quinta-feira, 16 de maio de 2013

Alison/Emanuel tenta reabilitação: 'Um mês e meio para ganhar a temporada'


Fora das duas primeiras etapas devido a uma lesão do Mamute, dupla encara maratona de torneios para chegar em alto nível ao Mundial de Stare Jablonki

Por Helena Rebello Saquarema, RJ

No jogo treino contra Thiago e Hevaldo, a vibração intensa mostrava que os ânimos de Alison e Emanuel estavam renovados. Fora da última etapa do Circuito Brasileiro e das duas primeiras do Circuito Mundial 2013 devido a uma lesão do Mamute, a dupla vai estrear na competição internacional na próxima semana, no Grand Slam de Corrientes, na Argentina. Empolgados e com ritmo de treinos acelerado, os medalhista olímpicos já traçaram as metas para recuperar o tempo perdido.

Alison sofreu uma luxação no dedo mínimo da mão esquerda durante um treinamento de bloqueio no CT de Saquarema, em abril. Enquanto ficou dedicado à fisioterapia no local, cuidando apenas da parte física, tanto o capixaba quanto Emanuel ficaram longe das competições. Agora, encaram uma sequência de torneios importantes para somar pontos no ranking mundial.


Alison e Emanuel vôlei de praia treino (Foto: Helena Rebello)Alison (ao fundo) e Emanuel soltam o braço no treino em Saquarema (Foto: Helena Rebello)

Os dois já estão inscritos para os Grand Slams de Corrientes (Argentina) e Haia (Holanda) e vão representar o Brasil nas finais da Continental Cup, em Campinas, de 29 de maio a 2 de junho. Nestas competições, pretendem aprimorar a forma para chegarem voando no Mundial de Stare Jablonki, na Polônia, no início de julho, onde defenderão o título conquistado há dois anos em Roma.

- Foi difícil assistir ao jogos na TV, ver pela internet, mas a experiência que eu ganhei na minha carreira jogando com o Emanuel nos últimos quatro anos me deram calma, porque sei que mais para frente haveria torneios mais importantes. Eu soube lidar muito bem com isso. Nesta semana agora vamos ter que ganhar ritmo de jogo, que não ganhamos por não termos viajado para a China. O pessoal está na nossa frente, mas vamos pegar aos poucos. Estamos bem focados. Vamos ter aí um mês e meio para ganhar a temporada. Tem três Grand Slams à vista, a Continental Cup e o Mundial, que é o mais importante. Estamos de olho para manter a nossa coroa – disse Alison, que ainda usa uma proteção no dedo por recomendação médica.


Alison e Emanuel vôlei de praia treino (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Emanuel admite desmotivação com lesão do
parceiro (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

Assumidamente desmotivado com a lesão do parceiro, Emanuel celebrou a maturidade da dupla em um momento tão delicado como a transição da temporada nacional para a internacional nesta temporada. Agora com o ânimo renovado, o campeão olímpico vê a diferença de rendimento da equipe nesta semana e acredita em um bom resultado já em Corrientes.

- Estávamos chegando no ápice da nossa preparação, tanto para Brasília quanto para as duas etapas da China. Isso me desmotivou um pouquinho, e preferi nem ver os jogos. Mas são acidentes que acontecem no esporte. Já aconteceu comigo no início da temporada 2010, quando eu machuquei minha mão. Na época ele teve paciência, e agora foi minha vez. O mais importante foi focar na nossa equipe, pensar que nós juntos somos melhores do que qualquer outra coisa. Quando voltamos a treinar juntos voltou a motivação, e isso mostrou a nossa maturidade como equipe. Agora é 100% de virada de bola, de recuperação de ritmo de jogo. Tanto que estamos muito mais focados do que nas semanas anteriores.

Alison e Emanuel estão inscritos na fase de grupos do Slam argentino, assim como Pedro Solberg/Bruno Schmidt e Ricardo/Álvaro Filho. Evandro/Vitor Felipe começa a disputa no qualifying, enquanto Thiago/Hevaldo está inscrito como reserva. No feminino, Ágatha/Maria Elisa, Talita/Taiana e Lili/Bárbara Seixas largam na fase de grupos, enquanto Maria Clara/Carol jogam a partir do qualifying.


FONTE>
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/05/alisonemanuel-tenta-reabilitacao-um-mes-e-meio-para-ganhar-temporada.html

Seduzida por proposta do vôlei da Ásia, musa búlgara deixa Campinas


Principal contratação da equipe na temporada passada, Vasileva deixa o interior paulista para atuar na China. Clube investe em outras ponteiras

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP

Elita Vasileva não defenderá o Campinas na temporada 2013/2014. Principal contratação do clube em seu primeiro ano e ícone da torcida pela beleza, a búlgara recebeu uma proposta da China e deixará o Brasil. A diretoria da equipe paulista não confirma de forma oficial, mas já planeja o elenco sem a jovem de 22 anos.

Vasileva, ponteira do Campinas, Vôlei (Foto: Felipe Christ / Amil)Vasileva atuou na Superliga e se despede do interior paulista depois de meses (Foto: Felipe Christ / Amil)

O contrato da ponteira com o Campinas foi encerrado, assim como o de várias outras atletas do elenco, no final de abril, após a Superliga feminina. Após avaliar o desempenho de Vasileva na temporada completa, especialmente nos jogos decisivos contra Osasco, os dirigentes decidiram investir em outras atletas - como Natália (ex-Rio) e Tandara (ex-Sesi), que negociam.
Vasileva disputou apenas um campeonato sob comando de José Roberto Guimarães. Contratada para ser a estrela do Campinas, ao lado de Walewska e Fernandinha, a búlgara se apresentou machucada e foi desfalque durante todo o Campeonato Paulista. Só foi liberada para atuar no início da Superliga.

A capacidade técnica da europeia só não chamou mais atenção do que a beleza. Aos 22 anos, Vasileva ganhou status de "musa" da torcida e uma das jogadoras mais festejadas nos jogos em casa. Os atributos físicos ganharam ainda mais destaque quando a búlgara participou de um ensaio sensual no site oficial do Campinas (veja aqui as fotos da jogadora).

A saída de Vasileva faz parte do processo de renovação proposto por Zé Roberto no Campinas. Além da búlgara, Fernandinha, Daymi Ramirez, Natasha e Pri Daroit também se despediram do clube, que por sua vez já anunciou as contratações de Angélica (ex-Praia Clube), Claudinha (ex-Minas) e Carol Gattaz (de volta ao Brasil). As ponteiras Natália e Tandara são as próximas da lista.

Vasileva Campinas Vôlei (Foto: Autumn Sonnichsen / Vôlei Amil)Vasileva fez fotos sensuais na reta final da Superliga: musa do time (Foto: Autumn Sonnichsen / Vôlei Amil)

Mª Elisa minimiza crítica de Juliana, e técnico diz: 'Elas têm que querer estar'


Marcos Miranda ressalta que a filosofia do jogo mudou: 'É um contexto muito maior do que normalmente era direcionado em relação ao volêi de praia'

Por Helena Rebello Saquarema, RJ

As duras críticas de Juliana ao sistema de seleções de vôlei de praia foram minimizadas por Maria Elisa, parceira da medalhista olímpica no Circuito Brasileiro e ao lado de quem ela estreará na temporada 2013 do Circuito Mundial. Concentrada no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema, desde janeiro, a atleta fluminense acredita que o tempo fará a bloqueadora se adequar ao formato adotado pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) e pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

- A Juliana está chegando agora. Nós passamos por este processo pelo qual a Juliana está passando. É muito complicado mesmo quando você está chegando. O treinamento aqui é completamente diferente do que ela faz no Nordeste. Por mais que aqui tenha uma coisinha ou outra com a que a gente não concorde, tem muita coisa boa também. E a gente acaba se adaptando ao meio. O que eu puder fazer para ajudá-la, eu vou fazer. Com certeza estou um pouco mais adaptada, e só quem tem a ganhar é ela se se adaptar mais rapidamente a este sistema.

 Porque, para conseguir o que ela quer, que é ir para as Olimpíadas, chegar a uma medalha de ouro olímpica, o caminho é esse. Estou muito feliz de estar aqui com ela. Sei que eu fui um dos grandes motivos dela ter vindo para cá e tento fazer valer a pena.

Ágatha e Maria Elisa treino vôlei de praia (Foto: Helena Rebello)Observada por Juliana, Maria Elisa encara o bloqueio de Ágatha em treinamento (Foto: Helena Rebello)

Juliana vai estrear pela seleção apenas no Grand Slam de Haia, na Holanda, de 11 a 16 de junho. Até lá, Maria Elisa jogará o Grand Slam de Corrientes, na Argentina, com Ágatha, e as finais da Continental Cup, com Talita. O troca-troca de parceiras, criticado por Juliana, também é visto como uma dificuldade por Maria. A defensora, no entanto, mede mais os comentários e procura externar o lado positivo da experiência.

Marcos Miranda técnico vôlei de praia (Foto: Divulgação / CBV)Marcos Miranda rebate críticas de Juliana com
cautela (Foto: Divulgação / CBV)

- Eu concordo com muita coisa que a Juliana fala, mas estou em uma situação em que, se não pensar positivo, olhar para a parceira do meu lado e falar que vou fazer o melhor treino, dar o meu melhor, eu vou deixar o meu voleibol cair. Estou vivendo uma situação muito complicada de jogar os próximos três torneios com três parceiras diferentes. Eu nunca vivi isso, só no Rainha da Praia.Mas, se é isso que eu tenho, eu vou tirar ouro da areia. O sistema foi implantando, e nós aceitamos estar aqui. Concordando ou não eu vou dar o meu máximo para as pessoas que estão aqui. A comissão técnica está me dando força, minhas parceiras estão me dando força. E são grandes jogadoras, eu tenho que estar feliz por isso. Hoje em dia a gente vê grandes jogadoras sendo cortadas. Então tenho que tirar o lado positivo. Estou cotada para jogar com as três melhores bloqueadoras do Brasil hoje, na minha opinião.

O técnico Marcos Miranda não ouviu as declarações de Juliana e, mesmo ao ser informado sobre as críticas, evitou bater de frente com a atleta. Para o treinador, é importante que o grupo compreenda que não apenas o sistema mudou, mas também a filosofia da competição.

- Nós estamos buscando a mesma linha da quadra, e as pessoas que estão aqui dentro querem estar aqui dentro. Eu não obrigo ninguém. Eu sou uma pessoa que abre caminho para elas. Mas a própria escalação é por conta delas. A CBV dá a estrutura, o que há de melhor para que a atleta possa pensar exclusivamente em jogar. Existe este sistema, e a gente vai fazer com que a coisa aconteça. Elas têm que querer estar aqui, como acontece com qualquer outra seleção.
 Independentemente de quem for tem que estar defendendo a camisa junto à Confederação, ao Brasil, ao Ministério dos Esportes, junto ao COB. Tem que vir de dentro da pessoa. Aqui deixa de ser uma coisa pessoal. A pessoa está representando o país. É um contexto muito maior do que normalmente era direcionado em relação ao voleibol de praia.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/05/m-elisa-minimiza-critica-de-juliana-e-tecnico-diz-elas-tem-que-querer-estar.html

Lucão assina com Sesi-SP, e Bruninho tem renovação com Rio 'encaminhada'


Thiago Alves também quer ficar no grupo campeão da Superliga 2012/13

Por Helena Rebello Saquarema, RJ

Lucão é o principal bloqueador da Superliga até o momento (Foto: Nabor Goulart/INOVAFOTO)Campeão da Superliga com o Rio, Lucão assina
com o Sesi-SP (Foto: Nabor Goulart/INOVAFOTO)

Lucão é oficialmente jogador do Sesi-SP. Nesta semana, o meio de rede da seleção brasileira assinou um pré-contrato e vai defender a equipe paulista nas próximas duas temporadas da Superliga masculina. Apesar da perda de um dos destaques da campanha campeã de 2012/2013, a torcida do Rio de Janeiro tem como consolo a renovação de Bruninho, "90% encaminhada", segundo o próprio levantador.

Lucão recebeu uma proposta milionária do Sesi-SP. Mas, mais que os valores, não comentados pelo atleta, o projeto a longo prazo do time paulista foi um dos fatores que mais pesou para a transferência do central.

- Está apalavrado, tudo certinho... São duas temporadas, um contrato mais longo,  um projeto maior. Eles me deram uma garantia muito boa, colocaram um projeto inicial de dois anos, mas podendo se estender mais. Todo atleta busca essa garantia, uma estabilidade de moradia. Eu optei por uma coisa mais segura, porque o meio do voleibol está muito complicado. A gente não sabe quando um patrocinador entra ou sai. Mesmo o Rio de Janeiro. Quando acabou o campeonato foi uma incógnita. A gente não sabia como seria o orçamento.

O Sesi-SP fez um investimento alto para tentar recuperar o posto de campeão nacional. Além de Lucão, o time contratou o jovem Ricardo Lucarelli, maior pontuador da última Superliga pelo Minas. O líbero Serginho, o levantador Sandro e o meio de rede Sidão também já renovaram seus contratos.

O futuro do Rio de Janeiro

bruninho volei rio de janeiro x cruzeiro maracanazinho (Foto: André Durão)Bruninho comemora ponto com Thiago Alves e
Théo na final da Superliga (Foto: André Durão)

Do lado do Rio de Janeiro, o capitão Bruninho deve acertar sua permanência nos próximos dias. Dentre os atletas convocados para a Liga Mundial, o levantador é o que está mais perto de assinar contrato por mais uma temporada.

- Falta pouquíssima coisa para definir. Eu diria que tem 90% de chances de eu ficar. Espero bater o martelo logo, e que esta seja uma temporada tão boa quanto a última - afirmou o levantador da seleção brasileira.

Thiago Alves também espera continuar o trabalho no time comandado pelo técnico Marcelo Fronckowiak. O ponteiro tem mantido contato frequente com seu agente e aguarda a definição das negociações o mais breve possível.

- Confesso que a vida do Bruninho está mais encaminhada do que a minha. Eu ainda estou na espera. Tenho conversado bastante com meu empresário e com o pessoal do Rio. Estamos esperando algumas respostas. Eles estão correndo atrás de patrocinadores para ajudar a OGX (patrocinador máster do time) no projeto. Espero definir meu futuro o quanto antes. Minha vontade é ficar. Na próxima temporada, com as mudanças no calendário, o mesmo time vai jogar a Superliga e o Mundial. Acho que seria muito bacana, uma nova chance deste time ir até o Mundial.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/05/lucao-assina-com-sesi-sp-e-bruninho-tem-renovacao-com-rio-encaminhada.html

Inconformado com árbitro, tenista sérvio dá chilique e arrasta câmera


Viktor Troicki não se conforma com bola fora sinalizada pelo francês Cedric Mourier e tenta pegar câmera para mostrar a marca na quadra adversária

Por SporTV.com Roma


Nesta quarta-feira, pelo Masters 1000 de Roma, o sérvio Viktor Troicki perdeu não só a partida por 2 sets a 0 (duplo 6/1), para o letão Ernests Gulbis, que enfrentava na Supertennis Arena, mas também o controle. Ao ter seu saque quebrado, ele discutiu com o árbitro e depois puxou a câmera do operador que trabalhava na transmissão do jogo do torneio que o SporTV2 mostra ao vivo.

No primeiro game do segundo set, após perder por 6 a 1 o primeiro set, Troicki sacava com 30 a 40, tentando salvar um break point. Mas em troca de bolas com Gulbis, o árbitro Cedric Mourier sinalizou bola fora num ataque do sérvio, gerando grande insatisfação do jogador, que entendia que a bola havia sido dentro.

Como em nenhum torneio no saibro há a utilização do desafio eletrônico, Troicki pediu a presença de Mourier na linha do fundo da quadra do adversário. O árbitro desceu de sua cadeira, olhou a marcação na linha, e confirmou a bola fora. O jogador sérvio, que ainda estava na própria quadra, pulou a rede e passou a questionar com veemência a decisão.

Viktor Troicki em partida no Masters 1000 de Roma (Foto: Reprodução SporTV)Viktor Troicki questionou o árbitro na partida do
Masters 1000 de Roma (Foto: Reprodução SporTV)

- Não, espere, você está errado - dizia ele, que era retrucado pelo árbitro francês: "Está claro para mim (que a bola foi fora)".

- Não há espaço entre a linha e a marca deixada pela bola. Dá para ver que foi dentro! - insistia Troicki, que a partir daí chamou ainda mais a atenção.

Após se sentar e continuar discutindo com o árbitro, o tenista e pegou uma câmera para levar até a marca no chão da quadra do adversário. Então o operador da câmera, sem entregá-la a Troicki, foi puxado para que mostrasse a marca. Mas não teve jeito. Cedric Mourier não mudou sua decisão e a partida prosseguiu, terminando na derrota do jogador da Sérvia por 2 a 0.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/05/inconformado-com-arbitro-tenista-servio-da-chilique-e-arrasta-camera.html

Serena quase faz 'bicicleta' em vitória em Roma; Azarenka também avança Americana cede apenas um game e derrota Cibulkova por 6/0 e 6/1. Tenista d


Americana cede apenas um game e derrota Cibulkova por 6/0 e 6/1. Tenista de Belarus consegue vaga nas quartas após abandono de Morita

Por GLOBOESPORTE.COM Roma

tênis serena williams wta de roma (Foto: Agência Reuters)Serena nem suou para derrotar Cibulkova
(Foto: Agência Reuters)

Serena Williams venceu mais uma partida com tranquilidade no WTA de Roma. Depois de "vingar" a irmã Venus Williams contra Laura Robson, a número 1 do mundo passou por cima da eslovaca Dominika Cibulkova nesta quinta-feira, pelas oitavas de final. A americana cedeu apenas um game em todo o confronto e ficou bem perto de aplicar uma "bicicleta" (vitória de zero), eliminando a 16ª do ranking com as parciais de 6/0 e 6/1.

Serena vai pegar na próxima fase a espanhola Carla Suarez Navarro (#22), que derrotou a compatriota Lourdes Dominguez Lino (#49) por 6/2 e 6/3. O duelo válido pelas quartas de final do WTA de Roma vai acontecer nesta sexta-feira.

Japonesa abandona, e Azarenka avança

Victoria Azarenka mal passou tempo jogando nesta quinta-feira. A atual número 3 do mundo venceu com folga a japonesa Ayumi Morita no primeiro set, por 6/1, e foi beneficiada quando a adversária resolveu deixar a partida após o segundo game parcial seguinte. O motivo da despedida precoce da 45ª do ranking ainda não foi anunciado pela organização.

A ex-número 1 do mundo volta à quadra nesta sexta-feira, quando encara nas quartas de final a vencedora do duelo entre a tcheca Petra Kvitova e a australiana Samantha Stosur. As duas se enfrentam na tarde desta quinta-feira pelas oitavas.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/serena-quase-faz-bicicleta-e-atropela-eslovaca-para-ir-quartas-em-roma.html

Federer atropela Simon e chega às quartas de final do Masters de Roma


Em apenas 1h02m de partida, suíço supera rival francês. Na próxima fase, o número 3 do ranking da ATP vai encarar o polonês Jerzy Janowicz

Por SporTV.com Rio de Janeiro


 Roger Federer parece estar disposto a responder dentro de quadra, durante o Masters 1.000 de Roma, às críticas que recebeu na semana passada após ser eliminado precocemente de Madri. Depois de vencer o italiano Potito Starace em apenas 51 minutos de jogo, o suíço superou o francês Gilles Simon também de forma arrasadora, nesta quarta-feira. O número três do mundo garantiu vaga nas quartas de final italiana ao derrotar o rival 17º do ranking por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/2, em apenas 1h02m de partida. O rival na próxima fase será o polonês Jerzy Janowicz.

Roger Federer tênis contra Gilles Simón (Foto: EFE)Roger Federer atropela tranquilamente Gilles Simon nas oitavas (Foto: EFE)

No primeiro set, Federer colocou em quadra seu variado leque de jogadas e não deu chances para  o francês. Simon não teve nenhuma oportunidade de quebra, enquanto o suíço arrancou duas quebras do rival e fechou, com tranquilidade, a parcial em 6/1, em apenas 23 minutos de confronto.

Embalado, o suíço já começou o segundo set com uma quebra. Depois do susto, Simon acordou e passou a jogar um pouco melhor. A evolução, no entanto, não foi suficiente para ameaçar Federer.  No sétimo game, o número 3 do mundo voltou a atrapalhar o serviço do francês e, depois, só precisou confirmar seu saque para fechar, com direito a ace, a parcial em 6/2.

Federer vem de eliminação precoce no Masters 1000 de Madri, onde foi derrotado nas oitavas de final pelo japonês Kei Nishikori e teve que responder a críticas depois do acontecido.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/05/federer-atropela-simon-e-chega-quartas-de-final-do-masters-de-roma.html

Djokovic bate Dolgopolov em uma hora e avança às quartas em Roma


Número 1 do mundo despacha ucraniano por 6/1 e 6/3 e vai pegar o checo Tomas Berdych na próxima fase do Masters 1000 na Itália

Por SporTV.com Roma

Novak Djokovic segue firme no Masters 1000 de Roma. O número 1 do mundo derrotou nesta quinta-feira Alexandr Dolgopolov, pelas oitavas de final do torneio italiano, e só precisou de uma hora para conseguir a vitória. Mais regular e melhor que o adversário em quadra, o sérvio superou o ucraniano em sets diretos, com as parciais de 6/1 e 6/3.

Dolgopolov mesclava bons winners com muitos erros não forçados, o que possibilitou duas quebras para Djokovic no primeiro set. O ucraniano chegou até a ter um break point a favor na parcial, mas foi facilmente superado pelo número 1 do mundo por 6/1. No set seguinte, Dolgopolov melhorou um pouco a questão da irregularidade, mas ainda foi insuficiente para superar Djokovic. Aproveitando a quebra de frente que conquistou na metade do segundo set, Nole guiou a classificação com tranquilidade com o 6/3 na parcial.

Nesta sexta-feira, Djokovic vai enfrentar o tcheco Tomas Berdych nas quartas de final. O rival de Nole passou pelo sul-africano Kevin Anderson por 7/5 e 6/2 nas oitavas.
O SporTV2 transmite ao vivo os jogos desta sexta-feira do Masters 1000 de Roma, a partir das 7h (horário de Brasília).

Novak Djokovic Masters 1000 de Roma (Foto: Reuters)Djokovic não precisou correr muito no duelo contra Dolgopolov. Próximo adversário é Berdych (Foto: Reuters)

FONTE:

Nadal quase toma 'pneu', mas vira contra letão e avança suado em Roma


Espanhol se salva do 6/0, vira contra Gulbis com 7/5 e 6/4 e conquista vaga nas quartas de final. Ele não sofria um 6/1 desde dezembro de 2011

Por SporTV.com Roma


Por pouco a grande sequência de Rafael Nadal em 2013 não foi quebrada com uma eliminação precoce na Itália. Em um duelo muito disputado nesta quinta-feira, contra Ernests Gulbis, pelas oitavas de final do Masters 1000 de Roma, o Touro Miúra se safou de um "pneu" (6/0) no primeiro set, mas acabou perdendo a parcial por 6/1. Com muita garra, o espanhol foi buscar a virada, fez 7/5 e 6/4 e garantiu a classificação para as quartas de final em duas horas e 38 minutos de jogo.

Gulbis se destacou tanto positivamente quanto negativamente. Ele aplicou 15 aces na partida, enquanto Nadal não conseguiu nenhum. O letão também mandou 59 bolas vencedoras, contra somente 13 do espanhol. No entanto, o 46º do mundo pecou nos erros não forçados: 50 contra apenas 19 do Miúra.

tênis rafael nadal atp de Roma (Foto: Agência Reuters)Nadal passou sufoco contra Gulbis, mas conquistou a vaga nas quartas em Roma (Foto: Agência Reuters)

Apesar da vitória, Nadal, que busca o sétimo título do Masters de Roma, voltou a sentir o gosto amargo de perder um set por 6/1. A última vez que isso aconteceu foi em dezembro de 2011. Pela decisão da Copa Davis, ele perdera o primeiro set dessa forma na vitória por 4 a 1 sobre o argentino Juan Martín del Potro. O mês anterior marcou a última vez em que ele tomou um "pneu". Foi no segundo set da derrota por 2 a 0 para o suíço Roger Federer na primeira fase do ATP Finals.

Nesta sexta-feira, Nadal vai enfrentar, pelas quartas de final, o compatriota David Ferrer. O número 4 do mundo avançou de fase depois que o alemão Philipp Kohlschreiber, adversário nas oitavas, abandonou o torneio devido a vertigem.

O SporTV2 transmite os jogos desta sexta-feira do Masters 1000 de Roma, a partir das 7h (horário de Brasília).

O jogo

Gulbis surpreendeu qualquer prognóstico. Em pouco mais de meia hora o 46º do ranking deixou Nadal no chinelo. Nos três games de saque do Miúra, o letão saiu em vantagem. Foi um triplo break point no primeiro, um duplo no segundo e um 0-30 no terceiro. Gulbis conquistou duas quebras e quase aplicou um 'pneu' para cima do ex-número 1 do mundo, que não levava um 6/0 desde novembro de 2011. Porém, o espanhol não fez mais do que vencer um game, e o tenista da Letônia, na quinta chance que teve para fechar o set, levou a parcial com o sexto ace dele no jogo. Ele estava tão melhor na partida que aplicou 16 winners contra apenas três de Nadal.

Ernests Gulbis Masters 1000 de Roma (Foto: AFP)Gulbis conquistou 15 aces contra Nadal, mas não
foi páreo para a reação do espanhol (Foto: AFP)

O saque era mesmo uma das grandes armas de Gulbis na partida. O décimo dele na partida foi para lhe dar vantagem no oitavo game do segundo set, quando Nadal tinha a frente de 4/3. Mas na troca de bolas, o Miúra foi tentando superar o jogo do letão. Cada ponto ganho era intensamente comemorado pelo espanhol. Em um erro não forçado de Gulbis, que tentou tirar a bola do adversário, Nadal conquistou a primeira quebra dele na partida. Só que o letão, além de competência, deu muita sorte no game em que o ex-número 1 do mundo sacava para o set. Em uma devolução de saque que bateu na fita e caiu longe do alcance do espanhol, Gulbis devolveu a quebra. Em seguida, ele mandou dois aces para empatar o jogo em 5/5. Valente, Nadal foi buscar a vitória no set e contou com os erros não forçados de Gulbis, que foram 23 no segundo set, para fazer 7/5 e igualar o duelo.

Da mesma forma como foi o segundo set, o terceiro foi muito equilibrado. Até que, no sexto game, Nadal quebrou o serviço do adversário logo após chegar ao duplo break point, contando com uma bola para fora do rival para conseguir a vantagem. Porém, o espanhol a desperdiçou cometendo dois erros não forçados decisivos para que Gulbis devolvesse a quebra.

Nadal seguiu até o 5/4 e ficou em boa situação na partida depois que o letão jogou uma bola para fora e outra na rede. Gulbis soltou o 15º ace dele no confronto, mas o espanhol conquistou o duplo break e match point acelerando a canhota na paralela. O 46º do ranking se salvou nos dois pontos, mas, no 50º erro não forçado do letão, o Miúra garantiu a classificação para as quartas de final.

FONT:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/05/nadal-quase-toma-pneu-mas-vira-contra-letao-e-avanca-suado-em-roma.html

Após vice em Madri, Soares e Peya perdem no jogo de estreia em Roma


Brasileiro e austríaco, que vinham de três semanas de bons resultados, cai nas oitavas do torneio italiano para espanhóis Marrero e Verdasco

Por SporTV.com Roma

Tenis Bruno Soares Alexander Peya Madrid (Foto: Getty Images)Peya e Soares foram do vice em Madri para queda
nas oitavas de final em Roma (Foto: Getty Images)

A sequência de bons resultados da dupla Bruno Soares e Alexander Peya sofreu um grande baque nesta quinta-feira. Na partida de estreia dos dois no Masters 1000 de Roma, pelas oitavas de final da chave de duplas, o brasileiro e o austríaco foram derrotados pelos espanhóis David Marrero e Fernando Verdasco em sets diretos, com as parciais de 6/3 e 7/6(4).

Soares e Peya tiveram que correr atrás do placar depois de tomarem uma quebra no começo de cada set. No primeiro, a dupla não evitou a perda da parcial, mas no segundo até conseguiu forçar o tie-break depois de salvar um match point. Porém, no game de desempate, o brasileiro e o austríaco levaram a pior.

Soares e Peya vinham de três semanas que renderam o posto de segunda melhor dupla da temporada aos tenistas até então. A sequência incluiu o título do ATP 500 de Barcelona, a eliminação nas quartas de final do ATP 250 de Munique, e o vice-campeonato do Masters 1000 de Madri. No torneio na capital espanhola, inclusive, os dois haviam vencido Marrero e Verdasco na semifinal, por duplo 7/5.

O SporTV2 transmite ao vivo as partidas do torneio de simples do Masters 1000 de Roma.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/05/apos-vice-em-madri-soares-e-peya-perdem-no-jodo-de-estreia-em-roma.html

Sharapova fica perto do 'pneu', vence Stephens e vai às quartas em Roma


Russa despacha americana por 6/2 e 6/1 e encara Errani na próxima fase

Por GLOBOESPORTE.COM Roma

Maria Sharapova WTA de Roma (Foto: AFP)Com 28 bolas vencedoras, Sharapova mostrou
superioridade contra Stephens (Foto: AFP)

Maria Sharapova se classificou com propriedade para as quartas de final do WTA de Roma. Dominando a maioria dos pontos, a número 2 do mundo derrotou Sloane Stephens, 17ª do ranking, com facilidade nesta quinta-feira. Em uma hora e 21 minutos de partida, a atual bicampeã do torneio tirou a jovem americana, de 20 anos, da competição, com as parciais de 6/2 e 6/1.

Uma das promessas do tênis americano, Stephens enfrentava a terceira tenista do Top 10 em 2013. Mesmo tendo menos erros não forçados no primeiro set (14 contra 18 da russa), a americana foi superada no início e no fim da parcial por Sharapova, que conseguiu 14 winners (contra 4 da jovem de 20 anos). A número 2 do mundo quebrou o primeiro serviço da oponente, que foi buscar o empate em 2/2. Porém, a partir daí, a loira conectou bem os ataques e se beneficiou dos erros que Stephens cometeu, principalmente nos dois últimos games que deram o set para ela.

Na volta do intervalo, Sharapova foi decisiva na devolução. Com um aproveitamento acima de 60%, a russa conquistou duas quebras consecutivas que lhe puseram à frente por 5/0. Stephens evitou um "pneu" ganhando o game de honra com rapidez, mas a russa carimbou a vaga nas quartas após confirmar o serviço na terceira tentativa durante o triplo match point.

Sharapova terminou a partida com 29 erros não forçados, contra 23 de Stephens. E apesar das sete duplas faltas, a russa soltou 28 winners, contra 7 da adversária.

A número 2 do mundo vai enfrentar nas quartas de final do WTA de Roma a italiana Sara Errani nesta sexta-feira. A 6ª do ranking avançou de fase sem jogar, já que a russa Maria Kirilenko abandou a disputa por causa de uma lesão no joelho esquerdo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/sharapova-fica-perto-do-pneu-vence-stephens-e-vai-quartas-em-roma.html

Renato diz que banco não incomoda, mas que lutará para recuperar espaço


Volante garante que sua relação com Oswaldo de Oliveira é muito boa

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Renato treino Botafogo (Foto: Fabio Castro / Agif)Renato ainda busca ritmo após se curar de
problema no quadril (Foto: Fabio Castro / Agif)

Um dos jogadores de maior renome no elenco do Botafogo, o volante Renato, vive uma situação bastante incomum em sua carreira, que tem passagens de sucesso por clubes como o Santos e Sevilla, além da seleção brasileira. O jogador tem ficado apenas como opção no banco de reservas, já que perdeu espaço depois de ter uma lesão complicada no quadril. Apesar disso, ele não tem criado problemas para o técnico Oswaldo de Oliveira.

A dupla de volantes escolhida pelo treinador tem sido Marcelo Mattos e Gabriel. Renato, de 34 anos, espera dar sua contribuição para fortalecer a união do elenco, o que, segundo ele, irá levar o Bota ao sucesso.

- Para mim é normal. Nós temos um comandante, que vai colocar sempre os melhores em campo. O meu contrato não diz que tenho que ser titular. Vou sempre trabalhar, e a palavra final vai ser sempre do Oswaldo. Aqui temos um grupo, e é essa força que vai nos levar aos nossos objetivos. Estou aprimorando a parte física porque fiquei com uma lesão um longo tempo - disse o jogador.

O volante disse que sua relação de confiança com Oswaldo de Oliveira o deixa tranquilo para tentar recuperar seu espaço. Renato disse que já conversou com o técnico sobre sua condição e espera não ser mais atrapalhado por lesões daqui para frente.

- O relacionamento com ele é muito bom. Se eu tiver que ficar no banco, não tem problema. Já enfrentei o Oswaldo várias vezes, tanto no Guarani quanto no Santos, e admiro muito ele. Tem um grande caráter, é um profissional excelente. Disse a ele que vou trabalhar e, quando ele achar que tem condição de me dar uma oportunidade, vou estar à disposição. Claro que todos querem jogar, estar em campo. Espero não ter mais problemas com lesão daqui para frente.

Na partida de ida contra o CRB, em Maceió, Renato teve a chance de ser titular, já que Oswaldo não levou as principais peças. Na final da Taça Rio, no entanto, ele não ficou entre os relacionados. O volante comentou também sobre sua relação com a torcida, que por vezes o elogia e em outras questiona sua presença, especialmente por causa do alto salário.

- Já passei isso no Santos. O torcedor critica, parabeniza... é paixão. Sei que não dá para agradar a todos, mas me esforço para ir bem. Quando o resultado não é o esperado, é normal ter xingamentos. Quando eu era pequeno, xingava também. O torcedor está no direito de vaiar quando o jogo termina.

Renato, que chegou ao clube em 2011, já fez 86 jogos com a camisa do Botafogo e marcou cinco gols.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/05/renato-diz-que-banco-nao-incomoda-mas-que-lutara-para-recuperar-espaco.html

Seedorf confirma que faz curso a distância para virar treinador


Federação holandesa de futebol dá o curso Uefa Pro ao craque alvinegro, inserido no programa 'Educação sem Fronteiras'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Determinado a se tornar treinador após pendurar as chuteiras, o meia Seedorf, por meio de um comunicado oficial, confirmou estar fazendo há alguns meses um curso para se tornar colega de Oswaldo de Oliveira. A Federação Holandesa de Futebol (KNVB) é a responsável por dar aulas ao craque. Ele, aliás, é o primeiro a receber lições a distância, sendo inserido no programa denominado "Education Without Borders" (em português, Educação Sem Fronteiras).

O curso do qual participa Seedorf é acompanhado e apoiado pela Uefa. Ao concluí-lo, ele obterá a licença "Uefa Pro".

Seedorf Botafogo campeão carioca 2013 (Foto: Agência Estado)Será que Seedorf leva jeito para treinador? (Foto: Agência Estado)

É válido destacar: no início de 2013, o holandês iniciou um estágio no Boavista, comandando alguns treinos da base.

Ainda no comunicado enviado por sua assessoria, é destacada a vitoriosa trajetória de Seedorf na Europa, onde recebeu o apelido de "Mr Champions League" (Senhor Liga dos Campeões), dado por José Mourinho em 2007, quando, defendendo o Milan, conquistou pela quarta vez a principal competição do Velho Continente (duas vezes pelo Rubro-Negro italiano, uma pelo Real Madrid e um pelo Ajax).



Processo de divulgação do relatório do Engenhão é conduzido em silênci


Trio de engenheiros da comissão especial para encontrar soluções é orientado a não dar entrevistas. Dia 30 termina o prazo dado pelo prefeitos


                                              Por Thales Soares Rio de Janeiro
s
estádio Engenhão treino (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)Engenhão está interditado desde o dia 26 de
março (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)


estádio Engenhão treino (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)Engenhão está interditado desde o dia 26 de
março (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)

estádio Engenhão treino (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)Engenhão está interditado desde o dia 26 de
março (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)

As atitudes recentes da Prefeitura do Rio em relação ao Engenhão não mudaram o panorama sombrio no qual se encontra o Botafogo. A interdição do estádio mexeu com os cofres do clube e o silêncio ainda segue como protagonista da novela sobre o relatório com a solução para o problema da cobertura, prometido para o dia 30 deste mês, de acordo com o decreto publicado quarta-feira no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro.

Três engenheiros foram designados para o processo. A reportagem do GLOBOESPORTE.COM não conseguiu contato com Sebastião Arthur Lopes de Andrade, da PUC. No entanto, Carlos Dantas de Campos, da Secretaria Municipal de Obras (SMO) e Nelson Szilard Galgoul, dono da NSG Engenharia, foram encontrados, mas informaram a orientação de que estavam proibidos de falar sobre o assunto.

O Botafogo soube da criação da comissão apenas na noite de terça-feira. Esses engenheiros vão analisar os laudos existentes sobre o Engenhão, principalmente o da empresa alemã Schlaich, Bergermann und Partner (SBP), que interditou o estádio, para determinar o que fazer. Não há visitas programadas ao local.

A criação da comissão não tirou do ar o pessimismo no Botafogo sobre a necessidade de o Engenhão ficar fechado pelo menos um ano, o que aumentaria o prejuízo do clube. A Prefeitura aproveitaria o período para fazer as obras necessárias também para as Olimpíadas de 2016.

A RioUrbe também mantém o silêncio sobre a situação do Engenhão e, desde a entrevista concedida um dia depois da interdição, que aconteceu no dia 26 de março, o órgão não se posicionou novamente sobre o caso. A previsão é de que só volte a se manifestar depois da divulgação do relatório pedido pelo prefeito Eduardo Paes.

Enquanto aguarda uma solução sobre o Engenhão, o Botafogo vai jogar em Volta Redonda, dia 22, contra o CRB, pela segunda fase da Copa do Brasil. Para a disputa do Campeonato Brasileiro, o clube já conseguiu uma autorização da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) para jogar fora de sua jurisdição.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/05/processo-de-divulgacao-do-relatorio-do-engenhao-e-conduzido-em-silencio.html

Com apoio do Botafogo e da torcida, Nilton Santos completa 88 anos


Ex-jogador vive numa clínica no Rio de Janeiro e tratamento de Alzheimeré custeado pelo clube que o tem como ídolo e por um grupo de torcedores

Por SporTV.com Rio de Janeiro, RJ


Considerado o maior lateral esquerdo de todos os tempos, Nilton Santos completa nesta quinta-feira 88 anos, mas a vida da chamada "Enciclopédia do Futebol" não tem sido fácil. Com Alzheimer, ele mora numa clínica na Zona Sul do Rio de Janeiro e conta com a ajuda não só do Botafogo para custear o tratamento, mas também de um grupo de torcedores que se juntaram para, através de cotas, dar o melhor possível ao eterno ídolo.

- Ídolo e títulos o Botafogo têm muitos, e espero que ainda consiga ter por muitos anos. E Nilton Santos é um exemplo disso - afirma Paulo Kleinberger, gestor do fundo "Comfogo", que há quatro anos reúne botafoguenses apaixonados para ajudar financeiramente a família de Nilton Santos. São cerca de 60 cotistas que doam uma média de R$ 100 mensais por mês.

Ninguém vestiu a camisa do Botafogo tantas vezes quanto Nilton Santos. Foram 729 jogos entre 1948 e 1964. Além disso, o ex-jogador nunca defendeu outro clube. Pela seleção brasileira foi campeão do mundo em 1958 e 1962.

Nilton Santos, Botafogo (Foto: Reprodução)Nilton Santos mora em clínica (Foto: Reprodu
ção)

O jornalista Teixeira Heizer lembra que, assim como Nilton Santos, outros jogadores vivem situação difícil no fim da vida.

- Nós temos em cada caso como o do Nilton Santos, centenas por aí. Ele era um jogador altamente técnico e adaptado a quaisquer táticas que se impusessem no jogo - elogia.

O também jornalista Sérgio Augusto abandonou a torcida pelo Vasco para ser mais um torcedor do Botafogo, logo aos seis anos, quando se encantou pelo futebol do ídolo botafoguense.

- Vi Garrincha jogar, vi Pelé, todos jogadores extraordinários, mas Nilton Santos realmente foi o meu ídolo.
Há mais de cinco anos Nilton Santos vive na clínica onde recebe tratamento para o Alzheimer, uma doença degenerativa que afeta o cérebro e que reduz de forma progressiva a memória, a fala e a capacidade de cuidar de si mesmo. O Botafogo arca com os custos de cerca de R$ 11 mil com a clínica.

- É nossa obrigação, nós temos que encarar dessa forma. Nós temos que ajudar nossos ídolos a terem um final de vida digno - ressalta Thiago Alvim, vice de comunicação do Botafogo.

- Acredito que essa ação poderia ser replicada para outros ídolos que existem por aí - ressalta Kleinberger.

O aniversario de 88 anos promete ser ainda mais difícil para Nilton Santos por não ter ao seu lado a esposa Célia, que cuidava dele até o ano passado. Com um câncer no cérebro, ela vive hoje em Araruama, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, onde recebe cuidados de sua família.

Jogadores do Botafogo e Nilton Santos (Foto: AGIF)Jogadores do Botafogo costumam visitar o eterno ídolo Nilton Santos, assim como time de 2011 (Foto: AGIF)
   
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2013/05/com-ajuda-do-botafogo-e-da-torcida-nilton-santos-completa-88-anos.html

Por rivalidade, Timão quer que Fifa corte 'São Paulo' do nome da arena


Andrés Sanches pede à entidade que pare de chamar estádio em Itaquera de 'Arena de São Paulo', para evitar associação com o rival Tricolor

Por Leandro Canônico e Marcelo Baltar São Paulo e Rio de Janeiro

Oficialmente, a Fifa trata o estádio da abertura da Copa do Mundo de 2014 como Arena de São Paulo. Está assim em seu site oficial e em todos os comunicados enviados pela entidade. Mas o Corinthians, dono do estádio, quer mudar isso. Motivo: o nome remete a um de seus principais rivais, o São Paulo.

À espera de um contrato milionário de venda dos "naming rights" (direitos sobre o nome do estádio), o Timão já adotou Arena Corinthians como nome do estádio que está sendo construído em Itaquera. Mas quer que a Fifa o chame assim também. Para Andrés Sanches, ex-presidente e um dos responsáveis pela obra, a lembrança do Tricolor não cai bem.

obras estádio Arena Corinthians Copa (Foto: Arena / Fifa.com)Estádio do Corinthians é "Arena de São Paulo", para a Fifa (Foto: Arena / Fifa.com)

Na última terça-feira, em reunião de emergência para alinhar o prazo de entrega do estádio de abertura do Mundial de 2014, que será dezembro deste ano, Andrés Sanches sondou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, sobre a possibilidade de mudar o nome utilizado oficialmente pela entidade.

Sanches explicou que o nome da capital paulista é o mesmo de um dos principais rivais do time, no caso o São Paulo Futebol Clube, e que o clube gostaria que a Fifa tratasse seu estádio como Arena Corinthians. O corintiano ouviu de Valcke que isso teria de ser solicitado por prefeitura e governo.

Andres Sanches durante entrevista (Foto: Alexandre Durão / GLOBOESPORTE.COM)Andrés não quer que nome do estádio remeta ao
rival São Paulo (Foto: Alexandre Durão)

Em contato com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM, o ex-presidente corintiano confirmou que, diante da abertura de Valcke, vai levar adiante o pedido.

– Vou, sim – respondeu o corintiano.

A Prefeitura de São Paulo, por intermédio de sua assessoria de imprensa, informou que desde o princípio trata o estádio como a diretoria do Timão quer. Acha ainda o pedido do clube paulista justo e se coloca à disposição para ajudar em um pedido oficial para que a Fifa passe a adotar o Arena Corinthians.

O Governo de São Paulo também está disposto a ajudar caso o Timão oficialize por intermédio dele esse pedido. No entanto, uma possível alteração não é vista com bons olhos por questões comerciais. Do jeito que está na visão da Fifa, o estádio está totalmente ligado ao nome da cidade, projetando-a internacionalmente.

Com aproximadamente 76% do projeto concluído, a Arena Corinthians está na reta final de sua construção. A estrutura metálica para a cobertura está praticamente pronta e o sistema de drenagem e resfriamento do gramado está em processo avançado. O local deve começar a receber grama no próximo mês.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/05/por-rivalidade-timao-quer-que-fifa-corte-sao-paulo-do-nome-da-arena.html

Belfort: 'Não estou aqui para ganhar cheques. Sou o último T-Rex do MMA


Lutador brasileiro dá de ombros para a polêmica sobre o uso da terapia de reposição de testosterona: 'Tem muita gente usando TRT e perdendo lutas'

Por Jaraguá do Sul, SC

A polêmica sobre o uso da TRT (terapia de reposição de testosterona) voltou a ser assunto na entrevista coletiva do "UFC no Combate 2 - Belfort x Rockhold", nesta quinta-feira, em Jaraguá do Sul (SC). O lutador brasileiro, que recebeu autorização para passar pelo procedimento antes do UFC São Paulo, em janeiro, não deu bola para as críticas e disse que os resultados que conquistou no octógono não dependem do tratamento.

- TRT não ganha lutas, tem muita gente usando TRT e perdendo lutas. Meu trabalho e meu treino são o que me fazem vencer. Eu sigo todas as regras - declarou.

UFC coletiva jaraguá Vitor Belfort e Luke Rockhold (Foto: Ivan Raupp)Vitor Belfort posa ao lado de Luke Rockhold na coletiva de imprensa (Foto: Ivan Raupp)

Vitor Belfort sentou-se ao lado de Ronaldo Jacaré na entrevista coletiva. Do outro lado, Luke Rockhold e Chris Camozzi fizeram o par de americanos. Vitor escondeu o novo corte de cabelo que desenvolveu para este evento e deve mostrá-lo completamente apenas na pesagem.

Confira outros trechos de Vitor Belfort na coletiva:


 Motivação para continuar lutando
"Minha motivação vem de dentro, é difícil explicar o que me motiva. Minhas prioridades são Deus, família e trabalho. Quando eu perder essa paixão e a motivação de ver os jovens se esforçando... Não vou mentir, eu não vou ficar aqui para ganhar cheque. Estou aqui porque eu amo."

Uso do TRT

"TRT não ganha lutas, tem muita gente usando TRT e perdendo lutas. Meu trabalho e meu treino é que me fazem vencer. Sigo todas as regras. Quem me conhece sabe o quanto trabalho duro."

Futuro

"Estou focado na vitória, o amanhã vem depois. Estou feliz de ser o único T-Rex nessa selva."

UFC coletiva jaraguá vitor belfort (Foto: Ivan Raupp)Vitor Belfort esconde o novo corte de cabelo. Surpresa para a pesagem? (Foto: Ivan Raupp)

Estratégia para a luta

"A estratégia está traçada, luta é luta. Faço isso há muitos anos e é uma alegria fazer isso. O instinto está dentro de mim, me preparei em todas as áreas. Um sparring como Tyrone Spong, desse nível, é raro. Poder treinar com a minha equipe é um privilégio. Passei por tudo que vier na luta durante o treinamento."

Hora de tomar o vinho

"Quem me conhece há muito tempo não sabe o que eu mudei. Se você me der um dia para eu me aprimorar, eu me aprimoro. A gente nunca sabe tanto que não pode aprender, e nem sabe tão pouco que não possa ensinar. É como uma tempestade silenciosa. Já amassei as uvas. Agora é tomar o vinho."

Adversário menos provocador

"Estou focado em mim, não no meu oponente. Após a luta acabam as provocações, os caras se abraçam. Não julgo ninguém, faço o que é correto. Tento fazer o meu melhor.
"
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA

O canal Combate vai transmitir o UFC no Combate 2 ao vivo, com exclusividade, a partir das 17h30m (de Brasília) de sábado, e o COMBATE.COM acompanha tudo em Tempo Real. Na sexta, a pesagem será às 16h, com transmissão do canal Combate e do COMBATE.COM.

UFC no Combate 2 - Belfort x Rockhold
18 de maio de 2013, em Jaraguá do Sul

CARD PRINCIPAL
Vitor Belfort x Luke Rockhold
Ronaldo Jacaré x Chris Camozzi
Rafael dos Anjos x Evan Dunham
Rafael Natal x João Zeferino

CARD PRELIMINAR
Nik Lentz x Hacran Dias
Francisco Massaranduba x Mike Rio
Iuri Marajó x Iliarde Santos
Paulo Thiago x Michel Trator
John Lineker x Azamat Gashimov
Fábio Maldonado x Roger Hollett
Gleison Tibau x John Cholish
Jussier Formiga x Chris Cariaso
Lucas Mineiro x Jeremy Larsen

banner ufc combate (Foto: GLOBOESPORTE.COM)
   FONTE:
http://sportv.globo.com/site/combate/noticia/2013/05/belfort-nao-estou-aqui-para-ganhar-cheques-sou-o-ultimo-t-rex-do-mma.html

Ronaldo se esquiva sobre ausência de R10 na Seleção: ‘Achei nada’


Sorridente, ex-atacante prefere não comentar decisão de Luiz Felipe Scolari de tirar o meia do Galo da Copa das Confederações

Por Marcelo Baltar e Richard Souza Rio de Janeiro

Os dribles de Ronaldo Fenômeno continuam em dia. Só que agora fora do campo. Nesta quinta-feira, após a reunião de diretoria do Comitê Organizador Local (COL), o ex-atacante não quis comentar a convocação do técnico Luiz Felipe Scolari para a Copa das Confederações. Na última terça-feira, o técnico chamou os 23 jogadores que defenderão a seleção brasileira e deixou Ronaldinho Gaúcho fora. Companheiro de R10 e comandado por Felipão na conquista da Copa do Mundo de 2002, Ronaldo fugiu de polêmica ao ser questionado sobre a opção do treinador.

- Achei nada. Não tenho que achar nada. Olha o presidente aí – disse, sorridente, apontando para o presidente da CBF e do COL, José Maria Marin.

ronaldo jerome valcke josé maria marin REUNIÃO DE DIRETORIA DO COL copa das confederações (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Sorridente, Ronaldo evita comentar sobre o time de Felipão (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Ronaldo preferiu não falar com os jornalistas após a entrevista coletiva. Membro do Conselho de Administração do COL, durante a semana ele fez as vezes de anfitrião para o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, nas visitas a Natal, Brasília e Rio de Janeiro.

Com os 23 convocados definidos, a seleção brasileira se apresenta para preparação no dia 27 de maio, no Rio de Janeiro. Antes da estreia na Copa das Confederações, o Brasil faz amistosos contra a Inglaterra, dia 2, no Maracanã, e diante da França, dia 9, em Porto Alegra. Na competição, os adversários da primeira fase serão Japão, México e Itália.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/05/ronaldo-se-esquiva-sobre-ausencia-de-r10-na-selecao-achei-nada.html

‘Eles foram máquinas’ diz Vadão sobre atletas do Criciúma em vitória Segundo o treinador, final do Catarinense prejudica o primeiro tempo, mas


Segundo o treinador, final do Catarinense prejudica o primeiro tempo, mas superação ajuda no triunfo, bem como torcida e papo no intervalo

Por João Lucas Cardoso Criciúma, SC

Ao final do primeiro tempo no Heriberto Hülse, o Criciúma teria que decidir a vaga na terceira fase da Copa do Brasil nas penalidades. Porém, na etapa complementar, o time da casa conseguiu os dois gols para formatar o 3 a 1. Para o técnico Vadão, um dos problemas para resolver a classificação o quanto antes foi o pensamento do grupo no segundo jogo da final do Catarinense, no domingo. Era preciso deixar o confronto de domingo de lado, bem como o desgaste pela sequência de partidas importantes.

Vadão técnico Criciúma (Foto: João Lucas Cardoso)Vadão: 'Nós não estávamos aqui, de corpo presente' (Foto: João Lucas Cardoso)

- Nós não estávamos aqui, de corpo presente. Nosso subconsciente, a nossa cabeça, estava em Chapecó. Foi isso que alertamos no intervalo. No primeiro tempo não tivemos poder de decisão. Temos nossas jogadas características pelas beiradas e erramos muito. Não tivemos a mesma pegada na marcação. O adversário conseguiu trabalhar a bola. É o inverso, nós que sufocamos o adversário. Percebia que não estávamos de corpo presente. Estávamos com o corpo aqui e o espírito em outro lugar. Daí conseguimos fazê-los enxergar isso, os jogadores também, no intervalo. Temia por isso, conversei com a comissão técnica, de que seria muito difícil todo dia o cara dar o máximo do máximo, porque jogador de futebol não é máquina. Mas nos últimos 45 minutos eles foram máquinas.

No segundo tempo, os quase 10 mil torcedores no estádio também passaram a dar maior apoio ao time. Segundo o treinador, foi um dos três fatores que fizeram com o que o Criciúma triunfasse sobre o São Bernardo para avançar de fase e ganhasse mais moral para encarar a Chapecoense no próximo domingo.


- Foram três coisas para vencer: a superação, a torcida e eles (jogadores) entrarem no jogo sem se preocuparem. Porque o problema é o subconsciente, que fica guardado na final. A gente é traído por isso. No intervalo conseguimos extrair isso, mostrar a eles que tínhamos que esquecer e jogar os 45 minutos dando o melhor. Acredito que foi todo mundo. Vamos dizer que a equipe acordou e se superou em todos os aspectos. A torcida novamente levou o time – afirmou Vadão.

Na Copa do Brasil, o Criciúma espera do vencedor de Salgueiro e Vitória, que definem a classificação na próxima semana. Porém, já neste domingo, a equipe enfrenta a Chapecoense no segundo jogo da final do Campeonato Catarinense. O confronto no estádio Índio Condá está marcado para as 16h.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/criciuma/noticia/2013/05/eles-foram-maquinas-diz-vadao-sobre-atletas-do-criciuma-em-vitoria.html

Gerente de futebol rasga elogios à torcida do Criciúma: ‘Exemplo’


Cícero Souza acredita que postura de torcedores da equipe do Sul de Santa Catarina pode servir de modelo para outros do país

Por João Lucas Cardoso Criciúma, SC

Seja no Campeonato Catarinense ou na Copa do Brasil, basta que o árbitro trile o apito que a torcida do Criciúma cante e bata os tambores por 90 minutos. Na batida da torcida, o time do Sul de Santa Catarina se faz forte. Os jogadores e o técnico Vadão não se cansam de tecer elogios aos tricolores das arquibancadas. O gerente executivo de futebol do clube, Cícero Souza, vai além. Acredita que os criciumenses podem servir de exemplo para outros torcedores do país.

Criciúma pre-jogo final Catarinense torcida (Foto: João Lucas Cardoso)Dirigente vê torcida como modelo para outras do país (Foto: João Lucas Cardoso)

- Queria enaltecer o torcedor do Criciúma. A torcida que nós temos está carregando e empurrando o time. Dá uma demonstração de como torcer com civilidade e vai servir de exemplo, e está de parabéns para isso, para todo o povo brasileiro. Quem sabe não começamos por aqui o verdadeiro exemplo do que é um torcedor, na essência da palavra? Chega com ordem ao estádio, respeita o adversário, se respeita e, acima de tudo, quando o time toma um gol, começa a torcer de uma maneira redobrada. Isso empurra, faz você se comprometer ainda mais e entender que tem muito mais gente por trás disso – afirma o dirigente.

Como outras torcidas reconhecidamente fortes do país, Cícero admite que ainda há casos de atitudes isoladas. Porém, aproveitou a entrevista coletiva depois do jogo diante do São Bernardo para fazer por meio de suas palavras a gratidão por parte de todo o Criciúma Esporte Clube.


- Claro que existem pessoas com ansiedade, que não entendem que nos últimos 15 jogos houve apenas uma derrota e se trocar um passe errado o jogador parece errado. Isso é exceção aqui em Criciúma. A grande maioria do nosso torcedor é espetacular. Em nome de todo o grupo e de todos os profissionais digo que, se tínhamos como objetivo resgatar a emoção do torcedor e sua paixão, que teríamos que ter ele na caminhada da Série A, ele também nos conquista e nos cativa a cada dia.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/criciuma/noticia/2013/05/gerente-de-futebol-rasga-elogios-torcida-do-criciuma-exemplo.html