segunda-feira, 8 de abril de 2013

Destaque da final, Natália se livra de nuvem negra: ‘Uma vitória pessoal’


Ponteira do Rio de Janeiro, que se recuperou de tumor na canela, torna-se a maior pontuadora do histórico das decisões contra o arquirrival Osasco

Por Marcos Guerra São Paulo


Os dias de angústia e dúvidas ficaram para trás. Depois de sofrer por conta de um tumor na canela esquerda, depois de um retorno às quadras ainda inconsistente, a ponteira Natália está radiante. Cresceu no momento decisivo da Superliga feminina de vôlei e liderou o Rio de Janeiro à conquista do título, sendo a maior pontuadora da decisão contra o Osasco, igualando os 22 pontos de Sarah Pavan. No histórico das nove finais entre os dois times, ela agora lidera o ranking de pontuação, cravando 106 bolas. Natália considera a atuação do último domingo um ponto final na “nuvem negra” que a atormentou.

- Só quem estava do meu lado sabe o quanto sofri. Essa decisão foi o reflexo da minha temporada. Lutei, tive momentos difíceis, mas fui feliz no final. Foi uma vitória pessoal também - disse a jogadora.

Volei - Natália Fabi Rio de Janeiro Campeão Medalha (Foto: Ivo Gonzalez/Agência O Globo)Com o Cristo Redentor ao fundo, Fabi e Natália exibem medalha da Superliga (Foto: Ivo Gonzalez/O Globo)

Foi de Natália o último ponto da partida. Não à toa. Depois que o Rio abriu vantagem no tie-break, a levantadora Fofão procurou a ponteira para presenteá-la com a missão de encerrar o confronto. Uma coroação por toda superação de Natália na temporada.

- Eu dei a bola para ela. Procurei e queria ter dado uma bola perfeita, mas não consegui. De todo jeito, ela virou. A Natália merecia isso. Cada vez que ela rever esse jogo, vai lembrar que ela decidiu. A Natália voltou a ter segurança na hora certa. Quero que ela lembre essa final, que ela saiba que é capaz de fazer tudo - disse Fofão.


Natália chegou a duvidar se conseguiria atuar no mesmo nível de antes do tumor na canela. A família, as amigas e o técnico Bernardinho foram fundamentais para fazê-la erguer a cabeça e voltar a acreditar em si.

- Parar de fazer uma das coisas que mais amo foi muito difícil. Ficava em dúvida se poderia voltar a ser a Natália de sempre. Não comecei bem a Superliga, chegava para o Bernardo e chorava. Ele falava: “Você vai jogar e vai ser campeã disso”. Acreditei na minha recuperação, do mesmo modo que acreditar que poderíamos vencer o Osasco - disse Natália.

Agora, a única dúvida de Natália é como aproveitar as férias, se é que terá tempo para isso. A ponteira não sabe exatamente qual será a sua programação, que pode contar com a disputa do Sul-Americano de clubes e com o início da preparação da seleção brasileira para o Grand Prix, principal competição entre seleções em 2013.

Com direito a pneu, Serena bate Jankovic e conquista Charleston


Americana começa a final desconcentrada, se recupera e vence por 2 a 1

Por GLOBOESPORTE.COM Charleston, EUA

Depois de um começo irreconhecível, quando perdeu o primeiro set, Serena Williams retomou a concentração e chegou ao título do WTA de Charleston, nos Estados Unidos. Na final deste domingo, a número um do mundo bateu a sérvia Jelena Jankovic por 3/6, 6/0 e 6/2. Com a terceira conquista do torneio, a americana embolsou US$ 125 mil (R$ 250 mil) e somou 470 pontos no ranking mundial.

serena williams tenis Charleston (Foto: AP)Serena Williams exibe o troféu conquistado com a vitória sobre Jelena Jankovic (Foto: AP)

Serena começou a partida confirmando seu saque facilmente por duas vezes, ao contrário de Jankovic, que ainda teve que salvar dois break-points. No quinto game, Jankovic aproveitou as falhas de Serena para quebrar o serviço e fazer 3/2. A partida ficou equilibrada até a sérvia dominar as ações. Diante de uma americana irreconhecível, quebrou novamente o saque e fez 6/3.

A derrota parcial fez bem a Serena. Ela voltou para o segundo set soltando o braço e com uma sucessão de winners e subidas à rede. Chegou fácil a 4/0 e com um pouco de dificuldade quebrou novamente o serviço de Jankovic e chegou ao pneu
.   
A sérvia voltou para o terceiro set disposta a se redimir do atropelo. Mas se desconcentrou ao reclamar do serviço e acabou quebrada no terceiro game. Com o jogo na mão, Selena quebrou o saque da adversária novamente no sétimo game, e diante da torcida chegou ao 47º título de simples de sua carreira.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/04/com-direito-pneu-serena-williams-bate-jankovic-e-vence-em-charleston.html


 

Número 1 do mundo sofreu torção durante jogo de domingo pela Copa Davis e deu a vitória para Sérvia contra EUA, mas não sabe se jogará 'em casa'

Por SporTV.com Boise, EUA


A torção no tornozelo direito pode não ter sido um empecilho para Novak Djokovic vencer Sam Querrey no domingo e dar a vitória para a Sérvia nas quartas de final da Copa Davis, mas pode tirá-lo de um dos torneios que ele mais gosta de jogar. Sem saber a gravidade da lesão, mas preocupado com o inchaço na região, o número 1 do mundo disse que dará o máximo para disputar o Masters 1000 de Monte Carlo, que começa no dia 14.

- (O tornozelo) está inchado, e quando isso acontece, definitivamente, não é bom sinal. Mas ainda temos que saber a gravidade da lesão. As lesões fazem parte do esporte, e nós atletas tentamos evitá-las como podemos. Para ser realista, não sei se vou disputar a competição. Eu moro e treino lá, por isso me sinto em casa no torneio. Eu amo jogar lá, então farei todo o possível para me recuperar e disputar o torneio.

Morador do bairro que sedia a competição no Principado de Mônaco, Djokovic foi vice-campeão em Monte Carlo em 2009 e 2012. O sérvio perdeu ambas as decisões para o espanhol Rafael Nadal, atual octacampeão do torneio.

Novak Djokovic torção tornozelo Copa Davis (Foto: Reuters)Inchaço no tornozelo direito preocupa Djokovic, que pode não jogar o Masters de Monte Carlo (Foto: Reuters)

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/04/com-tornozelo-inchado-djokovic-e-duvida-para-masters-de-monte-carlo.html
  

Governo quer aprovar neste ano MP que ajude clubes a quitar dívidas


Anteprojeto, que prevê perda de pontos e até rebaixamento para clubes que descumprirem o acordo, deve ser voltado em 2013, diz secretário

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro

O governo brasileiro espera aprovar ainda neste ano a medida provisória que prevê ajudar os clubes do país a quitar as dívidas públicas.  Nesta segunda-feira, durante o Fórum Internacional de Economia do Esporte, no Rio de Janeiro, o secretário Nacional de Futebol, Antônio Nascimento, revelou que o Ministério do Esporte tem pressa.

O anteprojeto do deputado Vicente Cândido (PT-SP) está sofrendo ajustes, e a ideia é que seja votado como medida provisória, uma vez que poderia demorar muito se fosse para a Câmera dos Deputados como projeto de Lei.

- Amanhã o ministro (do Esporte) Aldo Rebelo vai à Câmera e ao Senado Federal tratar desse assunto. Já estamos conversando com os clubes. Na quarta, por exemplo, vou a Porto Alegre conversar com dirigentes de Inter e Grêmio. A ideia é que essa medida provisória seja votada o mais rápido possível, ainda neste ano - disse Antônio Nascimento, que representou o ministro Aldo Rebelo, ausência de última hora no evento.

Antônio Nascimento, secretário Nacional do Futebol (Foto: Marcelo Baltar)Antônio Nascimento, secretário nacional do futebol, representou o ministro Aldo Rebelo (Foto: Marcelo Baltar)

O projeto prevê que os clubes tenham a dívida com o governo federal abatida desde que invistam em modalidades olímpicas que sirvam como projetos sociais. Serão 240 prestações (20 anos) e, nesse período, eles não poderão contrair novas dívidas públicas. Em caso do descumprimento do acordo, as punições são a perda de pontos e até mesmo o rebaixamento, para as agremiações que adquirirem novos débitos. Dirigentes também serão responsabilizados.

- Essa é a grande novidade. Como um dirigente vai encarar o torcedor na rua sabendo que ele levou o clube ao rebaixamento pois deixou de pagar uma dívida com o governo? - questionou o secretário.

Possível novidade no Brasil, a punição por dívidas já existe na Europa. Recentemente, vítima de uma má administração, o Rangers, da Escócia, entrou em uma grave crise financeira que o levou à falência. Vendido, o clube mudou de nome para The Rangers Football Club, e foi rebaixado após a maioria dos times da primeira divisão do país não aceitar sua reintegração. O clube, um dos mais tradicionais do país, disputa agora a quarta divisão escocesa. Na Itália, a Fiorentina já viveu a mesma situação.

Calendário
Enquanto discute o anteprojeto para ajudar os clubes brasileiros, o secretário nacional também estuda novas formas de modernizar o futebol no país. Um dos principais pontos levantados por Antônio Nascimento é a adaptação do calendário brasileiro ao europeu. Para ele, a mudança é fundamental para que os clubes do país voltem a excursionar pelo exterior e consequentemente fiquem mais conhecidos e aumentem seu potencial econômico. O projeto, no entanto, ainda está no campo das ideias e não foi discutido com a CBF.

Para analisar melhor esse e outros aspectos, o governo convidou o ex-diretor executivo do Chelsea, Peter Kanion, para vir ao país fazer um diagnóstico do futebol brasileiro. A ideia é que o dirigente aponte soluções sobre o que pode ser feito para que o futebol jogado no Brasil seja valorizado internacionalmente como marca.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/04/governo-quer-aprovar-neste-ano-mp-que-ajude-clubes-quitar-dividas.html

Seedorf volta a treinar e espera julgamento para saber se joga quarta


Holandês vai a campo em General Severiano nesta segunda-feira, e TJD julga terça-feira sua expulsão na vitória sobre o Madureira

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Seedorf  botafogo (Foto: Thales Soares)Seedorf se exercita com elenco do Bota: ele não
sabe se pega o Friburguense (Foto: Thales Soares)

Depois de ficar dois jogos fora do time, Seedorf voltou a campo nesta segunda-feira para trabalhar com os companheiros de Botafogo em General Severiano. O holandês está sendo preparado para jogar na quarta-feira, contra o Friburguense, em Moça Bonita, mas ainda depende do julgamento de sua expulsão na vitória sobre o Madureira, que será terça-feira, no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).

Seedorf cumpriu suspensão no clássico com o Vasco e ficou fora do confronto com o Olaria para ganhar condição física de olho na sequência da temporada. Ele vinha sendo substituído pelo atacante Bruno Mendes.

A ausência de Seedorf nos dois últimos jogos encerrou uma sequência de dez seguidos, a sua maior com a camisa do Botafogo. Aos 37 anos, o holandês iniciou a pré-temporada depois dos companheiros e ficou fora dos dois primeiros jogos do ano.

Líder do Grupo A, com 12 pontos, o Botafogo precisa conquistar a Taça Rio para ser campeão carioca sem a necessidade de uma final entre os vencedores dos dois turnos.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/04/seedorf-volta-treinar-e-espera-julgamento-para-saber-se-joga-quarta.html

Vitinho faz papel de repórter antes dos gols e ouve profecia de Renato


Jovem faz entrevista no banco de reservas com volante, que previu pelo menos um gol do atacante na vitória sobre o Olaria, no último domingo

Por Thales Soares Rio de Janeiro

vitinho botafogo olaria (Foto: Fábio Castro / Agif)Vitinho parte para cima da zaga do Olaria: jovem
marcou dois gols no jogo (Foto: Fábio Castro / Agif)

Uma brincadeira no banco de reservas antes do jogo contra o Olaria, em Volta Redonda, acabou virando uma profecia. Depois de mais de dois meses sem jogar, o volante Renato foi relacionado e, ao seu lado, Vitinho iniciou uma entrevista com o veterano. Na resposta, ouviu que faria um gol.

Vitinho acabou entrando aos 28 minutos do segundo tempo, fez dois golaços e ajudou o Botafogo a vencer o Olaria por 3 a 0. O resultado deu a liderança ao time no Grupo A da Taça Rio e aumentou seu status de xodó.


- A gente estava no banco. Brinquei com o Renato, como se fosse repórter, perguntando o que esperava da  partida em sua volta ao time. Ele respondeu que estava honrado em sentar ao meu lado e que eu faria um gol - revelou Vitinho.

Com apenas 19 anos de idade, o jovem vem sendo tratado com cuidado no grupo. Renato, de 33, elogiou Vitinho, que chegou a atuar como titular em cinco jogos este ano, e descreveu suas principais qualidades, entre elas a facilidade de chutar tanto com o pé direito quanto com o esquerdo, fato demonstrado no jogo de domingo.

- Ele é um menino que vem crescendo e pela idade ainda vai ter altos e baixos. Seu potencial é muito grande, chuta bem com a direita e a esquerda. Ele tem drible, é veloz e potente. Venho conversando e antes do jogo disse que faria um gol. Nos treinamenots, a gente incentiva a ir para cima, pois sabe que no futuro será um grande jogador - disse Renato.

Vitinho deve continuar no banco de reservas quarta-feira, contra o Friburguense, em Moça Bonita. Caso Seedorf seja suspenso no julgamento desta terça-feira, pela expulsão contra o Madureira, a tendência é que Bruno Mendes seja titular novamente.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/04/vitinho-faz-papel-de-reporter-antes-dos-gols-e-ouve-profecia-de-renato.html

Lodeiro transcende a garra uruguaia e vira artilheiro do Botafogo em 2013


Jogador chega a cinco tentos com o marcado na vitória por 3 a 0 sobre o Olaria e iguala Seedorf como goleador do time na temporada

Por Thales Soares Rio de Janeiro

O nome de Lodeiro ecoa com a maior facilidade entre os torcedores do Botafogo. Órfãos de Loco Abreu, encontraram nele o símbolo uruguaio que precisavam. Mas ele vai além dessa relação de idolatria. Aos 24 anos, titular da seleção do Uruguai, já se consolidou no clube e, no domingo, alcançou algo que estava além de sua expectativa. Ao marcar o gol que abriu caminho para a vitória por 3 a 0 sobre o Olaria, em Volta Redonda, chegou a cinco em 2013 e se igualou a Seedorf como goleador do time no ano.

lodeiro botafogo x olaria (Foto: Fabio Castro/Agif)Lodeiro, além do gol, comando o time do Botafogo contra o Olaria (Foto: Fabio Castro/Agif)

A importância de Lodeiro vem sendo cada vez mais destacada pelo técnico Oswaldo de Oliveira. A diretoria sabe disso. O uruguaio já recebeu pelo menos três propostas de clubes do Oriente Médio. O Botafogo conseguiu segurá-lo, com aumento salarial, um contrato mais longo e a proximidade da seleção uruguaia, de olho na Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

- A durabilidade e a insistência dele, a continuidade no trabalho, tudo que ele tem feito para se adaptar aos companheiros, com a forma de jogar. Ele já respira melhor o ar dos jogos aqui no Brasil e amadureceu muito com a condição de titular na seleção do Uruguai. Está mais ousado e responsável. Vai continuar crescendo - afirmou Oswaldo.


A evolução de Lodeiro de um ano para o outro é nítida. Em 2012, ele disputou 19 jogos, sendo 14 como titular, marcando apenas dois gols. Em nove, foi substituído e saiu do banco para entrar em cinco. Este ano, atuou em 12 jogos, todos como titular, saiu em apenas três deles e fez cinco gols.
A sua sequência atual é excelente. Nos últimos três jogos que participou, Lodeiro fez um em cada jogo, sempre com vitórias expressivas (4 a 0 sobre o Quissamã e 3 a 0 sobre Vasco e Olaria). O próximo jogo é quarta-feira, contra o Friburguense, em Moça Bonita, à espera do grito pelo nome do uruguaio.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/04/lodeiro-transcende-garra-uruguaia-e-vira-artilheiro-do-botafogo-em-2013.html

"INACEITÁVE" - Comissão faz vistoria no Engenhão e quer vetar verba pública na reforma


Deputados federais relatam problemas no estádio depois de visita ao lado de presidente do Crea e representantes do Botafogo

Por GLOBOESPORTE.COM* Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio ainda não sabe como e quando vai resolver o problema da cobertura do Engenhão. Mas, se depender da Comissão de Legado da Copa do Mundo e das Olimpíadas da Câmara dos Deputados, há uma certeza: não haverá emprego de dinheiro público nas obras. Integrantes da comissão visitaram o estádio nesta segunda-feira e se reuniram com o presidente do Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), Agostinho Guerreiro, e o gerente executivo do Botafogo, Sérgio Landau, para entender os problemas ocorridos no local e buscar opções para resolução.

Vistoria Engenhão assessoria deputado Molon, diretor executivo do Botafogo, Sergio Landau (Foto: Fernando Rabelo)Comissão faz vistoria no Engenhão na tarde desta segunda-feira (Foto: Fernando Rabelo)

O Botafogo não autorizou o acesso dos jornalistas à vistoria, alegando que o clube ainda não recebeu qualquer laudo explicando os motivos da interdição do Engenhão. Estiveram no estádio os deputados federais Alessandro Molon, Arolde de Oliveira, Lilian Sá e Marcelo Mattos. Ao fim do encontro, eles falaram com os repórteres na porta do estádio. Molon, que é presidente da comissão, afirmou que o grupo vai lutar para impedir o uso de dinheiro público.

- Vamos requisitar todas as informações necessárias, todos os laudos, e tornar isso público, porque é importante a população saber disso. Vamos pedir para que os responsáveis respondam pelos erros cometidos e pelo mau uso do dinheiro público. Numa obra que custou quatro vezes o valor previsto, é inaceitável que o dinheiro para consertar seja novamente público. É necessário que quem é responsável responda. Se foi um erro de projeto, responda quem fez o projeto. Se for um erro de execução, quem a fez. E sobretudo as empresas que entregaram a obra. Alguém tem que responder por isso. O que não pode é mais uma vez a população pagar a conta - disse Molon.

Se foi um erro de projeto, responda quem fez o projeto. Se for um erro de execução, quem a fez. E sobretudo as empresas que entregaram a obra. Alguém tem que responder por isso. O que não pode é mais uma vez a população pagar a conta"
Alessandro Molon

Além disso, Molon relatou alguns problemas que o estádio enfrenta desde a inauguração, em 2007. O deputado revelou que ficou impressionado com a ausência de uma comunicação oficial ao Botafogo até o momento. Segundo ele, a diretoria recebeu apenas informações em conversas informais.

- Na reunião, houve um relato do histórico de problemas no Engenhão. São de duas ordens, que atrapalham o funcionamento desde o início do estádio. Na energia elétrica, há problemas no suprimento elétrico, geradores que não funcionam, baterias inadequadas, problemas com infiltração de água e no suprimento de água para os andares superiores nos dias de jogo. Não é possível dizer em que ponto está o problema. E a segunda é um problema estrutural na cobertura do estádio. A cobertura teria se deslocado 50% desde a inauguração. Um vento de 63 quilômetros por hora colocaria em risco a estrutura e pode até desabar. O Botafogo tem recebido apenas informações verbais, não tem laudo.

Engenheiros responsáveis podem ter registro cassado

Vistoria Engenhão assessoria deputado Molon (Foto: Fernando Rabelo)Deputado Molon (em primeiro plano) observa maquete do estádio (Foto: Fernando Rabelo)

Segundo o presidente do Crea, Agostinho Guerreiro, se for comprovado que houve má-fé dos engenheiros responsáveis pelas obras do Engenhão, os mesmos poderão ter o registro no orgão cassado. Ele informou ainda que a instituição não tem poderes para exigir uma documentação da prefeitura sobre o caso e nem da concessionária responsável pela interdição.

- Se da parte dos profissionais e empresas envolvidas ficar comprovado que houve leniência ou algum comportamento que fere a ética, certamente o Crea entrará com um processo para a perda do registro. Se ficar comprovado, será punido. A lei é madrasta com o Crea, não podemos fazer nada que se relacione com obras, só com o profissional envolvido. Isso já foi feito e fizemos o que deve ser feito. Nos dá a tarefa de fiscalizar, mas não temos o poder de exigir que os poderes públicos nos enviem projetos.

Inaugurado em 2007 para o Pan do Rio de Janeiro, o Engenhão custou cerca de R$ 380 milhões ao cofres públicos.

* Texto de Raphael Bózeo, estagiário, sob a supervisão de Luciano Mello

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2013/04/comissao-faz-vistoria-no-engenhao-e-quer-vetar-verba-publica-na-reforma.html

Brasileira de 15 anos garante o bronze em Mundial cadete de esgrima


Gabriela Cecchini fica em terceiro lugar na categoria florete, em Porec

Por GLOBOESPORTE.COM Porec, Croácia

Gabriela Cecchini é bronze no Mundial cadete de esgrima (Foto: Divulgação/FIE)Gabriela Cecchini é bronze no Mundial cadete de
esgrima (Foto: Divulgação/FIE)

A esgrimista brasileira Gabriela Cecchini, de apenas 15 anos, conquistou a medalha de bronze do Mundial cadete, neste fim de semana, na cidade de Porec, na Croácia. O pódio da atleta do Grêmio Náutico União foi apenas o segundo do país em uma competição mundial da modalidade.

Gabriela fez uma ótima campanha até chegar nas semifinais da categoria florete feminino, quando foi superada pela húngara Viktoria Schemel-Mesteri, por 15 a 13. A algoz da brasileira levou a medalha de ouro da competição, depois de superar a americana Sabrina Massialas na final, por 15 a 11.

A medalha de Gabriela, atual campeã pan-americana e sul-americana de sua categoria, foi apenas a segunda do Brasil em mundias. A primeira foi conquistada por Élora Ugo Pattaro, no Mundial de 2003, quando foi prata no sabre feminino.

Gabriela Cecchini é bronze no Mundial cadete de esgrima (Foto: Divulgação/FIE)Gabriela garante o segundo pódio do Brasil em mundiais (Foto: Divulgação/FIE)

Fabíola lamenta erros, mas exalta o empenho de Osasco: 'Guerreiras'


Técnico Luizomar elogia comportamento da equipe na final da Superliga

Por João Gabriel Rodrigues e Marcos Guerra São Paulo

Fabiola prêmio vôlei (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Chorando, Fabíola recebe o prêmio de melhor
levantadora (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)

Faltava o título para coroar uma temporada repleta de vitórias. A queda na final da Superliga, no entanto, veio como um baque. Eleita a melhor levantadora da competição pelo segundo ano consecutivo, a jogadora do Osasco lamentou a derrota para o Rio de Janeiro, neste domingo, no Ibirapuera.

- Nós esperávamos um jogo duro. Ninguém esperava um 3 a 0, já imaginávamos um 3 a 2. Tivemos dificuldades no terceiro set, não conseguimos reverter. Erramos demais. Mas nossa equipe está de parabéns. Fomos guerreiras e lutamos até o fim. Eu queria o ouro, queria dar essa alegria à torcida. Faz parte do vôlei. É levantar a cabeça e continuar o trabalho, temos mais uma Superliga pela frente - disse Fabíola.

O técnico Luizomar de Moura também elogiou o comportamento do time em uma temporada quase perfeita. Campeão da Superliga passada, o Osasco ainda conquistou o Mundial de Clubes e o Campeonato Paulista.

- Fomos muito bem nos dois primeiros sets. Mas, depois, nosso nível de saque caiu, e nosso sistema defensivo também passou a não ser tão eficiente. Mas foi uma temporada maravilhosa. A equipe perdeu apenas quatro jogos na temporada inteira. Então, merece o reconhecimento porque sei que não faltou luta, não faltou empenho.

Neste domingo, o Osasco chegou a abrir 2 sets a 0, mas viu o Rio de Janeiro virar e ficar com o oitavo título da Superliga feminina. As cariocas venceram seis das nove finais seguidas entre as duas equipes.
 

Inquieto, Bernardinho leva a melhor sobre o sereno Luizomar na decisão


À beira da quadra do Ibirapuera, treinadores de estilos bem diferentes dão um show à parte no emocionante confronto entre Rio de Janeiro e Osasco

Por João Gabriel Rodrigues e Marcos Guerra São Paulo

 
Enquanto as meninas de Osasco e Rio de Janeiro se enfrentavam na final da Superliga feminina de vôlei, outro duelo se travava à beira da quadra do ginásio do Ibirapuera. O contraste entre a inquietude esbravejante do técnico Bernardo Rezende e a tranquilidade observadora de Luizomar de Moura foi um show à parte neste domingo. Dois estilos opostos, mas, cada um a seu jeito, bastante eficientes. Melhor para o agitado Bernardinho, que liderou o Rio de Janeiro numa virada incrível para chegar ao título.

Desde o início, os técnicos “dançavam” em ritmos diferentes. Bernardinho preferia ficar parado, mas não quieto. Com a mão no queixo, conversava pelo rádio e vociferava instruções para as meninas do Rio de Janeiro durante o primeiro set. Luizomar, por sua vez, passeava de um lado ao outro e só explodia a cada bela cortada de Fernanda Garay, a cada ponto de Jaqueline. Assim, com orientações serenas, porém firmes, o técnico liderou o Osasco ao triunfo no set inicial (25 a 22).

À medida que o segundo set passava, as características dos treinadores ficavam mais evidentes. Cada vez mais calmo, vendo o Osasco vencer novamente (dessa vez por 25 a 19), Luizomar apoiava as mãos na cintura, ou as unia atrás das costas. Para que usá-las, se apenas suas instruções já bastavam? Enquanto isso, a inquietude crescia em Bernardinho, que desistira de ficar parado e caminhava em frente ao banco de reservas, tendo de escutar provocações diretas da torcida do Osasco.

Bernardinho vôlei Rio de Janeiro (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Bernardinho: tensão do início ao fim da decisão no Ibirapuera  (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

No entanto, os papéis se inverteram no meio da decisão. O Rio reagiu e amansou a fera Bernardinho nos dois sets seguintes. Ele quase não esbravejou na vitória do terceiro set por 25 a 20, muito menos no período seguinte, vencido com sobras (25 a 15). Luizomar, não perdeu a tranquilidade, mas passou a falar cada vez mais com suas jogadoras.

Era chegada a hora da decisão. Já não havia mais contraste entre calmo e agitado. Os nervos à flor da pele falavam mais alto. A cada ponto, os dois treinadores explodiam, ou em comemoração, ou em lamentos. Mais acostumadas a jogar sob o comando de um técnico inquieto, as meninas do Rio de Janeiro não fraquejaram, levaram o set decisivo (15 a 9) e o título. Só aí o esbravejante Bernardinho pôde relaxar e festejar mais uma conquista.

Luizomar vôlei Osasco (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Luizomar: da tranquilidade à decepção na final da Superliga (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

FONTE:

Goleiro Gomes sofre fratura na mão e não joga mais nesta temporada


Exames apontam lesão na mão esquerda do goleiro, que está emprestado ao Hoffenheim e não deve mais entrar em campo pelo Campeonato Alemão

Por GLOBOESPORTE.COM Hoffenheim, Alemanha

Emprestado pelo Tottenham ao Hoffenheim, o goleiro Gomes não vai mais jogar nesta temporada. Exames realizados nesta segunda-feira apontaram uma fratura na mão esquerda do brasileiro, sofrida na vitória de sua equipe por 3 a 0 sobre o Fortuna Düsseldorf, na última sexta.

Ao todo, Gomes deve ficar oito semanas afastado dos gramados. Como faltam apenas seis rodadas para o fim do Campeonato Alemão, ele não deve retornar a tempo de ajudar o Hoffenheim na briga contra o rebaixamento: o time está em penúltimo lugar, com 23 pontos, seis a menos que o Düsseldorf, primeira equipe fora da zona da degola.

O futuro de Gomes, aliás, está indefinido. No Tottenham, ele era a terceira opção, atrás de Lloris e Friedel, o que facilitou sua transferência por empréstimo para o Hoffenheim, pelo qual teve boas atuações. O jogador tem 32 anos.

Gomes Hoffenheim (Foto: Reprodução / Site Oficial)Gomes é consolado após deixar o gramado contra o Fortuna Düsseldorf (Foto: Reprodução / Site Oficial)

FONTE:

Pato apresenta a nova camisa do Timão inspirada no modelo de 199


'Olha o que eu achei no meu armário'. Com essa legenda, atacante mostra a novidade do uniforme alvinegro

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

pato corinthians  (Foto: Instagram)Pato mostra o modelo branco (Foto: Instagram)

O atacante Alexandre Pato postou nesta segunda-feira uma foto sua com a nova camisa do Corinthians. O jogador mostrou a novidade em sua conta no Instagram. Na legenda, ele escreveu:
- Olha o que eu achei no meu armário!!! A nova camisa do Timão.

O modelo, inspirado no uniforme de 1990, quando o Corinthians conquistou o Brasileirão pela primeira vez, apresenta gola e a manga na cor preta, assim como os calções e as meias.


paulinho corinthians (Foto: Reprodução/Instagram)Paulinho mostra a camisa listrada
(Foto: Reprodução/Instagram)

Em destaque, no peito, o emblema do Mundial de Clubes conquistado pelo Timão no ano passado, em dezembro, no Japão. Na parte interna do colarinho, há um desenho estilizado da Arena Corinthians, com a inscrição "2013".

O Corinthians estreia a camisa branca nesta quarta-feira, contra o San José, no Pacaembu, pela Taça Libertadores. O uniforme listrado será lançado quatro dias depois, também no Pacaembu, contra o Linense, pelo Paulistão. Serão lançadas duas versões das duas camisas: uma idêntica à dos jogadores, a R$ 299,00, e uma para torcedores, a R$ 199,00.

Antes de 'decisão' no Camp Nou, R10 se diz dividido entre PSG e Barcelona


Ex-jogador dos clubes na última década, craque sai pela tangente ao ser perguntado sobre para quem torcerá nas quartas da Liga dos Campeões

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Ronaldinho Gaúcho deixou a Europa há pouco mais de dois anos, mas é quase impossível não atrelar ainda sua imagem às jogadas e gols geniais pelo Barcelona. Graças a seus feitos com a camisa azul e grená, foi eleito o melhor do mundo pela Fifa por duas vezes na última década. Mas só chegou ao auge da carreira no clube catalão graças a um 'estágio' de duas temporadas no Paris Saint-Germain. Por isso, é muito grato ao time francês e fica em cima do muro quando questionado para quem vai torcer no confronto das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.

- Hoje, o PSG é um dos melhores clubes do mundo. Fico feliz em ver que está neste nível. Foi o primeiro clube que entrei na Europa, mas ao mesmo tempo o Barça é o clube onde ganhei quase tudo - disse, em entrevista à TV francesa "TF1", um dos dez jogadores que já vestiram as camisas dos dois times, rivais na próxima quarta-feira, no Camp Nou.

ronaldinho gaucho psg barcelona (Foto: Editoria de Arte)Ronaldinho com as camisas de PSG e Barcelona na última década (Foto: Editoria de Arte)

Após empate por 2 a 2 no jogo de ida, o Barcelona nem precisa vencer em casa para se classificar. Garante a vaga nas semifinais em caso de igualdades por 0 a 0 ou 1 a 1. A TV Globo transmitirá o jogaço ao vivo, às 15h45m (de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo com um pré-jogo a partir das 14h30m.

Da França à Catalunha
Depois de polêmica e desgastante saída do Grêmio, quando teve de aguardar a liberação da Fifa e chegou a manter a forma no Bangu, no Rio de Janeiro, Ronaldinho chegou ao Paris Saint-Germain para correr contra o tempo perdido. Apesar da falta de títulos, encantou os parisienses em 73 partidas (fez 21 gols, coincidentemente o número de sua camisa no primeiro ano).

Ronaldinho também colecionou rusgas. Um pequeno desentendimento com o técnico Luiz Fernandez, que reclamava de suas constantes viagens para defender a Seleção e também do seu comportamento fora dos gramados, que prejudicariam em tese o seu rendimento no PSG. Às vésperas da Copa de 2002, "Ronny" teve de conviver com o banco de reservas em alguns jogos. Recuperou-se e acabou o Mundial no Japão e Coreia do Sul como um dos destaques.

Segurar Ronaldinho passou a ser quase impossível para os dirigentes franceses. O meia ficou mais um ano no clube até ser vendido ao Barcelona em 2003 por € 21 milhões. Objeto de desejo do presidente Joan Laporta, em pouco tempo transformaria o time catalão e se tornaria o grande herói do futebol espanhol. Especialmente no Camp Nou, palco do jogão desta quarta-feira, Ronaldinho fez da bola a sua melhor amiga.

ibrahimovic maxwell barcelona gol sevilla supercopa (Foto: agência Reuters)Ibrahimovic e Maxwell no Barcelona: dupla defende o PSG atualmente (Foto: agência Reuters)

Com a camisa azul e grená, Ronaldinho disputou 207 jogos, fazendo 94 gols, 80 assistências e cinco títulos, entre eles dois Campeonatos Espanhóis e uma Liga dos Campeões, em 2006. Não apenas fez o Barcelona acreditar que poderia ser feliz novamente, como preparou o terreno para a geração comandada por Messi, considerada a melhor da história.

A ascensão de Guardiola ao comando técnico do time espanhol, no entanto, forçou Ronaldinho a mudar de ares. O treinador não aprovava a vida agitada fora de campo do brasileiro e o colocou à disposição do mercado. Em julho de 2008, o Milan venceu a concorrência com o Manchester City e levou o camisa 10, encerrando assim um período de excelentes recordações e magia dentro das quatro linhas.

Confira os dez jogadores que defenderam PSG e Barcelona:
Ibrahimovic - Barcelona (2009-2010); PSG (2012-presente)
Thiago Motta - Barcelona (1999-2007); PSG (2012-presente)
Maxwell - Barcelona (2009-2012); PSG (2012-presente)
Ronaldinho Gaúcho - PSG (2001-2003); Barcelona (2003-2008)
Giuly - Barcelona (2004-2007); PSG (2008-2011)
Sorín - Barcelona (2003); PSG (2003-2004)
Frédéric Déhu - Barcelona (1999-2000); PSG (2000-2004)
Mikel Arteta - Barcelona (1999-2002); PSG (2001-2002)
Cristóbal Parralo - Barcelona (1986-1989 e 1991-1992); PSG (2001-2003)
Richard Dutruel - PSG (1991-1996); Barcelona (2000-2002)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2013/04/antes-de-decisao-no-camp-nou-r10-se-diz-dividido-entre-psg-e-barcelona.html

Com lesão muscular no joelho direito, Fred desfalca o Flu por três semanas


Fluminense confirma contusão do atacante após série de exames, e capitão já está fora dos últimos dois jogos da fase de grupos da Libertadores

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro


O Fluminense confirmou na manhã desta segunda-feira o que já era esperado desde o último sábado.

Substituído ainda nos minutos iniciais da vitória sobre o Resende (assista ao vídeo acima), o atacante Fred foi submetidos a exames no fim de semana que apontaram uma contusão na cabeça medial do gastrocnêmio, músculo localizado atrás do joelho. Segundo o departamento médico, o capitão deve desfalcar a equipe durante três semanas. Assim, ele já está fora dos últimos dois jogos da fase de grupos da Libertadores, contra Grêmio, na próxima quarta-feira, em Porto Alegre, e Caracas, no próximo dia 18, no Rio. E provavelmente também deve desfalcar a seleção brasileira no último amistoso antes da convocação para a Copa das Confederações, diante do Chile, no dia 24, no Mineirão.

- O Fred apresentou um problema no músculo da parte posterior do joelho direito, na cabeça medial do gastrocnêmio. A lesão não é ligamentar, meniscal ou articular. Ele não tem que se submeter a nenhuma cirurgia. Vamos tratar como uma lesão muscular. A previsão é de 21 dias, podendo ser mais ou menos - resumiu o coordenador médico tricolor, Victor Favilla.

info lesão fred (Foto: arte esporte)
Pelas imagens da lesão, a expectativa era a de que o diagnóstico fosse mais grave, já que Fred deixou o gramado do Estádio Raulino de Oliveira sem conseguir pisar com a perna direita. Mesmo assim, o problema mais leve não surpreendeu o departamento médico tricolor. Segundo Favilla, logo após o jogo os médicos já diagnosticaram que a parte articular do joelho direito do atacante estava preservada.

Ele não tem que se submeter a nenhuma cirurgia. Vamos tratar como uma lesão muscular. A previsão é de 21 dias, podendo ser mais ou menos"
Victor Favilla

- Não nos surpreendeu. No vestiário já examinamos o Fred e percebemos que a parte articular estava preservada. Isso nos deu uma certa tranquilidade - explicou.

Titular do Fluminense e da Seleção, Fred disputou 14 jogos em 2013, sendo 11 pelo Tricolor e três pelo Brasil. No total, marcou sete gols - quatro pelo clube e três pela Seleção. Sua última lesão muscular havia sido em maio do ano passado, diante do Internacional, pelas oitavas de final da Libertadores, quando ficou um mês parado. Para o coordenador médico, no entanto, a sequência de jogos e viagens na temporada não foi o fator determinante.

- Fico muito satisfeito de lembrar que a última lesão muscular do Fred foi em maio de 2012. Fazemos diariamente um trabalho de prevenção com todos os jogadores. A lesão muscular, no entanto, é impossível de ser evitada. Ainda é uma incógnita, na verdade. Recentemente, até o Pelé disse que é a única coisa que ele ainda não viu evoluir no futebol. Hoje, conseguimos prevenir lesões ligamentares, por exemplo. Mas muscular, não. Quem viu o lance percebeu que o problema foi na aterrissagem. Ele cai e estende a musculatura. Foi uma lesão traumática. Bem diferente de quando ele está correndo e sente aquela fisgada - frisou.

Clique aqui e veja mais vídeos do Fluminense

Fla abre negociação para ter lateral-direito Mariano, ex-Fluminense


Jogador está no Bordeaux, da França, e chegaria para encerrar a carência no setor. Pelaipe nega interesse no atleta

Por Carlos A. Ferrari, Fabio Leme e Richard Souza Rio de Janeiro
 
Mariano Henrique Bordeaux (Foto: AFP)Mariano (centro) interessa ao Flamengo (Foto: AFP)

O Flamengo busca um lateral-direito, e Mariano, ex-Fluminense, interessa ao Rubro-Negro. Segundo o GLOBOESPORTE.COM apurou, as conversas entre a diretoria e o empresário do jogador, Bruno Paiva, já começaram. O atleta, de 26 anos, está no Bordeaux, da França, desde o início do ano passado, quando assinou contrato de quatro anos. Ele foi destaque do Flu na conquista do Brasileirão de 2010. Naquela temporada, acabou eleito o melhor da competição e foi convocado para defender a Seleção Brasileira. O diretor de futebol Paulo Pelaipe nega.

- Não está na lista – limitou-se a dizer. 
A lateral direita é uma das principais preocupações de Jorginho, já que no grupo principal ele só conta com Léo Moura, de 34 anos. Desde que chegou, o técnico teve de improvisar duas vezes na posição. Primeiro, escalou o volante Luiz Antonio contra o Bangu, já que Léo foi poupado. No sábado passado, contra o Duque de Caxias, foi a vez de Elias sair do meio-campo para fazer a função. Com uma lesão no tornozelo esquerdo, Léo Moura ficou fora da partida. Na base, Digão tem se destacado, mas ainda não recebeu uma chance.

Além de um lateral-direito, o Flamengo busca um zagueiro. Pelaipe confirmou nesta segunda-feira o interesse do clube em Roger Carvalho, brasileiro que está no Bologna, da Itália. O clube também quer um meio-campista e dois atacantes.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/04/fla-abre-negociacao-para-ter-lateral-direito-mariano-ex-fluminense.html

No Nordeste, Fla tem sete milhões de torcedores a mais que o Corinthians


Estudo aponta preferência por times do eixo Rio-São Paulo na região

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Clube com maior torcida no Norte e no Centro-Oeste do Brasil, o Flamengo tem no Nordeste seu grande reduto fora do Rio de Janeiro. De acordo com estudo divulgado nesta segunda-feira pela Pluri Stochos Pesquisas e Licenciamento Esportivo, o Rubro-Negro representa 22,4% dos torcedores da região, mais que o dobro do segundo colocado Corinthians, que aparece com 8,6%. Este número representaria cerca de sete milhões de flamenguistas a mais que corintianos na região.

pesquisa torcidas nordeste (Foto: arte esporte)

O relatório aponta, ainda, que mais da metade (51,3%) da população nordestina torce para equipes do eixo Rio-São Paulo, com vantagem para os cariocas, que somam 32,2%. Poucos estados do Nordeste apresentam mais torcedores de times locais do que de fora da região. Em Pernambuco, a preferência pelos clubes do estado acontece tanto na capital quanto no interior. Já na Bahia, as equipes locais têm preferência na Região Metropolitana, mas no interior não têm tanta força, segundo o estudo.

Entre os clubes nordestinos, o que aparece com mais força na região é o Sport, seguido pelo Bahia e pelo Santa Cruz. E o número de pessoas que alegam não torcer para qualquer equipe é maior do que a média brasileira: enquanto no país inteiro 20,8% da população não torce para  nenhum time, na região Nordeste o índice sobe para 25,8%. De acordo com a Pluri Stochos, a margem de erro da pesquisa é de 0,68%.

Confira o ranking das torcidas na Região Nordeste:
1º) Flamengo - 22,4%
2º) Corinthians - 8,6%
3º) Vasco - 6,8%
4º) São Paulo 5,7%
5º) Sport - 4,8%
6º) Bahia - 4,1%
7º) Palmeiras - 3,4%
8º) Santa Cruz - 2,6%
9º) Vitória - 2,6%
10º) Náutico - 2,2%
11º) Ceará - 1,8%
12º) Fluminense - 1,6%
13º) Fortaleza - 1,4%
14º) Santos - 1,4%
15º) Botafogo - 1,4%
Outros clubes - 3,6%
Não torcem para nenhum clube - 25,8%


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/04/no-nordeste-fla-tem-sete-milhoes-de-torcedores-mais-que-o-corinthians.html

Governo do Rio diz que Maracanã não será fechado após a Copa do Mundo


Comunicado oficial garante que após a atual reforma, que já atingiu 95% de conclusão, estádio estará pronto para o Mundial e para os Jogos de 2016

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou nota oficial, na tarde desta segunda-feira, afirmando que o Maracanã não será fechado para novas obras após a atual reforma para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo.de 2014.

Na nota, o governo garante que mantém contato constante com o Comitê Rio 2016 e que as solicitações do Comitê Olímpico Internacional (COI) serão negociadas de forma harmônica, evitando, assim, um novo fechamento do Maracanã antes dos Jogos de 2016. O estádio será palco das cerimônias de abertura e fechamento das Olimpíadas.

Maracanã teste de iluminção (Foto: Genilson Araújo / O Globo)Maracanã está quase concluído para a Copa (Foto: Genilson Araújo / O Globo)

Fechado desde setembro de 2010, o Maracanã está quase pronto para a Copa das Confederações. Atualmente, 95% das obras foram concluídas e o estádio terá seu primeiro evento-teste no dia 27 de mês, com o jogo amistoso entre amigos dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto. A partida será aberta somenta para funcionários do estádio e seus familiares.

Confira a nota do governo do Rio de Janeiro na íntegra
Diferentemente do que foi publicado por alguns veículos de comunicação, o Governo do Estado do Rio de Janeiro esclarece que o estádio do Maracanã não será fechado para novas obras após a conclusão das que ocorrem atualmente e que deixarão o estádio pronto para receber a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016.

Vale ressaltar que o Governo do Estado mantém contato constante com o Comitê Rio 2016 e que há entendimento entre tais autoridades para a preparação adequada para a realização dos Jogos Olímpicos. É preciso deixar claro que as exigências e padrões internacionais são observados nas intervenções. Há, porém, solicitações que, naturalmente, sempre são negociadas entre as partes de forma harmônica.

Não haverá, portanto, qualquer obra de modificação do estádio do Maracanã após a que está sendo agora finalizada - salvo as do Complexo (fora do estádio propriamente dito) e que constam como encargos do futuro concessionário, já discriminadas no Edital de Licitação.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2013/04/governo-garante-que-maracana-nao-sera-fechado-apos-copa-do-mundo.html


Bahia confirma retorno de Joel Santana: 'O clube precisa de mim'


Treinador deve acompanhar duelo com o Maranhão pela Copa do Brasil

Por Raphael Carneiro Salvador

Site do Bahia confirma acerto com Joel Santana (Foto: Reprodução)Acerto foi confirmado pelo Bahia através do site oficial do clube (Foto: Reprodução)

Agora é oficial. Joel Santana é o novo técnico do Bahia. Depois de o treinador ter afirmado que estava 99% fechado com o Tricolor na manhã desta segunda-feira, o clube confirmou o acerto através do seu site. O treinador, que chega a Salvador sem nenhum auxiliar, está resolvendo os últimos detalhes para desembarcar a tempo de acompanhar a partida do Bahia contra o Maranhão, na próxima quinta-feira, em São Luis. Neste jogo, quem comandará o time será o auxiliar Eduardo Barroca.

Essa será a quarta passagem de Joel Santana pelo Bahia. Ele treinou o clube em 1994, 1999 e 2011. Nas passagens anteriores, o treinador disputou dois campeonatos estaduais e sagrou-se campeão  em duas oportunidades.

'O Bahia precisa de mim'
“Não é um adeus, é um até logo”. Foi assim que Joel Santana se despediu do Bahia em fevereiro do ano passado. Na época, deixava o comando do Tricolor para assumir o Flamengo. Pouco mais de um ano depois, ele vai cumprir a promessa.

- Estamos praticamente certos. Estou em negociação com o Marcelinho (Marcelo Guimarães Filho, presidente do Bahia). As coisas estão começando a fluir agora. Acredito que fecha ainda hoje. No futebol tem que ser rápido assim. O Bahia precisa de mim – afirmou o treinador em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM antes de a confirmação ser feita pelo Bahia.

Joel Santana não treina um time desde que foi demitido do Flamengo, em julho do ano passado. Nos últimos seis meses, ele se dedicou a reabilitação após uma cirurgia no quadril. Totalmente recuperado, ele já prepara a mala para voltar a Salvador. E com um reforço de peso.

- Já estou tirando a poeira da mala. Vou até colocar meu Senhor do Bonfim na bagagem porque vou precisar muito dele aí – declarou o treinador.


A última passagem do treinador pelo Bahia teve início em 2011. Ele foi contratado para livrar o time do rebaixamento para a Série B. Conseguiu o objetivo e ainda colocou o Bahia na Copa Sul-Americana. No fim do mesmo ano, o treinador garantiu a permanência no clube para 2012, mas comandou o Tricolor em apenas cinco jogos do Campeonato Baiano.

No geral, na última passagem pelo Bahia, Joel Santana comandou o time em 22 jogos. Foram nove triunfos, cinco empates e oito derrotas. O aproveitamento do treinador no Tricolor foi de 48,4%. Os objetivos foram cumpridos, mas a saída para o Flamengo deixou o treinador com uma imagem ruim entre os torcedores.

‘O Bahia dá sorte na minha vida’

Na sua coletiva de despedida do Fazendão, o treinador deixou no ar o desejo de voltar.
- Isso é o momento do futebol. Estou indo, mas posso voltar. Nada vai separar a paixão que nós temos. Nada vai acabar com o meu carinho pelo Bahia. O mundo do futebol muda a todo momento. Estou indo lá para uma missão. Mas se não der certo, quem sabe, se o Bahia quiser, e eu estiver disponível, eu volto. Não é um adeus, é um até logo – disse o treinador.

Longe de polêmica, Joel tratou de equiparar Bahia e Flamengo na importância para o futebol brasileiro. Além disso, o treinador mostrou gratidão pelo clube baiano, citando que chegou ao Bahia “quando ainda não era ninguém”, e disse que o Tricolor é um time que dá sorte à sua carreira.

- O nome do Flamengo não pesou. O Bahia é do mesmo tamanho. Minha gratidão pelo Bahia é de quando eu não era ninguém. O Bahia dá sorte na minha vida. Todas as vezes que eu cheguei aqui as coisas mudaram. A minha vida é de cigano. Eu vou andando como a vida se apresenta – disse na época.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/bahia/noticia/2013/04/bahia-confirma-contratacao-de-joel-santana.html

Abel dá opinião sobre o grupo do Flu na Libertadores: 'Anormal'


Técnico enxerga pressão maior sobre o Grêmio para a partida de quarta-feira e afirma que chave tricolor é atípica, pois todos têm chances

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Com diversos jogadores no departamento médico e seu principal atacante - Fred - com risco de ser vetado para o jogo desta quarta-feira, contra o Grêmio, pela Libertadores, o técnico Abel Braga ainda tenta montar o quebra-cabeça do time que colocará em campo em Porto Alegre. Ao comentar sobre a partida, ele afirmou que o Grupo 8 da competição, formado por Fluminense, Grêmio, Huachipato e Caracas, é anormal. Isso porque, a duas rodadas do fim da primeira fase, todas as equipes ainda têm chances reais de classificação.

Abel Braga treino Fluminense (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)Abel Braga tem problemas para armar equipe do Fluminense (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)

Fluminense e Huachipato estão empatados com sete pontos, mas os chilenos já atuaram na quinta rodada, goleando o Caracas por 4 a 0. O time venezuelano tem seis pontos, mesmo número do Grêmio, também com um jogo a menos.

- Será um jogo muito complicado, é um grupo anormal, porque na última rodada os quatro clubes podem se classificar. É um jogo com uma pressão maior em cima do Grêmio. Jogamos por uma vitória, com uma vitória acho que estamos dentro, não importa se vai ser primeiro ou segundo. Vamos viajar e que possamos estar mentalmente fortes para conseguir um bom resultado.

No Campeonato Carioca, Abel já não tem dúvidas sobre a classificação que, matematicamente, ainda precisa de mais um ponto para que seja confirmada.

- Sobre classificação, acredito que já foi, estamos classificados. Agora, surgiram problemas, sempre que se tem jogos decisivos, desde o ano passado, os problemas acontecem, vocês lembram bem do jogo contra o Boca Juniors. Agora é descansar bem e segunda-feira montamos a equipe.
O grupo de jogadores do Flu se reapresenta na manhã desta segunda-feira, nas Laranjeiras. O treinamento está marcado para 10h.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/04/abel-da-opiniao-sobre-o-grupo-do-flu-na-libertadores-anormal.html

Problema muscular faz fantasma das lesões assombrar Carlos Eduardo


Meia-atacante, que ficou quase dois anos sem jogar por problemas físicos, atuou só por dez minutos no último sábado e será reavaliado nesta segunda

Por Richard Souza Rio de Janeiro


O rosto coberto pela camisa ainda limpa e a expressão frustrada na volta ao banco de reservas marcaram a curta participação de Carlos Eduardo no jogo do Flamengo contra o Duque de Caxias, sábado passado, em Moça Bonita. Chamado pelo técnico Jorginho, o meia-atacante substituiu Rodolfo no intervalo, mas ficou apenas dez minutos em campo e nada fez no empate por 1 a 1. Uma fisgada na coxa esquerda tirou o jogador da partida e trouxe à tona um fantasma que o assombra nos dois últimos anos: as lesões. Na tarde desta segunda-feira, ele se reapresenta com os companheiros e será reavaliado pelos médicos para saber a gravidade do problema.
     
Carlos Eduardo se apresentou ao Flamengo em 25 de janeiro e assinou contrato de empréstimo de um ano e meio. Na Gávea, recebeu a camisa 10 e a missão de ser o condutor do time. Pouco mais de dois meses depois, o jogador disputou sete partidas, ainda não fez um gol sequer e não é titular. Tenta conquistar a confiança da torcida e justificar toda a expectativa que sua contratação gerou nos rubro-negros.

Aos 25 anos, ele alimenta o sonho de jogar a Copa do Mundo do ano que vem, mas antes precisa dar certo no clube da Gávea. O risco de ter de parar por conta de uma nova lesão devolve a Carlos Eduardo a lembrança amarga das duas temporadas anteriores. De 2010 até o fim do ano passado, disputou só 13 partidas e fez dois gols. A grave tendinite no joelho esquerdo, que resultou numa cirurgia, atrapalhou o jogador na passagem pelo Rubin Kazan, da Rússia.

carlos eduardo flamengo x duque de caxias (Foto: Alexandre Cassiano/Agência Globo)Após dez minutos em campo, Carlos Eduardo foi obrigado a sair (Foto: Alexandre Cassiano/Agência Globo)

Em entrevista no fim de março, Jorginho analisou o mau momento de Carlos Eduardo e classificou o meia-atacante como um jogador fechado. Chegou a citar que um psicólogo poderia ajudar nesse tipo de caso, possibilidade descartada pelo diretor de futebol Paulo Pelaipe. Após o jogo contra o Duque de Caxias, o treinador disse que Cadu precisa superar as dificuldades no campo.

- Não falei que ele tinha problema psicológico. Fui mal interpretado. Falei que ele era introvertido. Ele precisa de jogo, de jogar. Isso acontece com o atleta, infelizmente. Fica muito tempo parado, não estava aqui na preparação dele. Não sabemos o que foi feito. Mesmo assim é possível que ele tenha uma contusão. Acontece. Não é uma dorzinha aqui ou ali. Ele sentiu um incômodo muscular e não tinha como seguir. 

Ainda no campo, o principal reforço rubro-negro em 2013 lamentou mais um problema e rejeitou a hipótese de que a pressão que vem sofrendo tenha causado o incômodo.

- Estava bem no jogo, confiante, dei um passe para o Rafinha e senti (a coxa esquerda). Creio que não (efeito de problema psicológico). Sei que jogar no Flamengo é pressão e estou acostumado com isso desde pequeno - garantiu, à Rádio Globo.

Eliminado da Taça Rio, o Flamengo vai apenas cumprir tabela contra Fluminense, domingo que vem, e Macaé, uma semana depois.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/04/problema-muscular-faz-fantasma-das-lesoes-assombrar-carlos-eduardo.html

Precariedade na Bolívia assusta, e deputados 'assumem' caso Oruro


Após passagem pelo país onde estão presos os 12 corintianos suspeitos da morte de Kevin, comitiva toma à frente na organização do processo

Por Leandro Canônico Santa Cruz de la Sierra, Bolívia

Deputados visitam torcedores presos na Bolivia (Foto: Leandro Canônico)Deputados visitam torcedores presos na Bolivia
(Foto: Leandro Canônico)

Encontro com autoridades do judiciário boliviano, conversa com o presidente do país, Evo Morales, pressão no Ministério Público, reunião com os 12 corintianos presos e com os pais de Kevin Beltrán Espada... A passagem da comitiva de seis deputados brasileiros pela Bolívia foi intensa. Em todos os aspectos. Tanto que o grupo assumiu a liderança desse processo de pressão para libertar os torcedores.

Presos desde o dia 20 de fevereiro na Penitenciária San Pedro, em Oruro, os 12 corintianos são suspeitos de participação na morte do menino Kevin Beltrán Espada, de 14 anos, atingido por um sinalizador no empate do Corinthians com o San José, por 1 a 1, na Libertadores. No Brasil, porém, o menor H.A.M., de 17 anos, assumiu a autoria do disparo que atingiu o garoto.

A demora da justiça boliviana em aceitar o depoimento do menor como parte do processo e a negativa do pedido de liberdade provisória fez com que o governo brasileiro fosse acionado. Principalmente depois das seguidas notícias divulgadas sobre a situação complicada que eles vivem na prisão. Confiante na inocência dos torcedores, os deputados federais resolveram ajudar.
 

Mas se assustaram com o que encontraram na Bolívia. Principalmente em Oruro. O Ministério Público é uma bagunça. Os próprios deputados é que encontraram o envelope com as provas e o depoimento do menor, enviados do Brasil, na mesa do promotor Alfredo Santos. De qualquer maneira, a impressão da embaixada brasileira em relação ao novo investigador do caso foi boa.

À boca pequena, os deputados chegaram à conclusão nessa viagem que será preciso paciência com os bolivianos. Há receio por parte dos parlamentares de que eles se irritem com a pressão e dificultem ainda mais a tramitação do processo, que pode durar, no período de investigação, de seis meses a dois anos. Principalmente depois que o presidente Evo Morales deixou clara a autonomia do judiciário.

- Há poderes independentes na Bolívia. Isso está no judiciário e o executivo não tem essas atribuições – resumiu o chefe de estado boliviano.

A expectativa da comitiva brasileira, envolvendo até mesmo a presidente Dilma Rousseff, é pressionar com inteligência para o mais rápido possível conseguir, ao menos, a liberdade provisória dos 12 torcedores, para que eles respondam ao processo fora da cadeira. Mas na Bolívia. A Gaviões da Fiel alugou uma casa para eles em Cochabamba. Nos próximos dias o local será vistoriado pela polícia.

Percebendo que há também falta de sintonia entre o advogado boliviano dos torcedores, Miguel Blancourt, e o escritório de advocacia contratado pelas famílias no Brasil, os deputados prometeram também dar um reforço nesse sentido. Tanto aos advogados que estão no Brasil quanto ao profissional que está na Bolívia.

Outro ponto que os deputados federais assumiram o comando foi em relação ao contato com a família do garoto morto. Eles se encontraram no último sábado com Limbert e Carola Beltrán e prometeram alinhar o assunto da ajuda financeira em dez dias. A intenção do Corinthians, depois da primeira recusa dos pais de Kevin, é oferecer a renda líquida da partida de quarta-feira, contra o boliviano San José.

Além disso, a comitiva brasileira ficou de conversar com a CBF e a Federação Boliviana para saber qual parte da renda do amistoso entre Brasil e Bolívia, no último sábado, vencido por 4 a 0 pela Seleção, será destinada à família de Kevin. A Federação Boliviana se mostrou solidária ao caso, mas não divulgou valores. A intenção dos deputados é fechar um valor e passar rapidamente aos pais.

Nesta segunda-feira, às 16h (de Brasília), os 12 torcedores presos em Oruro serão levados ao estádio Jesus Bermudez para uma sessão de fotos q


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/04/precariedade-na-bolivia-assusta-e-deputados-assumem-caso-oruro.html