sexta-feira, 5 de julho de 2013

Acompanhado da namorada, Giba prestigia seleção e aprova renovação

Tricampeão mundial e medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 se emociona com carinho da torcida: 'Dá vontade de ir para a quadra'

Por Fabrício Marques Brasília
9 comentários

Campeão olímpico em Atenas 2004 e medalha de prata em Pequim 2008 e Londres 2012, Giba prestigiou a vitória do Brasil sobre a Bulgária pela Liga Mundial, na manhã desta sexta-feira, em Brasília, acompanhado da namorada Maria Luiza Dautt, que é modelo e fisioterapeuta. Ele aprovou o processo de renovação da seleção brasileira implantado por Bernardinho. O jogador, que voltou ao país após problemas salariais com o Bolívar, da Argentina, marcou presença no Ginásio Nilson Nelson e levantou a torcida.

- A renovação está boa. Os jogadores estão treinando bastante e fazendo o que a gente tentou passar durante esses últimos quatro anos. Continuei na seleção para passar a minha experiência para os mais jovens. Hoje, vemos o Bruninho, Lucão e Lucarelli com essa boa expressão. Vê-los jogar bem só me deixa satisfeito - declarou.

vôlei giba brasil e bulgária liga mundial (Foto: Fabrício Marques)Maria Luiza aguarda Giba, que dá atenção aos fãs em Brasília (Foto: Fabrício Marques)
 
Giba se emocionou com o carinho do público no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Eufóricos com a presença do ídolo, os torcedores gritavam pelo seu nome. Emocionado, o ponteiro contou que a vontade era invadir a quadra e ficar ao lado dos ex-companheiros.

- Esta é a primeira vez que estou tentando acompanhar (a partida). Está um pouco difícil de ver o jogo (por conta do assédio da torcida), mas é muito gratificante ver que todo mundo ainda lembra de mim, é muito bom. Me arrepiei bastante quando começaram a cantar meu nome. Dá vontade de voltar para a quadra. Isso eu não vou perder nunca, essa adrenalina, esse frio na barriga de tentar ir lá para dentro da quadra e ajudar, mas agora é só ver de fora, e torcer bastante, porque sei que eles são competentes até demais - analisou o jogador.

Satisfeito com o desempenho da equipe comandada por Bernardinho, Giba acredita que a seleção brasileira tem tudo para deslanchar na competição.

- O time está bem. Apesar do pouco tempo de treino. Tenho certeza que na reta final o Brasil vai estar na ponta dos cascos - finalizou o atleta, que entrou para o Hall da Fama do vôlei, na Polônia.

vôlei giba brasil e bulgária liga mundial (Foto: Fabrício Marques)Giba conversa com os jogadores da seleção antes do jogo  (Foto: Fabrício Marques)
  
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/giba-aprova-renovacao-da-selecao-e-elogia-lucarelli-lucao-e-bruninho.html

Solberg e Schmidt abrem caminho, e Brasil vai 100% às oitavas masculinas

Alison/Emanuel, Ricardo/Álvaro e Evandro/Vitor vencem sem perder sets

Por Helena Rebello Direto de Stare Jablonki, Polônia
 
vôlei de praia Pedro Solberg e Bruno Schmidt Polônia (Foto: Helena Rebello)Pedro Solberg e Bruno Schmidt comemoram match
point e vaga nas oitavas (Foto: Helena Rebello)
 
A tarde de quinta-feira foi dedicada às contas. Com papel, caneta e calculadora à mão, Bruno Schmidt viu que os resultados dos adversários seriam o suficiente para classificar sua dupla à segunda fase na penúltima posição. Nesta sexta, os líderes do ranking mundial honraram a chance que tiveram. Mesmo com toda a torcida apoiando os poloneses Fijalek e Prudel, time número 1 do país, os atuais campeões brasileiros garantiram com tranquilidade a vaga nas oitavas do Mundial de Stare Jablonki: 21/17 e 21/16.

- Não conseguimos mostrar o nosso voleibol na chave, mas todo time campeão também precisa de um pouco de sorte. Fico triste pelo time principal deles ficar fora, mas agora espero que possamos contar com a torcida dos poloneses daqui pra frente. Nesta sexta finalmente encaixamos nosso jogo, e espero que, daqui para a frente, seja tudo melhor - disse Solberg.

Na próxima fase, neste sábado, a parceria encara os australianos Kapa e McHugh.

Brasil vai com força máxima às oitavas

Única dupla masculina do Brasil invicta na competição, Alison/Emanuel não deu chances aos americanos Todd Rogers e Ryan Doherty. Com o paranaense muito bem no saque e o Mamute eficiente no bloqueio, a parceria fechou o jogo em 21/19 e 21/12.

Alison e Emanuel mundial volei de praia polonia (Foto: FIVB)Alison e Emanuel vencem mais uma e vão invictos às oitavas de final (Foto: FIVB)
 
Ricardo e Álvaro Filho se recuperaram da derrota na véspera atropelando os ucranianos Popov e Samoday. No primeiro set, os nordestinos aplicaram incríveis 21/9. No segundo, mais relaxados, fecharam o jogo com um 21/18. Nas oitavas, os dois enfrentarão os americanos Dalhausser e Rosenthal..

Evandro e Álvaro Filho completaram o dia perfeito para o Brasil no masculino com vitória tranquila sobre os tchecos Kufa e Hadrava. A jovem dupla verde-amarela venceu, em apenas 32 minutos, por 21/15 e 21/14.

Oitavas de final

Böckermann/Urbatzka (ALE) x Alison/Emanuel (BRA)
Smedins/Samoilovs (LET) x Saxton/Schalk (CAN)
Nicolai/Lupo (ITA) x Herrera/Gavira (ESP)
Dalhausser/Rosenthal (EUA) x Ricardo/Álvaro (BRA)
Evandro/Vitor Felipe (BRA) x Semenov/Koshkarev (RUS)
Erdmann/Matysik (ALE) x Kadziola/Szalankiewicz (POL)
Doppler/Horst (AUT) x Brouwer/Meeuwsen (HOL)
Solberg/Schmidt (BRA) x Kapa/McHugh (AUS)


FONYE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/07/solberg-e-schmidt-vencem-principal-dupla-polonesa-e-avancam-oitavas.html

Gigante, Vissotto ignora 'muralha búlgara' e comanda vitória do Brasil

Com belo lance do líbero Alan no último ponto e grande atuação do oposto, seleção vence em Brasília e volta à ponta do Grupo A da Liga Mundial

Por GLOBOESPORTE.COM Brasília, DF
 

Antes do duelo contra a Bulgária pela Liga Mundial, o técnico Bernardinho previa que o Brasil encontraria uma muralha na manhã desta sexta-feira. Esqueceu de avisar aos búlgaros que o Brasil tinha um obstáculo ainda maior do seu lado. Leandro Vissotto foi um gigante no Ginásio Nilson Nelson. Maior bloqueador (cinco pontos), maior atacante (14) e maior pontuador (19), o oposto comandou a equipe na vitória por 3 sets a 1 (24/26, 25/17, 25/20 e 25/23), que levou o país de volta à liderança do Grupo A da competição.

Se Vissotto foi o destaque no conjunto da obra, Alan merece o prêmio de grande lance da partida. Com uma atuação irregular, o líbero fez jogada espetacular no último ponto da partida, chutando a placa de publicidade antes de recuperar bola praticamente perdida (veja no vídeo acima). Na sequência, o levantador búlgaro Bratoev errou o levantamento para dar a vitória ao Brasil.


As equipes voltam a se enfrentar neste sábado, outra vez às 10h no Ginásio Nilson Nelson. A TV Globo novamente transmite o duelo ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

Além do retorno à liderança do Grupo A da Liga Mundial, a vitória também ajuda o Brasil a pagar algumas “dívidas”. Desde 2010 a seleção masculina não atuava em Brasília, mesmo ano do último confronto com a Bulgária, no que ficou conhecido como “jogo da vergonha” no Mundial da Itália, quando as duas equipes pouparam titulares.

vôlei leandro vissotto brasil e bulgário liga mundial (Foto: Jorge William / O Globo)Leandro Vissotto foi a grande muralha da vitória brasileira sobre a Bulgária (Foto: Jorge William / O Globo)
 
O jogo

O hino cantado à capela, no que já vem se tornando uma marca registrada da torcida brasileira, deu um gás inicial ao time. A seleção entrou em quadra vibrando muito, mas a empolgação logo deu lugar à preocupação. Errando muito, o Brasil teve que passar todo o primeiro set correndo atrás da Bulgária. Conseguiu algumas vezes, especialmente após as entradas de William e Wallace na reta final da parcial. Mas, no lance decisivo, Éder cometeu mais um erro pela equipe da casa, atacou na rede e deu a vitória para o time europeu por 26/24.

O Brasil voltou para o segundo set com mais atitude, em especial Leandro Vissotto. O oposto virou solução para o levantador Bruninho no ataque e dor de cabeça para os búlgaros nos bloqueios. Dominando a parcial, a seleção brasileira viu a pressão e os erros passarem para o outro lado e chegou a abrir oito pontos de distância (21/13) em ataque de Éder. Com tranquilidade, empatou o duelo fechando a parcial em 25/17, justamente em ataque de Vissotto.


Apagado até então, Lucão começou o terceiro set com tudo, com direito a uma bola salva com o pé no primeiro lance da parcial (veja no vídeo ao lado). Vissotto e Lucarelli seguiam sendo os principais nomes do Brasil, que também passou a contar com o saque de Éder como arma. O central fez três pontos no fundamento, com direito a dois aces seguidos para abrir 20/14. Novamente mostrando domínio, a equipe de Bernardinho virou a partida depois que Sokolov errou na tentativa de ataque: 25/20 e 2 sets a 1 para o time da casa.

Mostrando muita disposição e lutando por todas as bolas, o Brasil chegou a dar a impressão de que mais uma vez teria vida tranquila no quarto set quando Dante apareceu no ataque para abrir 14/9. A entrada de Milushev, no entanto, mexeu com a seleção. Os erros voltaram, em especial bobeiras na recepção, e a Bulgária equilibrou o duelo. Vissotto apareceu mais uma vez para deixar o Brasil a um ponto da vitória, e depois o líbero Alan se redimiu dos erros cometidos. Salvou uma bola impressionante, dando até um chute na placa de publicidade, e depois comemorou muito quando Bratoev invadiu por cima para dar vitória ao Brasil: 25/23 e festa verde-amarela em quadra.

tabela_liga_Mundial (Foto: arte esporte)
 
FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/gigante-vissotto-ignora-muralha-bulgara-e-comanda-vitoria-do-brasil.html

Lili e Bárbara batem dupla da musa italiana e vão à semifinal do Mundial

Única dupla feminina do Brasil viva na Polônia derrota Menegatti e Cicolari e luta contra as chinesas Chen Xue e Zhang Xi por uma vaga na decisão

Por Helena Rebello Direto de Stare Jablonki, Polônia


Enquanto Marta Menegatti chorava, consolada por Greta Cicolari, Lili e Bárbara Seixas, aos berros e pulos, cantavam a vitória. Após 1h05m de grandes ralis, um punhado de viradas no placar e bolas choradas de ambos os lados, a dupla brasileira tornou-se a primeira semifinalista do Mundial de vôlei de praia. Com parciais de 20/22, 21/15 e 15/13, a capixaba e a carioca derrubaram a principal parceria italiana, da musa Menegatti, e seguem vivas para repetir entre os profissionais, em Stare Jablonki, na Polônia, o título mundial que conquistaram na base em 2007.

- Estou muito feliz porque parece que a história se repete. Estávamos até comentando que jogamos contra a Holanda, a mesma menina, no Sub-21. Parece que estamos no túnel do tempo, jogando um Mundial, avançando, jogando com alegria. É indescritível o que estou sentindo. Está tudo perfeito. Pode vir o time que for que vamos jogar com a mesma energia que mostramos até agora - disse Bárbara.

vôlei de praia Lili e Bárbara Seixas Polônia (Foto: Helena Rebello)Lili e Bárbara Seixas comemoram a vaga nas semifinais. Ao fundo, italianas lamentam (Foto Helena Rebello)
 
Esta é a segunda semifinal a que Lili e Bárbara chegam nesta temporada do Circuito Mundial. No Grand Slam de Roma, última etapa antes do Mundial, as duas foram derrotadas, mas se recuperaram na disputa do terceiro lugar e conquistaram o bronze. Desta vez, neste sábado, as duas enfrentarão as chinesas Xue e Zhang Xi, que derrotaram as alemãs Ludwig e Walkenhorst.

Mais cedo, Lili e Bárbara garantiram a vaga nas quartas de final em jogo duríssimo contra as holandesas Keizer e Van Iersel. Após um primeiro set tranquilo, as brasileiras se perderam no jogo diante do potente saque europeu. No tie-break, descontaram uma diferença de três pontos para fechar o placar em 21/14, 18/21 e 15/12.

Semifinais

Ross/Pavlik (EUA) x Borger/Büthe (ALE)
Lili/Bárbara (BRA) x Xue/Zhang Xi (CHN)


Lili e barbara mundial volei de praia polonia (Foto: FIVB)Lili bloqueio o ataque de Greta Cicolari: jogo é cheio de viradas e ralis emocionantes (Foto: FIVB)
 
FONTE:

De saída, Rafael é poupado de treino do Santos e não enfrenta São Paulo

Enquanto Aranha treinou entre os titulares que devem entrar em campo no domingo, Rafael se limitou a ficar na academia fazendo musculação


Por Lincoln Chaves Santos, SP
 
rafael santos (Foto: Lincoln Chaves)Rafael está muito próximo de deixar a Vila Belmiro
(Foto: Lincoln Chaves)
 
A saída de Rafael Cabral para o Napoli, da Itália, está cada vez mais perto de ser consumada. O goleiro foi poupado do treino desta sexta-feira à tarde no CT Rei Pelé e está fora do clássico contra o São Paulo, neste domingo, às 16h (de Brasília), no Morumbi, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Aranha, reserva imediato do camisa 1, participou da atividade tática entre os titulares e deve assumir a meta alvinegra.

Enquanto Aranha treinou entre os titulares que devem entrar em campo no domingo, Rafael se limitou a ficar na academia fazendo musculação.

- Não falei com ele hoje. Como hoje a coisa está bem encaminhada, a gente optou por dar essa segurada. Pelo que entendi, faltam só detalhes. A gente não tem motivo para colocar o jogador em uma situação de risco. Nesse momento, já contamos com a saída dele - explicou o treinador Claudinei Oliveira.

O negócio pode ser fechado nas próximas horas. Na noite da última quinta-feira, na Vila Belmiro, o Santos praticamente fechou a venda de Rafael ao Napoli por cerca de R$ 16 milhões. O Peixe fez poucas alterações na minuta do contrato enviado pelos italianos e, se as mudanças forem acatadas, o anúncio pode ser feito ainda nesta sexta.

O Santos tem direito a 70% do valor da transferência (cerca de R$ 11 milhões). Já a Teisa (grupo de empresários ligados à diretoria) e o próprio Rafael dividem, igualmente, os 30% restantes. Sacramentado o negócio, o goleiro deve embarcar para a Itália no domingo e, na segunda-feira, já faria os exames médicos.

Rafael tem passaporte italiano e já tinha sido alvo do Palermo em 2011, mas a oferta do clube da Sicília, de € 4 milhões (cerca de R$ 9,2 milhões), foi rejeitada. O goleiro também foi alvo do Roma, mas a proposta de € 4,8 milhões (R$ 13,9 milhões) também foi recusada.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2013/07/de-saida-rafael-e-poupado-de-treino-do-santos-e-nao-enfrenta-sao-paulo.html

Felipe solta palavrões em queixa por falta de estádios no Rio e viagens

Na internet, goleiro reclama do período que o time ficará fora para jogar pelo Brasileirão e Copa do Brasil e brinca com mudança para Brasília

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
1011 comentários
Felipe goleiro viagem  (Foto: Reprodução / Instagram)Mensagem de Felipe postada no Facebook, que é
restrito a amigos (Foto: Reprodução / Facebook)
 
Antes de embarcar para Brasília para a partida contra o Coritiba, neste sábado, Felipe, goleiro do Flamengo, desabafou com palavrões sobre a falta de estádios no Rio de Janeiro e o excesso de viagens. Em seu perfil no Facebook, que é restrito a amigos, o camisa 1 reclamou do fato de o grupo rubro-negro ter de ficar quase 15 dias fora da cidade.

- Partiu 15 dias viajando pqp, essa porra desse rio de janeiro sem estadio ta f... kkkk é melhor me mudar pra Brasília pois o flamengo vai mandar os jogos la kct !” - postou o jogador.
 
Já no Instagram, no qual seu perfil é aberto ao público, o tom foi brando, mas ainda crítico.

- Partiu mais uma viagem longa, 15 dias longe dos familiares, amigos das pessoas que gostamos, mass sempre faço isso com muito orgulho e prazer pois amo a minha profissão e tenho certeza que seremos recompensados com vitórias! #viagemlonga #15diasfora #semestadionoriotaf... #embuscade4vitorias #vaipracimadelesmengo! – escreveu.

Recentemente, a diretoria do Flamengo orientou os jogadores a evitarem reclamações sobre as viagens e os jogos fora do Rio. Além da partida contra o Coritiba, o Flamengo fará outras duas partidas em Brasília nas próximas semanas. Dia 14, contra o Vasco, e dia 17, contra o ASA-AL. Depois do jogo contra o Coxa, o Rubro-Negro enfrenta os alagoanos em Arapiraca, pela terceira fase da Copa do Brasil. O retorno ao Rio ocorrerá apenas no dia 18.

Felipe goleiro viagem  (Foto: Reprodução / Instagram)Felipe em tom mais brando em seu perfil no Instagram, aberto ao público (Foto: Reprodução / Instagram) 

FONTE:

futebol alemão - Götze é multado por vestir camisa de fornecedora rival na apresentação

Bayern de Munique é obrigado a pedir desculpas a seu patrocinador, que detém parte das ações do clube, e pune o jogador. Valor não é divulgado

Por GLOBOESPORTE.COM Munique, Alemanha
 
Mario Gotze bayern de munique apresentação (Foto: Agência EFE)Götze é patrocinado por um fornecedor americano
(Foto: Agência EFE)
 
O meia Götze mal se apresentou ao Bayern de Munique é já alvo de polêmica. O meia, que trocou o Borussia Dortmund pela equipe bávara, terá que pagar uma multa por ter aparecido na coletiva de imprensa de apresentação em seu novo clube vestindo uma camisa com a logomarca da principal concorrente da fornecedora de material esportivo do atual campeão da Liga dos Campeões.

Markus Horwick, diretor de comunicação do Bayern, confirmou a punição, mas não divulgou os valores. Após o episódio, a diretoria teve que apresentar um pedido de desculpas ao fabricante de artigos esportivos alemão, que, para piorar a situação, é dono de quase 10% das ações do clube.

A transferência do jogador também foi controversa. Antes da final da Champions, protagonizada pelos rivais alemães, Götze confirmou que iria trocar de lado na próxima temporada e acabou não jogando a partida, vencida pelo time da Bavária.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-alemao/noticia/2013/07/gotze-e-multado-por-vestir-camisa-de-fornecedora-rival-na-apresentacao.html

Prodígio Chris Weidman é movido por competitividade e espiritualidade

Amigos dizem que adversário do Spider se incomoda com derrota até em jogo de damas. Ele quase perdeu a casa na tempestade Sandy, em 2012

Por Direto de Las Vegas, EUA
 

O Ultimate passou as últimas semanas construindo o "mito" de Chris Weidman, o jovem americano de 29 anos que desafiará Anderson Silva pelo cinturão dos pesos-médios no UFC 162 neste sábado. Poucos fãs conhecem, de fato, o prodígio nova-iorquino que, em apenas quatro anos, começou a competir profissionalmente no MMA e traçou trajetória meteórica rumo a uma disputa de título na principal organização da modalidade no mundo. Ele permanece um segredo bem guardado por sua família e pelo grupo de amigos que o acompanha diariamente nos treinos em Nova York, na equipe Serra-Longo Fight Team.

Foi uma intensa competitividade que impulsionou Chris Weidman desde que era pequeno. Parte disso foi resultado da rivalidade fraterna com seu irmão Charlie, dois anos mais velho do que ele. As provocações de Charlie, que também competia no wrestling (luta olímpica), ajudaram a tornar Chris um garoto mais forte e destemido.

Chris Weidman coletiva UFC 162 (Foto: Evelyn Rodrigues )Chris Weidman na coletiva do UFC 162, em Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues )
 
- Ele sempre foi uma criança legal. Seu irmão mais velho zoava muito ele, mas isso o tornou mais duro, o fez superar qualquer coisa. Seu irmão era muito grande - lembra o lutador do UFC Gian Villante, companheiro de equipe de Weidman e seu amigo desde os 14 anos de idade, quando ambos lutavam por uma escola de ensino médio de Baldwin, em Nova York.

Casa alagada na tempestade Sandy, no ano passado

Chris é um dos caras mais competitivos que já vi. Seja jogando dama, videogame ou  vendo quem sobe escadas mais rápido"
Gian Villante, companheiro de equipe
 
Um episódio triste resume como Weidman ultrapassa barreiras sem medir esforços. Em outubro do ano passado, a tempestade Sandy deixou sua casa completamente alagada em Baldwin, e ele quase perdeu o imóvel.

- Mulher e crianças estão fora da casa, e eu estou ficando aqui para cuidar das coisas - escreveu ele no Twitter na ocasião, para tranquilizar seus fãs.

Chris, no entanto, não perdeu a cabeça:

- Vi muita gente que passou por situações piores. Meus vizinhos tinham um filho de oito anos e não ficaram com nada, não tinham dinheiro...- lembra.

O treinador de trocação (luta em pé) de Weidman, Ray Longo, relembrou a tragédia nos EUA:

- Na época do Sandy, todos nós tivemos problemas. Todos passamos por dificuldades. Foi um pouco pior para ele do que para muitos de nós, mas nós nos unimos para nos recuperarmos. Ele mostrou que tem a determinação para lidar com uma coisa assim. Foi um período louco de tempo, cara, mas parece que se tornou apenas outra coisa que aconteceu. Ele ficou arrasado pelo furacão, mas não aceitou ajuda de ninguém. Nós oferecemos, mas ele é muito focado e muito decidido, queria fazer tudo sozinho.

Casa de Chris Weidman alagada por causa da tempestade Sandy  (Foto: Reprodução/Twitter)Foto postada por Chris à frente de sua casa na época da tempestade Sandy (Foto: Reprodução/Twitter)
A vontade de superar qualquer obstáculo o acompanha desde cedo. Weidman afirmou durante a semana sobre como queria chegar rapidamente à disputa de cinturão para evitar que outra pessoa tirasse o título de Anderson Silva antes de ele ter uma chance de desafiá-lo. E Villante diz que a competitividade do amigo vai muito além disso:

- Ele é um cara divertido, que gosta de fazer muitas piadas, ser descontraído, mas ele também é um dos caras mais competitivos que eu já vi. Seja jogando dama, videogame ou até vendo quem sobe as escadas mais rápido! Se ele não vence, ele vai continuar tentando até vencer.

Ray Longo relembrou outra ocasião que ilustra bem a mentalidade de seu pupilo:

- Eu ensino arte marcial filipina à noite, e nós fazemos sparring com tacos. Teve uma vez que ele me viu dando essa aula e, duas semanas antes de uma luta, quis entrar. Ele é maluco, nunca fez nada disso e quer entrar e ainda vencer. Não importa se vai lutar amanhã ou daqui a duas semanas ou daqui a um mês, ele quer tentar de tudo.

Mosaico_Chris-Weidman (Foto: Infoesporte)Mosaico com fotos de Chris Weidman na infância e na adolescência (Fotos: Reprodução / Facebook)
 
Essa curiosidade e teimosia estavam presentes quando ele começou a praticar wrestling (luta olímpica), aos seis anos de idade. Seu pai, que também se chama Charlie, o colocou num uniforme da modalidade, emprestado pelo treinador, quando o garoto ainda mal sabia o que era. Ele se apaixonou instantaneamente pela roupa nova, de forma que Charlie teve de deixá-lo dormir vestido daquele jeito. Pouco depois, Chris Weidman provou ter talento para a modalidade e foi campeão cadete tanto na luta livre como na luta greco-romana. Mais tarde, se tornaria um All-American, título dado à seleção dos melhores lutadores do país, na primeira divisão do wrestling universitário.

Ele vai trazer um senso de calma e encorajamento. Acho ótimo ele (Weidman) colocar seu pai no córner, é um sinal de respeito"
 Ray Longo, treinador de Chris Weidman
 
Por detalhes, porém, o graduando da universidade de Hofstra não entrou na seleção olímpica americana em 2008. Naquele mesmo ano, decidiu tentar o MMA. Ele já treinava jiu-jítsu e, em 2007, ainda como faixa-branca, havia finalizado todos seus oponentes num torneio nacional sem quimono.

- Na primeira noite que ele veio ao nosso treino, estávamos tendo uma sessão de sparring, e ele veio fazer perguntas, muitas perguntas. Ele foi muito inquisitivo, e tinha muitas coisas legais para dizer. Instantaneamente, nos demos bem. Ele tinha um pequeno entendimento de jiu-jítsu, e na luta em pé ele não sabia muito, mas ele aprende muito rápido. Eu lembro que achei que foi a primeira vez que vi alguém assim na minha vida, e não o entendi até vê-lo em ação. Eu o achei inacreditável - conta Ray Longo, que o considera um dos pesos-médios mais fortes que já viu.

Homem 'família' e religioso terá pai no córner

O pai de Chris Weidman foi quem o levou para a luta, e foi também quem transmitiu ao lutador uma forte espiritualidade, citada por todos os seus amigos e companheiros de equipe. O peso-médio é cristão e frequenta a igreja semanalmente aos domingos. Ele também participa de programas movidos por seu pai de assistência a crianças carentes em Baldwin, sua cidade natal, onde mora até hoje com a esposa, Marivi, e seus dois filhos.

Weidman decidiu retribuir todos os esforços de Charlie ao convidá-lo para estar em seu córner no UFC 162, no lugar do ex-campeão dos pesos-meio-médios Matt Serra, seu treinador, que ainda se recupera de uma cirurgia. O lutador o convidou no Dia dos Pais, e Charlie ficou muito emocionado.

Coletiva UFC 162 Anderson Silva Chris Weidman (Foto: Reprodução)Anderson e Weidman encostam os queixos na encarada da coletiva (Foto: Evelyn Rodrigues)
 
- Ele me levou a todas as lutas de wrestling que tive desde a segunda série. Ele ficou nas arquibancadas, ele e minha mãe, e assistiu a todos os meus torneios, e gastou seu tempo, sacrificou dinheiro e qualquer coisa que eles queriam fazer por eles mesmos para ficar comigo todos esses anos - disse Weidman durante a semana ao jornal "Newsweek".

Apesar de Charlie não ter experiência como lutador ou treinador, seu papel será o de manter a calma e a tranquilidade de seu filho.

- Ele vai trazer um senso de calma e encorajamento. Acho ótimo ele colocar seu pai no córner, é um sinal de respeito. Ele vai ser uma grande adição ao córner e vai ser especial quando (Weidman) ganhar o título e seu pai estiver lá. Eu certamente queria que meu pai estivesse vivo para ver todas as minhas conquistas - afirmou Longo.

+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA

O UFC 162 será disputado neste sábado, em Las Vegas (EUA), com Anderson Silva x Chris Weidman como atração principal. Nesta sexta-feira, a pesagem será às 20h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do canal Combate e do Combate.com. No dia do evento, o canal Combate exibirá ao vivo o evento completo a partir de 19h, direto de Las Vegas. O Combate.com vai transmitir, também ao vivo, o duelo entre Mike Pierce e David Mitchell e acompanhará todas as lutas em Tempo Real. A TV Globo transmite os principais duelos do UFC 162 na madrugada de sábado para domingo com atraso, por força de contrato.

UFC 162
6 de julho de 2013, em Las Vegas (EUA)


CARD PRINCIPAL
Anderson Silva x Chris Weidman
Frankie Edgar x Charles Do Bronx
Tim Keneddy x Roger Gracie
Mark Muñoz x Tim Boetsch
Cub Swanson x Dennis Siver


CARD PRELIMINAR
Chris Leben x Andrew Craig
Norman Parke x Kazuki Tokudome
Edson Barboza x Rafaello Trator
Gabriel Napão x Dave Herman
Seth Baczynski x Brian Melancon
Mike Pearce x David Mitchell


banner matéria mma ufc (Foto: Reprodução)
 

GUIA DA RODADA #6: um feliz Brasileirão novo para todos

Campeonato recomeça após quase um mês de paralisação. Quatro jogos serão em arenas usadas na Copa das Confederações

Por Alexandre Alliatti Rio de Janeiro
 
Alex comemora, Coritiba x Fluminense (Foto: Geraldo Bubniak/Agência Estado)Coritiba, de Alex, defende liderança no Brasileirão
(Foto: Geraldo Bubniak/Agência Estado)
 
Parece um ano novo, um campeonato novo, de tanto tempo que ficamos sem o Brasileirão. Quase um mês após ser paralisada para a disputa da Copa das Confederações, a principal competição de clubes do país volta à ativa neste fim de semana, com quatro jogos no sábado e outros seis no domingo. E já volta a mil: dois clássicos estaduais e quatro partidas em arenas recém-nascidas.

Uma das casas cheirando a nova é o Mané Garrincha, em Brasília, que já neste sábado recebe o líder do Brasileirão. O Coritiba testa o Flamengo, agora com Mano Menezes, às 18h30m. No mesmo dia, o Grêmio tem a reestreia de seu maior ídolo, Renato Portaluppi, em sua segunda passagem como treinador - contra o Atlético-PR, em Curitiba.


A Arena Pernambuco recebe dois jogos, um caseiro, outro "estrangeiro". No sábado, tem Náutico x Ponte Preta; no dia seguinte, Botafogo x Fluminense. Ainda no domingo, ocorre outro clássico, São Paulo x Santos, no Morumbi. Destaque também para Bahia x Corinthians na reformulada Fonte Nova.

FLAMENGO X CORITIBA

Confronto bolinhas Guia da Rodada - Flamengo x Coritiba (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 18H30M - MANÉ GARRINCHA
 
A rodada já começa com um dos jogos mais interessantes do fim de semana. O Coritiba vai a Brasília defender a liderança de que desfrutou durante quase um mês - graças à paralisação para a Copa das Confederações. Mas seu adversário não é exatamente candango. O Flamengo, itinerante, volta a jogar longe de sua casa neste Brasileirão. Nas primeiras cinco rodadas, foram cinco cidades diferentes - incluindo a própria capital federal. O torcedor que for ao Mané Garrincha poderá acompanhar a primeira partida oficial dos cariocas com Mano Menezes no comando. A missão do técnico é fazer engrenar um time que patinou na primeira fatia do campeonato. O Flamengo só não está na zona de rebaixamento porque os critérios de desempate fazem com que seus cinco pontos sejam mais valiosos do que os cinco pontos do Goiás, que abre o Z-4. É o extremo da situação vivida pelo Coxa, comandado por Alex, invicto e dono de vitórias sólidas na competição - 2 a 1 sobre Atlético-MG e Fluminense, por exemplo.

Cartola FC: recém-chegado ao Flamengo, Marcelo Moreno está disposto a conquistar o torcedor com gols. O atacante já fez dois pelo novo clube - um em amistoso - e é uma excelente aposta, já que custa apenas C$ 7,58. Promovido ao time titular do Coxa, Bottinelli enfrentará seu ex-time e está bem em conta no mercado. Vale o investimento de somente C$ 3,51.

Na TV: Premiere FC, com Jader Rocha e Roger Flores.


Arbitragem: Paulo César Oliveira (SP), auxiliado por Rogério Pablos Zanardo (SP) e Anderson José de Moraes Coelho (SP).


Você sabia que... esta é a primeira vez que Flamengo e Coritiba se enfrentam fora do Rio de Janeiro e de Curitiba? Ocorreram 45 partidas entre as duas equipes: 25 no PR e 20 no RJ.


NÁUTICO X PONTE PRETA
Confronto bolinhas Guia da Rodada - Náutico x Ponte Preta (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 18H30M - ARENA PERNAMBUCO
Diz a tabela que as duas piores equipes do campeonato pisarão no gramado da Arena Pernambuco neste sábado. Os lanternas do Brasileirão tentarão começar a provar que a tabela está errada. A parada na competição foi a senha para as duas equipes se reorganizarem. Ambas trocaram de técnico pouco antes da interrupção. No Timbu, saiu Silas, e Zé Teodoro dá sequência ao trabalho do interino Levi Gomes; na Macaca, Paulo César Carpegiani entrou no lugar de Guto Ferreira. O novo comandante da equipe campineira, até pela falta de opções, não mexeu muito na base de seu antecessor. Perdeu Cleber e Cicinho, negociados, mas ganhou Ramírez, ausente nas últimas quatro rodadas por estar a serviço da seleção peruana. O Náutico também tem novidades, especialmente o retorno de Derley, de boas passagens pelo clube, e a chegada de outro volante, 
Magrão, ex-Inter, Corinthians e Palmeiras. Quando Elicarlos e Martinez voltarem de lesão, a briga vai ser boa por ali. Para o Timbu, o jogo também serve como observação para a relação entre a torcida e a Arena Pernambuco, sua nova casa.

Cartola FC: o Náutico joga em casa contra a Ponte e tem no goleiro Gideão um dos trunfos para somar mais três pontos. Ele custa apenas C$ 2,57. Pela Macaca, uma boa dica é o volante Baraka, que costuma pontuar bem pelo alto índice de roubadas de bola. No mercado do Cartola, ele vale C$ 10,51.

Na TV: Premiere FC, com Rodrigo Raposo e Lédio Carmona.


Arbitragem: Heber Roberto Lopes (SC), auxiliado por Thiago Gomes Brigido (CE) e Carolina Romanholi Melo (CE)


Você sabia que... Náutico e Ponte Preta só se enfrentaram cinco vezes pelo Brasileirão? Cada equipe venceu duas vezes, e ainda houve um empate.


ATLÉTICO-PR X GRÊMIO
Confronto bolinhas Guia da Rodada - Atlético-PR x Grêmio (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 18H30M - DURIVAL DE BRITTO
O Grêmio apelou ao "Portalupismo", quase uma religião, para tentar colocar a casa em ordem. Renato é o maior ídolo da história tricolor e reassume como treinador com a missão de repetir o que conseguiu em 2010: fazer o time engrenar a ponto de ficar entre os líderes do campeonato. A diferença é que agora ele tem um elenco melhor em mãos, mais terreno pela frente no Brasileiro e uma situação longe de ser ruim na tabela - reestreia com a sétima colocação. O curioso é que a mudança aconteceu perto da retomada do campeonato, não logo depois da parada, como seria natural. A diretoria resolveu fazer um corte radical, dando fim à passagem órfã de títulos de Vanderlei Luxemburgo pelo clube. O adversário gremista é justamente o último time treinador por Renato, o Atlético-PR, que se divide entre Brasileirão e Copa do Brasil para beliscar pelo menos um título na temporada, depois de praticamente renegar o Estadual. A largada no Nacional não foi boa, e o técnico Ricardo Drubscky ainda precisa lidar com desfalques, casos de Cleberson, Deivid, Bruno Furlan e Douglas Coutinho.

Cartola FC: com 13 defesas difíceis neste início de Brasileiro, o goleiro Weverton é uma boa aposta entre os jogadores do Furacão. Além da eficiência sob a trave, ele custa apenas C$ 6,16. Pelo lado gremista, o volante Souza é um dos destaques. Ele já deu três assistências na competição e tem um preço justo: C$ 13,80.

Na TV: SporTV (menos PR), com Odinei Ribeiro e Wagner Vilaron.


Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO), auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Marco Antônio de Melo Moreira (GO).



Você sabia que... o Atlético-PR não vence o Grêmio no Brasileirão há oito jogos? São cinco vitórias do Tricolor e três empates, desde 2007.


PORTUGUESA X CRUZEIRO
Confronto bolinhas Guia da Rodada - Portuguesa x Cruzeiro (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 21H - CANINDÉ
O técnico da Portuguesa, Edson Pimenta, tinha uma coleção de pulgas atrás das orelhas quando pensava que o Brasileirão seria interrompido por um mês. Pensava que seria o momento oportuno para a diretoria demiti-lo e contratar alguém com mais nome. E não é que não aconteceu nada disso? O treinador segue no comando da Lusa, agora com um bom tempo de treinamentos nas costas, e tenta provar que a luta do time paulista não é contra o rebaixamento. O primeiro adversário no período pós-Confederações não poderia ser mais complicado. O Cruzeiro mostrou que é um time forte, capaz de brigar pelas primeiras colocações. E mostrou isso contra adversários fortes, casos de Corinthians (vitória por 1 a 0), Botafogo (derrota por 2 a 1) e Inter (empate por 2 a 2). O problema na Raposa é a reincidência de lesões. Ceará, Dagoberto e Borges não pegam a Lusa. Diego Souza também pode ficar fora.

Cartola FC: cérebro do time da Portuguesa, Souza é um jogador que pontua muito no Cartola pela frequência de finalizações a gol. Outra razão de ser indicado como aposta para a rodada é o fato de não estar tão caro assim: C$ 12,62. Luan chegou ao Cruzeiro sob desconfiança e aos poucos vai ganhando espaço. Ele deve ser titular contra a Lusa e custa somente C$ 7,28.

Na TV: Premiere FC, com Jorge Vinicius e Müller
Arbitragem: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC), auxiliado por Kleber Lúcio Gil (SC) e Nadine Câmara Bastos (SC).


Você sabia que... o Cruzeiro venceu os dois jogos contra a Portuguesa por 2 a 0 no Brasileirão de 2012? Em São Paulo, Wellington Paulista e Diego Renan fizeram os gols; em Varginha, foram de Montillo e Souza.


SÃO PAULO X SANTOS
Confronto bolinhas Guia da Rodada - São Paulo x Santos (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - MORUMBI
Sem moleza. O Brasileirão já volta com um clássico para São Paulo e Santos. O Tricolor tenta se equilibrar em meio a uma overdose de clássicos, já que também duela com o Corinthians pelo título da Recopa Sul-Americana. Relativamente bem na tabela do Nacional, mas com um time pouco confiável, o clube do Morumbi vê pressão constante sobre o técnico Ney Franco - ainda mais com Muricy Ramalho pairando feito um fantasma no mercado de treinadores. O jogo também marca novo encontro entre Paulo Henrique Ganso e seu ex-clube. No duelo anterior, pelo Paulistão, o meia viu uma chuva de moedas e sentiu a torcida santista como inimiga. Perdeu por 3 a 1. Mas o Peixe ainda tinha Neymar, agora jogador do Barcelona. A missão da vez é mostrar que existe vida sem o craque. E sem o próprio Muricy, demitido no início do campeonato. O Santos só não está na zona de rebaixamento porque supera o Goiás no saldo de gols. Tem cinco pontos, três a menos que o São Paulo.

Cartola FC: o Tricolor paulista encara o Santos no Morumbi e tem como válvula de escape o lateral-direito Douglas. Presença constante no ataque, ele está valendo C$ 8,82 no mercado do Cartola. Cheio de sede de marcar diante do ex-clube, Willian José é a melhor aposta entre os santistas. Ele custa apenas C$ 5,09.

Na TV: Premiere FC, com Bachin Jr. e Ivan Andrade.


Arbitragem: Raphael Claus (SP), auxiliado por Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP).


Você sabia que... o Santos tem sido um problema para o São Paulo nos últimos anos? Nos quatro Paulistas mais recentes, o Peixe eliminou o Tricolor em três.


BAHIA X CORINTHIANS
Confronto bolinhas Guia da Rodada - Bahia x Corinthians (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - ARENA FONTE NOVA
Tem tudo para ser um dos grandes jogos da rodada. O Bahia mandou às favas as previsões de que seria um saco de pancadas no campeonato. Sarou as feridas de um primeiro semestre horroroso. A chegada de Cristóvão Borges revolucionou a equipe. E surgiram os resultados: vitórias sobre Inter e Botafogo, empates com Vasco e Coritiba. A torcida segue fiscalizando o futebol tricolor, mas o momento já é de maiores esperanças. O jogo também é um reencontro com a nova Fonte Nova, onde o Bahia só venceu dois dos sete jogos que disputou até agora - e onde levou goleadas de 7 a 3 e 5 a 1 para o rival Vitória. No Corinthians, a ideia é aproveitar o embalo da vitória de 2 a 1 sobre o São Paulo e mostrar um rendimento condizente com o time campeão do mundo. O período anterior à parada para a Copa das Confederações mostrou desempenho preocupante para os alvinegros. Com tempo para treinar, Tite espera ter melhorado a equipe, mas sofre com desfalques - casos de Alessandro, Danilo, Douglas e Emerson, lesionados.

Cartola FC: Rafael Miranda é daqueles volantes que dão o sangue para buscar a vitória. Ele fará a sua estreia pelo Bahia e custa somente C$ 4,00. No Timão, Guilherme, substituto de Paulinho, custa apenas C$ 8,83.

Na TV: TV Globo (para SP, GO, TO, PE, CE, PR - menos Foz do Iguaçu, Cascavel e Guarupava - e cidades de Porto Alegre e Caxias do Sul), com Cleber Machado, Caio e Leonardo Gaciba, e Premiere FC, com Pedro Canísio e Rivelino Teixeira


Arbitragem: Péricles Bassols (RJ), auxiliado por Dibert Pedrosa (RJ) e Luiz Antônio de Oliveira (RJ).


Você sabia que... o Corinthians tem retrospecto melhor contra o Bahia mesmo em jogos em Salvador? Foram 22 partidas na capital baiana, com oito vitórias do Timão, sete do Tricolor e sete empates.


INTER X VASCO
Confronto bolinhas Guia da Rodada - Internacional x Vasco (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - CENTENÁRIO
O hiato de um mês no Brasileirão serviu para o Inter ficar... mais fraco. Teoricamente, pelo menos, já que dois titulares, Rodrigo Moledo e Fred, foram vendidos, e a reposição foi insuficiente. O Vasco, enquanto isso, aproveitou o período para escancarar ainda mais seus problemas. Dois treinos foram cancelados - um por falta de privacidade no CT, outro por incômodo dos jogadores com o atraso de salários. O técnico Paulo Autuori se mostra preocupado com as repetidas dificuldades do clube, mas segue no comando da equipe, que não foi de todo mal na largada do campeonato - fez sete pontos em 15 disputados, o suficiente para ficar na nona colocação, à frente do próprio Inter, que tem seis. Os gaúchos seguem sem Leandro Damião, que se lesionou na seleção brasileira. Dunga testou o lateral-esquerdo Kleber no lugar de Fred no meio, já que não recebeu um jogador para a posição.
Cartola FC: com 11 finalizações neste começo de Brasileiro, o lateral-esquerdo Fabrício é sempre uma ótima opção ofensiva do Colorado. O preço dele no mercado é de C$ 8,76. Já pelo Vasco, um jogador que também tem o costume de finalizar de longe é Dakson. O meia tem sido um dos destaques do clube carioca e custa apenas C$ 6,34.

Na TV: TV Globo (RS - menos Porto Alegre e Caxias do Sul -, RJ, SC, MG, ES, MS, MT, SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP, DF e cidades de Foz do Iguaçu, Cascavel e Guarapuava, no PR), com Luís Roberto, Junior e Arnaldo Cezar Coelho, e Premiere FC, com Ramiro Ruschel e Mário Marcos.


Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (MG), auxiliado por Carlos Berkenbrock (SC) e Pablo Almeida da Costa (MG).


Você sabia que... faz seis anos que o Vasco não vence no Rio Grande do Sul? Foram nove partidas contra gaúchos, com seis derrotas e três empates.


GOIÁS X VITÓRIA
Confronto bolinhas Guia da Rodada - Goiás x Vitória (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - SERRA DOURADA
Dois campeões estaduais, duas equipes que geravam perspectivas parecidas no campeonato, mas duas largadas bastante diferentes: o Goiás abaixo do que pretendia, o Vitória além do que muita gente, mesmo que injustamente, imaginava. O Esmeraldino recomeça sua luta para escapar da zona de rebaixamento. As duas rodadas anteriores à parada para a disputa da Copa das Confederações foram mais animadoras, com vitória sobre o São Paulo no Morumbi e imposição de dificuldades ao Fluminense em Macaé. Pela Copa do Brasil, o time alviverde fez 3 a 0 no ABC na quarta-feira. Agora, o desafio é mais complicado, contra o vice-líder do Brasileirão, dono do terceiro melhor ataque do campeonato e equipe com melhor saldo da competição - ao lado de Cruzeiro e São Paulo. O destaque no Leão é seu quarteto ofensivo, com Escudero, Renato Cajá, Maxi Biancucchi e Dinei, e o clube ainda busca novos atacantes. O duelo resgata um dos jogos mais impressionantes de 2012 no Brasil, quando os baianos abriram 3 a 0 sobre o Goiás e levaram a virada pela Série B.

Cartola FC: com vários jogadores baratinhos, o Goiás tem no atacante Walter a sua maior esperança. Com um ótimo preço (C$ 1,25), ele vale muito o investimento. O zagueiro Valmir Lucas também tem valor em conta: C$ 1,41. O volante Michel é um dos pilares da equipe do Vitória e custa somente C$ 4,52.

Na TV: TV Globo (exclusivo para a Bahia) e Premiere FC, com Victor Roriz e Claudio Rabelo.


Arbitragem: Pedro Vuaden (RS), auxiliado por Marcelo Barison (RS) e José Eduardo Calza (RS).


Você sabia que... existe enorme equilíbrio entre as duas equipes em duelos pelo Brasileirão? Foram 28 encontros entre eles, com 11 vitórias para cada lado e seis empates. O Goiás, porém, fez dois gols a mais: 49 a 47.


BOTAFOGO X FLUMINENSE
Confronto bolinhas Guia da Rodada - Botafogo x Fluminense (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - ARENA PERNAMBUCO
Os rivais cariocas estão grudados na tabela. O Botafogo começa o fim de semana em terceiro, com dez pontos, e o Fluminense vem um degrau abaixo, com nove. Nas três rodadas anteriores, eles tiveram caminhada igual: ambos venceram na terceira, ambos perderam na quarta, ambos voltaram a ganhar na quinta. O Alvinegro é o campeão carioca. O Tricolor é o ganhador do último Brasileirão. É um belo jogo para a torcida... pernambucana. Explica-se: a ausência de bons estádios para jogos no Rio de Janeiro (Engenhão está interditado, e Maracanã ainda não foi liberado aos clubes) e a sedução das novas arenas convenceram os clubes a realizar o clássico no Nordeste. A Arena Pernambuco (não totalmente pronta, como ficou claro na Copa das Confederações) será o palco da partida, que tem o Botafogo como mandante. O time alvinegro começa a lidar com a perda de um de seus principais jogadores, o meia Fellype Gabriel, e os tricolores apostam muito em Fred, destaque da Seleção.

Cartola FC: eficiente na marcação e com boa frequência no ataque, o volante Gabriel é um dos homens de confiança do técnico Oswaldo de Oliveira. Vale a sua aposta no Cartola FC, já que custa somente C$ 3,17. Peça-chave no esquema de Abel Braga, Rhayner costuma ter boas pontuações no Cartola FC por ser um jogador que sofre muitas faltas. Além disso, ele custa C$ 6,98.

Na TV: Premiere FC, com embrandt Junior e Lédio Carmona.


Arbitragem: Wagner de Nascimento Magalhães (RJ), auxiliado por Rodrigo Henrique Corrêa (RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ).


Você sabia que... este é o terceiro jogo no ano entre as duas equipes? Nos dois primeiros, o Botafogo venceu uma, por 1 a 0, e houve um empate por 1 a 1 na outra. As duas partidas foram pelo Campeonato Carioca.


ATLÉTICO-MG X CRICIÚMA
Confronto bolinhas Guia da Rodada - Atlético-MG x Criciuma (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - INDEPENDÊNCIA
Tem o Criciúma no meio do caminho para o Atlético-MG em um dos momentos mais importantes de sua existência. Entre um jogo e outro das semifinais da Libertadores, o Galo encara os catarinenses no retorno ao Brasileirão. E de onde tirar concentração para enfrentar o Tigre depois da derrota de 2 a 0 para o Newell's Old Boys na Argentina? Os mineiros precisam de um pequeno milagre no torneio continental e, não por acaso, devem poupar os titulares no Brasileirão, formando uma equipe com reservas ou atletas que não podem ir a campo na Libertadores, caso do zagueiro Réver. Pontuar é preciso, já que o Galo está entre os rebaixados do Nacional. É alentador, para o time de Cuca, pensar que o Criciúma até pode ser forte em casa, mas vem sofrendo quando sai. Nos dois jogos como visitante no campeonato, o Tigre sofreu duas derrotas e não fez um golzinho sequer: 2 a 0 para o Inter e 3 a 0 para o Fluminense.
Cartola FC: como o Galo deve poupar seus titulares de olho na Libertadores, Alecsandro tem boa chance de comandar o ataque da equipe do técnico Cuca. Custando apenas C$ 3,85, é uma excelente aposta. Estreante pelo lado catarinense, o atacante Wellington Paulista espera lembrar seus tempos de Cruzeiro. Ele custa C$ 6,00.

Na TV: SporTV (menos MG), com Rogério Corrêa e Bob Faria.


Arbitragem: Anderson Daronco (RS), auxiliado por José Antônio Franco Filho (RS) e José Javel Silveira (RS).


Você sabia que... foi em São Paulo o último encontrou entre as duas equipes? Aconteceu em 2004, no Morumbi, porque o Galo tinha perdido o mando de campo. O jogo terminou empatado por 2 a 2.


 FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/07/guia-da-rodada-6-um-feliz-brasileirao-novo-para-todos.html


Neymar passa por cirurgia no Rio e ficará 10 dias em recuperação

Atacante do Barça passará a noite em observação no hospital e receberá alta somente no sábado. Procedimento tem duração de duas horas e meia

Por Fred Huber Rio de Janeiro
 
Boletim Médico cirurgia Neymar (Foto: Fred Huber)Boletim médico divulgado pela clínica explica a
cirurgia de Neymar (Foto: Fred Huber)
 
Depois de cerca de duas horas e meia, a cirurgia de Neymar para retirar as amígdalas chegou ao fim. O doutor Augusto César, responsável pelo procedimento e que faz parte do departamento médico da CBF, divulgou um comunicado dizendo que a cirurgia foi "excelente" e que o jogador ficará em observação. O camisa 10 da Seleção só deixará a clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, no sábado.

Segundo o comunicado, a cirurgia - que incluiu uma septoplastia (no nariz) - teve quatro objetivos: melhorar a performance respiratória, evitar a possibilidade de infecções, impedir lesões musculares e impedir lesões articulares.

O Barcelona também divulgou uma nota em seu site oficial afirmando que o procedimento foi um sucesso e que Neymar deverá ficar parado por 10 dias, recuperando-se - assim como o lateral Jordi Alba, que também retirou as amígdalas, na Espanha. A CBF afirmou que todo o procedimento foi acompanhado pelo chefe do departamente médico da Seleção, José Luís Runco,
 e pelo médico do Barcelona, Daniel Medina.

Com duas horas de atraso, a cirurgia de Neymar teve início por volta de 12h20m (de Brasília). O atacante chegou por volta das 9h ao hospital. Sem companhia, ele entrou pelos fundos do estabelecimento em um carro preto, de maneira discreta. A princípio, a cirurgia estava marcada para começar às 10h30m, mas o atraso do médico do Barcelona causou a demora. Mais tarde, a mãe do craque, Nadine, chegou para acompanhá-lo. O pai, Neymar, e a irmã, Rafaella, também são esperados no local.

Mãe Neymar hospital cirurgia  (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Nadine, mãe de Neymar, aguarda pela cirurgia do filho na clínica (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
 
A operação também faz parte do planejamento do Barça para que Neymar ganhe massa muscular. De acordo com o jornal “Mundo Deportivo”, o objetivo do clube catalão é que o brasileiro adquira mais cinco quilos para poder atuar no futebol europeu – atualmente ele pesa 64,5 kg.

Antes do procedimento, o médico da Seleção, José Luiz Runco, explicou que a cirurgia pode auxiliar o atleta no objetivo desejado pelo Barça.

- Neymar tem uma amigdalite crônica, e esta operação é uma ação preventiva para que ele melhore sua qualidade de vida e possa ganhar massa muscular – explicou Runco.
Após a cirurgia, Neymar será liberado para as férias. Sua estreia pelo Barcelona está marcada para 2 de agosto, no Camp Nou, contra o Santos. Os ingressos para a partida já começaram a ser vendidos pelos catalães.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/07/cirurgia-de-neymar-chega-ao-fim.html

Belfort desabafa: 'Se o Anderson não quer me enfrentar, deve ser por medo'

Inconformado com as declarações de Dana White de que uma revanche contra o Spider é pouco provável, Vitor exige chance de disputar o cinturão

Por Miami, EUA

Vitor Belfort resolveu partir para o ataque. Após Dana White afirmar ser pouco provável uma revanche contra Anderson Silva, pela forma como foi derrotado na primeira luta entre os dois, o "Fenômeno" escreveu um longo desabafo em sua conta no Twitter. Além de críticas ao chefão do Ultimate, Vitor diz que a recusa de Anderson em enfrentá-lo pode indicar que o campeão está com medo de uma nova luta.

UFC Vitor Belfort e Luke Rockhold (Foto: Eduardo Valente / Agência Estado)UFC Vitor Belfort vibra após derrotar Luke Rockhold no UFC no Combate 1 (Foto: Eduardo Valente)
 
As chances dadas a Cain Velásquez e Junior Cigano também foram questionadas por Belfort, que exige receber o mesmo tratamento por, na sua opinião, merecer a disputa do cinturão dos médios do UFC, uma vez que derrotou todos os lutadores que o UFC colocou a sua frente - na ordem, Anthony Johnson, Michael Bisping e Luke Rockhold, os três pela categoria dos pesos-médios.
Confira a íntegra da mensagem que Vitor Belfort postou na rede social:
"É incrível como parece que (Anderson) Silva é quem escolhe seus oponentes. Pense sobre isso: Cain foi nocauteado numa derrota devastadora para Cigano, mas depois de uma luta recebeu outra chance de título. Em seguida, após ser massacrado por Velásquez por cinco rounds, Cigano agora recebe outra chance para o título. Para que uma revanche aconteça, o campeão tem de aceitar um desafio. Tanto Cigano quanto Velásquez aceitaram. Eu, por outro lado, esmaguei todos os candidatos que foram colocados na minha frente, e parece que não ganhei nada, nem mesmo o respeito que mereço por tudo o que tenho feito pelo esporte.

"Meu momento é o melhor entre qualquer desafiante, de qualquer divisão no UFC, e é lógico e justo que me seja dada uma chance de disputar o título. Por que é que eu não tenho uma chance de título? Só porque uma vez o Anderson conseguiu me acertar um chute! Posso garantir que, se me for dada uma segunda chance, isso nunca aconteceria novamente. Eu tenho me provado seguidamente. Parece que Anderson quer ir em frente e fazer superlutas ou qualquer outra coisa. Como ele pode pensar em fazer uma superluta agora, quando tem um candidato do meu calibre esperando para disputar o cinturão? Não tenho nenhum problema com superlutas, desde que eles não amarrem a vida de outros grandes concorrentes, que merecem uma chance de conquistar os maiores momentos de suas carreiras.

"Ninguém deve ser capaz de me despir dos sonhos que Deus me deu, e que tenho trabalhado tão duro para conseguir! Não importa quem é o campeão ou quantas defesas de título ele tem, pois deve enfrentar o desafiante número um, que sou eu! Realmente não consigo entender nenhuma razão para que Anderson se recuse a lutar contra mim, a menos que esteja com medo de que o resultado seja diferente desta vez. Veja bem, eu não tenho nenhum problema pessoal contra o Anderson ou contra qualquer outro lutador. Só estou falando do sonho de todo lutador de conquistar o cinturão, de lutar pelo título mundial!

"Se Chris Weidman pode obter uma chance de título apenas por derrotar Mark Muñoz, imagine o quanto eu mereço isso depois de devastar todos os que eles colocaram na minha frente. Para não mencionar tudo com o que contribuí para a história do esporte. Eu mereço mais respeito por aquilo que tenho feito, ainda estou fazendo e estou prestes a fazer. Vamos lá: eles ainda dizem que faz mais sentido para Silva para lutar contra Hendo? Que piada! Se Anderson mantiver o cinturão no sábado à noite ou se Chris Weidman vencer, acredito que eles vão aceitar o desafio de lutar contra mim em seguida, porque eu conquistei esse direito.
 Dana White, FAÇA  ACONTECER!"

+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA

O UFC 162 será disputado neste sábado, em Las Vegas (EUA), com Anderson Silva x Chris Weidman como atração principal. Na véspera, a pesagem será às 20h (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal Combate e do Combate.com. No dia do evento, o canal Combate exibirá ao vivo o evento completo a partir de 19h, direto de Las Vegas. O Combate.com vai transmitir, também ao vivo, o duelo entre Mike Pierce e David Mitchell e acompanhará todas as lutas em Tempo Real. A TV Globo transmite os principais duelos do UFC 162 na madrugada de sábado para domingo com atraso, por força de contrato.
UFC 162

6 de julho de 2013, em Las Vegas (EUA)

CARD PRINCIPAL
Anderson Silva x Chris Weidman
Frankie Edgar x Charles Do Bronx
Tim Keneddy x Roger Gracie
Mark Muñoz x Tim Boetsch
Cub Swanson x Dennis Siver

CARD PRELIMINAR
Chris Leben x Andrew Craig
Norman Parke x Kazuki Tokudome
Edson Barboza x Rafaello Trator
Gabriel Napão x Dave Herman
Seth Baczynski x Brian Melancon
Mike Pearce x David Mitchell

banner matéria mma ufc (Foto: Reprodução)
 

Juvenal diz que estuda Muricy e Autuori, e só descarta Luxemburgo

Presidente do São Paulo está entre contratar de volta o técnico tricampeão brasileiro e aquele que conquistou Libertadores e Mundial com o clube

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Muricy Ramalho e Paulo Autuori. Estes são os dois principais nomes estudados pela diretoria do São Paulo para substituir Ney Franco, demitido nesta sexta-feira. O primeiro está desempregado há pouco mais de um mês, quando foi demitido pelo Santos; o segundo é treinador do Vasco. Segundo o presidente do Tricolor, Juvenal Juvêncio, há outros técnicos na mira.

- O Muricy faz parte dessa lista, mas não é o único. O Paulo (Autuori) está na lista e há outros nomes, mas não quero falar deles porque alguns estão empregados -  disse Juvenal, ao Lancenet.

montagem técnicos Muricy Ramalho e Paulo Autuori  (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com) 
Muricy Ramalho e Paulo Autuori: cotados no São Paulo (Montagem:  Globoesporte.com)
 
Vale lembrar que Autuori e Muricy são os dois técnicos mais vitoriosos da história recente do São Paulo, depois de Telê Santana. O primeiro levou o time aos títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes de 2005; o segundo conquistou o tricampeonato brasileiro, entre 2006 e 2008. Desde então, o Tricolor só conquistou um título - o da Sul-Americana de 2012, com Ney Franco.

Juvenal Juvêncio negou que Vanderlei Luxemburgo, recém-demitido do Grêmio, esteja na lista. Ele descarta sua contratação. Curiosamente, o São Paulo é o único entre os grandes paulistas que nunca foi comandado por Luxa.

- Algumas pessoas da minha equipe têm uma forte rejeição a ele e, como eu não tenho convicção, ele não virá. Tenho um grande respeito por ele, mas ele seria uma figura incendiária se viesse - disse Juvenal.

Algumas pessoas da minha equipe têm forte rejeição a ele (Luxemburgo), e ele não virá"
Juvenal Juvêncio
 
O dirigente garantiu que ainda não conversou com nenhum treinador, já que a demissão de Ney Franco foi definida nesta sexta-feira. Contra o Santos, domingo, no Morumbi, o time será comandado pelo auxiliar Milton Cruz.

- Vamos fazer o que sempre fizemos. O auxiliar (Milton Cruz) dirige o time na próxima partida, enquanto a diretoria vai discutir até encontrar um nome para assumir o comando.

Juvenal explicou a demissão de Ney Franco:

- Nós temos uma equipe que tem uma competência maior do que os resultados apresentados. O Ney Franco é uma pessoa séria, trabalhadora, mas não estava conseguindo resultados à altura do elenco. É preciso lembrar que trocamos toda a equipe, praticamente só ficou o Rogério Ceni.

Presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio  (Foto: Carlos Augusto Ferrari  )Presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, não quer Luxemburgo (Foto: Carlos Augusto Ferrari )
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2013/07/juvenal-diz-que-estuda-muricy-e-autuori-e-so-descarta-luxemburgo.html

Ney Franco é demitido pelo São Paulo; Muricy é favorito para assumir

Com aproveitamento de 58,6%, treinador é demitido no dia em que completa um ano no Tricolor. Muricy, que está parado, pode voltar

Por Alexandre Lozetti e Marcelo Prado São Paulo
 
Relação ruim com alguns jogadores, time sem padrão tático, críticas ferrenhas da torcida. Longe de ser uma unanimidade, Ney Franco não resistiu à derrota para o Corinthians por 2 a 1, na última quarta-feira, pela Recopa Sul-Americana, e, nesta sexta-feira, dia em que completou um ano no São Paulo, foi demitido. O anúncio foi feito em entrevista coletiva no CT. A decisão não foi unânime. O diretor de futebol Adalberto Baptista era contra a demissão, mas acabou sendo voto vencido.

Ney Franco, Adalberto Baptista, João Paulo de Jesus Lopes (Foto: Marcelo Prado)Ney Franco, Adalberto Baptista e João Paulo de Jesus Lopes , em coletiva (Foto: Marcelo Prado)
Ney Franco sai com um título (Copa Sul-Americana) e fracassos no Paulistão e na Libertadores. Sob seu comando, o time disputou 79 partidas, conquistou 41 vitórias, 16 empates e 22 derrotas - aproveitamento de 58,6%. Com ele, sai Éder Bastos (auxiliar-técnico).
No clássico contra o Santos, domingo, no Morumbi, o auxiliar técnico Milton Cruz comandará a equipe interinamente.  A diretoria já corre atrás de um substituto e Muricy Ramalho, tricampeão brasileiro pelo tricolor, em 2006, 2007 e 2008, é o nome mais cotado. Paulo Autuori também está no páreo. Só Vanderlei Luxemburgo foi descartado.

Desentendimentos e falta de padrão tático

Substituto de Emerson Leão, Ney Franco teve sua contratação anunciada no dia 5 de julho do ano passado. Chegou respaldado pelo bom trabalho na seleção brasileira sub-20, onde conquistou os títulos sul-americano e mundial da categoria. Foi considerado a peça ideal para dar uma nova cara ao time e ainda trabalhar com os garotos revelados no CT de Cotia.

Durante todo o período, o treinador não conseguiu dar padrão de jogo à equipe. O crescimento no segundo semestre ocorreu muito mais por causa do ótimo momento de alguns jogadores, como Jadson, Osvaldo e Lucas, do que por crescimento tático. Além do mais, logo no começo do seu trabalho, o técnico se envolveu em polêmica com o capitão Rogério Ceni. Em partida contra a LDU de Loja, do Equador, pela Copa Sul-Americana, o capitão, gesticulando bastante, pediu a entrada de Cícero. O treinador não gostou, colocou Willian José e ainda mandou o recado na entrevista coletiva realizada na ocasião:

- Eu sou o treinador, quem decide sou eu.

Logo depois, o goleiro deu uma entrevista e minimizou a polêmica. Desde então, a relação entre eles se tornou apenas profissional.

Ney Franco conversa com jogadores do São Paulo em treino (Foto: Site Oficial / saopaulofc.net)Ney Franco não conseguiu fazer a equipe mostrar bom futebol em 2013 (Foto: Site Oficial / saopaulofc.net)
 
Taticamente, Ney Franco demorou meses para perceber que a equipe necessitava de mais um volante. Quando se rendeu às evidências e colocou Wellington, o Tricolor se encontrou, foi o melhor time do segundo turno do Campeonato Brasileiro e conquistou a Copa Sul-Americana.

O time que havia terminado 2012 voando iniciou 2013 em ritmo de tartaruga. Com uma curta pré-temporada, os tricolores atingiram o objetivo inicial e passaram pela fase preliminar da Libertadores ao despacharem o Bolívar, da Bolívia. Na fase de grupos, porém, a campanha foi muito ruim. Em seis jogos, o time venceu duas partidas, empatou uma e perdeu três. Classificou-se como pior segundo colocado e, nas oitavas de final, foi atropelado pelo Atlético-MG, com direito a goleada de 4 a 1 no Independência.

Meia Ganso, do São Paulo (Foto: Divulgação/ Site Oficial do São Paulo)Ganso não deslanchou com Ney Franco
(Foto: Divulgação/ Site Oficial do São Paulo)
 
O 'pepino' Ganso

A contratação de Paulo Henrique Ganso se tornou um enorme pepino para o treinador, que sofria com a pressão da torcida e da diretoria para escalar o meio-campista que, dentro de campo, não rendia o esperado. A cada jogo, Ney alternava esquemas táticos por causa da instabilidade do meia. Insatisfeito com os titulares, passou a improvisar bastante, a ponto de escalar o lateral-direito Douglas como ponta esquerda no jogo contra o Atlético-MG, que ocasionou a eliminação na Libertadores.

No Campeonato Paulista, o time não ganhou nenhum clássico, mas terminou com a melhor campanha da fase de classificação. Na semifinal, derrota nos pênaltis para o Corinthians e nova eliminação.

Muito pressionado pela torcida, Ney Franco era respaldado pelo diretor de futebol Adalberto Baptista, que convenceu o presidente Juvenal Juvêncio a dar uma nova chance ao comandante. Na ocasião, sete jogadores foram afastados: Fabrício, Cortez, João Filipe, Luiz Eduardo, Henrique Miranda, Cañete e Wallyson. Isso azedou ainda mais a relação do treinador com o elenco, já que Fabrício era muito querido pelos companheiros. O experiente volante foi afastado porque se queixou da falta de oportunidades.

Nada fez o São Paulo se encontrar. Antes da parada do Campeonato Brasileiro para a Copa das Confederações, o time perdeu para o Goiás por 1 a 0, no Morumbi, e o treinador escutou a torcida pedir a volta de Muricy Ramalho. Após intertemporada realizada no CT de Cotia,o Tricolor fez um amistoso e perdeu por 1 a 0 para o Flamengo, em Uberlândia. O último ato de Ney Franco foi a derrota por 2 a 1 para o Corinthians, resultado que complicou bastante a conquista da Recopa Sul-Americana.

Insatisfação com auxiliar-técnico

Além da insatisfação com o treinador, o elenco do São Paulo tinha sérias restrições ao auxiliar do técnico, Éder Bastos, responsável pela maioria dos treinos realizados no CT da Barra Funda. Ney Franco também não tinha boa relação com Milton Cruz, funcionário do clube há 15 anos e que é o responsável pelas contratações. Milton é amigo pessoal de Muricy Ramalho, que deverá voltar com tapete vermelho estendido com a missão de colocar a casa em ordem.


Ney Franco jogo Santos x São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Éder Bastos (à esq) era muito criticado pelos jogadores do São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2013/07/tricolor-demite-ney-franco.html