quarta-feira, 8 de maio de 2013

Rio de Janeiro arrasa o Carmelo Rowing na estreia do Sul-American


Time brasileiro sobra em quadra e vence por 3 sets a zero (25/7, 25/21, 25/7)

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

De um lado, o campeão da Superliga 2012/2013. Do outro, uma equipe que mostrava dificuldades até mesmo em fundamentos básicos do vôlei, como o saque e a recepção. Sem fazer muito esforço, o Rio de Janeiro precisou de apenas 47 minutos para atropelar o Carmelo Rowing Clube, do Uruguai, em sua estreia no Sul-Americano de Clubes, disputado em Belo Horizonte. A equipe do técnico Marcelo Fronckowiak fechou o jogo em 3 sets a 0, com parciais de 25/7, 25/21 e 25/7.

- Estou feliz com o resultado, principalmente por ter tido a oportunidade de poupar jogadores, como o Dante e o Lucão, e dar ritmo a outros. Quando atuamos de forma concentrada, o placar foi bem elástico, então saio daqui feliz - analisou Fronckowiak.

Rio de Janeiro Sul-Americano (Foto: Gaspar Nobrega / Inovafoto)Equipe carioca não encontrou dificuldades para superar o Carmelo Rowing (Foto: Gaspar Nobrega / Inovafoto)

A diferença técnica era assustadora. Com Bruninho, Thiago Alves, Manius, Riad, Athos e Da Silva de titulares, o Rio venceu o primeiro set por impressionantes 25 a 7. Na sequência, começou perdendo o segundo período, mas forçou os ataques na reta final e conseguiu fechar em 25 a 21. No último set, mais um passeio em quadra e novamente 25 a 7 no placar eletrônico.

O próximo desafio do Rio de Janeiro será contra os venezuelanos do Vikingos de Miranda, que perderam para o Buenos Aires Unidos, no outro jogo do Grupo B, por 3 sets a 1 (25/22, 20/25, 25/15, 25/20). A partida será nesta quinta-feira, às 18h. Apesar da derrota, Bruninho pregou respeito ao adversário da segunda rodada.

- Teremos um jogo bem mais complicado do que o de hoje. O time venezuelano tem um nível maior e com certeza vai vir motivado para jogar com a gente - afirmou o levantador.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/05/rio-de-janeiro-arrasa-o-carmelo-rowing-na-estreia-do-sul-americano.html

CR7 chega aos 200 gols pelo Real e ajuda a adiar título do Barcelona


Mesmo sem jogar, time de Messi poderia se sagrar campeão espanhol em caso de tropeço do arquirrival. Merengues, porém, atropelam Málaga: 6 a 2

Por GLOBOESPORTE.COM Madri

O Barcelona mantém a cautela, mas sabe que o título do Campeonato Espanhol é apenas questão de tempo. A conquista, inclusive, poderia ter sido oficializada nesta quarta-feira caso o Real Madrid tropeçasse no Málaga. Mas a verdade é que os merengues estiveram bem longe disso.  Com direito ao 200º gol de Cristiano Ronaldo com a camisa branca, a equipe deu show e conquistou uma tranquila goleada por 6 a 2, no Santiago Bernabéu, em jogo antecipado da 36ª rodada por conta da final da Copa do Rei contra o Atlético de Madri, no próximo dia 17.

O craque português teve ainda a oportunidade de marcar o seu gol 201, mas desperdiçou um pênalti ainda no primeiro tempo - em lance que ocasionou a expulsão do zagueiro Sergio Sánchez. Ao todo, o camisa 7 anotou 146 gols no Campeonato Espanhol, 35 na Liga dos Campeões, 16 na Copa do Rei e três na Supercopa Espanhola. Tudo isso em 197 partidas, o que significa uma média incrivelmente superior a um tento por jogo.

Montagem Gol Cristiano Ronaldo Real Madrid x Málaga (Foto: Reuters e AP)Montagem mostra como foi o gol 200 de Cristiano Ronaldo pelo Real Madrid (Foto: Reuters e AP)

Além de Cristiano, outros cinco jogadores do Real apareceram no placar. O primeiro gol foi ironicamente de um zagueiro reserva, Raúl Albiol, após escanteio cobrado por Modric, aos três minutos. O paraguaio Roque Santa Cruz igualou aos 15, mas logo viu o atacante luso desempatar, aos 26, após jogada de dois toques na grande área. Özil, que deixou o gramado no segundo tempo com uma torção no tornozelo, fez o terceiro dos donos da casa, aos 33, enquanto Antunes, em bela finalização, aos 36, voltou a descontar. Benzema fechou a conta nos acréscimos da etapa inicial.

Com vantagem confortável, o Real ditou o ritmo no segundo tempo e fez o tempo passar sem sofrer grandes problemas. E ainda ampliou. Aos 18, Modric acertou bonito chute de fora da área, enquanto Di María, aos 46 minutos (quando o Málaga também não contava com Demichelis, seu segundo expulso na partida), selou a goleada merengue. O lance teve a participação do lateral brasileiro Fabinho, que passou pelas divisões de base do Fluminense e defende o Real Madrid Castilla junto ao volante Casemiro.

Título do Barça pode finalmente sair no sábado

Demichelis expulsão, Real Madrid x Málaga (Foto: AFP)Demichelis, à esquerda, foi o segundo expulsodo Málaga na partida (Foto: AFP)

Festa para Lionel Messi e companhia? Só no fim de semana caso o time de José Mourinho não vença o Espanyol no sábado, fora de casa, às 17h (de Brasília), ou o Barça derrote o Atlético de Madri no domingo, também às 17h, no Vicente Calderón. A diferença atual é de oito pontos (88 a 80), mas os catalães têm um jogo a menos (34 a 35).

O Málaga, por sua vez, viu o sonho de disputar a próxima edição da Liga dos Campeões praticamente ruir. Não só porque ainda depende de um julgamento do TAS para saber se terá condições judiciais, mas também por conta da distância existente para o atual quarto colocado, último dos que têm direito ao principal torneio do continente.

Com 53 pontos e 35 jogos, a equipe de Manuel Pellegrini depende de uma série de combinações e de uma reta final perfeita para roubar o posto do Real Sociedad (58 pontos e 34 jogos), além de ter o Valencia (56 pontos e 34 partidas) no meio do caminho. Na atual temporada, o Málaga fez história e alcançou uma inédita quartas de final, sendo eliminado nos minutos finais para o finalistas Borussia Dortmund.

Ozil machucado, Real Madrid x Málaga (Foto: Reuters)Özil torceu o tornozelo no segundo tempo e virou preocupação no Real para a final da Copa do Rei (Reuters)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/05/cr7-chega-aos-200-gols-pelo-real-e-ajuda-evitar-titulo-do-barcelona.html

Botafogo se reapresenta após título e ganha quatro dias de folga


Preparador físico foi jogado para o alto após contar que o próximo treino só será na segunda-feira, dia 13 de maio

Por Fred Huber* Rio de Janeiro

Andrezinho e Rafael Marques treino Botafogo (Foto: Satiro Sodré / Agif)Elenco não escondeu o sorriso com a folga
prolongada (Foto: Satiro Sodré / Agif)

Depois de dois dias de folga para descansar e comemorar o título do Campeonato Carioca, os jogadores do Botafogo se reapresentaram na tarde desta quarta-feira, no campo anexo do Engenhão, e fizeram um treinamento regenerativo no campo. O clima, como não poderia deixar de ser, foi de total descontração. No fim da atividade, os atletas souberam de outra ótima notícia, que ganharam mais quatro dias de folga e retornam ao trabalho na tarde de segunda-feira.

O encarregado de dar a boa notícia foi o preparador físico Ricardo Henriques, que foi jogado para o alto pelos jogadores em forma de comemoração. Alguns jogadores, como Fellype Gabriel e Julio Cesar, fizeram apenas um trabalho na sala de musculação. Seedorf foi a campo e participou normalmente da atividade física. O meia Lodeiro foi liberado porque viajou para o Uruguai.

Na segunda-feira, a equipe inicia a preparação para o jogo de volta contra o CRB, dia 22, em Volta Redonda. Na partida de ida, em Maceió, houve empate em 0 a 0.

*Colaborou Raphael Bózeo, estagiário, sob a supervisão de Fred Huber.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/05/botafogo-se-reapresenta-apos-titulo-e-ganha-quatro-dias-de-folga.html

Novo 'Pitbullzinho', Gabriel muda vida com chegada da família ao Rio


Volante, que já foi atacante e viveu dois anos na concentração do Bota, mata saudade das partidas de videogame com o irmão e da comida da mãe

Por GLOBOESPORTE.COM (*) Rio de Janeiro

 
Sem fazer estardalhaço, Gabriel subiu ao elenco profissional do Botafogo no início de 2012. A entrada no time não aconteceu de forma imediata, porém, pouco mais de um ano depois, com vigor físico e dedicação, o volante se transformou em titular absoluto da equipe campeã carioca. Xodó de Seedorf, ele acumula elogios do técnico Oswaldo de Oliveira e dos companheiros, que o apelidaram de Pitbullzinho. O sucesso começa a transformar a vida do garoto de 20 anos. Ex-morador das concentrações do clube em Marechal Hermes e General Severiano, ele conseguiu realizar o desejo de levar a família de Campinas para um apartamento num condomínio na Barra da Tijuca, onde agora vive com os pais e o irmão mais novo (assista ao vídeo).
Gabriel Botafogo Mãe e Irmão (Foto: Raphael Bózeo)Gabriel comemora a chegada da mãe Rosemary e do irmão Guilherme no Rio  (Foto: Raphael Bózeo)

As mudanças na rotina de Gabriel não aconteceram apenas dentro de campo. Antes de chegar ao Botafogo, ele atuou como atacante e meia quando defendia as categorias de base do Paulínia-SP. No Glorioso, recuou para a posição de volante, que garante ser a mais adequada para suas características.
- Vindo jogando, fiquei um pouco mais maduro. Se tiver que comprar briga dos companheiros, vou comprar. Sempre tive esse espírito de guerreiro, e isso não vou perder nunca. Se tiver que dar uma chegada mais firme, vou dar, mas com lealdade. O pessoal até brinca me chamando de Pitbullzinho. Até o Rafael Marques falou isso em uma entrevista.

Se tiver que comprar briga dos companheiros, vou comprar. Sempre tive esse espírito guerreiro e isso nunca vou perder"
Gabriel

Desde a chegada dos pais ao Rio, em fevereiro deste ano, Gabriel aproveita para matar a saudade da culinária da mãe, Rosemary, e das partidas de vídeogame com o irmão Guilherme, de 12 anos. O pai Edemilson, que na semana do título carioca precisou ir a Campinas, também é uma grande referência para o volante.

- Mudou da água para o vinho. Querendo ou não, o alvo da família sou eu, em termos de reconhecimento na rua. Lógico que minha maneira de ser não mudou e nem vai mudar. O apoio deles é fundamental e sentia muita falta, até me dando uma dura. A gente sabe que, quando um jogador fora de campo tem uma vida tranquila, dentro reflete de maneira positiva. Ficar na concentração não é muito bom. Lógico que há um cuidado especial, mas falta uma conversa em casa com a família, uma briga ou outra que é bom também (risos). Estava sentindo falta das brigas com meu irmão, de ganhar dele no videogame e da lasanha e do estrogonofe da minha mãe - brincou.

Gabriel Botafogo Irmão Guilherme (Foto: Raphael Bózeo)Gabriel joga videogame com o irmão Guilherme, de 12 anos  (Foto: Raphael Bózeo)

Gabriel guarda com carinho cada medalha conquistada na carreira. Este ano, foram três (Taça Guanabara, Taça Rio e Carioca). Pelos juniores, ele participou do título estadual de 2011. O volante espera que a conquista deste ano seja a primeira de muitas pelos profissionais do Alvinegro.

- Foi uma festa linda da torcida. Sentimos que a torcida agora confia mais. Temos tudo para ter uma ligação maior agora. Foi um sonho essa conquista. Quero continuar no Botafogo para ser campeão novamente. Agora que vencemos o Carioca, quero a Copa do Brasil e o Brasileiro também.

Gabriel Botafogo (Foto: Raphael Bózeo)Volante com as medalhas (Foto: Raphael Bózeo)

Enquanto morava na concentração e a família permanecia em Campinas, Gabriel teve como referência paterna Seedorf. A mãe do volante destaca a ajuda do holandês.

- Toda vez que vejo o Seedorf pessoalmente, eu quero agradecer tudo que fez pelo Gabriel. Ele foi uma peça fundamental também pelas conversas e por dar força para ele. O Seedorf foi muito bom para o Gabriel entender que ia chegar o momento dele. Dentro e fora de campo - agradeceu Rosemary.

O destaque no Carioca faz Gabriel sonhar com um prêmio de destaque individual. Na curta carreira, ele jamais recebeu uma premiação em competições de expressão. Ele deseja coroar o início de ano na lista da seleção do Campeonato Carioca.

- Eu gostaria de ser lembrado, lógico. Na Taça Guanabara, eu joguei três jogos só, contra o Boavista e as finais. E, na Taça Rio, só fiquei fora de um jogo. Se for lembrado, ficarei feliz.

Vamos ver, deixa eles decidirem. Mas gostaria de ganhar.

*Raphael Bózeo, estagiário, sob a supervisão de Luciano Mello

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/05/novo-pitbullzinho-gabriel-muda-vida-com-chegada-da-familia-ao-rio.html

Engenheiros do Consórcio Engenhão fazem visita ao estádio


Mini-helicóptero é utilizado para fazer imagens da cobertura, causa da interdição. Botafogo ainda não sabe detalhes do que foi feito

Por Fred Huber* Rio de Janeiro

Um grupo de engenheiros do Consórcio Engenhão, formado pela Odebrecht e OAS, fez uma visita ao estádio na tarde desta quarta-feira. Eles utilizaram inclusive, um mini-helicóptero para fazer imagens da cobertura. O Diretor executivo do Botafogo, Sérgio Landau, disse que ainda não foi informado sobre os detalhes do motivo da presença dos engenheiros.

- Eles têm acesso livre ao estádio porque fazem a manutenção. Não sei ainda exatamente o que foi feito porque estava fora do Rio - afirmou Landau.

vistoria estádio Engenhão interditado (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)Mini-helicóptero faz imagens de perto da cobertura do estádio (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)
Interditado há pouco mais de 40 dias, o estádio ainda não teve a solução para o problema de sua cobertura diagnosticada. Desta forma, não há previsão de quando começarão os reparos necessários.

vistoria estádio Engenhão interditado (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)A equipe do Consórcio em visita ao estádio (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)

O último jogo no Engenhão foi o empate por 0 a 0 entre Boavista e Flamengo, no dia 23 de março, pela segunda rodada da Taça Rio. Inicialmente, o Botafogo imaginava a reabertura para a disputa do Campeonato Brasileiro, que começa dia 25 de maio. No entanto, o clube já trabalha com a hipótese de não ter mais o estádio em 2013.

* Colaborou Raphael Bózeo, estagiário.

Ex-tenista casará com cantor Enrique Iglesias em festa recheada de estrelas


Cerimônia de Kournikova e Iglesias terá a presença de Jennifer Lopez, Eva Longoria, Nicole Scherzinger e do casal Beckham na próxima semana

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

Enrique Iglesias e Anna Kournikova assistem jogo de tenis  (Foto: Getty Images)Iglesias e Kournikova juntos (Foto: Getty Images)

A ex-tenista Anna Kournikova vai, finalmente, se casar com seu namorado, o cantor espanhol Enrique Iglesias, em uma cerimônia recheada de estrelas na próxima semana, em Miami, nos Estados Unidos. Após 12 anos de relacionamento, a estrela da música, que completou 38 anos nesta quarta-feira, reunirá celebridades como a cantora Jennifer Lopez, a atriz Eva Longoria, a ex-Pussycat Doll e namorada do pilodo de Fórmula 1 Lewis Hamilton, Nicole Scherzinger, e o casal Beckham, David, que defende o Paris Saint-Germain e a ex-Spice Girl, Victoria, em sua união oficial à ex-musa das quadras.

- Anna insistiu por anos que eles deveriam se casar, mas Enrique recusou a 'oferta' e até chegou a falar publicamente que não queria assumir esse compromisso. Finalmente, eles vão se casar na semana que vem, e muitas celebridades vão estar lá - afirmou uma fonte ao site britânico Female First, sem confirmar a data certa do evento.

Anna Kournikova (Foto: Getty Images)Anna Kournikova em quadra (Foto: Getty Images)

Desde 2011, Anna Kournikova usa um anel de noivado de diamantes que custa cerca de R$ 9,2 milhões.

- Vai ser um grande casamento em frente aos seus amigos famosos - acrescentou a fonte ao periódico "The Sun", que lembrou que Iglesias já afirmou não querer filhos até os 40 anos.

Enrique é filho do célebre cantor Julio Iglesias. O álbum "Escape" é seu maior sucesso, com mais de 10 milhões de cópias vendidas no mundo todo. Anna Kournikova é ex-tenista russa, que virou uma estrela e chamou a atenção por conta de sua beleza. Apesar de não ter vencido nenhum torneio da WTA, Kournikova esteve no top 10 - foi rankeada oitava melhor do mundo - e ganhou dois Abertos da Australia (Grand Slam) nas duplas, ao lado da suíça Martina Hingis, em 1999 e 2002.
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/em-festa-estrelada-na-semana-que-vem-ex-tenista-se-casa-com-cantor.html

Jogo do namorado atrasa Sharapova, que vence e vai às oitavas em Madri


Russa e americana entram em quadra quase duas horas depois, por conta do duelo entre Dimitrov e Djokovic. Número 2 do mundo faz 2 sets a 0

Por GLOBOESPORTE.COM Madri

Sharapova tênis Madrid (Foto: EFE)Sharapova manda beijinhos para a torcida
(Foto: EFE)

Maria Sharapova entrou em quadra bem depois do horário marcado nesta terça-feira - cerca de duas horas - para encarar a americana Christina McHale. Tudo culpa de seu namorado, o búlgaro Grigor Dimitrov, atual 28º do ranking, que demorou 3h05m39s para derrotar o sérvio Novak Djokovic, melhor do mundo, por 2 sets a 1, parciais de 7/6(6), 6(8)/7 e 6/3, no masculino. A russa, contudo, teve mais tranquilidade em sua partida. Fez 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/2, em 1h06m53s, pelo WTA de Madri.

A número 2 do mundo deu show sobre a americana, que está na 55ª colocação. Agora Sharapova encara a alemã Sabine Lisicki nas oitavas de final. Sua adversária eliminou a eslovaca Dominika Cibulkova por 7/6 (7-4) e 7/6 (7-3). A russa briga pelo topo do ranking mundial contra a ex-namorada de seu atual, a americana Serena Williams, atual número 1, que venceu a espanhola Lourdes Domínguez Lino, um jogo complicado.

Sharapova tênis Madrid (Foto: EFE)Sharapova entrou em quadra depois do horário por conta do jogo entre Djoko e Dimitrov (Foto: EFE)

A sérvia Ana Ivanovic passou pela sul-africana Chanelle Scheepers, com 2 sets a 0, duplo 6/2. Ela pega Laura Robson, que tirou Agnieszka Radwanska. A cazaque Yaroslava Shvedova derrotou a belga Kirsten Flipkens por 2 sets a 1, 6/2, 4/6 e 6/4. Ela enfrenta a espanhola Anabel Medina, que tirou Madison Keys do WTA de Madri.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/jogo-do-namorado-atrasa-sharapova-que-vence-rival-no-quali-em-madri.html

Outra zebra: Azarenka cai diante da russa Makarova e quebra raquete


Após vencer fácil o primeiro set, bielorussa e terceira colocada no ranking mundial não se encontra mais em quadra e leva a virada, ficando furiosa

Por GLOBOESPORTE.COM Madri

Azarenka tenis Masters 1000 de Madri (Foto: Getty Images)Azarenka deu adeus em Madri (Foto: Getty Images)

O Masters 1000 de Madri parece mesmo destinado a tirar de quadra os favoritos. Depois do líder do ranking mundial Novac Djokovic cair para Grigor Dimitrov, agora foi a vez da terceira colocada do ranking mundial, a bielorussa Victoria Azarenka dar adeus na Espanha. E ela não saiu na boa. Após errar mais uma devolução, Azarenka quebrou sua raquete ao meio e antes discutiu com a árbitra Mariana Alves.

Azarenka foi derrotada pela russa Ekaterina Makarova, 21 anos e número 24 do ranking mundial, de virada, por 2 sets a 1 (parciais de (1/6, 6/2 e 6/3), caindo na competição depois de estrear com vitória sobre Anastasia Pavlyuchenkova. Ekaterina agora terá pela frente naterceira rodada a francesa e 14ª na corrida pelo topo da WTA Marion Bartoli.

Azarenka começou o jogo com tudo. E com poucos minutos fechou o primeiro set em 6/1, sem dar chances para a russa. O passeio parecia mais uma vitória tranquila da bielorussa, o que mudou no segundo set. Determinada, Makarova passou a forçar o saque e contou com seguidos erros de Azarenka, vencendo o segundo set por incríveis 6/2. No terceiro e decisivo set, esse mais equilibrado, Azarenka não teve forças para conter o ímpeto da russa e acabou derrotada por 6/3, dando adeus em Madri.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/outra-zebra-em-madri-azarenka-cai-diante-da-russa-ekaterina-makarova.html

Rafael Nadal estraga aniversário de Benoit Paire e vai às oitavas em Madri


Espanhol passa fácil por francês no dia do seu aniversário e encara nas oitavas o russo Mikhail Youzhny, que derretou o local Nicolas Almagro

Por SporTV.com Madri


Bicampeão do Masters 1000 de Madri, o número cinco do ranking mundial Rafael Nadal estreou com vitória em casa, na Caixa Mágica. Rafa deu um "presente de grego" e bateu o francês e aniversariante do dia Benoit Paire por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4, e agora encara nas oitavas de final o russo Mikhail Youzhny, que derrotou Nicolas Almagro por 2 a 1 (7/6, 4/6 e 6/2).

O jogo começou em ritmo lento e equilibrado na Caixa Mágica. Nadal procurava se acertar em quadra e Benoit, algoz do brasileiro Feijão em Madri, conseguia confirmar seus serviços, apesar da dificuldade imposta pelo espanhol. Mas Nadal, enfim, passou a comandar o jogo e a ditar o ritmo da partida.

No sexto game, o quinto colocado no ranking mundial quebrou o serviço de Benoit, abrindo 4 a 2 após grande devolução no contrapé do francês. No game seguinte, confirmou o serviço, ficando a um game da vitória no primeiro set. Benoit ainda endureceu, confirmando seu saque, mas Nadal não perdeu a chance e fechou em 6 a 3.

rafael nadal madrid tenis (Foto: Getty Images)Jogando em casa, Nadal avança no Masters 1000 de Madri (Foto: Getty Images)

O segundo set manteve o enredo do primeiro. Nadal parecia se poupar, e carregava o jogo para o momento decisivo, com o espanhol e o francês confirmando seus serviços até o oitavo game. Foi quando Nadal "acordou" e acelerou novamente o ritmo, colocando Paire em maus lençóis.

Com uma direita potente, o espanhol fechou o nono game, quebrando o serviço, e abriu 5 a 4 no jogo, sacando para fechar após um começo ruim no game e confirmar a vitória com um voleio em busca do tricampeonato em Madri, facilitado pela queda do número um do mundo Novak Djokovic.


Outro espanhol avança

O número 4 do mundo David Ferrer também teve um bom dia no Masters 1000 de Madri e foi às oitavas de final. O espanhol derrotou o uzbeque Denis Istomin (49º) por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/2, e agora encara o alemão Tommy Haas (13º) na sequência da competição. Haas eliminou seu xará Tommy Robredo (6/3 e 7/5).

Resultados desta quarta-feira:

Robin Haase (HOL) 0 x 2 (6/7 e 6/7) Jo-Wilfried Tsonga (FRA)
Juan Monaco (ARG) 1 x 2 (6/7, 3/6 e 4/6) Kevin Anderson (RSA)
Jerzy Janowicz (POL) 1 x 2 (7/6, 3/6 e 2/6) Tomas Berdych (CZE)
Rafael Nadal (ESP) 2 x 0 (6/3 e 6/4) Benoit Paire (FRA)
Tommy Haas (ALE) 2 x 0 (6/3 e 7/5) Tommy Robredo (ESP)
Denis Istomin (UZB) 0 x 2 (5/7 e 2/6) David Ferrer (ESP)
Kei Nishikori (JPA) 2 x 0 (7/5 e 6/2) Viktor Troicki (SER)
Mikhail Youzhny (RUS) 2 x 1 (7/6, 4/6 e 6/2) Nicolas Almagro (ESP)
Santiago Giraldo (COL) 0 x 2 Stanislas Wawrinka (SUI)
 
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/05/sem-sustos-rafael-nadal-bate-benoit-paire-e-avanca-quartas-em-madri.html

Rio supera peruanas e conquista o título do Sul-Americano de Clubes


Equipe de Bernardinho vence a Universidad Cesar Vallejo por 3 sets a 0

Por GLOBOESPORTE.COM Lima

Depois de vencer a Superliga feminina 2012/2013, o Rio de Janeiro confirmou seu favoritismo e conquistou na madrugada desta segunda-feira o título do Sul-Americano de Clubes. A equipe comandada por Bernardinho superou as peruanas da Universidad Cesar Vallejo por 3 a 0, parciais de 25/12, 25/23 e 25/ 16, em Lima, no Peru.

- Cumprimos a nossa meta que era ganhar o Sul-Americano. Conquistamos o título com categoria, com excelência no trabalho. Essa temporada, independente das conquistas, foi um período bacana de trabalho, de convívio em grupo. Agora é partir para outros desafios, fazer um bom Mundial - comemorou o técnico Bernardinho.

rio de janeiro volei sul-americano (Foto: Luiz Doro/Adorofoto)Equipe do Rio de Janeiro comemora a conquista de mais um título (Foto: Luiz Doro/Adorofoto)

Além de levantar a taça inédita, o Rio conquista uma vaga para o Mundial de Clubes, que será realizado em outubro, na Suíça. O título no torneio veio de forma invicta: foram quatro vitórias em quatro jogos.

- Viemos para o Peru com o objetivo de conquistar o título e garantir a vaga para o Rio no Mundial. Sabíamos que o Sul-Americano teria um nível mais fraco do que estamos acostumadas, mas encaramos com muita seriedade. Fizemos bons jogos. A Bruna, que é jovem, se apresentou bem, fez um grande campeonato. Estamos felizes e orgulhosas por tudo que conquistamos ao longo desse ano - disse Fabi, eleita a melhor defesa e a melhor líbero do torneio.

rio de janeiro volei sul-americano (Foto: Luiz Doro/Adorofoto)Com o resultado em Lima, o Rio garante vaga no Mundial (Foto: Luiz Doro/Adorofoto)

O destaque negativo da participação do Rio no Sul-Americano foi a lesão da meio-de-rede Valeskinha. Durante a partida contra o Vélez Sarsfield, a atleta sofreu uma lesão no tendão patelar do joelho esquerdo e saiu carregada de quadra, tendo que ser substituída por Mara. De acordo com o fisioterapeuta da equipe, Guilherme Tenius, a atleta passará por exames no retorno ao Brasil para diagnosticar a gravidade da lesão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/05/rio-supera-peruanas-e-conquista-o-titulo-do-sul-americano-de-clubes.html

FIVB divulga inscrições, e Bruninho será capitão do Brasil na Liga Mundial


Com apenas sete medalhistas de prata em Londres, lista verde-amarela já tem duas baixas por lesão e William e Lucarelli como 'herdeiros' de Giba e Murilo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Volei Superliga Rio de Janeiro x Minas Bruninho (Foto: Alexandre Loureiro/Inovafoto)Após guiar o Rio de Janeiro ao título da Superliga, Bruninho será capitão na Liga Mundial (Inovafoto)

A Federação Internacional de Vôlei divulgou, nesta segunda-feira, a lista de atletas inscritos para a Liga Mundial 2013. Dentre os 22 atletas habilitados para defender o Brasil em busca do décimo título da competição, apenas sete participaram da campanha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres – sendo que Sidão, em recuperação de uma cirurgia na coluna, não deve se recuperar a tempo de disputar o torneio. Entre os novos destaques estão William Arjona e Lucarelli, que herdaram a numeração de Giba e Murilo, respectivamente. Bruninho será o capitão.

Além de Sidão, o grupo pode sofrer ainda outra baixa. Na noite deste domingo, em jogo válido pelos playoffs do Campeonato Italiano, o levantador Rapha fraturou a segunda falange do terceiro dedo da mão direita e não tem previsão de retorno às quadras.

Dos inscritos, William, Wallace, Alan, Murilo Radke, Renan, Isac, Éder, Maurício Borges, Ary e Lucarelli já estão treinando no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, sob o comando do auxiliar técnico Rubinho.

O Brasil estreia pela Liga Mundial contra a atual campeã do torneio, a Polônia, em jogos que acontecerão entre os dias 7 e 9 de junho, fora de casa. A última vez em que a seleção brasileira masculina jogou contra os poloneses foi pela fase final da Liga Mundial de 2012. Melhor para a Polônia, que venceu a partida por 3 sets a 2.

O Brasil está no Grupo A, ao lado de Argentina (já classificada para a fase final como país sede),  Estados Unidos, França e Bulgária. Os três países com mais pontos nos Grupos A e B, definidos com base na posição de cada seleção no ranking mundial em 13 de agosto de 2012 e o primeiro colocado do Grupo C completam os participantes da fase decisiva do torneio, que será disputada em Mar del Plata.

vôlei Lucarelli e Dante Maracanãzinho (Foto: Helena Rebello)Lucarelli, na foto ao lado de Dante, herda numeração de Murilo na Liga Mundial (Foto: Helena Rebello)

Confira a lista por posição e a numeração oficial

Levantadores: Bruninho, William Arjona, Murilo Radke e Raphael;
Opostos: Wallace, Leandro Vissotto, Théo e Renan;
Ponteiros: Lucarelli, Thiago Alves, Lipe, João Paulo Bravo, Dante, Ary e Maurício Borges;
Centrais: Isac, Éder, Sidão, Maurício Souza e Lucão;
Líberos: Alan e Mário Jr.

1. Bruninho (capitão)
2. Isac
3. Éder
4. Wallace
5. Sidão
6. Leandro Vissotto
7. William Arjona
8. Lucarelli
9. Théo
10. Alan
11. Thiago Alves
12. Lipe
13. Maurício Souza
14. Renan Buiatti
15. João Paulo Bravo
16. Lucão
17. Murilo Radke
18. Dante
19. Mário Jr.
20. Raphael
21. Ary
22. Maurício Borges

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/05/fivb-divulga-inscricoes-e-bruninho-sera-capitao-do-brasil-na-liga-mundial.html

Rio de Janeiro e Minas iniciam luta por título do Sul-Americano de Clubes


Torneio, que será disputado na arena do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, de quarta-feira a domingo, dará ao campeão a vaga no Mundial

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Depois da conquista inédita na Superliga, o Rio de Janeiro tenta encerrar a temporada com o seu primeiro troféu internacional. A partir desta quarta-feira, em Belo Horizonte, a equipe comandada pelo técnico Marcelo Fronckowiak disputará o Sul-Americano de Clubes. Mas não será o único representante brasileiro na competição. Na briga pela única vaga em jogo para o Mundial, também estará o Minas, que conta com três títulos sul-americanos no currículo (1984, 1985 e 1999) e jogará em sua arena.

O time carioca fará sua estreia contra o Carmelo Rowing Clube, do Uruguai, às 18h. O adversário é pouco conhecido e a maior preocupação dos jogadores na primeira partida é com relação à falta de ritmo.

vôlei bruninho rio de janeiro e Marcelinho Minas superliga (Foto: Cristiane Mattos / Futura Press)Equipes de Bruninho e Marcelinho buscam título internacional Foto: Cristiane Mattos / Futura Press)

- Não conhecemos o time deles, o que pode nos prejudicar um pouco no começo da partida. Mas será bom enfrentar um adversário um pouco mais fraco nesse início de competição para pegar ritmo, já que vamos enfrentar times mais complicados, como os argentinos - disse o ponteiro Dante.

Lucão, seu companheiro de equipe, acredita que a força do grupo será outra vez a arma do Rio de Janeiro para vencer.

- Essa temporada foi muito boa. Ganhamos o Estadual e depois conquistamos o maior objetivo do clube, que era vencer a Superliga. Para encerrar com chave de ouro, queremos este título sul-americano. Nós vencemos a Superliga pela força do grupo e devemos explorar isso. Além de termos atletas de alto nível, são jogadores vencedores. Mas no outro lado da quadra há adversários de qualidade. Sabemos que o favoritismo é nosso e temos que lidar com essa pressão.

O primeiro compromisso do Minas será contra o peruano Club Perless, às 20h30m. Quarta colocada na Superliga, a equipe do técnico Horacio Dileo ainda não sabe se poderá contar com o experiente Henrique. Na semana passada, o central foi submetido a uma pequena cirurgia na sola do pé, que está em fase final de cicatrização.

- Estamos bem preparados, a expectativa é muito boa e, apesar da competição ter surgido em cima da hora, estamos todos bem focados, preparados para conquistar o título e assegurar uma vaga no Mundial - afirmou Lucarelli.

Confira as chaves e os jogos:

Grupo A
Minas
UPCN (Argentina)
Club Perless (Peru)

Grupo B
Rio de Janeiro
Clube Buenos Aires Unidos (Argentina)
Vikingos de Miranda (Venezuela)
Carmelo Rowing Club (Uruguai)

Fase classificatória

Quarta-feira

15h – Club Buenos Aires Unidos x Vikingos de Miranda
18h – Rio de Janeiro x Carmelo Rowing Club
20h30m – Minas x Club Perless

Quinta-feira
15h30m – Carmelo Rowing Club x Club Buenos Aires Unidos
18h – Rio de Janeiro x Vikingos de Miranda
20h30m – Minas x UPCN

Sexta-feira
15h30m – Vikingos de Miranda x Carmelo Rowing Club
18h – Club Perless x UPCN
20h30m – Rio de Janeiro x Club Buenos Aires Unidos

Semifinais
Sábado
16h -  3ºA x 3ºB (jogo 10) – disputa do 5º lugar
19h - 2ºA x 1ºB (jogo 11) - SporTV
21h45m – 1ºA x 2ºB (jogo 12) - SporTV

Final
Domingo
16h30m – Perdedor do Jogo 11 x Perdedor do Jogo 12 – disputa do 3º lugar (SporTV)
19h30m – Ganhador do Jogo 11 x Ganhador do Jogo 12 (SporTV)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/05/rio-de-janeiro-e-minas-iniciam-luta-por-titulo-do-sul-americano-de-clubes.html

Juliana não joga Slam da Argentina, e Sarah Pavan estreia no qualifying


Canadense disputa primeiro torneio após migrar para o vôlei de praia

Por SporTV.com Corrientes, Argentina

vôlei de praia Juliana (Foto: CBV)Juliana foi eleita a melhor jogadora da temporada 2012/2013 do Circuito Brasileiro (Foto: CBV)

Juliana foi reconvocada para a seleção brasileira feminina de vôlei de praia, mas ainda terá que se contentar em apenas assistir às companheiras em quadra na próxima competição oficial da modalidade. Encerrado o prazo de inscrições para o Grand Slam de Corrientes, na Argentina, a bloqueadora não consta entre as representantes do Brasil na competição, que vai de 22 a 26 de maio. Maria Elisa segue como parceira de Ágatha.

Apesar do terceiro lugar no Grand Slam de Xangai, Maria Clara e Carol largam novamente do qualifying. Além de Ágatha/Maria Elisa, Talita/Taiana, dupla campeã no último final de semana, e Lili/Bárbara Seixas seguem no grupo principal,
Campeãs da etapa de Fuzhou, na abertura da temporada, as chinesas Xue e Zhang Xi serão a principal ausência do torneio argentino. Por outro lado, a competição marcará a estreia de Sarah Pavan como profissional do vôlei de praia. Jogadora das areias na adolescência, a canadense aceitou o desafio proposto pela Federação Nacional de seu país e atuará ao lado de Heather Bansley. A dupla larga no qualifying e precisa vencer para chegar à fase de grupos.

vôlei superliga Sarah Pavan rio de janeiro x rio do sul (Foto: Luiz Doro / Adoro)Campeã da Superliga pelo Rio de Janeiro, Pavan vai estrear na praia em Corrientes (Foto: Luiz Doro / Adoro)

Melhor bloqueio do Sul-Americano, Bruna celebra 1º título internacional


Com boa atuação na final do torneio, contra a Universidad Cesar Vallejo, oposta afirma ter ficado um pouco tensa com desafio do Rio de Janeiro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Volei - Rio de Janeiro Bruna (Foto: Luiz Doro/Adorofoto)Bruna foi bem na final do Sul-Americano
(Foto: Luiz Doro/Adorofoto)

Depois do octocampeonato na Superliga feminina de vôlei, o Rio de Janeiro desembarcou no aeroporto nesta terça com mais um título na bagagem, o Sul-Americano de clubes, conquistado na madrugada de segunda, em Lima, no Peru, depois da vitória sobre a Universidad Cesar Vallejo, por 3 sets a 0. A oposta Bruna, de apenas 23 anos, não conseguia conter a felicidade. Afinal, ela estreou como titular de Bernardinho, participou de sua primeira disputa internacional e ainda foi eleita a atleta com melhor bloqueio da competição.

- Foi uma experiência nova e enriquecedora. Nunca havia viajado para fora do país. Tudo foi diferente. Confesso que me senti um pouco presa e tensa nos primeiros jogos. Não rendi o que gostaria. Somente no último treino, antes da decisão do título contra as peruanas, consegui me soltar um pouco. E, na partida decisiva, consegui mostrar o meu jogo, o que me deixou muito feliz - analisou a oposta, que substitui a canadense Sarah Pavan, cujo contrato com o time carioca terminou no final de abril.

Bruna diz ter conseguido conhecer muito pouco do Peru, mas trouxe lembranças da viagem, como perfumes e presentes comprados no aeroporto.

- O time aproveitou a segunda-feira para dar um passeio, visitar alguns pontos turísticos. Achei o trânsito de Lima meio doido, eles buzinam muito - relatou, por meio de assessoria de imprensa.

O time do Rio de Janeiro está de férias e volta aos treinamentos em junho para iniciar a preparação para o Mundial de clubes, em outubro, na Suíça, e para a Superliga 2013/2014.

Volei - Rio de Janeiro Bruna (Foto: Luiz Doro/Adorofoto)Bruna faz bloqueio no jogo do Rio de Janeiro (Foto: Luiz Doro/Adorofoto)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/05/melhor-bloqueio-do-sul-americano-bruna-celebra-1-titulo-internacional.html

Com Giba na mira e apoio de Murilo, Giovane tenta criar time em Barueri


Técnico tem portas abertas na cidade e busca patrocínio para contar com os experientes ponteiros para a disputa da Superliga 2013/14

Por Marcos Guerra São Paulo

As rusgas da saída do comando do Sesi-SP ficaram para trás. Depois de quatro anos a serviço do time paulista, Giovane Gávio toca a bola para frente e faz planos para seu futuro. O projeto dele é continuar na carreira de técnico. Para isso, Giovane tenta montar uma nova equipe para disputar a Superliga masculina de vôlei 2013/14. A prefeitura de Barueri, na região metropolitana de São Paulo, já colocou à disposição sua estrutura. Agora, o treinador assume papel de dirigente e busca um patrocinador para contar com jogadores como Murilo e Giba.

Montagem Giovane Gávio, Murilo, Giba (Foto: Editoria de Arte)Giovane tem conversas com Murilo e Giba para contar com eles no projeto em Barueri (Foto: Editoria de Arte)

- As notícias que tenho são boas. As conversas para dar início a esse projeto de um novo time estão adiantadas. A questão agora é financeira, porque precisamos arrumar um patrocinador para poder formar uma equipe forte. Eu já tenho toda estrutura à minha disposição. A prefeitura de Barueri, o Pinheiros, Botafogo e Florianópolis abriram as portas. Fui procurado por muitas pessoas, o que me deixou muito contente, porque provou que as pessoas confiam no meu trabalho - disse Giovane.

Apesar de Giovane afirmar ter várias cartas na manga, a opção por Barueri é mais sólida. Há pouco mais de duas semanas, o técnico se reúne com o secretário de esportes da cidade, Paulo Sérgio, ex-jogador de futebol, campeão mundial com a Seleção em 1994. Pinheiros e Florianópolis, por sua vez, afirmam não ter acerto com Giovane. O Botafogo foi procurado, mas não atendeu à reportagem do GLOBOESPORTE.COM. Segundo o treinador, é o patrocinador que terá voz na escolha da cidade em que o novo time se instalará.

Giovane, em reunião com a Prefeitura de Barueri (Foto: Suseli Honório/Secretaria de Esportes de Barueri)Paulo Sérgio, secretário de esportes de Barueri, éex-jogador de futebol

- Cada cidade ou clube tem uma característica própria. Então, a opção por um ou outro ficará mais nas mãos do patrocinador. Só que Barueri e Pinheiros saem na frente por já terem uma excelente estrutura - disse Giovane.

Apesar da boa estrutura de ginásio e para treinos, Barueri nunca teve uma equipe na Superliga masculina. Atualmente, existe uma divisão de acesso à competição nacional. No entanto, um clube pode receber um convite da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) para entrar já na elite, desde que atenda aos critérios da entidade em termos de estrutura e investimento, garantindo elevado nível técnico. Além disso, o time do Campinas já anunciou que não disputará a próxima edição do certame, abrindo uma vaga. Essa vaga pode ir para um convidado ou para o segundo colocado da Superliga B, o Atibaia-SP. A CBV baterá o martelo, mas não tem prazo para isso.

Ginásio de Barueri (Foto: Suseli Honório/Secretaria de Esportes de Barueri)Ginásio de Barueri foi uma das sedes do Mundial feminino de basquete, em 2006

Se depender de nível técnico, o projeto de Giovane em Barueri tem tudo para conseguir o convite, caso tenha um patrocínio. O técnico já conversa com jogadores para montar seu elenco. O ponteiro Giba, que estava no voleibol argentino, entra nessa lista. No entanto, é o ponteiro Murilo que está mais perto de um acerto. Ele, que também defendeu o Sesi nos últimos quatro anos, declara seu apoio a Giovane.

- Aqui no Brasil, as equipes estão um pouco limitadas no masculino, principalmente em São Paulo. Seria bacana continuar na minha casa. A Jaqueline (sua esposa) poderia continuar jogando no Osasco. O Giovane está falando comigo quase diariamente, procurando um patrocinador que banque nossas despesas, porque a prefeitura não pode pagar os salários dos jogadores - disse o ponteiro, que tem outras propostas de times brasileiros, russos e turcos.

Ginásio de Barueri (Foto: Suseli Honório/Secretaria de Esportes de Barueri)Estrutura do ginásio de Barueri foi elogiada por Giovane Gávio

O técnico, porém, corre contra o tempo, porque terá mais dificuldades para montar seu time a cada dia sem um patrocinador. Até mesmo Murilo não esperará muito para procurar outra equipe.

- Tenho um carinho muito grande pelo Murilo. Por causa dessa amizade, ele está me esperando para acertar contrato comigo. Só que se nada acontecer até a próxima semana, não poderei mais segurá-lo. Estou correndo contra o tempo, se não os outros times ficarão muito à frente na busca por atletas. Por enquanto, só o Sesi e o Cruzeiro estão com times quase montados, então ainda tenho um tempo - disse Giovane.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/05/com-giba-na-mira-e-apoio-de-murilo-giovane-tenta-criar-time-em-barueri.html

De Beckham a CR7 e rivais: frases sobre a aposentadoria de Ferguson


Ex-comandados lembram com reverência o trabalho do técnico do United

Por GLOBOESPORTE.COM Manchester, Inglaterra

reprodução twitter cristiano ronaldo agradece alex ferguson (Foto: Reprodução / Twitter)CR7 agradece Ferguson em sua conta no Twittercom uma foto de sua chegada ao United: "Obrigadopor tudo, chefe" (Foto: Reprodução / Twitter)

O anúncio da aposentadoria de Alex Ferguson foi motivo para que o mundo do esporte prestasse homenagens ao treinador nesta quarta-feira. Atletas, dirigentes e até clubes rivais fizeram reverência à história do técnico do Manchester United através de redes sociais.

Além de Cristiano Ronaldo, outros ex-comandados do escocês lembraram a época em que trabalharam com Ferguson, como Van Nistelrooy, David Beckham e Michael Owen. Até Chelsea e Arsenal homenagearam o lendário treinador, assim como o presidente da Fifa, Joseph Blatter.

Confira as principais manifestações:

- Cristiano Ronaldo: "Obrigado por tudo, chefe".

- Michael Owen, atacante do Manchester entre 2009 e 2012: "Manchester United sem Sir Alex Ferguson simplesmente não se encaixa bem. Que homem, e ótimo que termine dessa forma. Que privilégio ter jogado sob o comando de, sem dúvida alguma, o melhor treinador que o mundo já viu".

- Peter Schmeichel, dinamarquês, goleiro do United da década de 90: "Desapontado, chocado, triste. Não pensaria que o dia seria hoje".

- Van Nistelrooy, holandês, ex-atacante do United: "2001-2006, 219 jogos, 150 gols sob o comando do mais bem-sucedido técnico na história do futebol. Foi um privilégio único".

- Joseph Blatter, presidente da Fifa: "Os seus feitos no campo o fazem, sem dúvida, um dos grandes".

- Usain Bolt, recordista mundial dos 100m e 200m rasos: "Um dos grandes ícones do futebol. Sempre palavras de encorajamento, mesmo nós estando em diferentes esportes. Boa aposentadoria. Sentiremos falta".

Beckham, PSG x Olympique de Marselha (Foto: Reuters)David Beckham elegeu Alex Ferguson como omelhor técnico que já o treinou (Foto: Reuters)

- David Beckham, ex-jogador do Manchester United: "Não foi apenas o melhor técnico que já tive, também foi uma figura paterna para mim quando cheguei ao clube com 11 anos de idade. Sem ele não teria feito a mesma carreira. (...) Estou honrado por ter sido guiado pelo melhor treinador de futebol da história e por ter conquistando tanta coisa sob suas ordens".

- Michael Laudrup, técnico do Swansea: "Infelizmente, a palavra 'lenda' vem sendo usada de qualquer forma hoje em dia, mas nesse caso, acho que realmente podemos chamá-lo de lenda do futebol. Estou muito honrado por ter a oportunidade de ser o último técnico a enfrentar Ferguson na sua última partida em Old Trafford (no próximo domingo, pela 37ª rodada da Premier League)".

- Bobby Charlton, ex-jogador do Manchester United e membro do conselho de administração do clube: "É um técnico fantástico e uma pessoa sensacional. Sou dirigente, mas minha tarefa é bem fácil porque sempre vencemos e conseguimos esses resultados graças a Ferguson. Ele é capaz de acordar no meio da noite e percorrer 500 quilômetros para observar um jovem promissor. Ele tomou a decisão por vários motivos, entre elas sua família e a cirurgia no quadril à qual será submetido em breve".

- David Cameron, primeiro-ministro britânico, no Twitter: "O que Sir Alex Ferguson fez no #MUFC (Manchester United) foi excepcional. Espero que sua aposentadoria facilite a vida do meu time #AVFC (Aston Villa)".

- Chelsea: "Todos no Chelsea gostariam de desejar a Sir Alex Ferguson o melhor em sua aposentadoria. Ele foi um adversário fantástico nos últimos 26 anos".

- Arsenal: "Todos no Arsenal desejam a Sir Alex Ferguson saúde e felicidade depois do anúncio de sua aposentadoria como treinador do Manchester United".

FONR:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/05/cr7-bolt-e-ate-rivais-comentam-aposentadoria-de-alex-ferguson.html

Jornal: Higuaín já disse 'sim' ao Juve, que pretende baixar pedida do Real


Italianos desejariam pagar R$ 13 milhões a menos em relação ao desejo inicial do clube espanhol. Conte já se mostrou à favor de contratação

Por GLOBOESPORTE.COM Turim, Itália

Gonzalo Higuain comemora gol do Real Madrid contra o Valencia (Foto: Reuters)Higuaín pode deixar Real em breve (Foto: Reuters)

Considerado o principal alvo do Juventus para reforçar o ataque na próxima temporada, Higuaín está mais perto da Velha Senhora, segundo o jornal "Corriere dello Sport". A publicação afirma nesta quarta-feira que o atacante já disse sim à proposta do clube italiano, restando apenas a negociação com o Real Madrid.
A imprensa espanhola especula que o valor pedido pelos merengues para autorizar a transferência seria de € 25 milhões (cerca de R$ 65,9 milhões). No entanto, o desejo do Juve seria baixar a pedida para € 20 milhões (cerca de R$ 52,7 milhões).

O técnico do Juventus, Antonio Conte, mostrou-se interessado na contratação de Higuaín para a próxima temporada, mas não deixou clara sua preferência pelo argentino com relação a outros atletas.

- Ibrahimovic, Luis Suárez ou Higuaín? Não se pode dizer não a jogadores como esses, portanto eu ficaria com os três. Ainda assim não seria suficiente para ganhar a Liga dos Campeões - declarou.

Higuaín chegou ao Real Madrid no começo de 2007, depois de se destacar no River Plate.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/05/jornal-higuain-ja-disse-sim-ao-juve-que-pretende-baixar-pedida-do-real.html

Timão tem vantagem de quase R$ 1 milhão sobre Fla no duelo de camisas


Paulistas conseguem soma maior dos valores de patrocínios no uniforme até o momento, mas clubes ainda têm espaço a ser explorado

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro e São Paulo

Info_CAMISAS_FLAxCORINTHIANS-02 (Foto: Infoesporte)
Qual a camisa mais valiosa do Brasil? Nesta terça-feira, o diretor de marketing do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, levantou a questão ao afirmar que é a do Flamengo. Segundo ele, o clube arrecada R$ 73,1 milhões por ano com patrocínios, incluindo a fornecedora de material esportivo, a Adidas. O GLOBOESPORTE.COM decidiu conferir. Numa comparação com o Corinthians, até o momento o clube que mais lucra com a exploração das suas propriedades, o Flamengo fica atrás por R$ 900 mil - com a ressalva de que ainda há áreas disponíveis na camisa e no calção para possíveis novos patrocínios.

Hoje, o Timão arrecada R$ 74 milhões por ano com anúncios em seu uniforme. São R$ 30 milhões do patrocinador máster, a Caixa Econômica Federal; R$ 30 milhões do contrato com a Nike, fornecedora de material esportivo; R$ 12 milhões da Fisk, curso de idiomas que estampa sua marca nos ombros; e R$ 2 milhões da empresa de telefonia Tim, que ocupa o número da camisa.

Dois desses patrocinadores também estão no Flamengo. A Caixa, cujo contrato foi aprovado na noite dessa terça pelo conselho deliberativo, pagará R$ 25 milhões por ano para ser o anunciante principal - estampando sua marca no peito, no ombro direito e na parte frontal do calção. Já a Tim, que também está no número da camisa rubro-negra, paga R$ 2,5 milhões. Há ainda o contrato com a Peugeot, no valor de R$ 10 milhões. A maior fatia, no entanto, é da Adidas, parceira que aplicará R$ 35,6 milhões anuais. Segundo o vice de marketing do Flamengo, o clube ainda tem mais uma propriedade para negociar: o espaço das mangas.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/05/timao-tem-vantagem-de-quase-r-1-milhao-sobre-fla-no-duelo-de-camisas.html

Brasil Afora: Naviraiense 'apaga' 10 a 0 do Santos e 'sonha' com Tóquio 2025


Clube conhecido por goleada sofrida na Copa do Brasil de 2010 tem torcedores apaixonados que o seguem vendendo pizza e rifas de cama box

Por Hélder Rafael Campo Grande

Navi... quem? O modesto Naviraiense, que nesta quarta recebe às 22h o Paysandu no primeiro duelo pela segunda eliminatória da Copa do Brasil, esteve no centro das atenções após eliminar a Portuguesa na primeira fase, dentro do Canindé. Três anos atrás, o time já havia experimentado a fama e os holofotes, mas por outro motivo: a ruidosa goleada de 10 a 0 sofrida para o Santos, também na primeira fase da mesma competição. Para quem vive o dia a dia do clube, aquela fatídica derrota na Vila Belmiro definitivamente faz parte do passado.

- Somos a equipe que tirou a Portuguesa, não somos mais a equipe que levou 10 a 0. Estamos em outro patamar - disse o técnico Paulo Rezende, que estava no comando do Naviraiense em ambos os confrontos.

Lance Naviraiense x Itaporã (Foto: Orisvaldo Sales/Naviraiense)Lance entre Naviraiense e Itaporã, pela semifinal do estadual (Foto: Orisvaldo Sales/CEN)

Nas outras duas vezes que disputou a Copa do Brasil, o Naviraiense não tinha sequer passado da fase inicial. Avançar à segunda etapa pode representar um curto passo até mesmo para clubes pequenos. Só que o feito inédito gerou tamanha euforia entre os torcedores em Naviraí que a delegação foi recebida com carreata no dia seguinte à classificação. Até um caminhão do Corpo de Bombeiros foi destacado para levar os jogadores pelas ruas da cidade. O grupo preferiu não entrar no clima de euforia.

Paulo Rezende, técnico do Naviraiense (Foto: Divulgação/CEN)Paulo Rezende, técnico do Naviraiense
(Foto: Divulgação/CEN)

A torcida apaixonada, aliás, é um dos alicerces do sucesso do Naviraiense, fundado há sete anos e único representante da cidade de 48 mil habitantes, situada na região sul de Mato Grosso do Sul. Para seguir o time em suas andanças pelo país afora, tem torcedor que vende pizza e rifa de cama box. É o que um grupo de torcedores pretende fazer para garantir passagens aéreas até Belém, onde o Naviraiense enfrentará o Paysandu na partida de volta da segunda fase, caso os paraenses não eliminem os sul-mato-grossenses em Naviraí.

Kerginaldo de Carvalho, líder da torcida CEN Loucura, conta que a experiência deu certo para a viagem a São Paulo e espera que pelo menos 30 pessoas consigam arrecadar dinheiro suficiente para bancar a ida até o Pará.

- Rifamos uma cama box e fretamos um ônibus levando 50 torcedores até São Paulo. Agora, estamos negociando com empresas de turismo da cidade para obter descontos. Por enquanto, cada pessoa terá de desembolsar R$ 750. Já conseguimos outra cama box para rifar, mas também queremos fazer pizza para vender entre amigos - afirmou Kerginaldo.

torcida Naviraiense jogo Portuguesa (Foto: Ale Cabral / Futura Press)Torcedor sonha com Naviraiense no Mundial em 2025 (Foto: Ale Cabral / Futura Press)

São Paulo, Belém... O que fariam os torcedores caso o Naviraiense fosse disputar o Mundial de Clubes no Japão? A ideia do cartaz fazendo alusão ao projeto "Tóquio 2025", exibido nas arquibancadas do Canindé, foi bem recebida pelo dirigente do clube de Naviraí.

- Achei graça, foi uma brincadeira. Mas nós podemos até levar a sério, por que não? Claro que precisamos respeitar os adversários. O momento é de pensar no jogo contra o Paysandu. Mas esse é um sonho que pode se tornar realidade um dia - disse o presidente do clube, Diomedes Cerri.

O dirigente reconhece a força do apoio dos moradores.

- É um time modesto, mas orgulho do cidadão naviraiense. Salvas as proporções, é como a Fiel para o Corinthians. O torcedor acompanha o time em todo lugar que vai. Eles cobram os jogadores por desempenho, aqui se respira futebol - contou o dirigente.

Em dia de jogo em Naviraí, prefeito fanático toca repilique na arquibancada
O Naviraiense é pouco conhecido nacionalmente, mas em nível regional está entre as equipes mais fortes. Campeão sul-mato-grossense em 2009, o time foi semifinalista em 2011 e vice em 2010, 2012 e 2013. Este ano, perdeu as duas partidas da decisão para o Cene. Ao menos o time de Naviraí já se garantiu na edição 2014 da Copa do Brasil.

Torcida lota Virotão

A folha salarial do elenco e da comissão técnica do Naviraiense gira em torno de R$ 100 mil e está na média dos demais rivais estaduais. Além do departamento profissional, o clube mantém cerca de 300 crianças e jovens em atividade nas categorias de base. O estádio Virotão, administrado pela prefeitura, tem capacidade nominal para 4 mil torcedores, mas laudos técnicos liberam a entrada de até 2 mil pessoas nas arquibancadas. Nos oito jogos que disputou em casa pelo Sul-Mato-Grossense, a média de público foi de 1,1 mil torcedores - uma das mais elevadas dentre os clubes da Série A estadual. Os jogos das quartas, semifinal e final tiveram lotação máxima.

Estádio Virotão, com capacidade nominal de 4 mil torcedores (Foto: Divulgação/CEN)Estádio Virotão, com capacidade nominal de 4 mil torcedores (Foto: Divulgação/CEN)

O apoio maciço do torcedor ao Clube Esportivo Naviraiense (CEN) nos dias atuais tem origens no fim da década de 1980, quando outro clube, quase homônimo, fazia relativo sucesso nas divisões inferiores: a Sociedade Esportiva Naviraiense (SEN). O diretor de patrimônio do CEN, Rubens Sampaio, conhecido como Pardal, vivenciou como torcedor do SEN jogos de casa cheia pela segundona estadual. Ele acabou sendo personagem de um duelo crucial contra o Gianinni, de Costa Rica, valendo vaga na final de 1987. O causo é lembrado na cidade até hoje.

Pardal conta que soltou sucuri no meio da torcida (Foto: Orisvaldo Sales/CEN)Pardal conta que soltou sucuri no meio da torcida (Foto: Orisvaldo Sales/CEN)

- O SEN tinha perdido o primeiro jogo fora de casa e precisava ganhar bem para ir à final e subir para a primeira divisão. Eu tinha ido pescar naquele dia e acabei arrastando uma sucuri com a rede. Quando cheguei ao estádio, estava superlotado e ninguém queria deixar eu entrar. Então fui até o carro, peguei a sucuri e soltei no meio do povo. Muita gente saiu correndo, aí consegui sentar. Ainda deixei a sucuri no vestiário dos árbitros, para evitar que eles nos roubassem - lembrou.
Pardal garante que nunca mais levou cobras ao estádio. Sucuris à parte, o SEN perdeu aquela partida por 1 a 0 e viu adiado o sonho de entrar para a elite estadual. A promoção surgiu na temporada seguinte, mas o projeto do futebol local perdurou até meados dos anos de 1990, quando o clube deixou as atividades profissionais.

Torcedor fanático vira prefeito da cidade

Quem também teve vínculos com o SEN e hoje torce para o CEN é o prefeito de Naviraí, Léo Matos, eleito no ano passado. Antes de qualquer conversa sobre futebol, ele faz questão de frisar:

- Não sou um prefeito que virou torcedor. Sou um fanático pelo Naviraiense que virou prefeito.

Fanático que virou prefeito, Léo toca repilique na arquibancada (Foto: Orisvaldo Sales/CEN)Fanático que virou prefeito, Léo toca repilique na arquibancada (Foto: Orisvaldo Sales/CEN)

Hoje com 37 anos, Léo Matos conta que participou das categorias de base do SEN, no fim dos anos de 1980, e que ajudou a fundar a torcida organizada CEN Loucura em 2006. Mesmo como chefe do poder executivo municipal, Léo garante que consegue conciliar as duas rotinas.

- Viajei com os torcedores a São Paulo para o jogo contra a Portuguesa, e de lá fui para Brasília, onde tinha compromissos como prefeito. Em domingo de jogo em Naviraí, sou eu que toco o repilique na arquibancada. Tem gente na oposição que me critica por isso, mas não dou atenção porque o Naviraiense é hoje o maior orgulho da nossa cidade - contou Léo, dirigente que resume bem o clima da cidade quando o assunto é futebol.

Naviraiense (Foto: Divulgação/Site oficial)Jogadores do Naviraiense comemoram gol marcado em partida do estadual (Foto: Divulgação/Site oficial)

Veja vídeos do Globo Esporte MS

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ms/futebol/times/naviraiense/noticia/2013/05/brasil-afora-naviraiense-apaga-10-0-do-santos-e-sonha-com-toquio-2025.html

Diego Costa marca, e Atlético garante um lugar na fase de grupos da Liga


Brasileiro e Falcao García são dois dos destaques dos colchoneros na vitória por 3 a 1 sobre o Celta de Vigo. Miranda e Filipe Luis também jogam

Por GLOBOESPORTE.COM Vigo, Espanha

Já garantido na Liga dos Campeões da próxima temporada, o Atlético de Madri confirmou nesta quarta-feira sua presença também diretamente na fase de grupos. Com direito a gol do brasileiro Diego Costa e do artilheiro colombiano Falcao García, os colchoneros derrotaram o Celta de Vigo, por 3 a 1, nesta quarta-feira, no Estádio de Balaídos, e já não podem mais serem alcançados pelo quarto colocado na tabela de classificação.

O atual dono da posição é o Real Sociedad, com 58 pontos, que só poderia atingir os 70. O Atlético chegou aos 72, portanto, é bem provável que encerre a competição no pódio, abaixo apenas do virtual campeão Barcelona e do arquirrival Real Madrid. O Celta, por sua vez, viu sua situação ficar ainda mais complicada, já que permanece em 19º, com 31 pontos, na luta contra o rebaixamento.

Todos os gols da partida saíram no segundo tempo. Diego Costa abriu o placar aos dois minutos, após assistência de Miranda. Juanfran ampliou aos 21 em passe do meia-atacante brasileiro. Fernández ainda diminuiu aos 39, mas Falcao García, com toda a categoria que lhe é peculiar, definiu aos 41.
  •  
Diego Costa Falcao García Atlético de Madri (Foto: Reuters)Diego Costa é cumprimentado após abrir o placar para o Atlético de Madri (Foto: Reuters)