sexta-feira, 12 de abril de 2013

Miesha Tate: 'Quero que Ronda sin


Lutadora enfrenta a invicta Cat Zingano no TUF 17 Finale pelo direito de ser a próxima a desafiar a atual campeã dos pesos-galos do UFC

Por SporTV.com Las Vegas

Miesha Tate não esquece a derrota para Ronda Rousey, quando perdeu o cinturão dos pesos-galos do Strikeforce há cerca de um ano. Sempre que pode, a lutadora volta ao assunto, e diz que está engasgada com a rival e desafeto desde então. Escalada para estrear no UFC no próximo sábado, no TUF 17 Finale, Tate terá pela frente Cat Zingano, especialista em jiu-jítsu e invicta na carreira. Como prêmio pela vitória, uma nova chance de enfrentar Ronda Rousey, desta vez em uma revanche que as coloca em posições opostas a quando se enfrentaram pela primeira vez.


Montagem MMA Miesha Tate x Cat Zingano (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Miesha Tate (esq.) enfrenta Cat Zingano no TUF 17 Finale, sábado (Foto: Editoria de Arte/SporTV.com)

- Quero uma vitória realmente expressiva. Quero mandar uma mensgem muito clara, e quero que Ronda tenha medo do que vai ver no sábado. Meu desejo é que ela saiba que eu vou atrás dela - disse Tate ao site do UFC

Blog UltiMMAto: confira notícias, vídeos e curiosidades sobre o mundo do MMA

A declaração, no entanto, não deve ser vista, segundo Tate, como dsrespeitosa a Zingano, que venceu todas as suas sete lutas como profissional, e tem apenas uma derrota como amadora, em quatro lutas.

- Em primeiro lugar, quero que Cat sinta que foi um erro me desafiar, e depois quero a minha primeira vitória no UFC. Acho que ela vai sentir o peso da luta antes mesmo que comece, e me vejo com vantagem no aspecto mental, porque sei as muitas coisas que passam pela cabeça do lutador naquele momento. 

Provavelmente essa é a primeira vez que Cat terá que lidar com esse mundo de coisas que há em um grande evento, e isso pode ser uma grande armadilha se você não estiver preparada.

TUF 17 Finale
13 de abril de 2013, em Las Vegas (EUA)


CARD PRINCIPAL
Urijah Faber x Scott Jorgensen
Kelvin Gastelum x Uriah Hall
Miesha Tate x Cat Zingano
Travis Browne x Gabriel Napão
Bubba McDaniel x Gilbert Smith
Cole Miller x Bart Palaszewski


CARD PRELIMINAR
Josh Samman x Kevin Casey
Luke Barnatt x Collin Hart
Dylan Andrews x Jimmy Quinlan
Bristol Marunde x Clint Hester
Daniel Pineda x Justin Lawrence
Maximo Blanco x Sam Sicillia

saiba mais
   FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/combate/noticia/2013/04/miesha-tate-quero-que-ronda-sinta-medo-do-que-vai-ver-neste-sabado.html

Brasil x Canadá: Edson Barboza enfrenta John Makdessi no UFC 162


Peso-leve participará do evento que será realizado em julho, em Las Vegas

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Mais um brasileiro foi incluído ao card do UFC 162, em Las Vegas. Edson Barboza é o quarto brasileiro a integrar o evento, que será realizado no dia 6 de julho. O peso-leve enfrentará o canadense John Makdessi que vem de vitória sobre Daron Cruickshank, no UFC 158. O brasileiro vem de vitória sobre o compatriota Lucas "Mineiro" Martins, no UFC São Paulo, em janeiro.


Edson Barboza venceu Lucas Mineiro no UFC São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Edson Barboza é o quarto brasileiro no card do UFC 162 (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

O lutador de Friburgo se junta a Anderson Silva, Charles do Bronx e Roger Gracie e busca sua décima segunda vitória na carreira e sexta no Ultimate.

Blog UltiMMAto: confira notícias, vídeos e curiosidades sobre o mundo do MMA
UFC 162
6 de julho de 2013, em Las Vegas (EUA)


CARD DO EVENTO
Anderson Silva x Chris Weidman
Frankie Edgar x Charles Do Bronx
Ricardo Lamas x Chan Sung Jung
Cub Swanson x Dennis Siver
Mark Muñoz x Tim Boetsch
Roger Gracie x Tim Kennedy
Chris Leben x Andrew Craig
Seth Baczynski x Brian Melancon
Dave Herman x Shane Del Rosario



banner ufc combate (Foto: GLOBOESPORTE.COM)

   FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/combate/noticia/2013/04/brasil-x-canada-edson-barboza-enfrenta-john-makdessi-no-ufc-162.html

12/04/2013 16h00 - Atualizado em 12/04/2013 17h17

Massa pode ser primeiro parceiro a fazer 'quina' sobre Alonso em grid

Na China, brasileiro da Ferrari pode se tornar o primeiro companheiro de equipe do espanhol a superá-lo cinco vezes seguidas em classificações

Por Felipe Siqueira Rio de Janeiro

Felipe Massa observa Fernando Alonso no fim de semana do GP da Austrália (Foto: Getty Images)Massa pode bater Alonso em classificações pela
quinta fez seguida (Foto: Getty Images)

Se o pódio ainda não veio nessas duas primeiras etapas de 2013, nos treinos classificatórios Felipe Massa prova que está dando continuidade à reação iniciada no meio da temporada passada. Tanto na Austrália quanto na Malásia, largou à frente do parceiro de Ferrari, Fernando Alonso. Ele está em quinto na classificação geral, uma posição à frente do espanhol. A última vez que isso aconteceu foi justamente antes de um GP da China, em 2010. Última vez também que apareceu na liderança de um campeonato.

E por falar na etapa chinesa, neste sábado, em Xangai, o brasileiro poderá atingir um feito inédito no duelo interno com Alonso. Pode se tornar o primeiro companheiro do espanhol a superá-lo por cinco vezes consecutivas em classificações. Massa já havia batido o badalado bicampeão nas sessões que definiram o grid de largada das duas etapas finais de 2012 - nos Estados Unidos e no Brasil.
adversários que já fizeram a 'quadra' em fernando alonso
2003 Jarno Trulli: GPs da Europa, da França, da Inglaterra e da Alemanha
2004 Jarno Trulli: GPs da Espanha, de Mônaco, da Europa e do Canadá
2007 Lewis Hamilon: GPs do Canadá, dos EUA, da Inglaterra e da Europa
2012/2013 Felipe Massa: GPs dos EUA, do Brasil, da Austrália e da Malásia
Além de Massa, apenas dois outros dois companheiros superaram o “príncipe das Astúrias” quatro vezes seguidas: Jarno Trulli e Lewis Hamilton. O italiano conseguiu a façanha em duas ocasiões na época que fazia dupla com Alonso na Renault. Em 2003, da nona etapa (GP da Europa) à 12ª etapa (GP da Alemanha), e no ano seguinte, da quinta (Espanha) até a oitava etapa (Canadá). Já o britânico bateu o espanhol na temporada única de parceria, em 2007, da sexta (Canadá) à nona prova (Inglaterra). Não por acaso, Hamilton e Trulli são os únicos com vantagem no placar geral em treinos classificatórios entre os nove companheiros que Alonso já teve desde que estreou na F-1, em 2001. O inglês tem 10 a 7 a seu favor, enquanto o italiano largou na frente do espanhol 16 vezes em 31 corridas.

- Honestamente, eu nunca pensei sobre isso. Tudo que digo é que estou satisfeito com meu início de temporada e quero continuar nesta forma. Essa estatística não me dá prazer. O que eu quero é ir bem e sentir confiança no carro. Esses tipos de coisas só trazem problemas. Só quero ir em frente e fazer um bom trabalho - desconversou Massa.
Lewis Hamilton e Fernando Alonso foram companheiros de McLaren em 2007 (Foto: Getty Images)Hamilton, um dos companheiros que mais deu trabalho para Alonso, na McLaren, em 2007 (Getty Images)

Questionado se estava preocupado com a chance de ser superado mais uma vez pelo brasileiro, Alonso foi sarcástico:

- Muito estressado, a verdade é que não durmo desde a Austrália. Só estou comendo arroz, meu cabelo cai... Um drama total - brincou.

O espanhol também questionou os "critérios" adotados e menosprezou a marca de Massa ao ressaltar as particularidades das atividades em Melbourne e Sepang:

- A verdade é que vocês estão usando números estranhos para esses cálculos, com corridas do ano passado, corridas desse ano. Na Austrália, o treino foi com pneus de seco em uma pista molhada, na Malásia, classificamos de intermediários em uma pista seca. Então não foram condições completamente normais.

Alonso: Morde e assopra com Felipe Massa
Ironias à parte, Alonso tratou também de elogiar as boas exibições do piloto brasileiro nas qualificações.

- Ele está fazendo um trabalho fantástico, pilotando a 100%. Não acho que tenham sido treinos classificatórios completamente normais, mas é bom que ele esteja fazendo seu trabalho. Espero conseguir terminar à frente dele em alguns treinos este ano e, se conseguir, será preciso uma volta extraordinária – contemporizou.

E se depender do resultado dos treinos livres na China, Alonso já pode começar a procurar remédios contra insônia e queda de cabelo. O brasileiro foi o mais rápido desta sexta-feira, com o tempo de 1m35s340, quase meio segundo melhor que o espanhol, o terceiro, com 1m35s755.

Os fãs da Fórmula 1 poderão acompanhar se Felipe Massa conseguiráquebrar a marca no treino classificatório da madrugada deste sábado, a partir das 3h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Globo e em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.

largada GP da Austrália (Foto: Agência Reuters)Massa largou nos GPs da Austrália (foto) e da Malásia à frente de Alonso  (Foto: Agência Reuters)

'Goleadas' sobre maioria dos companheiros e derrotas para Trulli e Hamilton

A sequência superior a Alonso reflete o bom momento do paulista de 31 anos, quando se leva em conta que o bicampeão mundial é considerado por muitos especialistas o melhor piloto do grid e ainda tem o histórico de levar grande vantagem na maioria dos duelos internos nas equipes. Nos três anos anteriores de parceria na Ferrari, por exemplo, Massa havia sido superado por Alonso por boa margem em qualificações: 15 x 4 em 2011 e 2012, e 17 x 3 no ano passado.

Jarno Trulli deu trabalho para Fernando Alonso nas temporadas de 2003 e 2004, na Renault (Foto: Getty Images)Trulli deu trabalho para Alonso nas temporadas de 2003 e 2004, na Renault (Foto: Getty Images)

placar geral: Alonso x companheiros de equipe em treinos classificatórios
2001 12 x 2 Tarso Marques
2002 3 x 0 Alex Yoong
2003 a 2004 15 x 16 Jarno Trulli
2004 2 x 1 Jacques Villeneuve
2005 a 2006 27 x 10 Giancarlo Fisichella
2007 7 x 10 Lewis Hamilton
2008 e 2009 27 x 1 Nelsinho Piquet
2009 7 x 0 Romain Grosjean
2010 a 2013 47 x 13 Felipe Massa
TOTAL 147 x 53 companheiros
Com exceção das derrotas para Hamilton e Trulli, nos demais anos, o que se viu foram “bailes” de Alonso sobre seus companheiros. Em sua temporada de estreia, na pequena Minardi, em 2001, o espanhol bateu o brasileiro Tarso Marques por 12 a 2, e depois fez 3 a 0 no malaio Alex Yoong. Após um ano como piloto de testes da Renault, viu Trulli fazer frente até o italiano ser demitido após um desentendimento com o chefe do time, Flavio Briatore. Nas três últimas provas de 2006, teve tempo de ganhar do veterano Jacques Villeneuve por 2 a 1. Nos dois anos seguintes, quando faturou seus dois títulos, “passeou” ao ter Giancarlo Fisichella como parceiro: 15 a 4, em 2005, e 12 a 6, em 2006.

Depois do ano parelho com Hamilton em 2007, o espanhol “goleou” Nelsinho Piquet, que estreava na F-1, em 2008 por 18 a 0. Um ano depois, repetiu a dose (9 a 1) até o brasileiro deixar a equipe. No restante da temporada, levou a melhor sobre o estreante Romain Grosjean (7 a 0). No total da carreira, Alonso se classificou à frente dos companheiros em 147 dos 200 GPs que disputou, o que equivale a 73,5%.

Nelsinho Piquet e Fernando Alonso, dupla da Renault, em 2008 (Foto: Getty Images)Começando na F-1, Nelsinho teve dificuldades para acompanhar ritmo de Alonso (Foto: Getty Images)
  •  
03_Circuito_China (Foto: Infoesporte)

FONTE:

Julio Baptista lamenta eliminação do Málaga: 'Foi um erro clamoroso'


Atacante brasileiro ainda não aceita derrota do time espanhol para o Borussia Dortmund e diz que revés custou o trabalho de um ano inteiro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

No sorteio desta sexta-feira, realizado pela Uefa, o Borussia Dortmund soube que terá o Real Madrid como adversário nas semifinais da Liga dos Campeões. Entretanto, na Espanha, a equipe eliminada pelos aurinegros ainda lamenta a eliminação na competição. Um dos jogadores mais experientes do elenco do Málaga, o atacante brasileiro Julio Baptista não escondeu a decepção com a forma como os andaluzes deixaram o torneio, sofrendo dois gols nos acréscimos na derrota por 3 a 2 na Alemanha, na última terça-feira.

- Ficar fora de uma semifinal por erro de árbitros...Custou o trabalho de todo um ano. E por um erro clamoroso. Estamos falando de dois erros na mesma jogada. Fomos muito melhores, eles (o Borussia Dortmund) não conseguiram fazer nada – lamentou Baptista, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

Julio Baptista, Borussia Dortmund x Málaga (Foto: EFE)Julio Baptista durante o duelo com o Dortmund: brasileiro ainda lamenta a eliminação (Foto: EFE)

A maior reclamação do brasileiro diz respeito ao gol do zagueiro Felipe Santana, aos 48 minutos do segundo tempo, que garantiu a vitória e a classificação do Dortmund. Na ocasião, o defensor, impedido, completou para o gol um cruzamento de Reus.

Após a partida, o dono do Málaga, o sheik Abdullah Al-Thani, afirmou que a saída de seu time da Liga dos Campeões deve-se ao racismo da Uefa. Já o técnico da equipe, Manuel Pellegrini, criticou a atuação dos árbitros. Baptista evitou criticar a entidade europeia, mas lembrou que se o erro fosse com um clube de maior expressão a repercussão seria diferente.

- Um erro assim, clamoroso, eu gostaria que tivesse acontecido com um time grande, como o Real Madrid ou o Barcelona...A divulgação seria muito maior.

Confira o bate-papo completo com Julio Baptista.

GLOBOESPORTE.COM: Como você digeriu esta eliminação?
Julio Baptista: Como qualquer desapontamento que você tenha. Se você é desclassificado, perde de 2 a 0, 2 a 1 ou 3 a 2, e realmente o outro time é melhor, com todo orgulho, você pega na mão do outro time, dá os parabéns, mas não foi o caso. Fomos muito melhores, eles não conseguiram fazer nada. E, realmente, ficar fora de uma semifinal por erro de árbitros... Custou o trabalho de todo um ano. E por um erro clamoroso. Estamos falando de dois erros na mesma jogada. Jogamos bem, um futebol muito vistoso. Mas também não poderíamos ter tomado dois gols, mesmo com a ajuda do árbitro.


Foi o pior jogo da sua vida?
Foi muito duro, porque no minuto 43, 45, você tem a classificação na mão e em três minutos você recebe uma virada. É uma coisa incrível, nunca tinha acontecido comigo.
 

Julio Baptista e Neven Subotic, Málaga x Borussia Dortmund (Foto: AFP)Brasileiro disputa a bola com o zagueiro Neven
Subotic, do Borussia Dortmund (Foto: AFP)

Acha que teve dedo da Uefa nisso?
Não vou falar que teve dedo. Depois posso pagar por uma coisa que estou falando e fazendo uma acusação sem saber. O que posso falar é que foi uma coisa clamorosa. Um erro de profissionais, de pessoas que são pagas para trabalhar, mas não fazem o trabalho da forma correta. Cada vez mais colocam árbitros na Champions. São cinco em campo e um fora. A gente fica sem entender por que colocar tantos árbitros se os erros continuam acontecendo. Não há uma explicação lógicUm erro assim, clamoroso, eu gostaria que tivesse acontecido com um time grande, como o Real Madrid ou o Barcelona... A divulgação seria muito maior.  Assim como existe penalidade para um jogador, deveria existir para o árbitro quando não cumpre o que deve.


O sheik dono do clube (Abdullah Al-Thani) falou em racismo. Você concorda?
O que acho que aconteceu foi um certo favorecimento ao time que estava jogando em casa. Foi uma coisa incrível. Acho que as imagens estão aí para quem quiser ver.


E agora, como elevar o moral do grupo para o restante da temporada?
A melhor coisa que pode acontecer é que a gente jogue o mais rápido possível para esquecer e conseguir se encontrar no Campeonato Espanhol. A gente sabe da dificuldade que é entrar na Champions nesse ano. Você às vezes dá prioridade e, querendo ou não, acaba desconcentrando no Campeonato Espanhol. São 24 pontos para disputar, confrontos com times fortes como o Valencia, e vamos procurar ganhar. Temos que continuar somando pontos.


Fomos muito melhores, eles não conseguiram fazer nada. E, realmente, ficar fora de uma semifinal por erro de árbitros... Custou o trabalho de todo um ano. E por um erro clamoroso."
Julio Baptista

Acha que essas declarações atacando a Uefa poderão piorar a situação do clube nessa questão da punição (o Málaga foi suspenso por um ano das competições europeias, mas ainda recorre)?
Se você não tem razão, realmente até pode prejudicar. Quando você tem revolta e tem razão, é válido que todas as pessoas estejam muito decepcionadas com o que aconteceu. Se vai beneficiar ou prejudicar, não devemos ter tanta atenção nisso. Temos que pensar em classificar para a Champions.


Apesar da eliminação, a torcida recebeu o time com festa...

É um reconhecimento de um trabalho longo. Todo mundo viu o que aconteceu, então o apoio da nossa torcida é uma coisa fundamental para conseguir seguir na liga o mais forte possível e seguir mantendo o nível que temos apresentado.


Julio Baptista pelo Málaga (Foto: EFE)Foco do Málaga agora está no Campeonato Espanhol (Foto: EFE)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/04/julio-baptista-lamenta-eliminacao-do-malaga-foi-um-erro-clamoroso.html

FUTEBOL ESPANHOL - Bétis x Sevilla: confusão, briga e empate heroico no clássico


Depois de começar perdendo por 3 a 0, time verde e branco aproveita vantagem numérica na segunda etapa e consegue igualdade no fim do jogo

Por GLOBOESPORTE.COM Sevilha, Espanha

Com uma reação espetacular, o Bétis arrancou o empate com o rival Sevilla num dos principais clássicos da Espanha. Após sair perdendo por 3 a 0, o time verde e branco reagiu e alcançou a igualdade de 3 a 3, graças a um gol do volante nigeriano Nosa Igiebor, aos 44 minutos do segundo tempo.

O resultado, porém, não foi bom para as equipes. Na briga por uma vaga na Liga Europa, o Bétis chegou a 48 pontos, assumindo provisoriamente a sexta colocação. Já o Sevilla, que também alimenta a esperança de ir à competição continental, foi a 42 pontos, mas permaneceu na 10ª posição.

confusão jogo Betis Sevilla (Foto: Reuters)Jogadores se estranham após expulsão de Medel (Foto: Reuters)

Apesar de jogar em casa, o Bétis entrou em campo desligado, e logo viu o rival Sevilla tomar a dianteira na partida. Aos sete minutos, Rakitic recebeu passe de Reyes pela esquerda e tocou rasteiro, enganado o goleiro Adrián, que esperava um cruzamento. Aos 19, o meia croata aproveitou pane da defesa adversária, invadiu a área e tocou na saída do arqueiro para ampliar o placar.

No fim do primeiro tempo, o Sevilla marcou mais uma vez, com Negredo, aproveitando cruzamento de Reyes, no que parecia o gol que sacramentaria o triunfo da equipe. Entretanto, a reação do Bétis começou ainda na etapa inicial, quando Pabón, aproveitando falha da defesa, invadiu a área livre e bateu com categoria na saída de Beto para diminuir.

Bétis chega ao empate

Na segunda etapa, a reação se consumou, mas com uma pequena ajuda do volante Gary Medel, do Sevilla, que foi expulso aos 11 minutos. Pouco antes, Rubén Castro, de pênalti, havia diminuído o placar para os donos da casa.

Com um a mais, o Bétis se lançou ao ataque para buscar o empate. Em desvantagem numérica, o Sevilla recuou e não conseguiu mais ameaçar. Depois de tanta insistência, os anfitriões, enfim, foram recompensados. Aos 44, Pabón cruzou da esquerda, e Igiebor, que havia entrado no segundo tempo, cabeceou com força para deixar tudo igual e fazer a festa da parte verde e branca da cidade de Sevilha.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/04/betis-reage-e-arranca-empate-heroico-no-classico-contra-o-sevilla.html

Muricy passa por avaliação médica e é 'vetado' do jogo deste sábado


Treinador teve retorno às atividades adiado e não irá comandar o time do Santos diante do União Barbarense, pelo Paulistão

Por Lincoln Chaves Santos, SP

Muricy Ramalho durante entrevista (Foto: Sergio Gandolphi / Globoesporte.com)Muricy Ramalho, ainda de molho
(Foto: Sergio Gandolphi / Globoesporte.com)

Ainda não foi nesta sexta-feira que o técnico Muricy Ramalho, do Santos, retornou às atividades. O treinador, que se recupera de uma diverticulite (inflamação no intestino grosso), foi submetido a uma avaliação médica e não compareceu à reapresentação do Peixe após o empate em 2 a 2 com o Flamengo-PI, em Teresina, no CT Rei Pelé. O treinador não viajará com o time para o jogo de sábado, às 18h30m (de Brasília), contra o União Barbarense, em Santa Bárbara d'Oeste, pela 18ª rodada do Campeonato Paulista. O auxiliar técnico Tata comandará a equipe.

Muricy foi acometido pela diverticulite na última sexta-feira, um dia depois do empate em 2 a 1 com o São Caetano. Internado no hospital São Luiz, o técnico recebeu alta no domingo, mas permaneceu em observação e sequer viajou para Teresina.

Não é a primeira vez, como treinador do Santos, que Muricy teve de ser internado às pressas. Em outubro de 2011, ele passou três noites, também no São Luiz, com uma crise de hérnia de disco. Na ocasião, Tata também teve de substituir o técnico em partidas fora de casa do Campeonato Brasileiro - o comandante fora "poupado" para a disputa do Mundial de Clubes, em dezembro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2013/04/muricy-passa-por-avaliacao-medica-e-nao-participa-de-treino-no-ct.html

De apelido novo, Adu é apresentado no Bahia e elogia inglês de Joel


Para evitar rimas, torcedores tricolores passam a chamar o meia de 'Freddy Adivis'. Regularizado, jogador já pode atuar pelo Campeonato Baiano

Por Thiago Pereira Salvador

Após 22 dias de espera, o meia-atacante Freddy Adu finalmente teve o primeiro contato com a camisa do Bahia. Contratado no final de março, o jogador americano foi apresentado nesta sexta-feira para imprensa no Fazendão. Acompanhado de um largo sorriso, o atleta afirmou que está muito feliz por ter acertado com o Tricolor e surpreendeu ao elogiar o inglês do técnico Joel Santana, contratado no início da semana para substituir Jorginho, demitido após a goleada por 5 a 1 para o Vitória, na inauguração da Arena Fonte Nova.

- Estou muito feliz. Senti na torcida uma paixão que chama a atenção. Estou pronto fisicamente para jogar. O Joel tem um bom inglês. Fala bem. A comunicação vai ser tranquila. Me tirem de problema – disse o jogador, arrancando risos dos repórteres presentes no Fazendão.


freddy adu (Foto: Thiago Pereira)Americano Freddy Adu é apresentado com a camisa do Bahia (Foto: Thiago Pereira)

Chamado de 'Pelé Americano', Adu comentou o vasto currículo no futebol e disse que agora, no Bahia, espera dar um novo rumo para a carreira. Com apenas 23 anos, o jogador já acumula passagens por 10 clubes, feito que não é visto com bons olhos pela torcida tricolor.

- Me arrependo de ter ido cedo para Europa. Nunca imaginei que passar por vários clubes poderia ser visto como uma coisa ruim. O Benfica me emprestava para pegar experiência. Mas não é culpa do Benfica. É minha também. Tenho 23 anos e espero corrigir os erros do passado – comentou o atleta, que iniciou a carreira profissional com apenas 14 anos.


freddy adu (Foto: Thiago Pereira)Americano elogiou o inglês de Joel, o novo técnico
do Bahia (Foto: Thiago Pereira)

Bem humorado, Adu até mesmo participou da brincadeira que tomou conta das ruas de Salvador após a sua contratação. Desde março, os tricolores decidiram apelidar o meia americano de 'Adivis', brincadeira tradicional na Bahia, para evitar rimas de palavras terminadas com a letra "u". O apelido não desagradou o jogador, mas ele disse que não pretende incorporar o novo nome no uniforme.

- Pode me chamar de 'Freddy Adivis'. Eu não ligo. Só não posso mudar meu nome oficialmente. Se fizer isso minha mãe me mata – brincou Adu.

Em Salvador desde o dia 21 de março, o americano elogiou a Fonte Nova, estádio que abrigará os jogos do Tricolor durante o Campeonato Baiano, Copa do Brasil e Série A do Campeonato Brasileiro. Adu visitou a Arena no seu primeiro dia na capital baiana e chegou até mesmo a posar para fotos com um capacete de obras.

- A Arena é linda, maravilhosa, incrível. Estou muito ansioso para jogar lá – destacou.


freddy adu (Foto: Thiago Pereira)Adu distribiu sorrisos ao ser apresentado no Bahia (Foto: Thiago Pereira)

Ao ser perguntado sobre o seu estilo de jogo, Adu não deixou a humildade de lado e falou o que a torcida esperava ouvir. Com a bola nos pés, o americano é espetáculo.
- Jogo bonito. Esse é o meu estilo – definiu.

E para ganhar de vez o coração do torcedor do Bahia, Adu finalizou a primeira coletiva no Fazendão com um grito característico nos jogos do Tricolor.

- Bora Bahêa – gritou, para logo em seguida deixar a sala de imprensa com a certeza de que, mesmo sem jogar, já virou um ícone do Bahia versão 2013.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/bahia/noticia/2013/04/de-apelido-novo-adu-e-apresentado-no-bahia-e-elogia-ingles-de-joel.html

Wozniacki vira caddie do namorado McIlroy e arranca risadas em Augusta


Golfista deixa ex-número 1 da WTA dar tacada, mas tenista manda bola na água, durante o tradicional Par-3, terceiro dia de treinos no Masters

Por GLOBOESPORTE.COM Augusta, EUA

A dinamarquesa Caroline Wozniacki virou caddie (carregador de bolsa e tacos) do namorado Rory McIlroy nesta quarta-feira, no Masters de Augusta, nos EUA, um dos quatro mais importantes torneios do golfe profissional. A ex-número 1 do ranking da WTA participou do Par-3, terceiro dia de treinos do evento e tradicional por jogadores chamarem amigos e familiares para participarem dos treinamentos. O casal mostrou intimidade e, em clima de paquera, se divertiu, principalmente quando a tenista deixou o posto de caddie para dar uma tacada.

Observada pelo norte-irlandês, Wozniacki tinha a missão de mandar a bola por sobre a água, mas ela não foi lá muito bem. A dinamarquesa pegou mais no chão que na bola e a jogou na água. Apesar do mico, ela recebeu os aplausos carinhosos do amado e de golfistas e torcedores que acompanhavam a sessão.

O Masters de Augusta começa a ser disputado nesta quinta-feira e vai até domingo.

Caroline Wozniacki Rory McIlroy Augusta National golfe (Foto: Reuters)Wozniacki e Rory McIlroy se divertiram quando a tenista tentou algumas tacadas (Foto: Reuters)

Caroline Wozniacki Rory McIlroy Augusta National golfe (Foto: Reuters)O casal também achou tempo para paquerar durante o Par-3 do Masters de Augusta (Foto: Reuters)

FONTE:

CBF detalha as 10 primeiras rodadas. Peixe x Fla será em 26/5, em Brasília


Inicialmente, partida era esperada para dia 25. Diversos jogos de times do Rio de Janeiro continuam com locais 'a definir' segundo a tabela detalhada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A CBF divulgou nesta sexta-feira alguns detalhes das 10 primeiras rodadas do Brasileirão 2013. Os jogos de abertura do torneio serão Fluminense x Atlético-PR e Vitória x Internacional, no sábado, 25 de maio, às 18h30m (de Brasília).

As 10 primeiras jornadas já foram subdivididas nos dias e alguns estádios já foram definidos. O duelo entre Santos e Flamengo, pela primeira rodada, foi confirmado para o Mané Garrincha, em Brasília, no dia 26 de maio - segundo evento após a reforma do estádio para a Copa das Confederações.

Os estádios de todos os jogos que serão realizados no Rio de Janeiro ainda não foram definidos, por conta da interdição do Engenhão. Como o laudo sobre o prazo de reabertura do estádio ainda não foi divulgado, a CBF aguarda para estabelecer a logística das partidas.

Há, ainda, jogos com local a definir por outros motivos: utilização dos estádios originais para preparação para a Copa das Confederações, o cumprimento da perda de um mando de campo pelo Grêmio e um mando de campo do Atlético-PR ainda pendente.

Veja os detalhes da primeira rodada:
Sábado - 25 de maio
18h30m - Fluminense x Atlético-PR (estádio a definir)
18h30m - Vitória x Internacional (estádio a definir)
21h - Corinthians x Botafogo (Pacaembu)


Domingo - 26 de maio
16h - Grêmio x Náutico (estádio a definir)
16h- Ponte Preta x São Paulo (Moisés Lucarelli)
16h - Criciúma x Bahia (Heriberto Hülse)
16h - Santos x Flamengo (Mané Garrincha)
18h30m - Vasco x Portuguesa (estádio a definir)
18h30m - Cruzeiro x Goiás (estádio a definir)
18h30m - Coritiba x Atlético-MG (Couto Pereira)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/04/cbf-detalha-10-primeiras-rodadas-fla-x-peixe-sera-em-265-em-brasilia.html

Zagueiro-modelo do Ypiranga-PE sonha com carreira na televisão


Motivado por irmão, Daniel de Oliveira trabalha como modelo, perde teste
para novela 'Avenida Brasil' e não desiste da TV: 'Jogando ou modelando'

Por Daniel Gomes Recife

O Ypiranga-PE representa a cidade de Santa Cruz do Capibaribe, considerada um dos polos têxtis de Pernambuco. Por conta disso, o mascote do time é uma Máquina de Costura. E agora o clube está ainda mais ligado aos assuntos da moda. Fora das quatro linhas, o zagueiro Daniel de Oliveira, 29 anos, trabalha como modelo, atividade que vem exercendo paralelamente aos clubes que defende.

Foi assim quando atuou no Rio de Janeiro, onde defendeu América e Bangu, e na Bolívia, época em que jogou por Strongest e San José. Daniel é mais um dos jogadores brasileiros que trocam várias vezes de camisa, assim não esconde que a optar somente pelo futebol não passa por sua cabeça.

- Sinceramente, consigo mais dinheiro como modelo do que como jogador, então a opção de modelar é a que melhor convém. Mas eu nem gostava muito dessa ideia. Foi meu irmão, o Davi, que acabou me convencendo. Ele é mais novo, 26 anos, e sempre gostou de modelar. Acabei tomando gosto por isso também e fazendo alguns trabalhos.

daniel oliveira zagueiro-modelo ypiranga (Foto: Lula Moraes)Daniel Oliveira, o jogador que é zagueiro e também modelo (Foto: Lula Moraes)

Daniel acabou se acostumando aos flashes e aos desfiles com a mesma facilidade que se acostumou a marcar os adversários. E a carreira de modelo poderia ter unido a paixão pelo futebol com o prazer de estar sob os holofotes. Ele perdeu a chance de incluir a telinha no currículo que já conta com os gramados e as passarelas: seria um dos zagueiros do Divino Futebol Clube, time fictício de "Avenida Brasil", novela da Rede Globo que foi recorde de audiência em 2012.

Consigo mais dinheiro modelando do que jogando. Perdi um teste para entrar na novela Avenida Brasil como figurante porque no ano passado eu estava no Belo Jardim. Mas vocês vão me ver na TV em breve"
Daniel de Oliveira

- Apesar de ser apaixonado pelo que faço, que é jogar futebol, perco alguns trabalhos exatamente por incompatibilidade. E foi assim que perdi um teste para entrar em "Avenida Brasil" como figurante. No ano passado eu estava jogando no Belo Jardim (time do agreste pernambucano).

Ironicamente, a chance de participar da novela da Globo ficou em família, pois exatamente o caçula Davi, incentivador da carreira de Daniel, foi "contratado" pelo Divino FC, time de futebol no qual o personagem Tufão (Murilo Benício) deu os primeiros passos. O zagueiro do Ypiranga-PE ficou na torcida pelo irmão, mas lamentou não ter "disputado" a novela.

- Meu irmão acabou pegando a chance de atuar na novela - diz Daniel, resignado.


O zagueiro ainda sonha aparecer na TV, mas vai ter de esperar um pouco. No dia 24 de fevereiro, numa partida contra o Porto, válida pela primeira rodada do segundo turno do Campeonato Pernambucano, ele rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Além de atrapalhar o retorno do zagueiro aos gramados, também deixou adormecido o seu lado modelo.

- Estou fazendo fisioterapia todos os dias, esperando voltar no início da Série D do Campeonato Brasileiro (em junho). Também não posso fazer meus trabalhos de modelo porque mal posso me mexer, para tudo preciso de ajuda - diz ele, sem perder a esperança. Pelo contrário, ainda mais confiante. - Estarei de volta em breve, e vocês vão me ver na televisão. Jogando ou modelando.

Davi Oliveira - Avenida Brasil (Foto: Divulgação/Davi Oliveira)Irmão do zagueiro do Ypiranga-PE, Davi Oliveira tomou o lugar do jogador e foi escalado para figurar na novela 'Avenida Brasil', contracenando com o ator Cauã Reymond (Foto: Divulgação/Davi Oliveira)

FONTE:

Por 'problemas físicos', Ferrer desiste de disputar Masters de Monte Carlo


Esta é a primeira vez que o espanhol, quarto colocado no ranking mundial, desiste de um torneio na temporada. Meta é participar do ATP de Barcelona

Por SporTV.com Monte Carlo, Mônaco

David Ferrer final Masters 1000 de MIami (Foto: Reuters)David Ferrer na final do Masters 1000 de MIami,
torneio no qual ficou em segundo (Foto: Reuters)

Número quatro do ranking mundial,  David Ferrer anunciou nesta quinta-feira que não irá disputar o Masters 1000 de Monte Carlo, torneio que abre a temporada do saibro na Europa, na próxima semana. O site oficial da competição colocou o espanhol em um lugar de destaque, como um dos nove atletas do top 10 a competir no Mônaco. Com problemas físicos, o tenista optou por concentrar a sua preparação para o ATP 500 de Barcelona, marcado para o dia 22 de abril.

- Lamentavelmente, não poderei estar em Monte Carlo por problemas físicos. Espero estar recuperado para jogar o Conde Godó (torneio em Barcelona) - disse Ferrer em uma rede social.

David Ferrer site Masters 1000 de Monte Carlo (Foto: Reprodução)David Ferrer aparece em lugar de destaque no site do Masters 1000 de Monte Carlo (Foto: Reprodução)

Com os títulos do ATP 250 de Buenos Aires e Auckland, o espanhol vive uma boa fase na carreira. No ATP 500 de Acapulco e no Masters 1000 de Miami, o tenista se classificou para a final, mas precisou se contentar com o segundo lugar. Está é a primeira vez que Ferrer desiste de uma competição na temporada. 

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/04/por-problemas-fisicos-ferrer-desiste-de-disputar-masters-de-monte-carlo.html

Brasil decide com Alemanha fora de casa se segue na elite da Davis


Sorteio realizado nesta quarta determina rival do time liderado por Thomaz Bellucci. Brasileiros se livram das fortes Espanha e Suíça

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Thomaz Bellucci Masters 1000 Miami (Foto: AP)Bellucci e companhia enfrentarão a Alemanha na
repescagem (Foto: AP)

Se por um lado não terá pela frente as fortes Espanha e Suíça, dos astros Rafael Nadal e Roger Federer, por outro o Brasil decidirá fora de casa se permanecerá na divisão de elite da Copa Davis. Em sorteio realizado na manhã desta quarta-feira, ficou definido que o adversário da equipe nacional na repescagem será a Alemanha, com as partidas sendo disputadas entre 13 e 15 de setembro.

Tendo à frente Thomaz Bellucci, o time brasileiro tentará se manter no primeiro escalão do tênis mundial, após dez anos de ausência. Nesta edição, o Brasil foi derrotado pelos EUA por 3 a 2, em fevereiro, na Flórida.

- Pegamos um confronto muito difícil. Playoff é assim mesmo, não tem confronto fácil, mas tenho certeza que mesmo na casa deles podemos surpreender e conseguir a vaga - analisou Bellucci.
Próximos rivais dos brasileiros, os alemães caíram na primeira fase sendo arrasados pelos argentinos, que venceram todos os cinco duelos, fazendo incontestáveis 5 a 0.

Confira os confrontos da repescagem:


Espanha x Ucrânia
Suíça x Equador
Alemanha x Brasil
Holanda x Áustria
Croácia x Reino Unido
Polônia x Austrália
Japão x Colômbia
Bélgica x Israel


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/copa-davis/noticia/2013/04/brasil-decide-com-alemanha-fora-de-casa-se-segue-na-elite-da-davis.html

Nadal chega a Monte Carlo e revela que joelho esquerdo ainda incomoda


Espanhol diz que região está mais dolorida do que gostaria, mas que está melhorando aos poucos. Ele busca o nonacampeonato seguido em Mônaco

Por SporTV.com Monte Carlo, Mônaco

Rafael Nadal Monte Carlo (Foto: Reprodução / Facebook)Nadal desembarcou nesta sexta-feira em Monte
Carlo (Foto: Reprodução / Facebook)

Rafael Nadal já está em Mônaco para a disputa do Masters 1000 de Monte Carlo, que começa nesta segunda-feira. Prestes a participar do primeiro torneio da série de saibro de abril a maio, o Touro Miúra revelou que o joelho esquerdo, que o afastou sete meses das competições oficiais, ainda o incomoda.

- Depois dos torneios na quadra dura e do tratamento, o joelho está mais dolorido do que eu gostaria. Mas nos últimos dias eu estou muito melhor, realmente. Nesses últimos dias estou achando que o joelho está melhor. Não se pode ganhar sempre, mas estou pronto para se as coisas não forem tão bem como até agora - relatou o tenista.

Tirando a preocupação com o joelho, o espanhol postou uma foto nas redes sociais diante do cenário mais característico de Mônaco, as embarcações estacionadas na costa do principado. Em Monte Carlo, o número 5 do mundo busca o nono título consecutivo do torneio. Depois ele disputa o ATP de Barcelona, o Masters 1000 de Madri e o Masters 1000 de Roma e fecha a série na terra batida com o Grand Slam de Roland Garros.

O desconforto no joelho não impediu Nadal a conquistar três títulos após o retorno às quadras. Depois de ser vice-campeão no ATP de Viña del Mar, no Chile, em fevereiro, ele ganhou o Aberto do Brasil e o ATP de Acapulco, no México, no mesmo mês, e o Masters 1000 de Indian Wells, em março.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/04/nadal-chega-em-monte-carlo-e-revela-que-joelho-esquerdo-ainda-incomoda.html

Superstição: finalistas não tocam na taça antes da decisão da Superliga


Em encontro promovido pelo GLOBOESPORTE.COM, Wallace e Maurício, do Cruzeiro, e Guilherme e Thiago Sens, do Rio, falam das expectativas para final

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Antes de se enfrentarem na decisão da Superliga masculina de vôlei, Maurício e Wallace, do Cruzeiro, e Guilherme e Thiago Sens, do Rio de Janeiro, participaram de um bate-papo descontraído no Quiosque da Globo Rio, na Praia de Copacabana. A finalíssima está marcada para este domingo, às 10h, no Maracanãzinho, com transmissão ao vivo da Rede Globo e do SporTV e acompanhamento em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM. Sem tocar na taça, que será erguida por um dos capitães, Bruninho ou William, os jogadores revelaram superstições e falaram sobre as expectativas para o grande dia. Do lado mineiro, encostar no troféu é proibido, já que pode trazer azar. O oposto Wallace tem ainda uma mania curiosa, que ele prometeu repetir: usar a sua cueca da sorte, a mesma que usou na final da última temporada, quando a equipe de Belo Horizonte superou o Vôlei Futuro e sagrou-se campeã.

- Além de não tocar na taça, vou usar a mesma cueca que me deu sorte no ano passado. Quero deixar bem claro que ela está limpinha, não fico usando sempre - revelou, bem-humorado.


Finalistas da Superliga no Quiosque Globo Rio na Praia de Copacabana Cruzeiro e Rio de Janeiro vôlei (Foto: Thiago Lavinas)Thiago Sens, Guilherme, Wallace e Maurício participam de ação em Copacabana (Foto: Thiago Lavinas)

Apesar de admitirem não ter nenhuma superstição com a taça, os jogadores do Rio de Janeiro resolveram não dar sorte ao azar e optaram por observar a peça de longe. Para o levantador Guilherme, o melhor a se fazer em um dia decisivo é cuidar da saúde e ter uma boa alimentação. O reserva de Bruninho aproveitou ainda para convocar a torcida para o Maracanãzinho.



- Busco ter uma alimentação saudável, descansar bem e realizar um bom aquecimento para entrar 100% em quadra. No ano passado, paramos na semifinal (eliminados pelo Vôlei Futuro). Agora, vamos fazer de tudo para levar esse trófeu para a nossa casa. O povo carioca está torcendo, apoiando e gostando do nosso time, queria pedir para todos torcerem por nós. Vocês podem ter a certeza que vamos dar o máximo para vencer o campeonato - destacou Guilherme.

O companheiro Thiago Sens acredita que o equilíbrio vai dar o tom do duelo entre cariocas e mineiros. Segundo ele, ambas as equipes têm chances de conquistar a medalha de ouro, no entanto, preferiu deixar o favoritismo para o Cruzeiro.

- A expectativa é de um jogo equilibrado, existe uma grande rivalidade entre o Rio de Janeiro e o Cruzeiro. Treinamos todo o campeonato pensando nesta final e os mineiros jogaram em alto nível. Vamos jogar bem, fazer um belo espetáculo e, se possível, ficar com a vitória. Se tiver favoritismo, prefiro deixar esse peso para o lado deles - analisou o ponteiro, fã de Dante.


Wallace e Mauricio, do Cruzeiro, vôlei (Foto: Thiago Lavinas)Wallace e Mauricio, do Cruzeiro, durante bate-papo
no Quiosque da Globo Rio (Foto: Thiago Lavinas)

Se existe uma grande rivalidade dentro de quadra, Wallace garante que a disputa não vai além do campo de jogo.

- Dentro de quadra, vale tudo. A gente faz o que for preciso para desestabilizar o adversário. Quando o jogo acaba, volta tudo ao normal, é só companheirismo e amizade.

Na tentativa de diminuir os erros de arbitragem durante a partida, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) aprovou o uso da tecnologia nas finais da Superliga. A mudança foi vista com bons olhos pelos jogadores. Enquanto Guilherme destaca que o recurso traz uma maior precisão, o companheiro Thiago aponta que a mudança vai acabar com as "desculpas esfarrapadas".



- O recurso da tecnologia ajuda a tirar dúvidas. Não vai mais ter a desculpa que o juiz errou, ou seja, as pequenas desculpinhas serão eliminadas e vai ganhar a partida quem for melhor na bola - apontou o atleta do time carioca.

Até hoje, Rio de Janeiro e Cruzeiro se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias para cada lado. Na Superliga 2011/2012, o time carioca estreou o confronto com triunfo no Maracanãzinho por 3 sets a 1. No returno, o grupo mineiro deu o troco sem ceder sequer um set ao rival. Na edição atual do campeonato, os dois duelos foram decididos no tie-break. Mais uma vez, o fator casa foi determinante, e cada equipe comemorou em seus domínios.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/04/finalistas-preferem-nao-tocar-na-taca-da-superliga-e-revelam-supersticoes.html

Osasco renova contrato de Brait e Adenízia para próxima temporada


Líbero e central comemoram a permanência na equipe de Luizomar de Moura após o vice-campeonato da Superliga feminina

Por GLOBOESPORTE.COM Osasco, SP

Osasco divulgou nesta sexta-feira a renovação de contrato com a líbero Camila Brait e a central Adenízia para a próxima temporada. A dupla conquistou no clube dois títulos da Superliga, o tetracampeonto Sul-Americano, um Paulista e o Mundial de Clubes do ano passado. O clube já havia anunciado a permanência de Sheilla e Thaisa na equipe.

- A minha vida é em Osasco. Eu me formei na cidade e pretendo ficar um bom tempo no clube. Gosto muito do município, do time e do trabalho do Luizomar. Minha família e meus amigos estão em São Paulo, por tudo isso nunca pensei em sair de Osasco - comemorou Adenízia.

Adenizia Osasco x Rio de Janeiro vôlei (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Adenízia permanece na equipe na temporada 2013/2014 (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Camila Brait também demonstrou satisfação com sua renovação. Desde 2007 na equipe, ela afirmou que a estrutura oferecida pelo Osasco pesou na hora de sua decisão.

- Desde que cheguei tenho certeza de que a cada ano estou evoluindo bastante. O fato de jogar como titular e de poder atuar com frequência em competições importantes acaba ajudando muito e o trabalho do Luizomar está fazendo com que eu cresça cada vez mais. Além disso, a estrutura do Osasco é uma das melhores do Brasil e isso ajudou bastante na minha decisão de renovar meu contrato - disse Brait.

Camila Brait Osasco x Rio de Janeiro vôlei (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Camila Brait seguirá no Osasco
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)


Com o acerto de Sheilla e Thaisa, o Osasco terá de negociar Jaqueline ou Fernanda Garay, já que o novo ranking da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) deu pontuação máxima para as quatro jogadoras. Segundo o regulamento, cada equipe só pode ter três atletas de nível 7.

Ranking da CBV

O sistema contempla a qualidade técnica de cada jogadora, sua carreira e desempenho na última temporada. Os números vão de um a sete pontos. Com o atual ranking, além do limite de três jogadoras de nível 7, cada equipe tem o direito de formar o grupo com atletas cujo somatório de suas pontuações não seja superior a 32 pontos.

No entanto, nesta soma geral, de acordo com as diretrizes divulgadas pela entidade, para as atletas que permanecerem na equipe da temporada anterior, mesmo que tenham acréscimo de pontos, prevalecerão os pontos estabelecidos e considerados na edição passada. É o caso de Fernanda Garay, do Osasco, que passou de 6 para 7. Individualmente, ela é uma das quatro jogadoras de pontuação 7, que ferem o limite de três. Para o cômputo geral, porém, por ter seguido na mesma equipe, serão contados os seis pontos da última temporada.

 

Fã de Dante, Théo escuta conselhos do ídolo antes da final da Superliga


Oposto do Rio de Janeiro, que busca seu segundo título na competição, tira proveito da experiência e das lições vividas pelo campeão olímpico

Por Danielle Rocha Rio de Janeiro

Há duas temporadas, Théo não se cansa de emprestar ouvidos para Dante. Seja nos treinos ou nas inúmeras caronas, o oposto do Rio de Janeiro está sempre atento às palavras do campeão olímpico em Atenas 2004. Não só por ser fã declarado, mas por acreditar que o ídolo sabe direitinho como lidar com cada situação de jogo. Nesta semana, os conselhos de Dante parecem ser ainda mais preciosos. Domingo é dia de final de Superliga e Théo, por dever de ofício, é a bola de confiança do time. A pressão será grande. A equipe busca o primeiro título de sua história, no Maracanãzinho e contra o Cruzeiro, o atual campeão. A Rede Globo e o SporTV transmitem ao vivo, a partir das 10h, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

Theo comemoração vôlei Rio de Janeiro (Foto: Alexandre Loureiro / Inovafoto)Théo busca seu segundo título na Superliga (Foto: Alexandre Loureiro / Inovafoto)

- Tento passar tranquilidade, confiança e lucidez para ele. Théo vai ser o cara que terá que decidir. A posição que ele escolheu é de decisão e tem perfil para isso, e é um cara bom caráter. Digo que ele sente muito o erro. Errar para ele tem peso dois. E falo que erro e acerto ele tem que esquecer e só pensar no próximo ponto. Gosto de ser referência para ele. Já vivi isso e sei como se sente. A minha era o Tande, e tentava sugar o máximo de informação. Aprendi a lidar com as palavras, com uma dura mais forte  - disse Dante.

Théo segue a mesma cartilha. Observa, ouve e de vez em quando se pega vibrando como Dante após um ataque sem defesa. Ri e admite que "essa coisa de liderança" não é muito com ele. Prefere ficar concentrado, pensando no ponto que está por vir.  Não tem a personalidade explosiva de outros jogadores da mesma posição. É mais tranquilo. Tanto que não está nem mesmo nervoso às vésperas de subir ao altar. No meio da semana comprou o terno. Precisou apenas de meia hora. Deixa os preparativos para a noiva. A cabeça está só no último jogo do campeonato.

-  Estou tranquilo. A pressão tem que ser aqui primeiro. Depois eu desligo para lá (risos). Não tem muito mistério agora. Estou sabendo da responsabilidade que tenho e o que tenho que fazer. E é muito bom ter o Dante do lado porque ele passou por todas as situações que se pode imaginar, de perder, de ganhar, de virar jogo. E ele sempre está tranquilo durante as partidas. Sempre fala pra gente que não tem invenção e segredo, que a gente sabe fazer. Dante treina, confia e faz.. Acho que vai ser bom jogar em casa. O ginásio é nosso, tem a nossa torcida. Não encaro como uma pressão extra. A pressão na final vai ser para todo mundo.

Aos 29 anos, Théo tem um título de Superliga no currículo. Foi campeão com o Florianópolis (2008/2009). Nas duas temporadas seguintes atuou no Japão. Desde o retorno, se transformou no segundo maior pontuador no duelo entre Rio de Janeiro e Cruzeiro. Nas quatro partidas - duas na edição passada e duas na fase de classificação da atual -, anotou 56 pontos. Melhor do que ele, só o cruzeirense Wallace, que soma 68.
  
vôlei Theo rio de janeiro treino (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Théo e observado por Dante durante treino no Maracanãzinho (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

- É bom jogar contra um grande time. O Cruzeiro é o mais regular das últimas temporadas, tem muitas qualidades. Todo mundo joga bem e essa é a terceira final consecutiva deles. Então, temos que sacar bem para tentar tirar a bola da mão do William. Temos que errar pouco e saber fazer os pontos.


Quem o vê com um sorriso no rosto, não imagina que há nove meses ele tenha sido algo raro de se ver. Campeão do mundo e da Liga Mundial com a seleção brasileira em 2010, o oposto ficou no último corte feito por Bernardinho, antes dos Jogos Olímpicos de Londres.  Doeu, ele não nega. Mas o sonho de disputar as Olimpíadas segue vivo.

- Ficar fora depois de alguns anos de participação foi difícil. Mas eu não estava em grande momento. O Wallace e o Leandro Vissotto estavam bem. E para lá tinha que ir quem estava 100%. Eu administrei isso, aceitei, pois sabia o porquê daquilo. Superei rápido. Tenho que pensar nas próximas agora.
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/04/apos-estreia-como-titular-edilson-avisa-tenho-muito-mostrar-ainda.html

Copa: custo geral dos estádios está 30% mais alto que previsão de 2010


Levantamento compara dados divulgados pelo governo nos últimos 3 anos com números atualizados das cidades-sedes: soma chega a R$ 7,1 bilhões

Por Fabrício Marques Brasília

Cobertura arena corinthians itaquerão (Foto: Alexandre Lozetti)Fora do projeto inicial, Arena Corinthians ocupa
lugar que seria do Morumbi (Foto: Alexandre Lozetti)

Em janeiro de 2010, o governo federal e representantes das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014 deram o primeiro passo efetivo no planejamento para a realização do torneio com a assinatura da Matriz de Responsabilidades - um documento com a previsão de projetos prioritários, entre eles, a construção ou reforma dos estádios. Cada cidade apresentou seu plano, com estimativas de custos e prazos para conclusão das obras. Entre janeiro de 2011 e dezembro de 2012, o governo publicou ainda quatro balanços com atualizações. Pouco mais de três anos depois dos primeiros números, o GLOBOESPORTE.COM fez um levantamento comparativo para checar quais arenas tiveram os planos e prazos cumpridos (confira a tabela com todos os dados no final do texto).

Na Matriz de Responsabilidades da Copa em 2010, a previsão era de que os 12 estádios construídos ou reformados para 2014 custariam, ao todo, aproximadamente R$ 5,4 bilhões. Essa estimativa se mostrou incorreta: os custos estão 30% mais caros - chegando a R$ 7,1 bilhões, segundo estimativas de abril, passadas pelas próprias cidades-sedes. O secretário-executivo do Ministério dos Esportes (e representante do governo federal no Comitê Organizador da Copa - COL), Luis Fernandes, não considerou a diferença preocupante.


- Sinceramente, não acho que seja um aumento muito significativo. Quando a primeira versão da Matriz foi elaborada, nem todos os projetos estavam completos. Foi lançada uma estimativa dos custos antes da consolidação dos projetos. Um exemplo é o caso de São Paulo, onde estava prevista em 2010 a reforma do Morumbi e depois o projeto mudou para a construção de um novo estádio. Evidentemente, o custo subiu. A Copa do Mundo é uma oportunidade para grandes investimentos na infraestrutura do país, inclusive em equipamentos esportivos, como é o caso dos estádios, que ficarão como um importante legado - disse.

Outro fator que mudou bastante em relação às projeções de janeiro de 2010 foi o prazo de entrega das obras. Na assinatura da Matriz, todos os estádios deveriam ser entregues até dezembro de 2012. Cronograma que só foi cumprido nas reformas de dois equipamentos: o Castelão, em Fortaleza, e o Mineirão, em Belo Horizonte, inaugurados no final do ano passado. O terceiro estádio pronto é a Fonte Nova, em Salvador, utilizada no último domingo com o clássico entre Vitória e Bahia.

- Com relação aos prazos, entram fatores de outra natureza - acrescentou Luis Fernandes -  É preciso entender a complexidade das obras. Houve problemas na gestão dessas complexidades que acabaram determinando os atrasos. Seria muito importante que todos tivessem sido entregues no prazo. Agora temos que pensar que é importante que os outros seis estádios da Copa sejam finalizados até dezembro.

A principal preocupação está com os três estádios da Copa das Confederações que só deverão ser finalizados até o final deste mês: Arena Pernambuco, no Recife, Mané Garrincha, em Brasília, e Maracanã, no Rio de Janeiro. Apesar dos atrasos, o secretário garantiu que não haverá problemas para a realização do evento, que começa no dia 15 de junho com Brasil x Japão na capital federal.

- Os atrasos tornam o desafio maior. Mas não preocupa tanto, porque todos terão os eventos-teste. O problema é que será preciso realizar várias ações concomitantes. Não é o ideal, mas também não prejudicará a Copa das Confederações.

bahia x vitoria fonte nova (Foto: AFP)Arena Fonte Nova é o último estádio de 2014 inaugurado para Copa das Confederações (Foto: AFP)

Demora na definição dos projetos

Na opinião do engenheiro José Roberto Bernasconi, membro do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia, alterações em custos e prazos de obras complexas como a construção de estádios é comum e só será possível avaliar se houve exageros após uma análise detalhada de cada projeto.
- Toda obra está sujeita a algumas intercorrências, como questões climáticas, greves, aumento nos custos de mão de obra, aumento nos preços unitários de alguns itens... São muitos fatores e, enquanto não forem divulgados os mínimos detalhes de cada projeto, é difícil dizer se os aumentos estão ou não dentro do limite do aceitável.

No entanto, para o especialista, pelo menos um problema é fácil de identificar nos preparativos do Brasil para o Mundial de 2014: a demora para a definição dos projetos.
- O Brasil foi anunciado como sede da Copa no dia 30 de outubro de 2007. Em 2008 só se fez discurso, assim como em 2009. Deixamos o tempo passar. Em 2010 alguns projetos estavam em andamento e uma ou outra obra começou. Só aceleramos mesmo em 2011 e 2012. E uma das principais causa de problemas e perda de controle de custos é trabalhar com prazos apertados - afirmou o especialista, que lembrou que o anúncio das cidades-sedes só foi feito pela Fifa em maio de 2009, mas que algumas sempre foram consideradas certas no Mundial, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

Números diferentes

Arena da Baixada, estádio do Atlético-PR, no dia 9 de abril (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Divulgação)Arena da Baixada: números do Atlético-PR não
batem com os do governo (Foto: Divulgação)

Chama a atenção o fato de que, em alguns casos, os valores estimados pelas cidades-sedes para as obras dos estádios não são os mesmos divulgados pelo Ministério do Esporte no último Balanço da Copa, em dezembro de 2012. Há variações para mais e para menos e diferentes explicações.

Um exemplo está nas estimativas da Arena da Baixada. De acordo com os dados do ministério, a reforma do estádio custará R$ 234 milhões. No entanto, o Atlético-PR informou que a estimativa é de que, com os descontos fiscais concedidos pelo Recopa (programa de isenção fiscal para as obras dos estádios do Mundial), sejam gastos somente R$ 184 milhões (mesma previsão de janeiro de 2010).

Já no caso da Fonte Nova, os números do Ministério do Esporte indicam um custo de R$ 591,7 milhões. No entanto, o governo baiano informou que mudanças exigidas pela Fifa após a assinatura do contrato acabaram gerando um custo adicional de R$ 97,7 milhões, oficializado em janeiro deste ano. Entre as modificações estão mudanças no padrão dos assentos e do gramado, além de inovações na área de Tecnologia de Informação e instalações elétricas. Sendo assim, o valor final da obra foi estimado em R$ 689,4 milhões.

Os mais caros: Mané Garrincha e Maracanã

Não por acaso, os dois maiores estádios da Copa também serão os mais caros: Maracanã (79 mil pessoas) e Mané Garrincha (72 mil pessoas). As duas obras também estão entre as que mais aumentaram os custos entre 2010 e 2013.

Estimada inicialmente em R$ 600 milhões, a reforma do Maracanã já teve um crescimento nos gastos de 43%, passando para R$ 859,9 milhões, segundo os responsáveis pela obra. É o terceiro estádio com maior aumento proporcional e o segundo em valores brutos - crescimento de R$ 259,9 milhões. Gastos que poderão ser ainda maiores. O último balanço divulgado pelo Ministério do Esporte, em dezembro de 2012, já estimava o custo em R$ 882,9 milhões, número ainda não oficializado pelo governo local.

info Custos estádios copa 2014 (Foto: Editoria de arte)(Foto: Editoria de arte)

O prazo para a conclusão do palco das finais da Copa das Confederações e do Mundial também foi alterado duas vezes no período entre 2010 e 2013. Inicialmente previsto para ficar pronto em dezembro de 2012, a data de entrega passou para fevereiro de 2013 no 3º Balanço da Copa, divulgado pelo governo federal em abril do ano passado. Em dezembro, no 4º balanço, a data de entrega foi adiada em mais dois meses, passando para abril de 2013 (o primeiro evento-teste está marcado para o próximo dia 27, com uma partida entre amigos de Ronaldo e Bebeto. No momento, a arena carioca está 95% pronta).

- No caso do Maracanã, o conceito inicial era de manter a cobertura original, fazendo apenas adaptações. Só depois foi feita a avaliação técnica de que isso poderia não dar a garantia de sustentação necessária, e foi preciso mudar o projeto, exigindo a demolição da marquise. Quando os custos foram estimados em 2010, esse gasto não estava previsto - justificou o secretário do Ministério do Esporte Luis Fernandes.

Sobre o Mané Garrincha, o crescimento nos custos entre 2010 e 2013 foi de 34%, passando de R$ 745,3 milhões para R$ 1 bilhão (aumento de R$ 254,7 milhões). Gasto que, segundo o Tribunal de Contas do Distrito Federal, deverá ser maior: o último balanço divulgado pelo órgão estima as obras do Mané Garrincha em R$ 1,2 bilhão.

- Quando foi apresentado, havia apenas o custo do projeto básico. Hoje, atingiu esse nível porque o projeto inicial não constava a cobertura, por exemplo, e toda a tecnologia que foi incluída depois. Além disso, no projeto original seria aproveitado um quarto de arquibancada, o que não foi possível. Não é reforma. Estamos fazendo um estádio completamente novo, que custará cerca de R$ 1 bilhão com a isenção fiscal do Recopa - explicou o secretário extraordinário da Copa no Distrito Federal, Cláudio Monteiro.

estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha Copa (Foto: Reuters)Mané Garrincha deverá ser o estádio mais caro para a Copa do Mundo no Brasil (Foto: Reuters)

A entrega do Mané Garrincha também atrasou. Previsto inicialmente para dezembro de 2012, o prazo passou para julho de 2013 no 1º Balanço da Copa divulgado em 2011. No entanto, com a escolha do estádio para a abertura da Copa das Confederações, a previsão de entrega retornou para dezembro de 2012 e depois foi adiada para abril deste ano (a cerimônia de abertura será no próximo dia 21 e o primeiro evento-teste está marcado para 18 de maio, com a segunda partida da final do Campeonato Brasiliense).

- Podíamos estar fazendo esse estádio para entregar em dezembro, para a Copa do Mundo, com tranquilidade. Mas houve uma decisão de antecipar o cronograma em oito meses e inserir a cidade na Copa das Confederações. Mais ainda, a cidade receberá a abertura da competição, sendo assistida por milhões e milhões de telespectadores do mundo todo, um ano antes. Foi uma decisão acertada - defendeu Cláudio Monteiro.

Beira-Rio: aumento de 153%

Apesar de ser a segunda obra mais barata, a reforma do Beira-Rio é foi a que apresentou o maior aumento proporcional nos gastos. O crescimento entre o valor previsto em 2010 e o custo atual da obra foi de 153%, passando de R$ 130 milhões para R$ 330 milhões (aumento de R$ 200 milhões.

Segundo os responsáveis pela obra, o aumento foi provocado por uma troca no modelo de construção. Inicialmente, o Internacional ficaria responsável pela reforma. No entanto, em 2011, foi firmado uma parceria com um consórcio que alterou substancialmente o projeto e incluiu novos itens, como um edifício-garagem para três mil veículos.

- Chegamos a conclusão de que seria necessário firmar uma parceria para fazer a obra. Acertamos com uma um consórcio, que assumiu parte dos custos, e os valores se modificaram. Naturalmente, houve alterações no projeto - explicou o presidente da Comissão de obras do Internacional, Maximiliano Carlomagno.

O caso de São Paulo: Morumbi x Arena Corinthians

A cidade de São Paulo foi a única em que houve uma troca no estádio previsto para a Copa. Inicialmente, o palco do Mundial na capital paulista seria o Morumbi, com reforma estimada em R$ 210 milhões. No entanto, em 2011 foi definido que um novo estádio seria construído - a Arena Corinthians - para receber a abertura da Copa.

A primeira estimativa de custo do novo estádio divulgada pelo governo federal apareceu no 2º Balanço da Copa, em setembro de 2011. A previsão de R$ 820 milhões não mudou desde então.

Redução de custos: Castelão

Ceará; Fortaleza; Castelão (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)Pronto em dezembro, Castelão foi sede de clássico
entre Ceará e Fortaleza (Foto: Kid Júnior/Ag Diário)

Entre os 12 estádios da Copa, apenas um apresentou redução nos custos previstos entre 2010 e 2013 até o momento: o Castelão, em Fortaleza. A economia de R$ 104 milhões em comparação com a estimativa inicial foi confirmada pelo governo local ao fim da obra. Previsto para custar R$ 623 milhões em 2010, a reforma do estádio foi concluída a um custo de R$ 518,6 milhões - redução de 16,7%.

- O Governo do Estado optou pelo modelo de parceria público-privada (PPP) para a contratação do consórcio construtor que ficou responsável pela obra. Durante o processo de licitação, venceu a proposta que se adequava ao projeto e tinha o valor mais baixo. Daí conseguimos a redução dos custos - explicou o secretário especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa.

Outros estádios também utilizaram o modelo de PPP, mas não conseguiram redução nos valores, como é o caso da Arena Pernambuco. Estimada inicialmente para custar R$ 529,5 milhões, a obra já está orçada em R$ 532 milhões, segundo o governo local, e poderá aumentar ainda mais por conta de medidas que foram tomadas para acelerar a construção e permitir a entrega a tempo da Copa das Confederações. O valor final ainda não foi calculado.

No prazo: Castelão e Mineirão

Além de ser o único projeto com redução nos custos, o Castelão também foi, ao lado do Mineirão, um dos estádios entregues dentro do prazo previsto - dezembro de 2012.

- Uma decisão que foi essencial para a agilidade do processo foi levar toda a equipe da então Secretaria do Esporte (assim que o contrato foi assinado com o Consórcio Construtor e antes mesmo de ser criada a Secopa) para dentro do canteiro da obra, para que pudéssemos acompanhar mais de perto a execução - detalhou o secretário da Copa no Ceará, Ferruccio Feitosa.

Já a Secretaria Extraordinária da Copa em Minas Gerais (Secopa-MG) informou por meio da assessoria de imprensa que um dos fatores que possibilitou o cumprimento do prazo foi a adoção de um modelo de gestão compartilhada entre o governo local e um parceiro privado (Minas Arena), que ficou responsável pela administração do estádio após a conclusão.

Comparações

Coletiva Luis Fernandes (Foto: Ivo Lima)Para Luis Fernandes, aumento dos custos dos
12 estádios não é significativo (Foto: Ivo Lima)

Na opinião do secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, não é justo comparar os custos e os prazos de entrega dos 12 estádios da Copa. Para ele, são projetos bastante específicos, com características próprias que precisam ser consideradas em qualquer avaliação.

- São projetos diferentes. Cada um com uma complexidade diferente. Alguns tratam apenas de reformas, como é o caso do Castelão e do Mineirão. Não dá para comparar o grau de complexidade do Castelão com o Maracanã, por exemplo.

Segundo o secretário, as evoluções ns custos e alterações no prazos de entrega decorrem justamente dessas especificidades, que precisam ser consideradas individualmente.
- É complicado comparar diretamente o porque um conseguiu diminuir o valor e outro não. Os primeiros valores previstos na Matriz estavam baseados em projetos que foram bastante alterados, consolidados ao longo do tempo, e de acordo com as necessidades de cada sede.

O engenheiro José Roberto Bernasconi também avalia que é preciso considerar as especificidades de cada obra. No entanto, para o especialista, separando reformas de construções novas e utilizando o tamanho dos estádios como parâmetro é possível fazer algumas comparações.
- Cada caso é um caso. São situações de trabalho diferentes. Mas comparando o preço unitário por assento, é possível perceber algumas diferenças importantes e traçar alguns parâmetros para avaliação - defendeu o especialista.

Neste caso, entre os novos estádios construídos para Copa, o Mané Garrincha é o que apresenta o custo mais alto na divisão entre o valor estimado para a obra e a capacidade: R$ 13,8 mil por assento. Já entre os estádios reformados, o custo mais alto é do Mineirão, com R$ 11,2 mil por assento.
Info_CUSTO-ESTADIOS_Copa-03 (Foto: Infoesporte)Custos estádios da Copa do Mundo 2014 (Foto: Infoesporte)