domingo, 28 de julho de 2013

Hamilton alcança 'milagre' na Hungria e conquista 1ª vitória com Mercedes

Após danificar bico em toque com Rosberg na primeira volta, Felipe Massa faz corrida discreta e chega em oitavo. Raikkonen e Vettel completam pódio

Por GLOBOESPORTE.COM Budapeste, Hungria

Logo depois de cravar a pole position para o GP da Hungria, no treino classificatório de sábado, Lewis Hamilton foi “pé no chão” e afirmou que um triunfo neste domingo seria muito difícil: “Temos uma colina íngreme para escalar por causa dos pneus e se ganharmos será um milagre. Sinto que a vitória ainda está um pouco distante”, disse. Milagre pedido, milagre feito.  Com uma atuação impecável, o campeão mundial de 2008 conseguiu imprimir um bom ritmo  e administrar o desgaste dos pneus na quente tarde de Budapeste para, enfim, alcançar sua primeira vitória pela equipe Mercedes, que passou a defender nesta temporada, após anos na McLaren. Kimi Raikkonen (Lotus) segurou Sebastian Vettel (RBR) nas voltas finais e os dois fecharam o pódio. Felipe Massa ficou em oitavo.

  •  
Hamilton GP Hungria (Foto: Reuters) 
Hamilton vence o GP da Hungria (Foto: Reuters)
 
Massa e Rosberg se tocam
Hamilton largou bem e manteve a ponta. Vettel se arriscou e espremeu Grosjean na esquerda para segurar a segunda posição. O francês da Lotus ainda teve que suportar  a pressão de Alonso, que havia superado o Rosberg. Massa foi outro que começou bem. Partindo em 7º, ganhou a posição de Raikkonen. Ao tentar atacar Rosberg, acabou tocando no pneu traseiro direito do alemão, e danificou um pequeno pedaço do bico de sua Ferrari. Com o incidente, Nico caiu para a 12ª posição e o brasileiro subiu para quinto.

O britânico da Mercedes conseguiu administrar uma vantagem confortável para Vettel nas primeiras voltas. O alemão da RBR era seguido de perto por Grosjean. Um pouco mais atrás vinha Alonso. Com a asa dianteira danificada, Massa tinha dificuldades para acompanhar o ritmo do companheiro de Ferrari e admitiu à equipe pelo rádio que o carro estava saindo de frente.
Hamilton foi o primeiro dos ponteiros a parar nos boxes, na volta 10, retornando à pista em oitavo, logo atrás de Button. Vettel assumiu a liderança provisória até fazer seu pit stop duas passagens depois. O tricampeão também voltou depois de Button, mas a essa altura, Hamilton já havia passado o inglês da McLaren e estava mais à frente. Grosjean se manteve um pouco mais de tempo na pista, liderando por algumas voltas.

Vettel chega a tocar em Button
Por não ter anotado tempo no treino classificatório, Webber largou em décimo com pneus médios – contra macios dos rivais que começaram na frente. Com compostos mais resistentes, o australiano apostava em uma estratégia diferente, seguindo na pista e assumindo a ponta. Button, em terceiro, era mais um com pneus médios a retardar a parada nos boxes. O britânico passou então a segurar as investidas de Vettel. Os dois chegaram a se tocar e o alemão perdeu parte do bico. Grosjean e Alonso acompanhavam de camarote.

Aconselhado pela equipe, Vettel reduziu o ritmo e deixou Button se afastar, para evitar desgaste de pneus. No entanto, o alemão começou a sofrer pressão de Grosjean e precisou fechar a porta em um belo duelo. Enquanto isso, mais atrás, ao tentar tomar a oitava colocação de Sutil, Massa perdeu um pouco de tração na manobra e acabou perdendo a posição para Raikkonen.
E foi Sutil o primeiro a abandonar a prova (volta 21), justamente na corrida que marcava sua 100ª participação na Fórmula 1. Segundo a Force India, o carro do alemão teve um problema hidráulico. Ao parar nos boxes, ele ainda teve problemas na fixação de uma das rodas e o bólido foi recolhido para a garagem.

Hamilton volta à ponta
Na volta 24, Webber enfim fez seu primeiro pit stop. Com isso, Hamilton reassumiu a ponta. Vettel finalmente conseguiu deixar Button para trás e subiu para segundo. Com pneus desgastados, o britânico “abriu a porteira”. Viu Grosjean ao seu lado, tentou fechar a porta e chegou a tocar no francês. Na sequência, perdeu também a posição para Alonso, indo para os boxes logo depois.

Após o toque com Button, a Lotus identificou uma suspeita de furo em um dos pneus de Grosjean e antecipou sua segunda parada. Pelo menos, o francês retornou em sétimo à frente do inglês, evitando um possível novo duelo. Em seguida, deu o botei em cima de Massa e subiu para sexto. O brasileiro também perdeu a posição para Button. O mexicano Esteban Gutiérrez foi o segundo a abandonar a corrida, com problemas mecânicos.

Na volta 30, Hamilton liderava tranquilamente, com uma vantagem de mais de 10s para Vettel. Mas após perder muito tempo com Button, o alemão da RBR forçava o ritmo e ia descontando, aos poucos a desvantagem para o piloto da Mercedes.

Uma passagem depois, Hamilton fez seu segundo pit stop e retornou em quarto. Vettel assumiu a ponta, seguido por Alonso e Webber. A essa altura, Massa – que também já havia visitado os boxes duas vezes – ultrapassava Hulkenberg e subia para nono. Hamilton rapidamente deixou Webber para trás. Com os pit stops de Vettel e Alonso, o britânico novamente passou para a liderança, seguido pelo australiano da RBR e por Raikkonen, esses dois com uma parada a menos.

Grosjean é punido por manobra sobre Massa
Por ter passado por fora da pista para ganhar a posição de Massa, Grosjean foi punido com um drive-through (passagem direta pelos boxes) e acabou saindo da briga pelo pódio. A direção de prova interpretou que o francês ganhou vantagem com a manobra. Pelo rádio, o piloto mostrou surpresa com a penalidade: “Por quê???”, gritou.

Completadas 40 das 70 voltas, Hamilton liderava com 2s5 de vantagem sobre Webber. Cinco segundos depois aparecia Raikkonen. Bem mais atrás estava Vettel, com boa vantagem sobre Alonso. Massa era oitavo.

Com táticas diferentes dos demais, Webber e Raikkonen foram para os boxes para o segundo pit stop, voltando, respectivamente, em terceiro e quarto. O líder Hamilton fez o terceiro pit stop na 51ª volta e retornou logo atrás do australiano da RBR. Mas o britânico, com pneus mais novos e faca nos dentes, deixou Webber para trás, evitando perder segundos preciosos. Com uma parada a menos que Hamilton, Vettel era o novo líder.

Hamilton lidera
Na 56ª volta, Vettel, enfim, foi para os boxes pela primeira vez, retornando em quarto, atrás de Webber e Raikkonen. O alemão então tinha 14 voltas para tirar a desvantagem do companheiro de RBR e de seu possível parceiro de time em 2014 para chegar, pelo menos em segundo. Enquanto isso, Hamilton voltava para a ponta, com pista livre para sua primeira vitória pela Mercedes.

Depois de usar três jogos de pneus médios, Webber foi para os boxes, pôs pneus macios e foi para a pista em quarto, para tentar uma arrancada final. Com isso, Raikkonen subiu para segundo e Vettel para terceiro. Dez segundos atrás do companheiro de time, o australiano virava 1s5 mais veloz.

Vettel tenta bote em Kimi
Em um fim de semana complicado, Rosberg pressionava Massa na luta pela oitava posição. Mas para alívio do brasileiro, não era dia do alemão da Mercedes. Na passagem de nº 65, seu motor estourou. O carro ainda teve um princípio de incêndio e Nico precisou abandonar.
A três voltas do fim, Vettel tentou o bote em Raikkonen. Mas o finlandês fez jogo duro e segurou a segunda posição.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/07/hamilton-alcanca-milagre-na-hungria-e-conquista-1-vitoria-com-mercedes.html

Atuações: Rildo brilha pela Ponte; no Peixe, Giva tem participação apagada

Atacante da Macaca fez o gol que assegurou o triunfo de sua equipe. Pelo Santos, jovem atacante faz pouco e acaba substituído por Willian José

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas

Header Ponte Preta (Foto: Infoesporte) 
 
ROBERTO - GOLEIRO
Não foi muito exigido durante a partida, mas fez uma defesa fundamental no primeiro tempo, em chute perigoso de Montillo. Seguro durante todo o duelo.
Nota: 6


ARTUR - LATERAL-DIREITO
No primeiro tempo, sofreu com as investidas do Peixe por aquele setor, com Montillo e Neilton. No ataque, foi praticamente nulo. Sacado no intervalo.
Nota: 5


FERRON - ZAGUEIRO
Jogou muito e foi um dos principais jogadores da Macaca na partida. Se doou bastante e ajudou a para o ataque santista.
Nota: 6


DIEGO SACOMAN - ZAGUEIRO
Assim como Ferron, fez grande partida. Mas foi ainda melhor que o seu companheiro de zaga. Foi ele o responsável por ganhar a dividida que acabou nos pés de Rildo antes do gol que definiu o duelo.
Nota: 6,5


UENDEL - LATERAL-ESQUERDO
Outro destaque da Macaca. Mas foi mais efetivo no ataque do que na defesa. Poderia ter comemorado um passe para gol, se William não tivesse perdido um gol incrível dentro da pequena área após cruzamento seu.
Nota: 6


BARAKA - VOLANTE
Discreto como sempre, o volante teve a responsabilidade de dar segurança ao ofensivo time de Paulo César Carpegiani e foi bem, sem ser violento.
Nota: 5,5


LUÍS RAMÍREZ - VOLANTE
Jogando mais recuado do que o habitual, foi muito bem na recomposição defensiva e na construção das jogadas de ataque.
Nota: 6


CHIQUINHO - MEIA
Fez com Uendel e Rildo um afinado trio pelo setor esquerdo da Ponte no primeiro tempo, mas viu seu rendimento diminuir na etapa final.
Nota: 5,5


RILDO - ATACANTE
Abusado, foi o principal jogador do sistema ofensivo da Macaca. Se movimentou bastante, criou oportunidade e ainda fez o gol que definiu o duelo. Junto com Diego Sacoman, o melhor da partida.
Nota: 6,5


WILLIAM - ATACANTE
Perdeu um gol inacreditável no primeiro tempo, mas foi importante ao segurar a bola no ataque do time de Campinas.
Nota: 5,5


EVERTON SANTOS - ATACANTE
Era a esperança de dar maior poder de fogo ao ataque da Macaca, mas teve uma atuação muito apagada. O pior do time na noite deste sábado.
Nota: 4,5


LUIS ADVÍNCULA - LATERAL-DIREITO
Grande mexida de Carpegiani. Entrou no lugar de Artur e deu muita solidez defensiva e, sobretudo, velocidade ao lado direito da Macaca.
Nota: 6


GIOVANNI - ATACANTE
Entrou no lugar do apagado Everton Santos e deu velocidade e maior poder ofensivo ao time alvinegro de Campinas. Ainda reclamou de um suposto pênalti de Edu Dracena.
Nota: 6


MAGAL - VOLANTE
Entrou na vaga de Rildo para fechar a Macaca. Pouco mostrou, mas ajudou Baraka na defesa.
Nota: 5



Header SANTOS (Foto: Infoesporte) 
 
ARANHA - GOLEIRO
Fez uma grande defesa no primeiro tempo, mas levou um gol e não chegou a trabalhar muito.
Nota: 6


RAFAEL GALHARDO - LATERAL-DIREITO
Começou bem, batendo falta perigosa para área. Mas faltou ajudar mais o ataque.
Nota: 5,5

EDU DRACENA - ZAGUEIRO
Foi driblado por Rildo no único gol da partida. No mais, jogou com seriedade lá atrás.
Nota: 5


DURVAL - ZAGUEIRO
Deu espaço para William chegar duas vezes com chances de marcar para a Ponte Preta.
Nota: 5


LÉO - LATERAL-ESQUERDO
Foi bem na defesa e tirou várias bolas dos atacantes do time da casa. No ataque, porém, o camisa 3 não apareceu tanto.
Nota: 6


AROUCA - VOLANTE
Atuando como primeiro volante, não teve liberdade para arrancar ao ataque. Procurou combater no meio de campo.
Nota: 5


LEANDRINHO - VOLANTE
O meia não conseguiu repetir as últimas boas atuações que vem desempenhando pelo Santos e foi substituído por conta da atuação discreta.
Nota: 4,5


CÍCERO - MEIA
Como segundo volante, teve que se preocupar com a marcação e, quando foi possível, foi ao ataque ajudar os companheiros.
Nota: 5,5


MONTILLO - MEIA
Ficou sobrecarregado com a fraca atuação de Leandrinho. Procurou o jogo e chegou a fazer algumas boas jogadas com Neilton.
Nota: 6


NEILTON - ATACANTE
Não desequilibrou, mas foi o mais ligado do ataque do Santos. Poderia ter sido mais acionado pelos meias.
Nota: 5,5


GIVA - ATACANTE
Muito apagado, não aproveitou a chance de titular a acabou substituído com justiça.
Nota: 4,5


CICINHO - MEIA / LATERAL-DIREITO
Deu mais movimentação para o meio de campo do Santos e apareceu como uma opção tanto para o meio, como a lateral.
Nota: 5,5

WILLIAN JOSÉ - ATACANTE
Recebeu poucas bolas e não conseguiu ajudar o time a reverter a desvantagem.
Nota: 5


GABRIEL - ATACANTE
Entrou com vontade. Seu melhor momento foi um cruzamento que quase surpreendeu o goleiro Roberto.
Nota: 5,5



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/07/atuacoes-rildo-brilha-pela-ponte-no-peixe-giva-tem-participacao-apagada.html

Elenco da Ponte demonstra alívio com fim de jejum e saída do Z-4

Vitória sobre Santos foi a primeira da Macaca dentro de casa neste Brasileirão. Agora com dez pontos, time deixa zona de rebaixamento

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP

Enfim, a vitória aconteceu. A Ponte Preta bateu o Santos por 1 a 0, na noite deste sábado, e encerrou o incômodo jejum de triunfos dentro do Majestoso. Após cinco partidas sem vencer em seu estádio, sendo quatro derrotas – para São Paulo, Botafogo, Atlético-PR e Nacional-AM –, a Macaca voltou a comemorar com sua torcida.

Responsável direto por colocar ponto final à marca negativa, o atacante Rildo, autor do gol da vitória, demonstrou alívio, mas evitou individualizar o feito.
- Pudemos sair com a vitória, só que o mais importante independente de quem faça os gols, é sempre a Ponte sair vencedora, e hoje a gente foi feliz - comentou.

A última vitória no Moisés Lucarelli havia acontecido no dia 18 de maio, na final do Interior, quando a Ponte derrotou o Penapolense por 4 a 2.

- Essa vitória estava amadurecendo. Após a pausa para a Copa das Confederações, nosso time mudou, tivemos outra pegada. Contra o Bahia (empate por 0 a 0) jogamos o tempo todo, mas o gol não saiu. Hoje fomos coroados com a vitória - celebrou o zagueiro Ferron.

Rildo gol ponte Preta x santos (Foto: Luciano Claudino / Ag. estado) 
Rildo celebra gol da vitória pontepretana sobre o Santos (Foto: Luciano Claudino / Ag. estado)
 
E o alívio na noite deste sábado foi duplo para a Macaca. Além do fim do jejum no Majestoso, o time deixou a incômoda zona de rebaixamento e momentaneamente ocupa a 12ª colocação, com dez pontos.

- Foi muito importante, pois nos dá confiança para brigar por coisas maiores e ainda tira aquela coisa ruim que não estávamos ganhando dentro de casa – completou o zagueiro Diego Sacoman.
O elenco pontepretano folga neste domingo e se reapresenta somenta na segunda-feira, às 15h30m, no Moisés Lucarelli. A próxima partida da Macaca no Brasileirão será na quarta-feira, diante do Coritiba, às 21h, no Couto Pereira.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/ponte-preta/noticia/2013/07/elenco-da-ponte-demonstra-alivio-com-fim-de-jejum-e-saida-do-z-4.html

Léo lamenta erro em saída de bola do Santos: 'Bola estava no nosso pé'

Lateral-esquerdo aponta bobeada do Peixe para explicar derrota e já quer time focado no amistoso contra Barcelona e no clássico contra Corinthians

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas (SP)

O lateral-esquerdo Léo lamentou o erro na saída de bola do Santos, que originou o primeiro e único gol do jogo contra a Ponte Preta, na derrota por 1 a 0, na noite deste sábado, no Moisés Lucarelli, em Campinas, em duelo válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro (veja os melhores momentos da partida acima). No lance, o goleiro Aranha repôs a bola rapidamente, lançando com as mãos, mas Giva perdeu a dividida com Diego Sacoman, que lançou Rildo. Na sequência da jogada, o atacante da Macaca driblou Edu Dracena e marcou o gol que definiu o confronto.

- A bola estava no nosso pé e nós erramos. Futebol é assim. Se ninguém erra, seria 0 a 0. É questão de detalhe. Nós pecamos e perdemos o jogo – afirmou o camisa 3.
 

Sem conseguir entrar no G-4, que era o principal objetivo do Peixe neste momento, o time do técnico Claudinei Oliveira vai ‘folgar’ por duas rodadas no Brasileirão, por conta do amistoso contra o Barcelona, sexta-feira, na Espanha.

- Isso já tinha sido avisado. Agora, não podemos reclamar muito. Não queríamos perder, mas agora é viajar e jogar contra o Barcelona. Depois, voltar e jogar o clássico (contra o Corinthians, no dia 7 de agosto, pela 12ª rodada do Brasileirão). Vai ser complicado, mas vamos lá jogar – afirmou.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2013/07/leo-lamenta-erro-em-saida-de-bola-do-santos-bola-estava-no-nosso-pe.html

Claudinei lamenta derrota para Ponte e diz que mais justo seria um empate

Técnico lamenta deixar de somar pontos que poderiam servir como gordura na parte final do Brasileiro, mas afirma que Peixe foi brioso e lutou até o fim

Por Murilo Borges Campinas (SP)

O técnico Claudinei Oliveira saiu chateado do Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. A bronca não foi pela atuação dos seus jogadores na derrota por 1 a 0 para a Ponte Preta, na noite deste sábado, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro (veja os melhores momentos no vídeo acima). Para o comandante, o principal problema foi que o Santos deixou de somar pontos importantes, que poderiam ajudar o time no futuro da competição.

- Atrapalha é que você não pontua. Conversamos antes do jogo a respeito disso, que era importante para ter uma gordura mais para frente se precisasse queimar. Mas Brasileirão tem jogos difíceis. A torcida saiu chateada, mas viu um time que lutou até o final. Vínhamos em uma sequência boa, de três vitórias, quase vencemos o Coritiba, levamos o gol no fim, e ganhamos em Catalão. Infelizmente, não vencemos a Ponte – afirmou.
 

Após a partida, Claudinei disse que o confronto foi equilibrado e que o resultado mais justo seria um empate. Para o santista, o gol da Macaca saiu em um lance isolado, em que a zaga do Santos perdeu a posse de bola quando tentava sair para o jogo.

- Foi um primeiro tempo igual, em que as duas equipes tiveram chance. No segundo, tomamos um gol fortuito. Não pela finalização, que o Rildo pegou muito bem na bola, mas pelo início da jogada. Estávamos saindo para o contra-ataque. Foi mérito dele, mas um lance fortuito. Depois, saímos para o jogo. A Ponte se fechou. Então procuramos sair de todas as maneiras. A entrada do Cicinho melhorou, tivemos várias jogadas pela direita, mas infelizmente não fizemos o gol. Não faltou luta ou empenho. Acredito que o mais justo seria o empate - afirmou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2013/07/claudinei-lamenta-derrota-para-ponte-e-diz-que-mais-justo-seria-um-empate.html

Ponte Preta tira 'invencibilidade' do Santos e deixa o Z-4 do Brasileirão

Peixe de Claudinei Oliveira não faz boa partida em Campinas, apesar da volta de cinco titulares, e a Macaca vence a primeira no Moisés Lucarelli


A CRÔNICA
 
por GLOBOESPORTE.COM

Enfim, a Macaca aprontou em casa. Diante de um Santos invicto sob o comando de Claudinei Oliveira, a Ponte Preta fez 1 a 0, gol de Rildo, venceu a primeira partida no Moisés Lucarelli e terminou a noite de sábado fora da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro - a vitória do time de Campinas empurrou o São Paulo para o 18º lugar, além de colocar o Flamengo no Z-4. A Ponte, que tem um jogo a menos, contra o Atlético-MG, adiado da oitava rodada, agora ocupa a 12ª posição, com dez pontos. O Peixe, que visava a um lugar no G-4, segue com 12 pontos, em oitavo.

O Alvinegro do litoral vinha de seis jogos sem perder, com quatro vitórias e dois empates. A equipe agora deixa de lado as competições oficiais para viajar para a Europa, onde enfrenta o Barcelona em amistoso na próxima sexta-feira - embarque é nesta segunda. O próximo compromisso pelo Brasileirão é apenas no dia 7 de agosto, contra o Corinthians, na Vila Belmiro. A Ponte volta a campo na quarta-feira, às 21h, quando encara o Coritiba no Couto Pereira.

Poucas emoções
Ponte Preta e Santos fizeram um primeiro tempo sonolento e sem muitas emoções. O Peixe contava com o retorno dos cinco titulares – Edu Dracena, Léo, Arouca, Cícero e Montillo - que haviam sido poupados na vitória por 2 a 0 sobre o Crac, no meio da semana, em Catalão, pela Copa do Brasil. Mesmo assim não conseguia impor seu ritmo de jogo.

Léo Santos x Ponte Preta (Foto: Rodrigo Villalba) 
Everton Santos tenta dominar a bola e é observado por Léo durante Ponte e Santos (Foto: Rodrigo Villalba)
 
O camisa 10 bem que se movimentou, buscou jogadas, procurou Neilton, aberto na esquerda e um dos mais acesos do Santos, mas não conseguiu criar grandes oportunidades. Sem sucesso em servir aos companheiros, que estavam apagados, Montillo tentou resolver sozinho. Aos 37 minutos, soltou uma bomba que Roberto espalmou com firmeza, utilizando apenas a mão direita. Foi o melhor momento dos santistas.

Do outro lado, a Macaca também jogava sem empolgar. Mesmo assim, criou a melhor chance do primeiro tempo, com um cruzamento da esquerda que passou por Aranha. Conhecido dos santistas por ter atuado no time de Diego e Robinho, o atacante William desperdiçou ao tentar de carrinho, pegando mal na bola e mandado para fora. O mesmo atacante já havia obrigado o ex-ponte-pretano Aranha a fazer boa defesa em cabeçada.


Ponte marca, e Peixe não consegue reagir
No intervalo, o discurso dos santistas era de que o time iria buscar a vitória, mesmo jogando no território do rival. O time da Baixada vinha de empate em casa, 2 a 2 com o Coritiba, e precisava se recuperar. Mas quando a bola voltou a rolar quem balançou as redes foi a equipe do técnico Paulo César Carpegiani. Diego Sacoman ganhou dividida com Giva e lançou Rildo, que deu lindo drible em Edu Dracena e bateu rasteiro, no canto esquerdo de Aranha, aos quatro minutos.
William marcou de novo para a Ponte, mas a arbitragem apontou um impedimento duvidoso e anulou o lance. Claudinei fez mudanças e sacou os apagados Leandrinho e Giva, promovendo as entradas de Cicinho e Willian José. O Peixe melhorou um pouco, adiantou a marcação e buscou espaço para tentar evitar o fim da invencibilidade. O atacante Gabriel ainda entrou no lugar do lateral Galhardo, mas apesar de se lançar ao ataque, o time de Claudinei pouco assustou o goleiro Roberto e não evitou a derrota.

 
FONTE:

Grêmio deve se afirmar sobre o Flu em casa, acredita Raphael Rezende

Comentarista do SporTV cita a vitória sobre o Botafogo, na Arena, e vê tendência de vitória do Tricolor. Edinho aposta em sucesso de Renato

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Para o duelo contra o Fluminense, neste domingo, às 16h (de Brasília), na Arena, o Grêmio deve se afirmar e vencer a partida, na opinião do comentarista Raphael Rezende. O jornalista lembrou a vitória sobre o vice-líder Botafogo, pela sétima rodada, e crê que, como vive má fase, a equipe das Laranjeiras deve oferecer menos resistência aos donos da casa.

- O Grêmio não fez um bom jogo contra o Botafogo, mas se afirmou. Contra o Criciúma, o Renato errou na escalação. Ele não levou o Riveros, um jogador mais experiente e que lembra mais o Souza, o titular da posição. Desta vez, o Renato mexe menos no time. Se o Grêmio se afirmou contra o Botafogo, que vive bom momento e fez um bom jogo, a tendência é que se afirme também contra o Fluminense - afirmou o comentarista, durante o "Troca de Passes".

Vargas, Grêmio x Botafogo (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA) 
Com dois gols de Vargas, Grêmio venceu o Botaogo na Arena (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
 
O comentarista Edinho elogiou o técnico Renato Gaúcho. Na sua opinião, o treinador poderá conduzir o Grêmio a uma grande campanha neste Brasileirão.

- O Renato, pelo treinador que é, vai conseguir montar este time do Grêmio. Apesar de ter ficado muito tempo parado, acredito que vai ter sucesso, pela identificação que tem com esse time do Grêmio.

Sobre o Fluminense, Edinho acredita que as atuações do Tricolor carioca estão acima das de 2012, quando a equipe foi campeã brasileira. No entanto, os resultados não estão aparecendo e o técnico Abel Braga precisa fazer mudanças.

- O Abel está dizendo que vai mudar. O Fluminense já tem cinco derrotas, o mesmo número do campeonato inteiro no passado. Tem que mudar agora. No ano passado, a equipe sempre jogava no contra-ataque, no erro do adversário. Neste ano, mudou um pouco de postura, está jogando melhor, mas os resultados não estão aparecendo.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/troca-de-passes/noticia/2013/07/gremio-deve-se-afirmar-sobre-o-flu-em-casa-acredita-raphael-rezende.html

Para Raphael Rezende, clássico vem em momento ideal para o Cruzeiro

Raposa encontra o Galo com muitos jogadores poupados, na primeira partida depois do título da Libertadores e comentarista vê favoritismo

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Apenas quatro dias depois de conquistar o inédito título da Taça Libertadores, o Atlético-MG terá pela frente o clássico contra o Cruzeiro, neste domingo, às 16h (de Brasília), no Mineirão. Para o comentarista Raphael Rezende, o momento do clássico é ideal para o time celeste.
- Para o Cruzeiro não existe momento melhor do que este. O Atlético é campeão da Libertadores, mas estará com um time alternativo. O Cruzeiro não pegará a força máxima do Atlético. Se a partida fosse daqui a uma semana, embalado pela Libertadores, tentando passar por cima do rival, seria outra situação - afirmou o comentarista, no "Troca de Passes".

Raphael Rezende lembrou que, apesar de ter perdido o título do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro venceu o clássico de reabertura do Mineirão, em fevereiro. Além disso, como o técnico Cuca, do Galo, pretende poupar quase todo o time, o favoritismo é da Raposa.

Luan treino Cruzeiro (Foto: Denilton Dias / Vipcomm) 
Cruzeiro teve a semana para treinar, enquanto Galo jogou final na quarta (Foto: Denilton Dias / Vipcomm)
 
- O Cruzeiro tem um leve status de favorito, mas é um clássico. A camisa do Atlético pode jogar e fazer um jogo de igual para igual, mas o Cuca já sinalizou que só jogará com um ou dois titulares na final da Libertadores. Pelo bom futebol que já mostrou no início de campeonato, o Cruzeiro vai levar vantagem disso.

O Cruzeiro está na quarta posição e pode acabar a rodada na liderança do Brasileiro. Para isso, precisa vencer o clássico e torcer contra Internacional, Botafogo e Coritiba. Já o Atlético, apesar de estar em 11º, tem apenas um ponto de vantagem sobre o Flamengo, 17º colocado, que está na zona de rebaixamento. No entanto, não corre risco de terminar o domingo entre os quatro piores.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/troca-de-passes/noticia/2013/07/para-raphael-rezende-classico-vem-em-momento-ideal-para-o-cruzeiro.html

Estou voltando para casa: após três anos, Fla e Bota retornam ao Maraca

Rubro-Negro e Alvinegro se enfrentam pelo Brasileiro neste domingo, às 18h30m, e matam saudade do reformado palco histórico do futebol carioca

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Chega de saudade. De espera. De só ficar na vontade de ver o time do coração no Maracanã. Foram mais de mil dias sem o estádio. Semanas, meses, anos. O velho Maraca não existe mais, está completamente remodelado e moderno, mas torcedores de Flamengo e Botafogo terão um domingo das antigas. O dia 28 de julho ficará marcado pelo retorno do clássico ao seu principal palco. As equipes se enfrentam às 18h30m (de Brasília), pela nona rodada do Brasileirão. A última vez que isso ocorreu foi em 14 de julho de 2010, também pelo nacional. O Rubro-Negro venceu por 1 a 0, gol de Paulo Sérgio.

Dos atuais jogadores do Flamengo, só Léo Moura participou daquela partida. O Flamengo atual, de Mano Menezes, é cheio de caras novas e tenta criar uma identidade. O desempenho contra o Inter, domingo passado, agradou apesar da derrota em Caxias do Sul. A impressão foi melhor que o resultado, já que o time conseguiu fazer uma partida equilibrada diante do atual líder. A situação na tabela é que é incômoda. Com nove pontos, o Flamengo está apenas na 15ª posição. 
 
Confiante com a boa campanha na temporada, o Botafogo entra em campo com um histórico de apenas quatro derrotas no ano, o título do Carioca, a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil e a segunda colocação no Campeonato Brasileiro. O tabu de 13 anos sem vencer o rival no Brasileiro não incomoda, e o time vem consolidando a sua escalação, mesmo depois das saídas de jogadores importantes como Fellype Gabriel e Andrezinho.

O PremiereFC 1 e o PremiereFC HD exibem o jogo, que será acompanhado pelo GLOBOESPORTE.COM em Tempo Real e com vídeos exclusivos.

 

header as escalações 2
Flamengo: Mano Menezes só vai divulgar a equipe 45 minutos antes do início do clássico. A única dúvida é o meia-atacante Gabriel. Recuperado de uma lesão na coxa direita, ele está relacionado, mas o treinador não disse se ele começa entre os titulares ou fica no banco. Caso não inicie, Bruninho é um dos cotados. O volante Victor Cáceres ainda se recupera de um problema muscular na coxa direita e está fora. Diego Silva continua no time. A formação provável: Felipe, Léo Moura, Wallace, González e João Paulo; Diego Silva, Elias, Gabriel, Carlos Eduardo e Paulinho; Marcelo Moreno.
Botafogo: o técnico Oswaldo de Oliveira tem conseguido manter uma sequência em sua escalação. No clássico, ele vai com a mesma formação da derrota para o Figueirense, pela Copa do Brasil, quarta-feira, quando conseguiu a classificação para as oitavas de final nas cobranças de pênaltis. O time entra em campo com Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Seedorf e Vitinho; Rafael Marques.


quem esta fora (Foto: arte esporte)

Flamengo: o volante Cáceres, se recuperando de um problema na coxa direita, e André Santos, fora de forma e ainda sem previsão de estreia.
Botafogo: o lateral-direito Lucas, que fraturou o tornozelo esquerdo na derrota para o Grêmio, e o meia Cidinho, submetido a uma cirurgia no joelho direito em maio. Octávio também não está à disposição depois de uma cirurgia no punho direito. Bruno precisou retirar uma verruga da sola do pé esquerdo e está fora.

 

header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Flamengo: Léo Moura, Luiz Antonio e Víctor Cáceres.
Botafogo: Lucas, Renan e Vitinho.

 
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Péricles Bassols Cortez (RJ) apita a partida, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ). O árbitro trabalhou em três jogos desta edição do Brasileiro: Grêmio 1 x 1 São Paulo, Bahia 0 x 2 Corinthians e Goiás 2 x 1 Portuguesa. Ele tem média de 5,3 cartões amarelos aplicados e puxou o cartão vermelho apenas uma vez. Ainda não marcou pênaltis e tem média de 40,6 faltas assinaladas por confronto. O campeonato tem média de 4,2 cartões amarelos e 0,2 cartões vermelhos. São 33,5 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.

 
header_estatisticas (Foto: arte esporte)
Flamengo:  o Rubro-Negro defende uma invencibilidade de 20 jogos contra o Botafogo em confrontos do Campeonato Brasileiro. A última derrota aconteceu em 2000. Apesar de ser o segundo time que mais finaliza (133) - perdendo apenas para o São Paulo, que tem dois jogos a mais - o Flamengo é um dos piores ataques da competição, com apenas oito gols marcados. Em média, a equipe faz um gol a cada 17 finalizações. Além disso, está apenas em sétimo entre os que mais criam chances de gol, revelando que a equipe demonstra ansiedade para chutar à meta adversária.
Botafogo: o Glorioso é o segundo entre os que menos roubam bolas na competição (88). Além disso, é o sexto que mais comete faltas e precisa se resguardar nas chances criadas em bola parada pelo adversário. Com 64 gols marcados no ano, o Botafogo tem nos seus meias o segredo para chegar à meta adversária: Seedorf e Lodeiro são os artilheiros da equipe, com dez gols cada. A equipe está em terceiro lugar somando as defesas difíceis de Renan e Jefferson, mostrando que a defesa dá espaços e obriga o goleiro a trabalhar bastante na partida.


 
header_na_historia (Foto: arte esporte)
Na arrancada final rumo ao título brasileiro de 2009, o Flamengo enfrentou o Botafogo no Engenhão, pela 31ª rodada, e venceu por 1 a 0, gol do atacante Adriano, o Imperador. Naquele momento o time comandado por Andrade era o quinto colocado, mas conseguiu uma sequência impressionante nos jogos finais. Entre os destaques do Rubro-Negro, o lateral Léo Moura, o meia Petkovic e o atacante Zé Roberto, ex-Botafogo. O Alvinegro, comandando por Estevam Soares, tinha Jefferson como goleiro, além do zagueiro Juninho e o meia Lucio Flavio. Veja a ficha completa do jogo no Futpedia clicando aqui.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/07/estou-voltando-para-casa-apos-tres-anos-fla-e-bota-retornam-ao-maraca.html

Torcida pede a saída de Pimenta, que afirma: 'Futebol sempre tem pressão'

Torcedores vaiam técnico na saída de campo e exigem mudanças. Ele não se incomoda e diz que vinha sendo criticado mesmo com time vencendo

Por Sergio Gandolphi São Paulo

A derrota por 3 a 2 para o Atlético-PR, neste sábado, no Canindé, irritou a torcida da Portuguesa. Antes mesmo de o jogo chegar ao fim, os torcedores começaram o coro na arquibancada contra a diretoria e exigindo a saída do técnico Edson Pimenta. Assista aos melhores momentos da partida no vídeo acima.

A Lusa não está bem no Brasileirão, após nove rodadas. Só venceu uma vez até aqui e ocupa a penúltima posição, com sete pontos, à frente apenas do Náutico. Neste sábado, nova derrota e situação cada vez mais difícil.

- Entendo as vaias da torcida. Ela vem para o estádio, paga ingresso e tem direito de cobrar. Estou acostumado com esse tipo de pressão. No futebol, é a coisa mais normal que tem. Quando estávamos vencendo, no intervalo, já deixamos o campo sob vaias - comentou Edson Pimenta.

Durante a entrevista coletiva do treinador, o filho dele, Renato, discutiu com um repórter de uma rádio paulista, que acompanha o dia a dia da Portuguesa, e fez com que o técnico paralisasse uma resposta. Na sequência, o jornalista deixou a sala de imprensa e a entrevista transcorreu por mais alguns minutos.

Viaturas da Polícia Militar fizeram a segurança dos jogadores na saída do Canindé neste sábado. O clima não é bom também entre jogadores e torcedores.

Edson pimenta portuguesa corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Pimenta não se incomoda com as vaias. 'Normal no futebol' (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
  
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/portuguesa/noticia/2013/07/torcida-pede-saida-de-pimenta-que-afirma-futebol-sempre-tem-pressao.html

Dellatorre marca primeiro gol e ganha pontos com o técnico Vagner Mancini

Atacante, que disputa vaga com outros quatro jogadores, faz um gol nos 3 a 2 contra a Portuguesa. Técnico elogia ele. 'Veio para ajudar muito', diz

Por Fernando Freire Curitiba
 
O atacante Dellatorre marcou o primeiro gol com a camisa rubro-negra nos 3 a 2 do Atlético-PR sobre a Portuguesa, na noite deste sábado, no Canindé, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O camisa 49 entrou aos 13 do segundo tempo e, cinco minutos depois, aproveitou cruzamento do atacante Marcelo e mandou para o fundo das redes. Dellatorre, que tinha estreado na vitória sobre o Paysandu, pela Copa do Brasil, comemorou o gol sobre a Lusa (confira os melhores momentos no vídeo):

- Fui feliz por ter entrado e ajudado. Estou muito feliz, muito à vontade. Mas o mais importante é a vitória. Isso faz com que a confiança de todo mundo aumente a cada jogo - falou o jogador em entrevista à rádio oficial do clube após o jogo.

Com o gol, o atacante ganhou pontos com Vagner Mancini, que tem testado jogadores em busca da dupla de ataque ideal. Além de Dellatorre, o técnico já escalou Ederson e Marcão ao lado de Marcelo. Ele também tem Pedro Gusmão como opção. O comandante rubro-negro elogiou Dellatorre, mas reconheceu que ele precisa melhorar, principalmente na questão física:
- O atleta que entrou no último jogo. Hoje, jogou menos. Mas é um atleta diferente, de muita movimentação, veloz também. O Atlético ganhou um atacante. Falta muito, até pela inatividade que ele vinha. Mas não tenho dúvida ao afirmar que o Dellatorre veio para ajudar muito - comentou o técnico do Furacão, também em entrevista à rádio oficial.

Dellatorre, atacante, comemora gol do Atlético-PR (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Gustavo Oliveira) 
Dellatorre comemora primeiro gol pelo Furacão (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Gustavo Oliveira)
 
O próximo compromisso do Atlético-PR será contra o Atlético-MG, às 19h30m (horário de Brasília) de quarta-feira, na Arena Independência.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-pr/noticia/2013/07/dellatorre-marca-primeiro-gol-e-ganha-pontos-com-o-tecnico-vagner-mancini.html

Atuações: Souza vai mal pela Lusa; Dellatorre é destaque do Furacão

Atacante do Atlético-PR entra no segundo e faz um dos gols da vitória rubro-negra por 3 a 2. Meia da Portuguesa compromete time ao ser expulso

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Header PORTUGUESA (Foto: Infoesporte)
 
LAURO - GOLEIRO
Fez boas defesas, sobretudo no segundo tempo quando a time jogava com um atleta a menos.
Nota: 7


CORRÊA - LATERAL-DIREITO
Mostrou boa saída de bola pela direita, mas deixou espaços.
Nota: 5,5



MOISÉS MOURA - ZAGUEIRO
Esteve bem na marcação e aventurou-se no ataque para marcar o primeiro gol da Lusa.
Nota: 7,5


VALDOMIRO - ZAGUEIRO
Confuso, não acompanhou o zagueiro Manoel no lance que resultou no gol adversário.
Nota: 4,5

ROGÉRIO - LATERAL-ESQUERDO
Pouco apoiou e por pouco não foi expulso.
Nota: 5


FERDINANDO - VOLANTE
Com boa marcação, conseguiu dificultar a vida dos meias do Atlético-PR.
Nota: 6

BRUNO HENRIQUE - VOLANTE
Discreto, pareceu indeciso sobre quando atacar e defender.
Nota: 5


CAÑETE - MEIA
Passou boa parte do jogo escondido entre os zagueiros.
Nota: 5,5

MATHEUS - MEIA
Substituiu Cañete. Mal posicionado, participou pouco da partida.
Sem nota.

SOUZA - MEIA
Fez bom primeiro tempo, mas exagerou ao ajudar na marcação e acabou expulso.
Nota: 4

GILBERTO - ATACANTE
Mostrou boa movimentação e conseguiu o gol em sua estreia.
Nota: 7,5


JEAN MOTA - ATACANTE
Pareceu intimidado, mas teve boa movimentação.
Nota: 5,5

BRUNO MORAES - ATACANTE
Mal posicionado, participou pouco da partida.
Nota: 5

NEILSON - ATACANTE
Tinha a missão de dar mais velocidade e, assim, armar contra-ataques. Não conseguiu.
Nota: 5



Header ATLETICO-PR (Foto: Infoesporte) 
 
WEVERTON - GOLEIRO
Mostrou-se tranquilo nos momentos em que foi exigido.
Nota: 6,5

LÉO - LATERAL-DIREITO
Começou preso na marcação. Soltou-se no segundo tempo e marcou um gol.
Nota: 7

MANOEL - ZAGUEIRO
Oscilou ao marcar o primeiro gol e fazer pênalti bobo que resultou em gol.
Nota: 6


LUIZ ALBERTO - ZAGUEIRO
Teve atuação correta, sobretudo no primeiro tempo, quando a Portuguesa exigiu mais da zaga.
Nota: 6


PEDRO BOTELHO - LATERAL-ESQUERDO
Na etapa final, quando o Atlético jogou com um a mais, poderia ter avançado mais.
Nota: 6


BRUNO SILVA - VOLANTE
Participou bem da marcação, mas mostrou dificuldade na saída de bola.
Nota: 5,5

JUNINHO - VOLANTE
Também não conseguiu ajudar na transição defesa-ataque.
Nota 5

ZEZINHO - MEIA
Entrou para ajudar Paulo Baier na criação. Porém, pouco participou.
Nota: 5


ELIAS - MEIA
Entrou na vaga de Juninho. Foi discreto ao ajudar na marcação e ensaiar alguns lançamentos.
Nota: 6

PAULO BAIER - MEIA
Ainda é o jogador mais lúcido da equipe.
Nota: 7

JONAS - LATERAL-DIREITO
Entrou no lugar de Paulo Baier no finzinho.
Sem nota.

EDERSON - ATACANTE
Apresentou-se pouco para o jogo. Muito preso dentro da área.
Nota: 5

DELLATORRE - ATACANTE
Entrou na vaga de Ederson. Deu velocidade ao ataque e deixou o Atlético mais perigoso. Acabou presenteado com um gol.
Nota: 7,5

MARCELO - ATACANTE
Melhor no segundo tempo ao jogar mais aberto pela esquerda.
Nota: 6


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/07/atuacoes-souza-vai-mal-pela-lusa-dellatorre-e-destaque-do-furacao.html

Paulo Baier joga 90 minutos e festeja sequência como titular: 'Feliz da vida'

Jogador de 38 anos é titular pelo terceiro jogo seguido e só é substituído nos acréscimos da etapa final. 'É uma vitória para pegar confiança', diz

Por Fernando Freire Curitiba

O meia Paulo Baier era dúvida para a partida contra a Portuguesa. Por ter sido titular nos dois jogos anteriores, contra Corinthians e Paysandu, ele poderia começar o jogo deste sábado no banco de reservas. O jogador de 38 anos, porém, foi escalado como titular. E apareceu em momentos decisivos da vitória por 3 a 2, na noite deste sábado, no Canindé. Primeiro, cobrou escanteio que resultou no gol do zagueiro Manoel. Depois, mandou para o fundo das redes para confirmar o terceiro gol - atribuido para o lateral-direito Léo.

O maestro rubro-negro só foi substituído nos acréscimos do segundo tempo. Aos 49 minutos, foi substituído pelo lateral-direito Léo. Depois, na saída do campo, Paulo Baier comemorou a sequência de três partidas como titular - número inédito na temporada - e festejou, principalmente, o resultado.

- É uma vitória para pegar confiança, principalmente para os jogadores que estão entrando no time agora, como é meu caso. Estou feliz da vida. Feliz por ter conseguido a vitória, feliz pelo meu rendimento. Consegui dar um ritmo legal para a equipe. Lógico que pode melhor. Mas tudo é questão de confiança. Com as vitórias, vamos conseguindo - falou para a rádio oficial do clube.

Meia Paulo Baier, do Atlético-PR (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Gustavo Oliveira) 
Meia Paulo Baier joga mais de 90 minutos contra a Lusa (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Gustavo Oliveira)
 
Com o resultado, o Furacão deixou a zona de rebaixamento. Antes da conclusão da rodada, é o 14° colocado, com nove pontos. O próximo compromisso do time paranaense é contra o Atlético-MG. O duelo está marcado para 19h30m (horário de Brasília) de quarta-feira, na Arena Independência. Para essa partida, o meia Paulo Baier é dúvida. Por ter sido titular em três jogos seguidos, ele pode ser poupado da viagem para Belo Horizonte.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-pr/noticia/2013/07/paulo-baier-joga-90-minutos-e-festeja-sequencia-como-titular-feliz-da-vida.html

Em jogo de viradas, Furacão bate a Lusa e joga São Paulo no Z-4

Gol de Léo nos acréscimos tira o time de Vagner Mancini da zona de rebaixamento. Portuguesa cai para a penúltima colocação

A CRÔNICA 
 
por Sergio Gandolphi

Com um gol de Léo nos acréscimos, o Atlético-PR deixou a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro neste sábado. A vitória por 3 a 2 sobre a Portuguesa, no Canindé,  de virada, fez duas vítimas: colocou o Furacão no 14º lugar, com dez pontos, e jogou o São Paulo, que tem oito, na zona de rebaixamento. Já a Lusa, com sete, caiu para a penúltima posição. Ponte Preta e Náutico são as outras equipes que estariam rebaixadas neste momento.

O duelo deste sábado foi marcado pelas viradas e pelo fato de cada equipe dominar um tempo de jogo. A Lusa, dona da primeira etapa, foi para o intervalo vencendo por 2 a 1, de virada. Moisés Moura e Gilberto deixaram a equipe em vantagem, depois de Manoel abrir o placar no Canindé.

A segunda etapa foi toda dos visitantes, especialmente depois da expulsão de Souza, no início da etapa final. Delatorre e Léo marcaram um gol cada e garantiram a primeira vitória da sua equipe fora de casa neste Brasileirão. A primeira do Atlético-PR no Canindé na história - em sete duelos.
Na próxima quarta, a Portuguesa receberá o Criciúma, no Canindé, 19h30m. Já o Furacão, no mesmo dia e horário, enfrentará o Atlético-MG, no Independência, em Belo Horizonte.

Souza Portuguesa x Atlético-PR (Foto: Marcos Bezerra / Ag. Estado) 
Souza acaba sendo expulso e prejudica a Portuguesa (Foto: Marcos Bezerra / Ag. Estado)
 
Homanegam a Djalma Santos e virada

Assim como os jogadores do Palmeiras no duelo contra o Guaratinguetá pela Série B, a Portuguesa entrou em campo fazendo uma homenagem a Djalma Santos, que faleceu na última terça-feira. Com o nome do ex-lateral-direito nas costas e nas mangas, a zaga da Lusa só observou, logo aos sete minutos, o zagueiro Luiz Alberto servir Manoel, seu parceiro de defesa, na pequena área, para abrir o placar no Canindé. Visitantes na frente.


A torcida da Portuguesa ainda prendia uma faixa em homenagem ao ex-lateral-direito no alambrado quando o gol dos visitantes saiu. Ali, naquele momento, Correa percebeu que, pelo seu lado e nas costas de Pedro Botelho, poderia ser o caminho para a Lusa chegar ao empate. Por que não se inspirar em Djalma Santos?
Se não dava para imitar o ídolo nas arrancadas, a bola parada era uma boa opção. Aos 12 minutos, Correa cobrou escanteio na cabeça de Moisés Moura, que empatou o jogo. A Lusa sentiu o seu momento, espantou o frio e foi ao ataque.

Correa serviu Bruno Morais na sequência, mas o atacante perdeu boa chance. Só dava Portuguesa. Só dava Bruno Morais. O atacante foi derrubado por Manoel na grande área, e o árbitro Fabrício Neves marcou pênalti.

- Perdi o tempo da bola, cheguei atrasado no lance e cometi a falta. O árbitro acertou - admitiu Manoel.

Gilberto cobrou bem e marcou: 2 a 1 para os donos da casa.
O gol colocou a Portuguesa ainda mais no ataque e acuou o Furacão, que pouco incomodou até o intervalo. Inspirado, Correa quase ampliou. Ele recebeu cruzamento de Souza em escanteio pelo lado esquerdo e bateu cruzado. Bruno Morais chegou atrasado e escorou para fora.

Souza é expulso, Furacão vira!
O meia Souza foi o protagonista no começo do segundo tempo. Primeiro, escorou cruzamento de Gilberto de cabeça, na trave, e quase fez o terceiro da Lusa. Se ele tivesse marcado naquele momento, os visitantes possivelmente não teriam mais reação, e a vitória da Portuguesa estaria garantida. Mas Souza mudou a sorte do seu time.

Cometeu falta na sequência no lateral Léo, do Furacão, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. A Lusa seguia na frente, mas com um jogador a menos. O Atlético, que até então estava acuado, ressuscitou no Canindé. Vagner Mancini trocou Ederson por Delatorre e colocou mais um jogador dentro da área. A pressão havia mudado de lado.

Na primeira tentativa, Lauro salvou cabeçada de Luiz Alberto. Na segunda, não teve jeito: 2 a 2. Marcelo fez boa jogada pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro para Delatorre, que escorou bem e empatou a partida aos 18 minutos.

A Portuguesa teria quase 30 minutos para tentar segurar o empate em casa. Já o Furacão corria atrás de sua primeira vitória fora de casa neste Brasileirão.

Com Paulo Baier e Delatorre, o Atlético pressionou, enquanto a Portuguesa só se defendia. O jogo caminhava para terminar empatado quando Léo fez grande jogada pelo lado direito e chutou por cima de Lauro. A bola bateu na trave e entrou, mas Paulo Baier, para garantir, colocou nas redes: 3 a 2.

 
FONTE:

Sem forçar, Cesar Cielo e Nicholas Santos avançam nos 50m borboleta

Brasileiros buscam se poupar nas eliminatórias. Dupla volta à piscina ainda neste domingo para buscar uma vaga na final do Mundial em Barcelona

Por Lydia Gismondi Direto de Barcelona
 
Cesar Cielo e Nicholas Santos se classificaram, neste domingo, para as semifinais dos 50m borboleta do Mundial de Esportes Aquáticos, que está sendo disputado em Barcelona, na Espanha. Cielo ficou com o oitavo tempo no geral com a marca de 23s32. Já Nicholas Santos avançou com o tempo de 23s45, sendo o 11º entre os 16 classificados. A melhor marca das eliminatórias foi do sul-africano Roland Schoeman com 23s02.

Cesar Cielo, atual campeão mundial dos 50m borboleta, participou da sexta série das eliminatórias. O brasileiro ficou em segundo com 23s32. A prova foi vencida pelo espanhol Rafael Muñoz, recordista mundial da prova (22s43), com o tempo de 23s17.

- Foi tudo bem. Classificação tranquila. Agora é ficar tranquilo e acho que dá para fazer medalha nesta prova. À tarde, vou vir com um pouquinho mais de tranquilidade. Mas para eliminatória está bom. Entrar para a semifinal era o objetivo. Agora, tenho que nadar direito para entrar na final e para deixar uma boa marca na cabeça dos adversários também - disse Cesar Cielo.

Cesar Cielo nos 50m borboleta no Mundial de Esportes Aquáticos (Foto: Satiro Sodre/SSPress) 
Cesar Cielo nada nos 50m borboleta no Mundial de Esportes Aquáticos (Foto: Satiro Sodre/SSPress)
 
O campeão mundial da prova em 2011 considerou não ter feito uma boa largada neste domingo pela manhã. Seu tempo de reação foi de 0s68 contra 0s41 do espanhol Rafael Muñoz, que venceu a bateria.
 

- Não foi uma saída muito boa. Estava muito barulhento porque eu estava na série do espanhol. Mas nas semifinais vai ser bem diferente. Vão ter alguns 22s. Vamos ver se eu consigo ser um deles - completou.

Logo em seguida, Nicholas Santos também caiu na água e marcou 23s45, sendo o terceiro na sua série. O tempo estava dentro dos planos do brasileiro, que é considerado uma das forças desta prova e tem chances de lutar por medalha.

- Objetivo era passar. Nadei no tempo que eu gostaria que era 23s4. Mas alguns nadadores nadaram um pouco mais rápido do que a gente estava planejando e fizeram 23s baixo, o que é muito forte para uma eliminatória. Agora para a semifinal vou me raspar e colocar uma bermuda nova para melhorar o tempo. Vamos ver o que sai - disse Nicholas Santos.

Felipe Lima e João Júnior também garantem vagas nos 100m peito

Felipe Lima. 15º Campeonato Mundial de Esportes Aquaticos (Foto: Satiro Sodre/SSPress) 
Felipe Lima: oitavo melhor tempo das eliminatórias nos 100m peito (Foto: Satiro Sodre/SSPress)
 
O Brasil também fez bonito nos 100m peito. Felipe Lima fez uma boa série e terminou em segundo lugar com o tempo de 1m00s06, sua melhor marca na carreira. Ele fez o oitavo melhor tempo das eliminatórias. O melhor das eliminatórias foi o australiano Christian Sprenger com 59s53.

- Cair na água e fazer o melhor tempo da vida de primeira é muito bacana para começar o Mundial. Agora é focar na semifinal. É outra prova, é totalmente diferente. Estou muito perto dos 59s. Tenho batido na trave. Estou me sentindo muito bem. Espero fazer uma boa marca na semifinal - disse Felipe Lima.

Pouco depois, João Gomes Junior marcou 1m00s24 e conseguiu se classificar com o 13º tempo entre os 16 semifinalistas. Ele acredita que consegue melhorar o tempo para brigar por uma vaga entre os oito finalistas.

- Dá para melhor ainda. Foi para quebrar o gelo. Eliminatórias não consegue dar tudo. Foi nadar com um jeitinho para se classificar - disse João Júnior.

Daynara de Paula se classifica. Joanna Maranhão fica fora

Daynara de Paula. 15º Campeonato Mundial de Esportes Aquaticos (Foto: Satiro Sodre/SSPress) 
Daynara de Paula nas eliminatórias dos 100m borboleta (Foto: Satiro Sodre/SSPress)
 
Daynara de Paula foi a primeira brasileira a cair na água neste domingo. Nas eliminatórias dos 100m borboleta, ela fez o tempo de 59s16, sua melhor marca nesta temporada. A nadadora, de 23 anos, conseguiu se classificar para as semifinais com o 15º tempo entre as 53 competidoras. A melhor marca das eliminatórias foi da americana Dana Vollmer, ouro nas Olimpíadas de Londres, com 57s22.

- Não gostei (do meu tempo). Já fiz menos que isso aqui em Barcelona. Mas fiquei muito nervosa mesmo para a prova. Acho que na semifinal não vou estar tão nervosa. Já passou a tensão. Dá para melhorar bastante o tempo e tentar pegar uma final. Já usei a minha sorte. Agora, é nadar para 58s para tentar entrar na final - disse Daynara, que nas Olimpíadas de Pequim terminou na 34ª posição e em Londres ficou com o 33º tempo nos 100m borboleta.

Depois foi a vez de Joanna Maranhão. Ela disputou a prova dos 200m medley. Aos 26 anos, a brasileira terminou as eliminatórias apenas em 26º lugar com o tempo de 2m15s00, ficando acima do seu melhor tempo nesta temporada (2m14s09). Com isso, Joanna Maranhão não conseguiu uma vaga entre as 16 nadadoras que se classificaram para as semifinais. A melhor marca das eliminatórias foi da húngura Katinka Hosszu com 2m08s45.

- Eu me senti bem. Até achei que estava nadando para um bom tempo. Mas não foi o que aconteceu. Agora é ver onde errei com os técnicos e acertar para as próximas provas - disse Joanna, que ainda vai nadar os 400m medley e os 200m borboleta em Barcelona.

Na estreia em Mundiais, Carolina Queiroz não vai bem nos 400m livre
Nos 400m livre, a brasileira Carolina Queiroz fez um tempo alto - 4m21s40 -, bem longe da sua melhor marca na carreira, que é 4m14s99. Com isso, a nadadora que acabou de completar 18 anos ficou em 29º lugar no geral e não conseguiu a vaga na semifinal. O melhor tempo do dia ficou com a americana Katie Ledecky com 4m03s05.

- Eu não me senti muito bem. Comecei bem os 200m, mas depois cai de rendimento. É o meu primeiro mundial. Serviu mais para quebrar o gelo - disse.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/mundial-de-esportes-aquaticos/noticia/2013/07/sem-forcar-cesar-cielo-e-nicholas-santos-avancam-nos-50m-borboleta.html

Neymar 'dribla' imprensa e curiosos em chegada definitiva a Barcelona

Atacante aterrissou na Catalunha por volta das 9h (4h de Brasília), mas longe do portão de desembarque. Astro encontra elenco do Barça na segunda

Por Alexandre Lopes e Lincoln Chaves Barcelona

Neymar em Barcelona (Foto: Reprodução / Instagram) 
Neymar já está em Barcelona após longa viagem (Foto: Reprodução / Instagram)
 
Neymar já está na Espanha - desta vez, em definitivo. Quase dois meses após um "bate-volta" para que fosse apresentado à torcida do Barcelona, o atacante desembarcou no aeroporto da cidade catalã por volta das 9h do local (4h, no horário de Brasília) deste domingo. Nesta segunda-feira, o jogador faz o primeiro treino ao lado de Messi, Iniesta e os demais craques do Barça, na Cidade Esportiva - complexo onde o time do Camp Nou realiza as atividades diárias.
Minutos antes das 9h, alguns curiosos já se encontravam em frente ao portão de desembarque, inicialmente sem saber o porquê da movimentação de cinegrafistas e fotógrafos. Informados de que Neymar estava para chegar em Barcelona, muitos dos que esperavam familiares e amigos decidiram permanecer por mais tempo no saguão, atrás de uma foto do jogador.

O brasileiro, porém, deixou o aeroporto por uma área reservada. O atacante chegou a Barcelona acompanhado do pai, Neymar da Silva Santos, de seu assessor pessoal e de alguns amigos. No voo de São Paulo até a cidade catalã, que durou mais de dez horas, o astro tirou fotos com comissários de bordo e dormiu quase a viagem toda.

Minutos depois do "olé" na imprensa, Neymar publicou, em uma rede social, uma imagem confirmando a chegada em Barcelona aos fãs. O jogador da seleção brasileira aproveitou para deixar uma saudação em espanhol para os torcedores do Barça.

- Bom dia / Buenos dias -  escreveu exibindo uma tatuagem no dedo e um tom de cabelo um pouco avermelhado.

Na Espanha, o ex-atacante do Santos também vai morar com a mãe, Nadine, e a irmã, Rafaella Santos - que chegaram a Barcelona nos últimos dias. Segundo o jornal espanhol "Gol", o jogador já decidiu onde vai morar: uma residência de cinco quatros em Pedralbes, bairro nobre da cidade, que fica perto do Camp Nou e próximo de onde mora o zagueiro e capitão do Barça, Carles Puyol.
De acordo com o Barcelona, a contratação de Neymar custou € 57 milhões (R$ 170,43 milhões), sendo que € 17,1 milhões (R$ 51,13 milhões) foram destinados ao Santos. O Alvinegro ficou com 55% (€ 9,4 milhões, ou R$ 28,12 milhões), e repassou os 45% restantes à DIS (que detinha 40% dos direitos econômicos do craque) e à Teisa, fundo de investidores que possuía os outros 5% dos direitos.

Além da transferência propriamente dita, Santos e Barcelona também acertaram um contrato no qual os catalães darão apoio no trabalho nas categorias de base, prioridade ao Barça na contratação de três jovens promessas do clube, e dois amistosos entre as equipes. O primeiro deles, em solo espanhol, ocorre nesta sexta-feira, no Camp Nou - e será válido pelo troféu Joan Gamper. Já o segundo, no Brasil, ainda não tem data para ocorrer. Se o jogo em território brasileiro não for disputado, os espanhóis pagam ao Peixe € 4,5 milhões (R$ 13,45 milhões).

chegada neymar (Foto: Alexandre Lopes / Globoesporte.com) 
Curiosos se aglomeram no saguão do aeroporto para a chegada de Neymar (Foto: Alexandre Lopes)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/santos-e-regiao/noticia/2013/07/apos-longa-viagem-neymar-chega-discretamente-barcelona.html

Vadão não se aborrece com derrota: ‘Tivemos muita coisa boa também’

Treinador se anima com ‘coragem e pressão’ do Criciúma diante do Vasco, mas alerta que equipe não entrou ligada no começo da partida

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O técnico Vadão deixou bem claro que gostaria de ter ao menos somado algum ponto diante do Vasco. No entanto, não estava tão aborrecido com a derrota por 3 a 2 do Criciúma (veja os melhores momentos em vídeo). Para ele, o time mostrou evolução nos confrontos fora do Heriberto Hülse. A atuação em São Januário dá a perspectiva de que é possível elevar o desempenho em partidas fora e num prazo curto.


- Infelizmente não conseguimos o resultado, que é o que mais nos interessava. Mas falei aos jogadores, e estava todo mundo muito abatido no vestiário, que pelo menos mostramos coragem, a gente jogou, pressionou. Saímos de um resultado adverso e fomos buscar o empate. Tomamos o gol em seguida e tivemos chance de marcar com o Cassiano, cara a cara com o goleiro. Pelo menos jogamos e temos que cobrar umas coisas que erramos na bola parada, Mas tivemos muita coisa boa também  - avaliou o treinador do Criciúma.

De acordo com o treinador, se o Criciúma estivesse um pouco mais ligado no início do confronto, poderia ter minimizado as faltas próximas da grande área. Numa delas, Juninho Pernambucano abriu o placar, contando com a falha de Bruno. Vadão reconhece os erros, e assegurou que serão verificados.


- O Vasco entrou melhor no jogo. Nós, contra o Grêmio, entramos melhores. A gente preparou tudo para não receber pressão. Eles não criaram grandes chances, mas tiveram algum volume dentro do nosso campo. Surgiu uma falta e eles fizeram o gol cedo. Óbvio que a gente cometeu erros. Não seria nem por displicência, mas não estávamos tão atentos como deveríamos, e permitimos que eles estivessem dentro do nosso campo. Isso custou caro porque tomamos o gol. Poderíamos ter passado os primeiros 10 minutos sem tomar o gol. Mas sofremos e tivemos que correr o tempo todo.


O Criciúma terminou o sábado ainda na 12ª colocação, com 10 pontos. O time vai tentar a primeira vitória fora de casa na quarta-feira, diante da Portuguesa. O confronto está marcado para as 19h30m, no Canindé.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/criciuma/noticia/2013/07/vadao-nao-se-aborrece-com-derrota-tivemos-muita-coisa-boa-tambem.html