador já conhecia a namorada, e a amizade virou namoro após o fim do seu casamento com Pirv, em dezembro passado, com quem o atleta tem dois filhos, Nicoll e Patrick.

Giba em clima de romance com a namorada Maria Luiza Dautt (Foto: Reprodução Redes Sociais) 
Giba em clima de romance com a namorada Maria Luiza Dautt (Foto: Reprodução Redes Sociais)
 
Dono de três medalhas olímpicas, dois títulos em Ligas Mundiais, seis vezes eleito o melhor jogador do Mundo em diferentes competições e dois títulos mundiais pela Seleção, Giba vai se reunir na próxima quinta-feira, 15, com a diretoria do Taubaté para tentar fechar o contrato. A ideia do clube paulista é uma apresentação oficial da equipe, já que o primeiro jogo do time, diante de sua torcida, será no dia 17, às 18h, contra o Sesi.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/sem-definir-o-futuro-no-volei-giba-da-beijo-apaixonado-fora-de-quadra.html

Gigante na rede, Evandro/Vitor Felipe leva primeiro título no Circuito Mundial

Dupla brasileira derrota russos Semenov/Krasilnikov de virada e é campeã do Grand Slam de Berlim, na Alemanha. Taiana e Talita estão na semifinal

Por SporTV.com Berlim




Seja com 2,10m ou 1,92, Evandro e Vitor Felipe se tornaram gigantes neste sábado na decisão do Grand Slam de Belim, na Alemanha. Os brasileiros cresceram nas jogadas junto à rede e derrotaram os russos Semenov e Krasilnikov, de virada (2 a 1 - 21/23, 21/13 e 15/10), para conquistarem o primeiro título da dupla no Circuito Mundial de vôlei de praia. E o ponto final não poderia ter sido de outro jeito: bloqueio de Evandro e muita comemoração. O terceiro lugar ficou com a dupla espanhola Herrera e Gavira.

- Não consigo acreditar. Nunca estive no topo do pódio, seja em competições internacionais ou nacionais, e agora eu estou - comemorou, emocionado, Vitor Felipe.

No feminino, as líderes da temporada do Circuito Talita e Taiana estão na semifinal do torneio, que acontece neste domingo. Elas encaram as tchecas Kolocova e Slukova por uma vaga na final.

evandro bloqueio campeão etapa de berlim volei de praia (Foto: FIVB) 
Evandro cresce no bloqueio e para o ataque de Krasilnikov (Foto: FIVB)
O jogo

evandro e vitor felipe campeões etapa de berlim volei de praia (Foto: FIVB) 
Vitor Felipe e Evandro comemoram primeiro títulono Circuito Mundial (Foto: FIVB)
Do alto dos seus 2,10m, Evandro se impôs na rede no início da partida, e a dupla brasileira se manteve à frente do placar até a reta final do set. O carioca cortou, bloqueou, deu tapinha e ajudou a abrir uma vantagem de cinco pontos (10 a 5). Mas os russos não desistiram e, com um ace de Semenov, empataram o jogo em 19 a 19. E foi com outro ponto de saque de Semenov que eles se aproveitaram da descontração dos brasileiros para vencer o set por 23 a 21.

Invertendo os papéis, foi a vez de Vitor Felipe crescer na rede no início da segunda parcial. O baixinho de 1,92m venceu Krasilnikov no bloqueio e abriu caminho para a virada verde e amarela. Vitória tranquila por 21 a 13, e o jogo seria decidido no tie-break.

A virada estava por vir. Semenov e Krasilnikov não se encontraram mais em quadra e apenas viram os brasileiros dominarem o terceiro set. Os russos erravam muito, enquanto Evandro e Vitor Felipe viravam quase todas as bolas. E coube a Evandro confirmar o último ponto, mais uma vez de bloqueio, para decretar a vitória brasileira na Alemanha.

Etapa de Berlim, Alemanha
1º Evandro/Vitor Felipe (BRA)
2º Semenov/Krasilnikov (RUS)
3º Herrera/Gavira (ESP)


FONTE:
  
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/08/gigante-na-rede-evandrovitor-felipe-leva-primeiro-titulo-no-circuito-mundial.html

Em Porto Rico, Bulgária surpreende e põe fim à invencibilidade do Brasil

Com menos tradição no vôlei, búlgaras ignoram favoritismo das brasileiras e interrompem sequência de 16 vitórias da equipe de Zé Roberto Guimarães

Por GLOBOESPORTE.COM Mayaguez, Porto Rico

O confronto entre Brasil e Bulgária poderia até parecer desproporcional. Invicta, a seleção brasileira estava em busca de sua 17ª vitória consecutiva na temporada. Longe de ter a mesma tradição no vôlei mundial, a Bulgária ainda se acostuma com a sensação de disputar um Grand Prix pela primeira vez. Mas o encontro entre as duas equipes no Palácio de Recreación y Deportes, em Mayaguez, Porto Rico, guardou muitas surpresas para este sábado.

A seleção de Vasileva, velha conhecida do público brasileiro após uma passagem pela Superliga, provou que um retrospecto favorável não é suficiente para impedir desfechos inesperados, e conquistou uma vitória implacável por 3 sets a 1, com parciais de 25/22, 25/21, 20/25 e 25/21. Destaque do Brasil, Fê Garay foi a maior pontuadora da partida, com 18 pontos. Pela Bulgária, Dobriana Rabadzhieva anotou 16.

Pelo Grupo G, o Brasil volta a quadra neste domingo, para enfrentar a seleção de Porto Rico, dona da casa. A partida será transmitida ao vivo pelo SporTV2 e acompanhada em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM, a partir das 16h (de Brasília).

O jogo
Detentor de um notório e compreensível favoritismo, o Brasil começou embalado. Arrasadoras no saque, Dani Lins e Fabiana não deram trégua para o bloqueio búlgaro, e desferiram uma sequência de bolas matadoras em direção à quadra adversária. Em poucos minutos, o placar indicava 5 a 0 para a seleção de Zé Roberto, causando a falsa impressão de que o primeiro set já estava decidido em prol das brasileiras.

Repreendidas pelo treinador Marcello Abbondanza durante uma parada técnica, Vasileva e suas companheiras voltaram com postura revigorada, e deixaram claro que o jogo não seria tão trivial como poderia ter transparecido no início. Com Nikolova articulada no ataque e Vasileva exalando confiança no bloqueio, a Bulgária logo começou a escalada rumo à virada.

brasil x bulgaria fabiana dani lins grand prix volei (Foto: FIVB) 
Fabiana e Dani Lins no duelo contra as búlgaras em Porto Rico (Foto: FIVB)
 
Após empatar e passar à frente do placar, a seleção búlgara ganhou moral e assustou as brasileiras. Fê Garay, imponente no ataque, e Juciely, precisa no bloqueio, não foram suficientes para conter a ofensiva das adversárias. Sheilla, em sua estreia como titular na temporada, não economizou nas tentativas de salvar bolas perigosas, mas as falhas abundantes na recepção determinaram a vitória da Bulgária, por 25 a 22.

O tropeço brasileiro não era motivo de grande preocupação. Afinal, a seleção de Zé Roberto está mais do que acostumada a perder o set inicial e descontar a diferença nos três seguintes. Mas o curioso retrospecto não se fez presente desta vez. O segundo set começou equilibrado, com Fê Garay distribuindo aces e pancadas certeiras. Mas a sintonia entre as jogadoras estava longe de funcionar, e o Brasil passou a beneficiar as adversárias com uma série de falhas e pontos não forçados.

Monique, no lugar de Sheilla, tentou chamar a responsabilidade e imprimiu uma postura agressiva em quadra, conseguindo virar bolas importantes. Dani Lins e Fê Garay também tentaram manter o ritmo agressivo, mas Rabadzhieva e o trio formado por Vasileva, Filipova e Kitipova não facilitaram para as brasileiras, que perderam fôlego na reta final do set e cederam nova vitória búlgara, desta vez por 25 a 21.

Sem conseguir “respirar” no placar, a seleção brasileira voltou para o terceiro set disposta a corrigir as falhas que ocasionaram a atuação apática das parciais anteriores. Gabi, um dos destaques da nova geração, cometeu sucessivos erros e acabou substituída. Aos poucos, o Brasil engrenou na recepção e no ataque. Alguns fundamentos ainda estavam aquém do esperado, mas a equipe passou a explorar mais as bolas de meio e acumulou pontos importantes.

Em seu retorno como titular, Sheilla não conseguiu pontuar em quadra (Foto: Divulgação) 
Em seu retorno como titular, Sheilla não conseguiu pontuar em quadra (Foto: Divulgação)
 
Mais aguerridas, as brasileiras mostraram que o jogo ainda não estava totalmente decidido. A seleção aproveitou um lapso da Bulgária, que cometeu uma série de erros de saque, para abalar a confiança das adversárias e partir para o ataque. Com bloqueio poderoso de Fê Garay, o time conseguiu abrir uma frente confortável de pontos, e Pri Daroit consolidou a reação com um ataque preciso: 25 a 20.

Mas a Bulgária não esmoreceu. Sem se abater pela derrota no set anterior, a seleção de Vasileva voltou ainda mais consistente, forçando o saque e obtendo uma boa frente de pontos. Do lado brasileiro, Thaisa entregou um desempenho inspirado, com direito a belo ace, e Fê Garay continuou persistente no ataque. O Brasil conseguiu se aproximar do ritmo de jogo das adversárias, mas Filipova distribuiu bolas furiosas e frustrou a ofensiva brasileira: 25 a 21 para a Bulgária.

Confira as escalações:
Brasil: Dani Lins, Sheilla, Fernanda Garay, Gabi, Juciely, Fabiana e Camila Brait (líbero). Entraram: Thaisa, Pri Daroit, Michelle e Monique. Técnico: José Roberto Guimarães.
Bulgária: Lora Kitipova, Dobriana Rabadzhieva, Hristina Ruseva, Elitsa Vasileva, Filipova Strashimira, Nikolova Emiliya e Mariya Filipova (líbero). Entraram: Diana Nenova, Desislava Nikolova, Tsvetelina Zarkova, Mariya Karakasheva e Slavina Koleva. Técnico: Marcello Abbondanza.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/em-porto-rico-bulgaria-surpreende-e-poe-fim-invencibilidade-do-brasil.html

Souza quer usar gol contra São Paulo para encontrar cachorro perdido

Meia vai usar debaixo do uniforme uma camiseta com foto de cão desaparecido. O poodle é da mulher de Héverton, atacante da Lusa

Por David Abramvezt São Paulo

Souza, meia da Portuguesa (Foto: Divulgação Site Oficial da Portuguesa) 
Souza, meia da Portuguesa, em treino no CT (Foto: Divulgação Site Oficial da Portuguesa)
 
Gols valem muito, ainda mais quando eles podem significar um reencontro com um ser amado que se perdeu. Meia da Portuguesa, Souza quer balançar a rede domingo contra o São Paulo, às 18h30m, no Canindé, para encontrar um cachorro perdido. O sumiço do poodle Bauer, de 1 ano e meio, causou tristeza no elenco da Lusa.

A dona do cão é Kédma, mulher de Héverton, atacante da Lusa. Ela está inconsolável, e Souza resolveu ajudar. Ele mandou fazer uma camiseta com a foto de Bauer e um telefone para contato. Caso marque um gol no seu ex-companheiro de Tricolor Rogério Ceni, o camisa 10 da Lusa vai procurar todas as câmeras para mostrar a blusa por baixo do manto rubro-verde.

- A Kédma está muito triste e não está conseguindo dormir. Ela ama o cachorro e eu vou ajudar. O Bauer sumiu na última quinta-feira, na Vila Matilde (na zona leste de São Paulo). A mulher não está dormindo. Como as nossas famílias são bem amigas, e o Héverton não foi relacionado para o jogo, eu vou fazer isso. Eu não vou comemorar o gol em respeito ao meu ex-clube, mas vou levantar a camisa para encontrar o cachorro - diz Souza.

Cachorra do Souza Portuguesa (Foto: Arquivo Pessoal) 
Camiseta que Souza usará no jogo da Portuguesa contra o São Paulo (Foto: Arquivo Pessoal)
 
Curiosamente, o jogador já teve um "animalzinho" que foi presente do atual presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio. Em 2006, quando defendia o Tricolor, o meia ganhou do dirigente um cavalo como prêmio pela classificação da equipe às semifinais da Libertadores. Mas acabou tendo de vender o cavalo depois, num leilão, para pagar a dívida que tinha com o haras.

Além de ajudar na nobre missão de achar o cachorrinho, Souza também tem um outro motivo especial para jogar bem contra o Tricolor. Campeão do Mundial de Clubes e da Libertadores, em 2005, e bicampeão brasileiro (2006 e 2007) pelo São Paulo, o meia de 34 anos quer demonstrar ao seu ex-time que ainda tem muito a oferecer e que pode voltar em bom nível ao clube pelo qual ele atuou entre 2003 e 2008.

- Eu tenho vontade de encerrar a carreira no São Paulo. Seria perfeito se eu jogasse um bom Brasileirão e pudesse voltar no ano que vem. O São Paulo me deu uma projeção muito grande na carreira e muitos torcedores são-paulinos que me encontram na rua pedem para eu voltar - comentou Souza.

Para atingir o seu objetivo, o experiente meio-campista disse querer aproveitar a péssima fase do São Paulo.

- É muito raro ver o São Paulo em uma situação ruim. A Portuguesa também está na zona de rebaixamento, mas precisamos aproveitar o momento do São Paulo e lutar para vencer o jogo na nossa casa. Seria perfeito com gol meu, para que eu ajude a achar o cachorro e todos fiquem felizes.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/portuguesa/noticia/2013/08/souza-quer-usar-gol-contra-sao-paulo-para-encontrar-cachorro-perdido.html

Contra jogos em Brasília e saída de Renato, vândalos picham sede do Fla

Citada como 'incompetente', diretoria é o grande alvo dos pichadores

Por Cahê Mota Rio de Janeiro

Às vésperas do Fla-Flu de domingo, a diretoria rubro-negra foi alvo de vândalos na noite desta sexta-feira. O muro da Gávea foi pichado com reclamações contra o excesso de jogos em Brasília, uma indagação a respeito da saída de Renato Abreu e crítica direta aos comandantes do clube.

Pichação Muro gávea flamengo (Foto: Fabio Leme) 
Muro da Gávea é pichado. Diretoria começa a ser cobrada mais intensamente (Foto: Fabio Leme)
 
Com apenas um jogo no Maracanã desde a reabertura do estádio - o segundo será disputado neste domingo, mas o mandante é o Fluminense -, o Flamengo, apesar do acordo com o Consórcio Maracanã, já confirmou as três partidas que lhe restam no primeiro turno como mandante para o Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
 
Renato Abreu teve sua demissão anunciada via site oficial do clube em 17 de junho, porém a mesma ainda não tinha sido assinada. Depois disso, o Flamengo ordenou Renato voltar a treinar, mesmo que de forma separada dos demais. A orientação foi recusada. O clube tentou um acordo com o meia, propondo-lhe R$ 500 mil, um terço do que tem direito a receber. Resultado: moveu um processo contra o clube, exigindo não só o pagamento do que lhe é devido, mas uma compensação por danos morais. Na quinta-feira, o jogador conseguiu liminar na Justiça e está livre para acertar com outro clube.

Já é a segunda vez que ocorre este tipo de protesto em dois meses e curiosamente no mesmo muro. Na época, depois de derrota como mandante para o Náutico, os alvos foram diretoria, Carlos Eduardo e Jorginho. A grafia, inclusive, era muito semelhante. Confira clicando aqui.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/08/contra-jogos-em-brasilia-e-saida-de-renato-vandalos-picham-sede-do-fla.html

Chicão se coloca à disposição para estrear no Fla-Flu: 'Eu estou bem'

Regularizado na CBF, zagueiro espera ganhar entrosamento rapidamente com os novos companheiros: 'O objetivo é conquistar espaço e títulos'

Por Richard Souza e Thales Soares Rio de Janeiro

Um treinamento com o grupo no Ninho do Urubu, a apresentação oficial e a camisa 3 nas mãos. O zagueiro Chicão, finalmente, consolidou sua transferência para o Flamengo e poderá fazer a sua estreia no clássico diante do Fluminense, domingo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. O jogador assinou contrato até o fim de 2014 e foi regularizado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na noite desta sexta.

O técnico Mano Menezes chegou a utilizar Chicão em um time com 13 jogadores de linha, que contava com os titulares. O jogador de 32 anos está confiante no que pode apresentar no Flamengo. Seu último jogo pelo Corinthians foi contra o Bahia, no dia 7 de julho, pelo Campeonato Brasileiro.

- Fui muito bem recebido, conheço bastante gente do grupo, minha relação é muito boa com o Mano, com os atletas. O objetivo é conquistar meu espaço primeiro e conquistar títulos. Não quero só passar pelo Flamengo - afirmou Chicão.

Chicão apresentação Flamengo (Foto: Thales soares) 
Chicão veste a camisa do Flamengo de jogo pela primeira vez (Foto: Thales Soares)
 
Apesar da expectativa pela estreia já em um clássico, Chicão disse que Mano ainda não teve qualquer conversa com ele relacionada ao sistema de jogo. Segundo o jogador, ele está em boas condições físicas para atuar os 90 minutos.

- Eu estava trabalhando lá, estava treinando, estava à disposição. E agora aqui vou procurar meu espaço e procurar jogar. Eu estou bem fisicamente, entrosamento é na base da conversa. A expectativa é a melhor possível. Saindo a documentação, vou estar à disposição. É bacana estrear num clássico, mexe com o torcedor. Disputei muitos clássicos em São Paulo. Sei que mexe - comentou Chicão.

No Flamengo, o jogador encontrou uma série de ex-companheiros de Corinthians. O fato ajuda Chicão a se entrosar ainda com mais facilidade no grupo.

- A gente tem que conversar bastante. Fiz algumas partidas com o Wallace em São Paulo. Faz tempo que não jogo com o André Santos, com o Felipe. Mas vamos procurar entrosamento. Vamos procurar brigar o máximo pelo topo na tabela. Neste momento, é difícil falar em Libertadores, Sul-Americana - disse Chicão.

No jogo contra o Fluminense, o zagueiro terá de cara um confronto com o atacante Fred, titular da seleção brasileira na conquista da Copa das Confederações. Chicão evitou esquentar o duelo.
- Já marquei o Fred, tem qualidade, é um jogador de Seleção, vou respeitar e procurar marcá-lo - afirmou Chicão.

O Flamengo ocupa apenas a 13ª colocação no Campeonato Brasileiro, com 14 pontos. Chicão está acostumado a ficar na parte de cima da tabela e garante ter consciência de sua responsabilidade.
- Meu objetivo é vencer sempre, esse é mais um desafio na minha vida. Cheguei ao Corinthians desconhecido, conquistando espaço, chego aqui de maneira diferente. Quero conquistar o torcedor. Todo jogador que chega ao Flamengo chega com responsabilidade, comigo não é diferente. Tem uma garotada boa aí, vou procurar ajudar, conversar, incentivar, passar tranquilidade. O que me motiva é estar numa grande equipe. Isso já é uma motivação muito grande - afirmou Chicão.
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/08/chicao-projeta-levar-fla-no-topo-mas-evita-falar-em-libertadores.html

reinador do ASA diz que seu time derrotou um adversário qualificado

Leandro Campos lembra que o América-MG não perdia há dez partidas

Por Victor Mélo Maceió-AL

Treinador do ASA, Leandro Campos ficou muito satisfeito com o desempenho de sua equipe na partida desta sexta-feira, contra o América-MG, em Arapiraca. O Alvinegro venceu por 2 a 0 e, momentaneamente, assumiu a 10ª colocação na Série B, com 16 pontos.

Na coletiva, o técnico exaltou as qualidades do adversário e fez muitos elogios aos atletas do ASA.

- Antes de qualquer coisa, um fator para nós relevarmos é que o adversário estava há dez jogos sem perder. O América chegou a ganhar de 5 x 0 do Sport, e nós não permitimos que ele articulasse jogadas de frente. Não vi o Gilson fazer nenhuma grande defesa – avaliou o treinador.

Leandro Campos, técnico do ASA (Foto: Leonardo Freire/GLOBOESPORTE.COM) 
Leandro Campos, técnico do ASA (Foto: Leonardo Freire/GLOBOESPORTE.COM)
 
Segundo Leandro, a equipe entrou muito focada no que deveria fazer em campo.

- O ASA poderia, com todo respeito, ter conquistado um placar mais elevado. Dentro do próprio desenvolvimento do jogo, tivemos erros e acertos, mas quero parabenizar o grupo pelo desempenho. A classificação na tabela não é o mais importante, é fundamental sabermos que tivemos avanços técnicos, táticos e físicos. Com certeza, teremos nessa sequência o retorno do Glaybson e do Chiquinho. O Glaybson estava escalado, mas sentiu hoje a posterior da coxa e decidimos segurá-lo.

O treinador também elogiou muito o desempenho de Thallyson, que atuou como ala esquerda.

- Fiquei muito satisfeito com o desenvolvimento do Thallyson pelo lado esquerdo. Ele é mais agudo, buscando mais a função de ala; o Márcio (Goaino) é mais lateral. Jogamos bem pelo lado esquerdo e pelo lado direito. O Fabiano fez mais a função de primeiro volante, trabalhando à frente dos dois zagueiros, que estiveram muito bem. O Rudiero se apresentou até melhor do que nos outros jogos. Já o Bombinha fez a função de referência e trabalhou no seu limite físico.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/al/noticia/2013/08/treinador-do-asa-diz-que-seu-time-derrotou-um-adversario-qualificado.html

Comelli reconhece que América-MG jogou muito abaixo contra o ASA

Para técnico, time sentiu o desgaste do jogo contra o Paysandu, no terça

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Na noite desta sexta-feira, em Arapiraca, o América-MG esteve longe de mostrar um futebol razoável contra o ASA. O time mineiro pouco atacou, foi dominado pelo adversário e saiu de campo derrotado por 2 a 0, em uma partida que foi resolvida ainda no primeiro tempo. Para o técnico Paulo Comelli, o time também não atuou bem. O comandante alviverde reconhece que todo o elenco apresentou baixo rendimento, o que pode ser explicado depois de um jogo desgastante que o Coelho teve no meio da semana, quando, fora de casa, venceu o Paysandu por 2 a 0.

- Não foram um ou dois jogadores, toda a equipe esteve muito abaixo na partida de hoje. O time esteve muito abaixo. O desgaste foi violento contra o Paysandu. Estamos procurando chegar no G4 e vínhamos de dez resultados positivos, seis vitórias e quatro empates. O time sentiu muito o desgaste, estava sem força, sem vibração. Mudamos o time no segundo tempo, mas não tivemos força para mudar o resultado.

Paulo Comelli alertou para o fato do time americano ter aceitado a forte marcação adversária. Fora isso, o time errou muito e teve pouca criatividade no ataque.

- Hoje todas as divididas eles ganharam. Eles marcaram muito forte, nós aceitamos a marcação e fizemos um péssimo jogo. Erramos muito. Criamos muito pouco. Eu acho que foi uma das piores (partidas na série B). Contra o Figueirense, em casa, também foi ruim.

Mesmo sabendo que o time esteve um pouco melhor na volta do intervalo, Comelli reconhece que o número de oportunidades criadas não foi suficiente para mudar o placar da partida.

- A equipe não conseguiu trabalhar a bola. Não tocou três passes no primeiro tempo. Nós ainda tivemos uma melhora no segundo tempo, tivemos uma ou duas oportunidades, mas foi muito pouco.

Veja os vídeos do América-MG

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2013/08/comelli-reconhece-que-america-mg-jogou-muito-abaixo-contra-o-asa.html

brasileirão série b - Inspirado, ASA vence e quebra longa invencibilidade do América-MG: 2 a 0

Bombinha e Wanderson marcam na vitória do time alagoano. Alvinegro chega a 16 pontos e aumenta a distância para a Z-4. Coelho é o sétimo
 
A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

O ASA acabou com a invencibilidade de dez jogos do América-MG na Série B do Brasileirão. Jogando no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, o Alvinegro venceu a partida desta sexta-feira por 2 a 0, com gols dos atacantes Elionar Bombinha e Wanderson ainda no primeiro tempo, em jogo válido pela 14ª rodada da competição. O resultado fez o time alagoano chegar a 16 pontos, abrindo boa distância para a zona de rebaixamento.

O Coelho ficou nos 22 pontos, ocupando a sétima posição momentaneamente, e agora já direciona o foco para a partida da próxima terça-feira contra o São Caetano, às 19h30m, em Belo Horizonte. Para a partida contra o Azulão, o técnico Paulo Comelli vai contar com o retorno do meia Rodriguinho, destaque da equipe mineira, que cumpriu suspensão automática nesta sexta. Mais tranquilo, o ASA vai encarar o Avaí, também na terça, às 19h30m, em Florianópolis.
Autor de um dos gols, o atacante Wanderson comemorou sua boa fase pela equipe de Arapiraca.
- Nosso time fez uma bela partida contra um time muito qualificado. Pressionamos do primeiro ao último minuto e mostramos a nossa força. Estou muito feliz pelo gol - declarou o atacante, que já marcou quatro vezes na competição nacional.

ASA x América-MG, em Arapiraca (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas) 
Wanderson se livra de Vítor Hugo e marca o segundo gol do ASA (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)
 
Alvinegro abre boa vantagem no primeiro tempo
O ASA adiantou suas linhas e pressionou o América-MG na etapa inicial. No primeiro minuto, Thallyson cruzou por baixo, a bola fez uma curva, passou por todos e balançou as redes. A assistente capixaba Katiuscia Berger Mendonça marcou impedimento e ouviu muitas reclamações da torcida alvinegra. Na sequência, Thallyson achou Wanderson na área e o atacante cabeceou com estilo: a bola passou muito perto do gol do Coelho.

Por sua vez, o América primeiro tratou de conter o ímpeto do adversário para depois organizar suas jogadas ofensivas. Aos 21 minutos, Nikão deu um susto no goleiro Gilson ao colocar veneno na bola em cobrança de falta. Insatisfeito com a produção do time mineiro, o técnico Paulo Comelli trocou o meio-campista Andrei Girotto pelo zagueiro Jaílton. Não deu certo. O ASA era muito perigoso quando subia ao ataque e, de tanto tentar, abriu o placar aos 31 minutos. Didira bateu falta pela esquerda e o atacante Elionar Bombinha subiu livre para cabecear: 1 a 0. Seis minutos depois, Osmar lançou na área para Wanderson, que cortou para dentro, aproveitou falha do zagueiro Vítor Hugo e bateu de esquerda, sem chances para o goleiro do América: 2 a 0.


ASA x América-MG, em Arapiraca (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas) 
Bombinha sobe para marcar seu primeiro gol com a camisa do ASA (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)
 
Wanderson perde um gol incrível
Os alagoanos não tiraram o pé do acelerador e já deram um susto no goleiro Mateus no início do segundo tempo. Osmar cruzou da direita e a zaga afastou quando Wanderson estava pronto para cabecear. O Coelho sentia muito a ausência do armador Rodriguinho, grande destaque da equipe nesta Série B, e tinha dificuldades para articular suas ações no meio-campo.

O ASA continuou em cima e Wanderson perdeu um gol incrível aos 9 minutos. Didira escapou livre pela direita, tocou para o atacante e disse: "Faça!". Com o goleiro no chão, o camisa 11 bateu muito embaixo e viu a bola subir, para desespero dos companheiros. O time mineiro levava perigo nas cobranças de falta. Aos 24 minutos, Danilo levantou na área e, de cabeça, Willians acertou a rede pelo lado de fora. Mas não era mesmo o dia da equipe americana.

 
FONTE:

Guia da rodada #13: líderes tentam fazer dever de casa para disparar


Três primeiros colocados do Brasileiro são mandantes na 13ª rodada, que também tem Fla-Flu e duelo de desesperados entre Lusa e São Paulo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Na 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, quem fizer o dever de casa pode escapar na ponta. Os três times que estão à frente na tabela do torneio jogarão como mandantes. Coritiba, Botafogo e Cruzeiro não poderão ser alcançados neste fim de semana, mesmo com derrotas. No caso do Botafogo, há ainda uma curiosidade: o clube receberá o Goiás no Mané Garrincha, em Brasília, estádio muito mais próximo da sede do rival do que de General Severiano. No Mineirão, o Cruzeiro enfrentará o Santos, que amarga o 14º lugar com somente três vitórias em dez jogos. Já o Coritiba, o terceiro colocado do Brasileirão, joga contra o Vasco no Couto Pereira.

Os atrativos da rodada, porém, vão além da parte de cima da tabela. No Maracanã, Flamengo e Fluminense fazem mais um clássico carioca no domingo e, quem perder, poderá ficar em situação complicada. Ambos estão com 14 pontos e podem ser alcançados pelo Criciúma, que tem 11 e enfrenta a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli. O vencedor do Fla-Flu torcerá para que os times imediatamente acima na classificação - Grêmio, Goiás e Vasco - não consigam vencer como visitantes. No caso de derrota de todos esses três times, Flamengo ou Fluminense poderiam beliscar a nona posição com três pontos neste domingo.

No estádio do Vale, o Internacional, sexto colocado, recebe o quinto, Atlético-PR. Ambas as equipes estão com 19 pontos e tentam não perder de vista a zona de classificação para a Libertadores. O time gaúcho tem um jogo a menos - a partida contra o Santos, pela 10ª rodada, foi adiada. Na quarta colocação, o Vitória, também com 19 pontos, enfrenta o Corinthians, que tem 18, no Pacaembu. O Timão, contudo, ocupa a oitava posição na classificação geral.

Na outra ponta da tabela, o Náutico, lanterna, recebe o campeão da Libertadores, o Atlético-MG. Com somente sete pontos e um aproveitamento de 23,3%, o time pernambucano flerta com a Série B. Mas o campeão sul-americano também. Em 16º lugar, o Atlético-MG vem de duas derrotas e um empate nas últimas três rodadas e, em caso de novo revés, poderá ser ultrapassado por três dos times na zona de rebaixamento: Criciúma, com 11 pontos, e São Paulo e Portuguesa, com nove. Nessa rodada, o Tricolor paulista e a Lusa se enfrentam no Canindé, buscando a redenção.

Botafogo x Goiás

confronto guia da rodada bolinha Botafogo x Goiás (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO - 18H30 - MANÉ GARRINCHA
Vencer e secar. É esta a missão dos alvinegros na 13ª rodada do Brasileiro. O time de General Severiano tem 24 pontos, empatado com o líder Cruzeiro, mas ocupa a segunda colocação por conta do saldo de gols. Oswaldo de Oliveira e seus comandados, que venceram dois dos últimos três compromissos, enfrentam o Goiás que, por sua vez, ocupa a faixa intermediária da tabela (10ª colocação com 16 pontos) e vem de vitória sobre o lanterna Náutico. Os alvinegros terão, além de vencer o Goiás, de torcer por tropeço do Cruzeiro, que recebe o Santos no Mineirão, para voltar à liderança do Brasileiro.
Cartola FC: Seedorf deve voltar ao time com todo o gás, já que foi poupado no meio de semana. O meia tem uma ótima média de pontos de 6,59 em 10 partidas. O preço de C$ 19,84 pode parecer salgado, mas o holandês costuma valer o investimento pelos gols e assistências que têm feito neste campeonato.
Na TV: Premiere FC 1: Júlio Oliveira e Roger Flores.

Arbitragem: Sandro Meira Ricci (PE) apita o jogo, auxiliado por Alessandro Rocha Matos (BA) e Emerson Augusto de Carvalho (SP).

Você sabia que... Botafogo e Goiás não se enfrentam há quase três anos? A última partida entre as equipes aconteceu dia 15/09/2010, pela Série A do Brasileiro, com goleada goiana por 4x1 no Serra Dourada. As equipes jamais se enfrentaram no Mané Garrincha, em Brasília.


Náutico x Atlético-MG
confronto guia da rodada bolinha Náutico x Atlético-MG (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO - 18H30 - ARENA PERNAMBUCO
Lanterna do Brasileiro com somente sete pontos em 30 disputados, o Náutico, mesmo com dois jogos a menos em relação à maioria de seus rivais, se encontra em situação desesperadora na tabela. E a recuperação passa por uma missão das mais difíceis: vencer o Atlético-MG, campeão da Libertadores, mas que vem oscilando desde a conquista do título sul-americano. Na 16ª posição e com apenas 11 pontos em 33 disputados, o Galo também flerta com a zona de rebaixamento e precisa dos pontos na Arena Pernambuco.
Cartola FC: Desde que chegaram ao Timbu, o atacante Maikon Leite (C$ 10,92) e o meia Tiago Real (C$ 7,24) têm mantido uma boa média de pontuação. Jogando em casa, essa é mais uma boa oportunidade para apostar nos ex-palmeirenses. Se achar que o Galo pode fazer a festa em Pernambuco, Ronaldinho (C$ 20,08) e Diego Tardelli (C$ 11,64) chegaram a ser dúvidas, mas foram relacionados e devem ir para o jogo.
Na TV: SporTV (menos PE) e PremiereFC 2: Rogério Corrêa e Léo Figueiredo
Arbitragem: Ítalo Medeiros de Azevedo (RN) apita o jogo, auxiliado por Marco Antônio Moreira (GO) e Andrea Marcelino de Sá (RJ).
Você sabia que... nas últimas três vezes em que Náutico e Atlético-MG se enfrentaram em Pernambuco, os anfitriões venceram duas e empataram uma. A última vitória do Galo em Recife aconteceu em 2007, por 1 a 0, com gol de Coelho.

Fluminense x Flamengo
confronto guia da rodada bolinha Fluminense x Flamengo (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 16H - MARACANÃ
As equipes ocupam a parte intermediária da tabela e estão em momentos distintos. Enquanto os tricolores evitaram uma derrota que parecia consolidada com um gol nos últimos minutos contra o Vitória, o Flamengo amargou um empate com a Portuguesa com gol de cabeça do goleiro Lauro nos acréscimos. Os times estão empatados em 14 pontos, com vantagem tricolor no número de vitórias (quatro a três). Um tropeço poderá significar, para qualquer um dos times, uma aproximação perigosa da zona de rebaixamento, já que o Criciúma, 17º colocado e primeiro dentro da zona de rebaixmento, tem 11 pontos.
Cartola FC: Pelo lado tricolor, dois jogadores, que têm pontuado bem, tiveram uma queda na última rodada e pode ser bom momento para escalá-los no seu time. O atacante Rafael Sobis (C$ 21,60) e o lateral Carlinhos (C$ 13,39), por isso, são boas apostas. Pelo lado rubro-negro, o atacante Hernane (C$ 12,73) ganhou moral e nova chance do técnico Mano Menezes. Se não confiar no centroavante, a aposta mais segura no Fla é o meia Elias (C$ 17,50).
Na TV: PremiereFC 1: Eduardo Moreno e Lédio Carmona
Arbitragem: Luiz Flavio de Oliveira (SP) apita o jogo, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP).
Você sabia que...  Fluminense e Flamengo não se enfrentam no Maracanã há mais de três anos. O último Fla x Flu no estádio aconteceu no dia 26/05/10, em partida válida pelo primeiro turno do Brasileiro. Na oportunidade, diante de 18.895 pagantes, o Flu venceu por 2x1, com gols de Rodriguinho e Conca. O goleiro Bruno descontou de falta para o Flamengo.

Corinthians x Vitória
confronto guia da rodada bolinha Corinthians x Vitória (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 16H - PACAEMBU
Na cola dos primeiros colocados, o Corinthians, na oitava posição com 18 pontos, recebe o Vitória, quarto colocado com 19, precisando vencer para se aproximar do primeiro pelotão na classificação geral.  Ambos os times empataram em 1 a 1 na última rodada. Os paulistas ficaram em igualdade com o Santos, enquanto os baianos deixaram a vitória escapar no fim em confronto com o Fluminense. A vantagem para o Vitória, além da posição na tabela, é a presença de Maxi Biancucchi, artilheiro do Brasileiro com oito gols (ao lado de William, da Ponte Preta). Por outro lado, o Corinthians conta com a melhor defesa do campeonato, com somente seis gols sofridos.
Cartola FC: Com a melhor defesa do Brasileirão, o Timão tem no zagueiro Gil (C$ 12,64) um de seus principais jogadores. Já foram seis partidas sem sofrer gols. Outra boa opção é o goleiro Cássio (C$ 12,48). O Leão, porém, não pode ser descartado pela excelente campanha e o atacante Maxi Biancucchi (C$ 22,08) é sempre uma alternativa interessante.
Na TV: Globo para BA e PremiereFC 3: Bachin Júnior e Wagner Vilaron
Arbitragem: Elmo Alves Resende Cunha (GO) apita o jogo, auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Bruno Boschilia (PR).

Você sabia que... pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians não perde para o Vitória há quase 17 anos (ou 14 jogos). A última vitória da equipe baiana aconteceu dia 10/10/96, por 2 a 0 no Barradão, gols de Flávio e Agnaldo.

Cruzeiro x Santos

confronto guia da rodada bolinha Cruzeiro x Santos (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 16H - MINEIRÃO
Líder do campeonato, com 24 pontos, o Cruzeiro recebe um Santos que ainda tenta se encontrar após a saída de Neymar. No Mineirão, o time celeste precisa vencer e torcer por um tropeço do Botafogo para se isolar como primeiro colocado - o clube carioca tem o mesmo número de pontos, mas está em segundo pelos critérios de desempate. Com dois jogos a menos do que o rival mineiro, o Santos conseguiu somente três vitórias em dez jogos e ocupa a 14ª posição na tabela com 13 pontos. É mais um time que, em caso de resultado negativo, pode começar a flertar com a zona de rebaixamento. Com sete vitórias, o Cruzeiro é a equipe que mais venceu neste Brasileiro, ao lado do Botafogo. O time mineiro vem de duas vitórias seguidas sobre Coritiba e Criciúma e somou 15 dos últimos 18 pontos disputados.

Cartola FC: Líder, a Raposa tem contado com a segurança do goleiro Fábio (C$ 20,46) e com as boas participações do jovem atacante Vinícius Araújo (C$ 6,26). São boas opções para quem apostar nos donos da casa. Se achar que o Peixe pode ser um visitante indigesto, vale colocar o atacante Neilton (C$ 8,71) ou o ex-cruzeirense Montillo (C$ 15,46) entre os seus titulares.

Na TV: Globo para SP, MG (menos Belo Horizonte), RS, Curitiba (PR), GO, PE, CE, TO: Cléber Machado, Casagrande e Leonardo Gaciba. PremiereFC 5: Jaime Júnior e Bob Faria.

Arbitragem: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC) apita o jogo, auxiliado por Carlos Berkenbrock (SC) e Fabio Rodrigo Rubinho (MT).

Você sabia que... a última vitória do Cruzeiro sobre o Santos aconteceu no segundo turno do Brasileirão de 2009: Cruzeiro 2 a 1 na Vila Belmiro, gols de Wellington Paulista e Kleber, com Neymar descontando. Depois, as duas equipes se enfrentaram mais seis vezes, com quatro vitórias do Santos e dois empates.

Coritiba x Vasco

confronto guia da rodada bolinha Coritiba x Vasco (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 16H - COUTO PEREIRA
Oscilando no Brasileiro, o Vasco tem uma difícil missão nesta rodada: bater o Coritiba, terceiro colocado no Brasileiro, que tem 89% de aproveitamento como mandante. Com 22 gols sofridos, o Vasco inicia esta rodada como a defesa mais vazada da competição, ao lado do Criciúma. A equipe carioca não sofreu gols somente nas vitórias sobre Portuguesa e Atlético/MG. Na tabela, o clube carioca ocupa a 11ª posição, com 15 pontos, e mesmo em caso de derrota não pode ser alcançado pelos times que se encontram na zona de rebaixamento nesta rodada. O Coritiba, por sua vez, tem de vencer e torcer por tropeços de Botafogo e Cruzeiro para assumir a ponta.

Cartola FC: Recuperado, o meia Alex (C$ 20,58) volta ao Coxa e um dos melhores pontuadores do fantasy game em 2013 deve ser escalado desde o início. Bottinelli (C$ 2,87) cumpriu suspensão e também retorna à equipe titular. O Vasco está cheio de desfalques e, se tentar se segurar na defesa, o zagueiro Rafael Vaz (C$ 8,59) é uma boa aposta.

Na TV: Globo para RJ, Belo Horizonte (MG), DF, ES, PR (menos Curitiba), SC, MT, MS, RN, AL, PB, SE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP: Luís Roberto, Roger Flores e Renato Marsiglia. PremiereFC 4: Felipe Lestar e Dida.

Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (RS) apita o jogo, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Herman Brumel Vani (SP).

Você sabia que...  neste Brasileiro, o Coritiba disputou seis jogos no Couto Pereira, obtendo cinco vitórias e um empate, com 12 gols marcados e seis sofridos. Como mandante, o Coxa tem aproveitamento de 89%, o segundo melhor da competição, atrás apenas do Botafogo, único time 100% jogando em casa. Para o Vasco, esta é a sexta partida fora de casa neste Brasileiro. Como visitante, o time somou 4 pontos, marcou oito gols e sofreu 14. A única vitória vascaína sem  mando de campo foi no clássico contra o Fluminense. O Vasco, portanto, ainda não venceu fora do Rio neste campeonato.

Bahia x Grêmio

confronto guia da rodada bolinha Bahia x Grêmio (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 18H30 - FONTE NOVA
Bahia e Grêmio buscam a redenção na 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto os baianos foram derrotados como visitantes pelo Atlético-PR, por 1 a 0, os gaúchos perderam pelo mesmo placar para o Coritiba na rodada anterior, mas dentro de sua arena. Na tabela, o Bahia está em vantagem, com 19 pontos, na sétima posição. O Grêmio soma 16 pontos e ocupa a nona colocação.

Cartola FC: O preço caiu por conta da derrota do Bahia, mas o goleiro Marcelo Lomba (C$ 15,33) e o atacante Marquinhos Gabriel (C$ 9,79) são boas dicas para o fim de semana pela boa performance que vem tendo na pontuação nesta temporada. O Tricolor gaúcho, com desfalques, vai depender do oportunismo de Barcos (C$ 17,98) para conseguir sair de Salvador com três pontos na bagagem.

Na TV: SporTV (menos BA) e PremiereFC 2: Jorge Vinícius e Maurício Noriega.

Arbitragem: Wagner Reway (MT) apita o jogo, auxiliado por Lorival Candido das Flores (RN) e Flavio Gomes Barroca (RN).

Você sabia que... o Grêmio não perde para o Bahia pelo Campeonato Brasileiro há 10 anos (ou 5 partidas). A última vitória baiana neste confronto aconteceu dia 3 de maio de 2003, na Fonte Nova (Bahia 2 a 1). De lá pra cá foram disputadas cinco partidas entre os times pelo Brasileiro, com três vitórias do Grêmio e dois empates.

Internacional x Atlético-PR

confronto guia da rodada bolinha Internacional x Atlético-PR (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 18H30 - ESTÁDIO DO VALE
O Inter não perde para o Atlético-PR no Rio Grande do Sul pelo Campeonato Brasileiro há quase 15 anos (ou 11 jogos, todos no Beira-Rio). A última vitória atleticana fora de casa aconteceu em 1998. Na edição atual, ambos têm campanhas bastante parecidas, com cinco vitórias e quatro empates cada. O time paranaense tem um jogo (uma derrota) a mais e ocupa a 5ª posição com os mesmos 19 pontos que tem o Internacional, atrás na classificação por critérios de desempate. Quem vencer a partida pode entrar na zona de classificação para a Libertadores.

Cartola FC: As duas principais contratações coloradas vão começar jogando e podem ser boas apostas. O meia Alex (C$ 17,00) faz a sua estreia e o atacante Scocco (C$ 12,86) até entrou em campo no Gre-Nal, mas começa jogando pela primeira vez. Uma aposta sempre segura na equipe gaúcha é o volante Willians (C$ 17,80), que reassumiu nesta temporada a sua posição de maior ladrão de bolas do Brasileirão.

Na TV: PremiereFC 3: Linhares Júnior e Mário Marcos

Arbitragem: Pablo dos Santos Alves (ES) apita o jogo, auxiliado por Carlos Augusto Nogueira Junior (SP) e Fabiano da Silva Ramires (ES).

Você sabia que... apesar da recente sequência invicta do Inter contra o Atlético-PR em Porto Alegre, o retrospecto geral na história do confronto aponta que o mando de campo não é um fator muito determinante. Em 37 jogos, apenas 18 terminaram com vitórias das equipes da casa. O Inter venceu nove vezes em Porto Alegre e o Atlético venceu oito vezes em Curitiba. A outra vitória do Atlético como mandante aconteceu no Serra Dourada, por 2 a 1, em 2004.

Ponte Preta x Criciúma

confronto guia da rodada bolinha Ponte Preta x Criciúma (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 18H30 - MOISÉS LUCARELLI
Na história da Série A, Criciúma e Ponte Preta se enfrentaram apenas quatro vezes, com duas vitórias da equipe catarinense, um empate e uma vitória da equipe paulista. Todos esses confrontos aconteceram na “era dos pontos corridos”. Na tabela da edição deste ano, as equipes estão separadas por apenas um ponto. A Ponte é a 15ª colocada com 12 pontos, enquanto o Criciúma é o primeiro da lista da zona de rebaixamento, na 17ª posição com 11 pontos. O time paulista, contudo, tem um jogo a mais do que os catarinenses, que têm a defesa mais vazada do campeonato ao lado do Vasco, com 22 gols sofridos.

Cartola FC: Se apostar que o ataque da Ponte vai brilhar, a melhor opção é William (C$ 17,94), artilheiro da competição eo lado de Maxi Biancucchi, do Vitória. Se achar que a defesa da Macaca vai segurar o Tigre, uma boa dica é o zagueiro Diego Sacoman (C$ 9,23), que pode pintar até na lateral esquerda.

Na TV: PremiereFC 4: Osvaldo Luís e Renato Leal.

Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA) apita o jogo, auxiliado por Clovis Amaral da Silva (PE) e Rafael da Silva Alves (RS).

Você sabia que... nos últimos sete jogos entre as duas equipes (um pela Série A e seis pela Série B), a Ponte Preta obteve seis vitórias e um empate. O Criciúma nunca venceu a Ponte Preta no Moisés Lucarelli.

Portuguesa x São Paulo

confronto guia da rodada bolinha Portuguesa x São Paulo (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 18H30 - CANINDÉ
Depois de 14 dias excursionando, o São Paulo volta a jogar pelo Campeonato Brasileiro tentando afastar a crise e deixar a zona de rebaixamento, na qual está há quatro rodadas. O time soma nove pontos em 11 jogos, com 11 gols marcados e 14 sofridos. A Portuguesa vive situação semelhante na classificação. Apesar de ter arrancado o empate diante do Flamengo na última rodada, com um gol de goleiro nos acréscimos, a Lusa é a penúltima colocada e precisa, além de vencer neste domingo no Canindé, torcer por tropeços de Criciúma ou Atlético-MG para sair da zona de degola.

Cartola FC: Empolgado com o gol de cabeça, o goleiro Lauro (C$ 7,74) é uma boa opção graças à moral que ganhou depois do feito. E, num clássico paulista, vai querer mostrar seu valor debaixo das traves. Pelo Tricolor, Luis Fabiano (C$ 18,96), que enquanto a equipe excursionava por Europa e Ásia ficou se recuperando no Brasil e deve ser titular no domingo. Para uma opção mais barata, o ofensivo lateral Douglas (C$ 9,84) é a dica para o fim de semana.

Na TV: PremiereFC 1: Reinaldo Porto e Luiz Ademar

Arbitragem: Rodrigo Nunes de Sá (RJ) apita o jogo, auxiliado por Rodrigo Henrique Correa (RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ).

Você sabia que... o retrospecto recente deste confronto apresenta boa vantagem são-paulina. Nos últimos 10 jogos, o Tricolor obteve sete vitórias, contra três da Lusa. Esses últimos 10 jogos entre São Paulo e Portuguesa tiveram média superior a três gols por jogo. Há 15 anos, desde o Campeonato Paulista de 1998, não acontece um empate sem gols neste confronto.

Chute de ouro: Maxi Biancucchi faz um gol a cada três finalizações

Artilheiro do Brasileirão ao lado de William, atacante do Vitória é o mais certeiro do campeonato. Ricardo Goulart e Vargas também se destacam

Por Bruno Marques, Rodrigo Breves, Thiago Quintella e Valmir Storti Rio de Janeiro

header espião estatístico (Foto: arte esporte)
Caiu no pé de Maxi Biancucchi é gol. Cirúrgico nas finalizações, o argentino se tornou o artilheiro do Campeonato Brasileiro com uma média de dar inveja a qualquer centroavante: a cada 2,9 finalizações ele manda uma para a rede adversária. Diante do Fluminense, ele comprovou seu incrível aproveitamento, algo que o Espião Estatístico, já observava, e na primeira conclusão a gol estufou a rede do Tricolor (veja no vídeo ao lado). Até a 10ª rodada do Brasileirão, ele havia conseguido 20 finalizações e marcado sete gols, com o melhor aproveitamento da competição
É verdade que o baixo número de finalizações, apesar do alto aproveitamento, é algo que pode preocupar o Vitória. Afinal, é o time que menos chuta ao gol do adversário entre todas as equipes da Série A. Logo, a chance de marcar gols é menor. Na média, o Leão chuta 8,9 vezes por partida. O técnico Caio Júnior, inclusive, demonstrou preocupação com o fato.

- Temos que melhorar esses números relacionados a criação de jogadas ofensivas. Fizemos um primeiro tempo de luxo contra o Fluminense, foi realmente muito bom. Mas estou buscando melhorar o time nesse aspecto. Precisamos criar mais, maas temos uma equipe equilibrada, que fez mais gols do que tomou. Está entre os primeiros colocados justamente por ter equilíbrio - analisou o treinador.

Como comparação a Maxi Biancucchi, o atacante William, da Ponte Preta, que divide a artilharia do Brasileirão com o argentino, aparece com o quinto melhor desempenho quando levado em consideração o aproveitamento das finalizações que se transformaram em gols. O jogador da Macaca precisou de 21 finalizações para fazer seis gols (até a 10ª rodada), média de um gol a cada 3,5 finalizações.

Logo atrás de Maxi aparecem Ricardo Goulart (Cruzeiro), Vargas (Grêmio) e Robinho (Coritiba), que fizeram três gols em dez finalizações, um aproveitamento de 30%. No entanto, o jogador do time mineiro teve mais chutes corretos - na direção do gol - do que os rivais. Vale ainda citar os jogadores que mais chutaram no Brasileirão: Rogério, do Náutico, tinha dado 34 chutes e marcado 3 gols. Logo atrás, Walter, do Goiás, e Rafael Sobis, do Fluminense, com 31 finalizações e um gol marcado cada.

O levantamento considerou apenas os jogadores que já tivessem marcado gols e feito no mínimo dez finalizações até a 10ª rodada. Desta forma, pode-se reduzir as distorções como a de jogadores que conseguiram  fazer dois gols em apenas três ou quatro finalizações, casos de Rosinei (Atlético-MG), Bruno Rodrigo (Cruzeiro) e Digão (Fluminense).

Info, Top 10 melhor aproveitamento em finalizações (Foto: Editoria de Arte)
  
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/08/chute-de-ouro-maxi-biancucchi-faz-um-gol-cada-tres-finalizacoes.html

Enderson não vê muitas diferenças entre Bota e Náutico: 'Muito difíceis'

Para técnico do Goiás, tanto lanterna do Brasileiro quanto vice-líder têm suas qualidades. Equipe esmeraldina enfrenta Alvinegro Carioca após bater Timbu

Por GLOBOESPORTE.COM Goiânia

Qual a diferença entre jogar contra o lanterna e contra o vice-líder do Campeonato Brasileiro? Para o técnico do Goiás, Enderson Moreira, quase nenhuma. O treinador esmeraldino espera dificuldades semelhantes neste sábado, contra o Botafogo, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Segundo Enderson, a Série A está bastante equilibrada, e times como o Náutico, derrotado pelo Verdão na última quarta-feira, também oferecem muita resistência.

- Eu particularmente vejo as mesmas dificuldades. Os adversários que estão na parte de cima são muito complicados, evidentemente, mas quem está atrás também. São equipes que têm obrigação de vencer, que jogam no limite. O Náutico tinha vencido o Internacional por 3 a 0, daí podemos ter noção do nível desta equipe – comenta.

Enderson Moreira - técnico do Goiás (Foto: Rosiron Rodrigues / Goiás E.C.) 
Enderson Moreira vê semelhanças entre Botafogo e Náutico (Foto: Rosiron Rodrigues / Goiás E.C.)
 
Mas apesar de comparar Botafogo e Timbu, Enderson Moreira também enaltece as qualidades do Alvinegro carioca, que se mantém no G-4 da Série A desde as primeiras rodadas. Em 12 jogos, o Botafogo soma sete vitórias, três empates e apenas uma derrota.

- O Botafogo é umas das grandes equipes do futebol brasileiro, que joga da mesma maneira dentro de fora de casa. O Seedorf é um jogador muito qualificado, que já passou pelos clubes mais importantes do mundo. Ele dispensa comentários. Mas é um time qualificado em todos os setores – finaliza o técnico do Goiás.

Após o triunfo na última rodada, o Verdão subiu para a décima colocação, com 16 pontos. Contra o Botafogo, tentará a segunda vitória consecutiva, algo que ainda não aconteceu nesta edição da Série A. Hugo e Dudu Cearense cumpriram suspensão na última rodada e ficam à disposição, contudo, não têm presença confirmada. Paulo e David podem continuar na equipe titular.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/goias/noticia/2013/08/enderson-nao-ve-muitas-diferencas-entre-bota-e-nautico-muito-dificeis.html

Bota é recepcionado com festa em Brasília e escolta policial para Seedorf

Craque holandês é ovacionado pela torcida alvinegra, que promete comparecer em grande público no duelo com o Goiás, sábado, no Mané

Por Fred Huber Brasília

A delegação do Botafogo desembarcou por volta de 23h na noite desta quinta-feira e foi recebida por um animado grupo de cerca de 150 torcedores. Os alvinegros fizeram uma grande festa e, claro, Seedorf foi o mais assediado. O craque tentou passar pelo canto rapidamente, mas logo foi percebido e só conseguiu chegar até o ônibus com a escolta de alguns policiais.

Vitinho, Jefferson e Rafael Marques também foram bastante festejados. O goleiro ouviu da torcida que é o melhor do Brasil, o meia foi celebrado mas também recebeu um puxão de orelha: "Tem que soltar a bola, Vitinho". O atacante foi acompanhado até o ônibus com a música "Pluct, plact, zum, Rafael Marques vai fazer mais um".

No primeiro dia de venda antecipada, nesta quinta-feira, apesar de alguns problemas no sistema, foram comercializadas cerca de sete mil entradas para o jogo contra o Goiás, sábado, às 18h30m, no estádio Mané Garrincha. A expectativa é de um grande público na partida.
Lodeiro já seguiu para se apresentar na seleção uruguaia. Suspensos, Bolívar e Gabriel já retornaram para o Rio de Janeiro. Por isso, Rodrigo Defendi e Dedé vão se juntar ao grupo em Brasília nesta sexta. A equipe, que está em segundo lugar no Brasileiro com 24 pontos, fará um treinamento no campo do Brasiliense.

torcida desembarque Botafogo em Brasília (Foto: Fred Huber) 
Seedorf é muito assediado na chegada à capital federal (Foto: Fred Huber)
 
FONTE:

Titulares não treinam, e ausência de Seedorf frustra torcida em Brasília

Apenas os reservas fizeram uma atividade leve no CT do Brasiliense. Escalação do craque holandês contra o Goiás, sábado, vira um mistério

Por Fred Huber Brasília

O Botafogo realizou na tarde desta sexta-feira, no CT do Brasiliense, o último treinamento antes da partida contra o Goiás, sábado, no estádio Mané Garrincha. Para frustração da torcida que foi ao local acompanhar a atividade, dos titulares apenas o goleiro Jefferson apareceu. Os demais ficaram no hotel. A ausência de Seedorf cria um mistério sobre sua utilização no jogo, mas a tendência é de que ele seja escalado. Na quinta, ele treinou na Toca da Raposa 2 depois de não ser relacionado para encarar o Atlético-MG na quarta.

Treino Botafogo Ct Brasiliense (Foto: Fred Huber) 
Apenas os reservas do Botafogo treinaram no CT do Brasiliense nesta sexta (Foto: Fred Huber)
 
A maratona de jogos tem impedido que os titulares façam trabalhos completos no campo. Para evitar um desgaste ainda maior, a última vez que eles foram ao gramado foi no sábado, véspera do clássico com o Vasco, vencido pelo Glorioso por 3 a 2.

Dos jogadores que devem entrar em campo contra o Goiás, André Bahia e Renato estiveram na atividade desta sexta. Eles são os favoritos como substitutos de Bolívar e Gabriel, suspensos. O trabalho foi leve, apenas um treinamento tático em campo reduzido. O Bota deve jogar com Jefferson, Gilberto, André Bahia, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Renato, Vitinho, Seedorf e Rafael Marques; Elias.

O técnico Oswaldo de Oliveira também não poderá contar com Lodeiro, que está com a seleção uruguaia. O Bota é o segundo colocado do Brasileiro com 24 pontos. O Cruzeiro tem a mesma pontuação, mas saldo de gols melhor: 15 contra oito.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/08/titulares-nao-treinam-e-ausencia-de-seedorf-frusta-torcida-em-brasilia.html