domingo, 9 de junho de 2013

Duplas brasileiras ficam com a prata no Mundial sub-23 de vôlei de praia

Na primeira edição da competição, Vitor Felipe/Márcio Gaudie e Duda/Thaís são superados por parcerias da Polônia e da Alemanha, respectivamente

Por GLOBOESPORTE.COM Myslowice, Polônia


De todos os países participantes da primeira edição do Mundial sub-23 de vôlei de praia, disputado na Polônia, o Brasil foi o único a colocar suas duas duplas na final. Mas acabou ficando com o vice nos dois torneios. Entre os homens, Vitor e Márcio Gaudie foram superados pelos representantes da casa, Kantor e Losiak:  2 sets a 0 (21/16 e 21/17).  Na disputa feminina, Duda, de apenas 14 anos, e Thaís acabaram derrotadas pela parceria alemã Bieneck e Schneider:  2 sets a 1 (19/21, 21/12 e 15/13).

Mundial sub-23 de vôlei de praia, Brasil (Foto: Divulgação / FIVB)Todos os vencedores da primeira edição do Mundial sub-23 (Foto: Divulgação / FIVB)

Para chegarem à decisão, as brasileiras tiveram que passar pelas canadenses Pischke e Humana-Paredes. Mesmo com dores na coxa Thaís, deu sua contribuição para que o Brasil avançasse: 2 a 1 (21/18, 15/21 e 23/21). A dupla do Canadá ainda tinha mais uma chance de voltar para casa com medalha. E não a desperdiçou. Ccompletou o pódio, depois de bater as tchecas Galova e Machova por 2 a 1, de virada, parciais de 19/21, 21/15 e 16/14. 
  
Já Vitor Felipe e Márcio Gaudie chegaram à final ao passarem pelos letões Finsters e Solovejs, os mesmos que eles já haviam derrotado na fase de grupos. Desta vez, o triunfo foi mais apertado: 2 a 1 (21/17, 16/21 e 15/9). O problema é que depois sofreriam uma enorme pressão da arquibancada na briga pelo título com os poloneses K

antor e Losiak. Na disputa do terceiro lugar, os austríacos Petutschnig e Winter derrotaram Finsters e Solovejs por 2 a 0 (21/17 e 21/19).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/06/duplas-brasileiras-ficam-com-prata-no-mundial-sub-23-de-volei-de-praia.html

Brasil cala torcida, atropela italianas e fatura o segundo torneio seguido

Invicta na temporada, seleção feminina de vôlei vence por 3 sets a 0 (25/18, 25/17 e 25/10) e conquista campeonato na pequena cidade de Alassio

Por GLOBOESPORTE.COM Alassio, Itália


A seleção brasileira feminina entrou em quadra com uma das mãos no troféu do Torneio de Alassio e só precisou vencer dois sets para de fato conquistar a taça. A adversária era a Itália, dona da casa. A torcida lotava o ginásio da pequena cidade, de pouco mais de 10 mil habitantes; as jogadoras tentaram vender caro cada ponto. Mas se perderam em um festival de erros e não conseguiram evitar a esmagadora vitória do Brasil: 3 a 0 (25/18, 25/17 e 25/10). É o segundo título consecutivo do time bicampeão olímpico, invicto na temporada.

Na semana passada, a equipe comandada por José Roberto Guimarães conquistou o hexacampeonato do Montreux Volley Masters, na Suíça. Uma campanha sem perder nenhum set: vitórias sobre Suíça, China, República Dominicana e Rússia.

vôlei Brasil x Itália torneio de Alassio (Foto: CBV)Brasileiras comemoram após a conquista do Torneio de Alassio (Foto: CBV)

Neste domingo, até uma derrota daria ao Brasil o título em Alassio, desde que vencesse dois sets - somaria sete pontos, já que derrota por 3 a 2 dá um ponto ao perdedor. No quadrangular, tinha vencido a Turquia por 3 a 0 e o Japão por 3 a 1, de virada. A Itália trazia um tropeço diante das japonesas. Terminou com o vice - a Turquia, mais cedo, neste domingo, venceu o Japão e ficou em terceiro lugar.

Bloqueio inspirado; com Suelen no saque, Brasil deslancha

vôlei Monique Brasil x Itália torneio de Alassio (Foto: Leonardo Moraes / CBV)Monique é eleita a melhor da partida
(Foto: Leonardo Moraes / CBV)

Monique, com oito pontos, foi eleita a melhor da partida. Mas ela demorou um pouco a acertar a mão no ataque. No primeiro set, destaque para Adenízia, Pri Daroit e Fe Garay.

O time, porém, cometia alguns erros de recepção. O jogo estava empatado em 7 antes da primeira parada técnica, quando Daroit subiu em um bloqueio para dar vantagem ao Brasil. Na volta, a Itália passou à frente pela primeira vez em 9 a 8 - Gennari explorou bem um bloqueio de Adenízia. E pelas mãos dela a vantagem foi a dois pontos pela primeira vez, em 11 a 9. Era o começo de uma reação italiana. Tirozzi parou Juciely, e Zé Roberto pediu tempo.

A bronca não funcionou de imediato - a gigante Bertoni, de 2,02m, ampliou a vantagem para quatro pontos. Mas o Brasil insistiu, e Fê Garay fez a diferença cair para um ponto. Aproveitando um apagão da equipe italiana, Adenízia empatou em 15, com um bloqueio. De novo Adenízia, agora junto com Monique, em um bloqueio, levou o time a 19 a 17. Foi então a vez de o técnico italiano esfriar o jogo.

A líbero Suelen entrou no lugar de Camila Brait, e, quando ela foi para o saque, o Brasil deslanchou. Um erro de ataque italiano aumentou a vantagem para quatro, e Pri Daroit deu ao Brasil o primeiro set point. Um bloqueio de Adenízia, o terceiro dela no fundamento, fechou o set em 25 a 18.

Festival de erros italianos e título no segundo set

Primeiro set vencido, agora a seleção só precisava vencer mais um para conquistar o título. Brait voltou a ser a líbero do time. As italianas abriram 3 a 0, e Pri Daroit enfim marcou o primeiro ponto brasileiro, depois de uma jogada confusa. Em um saque dela, o Brasil passou à frente pela primeira vez - 4 a 3.

Mal no bloqueio e na recepção, a Itália se esforçava para manter vivo o sonho do título. Gennari, mesmo depois de ouvir orientações especiais do treinador, não ajudava. Adenízia, em uma linda largadinha, ampliou a vantagem para seis pontos, a maior do jogo até então. Chegou a oito em um ataque italiano para fora (22 a 14). Perdida em quadra, a Itália tentou se encontrar. Cortou em três pontos a diferença, mas não passou disso. Uma bola fora deu o set point ao Brasil. O bloqueio mais uma vez funcionou: 25 a 17 e título assegurado.

Itália tenta voltar, mas se perde ainda mais nos erros

O troféu brasileiro já estava garantido, mas as italianas continuavam lutando. Maior pontuadora do jogo, Fê Garay cometeu um erro bobo, atrapalhando Brait, mas se recuperou na jogada seguinte. Dani Lins também explorou as pontas com Monique, e ela não decepcionou. Sorokaite ganhou "no grito" um ponto, alegando que a bola batera no bloqueio brasileiro. Zé Roberto reclamou, mas nada adiantou. As italianas se mantinham na cola.

Três erros seguidos, porém - dois de ataque, um de levantamento -, levaram o Brasil aos 16 pontos, com seis de vantagem na parada técnica. A diferença subiu para 13: 23 a 10 em um ace de Adenízia. Já sem o título, Mencarelli parecia não ter mais armas para vencer a última batalha que lhe restava. Juciely ampliou, pegando um contra-ataque na rede. E ela mesma fechou a partida, em 25 a 10, no bloqueio.

O Brasil jogou com Dani Lins, Monique, Fernanda Garay, Priscila Daroit, Adenízia e Juciely. Líbero – Camila Brait. Entraram: Suelen, Fabíola, Tandara.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/06/brasil-cala-torcida-atropela-italianas-e-fatura-o-segundo-torneio-seguido.html

Brasil sai na frente, leva empate, mas vence a Polônia na Liga Mundial

No segundo jogo contra os poloneses, seleção masculina abre 2 sets 0, permite reação e sobra no tie-break; próximo adversário será a Argentina

Por GLOBOESPORTE.COM Lodz, Polônia



A Polônia estava mordida. Atual campeã da Liga Mundial, não gostou nadinha de ter perdido logo na estreia, diante de sua torcida. Bernardinho sabia que o adversário entraria no segundo confronto disposto a dar o troco e apostaria numa receita para isso: pressão no saque e no bloqueio.Durante dois sets o Brasil evitou que ela funcionasse. A partir do terceiro, a situação se complicou. Os anfitriões usaram suas armas com mais eficiência e provocaram o tie-break. Só não esperavam que o time verde-amarelo ainda tivesse força para reagir. Se enganaram. Neste domingo, na cidade de Lodz, amargaram a segunda derrota: 3 a 2, parciais de  28/26, 25/22, 23/25, 20/25 e 15/10.

O maior pontuador da partida foi Leandro Vissotto, com 26 acertos. Bartman veio logo depois com 15. Por ter perdido três sets até o momento, o Brasil fica com a segunda colocação do Grupo A. Na ponta está a Bulgária, que também venceu seus jogos, mas cedeu apenas dois sets. Estados Unidos, Argentina, Polônia e França completam a classificação. 

- São duas vitórias que nos deixam contentes, já que enfrentamos uma equipe muito forte, atual campeã da Liga Mundial, com a mesma base do ano passado. Por tudo isso, foi um belo teste para o nosso time. Mas pecamos mais do que na primeira partida. Hoje erramos demais. Demos muitos pontos de saque para eles e isso é um absurdo. Nosso contra-ataque também não foi eficiente. Ou seja, tivemos as oportunidades, mas não conseguimos concluir a jogada. Temos que trabalhar para seguir bem na competição - destacou o capitão Bruninho.

Na próxima rodada, a seleção irá medir forças com a Argentina. O primeiro jogo será na sexta-feira, em Mendoza. O segundo será disputado no domingo.

O jogo

vôlei, Mario, Eder e Vissotto, Brasil e Polônia,  Liga mundial (Foto: Agência EFE)Seleção comemora segundo triunfo (Foto: Agência EFE)

O saque polonês fazia estragos. Sem o passe na mão, Bruninho ia buscar a bola e procurava por Vissotto para tentar consertar tudo ali na frente. Mesmo bem marcado, o oposto encontrava uma forma de passar pela muralha montada do outro lado da rede e dava conta do recado. Assim como Eder, o esforço deles não era suficiente para tomar o comando do placar. Com um jogo vigoroso e trabalhando bem no bloqueio, os anfitriões mantinham a diferença na casa dos três pontos (11/8). Kurek seguia forçando o saque e, num deles, derrubou Mario Júnior. Foi a senha para Bernardinho parar o jogo. Na volta, a seleção foi se acertando e chegou ao empate com Dante (17/17). Bartman evitava a virada, mas o time brasileiro teve paciência e conseguiu a liderança no marcador com um saque de Lucarelli (23/22). O Brasil teve três chances de fechar o set. Dois saques para fora e um ataque de Kurek fizeram a Polônia respirar. A seleção ganhou nova chance após um ataque para fora de Kurek e, desta vez, Lucão não perdoou. Subiu sozinho no bloqueio e fez 28/26. 

Os donos da casa sentiram. Erravam mais, pareciam não ter a mesma confiança de antes. Algo que sobrava aos adversários, mesmo que não contassem mais com Lucão que deixou a quadra com dores na perna e deu lugar ao jovem Isac. Vissotto virava tudo e arrancava sorrisos dos companheiros (17/10). Fazia o técnico Andrea Anastasi balançar a cabeça e pedir tempo. Durante o puxão de orelhas, dizia que só sairiam daquela situação se jogassem como um time. Três falhas seguidas do Brasil deram um empurrãozinho na reação. A Polônia estava de novo no jogo (19/17). Era preciso redobrar a atenção. E foi o que a seleção fez. Salvou um ponto que parecia perdido, com direito a peixinho de William, seguido de defesa com o pé de Lucarelli, terminando com um ataque para fora de Bartman. O oposto ficou irritado. E mais ainda quando viu Eder fazer 2 a 0 para os visitantes: 25/22.

vôlei leandro vissotto brasil e Polônia liga mundial (Foto: FIVB)Leandro Vissotto terminou a partida com 26 pontos (Foto: FIVB)

A Polônia não se deu por vencida. Voltou a caprichar no bloqueio, no saque e contou com a subida de produção de seus centrais para equilibrar as ações. Foi tirando a tranquilidade do Brasil e logo estava com um 20/17 a favor.  Bruninho & Cia ainda se aproximaram (22/21), mas não conseguiram evitar a derrota no terceiro set, que veio após um erro de saque de Lucarelli: 25/23.

Na parcial seguinte, o Brasil seguia dando muitos pontos de graça para os anfitriões. Errava mais, sobretudo no saque, e os deixava fugir (12/7). Estava difícil segurar Bartman e Winiarski. Mas três pontos seguidos deram esperança ao time de Bernardinho (18/16). Anastasi parou o jogo. Esfriou o bom momento do adversário e viu seus comandados provocarem o tie-break: 25/20.

No desempate, a seleção começou melhor (5/2). Vibrava mais, defendia mais.  A Polônia se encolhia. Por duas vezes Bartman não conseguiu completar os contra-ataques. As bolas pararam na rede. Para desespero do técnico Anastasi. Winiarski também falhou e acertou a antena. Não havia mais muito a ser feito. A equipe estava abatida e o Brasil a um pontinho da vitória. E ele foi dado por Winiarski, com um saque para fora: 15/10.

Brasil: Bruninho, Lucarelli, Dante, Lucão, Eder, Vissotto e Mário Jr (líbero). Entraram: William Arjona, Wallace, Isac e Lipe.

Outros resultados do Grupo A

Neste domingo, a Búlgaria venceu novamente a França. Depois dos 3 a 2 na sexta-feira, impôs um 3 a 0 fora de casa, com parciais de 26/24, 31/29  e 25/20. No sábado, os Estados Unidos deram o troco na Argentina, vencendo por 3 sets a 1 (22/25, 27/25, 25/19 e 25/16).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/06/brasil-sai-na-frente-leva-virada-mas-vence-polonia-na-liga-mundial.html

Trintões em ação: Federer vai jogar junto com Haas nas duplas em Halle

Finalistas de simples do ano passado fazem parceria no torneio deste ano

Por GLOBOESPORTE.COM Halle, Alemanha


Roger Federer e Tommy Haas desafio internacional de tênis (Foto: Marcelo Ferrelli / Inovafoto)Federer e Haas farão parceria inédita no circuito
(Foto: Marcelo Ferrelli / Inovafoto)

Roger Federer vai jogar a chave de duplas do ATP de Halle, na Alemanha. E o parceiro do ex-número 1 do mundo será o algoz dele na decisão do torneio no ano passado: Tommy Haas. Os tenistas de 31 e 35 anos, respectivamente, jogarão pela primeira vez juntos. Eles também podem se enfrentar nas semifinais de simples.

Apesar da experiência no circuito, Federer e Haas não são cabeças de chave nas duplas em Halle. A parceria estreará nesta segunda-feira contra o austríaco Jurgen Melzer e o alemão Philipp Petzchner na primeira rodada. Caso sigam adiante, eles podem enfrentar os cabeças de chave nº 2 do evento, Julian Knowle, da Áustria, e Horia Tecau, da Romênia, que jogam contra os alemães Andre Begemann e Martin Emmrich.

Na chave de simples, Federer é o tenista mais bem ranqueado em ação. O atual número 3 do mundo entra direto nas oitavas de final e terá como adversário o alemão Cedrik-Marcel Stebe ou um tenista vindo do qualifying. Haas, por sua vez, é o cabeça de chave nº 3 e pega nas oitavas o cipriota Marcos Baghdatis ou o letão Ernests Gulbis. Richard Gasquet faz parte do top 2 do torneio e também ganhou uma rodada de frente. Ele duelará com Melzer ou um atleta do quali.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/06/trintoes-em-acao-federer-vai-jogar-junto-com-haas-nas-duplas-em-halle.html

Ativista contra casamento gay invade a quadra na final de Roland Garros

Portando um sinalizador, homem mascarado interrompe partida entre Rafael Nadal e David Ferrer, mas é rapidamente contido pela segurança do evento

Por GLOBOESPORTE.COM Paris


Por duas vezes a disputa entre Rafael Nadal e David Ferrer em Roland Garros, neste domingo, foi interrompida. Primeiro, por um protesto feito por um homem e uma mulher que gritavam palavras de ordem e mostravam uma faixa na arquibancada contra o casamento gay. Pouco depois, mais um ativista conseguiu invadir a quadra com um sinalizador, mas foi rapidamente contido pela segurança. Naquele momento, Nadal ia para o saque e tinha o placar a seu favor: 6/3 e 5/2. Depois, confirmou a vitória em 3 sets a 0 e conquistou o troféu no saibro parisiense pela oitava vez na carreira.

Mosaico Roland Garros, Invasão (Foto: Editoria de Arte)Fotos: AFP

No dia 29 de maio, na cidade de Montpellier, Vincent Autin e Bruno Boileau se tornaram o primeiro casal homossexual a se casar na França, dias após o presidente François Hollande sancionar a lei. A cerimônia foi transmitida pela TV e contou com forte esquema de segurança, já que o país vive uma onda de protestos de cidadãos que se opõem à nova lei.

protesto roland garros final casamento gay (Foto: Reuters)Grupo também atua na quadra Suzanne Lenglen, segunda mais importante do complexo (Foto: Reuters)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/06/ativista-contra-casamento-gay-invade-quadra-na-final-de-roland-garros.html

Nadal derrota Ferrer e fatura Roland Garros pela 8ª vez com vitória recorde

Em jogo que foi palco de manifestações de ativistas, Miúra chega à 59ª partida ganha no Grand Slam francês e recebe troféu de campeão das mãos de Bolt

Por GLOBOESPORTE.COM Paris


Apelidado de "Rei do Saibro" pelo grande sucesso na terra batida, Rafael Nadal agora pode sem dúvida ser reconhecido como o grande rei de Roland Garros. Neste domingo, o espanhol se tornou campeão do Grand Slam francês pela oitava vez e com direito a recorde de partidas ganhas em Paris. Em uma partida que foi prejudicada duas vezes por manifestações políticas contrárias ao casamento gay na França, o Touro Miúra derrotou o compatriota David Ferrer, que fazia sua primeira decisão de Grand Slam, por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 6/2 e 6/3. Foi a 59ª vitória de Nadal na competição, e com isso ele virou o maior vencedor de partidas em Roland Garros, ultrapassando as 58 do suíço Roger Federer e do argentino Guillermo Vilas.

rafael nadal roland garros tenis campeão (Foto: AFP)Nadal beija pela oitava vez a Taça dos Mosqueteiros, troféu de campeão de Roland Garros (Foto: AFP)

Antes heptacampeão, Nadal era o maior vencedor de Roland Garros ao lado da americana Chris Evert, entre tenistas do masculino e do feminino. Agora com a oitava conquista em Paris, ele detém isolado o recorde de títulos e conquistou o 12º Grand Slam da carreira, se tornando o primeiro tenista a faturar oito vezes um dos quatro torneios mais importantes da temporada. E isso em nove participações em Roland Garros - desde 2005, só não ganhou em 2009, quando caiu nas oitavas de final para o sueco Robin Soderling.

galeria bolt rafael nadal roland garros tenis campeão carrossel (Foto: Reuters)Astro na premiação, Usain Bolt entregou o troféu
de campeão para Rafael Nadal (Foto: Reuters)

- Nunca pensei que isso pudesse acontecer. Ferrer é um lutador, chegou à final de um Grand Slam e eu só desejo o melhor para ele. Tive altos e baixos nessa trajetória e queria agradecer a todos que me apoiaram, minha mãe, minha namorada e a minha família, me ajudando a chegar nesse momento hoje. O título é o resultado de muito trabalho de toda a minha equipe. Fiquei com medo de não voltar a jogar em alto nível após ficar afastado por conta da lesão e estou muito contente com o resultado. Jogar em Roland Garros é fantástico para os jogadores e a torcida, o torneio melhora a cada ano que passa - disse Nadal, que recebeu a Taça dos Mosqueteiros, troféu de campeão do torneio, das mãos do velocista jamaicano Usain Bolt.

A presença do recordista mundial dos 100m e 200m na premiação fez jus ao tempo que Nadal passou em quadra para obter o título. Ele derrotou Ferrer em duas horas e 16 minutos, no que foi a segunda final mais rápida dele em Roland Garros. Só não foi mais veloz que a decisão de 2008, quando ele atropelou Federer em uma hora e 48 minutos com direito a "pneu": 6/1, 6/3 e 6/0.

A vitória também rendeu o 20º triunfo de Nadal sobre Ferrer em 24 encontros entre eles no circuito profissional. O número 5 do mundo não derrota o ex-líder do ranking desde janeiro de 2011, quando superou o Miúra nas quartas de final do Aberto da Austrália. De lá para cá, foram nove vitórias de Nadal.

O atual número 4 do ranking segue em grandiosa campanha em 2013. Em nove torneios disputados desde que voltou ao circuito  (após sete meses parado por causa de uma lesão no joelho esquerdo), Nadal disputou a nona final e obteve o sétimo título na temporada. Além de Roland Garros, ele ganhara o Aberto do Brasil, ATP de Acapulco, Masters 1.000 de Indian Wells, ATP de Barcelona, Masters 1.000 de Madri e Masters 1.000 de Roma.

Apesar do grande momento, Nadal será ultrapassado justamente por Ferrer na atualização do ranking da ATP, que será divulgado nesta segunda-feira. O Miúra defendeu com sucesso os 2.000 pontos do título do ano passado e permanece com 6.895 no total. No entanto, Ferrer vai trocar de posição com o conterrâneo, já que, ao ser vice-campeão, vai somar 480 pontos (1.200 da final menos 720 da semifinal do ano anterior), alcançando 7.220 no total. Se tivesse sido campeão, ele iria a 8.020 e ocuparia pela primeira vez o posto de número 3, superando também Federer, que vai ficar com 7.640 . O suíço perderá 360 pontos após ter sido eliminado nas quartas de final, antes da fase a que chegou em 2012 (semifinais).

rafael nadal roland garros tenis campeão (Foto: Reuters)Nadal se joga no chão e parece não acreditar na 59ª vitória dele em Roland Garros (Foto: Reuters)

Erros atrapalham, mas Nadal sai na frente

Os erros não forçados foram os vilões dos dois tenistas no primeiro set. Respectivamente com nove e 12 cometidos, Ferrer e Nadal perderam um game de saque cada dessa forma. O primeiro foi o 5º do ranking, no terceiro game. Em seguida foi o Miúra, quebrado após o adversário levar a melhor em um rali de 20 ataques: 2/2. O ex-número 1 voltou a ficar na frente no sétimo game, em que viu a subida do rival à rede e mandou uma cruzada na passada. Nadal então segurou a vantagem na base do forehand e foi beneficiado por dois erros do compatriota. Com o 5/3 contra, Ferrer cometeu uma dupla falta e deu o duplo break e set point para o Miúra, que fechou o set com um slice do adversário na rede.

Nadal constrói vantagem

Nadal iniciou o segundo set em vantagem, salvando um break point e soltando uma cruzada para conquistar a quebra no segundo game. Quando Nadal tinha a dianteira de 3/0, as primeiras gotas d'água começaram a cair do céu de Paris. No entanto, a partida não foi interrompida.

Então veio um dos momentos mais disputados do jogo. Após confirmar o primeiro game de saque no set, Ferrer por pouco não devolveu a quebra. Ele teve quatro break points ao todo e o último contou com uma nova longa troca de bolas (29), finalizada com uma cruzada de backhand vencedora do Miúra. Depois de evitar a reação do oponente, Nadal conquistou a segunda quebra: 5/1.

Tênis, Invasão, final França, Roland Garros (Foto: Agência AFP)Ativista com sinalizador é expulso pela segurança
durante a partida (Foto: Agência AFP)

Invasão de quadra, quebras de saque e Nadal na dianteira

Quando Nadal se preparava para sacar para o jogo, um sujeito invadiu a quadra com um sinalizador aceso, provocando apreensão entre os jogadores e espectadores, principalmente quando ele corria com o artefato em direção ao Miúra. A segurança do torneio atuou rapidamente, protegeu o tenista e retirou o homem, que fazia um protesto contra o casamento gay na França. Antes, um homem e uma mulher foram retirados por gritarem e carregarem uma faixa com dizeres contrários à união homossexual.

Retomada a partida, Ferrer devolveu uma das quebras em um game em que o ex-número 1 cometeu a sua primeira dupla falta no jogo. Mas o 5º do ranking cometeu em dobro o mesmo erro do compatriota, perdeu quatro pontos seguidos e também o segundo set.
Ferrer ganha apoio, mas sucumbe

A um set do título, Nadal largou com o pé direito na terceira parcial. Quebrando de cara o saque do adversário, o ex-número 1 fez 2/0. Porém, Ferrer reagiu rapidamente, devolveu a quebra e ganhou o incentivo de torcedores quando empatou em 3/3. Apesar de impulsionado pelos espectadores, o Ferrer não conseguiu virar o set. Pelo contrário, cometeu uma dupla falta que deu a vantagem para Nadal sacar para o jogo. Forçando o serviço, o Miúra sagrou-se campeão mais uma vez de Roland Garros.

rafael nadal roland garros final 2013 (Foto: AFP)Em nove torneios disputados em 2013, Nadal tem sete títulos em nove finais (Foto: AFP)

FONTE:

Sem desgrudar de troféu, Serena o leva para vestiário e passeio por Paris

Americana conquista bicampeonato de Roland Garros ao vencer Sharapova

Por GLOBOESPORTE.COM Paris


Campeã pela segunda vez em Roland Garros neste domingo, Serena Williams passou as primeiras horas após a conquista no saibro francês sem desgrudar do troféu que recebeu após a vitória sobre Maria Sharapova. Radiante com a campanha invicta no Grand Slam, a americana ficou ao lado da peça mesmo enquanto trocava de roupa no vestiário. E, horas depois, posou com o símbolo de seu triunfo diante da Torre Eiffel, um dos principais cartões postais de Paris.

tênis serena williams Roland garros troféu (Foto: Agência Reuters)Serena pos no vestiário de Roland Garros: já sem o tênis, mas com o troféu ao lado (Foto: Agência Reuters)

Tênis, Serena Williams (Foto: Getty Images)Radiante, a americana posa com a Torre Eiffel ao fundo e celebra a vitória em Paris (Foto: Getty Images)

Número 1 do mundo, Serena ampliou a maior série invicta da carreira para 31 jogos ao faturar seu 16º título de Grand Slam. Em grande momento na temporada, a caçula da família Williams segue sem perder para Sharapova há quase nove anos (13 partidas consecutivas). Contando a final de Roland Garros, a americana tem 14 vitórias sobre a rival, contra apenas duas da russa no circuito profissional. A última delas foi em outubro de 2004, no WTA Championship.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/06/sem-desgrudar-de-trofeu-serena-o-leva-para-vestiario-e-passeio-por-paris.html

Vettel vence no Canadá e dispara na liderança. Massa se recupera e é 8º

Alemão leva dois sustos, mas triunfa em Montreal. Alonso cruza em 2º após belo duelo com Hamilton. Raikkonen é nono e iguala recorde de Schumacher

Por GLOBOESPORTE.COM Montreal, Canadá


A “secada” que Fernando Alonso deu em Sebastian Vettel nesta semana parece não ter adiantado muito, pelo menos em curto prazo. Largando na pole position pelo quarto GP do Canadá consecutivo, o alemão da RBR, enfim, quebrou seu jejum pessoal e conseguiu converter a posição de honra em vitória, sua primeira em Montreal. Um triunfo tranquilo, não fossem dois sustos. Com grande vantagem na ponta, o tricampeão mundial raspou sua RBR no “Muro dos Campeões” no início da prova, passou reto em uma chicane na parte final, e mesmo assim recebeu a bandeirada com uma vantagem de quase 15 segundos justamente sobre Alonso. O espanhol da Ferrari largou em sexto, fez uma corrida agressiva e chefou em segundo após travar um belo duelo com Lewis Hamilton (Mercedes), que completou o pódio. Confira os melhores momentos no vídeo acima.

Vantagem de Vettel na pista e também na tabela de classificação. Com a vitória, sua terceira na temporada, ele disparou na liderança. Alcançou 132 pontos e possui 36 a mais que Alonso, o novo vice-líder. O piloto da Ferrari deixou Kimi Raikkonen para trás na tabela.

Raikkonen iguala recorde de Michael Schumacher

Como prêmio de consolação, o finlandês da Lotus, nono em Montreal, completou 24 corridas seguidas na zona de pontuação e igualou a marca estabelecida por Michael Schumacher entre 2001 e 2003. Kimi chegaria em oitavo, mas na penúltima volta não conseguiu segurar a pressão de Felipe Massa. O brasileiro da Ferrari, aliás, fez uma boa corrida de recuperação. Largando em 16º após bater no treino classificatório, imprimiu ritmo forte, conseguiu belas ultrapassagens e cruzou em oitavo.

sebastian vettel RBR fernando alonso ferrari lewis hamilton mercedes pódio gp do Canadá (Foto: Agência Reuters)Vettel celebra no pódio com Alonso e Hamilton no Canadá (Foto: Reuters)

Já o finlandês Valtteri Bottas, que havia surpreendido na qualificação ao obter o terceiro lugar no grid de largada, não conseguiu segurar o pelotão com o lento carro da Williams e terminou apenas em 14º. Quem se destacou nesse domingo foi Jean-Eric Vergne, sexto com a STR, e Paul di Resta, sétimo no dia que marcou o 100º GP da Force India. Seu companheiro Adrian Sutil completou o top 10.

Quem ficou fora da zona de pontuação foi a dupla da McLaren. Sergio Pérez foi 11º, logo à frente do parceiro Jenson Button, o 12º. Com isso, a escuderia britânica vê interrompida uma sequência de 64 corridas nos pontos, recorde na F-1, justamente em uma pista onde havia vencido nos últimos três anos.

A Fórmula 1 volta daqui a três semanas, no dia 30 de junho, com o GP da Inglaterra, oitava etapa da temporada 2013. A prova no tradicional circuito de Silverstone está marcada para as 9h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Globo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real. Confira o calendário completo.

Header_corrida (Foto: arte esporte)

A chuva que complicou a vida dos pilotos no treino classificatório deste sábado não deu as caras neste domingo. Com pista seca, a largada transcorreu sem acidentes. Vettel manteve a ponta, seguido por Hamilton. Como era de se esperar, com um carro mais lento e ainda inexperiente, Bottas, terceiro no grid, perdeu posições para Rosberg e Webber. Ciente que também precisaria se livrar rapidamente do finlandês da Williams, Alonso botou pressão e conseguiu a ultrapassagem ainda na primeira volta, subindo para quinto. Partindo de 16º, Massa ganhou duas colocações na volta de abertura e pulou para 14º. Duas voltas depois, o brasileiro da Ferrari conseguiu ganhar mais uma posição, a de Maldonado, e passou a ser 13º.

Bottas seguiu despencando. Foi ultrapassado por Vergne, e caiu para sétimo. Sutil também tentou deixar o jovem finlandês para trás e protagonizou o primeiro incidente da prova. Deu um giro de 360° na pista e um pelotão formado por Ricciaro, Raikkonen, Hulkenberg, Pérez e Massa teve que desviar rapidamente para não acertá-lo em cheio. Para piorar, curvas depois, o alemão da Force India foi tocado por Maldonado e os dois danificaram parte de seus carros. O venezuelano foi punido com um drive-through (passagem direta pelos boxes) pelo toque.

Vettel raspa 'Muro dos Campeões'

Enquanto isso, Vettel já abria cinco segundos sobre Hamilton na liderança. Entretanto, um descuido quase acabou com o tranquilo passeio do tricampeão. O alemão entrou mal na reta principal e raspou os pneus no famoso “Muro dos Campeões”, mas não sofreu nenhum dano (veja no vídeo).

Massa seguia sua corrida de recuperação. Na volta 9, desbancou Pérez. Pouco depois, pressionou Ricciardo, que foi para os boxes e deixou o brasileiro assumir a 11ª posição.


Na 14ª volta, Webber foi o primeiro dos ponteiros a parar nos boxes. Vettel fez seu pit duas passagens depois e Hamilton assumiu a ponta até trocar os pneus na 19ª volta, fazendo o alemão retornar à liderança. Massa fez sua parada e voltou em 13º. Ele seguiu imprimindo um bom ritmo, e logo superou Gutiérrez com facilidade. Já Sutil fez jogo duro. O brasileiro deu o bote na curva 1, mas o alemão retardou a freada e Massa precisou recolher para não bater (vídeo). Os dois não tomaram conhecimento de Button, deixaram o britânico da McLaren para trás e seguiram duelando, agora pelo nono lugar, já que outros pilotos ainda faziam pit stops. O ferrarista tentou outra manobra, dessa vez na chicane final, mas Sutil novamente fechou a porta.

Apesar do susto de encostar no “Muro dos Campeões”, Vettel seguia pisando fundo. Na 30ª volta, já havia aberto 17s sobre Hamilton. A essa altura da prova, a principal disputa era pelo terceiro lugar entre Rosberg, Webber e Alonso. O australiano da RBR e o espanhol da Ferrari levaram a melhor na briga tripla e deixaram o alemão da Mercedes para trás.

Só que Webber acabou tendo um problema ao tentar ultrapassar o retardatário Van der Garde, último colocado. O holandês da Caterham não viu a aproximação do australiano e o fechou, danificando o bico dianteiro da RBR. Van der Garde foi punido com um stop and go (parada obrigatória nos boxes). Já Webber não perdeu rendimento com a asa quebrada e seguiu na pista. Mesmo assim, Alonso, que já vinha na cola fazendo volta mais rápida atrás de volta mais rápida, conseguiu superar o australiano ao acionar a asa móvel na curva 1 e assumiu a terceira posição.

A partir da 40ª volta, começou a segunda rodada de pit stops. Os cinco primeiros colocados não se alteraram. Vettel era líder, seguido por Hamilton, Alonso, Webber e Rosberg.  Felipe Massa retornou dos boxes em 11º e subiu para 10º ao ultrapassar Grosjean.


Alemão passa reto em chicane

Na 52ª volta, outro susto interrompeu a tranquilidade do passeio de Vettel. O alemão da RBR “cochilou” e passou reto na primeira chicane (confira no vídeo). Mas sua vantagem para Hamilton era tanta que ele retornou à pista ainda 16s à frente. Se Vettel não era ameaçado, o britânico da Mercedes começou a sofrer pressão de Alonso.

Belo duelo entre Alonso e Hamilton

O britânico e o espanhol passaram então a protagonizar um bonito duelo a poucas voltas do fim. Por uma série de curvas, Hamilton deixou o lado de fora para Alonso e conseguiu manter o segundo lugar. Mas o bicampeão enfim conseguiu levar a melhor, com a ajuda do DRS no fim da reta principal. De caça a caçador, Hamilton passou a pressionar Alonso tentando retomar a segunda posição. Em uma das investidas, acabou tocando na Ferrari do espanhol e danificou o bico. Daí em diante, não conseguiu mais pressionar o rival.

Vettel cruzou a linha de chegada em primeiro, 15s à frente de Alonso. Hamilton completou o pódio, seguido por Webber e Rosberg. Massa ainda terminou em oitavo. O brasileiro conseguiu ganhar mais duas posições nas voltas finais: uma de Sutil, que foi punido por ignorar bandeiras azuis quando era retardatário, e outra com uma ultrapassagem sobre Raikkonen na penúltima volta.

Header_resultado (Foto: arte esporte)

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR) - 1h32m09s143
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m26s504 - a 14s408
3 - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 15s942
4 - Mark Webber (AUS/RBR) - 1m26s208  - a 25s731
5 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m26s008 - a 1m09s725
6 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - 1m26s543 - a 1 volta
7 - Paul di Resta (ESC/Force India) - a 1 volta

8 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m30s354 - a 1 volta
9 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 1 volta
10 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 1 volta
11 - Sergio Pérez (MEX/McLaren) - a 1 volta
12 - Jenson Button (ING/McLaren) - a 1 volta
13 - Romain Grosjean (FRA/Lotus) - a 1 volta
14 - Valtteri Bottas (FIN/Williams) - a 1 volta
15 - Daniel Ricciardo (AUS/STR) - a 2 voltas
16 - Pastor Maldonado (VEN/Williams) - a 2 voltas
17 - Jules Bianchi (FRA/Marussia) - a 2 voltas
18 - Charles Pic (FRA/Caterham) - a 2 voltas
19 - Max Chilton (ING/Marussia) - a 3 voltas

20 - Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) - a 7 voltas

Melhor volta: Mark Webber (RBR) - 1m16s182 - na volta 69

Não completaram:

Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - na volta 46
Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - na volta 44



Circuito Gilles Villeneuve - GP do Canadá (Foto: Arteesporte)

Cristóvão diz que Bahia vai brigar para ficar na parte de cima da tabela

Técnico diz que reforços e tempo para treinamentos serão fundamentais para deixar o Tricolor mais forte na retomada do Brasileirão, em julho

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador


A crise que se instalou no Bahia no primeiro semestre deste ano fez com que o Tricolor figurasse como um dos principais candidatos ao rebaixamento no Campeonato Baiano 2013. No entanto, após cinco rodadas da Série A, os objetivos no Fazendão deixaram de ser evitar a queda para a Segunda Divisão e passaram a ser a briga na parte de cima da tabela de classificação.

Com oito pontos conquistados em cinco jogos, o Tricolor entra na pausa do Campeonato Brasileiro 2013 muito perto dos líderes da competição. O desempenho anima o técnico Cristóvão Borges, que a partir de agora terá um mês para treinar a equipe e ainda poderá contar com a contratação de reforços que aumentarão o poder de fogo do time baiano no retorno da Série A, em julho.

- Depois da Copa das Confederações vamos ter condições de brigar pela parte de cima da tabela de classificação. O grupo vai ser fortalecido. Pelo que a gente já mostrou, com todas as dificuldades que tínhamos, e em termos de preparação, que começamos muito atrás, a equipe fez uma mini campanha satisfatória. Vamos ter tempo para treinar, chegada de alguns jogadores e vamos voltar mais fortes – avaliou o técnico Cristóvão Borges.

O treinador tricolor afirma que aina não teve tempo para dar a sua cara ao Bahia. O único trabalho que teve desde que assumiu o Tricolor, foi o de renovar o ânimo dos atletas. O investimento no lado psicológico do time deu certo. Em cinco jogos, o Bahia conquistou dois triunfos e dois empates, desempenho que surpreende mesmo o próprio Cristóvão Borges.

- Não tracei metas para o time. Quando cheguei a situação era emergencial. Precisávamos recuperar a equipe psicologicamente. Isso era mais urgente. Fomos trabalhando jogo a jogo, sabendo que teríamos o recesso, que é nosso grande trunfo. Estávamos jogando para isso. A equipe surpreendentemente conseguiu fazer muitos pontos. Os jogadores compraram a ideia e conseguimos chegar onde estamos - pontuou o treinador.

Como o próximo jogo está marcado apenas para o dia 7 de julho, a comissão técnica do Bahia decidiu dar um descanso ao elenco. Os jogadores ganharam cinco dias de folga e só voltam ao Fazendão na sexta-feira. Neste domingo, apenas nove dos 18 atletas que viajaram para o Rio de Janeiro desembarcaram em Salvador.

Clique aqui e assista a vídeos do Bahia

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/bahia/noticia/2013/06/cristovao-diz-que-bahia-vai-brigar-para-ficar-na-parte-de-cima-da-tabela.html

Fim da primeira etapa do Brasileiro: Autuori elogia campanha do Vasco

Em oitavo lugar, técnico classifica desempenho como mediano, mas positivo diante das perspectivais iniciais em relação agrupo

Por Gustavo Rotstein Volta Redonda, RJ



O Vasco terminou o sábado lamentando os dois pontos perdidos em casa no empate em 1 a 1 com o Bahia, que teve um jogador a menos (confira os melhores momentos do jogo). Entretanto, começou o domingo satisfeito com o desempenho ao fim da quinta rodada do Campeonato Brasileiro, no momento em que há a pausa para a disputa da Copa das Confederações. O técnico Paulo Autuori afirmou que os sete pontos conquistados (duas vitórias, um empate e duas derrotas) devem também ser vistos sob a ótica das perspectivas iniciais.

- Concordo que nossa campanha até o momento é mediana. Poderíamos estar com nove pontos, mas estamos com sete e não temos o que lamentar. Só tenho que falar que os jogadores estão trabalhando muito para superar a perspectiva inicial, que era de descrédito. Muitos esperavam que o Vasco estivesse na zona de rebaixamento. E com toda razão, pela campanha do Carioca - lembrou.

Após folga de três dias, o Vasco se reapresenta na manhã da próxima quarta-feira tendo como objetivo melhorar o jogo coletivo e automatizar as jogadas trabalhadas. O principal, segundo Paulo Autuori, será a realização de três amistosos, inicialmente marcados para os dias 15, 22 e 29 de junho, contra adversários ainda  a serem definidos. Jogo oficial só no dia 7 de julho, contra o Inter, em Caxias do Sul, pela sexta rodada da competição.

- A ênfase será continuar jogando. Não existe a menor chance de fazermos a intertemporada. O grupo precisa jogar, e quero observar mais alguns jogadores. Queremos que o primeiro amistoso seja de um nível inferior e os outros dois de nível competitivo mais alto - explicou.

carlos alberto vasco gol bahia brasileirão 2013 (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)Carlos Alberto marcou seu primeiro gol no Brasileiro, o quinto do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)
   
FONTE:http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2013/06/fim-da-primeira-etapa-do-brasileiro-autuori-elogia-campanha-do-vasco.html

Vasco pressiona, mas ferrolho de Cristóvão coloca o Bahia no G-4

Carlos Alberto e Fernandão marcam os gols do empate no Raulino. Time cruz-maltino jogou com um homem a mais em boa parte da etapa final

 A CRÔNICA

por GLOBOESPORTE.COM

Cristóvão Borges provou que conhece o Vasco como poucos. É verdade que o elenco foi bastante mexido desde sua saída, em setembro, mas vários remanescentes fizeram fila para cumprimentá-lo antes de a bola rolar. E o conhecimento do técnico sobre o agora rival surtiu efeito para o Bahia com o eficiente ferrolho que garantiu o empate em 1 a 1, neste sábado, em Volta Redonda, mesmo com um homem a menos por 35 minutos. Assim, o Tricolor completa quatro partidas seguidas sem derrota e vai dormir no G-4 do Brasileirão.

O amplo domínio territorial desperdiçado deixa o time carioca com um gosto amargo. O resultado põe o clube em oitavo lugar, com sete pontos, longe dos líderes no período de paralisação da competição para a Copa das Confederações. Já os baianos viraram quarto, com oito. Para se manter na zona de classificação para a Libertadores, terá de torcer contra um batalhão de equipes que entram em campo neste domingo e ainda pode perder até quatro postos. O público pagante no Raulino de Oliveira foi de 2.623 pessoas (3.986 presentes), para renda de R$ 48.595,00.

- O time do Bahia veio retrancado, tomamos um gol cedo, o que dificultou. Vamos ter tempo para treinar nessa parada e voltar com tudo - avaliou o atacante André, estreante do Vasco, que teve chance de ouro para resolver o jogo, de cabeça, mas carimbou a trave.

No lado do Bahia, o atacante Fernandão exaltou o espírito da equipe.

- Queríamos os três pontos, fomos atrás disso. Com a expulsão do Diones ficou mais difícil. Mas o time está de parabéns. Lutou até o final - disse o artilheiro do Brasileirão, com quatro gols.

Alisson vasco bahia brasileirão 2013 (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)Alisson vasco bahia brasileirão 2013 (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)

Domínio cruz-maltino com poucas chances

O panorama do jogo foi definido já nos primeiros minutos. Com mais posse de bola, o Vasco rodava e rodava buscando uma brecha na defesa do Bahia. Por sua vez, o Tricolor apostaria na velocidade de seus contragolpes para surpreender. Foi assim do início ao fim. E quem se deu melhor de cara foi o visitante. Fernandão foi lançado, Renato Silva cochilou, e o atacante tocou por cima de Michel Alves para abrir o placar, aos sete.

A desvantagem, porém, não abalou a equipe de Paulo Autuori, que permaneceu trocando passes com paciência e tentando se impor com muita movimentação de Pedro Ken, Alisson e Carlos Alberto. Foram vários cruzamentos rebatidos pela defesa visitante. Até que o árbitro viu pênalti no camisa 10 cruz-maltino, que caiu após leve contato com Fahel. O próprio Carlos Alberto bateu com categoria, no ângulo direito, e empatou, aos 21, tornando a empolgar a torcida.

O Bahia ainda assustava a cada eventual tentativa, sempre pegando o Vasco mal arrumado. Ainda assim, quem chegou mais perto do segundo gol foi o rival. Parados com falta frequentemente, os jogadores não conseguiam penetrar na área de Marcelo Lomba. As principais emoções, no entanto, estavam reservadas para o segundo tempo. Como aperitivo, logo aos três, Helder fez uma graça com seis embaixadinhas no círculo central, pondo fogo no duelo.

Edmilson vasco bahia brasileirão 2013 (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)Edmilson tenta jogada pelo alto: atleta tem atuação apagada (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)

Expulsão atrai Vasco, mas placar não muda

Na sequência, Autuori atirou sua equipe para o ataque, com a estreia de André no lugar do lateral Dieyson. Hélder, o habilidoso, saiu pouco depois. Mas o "troco" aconteceu mesmo assim. E foi Diones que pagou o pato. Sandro Silva ergueu a bola do gramado e iria completar um belíssimo drible antes de ser parado com falta. O volante tricolor, já advertido anteriormente, foi expulso, fazendo com que o Bahia se acuasse definitivamente.

A maior chance viria aos 16 minutos: André, sozinho, cabeceou na trave, e Edmílson chutou o rebote em cima de Marcelo Lomba, que mostrou incrível reflexo. O Vasco mexeu de novo: apagadíssimo, Edmílson deu lugar a Thiaguinho. E a pressão cruz-maltina aumentou. De vez em quando surgia um contra-ataque baiano, mas, mesmo desordenado, era o mandante que dava as cartas. A insistência em jogar pelo meio, e não tanto pelas pontas, pesou.

Além da técnica limitada, faltaram capricho e objetividade. Dakson arriscou uma bicicleta para fora, e Lomba pegou outras duas bolas importantes. Já sem forças, veio o castigo para os cruz-maltinos com o apito final, na mesma medida da sensação de alívio para os baianos.
 

FONTE:

Vadão reconhece erro de Fabinho, mas adverte: ‘a arbitragem também’

Treinador diz que Elias ‘simulou, caiu e levantou dando risada’ e deveria ter sido expulso também; gerente do Tigre compactua da opinião do técnico

Por João Lucas Cardoso Criciúma, SC



O técnico do Criciúma reconhece que o Flamengo esteve melhor em campo e mereceu o triunfo por 3 a 0 na tarde deste sábado. No entanto, Vadão acredita que a expulsão do atacante Fabinho, aos 16 minutos, tenha sido determinante para a derrota do seu time. Porém, assim como o atacante Lins, acredita que o volante Elias, do Fla, também deveria ter sido punido em lance que originou o cartão vermelho (veja o vídeo).

Na entrevista coletiva após o confronto, o treinador do Tigre expôs sua avaliação sobre o lance. De acordo com Vadão, a punição a Fabinho foi justa. Porém, a decisão da arbitragem diante do lance, não.

- O Fabinho errou, não pode tapar o sol com a peneira. O adversário errou, mas a punição veio para nós e não para eles. O Fabinho errou, mas a arbitragem também. Assisti 10 vezes para vir falar aqui e não falar bobagem. Os dois fizeram o mesmo gesto, que não machucou ninguém. O Elias faz o movimento sobre o Fabinho e ele faz o mesmo movimento embora nenhum dos dois tenha atingido o adversário com gravidade. O menino do Flamengo simulou, caiu e levantou dando risada. Ficou comprovado que não havia nada. Só pesou para um lado. Acho que os auxiliares ou quem que seja que tenha chamado o árbitro, só viu um lado e não os dois. É só pegar a imagem e olhar. O Fabinho errou? Errou. Mas o jogador do Flamengo também errou. Fez o mesmo gesto e merecia a mesma punição. Tinha que ser igual para os dois lados, ou amarelo ou vermelho para os dois. Pesou para um lado só – lamentou o treinador.


O gerente executivo de futebol do Criciúma, Cícero Souza, vai na mesma linha do treinador. Porém, acredita que o revide de Fabinho, ainda que de forma similar, tenha ocorrido quando integrantes da arbitragem voltaram a atenção ao lance. Por este motivo ocorreu a expulsão somente do atleta do Tigre

- São três pontos a serem abordados e eu me sinto à vontade para comentar porque falei ao atleta. A punição dada ao Fabinho deveria ter sido dada ao Elias. Na minha opinião, o Elias também faz um movimento de empurrar uma cabeça na outra. O Fabinho faz esse movimento mais forte e de frente para a arbitragem. Ele deu um prato cheio. E não temos que responsabilizá-lo de tudo. As coisas ficaram difíceis depois, mas poderíamos ter nos esforçado um pouco mais. Como achamos que foi justa a expulsão, vamos tomar nossas medidas internas – informou Souza.

O técnico Vadão acredita que o Criciúma poderia ter um desempenho, e talvez até um placar, diferente. A ausência de um jogador de velocidade influiu para que uma das características do time fosse quase que anulada no confronto, conforme análise.

- A expulsão ocorreu ainda quando o jogo estava começando. Nos primeiros 15 minutos, a gente estava tentando pressionar e o Flamengo se defendendo. O jogo estava praticamente ainda numa fase de estudo. O time estava com mesma garra e pegada. Mas a partir da expulsão, perdemos. Não temos uma equipe de toque de bola, de segurar. Somos um time de saída em velocidade. 

Perdemos um velocista. Não tivemos como ter a mesma performance de diante do Santos (a vitória por 3 a 1). Tivemos que mudar tudo taticamente. Ficamos prejudicados. O Flamengo tem jogadores habilidosos que tocaram bem a bola. Além de perder um velocista, ficamos com um jogador a menos. Além de ficarem com um homem a mais, jogaram melhor.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/criciuma/noticia/2013/06/vadao-reconhece-erro-de-fabinho-mas-adverte-arbitragem-tambem.html

Gerente do Criciúma indica punição para atacante Fabinho por expulsão

Gerente executivo de futebol do Tigre, Cícero Souza, informa que haverá medida de advertência, mas não informa de que forma será feita

Por João Lucas Cardoso Criciúma, SC


fabinho atacante criciúma (Foto: João Lucas Cardoso)Fabinho foi expulso na partida diante do Flamengo
(Foto: João Lucas Cardoso)

Pela expulsão aos 16 minutos da partida diante do Flamengo, o atacante Fabinho deve receber alguma espécie de punição. O gerente executivo de futebol do Criciúma afirmou que vai haver alguma espécie de advertência por ter recebido o cartão vermelho de forma direta na partida da quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Porém, Cícero Souza não deu informações das medidas que o Tigre adotou com o jogador.

- O Fabinho está errado, se equivocou, cometeu um erro. Além  de fazer o gesto, o fez de frente para o bandeirinha. O Elias conseguiu disfarçar isso. Ele não. Está errado. Tudo que vamos fazer está decidido internamente. Não devemos responsabilizar acima da conta a fatia do problema. Ela existe, é grande e foi muito importante dentro da partida. Mas acredito que o Fabinho tem um crédito muito grande neste elenco. O elenco se doou em prol do Fabinho, assim como o Fabinho se doaria em prol de alguns jogadores que dignificam e honram a camisa. Em 22 jogos (desde que assumiu o cargo) temos apenas uma expulsão. A questão disciplinar está bem resolvida. Mas o episódio não pode passar em branco e você abrir uma procedência para casos futuros – argumentou o dirigente.

Na temporada, somada a de Fabinho, o Criciúma acumula três expulsões. A do atacante, diante do flamengo, foi a primeira desde que o técnico Vadão assumiu o cargo. As outras duas foram no primeiro turno do Campeonato Catarinense, ambas em derrotas. Teve a do zagueiro Fábio Ferreira, diante do Metropolitano, e a do volante Ewerton Luiz, que nem está mais no elenco, contra a Chapecoense. Oswaldo Alvarez não se preocupa com a questão disciplinar de sua equipe.


- Nós tivemos poucas expulsões. Mas a gente não tem um histórico de expulsão grande. Nosso time não é indisciplinado, pelo menos até agora não é – afirmou o treinador.

- Estou no clube num período em que tivemos 22 jogos e esta foi a primeira expulsão. A equipe tem controle emocional – completa Souza.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/criciuma/noticia/2013/06/gerente-do-criciuma-indica-punicao-para-atacante-fabinho-por-expulsao.html

Cúpula chama responsabilidade e assume rédeas da busca por Mano

Boa relação entre Pelaipe e técnico fica de lado. Vice de relações externas e vice de marketing terão encontro com treinador até segunda, em São Paulo

Por Cahê Mota e Richard Souza Criciúma, SC e Porto Alegre


Mano Menezes entrevista  (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Mano está disposto a ouvir a proposta do Fla
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

No discurso para pessoas próximas, o diretor de futebol do Flamengo, Paulo Pelaipe, capitaliza a condução da tentativa de contratar Mano Menezes. Mas são membros da cúpula do clube que tomam as rédeas. Durante a vitória por 3 a 0 sobre o Criciúma neste sábado, no estádio Heriberto Hülse, Pelaipe disse que viajaria a Porto Alegre para reunir-se com o ex-treinador da seleção brasileira. A missão, no entanto, está em mãos mais fortes. O vice de relações externas, Flávio Godinho, e o vice de marketing, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, estão encarregados de convencer Mano a assumir o Rubro-Negro. Uma reunião ocorrerá até esta segunda-feira em São Paulo, cidade em que o técnico vive.

O Flamengo ainda não fez qualquer proposta. Apesar da boa relação entre Paulo Pelaipe e Mano, já que trabalharam juntos no Grêmio, a alta cúpula resolveu assumir o caso. O treinador está disposto a ouvir os rubro-negros e sua maior preocupação é receber garantias de que terá condições de desempenhar um bom trabalho. Desempregado desde novembro de 2012, ele planeja voltar a ativa este mês.

Depois de Jorginho, o Flamengo vê como um risco fazer uma nova aposta de baixo custo. O clube considera necessária a chegada de alguém consagrado para conduzir o time. Pesa contra o Rubro-Negro o fato de Mano Menezes ter propostas de clubes do exterior.

Com o elenco de folga por oito dias por conta da pausa para a Copa das Confederações, a busca por um novo treinador é o principal foco do clube. Mas não o único. Neste sábado, Pelaipe revelou no gramado, em Criciúma, ao repórter da Rede Globo André Gallindo que estaria muito próximo de um zagueiro, um meia e um atacante de peso. O desfecho das negociações, porém, depende da aprovação do futuro treinador rubro-negro. O início ruim de Brasileirão e a fragilidade do elenco, exposta nas primeiras rodadas, fizeram com que a diretoria mudasse o tom radical de corte de despesas previsto inicialmente.

FONTR:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/06/cupula-chama-responsabilidade-e-assume-redeas-da-busca-por-mano.html

Jaime aponta efeitos de primeira vitória: ‘Autoestima vai lá em cima’

Treinador interino acredita que triunfo sobre o Criciúma faz com que jogadores passem a acreditar que é possível fazer campanha de destaque

Por Cahê Mota Criciúma, SC



Uma vitória para fugir da zona de rebaixamento e trazer um pouco de paz para o período de paralisação do Brasileirão para Copa das Confederações. O triunfo diante do Criciúma, fora de casa, deu muito mais do que “apenas” três pontos ao Flamengo. Em chamas após início ruim de competição, demissão de Jorginho e divergências internas na diretoria, o Rubro-Negro amenizou um de seus grandes problemas e receberá com maior tranquilidade seu novo treinador. Interino diante do Tigre, Jaime de Almeida falou sobre os efeitos do resultado.

- A grande vantagem dessa vitória é que a autoestima do grupo vai lá em cima. Eles viram que, com esse empenho, essa vontade, podemos ir longe e sonhar com alguma coisa boa. É um caminho longo, difícil, quem chegar vai ter um trabalho complicado por estarmos atrás, mas o espírito está voltando. O mais legal é que eles (jogadores) perceberam que podem. Isso é Flamengo, é amor, é dedicação.

Com um jogador a mais desde o início do jogo, o Flamengo dominou amplamente o Criciúma, mesmo fora do Rio de Janeiro. A postura apresentada durante todo o jogo foi o que mais agradou a Jaime, que foi sincero ao admitir que o cartão vermelho a Fabinho tornou as coisas menos difíceis.


- Achei legal a postura dos jogadores. Mesmo ganhando por 1 a 0, não relaxamos. Jogamos 90 minutos dedicados, com espírito de luta. O Criciúma, mesmo com 10 em campo, é um time difícil, enjoado. Estamos de parabéns, mas sabemos que a expulsão facilitou um pouco.

Jaime de Almeida Criciúma Flamengo (Foto: Fernando Ribeiro / Criciúma EC)Jaime de Almeida observa o jogo no Heriberto Hülse (Foto: Fernando Ribeiro / Criciúma EC)

Com cinco pontos em cinco jogos, o Flamengo é o 14º colocado no Brasileirão e só volta a jogar no dia 6 de julho, contra o Coritiba, em local indefinido. O clube tenta entrar em acordo com o Consórcio SA para que o compromisso marque a volta ao Maracanã. Caso não seja possível, Brasília já fez proposta para receber a partida.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/06/jaime-aponta-efeitos-de-primeira-vitoria-autoestima-vai-la-em-cima.html

Flamengo reage e vence o Criciúma na jaula do Tigre: 3 a 0

Gabriel, com dois gols, um deles olímpico, é o destaque da primeira vitória rubro-negra no Brasileirão. Time joga com um a mais desde a etapa inicial

 A CRÔNICA

por GLOBOESPORTE.COM

Três pontos acompanhados de um pouco de paz. A primeira vitória do Flamengo no Campeonato Brasileiro nasceu no momento mais necessário, antes da parada de um mês na competição - em função da Copa das Confederações. Ao bater o Criciúma por 3 a 0 neste sábado, no estádio Heriberto Hülse, o time rubro-negro ganhou calma para buscar um novo treinador e preparar um time mais confiável. Foi a primeira derrota do Tigre em casa, na jaula onde costuma vitimar os oponentes, neste campeonato. O Flamengo jamais havia vencido lá no Brasileirão.

Hernane e Gabriel fizeram os gols dos cariocas. O meia marcou duas vezes, uma delas de escanteio. O Criciúma foi atrapalhado pela expulsão precoce, e infantil, do atacante Fabinho, ainda no começo do primeiro tempo. Depois, não teve forças para reagir. O Rubro-Negro, que após a demissão de Jorginho foi comandado pelo interino Jaime de Almeida, fez sua partida mais sólida no campeonato.

- Foi difícil, mas a equipe soube trabalhar bem com o fator do um a mais, que hoje no futebol é importante, e fizemos os gols. A partir da expulsão, soubemos controlar a posse se bola, rodar de um lado para o outro. Estamos com o espírito de Flamengo de novo - avaliou o volante Elias.

Comemoração Flamengo contra o Criciúma  (Foto: Fernando Ribeiro / Agência Estado)Jogadores do Flamengo festejam vitória sobre o Criciúma (Foto: Fernando Ribeiro / Agência Estado)

Com a vitória, o Flamengo subiu a cinco pontos e, ao menos momentaneamente, está fora da zona de rebaixamento do Brasileirão. O Criciúma tem seis. As duas equipes voltarão a jogar pelo campeonato apenas no dia 6 de julho. Os cariocas receberão o Coritiba, e os catarinenses visitarão o Atlético-MG.

- Acho que o torcedor reconhece o esforço do time. É um jogo atípico. Vamos dar continuidade e buscar o pontos perdidos após o descanso - comentou o meia Daniel Carvalho, do Tigre.

Expulsão muda o jogo

As duas equipes ainda tentavam decifrar as oportunidades que o jogo oferecia lá pelos 15 minutos do primeiro tempo, quando Elias, do Flamengo, e Fabinho, do Criciúma, ficaram nariz com nariz dentro de campo. Até ali, era uma partida equilibrada, pendendo um pouco para o time da casa, que errava menos do que o rival. Mas tudo mudou. Na encarada entre os dois jogadores, Fabinho teve menos cabeça. Foi mais acintoso. Elias, experiente, desabou no chão, como se tivesse levado um tiro. O atacante do Criciúma foi expulso. E o volante do Flamengo sequer recebeu amarelo.O lance mudou o jogo. O Flamengo fechou o primeiro tempo com 59% de posse por causa da vantagem numérica. E teve a vitória parcial facilitada também por isso. Aos poucos, o time visitante foi se instalando no campo de defesa do Tigre. Passou a rondar a área adversária. E chegou ao gol aos 37 minutos. Elias acionou Hernane na área. O Brocador se livrou de Ewerton Páscoa e, caindo, desviou do goleiro Bruno. Na comemoração, o atacante abraçou o volante. Os dois haviam se desentendido depois da derrota para o Náutico, na rodada anterior.

Elias flamengo marlon criciúma brasileirão 2013 (Foto: Fernando Ribeiro / Futura Press)Elias recebe combate no jogo contra o Criciúma (Foto: Fernando Ribeiro / Futura Press)

O setor ofensivo do Flamengo funcionou melhor do que nos últimos jogos. Gabriel e Carlos Eduardo se movimentaram bem. Léo Moura foi assíduo na frente. O segundo gol poderia ter nascido já nos minutos finais do primeiro tempo, mas Bruno evitou nos chutes de Paulinho e João Paulo. Giancarlo, pelo outro lado, também fez Felipe trabalhar em pancada cruzada.

Vitória e gol olímpico

Daniel Carvalho no lugar de Giancarlo foi a aposta de Vadão para tornar o Criciúma mais presente no campo ofensivo no segundo tempo. Em vão. Logo com sete minutos, o Flamengo estragou os planos catarinenses. Em boa trama coletiva, a bola chegou até Léo Moura, que mandou o cruzamento. Bruno soltou para dentro da área. Gabriel, oportunista, mandou para o gol: 2 a 0.

O Criciúma tentou reagir. Mas era evidente: a missão beirava o impossível. E até sorte faltou. Com 16 minutos, Daniel Carvalho chegou um centímetro de chuteira atrasado. Quase fez o gol. Foi a chance mais viva do Tigre, bem domado pelo Flamengo.

E o time carioca ainda encontrou mais um gol, novamente com Gabriel. Ele bateu escanteio por baixo, com muito efeito. A bola fez uma curva impressionante. E enganou Bruno. O goleiro cortou no momento em que a bola cruzava a linha - difícil saber se toda ela entrou. A arbitragem titubeou, mas acabou dando o gol. Foi o golpe final sobre o Tigre.



FONTE: