terça-feira, 23 de abril de 2013

Em preparação para 2016, musa do taekwondo quer ser modelo: 'Sonho'


Talisca Reis, que ainda é da Marinha, diz que dá para conciliar as duas coisas. Ela busca apoio para ir ao Aberto do Canadá, em maio, com site de doações

Por Gabriel Fricke Rio de Janeiro

Taekwondo Talisca Reis Ensaio (Foto: Milton Takeda)Talisca Reis luta taekwondo, mas sonha ter carreira de modelo também (Foto: Milton Takeda)

 Medalha de prata nos Jogos Mundiais Militares (2011) e no Pan-Americano da categoria (2010), e 19ª no ranking mundial de Federação Internacional de Taekwondo, a lutadora Talisca Reis tem um objetivo: disputar as Olimpíadas do Rio em 2016 e sair com uma medalha no peito. De preferência, dourada. Além dos treinos intensos, do cuidado com a alimentação e das competições no Brasil e no exterior, ela também resolveu dar o primeiro passo na carreira de modelo, tudo por conta da busca por patrocinadores, já que, segundo ela, o taekwondo ainda carece de apoio no país.

Dona de um físico invejável, a morena de 23 anos e 1,74m - que compete na categoria 53kg no Mundial e 49kg nos Jogos Olímpicos - decidiu fazer um ensaio fotográfico. Apesar de ter feito as fotos para ajudar a alavancar sua carreira esportiva, Talisca revela em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM que uniu o útil ao agradável: tudo também faz parte de um desejo antigo.

- Tinha esse sonho quando mais nova. Eu acho que não atrapalharia, daria para conciliar a carreira de modelo com o taekwondo. Acho que posso desfilar. Ainda não tive essa experiência. Contanto que tenha um bom planejamento, não prejudica. Como eu nunca tinha feito fotos, não sabia muito em relação à pose, como deixar o cabelo, como olhar, mas a pessoa acostuma. O problema é que cansa muito. Preferia ficar treinando a tarde inteira (risos) - contou a beldade, que tem um irmão modelo.


- Meu irmão sempre me apoiava, falava para eu fazer um book. Ele mora no Japão, é modelo profissional e se chama Hélio Jezierski. Ele é meu espelho - disse ao GLOBOESPORTE.COM.

De acordo com a lutadora, a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) faz o que pode dando apoio e levando os atletas para diversas competições. Mas falta, por exemplo, um local para a seleção treinar junta.

- A seleção brasileira é espalhada no Brasil todo. Não treina todo mundo junto. Seria importante ter um lugar para todos, até para os resultados no futuro. Eles deviam pensar nisso - relatou a atleta, que também já conquistou a prata nos Jogos Sulamericanos, em 2010, e ficou em quarto no Mundial Militar, em 2012.


Taekwondo Talisca Reis (Foto: Arquivo Pessoal)Talisca Reis tem três títulos brasileiros universitários (Foto: Arquivo Pessoal)

Além disso, muitas competições ficam fora do orçamento da CBTKD. Ou seja, os atletas precisam bancar sua presença ou contar com patrocinadores em alguns torneios. O Aberto do Canadá - que acontece de 2 a 5 de maio em 2013 e conta pontos para o ranking mundial - é um deles. Por isso, Talisca participa do projeto Pódio Brasil. Em um site, a morena pede doações e tenta arrecadar R$ 4 mil para estar em Toronto. Até o momento, ela já conseguiu R$ 1.710 em doações.

Em relação às fotos, se não expuser muito, a Marinha não implica não"
Talisca Reis, musa do taekwondo

Filha de um ex-praticante de judô e kung-fu, Talisca contou com a ajuda financeira dos pais até 2010. Naquele ano, foram abertos editais de inscrição para a Marinha do Brasil. A morena resolveu tentar e, por conta de suas três medalhas de ouro, em 2008, 2009 e 2010 no Campeonato Brasileiro Universitário, conseguiu entrar. Nascida em Rondônia, ela mora atualmente em Londrina, no Paraná. Quando é chamada, precisa se apresentar.

- Têm campeonatos em que eu represento a Marinha, como os Jogos Mundiais Militares (prata em 2010). Funciona assim: o almirante fala que a gente tem que ir tal dia lá. E nós vamos todos fardados. A questão da disciplina é muito forte na Marinha. E acho que isso ajuda no esporte. Os militares incentivam muito. Em relação às fotos, se não se expuser tanto, a Marinha não implica muito não (risos) - contou a lutadora.


Mesmo sendo da Marinha, ela não vê problemas em seguir fazendo fotos e, no futuro, desfilar nas passarelas. Ensaio nu está descartado, pelo menos por enquanto, já que seria exposição demais para alguém das Forças Armadas.

Taekwondo Talisca Reis (Foto: Milton Takeda)A morena já ganhou apelido de musa na academia e da amiga Raphaella Galacho (Foto: Milton Takeda)

Solteira e focada na preparação para as Olimpíadas do Rio, a morena diz que ganhou o apelido de musa das meninas da academia em que treina e também da amiga Raphaella Galacho, que faz parte da seleção brasileira de taekwondo. Além disso, ela revela que, nas competições, ouve muitas gracinhas relativas à sua beleza.

- As meninas aqui mesmo na academia falam. Me chamam: 'ô musa'. Tem a Raphaella Galacho, que falam que é musa também. Nós nos chamamos de musa, eu e ela. Sou super fã da Raphaella Galacho. Nas competições, sempre tem uma piadinha, sempre tem uma troca de olhares - brincou a musa, que diz ser fã de Natalia Falavigna, bronze nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.

FONTE
http://globoesporte.globo.com/lutas/noticia/2013/04/em-preparacao-para-2016-musa-do-taekwondo-quer-ser-modelo-sonho.html

Felipão confirma Ronaldinho como capitão; Jean e Cavalieri escalados


Meia-atacante do Atlético-MG já tinha recebido a braçadeira na goleada contra a Bolívia, em Santa Cruz de La Sierra: ‘Foi dada a responsabilidade’

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca Belo Horizonte

Ronaldinho Gaúcho será o capitão da seleção brasileira no amistoso de quarta-feira, às 22h, contra o Chile, no Mineirão, em Belo Horizonte. A confirmação foi feita por Luiz Felipe Scolari, depois do treinamento desta terça no palco da partida. O técnico está confiante no potencial do craque do Atlético-MG para ser líder.

- O Ronaldinho é tão importante para mim que foi escolhido novamente como capitão da equipe. Eu espero de um capitão que ele faça com que os outros jogadores entendam o futebol. Que o Ronaldinho tenha o comando que eu acho que ele pode ter. Foi dada a responsabilidade – declarou o comandante.

Ronaldinho Seleção treino (Foto: Wagner Carmo / VIPCOMM)Ronaldinho será capitão da Seleção novamente contra o Chile (Foto: Wagner Carmo / VIPCOMM)

No último dia 6 de abril, em Santa Cruz de La Sierra, na goleada por 4 a 0 sobre a Bolívia, Ronaldinho Gaúcho também foi o capitão. Em alta com Felipão, o jogador deve ser confirmado no próximo dia 14 de maio na lista definitiva para a Copa das Confederações, que será realizada de 15 a 30 de junho.

Para o amistoso desta quarta-feira, Felipão não confirmou a equipe. Apenas divulgou que Diego Cavalieri e Jean serão titulares. A tendência, no entanto, é que seja mantida a base daqueles que iniciaram a partida contra a Bolívia, com Fernando entrando na vaga de Ralf e Leandro Damião e Pato disputando o ataque. Na zaga, provavelmente haverá revezamento:

- Pretendo dar uma chance para o Henrique no segundo tempo. A intenção é que jogue uma dupla de zaga no primeiro tempo, e outra na etapa final. Em princípio, a ideia é essa. Já no início do segundo tempo, eu vou fazer três ou quatro substituições - explucou o treinador.

Sendo assim, a provável escalação para o duelo contra o Chile deve ser: Diego Cavalieri; Jean, Dedé, Réver e André Santos; Fernando, Paulinho, Jadson e Ronaldinho Gaúcho; Neymar e Leandro Damião (Alexandre Pato). Até agora, 50 mil ingressos foram vendidos para o amistoso.

paulinho pato dedé osvaldo treino seleção brasileira brasil (Foto: Mowa Press)Jogadores são divididos no treino por coletes sem determinação de titulares e reservas (Foto: Mowa Press)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/04/felipao-confirma-ronaldinho-como-capitao-jean-e-cavalieri-escalados.html

Müller decide, Bayern engole o Barça e dá grande passo rumo a Wembley


Meia-atacante marca duas vezes e participa de outros dois nos 4 a 0 dos bávaros na Allianz Arena. Catalães, com Messi, precisam de milagre

Por GLOBOESPORTE.COM Munique, Alemanha


Um caminhão chamado Bayern de Munique atropelou o time de maior sucesso na Europa nos últimos anos. Se ainda é cedo para falar numa nova era no continente, ao menos os bávaros têm a convicção de que estão muito mais próximos de sua terceira final da Liga dos Campeões nos últimos quatro anos. Em grande noite de Thomas Müller, autor de dois gols e decisivo nos outros dois, a equipe treinada por Jupp Heynckes engoliu o Barcelona na Allianz Arena e, com vitória por 4 a 0, praticamente garantiu presença no lendário Wembley no próximo dia 25 de maio. Fora o baile.

Apesar da apagada atuação mesmo com maior posse de bola (63%), o Barça tem motivos para reclamar da arbitragem, já que Mario Gómez estava impedido no segundo gol. No terceiro, os jogadores também contestaram a não marcação de uma falta de Müller em Jordi Alba - Robben completou cara a cara com Valdés. O comentarista da TV Globo, Leonardo Gaciba, porém, não considerou irregularidade no lance. De quebra, o Bayern poderia ter obtido vantagem ainda maior se o árbitro húngaro Viktor Kassai tivesse assinalado pênalti de Piqué ainda no primeiro tempo.

Mueller, Bayern de Munique x Barcelona (Foto: EFE)Müller vibra com o quarto gol do Bayern, que praticamente aniquilou o Barcelona da Champions (Foto: EFE)

Com o reforço ao menos do lateral Adriano para a partida de volta, na próxima quarta-feira, no Camp Nou, o Barcelona precisará de basicamente um milagre para tirar a vantagem dos alemães. Se repetirem o placar, os comandados de Tito Vilanova levarão o confronto para a prorrogação, enquanto um gol do Bayern os obrigará a marcar ao menos seis vezes por conta do saldo. Na memória recente há uma motivação: em março, pelas oitavas de final, Lionel Messi e companhia conseguiram os 4 a 0 contra o Milan, embora num outro contexto - havia perdido a ida por 2 a 0 na Itália.

O passado, no entanto, em nada ajuda o Barça. Nenhum time foi eliminado de qualquer competição europeia depois de abrir quatro ou mais gols de diferença no primeiro jogo. A derrota sofrida foi ainda a pior do Barcelona desde 1997, quando sofreu os mesmos 4 a 0 do Dínamo de Kiev, pela Liga dos Campeões - foram 149 jogos desde então. Em competições gerais, o "jejum" é reduzido até 2007 (ou 457 partidas), quando o Getafe aplicou 4 a 0 pela Copa do Rei.

Bayern domina. E sem a bola

saiba mais

A expectativa era por uma batalha pela bola. O Bayern, segundo maior dono de posse da Champions, desafiava o Barcelona, líder no quesito em seus últimos 301 jogos. A motivação de uma Allianz Arena lotada poderia ainda incentivar os bávaros a saírem para o jogo e tentarem colocar o modelo catalão à prova. Mas o fato é que nada disso foi necessário ao time de Schweinsteiger, Javi Martínez, Ribéry, Müller... A estratégia já estava muito bem definida.

Com 38% do tempo com a bola nos pés, o Bayern soube desafiar o Barça como poucos no mundo. Messi, liberado pelos médicos, não estava 100% fisicamente, mas a impressão é de que não faria tanta diferença no primeiro tempo mesmo se estivesse. Incansáveis na marcação, os bávaros não deixavam o craque argentino tocar na bola com mais de um segundo de liberdade, assim como funcionava - e bem - a vigia sobre Xavi, Iniesta e Busquets.

Messi, Bayern de Munique x Barcelona (Foto: AP)Messi acompanha a festa do Bayern de Munique: argentino teve atuação apagada (Foto: AP)

Chances de perigo? Apenas para os donos da casa. Aos 15, os alemães cobraram do árbitro Viktor Kassai um possível pênalti de Piqué, que colocou a mão na bola após chute de Lahm. O húngaro preferiu ignorar. Mas o gol não demoraria a sair. Aos 24, na maior fraqueza do Barcelona, o Bayern abriu o placar: Robben cruzou da direita, Dante escorou em dividida com Daniel Alves e Müller completou para o fundo das redes.

O Barcelona tentou responder na sequência no que acabou sendo o seu único grande lance de perigo na etapa inicial. Aos 28, Pedro cruzou da direita na direção de Messi, mas Dante se esticou e salvou gol certo dos visitantes com um carrinho. O susto basicamente foi o último suspiro de um primeiro tempo claramente a favor do Bayern, que ainda reclamou de uma outra penalidade quando Dante tocou de cabeça e a bola resvalou no braço de Sánchez.

Müller e companhia engolem o Barça

Schweinsteiger, Bayern de Munique x Barcelona (Foto: AFP)Schweinsteiger teve grande atuação junto ao espanhol Javi Martínez no meio-campo (Foto: AFP)

Tito Vilanova preferiu não mexer na volta do intervalo. Dominado, mesmo aparentemente tendo o controle do jogo, o Barcelona acabou punido logo aos três minutos. E de novo na bola aérea. Com média de 1,83m de altura em campo, o Bayern fez prevalecer a sua superioridade e ampliou diante de um rival bem menor (1,75m). Robben cobrou escanteio da direita, Valdés saiu mal, Müller, sempre decisivo, cabeceou para o meio e Mario Gómez, adiantado, emendou.

Não adiantou aos catalães reclamarem com a arbitragem. Era preciso também jogar, fazer valer toda a fama conquistada nos últimos anos. Mas só dava Bayern. Aos cinco, Müller arriscou de fora da área, a bola passou perto. Quatro minutos depois foi a vez de a dupla "Robbéry" entrar em ação, mas o francês acabou concluindo para fora após boa jogada do holandês.

Curiosamente nas bolas paradas, o Barcelona encontrou uma maneira de levar perigo. Aos 23, Bartra apareceu livre na frente de Neuer, mas rateou no momento da finalização. Do chute fraco, ele resolveu emendar com força aos 31, quando recebeu em lance semelhante. E em outro lance polêmico, aos 27, Robben tirou Jordi Alba para dançar, Müller, como numa jogada de basquete, encostou no espanhol, que desabou. O caminho ficou livre para o holandês tocar na saída de Valdés. O comentarista da TV Globo, Leonardo Gaciba, não considerou irregularidade.

O que já parecia ótimo para os alemães se tornou excelente. Todo aberto, o Barça sofreu um golpe que praticamente sepultou suas chances na Liga dos Campeões. Agora pela esquerda, Alaba tabelou com Ribéry e cruzou para Müller, que exercia papel de centroavante, fechar a conta e antecipar a Oktoberfest em Munique. Ao menos por uma semana.

Bayern de Munique x Barcelona (Foto: Reuters)Jogadores do Bayern agradecem o apoio da torcida na Allianz Arena (Foto: Reuters)

Ficha técnica:

Bayern de Munique: Neuer, Lahm, Boateng, Dante e Alaba; Javi Martínez e Schweinsteiger; Robben, Müller (Pizarro) e Ribéry (Shaqiri); Mario Gómez (Luiz Gustavo). Técnico: Jupp Heynckes.

Barcelona: Valdés, Daniel Alves, Piqué, Bartra e Alba; Xavi, Busquets e Iniesta; Pedro (Villa), Messi e Sánchez. Técnico: Tito Vilanova.

Gols: Thomas Müller, aos 24 minutos do primeiro tempo. Mario Gomez, aos três, Robben, aos 26, e Müller, aos 34 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Mario Gomez, Javi Martínez, Schweinsteiger (Bayern de Munique); Bartra, Sanchez, Iniesta e Jordi Alba (Barcelona).
Estádio: Allianz Arena, em Munique, Alemanha. Data: 23/04/2013. Árbitro: Viktor Kassai (Hungria).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2013/04/muller-decide-bayern-engole-o-barca-e-da-grande-passo-rumo-wembley.html

Grêmio joga mal, bate São Luiz nos pênaltis e decide semi fora de casa

Após fraco empate sem gols na Arena, equipe de Luxa acerta todas as cobranças e enfrenta o Juventude para ir à decisão da Taça Farroupilha


 A CRÔNICA

por Hector Werlang

O Grêmio repetiu a tônica de 2013. Na noite desta segunda-feira, o time de Vanderlei Luxemburgo não jogou bem, teve enormes dificuldades para atacar, correu riscos na defesa e até foi vaiado por parte da torcida. Neste contexto, após o 0 a 0 no tempo normal, precisou da decisão nos pênaltis para superar o São Luiz por 5 a 3, na Arena, e avançar à semifinal do segundo turno do Campeonato Gaúcho.

Ao empatar nos 90 minutos, perdeu a melhor campanha em relação ao Juventude, seu rival de sábado. Assim, enfrentará o Alviverde no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, por uma vaga na decisão da Taça Farroupilha. A outra semi é composta por Internacional e Veranópolis e será disputada no domingo, na mesma cidade da Serra.

guilherme biteco grêmio são luiz gauchão arena (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Guilherme Biteco converteu o último pênalti(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Jogo sonolento

Não fosse Oliveira, o capítulo à parte de um jogo sem emoção, Grêmio e São Luiz teriam feito um primeiro tempo de envergonhar o futebol. Ao cobrar quatro tiros de meta para fora, em sequência, o goleiro adversário provocou risos e vaias da torcida: tirou a mesmice dos talvez piores primeiros 45 minutos do campeonato. Não houve sequer um chute a gol. Um drible. Um passe. Nem normal, muito menos brilhante. Sobraram empenho e iniciativa, porém, insuficientes para evitar o sono.


Quem não dormiu pôde presenciar apenas dois lances merecedores de destaque. Aos 28 minutos, Bressan derrubou Juba. O time do Interior pediu pênalti. O primeiro erro de Anderson Daronco. O da Capital, aos 37, quase teve a oportunidade de finalizar com Barcos, em sobra de escanteio, na pequena área, mas Chicão afastou o perigo.

A se destacar: o Grêmio não contou com Werley, André Santos, Fernando, Elano, Marco Antonio, Elano, Vargas e Welliton. O São Luiz não tinha desfalques.

Faltou competência

O segundo tempo deu pinta de que seria diferente. Logo aos três minutos, Yuri Mamute, que entrara na vaga de Fábio Aurélio, apareceu livre no ataque, mas foi derrubado por Thiago Costa. Daronco se equivocou de novo: não assinalou a infração. Quatro minutos depois, Barcos protagonizou, de cabeça, a primeira jogada tramada da equipe. Zé Roberto cruzou, o centroavante finalizou, mas Oliveira cedeu escanteio.

A série de tentativas prosseguiu aos 11. Em grande jogada pela esquerda, Washington passou por dois tricolores e chutou cruzado. A bola passou perto, assustou Dida. Parou por aí. A falta de criatividade, a morosidade em atacar e a troca de passes improdutiva voltaram a pautar o Grêmio. O São Luiz, priorizando a marcação, se mantinha inviolável. Até que um lance...

Aos 17, Thiago Costa fez falta no meio de campo em Kleber. Desnecessária. Como já tinha amarelo, foi expulso. O que poderia desequilibrar, não aconteceu. O São Luiz continuou marcando bem. O Grêmio foi incompetente. Não soube aproveitar a vantagem numérica. Assustou na base do abafa. Aos 31, após cruzamento de Biteco, Mamute escorou, e Kleber bateu para marcar. Mas Marcel afastou de cabeça, quase em cima da linha. Ainda deu tempo para uma série de cruzamentos. Todos cortados pela defesa ou pelo goleiro. E a decisão foi para os pênaltis.

Zé Roberto abriu a série de cobranças, colocando com categoria. Washington deslocou Dida na sequência. Depois, Kleber bateu rasteiro e fez 2 a 1. Danilo Baia isolou, deixando o Grêmio em vantagem. Barcos abriu 3 a 1. Marcel deu sobrevida ao São Luiz. Mas Alex Telles, com canhão de esquerda, aplicou 4 a 2.

Se Juba errasse, dava Tricolor. Mas Juba não errou, chutou na gaveta. Coube ao jovem Guilherme Biteco classificar o Grêmio, menos de uma semana depois de o Tricolor arrancar uma classificação literalmente brigada às oitavas de final.


FONTE:

Com transferência para o Cruzeiro bloqueada, Dedé teme ficar sem jogar


Zagueiro diz que será o maior prejudicado por conta de mandado da Fazenda Nacional: ‘É difícil ficar afastado dessas situações’

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca Belo Horizonte

Dedé na apresentação à Seleção (Foto: Washington Alves/VIPCOMM)De mudança para BH, Dedé se apresenta à Seleção
na cidade (Foto: Washington Alves/VIPCOMM)

Na apresentação à Seleção nesta segunda-feira, em Belo Horizonte, o zagueiro Dedé comentou o imbróglio envolvendo a sua transferência do Vasco para o Cruzeiro. Por conta de uma ação da Receita Federal, a ida do jogador para a Raposa foi bloqueada. Questionado se teme que o problema possa prejudicar o andamento de sua carreira, o defensor se mostrou preocupado com a situação.

- O maior prejudicado sou eu. Não sei se está confirmado ou não (jogar pelo Cruzeiro). Se eu posso ou não. Mas eu procuro fugir dessa situação, ficar afastado. Mas é difícil. Tudo isso pode me atrapalhar.

A Fazenda Nacional se tornou o maior obstáculo da transferência. Na última sexta-feira, um oficial de Justiça foi a São Januário e, em seguida, para a Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj) com um mandado de segurança que proíbe a transferência dos direitos federativos do jogador até a quitação de parte da dívida do clube carioca com a Fazenda.

Na sexta-feira, a assessoria de imprensa da Ferj informou que vai cumprir a ordem judicial. Com isso, o jogador segue vinculado ao Vasco. O departamento jurídico do Vasco está tentando resolver o problema para concretizar a negociação.

Além da preocupação em voltar a atuar, Dedé admitiu que os dias que antecederam a sua transferência para o Cruzeiro tiraram a sua concentração. Na opinião do zagueiro, a partir de agora, o segredo será focar em seu novo clube e na seleção brasileira.

- Foi uma semana turbulenta. Mas foi algo positivo que aconteceu na negociação entre o Vasco e o Cruzeiro. Me deu a maior dor de cabeça. Foi boa, mas deu. Agora que estou ficando relaxado.
Nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), o Brasil vai enfrentar o Chile, no Mineirão, em Belo Horizonte. O confronto será o último da Seleção antes da convocação final para a Copa das Confederações, que acontecerá de 15 a 30 de junho. O jogo será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha em Tempo Real.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/04/com-transferencia-para-o-cruzeiro-bloqueada-dede-teme-ficar-sem-jogar.html