sexta-feira, 3 de maio de 2013

Murilo posa para foto antes de cirurgia e terá festa de aniversário improvisada


Atleta completa 32 anos nesta sexta-feira e recebe apoio da esposa Jaqueline, que prepara festa improvisada no quarto do hospital com balões coloridos

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

O aniversário de 32 anos de Murilo não vai ser nada convencional. Em vez de bolo e da companhia dos amigos e familiares, ele passa, nesta sexta-feira, por uma cirurgia no ombro para corrigir uma lesão chamada de “slap”, que provoca dores crônicas e é comum em jogadores de vôlei. Antes de entrar no centro cirúrgico, o atleta posou sorridente para um foto ao lado da esposa Jaqueline.

Murilo vôlei instagran (Foto: Reprodução / Instagram)Murilo posa ao lado de Jaqueline antes de cirurgia no dia do aniversário (Foto: Reprodução / Instagram)

- O Murilo acabou de ir para o centro cirúrgico. Que Deus te abençoe, amor.  E que tudo corra bem - postou a bicampeã olímpica Jaqueline, em seu Instagram.
Enquanto o marido estava na sala de cirurgia, Jaqueline preparava uma festa improvisada de aniversário no quarto do hospital. A decoração teve direito a balões coloridos e um cartaz com a frase "Parabéns, Murilo".

- Esperando o Murilo chegar e improvisando uma festinha de aniversário - escreveu Jaqueline.

Jaqueline prepara festa para Murilo hospital volei (Foto: Reprodução / Instagram)Jaqueline prepara festa para Murilo hospital volei (Foto: Reprodução / Instagram)

A operação de Murilo já era recomendada há quase dois anos, mas o ponteiro optou por conviver com o incômodo. À base de medicamentos, ele conseguiu comandar a seleção brasileira na conquista da prata nas Olimpíadas de 2012 - e foi eleito o melhor jogador da competição. Murilo ainda adiou a cirurgia para defender o Sesi-SP na Superliga 2012/13.

Mais cedo, Jaqueline havia se declarado para o amado, também através das redes sociais.  O casal está junto há 14 anos.
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/05/no-dia-de-seu-aniversario-murilo-posa-para-foto-antes-de-cirurgia-no-ombro.html

Brasileiras perdem invencibilidade, mas vão às oitavas no Slam de Xangai


Quatro duplas femininas do país avançam na China. Confira os confrontos

Por SporTV.com Xangai, China

As quatro duplas brasileiras inscritas no Grand Slam de Xangai garantiram presença nas oitavas de final do torneio, primeiro deste porte na temporada 2013 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Nenhuma das parcerias manteve a invencibilidade, mas Ágatha/Maria Elisa avançaram diretamente de fase, enquanto Maria Clara/Carol, Talita/Taiana e Lili/Bárbara Seixas conquistaram a vaga na repescagem.

vôlei de praia Taiana e Talita Xangai (Foto: FIVB) Taiana e Talita comemoram volta por cima e classificação para as oitavas no Slam chinês (Foto: FIVB)

Ágatha e Maria Elisa, que haviam vencido os dois primeiros jogos da fase de grupo, surpreendentemente foram derrotadas de virada pelas irmãs finlandesas Erika e Emilia Nystrom, em parciais de 13/21, 21/14 e 15/13. Apesar do resultado, a dupla brasileira se classificou em primeiro lugar na chave, avançando diretamente às oitavas, enquanto as europeias foram eliminadas. As russas Khomyakova e Prokopeva serão as rivais na próxima fase.

No mesmo Grupo G, Talita e Taiana se recuperaram da derrota no confronto de compatriotas na véspera atropelando as holandesas Snnema e Stiekema por 21/9 e 21/7. Na repescagem, a parceria também passou por cima das polonesas Kolosinska e Zrzostek em duplo 21/14. Nas oitavas, as duas encaram as vice-campeãs olímpicas Kessy e Ross, dos Estados Unidos.

vôlei de praia carol Xangai (Foto: FIVB)Carol se estica toda para  segurar Menegatti: duplabrasileira elimina a italiana (Foto: FIVB)

Invictas na estreia, Lili e Bárbara Seixas caíram justamente diante de Kessy e Ross no jogo que definiria a liderança do Grupo D (21/17 e 21/13). Na repescagem, a dupla se manteve viva após bater as canadense Broder e Valjas, com parciais de 21/19, 17/21 e 15/7. Para seguir em busca do título, as duas agora encaram as alemãs Holtwick e Semmler.

Classificadas através do qualifying, Maria Clara e Carol perderam a invencibilidade no Grupo A ao disputarem o primeiro lugar da chave com as chinesas Xue e Zhang Xi (21/19 e 21/17). Na repescagem, as irmãs eliminaram as italianas Cicolari e Menegatti em parciais de 21/19, 18/21 e 15/12. Agora, as cariocas enfrentam as chinesas Yue e Ma por uma vaga nas quartas.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/05/brasileiras-perdem-invencibilidade-mas-vao-oitavas-no-slam-de-xangai.html

'Güle güle, Brasil': fã de Salve Jorge, Garay se ambienta à cultura turca


Antes de se mudar para Instambul para defender o Fenerbahçe, ponteira conhece costumes da Turquia e se delicia com café da manhã típico

Por Marcos Guerra São Paulo


O passaporte já está em ordem, mesmo que a data da esperada viagem ainda seja incerta. A ponteira Fernanda Garay mal contém a ansiedade para embarcar em uma aventura no vôlei turco. Desde que assinou contrato com o Fenerbahçe, quase toda noite é a mesma coisa: ela se posiciona à frente da TV pouco depois das 21h para ver "Salve Jorge". O que antes era apenas um hobby de uma noveleira assumida, agora é uma espécie de laboratório, em que a jogadora tem seu primeiro contato com paisagens e expressões. Ela se prepara como pode para não encarar a Turquia como uma completa desconhecida.

Fernanda Garay visitou o Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT) para se ambientar às tradições e à culinária do país onde jogará por uma temporada. Recebida de braços abertos pela comunidade turca de São Paulo, ela se deliciou com um café da manhã típico e ainda pôde entender melhor as expressões aprendidas em "Salve Jorge".

- Agora os brasileiros estão tendo a oportunidade de conhecer melhor a Turquia por "Salve Jorge". Sou noveleira, eu confesso (risos). Eu me ambiento mais aos pontos turísticos, porque a novela apresenta a Turquia, mas é bem brasileira. A novela me dá vontade de conhecer a Capadócia e o Grand Bazar - diz a jogadora.

fernanda garay volei café turco (Foto: Reginaldo Castro)Garay é tietada por torcedor do Fenerbahçe e prova café da manhã turco (Foto: Reginaldo Castro)

Os lenços, as botas e os pratos de porcelana do tradicional mercado turco terão de aguardar. Por ora, Fernanda Garay se contenta em aprender os costumes do país. Ela agora sabe que deverá tirar os sapatos quando entrar em uma casa de Instambul. Cumprimentar homens com um beijo na bochecha, então, está fora de cogitação. A ponteira deixou os turcos envergonhados com seu jeito caloroso de dar boas vindas, mas logo o constrangimento ficou de lado, e lá estava a jogadora, tentando aprender palavras chave para não ficar perdida em quadra.

- Não queria arriscar as expressões, porque, às vezes, vejo a novela e acho que é uma coisa, mas a palavra tem outro sentido. Agora vou anotar tudo - disse Garay.
Sou noveleira, eu confesso. Vendo Salve Jorge, eu me ambiento mais aos pontos turísticos, porque a novela apresenta a Turquia, mas é bem brasileira. A novela me dá vontade de conhecer a Capadócia e o Grand Bazar"
Ferenanda Garay

A língua será um grande desafio para a jogadora. Ela já atuou fora do Brasil, mas teve a ajuda de uma intérprete quase 24 horas por dia quando estava no Japão, na temporada 2010/11. Desta vez a ponteira descartou o auxílio.

- Não vai ter interprete na Turquia. Quero uma experiência diferente. Quero passar esse perrengue da língua (risos). Assim, consigo viver mais, aprender, ter de me virar no inglês. Agora, o turco me parece complicado, mas o Zé Roberto (que já foi treinador do Fenerbahçe) me disse que depois fica mais fácil de entender.

Se a comunicação promete ser uma barreira e tanto para Garay, a culinária não deve ser problema. A jogadora saboreou cada mordida do café da manhã oferecido pela comunidade turca de São Paulo, do bolo doce de sêmola à salada picante de batata. O chá turco, porém, foi o que mais agradou.

fernanda garay volei café turco (Foto: Reginaldo Castro)Fernanda Garay posa para foto com as bandeiras da Turquia e do Brasil (Foto: Reginaldo Castro)

- Tomamos chá o dia inteiro. Antes e depois do jogo. É como se fosse chimarrão - explicou o diretor do CCBT), Kamil Ergin.

- De chimarrão, eu entendo.  Sou gaúcha. Minha mãe vai ser a encarregada por não deixar faltar o chimarrão - brinca a jogadora, que ainda experimentou e aprovou o café turco – Já vi que não terei problemas com a comida. É tudo muito bom. Pode ser que eu volte mais gorda.

Dona Jussara Garay, aliás, visitará sua filha mais velha durante as férias da caçula Isabella. Foi a mãe que ajudou a filha a superar o perrengue provocado pelo tsunami de 2011, que abalou o Japão. A ponteira passava noites em claro, com medo dos frequentes terremotos. Um sufoco que a jogadora não espera encontrar em Instambul.

fernanda garay volei café turco (Foto: Reginaldo Castro)Garay diz que não terá problema com a culinária turca: 'Tudo muito bom' (Foto: Reginaldo Castro)

Garay já esteve na capital da Turquia, Ancara, mas pouco pôde aproveitar, já que estava a serviço da seleção brasileira. As grandes mesquitas, o calor da torcida turca e a cultura pitoresca causaram boa impressão. As boas referências das outras brasileiras que passaram pelo Fenerbahçe também pesaram para a escolha da ponteira pelo time de Instambul.

- Logo que veio a oportunidade de jogar na Turquia eu lembrei as coisas boas que o Zé Roberto e a Fabiana me falaram. Vi um clube com estrutura, em que eu poderia estar bem amparada. Além disso, gostei dos desafios que me foram propostos. A última temporada não foi de bons resultados para o Fenerbahçe, então tenho de levar o time ao topo. Essa experiência fará com que eu amadureça - disse Garay.

Expressões de Salve Jorge
Merhaba Oi
Güle Güle Tchau
Tamam Está bom
Evet Sim
Yok yok Não, não
Hadi Vamos, rápido
Maşallah Que Deus te proteja
 A ponteira só conhece uma futura companheira. A sul-coreana Yeon-Koung Kim, melhor jogadora das Olimpíadas de Londres, era adversária na temporada japonesa e agora será aliada de Garay. Se sua nova equipe ainda é desconhecida, a brasileira já pôde sentir o calor e a pressão da torcida do Fenerbahçe. Na visita ao CCBT, o fanático Samet Çobanoğlu pediu para Fernanda vestir a camisa do clube pela primeira vez e fez uma cobrança: quer ver a jogadora ter o mesmo sucesso que o meia Alex teve no futebol - ele até ganhou estatua.

- Já tive oportunidade de ter contato com a torcida turca e vi que é uma coisa impressionante mesmo. Tem de jogar tudo, especialmente contra o rival Galatasaray. O Osasco também tinha uma torcida muito presente. Vou tentar fazer como o Alex (que ganhou uma estatua). É difícil alcançar essa meta, mas quem sabe.

Fernanda Garay só deve se mudar para Instambul entre outubro e novembro. Na próxima segunda-feira, ela se apresenta a Zé Roberto para a preparação da seleção brasileira, que tem o Grand Prix como maior objetivo do ano. Entre treinos com o Brasil, a ponteira vai se familiarizando com as poucas palavras que já sabe em turco. Por ora, ela apenas ensaia o adeus: “Güle güle, Brasil!”

* Agradecimento especial: Centro Cultural Brasil-Turquia, no Jardim Paulista, em São Paulo.

Acompanhe os vídeos do SporTV News

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2013/05/gule-gule-brasil-fa-de-salve-jorge-garay-se-ambienta-cultura-turca.html

Após dispensa no fim de 2012, Juliana é reconvocada para seleção brasileira


Medalhista de bronze em Londres foi cortada no ano passado por faltar à pré-temporada para o Circuito Mundial de Vôlei de Praia

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Juliana comemoração vôlei de praia Goiânia (Foto: CBV)Juliana está de volta à seleção brasileira feminina de vôlei de praia (Foto: CBV)

Juliana está de volta à seleção brasileira de vôlei de praia. A medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres e ex-parceira de Larissa foi convocada nesta sexta-feira pelo técnico Marcos Miranda para se apresentar junto com o grupo no dia 13 de maio, no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ).

Com a presença de Juliana, a seleção feminina será formada por 12 atletas: Ágatha, Ângela, Bárbara Seixas, Carolina, Elize Maia, Juliana, Lili, Maria Clara, Maria Elisa, Rebecca, Taiana e Talita.

Boa parte das jogadores atualmente estão na China para a etapa de Xangai do Circuito Mundial. Ágatha/Maria Elisa, Maria Clara/Clarol, Talita/Taiana e Lili/Bárbara Seixas estão na fase de mata-mata do Grand Slam chinês.

No início de dezembro de 2012, Juliana foi convocada e posteriormente desligada da seleção feminina de vôlei de praia. O motivo foi o não comparecimento da atleta à apresentação oficial para os treinos em Saquarema, local do Centro de Treinamentos da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). A preparação já era para a participação nas etapas do Circuito Mundial 2013 e Circuito Sul-Americano 2013. Na época, a jogadoria havia dito que a dispensa não passava de "um mal-entendido".

Presidente da ATP, ex-tenista Brad Drewett morre aos 54 anos


Mandatário, que assumiu a entidade em 2012, faleceu em sua casa, em Sidney, na Austrália, vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica

Por GLOBOESPORTE.COM Sidney, Austrália

Brad Drewett tênis ATP novo presidente - 2009 (Foto: Agência Getty Images)Brad Drewett  (Foto: Agência Getty Images)

O tênis amanheceu de luto. Faleceu nesta sexta-feira o presidente da Associação dos Tenistas Profissionais, ATP, Brad Drewett, 54 anos. Pelas redes sociais, vários atletas prestaram homenagens ao mandatário. O site oficial da ATP ainda não se pronunciou, mas segundo a agência Associated Press Brad faleceu em sua casa, em Sidney, na Austrália, vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica, uma doença degenerativa nos neurônios.

Ele era presidente da APT desde janeiro de 2012 e vinha afastado do cargo desde o início do ano por conta da doença. Antes, já havia sido presidente da ATP em operações na Ásia e Pacífico, desde 2006. Como jogador, chegou a ficar entre os 40 melhores tenistas do mundo e entre os 20 melhores nas duplas na década de 1990.

- Hoje é um dia muito triste para o esporte e para o tênis em particular. Nosso presidente Brad nos deixou - escreveu o atual número cinco do ranking da ATP Rafael Nadal em sua conta oficial no facebook.

Outro que se pronunciou foi o tenista argentino Juan Martin Del Potro, frisando que "é um dia muito triste para o tênis".

FONTE
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/presidente-da-atp-ex-tenista-brad-drewett-morre-aos-54-anos.html

Melo e Marrero deixam escapar vaga na final das duplas em Portugal


Brasileiro e espanhol perdem por 2 sets a 1 para González e Lipsky

Por GLOBOESPORTE.COM Oeiras, Portugal

Apesar da vitória tranquila no segundo set por 6/1, Marcelo Melo e David Marrero deixaram escapar a chance de brigar pelo título do ATP 250 de Oeiras, em Portugal. A dupla formada entre o brasileiro e o espanhol foi derrotada na semifinal desta sexta-feira pelo mexicano Santiago González e o americano Scott Lipsky, por 2 a 1, com parciais de 6/3, 1/6 e 10/8, em 1m05m de partida.

No primeiro set, Melo e Marrero conseguiram a primeira quebra da partida no quinto game. Os rivais, porém, responderam em seguida na mesma moeda e ainda alcançaram uma segunda quebra. Com isso, fecharam a parcial em 6/3. No segundo set, a história se inverteu. O brasileiro e o mexicano não deram chances para González e Lipsky, somaram duas quebras, fizeram 6/1 e deixaram tudo igual no placar.

No set decisivo, o mexicano e o americano se saíram melhor. Apesar do equilíbrio, González e Lipsky estiveram sempre na frente do placar e garantiram a vitória por 11/9 e 2 sets a 1.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/melo-e-marrero-deixam-escapar-vaga-na-final-das-duplas-em-portugal.html


Com infecção viral desde Monte Carlo, Del Potro não joga em Madri


Argentino fica fora de segundo torneio consecutivo após contrair doença

Por SporTV.com Madri

Juan Martín del Potro (Foto: Reuters)Juan Martín del Potro luta contra infecção viral para voltar ao circuito (Foto: Reuters)

Juan Martín del Potro não disputará o Masters 1000 de Madri. Semifinalista no saibro azul do ano passado, o argentino luta contra uma infecção viral que contraiu após o Masters 1000 de Monte Carlo, em meados de abril. O médico do tenista recomendou um repouso das práticas esportivas e tratamento. Ele já havia desistido de jogar o ATP 250 de Oeiras, em Portugal, que acontece nesta semana.

- Ele tem uma virose e não está apto a jogar. Desejamos a ele uma rápida recuperação - dizia uma declaração no site oficial do torneio
Atual número 7 do mundo, Del Potro foi substituído pelo belga David Goffin (#61), que antes estava programado para jogar o qualifying, na chave principal.

É esperado que o argentino já esteja bem para disputar o Masters 1000 de Roma, entre 11 e 19 de maio.

O SporTV2 começa a transmitir o Masters 1000 de Madri na próxima segunda-feira, às 6h (horário de Brasília).

Romeno dá trabalho, mas Ferrer vence e vai às semifinais em Portugal


Espanhol supera Victor Hanescu e segue em busca do título em Oeiras

Por GLOBOESPORTE.COM Oeiras, Portugal

David Ferrer comemoração tênis Victor Hanescu Portugal (Foto: AP)David Ferrer vibra com a vitória (Foto: AP)

Número 4 do mundo, David Ferrer teve trabalho para vencer duelo contra o romeno Victor Hanescu nesta sexta-feira e garantir vaga nas semifinais do ATP 250 de Oeiras, em Portugal. Favorito ao título da competição, o espanhol superou o 54º do ranking por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (2), em 1m39m de partida. Na próxima fase, ele vai encarar o italiano Andreas Seppi, que superou o espanhol Tommy Robredo por 6/4 e 6/3.

No primeiro set, Ferrer aproveitou a única chance que teve de quebrar o serviço do adversário. Com essa pequena vantagem, venceu a parcial por 6/4. No segundo set, no entanto, o romeno pressionou. Com duas quebras para cada lado, a decisão foi para o tie-brek. O talento do espanhol fez a diferença no momento decisivo e ele garantiu a vitória por 7/6 (2).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/romeno-da-trabalho-mas-ferrer-vence-e-vai-semifinais-em-portugal.html

De olho no topo do ranking, Sharapova conhece chave de Madri


Russa tem grandes chances de ultrapassar a americana Serena Williams

Por GLOBOESPORTE.COM Madri, Espanha

tênis maria sharapova wta de Stuttgart  (Foto: Agência Reuters)Sharapova só tem 250 pontos a defender em Madri (Foto: Agência Reuters)

Maria Sharapova tem grandes chances de ultrapassar Serena Williams e assumir a liderança do ranking mundial após a etapa do WTA de Madri. Como tem poucos pontos para defender em relação à rival norte-americana, a russa depende só de si para voltar a ser a número1. Em sorteio realizado nesta sexta-feira, a tenista conheceu seu caminho rumo ao topo do ranking.

Sharapova estreará contra uma das tenistas que avançar do qualifying. Ela só pode cruzar com uma adversária do top 10 nas quartas de final. Até lá, já pode ser a líder do ranking. Serena Williams tem de defender seu título do ano passado, enquanto a russa só tem 250 pontos a defender. Se a norte-americana cair na primeira rodada - ela também estreia contra uma tenista do qualifying -, Sharapova só precisa ir à terceira rodada para conseguir sua meta.

Serena só permanece na liderança independentemente do desempenho da russa, caso seja campeã novamente em Madri. No entanto, as combinações de resultados são favoráveis a Sharapova.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/de-olho-no-topo-do-ranking-sharapova-conhece-chave-de-madri.html


Número 3 do mundo espera ganhador do duelo entre brasileiro e Florian Mayer, e Ferrer pode encontrar Nadal nas quartas. Feijão disputa qualifying

Por GLOBOESPORTE.COM Madri, Espanha

Thomaz Bellucci tênis Barcelona (Foto: EFE)Thomaz Bellucci volta ao circuito após inflamação noabdômen (Foto: EFE)

O tenista Thomaz Bellucci caiu em uma chave difícil no Masters 1000 de Madri. Em sorteio nesta sexta-feira, o único brasileiro na chave principal de simples (40º no ranking mundial) soube que enfrentará o alemão Florian Mayer (27º do ranking) na estreia. Caso avance à segunda rodada, Bellucci ainda enfrentará o britânico Andy Murray, o terceiro do ranking.

O brasileiro chega à competição espanhola depois de ter ficado fora da etapa de Munique do circuito mundial por conta de uma inflamação no abdômen. As dores, aliás, o fizeram desistir das quartas de final do ATP 500 de Barcelona. Bellucci só enfrentou Mayer uma vez no circuito, e o alemão abandonou a partida no terceiro set, durante o Masters 1000 de Madri de 2011.

No ano passado, Bellucci foi eliminado na primeira rodada da competição espanhola. Ele perdeu de virada por 2 a 1 diante do francês Richard Gasquet (4/6, 6/4 e 7/6).

O líder do ranking, Novak Djokovic, descansa na primeira rodada. O sérvio enfrentará o vencedor do confronto entre o búlgaro Grigor Dimitrov e o espanhol Javier Marti. Atual campeão em Madri, Roger Federer, por sua vez, começa sua caminhada para defender o título da competição contra quem passar no duelo entre o australiano Bernard Tomic e o tcheco Radek Stepanek.

Jogando em casa, Rafael Nadal estreia somente na segunda rodada rodada. O "Rei do Saibro" pega o francês Benoît Paire ou um tenista vindo do qualifying.
As semifinais em Madrid podem ter os confrontos Djokovic x Murray e Nadal x Federer. O espanhol David Ferrer está no mesmo lado da chave que o espanhol e o suíço e ainda pode se encontrar com o Touro Miúra nas quartas de final.

Feijão disputa qualifying

Além de Bellucci, o Brasil terá outro representante no Masters 1000 de Madrid. Número 106 do ranking da ATP, o paulista João Souza, o Feijão, vai disputar o qualifying em busca de uma vaga na chave principal do torneio. Na primeira rodada, ela enfrenta o colombiano Alejandro Falla na manhã desta sábado. Caso avance, ela encara no domingo o vencedor do jogo entre o português Gastão Elias e o francês Paul-Henri Mathieu, na rodada decisiva do qualifying.

Esse é o segundo Masters 1000 que Feijão disputa na temporada. O primeiro foi em Miami, onde o brasileiro parou na segunda rodada do qualifying.

O SporTV2 começa a transmitir o Masters 1000 de Madri na próxima segunda-feira, às 6h (horário de Brasília).

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/05/em-chave-dura-bellucci-estreia-contra-florian-mayer-em-madri.html

Bellucci estreia contra alemão em Madri e vai pegar Murray se vencer


Número 3 do mundo espera ganhador do duelo entre brasileiro e Florian Mayer, e Ferrer pode encontrar Nadal nas quartas. Feijão disputa qualifying

Por GLOBOESPORTE.COM Madri, Espanha

Thomaz Bellucci tênis Barcelona (Foto: EFE)Thomaz Bellucci volta ao circuito após inflamação no abdômen (Foto: EFE)

O tenista Thomaz Bellucci caiu em uma chave difícil no Masters 1000 de Madri. Em sorteio nesta sexta-feira, o único brasileiro na chave principal de simples (40º no ranking mundial) soube que enfrentará o alemão Florian Mayer (27º do ranking) na estreia. Caso avance à segunda rodada, Bellucci ainda enfrentará o britânico Andy Murray, o terceiro do ranking.

O brasileiro chega à competição espanhola depois de ter ficado fora da etapa de Munique do circuito mundial por conta de uma inflamação no abdômen. As dores, aliás, o fizeram desistir das quartas de final do ATP 500 de Barcelona. Bellucci só enfrentou Mayer uma vez no circuito, e o alemão abandonou a partida no terceiro set, durante o Masters 1000 de Madri de 2011.

No ano passado, Bellucci foi eliminado na primeira rodada da competição espanhola. Ele perdeu de virada por 2 a 1 diante do francês Richard Gasquet (4/6, 6/4 e 7/6).

O líder do ranking, Novak Djokovic, descansa na primeira rodada. O sérvio enfrentará o vencedor do confronto entre o búlgaro Grigor Dimitrov e o espanhol Javier Marti. Atual campeão em Madri, Roger Federer, por sua vez, começa sua caminhada para defender o título da competição contra quem passar no duelo entre o australiano Bernard Tomic e o tcheco Radek Stepanek.

Jogando em casa, Rafael Nadal estreia somente na segunda rodada rodada. O "Rei do Saibro" pega o francês Benoît Paire ou um tenista vindo do qualifying.
As semifinais em Madrid podem ter os confrontos Djokovic x Murray e Nadal x Federer. O espanhol David Ferrer está no mesmo lado da chave que o espanhol e o suíço e ainda pode se encontrar com o Touro Miúra nas quartas de final.

Feijão disputa qualifying

Além de Bellucci, o Brasil terá outro representante no Masters 1000 de Madrid. Número 106 do ranking da ATP, o paulista João Souza, o Feijão, vai disputar o qualifying em busca de uma vaga na chave principal do torneio. Na primeira rodada, ela enfrenta o colombiano Alejandro Falla na manhã desta sábado. Caso avance, ela encara no domingo o vencedor do jogo entre o português Gastão Elias e o francês Paul-Henri Mathieu, na rodada decisiva do qualifying.

Esse é o segundo Masters 1000 que Feijão disputa na temporada. O primeiro foi em Miami, onde o brasileiro parou na segunda rodada do qualifying.

O SporTV2 começa a transmitir o Masters 1000 de Madri na próxima segunda-feira, às 6h (horário de Brasília).

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/05/em-chave-dura-bellucci-estreia-contra-florian-mayer-em-madri.html

Pezão: 'Tenho certeza que Dana White vai pôr o cinturão na minha cintura'


Brasileiro diz que pensa todos os dias no momento final do combate com Cain Velásquez e admite que precisará ser mais rápido para a revanche

Por SporTV.com Rio de Janeiro

O brasileiro Antônio Pezão acredita na poder da visualização. Por isso, antes da revanche com o americano Cain Velásquez pelo cinturão dos pesos-pesados, no UFC 160, o paraibano não para de pensar no momento posterior ao duelo, em que o presidente do Ultimate, Dana White, colocará a "cinta" ao redor da cintura do vencedor.

- Penso nisso todos os dias, penso no cinturão todos os dias, no Dana White colocando aquele cinturão na minha cintura. Acho que o homem é o que pensa, então estou muito confiante, e tenho certeza absoluta que, dia 25 de maio, o Dana White vai colocar o cinturão na minha cintura e vou permanecer com ele por um bom tempo - afirmou Pezão, em vídeo de promoção do evento.

MMA Pezão (Foto: Ivan Raupp)Pezão na Team Nogueira: brasileiro sonha diariamente com cinturão dos pesos-pesados (Foto: Ivan Raupp)

Blog UltiMMAto: confira notícias, vídeos e curiosidades sobre o mundo do MMA
Isso não significa, porém, que Pezão esteja subestimando o adversário ou esquecendo da preparação. Afinal, foi o próprio Velásquez quem nocauteou o brasileiro em sua estreia pelo UFC, em maio passado. Depois disso, o paraibano se recuperou com duas vitórias seguidas, contra Travis Browne e Alistair Overeem, e agora se sente mais confortável dentro do octógono. Para a revanche, ele está dando maior foco na preparação física.

- A princípio, eu tenho que estar bem fisicamente, porque ele é um atleta que luta três a cinco rounds bem, tem um condicionamento muito bom, tenho que estar com um melhor footwork (jogo de pé), e tentar, junto com a mão pesada, estar um pouco mais rápido. Essa vai ser a chave para ganhar dele em pé - analisou o brasileiro.

banner ufc combate (Foto: GLOBOESPORTE.COM)

Aos 86, Di Stéfano vai se casar com ex-secretária 50 anos mais jovem


Ídolo do Real Madrid diz que família é contra a relação: 'Não importa'

Por GLOBOESPORTE.COM Madri

El Mundo Di Stefano se casa (Foto: Reprodução)A capa do jornal "El Mundo" destaca o casamento de Di Stéfano (Foto: Reprodução)

Aos 86 anos, o ex-craque argentino Di Stéfano decidiu transformar sua ex-secretária pessoal, 50 anos mais jovem, em sua esposa. De acordo com informações do jornal "El Mundo", da Espanha, o ídolo do Real Madrid se casará em breve com a costarriquenha Gina González, de 36 anos.

Gina conheceu Di Stéfano ao escrever um livro sobre o ex-jogador, e se tornou secretária particular do argentino em 2007. Ela o ajudava a escrever artigos para o jornal "Marca", além de fazer a assessoria de imprensa do craque. A costarriquenha tem, ainda, licença da Fifa como treinadora de futebol.

Di Stéfano revelou ao "El Mundo" que sua família não tem muita simpatia pelo relacionamento inusitado.

- Meus filhos devem estar contra, mas não importa. Eles não vão definir a minha vida. Queremos ficar juntos - afirmou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/05/aos-86-di-stefano-vai-se-casar-com-ex-secretaria-50-anos-mais-jovem.html

Caio alerta clubes brasileiros sobre arbitragem: 'Hora de ficar esperto'


Comentarista relembra outras polêmicas com árbitro Wilmar Roldán e afirma que é preciso ter atenção também nos bastidores da Libertadores

Por SporTV.com São Paulo, SP


O Fluminense empatava a partida contra o Emelec até os 41 minutos do segundo tempo do jogo no Equador, na última quinta-feira, mas o árbitro colombiano Wilmar Roldán apontou pênalti de Carlinhos em Mondaini, e o Tricolor acabou derrotado por 2 a 1. Assim como o comentarista Lédio Carmona, e até mesmo um narrador equatoriano, o ex-jogador e comentarista Caio Ribeiro se mostrou inconformado com a marcação, e ainda chamou a atenção dos clubes brasileiros na Libertadores com os bastidores (assista ao vídeo).

- Esse pênalti é uma brincadeira. Esse juiz foi o mesmo que expulsou o Luis Fabiano depois do jogo (contra o Tigre) ter sido encerrado e o jogador acabou suspenso. (No jogo do Fluminense) inventou um pênalti e comprometeu toda uma classificação. Se sou Grêmio, Palmeiras, Fluminense, São Paulo e Atlético-MG, ficaria de olho nessa arbitragem no sorteio e vetaria esse cara nos jogos dos times brasileiros.

Wilmar Roldan árbitro final Libertadores (Foto: AFP)Wilmar Roldán tem sido protagonista em partida com clubes brasileiros na Libertadores (Foto: AFP)

Como citado pelo comentarista, Roldán expulsou o atacante Luis Fabiano, do São Paulo, ao fim da partida contra o Tigre, na primeira fase da Libertadores. A Conmebol suspendeu o jogador por quatro partidas. Caio Ribeiro também lembrou que esta foi a segunda vez que o Fluminense teria sido prejudicado na Libertadores.

- Posso ser maldoso, estar pegando no pé dele (do árbitro), mas são dois erros graves contra duas equipes brasileiras. A gente sabe que no futebol você tem que se amparar também nos bastidores. É o segundo ano consecutivo que o Fluminense é prejudicado. Ano passado, contra o Boca (Juniors), não deram um pênalti absurdo a favor do Fluminense, e no empate no jogo de volta acabou caindo fora. Está na hora de ficar esperto também nos bastidores.

Aos 33 anos, Wilmar Roldán é arbitro da Fifa, e em 2011, em jogo do São Paulo pela Sul-Americana, já havia entrado em polêmica com jogadores do Tricolor. O lateral-esquerdo Juan o acusou de racismo após ser expulso diante do Libertad.

Estudo aponta Corinthians como líder de renda e Fla maior devedor


Endividamento total dos clubes quase dobrou desde 2008. Agremiação que obteve maior aumento de receita de 2011 para 2012 foi o Botafogo: 109%

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Com a publicação dos balanços dos clubes brasileiros no fim de abril, como é exigido por lei, a empresa de consultoria BDO procedeu com a análise dos dados que aponta mais uma vez o Corinthians com ampla vantagem na liderança do ranking de receita no exercício de 2012: R$ 358,2 milhões. O segundo colocado foi o São Paulo, com R$ 282,9 milhões, seguido do Internacional, com R$ 252,9 milhões arrecadados no ano passado. O relatório, contudo, mostra também a evolução das receitas de 2011 para 2012 e, neste aspecto, quem conseguiu o melhor resultado entre os 12 clubes analisados foi o Botafogo, passando de R$ 58,9 milhões de receita em 2011 para R$ 122,8 no último ano, um aumento de 109%. O único a ver a sua arrecadação reduzida no período foi o Cruzeiro, com baixa de 6%: foram R$ 128,7 milhões em 2011 e R$ 120,4 milhões em 2012.
O Corinthians também é o líder no ranking de receitas sem inclusão de valores de transferências de atletas, com R$ 324,7 milhões. A relação de custos do departamento de futebol não inclui o Flamengo, já que o balanço do clube não discrimina esses valores. Os três primeiros no ranking de receitas também são os líderes em gastos com o futebol: Corinthians (R$ 233,3 milhões), São Paulo (R$ 189,6 milhões) e Internacional (R$ 160 milhões).

Quem mais aumentou suas despesas com o departamento de futebol de 2011 para 2012 foi o Botafogo. O time do holandês Clarence Seedorf passou a gastar 72% a mais no ano passado, saltando de R$ 57,3 milhões para R$ 98,3 milhões. O único da lista a reduzir - em 3% - seus custos com o futebol foi o Santos, que gastou R$ 142,4 milhões em 2011 e R$ 138,6 milhões no ano passado.

Uma tabela comparativa mostra também o percentual da receita total dos clubes, ressaltando que os dados de 2011 e 2012 se referem apenas a 11 equipes, sem incluir o Flamengo. No ano passado, o custo total dos departamentos de futebol consumiu 65% da receita total dos clubes, número que entre 2008 e 2011 variou entre 72% e 74%. Em 2012, os 11 clubes somaram receitas da ordem de R$ 2,26 bilhões, com gastos de R$ 1,48 bilhão.

Das 12 equipes relacionadas no estudo, seis conseguiram superávit em 2012: o Palmeiras, que em 2011 teve déficit de R$ 22,8 milhões, lidera a lista dos clubes com resultado positivo no ano passado, com R$ 31,9 milhões, seguido de Grêmio (R$ 28,2 milhões), Santos (R$ 14,6 milhões), Internacional (R$ 12,4 milhões), Corinthians (R$ 7,5 milhões) e São Paulo (R$ 800 mil). Na lista das instituções com prejuízo no exercício de 2012, o Vasco foi quem divulgou o menor déficit, com R$ 300 mil, de acorco com o estudo.

Os maiores prejuízos foram de Flamengo (R$ 60,5 milhões) e Botafogo (R$ 49,3 milhões). Os alvinegros, porém, mostraram evolução já que o déficit registrado em 2011 foi de R$ 166,6 milhões. No resultado geral, o ano de 2012 foi disparado o melhor desempenho financeiro dos 12 clubes, com déficit total das equipes somadas em R$ 82,5 milhões, número que em 2011 era de R$ 313,2 milhões e que, desde 2008, teve o seu menor patamar em R$ 220,9 milhões.
Porém, se há notória melhora no resultado financeiro, o endividamento dos clubes só faz crescer e o campeão dessa relação é o Flamengo. O clube da Gávea divulgou balanço de 2012 com R$ 741,7 milhões de dívida após auditoria realizada pela Ernst&Young, um valor 109% maior do que no ano anterior, quando anunciou sua dívida total em R$ 355,5 milhões. A diferença se deve a correções efetuadas pela auditoria, que teve como missão estabelecer a real situação das finanças rubro-negras e, logo, o valor real da sua dívida.

O segundo e o terceiro colocados entre os devedores também são cariocas: Botafogo (dívida de R$ 613,8 milhões) e Fluminense (R$ 434,9 milhões). O Vasco aparece em quinto, com R$ 410 milhões, logo atrás do Atlético-MG, com R$ 414,5 milhões de dívida. O clube que menos deve entre os analisados são Cruzeiro, com R$ 143 milhões, e Corinthians, com R$ 177,1 milhões. O endividamento total dos clubes saltou de R$ 2,17 bilhões em 2008 para 4,01 bilhões em 2012.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/05/estudo-aponta-corinthians-como-lider-de-renda-e-fla-maior-devedor.html

Vasco recebe proposta e deixa encaminhada negociação de Romário


Clube cruz-maltino insiste em contar com Davi, que fará parte da transferência de atacante para o Guangzhou R&F, da China

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

romario vasco treino (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)Romário está mais perto do futebol chinês
(Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)

Uma reunião na manhã desta sexta-feira oficializou o interesse do Guangzhou R&F em Romário. No encontro, realizado em São Januário, o Vasco recebeu de forma oficial a proposta do clube chinês, deixando o acerto muito próximo de acontecer.
Ainda existem alguns detalhes a serem definidos, como o modelo de transferência, e se haverá a troca de um jogador para o Vasco. O clube tem interesse em Davi, ex-Coritiba, mas o representante do meia afirmou que não existe interesse em sair da China neste momento.

No entanto, sabe-se que Romário terá uma parte dos direitos econômicos comprada pelo Guangzhou R&F. Atualmente, o Vasco detém 60% e os outros 40% são do fundo de investimento É Gol. A partir de agora, caberá ao clube cruz-maltino negociar diretamente com o empresário de Davi a possível transferência para São Januário.

- O que posso dizer é que agora existe um interesse muito grande do clube da China no Romário. A situação deve ser resolvida em 48 ou 72 horas - afirmou Renato Velasco, empresário do atacante.

Tumulto marca a chegada do elenco do Galo ao aeroporto de Confins


Após vitória de 2 a 1 sobre o São Paulo, centenas de atleticanos foram  receber o time. Ronaldinho Gaúcho teve que sair sob escolta da PM

Por GLOBOESPORTE.COM, com informações da TV Globo Minas Confins, MG


O aeroporto de Confins, na Grande BH, foi tomado por torcedores atleticanos na tarde desta sexta-feira, na chegada da delegação atleticana após a vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, nessa quinta, pela Taça Libertadores (veja no vídeo acima).

A vitória deixou os torcedores eufóricos. Muitos, até demais. Com centenas de torcedores presentes ao terminal, houve confusão no local.

Um fotógrafo que cobria o desembarque caiu no chão e sofreu um corte. Um repórter cinematográfico, no meio da bagunça, perdeu um relógio. O mais assediado, inevitavelmente, foi o meia Ronaldinho Gaúcho, que foi seguido por cerca de 300 torcedores. A Polícia Militar teve que fazer um cordão de isolamento para garantir a saída dos jogadores da sala de desembarque até a área para embarque nos veículos.

Ronaldinho Gaúcho (Foto: Reprodução / TV Globo Minas)Centenas de torcedores estavam à espera de Ronaldinho Gaúcho (Foto: Reprodução / TV Globo Minas)

Problemas à parte, a maioria dos atleticanos presentes fez a festa para os jogadores. Com gritos para cada um que deixava a área de desembarque, várias músicas de provocação ao São Paulo também foram entoadas.

Folga e volta aos trabalhos

Após um trabalho regenerativo ainda em São Paulo, os jogadores do Galo foram liberados nesta sexta à tarde. No sábado, pela manhã, o elenco se reapresenta ao técnico Cuca, quando começa os trabalhos para pegar o Tombense, neste domingo, pelo Campeonato Mineiro.

Já pela Libertadores, o próximo confronto do Galo será na quarta-feira, contra o São Paulo, no Independência. O Alvinegro pode até perder por 1 a 0 que estará classificado às quartas de final devido aos gols marcados fora de casa. Derrota por 2 a 1 leva a decisão para os pênaltis.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/05/tumulto-marca-chegada-do-elenco-do-galo-ao-aeroporto-de-confins.html

Contraprova de Deco dá positivo, e amostra contaminada será analisada


Defesa vai se basear em resultado de análise das vitaminas utilizadas regularmente. Jogador do Flu será suspenso preventivamente por um mês

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Deco treino Fluminense (Foto: Photocamera)Deco será suspenso preventivamente por um mês pelo TJD/RJ e irá a julgamento (Foto: Photocamera)

Flagrado no exame antidoping após o jogo entre Fluminense e Boavista, no dia 30 de março, Deco recebeu a notícia nesta sexta-feira de que a contraprova de seu teste também deu positivo. O meia, então, deve ter confirmada sua suspensão preventiva por um mês assim que o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/RJ) for notificado, o que acontecerá na próxima segunda. Assim, ele estaria liberado para disputar a final da Taça Rio, domingo, contra o Botafogo, se o técnico Abel Braga optasse por escalá-lo.

No entanto, isso não vai acontecer. O diretor executivo Rodrigo Caetano fez questão de passar a informação, para aliviar de antemão o turbilhão pelo qual atravessa o jogador.

- Não há possibilidade nenhuma, isso (Deco jogar) está descartado. Não tem nem cabeça para isso. Precisamos preservar o jogador e o ser humano - avisou.

Defesa se baseará em análise do laboratório

A equipe de Deco enviou amostras da vitamina que ele toma para serem analisadas por um laboratório. A estratégia de defesa dele será feita em cima do resultado dessa análise. A substância encontrada foi a Furosemida, um diurético.

O camisa 20 tricolor declarou-se inocente e estuda processar o laboratório que produz as vitaminas que ele toma, sob a alegação de contaminação. Aos 35 anos, Deco divulgou nota oficial ressaltando que em 18 temporadas como profissional no futebol jamais teve seu nome ligado a um episódio do tipo e destacou que irá atrás de justiça no caso até as últimas consequências.

De acordo com o procedimento, o tribunal apresentará uma denúncia, e a defesa do jogador terá cinco dias para se manifestar. A partir de então será marcado um julgamento em cerca de 15 dias. A punição pode chegar a dois anos, como em casos recentes do esporte. Neste cenário, sua carreira muito provavelmente seria abreviada, já que o meia considera a possibilidade de pendurar as chuteiras em dezembro, quando acaba seu contrato.

Em nota oficial, o Fluminense divulgou que o atleta contratou um advogado particular para defendê-lo e respeita a decisão, embora tenha colocado todo o departamento jurídico à disposição de Deco.

Cielo e Dodô: casos semelhantes com fins diferentes

Em outros casos de doping no Brasil, os nadadores Cesar Cielo, Henrique Barbosa e Nicholas dos Santos foram apenas advertidos em 2011 pela Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça, pelo uso da mesma substância Furosemida. O tribunal atribuiu o doping à contaminação de um suplemento alimentar manipulado pela farmácia Anna Terra, de Santa Bárbara D'Oeste, em São Paulo. Na ocasião, o estabelecimento assumiu a culpa, enviando relatório no qual avisava sobre a contaminação das cápsulas por falta de limpeza no balcão onde as pílulas são produzidas.

Já o caso de Dodô, em 2007, foi bem diferente. Quando o jogador foi flagrado com a substância femproporex, o Botafogo inicialmente culpou cápsulas de cafeína produzidas por uma farmácia de manipulação. O atacante chegou a ser absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, mas o caso foi parar no CAS, que suspendeu o atleta por dois anos.

No atual Campeonato Carioca, o meia Carlos Alberto, do Vasco, também foi pego no exame antidoping pelo uso de substâncias hidroclorotiazida e carboxi-tamoxifeno, uma combinação incomum, de acordo com os médicos especialistas. O jogador foi suspenso preventivamente pelo TJD-RJ por 30 dias e aguarda seu julgamento. Ele alega inocência.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/05/contraprova-de-deco-da-positivo-e-meia-sera-suspenso-preventivamente.html

PH Ganso acredita na vaga, mas admite: 'A encrenca é bem grande'


Meio-campista se apega ao bom desempenho do São Paulo no início da partida contra o Galo para ainda sonhar com a classificação

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo


O São Paulo tem uma ingrata missão para continuar na Taça Libertadores. Depois de perder por 2 a 1, no Morumbi, o Tricolor precisa de uma vitória por dois gols de diferença sobre o Atlético-MG, quarta-feira, em Belo Horizonte, para chegar às quartas de final. Paulo Henrique Ganso, um dos destaques do Tricolor no primeiro duelo, reconhece a dificuldade, mas aposta no futebol apresentado pela equipe nos minutos iniciais para superar o Galo.

– A encrenca é bem grande. Nós sabíamos das dificuldades já na primeira partida. Mas, se tirarmos como exemplo os 30, 38 minutos do primeiro tempo, temos elenco e condição de ganhar do Atlético-MG lá – afirmou.

Ganso lamentou também a sequência de acontecimentos ruins para o São Paulo durante o jogo. Aloísio se lesionou logo no lance do gol de Jadson. Em seguida, Lúcio foi expulso ainda no primeiro tempo e, minutos depois, Ronaldinho fez um gol de cabeça.

Já na etapa final, com um jogador a menos no campo, Rhodolfo também precisou ser substituído em virtude de um problema físico, prejudicando a toda a estratégia de Ney Franco. O time não conseguiu chegar com perigo em nenhuma oportunidade e ainda quase sofreu o terceiro gol no fim.

– Tinha até mais gente do São Paulo na área do que do Atlético. Para você ver como o dia não era do São Paulo. Ronaldinho fez um gol de cabeça, o que é até raridade – disse.

Para o segundo jogo, o São Paulo terá o retorno do centroavante Luis Fabiano, artilheiro da equipe na temporada, com 12 gols. O jogador cumpriu a quarta e última partida de suspensão da Conmebol e tem presença certa. Quem avançar enfrentar Palmeiras ou Tijuana, do México.

Ganso coletiva São Paulo (Foto: Alexandre Moreira / Ag. Estado)Ganso, em entrevista coletiva no São Paulo (Foto: Alexandre Moreira / Ag. Estado)

Risco tóxico e dano ambiental podem atrasar descontaminação de Deodoro


MP exige cumprimento de liminar que impede intervenção antes de estudo de impacto ambiental e denuncia corte de árvores sem autorização por exército

Por Felipe Siqueira Rio de Janeiro

Árvores são cortadas sem autorização no terreno que pode abrigar autódromo de Deodoro (Foto: Reprodução)Vegetação é retirada sem autorização no terreno de autódromo de Deodoro (Foto: Reprodução)

O projeto de construção de um autódromo em Deodoro, para substituir o circuito de Jacarepaguá, demolido no início do ano, parece cada vez mais difícil de sair do papel. O Ministério Público do Estádio do Rio de Janeiro, através do Gaema (Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente) recorreu à justiça para que o Exército interrompa o processo de descontaminação do terreno localizado na Zona Oeste. Desde o início deste ano, o Comando Militar do Leste tem realizado varreduras e destruição de artefatos militares no local.

O MP exige o cumprimento de uma liminar que impede qualquer intervenção na área antes da apresentação do estudo de impacto ambiental e da expedição de uma licença de instalação que observe todos os requisitos legais. Segundo o documento, ao ser questionado sobre as intervenções, o Exército argumentou que foram realizadas apenas pequenas intervenções de limpeza de vegetação rasteira para utilização de detectores de metais. Além de garantir que não houve exposição excessiva do solo e retirada de árvores. No entanto, em vistoria realizada em abril, o Gaema constatou que durante o processo de descontaminação, espécies vegetais foram extraídas sem autorização ambiental.

- O Grupo de Apoio Técnico (...)  verificou que ao menos em alguns trechos, as intervenções não se coadunam com uma ação de mera limpeza , especialmente por se  atingir, além da vegetação sub-arbustiva e rasteira do extrato inferior da floresta (sub-bosque), espécies de maior porte. Além disso, essa supressão  para a qual o Exército reconhece não ter autorização ambiental- vem sendo executada sem o devido planejamento ou acompanhamento pelos órgãos de proteção ao meio ambiente – explica o documento.

Risco tóxico e possibilidade de ameça a espécie em extinção

O Gaema também alertou para o risco de contaminação do solo e lençol freático da área pelos explosivos.

- Resíduos de explosivos são um problema para o meio ambiente por serem persistentes e tóxicos, mesmo a baixas concentrações. No caso de destruição parcial dos explosivos ou até mesmo vazamentos, a área poderá apresentar contaminação por compostos orgânicos

como nitroaromáticos e nitraminas. No caso de explosivos não detonados, a contaminação também poderá ocorrer devido à degradação dos materiais metálicos das munições. As medidas para afastar esses riscos ao meio ambiente e à saúde dos militares que lá ainda permanecem (..) seguramente passam pela realização de avaliações e relatórios ambientais prévios à qualquer intervenção na área – diz o documento.

Além disso, o relatório aponta a presença de um ecossistema brejoso em uma parte onde, segundo o atual projeto, seria construído parte da pista. Segundo o documento, neste local há a possibilidade da presença da espécie de peixes Rivulidade, ameaçada de extinção.

Projeto de autódromo de Deodoro sobrepõe ecossistema brejoso (Foto: Reprodução)Projeto de autódromo de Deodoro sobrepõe ecossistema brejoso, denuncia MP (Foto: Reprodução)

A área de mais de 2 milhões de metros quadrados foi usada durante mais de seis décadas pelo exército para treinamento militar e como depósito de munição. O terreno pertencia ao Comando Militar do Leste e foi cedido pelo Ministério da Defesa ao Ministério do Esporte para a construção da nova pista. A área é classificada por militares como zona vermelha, de risco máximo de explosão.

A presença de material explosivo no local foi denunciada pelo jornal "O Globo" em agosto de 2012, pouco depois de um militar da Escola de Sargentos de Logística morrer e outros dez ficarem feridos em uma explosão ao acenderem uma fogueira em um acampamento na região. Os explosivos estariam espalhados no terreno depois que 13 paióis explodiram e provocaram um grande incêndio em 1958. O procedimento de descontaminação começou no início do ano. Nesta quarta-feira, uma reportagem especial da rádio CBN expôs que mais de 1800 artefatos já foram retirados do terreno, dentre eles: minas terrestres, petardos, detonadores com carga e granadas e capazes de lançar estilhaços a um quilômetro de distância.

Segundo a matéria, há a possibilidade da existência de artefatos enterrados fora do alcance dos detectores usados pelas equipes de contaminação, que rastreariam objetos a no máximo 30 cm de profundidade. A Associação Nacional dos Reservistas estima que seriam necessários 18 anos para a varredura total do terreno e especialistas desaconselham qualquer tipo de construção.

Autódromo devia estar pronto antes de demolição de pista de Jacarepaguá

A construção de um novo circuito na cidade é um compromisso da União e da Prefeitura do Rio de Janeiro com a CBA e o Comitê Olímpico Internacional, em razão da demolição do Autódromo de Jacarepaguá para dar lugar ao Parque Olímpico para os Jogos de 2016. A pista antiga sediou dez GPs de Fórmula 1 e recebeu outras grandes categorias do esporte a motor como MotoGP e Indy, além dos principais campeonatos nacionais, como a Stock Car.

O acordo inicial previa que o circuito de Jacarepaguá, que foi cedido pela Prefeitura do Rio à União, só seria desativado quando um novo autódromo, no bairro de Deodoro, fosse entregue. Mas, em razão de diversos impasses, a antiga pista já foi totalmente demolida e as obras no novo local sequer foram iniciadas.

Em novembro de 2012, um segundo acordo foi delineado. O terreno em Deodoro foi doado pelas Forças Armadas ao Ministério do Esporte, e o Comando Militar ficou com a responsabilidade de descontaminar o local. De acordo com o compromisso atual, o circuito de Jacarepaguá só seria desativado quando a nova pista começasse a ser construída. Porém, o autódromo antigo já foi totalmente demolido e as obras no novo local seguem na estaca zero.

De acordo com o compromisso atual, a União financiará a construção do novo autódromo. As obras serão de responsabilidade do Governo do Estado e a administração do local ficará por conta do município do Rio de Janeiro. Após a série de atrasos, a licitação para a construção do novo autódromo está prevista para o início do segundo semestre, e as obras, para o fim do ano ou começo de 2014. A previsão é que o local possa receber algumas competições ainda em 2014, mas que fique completamente pronto apenas no início de 2015. Enquanto o estado não possui uma pista, a Federação de Automobilismo do Rio de Janeiro transferiu as competições para o Megaspace, em Minas Gerais, na cidade de Santa Luzia, a 500 km da capital fluminense.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/noticia/2013/05/risco-toxico-e-dano-ambiental-podem-parar-descontaminacao-de-deodoro.html

Ronaldinho, sobre dribles em Dunga: 'Já estavam reservados para ele'


Em entrevista exclusiva ao Esporte Espetacular, craque diverte-se com as histórias do primeiro título profissional e relembra os momentos marcantes

Por Jefferson Rodrigues e Thiago Asmar Minas Gerais



Decisão do Campeonato Gaúcho de 1999: Gre-Nal num Estádio Olímpico lotado. Um menino de 19 anos fazia história ao marcar o gol do título do Grêmio e dar dribles desconcertantes no capitão do tetra da seleção brasileira. Um dia que não sai da memória de Ronaldinho Gaúcho, e que o craque relembrou com muito humor em entrevista exclusiva ao Esporte Espetacular
.
- Eu queria ter dado muito mais. Ele que escapou. Treinei aqueles dribles, já estavam reservados para ele. Aquilo tinha endereço - disse em meio aos risos por lembrar dos lances em cima de Dunga (relembre assistindo ao vídeo abaixo).


Momentos como aqueles se repetiram com as camisas de Paris Saint-Germain, Barcelona, Milan, Flamengo, Atlético-MG e, claro, da Seleção. E o craque sabe muito bem a quem deve agradecer por todo esse sucesso: a bola.

- Se eu parar pra pensar no que o futebol me deu, não só dentro de campo, mas também fora dele, é beijar a bola todo dia mesmo e agradecer a Deus. Quem mais me deu alegria foi ela. Não posso largá-la. Tenho que fazer uma estátua para ela - brincou o jogador do Galo.

Essas e outras lembranças da carreira do camisa 10 você vai poder conferir na entrevista exclusiva de Ronaldinho Gaúcho ao "Esporte Espetacular" deste domingo.


Ronaldinho e Thiago Asmar EE (Foto: Divulgação TV Globo)Repórter Thiago Asmar entrevista Ronaldinho para o EE (Foto: Divulgação TV Globo)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2013/05/ronaldinho-sobre-dribles-em-dunga-ja-estavam-reservados-para-ele.html

Técnico do Boca repreende Barça: 'Espremeram Messi como laranja'


Carlos Bianchi diz que craque não foi bem preservado pelos catalães para estar 100% nos momentos decisivos da equipe. CR7 também é criticado

Por GLOBOESPORTE.COM Buenos Aires, Argentina

Carlos Bianchi Boca Juniors (Foto: AFP)Carlos Bianchi Boca Juniors (Foto: AFP)

A eliminação do Barcelona na Liga dos Campeões, com a presença de Messi no banco de reservas, ainda gera discussão na Argentina. Nesta sexta-feira, o técnico Carlos Bianchi, do Boca Juniors, criticou a forma como o craque foi utilizado pela equipe catalã. Para o treinador, o camisa 10, que sofre com uma lesão na coxa direita,  foi “espremido como uma laranja” pelo clube.

- Vamos ser sinceros: Messi não está bem desde Paris. Todos somos humanos, e num determinado momento o corpo passa recibo. Ele jogou sempre no Barcelona e na seleção. Quando faço um jogo, chega um momento em que não posso mais espremer a laranja. Isso foi exatamente o mesmo. Espremeram demasiadamente Messi – escreveu Bianchi em um artigo para a “Revista ESPN” da Argentina.

De acordo com o comandante do Boca, Messi deve aprender a lição e gerenciar melhor sua condição física a partir de agora.

- Felizmente para ele, a lesão ocorreu no fim da temporada. Este aviso tem de fazê-lo ver que deve regular um pouco. No momento mais importante da equipe, não esteve 100%. Por mais que seja o melhor de todos os tempos, hoje em dia custa muito dar vantagens físicas – completou.

Messi, aliás, não foi o único a levar um puxão de orelhas de Bianchi. Cristiano Ronaldo, que viu o Real Madrid ser eliminado pelo Borussia Dortmund, também foi analisado pelo treinador do Boca.

- Justo quando o Real Madrid mais precisou dele, o segundo melhor jogador do mundo não se fez presente. E assim se perderam grandes chances de classificação. Ele jogou 90 minutos, mas não teve participação no jogo. Algo atípico no português – afirmou Bianchi.

Messi banco Barcelona jogo Bayern Liga dos Campeões (Foto: AP)Messi no banco de reservas durante o jogo contra o Bayern de Munique (Foto: AP)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/05/tecnico-do-boca-repreende-barca-espremeram-messi-como-laranja.html