quinta-feira, 25 de abril de 2013

Seedorf ignora vantagem do Bota: 'Só uma complicação psicológica'


Holandês diz que o fato de poder empatar na semifinal da Taça Rio, contra o Resende, sábado, sequer é tema de conversas entre os jogadores

Por Thales Soares Pinheiral, RJ

Seedorf botafogo coletiva (Foto: Fred Huber )Seedorf lembra dificuldade do confronto com o Resende na Taça Guanabara (Foto: Fred Huber )

O Botafogo fez uma campanha impecável nas fase de classificação da Taça Rio, vencendo os sete jogos que disputou. Por isso, conquistou a vantagem de poder empatar com o Resende, sábado, em Volta Redonda, para ficar com a vaga na final da competição.

O fato não enche os olhos do grupo e Seedorf fez questão de deixá-la de lado ao falar sobre a preparação para o confronto. Os jogadores estão concentrados em Pinheiral desde a noite de terça-feira e o assunto sequer foi citado nas conversas, segundo o holandês.

- Não vejo vantagem nenhuma. Temos que entrar para vencer os jogos. Sinceramente, não me interessa essa possibilidade. Isso só cria uma compicação psicológica e não foi falado uma vez ainda entre nós. Jogar para empatar é complicado. É muito mais fácil entrar para vencer - disse Seedorf.

No confronto da Taça Guanabara, o Botafogo viveu momentos difíceis contra o Resende. O time saiu perdendo por 2 a 0 e diminuiu para 2 a 1 no fim do primeiro tempo. No segundo, reagiu e conseguiu vencer por 4 a 2.

- Vamos ter que respeitar o Resende como respeitamos todos. A maneira de jogar do Botafogo vai ser a mesma de sempre, com disciplina tática durante os 90 minutos. Temos que respeitá-los para chegarmos novamente à vitória, principalmente pela forma que complicaram nossa vida quando nos enfrentamos - afirmou Seedorf.

Nos últimos jogos, o Botafogo precisou enfrentar retrancas e teve certa dificuldades para vencê-las. Contra o Resende, o fato pode se repetir, mas Seedorf prefere pensar na forma como o time vai atuar, independentemente do posicionamento do adversário.

- Não sei que tipo de preparação será feita, mas com certeza devemos nos preocupar muito com a nossa cabeça. Encontramos times abertos e fechados e conseguimos vencer. O determinante não vai ser o que o Resende vai fazedr, mas com qual vontade de fazer gols vamos entrar em campo - explicou o holandês.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/04/seedorf-ignora-vantagem-do-bota-so-uma-complicacao-psicologica.html

Bellucci começa atrás, mas se impõe, vira e vai às quartas em Barcelona


Brasileiro mostra superioridade nos dois últimos sets e derrota Tursunov, algoz de Ferrer. Pela primeira vez na temporada, ele alcança fase dos oito melhores

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona

Thomaz Bellucci tênis contra Dmitry Tursunov (Foto: EFE)Vitória sobre Tursunov rende a primeira quarta de final para Bellucci nesta temporada (Foto: EFE)

Foi mais uma batalha, e novamente de virada Thomaz Bellucci avançou de fase no ATP 500 de Barcelona. Após a vitória suada estreia na terça-feira, o melhor tenista do Brasil enfrentou outro adversário complicado nesta quinta-feira, pelas oitavas de final, e precisou de três sets para garantir a classificação. O brasileiro superou o russo Dmitry Tursunov, 66º do ranking mundial e que havia derrotado o espanhol David Ferrer, por 4/6, 6/1 e 6/3 e pela primeira vez na temporada alcançou as quartas de final de uma competição.

No primeiro set, Bellucci desperdiçou duas chances de quebra quando a partida estava 3/3. Do outro lado, quando Tursunov teve o break point, ele não jogou a oportunidade fora. E foi justamente quando vencia a parcial por 5/4, saindo na frente.

Mas o brasileiro cresceu com a desvantagem. Após suar bastante, ele abriu o segundo set com quebra. No erro do russo, Bellucci se viu logo com 4/0. Tursunov conseguiu confirmar apenas um serviço, e o número 44 do mundo empatou o confronto sem muitas dificuldades, com direito a outra quebra.
No set decisivo, Bellucci não bobeou. Mais uma vez ele pontuou no primeiro saque do adversário na parcial. Com a quebra de frente, o brasileiro manteve o bom momento em quadra. Ele até desperdiçou um break e match point quando tinha 5/2, mas, na hora de sacar, não cedeu pontos e selou a classificação.

Nas quartas de final, Bellucci, número 44 do mundo, encara o vencedor da partida entre o eslovaco Martin Klizan (#28) e o alemão Philipp Kohlschreiber (#21), que continuam na manhã desta sexta-feira a partida adiada por causa de uma chuva que caiu em Barcelona. O jogo do brasileiro acontece no mesmo dia.

Confira os resultados desta quinta-feira:

Dmitry Tursunov (RUS) 1 x 2 Thomaz Bellucci (BRA) - 4/6, 6/1 e 6/3
Nicolás Almagro (ESP) 2 x 0 Marcel Granollers (ESP) - 6/3 e 6/4
Jérémy Chardy (FRA) 0 x 2 Juan Mónaco (ARG) - 6/0 e 7/6(11)


Jogos adiados para sexta por causa da chuva:

Martin Klizan (EVQ) x Philipp Kohlschreiber (ALE)
Milos Raonic (CAN) x Ernests Gulbis (LET)
Tommy Robredo (ESP) x Tomas Berdych (TCH)
Kei Nishikori (JAP) x Albert Ramos (ESP)
Benoît Paire (FRA) x Rafael Nadal (ESP)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/04/bellucci-comeca-atras-mas-se-impoe-vira-e-vai-quartas-em-barcelona.html

Em duelo de mais de 3h, Sharapova sua para vencer tcheca em Stuttgart


Na partida de estreia no torneio alemão, russa tem confronto complicado contra Lucie Safarova, mas supera adversária em longa partida de três sets

Por GLOBOESPORTE.COM Stuttgart, Alemanha

Não foi a estreia dos sonhos de Maria Sharapova no WTA de Stuttgart, mas a atual campeã do torneio conseguiu avançar de fase em uma intensa partida. A número 2 do mundo tinha pela frente a tcheca Lucie Safarova (# 25), quem nunca havia derrotado no saibro, mas dessa vez, mesmo que aos trancos e barrancos, a russa a superou. Em uma "maratona" de três horas e nove minutos de jogo, a vice-líder do ranking levou a melhor por 2 sets a 1, com as parciais de 6/4, 6(3)/7 e 6/3.

As tenistas tinham se enfrentado apenas duas vezes anteriormente. Em 2012, Sharapova vencera na quadra dura do WTA de Tóquio. Porém, Safarova tinha ganhado o único confronto no piso até então. Em 2010, no WTA de Madri, a tcheca superara a russa por 6/4 e 6/3.

A adversária de Sharapova nas oitavas de final será a sérvia Ana Ivanovic. Também nesta quinta-feira, a 17ª do ranking fez 6/4 e 6/3 para cima da russa Nadia Petrova (#11). Sharapova e Ivanovic se enfrentam nesta sexta-feira, às 9h30m (horário de Brasília).

Em um duelo muito disputado, válido pela segunda rodada do torneio, a alemã Sabine Lisicki superou a sérvia Jelena Jankovic por 2 sets a 0, com parciais de 7/6(3) e 7/5. Quem também avançou para a próxima fase foi Bethanie Mattek-Sands. Com direito a pneu no primeiro set, a americana venceu a italiana Sara Errani por 2 sets a 1, parciais de 6/0, 4/6 e 6/1
.
Maria Sharapova oitavas wta de stuttgart (Foto: AP)Sharapova passou por uma estreia dura no WTA de Stuttgart nesta quinta-feira (Foto: AP)

O jogo

Bem postada no fundo da quadra, Safarova foi uma pedra no sapato de Sharapova. Entre winners, grandes devoluções de saque e ataques potentes, a número 2 do mundo também cometia erros não forçados em demasia. A tcheca, por sua vez, aplicava boas jogadas e equilibrava as forças, tanto que somente três games na primeira parcial não entraram no 40-40 (terceiro, sétimo e décimo). Quando Sharapova quebrou o serviço da adversária e fez 3/2, a tcheca tratou de devolver logo em seguida e deixou tudo igual. Porém, em um intenso nono game, Safarova deu de presente a quebra para a musa com uma dupla falta, a quinta dela no jogo. Dessa vez a vice-líder do ranking não deixou a vantagem escapar e fechou a parcial em 6/4.

Lucie Safarova contra Maria Sharapova wta de stuttgart (Foto: AFP)Safarova não deu moleza para Sharapova, mas acabou perdendo para a musa russa (Foto: AFP)

Safarova não se abalou com a perda do set no final e tratou de iniciar o segundo a todo vapor. Ela dominou os primeiros pontos e abriu 3/0. No quarto game, quase que ela quebra novamente o saque da oponente, mas a russa, mesmo cometendo a quinta dupla falta na partida, conseguiu confirmar o serviço: 3/1. A partir de então, Sharapova mostrou bastante irregularidade em quadra. Outra vez ela obteve a quebra, que a 25ª do ranking respondeu na mesma moeda em seguida. Depois, ela desperdiçou três break points, e Safarova, forçando o saque, chegou ao 5/2.

Depois do momento de inconstância, Sharapova reagiu. Ela saiu de um set point contra para o empate em 5/5. No caminho, ela confirmou o break point após a rival salvar dois e evitou outra devolução de quebra, levando o décimo game com o sexto ace dela na partida. As duas confirmaram seus serviços - Sharapova com mais sufoco - e o duelo foi para o tie-break. Safarova jogou muito melhor e já começou abrindo 4 a 0. Porém, com a sétima dupla falta da russa, a tcheca fez 5 a 2 e ficou a dois pontos do empate. Firme numa cruzada de direita, ela fechou o tie-break em 7 a 3.

O set decisivo manteve a pegada dos anteriores. Só que Sharapova voltou a ter a vantagem nas mãos. Foram cinco games em que as duas confirmaram os serviços, até que a russa alcançou a quebra de frente. Quando ela fez 5/2 e a partida teve uma pequena pausa, Sharapova parecia exausta no banco. O confronto ultrapassou três horas de duração, e a russa havia desperdiçado dois match points. Safarova se manteve viva na disputa, mas não conseguiu reverter a desvantagem. Com mais dois match points a favor e sacando para o jogo, Sharapova selou a classificou ao converter o segundo e garantiu a vitória com 6/3 no terceiro set.

Confira os resultados desta quinta-feira:

Maria Sharapova (RUS) 2 X 1 Lucie Safarova (TCH) - 6/4, 6(3)/7 e 6/3
Ana Ivanovic (SER) 2 x 0 Nadia Petrova (RUS) - 6/4 e 6/3
Angelique Kerber (ALE) 2 x 0 Anastasia Pavlyuchenkova (RUS) - 6/0 e 6/4
Yaroslava Shvedova (CAZ) 2 X 0 Carla Suárez Navarro (ESP) - 7/5 e 6/4
Jelena Jankovic (SER) x Sabine Lisicki (ALE) - em andamento
Bethanie Mattek-Sands (EUA) x Sara Errani (ITA) - em andamento
Petra Kvitova (TCH) 2 x 1 Julia Goerges (ALE) - 2/6, 7/6(4) e 6/2
Mirjana Lucic-Baroni (CRO) 0 x 2 Na Li (CHN) - 6/1 e 6/2


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/04/em-duelo-de-mais-de-3h-sharapova-sua-para-vencer-checa-em-stuttgart.html

Schwarzenegger cita Brasil de 62 e espera vir à Copa: 'Eu amo futebol'


Ator e ex-fisiculturista diz ser amante do esporte desde muito jovem. Ele promove evento Força Bruta, em sua feira esportiva, neste fim de semana

Por Amanda Kestelman Rio de Janeiro

Quando tinha 15 anos, o austríaco Arnold Schwarzenegger já dava seus primeiros passos como fisiculturista. No entanto, essa não era sua única paixão no início da adolescência. Muito antes de se tornar o protagonista do sucesso ''O Exterminador do Futuro'' e governador do estado americano da Califórnia, ele já era fã de futebol. No Rio para o evento Força Bruta e outras competições que serão realizadas em sua feira esportiva, Arnold disse que pretende voltar ao Brasil no ano que vem para a Copa do Mundo, lembrando que acompanha a seleção há muitos anos.

- Quero vir. Você está de brincadeira, eu amo futebol. Eu venho da Áustria, cresci com futebol. Lembro de 1962, quando já tínhamos TV, eu assisti ao Brasil ganhar a Copa do Mundo. Estou certo? - indagou o ator, recordando a conquista do Brasil na Copa do Chile.

Arnold Schwarzenegger evento Rio de Janeiro (Foto: Márcio Alves / Ag. O Globo)Arnold Schwarzenegger, com anel do Exterminar do Futuro, é fã de futebol (Foto: Márcio Alves / Ag. O Globo)

Como político, Arnold sempre foi muito preocupado com a questão ambiental. Ele, inclusive, participou de uma cerimônia em que o governo do Estado do Rio de Janeiro assinou o termo de adesão à Regions for Climate Action (R20), fundada pelo ex-governador da Califórnia. Durante o encontro com as autoridades, ele enalteceu as competições esportivas que o Brasil receberá como forma de ajudar no desenvolvimento. O ator, novamente, manifestou seu desejo de estar presente.

- Desejo a melhor sorte para o Brasil na Copa do Mundo e nas Olimpíadas que estão vindo. Muitas coisas boas vêm para o Brasil. Espero voltar para fomentar o esporte e a sustentabilidade.

O principal motivo da visita de Schwarzenegger foi a sua feira esportiva ''Arnold Classic', que traz competições de 13 modalidades. O ex-governador da Califórnia também marcará presença em um evento de MMA desta sexta-feira, o Jungle Fight. No sábado, ele promove um torneio de fisiculturismo na Cidade do Samba.

No domingo, Arnold estará na competição Força Bruta profissional, dentro de sua feira. A disputa de força conta com grandes nomes da modalidade dos Estados Unidos e da Europa. A TV Globo transmite ao vivo, dentro do Esporte Espetacular.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/2013/04/schwarzenegger-cita-brasil-de-62-e-espera-vir-copa-eu-amo-futebol.html

Esposa de Jean discute no Twitter e dispara: 'Quem é Marcos Rocha?'


Mulher do volante do Fluminense critica as vaias no empate com o Chile e depois perde a paciência com algumas respostas. Lateral do Galo responde

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A esposa do volante Jean, do Fluminense, discutiu com um torcedor no Twitter na tarde desta quinta-feira e horas depois cancelou sua conta na rede social. Incialmente, Mariana Bastoge Moreira criticou a reação de parte da torcida brasileira no Mineirão durante o empate por 2 a 2 entre a Seleção e o Chile na última quarta. Ela se disse decepcionada com o episódio e lembrou que as vaias começaram ainda quando os jogadores entraram em campo para aquecer. No jogo em questão, Jean jogou outra vez improvisado na lateral-direita e teve boa atuação.

esposa Jean jogo seleção twitter (Foto: Reprodução / Twitter)
- Mineirão ontem lotado... Estava tudo lindo. E a torcida?? Ridícula! Estou decepcionada porque fui ver o brasil, mas a torcida era do Cruzeiro e do Atlético-MG. 55 mil pessoas vaiando logo quando o Brasil entrou para aquecer. Ridículos. Odiei. O Brasil não merecia essa torcida inútil. A  Copa deveria ser fora - escreveu.

Após as críticas, no entanto, não demorou muito para alguns torcedores começarem a responder. Foi quando a esposa do jogador perdeu a paciência e passou a discutir com um deles, chamado Leonardo. Ele, torcedor do Cruzeiro, disse que ridículo era o futebol de Jean e frisou que o jogador foi até substituído por Marcos Rocha, do Atlético-MG. Mariana o chamou de frustrado e ainda peguntou quem era o lateral do Galo, eleito o melhor da posição no último Campeonato Brasileiro.

- Jean foi eleito um dos melhores em campo... Que pena, colega. Você deve ser um frustrado que não deu em nada. Você é digno de pena, querido. Tenho dó de você. Quem é Marcos Rocha? Joga onde?  Desculpa, não entendo de futebol como você. Vou estudar, ok? - respondeu Mariana.

Marcos Rocha lamenta

Pouco depois do episódio, foi a vez do próprio Marcos Rocha emitir uma nota oficial sobre o assunto. No comunicado enviado à imprensa, o lateral do Atlético-MG lamentou as declarações de Mariana, mas lembrou que respeita muito Jean e que tem certeza de que o volante não compactua da mesma opinião.

- Fiquei triste ao ler este comentário. O Jean é um jogador que eu respeito muito. Ele é um grande jogador e uma boa pessoa fora de campo. Até disse em entrevistas que ele está na minha frente na seleção, porque tem mais convocações e mais jogos. Só tenho que lamentar, mas opinião cada uma dá a sua. Tenho certeza que essa não é a opinião dele e que ele me respeita, assim como qualquer outro jogador da seleção - resumiu.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/04/esposa-de-jean-discute-no-twitter-com-torcedores-quem-e-marcos-rocha.html

Ronaldo Angelim vai à Justiça para receber R$ 2 milhões do Flamengo


Segundo advogado do herói do título brasileiro de 2009, ex- jogadores do Fla, como Diego, Marcelo Lomba e Toró, reivindicam os mesmos direitos

Por Thaís Jorge Fortaleza, CE

Ronaldo Angelim se sente em casa no Leão (Foto: Reprodução / TV Verdes Mares)Ronaldo Angelim cobra R$ 2 milhões do Flamenfo
(Foto: Reprodução / TV Verdes Mares)

Ronaldo Angelim acionou o Flamengo na Justiça. O zagueiro espera receber do Rubro-Negro, clube pelo qual atuou de 2006 a 2011, R$ 2 milhões.

- Estamos reinvincando os direitos de arena, que são os de transmissão decorrentes de partidas nos Campeonatos Carioca e Brasileiro, na Libertadores e nas Copas Sul-Americana e do Brasil, entre 2007 e 2011 - explicou o advogado do jogador, Leonardo Laporta, que cobra ainda valores referentes a luvas, salários atrasados e multas rescisórias.

Ainda segundo o advogado, outros ex-atletas do Flamengo estão cobrando os mesmos direitos que Angelim. Os goleiros Diego e Marcelo Lomba, atualmente no Itaporã e no Bahia, respectivamente, e o meia Toró, também do Tricolor baiano, são alguns dos que entraram na Justiça contra o clube da Gávea.

- Estamos aguardando julgamento na primeira instância, que pode demorar ainda entre um ou dois meses, mas provavelmente o Flamengo fará um acordo - antecipou Leonardo.

Angelim teve o seu auge no Flamengo em 2009, quando marcou o gol que deu ao clube o título do Brasileirão daquele ano. Atualmente, ele defende o Fortaleza, onde faz revezamento entre titulares e reservas. O jogador já entrou em campo 16 vezes este ano.

Ronaldo Angelim, no Flamengo 2009 (Foto: Reuters)Em 2009, Ronaldo Angelim marcou o gol do título brasileiro do Flamengo (Foto: Reuters)

FONTE:

Dedé entra na Justiça do Trabalho para desbloquear sua transferência


Direitos federativos do zagueiro do Cruzeiro estão presos na Federação de Futebol do Rio por causa de uma dívida do Vasco com a Fazenda Nacional

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro


Dede Cruzeiro (Foto: Washington Alves / VIPCOMM)Dedé já vestiu a camisa do Cruzeiro
(Foto: Washington Alves / VIPCOMM)

O zagueiro Dedé entrou nesta quinta-feira na Justiça do Trabalho para conseguir a liberação de seus direitos federativos, que estão presos na Federação de Futebol do Rio (Ferj) por causa de uma dívida do Vasco com a Fazenda Nacional. O jogador foi vendido pelo clube carioca ao Cruzeiro na semana passada por R$ 14 milhões, mas o órgão do Governo Federal, credor de R$ 50 milhões do Cruz-Maltino, conseguiu mandado de segurança que bloqueia a transferência. Por isso, os representantes do zagueiro decidiram entrar na Justiça com a alegação de que ele não pode ter impedido seu direito de trabalhar.

- Já demos entrada no processo. Tomamos todas as providências e estamos esperando uma resposta do nosso advogado - disse um dos empresários do jogador, Giuliano Aranda, o ex-atacante Magrão.

O advogado de Dedé impetrou nesta quinta-feira um mandado de segurança em segunda instância no Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro junto à 9ª Vara de Execução Fiscal, que impediu a transferência do jogador. A tendência é que nesta sexta o desembargador dê o seu parecer.

Enquanto aguarda a resposta sobre o pedido de liberação na Justiça do Trabalho, Dedé não pode estrear pelo Cruzeiro. O presidente da Ferj, Rubens, Lopes, confirmou que, por enquanto, a entidade acata o mandado de segurança obtido pela Fazenda Nacional.

- Existe um impedimento judicial para que o Dedé seja transferido para qualquer lugar. Se o Vasco está devendo a alguém, a pessoa não pode ficar sem trabalhar por conta de uma dívida do outro. Penso que o Vasco deve conseguir reverter a situação - disse o dirigente à Rádio Brasil.

Antes de confirmar a venda de Dedé, o Vasco fez acordo com Romário, que havia conseguido a penhora dos direitos do jogador. Porém, o clube não previa a ação da Fazenda, que negocia com o clube desde o início do ano passado. Os dirigentes cruz-maltinos queriam fazer pagamentos com prestações suaves ao longo de mais de dez anos, enquanto a Fazenda, que não aceitou a pedida vascaína, insiste em quitação em 24 meses.

Já demos entrada no processo. Tomamos todas as providências e estamos esperando uma resposta do nosso advogado"
Giuliano Aranda, empresário de Dedé

Hoje, o clube tem cerca de R$ 20 milhões penhorados, que servem de abatimento da dívida de R$ 50 milhões. Na venda de Dedé, a Fazenda entrou com mandado de segurança para receber parte do dinheiro da transação. O Vasco argumenta que já gastou toda a verba depositada pelo Cruzeiro na semana passada.

- Recebemos os recursos à vista e já os utilizamos integralmente para o pagamento de salários atrasados, encargos trabalhistas e outras das muitas dívidas do clube. O caso está com o departamento jurídico do Vasco, mas, sinceramente, não sei mais o que pode ser feito - afirmou o diretor geral do clube, Cristiano Koehler, ao tomar conhecimento do mandado de segurança conseguido pela Fazenda.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/04/dede-entra-na-justica-do-trabalho-para-desbloquear-sua-transferencia.html

Zaga, lateral e ataque: as três dúvidas de Felipão para Confederações


Após amistoso diante dos chilenos, treinador vai finalizar últimas observações para divulgar lista oficial para o torneio no Brasil no dia 14 de maio, no Rio

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca Belo Horizonte


Após o empate da Seleção por 2 a 2 (assista aos gols no vídeo) com o Chile, em Belo Horizonte, o técnico Luiz Felipe Scolari fará as últimas observações para fechar a lista de convocados para a Copa das Confederações, que será disputada entre 15 e 30 de junho. O grupo será divulgado à imprensa no dia 14 de maio e serão chamados 23 jogadores. Com todas as informações em mãos, o comandante tem três dúvidas em três setores do grupo canarinho: zaga, lateral esquerda e ataque.

Na defesa, Felipão tinha uma vaga para dois jogadores. Dedé, hoje no Cruzeiro, e Réver, do Atlético-MG, estão na briga. E, se depender do desempenho nos dois últimos amistosos, o defensor do Galo está à frente do colega de setor. Logo após o confronto diante dos chilenos, o próprio zagueiro da Raposa admitiu que o companheiro foi superior nas atuações.

- Acho que o Réver foi o melhor em campo, mas saio confiante, saio com a cabeça erguida, porque acho que fiz um bom futebol no tempo que participei - disse.

Info_JOGOS-FELIPAO_BRASIL-3 (Foto: Infoesporte)
A segunda dúvida era na lateral esquerda. Marcelo, que se recupera de um problema muscular, será o titular. A outra vaga estava em disputa entre Adriano, do Barcelona, André Santos, do Grêmio, e Filipe Luís, do Atlético de Madri. Os dois primeiros tiveram atuações de altos e baixos nos jogos contra a Inglaterra (a estreia de Felipão), em Wembley, e diante da Bolívia, em Santa Cruz de la Sierra. Por isso, o último leva vantagem e deve ter o nome confirmado no dia 14 de maio.

Pato jogo Brasil Chile (Foto: Mowa Press)Pato ou Leandro Damião? Dúvida de Felipão (Foto: Mowa Press)

Por último, a disputa está no ataque. Talvez seja a maior dúvida de Felipão para montar o time canarinho. De um lado, Alexandre Pato, do Corinthians. Do outro, Leandro Damião, do Internacional. O jogador do Colorado foi titular nos dois últimos compromissos da Seleção e balançou a rede dos rivais uma vez. O ex-jogador do Milan, por sua vez, entrou no segundo tempo em duas oportunidades. Deu uma assistência para o gol marcado por Neymar diante dos chilenos.

Entre Ronaldinho Gaúcho e Kaká, Felipão fez a opção por R10. Muito pelo desempenho do jogador do Galo e pelas poucas oportunidades dadas por José Mourinho ao meia no Real Madrid. Por conta disso, Luiz Felipe Scolari deverá confirmar a ida do atleta do Atlético-MG para a Copa das Confederações.
- Não, 90% de chance que não. Dei chances aos dois, vou dar mais uma ao Ronaldinho agora. Minha ideia é que não joguem juntos, não. Não tive como testar os dois juntos nos amistosos por causa dos momentos diferentes que viviam. É provável que eu leve um e não leve o outro – afirmou o treinador, em entrevista recente à “Folha de S.Paulo”.
Info_CONVOCADOS-FELIPAO-2 (Foto: Infoesporte)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/04/zaga-lateral-e-ataque-tres-duvidas-de-felipao-para-confederacoes.html

David Luiz marca no fim, Chelsea bate Basel e frustra torcedor Federer


Fã da surpresa Basel, tenista ex-número 1 do mundo acompanha derrota de seu time nas tribunas do St. Jakob-Park em primeiro jogo das semifinais

Por GLOBOESPORTE.COM Basiléia, Suíça

Federer, Basel x Chelsea (Foto: Getty Images)Torcedor fanático do Basel, Federer foi presença ilustre no St. Jakob-Park (Foto: Getty Images)

A oportunidade já havia aparecido minutos antes. Perto da grande área, David Luiz deixou o meia Juan Mata cobrar para fora uma das últimas oportunidades do Chelsea no St. Jakob-Park. Mas, quando Ramires sofreu a infração nos acréscimos, o zagueiro brasileiro teve a chance decisiva. E aproveitou. Com um gol de falta do camisa 4 - o único brasuca numa semana também com semifinais de Liga dos Campeões pela Europa -, os Blues derrotaram o Basel por 2 a 1, nesta quinta-feira, e saíram na frente por uma vaga na decisão da Liga Europa.

De quebra, David Luiz frustrou o torcedor ilustre Roger Federer, que acompanhou o jogo das tribunas do estádio e havia apostado também num 2 a 1, mas a favor dos suíços, antes do apito inicial. Moses abriu o placar para o Chelsea, enquanto Schär, em pênalti duvidoso, anotou para os donos da casa.

O resultado deixa a equipe dos também brasileiros Ramires e Oscar muito perto de uma vaga na decisão do torneio, na Amsterdã Arena, estádio do Ajax, no dia 15 de maio. No jogo de volta, na próxima quinta-feira, no Stamford Bridge, o Chelsea pode até perder por 1 a 0 que ainda assim estará classificado. Ao Basel, que conseguiu eliminar Zenit St. Peterbsurg e Tottenham nas fases anteriores, resta se apegar aos feitos de seu ilustre torcedor como inspiração. Do outro lado da chave, o Fenerbahçe fez valer o seu mando de campo e derrotou o Benfica, por 1 a 0.


David Luiz comemora, Basel x Chelsea  (Foto: Reuters)David Luiz, cheio de caretas, comemora o gol que deu a vitória ao Chelsea sobre o Basel (Foto: Reuters)

Sem Oscar e Mata, Chelsea é superior

Como de costume, Rafa Benítez seguiu com o rodízio imposto a seus atletas na reta final da desgastante temporada. O Chelsea não teve, por exemplo, o brasileiro Oscar e o espanhol Juan Mata desde o início. Mas a verdade é que as ausências de dois de seus melhores jogadores não foram lá um grande problema aos Blues no primeiro tempo.


Mesmo atuando fora de casa, o Chelsea apresentou números de quem mandava no jogo. Finalizou mais, teve maior posse de bola e, é claro, desceu para o intervalo com a vantagem mínima conquistada num lance de bola parada, praticamente o primeiro de grande perigo. Foi aos 12 minutos, quando Lampard cobrou escanteio forçado por ele mesmo (antes, desviou cruzamento com os pés para a defesa de Sommer). A bola chegou até a cabeça de Moses, que deu o último toque em "dividida" com Ivanovic: 1 a 0.


Victor Moses, Basel x Chelsea (Foto: Getty Images)Moses dá cambalhota para comemorar o primeiro gol do Chelsea, na Suíça (Foto: Getty Images)

O Basel respondeu na sequência. Aos 16 e 17, Schär e Salah estiveram muito próximos de conseguir o empate. Assim como Fernando Torres, em duas oportunidades, aos 31 e 33, quando o goleiro Sommer acabou fazendo a diferença ao evitar o gol do espanhol, artilheiro dos Blues na Liga Europa, com quatro. Ramires, aos 35, também chegou perto de deixar o seu.

Uma bola na trave para cada lado

Os suíços voltaram do intervalo com outra postura. A dificuldade em penetrar na defesa inglesa era notória, mas o Basel conseguiu ao menos carimbar uma bola na trave de Petr Cech. Logo aos três minutos, Stocker se livrou de marcadores na grande área e chutou rasteiro, no poste direito do goleiro tcheco. O Chelsea reagiu da mesma maneira: aos oito, Hazard arrancou pela esquerda e rolou para Torres fuzilar com a canhota no alto da trave.

O Basel sabia que àquela altura o resultado complicaria muito suas ambições na Liga Europa e foi para cima. Com uma pressão nos minutos finais, o time da casa conseguiu um pênalti no mínimo polêmico, aos 42. Após cruzamento da direita, Azpilicueta disputou lance com Stocker e caiu. O árbitro Pavel Královec assinalou a infração. Fabian Schär deslocou Cech e igualou o placar.


Ramires e Zoua, Basel x Chelsea (Foto: Reuters)Ramires corta pelo alto diante de Zoua: brasileiro é titular durante os 90 minutos (Foto: Reuters)

Goleiro dá 'ajudinha' na cobrança decisiva

O Chelsea ainda teve forças para buscar o seu segundo gol. Oscar foi o primeiro a tentar, mas desperdiçou chance incrível ao pegar a sobra na grande área. Mata, em cobrança de falta para fora, e Terry, após escanteio, também tiveram motivos para se lamentarem.

Coube ao zagueiro David Luiz, de falta, dar números finais nos acréscimos. Ele cobrou no canto do goleiro Sommer, que falhou e viu a bola passar por baixo de seus braços: 2 a 1 e vaga para a final encaminhada.


David Luiz comemora, Basel x Chelsea  (Foto: AFP)David Luiz agradece aos céus pelo gol que marcou nos acréscimos do segundo tempo (Foto: AFP)

FONTE:

Mineirão: torcida reclama, mas COL faz análise positiva, apesar de falhas


Público aponta engarrafamento, acesso ao estádio e assentos numerados como problemas no Brasil x Chile, teste para Copa das Confederações

Por Rodrigo Fuscaldi e Valeska Silva Belo Horizonte


Se em campo a seleção brasileira enfrentou dificuldades no empate por 2 a 2 com o Chile, a situação não foi muito diferente para os 53.331 torcedores que foram ao Mineirão na noite de quarta-feira. No primeiro evento-teste com o time de Luiz Felipe Scolari para a realização da Copa das Confederações de 2013, o estádio não foi aprovado integralmente pelo público

Assim como no jogo que marcou a reinauguração da arena, na vitória por 2 a 1 do Cruzeiro sobre o Atlético-MG, em fevereiro, quem foi ao local elegeu como os maiores vilões o engarrafamento para chegar ao estádio, a demora nas catracas de acesso e a confusão nos assentos numerados. Em menor escala, houve quem apontasse a pouca opção nas lanchonetes e a sujeira no estádio como problemas. Entretanto, a comunicação dos voluntários e a segurança foram motivo de elogios.

O Comitê Organizador Local (COL), responsável pelo evento, admitiu que houve problemas, mas ressaltou que foram pontuais e que o teste serviu exatamente para identificar e sanar as falhas já na Copa das Confederações. O torneio será realizado de 15 a 30 de junho, e a sede mineira abrigará três jogos (Nigéria x Taiti, em 17 de junho, Japão x México, em 22 de junho, e a semifinal de 26 de junho).

mosaico Mineirão evento-teste Brasil x Chile (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Filas longas na entrada, engarrafamento, confusão com ingressos e lugares marcados e até o feião tropeiro: reclamações de torcedores no primeiro jogo da Seleção no novo Mineirão (Fotos: GLOBOESPORTE.COM)

A primeira reclamação começou no trânsito. Mas quem chegou cedo ao Mineirão não teve dificuldades. No esquema testado, nos moldes dos torneios da Fifa, apenas veículos previamente credenciados acessaram o entorno do estádio e tiveram acesso aos estacionamentos, além das 1.500 pessoas que pagaram R$ 50 para estacionar no estádio.

As pessoas ficam bebendo no lado de fora e querem entrar faltando dez minutos"
Tiago Paes, gerente operacional do COL

Houve bloqueios no entorno do estádio, o que deu mais espaço e segurança para os torcedores transitarem. Porém, nas avenidas de acesso, as coisas pioraram a partir das 18h, com o horário do rush. À medida em que se aproximava o horário da partida, o volume de carros aumentava e a situação ficou complicada. Para piorar, uma greve de professores atrapalhou o trânsito na Avenida Antônio Carlos, uma das duas principais ligações do centro da cidade ao estádio.

Entretanto, nem todos reclamaram do trânsito. Para o advogado Júlio Rubens, a segurança compensou o tempo perdido no engarrafamento. Até porque, só circulava no entorno do Mineirão quem tinha ingresso.

- Peguei trânsito pesado, mas acho que a medida de tirar os carros ao redor do Mineirão foi boa. Deu para andar numa boa, sem risco - disse Júlio, que levou os dois filhos para conhecer o Mineirão.

Em relação aos estacionamentos, exclusivos para o uso de quem havia adquirido o bilhete antecipado, a falta de sinalização dificultou a localização dos motoristas. Voluntários e policiais militares muitas vezes não sabiam dar a localização exata dos estacionamentos.

Mineirão Brasil x Chile (Foto: Rodrigo Fuscaldi)Reformado para 2014, Mineirão recebe quase 54 mil pessoas para amistoso (Foto: Rodrigo Fuscaldi)

Cerveja e catraca causam problemas na entrada

Mas o maior problema foi certamente a entrada no estádio. A uma hora de o jogo começar, as filas eram longas e pareciam não diminuir.

- Minha família ficou mais de uma hora na fila para entrar. Não adianta comprar ingresso antecipado, ter lugar marcado, chegar com antecedência. O torcedor não conseguia entrar no estádio - disse a publicitária Thaís Almeida.

Tiago Paes, gerente operacional do Comitê Organizador Local (COL) não negou a existência do problema, mas disse que ele é causado por um fator cultural: o consumo de cerveja.

- As pessoas ficam bebendo no lado de fora e querem entrar faltando dez minutos. Isso sobrecarrega o sistema de catracas, que sofre com o pico de pessoas. Para resolver, só tendo catracas no estádio todo, o que é impossível. Acredito que com a liberação da cerveja na Copa das Confederações, esse problema será minimizado. E ele acontece também no Engenhão, no Rio de Janeiro, aqui no Independência...

Fila para entrar no estádio mineirão Brasil x Chile (Foto: Tarcísio Badaró)Flagrante da fila na entrada do estádio quando a partida já havia começado (Foto: Tarcísio Badaró)

Para o jornalista Ricardo Corrêa, contudo, o problema foi outro.

- Não é falta de catraca para as pessoas entrarem. É a revista, é óbvio. De nada adianta ter 20 catracas e seis ou sete caras para fazer a revista. Com isso, há quem não tenha visto grande parte do jogo. E, não duvido, há quem tenha desistido.

A minutos do apito inicial, a situação ficou tensa. Aos gritos de “vergonha”, muitos começaram a protestar. Como a situação era irremediável, a organização permitiu que o público entrasse em qualquer setor, o que resolveu o problema da entrada. Mas a medida teve outro impacto. Pessoas começaram a chegar em setores que não correspondiam aos de seus ingressos. O resultado é que, em alguns blocos, havia mais gente do que lugares para sentar. Também teve torcedor sendo surpreendido ao chegar e ver seu lugar já ocupado. A polícia militar interveio em ao menos duas situações, quando torcedores quase brigaram por causa do problema.

Tiago Paes reconheceu o problema. Porém, o fator cultural mais uma vez entrou em pauta.

- Todas as catracas aceitam todos os ingressos para que as pessoas circulem e achem seus lugares. Mas as pessoas, por questão de educação e cultura, circulam e sentam em outros lugares. Vamos ter (na Copa das Confederações) mais orientadores para colocar as pessoas nos assentos corretos.

Ingressos também geram confusão entre torcedores

Muitos torcedores também reclamaram de problemas com ingressos. Duplicidade, falsificação, má impressão e até falta de informação correta nos bilhetes.

- Eu fui tomar o meu assento e, quando cheguei, estava ocupado. Você compra o ingresso e não tem direito ao seu lugar - reclamou o empresário Paulo Garcia.

MINEIRÃO INGRESSO (Foto: Reprodução/ Internet)Exemplo de ingresso com problema: reticências no lugar do setor (Foto: Reprodução/ Internet)

Tiago Paes, além de ressaltar que a responsabilidade pelos bilhetes na partida era da CBF, explicou que estão previstos postos de apoio aos torcedores na Copa das Confederações.

- Estamos juntando o máximo de informações para verificar o que aconteceu com a impressão dos ingressos. Na Copa da Confederações teremos, ao lado das catracas, o ponto de resolução de problemas de ingressos. Serão de seis a oito pontos para resolver eventuais problemas.

O CEO do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, disse que o serviço será corrigido na Copa das Confederações e na Copa do Mundo.
- Estamos cientes dos problemas. Observamos e vamos solucionar. Na Copa das Confederações e na Copa do Mundo, o sistema de bilhetagem será outro, mais rápido e eficiente. Vai ser diferente.

Outra crítica, ainda que de parte reduzida da torcida, foi direcionada às lanchonetes e à sujeira do estádio, ainda empoeirado.

- Entrando na fila da lanchonete ao fim do primeiro tempo, você não consegue comprar o (feijão) tropeiro antes de começar o segundo tempo. Só se sair antes do tempo acabar. Se quiser comprar refrigerante, passará o mesmo suplício. Ademais, o estádio estava sujo. Muito sujo - disse Ricardo Corrêa.

Apesar dos transtornos enfrentados pelo público, a avaliação da organização foi positiva. Antes e durante a partida, vários serviços foram testados pelos inspetores da Fifa. Foram avaliados serviços de limpeza e coleta seletiva de recicláveis, orientação ao público e uso do assento numerado, condições do gramado e dos equipamentos necessários à prática do futebol, boas condições de sonorização e do telão, transporte público, mobilidade urbana, transmissão das emissoras de televisão, segurança e atendimento médico.

De acordo com Tiago Paes, é preciso mais tempo para somar todas as informações e, então, fazer uma análise do evento.


- Não paramos todas as áreas para conversar, mas, de forma geral, foi tudo bem. Da área de competições, testamos vestiários, chegada das equipes, alimentação, teste de transporte, com apenas carros credenciados chegando, todos escoltados. Testamos àrea de voluntários e, ainda que com uma operação reduzida, funcionou muito bem, com alimentação, posicionamento e distribuição de uniformes. Testamos área de tecnologia, com parte de rádio, som, luz, também de forma positiva. Problemas aconteceram, mas é normal, vamos aproveitá-los para corrigir no futuro.

Também consciente dos problemas, Ricardo Trade afirmou que o evento foi um sucesso. Segundo ele, das 14 áreas avaliadas, apenas o serviço ao espectador apresentou falhas. Ele também fez coro à questão dos problemas com ingresso pertencer à CBF, no jogo desta quarta.

- Tudo o que há relacionado à bilhetagem é de inteira responsabilidade da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Problema de ingresso é com eles. Vamos analisar quais foram as falhas e relatar às pessoas competentes, para que não se repita.

O secretário extraordinário para a Copa do Mundo em Belo Horizonte, Tiago Lacerda, também aprovou o teste e disse que o Mineirão está praticamente pronto para receber as competições internacionais.

- O Mineirão foi o estádio do Brasil que teve mais operações. Esse amistoso foi o 11º evento, entre jogos e o show do Elton John. O COL tem testado alguns itens. Para esse jogo, foram liberadas 1.500 vagas no estacionamento, o que não vai acontecer na Copa das Confederações e na Copa do Mundo. O evento de hoje foi importante para integrar as esferas federais, estaduais e municipais e serve, também, para mostrar que a Copa está próxima.

O COL ainda vai consolidar todas as informações em um documento oficial, no entanto, ainda sem data para ser publicado.

Próximos testes

Até a Copa das Confederações, outros quatro jogos servirão de teste para o torneio. O próximo já será neste domingo, na partida entre Bahia e Vitória, na Fonte Nova, em Salvador, pelo Campeonato Baiano. Ainda haverá um jogo do Náutico, contra um adversário a ser definido, na Arena Pernambuco, além de Flamengo e Santos, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Nacional de Brasília, e o Brasil e Inglaterra, na reinauguração do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Brasil comemoração Mineirão jogo Chile (Foto: Mowa Press)Seleção comemora gol contra o Chile, mas deixa o campo vaiada pela torcida mineira (Foto: Mowa Press)

FONTE:

Especial Maracanã: prepare-se para uma viagem no tempo e na história


Nesta sexta, o GLOBOESPORTE.COM vai contar todos os detalhes da transformação do local desde antes da construção até a reforma para 2014

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Às vésperas da reinauguração do Maracanã, o GLOBOESPORTE.COM convida o internauta para uma viagem no tempo e na história do local: o que existia no terreno onde foi erguido o estádio, todo o processo de construção, a Copa do Mundo de 1950, mudanças na estrutura, as obras através do tempo e o novo templo que surgirá para a Copa das Confederações e o Mundial de 2014. O material, que irá ao ar na manhã desta sexta-feira, trará vídeos com narração de Luís Roberto, infográficos, fotos de diversas épocas e o Antes e Depois do gigante que virou um marco do futebol brasileiro.

O internauta poderá conhecer cada detalhe do Maracanã, explorando todos os cantos do estádio. Números e curiosidades - como o maior público, de 250 mil, num show da banda Kiss - também ilustram a história do templo do futebol.

Mas a viagem começa bem antes de a estrutura de concreto ser erguida, ainda nos tempos em que o terreno era usado como fazenda de café e uma pista de corrida de cavalos.

Hoje, do projeto original restou apenas o esqueleto do anel exterior do estádio. O GLOBOESPORTE.COM traz todos os detalhes da obra de R$ 859 milhões que remodelou o Maracanã para a Copa de 2014, dando ao leitor o passaporte para explorar os setores do novo estádio e conhecer o projeto que deu o formato de arena, com 100% de visibilidade para o campo de qualquer lugar da arquibancada.

print info maracanã (Foto: arte esporte)Infográfico permitirá uma viagem pelo estádio que sediará a final da Copa de 2014 (Foto: Arte Esporte)

Também é possível ter acesso a todas as formatações que o Maracanã já teve e conferir as mudanças, tanto no interior quanto no anel externo.

- Como toda essa história começou? De onde esse gigante surgiu? O que existia ali há 100, 200, 300 anos? O GLOBOESPORTE.COM vai levar você a uma viagem pelo tempo – narrou Luís Roberto.

No sábado, um amistoso entre amigos de Ronaldo e amigos de Bebeto - com apenas operários e familiares na arquibancada - vai marcar a reabertura do Maracanã.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/04/especial-maracana-prepare-se-para-uma-viagem-no-tempo-e-na-historia.html


Atuações: Fellype Gabriel se destaca e tem maior nota contra o Sobradinho


Autor de um dos gols da vitória do Botafogo por 2 a 0, meia recebe nota 7,5. Seedorf e Renan também são bem avaliados em jogo da Copa do Brasil

Por GLOBOESPORTE.COM Volta Redonda, RJ

Header-Materia_Botafogo (Foto: infoesporte)
RENAN - GOLEIRO
Quando exigido, se mostrou seguro e salvou o Botafogo em três oportunidades, duas delas antes mesmo do primeiro gol.
Nota: 7,0


LUCAS - LATERAL-DIREITO
Seu aproveitamento no ataque foi muito bom e chegou a chutar uma bola no travessão, com o pé esquerdo. Cruzou a bola para o segundo gol, de Fellype Gabriel.
Nota: 7,0


BOLÍVAR - ZAGUEIRO
Boa atuação no combate direto. Como todo o time, teve dificuldade no corte dos cruzamentos, e ainda falhou em lance no segundo tempo, quando Laécio foi lançado nas suas costas e quase saiu livre na cara do gol.
Nota: 6,0


DÓRIA - ZAGUEIRO
Cometeu alguns erros na saída de bola, mas nada grave. Exagerou na disposição em alguns lances
Nota: 6,0


JULIO CESAR - LATERAL-ESQUERDO
Bem entrosado com Vitinho, criou boas jogadas pelo lado esquerdo e ajudou mais na marcação.
Nota: 6,5


MARCELO MATTOS - VOLANTE
Conseguiu bons desarmes no meio, ajudando o Botafogo a manter a pressão no ataque sobre o Sobradinho.
Nota: 6,0


JADSON - VOLANTE
Errou alguns passes no meio e teve dificuldade para fazer a leitura da cobertura na hora de recompor a defesa.
Nota: 5,5


FELLYPE GABRIEL - MEIA
Ativo durante todo o tempo, criou boas jogadas e cobriu muito bem os avanços de Lucas. Mostrou categoria, fez lances de efeito e marcou um gol. Saiu aplaudido.
Nota: 7,5


SEEDORF - MEIA
Mesmo muito marcado, foi importante no ataque. Fez o cruzamento para Rafael Marques abrir o placar e chamou a responsabilidade quando o time se acomodou no começo do segundo tempo.
Nota: 7,0


VITINHO - MEIA
Criou boas jogadas de ataque, inclusive lançando Seedorf na jogada do primeiro gol. No segundo tempo, não teve muito destaque. Ainda pecou pelo inidvidualismo em alguns momentos.
Nota: 6,5


RAFAEL MARQUES - ATACANTE
Chegou a desenhar um golaço, com direito a chapéu, mas viu o zagueiro reagir. E apareceu bem para marcar o primeiro gol, que deu tranquilidade para o Botafogo no resto do jogo.
Nota: 6,5


LUCAS ZEN - VOLANTE
Substituiu Jadson e fez o feijão com arroz. Minimizou os erros de passe no meio do campo.
Nota: 6,0


GEGÊ - MEIA
Entrou no fim do jogo e pouco pôde fazer.
Sem nota


HENRIQUE - ATACANTE
Substituiu Seedorf e jogou por pouco tempo.
Sem nota


OSWALDO DE OLIVEIRA
Seu time correu riscos durante o jogo, mas no fim das contas conseguiu seu objetivo, e poderia ter feito até mais gols
Nota: 6,0



Header-Materia_Sobradinho (Foto: Infoesporte)

Veio para o jogo de volta com mais ousadia e teve três boas chances que esbarraram no goleiro Renan. No segundo tempo, tentava o empate através de Laécio e Mário Lúcio, mas acabou prejudicado pela expulsão de Allyson - o que desanimou a equipe.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/04/atuacoes-fellype-gabriel-se-destaca-e-leva-maior-nota-ante-o-sobradinho.html

Oswaldo vê risco desnecessário do Bota em vitória sobre o Sobradinho


Depois de vencer o adversário por 2 a 0, técnico diz que time parecia estar jogando o Campeonato Carioca e não um confronto eliminatório

Por Thales Soares Volta Redonda, RJ


A vitória por 2 a 0 sobre o Sobradinho-DF, nesta quarta-feira, em Volta Redonda, classificou o Botafogo para a segunda fase da Copa do Brasil, mas não suficiente para tranquilizar o técnico Oswaldo de Oliveira. Ele viu o time correr riscos desnecessários no confronto desde o início.

Antes de o Botafogo abrir o placar, o Sobradinho-DF teve duas grandes chances de fazer o gol, mas parou nas mãos do goleiro Renan, que substituiu Jefferson, a serviço da seleção brasileira. A todo momento, Oswaldo pedia tranquilidade para os jogadores.

- Foi desnecessário em alguns momentos. Durante um jogo de Copa do Brasil, o time atuou como se fosse o Carioca e não é por aí. Temos atuado frequentemente para decidir e essa obrigação de vencer os adversários de menor expressão no Carioca empurra naturalmente o nosso time para frente. Ao contrário, devemos saber administrar e jogar com paciência para não causar problema. Tivemos pela frente um franco-atirador, que mesmo com dois jogadores a menos se arriscou. O que restava para o Sobradinho não era o mesmo para o Botafogo e devemos levar isso em consideração -  analisou Oswaldo.

Quando fez as substituições, o treinador se preocupou em orientar os jogadores a aumentar a segurança na troca de passes. O time chegou a ter dois a mais em campo, quando Oswaldo chamou a atenção do time. O volante Marcelo Mattos chegou a ficar parado no meio do campo com a bola no pé à espera de um marcado.

- Nesse momento, é preciso ter calma e fazer a bola rolar, aumentar o campo e não cruzar a bola na mão do goleiro ou fazer lançamentos em profundidade. Eles não conseguiram acompanhar o nosso toque de bola com 10, imagina com oito na linha. A partir dali, era  hora de pensar na semifinal (da Taça Rio, contra o Resende), que é sábado, logo ali. Quem entrou, foi com essa incumbência de passar esse relato - comentou Oswaldo.

O próximo confronto do Botafogo pela Copa do Brasil será contra Fast-AM ou CRB-AL, que decidem a classificação nesta quinta-feira, em Maceió. No jogo de ida, em Manaus, houve empate em 1 a 1.

Renan aproveita chance e sai de campo como herói do Botafogo


Goleiro reserva faz defesas importantes na vitória sobre o Sobradinho quando o jogo ainda estava empatado em 0 a 0

Por Thales Soares Volta Redonda, RJ


As chances de o goleiro Renan atuar pelo Botafogo são poucas. No ano passado, ele entrou em campo apenas sete vezes para substituir Jefferson. Na vitória por 2 a 0 sobre o Sobradinho-DF, nesta quarta-feira, ele acabou sendo fundamental na classificação, ao fazer grandes defesas quando o jogo ainda estava 0 a 0.

Renan aproveitou mais uma convocação de Jefferson para a seleção brasileira. Desta vez, atuou dois jogos seguidos. Ele já havia sido titular na vitória por 1 a 0 sobre o Volta Redonda, domingo. O saldo acabou sendo positivo para o goleiro.

- Fiquei muito feliz. Para goleiro, é uma situação difícil. A gente fica sem ritmo e consegui fazer meu trabalho. Depois daquela defesa na cabeçada, fiquei ainda mais confiante para dar sequência no jogo - comentou Renan.

Antes do jogo, ele conversou com Jefferson via internet e mais uma vez ouviu palavras de apoio do goleiro titular. Os dois já convivem desde 2009 juntos e a relação é cada vez mais próxima.

- A gente se falou e o Jefferson me deu o apoio de sempre. Da mesma forma que faço com ele. Nossa relação é ótima e respeito muito o trabalho dele. Espero ter mais chances este ano - afirmou Renan, de apenas 23 anos, revelado nas categorias de base do Botafogo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/04/renan-aproveita-chance-e-sai-de-campo-como-heroi-do-botafogo.html

Bota aumenta invencibilidade, vence o Sobradinho e garante classificação

Alvinegro faz 2 a 0 no Raulino, com gols de Rafael Marques e Fellype Gabriel, e agora aguarda o vencedor do confronto entre Fast e CRB


 A CRÔNICA

por GLOBOESPORTE.COM

Aumentar sua invencibilidade para 12 jogos não seria suficiente para o Botafogo garantir a vaga para a segunda fase da Copa do Brasil nesta quarta-feira, diante do Sobradinho. Após empatar por 0 a 0 no jogo de ida, o Alvinegro precisava vencer no Raulino de Oliveira para não depender de cobrança de pênaltis em caso de novo empate sem gols. A tarefa foi cumprida sem grandes problemas. Com boa atuação de Fellype Gabriel, a equipe comandada por Oswaldo de Oliveira superou o time do Distrito Federal por 2 a 0 e garantiu a classificação - agora, espera por CRB ou Fast, que se enfrentam nesta quinta (a partida de ida terminou 1 a 1).

Os gols foram marcados por Rafael Marques e Fellype Gabriel. A missão foi facilitada por duas expulsões do Sobradinho na etapa final, uma delas por uma confusão entre os companheiros de equipe Allyson e Hildo, quando o placar marcava 1 a 0. Mandado para o vestiário antes do apito final por tentar dar um chute no colega, Allyson tentou se explicar na saída de campo.

- Não entendi o porquê. O companheiro da minha equipe acabou discutindo comigo uma situação que a gente errou ali atrás. Ele falou que eu agredi o companheiro, mas não cheguei nem a relar nele - disse.

O Botafogo agora se prepara a semifinal da Taça Rio, às 18h30m de sábado, contra o Resende, novamente no Raulino. A partida desta quarta teve 1.640 pagantes (2.895 presentes), com uma renda de R$ 32.900.

Seedorf Rafael Marques gol Botafogo Sobradinho (Foto: Guilherme Pinto / Ag. O Globo)Seedorf comemora com Rafael Marques (Foto: Guilherme Pinto / Ag. O Globo)

Rafael Marques abre o placar

O Botafogo esperava um "jogo de paciência" em Volta Redonda, com o Sobradinho encolhido na defesa e forçando-o a tocar bastante a bola. Mas os visitantes surpreenderam aos dois minutos, com uma cabeçada de Laécio, após cobrança de falta, que esbarrou em boa defesa de Renan. O susto fez com que a paciência e a tranquilidade demorassem a se instalar no Botafogo, que sofreu com contra-ataques até acertar a marcação. A partir daí, dificultou a saída de bola do Sobradinho e começou a criar chances de ataque com mais eficiência - como a cabeçada de Fellype Gabriel defendida por Donizeti.

Pela direita, Lucas desceu ao ataque constantemente e chegou a acertar um chute no travessão. Do lado oposto, Vitinho foi a principal opção e finalizou constantemente, enquanto Seedorf, mesmo muito marcado, ajudou na criação ao redor da área. A combinação entre a juventude e a experiência deu resultado quando Vitinho deu lançamento preciso para o holandês, que fugiu da marcação e apareceu na área com espaço para o cruzamento. Rafael Marques aguardava perto do segundo poste para subir, cabecear e abrir o placar aos 34 minutos - logo depois de protagonizar um belo lance com direito a chapéu no zagueiro adversário.

Sobradinho é vítima de fogo amigo

No começo do segundo tempo, foi a vez de o Botafogo ter uma grande chance nos primeiros minutos, desperdiçada por Vitinho em chute cruzado. O Sobradinho, sabendo que um gol bastava para ficar com a vaga, adotou uma postura mais ofensiva e apostou nas jogadas pelas laterais, mas pecou no passe decisivo. Fora de perigo, os anfitriões do jogo voltaram a tomar as ações ofensivas, e Seedorf tentou resolver duas vezes em jogadas individuais, conseguindo um chute no travessão em uma delas.

A tarefa de não levar gol até o fim do jogo pareceu ficar mais fácil para o Botafogo com a expulsão de Allyson, aos 23 minutos. Ainda assim, o Sobradinho quase marcou em contra-ataque, com Laecio, que parou em Renan. Logo depois, Fellype Gabriel fez o segundo gol do Botafogo. Responsável por cobrir a maioria das subidas de Lucas ao ataque, o meia teve a retribuição ao receber cruzamento preciso e cabecear.

Depois que os visitantes tiveram outro jogador expulso - Ramon, por entrada dura em Vitinho -, bastou aos alvinegros tocarem a bola para passar o tempo. Oswaldo aproveitou para tirar Fellype Gabriel e Seedorf, já pensando na semifinal da Taça Rio.
 

FONTE:

Favoritos, Chelsea e Benfica dão pontapé inicial em semis fora de casa


Blues almejam título para salvar a temporada em primeiro passo contra o Basel, na Suíça. Na caça ao bi, Benfica visita 'caldeirão' do Fenerbahçe

Por Agência de notícias e GLOBOESPORTE.COM Basiléia e Istambul, Suíça e Turquia

Lampard treino Chelsea (Foto: Getty Images)Lampard (centro) observa em treino do Chelsea na véspera da partida (Foto: Getty Images)

Com algum favoritismo pelo peso da camisa e a qualidade dos seus elencos, Chelsea e Benfica começam seus duelos das semifinais da Liga Europa fora de casa. Nesta quinta-feira, os Blues encaram a surpresa Basel, no St. Jakob Park, enquanto o Benfica vai até o caldeirão Sükrü Saracoglu encontrar o Istambul. Ambos os jogos começarão às 16h05m (de Brasília) e terão transmissão em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM.

Juntos, Blues e encarnados somam seis títulos europeus. Atual campeão da Liga dos Campeões, o time londrino também conquistou duas vezes a hoje extinta Recopa Europeia, em 1971 e 1998. Já os portugueses faturaram duas vezes seguidas Copa dos Campeões (antiga Liga dos Campeões), em 1961 e 1962, e uma vez a Copa da Uefa (atualmente Liga Europa) em 1983.

No entanto, terão que encarar com cautela os duelos contra adversários que nunca disputaram uma semifinal europeia, mas que eliminaram times de peso nas fases anteriores da competição. O Basel despachou ninguém menos do que o Zenit St. Petersburgo e o Tottenham, enquanto o Fener levou a melhor sobre o Lazio.

Chelsea treino Basel (Foto: Reuters)Chelsea em treino no St. Jakob-Park na véspera do confronto contra o Basel (Foto: Reuters)

Ramires: 'Quero mais'

Se conquistar o título, o Chelsea pode ser o primeiro time da história a erguer o troféu da Liga Europa um ano depois de ter levado a Champions.
Não vejo o título da Liga Europa como um prêmio de consolação"
Ramires

- Já estamos na história do Chelsea por termos vencido a Liga dos Campeões, mas eu quero mais. Não vejo o título da Liga Europa como um prêmio de consolação. Será outro feito inédito na história do clube. Por isso, pode ter certeza de que terá um valor muito grande para todos nós e os torcedores. Se vier, vou comemorar como nunca - disse o brasileiro Ramires, autor de um dos gols contra o Barcelona na semifinal da Champions de 2011/2012.

Com um calendário muito puxado nas últimas semanas (oito jogos disputados desde o dia 30 de março), o técnico espanhol Rafa Benítez iniciou um rodízio dentro do seu elenco, dando prioridade para a competição continental. No último domingo, os veteranos Lampard e Terry começaram no banco a partida contra o Liverpool, que terminou empatada por 2 a 2 em Anfield Road.

- A equipe está feliz e esta competição está ajudando muito, está nos dando muitas alegrias - declarou o atacante espanhol Fernando Torres, reconhecendo que a Liga Europa pode salvar a temporada que já foi comprometida no fim do ano passado.

Fernando Torres Chelsea (Foto: Getty Images)Fernando Torres tem sido importante para o Chelsea na Liga Europa (Foto: Getty Images)

Em dezembro, o time foi eliminado na fase de grupos da Liga dos Campeões e perdeu para o Corinthians na final do Mundial de Clubes. O próprio Torres se sente mais à vontade na Liga Europa, já que marcou quatro gols nas últimas três partidas que disputou na competição. Como comparação, ele anotou apenas sete em 32 jogos na Premier League.

Benítez poderá contar ainda com o meia Oscar, que chegou a sentir dores na virilha no domingo mas já está apto para jogar. Já o Basel perdeu seu capitão, o veterano Alexander Frei, que pendurou as chuteiras pouco depois da classificação para as semifinais.

Luisão desfalca o Benfica

O Benfica também jogará sem seu habitual capitão, o zagueiro brasileiro Luisão, que deve ser substituído pelo compatriota Jardel. Invicto no Campeonato Português, que lidera com quatro pontos de vantagem sobre o Porto, o time de Lisboa vem embalado após a vitória por 2 a 0 sobre o Sporting no clássico da capital.

Benfica treino Fenerbahçe (Foto: Reuters)Jogadores do Benfica em momento descontraído na Turquia (Foto: Reuters)

A equipe comandada pelo técnico Jorge Jesus perdeu apenas duas das 48 partidas que disputou na temporada, ambas na Liga dos Campeões, para o Barcelona e o Spartak de Moscou. Classificado para a final da Taça de Portugal, na qual enfrentará o Vitória Guimarães, o Benfica sonha em conquistar a "tríplice coroa".

Para isso, pode se inspirar no Bayern de Munique, que já tem a vaga para a final da Champions bem encaminhada após a goleada de 4 a 0 que aplicou no Barcelona e garantiu o título da Bundesliga com seis rodadas de antecipação.
Já o Fenerbahçe contará com o apoio da sua fanática torcida que deve lotar o estádio Sükrü Saracoglu nesta quinta-feira. O time comandado pelo técnico Aykut Kocaman tentará seguir o arquirrival Galatasaray, que em 2000 tornou-se a primeira equipe turca a conquistar um título Europeu ao levar a Copa da Uefa, derrotando o Arsenal nos pênaltis com grande atuação de Taffarel.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-europa/noticia/2013/04/favoritos-chelsea-e-benfica-dao-pontape-inicial-em-semis-fora-de-casa.html