sexta-feira, 19 de julho de 2013

Autuori está pessimista com reforços do exterior: 'Acho muito difícil'

Treinador não acredita na chegada de jogadores até o fechamento da janela internacional e diz que precisa traçar perfil de possíveis contratações

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo

Paulo Autuori coletiva São Paulo (Foto: Gustavo Serbonchini) 
Autuori, em coletiva (Foto: Gustavo Serbonchini)
 
O São Paulo ainda sonha com a contratação do atacante argentino Ignacio Scocco, alvo também do Internacional, mas o técnico Paulo Autuori não está muito esperançoso em receber reforços do exterior. A janela de transferências será fechada nesta sexta-feira, e o Tricolor dificilmente anunciará algum nome até o fim do prazo.

– Acho muito difícil – disse o treinador, ao ser questionado se aguarda a chegada de algum jogador.

O discurso de Autuori, aliás, é de quem está bastante cauteloso sobre contratações. Enquanto a torcida pressiona a diretoria para reforçar o elenco, o treinador acredita que haja a necessidade de um trabalho em longo prazo com o elenco para detectar as principais necessidades.
– O grande lance é traçar um perfil da equipe em termos de modelo e de jogadores que devem vir. Eu trabalho muito em cima disso. Aqui tem pessoas com muita qualidade na hora de olhar e escolher jogadores – ressaltou.

O diretor de futebol Adalberto Baptista disse em entrevista na quinta-feira que não há negociações em andamento. No entanto, o Tricolor entrou em contato com o atacante Scocco, do Newell’s Old Boys. O problema é que o Internacional está em vantagem na disputa. O clube também tenta encontrar um zagueiro e um volante no mercado.

Desde a parada para a Copa das Confederações, período em que os são-paulinos prometeram sair à caça de novos jogadores, os dirigentes só anunciaram o acerto com o lateral-esquerdo Clemente Rodríguez, ex-Boca Juniors.

– Vejo o futuro passando em relação a essa tendência de ganhar estabilidade e aí pensar de forma mais ampla, mais na frente. Tenho de estar com foco aqui e as outras pessoas pensando no perfil dos jogadores que podem chegar – disse Autuori.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2013/07/autuori-esta-pessimista-com-reforcos-do-exterior-acho-muito-dificil.html

Harley troca o Rio pela PB e sonha em chegar à seleção de vôlei de praia

Aos 39 anos, o brasiliense decidiu se mudar de vez para João Pessoa ao lado da família. Ele está treinando no mesmo CT de Ricardo e Álvaro Filho

Por Lucas Barros João Pessoa

harley vôlei de praia (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb) 
Harley se mudou com toda a família do Rio paraJoão Pessoa há pouco menos de um mês (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)
 
Com a “motivação meio parada” no vôlei de praia, o brasiliense Harley decidiu ganhar novos ares. Trocou de vez o Rio de Janeiro por João Pessoa. E há menos de um mês está na cidade com a família. Na capital paraibana, ele já reiniciou as atividades no mesmo Centro de Treinamento dos campeões Ricardo e Álvaro Filho em busca de recuperar a autoestima e atrás de um objetivo: ser convocado para a seleção brasileira e voltar a representar o país em competições internacionais.

No novo sistema de seleções adotado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Harley ficou de fora das convocações da técnica Letícia Pessoa para participar das etapas do Circuito Mundial. Mas é na terra dos paraibanos Álvaro Filho e Vitor Felipe, e do baiano Ricardo - morador de João Pessoa há mais de 15 anos -, que o jogador de 39 anos espera voltar a brilhar nas areias mundo afora.

- Minha motivação estava baixa. Acontece que estou aqui há um mês e já estou conseguindo perceber uma melhora. É essa motivação que eu quero. E que aconteça justamente a oportunidade de ser convocado. Ainda tenho muita coisa a passar para o povo brasileiro e aos jovens que sonham um dia chegar no Circuito Mundial - comentou Harley.

Minha motivação estava baixa. Acontece que estou aqui há um mês, e já estou conseguindo perceber uma melhora. É essa motivação que quero. E que aconteça justamente a oportunidade de ser convocado"
Harley
 
Melhor jogador do mundo em 2008 e 2009, Harley levou em conta toda a estrutura da Paraíba antes de se mudar de 'mala e cuia' do Rio para João Pessoa. Para o 'quase quarentão', isso é importante no desempenho da carreira, além de envolver também o seu lado pessoal.
- Ter grandes atletas aqui é fundamental. E por ser uma cidade tranquila estou com projetos também para a minha família. Eu gosto de João Pessoa e morei aqui no início da minha carreira há uns 15 anos. Isso me fez pensar bastante antes de vir pra cá. Resumindo: oferece tudo que eu precisava.

harley vôlei de praia (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb) 
Harley já em ação nas areias de João Pessoa (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)
 
Na troca por João Pessoa houve a especulação de que Harley iria formar dupla com o paraibano e amigo pessoal Renatão. Mas por enquanto está descartado. O brasiliense - que recebeu o prêmio nas últimas 11 temporadas de melhor saque do Circuito Brasileiro - continua parceiro do sul matrogressense Benjamin, de 41 anos, mesmo sem treinarem juntos.

- Continuo jogando com o Benjamin nessa temporada. Muita gente perguntou se eu iria jogar com Renatão, mas não tem nada disso. Somos muito amigos e acho que um dia possa acontecer, mas não tem nada certo. Ainda vou treinar bastante e aprimorar umas coisas que eu vinha errando. Depois eu penso nessas histórias aí - revelou.

Novo treinador

harley vôlei de praia (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb) 
Harley recebe instruções do novo técnico Ernesto (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)
 
Na Paraíba, o técnico de Harley será o mesmo de Álvaro Filho. Agora, Ernesto Vogado quer apenas ajustar durante os treinamentos algumas situações, como velocidade no ataque.
- Podemos observar que Harley ainda é um atleta de ponta. Não é a toa que ganhou o título duas vezes de melhor jogador do mundo. Vamos apenas potencializar os fundamentos de ataque, de defesa, e o saque maravilhoso que ele já tem - disse Ernesto Vogado.

De sexta-feira até domingo, Harley e Benjamin - que formam dupla há mais de um ano - disputam a etapa nacional do Circuito Challenger, em Teresina, na arena montada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

O Circuito Challenger acontece entre uma temporada e outra do Circuito Brasileiro, principal competição do vôlei de praia no país, e movimenta as duplas que não estão participando do Circuito Mundial.

harley vôlei de praia (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb) 
Harley vai disputar neste final de semana o Circuito Challenger (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)
 
 
FONTE:
 

De Boer discorda de Capello e duvida de sucesso da dupla Messi-Neymar

Técnico da Rússia afirma que será difícil ganhar do Barça com os dois em campo. Já o holandês acredita que 'estrelas nem sempre funcionam juntas'

Por GLOBOESPORTE.COM Amsterdã

Fabio Capello sentenciou: será difícil ganhar de um Barcelona com Lionel Messi e Neymar. Mas há outro renomado treinador que não compartilha da mesma opinião. O holandês Frank de Boer, comandante do Ajax, e que defendeu o clube catalão por quatro temporadas como jogador (1999-2003), tem suas dúvidas sobre o sucesso da dupla.

Em entrevista à revista "Voetbal Internacional", De Boer inclusive considerou as palavras de Pep Guardiola pouco honestas sobre o assunto. Ele acha que o agora treinador do Bayern de Munique adotou um discurso político ao dizer que ambos "não teriam problemas".
- É claro que eu entendo por que Pep não diz que Messi e Neymar podem jogar juntos. Ele quer manter uma boa relação com o Barcelona. E é claro que ele espera que isso vai dar certo. Mas, no passado, com Samuel Eto'o ou Zlatan Ibrahimovic perto de Messi, Pep descobriu que dois líderes nem sempre funcionam juntos. Assim como ele disse a mim que dois é demais. Eu entendo as dúvidas.

De Boer continuou o raciocínio e, embora não tenha propriedade para julgar o brasileiro e o argentino, acredita que em alguma hora o ego falará mais alto.

- É ótimo ter dois grandes jogadores que marcam gols. Mas para colocar nas palavras certas: não acontece com frequência que duas estrelas trabalham perfeitamente juntas. Estou muito longe de toda a situação para julgar as características de Messi e Neymar. Mas haverá um momento em que uma estrela pensará que é mais importante que a outra.

Frank de Boer Ajax (Foto: Getty Images) 
Frank de Boer segura o troféu de campeão holandês na útlima temporada pelo Ajax (Foto: Getty Images)
 
FONTE:
 

Sem dificuldades, Serena atropela rival espanhola e vai à semi na Suécia

Americana supera a espanhola Lourdes Dominguez e busca vaga na final

Por GLOBOESPORTE.COM Bastad, Suécia

Serena Willians não enfrentou dificuldades para garantir presença na semifinal do WTA de Bastad, na Suécia, nesta sexta-feira. Com força na hora de colocar a bola em jogo, a número 1 do mundo derrotou a espanhola Lourdes Dominguez Lino (54) por 2 sets a 0 (duplo 6/1). Na partida, que durou 1h02m, a tenista americano teve 71% de aproveitamento nos pontos de primeiro serviço.

Algoz da brasileira Teliana Pereira nas oitavas de final, Lourdes Dominguez não conseguiu impor seu ritmo de jogo diante de Serena. A atleta espanhola cometeu quatro duplas faltas e teve apenas 37% de aproveitamento nos pontos de primeiro serviço.

Na próxima etapa da competição, Serena Willians duela diante de Klara Zakopalova (37). A tenista tcheca venceu a holandesa Richel Hogenkamp (278) por 2 sets a 0 (6/2 e 6/3).
Nas duplas, Teliana não conseguiu uma vaga na decisão. Ao lado da colombiana Mariana Duque-Marino, a brasileira caiu na semifinal diante da espanhola Anabel Medina Garrigues e da tcheca Zakopalova por 2 sets a 0, com parciais de 7/6(7) e 6/1.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/07/sem-dificuldades-serena-atropela-rival-espanhola-e-vai-semi-na-suecia.html

Federer sofre, mas mostra categoria no fim e vai à semi em Hamburgo

Enfrentando Florian Mayer e torcida local, suíço tem trabalho, mas é melhor no momento decisivo e avança no torneio alemão

Por GLOBOESPORTE.COM Hamburgo, Alemanha

Federer tênis contra Florian Mayer (Foto: AP) 
Federer vence e está na semifinal do ATP de
Hamburgo, na Alemanha (Foto: AP)
 
Roger Federer foi bastante pressionado nesta sexta-feira. Enfrentava um inspirado Florian Mayer e também a torcida local que apoiava o tenista alemão. Em alguns momentos, até deu a impressão de que sentia a pressão. Mas, quando mais precisou, o suíço mostrou toda sua categoria. Com golpes precisos nos últimos games, venceu por 7/6(4), 3/6 e 7/5 e avançou para as semifinais do ATP de Hamburgo.

Na semifinal, Federer irá enfrentar o argentino Federico Delbonis (114 do mundo), que derrotou o espanhol Fernando Verdasco (6/7(6), 7/6(8) e 6/4). Na outra semi, o espanhol Nicolás Almagro, que bateu o argentino Juan Mónaco (4/6, 6/0 e 6/3) encara o italiano Fabio Fognini, que eliminou o alemão Tommy Haas, cabeça de chave número 2 do torneio, por 6/2 e 6/4.

O primeiro set foi bastante equilibrado, com os dois tenistas firmes em seus serviços. Florian Mayer foi o único a ter um break point a seu favor, mas Federer conseguiu evitar a quebrar e levou a melhor no tie-break, fazendo 7-4.

Mayer teve que salvar dois break points logo no segundo game do segundo set, mas se manteve firme e, na sequência, ainda conseguiu quebrar o saque do suíço para abrir 2/1. O alemão voltou a ter seu serviço pressionado, novamente teve que salvar dois break points, e outra vez respondeu com uma quebra, abrindo 5/1 na sequência. Roger Federer até devolveu uma das quebras, mas não conseguiu confirmar o seu serviço e viu o tenista da casa fazer 6/3 para empatar o jogo.
O set decisivo foi bastante movimentado. Federer conseguiu uma quebra no terceiro game, Mayer respondeu em seguida, mas o suíço voltou a quebrar o adversário e depois abriu 4/2. Mas, contando com o apoio da torcida, o tenista da Alemanha conseguiu se recuperar e virou o jogo para 5/4. Foi aí que o talento do atual número 5 do mundo falou mais alto. Com belos golpes e muita categoria, Roger Federer venceu três games seguidos para fechar o set (7/5) e a partida.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/07/federer-sofre-mas-mostra-categoria-no-fim-e-vai-semi-em-hamburgo.html

Oswaldo prega respeito ao lanterna Náutico, mas diz: 'Fazer nossa parte'

Técnico do Bota vê o adversário em busca de afirmação. Histórico de duelos entre os clubes no Brasileiro é de muitos gols

Por Fred Huber e Thales Soares  
 Rio de Janeiro



Oswaldo de Oliveira e Seedorf treino Botafogo (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo) 
Oswaldo de Oliveira conversa com os atletas do Botafogo (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
Terceiro colocado com 13 pontos e com a chance de voltar à liderança do Campeonato Brasileiro ao fim da rodada, o Botafogo terá pela frente neste sábado um adversário em uma situação bem diferente. Lanterna da competição com quatro pontos, o Náutico dificilmente deixa a zona de rebaixamento mesmo que vença o duelo. O cenário, em tese, é favorável para o Alvinegro, que não quer desperdiçar a chance de somar mais três pontos.

O técnico Oswaldo de Oliveira, apesar da cautela afirmou que o time precisa fazer sua parte em campo e lutar pela liderança.

- O Náutico é um time que vem procurando afirmação, procurando um novo ciclo. Isso acontece o tempo todo. Nós temos que nos ater a nossa realidade, mas não podemos ignorá-los de forma alguma. Temos que fazer nossa parte para ficar em uma posição merecida pelo que estamos fazendo no campeonato.

A julgar pela história, a expectativa é de um jogo bastante movimentado neste sábado, às 18h30m (de Brasília), em São Januário. A média de gols deste duelo em Brasileiros da Série A é de 3,2 por jogos. As redes balançaram 48 vezes em 15 partidas, e apenas três vezes houve empate: dois por 1 a 1, no Rio de Janeiro, em 89 e 2008, e um 2 a 2 nos Aflitos em 2009.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/07/oswaldo-prega-respeito-ao-lanterna-nautico-mas-diz-fazer-nossa-parte.html

Cuca adere a campanha e pede 30 mil pessoas em treino no Mineirão

Técnico pede à diretoria que abra os portões do estádio neste domingo

Por Gabriel Duarte Belo Horizonte

Cuca, Atlético-MG, Cidade do Galo, coletiva (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG) 
Cuca quer 30 mil torcedores no Mineirão (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)
 
“Eu acredito”! Aderindo à campanha dos torcedores do Atlético-MG, iniciada no segundo jogo das semifinais da Taça Libertadores, na vitória sobre o Newell’s Old Boys, da Argentina, o técnico Cuca quer o apoio dos torcedores. Em pelo menos um dos treinamentos do clube alvinegro, no Mineirão, antes da segunda partida da final contra o Olimpia, na próxima quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), a intenção é deixar a torcida do Galo entre no estádio.

Por isso, o treinador pediu ao presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, que abra o treino deste domingo, pela manhã, para o torcedor alvinegro.

- A torcida tem sido muito importante para nós. Eles pedem para nós esse título. É a vida para eles. Conversei com a diretoria para ver a possibilidade de deixar a torcida entrar em um treino, trocando por um quilo de alimento. Imaginem 30 mil pessoas vendo o treino

O Atlético-MG tem acertado dois treinamentos no Mineirão: no domingo, pela manhã, e na segunda-feira, à noite. O time terá de jogar no estádio, já que o Independência não tem capacidade para 40 mil pessoas, exigência no regulamento da Libertadores para estádios que sediam a final.

Para conquistar o título, o Galo precisa vencer por três gols de diferença. Se a vitória for apenas por dois gols, a decisão vai para a prorrogação e, na sequência, para os pênaltis.
Veja os vídeos do Atlético-MG

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/07/cuca-adere-campanha-e-pede-30-mil-pessoas-em-treino-no-mineirao.html

Mano completa um mês no Fla e brinca: 'Tem que comemorar’

Técnico se diz satisfeito com o início de trabalho no Rubro-Negro: ‘Muito proveitoso’

Por Richard Souza Rio de Janeiro

mano menezes FLAMENGO TREINO (Foto: Fabio Castro/Agif/Agência Estado) 
Mano quer dar sequência ao bom momento do Fla (Foto: Fabio Castro/Agif/Agência Estado)
 
Passou rápido, mas deu trabalho. Mano Menezes completou um mês no Flamengo na última quarta-feira sem saber o que é derrota. Em cinco partidas, sendo uma amistosa, foram quatro vitórias e um empate. No período, ganhou apenas um reforço: o lateral-esquerdo André Santos, que tem apresentação prevista para a próxima segunda. O técnico confia que receberá mais dois ou três nomes de peso, mas descartou outras contratações no exterior. A janela de transferências internacionais vai ser fechada neste sábado. Enquanto isso, Mano faz uma avaliação positiva do curto período. E deixa claro que não está totalmente satisfeito. Quer manter a equipe em evolução e tem pressa. Bem-humorado, brincou ao comentar o fato de ter sobrevivido a 30 dias no cargo.

- Hoje em dia, tem que comemorar (risos). Foi muito proveitoso, conseguimos iniciar bem o trabalho, a gente sabe que essas questões são importantes para a sequência. O time estava numa posição delicada na tabela, ainda está em termos de pontuação, mas já começou a ter uma produção de equipe em termos de resultado que aponta para outra direção. A sequência dos últimos jogos, o aproveitamento, é que vai colocar o Flamengo em outra turma. Precisamos manter e continuar evoluindo, manter o que se avançou, que é tão difícil quanto evoluir. Às  vezes, se pensar sempre para frente você perde o que conseguimos. Podemos dar passos menores, mas firmes, que realmente dão consistência para a gente poder melhorar logo ali na frente – disse.

Na rodada passada do Brasileirão, a sétima, o Flamengo começou o clássico com o Vasco, em Brasília, na 18ª posição, com seis pontos, na zona de rebaixamento. A vitória por 1 a 0 fez a equipe dar um salto. Hoje, é a 11ª na tabela, com nove pontos. Neste domingo, o Rubro-Negro enfrenta o Inter, em Caxias do Sul. O Colorado é o quinto, três pontos à frente.

- A gente sabe que o jogo vai ser muito duro. O Inter tem uma equipe mais trabalhada do que a nossa. Você não pode aceitar a situação sem lutar para reverter. É com esse pensamento que estamos indo. Sabemos que temos de nos superar, fazer mais sacrifício que os adversários, mas estamos preparados e comprometidos em fazer o melhor.

A partida será no estádio Centenário, em Caxias do Sul. Mano vai reencontrar o Inter. O técnico trabalhou na base colorada entre 2000 e 2001 e teve o time do Beira-Rio como principal adversário na passagem pelo Grêmio, entre 2005 e 2007. Em seis partidas contra os vermelhos, venceu duas, empatou três e perdeu uma. Pelo Corinthians, em 2009, Mano conquistou a Copa do Brasil justamente contra o Internacional. O confronto, no entanto, é tratado com naturalidade.
- Não é especial, não é diferente. Todos esses jogos contra grandes adversários, tradicionais, multicampeões, são especiais. Mas eu encaro como um adversário normal, com o mesmo respeito, a mesma ambição. E isso a gente não pode perder nunca.

Inter e Flamengo jogam às 16h (de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM detalhas todos os lances em Tempo Real.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/07/mano-completa-um-mes-no-fla-e-brinca-tem-que-comemorar.html

André Santos é regularizado e pode até estrear contra o Botafogo, dia 28

Nome do lateral consta no BID da CBF e ele tem condições de jogo

Por Richard Souza Rio de Janeiro

andre santos seleção brasileira brasil x espanha tempo real clima (Foto: Igor Gonçalves) 
André Santos tem apresentação prevista para segunda-feira (Foto: Igor Gonçalves)
 
O nome de André Santos já consta no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Desta forma, o lateral-esquerdo está à disposição do técnico do Flamengo, Mano Menezes, para a partida do próximo dia 28, contra o Botafogo, no Maracanã, pela nona rodada do Brasileirão. O jogo marca a volta do time ao estádio.

André, de 30 anos, assinou contrato por duas temporadas com o Rubro-Negro e tem apresentação prevista para a próxima segunda-feira. O jogador vinha mantendo a forma em Florianópolis, onde mora, desde que deixou o Grêmio, em junho.

O jogador é o primeiro reforço da era Mano Menezes. Eles trabalharam juntos no Corinthians e na seleção brasileira. O lateral chega para assumir a posição, que hoje é ocupada por João Paulo. Ramon, ex-titular, ficará como terceira opção e é um dos cotados para deixar o clube.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/07/andre-santos-e-regularizado-e-pode-ate-estrear-ja-contra-o-botafogo.html

Sócios-torcedores do Fla já podem comprar ingresso da volta ao Maraca

Clube reserva 30 mil entradas pela internet até a noite de sábado para o clássico contra o Botafogo. Só depois os demais torcedores terão acesso

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O Flamengo já vive a expectativa de retornar ao Maracanã e abriu nesta sexta-feira aos sócios-torcedores a venda de ingressos para o clássico contra o Botafogo, no dia 28, às 18h30m. São trinta mil bilhetes reservados para os membros do programa, que podem usufruir do benefício até às 20h deste sábado. Depois, os ingressos serão disponibilizados para todos os torcedores. Maiores informações pelo site: http://www.nrnoficial.com.br/

Idosos e estudantes tem meia-entrada. Sócios-torcedores tem direito a 50% no valor do ingresso e acumulam os descontos, podendo pagar a metade da meia-entrada. Os postos de troca e de venda abrem na quarta-feira (24/7).

Confira os valores dos ingressos:
Cadeiras Superior (Torcida do Flamengo) para venda: 14.603
Inteiras: R$  100,00
½ entrada: R$ 50,00


Cadeiras Superior (Torcida do Botafogo) para venda: 14.479
Inteiras: R$  100,00
½ entrada: R$ 50,00


Cadeiras Inferior (Torcida do Flamengo) para venda: 5.747
Inteiras: R$  120,00
½ entrada: R$ 60,00


Cadeiras Inferior (Torcida do Botafogo) para venda: 5.919
Inteiras: R$  120,00
½ entrada: R$ 60,00


Cadeiras Central Bellini (Setor Misto) para venda: 8.978
Inteiras: R$  160,00
½ entrada: R$ 80,00


Cadeiras Central UERJ (Setor Misto) para venda: 2.927
Inteiras: R$  160,00
½ entrada: R$ 80,00


Cadeiras VIP Belline (Setor Misto) para venda: 3.783
• Inteiras: R$  220,00
• ½ entrada: R$ 110,00


Cadeiras VIP UERJ (Setor Misto) para venda: 3.882
Inteiras: R$  220,00
½ entrada: R$ 110,00


Cadeiras VIP PREMIUM  UERJ (Setor Misto) para venda: 2.886
Inteiras: R$  350,00 (sendo R$150 de serviço de alimentação e bebida)

Cadeiras VIP PREMIUM  Belline (Setor Misto) para venda: 3.076
Inteiras: R$  350,00 (sendo R$150 de serviço de alimentação e bebida)

Camarotes (Setor Misto) para venda: 2.091
Inteiras: R$  200,00


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/07/socios-torcedores-do-fla-ja-podem-comprar-ingresso-da-volta-ao-maraca.html

Sidão pede Dani Lins em casamento e emociona atleta: 'Chorei muito'

Jogador de vôlei mostra seu lado romântico e prepara surpresa especial para a amada. Campeã olímpica, por sua vez, mostra lágrimas de alegria

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Um dos mais carismáticos casais do mundo do vôlei está prestes a subir no altar e oficializar a união. Nesta quinta-feira, Sidão fez uma surpresa para a namorada, a campeã olímpica Dani Lins, e a pediu em casamento durante um jantar romântico em São Paulo. O pedido emocionou a atleta, que não conseguiu segurar as lágrimas.
  •  
Dani Lins e sidão (Foto: Divulgação ) 
Dani Lins e Sidão: pedido foi feito durante um jantar romântico em São Paulo (Foto: Divulgação )
 
- Ele me falou que já estamos juntos há três anos, sendo dois morando juntos, e praticamente casados. Foi quando disse: ''Você também merece isso''. E me puxou a caixinha com a aliança e perguntou se queria ser a mulher dele para o resto da vida. Eu disse para ele que não podia chorar no restaurante, mas comecei a lacrimejar - disse Dani Lins.

Dani Lins e sidão (Foto: Divulgação ) 
Dani Lins: emoção com aliança (Foto: Divulgação )
 
Mostrando seu lado romântico, Sidão buscou Dani Lins no aeroporto de São Paulo, já que ela voltava de um período de treinos com a seleção feminina em Saquarema, no Rio. O jogador fez todo um suspense até o pedido oficial em um restaurante.

Dani confessou que o casal já começou a fazer planos para a celebração. A atleta brasileira, no entanto, não conseguiu segurar todo o seu choro de alegria por muito tempo.

- No carro, comecei a desabar. Chorei muito. Disse que estava muito feliz e que a ficha estava caindo. Estou mega feliz e nem acredito que vou construir uma família coma  pessoa que eu amo. Hoje acordei mega feliz - disse a atleta.

Vice-campeão olímpico com a seleção brasileira nos Jogos de Londres, Sidão se recupera de uma lesão nas costas e não pôde estar com o grupo que busca o título da Liga Mundial, na Argentina. O jogador de 30 anos já confirmou sua renovação de contrato com o Sesi-SP, ao lado de sua futura esposa, que também defende o título paulista.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/sidao-pede-dani-lins-em-casamento-e-emociona-atleta-acordei-mega-feliz.html

Técnico do Sesi-SP elogia seu novo clube e espera tornar elenco um 'time'

Marcos Pacheco faz observações durante a fase final da Liga Mundial, na Argentina, onde tem três jogadores a serviço da seleção brasileira

Por SporTV.com Mar del Plata, Argentina

O novo técnico da equipe masculina do Sesi-SP, Marcos Pacheco, marcou presença na partida entre Brasil e Canadá, nesta sexta-feira, pela fase final da Liga Mundial de vôlei, em Mar del Plata, na Argentina. Além de observar uma partida em alto nível, o comandante do time paulista pôde ver em ação três de seus jogadores, o central Lucão, e os pontas Lucarelli e Maurício Borges, que servem à seleção brasileira.

A expectativa para o inicio da temporada 2013/2014, com as disputas do Campeonato Paulista e da Superliga, é grande para Marcos Pacheco, que espera fazer do novo elenco formado pelo Sesi uma equipe entrosada.

- São três jogadores novos no grupo (Lucão, Lucarelli e Maurício Borges), sempre início de temporada é uma expectativa muito grande, e agora numa casa nova, num clube que possibilita todas as condições de treinamento. Conseguimos construir uma equipe forte tecnicamente, além de ter uma estatura grande. Vai ser uma equipe de bloqueio, de saque. Agora a expectativa é tornar esses jogadores uma equipe, essa é a grande meta.

A equipe do Sesi está reunida desde o início do mês de junho na unidade da Vila Leopoldina, e o primeiro compromisso da nova temporada será pelo Campeonato Paulista, a partir do dia 2 de agosto. O Sesi defende o título da competição.

Marcos Pacheco terá no Sesi três jogadores da atual seleção brasileira (Foto: Reprodução SporTV)
 
FONTE:

Bad boy russo, 'Tintim' foi suspenso por embriaguez e é amigo de Vissotto

Principal personagem da vitória da Rússia contra o Brasil, Spiridonov volta à seleção após problemas com álcool e conversa com brasileiro por 'emoticons'

Por Irene Vasconcellos, Joanna de Assis e João Gabriel Rodrigues Direto de Mar del Plata, Argentina

Há quem não tenha gostado. Quando aquele russo de topete engraçado passou a desferir provocações para o outro lado da rede, Bernardinho se enfureceu. “É doente mentalmente”, afirmou. Alexey Spiridonov, que passou a ser conhecido como “Tintim”, herói de uma revista de quadrinhos belga, acabou se tornando o principal personagem da derrota brasileira para os campeões olímpicos, na última quarta, pela fase final da Liga Mundial, em Mar del Plata. Mas a história do rapaz vai além (assista ao vídeo).

No fim de 2011, Spiridonov era uma das apostas da seleção russa para as Olimpíadas do ano seguinte, em Londres. Mas, logo após o título da Liga Mundial daquele ano, o ponteiro se envolveu em uma confusão com a federação russa. Com frequência, “Tintim” chegava aos treinos apresentando sinais de embriaguez. Foi assim também em um embarque para uma competição. Irritado, o então técnico Vladmir Alekno disse que o jogador não seria mais convocado. Spiridonov pediu desculpas, mas, sem o perdão, ficou fora da campanha que resultou na conquista do ouro olímpico. Com a chegada do novo treinador, Andrey Voronkov, Spiridonov ganhou mais uma chance. Diz ter mudado seus hábitos e garante estar pronto para se manter longe dos problemas na seleção.

- É difícil de pensar isso, foi muito triste ter perdido as Olimpíadas, mas eu estou de volta, estou muito orgulhoso e adorando. Vou tentar dar o meu melhor – garante o jogador.

Spiridonov russo vôlei tintim bebê incríveis (Foto: Reprodução/Instagram) 
Spiridonov posta na web seus 'clones': Tintim e o bebê do filme 'Os Incríveis' (Foto: Reprodução/Instagram)
 
As declarações de Bernardinho chegaram ao ouvido do bad boy russo. Após o jogo, amigos do ponteiro mandaram mensagens, perguntando o porquê da revolta do técnico brasileiro. Spiridonov explica que não faz por mal. É seu estilo de jogo, embora admita que seu ânimo fique exaltado quando enfrenta o Brasil ou a Itália.

- Eu fiquei chateado com o Bernardinho porque tudo o que ele falou repercutiu na Rússia. As pessoas vieram falar comigo, me mandaram mensagens. Mas é meu jeito de jogar. Não quer dizer que sou assim o tempo todo. É que, contra o Brasil ou contra a Itália, tem de ser assim. É luta – brincou.

A comparação com Tintim, porém, não é um problema. Acostumado a ser chamado pelo nome do personagem dos quadrinhos, o russo riu da montagem feita ao lado do desenho. E disse gostar de ser lembrado assim.

- Já fizeram várias brincadeiras comigo por isso. Mas é legal, porque eu gosto do Tintim. É um personagem de bom caráter. Eu até gosto.

Amizade com Leandro Vissotto
A ligação com o Brasil não é só de polêmicas. Até a última temporada, Spiridonov atuou ao lado de Leandro Vissotto no Ural Ufa, da Rússia, e os dois se tornaram grandes amigos. O idioma não foi um problema. Mesmo sem falar quase nada de inglês, o russo se comunica com o brasileiro através de emoticons no celular e de fotos para o amigo no Instagram. Em uma delas, por exemplo, desenhou um coração e escreveu: “O amor é Leandro Vissotto”. O amigo, então, defende o estilo do Tintim russo.

- Ele é muito bacana, já rimos muito juntos. A gente estava conversando, e ele falou que este é o estilo dele de jogar. Eu brincava com ele, dizia que ia cortar o pescoço dele. Ele é um jogador enérgico. Mas é uma pessoa ótima, fomos companheiros de clube, mas, realmente, jogar contra, quando você não conhece ele, é bem difícil. Um monte de brasileiros mandaram mensagem, recriminando ele. E ele falou que não tem nada a ver. Vôlei é um show. Ele está ali para fazer show.
MOSAICO - Tintim russo: amizade com Vissotto e brincadeiras na web (Foto: Reprodução )
O técnico russo também defende o jogador. Andrey Voronkov, responsável por levar o ponteiro de volta à seleção, diz não se incomodar com o estilo de Spiridonov em quadra.

- Sei que ele teve problemas, mas o convoquei porque ele é muito bom. Mas acho o estilo dele normal. Não vejo nada demais, acho balanceado.

A Rússia não entra em quadra nesta sexta-feira. Com uma vitória contra o Brasil e uma derrota para o Canadá, a equipe aguarda o confronto entre os rivais para definir a classificação para as semifinais. O SporTV transmite o duelo entre brasileiros e canadenses, às 16h30m, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.

Bruninho elogia equipe de 'operários' e avisa: 'Ainda temos muito a crescer'

Levantador diz que equipe ainda precisa se entrosar, mas pede mesma postura para semi deste sábado: ' Foi uma boa prova para fim de semana'

Por João Gabriel Rodrigues Direto de Mar del Plata, Argentina

O nervosismo pela necessidade da vitória atrapalhou no início. Mas, aos poucos, o Brasil controlou a tensão e conseguiu se impor diante do Canadá, garantindo a vaga na semifinal da Liga Mundial. Capitão do time, Bruninho acredita que a seleção soube jogar com inteligência, apesar de alguns erros. Em um começo de ciclo olímpico, o levantador afirma que a equipe precisa encarar cada partida como uma final.

- A gente sabia que era importante não forçar tanto, fazer o time deles jogarem. Não queríamos errar para eles. Conseguíamos executar bem isso, mas acho que ainda não estamos nesse nível de ter a certeza de que vamos dominar a partida. A gente tem de ter sempre foco, estar sempre ligados. Como operários mesmo, de que cada jogo é uma final. Ainda não temos esse entrosamento, essa moral de ter um grupo de que pense que, na hora do “vamos ver”, vamos ganhar de qualquer um. Ainda não temos isso. Temos de entender que estamos no início de um ciclo olímpico. Ainda temos muita coisa para crescer.

vôlei Brasil x Canadá (Foto: FIVB) 
Bruninho elogiou o "time de operários" (Foto: FIVB)
 
O Brasil ainda espera a definição do grupo D para conhecer seu próximo adversário. Bruninho, no entanto, espera que o time repita a postura na busca por um lugar na final.

- Hoje entramos em uma final. Não pensávamos em 3 a 2. Pensávamos em 3 a 0. Acho que até começamos um pouco nervosos, e falo por mim. Mas no meio do set começamos a nos soltar. Precisamos encarar cada jogo como uma final mesmo. E hoje foi uma boa prova para o fim de semana.

Logo após a vitória, Bruninho se mostrou insatisfeito com seu início de jogo. Para o levantador, a pressão de ter de fazer o resultado atrapalhou no primeiro set.

- Eu comecei um pouco tenso, estudando um pouco eles. Minha precisão não estava muito boa. Na metade do primeiro set, fomos melhorando, e o jogo fluiu. Acho que, ali, foi um pouco de tensão. Eles acabaram abrindo um pouco, mas coloco isso a mais na minha parcela. Eu comecei um pouco impreciso, tenso. Depois, foi tranquilo.
  

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/bruninho-ressalta-equipe-de-operarios-e-avisa-temos-muito-crescer.html

Bernardinho elogia com moderação e espera Brasil melhor na semifinal

Após vitória brasileira diante do Canadá, técnico da seleção diz que equipe tem que evoluir para buscar o décimo título da Liga Mundial de vôlei

Por SporTV.com Mar del Plata, Argentina

A seleção brasileira de vôlei venceu o Canadá por 3 sets a 0 nesta sexta-feira e passou à semifinal da Liga Mundial, após garantir o primeiro lugar de sua chave nesta fase final. Motivo para Bernardinho ser só elogios aos seus comandados? Não tanto. Mas nada fora do comum para o treinador do time masculino. Logo após a última bola cravada por Wallace na quadra adversária, a última do jogo em Mal del Plata, na Argentina, Bernardinho disse esperar que a equipe melhore para o fim de semana que pode valer o décimo título do Brasil na competição.

- O time, com certeza, pode e tem que melhorar para o final de semana, pode jogar melhor e acho que isso é muito importante. Essa vitória nos dá a oportunidade de estar na reta final, mas com essa convicção de que podemos fazer bem melhor.

wallace brasil x canadá fase final liga mundial vôlei (Foto: FIVB) 
wallace brasil x canadá fase final liga mundial vôlei (Foto: FIVB)
 
Apesar da cobrança para a semifinal, em que o Brasil espera o segundo colocado do Grupo D para saber o seu adversário, Bernardinho também acredita que a tensão dos jogos é normal nesta reta final.
- Faz bem (a vitória), o time jogou tenso, naquela obrigação de ganhar. Jogamos abaixo o primeiro jogo e isso gerou um pouco de ansiedade, mas natural na fase final. Hoje soubemos reagir, no segundo set principalmente, em que a gente estava com uma certa vantagem e cometemos alguns erros estratégicos, não demos continuidade no saque, que era uma coisa importante. Acho que no final as coisas aconteceram bem, o time reagiu bem, agora é pensar no próximo adversário.
Assim como fez na avaliação do grupo após a classificação, Bernardinho elogia Wallace, que substituiu o lesionado Leandro Vissotto - assim como já tinha acontecido nas Olimpíadas de Londres -, mas ressalta que o oposto também pode render muito mais.
- Ele jogou bem, mas acredito que pode jogar melhor. Às vezes é um jogador que precisa de alegria para jogar, às vezes se cobra demais, como o Bruno também, e pode fazer ainda mais. Ele foi muito bem.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/ta-na-area/noticia/2013/07/bernardinho-elogia-com-moderacao-e-espera-brasil-melhor-na-semifinal.html

Wallace afunda o Canadá, e Brasil passa em primeiro à semifinal da Liga

Oposto, que substituiu Leandro Vissotto, guia a seleção à classificação em vitória tranquila por 3 sets a 0. Agora, equipe aguarda definição do grupo D

Por João Gabriel Rodrigues Direto de Mar del Plata, Argentina

Há quem costume depositar boa parte das esperanças brasileiras em quadra nos ombros de Wallace. Caçula do grupo que voltou com a prata de Londres, o oposto mostrou personalidade ao substituir Leandro Vissotto logo na final olímpica. No corte do tempo, a cena se repetiu em Mar del Plata. Com o titular machucado, o reserva recebeu a mesma missão de Bernardinho. O peso da responsabilidade, é verdade, caiu quase que por inteiro. Mas, com um sorriso no rosto, o jogador voltou a dar conta do recado. Nesta sexta-feira, pancada a pancada, levou o Brasil às semifinais da Liga Mundial ao bater o Canadá em 3 sets a 0, parciais 25/18, 30/28 e 25/20. O resultado em sets diretos garante ao time de Bernardinho o primeiro lugar do grupo E.

O Brasil precisava da vitória para se classificar. Os canadenses, que surpreenderam ao vencer a Rússia no dia anterior, pareciam sem força para encarar mais um gigante. A seleção, então, se impôs desde o início e agora aguarda a classificação final do grupo D para saber quem enfrentará neste sábado. Como primeiro da chave, o Brasil espera o segundo do grupo que tem Itália, Bulgária e Argentina. Apesar da derrota na quinta-feira, os russos também avançaram, em segundo lugar. Ainda nesta sexta, às 20h, argentinos e italianos decidem os rumos do grupo D.

Wallace Brasil vôlei jogo Canadá  (Foto: Divulgação / FIVB) 
Wallace passa pelo bloqueio canadense em Mar del Plata(Foto: Divulgação / FIVB)
 
Wallace saiu de quadra como maior pontuador, com 18 pontos. Lucarelli, com 14, foi outro destaque brasileiro. Pelo lado canadense, Frederic Winters, com 12 pontos, Gavin Schmitt e John Perrin, ambos com 10, se esforçaram, mas não evitaram a derrota.

- Eu não me preocupo muito com essa coisa de ser o maior pontuador. Meu objetivo é sempre a vitória, isso que importa. Acho que qualquer adversário será complicado daqui para a frente. Hoje foi só a primeira final - disse Wallace.

Apesar do bom resultado e de uma definação mais tranquila da partida, Bernardinho não ficou satisfeito com a atuação. Ainda assim, ressaltou a importância da vitória.

- A vitória faz bem. Jogamos abaixo do primeiro jogo, mas soubemos reagir e, no final, as coisas aconteceram bem. Provavelmente vamos encarar a Bulgária, mas nós podemos e precisamos melhorar para as semifinais. Sabemos que podemos jogar muito melhor. O Wallace jogou muito bem, mas ainda pode jogar melhor - afirmou.

Canadá pressiona, mas Brasil controla o jogo
As lembranças mais vivas eram de Gavin Schmitt. Mas, com o algoz na última Liga poupado no início, o Brasil logo percebeu que o Canadá tinha mais riscos a oferecer. Em um erro de saque de Lucão, os rivais largaram na frente. Duff, na sequência, abriu dois pontos para o país da América do Norte. Mas a seleção não queria repetir a partida contra a Rússia e deixar a diferença crescer. Em erros dos rivais, chegou a passar à frente. O Canadá, que em um lance chegou a desafiar a marcação dos árbitros – que voltaram atrás –, porém, foi para o primeiro tempo técnico em vantagem: 8/5.

Na volta à quadra, a seleção tomou o controle da partida. Em um bloqueio de Lucão, deixou tudo igual (11/11). Foi a deixa para que o Brasil disparasse e chegasse a 19/13. Em um ponto de Lucarelli, um susto do outro lado da rede. Na descida, o brasileiro pisou nos pés de Adam Simac, que ficou alguns segundos no chão. Na sequência, no melhor rali da partida, Duff explorou o bloqueio de Lucão para diminuir. Mas, apesar da luta canadense, os brasileiros fecharam o primeiro set em um erro de Perrin: 25/18.

Foi Wallace, com uma pancada, quem abriu o segundo set. Mas o Canadá mostrava sorte. Enquanto Schmitt seguia à espera do chamado do técnico Glenn Hoag, Dallas Soonias, que começou a partida, se mostrava tão perigoso quanto o outro oposto. Através dele, os canadenses conseguiam equilibrar a partida. O atacante tentou enganar a defesa brasileira com um golpe lateral, mas Mário Jr., atento, conseguiu a defesa. Na sequência, Lucão venceu o bloqueio rival para fazer 8/7.

Brasil vôlei jogo Canadá (Foto: Divulgação / FIVB) 
Lucarelli foi outro destaque brasileiro (Foto: Divulgação / FIVB)
 
Não que os erros tivessem ficado para trás. Mas, ao contrário da partida contra a Rússia, a seleção brasileira parecia mais solta. Só que, do outro lado, o Canadá também mostrava qualidade. O Brasil chegou a abrir vantagem, mas foi a vez de Schmitt, agora em quadra, soltar o braço. Pelas mãos do oposto, os canadenses viraram e fizeram 23/21. O placar, porém, marcava 23/20, e Bernardinho reclamou. A partida ficou paralisada por alguns instantes, e a chiadeira brasileira funcionou.

Com um bloqueio de Lucão, o Brasil passou à frente e chegou ao set point. A equipe desperdiçou três em sequência, e foi a vez dos canadenses assumirem a vantagem e ficarem a um ponto do empate no placar geral. Mas os brasileiros souberam manter a calma e contaram com os erros dos rivais para abrir 2 a 0. Em um saque de Bruninho, o levantador Howatson deu dois toques na bola. Na sequência, Winters mandou um ataque na rede e pôs fim à parcial: 30/28.

O Brasil iniciou o terceiro set como se fosse uma máquina. Com a vantagem em mãos e diante de um rival nervoso, a seleção de Bernardinho abriu 10/5 com facilidade. O Canadá, porém, não queria se despedir assim. À base da força, tirou a diferença e chegou a ficar a um ponto do empate na parcial. Mas a seleção quis evitar qualquer susto. Wallace mais uma vez mandou a bola ao chão da quadra rival: 25/20, e fim de papo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/wallace-solta-o-braco-afunda-canada-e-brasil-avanca-semifinal-da-liga.html

Sustos no treino: R10 aparece com perna enfaixada, e Michel torce o pé

Clube informa que o meia sente apenas ‘dores normais’; lateral também não preocupa e deve substituir Marcos Rocha no jogo da volta contra o Olimpia

Por Gabriel Duarte Belo Horizonte

A cinco dias do jogo mais importante de sua história, o Atlético-MG levou dois sustos. No treino da tarde desta sexta-feira, na Cidade do Galo, Ronaldinho Gaúcho apareceu de chinelos e com a panturrilha esquerda enfaixada. Como se não bastasse, o lateral-direito Michel sofreu uma torção no tornozelo direito e deixou a atividade mais cedo. Os dois casos, no entanto, não chegam a preocupar o técnico Cuca. O clube informou que R10 se reapresentou com “dores normais” após o jogo de ida contra o Olimpia, e Michel deve ser confirmado como substituto de Marcos Rocha, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Ronaldinho perna enfaixada treino atlético-mg (Foto: Bruno Cantini/Site Oficial do Atlético-MG) 
Ronaldinho, com a perna enfaixada, no treino desta sexta (Foto: Bruno Cantini/Site Oficial do Atlético-MG)
 
O Atlético-MG perdeu a primeira partida da final da Libertadores por 2 a 0, no Paraguai, e agora precisa vencer no Mineirão por três gols de diferença para ser campeão no tempo normal. Em caso de vitória por dois gols, haverá prorrogação e, persistindo o empate, disputa de pênaltis. A bola rola às 21h50m desta quarta-feira, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.

Josué, Ronaldinho Gaúcho, Junior Cesar, Atlético-MG, Cidade do Galo, treino (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG) 
R10, de chinelos, abraça Junior Cesar no campo (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)
 
De chinelos e com uma faixa na panturrilha esquerda, Ronaldinho preocupou a torcida. Mas o próprio semblante do jogador mostrava que o caso não era grave. Ele sorriu abraçado ao lateral Junior Cesar no campo e participou da conversa que o técnico Cuca teve com o grupo inteiro.
No jogo de ida, R10 foi substituído aos 18 minutos do segundo tempo. Ele deixou o campo olhando para o treinador, que dava instruções na área técnica. Com cara de poucos amigos, o meia viu o restante da partida do banco de reservas. O clube afirmou que o problema na panturrilha não representa nenhum risco para o jogo da volta na quarta-feira.

Michel é a única opção de Cuca para substituir o suspenso Marcos Rocha. O Galo também não vai ter seu lateral-esquerdo, Richarlyson, expulso no jogo de ida. Ele dará lugar a Junior Cesar. O volante Leandro Donizete, com uma lesão na coxa direita, não participou do trabalho de campo nesta sexta, mas não está descartado para a final.

Michel treino Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini/Site Oficial do Atlético-MG)Michel sofreu uma torção no pé direito e deixou o treinamento (Foto: Bruno Cantini/Site Oficial do Atlético-MG)
 
O Atlético-MG confirmou apenas um treinamento no Mineirão: segunda-feira à noite. Neste sábado, a atividade será pela manhã, na Cidade do Galo, assim como na véspera da partida. No domingo, o local ainda está indefinido.

Veja os vídeos do Atlético-MG

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/07/com-panturrilha-enfaixada-r10-deixa-torcedores-atleticanos-assustados.html

GUIA DA RODADA#8: reabertura do Maracanã e revanche na Fonte Nova

Equilíbrio é a tônica deste início de Brasileirão, com líder podendo até sair do G-4. Rodada tem clássicos importantes: Flu x Vasco e Vitória x Bahia

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O Campeonato Brasileiro 2013 está em seu início ainda, com apenas sete rodadas disputadas. Até o momento, algumas equipes que eram menos badaladas antes da competição têm dado as cartas e vão se firmando, a cada semana, entre os quatro primeiros colocados. São os casos do líder Coritiba, do Vitória e também de Botafogo e Cruzeiro, que não figuravam entre os times mais cotados. No entanto, a distância para os demais não é grande, o que deixa a atual edição com um dos inícios mais equilibrados na era dos pontos corridos. A diferença do Coxa para o Goiás, 13º colocado, é de apenas seis pontos. Apenas em 2007 houve tanto equilíbrio no começo, quando o Corinthians abriu os mesmos 15 pontos que pertencem ao Coritiba e o Flamengo vinha em 13º com nove.

A oitava rodada terá como destaque principal a reabertura do Maracanã para os clubes. No domingo, às 18h30m (horário de Brasília), Fluminense e Vasco duelam em jogo cercado de polêmica por causa do posicionamento das torcidas no estádio. Em Salvador, a Fonte Nova recebe recebe o primeiro Ba-Vi no Brasileiro, com os tricolores tentando devolver as goleadas sofridas no estadual.

Vale ficar de olho também no comportamento do líder Coritiba, na Vila Belmiro, contra os novos Meninos da Vila, no ascendente Inter recebendo o Flamengo no frio de Caxias do Sul e na tentativa de reabilitação do São Paulo diante do Cruzeiro.

BOTAFOGO X NÁUTICO
Confrontos Bola - Botafogo x Náutico (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 18H30M - SÃO JANUÁRIO
O Botafogo tem a chance de retomar a liderança. Por mais que tenha jogado melhor que o Grêmio na última rodada, os comandados de Oswaldo de Oliveira não conseguiram furar o bloqueio tricolor. Melhor para Coritiba e Vitória, que passaram à frente. Agora resta ao Glorioso secar paranaenses e baianos e, claro, fazer o dever de casa em São Januário, estádio que não é muito bom em termos de retrospecto na história do Brasileiro: 14 partidas do time no estádio, acumulando três vitórias, quatro empates e sete derrotas. O Náutico, por sua vez, precisa vencer para fugir da lanterna. São três derrotas seguidas. E a missão não é fácil: o time tem o pior ataque (quatro gols) e a pior defesa (14 sofridos). Jogada aérea é a principal preocupação, já que foram nove gols sofridos desta forma.

Cartola FC: terceiro colocado, o Botafogo encara o lanterna do Brasileirão e, em tese, deve ter vários jogadores pontuando bem. Considerando-se que a pontuação do treinador se dá pela média de pontos dos jogadores, Oswaldo de Oliveira surge como boa opção de técnico. Ele, aliás, nem é dos mais caros, custa C$ 10,90. No Timbu, vale uma aposta, ainda que arriscada, no atacante uruguaio Olivera, que fará seu segundo jogo pelo clube. Ele custa só C$ 2,36.
Na TV:  Premiere FC.
Arbitragem: Elmo Alves Resende Cunha (GO) apita o jogo, auxiliado por Fábio Pereira (TO) Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO).
Você sabia que... a única vitória do Náutico sobre o Botafogo no Rio de Janeiro pelo Brasileiro aconteceu há mais de 28 anos? Foi em 24 de fevereiro de 1985, no triunfo por 2 a 0, gols de Baiano e Nunes. Coincidentemente, foi em São Januário, o mesmo palco do novo confronto.

SÃO PAULO X CRUZEIRO

Confrontos Bola - São Paulo x Cruzeiro (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 18H30M - MORUMBI
Chegou o momento de parar, respirar fundo e repensar a maneira correta para reverter a situação. A troca de técnico no São Paulo ainda não surtiu muito efeito. Ney Franco deu lugar a Paulo Autuori, que estreou na sétima rodada. Mas o início foi com derrota para o Vitória por 3 a 2. Em seguida veio o vice-campeonato para o Corinthians na Recopa Sul-Americana. Antes de Autuori, ainda havia o revés no clássico com o Santos. São seis rodadas sem vencer. Tudo isso resultou na 14ª posição, com oito pontos. Muito diferente do crescimento que apresentou o Cruzeiro. Fazer 3 a 0 no Náutico rendeu a soma de 12 pontos e a quarta colocação. A favor tem ainda o goleiro Fábio, segundo goleiro que mais fez defesas difíceis, com 16.
Cartola FC: a fase ruim desaconselha a escalação de muitos tricolores, mas Rodrigo Caio surge como alternativa, com média de 4,01 pontos e preço de C$ 12,39. Ele é o líder em roubadas de bola do time. No Cruzeiro, o lateral-esquerdo Egídio merece atenção pelo mesmo motivo. Não é dos mais baratos (C$ 15,25), mas dá retorno, com uma pontuação média de 7,13 pontos, também por roubar muitas bolas (mais de três por partida).
Na TV:  Premiere FC
Arbitragem: Heber Roberto Lopes (SC) apita a partida, auxiliado por Kleber Lucio Gil (SC) e Carlos Berkenbrock (SC).
Você sabia que... o encontro entre essas equipes é o de retrospecto dos mais desequilibrados? Em 46 partidas pelo Brasileiro, o Cruzeiro venceu sete, contra 25 do São Paulo. A Raposa não vence os tricolores na competição há quatro anos.


CRICIÚMA X GRÊMIO
Confrontos Bola - Criciúma x Grêmio (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 18H30M - HERIBERTO HÜLSE
No limite. É assim que o Criciúma chega à oitava rodada. O saldo é negativo, mas um gol a menos na conta em relação ao Vasco tira os catarinenses da zona de rebaixamento. Foram apenas sete pontos conquistados, sendo um deles no empate com o Goiás, no Heriberto Hülse. Uma medida precisa ser tomada: arrumar a cozinha é essencial. O time é o terceiro que mais sofreu finalizações (103) na competição. O goleiro Bruno fez o que pôde e salvou 14 finalizações com defesas difíceis. Inversamente, o Grêmio tem uma cozinha em ordem. Contra o Botafogo sofreu pressão em quase todo o segundo tempo, mas soube suportar os ataques. A média é de 0,8 gol sofrido por partida. É importante manter o desempenho para faturar mais um triunfo e, quem sabe, entrar no G-4.
Cartola FC: nos dois jogos que fez, o atacante Wellington Paulista não rendeu tanto, mas para quem pretende economizar algumas cartoletas pode ser uma alternativa. Quem desembolsar C$ 5,85 contará com o jogador, cuja média, por enquanto, é de 2,00 pontos. No Grêmio, Elano, apesar de meia, é o maior finalizador e já tem dois gols, sendo vice-artilheiro do time (Vargas tem três). Elano tem 5,12 pontos de média e custa C$ 18,84.
Na TV:  SporTV (menos para Santa Catarina).
Arbitragem: Felipe Gomes da Silva (PR) apita o jogo, auxiliado por Bruno Boschilla (PR) e Luiz Henrique Santos Renesto (PR).
Você sabia que... as equipes não se enfrentam na Série A há nove anos?  A última partida aconteceu em 2004, com vitória gremista por 2 a 0, no Olímpico.


VITÓRIA X BAHIA
Confrontos Bola - Vitória x Bahia (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - FONTE NOVA
Quem passou pelo Dique do Tororó, em Salvador, na quinta-feira, pôde ver uma Fonte Nova tomada pelas cores do Vitória. Era rubro-negra com uma beleza reluzente. Reluzente como a campanha do Leão, vice-líder do Brasileiro. É assim que o clube receberá o Bahia para o clássico: como mandante na Fonte Nova e a dois pontos do líder Coritiba. Soma-se a isso duas goleadas marcantes no Campeonato Baiano e o clima passa a ser favorável. Porém, mordido, o Bahia pode, se ganhar, passar o próprio Vitória. Apesar de quatro clubes separarem o vice-líder do sétimo colocado, apenas um ponto garante aos rubro-negros a posição mais destacada na tabela.
Cartola FC: para quem não tem C$ 22,22 para escalar o artilheiro Maxi Biancuchi, vale considerar a presença de seu parceiro de ataque, Dinei, cujo preço é C$ 9,79. No Campeonato Baiano, ele mostrou que gosta de fazer gol no rival, marcando quatro vezes no primeiro jogo da final. No Brasileiro, já fez três e tem média de 4,62 pontos. Pelo lado tricolor, Fernandão é o cara. Além dos quatro gols que já marcou, o atacante do Bahia sofreu 25 faltas no Brasileirão. Ele custa C$ 11,34 e tem 5,89 de média de pontos.
Na TV:  Premiere FC
Arbitragem: Paulo Cesar Oliveira (SP) apita o jogo, auxiliado por Luiz Carlos Silva Teixeira (BA) e Adson Márcio Lopes Leal (BA).
Você sabia que... este será o quinto Ba-Vi de 2013? Os rivais se enfrentaram quatro vezes no Campeonato Baiano, com duas goleadas (5 a 1 e 7 a 3) marcantes do Vitória, que terminou campeão estadual.


INTER X FLAMENGO
Confrontos Bola - Internacional x Flamengo (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - CENTENÁRIO
É um tal de fazer gol. Os jogadores do Inter voltaram da parada para a Copa das Confederações animados. De cara marcaram logo cinco contra o Vasco: 5 a 3. Depois 3 a 2 no Fluminense, em Macaé, no Rio de Janeiro. Média de quatro por jogo. É isso que os torcedores vão esperar no estádio Centenário, em Caxias do Sul. E com mais um carioca no meio do caminho, agora o Flamengo. Seguir na batida de vitórias pode garantir não só uma vaga no G-4 como a honraria das mais importantes: permanecer na frente do arquirrival Grêmio. O problema é que tem motivação maior para o Flamengo do que um triunfo recente sobre o Vasco? Foi um placar magro (1 a 0), mas o suficiente para tirar os rubro-negros da zona de rebaixamento e empurrar o rival na última rodada. É preciso acertar o pé, pois o Fla é o quarto com pior índice de finalizações que viraram gol.
Cartola FC: o zagueiro Índio aparece como um bom nome nesta rodada. Barato (C$ 5,15), o jogador tem 3,40 pontos por jogo. Diante de um ataque que aproveita mal as oportunidades que cria, a chance de aumentar essa média é boa. Pelo Flamengo, o lateral-esquerdo João Paulo pode ser uma aposta. Ele está entre os maiores ladrões de bola e finalizadores rubro-negros, com média de 4,86 pontos. Para comprá-lo bastam C$ 7,55.
Na TV: Globo (para RJ, MG, ES, RS - menos Porto Alegre -, SC e Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste) e Premiere FC .
Arbitragem: Guilherme Ceretta de Lima (SP) apita o jogo, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP).
Você sabia que... o Flamengo não vence há 11 anos (24 jogos) uma partida de Brasileiro no Rio Grande do Sul? A última vez foi em 2002, antes da era dos pontos corridos, quando fez 3 a 1 no Inter, no Beira-Rio.


SANTOS X CORITIBA
Confrontos Bola - Santos x Coritiba  (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - VILA BELMIRO
A partida colocará frente a frente a empolgação dos novos Meninos da Vila com a eficiência do cascudo time do Coritiba. A saída de Neymar do Peixe, ao menos neste início, não abalou a equipe, que passou a apostar em uma nova geração. A garotada, que venceu os dois últimos jogos, mostra que tem a intenção única e exclusiva de jogar bola, sendo a segunda equipe que menos cometeu faltas no Brasileirão (88). Porém, o Santos rouba pouca bola (sexto time que menos roubou), o que pode ser um problema para conter as constantes trocas de passes do líder Coritiba. Dos nove gols feitos no nacional, seis nasceram de tabelas rasteiras, quase sempre passando pelos pés do veterano meia Alex.
Cartola FC: a bola da vez no Peixe é Neilton. O jovem atacante custa apenas C$ 9,82 e tem média de 6,07 pontos. Em quatro dos seis jogos fez pelo menos cinco pontos, fruto de seus três gols, outras oito finalizações e 13 faltas sofridas. No líder Coritiba, o volante Júnior Urso vale a escalação. Ele custa C$ 15,23, bastante, mas tem 6,27 pontos por jogo, fruto de suas 23 roubadas de bola e 14 faltas sofridas em sete jogos.
Na TV: RPC TV para Curitiba (PR) e  Premiere.
Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (RS) apita o jogo, auxiliado por Marcelo Bertanha Barison (RS) e José Eduardo Calza (RS)
Você sabia que... a maior vitória registrada nos jogos entre Santos e Coritiba pelo Campeonato Brasileiro aconteceu em 2008: Coritiba 5 a 1, com quatro gols de Keirrison. Já as maiores vitórias do Santos aconteceram em 2003 e 2009, quando o Peixe venceu por 4 a 0 em Curitiba e em Santos, respectivamente.


ATLÉTICO-PR X CORINTHIANS

Confrontos Bola - Atlético-PR x Corinthians (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - DURIVAL DE BRITTO
Quando o Brasileirão começou, esperava-se muito mais do Furacão e do Timão. O primeiro passou quase todo o primeiro semestre apenas se preparando para a competição, enquanto o segundo, atual campeão mundial, entrava como favorito ao título. Porém, após sete rodadas, os times ainda não se encontraram. Principalmente o Atlético-PR, que ocupa a zona do rebaixamento e tem enfrentado dificuldades para marcar após a volta do nacional. Foi apenas um gol em dois jogos, e a tendência é que sofra novamente diante da melhor defesa da competição. O Corinthians sofreu apenas quatro gols, é a equipe que menos finalizações permitiu aos adversários (53) e também o que menos finalizações certas sofreu (18; o Atlético-PR sofreu o dobro, 39).
Cartola FC: o jogador mais produtivo do Furacão, ao menos no Cartola FC, segue sendo o atacante Éderson, com 7,76 pontos de média. Seu valor de mercado ainda compensa: C$ 15,74. No Corinthians, o volante Guilherme é a boa pedida da vez. Ele custa C$ 8,79 e tem rendido 4,28 pontos por rodada, destacando-se pelas roubadas de bola.
Na TV: Globo para SP, Porto Alegre (RS) e PR (menos Curitiba) e Premiere.
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (MG) apita o jogo, auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Marcus Vinícius Gomes (MG).
Você sabia que... faz 25 anos (26 jogos) que não acontece um empate sem gols entre Atlético-PR e Corinthians no Campeonato Brasileiro. O último 0 a 0 foi no dia 2 de outubro de 1988, quando as duas equipes se enfrentaram no Pinheirão, em Curitiba. Além deste jogo, as duas equipes empataram somente mais uma vez sem gols na história dos Brasileiros, em 1986, em São Paulo.


FLUMINENSE X VASCO
Confrontos Bola - Fluminense x Vasco (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - MARACANÃ
A pausa do Brasileiro para a Copa das Confederações dá a impressão de não ter sido boa para Fluminense e Vasco. Desde o retorno do Brasileiro, os times ainda não pontuaram, com duas derrotas para cada lado. As defesas são os pontos fracos dos rivais, com o Cruz-Maltino sendo o time mais vazado da competição (14 gols sofridos), enquanto o Tricolor levou dez gols e é a sexta defesa mais vulnerável. O Flu compensa um pouco com seu ataque, perigoso principalmente nas bolas paradas, tendo feito oito dos 11 gols desta forma. Esse é um ponto fraco vascaíno, que sofreu sete gols de cabeça. A equipe de São Januário se destaca nas roubadas de bola (109) e lidera o quesito.

Cartola FC: o ataque adversário, o do Vasco, não chega a ser muito efetivo. Além disso, Digão tem correspondido, com 6,16 pontos de média. O zagueiro do Fluminense vale a aposta. Seu preço: C$ 9,26. Do outro lado, Juninho Pernambucano é a atração. Para escalá-lo em seu retorno ao clube cruz-maltino, basta desembolsar C$ 8,00. O preço é um incentivo e tanto a quem acredita no futebol do Reizinho.
Na TV: SporTV (menos RJ).
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ) apita a partida, auxiliado por Dibert Pedrosa (RJ) e Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ).
Você sabia que... computando todas as competições, o Flu não vence o Vasco no Maracanã há cinco anos (ou sete jogos). A última vitória do Tricolor no clássico foi no dia 23 de março de 2008, com por 2 a 1 pelo Campeonato Carioca, gols de Thiago Neves e Washington. O atacante Edmundo descontou.


GOIÁS X PORTUGUESA
Confrontos Bola - Goias x Portuguesa (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - SERRA DOURADA
Apenas dois pontos separam os times na classificação do Brasileiro, mas o Goiás tem dado mais sinais de esperança para sua torcida de que poderá engrenar. O time ainda não levou gol desde o retorno da competição em julho e conquistou quatro pontos. Abusa bastante na hora de matar as jogadas, sendo o quarto mais faltoso do Brasileirão (136). Vai encarar uma Lusa frágil no ataque, sendo o time que menos chuta a gol no campeonato (60) e que tem o menor número de finalizações certas (22).
Cartola FC: o técnico Enderson Moreira aparece como uma das melhores opções nessa função na rodada. Custando C$ 8,05, ele tem boas chances de elevar sua média de 3,19 pontos, diante de um adversário que está na zona de rebaixamento e que ainda não venceu em quatro jogos como visitante. Vale lembrar que a pontuação do treinador se dá pela média de pontos dos jogadores. Na Lusa, a dica fica por conta do meia Correa, líder da equipe em roubadas e vice-líder em faltas sofridas. Correa custa C$ 10,29 e tem boa média de 6,23 pontos.
Na TV: Premiere.
Arbitragem: Péricles Bassols Cortez (RJ) apita o jogo, auxiliado por Wagner de Almeida Santos (RJ) e Flávio Gomes Barroca (RN).
Você sabia que... a única vitória da Portuguesa sobre o Goiás em Goiânia na história do Campeonato Brasileiro da Série A aconteceu há 39 anos? Tatá marcou o único gol do jogo do dia 30 de junho de 1974, no estádio Pedro Ludovico.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/07/guia-da-rodada8-reabertura-do-maracana-e-revanche-na-fonte-nova.html