segunda-feira, 13 de maio de 2013

Sob os olhares de Serena, Venus cai para britânica e se despede de Roma


Mais velha das Williams perde para Laura Robson na estreia por 2 sets a 0. Se vencesse, irmãs se enfrentariam logo na segunda rodada do WTA italiano

Por GLOBOESPORTE.COM Roma

Um confronto logo na segunda rodada estava no caminho das irmãs Williams em Roma. Mesmo assim, Serena, líder do ranking, foi prestigiar a estreia de Venus no WTA italiano. O resultado, no entanto, não foi o esperado. A britânica Laura Robson surpreendeu e derrubou a mais nova das irmãs por 2 sets a 0, parciais 6/3 e 6/2, em 1h25m, e vai enfrentar Serena na próxima fase.

Tênis Venus Williams wta de roma (Foto: Agência Reuters)Venus se esforça durante a partida contra Laura Robson (Foto: Agência Reuters)

Número 24 do mundo, a americana sequer ameaçou o jogo da jovem britânica, de 19 anos. Nascida em Melbourne, na Austrália, e naturalizada inglesa, Laura Robson, 39ª do ranking,  foi superior à americana durante toda a partida. Arriscou mais no saque e conseguiu  superar Venus.

Serena williams assiste a irmã o Wta de Roma (Foto: Agência Reuters)Serena não conseguiu dar sorte à irmã na partida (Foto: Agência Reuters)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/sob-os-olhares-de-serena-venus-cai-para-britanica-e-se-despede-de-roma.html

Serena foca em Roma antes de pensar em Slam: 'Não vou colocar pressão'


Americana diz que expectativa sobre Roland Garros a atrapalhou em 2012, quando foi derrotada pela francesa Virginie Razzano na primeira rodada

Por GLOBOESPORTE.COM Madri


serena williams cachorro tenis madri (Foto: Reuters)Serena segura um cachorrinho e o troféu do WTA de
Madri, conquistado neste domingo (Foto: Reuters)

A conquista de um título no saibro deixou Serena Williams animada. Campeã do WTA de Madri neste domingo, a americana renovou a confiança para o próximo Grand Slam da temporada. Mas, ciente de que a expectativa sobre seu desempenho em Roland Garros pode atrapalhar seus planos, irmã caçula de Venus prefere dar um passo de cada vez para voltar a triunfar na terra batida. Assim, quer ter apenas o WTA de Roma em foco por enquanto.

Número 1 do ranking mundial, Serena sofre com as cobranças relacionadas a Roland Garros basicamente por dois motivos. O primeiro é a disparidade de troféus de simples no Slam parisiense em relação aos outros torneios deste porte. Enquanto possui cinco títulos em Wimbledon e no Australian Open, além de quatro no US Open, a americana foi campeã na França apenas em 2002, ao derrotar a irmã mais velha na final. A outra razão foi a campanha decepcionante na última edição, quando foi derrotada na estreia pela francesa Virginie Razzano, 115ª do ranking na época e atual número 195 do mundo.

- É o maior desafio. Se vou alcançá-lo, não sei. Não vou colocar essa pressão em mim. Eu queria isto no ano passado e não conseguir. Então este ano estou esperando ansiosamente por Roma e, só depois disto, Roland Garros. Aí verei o que vai acontecer. Eu sinto a pressão todos os dias. Acho que é uma coisa boa por que significa que ainda estou faminta. Se não estivesse, seria como se não importasse.

Serena acredita que a mudança do saibro azul para o vermelho no WTA de Madri já contribuiu para sua melhor preparação nesta temporada. Segundo a líder do ranking mundial, as características se aproximaram às do Grand Slam.

- Definitivamente é mais parecido com Roland Garros, então acredito que seja um algo mais. É um pouco mais lento do que no ano passado e parece mais com uma verdadeira quadra de saibro. Então acho que é uma grande preparação.

Nesta terça-feira começa a disputa do WTA de Roma, último torneio antes do Grand Slam do saibro. Em 2012, Serena perdeu para Na Li nas semifinais. Este ano a americana folga na primeira rodada e, na segunda, enfrenta a vencedora do confronto entre a irmã Venus e a britânica Laura Robson.

Serena Williams Roland Garros tênis estreia Eva Asderaki (Foto: Reuters)Serena na estreia em Roland Garros em 2012: árbitra Eva Asderaki dá ponto para Razzano (Foto: Reuters)

FONTE:

Sharapova chega em Roma para torneio e ganha 'escolta' de policiais


Tenista russa deixa derrota em Madri de lado e sorri nas redes sociais

Por GLOBOESPORTE.COM Roma, Itália

A musa Maria Sharapova não se abateu com a derrota sofrida para Serena Williams na final do WTA de Madri. A tenista russa já está em Roma para a disputa do WTA italiano e, sorridente, ela postou uma foto ao lado de alguns policiais locais.

- Apenas uma manhã normal com a polícia de Roma - publicou a atleta, em sua conta pessoal do ''Facebook''.

Sharapova policiais Roma tênis (Foto: Reprodução / Facebook Oficial)Maria Sharapova posa com policiais italianos em Roma (Foto: Reprodução / Facebook Oficial)

Sharapova é a segunda do ranking mundial do WTA, atrás apenas da americana Serena Williams. Se a atleta russa tivesse conseguido vencer a final em Madri, levaria também o posto de melhor tenista do mundo.

 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/sharapova-chega-em-roma-para-torneio-e-ganha-escolta-de-policiais.html

Murray recupera segundo lugar no ranking, e Nadal encosta em Ferrer


Nas duplas, Bruno Soares e Alexander Peya ocupam a vice-liderança da temporada 2013. No feminino, Serena Williams segue dominando

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

tênis andy murray atp de madrid (Foto: Agência Reuters)Murray recupera 3º lugar (Foto: Agência Reuters)

Eliminado nas oitavas de final do Masters 1.000 de Madri na última semana, o suíço Roger Federer perdeu uma posição no ranking da ATP. Com isso, o britânico Andy Murray, que deixou a competição nas quartas, recuperou a segunda colocação na lista. Campeão na Espanha, Rafael Nadal segue em quinto, mas já encostou em seu compatriota David Ferrer. O sérvio Novak Djokovic permanece na topo. Nas duplas, o brasileiro Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya sobem para segundo na classificação geral de 2013.

O britânico Andy Murray caiu nas quartas de final do Masters 1000 de Madri, na última sexta-feira, diante do tcheco Tomas Berdych. Ainda assim, recuperou a vice-liderança no ranking, com 8.750 pontos, atrás apenas do sérvio Novak Djokovic (12.730). Federer, que foi eliminado pelo japonês Kei Nishikorieira nas oitavas, está agora em terceiro (7.760).

rafael nadal madrid tenis campeão (Foto: EFE)Rafael Nadal foi campeão em Madri (Foto: EFE)

Com o título em Madri, Rafael Nadal chegou mais perto de seu compatriota David Ferrer. A diferença agora entre o quarto (6.920) e o quinto (6.895) colocados é de apenas 25 pontos. Já Stanislas Wawrinka, que chegou à final na Espanha, ganhou cinco posições e entrou para o top 10. Agora ele é o décimo colocado, com 2.675 pontos. O brasileiro Thomaz Bellucci permanece em 39º, com 977 pontos.

Nas duplas, o brasileiro Bruno Soares cada vez ganha mais destaque. Ao lado do austríaco Alexander Peya, terminou em segundo lugar no Masters 1.000 de Madri e, com isso, subiu de quarto para a vice-liderança do ranking de 2013. Com 2.205 pontos, Soares e Peya aparecem atrás apenas dos irmãos Bob e Mike Bryan (5.555).
 
Serena defende topo da lista

serena williams cachorro tenis madri (Foto: Reuters)Serena Williams é campeã em Madri e se mantém
na liderança do ranking (Foto: Reuters)

No feminino, Serena Williams chegou a ser ameaçada por Maria Sharapova na liderança do ranking da WTA. Se a musa russa superasse a americana na final de Madri, desbancaria a rival. Mas a campeã de 2012 confirmou o favoritismo e garantiu sua permanência no topo, com 11.115 pontos. Sharapova segue em segundo (10.690), seguida por Victoria Azarenka (8.510).

O top 10 feminino também sofreu alterações. A italiana Sara Errani ganhou uma posição (sexta, com5.640) e empurrou a alemã Angelique Kerber para a sétima posição (5.530). Já a dinamarquesa Caroline Wozniacki subiu para a nona colocação (3.625), enquanto a australiana Samantha Stosur caiu para décimo (3.545).

Confira a pontuação do Top 10 masculino:
1) Novak Djokovic - 12.730 pontos
2) Andy Murray - 8.750
3) Roger Federer - 7.760
4) David Ferrer - 6.920
5) Rafael Nadal - 6.985
6) Tomas Berdych - 4.520
7) Juan Martin Del Potro - 4.320
8 ) Jo-Wilfried Tsonga - 3.965
9) Richard Gasquet - 3.180
10) Stanislas Wawrinka  - 2.675
...
39) Thomaz Bellucci - 977

Confira a pontuação do Top 10 feminino:
1) Serena Williams – 11.115
2) Maria Sharapova – 10.690
3) Victoria Azarenka – 8.510
4) Agnieszka Radwanska – 6.475
5) Na Li – 5.755
6) Sara Errani – 5.640
7) Angelique Kerber – 5.530
8) Petra Kvitova – 5.225
9) Caroline Wozniacki – 3.625
10) Samantha Stosur - 3.545

FONT:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/murray-recupera-segundo-lugar-no-ranking-e-nadal-encosta-em-ferrer.html

Há nove meses sem títulos, Federer diz: 'A longo prazo, estou indo bem'


Suíço rebate críticas sobre queda de rendimento, sobretudo depois da eliminação precoce em Madri; Roma é próximo torneio

Por GLOBOESPORTE.COM Roma

Roger Federer (Foto: EFE)Último título de Federer foi o Masters 1000 de
Cincinnati, em agosto de 2012 (Foto: EFE)

Roger Federer amarga uma seca de nove meses sem conquistar um título. Apesar do jejum, o ex-número 1 do mundo garante que está tendo um bom desempenho a longo prazo. Contando apenas os cinco torneios disputados em 2013, o suíço não conseguiu chegar a nenhuma final. E depois da eliminação nas oitavas de final do Masters 1000 de Madri, na última quinta-feira, as críticas só aumentaram, principalmente pelo fato de ele ter se ausentado do circuito entre meados de março e maio deste ano.

O último título do atual número 3 do mundo foi o Masters 1000 de Cincinnati, em agosto de 2012. De lá para cá, Federer disputou nove torneios. Foi finalista em dois (ATP 500 de Basel e ATP Finals), semifinalista em três (Masters 1000 de Xangai, Aberto da Austrália e ATP 500 de Dubai), caiu nas quartas em três (US Open, ATP 500 de Rotterdam e Masters 1000 de Indian Wells)  e foi eliminado nas oitavas em um (Masters 1000 de Madri).

Perguntado sobre críticas que evidenciavam a falta de títulos e que ele já não era mais o mesmo de antigamente, o tenista de 31 anos se defendeu.

- Eu entendo que todo mundo quer ser o número 1 e fiquei surpreso em como isso aconteceu mais recentemente (comigo), logo depois de Roland Garros (em 2009). Quando você joga bem, ninguém ousa te atacar porque você está certo. Eu olho com uma visão maior. Curto prazo é importante em termos de confiança e de jogar bem, mas a longo prazo, estou indo bem também. Joguei durante seis semanas e decidi ficar sete fora, mas as pessoas às vezes não respeitam isso e eu me torno o melhor quando ganho um grande torneio. Agora é importante focar em Roma, vencer e se acostumar a jogar no saibro. Nada mais.

roger federer Kei Nishikori tenis   (Foto: AP)No torneio mais recente, em Madri, Federer foi
eliminado nas oitavas de final (Foto: AP)

O ano de 2013 está sendo tratado por Federer como um tempo de maior preocupação com a preparação física, e não com número de competições disputadas. Os dois meses de treinamento entre Indian Wells e Madri, no entanto, renderam, a princípio, o efeito oposto ao esperado pelo suíço. Por causa da eliminação nas oitavas no torneio espanhol, Federer voltou a ser número 3 do mundo, fato que acontecera no início de abril, quando Andy Murray conquistou o Masters 1000 de Miami.

Federer disputa nesta semana o sexto campeonato na temporada. Cabeça de chave nº 2, ele estreia no Masters 1000 de Roma somente na segunda rodada. O SporTV2 transmite o torneio ao vivo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/nove-meses-sem-titulos-federer-diz-que-esta-indo-bem-no-longo-prazo.html

Cubanos convocam adolescente de 13 anos e 1,86m para a seleção


Meliza Vargas foi eleita a melhor atacante nas últimas eliminatórias para o Mundial sub-20 e será a mais jovem atleta a integrar uma seleção adulta

Por GLOBOESPORTE.COM Havana

vôlei cuba melissa vargas (Foto: Divulgação)Meliza Vargas durante competição em Havana
(Foto: Divulgação)

O vôlei cubano sempre foi temido mundialmente. Aguerridas e talentosas, as cubanas fizeram o país tricampeão olímpico, em Barcelona, 1992, Atlanta, 1996, e Sidney, 2000. Mas a ausência do time masculino e também do feminino nas Olimpíadas de Londres, em 2012, acenderam o sinal de alerta da confederação cubana de vôlei. E fizeram o técnico da seleção feminina Juan Carlos Gala ousar.

Apostando na formação de novas atletas já visando os Jogos do Rio, em 2016, Juan convocou para a disputa da Yeltsin Cup, na Rússia, e do Grand Prix 2013 um jovem talento de apenas 13 anos, mas com 1,86m de altura. Trata-se da oposto Meliza Vargas, considerada internamente como uma das maiores revelações do país nos últimos anos.

A jogadora, que tem um estilo de atuar parecido com o de Yumika Ruiz, ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, e Sidney, em 2000, será a mais jovem atleta no mundo a atuar por uma seleção adulta de vôlei. A última competição da revelação foi a eliminatória sub-20 para o Mundial da categoria, disputado em Havana, Cuba, em março, quando o time cubano não conseguiu a vaga para a República Tcheca.
  •  
vôlei cuba melissa vargas (Foto: Divulgação)Meliza na premiação da competição em Havana: ela é a terceira da esquerda para a direita (Foto: Divulgação)

- Minha filha sempre gostou do esporte e com 11 anos integrou a seleção cubana sub-15, ganhando vários prêmios individuais - explica Antonio, pai de Meliza e ex-jogador de softball e basquete, de quem a oposto herdou o gosto por esporte e o tipo físico.

Mesmo com Cuba fora do Mundial sub-20, Meliza foi eleita a melhor atacante das eliminatórias e acabou incluída na seleção da competição. Além da "novata", Juan Carlos chamou quatro veteranas de seleção, entre elas Ana Yilian Cleger e Yoana Palacios, além de algumas juvenis.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/05/cubanos-convocam-adolescente-de-13-anos-e-186m-para-selecao.html

Alison/Emanuel e Maria Elisa/Talita vão defender o Brasil na fase final da Copa


FIVB confirma duplas para a fase final da competição, em Campinas

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP

Emanuel volei de praia (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Ao lado de Alison, Emanuel vai tentar buscar título
para o Brasil (Foto: Alexandre Arruda/CBV)

A Federação Internacional de Vôlei confirmou nesta terça-feira as duplas que disputarão a fase final da Copa do Mundo de vôlei de praia. O Brasil será representado por Alison e Emanuel, no masculino, e Maria Elisa e Talita, no feminino. O evento será realizado entre os dias 29 de maio e 2 de junho, em arena montada no Parque do Taquaral, em Campinas.

A tabela da competição será feita tendo como base o ranking mundial. Os americanos Jake Gibb e Casey Patterson são os primeiros, à frente de Alison e Emanuel, vice-campeões olímpicos em Londres. No feminino, as brasileiras Maria Elisa e Talita são as melhores ranqueadas, seguidas pelas vice-campeãs olímpicas, as americanas Kessy e Ross.

A Continental Cup começou em 2010 como parte do processo de qualificação para as Olimpíadas de Londres, em 2012, e terá sua etapa decisiva no Brasil com uma premiação total de US$ 300 mil. As duplas campeãs determinarão os países vencedores da Continental Cup. As equipes vencedoras de cada gênero dividirão a premiação de US$ 50 mil.

Os cinco países campeões da fase local da Continental Cup, além daqueles que classificaram duas duplas no mesmo naipe para os Jogos Olímpicos de Londres, vão participar do torneio, em um total de dez países por naipe. Cada nação será representada por uma dupla.

Na competição, os dez países serão divididos em duas chaves, com cinco componentes cada. Após os jogos da primeira fase, os dois melhores de cada grupo avançarão às semifinais.

Confira as duplas participantes:

MASCULINO
1) Gibb/Patterson (Estados Unidos)
2) Alison/Emanuel (Brasil)
3) Erdmann/Matysik (Alemanhã)
4) Plavins/Smedins, J. (Letônia)
5) Chevallier/Kovatsch (Suiça)
6) Eithun/Horrem (Noruega)
7) Saxton/Schalk (Canadá)
8) Jackson-Leon (Venezuela)
9) Aoki/Ogawa (Japão)
10) Williams/Fredericks (Africa do Sul)

FEMININO
1) Maria Elisa/Talita (Brasil)
2) Ross/Kessy (Estados Unidos)
3) Cicolari/Menegatti (Itália)
4) Holtwick/Semmler (Alemanha)
5) Kolocova/Slukova (República Theca)
6) Ukolova/Khomyakova (Rússia)
7) Bawden/Clancy (Australia)
8) Bansley/Maloney (Canadá)
9) Seerungen/Bauda (Ilhas Maurício)
10) Gallay/Zonta (Argentina)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/05/alisonemanuel-e-maria-elisatalita-vao-defender-o-brasil-na-fase-final-da-copa.html

Giba apresenta nova namorada e dá ponto final em polêmica separação


Jogador apresenta Maria Luiza, com quem está há seis meses, e esclarece relação com a ex-mulher, a ex-jogadora romena de vôlei Cristina Pirv

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Maria Luiza e Giba (Foto: Domingão do Faustão/TV Globo)Maria Luiza e Giba na TV Globo
(Foto: Domingão do Faustão/TV Globo)

Campeão olímpico com a seleção brasileira de vôlei em 2004, em Atenas, Giba está com um novo amor. Durante sua participação no game Quem Está Mentindo, do Domingão do Faustão, no último domingo, o ídolo do vôlei brasileiro levou a tiracolo a namorada Maria Luiza Dautt.

Contente, Giba fez questão de levar a amada aos estúdios da TV Globo em São Paulo. E deu detalhes do ponto final da polêmica separação da ex-mulher Cristina Pirv, ex-jogadora romena de vôlei com quem Giba tem dois filhos, Nicoll e Patrick.

- Está tudo resolvido. Já assinamos todos os documentos, e o divórcio está pronto. Durante esse processo todo, também resolvemos a guarda e a visita das crianças. A única coisa pendente é a separação de bens. E, mesmo ela sendo romena, fixou residência em Curitiba. As crianças moram lá, estudam lá, consigo visitar - disse Giba ao site do Domingão do Faustão.

Maria Luiza e Giba (Foto: Domingão do Faustão/TV Globo)Giba é só sorrisos ao lado de Maria Luiza (Foto: Domingão do Faustão/TV Globo)

Giba está com Maria há seis meses. O jogador já conhecia a namorada, e a amizade virou namoro após o fim do seu casamento com Pirv, em dezembro passado.

- A gente se conheceu no trabalho. Sou modelo e fisioterapeuta e fiz um desfile apresentando o uniforme da seleção brasileira de vôlei. Já joguei vôlei também! Eu acompanhava os jogos da seleção e não tem como não ser fã dele, né? Ficamos juntos após o casamento dele ter uma 'turbulência'. O Giba me ligou e me chamou para conversar. Acabou que estamos juntos até hoje - explicou Maria.

FONTE;
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/05/giba-apresenta-nova-namorada-e-da-ponto-final-em-polemica-separacao.html


Com reservas, Rio bate Buenos Aires e fica em terceiro no Sul-Americano


Equipe de Marcelo Fronckowiaki se vinga de derrota na fase de grupos e supera o rival argentino por 3 sets a 0, com parciais de 25/19, 25/20 e 25/18

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Fora da disputa pelo título do Campeonato Sul-Americano de clubes, o Rio de Janeiro se despediu da competição com vitória. Na tarde deste domingo, em Belo Horizonte, o técnico Marcelo Fronckowiak colocou os reservas em quadra e vingou a derrota para o Buenos Aires na fase de grupos. Com apenas Théo de titular na maior parte do jogo – e mesmo assim improvisado como ponteiro -, o time brasileiro bateu o argentino por 3 sets a 0, com parciais de 25/19, 25/20 e 25/18.

Ainda neste domingo, Minas e UPCN disputam o título do torneio. O canal SporTV2 transmite o confronto, ao vivo, a partir das 19h30m (horário de Brasília).

Theo Vôlei Rio de Janeiro x Club Buenos Aires (Foto: Gaspar Nobrega / Inovafoto)Theo foi o único titular do Rio em quadra durante toda a partida (Foto: Gaspar Nobrega / Inovafoto)

O Rio de Janeiro começou a partida com um único titular em quadra. Théo, improvisado como ponteiro, teve a companhia do líbero Rafael, do levantador Guilherme, do ponteiro Manius, o oposto Da Silva e os meios Athos e Uálas. Apesar do placar parelho no início dos três sets, a equipe chegou à frente no marcador em todos os tempos técnicos e não teve a vitória ameaçada. Na última parcial, com vantagem confortável, Fronckowiak lançou Bruninho e Lucão. Em jogada rápida pelo meio, Athos fechou o placar em sets diretos.

A campanha do Rio no Sul-Americano teve três vitórias e duas derrotas. O atual campeão da Superliga masculina estreou com triunfo arrasador diante do Rowing Clube, do Uruguai. Na sequência, garantiu vaga nas semifinais ao bater o Vikingos de Miranda, da Venezuela. Na partida que definiria o primeiro colocado do Grupo B, o time carioca perdeu para o Buenos Aires e avançou apenas na segunda colocação. No duelo de brasileiros, foi superado pelo Minas, anfitrião do torneio, por 3 sets a 0.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/05/com-reservas-rio-bate-buenos-aires-e-fica-em-terceiro-no-sul-americano.html

Com brasileiros, UPCN derrota Minas, leva Sul-Americano e vaga no Mundial


Evandro e José Júnior comandam grande atuação do time argentino, que se sagra campeão após dois vice-campeonatos diante de Sesi-SP e Cruzeiro

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

A série invicta do Minas no Campeonato Sul-Americano de clubes foi interrompida antes de ter um final feliz. Comandado pelos brasileiros Evandro e José Júnior e pelo argentino Olteanu, o UPCN, da Argentina, derrotou a equipe anfitriã e conquistou seu primeiro título na competição. Por 3 sets a 0, com parciais de 30/28, 25/17 e 29/27 , a equipe de San Juan garantiu ainda vaga para o Mundial de clubes, que será disputado no Brasil, em outubro.

- Para a gente não foi surpresa, não. Nosso time estava bem compacto. Jogamos a final do Campeonato Argentino, chegamos à final de todos os campeonato que disputamos e vencemos os mais importantes. Este grupo merece. Fizemos um ano fantástico - disse Evandro.

vôlei UPCN Sul-Americano (Foto: Reprodução/Facebook)Jogadores do UPCN comemoram ponto contra o Minas no Sul-Americano (Foto: Reprodução/Facebook)

UPCN já havia disputado a final do Campeonato Sul-Americano nas duas últimas temporadas. Em ambas as ocasiões, havia sido superado por times brasileiros. Em 2011, o algoz foi o Sesi-SP; em 2012, o Cruzeiro.

Na fase classificatória, o Minas havia derrotado o UPCN com relativa tranquilidade. Na ocasião, o time de Horacio Dileo venceu por 3 a 1 (25/13, 21/25, 25/14 e 25/23) e garantiu o primeiro lugar do Grupo A, avançando para as semifinais da competição. Neste domingo, a derrota selou ainda as despedidas de dois titulares: Maurício defenderá o Rio de Janeiro na próxima temporada, enquanto Lucarelli irá vestir a camisa do Sesi-SP.

- Faltou jogarmos voleibol. Faltou tudo, jogamos abaixo em todos os fundamentos. Infelizmente foi numa decisão, em jogo único. Jogamos em um nível abaixo do que estamos acostumados e do que jogamos contra o Rio de Janeiro. Nunca jogamos desta maneira, com todos os jogadores tão abaixo em todos os fundamentos. Foi uma pena porque era o último jogo, um título que queríamos tanto. Mas é uma lição que fica para não acontecer, porque essa derrota vai ficar na cabeça muito tempo - lamentou o levantador Marcelinho.

Comandado por brasileiros, UPCN sobra no bloqueio

Com o saque muito forçado, o UPCN bagunçou a recepção do Minas e largou na frente, abrindo 4 a 1. Aos poucos os anfitriões foram encurtando à vantagem, até chegar ao segundo tempo técnico na frente, em ponto de Lucarelli (16 a 14). Diante da reação argentina, o técnico Horacio Dileo pediu tempo. Não evitou, porém, o empate em 22 pontos. O Minas retomou a dianteira, mas desperdiçou três set points. Dileo parou o jogo mais uma vez, e novamente não teve sucesso em sua mensagem. Um bloqueio sobre o tcheco Filip encerrou a primeira parcial, após 35 minutos, em 30/28.

No segundo set, o Minas seguiu com problemas. Além de largar atrás no placar, a equipe da casa perdeu o líbero Lukinha. O jogador, que teve febre durante o dia, teve queda de pressão e saiu da quadra amparado direto para o vestiário. Assim, o ponteiro Lucas Lóh foi improvisado como líbero. O UPCN se aproveitou da situação e deslanchou. Comandado pelo brasileiro Evandro, o time sobrou no ataque e no bloqueio. Quando abriu 12 a 9 com ponto neste fundamento (6 a 1 em bloqueios até o momento), Dileo parou a partida novamente. O técnico fez a inversão, mas seus comandados não reagiram e sofreram mais um revés: 25/17.

Pressionado pelo rival, o Minas continuou apático no terceiro set. Enquanto os brasileiros Evandro e José Junior viravam uma atrás da outra pelo time argentino, os atletas do time brasileiro paravam um a um no bloqueio adversário. Quando o placar marcou 10 a 7 para os visitantes, Dileo colocou Henrique no lugar de Otávio. Mesmo no sacrifício, já que não vinha treinando devido a uma lesão no pé, o central virou a primeira bola quando acionado e acordou a torcida na Arena de Belo Horizonte.

Com Lucarelli, o Minas empatou em 16 pontos. Um saque na rede de Quiroga, no entanto, caiu como uma ducha de água fria no elenco. Filip, mais uma vez barrado pelo bloqueio de Júnior, foi substituído por Thiago. Com o placar igualado em 23 pontos, o técnico do UPCN parou a partida. A tática surtiu efeito, e Maurício sacou na rede. Lucarelli salvou dois championship points, e o Minas chegou ao set point após uma condução e um ataque argentino para fora. O time argentino recuperou a vantagem, e desta vez não perdoou: 29/27.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/05/com-brasileiros-upcn-derrota-minas-leva-sul-americano-e-vaga-no-mundial.html

Campinas busca dupla da seleção para encerrar hegemonia Rio-Osasco


Equipe de Zé Roberto tem negociações avançadas com Tandara e Natália e deve anunciá-las em breve como reforços para a temporada 2013/2014

Por Murilo Borges Campinas, SP

VÔlei natalia rio de janeiro treino (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Natália foi campeã da Superliga deste ano pelo
Rio (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)

Campinas promete entrar forte na briga para quebrar a hegemonia de Osasco e Rio de Janeiro no vôlei feminino. Depois de ser vice-campeã estadual e semifinalista da Superliga logo na primeira temporada, a equipe do interior paulista busca reforços de peso para conquistar a primeira taça. Na relação de contratações, estão dois dos nomes mais desejados do atual mercado: Natália e Tandara.

As duas ponteiras estão acertadas com o Campinas e serão as principais contratações do técnico José Roberto Guimarães no mercado. Destaque do Rio de Janeiro na decisão da Superliga de 2012, Natália tem 24 anos e integrou a seleção brasileira campeã olímpica em Londres, assim como Tandara, que tem a mesma idade e estava no Sesi.

Apesar do acerto das negociações, o anúncio oficial ocorrerá daqui alguns dias. Oficialmente, Campinas confirma apenas a contratação da central Angélica, que disputou a temporada passada pelo Praia Clube e se juntou ao elenco. Quem também está bem próximo de um acerto é a levantadora Claudinha, ex-Minas.

A nova política de contratações mostra a ambição do Campinas em seu segundo ano de profissionalismo. Depois de apostar em promessas para montar o elenco em 2012/2013, a equipe dirigida por Zé Roberto pretende qualificar o time com a experiência de jogadoras com passagem pela seleção. Assim, Natália e Tandara chegam para liderar o time ao lado de Walewska e Vasileva.

Enquanto a badalada dupla da seleção brasileira chega ao Campinas, outras se despedem do clube. A ponteira cubana Daymi Ramirez, a levantadora Fernandinha e a ponteira Pri Daroit foram as primeiras, mas não serão as únicas. Sem contrato com o time paulista, a central Natasha negocia com o Rio de Janeiro de Bernardinho. Quem também pode ir embora é a líbero Suellen, recentemente convocada por Zé Roberto para a seleção brasileira.

Do elenco que disputou o Campeonato Paulista e a Superliga da temporada passada, restam apenas cinco jogadoras: Walewska, Pri Heldes, Rosane, Vasileva e Rosamaria. Portanto, além de Angélica, Claudinha, Natália e Tandara, o Campinas buscará outros reforços. Até mesmo no mercado europeu, onde a comissão técnica de Zé Roberto tem contatos.

Tandara treino da seleção de Vôlei em Londres (Foto: Agência Reuters)Tandara em Londres: ponteira tem a confiança da comissão técnica do Campinas (Foto: Agência Reuters)

De 'folga' do vôlei, Carol Solberg curte 1º Dia das Mães com o pequeno José


Após ficar duas semanas longe do filho para disputar torneios na China, atleta da praia aproveita o último dia em casa antes de se reapresentar à seleção

Por Helena Rebello Rio de Janeiro

O fim de um jejum de quase dois anos sem subir ao pódio no Circuito Mundial fez Carol Solberg comemorar com sorriso largo ao lado da irmã Maria Clara. Nada comparado, porém, à felicidade que sentiu ao voltar ao Brasil depois de duas semanas na China. Para cumprir o calendário da seleção brasileira no Open de Fuzhou e no Grand Slam de Xangai, onde foi bronze, a carioca se separou pela primeira vez do filho José, de nove meses. No último fim de semana de folga antes de se reapresentar no CT de Saquarema, a filha caçula da ex-jogadora Isabel poderá curtir o Dia das Mães sem ter que dividir seu tempo entre o vôlei e o herdeiro.

vôlei Carol Solberg filho José (Foto: Arquivo Pessoal)Carol  brinca com o filho José na piscina do Centro de Treinamento de Saquarema (Foto: Arquivo Pessoal)

Carol treinou grávida até depois do sexto mês de gravidez, ainda sem saber o sexo do bebê. Um mês após o nascimento de José, a carioca retomou os treinos físicos e, em três meses, já com a barriga sequinha, reestreou ao lado da irmã Maria Clara no Nacional de Curitiba. A viagem para a capital paranaense também foi a primeira do filho, que acompanhou toda a peregrinação da mãe desde então.

Além de Curitiba, José esteve com a mãe nos Opens do Rio de Janeiro, onde moram, de Fortaleza, Maceió, João Pessoa e Brasília, além da concentração da seleção em Saquarema. Enquanto jogava nos torneios, Carol sempre teve auxílio de uma babá, da mãe ou do marido, o fotógrafo Fernando Young Brasileiro. Quando chegou o momento de viajar para o exterior, a atleta ponderou e decidiu separar-se pela primeira vez do filho. Chorou ao se despedir no aeroporto e teve que se contentar com o contato via Skype, mas garante que não se arrepende.

vôlei Carol Solberg filho José (Foto: Arquivo Pessoal)A primeira viagem de José: pequeno acompanha a
mãe nos torneios (Foto: Arquivo Pessoal)

- Eu passei por isso quando era pequena com as viagens da minha mãe, e sabia que seria assim com ele. Foi muito duro, mas é a vida. Ele parou de mamar justamente neste período. Acho que ele levou numa boa, porque ficou com o pai, com a minha mãe, e se distraiu, brincou. Foi a melhor coisa eu não ter levado, porque a viagem é muito longa, e a China é um país difícil. Mas eu senti muita falta. Eu nunca tinha ficado um dia sequer longe, e nos últimos dias na China não aguentava mais. Eu nunca valorizei tanto chegar em casa. No avião, na volta, eu só pensava nisso o tempo todo, em abrir a porta e ver a carinha dele gargalhando. Chegar em casa, mesmo que seja do treino, agora é a coisa mais incrível para mim.

Para Carol, a maior dificuldade da maternidade é justamente conciliar os cuidados com José com a rotina que o esporte de alto rendimento exige. Agora, com muita antecedência, a jogadora já se programa para pensar na logística das viagens. O período de duas semanas que passou na China é considerado por ela o tempo máximo que consegue ficar sem ver o filho. Para as viagens, ela precisa providenciar também para que haja sempre alguém a acompanhando. Em Saquarema, a babá também fica “concentrada” no CT para ajudá-la.

O lado positivo, no entanto, compensa todo o malabarismo que Carol precisa fazer. A mudança radical que sua vida sofreu com o nascimento de José superou as expectativas que a atleta tinha sobre a maternidade.
- É muito mais do que eu esperava. Imaginava que era incrível, mas só vivendo mesmo. Não tem como explicar. O mais difícil é o lance das viagens, de avaliar quando é uma boa levar ele ou não. Tenho que me organizar com mais antecedência, mas não tem muito mistério. Só vivendo o dia-a-dia mesmo. Não necessariamente fazer o que a minha mãe fez comigo vai ser o melhor a fazer com ele. Se tivesse receita, como bolo, seria mole. Mas não tem. Mesmo assim, ou por isso mesmo, é muito bom.

vôlei Carol Solberg filho José (Foto: CBV)Carol e o filho na apresentação da seleção brasileira, em dezembro de 2012, no Rio (Foto: CBV)

Nesta segunda-feira, Carol e as outras 11 atletas da seleção brasileira feminina de vôlei de praia se reapresentam no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema. O próximo torneio oficial é o Grand Slam de Corrientes, na Argentina. As irmãs Salgados estão inscritas no qualifying, enquanto Ágatha/Maria Elisa, Talita/Taiana e Lili/Bárbara Seixas entram diretamente na fase de grupos.



Rio de Janeiro renova contrato com Fofão, Sarah Pavan e Valeskinha


Equipe que disputará o Mundial de Clubes em outubro, na Suíça, contará com a experiência das três jogadoras; central fará cirurgia no joelho esquerdo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Depois de  conquistar os títulos da Superliga e do Sul-Americano de Clubes, o Rio de Janeiro começa a montar a equipe para a próxima temporada. As primeiras a renovarem contrato foram a levantadora Fofão, a oposta canadense Sarah Pavan e a meio de rede Valeskinha. Em outubro, o time comandado por Bernardinho irá disputar o Mundial, na Suíça.

Fofão treino vôlei Rio de Janeiro (Foto: Pedro de Souza / adorofoto)Fofão jogará mais uma temporada no Rio de Janeiro (Foto: Pedro de Souza / adorofoto)

Dona do ouro olímpico em Pequim 2008, Fofão disse que a confiança na comissão técnica a fez ficar. Aos 43 anos, ela garante que a motivação está renovada.

- Eles sabem como lidar comigo. A temporada passada foi muito tranqüila. Enquanto estiver motivada, quero continuar jogando. Estou muito feliz em permanecer com o grupo. A intenção é manter o time forte para novamente chegar à decisão - disse.

Depois de ter terminado a Superliga como a terceira maior pontuadora, Sarah Pavan voltou para o Canadá para disputar o Circuito Mundial de vôlei de praia.  Ao saber do interesse do Rio de Janeiro de mantê-la no elenco, a jogadora não pensou duas vezes.

- Gostei muito de jogar no time na última temporada e espero que o próximo ano possa ser uma continuação do anterior. Decidi permanecer no Rio porque realmente gostei do alto nível de jogo da Superliga. Sinto que ainda tenho muito a aprender com o Bernardinho e toda a comissão técnica. O Bernardo é perfeccionista. Eu também sou. O treinamento é em alto nível sempre. Os torcedores  fizeram com que me sentisse em casa, embora minha família estivesse bem longe. Considero o lugar perfeito para jogar por mais um ano.

Já Valeskinha, que fará a quarta temporada consecutiva pelo Rio de Janeiro, terá de ser submetida a uma cirurgia nesta terça-feira. Na partida contra o Vélez Sarsfield, no Sul-Americano, a central de 37 anos teve ruptura total do tendão patelar do joelho esquerdo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/05/rio-de-janeiro-renova-contrato-com-fofao-sarah-pavan-e-valeskinha.html

Barca tricolor: Bahia dispensa nove e não renova com outros cinco atletas


Titulares em grande parte da temporada, Danny Morais, Rosales, Pablo, Magal e Ryder estão na lista de jogadores que não integram mais o elenco

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador

rosales bahia treino (Foto: Jayme Brandão/Divulgação/EC Bahia)Rosales e Pablo estão fora do elenco do Bahia
(Foto: Jayme Brandão/Divulgação/EC Bahia)

Depois do diretor de futebol Paulo Angioni e do técnico Joel Santana, a barca do Bahia ganhou novos integrantes. A humilhante goleada de 7 a 3 sofrida diante do maior rival causou novas vítimas. Na noite desta segunda-feira, o Bahia anunciou a dispensa de nove jogadores e informou que não vai renovar com outros cinco, com contratos em fase final, em um total de 14 atletas que vão deixar o clube nos próximos dias.

Entre os dispensados estão jogadores experientes, como Danny Morais, e promessas da base, como o garoto Matheus. Jogadores que tiveram chances como titulares em diversas partidas nesta temporada, como Rosales, Ryder, Magal e Pablo, também estão na lista dos atletas que estão fora dos planos do Bahia para o restante da temporada.

De acordo com a nota divulgada pelo clube, os 14 atletas foram comunicados nesta segunda-feira e estão liberados para buscar um novo clube. Empresários e representantes dos jogadores foram procurados, e os acordos para rescisões serão feitos nos próximos dias.

Confira a lista de jogadores que não integram mais o elenco tricolor

Dispensados: Danny Morais, Rosales, Erick, Matheus, Pablo, Lucas, Jéferson, Lucas Calo e Lenine.

Sem renovação de contratação: Dudu, Magal, Ryder, Thuram e Thiago Bonfim.

Na nota, o clube agradece aos jogadores e deseja sorte em suas carreiras. Além dos 14 fora dos planos, o goleiro Marcelo Lomba foi afastado e não atuará nas duas próximas partidas, contra Luverdense, pela Copa do Brasil, e Vitória, no segundo e decisivo duelo pelo Campeonato Baiano.

Clique aqui e assista a vídeos do Bahia

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/bahia/noticia/2013/05/barca-tricolor-bahia-dispensa-nove-e-nao-renova-com-outros-cinco.html

Messi e cia saem às ruas para comemoração do título espanhol


Time é campeão sem entrar em campo, após empate do Real com o Espanyol

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha

messi barcelona campeao iniesta (Foto: Instagram)Messi e Iniesta (Foto: Instagram)

Segunda-feira é dia de....começar o trabalho? Para o Barcelona, não. Os jogadores saíram às ruas em carro aberto para comemorar a conquista do título espanhol. O time comandado por Tito Vilanova assegurou o troféu sem entrar em campo. A ajudinha veio do rival Real Madrid, que empatou diante do Espanyol em 1 a 1 no sábado. No domingo, já campeã, a equipe culé bateu o Atlético de Madri, de virada, no Vicente Calderón, por 2 a 1.

Puyol fez questão de registrar o momento no Instagram ao lado dos colegas José Pinto, Messi, Piqué e Fábregas.

O Barça chega ao título com uma campanha impressionante até o momento: 29 vitórias, dois empates, apenas duas derrotas, 107 gols marcados e 38 sofridos, restando três rodadas para o final da competição.

messi puyol Barcelona comemoram título (Foto: Instagram)José Pinto, Messi, Puyol, Piqué e Fábregas (Foto: Instagram)

Jogadores do Barcelona comemoram título (Foto: Instagram)Jogadores do Barcelona comemoram título (Foto: Instagram)

messi Barcelona comemoram título (Foto: Instagram)A taça em destaque (Foto: Instagram)

pique fabregas Barcelona comemoram título (Foto: Instagram)Piqué e Fábregas (Foto: Instagram)

FONTE:

Após goleada no Ba-Vi e protestos, Marcelo Lomba é afastado do Bahia


Dispensa do goleiro é uma das exigências feitas por torcida organizada que invadiu o Fazendão na noite do último domingo, depois do clássico

Por Thiago Pereira Salvador

O goleiro Marcelo Lomba está afastado do Bahia. Nesta segunda-feira, o clube informou que o atleta não atuará nas duas próximas partidas, contra Luverdense, pela Copa do Brasil, e Vitória, no segundo e decisivo duelo pelo Campeonato Baiano. A medida foi adotada para preservar o jogador, que virou alvo de protestos da torcida após a goleada de 7 a 3 sofrida para o arquirrival, no último domingo, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Também nesta segunda, o Tricolor anunciou a demissão do técnico Joel Santana.

marcelo lomba; bahia (Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)Na conquista do estadual de 2012, Lomba foi idolatrado pela torcida do Bahia (Foto: Eric Luis Carvalho/ Globoesporte.com)

Durante o Ba-Vi, Marcelo Lomba foi vaiado pela torcida, que pediu em coro a substituição do goleiro por Omar. O suplente foi revelado pelas categorias de base do clube e atuou como titular durante a primeira partida contra o Luverdense, na semana passada, pela Copa do Brasil.

Durante
a invasão ao Fazendão, no último domingo, membros de uma torcida organizada elaboraram uma lista de exigências que incluía a dispensa de alguns atletas do clube. Marcelo Lomba era um dos alvos dos torcedores, que também pediram mudanças no setor de marketing e a democratização do clube.

Em sua história no Bahia, Lomba saiu da posição de herói para tornar-se vilão. Nesta segunda-feira, a conquista do Campeonato Baiano de 2012 pelo Bahia completa um ano. A partida marcou a consagração do jogador sob a meta tricolor e lhe rendeu o apelido de "Paredão". Ele chegou ao clube para a disputa do Campeonato Brasileiro de 2011 e defendeu o Tricolor em 101 partidas. Na atual temporada, atuou em oito jogos, com duas vitórias, dois empates e quatro derrotas -  aproveitamento de 41%.

Clique aqui e assista a vídeos do Bahia

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/bahia/noticia/2013/05/apos-goleada-e-protestos-marcelo-lomba-e-afastado-do-bahia.html

Após goleada e invasão ao Fazendão, site do Bahia é invadido por hackers


Torcida protesta contra diretoria após nova goleada sofrida para o Vitória

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador

A pressão contra a diretoria do Bahia tem crescido a cada dia. O presidente do clube já foi vítima de denúncia na Procuradoria Geral da República e o Fazendão invadido por torcedores. Nesta terça-feira, o alvo dos protestos foi o site oficial do clube. A página na internet foi invadida por hackers. Os protestantes mudaram o tradicional Esporte Clube Bahia na aba da página da web para EC Guimarães, em referência ao presidente Marcelo Guimarães Filho e ao pai dele, que também já foi presidente do clube.

bahia site hackeado (Foto: Reprodução)Com invasão, 'nome' do site do Bahia foi alterado para EC Guimarães (Foto: Reprodução)


Além da mudança no nome do site, os torcedores deixaram um recado para a diretoria. Utilizando a imagem central da página inicial, o texto dizia: "Ou a diretoria incompetente deixa o Bahia imediatamente ou assume as consequências...". A ação foi assinada por um grupo que se denominou Anonymous Tricolores.

site do bahia hackeado (Foto: Reprodução)site do bahia hackeado (Foto: Reprodução)

As ações da torcida se intensificam um dia depois de o time ter sofrido mais uma goleada para o Vitória. Neste domingo, o Tricolor perdeu por 7 a 3 para o Vitória, no primeiro jogo da decisão do Campeonato Baiano. Logo depois da partida, o gestor de futebol Paulo Angioni pediu demissão. Nesta segunda, o técnico Joel Santana foi demitido pela diretoria.

O site do Bahia voltou ao normal poucos minutos após a invasão. No retorno, o clube anunciava oficialmente a demissão de Joel Santana.

Clique aqui e assista a vídeos do Bahia

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/bahia/noticia/2013/05/apos-goleada-e-invasao-ao-fazendao-site-do-bahia-e-invadido-por-hackers.html

Após nova goleada, Joel Santana é demitido pelo presidente do Bahia


Treinador ficou no Tricolor por pouco mais de um mês. Em sete partidas, venceu apenas duas. Renato Gaúcho é um dos nomes cotados para assumir

Por Raphael Carneiro Salvador
s
A quarta passagem de Joel Santana pelo Bahia chegou ao fim. E da forma mais melancólica possível. Contratado pelo Bahia um dia depois da goleada sofrida por 5 a 1 para o Vitória e da demissão de Jorginho, o treinador deixa o comando da equipe após um tropeço ainda mais vergonhoso. Neste domingo, o Bahia perdeu por 7 a 3 para o rival, no primeiro jogo da decisão do Campeonato Baiano. Após a partida, o treinador disse que não teria o que falar e que deveria ir para casa “esperar o que iria acontecer”. E o acontecido foi sua demissão, decidida na manhã desta segunda-feira pelo presidente Marcelo Guimarães Filho. Um dos nomes cotados para assumir o Bahia é Renato Gaúcho. Cristóvão Borges também agrada a diretoria.

Depois de ter treinado o Bahia em 1994, 1999 e 2011, Joel Santana foi chamado como bombeiro para o Bahia neste ano. Apesar de ter afirmado que o Tricolor precisava dele, o técnico não conseguiu reverter a situação da equipe na temporada. Com Joel Santana, a equipe só venceu duas partidas pelo estadual – as duas contra o Juazeiro pela semifinal. Foram ainda três empates e duas derrotas. Um aproveitamento de 42,8% nos sete jogos em que esteve à frente da equipe, todos pelo Baiano, já que ele não estreou na Copa do Brasil.

joel santana bahia (Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação)Treinador foi demitido na manhã desta segunda-feira (Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação)

A quarta passagem do treinador pelo Fazendão não teve momentos marcantes. Joel manteve o pensamento de povoar o time com volantes e não ousou nem contra equipes mais fracas do Campeonato Baiano. Um dos momentos de destaque foi quando ele comentou a contratação do atacante Fernandão. Sem conhecer o jogador, o técnico revelou ter visto “uma fita” com lances do atleta.

A demissão de Joel Santana não foi a única perda do Bahia após o segundo vexame para o Vitória. Logo depois da partida, o gestor de futebol Paulo Angioni pediu demissão. O dirigente chegou ao Bahia em abril de 2010 para ocupar o cargo do ex-jogador do clube e comentarista esportiva Eliseu Godoi. Sob a sua gestão passaram pelo Bahia treinadores como Márcio Araújo, Rogério Lourenço, Vagner Benazzi, René Simões, Joel Santana, Falcão, Caio Junior e Jorginho. Em três anos, ele foi responsável pela contratação de mais de cem jogadores. Somente este ano, o dirigente acertou com 17 atletas, incluindo alguns que foram pouco aproveitados no time, como Thuram, Brinner - que já rescindiu com o Tricolor, e Douglas Pires.

Mudança de foco


A possibilidade da demissão de Joel Santana já era comentada desde a noite de ontem. Para o comentarista André Rizek, do SporTV, a saída do treinador seria uma tentativa de mudar o foco do momento ruim vivido pela equipe.

- A fase é lamentável. A diretoria do Bahia está em um momento muito ruim, é questionada pela torcida. A contratação do Joel Santana foi contestada quando aconteceu, agora é muito mais. O ambiente vai ser muito ruim nesta semana. Vai ser uma semana de efervescência. É possível que o Joel já seja demitido, porque o dirigente não age com a razão. Pode ser uma forma de mudar de assunto, porque foi um vexame para o Bahia esta goleada - disse André Rizek.

Para Carlos Eduardo Lino, o treinador não é o maior culpado na história. Na visão dele, falta qualidade ao elenco do Bahia.

- O Joel Santana não é o culpado. O time já era ruim antes da chegada dele. Agora, continua muito frágil. O impressionante é que o time do Bahia se desconcentra. Chama a atenção a incapacidade do Bahia para atacar. O Bahia tenta se jogar para a frente, e toma contra-ataques. Tomou contra-ataques o jogo inteiro.

Clique aqui e confira vídeos do Bahia

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/bahia/noticia/2013/05/apos-nova-goleada-joel-santana-e-demitido-pelo-presidente-do-bahia.html

Lembra Dele? Valdeir, a 'quedinha' pelo Bota e a rivalidade dos anos 90


The Flash, hoje no ramo imobiliário em Goiânia, lembra alegrias e tristezas pelo Bota e bronca da família ao fazer gol pelo Flamengo contra o ex-clube

Por Alexandre Alliatti Rio de Janeiro

Header-Materia_100anos_FLAxBOTA (Foto: Infoesporte)
Nem passa pela cabeça de Valdeir, 45 anos, ficar sem jogar bola todo santo final de semana. As pernas começam a coçar. Justifica-se: foram quase duas décadas de disparadas ataque afora - correria que lhe rendeu o apelido de "The Flash". As peladas pela Sociedade Esportiva Savana, time de brincadeira criado por ele e alguns amigos em Goiânia, servem para o ex-atacante relembrar os dias de fama em clubes como Botafogo e Flamengo - rivais cujo primeiro jogo completa 100 anos nesta segunda-feira.

Valdeir (Foto: Arquivo pessoal)Valdeir, hoje com 45 anos, se diverte em time de pelada em Goiânia (Foto: Arquivo pessoal)

Foi nos anos 90 que Valdeir construiu uma parte substancial de sua carreira. Vem de lá a principal fatia da memória que o ex-jogador cativa - tempos em que chamou a atenção pelo Botafogo, tempos em que depois vestiu rubro-negro. Ele viveu um dos momentos em que a agora centenária rivalidade entre os dois clubes esteve mais evidente. Chegou ao Botafogo pouco depois do título estadual de 1989 (sobre o Flamengo) e deixou o clube logo após a perda do Campeonato Brasileiro de 1992 (para o Flamengo).

Depois, em 1994, retornou ao Rio. Mas para defender o outro lado. E detalhe: para fazer gol contra o Botafogo.

Coração dividido? Nem tanto. Passadas duas décadas, Valdeir se orgulha da experiência como rubro-negro, mas não esconde:

- Tenho uma quedinha pelo Botafogo.

Valdeir time Savana (Foto: Divulgação)Valdeir, o primeiro à esquerda na fila do meio, e o time do Savana (Foto: Divulgação)

Primeiro, o Botafogo

Valdeir chegou ao Botafogo em 17 de agosto de 1989. Tinha 21 anos. Destacara-se no Atlético-GO, por quem fizera 18 gols no Estadual daquele ano. Ao chegar à nova casa, o atacante se deparou com um elenco recém-saído da conquista histórica do Campeonato Carioca de 1989 - quebrando um jejum de 21 anos sem o título local. A rivalidade com o Flamengo era particularmente forte naquela época.

- Cheguei ao Botafogo depois de ele ter conquistado um título justamente contra o Flamengo. Isso fez com que aumentasse um pouco mais a rivalidade. Tive a oportunidade de trabalhar num clube que foi campeão depois de muito tempo. Já tive a oportunidade de sentir esse clima. Claro, todo clássico é importante, todo atleta sempre gosta de disputar um clássico. Mas o Flamengo, na época, nos anos 80, conquistou os maiores títulos da vida do clube. Ganhar do Flamengo nos anos 80 era interessantíssimo - recordou o ex-atacante.
The Flash logo cresceu no elenco. Em 1990, ajudou o Botafogo a conquistar mais um título estadual, dessa vez sobre o Vasco.
- Aquele grupo do Botafogo era muito bom, maravilhoso. Tenho muita saudade. Era uma família.
Valdeir ficou no Botafogo até 1992, quando foi negociado com o Bordeaux, da França. Em seu último ano com a camisa alvinegra, viveu sua maior decepção: a perda do Campeonato Brasileiro. Justamente para o Flamengo.
O Botafogo era favorito. Tinha um time mais consolidado. Tinha melhor campanha. Contava com jogadores como Renato Gaúcho, Carlos Alberto Santos, Carlos Alberto Dias e Válber. Mas foi engolido pelo Flamengo no primeiro jogo da decisão, em 12 de julho. Ainda no primeiro tempo, levou 3 a 0, gols de Júnior, Nélio e Gaúcho. Valdeir foi titular.


Não foi possível matar a desvantagem no segundo jogo. O Flamengo ainda abriu outros dois gols, com Junior e Júlio César Imperador. A reação do Botafogo nos últimos minutos foi inútil. Pichetti descontou. E Valdeir empatou, mas viu o adversário ser campeão. Até hoje, ele alimenta certo incômodo com aquela derrota (relembre no vídeo acima).

- O Botafogo, naquele ano, era dado como favorito. O time era muito bom. Meus amigos ainda hoje me perguntam o que aconteceu naquele jogo, naquela final. O Botafogo já era contado como campeão. Fica até difícil tentar achar alguma justificativa, alguma resposta. O Flamengo esteve mais concentrado do que o Botafogo. Nosso time era altamente qualificado, um time maravilhoso. Ninguém acreditaria que no primeiro tempo teria aquela avalanche.

Valdeir sente falta daquele título.

- Vivi quatro anos maravilhosos no Botafogo. Para ter fechado com chave de ouro, aquele título era essencial.

A decisão foi marcante a ponto de alguns de seus personagens, quando se encontram hoje em dia, ainda conversarem sobre aqueles episódios. Os próprios rubro-negros, conta Valdeir, se surpreenderam com o tamanho da vitória.

- Quando eu converso com o Gaúcho, o Uidemar, o Júlio César, outros amigos, a rapaziada fala que não acredita no que aconteceu, pelo elenco que o Botafogo tinha.

Depois, o Flamengo

Tha Flash deixou o Botafogo, tentou a sorte no Bordeaux, da França, e logo retornou ao país para defender o São Paulo. Fez parte do elenco bicampeão mundial em 1993. Estava no melhor time do Brasil, mas não resistiu a um convite para voltar ao Rio de Janeiro, cidade de que tanto gosta. Mas o retorno não foi para o Botafogo. Para choque de seus amigos, ele vestiu rubro-negro.

- Muitos botafoguenses, especialmente amigos e familiares, me cobraram bastante. Disseram que a volta deveria ser para o Botafogo. Mas o problema é que o Botafogo vivia um momento dificil. Fiquei só seis meses no Flamengo, mas foi muito importante para mim. Tenho muitos amigos flamenguistas, e eles diziam: "Agora, a gente pode te respeitar.".


No Fla, Valdeir não teve o mesmo sucesso que alcançou no Botafogo. Mas viveu momentos marcantes. Não saem da cabeça dele as três vezes em que enfrentou o ex-clube: empate por 1 a 1 e vitórias por 1 a 0 e por 3 a 1. Nos três jogos, começou no banco. No último, fez gol (recorde no vídeo abaixo).

- Foram clássicos que me marcaram em dois sentidos: primeiro, por ficar no banco; segundo, pelo gol que fiz. Quando eu chegava no Maracanã, a torcida do Botafogo gritava meu nome. Isso mexe com a pessoa. Entrei e fiz um gol contra o Botafogo. Contra o Botafogo...

Foi uma situação das mais inusitadas para Valdeir. Quando jogou pelo Alvinegro, ele viu parte de sua família se tornar botafoguense. Acabou levando puxões de orelha entre quatro paredes.

- É meio estranho. Teve cobrança até dentro de casa. "Pô, vai fazer gol justo contra o Botafogo?". Depois que joguei no Botafogo, a família passou a torcer pelo clube. Aí aconteceu isso.

Hoje, cuidando de imóveis e da família

No Rio de Janeiro, Valdeir ainda defendeu o Fluminense. Também passou por equipes como Atlético-MG, Paraná, Ceará, Madureira e Brasiliense até encerrar a carreira, há dez anos. Hoje, cuida de imóveis ao lado de um irmão em Goiânia. E gosta.

- Faço de tudo: compro, vendo, alugo. Está dando certo - diz ele.

Valdeir é casado com Katiúcia e tem duas filhas: Jordana e Jéssica, de quatro e oito anos. Nelas, encontra o antídoto para a saudade que sente dos campos.

- No inicio, eu sentia mais. Agora, já sinto um pouco menos. Construí familia, aí chego em casa e tenho minhas filhas para dar atenção. É muito bom.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/bau-do-esporte/noticia/2013/05/lembra-dele-valdeir-quedinha-pelo-bota-e-rivalidade-dos-anos-90.html

Léo quer 'outro Santos' no jogo da Vila diante do 'melhor das Américas'


Lateral admite atuação ruim do Peixe no primeiro tempo da final do Paulistão e cobre o Corinthians de elogios

Por Lincoln Chaves e Marcelo Hazan Santos, SP


No que depender de Léo, a etapa inicial do Santos na derrota por 2 a 1 para o Corinthians, no Pacaembu, no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista, faz parte do passado. Questionado mais de uma vez sobre a atuação santista nos 45 minutos iniciais do clássico, o lateral-esquerdo se irritou, exaltando a segunda etapa do Peixe e prometendo uma equipe agressiva na partida de volta da decisão, no próximo domingo.

– O Santos não vai entrar como no primeiro tempo. Esquece isso! O jogo tem 90 minutos, não 45... Você (repórter) já viu o Santos jogar mal nesse Paulista como no primeiro tempo? – disparou Léo.

Temos de botar na cabeça que (o Corinthians) é o melhor time das Américas. Tem um conjunto muito forte e valores individuais que podem decidir a qualquer momento. Um conjunto fabuloso"
Léo

– (Na etapa inicial) Realmente estivemos aquém, mas no segundo tempo voltamos a ser o Santos. O time agrediu o adversário, buscou o resultado, caiu para dentro. Tomamos o 2 a 0, mas tivemos força para o 2 a 1. Está tudo aberto. No jogo de volta, a torcida pode esperar o Santos que está acostumada a ver – completou.

Muricy Ramalho surpreendeu ao escalar Marcos Assunção como titular. Sem ritmo, o volante foi presa fácil para os adversários, e o time acabou pressionado. O técnico mexeu no intervalo, com Felipe Anderson no lugar do Assunção - e André na vaga de Miralles -, e o Peixe melhorou no segundo tempo.

Para o jogo de volta, na Vila Belmiro, o Santos precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença para conquistar o tetracampeonato. Caso o triunfo seja por um gol de diferença, o campeão será conhecido nos pênaltis. O empate dá o título ao Corinthians. Apesar disso, Léo não acredita em um Timão recuado no próximo domingo. O lateral, inclusive, pede cuidado com o rival, a quem considera o "melhor time das Américas".

– Temos de botar na cabeça que (o Corinthians) é o melhor time das Américas. Tem um conjunto muito forte e valores individuais que podem decidir a qualquer momento. Um conjunto fabuloso. Não acredito que eles venham atrás. É um time qualificado, não sabe jogar só se defendendo. A característica deles é atacar. Será um jogo aberto. Vamos atrás do resultado, com o Corinthians jogando no nosso erro. Temos de ter atenção e não errar – concluiu o lateral-esquerdo, famoso por suas declarações sempre polêmicas contra o rival, mas que parece ter feito as pazes com Emerson Sheik.

Léo - Santos (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)Léo, em treino do Santos (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2013/05/leo-quer-outro-santos-no-jogo-da-vila-diante-do-melhor-das-americas.html