sexta-feira, 19 de abril de 2013

Achei! Ex-atletas de Fla, Flu, Vasco e Bota alavancam o América


Fábio Noronha, Lugão, Jorginho, Léo Oliveira, China, Allan... Diabo atropela na Série B com legião de ex-jogadores dos quatro grandes do Rio

Por Alexandre Alliatti Rio de Janeiro

Especial América (Foto: André Durão)América rumo à Série A do Estadual: oito vitórias emdez jogos (Foto: André Durão)

As vias que circundam o estádio Edson Passos, em Mesquita (RJ), têm nomes de jogadores tetracampeões mundiais com a seleção brasileira. Rua Romário. Rua Bebeto. Rua Taffarel. Travessa Dunga. A poucos metros dali, dentro do gramado, correm atletas que não tiveram o mesmo reconhecimento da geração de 94. Um punhado deles chegou a esboçar uma trajetória ascendente, mas a passagem por grandes clubes do Rio não rendeu o sucesso esperado. A vida seguiu, experiências foram acumuladas, tropeços renderam aprendizado, e agora jogadores como Allan, ex-Vasco, Jorginho, ex-Flamengo, e Fábio Noronha, ex-Fla e Flu, alavancam o América rumo à primeira divisão do Campeonato Carioca.

O Diabo tem uma legião de figuras conhecidas (não muito, mas conhecidas) dos torcedores dos principais clubes do Rio. O volante Léo Oliveira, o goleiro Lugão e o lateral-direito China são outros casos. São jogadores que ou tiveram passagem firme pelos clubes (caso do volante Jorginho no Flamengo), ou viveram experiência curta neles (Léo Oliveira e China, também no Flamengo), ou experimentaram turbulências (Allan, no Vasco, Fábio Noronha e Lugão, em Flamengo e Fluminense). O zagueiro Bruno Simões é um caso diferente: passou a vida nas categorias de base do Botafogo, mas, quando virou profissional, não foi utilizado pelo clube.

Especial América (Foto: André Durão)Lugão, China, Léo Oliveira, Bruno Simões, Jorginho, Allan e Fábio Noronha: ex-jogadores dos quatro grandes clubes do Rio ajudam América em campanha impressionante na Série B (Foto: André Durão)

Com eles, o América alcança campanha impressionante na Série B do Estadual. Avançou às semifinais da Taça Santos Dumont com 86,7% de aproveitamento. Em dez jogos, foram oito vitórias e dois empates - está invicto. São seis triunfos consecutivos, incluindo três goleadas: 4 a 0 no Barra Mansa, 5 a 0 no Barra da Tijuca e 8 a 1 no Serra Macaense. Agora, pega o Cabofriense, valendo vaga na final do primeiro turno. O time é treinado por Duílio, ex-zagueiro do Fluminense, e tem Ronald, outro ex-tricolor, como coordenador técnico.

Jorginho e o gol de Pet

Jorginho aponta para os pelos eriçados no braço.

- Olha como eu fico...

É a reação dele ao lembrar do já lendário gol de Petkovic aos 43 minutos do segundo tempo da final do Campeonato Carioca de 2001 (recorde no vídeo ao lado). Aquele foi um dos 240 jogos que o volante disputou pelo Flamengo. Ele vestiu a camisa rubro-negra de 1997 a 2003. Ganhou títulos: três Estaduais, uma Copa dos Campeões e uma Copa Mercosul.

- Tive muito sucesso. Tive mais sucesso do que insucesso. Joguei com grandes jogadores. Tive muito amor por esse clube. Foram 240 jogos. O que mais marca é o de 2001, aquele gol do Pet. A torcida do Vasco já estava gritando "é campeão", e o Pet fez aquele gol de falta. Entrei no segundo tempo, no lugar do Beto. Eu chorei. Não sabia o que fazer dentro de campo. Aos 43 do segundo tempo, e o Pet faz aquele gol... Foi uma alegria imensa.

Jorginho Flamengo Bebeto Botafogo arquivo 1999 (Foto: Arquivo / Agência O Globo)Jorginho marca Bebeto em clássico de 1999 (Foto: Arquivo / Agência O Globo)


Jorginho foi sempre discreto e quase sempre titular no Flamengo (recorde, no vídeo acima, gol dele contra o Corinthians). Entrava treinador, saía treinador, ele seguia no time, como sustentação defensiva da equipe, como suporte para craques como Romário.

- A maioria dos treinadores me colocou de titular. Porque o Jorginho era aquele jogador que se empenhava dentro de campo, né? Aí os treinadores tinham confiança de me colocar como titular. Sempre tem que ter aquele carregador de piano, de roubar a bola, de rolar para o meia, para o meia jogar no ataque. Eu tive a felicidade de jogar com o Romário. Foi uma alegria muito, muito grande ter jogado com ele. Era só rolar para o Baixinho, que ele garantia nosso bicho.

Jorginho foi contratado pelo América em fevereiro. Não é titular. Com 38 anos, parece estar em forma. Planeja jogar futebol enquanto o corpo permitir.

Allan, o goleador


Allan, 28 anos, é quem mais se destaca pelo América. O meia-atacante tem 11 gols na Série B. É o artilheiro da disputa. Vive a expectativa de confirmar o bom momento no restante da competição. É uma retomada para ele depois de repetidas passagens pelo Vasco, quase sempre muito curtas - e, na prática, inúteis.

Ele chegou a São Januário em 2003, recém-saído dos juniores do Olaria. Tinha 18 anos. Foi utilizado raras vezes (veja gol dele em amistoso no vídeo acima). Colecionou empréstimos. E viu um clube repetidas vezes à beira do rebaixamento - até efetivamente cair, em 2008.

- Passei pelo Vasco em um momento muito conturbado. De 2003 a 2008, quando caiu, estava sempre para ser rebaixado, com muita confusão. Começava com um elenco, e metade já tinha ido embora no meio do campeonato. Vi isso acontecer muito. Faltou oportunidade. Eu entrava com dez minutos para acabar, perdendo o jogo, aquela pressão, tendo que resolver. É complicado entrar para resolver algo que está cambaleando. Joguei 13 jogos, acho. Não tive sequência. É o contrário do que acontece aqui hoje. É diferente trabalhar assim.

Allan também jogou no Sport e circulou por clubes pequenos do Rio. Agora, com o bom rendimento, pode ter nova chance em um clube mais expressivo. Mas ele prefere não pensar no futuro. Está vacinado contra decepções.

- Não fico pensando muito no que vai acontecer na frente. Está nas mãos de Deus o meu futuro. Penso muito no que está acontecendo aqui, no momento que estou vivendo aqui. Meu pensamento é continuar indo bem, e a gente continuar ganhando.

As histórias e os percalços de Fábio Noronha


O goleiro titular do América tem histórias para contar. Fábio Noronha foi figura rotineira nas seleções de base, cresceu no Flamengo, participou de jogos marcantes, foi para um rival, o Fluminense, passou por Hong Kong e virou caso de polícia no interior mineiro. Aos 37 anos, é um dos alicerces da segunda defesa menos vazada da Série B do Campeonato Carioca.

Fábio foi criado na Gávea. Ele chegou lá em 1987, com 12 anos, e ficou até 1998. Trilhou todo o caminho das categorias de base. Nesse período, foi parar na Seleção. Teve 92 convocações para as equipes inferiores. Quando se tornou profissional, porém, viu repetidos goleiros serem titulares do Flamengo. Até teve sua chance, mas não conseguiu ganhar sequência. Teve dois problemas: primeiro, um acidente de carro, que o deixou nove meses afastado; depois, uma suspensão de seis meses, acusado de cuspir em um árbitro.

Mesmo assim, disputou 14 jogos, incluindo três clássicos (recorde um Fla-Flu de 1997 no vídeo acima). Também participou da polêmica derrota para o Bahia na última rodada do Campeonato Brasileiro de 1996. Com o resultado, o time baiano se livrou da queda, e o Fluminense foi rebaixado. Detalhe: no ano seguinte, ele foi justamente para o clube de Laranjeiras.

- Fui eleito o melhor em campo do Flamengo nesse jogo. Tenho as reportagens guardadas até hoje. No ano seguinte, fui para o Fluminense, com a consciência tranquila de que fiz meu melhor. Muita gente fala muita coisa, mas a gente é profissional - diz o goleiro.

Fabio Noronha goleiro treino Flamengo arquivo 1997 (Foto: Arquivo / Agência O Globo)Fabio Noronha em treino do Flamengo em 1997 (Foto: Arquivo / Agência O Globo)

Pelo Fluminense, foram 20 jogos. Sem receber, o jogador ganhou, na Justiça, liberdade para deixar o clube.
- Peguei uma época muito difícil no Fluminense. Não me arrependo de ter trocado, na época. Tive a chance de ir para o Fluminense para jogar. São dois clubes grandes. Mas peguei uma fase difícil. Entrei na Justiça para ter o direito de ter meu passe. Fiquei bastante tempo sem receber meu salário. Foram bem mais de três meses...

Depois de sair do Fluminense, o jogador teve experiências no exterior, passando por Turquia e Hong Kong. Estava em outro América, o de Teófilo Otoni (MG), antes de retornar ao Rio. Lá, se envolveu em uma confusão. Foi detido pela polícia, após denúncia de que agredira sua esposa, na época grávida. Segundo ele, foi tudo uma armação política. Ele argumenta que estava sendo perseguido por ter se lançado como candidato a vereador na cidade.

- Quando lancei minha candidatura, primeiro ligaram para minha casa, me ameaçando, dizendo que era melhor eu não sair candidato, porque eu ia me arrepender. Logo depois, teve o episódio da polícia invadindo minha casa e dizendo que eu estava agredindo minha mulher. Quando entraram, ela começou a passar mal. Estava grávida do meu filho, que hoje tem seis meses. Aí eu fui para cima dos caras. Fui para cima da polícia mesmo. Falei: "Se alguma coisa acontecer com minha mulher ou meu filho, vocês tão f... comigo". Aí me pegaram por desacato. Mas foi vinculado que fui preso por agressão. Na verdade, não foi. Foi por desacato. E desacatei mesmo. Fui para cima deles mesmo - diz o goleiro.

Lugão e a polêmica de 2005


O reserva de Fábio Noronha, Lugão, é outro com a história ligada a Flamengo e Fluminense. No clube rubro-negro, foi no máximo reserva de colegas como Julio Cesar e Diego. Não teve chances de jogar. Ele se destacou mesmo pelo Volta Redonda, finalista do Estadual em 2005 (teve outras passagens pelo clube. No vídeo acima, veja grande atuação dele contra o Vasco). E foi aí que se viu mergulhado em uma polêmica.

A decisão era contra o Fluminense. Antes do jogo final, surgiu a notícia: Lugão negociava com seu oponente na briga pelo título. Estava em vias de ser contratado justamente pelo Tricolor. Foi automática a desconfiança de que ele poderia facilitar para o adversário em campo. Passados quase dez anos, o jogador se sente vítima daquela situação. Ele nem gosta de falar do assunto.

- O Fluminense despertou o interesse em 2005. Era um jogo de final. Havia outros clubes interessados. Isso até me prejudicou em minha trajetória. Mas tranquilo... Minha consciência sempre esteve muito tranquila por tudo que faço dentro de campo. Não dei importância ao que falaram. É algo que prejudica pela polêmica. Era um jogo de final. Você toma um gol, e surgem comentários que não são legais. Mas faz parte. A torcida tem o direito de expor o que quiser. O importante é você ter certeza de sua conduta.

Lugão diz que sequer estava por dentro da negociação. Afirma que não fazia questão de sair do Volta Redonda. Argumenta que deixou tudo sob os cuidados de seu empresário.

- Quando vi aquilo, fiquei muito chateado. Não era o momento.

O Fluminense acabou desistindo da contratação de Lugão. O goleiro foi até o clube e fez exames médicos. Neles, o clube diagnosticou uma arritmia cardíaca no atleta.

China e o causo do cego


China bem sabe: falar sobre sua ida para o Flamengo é falar sobre um cego. Está acostumado. E explica-se: em Bangu, onde começou a jogar bola, o lateral-direito participava de um time que tinha como treinador um homem que não enxergava. O caso, claro, virou piada. Mas China explica que a história não é bem assim...

- Lá em Bangu, tinha um time da rua que fazia amistosos contra outras ruas, outras comunidades. E ele era cego. Mas tinha sempre alguém que ajudava. Na verdade, ele pegou um pouco de carona na história. Mas é um amigo. Ele montava mesmo o time, só que sempre tinha alguém ajudando. Isso de ser descoberto por um cego é um pouco pejorativo.

O lateral jogou no Flamengo em 2004 e 2005 (relembre, no vídeo acima, gol dele contra o Paysandu). Eram tempos de turbulência. Seu primeiro ano no clube foi aquele em que torcedores e jogadores brigaram no aeroporto depois de goleada de 6 a 1 para o Atlético-MG. Mesmo com o momento não sendo dos melhores, China fez 32 jogos pelo Fla.

- Toda criança tem o sonho de jogar num time grande. Foi a realização de um sonho jogar no Flamengo. Teve toda aquela turbulência de 2004, o risco de cair, aquela confusão no aeroporto. Foi uma coisa negativa. Mas, tirando isso, foi só alegria. Tenho amigos até hoje. Aonde eu vou, as pessoas lembram do China que jogou no Flamengo.

A trajetória no clube rubro-negro poderia ter sido mais longa. Mas um problema raro prejudicou China.

- Tive uma lesão que me atrapalhou, que foi até meio escondida: uma torção de testículo. É uma coisa rara. O urologista que me operou disse que é um caso em 100 mil. Fiquei um mês parado, aí trocou comando, trocou treinador. Mas não tenho do que reclamar. Foi sensacional.

Léo Oliveira: uma missão no América

O América tem uma série de jogadores bastante ligados à camisa vermelha. São atletas que já passaram pelo clube antes. Para alguns deles, colocar o Diabo novamente na primeira divisão é questão de honra. É o caso do volante Léo Oliveira, rebaixado com o clube.


- Estive aqui no América em 2011, o ano em que caiu. Chorei junto com a torcida e hoje estou feliz com a boa campanha. Subir seria uma missão cumprida. Cheguei ao América na primeira divisão e quero deixá-lo lá de novo. Aquilo ficou marcado. Quiando você é campeão, fica marcado na história do clube. Quando cai com o clube, também fica marcado. Nada melhor do que estar aqui de novo, dar a volta por cima, ajudar o grupo a subir para a primeira divisão.

Léo Oliveira sabe o prazer que um título proporciona. Em 2006, pelo Flamengo, foi campeão da Copa do Brasil (recorde no vídeo acima). Participou de oito jogos na campanha, incluindo a final, contra o Vasco.

- Foi para nunca mais esquecer. Aquilo me marcou muito. Cheguei ao Flamengo vindo do Nova Iguaçu, consegui ganhar a posição, jogar, ser campeão da Copa do Brasil. Tenho minha medalha e minha faixa em casa. Vai ser para sempre. Aquilo é eterno - derrete-se o volante.

Como subir

Um triangular final decidirá os dois clubes que subirão à primeira divisão do Campeonato Carioca. Chegarão à fase final os campeões de cada um dos dois turnos e também o time de melhor campanha geral. O América está bem encaminhado para chegar lá ou como campeão da Taça Santos Dumont, ou como time com mais pontos.

O jogo da semifinal do primeiro turno, contra o Cabofriense, é neste sábado, às 15h, em Edson Passos. Bonsucesso e Portuguesa também buscam vaga na final.

Se o mesmo time vencer os dois turnos, será automaticamente campeão. E estará na primeira divisão do Campeonato Carioca, competição que o América, de tanta história, conquistou sete vezes.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/carioca-serie-b/noticia/2013/04/achei-ex-atletas-de-fla-flu-vasco-e-bota-alavancam-o-america.html

Credora do Vasco, Fazenda bloqueia a transferência de Dedé ao Cruzeiro


Oficial de Justiça vai a São Januário e à Ferj com mandado de segurança que proíbe a negociação dos direitos federativos até pagamento da dívida

Por Gustavo Rotstein e Raphael Zarko Rio de Janeiro


Depois de Romário, a Fazenda Nacional é o novo obstáculo da venda já concretizada do zagueiro Dedé do Vasco para o Cruzeiro. Um oficial de Justiça bateu em São Januário nesta tarde de sexta-feira e depois seguiu direto para a Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj) com um mandado de segurança que proíbe a transferência dos direitos federativos do jogador até a quitação de parte da dívida do clube carioca com a Fazenda. A assessoria da Ferj informou que vai cumprir a ordem judicial. Agora, o departamento jurídico cruz-maltino procura maneiras de derrubar o mandado de segurança.

Dedé já está em Belo Horizonte, onde foi apresentado pelo clube mineiro nesta tarde (assista ao vídeo acima), porém os problemas do Vasco continuam. Como disse o diretor geral Cristiano Koehler em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM no dia 12 de março, a Fazenda era um dos órgãos federais com o qual o Vasco ainda não tinha acordo de renegociação de dívida. Segundo Koehler, o clube chegou a dever mais de R$ 50 milhões somente à Fazenda. Hoja a dívida está na casa dos R$ 30 milhões, depois de descontados os recursos bloqueados para o pagamento deste débito. O Cruzeiro já depositou na conta cruz-maltina parte dos R$ 14 milhões referentes aos 45% dos direitos econômicos do zagueiro a que o Vasco tinha direito. No entanto, o clube afirma já ter recebido e gastado todo o montante enviado pelos mineiros.

Os dois clubes foram pegos de surpresa com o novo problema. O Cruzeiro disse que ainda não foi informado sobre o entrave e que só irá se pronunciar após tomar conhecimento do fato. Já o Vasco recebeu um oficial de Justiça na tarde desta sexta-feira em São Januário, mas o presidente Roberto Dinamite não quis assinar o documento sem o conhecimento do seu departamento jurídico. Entretanto, a diretoria garante não ter tomado conhecimento desse fato. O valor pedido pela Fazenda, motivo da visita do oficial de Justiça no Vasco, ainda é desconhecido.

Dedé apresentação cruzeiro (Foto: Washington Alves/ Vipcomm)Dedé se apresentou nesta sexta e já beijou a camisa do Cruzeiro (Foto: Washington Alves/ Vipcomm)

O diretor executivo René Simões ainda não tinha informações sobre o assunto. O diretor jurídico Gustavo Pinheiro também buscava mais informações. Apesar disso, neste fim de tarde foram pagos os salários de fevereiro, direitos de imagem e FGTS em atraso. O clube ainda deve março.

Na quinta-feira à noite, embora houvesse expectativa do clube em pagar dois meses de atrasados nessa sexta-feira, a diretoria não confirmava a informação, pois temia novas penhoras. O Vasco recebeu apenas uma parcela do pagamento total de R$ 14 milhões do Cruzeiro pela aquisição de 45% dos direitos econômicos do zagueiro Dedé.

- O Vasco não foi notificado ou recebeu qualquer comunicado oficial em relação a esse assunto. Nosso departamento jurídico está tentando saber o que aconteceu. Mas sinceramente não sei o que pode ser feito, pois o clube já recebeu toda a quantia relativa à negociação, a transferência foi realizada e o clube utilizou os recursos  para pagar salários atrasados e outras das muitas dívidas do Vasco - afirmou Cristiano Koehler.

Dívida antiga

Em São Januário, as tratativas com a Fazenda Nacional para renegociação da dívida já duram meses. A ideia da diretoria é fazer um parcelamento de 20 anos de duração, de forma que as prestações não sejam superiores a R$ 100 mil. Dos cerca de R$ 200 milhões que o clube deve às esferas do governo federal, outros R$ 50 milhões ainda não estão em estágio de não execução. Ou seja, sem provocar novas penhoras.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/04/credora-do-vasco-fazenda-tenta-bloquear-transferencia-de-dede.html

Classificado, Bota vai apenas com os reservas para enfrentar o Voltaço


Atletas serão poupados para duelo com o Sobradinho, pela Copa do Brasil

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

OSWALDO OLIVEIRA treino botafogo (Foto: Satiro Sodré / AGIF)Oswaldo vai escalar o time reserva no domingo
(Foto: Satiro Sodré / AGIF)

A comissão técnica do Botafogo decidiu que só levará jogadores reservas para o jogo contra o Volta Redonda, domingo, no estádio Raulino de Oliveira. Nem o meia Vitinho, que tem sido opção no banco, vai viajar. O Alvinegro já está com a classificação garantida para a semifinal da Taça Rio e quer poupar os atletas para a partida de volta contra o Sobradinho, pela Copa do Brasil.

Na partida de quarta-feira, o time teve alguns problemas de lesão. Lodeiro deixou o campo com um problema na coxa esquerda e Julio Cesar com uma pancada na perna esquerda. Além destes, Gabriel, Renato e Andrezinho também estão em recuperação.

Uma possível escalação do Bota para o confronto deste domingo é: Renan, Edilson, Antônio Carlos, André Bahia e Lima; Lucas Zen, Jadson, Gegê e Jeferson; Henrique e Bruno Mendes. O técnico Oswaldo de Oliveira tem ainda algumas outras opções, como o lateral-direito Gilberto, os volantes Rodrigo Dantas e Fabiano, e o atacante Sassá.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/04/classificado-bota-vai-apenas-com-os-reservas-para-enfrentar-o-voltaco.html

Em recuperação de lesão no púbis, Andrezinho participa de treino tático


Parado desde o dia 3 de março, meia segue em tratamento, e otimismo aumenta para sua volta no começo do Campeonato Brasileiro

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Andrezinho botafogo treino (Foto: Thales Soares)Andrezinho: recuperação de lesão continua
(Foto: Thales Soares)

Depois de mais de um mês de recuperação, o meia Andrezinho voltou a fazer um treinamento com os companheiros de Botafogo nesta sexta-feira. No campo anexo do Engenhão, ele participou do trabalho tático comandado pelo técnico Oswaldo de Oliveira, mas ainda não está à disposição para jogar.

Andrezinho sofreu uma lesão no púbis na semifinal da Taça Guanabara, dia 3 de março, quando o Botafogo venceu o Flamengo por 1 a 0. Desde então, vem sendo submetido ao trabalho de fisioterapia para se recuperar.

Ainda não há uma previsão do retorno de Andrezinho aos gramados. No entanto, com a participação do jogador nos treinamentos com bola o otimismo já aumenta para a sua participação no começo do Campeonato Brasileiro, pelo menos.

Além do desfalque de Andrezinho, o Botafogo também espera para saber as condições de Lodeiro, que sentiu uma fisgada na coxa esquerda no empate em 0 a 0 com o Sobradinho-DF, quarta-feira. O uruguaio fará exames na tarde desta sexta-feira.

Oswaldo já decidiu que poupará todos os titulares no jogo contra o Volta Redonda, domingo, pela última rodada da Taça Rio. Eles sequer viajarão para o confronto.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/04/em-recuperacao-de-lesao-no-pubis-andrezinho-participa-de-treino-tatico.html

Henrique ganha chance e espera, enfim, ganhar a confiança de Oswaldo


Atacante, contratado no início do ano, ainda não conseguiu render o esperado nas oportunidades que teve até o momento

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Henrique botafogo coletiva (Foto: Thales Soares)Henrique será titular no ataque do Bota contra
o Volta Redonda (Foto: Thales Soares)

O atacante Henrique foi contratado pelo Botafogo no início deste ano cercado de expectativa e ainda não conseguiu mostrar o porquê de já ter sido eleito o melhor jogador de um Mundial sub-20 (em 2011). No início, teve algumas oportunidades, mas não agradou. Diante da pouca produção, acabou perdendo espaço. Neste domingo, no entanto, ele terá a chance de ser titular contra o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, já que a equipe será formada apenas por reservas.

Henrique disse que entrará em campo bastante motivado para tentar, enfim, conquistar a confiança do comandante e passar a ser utilizado com mais frequência.

- Não tive muitas oportunidades, mas continuei trabalhando, lutando. Estou aqui para ajudar o grupo e ao Oswaldo. Espero ganhar a confiança dele. Tenho que estar pronto para agarrar esta chance que apareceu agora. É o jogo da vida, muito importante para mim. Tenho que mostrar serviço. Quero estar sempre no bolo para buscar uma brecha e poder dar sequencia no meu trabalho.

O atacante garantiu que não se acomodou em momento algum com sua  posição de reserva e contou que Oswaldo sempre o incentivou a se empenhar para tentar ganhar a vaga.

- Relacionado sempre fui, mas não aceitei a reserva não. Ninguém pode aceitar, mas tem que ser de grupo, ajudar. Nosso elenco é forte, tenho que esperar minhas oportunidades. O Oswaldo sempre me estimula, nunca me deixou de lado. Vou tentar não sair mais.

Apesar de a classificação para a semifinal já estar assegurada, Henrique afirmou que a mentalidade dos jogadores será de atuar com seriedade e busca a vitória contra o Volta Redonda.

- Não é amistoso, para nós é campeonato. Vamos com seriedade. Depois temos a Copa do Brasil e a semifinal da Taça Rio. Nosso compromisso é o de manter o ritmo que o time está tendo.
Estamos em uma crescente.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/04/henrique-ganha-chance-e-espera-enfim-ganhar-confianca-de-oswaldo.html

Com lesão leve de Lodeiro, Bota mira volta para a semifinal da Taça Rio




Exame aponta um problema muscular na coxa esquerda, uruguaio ganha elogios do departamento médico, mas está fora do jogo com o Sobradinho

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Lodeiro na entrevista do Botafogo (Foto: Fred Huber)Lodeiro se  machucou no empate com
o Sobradinho (Foto: Fred Huber)

O Botafogo divulgou na tarde desta sexta-feira que a lesão na coxa esquerda de Lodeiro foi leve depois de um exame realizado depois do treinamento. O jogador saiu de campo machucado ainda no primeiro tempo do empate em 0 a 0 com o Sobradinho-DF, quarta-feira, pela Copa do Brasil, em Gama-DF, e o prazo de recuperação não foi divulgado.

Na nota oficial, o Botafogo destacou que Lodeiro é "exemplo de dedicação e empenho nas atividades propostas e permanecerá no departamento médico até que tenha condições de atuar novamente em sua condição plena". O jogador atuou em 15 jogos este ano pelo clube e em três pela seleção do Uruguai.

Apesar de não divulgar o prazo oficialmente, o Botafogo espera recuperar o jogo para a disputa da semifinal da Taça Rio, dia 28, em Volta Redonda. O jogador não vai enfrentar Volta Redonda, domingo, pela Taça Rio, e Sobradinho-DF, quarta-feira, pelo jogo de volta da Copa do Brasil.

O Botafogo ainda tem em recuperação o lateral-esquerdo Julio Cesar, que levou uma pancada na perna esquerda na quarta-feira, além dos volantes Renato e Gabriel, com problemas musculares. Andrezinho também está em processo de recuperação de uma lesão no púbis e chegou a treinar com o grupo nesta sexta-feira, mas não está apto a jogar.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/04/com-lesao-leve-de-lodeiro-bota-mira-volta-para-semifinal-da-taca-rio.html

Dois jogos, duas bolas: obstáculo a mais para Renan substituir Jefferson


Goleiro entra na vaga de titular do Bota para enfrentar o Volta Redonda, domingo, pela Taça Rio, e o Sobradinho, quarta-feira, pela Copa do Brasil

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Renan treino Botafogo (Foto: Fred Huber)Renan disputou apenas um jogo este ano, na
vitória sobre o Olaria (Foto: Fred Huber)

O goleiro Renan terá uma semana diferente pela frente. Não que substituir Jefferson, convocado para defender a seleção brasileira no amistoso com o Chile, no Botafogo seja um bicho de sete cabeças. Com isso, ele já está acostumado. Mas, além de encarar a falta de ritmo, que já é comum, ainda terá o desafio de jogar com bolas diferentes contra Volta Redonda, domingo, pelo Carioca, e Sobradinho-DF, pela Copa do Brasil.

Nesta sexta-feira, Renan participou do treinamento com a bola do Campeonato Carioca, com a qual trabalha há mais tempo e já teve a chance de atuar este ano, na vitória por 3 a 0 sobre o Olaria. Apenas a partir de segunda-feira vai trabalhar com a da Copa do Brasil, que além da diferença de marca ainda é laranja.

- É complicado pelo pouco tempo entre um jogo e outro. E a bola ainda é laranja. Bom é quando ela é branca, o mais simples possível. Mas tenho que me adaptar, não tem jeito. É fazer o máximo de repetições para pegar cada curva que faz, cair dentro e não ficar reclamando - comentou Renan.

No ano passado, Renan fez apenas sete jogos na temporada, sendo seis deles pelo Campeonato Brasileiro e um pela Copa do Brasil. Consciente da forma que deve trabalhar, procura manter o ritmo de jogo mesmo apenas treinando.

- Para qualquer jogador é ruim ficar sem jogar. Para o goleiro, ainda mais. Tenho que me dedicar ao treinamento, encarar como jogo, fazer com que esse trabalho se aproxime o máximo possível - explicou o goleiro, de 23 anos.

Nesta semana, Renan vai trabalhar em duas situações bem diferentes. Contra o Volta Redonda, o Botafogo vai entrar em campo apenas com reservas, pois já está classificado para a semifinal da Taça Rio e tem praticamente assegurada a primeira colocação geral. Na quarta-feira, o jogo é eliminatório.

- Tenho que encarar todo jogo da mesma forma, fazer o meu melhor e ser o mais discreto possível. Não importa se o adversário é o Sobradinho, o Volta Redonda ou o Real Madrid - afirmou Renan

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/04/dois-jogos-duas-bolas-obstaculo-mais-para-renan-substituir-jefferson.html

Argentino derrota Feijão e elimina o brasileiro do Challenger de Santos


Tenista de Mogi das Cruzes perdeu por 2 sets a 0 em 1h18 de jogo e se prepara agora para o Challenger de São Paulo

Por Globoesporte.com Mogi das Cruzes, SP

Feijão se classificou para a semi nesta quinta (Foto: Divulgação)Feijão perdeu para Argentino nas quartas de final
(Foto: Divulgação)

O tenista brasileiro João Souza, o Feijão, foi derrotado pelo argentino Guido Andreozzi nas quartas de final do Challenger de Santos, nesta sexta-feira. Andreozzi venceu o atleta de Mogi das Cruzes, cidade da região metropolitana de São Paulo, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/1.

A derrota em 1h18 de jogo acabou com as chances de Feijão conquistar pela segunda vez a competição. O atual número 114 no ranking da ATP e cabeça chave número dois do torneio já foi campeão do Challenger em 2011. Andreozzi, 165 do mundo, aguarda o resultado das demais partidas do dia para conhecer seu adversário nas semifinais, que serão disputadas neste sábado.

O mogiano se prepara agora para o Challenger de São Paulo, que começa na próxima semana.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2013/04/argentino-derrota-feijao-e-elimina-o-brasileiro-do-challenger-de-santos.html

Praia Grande Open de Tênis tem rodada neste fim de semana


Segunda e terceira rodadas da competição serão realizadas a partir das 9h deste sábado, na quadra do Portinho

Por GLOBOESPORTE.COM Praia Grande, SP

Praia Grande Open de Tênis  (Foto: Amauri Pinilha / Prefeitura de Praia Grande)Portinho recebe rodadas do Praia Grande Open
(Foto: Amauri Pinilha / Prefeitura de Praia Grande)

A segunda e terceira rodadas do 1º Praia Grande Open de Tênis serão realizadas neste fim de semana. Os jogos serão realizados a partir das 9 horas deste sábado, na quadra da Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, mais conhecida como Portinho.

Estarão em disputa as categorias simples (individual) e duplas idade livre; masculinas 19 a 34 anos, 35 a 44 e mais de 45; e feminina livre. Serão 20 partidas que reunirão 40 atletas em quadra.
O Portinho fica na rua Paulo Sérgio Garcia s/nº, no bairro Sítio do Campo.

Confira os jogos:

Sábado

9h – mais de 45 anos – José Roberto Silva x Sérgio Almeida

9h – feminina – Cristiane Bestilleiro x Vanessa Pateli
10h30 – 19 a 34 anos – Lucas Pastorelli x Julio Fontes
10h30 – 35 a 44 anos – José Portela x Marcos Rodrigues
13h – mais de 45 – Ismael Camacho x Roberto Gonzalez
13h – 35 a 44 – Paulo Martins x Fabio Campana
14h30 – 19 a 34 – Alessandro Caipira x Jeferson Santos
14h30 – 35 a 44 – Vitório Rocco x Denilson Chiari
16h – 19 a 34 – Carlos Lopes x Edvaldo Pereira
16hs – 19 a 34 – Ricardo Rodrigues x Liegio Gonçalves


Domingo

9h – mais de 45
– Douglas Laranjeira x Wilson Pego
9h – mais de 45 – José Edgar x Gilberto Nunes
10h30 – mais de 45 – Roberto Cristofanilli x João Brandão
10h30 – 35 a 44 – Nei Lobo x Edmilson Kubo
13h – 35 a 44 – Sérgio Starnini x André Ogino
13h – 35 a 44 – Daniel Lima x Sandro Pixoxó
14h30 – 35 a 44 – Ricardo Sadao x Dernivaldo Morais
14h30 – 35 a 44 – Fabio Castro x Ricardo Santos
16h – mais de 45 – Flávio Leandro x Edgar Fernandes
16h – feminina – Debora Hamano x Giovana Melo


Vestido de pantera, Bruno Soares imita Azarenka e vira atração em festa


Tenista brasileiro rouba a cena em noite divertida em Monte Carlo

Por GLOBOESPORTE.COM Monte Carlo, Mônaco

À vontade, Bruno Soares foi a grande atração da tradicional festa dos jogadores no Masters 1000 de Monte Carlo, nesta quinta-feira. Com um sexy vestido de estampa de oncinha, o tenista brasileiro imitou a bielorussa Victoria Azarenka e deu até coletiva no lugar da jogadora. Confira mais destalhes no blog Saque e Voleio!

Além da divertida participação do brasileiro, a animada festa teve outros destaques. Vários jogadores foram fantasiados e alguns cantaram, fizeram imitações e apresentações de dança.

Bruno Soares fantasia tênis festa Monte Carlo (Foto: Reprodução / ATP)De oncinha, Bruno Soares dá entrevista coletiva no lugar de Azarenka (Foto: Reprodução / ATP)

Bruno Soares fantasia Azarenka tênis festa Monte Carlo (Foto: Reprodução / ATP)
Bruno Soares ao lado da verdadeira Victoria Azarenka (Foto: Reprodução / ATP)     brincadeiras fantasia tênis festa Monte Carlo (Foto: Reprodução / ATP)Grupo de tenista também se apresenta
 com figurino criativo (Foto: Reprodução / ATP)

Robin Haase fantasia festa tênis Monte Carlo (Foto: Reprodução / ATP)Tenista holandês Robin Haase também capricha na fantasia (Foto: Reprodução / ATP)

FONTE:

Rússia joga sem Sharapova, e irmãs Williams defendem EUA na Fed Cup


Kirilenko lidera russas na semifinal do Grupo Mundial contra Eslováquia, e americanas tentam se manter na elite da competição contra Suécia

Por GLOBOESPORTE.COM Moscou e Delray Beach, EUA

Sharapova Safina Rússia vence na Fed Cup (Foto: Reuters)Sharapova jogou a Fed Cup em 2012, requisito
para estar nos Jogos de Londres (Foto: Reuters)

Mais uma vez na temporada a Rússia não contará com Maria Sharapova na Fed Cup. Fora das quartas de final, em fevereiro, contra o Japão, a número 2 do mundo desfalca a equipe que enfrenta a Eslováquia neste sábado e domingo, pelas semifinais, em Moscou. Nos playoffs do Grupo Mundial, acontece o contrário com os EUA, que terão a presença de Serena Williams e Venus Williams no confronto contra a Suécia, também neste final de semana, em Delray Beach, na Flórida.

Sem Sharapova, que atuou em fevereiro de 2012 para cumprir requisito da Federação Internacional de Tênis (ITF) para estar nos Jogos Olímpicos de Londres, a Rússia será liderada por outra musa: Maria Kirilenko. A 13ª colocada do ranking da WTA forma o time junto com Anastasia Pavlyuchenkova, Ekaterina Makarova e Elena Venisna. Já a Eslováquia tem como grande nome a veterana Daniela Hantuchová, que completa 30 anos na próxima terça-feira. Ela está acompanhada de Dominika Cibulkova, Magdalena Rybarikova e Jana Cepelova.

A outra semifinal será entre a Itália, de Sara Errani (número 7 do mundo), e a República Tcheca, de Petra Kvitova (8ª do ranking). A disputa acontece na casa das italianas, na cidade de Palermo.

Maria Kirilenko Daniela Hantuchova Fed Cup (Foto: AP)Kirilenko e Hantuchová lideram, respectivamente, Rússia e Eslováqui na semifinal da Fed Cup (Foto: AP)

EUA tentam se manter no Grupo Mundial

Os EUA perderam as quartas de final para a Itália, em fevereiro, sem as irmãs Williams em quadra. Agora Serena e Venus retornam para defender o país contra a Suécia. As duas não jogavam juntas pelo time americano desde fevereiro de 2012. A missão é manter os EUA no Grupo Mundial. Com a derrota para as italianas, a equipe terá que vencer o duelo contra as suecas, pela repescagem, para não cair para o Grupo Mundial II, espécie de segunda divisão da Fed Cup.

Além das irmãs Williams, os EUA terão a jovem Sloane Stephens, de 20 anos, e Varvara Lepchenko. A Suécia vai à quadra com Sofia Arvidsson, Johanna Larsson, Hilda Melander e Sandra Roma.

Na Fed Cup, o confronto é disputado numa série melhor de cinco partidas. As quatro primeiras são de simples e a última é de duplas.

Venus Williams, Sloane Stephens, Serena Williams e Varvara Lepchenko Fed Cup (Foto: Divulgação / ITF)O time dos EUA: Venus, Stephens, a capitã Mary Joe Fernandez, Serena e Lepchenko (Foto: Divulgação / ITF)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/04/russia-joga-sem-sharapova-e-irmas-williams-defendem-eua-na-fed-cup.html

Nadal tem trabalho, mas consegue a 45ª vitória seguida em Monte Carlo


Búlgaro Grigor Dimitrov faz jogo duro, mas tenista espanhol consegue levar a melhor e avançar à semifinal do Masters 1000 para enfrentar francês Tsonga

Por SporTV.com Monte Carlo, Mônaco


Rafael Nadal teve muito trabalho na manhã desta sexta-feira, mas conseguiu manter uma marca impressionante no Masters 1000 de Monte Carlo. Mesmo com muitas dificuldades, o espanhol derrotou o búlgaro Grigor Dimitrov, número 34 do mundo, por 2 sets a 1 (6/2, 2/6 e 6/4) e conquistou sua 45ª vitória consecutiva no torneio em Mônaco, onde não perde desde abril desde 2003. Com o resultado, o quinto colocado do ranking da ATP avançou à semifinal em busca do seu nono título seguido da competição. Ele venceu de 2005 a 2012, e não disputou o Masters em 2004.

Na semifinal, o adversário será o francês Jo-Wilfried Tsonga. O oitavo colocado do ranking derrotou o suíço Stanislas Wawrinka, 17º do mundo e que havia eliminado Andy Murray, por 2 sets a 1 (2/6, 6/3 e 6/4). O SporTV 2 transmite o duelo entre o espanhol e o francês a partir das 8h deste sábado.

tênis rafael nadal atp de Monte carlo (Foto: Agência AFP)Rafael Nadal teve que se esforçar para vencer no Masters de Monte Carlo (Foto: Agência AFP)

Nadal foi quase impecável quando sacou no primeiro set. Acertou 95% de seus primeiros serviços e, quando precisou do segundo, ganhou todos os pontos. Não foi apenas em seus serviços que o espanhol começou bem o jogo. Em apenas 17 minutos, ele já havia conseguido duas quebras para abrir 4/1. Dimitrov até conseguiu devolver uma das quebras no game seguinte, mas Rafael Nadal fechou o set por 6/2 sem dificuldades.

O octocampeão diminuiu o ritmo no segundo set, cometeu 15 erros não forçados e deixou o tenista da Bulgária crescer no jogo. Melhor em quadra, Grigor Dimitrov abriu 4/2 ao quebrar o saque do adversário depois que Nadal mandou a bola na rede. Dois games depois, o espanhol abriu 40 a 0, mas cometeu três erros seguidos e viu o rival chegar ao set point com uma bola que bateu na fita e caiu do outro lado da quadra. Dimitrov até desperdiçou dois set points, mas, no terceiro fechou a parcial em 6/2 para empatar o duelo.

O terceiro set foi o mais equilibrado, até que o cansaço atingiu Dimitrov. Com a parcial empatada em 4/4, o búlgaro começou a mancar, mas mesmo assim conseguiu salvar um break point. Rafael Nadal não desperdiçou a segunda chance de quebra e abriu 5/4. Grigor Dimitrov não se entregou e, mesmo se arrastando, ainda conseguiu uma bela paralela para salvar o primeiro match point, mas acabou derrotado com um ace de Nadal: 6/4 e 2 sets a 1.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/04/nadal-tem-trabalho-mas-consegue-45-vitoria-seguida-em-monte-carlo.html

Tio' Thiago Pereira vai a projeto social no Rio e se diverte com crianças


Nadador medalhista olímpico conhece Espaço Criança Esperança no Morro do Cantagalo e diz: 'A gente perde muitos talentos dentro das comunidades'

Por Lydia Gismondi Rio de Janeiro

Tímidas, mas com olhos arregalados, cerca de 50 crianças do Espaço Criança Esperança da Comunidade do Cantagalo, no Rio de Janeiro, receberam a visita ilustre do "Tio" Thiago Pereira, nesta semana. Não demorou muito, porém, para o medalhista olímpico virar "alvo" da garotada. Primeiro, teve de enfrentar um interrogatório e, depois, "sofreu" com as brincadeiras dos possíveis futuros nadadores dentro da piscina. O encontro do nadador foi registrado pelo programa "Corujão" e vai ao ar na madrugada deste sábado.

- Assim que recebi o convite, aceitei. É uma ótima oportunidade de passar um pouco da minha experiência. Com esse encontro, é possível que um ou outro desperte para o esporte. Com certeza, a gente perde muitos talentos dentro das comunidades - disse Thiago.

Thiago Pereira natação crianças Espaço Criança Esperança (Foto: Lydia Gismondi)Thiago Pereira dá dicas de largada para menina no Espaço Criança Esperança (Foto: Lydia Gismondi)

Antes de disputar o Troféu Maria Lenk, de 22 a 27 de abril, no Rio de Janeiro, Thiago Pereira aceitou o convite para visitar o projeto social do Cantagalo. Primeiro, o atleta do Sesi conheceu as dependências do programa apoiado pelo Espaço Criança Esperança e quis saber alguns detalhes da iniciativa, que atende hoje mais de 8 mil crianças de 4 a 18 anos.

- O esporte tem de estar sempre junto da educação. Os EUA são um bom exemplo disso. É muito bom trazer isso para o Brasil também. Aqui eles podem ter um pouco de cada (esporte e educação). E, só de ter uma piscina para eles, já é um grande ponto. A natação é um esporte que precisa de uma certa estrutura. Não é como o futebol, que basta uma bola e chinelos para fazer o gol. Então, para essas crianças conhecerem o esporte, precisam de institutos como esse - afirmou o atleta do Sesi.

Mosaico Thiago Pereira natação crianças Espaço Criança Esperança (Foto: Lydia Gismondi)

Depois do tour pelo projeto, o nadador conversou com as crianças sobre a natação, ao lado do  técnico da categoria petis do Botafogo, Francisco Martins. Simpático, Thiago falou sobre a importância de sonhar e se dedicar para realizar o que deseja e, depois, sugeriu que a garotada fizesse perguntas. As primeiras foram tímidas, mas logo o atleta teve de encarar um extenso questionário sobre sua idade, se tem filho, onde mora, qual time torce...

O encontro acabou com o momento mais aguardado pelas crianças: a hora de nadar ao lado do medalhista de prata nos 400m medley das Olimpíadas de Londres. O que era para ser uma aula do "Tio" Thiago Pereira, como foi carinhosamente chamado, para os possíveis futuros nadadores brasileiros acabou virando uma grande farra dentro da piscina. À vontade, o atleta caiu na brincadeira e se divertiu com os meninos da comunidade, que quase conseguiram afogá-lo no meio da euforia.

- Eu gostava dele, mas agora gosto muito mais. Ele me deu algumas dicas, disse para eu esticar mais o braço e pegar mais fundo. Foi muito legal. Nunca imaginei nadar com um medalhista olímpico. Foi uma sensação muito boa - disse João Vitor Lopes, de 11 anos, que sonha ser um nadador.

Thiago Pereira natação crianças Espaço Criança Esperança (Foto: Lydia Gismondi)Thiago Pereira 'sofre' com brincadeiras das crianças e quase leva um caldo (Foto: Lydia Gismondi)

FONTE:

Sem perder o 1º set dessa vez, Djoko vence e vai à semifinal em Monte Carlo


Número 1 do mundo leva susto no início, mas, ao contrário dos dois jogos anteriores, se recupera rápido para vencer por 2 sets a 0 e avançar

Por SporTV.com Monte Carlo, Mônaco


Quando Novak Djokovic teve seu saque quebrado logo no segundo game do jogo desta sexta-feira, pareceu que o sérvio mais uma vez teria que lutar para virar uma partida no Masters 1000 de Monte Carlo. Mas desta vez o número 1 do mundo reagiu rápido e sequer deu tempo para as dores no tornozelo direito incomodarem. Nole não demorou para assumir o controle da partida e, em 1h16m, derrotar o finlandês Jarkko Nieminen por 2 sets a 0 (6/4 e 6/3), avançando à semifinal da competição.

Esta é a quinta semifinal no torneio em Mônaco para Djokovic, que avançou duas vezes para a decisão, sendo derrotado pelo octocampeão Rafael Nadal em 2009 e 2012.

tênis novak djokovic atp de Monte carlo (Foto: Agência Getty Images)Novak Djokovic respondeu rápido para vencer Nieminen e ir à semi em Mônaco (Foto: Agência Getty Images)

O adversário da próxima fase será o italiano Fabio Fognini, 32º do mundo, que nesta sexta derrotou o francês Richard Gasquet, nono do ranking, por 2 a 0, parciais de 7/6(0) e 6/2. Na outra semifinal, o espanhol Rafael Nadal encara o francês Jo-Wilfried Tsonga. O SporTV 2 transmite as semifinais a partir das 8h (de Brasília) deste sábado.

O início de Nieminen foi bom. Ela até penou para confirmar seu saque no primeiro game, mas em seguida quebrou de zero para fazer 2/0. Mas Djokovic respondeu rápido. O finlandês até salvou quatro break points, mas não evitou a quebra no terceiro game. O 49º do ranking até se esforçou para equilibrar a partida, mas o número 1 do mundo conseguiu mais uma quebra para fazer 5/4 e fechar o primeiro set no game seguinte.

O segundo set começou com um passeio do líder do ranking, que conseguiu duas quebras para abrir 3/0. O tenista da Sérvia diminuiu o ritmo e Jarkko Nieminen conseguiu devolver uma das quebras, mas Novak Djokovic voltou a se impor, fez 6/3 e venceu a partida por 2 sets a 0.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/04/sem-perder-primeiro-set-djokovic-vence-e-vai-semi-em-monte-carlo.html

Chateado, Murilo deixa o Sesi-SP após quatro anos e procura novo time


Ponteiro da seleção brasileira passará por cirurgia no ombro e buscará uma nova equipe para defender na próxima temporada

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Seleção da Galera Superliga Masculina - Murilo (SESI) (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Murilo defendeu o Sesi-SP por 4 anos e foi campeão
da Superliga 2010/11 (Foto: Alexandre Arruda/CBV)

Depois de quatro anos em São Paulo, Murilo não faz mais parte do elenco do Sesi-SP. Nesta quinta-feira, o ponteiro da seleção brasileira teve uma reunião na sede do clube que definiu sua saída da equipe. O jogador foi comunicado que seu contrato não seria renovado para a próxima temporada e se mostrou chateado com a decisão. No início de abril, o Sesi-SP já havia anunciado a saída do técnico Giovane Gávio, e uma semana depois apresentou Marcos Pacheco como novo comandante.

- Estou triste pela saída, chateado, porque foram quatro anos no Sesi, quatro temporadas de muitas conquistas e muitas alegrias. E minha vontade era permanecer, mas, enfim, preciso me concentrar na operação, em cuidar do ombro para voltar bem na próxima temporada e buscar um novo clube para mim. Essa é a minha prioridade agora. Quero agradecer a todos que estiveram comigo, me ajudaram e torceram por mim. Formamos um grupo forte, que conquistou títulos importantes, tenho um carinho especial pelo clube e deixo muitos amigos - disse o jogador, duas vezes medalhista olímpico (prata em Londres 2012 e em Pequim 2008).

Há duas temporadas sentindo fortes dores no ombro direito, o jogador está com uma cirurgia marcada para o dia 3 de maio, que o deixará seis meses parado. Murilo se mostrou triste pela saída do Sesi-SP, mas afirmou que seu foco está na operação e na busca de um novo time para defender na temporada 2013/2014.

Eleito a melhor recepção da Superliga masculina 2012/2013, na qual o Sesi-SP terminou na terceira colocação, Murilo deixa o clube paulista após quatro temporadas e nove títulos conquistados: Sul-Americano (2011), Superliga (2010/2011), Paulista (2012/2011/2009) e Copa São Paulo (2012/2011/2010/2009).

Murilo é casado com Jaqueline, vice-campeã da Superliga feminina 2012/2013 com o Osasco. Até o momento, a jogadora não renovou contrato com o time paulista e está com o futuro indefinido. O Osasco já anunciou a renovação com Camila Brait, Adenízia, Sheilla e Thaisa, e a saída de Fernanda Garay, melhor atacante do campeonato nacional.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/04/apos-quatro-anos-no-sesi-sp-murilo-deixa-o-clube-e-procura-novo-time.html

Jogadores do Chelsea se 'despedem' de troféu da Champions em evento


Terry, Lampard e outros nomes importantes entregam a 'orelhuda' a Michel Platini. Wembley será o palco da grande decisão no dia 25 de maio

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

O Chelsea ainda pode conquistar um torneio continental na atual temporada, mas já sabe desde dezembro que ele não seria o bicampeonato da Liga dos Campeões. Nesta sexta-feira, em evento realizado pela Uefa, em Londres, os jogadores dos Blues puderam se "despedir" do troféu da Champions, já que em pouco mais de um mês o vencedor da atual edição será conhecido através da grande final de Wembley, no dia 25 de maio.

A cerimônia contou também com a chegada da taça da Liga dos Campeões Feminina, que será decidida no Stamford Bridge dois dias antes. Estiveram presentes alguns políticos e dirigentes, o presidente da entidade, Michel Platini, e os jogadores John Terry, Frank Lampard, Petr Cech, Fernando Torres e Branislav Ivanovic, todos com sua parcela de importância na conquista em 2012. Lotta Schelin, do bicampeão Lyon, foi o nome no feminino.

- A final da Liga dos Campeões é a jóia da coroa, por isso agradecemos à Uefa e ao Platini a honra de nos confiarem a organização deste importante evento - disse Hugh Robertson, ministro do esporte inglês.

Platini Terry Lampard Liga dos Campeões (Foto: AP)Platini com Terry, Lampard e o troféu da Liga dos Campeões (Foto: AP)

David Bernstein, presidente da FA (Federação Inglesa de Futebol), também comentou sobre a oportunidade e lembrou a decisão entre Barcelona e Manchester United, há dois anos, também em Wembley.

- As memórias das finais de 2011 ainda são recentes e as expectativas crescem em relação à possibilidade de igualarmos, ou até mesmo ultrapassarmos, o sucesso desse ano. Na próxima semana comemora-se o 90º aniversário de Wembley. É incrível como um estádio consegue fascinar torcedores ao longo de gerações e isso deve-se em parte às finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus que aqui se realizaram - afirmou.

As semifinais da Champions serão disputadas a partir da próxima semana. Na terça-feira, Bayern de Munique e Barcelona darão o pontapé inicial na Allianz Arena, com transmissão ao vivo da TV Globo e do GLOBOESPORTE.COM. O dia seguinte reserva um também empolgante Borussia Dortmund x Real Madrid no Signal Iduna Park.

michel platini terry lampard fernando torres entrega da taça liga das campeões (Foto: Agência EFE)Fernando Torres, à direita, também esteve presente na cerimônia (Foto: Agência EFE)

FONTE:

Ronaldinho chega em silêncio, mas se irrita com provocação de torcedor


Homem fala que R10 desrespeitou o São Paulo e que não gosta de treinar.Meia, então, para e encara, antes de ser levado pelos seguranças

Por Léo Simonini Confins, MG

Ronaldinho Gaúcho desembarque Atlético-MG (Foto: Leonardo Simonini)Ronaldinho Gaúcho: sem papo, mas provocado
(Foto: Leonardo Simonini)

As declarações de Ronaldinho Gaúcho dadas no intervalo da partida diante do São Paulo repercutiram muito entre os jogadores do Tricolor, sobretudo com o capitão Rogério Ceni. Na chegada a Belo Horizonte o meia não quis responder nenhuma pergunta relacionada ao assunto. Cercado por seguranças, seguiu direto para o carro que o levou embora do aeroporto de Confins, na Grande BH.

Antes, porém, desde que deixou a sala de desembarque, R10 passou a ser provocado por um homem que não estampava a camisa de nenhum clube. Aos gritos, o torcedor afirmava que Ronaldinho havia desrespeitado o São Paulo, que não gostava de treinar, e que o Atlético-MG seria eliminado da competição continental pelo Tricolor.

Depois de algum tempo ouvindo as provocações, Ronaldinho parou de caminhar, se virou para o torcedor e passou a encará-lo, mas, logo depois, foi puxado pelos seguranças e deixou o aeroporto sem falar com a imprensa ou posar para fotos com torcedores atleticanos.

Kalil
Além de Ronaldinho Gaúcho, o presidente atleticano, Alexandre Kalil, também foi alvo de provocações, que tinham origem certa: torcedores cruzeirenses. Para evitar maiores tumultos, a Polícia Militar teve que criar um cordão de isolamento no aeroporto.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/04/ronaldinho-chega-em-silencio-mas-se-irrita-com-provocacao-de-torcedor.html

Adriano tira a camisa, faz 'antes e depois' da barriga e promete volta

ogador posta imagens para provar que trabalho de recuperação deu resultado

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Depois de postar consecutivas fotos de seus treinos na academia, Adriano resolveu "provar" que o trabalho deu resultado. Nesta sexta-feira, o Imperador tirou a camisa e fez uma espécie de "antes e depois" no Instagram para comprovar que emagreceu em uma semana. Sem jogar há mais de um ano por causa de uma cirurgia no tendão de Aquiles da perna direita, o atacante prometeu que no meio de 2013 estará de volta aos campos: "O que vocês estão achando?

Esperem para ver até o meio do ano".

Adriano sem camisa (Foto: Reprodução / Instagram)Segundo Adriano, foto da esquerda foi tirada há uma semana e a da direita nesta sexta-feira (Foto: Reprodução / Instagram)

FONTE:

Paulo Comelli reconhece má atuação do time no empate com Gurupi-TO


Resultado valeu a classificação do América-MG à próxima fase da Copa do Brasil

Por Marco Antônio Astoni Belo Horizonte

Paulo Comelli técnico do América-MG (Foto: Fernando Martins)Paulo Comelli não gostou do empate em casa
(Foto: Fernando Martins)

O América-MG se classificou para a segunda fase da Copa do Brasil, após o empate sem gols com o Gurupi-TO, nesta quarta-feira, em Belo Horizonte, já que venceu o jogo de ida por 3 a 2, no Tocantins. Mesmo com a vaga garantida, o técnico Paulo Comelli não ficou nada satisfeito com o que viu e reconhece que o time teve atuação muito ruim no Independência.

- Por estar jogando em casa, diante da torcida, considero o resultado péssimo. Não é porque ganhamos fora que poderíamos jogar tão intranquilos. Fizemos um mau primeiro tempo e o segundo um pouco melhor. Perdemos algumas chances, mas fomos bem aquém do que o torcedor queria.

Para Paulo Comelli, o América-MG deve superar todos os problemas que vem enfrentando este ano para ter sucesso no restante da Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro da Série B, que começa no mês de maio.

- Não podemos errar tanto, a bola não pode queimar no nosso pé, erramos muitos passes, numa intranquilidade muito grande. Não pode isso na Série B e no resto da Copa do Brasil, não podemos repetir tantos erros assim. Estamos alertas em relação a isto e temos que arrumar e ajeitar a equipe, para o restante do ano.

O América-MG aguarda o classificado da série entre Volta Redonda e Avaí. O técnico Paulo Comelli vai a Florianópolis acompanhar o jogo de volta, quinta-feira que vem. Na primeira partida, em Volta Redonda, o time fluminense venceu por 1 a 0.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2013/04/paulo-comelli-reconhece-ma-atuacao-do-time-no-empate-com-gurupi-.html

Mexido' com carinho da torcida, Dedé é apresentado em supermercado


Em clima de suspense, jornalistas foram colocados em um ônibus do clube.
Pretendido por Corinthians e Europa, Mito diz ter feito a escolha certa

Por Marco Antônio Astoni Belo Horizonte


Após o clima de euforia que tomou conta da chegada de Dedé a Belo Horizonte, com direito a desmaio de torcedora, a tarde marcada para a apresentação do zagueiro foi envolta em um clima de suspense. Os jornalistas que foram cobrir o evento foram colocados em um ônibus: o destino, um supermercado da região Centro-Sul da capital. Lá, antes de vestir de forma oficial a camisa cruzeirense, Dedé participou de uma ação de marketing do clube, com direito a carrinho de compras e tudo. A ação teve como objetivo a divulgação do programa de sócio-torcedor do clube.

Dedé vai vestir a camisa 26, assim como no Vasco. O zagueiro falou sobre o carinho que vem recebendo da torcida e da diretoria do Cruzeiro, desde sua chegada à cidade, quinta-feira.

Dedé apresentação Cruzeiro (Foto: Washington Alves / Vipcomm)Dedé: antes da apresentação, 'compras' no
supermercado (Foto: Washington Alves / Vipcomm)

- É uma situação que mexe com o emocional, o ego e a expectativa do atleta. Estou muito feliz com isso. É um momento muito intenso este que estou passando. Espero mostrar bom futebol pra retribuir este carinho.

Dedé disse que sabe da responsabilidade de vestir a camisa do Cruzeiro, após ter sido recebido de forma tão efusiva.

- Antes mesmo do que teve (no aeroporto), eu já tinha na cabeça que valeu a pena. Tive uma recepção muito boa tanto da torcida como da diretoria. Tenho uma responsabilidade muito grande, mas estou confiante em mostrar meu futebol para a torcida. Tomara que eu corresponda.

O zagueiro afirmou que o esforço feito pelo Cruzeiro em contratá-lo confirma que ele fez a opção certa ao vir para Minas Gerais.

- Minha escolha foi a certa. Eu não queria ir para o exterior. O Cruzeiro foi o time que demonstrou uma vontade muito grande e se esforçou para isto.
  •      
Dedé apresentação Cruzeiro (Foto: Washington Alves / Vipcomm)Assim como no Vasco, Dedé vai vestir a camisa 26 (Foto: Washington Alves / Vipcomm)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2013/04/mexido-com-carinho-da-torcida-dede-e-apresentado-em-acao-de-marketing.html