sábado, 8 de junho de 2013

brasileirão série b - Velho carrasco aparece no fim, e Sport bate o Palmeiras sob dilúvio

Nunes, conhecido por sempre marcar contra o Verdão, faz aos 47 da etapa final e dá ao Leão a vitória no encharcado gramado da Ilha do Retiro

 A

 CRÔNICA

por Rodrigo Faber

Vinte e dois jogadores, um árbitro, dois auxiliares... E a chuva. A tempestade que castigou o gramado da Ilha do Retiro era a protagonista do jogo entre Sport e Palmeiras, e tudo levava a crer que o placar terminaria inalterado. Até que apareceu Nunes. Aos 47 minutos do segundo tempo, o atacante aproveitou um escanteio (muito contestado pelos palmeirenses) e marcou o gol da vitória do Leão.

Nunes é um velho conhecido da torcida do Palmeiras. Carrasco do time alviverde desde a época em que defendia as categorias de base do Santo André, o atacante ficou conhecido por provocar os palmeirenses na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2003. Na ocasião, o Ramalhão ficou com o título, e Nunes comemorou um dos gols imitando o porco, em frente ao setor destinado aos alviverdes, fato que gerou revolta e grande confusão na arquibancada do Pacaembu. Desde então, marcou diversas vezes contra o Palmeiras - principalmente por Santo André e Bragantino. Daí a comemoração no estilo "o que eu posso fazer?", logo após o gol pelo Leão pernambucano na Ilha do Retiro.

Com a vitória, o Sport chega à terceira colocação e passa o próprio Palmeiras (quarto) na tabela da Série B do Brasileiro. Os dois times têm nove pontos, mas o Leão leva vantagem nos critérios de desempate. Outras duas equipes (Figueirense e América-MG) também têm nove e vêm logo a seguir. Chapecoense (13 pontos) e Joinville (12) lideram com folga.

Substituído no intervalo, Leandro, um dos principais jogadores do esquema tático de Gilson Kleina, recebeu o terceiro cartão amarelo e será desfalque contra o América-RN, terça-feira, às 21h50 (de Brasília), em Natal. No mesmo dia, o Sport recebe o Bragantino, às 19h70, mais uma vez na Ilha do Retiro.

sport x palmeiras (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)Sport e Palmeiras jogaram sob forte chuva no Recife  (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)

Pouco futebol

A chuva que caiu sobre o Recife na noite de sexta-feira e também horas antes do jogo castigou o campo da Ilha do Retiro. Quando a tempestade voltou a dar as caras, depois de pouco tempo de partida, os jogadores sentiram. E a qualidade do futebol apresentado também.

As melhores chances nos minutos iniciais foram do Sport. Embalados por sua torcida (21.726 pessoas foram ao estádio e fizeram uma bonita festa), os donos da casa protagonizaram as oportunidades mais claras de gol. Logo no segundo minuto, Felipe Azevedo recebeu cara a cara com Bruno, completamente livre de marcação – falha do lateral Juninho –, mas chutou por cima do travessão.

sport x palmeiras (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)Gramado encharcado atrapalhou Sport e Palmeiras
(Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)

O Sport anulou as duas laterais do Palmeiras. Pela esquerda, Marcelo Cordeiro se mostrava um dos melhores em campo, fazendo a transição entre defesa e ataque com agilidade. Pela direita, o palmeirense Juninho deixava brecha para que o Sport criasse jogadas e tocasse a bola. Porém, as poças d’água quebraram o ritmo. tanto dos donos da casa como dos visitantes. Não havia como conduzir a bola.

Atrapalhado no ataque, o Verdão esbarrava nos erros de Vinícius e Caio. Nas poucas vezes em que receberam a bola, os atacantes alviverdes não conseguiram dominar. A eficiência ofensiva apresentada na outra vez em que jogou como visitante – quando marcou três gols em 45 minutos, contra o ASA, em Arapiraca, – não se repetiu.


Sob gritos de Marcelo Martelotte, que não se importou com a forte chuva e permaneceu à beira do gramado tentando corrigir os erros do Sport, o time pernambucano insistiu, e só não abriu o placar porque parou primeiro em Márcio Araújo – que salvou cabeçada de Tobi em cima da linha – e Bruno, que defendeu bom chute de Marcos Aurélio. Gramado igualmente ruim para os dois, placar igualmente inalterado.

Sport pressiona e marca no final

O primeiro ato do árbitro Wagner Reway ao voltar para o segundo tempo foi conversar com seus auxiliares e com o delegado da partida para decidir se havia condições para mais 45 minutos de futebol. A chuva deu uma trégua, mas as poças permaneceram grandes. Com o aval concedido, Palmeiras e Sport retornaram em busca de um lance para definir a partida.

Cauteloso e aparentemente satisfeito com um ponto no Recife, o técnico Gilson Kleina sacou o atacante Leandro - que havia recebido o cartão amarelo, o terceiro na competição – e escalou o Verdão com três zagueiros: o substituto André Luiz, ao lado de Maurício Ramos e Henrique. Sem mudanças, os pernambucanos partiram para cima. Era tudo ou nada.

O problema era passar pela água. E nos poucos bons contra-ataques criados pelo Palmeiras, Tobi e Gabriel Santos rasgaram para a lateral sem pensar duas vezes. Resguardado, o Verdão ainda trocou Vinícius por Serginho, deixando Caio sozinho e isolado à frente da linha de meio-campo.

Na chegada da delegação palmeirense ao Recife, o goleiro Bruno disse que o Palmeiras buscaria os três pontos a todo custo na Ilha do Retiro. Somente em teoria. Na prática, o Sport foi quem buscou mais a vitória, mesmo em condições tão adversas. Acabou sendo premiado no fim. Num escanteio - muito contestado pelos palmeirenses -, a bola sobrou para Nunes, que, aos 47 minutos do segundo tempo, deu a vitória ao Leão.


FONTE:

Neymarzete tenta invadir treino em que Felipão confirma os titulares

Seguranças têm dificuldade para conter adolescente na Arena do Grêmio. Técnico faz apenas uma mudança em relação ao Maracanã: Marcelo

Por Cíntia Barlem, Marcelo Baltar e Márcio Iannacca Porto Alegre


A Seleção terá apenas uma mudança contra a França, em relação à equipe que empatou em 2 a 2 com a Inglaterra no Maracanã: o lateral-esquerdo Marcelo substituirá Filipe Luis na Arena do Grêmio, domingo, em Porto Alegre. O técnico Luiz Felipe Scolari confirmou a equipe durante o treino deste sábado, que foi marcado pela tentativa de invasão por uma fã de Neymar.

treino Brasil, Arena Grêmio (Foto: Jefferson Bernades / Vipcomm)David Luiz conversa com Neymar antes do início do treino  (Foto:Jefferson Bernades /Vipcomm)

Felipão iniciou o treino na Arena do Grêmio ensaiando jogadas com Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo, Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar, Hulk, Neymar e Fred. Na coletiva após a atividade, o técnico confirmou a escalação:


- O Marcelo vai jogar. Isso está correto dentro do que vocês (jornalistas) informaram - disse Felipão depois da atividade.

Logo no início do treino, uma cena chamou a atenção. Uma adolescente conseguiu entrar pelo acesso da imprensa e tentou invadir o campo. Desesperada e aos gritos de Neymar, ela chorava copiosamente, em busca de um contato com um ídolo. Foram necessários quatro seguranças para conter a jovem.

O zagueiro Thiago Silva, que não treinou na última quinta-feira por "cansaço muscular", começou o como titular da Seleção, mas acabou a atividade trabalhando entre os reservas. Nos minutos finais, o auxiliar Flávio Murtosa observava uma "roda de bobos" dos titulares, com a presença de Réver. Do outro, Felipão fazia um trabalho tático com os reservas, que contavam com Thiago Silva.

Felipão deixou claro ainda que Paulinho é o titular como volante, mas que Hernanes ainda pode roubar a vaga para a Copa das Confederações.

- Não estudo colocar os dois juntos na partida de amanhã (domingo). No decorrer do jogo, eu posso fazer substituições, mudando um ou outro. Se tiver condições, eles já sabem que eu pretendo fazer um teste para colocar um determinado sistema para saber se posso fazer assim contra o Japão. Em princípio, o Hernanes disputa uma posição com o Paulinho.

A seleção brasileira enfrenta a França neste domingo, às 16h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, e a TV Globo transmite ao vivo.

Torcedora tenta invadir treino da Seleção (Foto: Cintia Barlem)Torcedora tenta invadir o treino da Seleção na Arena do Grêmio (Foto: Cintia Barlem)

FONTE?

Sob chuva, Vettel crava a pole no Canadá. Massa bate e larga em 16º

Em treino com pista molhada, alemão conquista terceira pole na temporada. Surpresa da atividade é finlandês Valtteri Bottas, da Williams, que larga em 3º

Por GLOBOESPORTE.COM Montreal, Canadá



Na traiçoeira pista molhada do Circuito Gilles Villeneuve, Sebastian Vettel mostrou senso de oportunidade e precisão cirúrgica no treino classificatório deste sábado para anotar o tempo de 1m25s425 no início do Q3 e cravar a pole position para o GP do Canadá deste domingo, válido pela sétima etapa da temporada. O alemão da RBR quebrou a sequência de quatro provas com carros da Mercedes largando na frente, três delas com Nico Rosberg e outra com Lewis Hamilton. E por falar no britânico, o campeão mundial de 2008 foi o único que chegou a ameaçar a pole do tricampeão. Nos instantes finais, vinha com o melhor tempo no somatório dos dois primeiros setores, mas acabou se empolgando. Errou a chicane final e fechou a atividade em segundo graças ao tempo que havia anotado anteriormente, deixando a pole no colo de Vettel. Este é o quarto ano seguido que o alemão largará na frente em Montreal. Apesar do bom retrospecto em qualificações, o piloto ainda busca uma vitória inédita no circuito.


A surpresa do dia ficou por conta do finlandês Valtteri Bottas, da Williams. O jovem piloto, que nunca havia corrido na pista antes dessa semana, se destacou nas três partes da atividade, passou pela primeira vez ao Q3 e conquistou uma impressionante terceira posição, enquanto seu parceiro de time, Pastor Maldonado foi apenas o 13º.


Massa bate e fica fora no Q2

Quem novamente não teve um bom dia foi Felipe Massa. O piloto se complicou com o aumento da chuva durante o Q2 e precisou forçar o ritmo para tentar um lugar entre os dez primeiros que disputariam a pole. Em uma das tentativas, acabou perdendo o controle da Ferrari e bateu na curva 3 (veja no vídeo). Irritado com a nova batida após um fim de semana acidentado em Monte Carlo, Massa descontou a raiva no volante. Sem poder continuar na atividade, o brasileiro precisará largar da 16º posição. Seu companheiro de equipe Fernando Alonso também não estava nos melhores dias e ficou com o sexto lugar no grid. Pole nas últimas três etapas, Rosberg largará em quarto, logo à frente de Mark Webber (RBR). Jean-Eric Vergne (STR), Adrian Sutil (Force India), Kimi Raikkonen (Lotus) e Daniel Ricciardo (STR)  completam o top 10.

Valtteri, Vettel e Hamilton, Formula 1 Canada (Foto: Agência AP)Sebastian Vettel, entre a surpresa Valtteri Bottas e o britânico Lewis Hamilton (Foto: Agência AP)

Header_Q1 Fórmula 1 (Foto: Infografia / Globoesporte.com)

Intermitente durante todo o fim de semana, a chuva voltou a cair no início do treino e fez com que os pilotos, que haviam entrado com pneus de pista seca, tivessem que voltar para os boxes para trocá-los pelos intermediários. O asfalto traiçoeiro provocou diversas saídas de pista, com direito a escapadas de Alonso, Hamilton e Raikkonen, além de uma perigosa rodada de Rosberg bem diante de Massa. Nada que atrapalhasse os pilotos de avançar com tranquilidade ao Q2. O mais rápido desta primeira parte foi Vettel (1m22s318), com destaque para Bottas, o quarto.

Paul di Resta, que vinha andando bem durante a semana e foi o mais rápido no primeiro treino de sexta, acabou decepcionando e sendo eliminado logo de cara. Justamente no fim de semana que marca o GP de número 100 da história da Force India. Outro que caiu fora foi Romain Grosjean. O francês da Lotus fez apenas o 19º e largará em último por trazer uma punição de dez posições no grid de largada, em razão da batida com Daniel Ricciardo (STR) no GP de Mônaco. Também ficaram pelo caminho: Charles Pic, Jules Bianchi, Max Chilton e Giego van der Garde.

Header_Q2 Fórmula 1 (Foto: Infografia / Globoesporte.com)

A chuva começou a apertar no Q2 e os pilotos, mesmo com pneus intermediários, começaram a ter dificuldades de se manter no traçado. Felipe Massa passou reto na curva 3 e precisou dar ré para voltar para a pista. Hamilton e Sutil escaparam no mesmo ponto do brasileiro. Alonso e Vettel cortaram a chicane final. Sem conseguir fazer um tempo que o colocasse entre os dez classificados para a superpole, Massa seguia forçando, enquanto a chuva piorava cada vez mais. O esforço não deu certo. Faltando dois minutos para o fim do Q2, o brasileiro perdeu o controle da Ferrari na curva 3 - a mesma que havia passado reto pouco antes - e acertou, de lado, a barreira de pneus. O treino ficou interrompido com bandeira vermelha por seis minutos.


No recomeço da sessão, o pouco tempo que restava para abrir a volta provocou um engarrafamento nos boxes. Eram os pilotos correndo contra o tempo para garantir um lugar na superpole. Button, um dos que não figuravam entre os dez primeiros, vacilou e não conseguiu cruzar a linha de chegada antes do cronômetro zerar, sendo eliminado. Além de Button e Massa, também saíram: Nico Hulkenberg, Sergio Pérez, Pastor Maldonado e Esteban Gutiérrez. O mais rápido do Q2 foi Lewis Hamilton (1m27s649). O finlandês Bottas repetiu o bom desempenho do Q1 e passou pela primeira vez na carreira para o Q3. Além deles, avançaram: Webber, Vettel, Rosberg, Vergne, Raikkonen, Alonso, Sutil e Ricciardo.

Header_Q3 (Foto: Infoesporte)

Os pilotos seguiram com pneus intermediários no Q3. O primeiro a marcar tempo foi Vettel, com 1m25s425, acompanhado de perto por Hamilton, que marcou 1m25s512 e por Bottas, 1m25s897. As condições climáticas, que haviam melhorado sutilmente, voltaram a piorar e os pilotos tinham dificuldades para se aproximar do tempo anotado pelo tricampeão mundial. Mesmo assim, Hamilton vinha com a melhor parcial no somatório dos dois primeiros setores e dava a pinta que ia desbancar o alemão. Mas o britânico da Mercedes se empolgou, errou o ponto de freada na última curva, passou reto pela chicane e não conseguiu melhorar seu tempo.

Header_grid (Foto: arte esporte)

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR) - 1m25s425
2 - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1m25s512  - a 0s087
3 - Valtteri Bottas (FIN/Williams) - 1m25s897  - a 0s472
4 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m26s008  - a 0s583
5 - Mark Webber (AUS/RBR) - 1m26s208  - a 0s783
6 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m26s504  - a 1s079
7 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - 1m26s543  - a 1s118
8 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1m27s348  - a 1s923
9 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - 1m27s432  - a 2s007
10 - Daniel Ricciardo (AUS/STR) - 1m27s946  - a 2s521


Eliminados no Q2:

11 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) -1m29s435  - a 1s786
12 - Sergio Perez (MEX/McLaren) - 1m29s761  - a 2s112
13 - Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 1m29s917  - a 2s268
14 - Jenson Button (ING/McLaren) - 1m30s068  - a 2s419
15 - Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) - 1m30s315  - a 2s666
16 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m30s354  - a 2s705


Eliminados no Q1:

17 - Paul di Resta (ESC/Force India) - 1m24s908  - a 2s590
18 - Charles Pic (FRA/Caterham) - 1m25s626  - a 3s308
19 - Jules Bianchi (FRA/Marussia) - 1m26s508  - a 4s190
20 - Max Chilton (ING/Marussia) - 1m27s062  - a 4s744
21 - Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - 1m27s110  - a 4s792
22 - Romain Grosjean (FRA/Lotus) -  1m25s716  - a 3s398*


* Romain Grosjean fez o 19º tempo, mas possui uma punição de dez posições no grid em razão de um acidente no GP de Mônaco e larga em último.
  •  
Arte circuito Gilles Villeneuve - GP do Canadá  (Foto: Getty Images)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/06/sob-chuva-vettel-crava-pole-no-canada-massa-bate-e-larga-em-16.html

Após estreia vitoriosa, Vissotto vibra com atuação do novato Lucarelli

Oposto elogia a participação do jogador de apenas 21 anos, que saiu de quadra como o maior pontuador do confronto entre Brasil e Polônia

Por GLOBOESPORTE.COM Varsóvia, Polônia



Um dos jogadores mais experientes da seleção brasileira masculina de vôlei, o oposto Leandro Vissotto comemorou muito a vitória por 3 sets a 1 sobre a Polônia, nesta sexta-feira, na abertura da Liga Mundial, em Varsóvia. Um dos motivos da felicidade do jogador do Ural Ufa, da Rússia, foi o fato de os novatos da seleção terem ido bem na estreia, em especial o ponta Lucarelli, de apenas 21 anos, maior pontuador do jogo, com 17 acertos.

- O Lucarelli está de parabéns. É o mais jovem do grupo, estreou como titular e foi muito bem. Começou um pouco nervoso, mas depois se soltou e nos ajudou muito nessa vitória - destacou Vissotto.

O jogador ressaltou ainda a importância de estrear vencendo na competição. Maior vencedor da Liga Mundial com nove títulos - seguido pela Itália, com oito -, o Brasil não conquista o torneio desde 2010.

Lucarelli Brasil Polônia Liga Mundial de vôlei (Foto: Divulgação/FIVB)Lucarelli (à esquerda) superou o nervosismo da estreia com uma boa atuação (Foto: Divulgação/FIVB)

- Estrear com uma vitória como essa é muito bom, principalmente sobre um adversário forte, que vem participando de competições importantes já há um bom tempo e que é o atual campeão da Liga Mundial. O time todo está de parabéns. Eu esperava mesmo ver essa equipe confiante, depois dos bons treinamentos que fizemos - disse o oposto.

Brasil e Polônia voltam a se enfrentar neste domingo, às 15h (de Brasília), na cidade de Lodz. O SporTV transmite ao vivo e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real. A fase decisiva acontece entre os dias 17 e 21 de julho, em Mar Del Plata, na Argentina.

CORREÇÃO: diferentemente do publicado inicialmente, Lucarelli tem 21 anos e não 20. O equívoco foi publicado às 08h15m e corrigido às 12h36m.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/06/apos-estreia-vitoriosa-vissotto-vibra-com-atuacao-do-novato-lucarelli.html

Garay comanda virada sobre Japão, e Brasil vence a segunda em Alassio

Seleção feminina, invicta em torneios oficiais neste ano, conta com 33  pontos da ex-jogadora do Osasco; neste domingo, equipe encara a Itália

Por GLOBOESPORTE.COM Alassio, Itália


O objetivo era pôr fim à invencibilidade do Brasil na temporada. O máximo que o Japão conseguiu foi roubar um set. O primeiro que a seleção, que já faturou o título do Torneio de Montreux, cedeu a um adversário num torneio oficial em 2013. Neste sábado, com grande atuação de Fernanda Garay, que anotou 33 pontos, a equipe bicampeã olímpica venceu, de virada, o seu segundo compromisso no Torneio de Alassio, na Itália: 3 sets a 1, parciais de 23/25, 25/20, 25/17 e 25/18.

Depois de enfrentar turcas e japonesas, o último jogo na competição será contra as donas da casa, neste domingo, às 13h30m.

Fernanda Garay recebe o prêmio de melhor do jogo , TORNEIO DE ALASSIO (Foto: Leonardo Moraes / CBV)Fernanda Garay recebe o prêmio de melhor em quadra contra o Japão (Foto: Leonardo Moraes / CBV)

O jogo

As japonesas não demoraram para abrir 4/0. Diante da apatia de suas comandadas, o técnico José Roberto Guimarães pediu tempo. Após a chamada, veio o primeiro ponto com Fernanda Garay. Era a ela que Dani Lins recorria com frequência na tentativa de uma aproximação no placar. Mas as adversárias estavam mais equilibradas, erravam menos e conseguiam manter uma boa vantagem (19/14). Fabíola e Tandara deixaram o banco e foram para o jogo. Com elas em quadra, o Brasil reagiu (19/18). Na reta final do primeiro set, o Japão sentiu a pressão e teve dificuldade para atingir o 25º ponto. A seleção estava de volta aos trilhos, mas não levou a parcial: 25/23.

Com Dani Lins bem na distribuição das jogadas e o bloqueio mais atento, o Brasil tomou o comando (21/15). Fê Garay continuava dando trabalho, e as japonesas já não tinham a facilidade de antes. Já não tinham mais também a vantagem no confronto. Tudo igual: 25/20.

O set seguinte começou com três pontos seguidos de Monique. Apesar deles, as adversárias tiveram calma para equilibrar novamente as ações (12/12).  O Brasil tinha Fê Garay para desequilibrar. A essa altura, o Japão já falhava mais e via o time de Zé Roberto se distanciar ainda (21/15).  Não havia muito o que fazer. A parcial já era das brasileiras: 25/17.

Após a virada, Fujita e suas companheiras precisavam reagir para forçar o tie-break. Começaram bem, mas não mantiveram o ritmo forte. A seleção, sim, sobrava. Com um jogo consistente, abriu 17/8. Após um ataque para fora das rivais, comemorou mais um triunfo na temporada: 25/18.

O Brasil jogou com Dani Lins, Monique, Fernanda Garay, Priscila Daroit, Adenízia e Juciely. Líbero – Camila Brait. Entraram: Michelle, Fabíola, Suelen e Tandara.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/06/de-virada-brasil-bate-o-japao-no-torneio-de-alassio-e-segue-invicto.html

Sharapova se esforça, mas Serena vence e leva o bi em Roland Garros

Americana volta a ser campeã do torneio após 2002 ao derrotar pela 13ª  vez seguida a rival, que muda estratégia, força golpes, mas sucumbe

Por GLOBOESPORTE.COM Paris


serena williams campeã roland garros tenis final (Foto: AFP)Serena ergue pela segunda vez na carreira o
troféu de campeã de Roland Garros (Foto: AFP)

Defendendo o título de Roland Garros na final deste sábado, contra Serena Williams, Maria Sharapova prometeu e cumpriu. Mudou a forma de jogar contra a adversária, principalmente quando tinha o serviço em mãos. Sem medo de arriscar na troca de bolas, a russa atuou com mais potência nos saques, numa tentativa de brecar os fortes retornos da número 1 do mundo. Mas não teve jeito. Mesmo diante de uma Sharapova que deu mais trabalho do que na maioria dos encontros anteriores, a americana se portou bem diante da estratégia da rival e conquistou o Grand Slam francês pela segunda vez na carreira. A líder do ranking venceu o duelo por 2 sets a 0, com a dupla parcial de 6/4.

Quem fez as honras de entregar o troféu para Serena foi a ex-tenista Arantxa Sanchez, tricampeã em Paris.

- Foi muito difícil vencer Sharapova, eu estava nervosa, mas queria muito ganhar. É incrível vencer novamente o torneio depois de tantos anos. É muito difícil falar agora, estou muito emocionada. Vou voltar no próximo ano, adoro Paris, me sinto até uma parisiense - celebrou a americana.

Serena se redimiu com estilo da campanha mais recente em Paris. Em 2012, ela fora derrotada logo na primeira rodada pela francesa Virginie Razzano, 111ª do ranking mundial na época. Em uma decisão entre tenistas top 2 neste ano, o que não acontecia em Grand Slams desde o Aberto da Austrália de 2004, a americana voltou a levantar o troféu de campeã de Roland Garros, após a conquista de 2002.

Com o triunfo, a número 1 ampliou a maior invencibilidade da carreira, agora com 31 jogos sem saber o gosto da derrota. Ela alcançou também o 16º sexto título de Grand Slam.

Em grande momento na temporada, Serena segue sem perder para Sharapova há quase nove anos (13 partidas consecutivas). A última vitória da russa foi em outubro de 2004, no WTA Championship. Contando a final de Roland Garros, a americana tem 14 vitórias sobre a rival, contra apenas duas da russa, no circuito profissional.

- Foi um grande torneio, mas a Serena merece ser a campeã que ela é. Fui melhor no ano passado... Essa quadra me traz boas lembranças, e estar de volta a este lugar é emocionante. Gostei muito de conquistar o título no ano passado e vou buscar repetir o feito em 2014 - prometeu Sharapova.

serena williams campeã roland garros tenis final (Foto: Reuters)Serena comemora intensamente o título de Roland Garros após 11 anos (Foto: Reuters)
Show de quebras no primeiro set

Sharapova prometera mudar o estilo de jogo para tentar superar Serena e demonstrou isso já aplicando mais potência no saque para forçar devoluções erradas da adversária. Arriscando mais, a russa acabou precisando bastante do segundo serviço. A estratégia, porém, nãu deu tão certo.

Maria Sharapova final roland garros tênis (Foto: EFE)Sharapova buscou sacar mais forte para superar
a número 1 do mundo na decisão (Foto: EFE)

De cara, a número 2 do mundo se safou de triplo break point contra para depois lutar e confirmar o serviço no primeiro game de jogo. Ela deu o troco na sequência, alcançou o duplo break point no game seguinte e quebrou com uma cruzada de backhand da rival para fora. Então veio o primeiro revés. A russa teve a quebra devolvida, com direito a break point concedido após ela isolar a bola, atacando com o aro da raquete. No quinto game, Sharapova novamente se viu na pressão do 0-40. Dessa vez ela só conseguiu salvar dois break points e acabou tomando a virada com uma bola para fora.

Se Serena tinha 25% de aproveitamento nas chances de quebra até então, Sharapova aproveitara a única que tivera na partida. Com o 4/3 contra, ela contou com erros não forçados da americana para manter o 100% na estatística e igualar a parcial. Porém, a russa entrou em novo momento de instabilidade, teve pela terceira vez o serviço quebrado e, em seguida, perdeu o set, com a número 1 acelerando o último ponto na paralela.

Serena segura quebra de vantagem e leva o título

O começo do segundo set teve praticamente o mesmo roteiro que o anterior. Sharapova foi esperta em alguns momentos, como quando soltou um slice para quebrar o ritmo de pancadas de um rali e pontuar, mas continuava a pecar nos erros não forçados em pontos decisivos. Apesar da pressão de ter que lidar com cinco break points contra somente no primeiro game, a russa se sobressaiu e confirmou o serviço. A diferença entre o primeiro e o segundo sets é que foi Serena quem conquistou a quebra primeiro. No game seguinte de saque, Sharapova lutou bastante, fez a rival se mexer em quadra, mas, com dois erros não forçados, tomou a quebra.

A americana encontrou o ponto de equilíbrio para se defender, contra-atacar e segurou a vantagem até chegar ao 5/3. Sharapova manteve-se viva ao confirmar o serviço no nono game. Sacando para o jogo, a número 1 do mundo contou até com a sorte num winner de bate-pronto que lhe deu o duplo match-point. Com um ace de 198 km/h, ela se tornou bicampeã de Roland Garros.

FONTE
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/06/sharapova-se-esforca-mas-serena-vence-e-leva-o-bi-em-roland-garros.html

GUIA DA RODADA #5: uma breve despedida do Campeonato Brasileiro

Fim de semana inicia última série de jogos do Brasileirão antes da parada para a Copa das Confederações

Por Alexandre Alliatti Rio de Janeiro


Treinadores terão um mês para arrumar seus times. Ou para arruiná-los. Dirigentes poderão reforçar suas equipes. Ou destruí-las. Torcedores trocarão provocações diante de uma tabela que ficará estática. A rodada deste fim de semana, com complemento na quarta-feira, encerrará uma espécie de pré-Brasileirão, esse período anterior à parada de um mês para a disputa da Copa das Confederações. Até agora, não há avisos definitivos de quem é quem na disputa - e era previsível que fosse assim. Mas um punhado de bons jogos e o tradicional equilíbrio já dão a certeza de que o campeonato deixará saudade até ser retomado em julho.

Há um líder. Um grande líder. O Coritiba, com a vitória de 2 a 1 sobre o Fluminense nesta quinta-feira, foi a oito pontos. Está acima de um bloco de seis clubes com um ponto a menos. A nova sequência de jogos servirá para determinar se o Coxa seguirá na ponta nesse tempo todo de folga. E também para apontar quem terá que lidar com a assombração da zona de rebaixamento.

O sábado terá cinco partidas. No domingo, ocorrerão outras três. Mas atenção: uma deles, Atlético-MG x Grêmio, está intrometida no fim de semana. O jogo é atrasado da segunda rodada. Na quarta-feira, serão mais três confrontos, e aí o campeonato estará definitivamente estacionado: Santos x Atlético-MG, Grêmio x São Paulo e Portuguesa x Fluminense. O último é mais um da segunda rodada a ser recuperado agora.


CRICIÚMA X FLAMENGO
Guia da Rodada - Criciúma x Flamengo (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 16H20M - HERIBERTO HÜLSE

Tudo nessa vida é uma questão de ponto de vista. O sujeito pode dizer que o Flamengo não disputou um jogo sequer em casa neste Brasileirão. Verdade. Mas outro pode argumentar que também não disputou uma partida sequer como visitante, dada a predominância de sua torcida nos estádios onde atuou país afora nas primeiras quatro rodadas. Outra verdade. Mas o fato sem poréns é que desta vez o time rubro-negro, um itinerante no campeonato, jogará fora de casa. E muito fora de casa. Porque enfrentar o Criciúma no Heriberto Hülse jamais vai ter aquele conforto do lar, doce lar. Que Bahia e Santos o digam. Ambos caíram na arapuca do Tigre. Ambos perderam por 3 a 1. Em crise, sem técnico depois da demissão de Jorginho, o Flamengo tenta ser o primeiro a roubar pontos lá neste Brasileirão 2013. É necessário, já que os cariocas não demoraram a entrar na zona de rebaixamento, com apenas dois pontos.
Cartola FC: A defesa do Santos não deu espaço para finalizações do atacante Lins (C$ 20), que ainda assim participou dos três gols, puxando contra-ataque e sofrendo pênalti e a falta cobrada. O Criciúma fez rodízio de conclusões em gol. Em casa, o zagueiro Matheus Ferraz (C$ 9,25) é opção para reforçar o ataque. No Fla, Hernane (C$ 12,26) é referência, e Gabriel (C$ 8,57) ajuda o ataque, mas tem problemas com impedimentos, no que o Criciúma é bom.
Na TV: TV Globo (para RJ, MG, ES, SC - menos Criciúma -, BA, CE, RN, AL, PB, MA, SE, PI e regiões Norte e Centro-Oeste), com Rogério Corrêa, Júnior e Renato Marsiglia, e Premiere FC, com André Lino e Paulinho Criciúma.
Arbitragem: Jaílson Macedo Freitas (BA), com Ivan Carlos Bohn (PR) e Adson Márcio Lopes Leal (BA).
Você sabia que... o Flamengo jamais venceu o Criciúma no Heriberto Hülse pelo Brasileirão? Foram quatro jogos, com duas vitórias do Tigre e dois empates.


CRUZEIRO X INTER
Guia da Rodada - Cruzeiro x Internacional (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 16H20M - ARENA DO JACARÉ

O fim de semana tem dois jogos entre mineiros e gaúchos, e eles tendem a ser os melhores duelos desta fornada de partidas pré-Copa das Confederações. Cruzeiro x Inter serve para ver se a Raposa confirma o bom futebol apresentado no começo do campeonato e para testar se o Colorado é capaz de render aquilo que pode - mas que não tem alcançado. O desempenho celeste é dos mais animadores até agora. Mesmo na derrota para o Botafogo, a atuação foi boa - perdeu com dois gols oriundos de erros individuais. A vitória contra o Corinthians na última rodada serviu para evitar que o trabalho saísse dos eixos. É bom o momento de Dagoberto, ex-jogador justamente do Inter, que vive onda de questionamentos após a derrota para o Bahia e o empate com a Portuguesa. Mais uma vez, a equipe vermelha não terá Leandro Damião e Diego Forlán, a serviço das seleções de Brasil e Uruguai, respectivamente. O Cruzeiro segue sem Borges e também não terá Ceará.

Cartola FC: Luz vermelha! O goleiro Fábio (C$ 21,18) é dos que mais defesas difíceis (dez) já fez, e o Inter é a equipe que mais finaliza. Os desvalorizados Rafael Moura (C$ 9,49) e D´Alessandro (C$ 16,64) finalizam muito quando visitantes. O Cruzeiro é o time que mais finalizações certas fez, e Diego Souza (C$ 13,88) arrisca e está com bom preço.
Na TV: TV Globo (para RS, PR e Criciúma-SC), com Gustavo Manhago e Maurício Saraiva, e Premiere FC, com Jaime Júnior e Bob Faria.
Arbitragem: Guilherme Ceretta de Lima (SP), com Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Herman Brumel Vani (SP).
Você sabia que... o Inter não vence o Cruzeiro em Minas Gerais pelo Brasileirão há 26 anos? Desde as semifinais do campeonato 1987, por 1 a 0, com gol de Amarildo.


VASCO X BAHIA
Guia da Rodada - Vasco x Bahia (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 18H30M - RAULINO DE OLIVEIRA

Não há dor que nunca acabe. O Brasileirão prometia um longo inverno aos torcedores de Vasco e Bahia, tão sofridos, tão desacreditados. Pois veio o campeonato, e os primeiros sinais, especialmente do lado baiano, indicam que a tempestade não é tão forte assim. O Tricolor faz bonita campanha. São duas vitórias seguidas, ambas expressivas, ambas longe de casa, sobre dois clubes que foram campeões estaduais sem sequer precisar disputar a final - Inter e Botafogo. O atacante Fernandão e o técnico Cristóvão Borges são os comandantes da reação de um time que parecia fadado ao rebaixamento. No Vasco, segue uma irregularidade perigosa, mas ao menos o time tem vencido em casa. São seis pontos em 12 disputados - o Bahia tem um a mais. Por tudo isso, o jogo deste sábado é dos mais interessantes da rodada. O vencedor terá um mês de paz pela frente - até o retorno do campeonato.
Cartola FC: Bahia é a equipe que mais faltas faz e mais cartões recebe, ainda assim, é a segunda que mais finalizações sofreu. Alisson (C$ 10,79) é uma boa opção, assim como Dakson (C$ 7,92), mas quem vai ser escalado?
Na TV: SporTV (menos para o RJ), com Luiz Carlos Jr. e Edinho.
Arbitragem: Marcelo Aparecido de Souza (SP), com Guilherme Dias Camilo (MG) e Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP).
Você sabia que... o último encontro entre Vasco e Bahia rendeu a demissão de Cristóvão Borges do time carioca? A partida terminou 4 a 0 para o Tricolor, que hoje é treinador justamente por Cristóvão.


CORINTHIANS X PORTUGUESA
Guia da Rodada - Corinthians x Portuguesa (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 18H30M - PACAEMBU

O Corinthians precisa acordar. Com o elenco que tem, com o técnico que tem, com a torcida que tem, o Timão é candidataço ao título. Mas o desempenho não confirma isso. O time paulista entra na quinta rodada com apenas a 13ª colocação no campeonato. Na última rodada, perdeu para o Cruzeiro. Alexandre Pato ainda tenta se consolidar. Vem perdendo gols. Muitos. Mas o jogo deste domingo parece propício para uma reação. A Portuguesa ainda não venceu no campeonato - vale a ressalva de que tem um jogo a menos. Já começa uma luta que tende a ser sua sina na disputa: contra o rebaixamento. Os dois próximos jogos da Lusa (o outro é diante do Fluminense) devem decidir o futuro do técnico Edson Pimenta, que no empate com o Inter, ao ser vaiado por torcedores, os classificou como "idiotas que não gostam de fazer sexo".
Cartola FC: O baratinho Cañete (C$ 6,03) é opção ofensiva. Está difícil entrar na defesa da Portuguesa, e Corrêa (C$ 8,48) tem se destacado como ladrão de bolas. Contra defesas fechadas, um especialista. Emerson (C$ 14,76) vem de desvalorização.
Na TV: Premiere FC, com Jota Jr. e Wagner Vilaron.
Arbitragem: Flávio Rodrigues Guerra (SP), com Rogério Pablos Zanardo (SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP).
Você sabia que... Corinthians e Portuguesa só se enfrentaram quatro vezes neste século pelo Brasileirão? Foram duas vitórias do Timão e dois empates.


PONTE PRETA X BOTAFOGO
Guia da Rodada - Ponte Preta x Botafogo (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 21H - MOISÉS LUCARELLI

O Botafogo já jogou melhor em 2013. A derrota de 2 a 1 para o Bahia na última rodada foi um caso isolado em termos de resultado, mas o desempenho pobre não foi inédito. Na partida anterior, contra o bom time do Cruzeiro, o Alvinegro já tivera atuação no máximo regular. Oswaldo de Oliveira comanda uma equipe capaz de brigar pelo título, mas a perda precoce de pontos é um problema. Por isso, os cariocas precisam vencer a Ponte Preta - e, assim, amenizar parte do prejuízo da rodada anterior. Enfrentarão um adversário necessitado de vitória. A Macaca sofreu um golpe duro com a derrota de 4 a 3 para o Atlético-PR em casa. O fracasso resultou na queda do técnico Guto Ferreira. O alento para a torcida campineira é a boa fase de William, que foi goleador do Campeonato Paulista e já está na artilharia do Brasileirão, com três gols, ao lado de Maxi Biancucchi, do Vitória, Fernandão, do Bahia, e Éderson, do Atlético-PR.
Cartola FC: O Botafogo joga fechado quando visitante, e a Ponte perdeu os dois jogos como mandante. Vitinho (C$ 10,25) está valorizado porque foi quem apareceu na frente quando visitante. Baraka (C$ 10,16) rouba bolas com poucas faltas e ainda auxilia o ataque.
Na TV: Premiere FC, com Osvaldo Luís e Renato Leal.
Arbitragem: Cláudio Francisco Lima e Silva (SE), com Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Lorival Cândido das Flores (RN).
Você sabia que... faz 12 anos que a Ponte Preta não vence o Botafogo em Campinas pelo Brasileirão? Porém, são apenas quatro jogos no período, com duas vitórias cariocas e dois empates.


FLUMINENSE X GOIÁS
Guia da Rodada - Fluminense x Goiás (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - MOACYRZÃO

Perder para o Coritiba não foi o fim do mundo para o Fluminense. Muitos outros perderão.  Campeão em dois dos últimos três anos, o Tricolor esteve em vias de ser um dos líderes do campeonato, mas o golaço de Alex no final da partida azedou tudo. Apesar disso, o time de Abel Braga vem mostrando maturidade para jogar mesmo sem alguns de seus principais jogadores, a serviço da Seleção. Agora, tentará recuperar o ritmo da soma de pontos contra o Goiás, que respira ares mais limpos depois da vitória de 1 a 0 sobre o São Paulo fora de casa - que amenizou a má largada na competição. Destaque para o goleiro Renan, novo titular do time esmeraldino e um dos melhores em campo no Morumbi.
Cartola FC: Goiás é a segunda equipe que mais sofreu finalizações certas, e o Fluminense precisa de poucas para fazer gol. Dos sete gols sofridos pelo Goiás, cinco foram em jogadas aéreas, campo fértil para o zagueiro-artilheiro Digão (C$ 9,48).
Na TV: Premiere FC, com Júlio Oliveira e André Loffredo.
Arbitragem: Alício Pena Júnior (MG), com Fabiano da Silva Ramires (ES) e Celso Luiz da Silva (MG).
Você sabia que... existe enorme equilíbrio nos duelos entre as duas equipes pelo Brasileiro? Ocorreram 40 jogos, com 14 vitórias para cada lado e 12 empates.


VITÓRIA X ATLÉTICO-PR
Guia da Rodada - Vitória x Atlético-PR (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - JOIA DA PRINCESA

A força ofensiva das duas equipes cria a tendência de jogo com alto número de gols. A derrota para o Grêmio na quarta-feira não deve abalar o Vitória. É promissor o Brasileirão para o time baiano. A equipe de Caio Júnior é particularmente forte no ataque, e o provável retorno de Renato Cajá e Maxi Biancucchi é ótima notícia. Os atletas, porém, precisarão se habituar ao estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, depois de fazer quatro pontos em dois jogos em Salvador. Já o Atlético-PR tenta aproveitar o embalo da vitória de 4 a 3 sobre a Ponte Preta fora de casa, depois de largada ruim no Brasileirão. Destaque também para o ataque, o melhor do campeonato, ao lado do Cruzeiro, com nove gols.
Cartola FC: Defesa do Atlético-PR é a mais vazada do Brasileiro, mais uma chance para o atacante Maxi Biancucchi (C$ 16,91), que sofreu cinco faltas contra o Vasco. Risco são os impedimentos, no que a defesa do Atlético-PR é a quarta melhor do campeonato, e Biancucchi, desatento.
Na TV: Premiere FC, com Pedro Canísio e Darino Sena.
Arbitragem: Anderson Daronco (RS), com Thiago Gomes Brigido (CE) e José Eduardo Calza (RS).
Você sabia que... os visitantes se deram melhor nos últimos jogos entre as duas equipes? No ano passado, pela Série B, o Vitória fez 1 a 0 em Paranaguá, e o Atlético-PR ganhou por 2 a 0 no Barradão.


CORITIBA X NÁUTICO
Guia da Rodada - Coritiba x Náutico (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - COUTO PEREIRA

O time líder e a torcida líder voltam a se encontrar na casa deles, a casa dos líderes. O torcedor do Coritiba não vai cansar de repetir: líder, líder, líder. Claro que é cedo, claro que falta muito, mas é forte o começo de Brasileirão do Coxa. O Alviverde se apresenta como uma equipe bem formada, organizada, e que tem Alex como diferencial. Ele deu passe que só os craques sabem dar para o gol de Robinho, o primeiro contra o Flu. E depois marcou um golaço de fora da área. Mas o time paranaense não deve ter vida fácil no domingo. O Náutico se animou com a vitória de 1 a 0 sobre o Flamengo em Florianópolis, a primeira em um Brasileirão que parecia condenar o Timbu à batalha contra o rebaixamento. Olho em Hugo, que já na estreia fez bela jogada para o gol alvirrubro contra o Fla.
Cartola FC: Com o campeonato tendendo ao equilíbrio, vitória do Náutico sobre o líder não surpreenderá, mas sua defesa é vulnerável, a segunda mais vazada e a terceira que mais sofre finalizações, do que poderá se aproveitar bem o desvalorizado Deivid (C$ 14,57). No Timbu, o lateral Auremir (C$ 9,26) tem se destacado.
Na TV: Premiere FC, com Luiz Augusto Xavier e Dida.
Arbitragem: Pablo Ramón Gonçalves Pinheiro (RN), com Vicente Romano Neto (SP) e Marrubson Melo Freitas (DF).
Você sabia que... o Náutico jamais venceu o Coritiba na era dos pontos corridos? Este é apenas o sétimo encontro desde 2003. Nos seis anteriores, são cinco vitórias do Coxa e um empate.


ATLÉTICO-MG X GRÊMIO
Guia da Rodada - Atlético-MG x Grêmio (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - ARENA DO JACARÉ

É jogo atrasado da segunda rodada, por causa da participação do Atlético-MG na Libertadores, competição onde o Galo tem ido bem melhor do que no Brasileirão. Único representante brasileiro nas semifinais do torneio continental, o time treinado por Cuca precisa somar pontos no Nacional. Atualmente, a lanterna é dele. Tem apenas um ponto. É o único com essa pontuação - mas só jogou três partidas. Para o jogão deste domingo, o time precisará lidar com a ausência de Jô, chamado às pressas para a Seleção, que também tirou Réver e Bernard da equipe alvinegra. Os atletas poupados na última rodada, a derrota de 2 a 0 para o Vasco, podem voltar - ou Jô, ou Ronaldinho, ou ambos. No caso do camisa 10, é a chance de mais uma vez enfrentar o clube que o criou - e cuja torcida o odeia. O Grêmio faz bom Brasileirão, com sete pontos em nove disputados, e dá toda a pinta de que fará campanha sólida. Fernando e Vargas são desfalques no time tricolor, que discute a formação de seu meio-campo com Elano e Zé Roberto juntos ou não.
Cartola FC: Não vale pontos por ser adiada da 2ª rodada. Os jogos desses times que valem pontos acontecem no meio da semana. É um risco escalar jogadores dessas equipes porque se forem expulsos ou se machucarem neste confronto, vão desfalcar seu time no jogo que vai valer. 
Entenda melhor aqui.
Na TV: Premiere FC, com Jaime Júnior e Leo Figueiredo.
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO), com Bruno Boschilia (PR) e Cristhian Passos Sorence (GO).


Você sabia que... o Grêmio não conseguiu vencer o Atlético-MG nos dois últimos Brasileiros? O Galo venceu uma e empatou a outra tanto em 2011 quanto em 2012.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/06/guia-da-rodada-5-uma-breve-despedida-do-campeonato-brasileiro.html

Santos terá de prestar contas sobre venda de Neymar ao Conselho Fiscal

Estatuto do clube obriga diretoria a informar detalhadamente as vendas de jogadores 15 dias após negociação. Valores causam dúvidas

Por Fernando Prandi, Lincoln Chaves e Marcelo Hazan Santos, SP


Neymar coletiva apresentação Barcelona (Foto: EFE)Atacante Neymar já foi apresentado no seu novo
time, o Barcelona (Foto: EFE)

Em meio a todo mistério que se criou sobre os valores da venda do atacante Neymar para o Barcelona, a diretoria do Santos terá de prestar contas ao Conselho Fiscal do clube até o próximo dia 11, terça-feira. Este tipo de procedimento é uma norma do estatuto do clube e deve ocorrer após 15 dias da rescisão do contrato do atleta negociado – no caso de Neymar, o distrato foi assinado no dia 27 de maio.

- Vamos fazer o dossiê e enviar ao Conselho Fiscal – confirmou o superintendente de futebol do Peixe, Felipe Faro.

Membros Conselho Deliberativo também cobram para terem acesso a esses documentos e saberem exatamente quanto entrará nos cofres do Peixe pela venda do seu principal jogador.

A expectativa dos conselheiros é que o vice-presidente Odílio Rodrigues, que está no comando do clube enquanto o presidente Luis Alvaro de Oliveira segue de licença médica, apresente os números na próxima reunião do Conselho, dia 18 deste mês.

Os valores da transação causaram polêmica depois de o Barcelona divulgar que investiu 57 milhões de euros (R$ 160 milhões) para contratar Neymar. No entanto, o montante será partilhado entre o Santos, o jogador, a DIS (grupo de investidores, que detinha 40% dos direitos econômicos do jogador) e a Teisa (grupo de empresários ligados ao Santos, que era dono de 5% do craque).

Até agora o Santos não falou publicamente sobre os valores, pois afirma que existe um sigilo contratual. O clube, no entanto, teria informado a DIS de que recebeu 17 milhões de euros (R$ 47 milhões), o que também gerou confusão. Os investidores cobram transparência na negociação e já se preparam para brigar na Justiça com o clube.

Outro ponto que pode ser explicado nesta prestação de contas são os 10 milhões de euros que o Barça teria disponibilizado em 2011 para comprar Neymar. O Peixe diz desconhecer qualquer adiantamento, enquanto pai do jogador, Neymar da Silva, disse que ele seria para comprar a parte da DIS, mas que acabou não sendo utilizado na época.

Leia trecho do estatuto do Santos a respeito da venda de jogadores:

"Qualquer transação, incluindo compra, venda, cessão de direitos, ou qualquer outra, envolvendo atleta profissional de futebol, cujo valor da parte que caiba ao SANTOS seja superior a 20% (vinte por cento) das receitas previstas no orçamento, deverá contar com parecer posterior do Conselho Fiscal quanto aos aspectos formais e éticos da transação. Para esse efeito, de maneira a permitir tal manifestação obrigatória do Conselho Fiscal, o Presidente do Comitê de Gestão, no prazo de 15 (quinze) dias contado da assinatura de qualquer documento vinculativo relacionado com a transação, deverá encaminhar ao Conselho Fiscal todos os documentos, incluindo contratos firmados e correspondências trocadas, e prestar ao Conselho Fiscal todas as informações consideradas relevantes, pertinentes à transação em questão".


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2013/06/santos-tera-de-prestar-contas-sobre-venda-de-neymar-ao-conselho-fiscal.html

No juvenil, Pupila de Larri é vice de novo nas duplas em Roland Garros

Pelo segundo ano consecutivo Beatriz Haddad chega à decisão, mas não consegue título. Ela disputou torneio com equatoriana Domenica Gonzalez

Por GLOBOESPORTE.COM Paris


tênis Beatriz Maia roland garros (Foto: Agência Getty Images)No simples, Bia foi até as oitavas de final em
Roland Garros (Foto: Agência Getty Images)

Pela segunda vez consecutiva Beatriz Haddad disputou a final de duplas juvenis de Roland Garros e teve que se contentar novamente com o vice-campeonato. Jogando ao lado da equatoriana Domenica Gonzalez, a paulista de 17 anos fez jogo duro com as tchecas Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova, principalmente no primeiro set. Porém, as tenistas europeias levaram a melhor em sets diretos, por 7/5 e 6/2, e evitaram o triunfo da pupila de Larri Passos, ex-treinador de Gustavo Kuerten.

Em 2012, Bia disputou a chave de duplas do juvenil junto com a paraguaia Montserrat Gonzalez e também perdeu a decisão, para as russas Daria Gavrilova e Irina Khromacheva, por 2 sets a 1 (4/6, 6/4, e10/8).

A tenista paulista também esteve presente na chave de simples dos juvenis em 2013. Porém, ela foi eliminada nas oitavas de final pela suíça Belinda Bencic, pelas parciais de 6/3, 4/6 e 6/1.

Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova final juvenil Roland Garros (Foto: Getty Images)Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova com troféus de campeãs juvenis nas duplas (Foto: Getty Images)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/06/no-juvenil-pupila-de-larri-e-vice-de-novo-nas-duplas-em-roland-garros.html

Nadal parabeniza luta de Djokovic: 'Vai ganhar Roland Garros outro ano'

Espanhol se diz em momento especial e vai buscar seu oitavo título do Grand Slam francês em nove anos. Sérvio afirma: 'Estou decepcionado'

Por GLOBOESPORTE.COM Paris, França


tênis Rafael Nadal roland garros (Foto: Agência Reuters)Rafael Nadal ganhou os três últimos títulos de
Roland Garros (Foto: Agência Reuters)

Rafael Nadal é espanhol, mas se sente em casa no saibro de Roland Garros, em Paris. Depois de uma vitória suada, em mais de quatro horas de jogo, o número 4 do mundo bateu Novak Djokovic, líder do ranking da ATP (Associação de Tenistas Profissionais), e se credenciou para sua oitava final do Grand Slam francês, nos últimos nove anos. Ele diz estar em um momento especial e faz elogios ao rival sérvio.

- Estou feliz pelo jeito que joguei e mais ainda pelo jeito que lutei no último set. Foi um jogo incrível. Para mim é um sonho está aqui. Eu amo Roland Garros e adoro jogos como o desta sexta-feira. É um momento muito especial para mim. Dou os parabéns para Novak, que vai ganhar Roland Garros em outro ano.

Nole havia colocado Roland Garros como sua prioridade na temporada, já que é o único dos quatro grands slams que o sérvio não tem no currículo. Até por isso ele batalhou para se recuperar depois de perder o terceiro set por 6/1. O esforço, porém, não foi suficiente, e Djokovic se disse desapontado.

- Está muito fresco ainda. Foi um jogo inacreditável, mas agora me sinto desapontado. Eu parabenizo meu adversário, porque ele mostrou coragem nos momentos certos. É por isso que ele é o atual campeão, por isso que vem dominando Roland Garros por muitos anos. Eu não esperava um jogo fácil, nem para mim nem para ele. Temos tudo, física e mentalmente para ganhar o jogo. Eu realmente dei meu melhor. Eu tentei voltar ao jogo, porque o terceiro set não foi nem um pouco bom. Eu consegui voltar a jogar bem, mas não foi o suficiente - disse Djokovic.

- Não acho que essa derrota vá me afundar. Vou me recuperar e usar esse tropeço para meu sucesso, encontrar motivação para jogar meu melhor tênis. Haverá outras partidas contra Nadal, e vou continuar lutando - completou o número 1 do mundo.

tênis Novak Djokovic Roland garros (Foto: Agência Reuters)tênis Novak Djokovic se disse decepcionado com a derrota em Roland Garros (Foto: Agência Reuters)
 
Nadal ampliou a vantagem nos confrontos diretos com Djokovic. O espanhol agora tem 20 vitórias em 35 duelos contra o número 1 do mundo, sendo que nunca foi derrotado por Nole em Roland Garros nas cinco vezes em que se encontraram.

- Estava preparado para a batalha e realmente lutei bastante. Foi uma partida realmente emocional, daquelas que fazem este esporte ser grande. No Aberto da Austrália (na final, em 2012) foi assim também e ele ganhou. Agora é minha vez - disse Nadal.

Em grande momento na temporada, Nadal vai disputar a nona final consecutiva em nove torneios disputados em 2013. Ele sofreu apenas duas derrotas, para o argentino Horacio Zeballos em Viña del Mar, no Chile, e para o próprio Djokovic em Monte Carlo. O espanhol tem seis títulos neste ano (Aberto do Brasil, Acapulco, Indian Wells, Barcelona, Madri e Roma), tudo isso voltando de lesão no joelho esquerdo que o deixou sete meses afastado dos torneios oficiais.

- Foram sete meses fora das competições. Houve momentos difíceis e muita gente me ajudou. Muito obrigado - disse Nadal.

A final de Roland Garros será disputada no domingo, às 10h (horário de Brasília), e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real. Em busca do oitavo título do Grand Slam francês, Nadal encara na decisão o espanhol David Ferrer, que superou em sets diretos o francês Jo-Wilfried Tsonga. O número 5 do mundo disputa a primeira decisão dele em Grand Slam.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/06/nadal-parabeniza-luta-de-djokovic-vai-ganhar-roland-garros-outro-ano.html