domingo, 24 de fevereiro de 2013

campeonato mineiro - Sem brilho, Coelho vence a primeira no Mineiro e complica a Caldense

Com um único gol, de Wanderson, time chega aos quatro pontos na tabela. Time de Poços de Caldas, com dois, flerta com a zona de rebaixamento


 A CRÔNICA

por GLOBOESPORTE.COM

Os jogadores de América-MG e Caldense, definitivamente, não fizeram uma partida de encher os olhos, neste domingo, no estádio Independência, que recebeu um público de 936 torcedores. Com ambos os times com muitos erros de passe e na saída de bola, prevaleceu quem errou menos. E quem teve um pouco mais de sorte. Foi o caso do Coelho, que com uma vitória de 1 a 0, no Independência, venceu a primeira no Campeonato Mineiro. Antes, havia perdido e empatado. Com isso, chega aos quatro pontos e ocupa o sétimo lugar.

Já a Caldense, com essa derrota, entra em situação delicada no Mineiro: em três jogos, apenas dois empates, com dois pontos somados. Em décimo lugar na tabela, tem dois pontos, próxima à zona de degola. No Estadual, caem para o Módulo II, equivalente à segunda divisão, os dois últimos times. Já os quatro primeiros se classificam direto para as semifinais.

O único gol da partida foi de Wanderson, aos sete minutos da etapa inicial. A Caldense, apagada no primeiro tempo, esteve agressiva durante boa parte do segundo tempo, mas, seja pelas próprias deficiências ou pela sorte do adversário, não conseguiu o gol de empate.

O América-MG volta a campo no próximo domingo, às 18h30m (de Brasília), contra o Tupi, em Juiz de Fora. Mais cedo, às 16h, a Caldense joga em casa, no Ronaldão, diante do Araxá.

Sem brilho
O Coelho que entrou em campo no Independência trouxe uma surpresa na escalação. O veterano Fábio Júnior, que não participou normalmente dos treinos durante a última semana, com queixas de dores, formou dupla de ataque com Felipe. Com a bola rolando, os dois times, que ainda não haviam vencido no Mineiro, demonstravam ansiedade nos minutos iniciais, com dificuldades para deixar a bola no chão.

Estava claro que o primeiro time que conseguisse organizar as jogadas chegaria com qualidade ao gol. E foi o caso do América-MG. Na primeira boa oportunidade que teve na partida, em uma boa trama pelo lado esquerdo, o lateral Wanderson recebeu de Fábio Júnior, limpou a marcação e, bem posicionado, mandou uma bomba no lado esquerdo do goleiro Glaysson, que nada pôde fazer.

Wanderson marca o gol do América-MG (Foto: Reprodução / TV Globo Minas)Wanderson comemora o gol (Foto: Reprodução / TV Globo Minas)

Pelo lado do América-MG, essa foi a melhor chance de todo o primeiro tempo. Errando muito na saída de bola, principalmente pelo lado direito, com Gedeílson, os donos da casa deram espaço à Caldense, que buscou crescer na partida.

Aos 20 minutos, na melhor chance que a Veterana teve a melhor chance de empatar a partida, com André, que recebeu de Rossini. Na hora do chute, o atacante escorregou e a bola saiu ao lado direito de Neneca.

Sem nenhum brilho, de ambos os lados, os América-MG e Caldense foram para o vestiário provavelmente cientes que, independentemente do resultado da etapa inicial, mudanças deveriam ser feitas para o segundo tempo.
Pressão, pressão... Mas sem gols
Nem América-MG nem Caldense mexeram nos times que entraram para o segundo tempo. Mudanças mesmo, apenas de postura. No caso do Coelho, elas foram mais perceptíveis.

Descansados e de gás renovado, os americanos começaram pressionando, em busca da tranquilidade do segundo gol. Gedeílson, com boa troque de passes com Claudinei, entrou pelo lado esquerdo, bateu cruzado, mas a bola ficou na trave de Glaysson, aos quatro minutos.

Pouco depois, em linda jogada de contra-ataque, lançamento de Fábio Júnior para Geovanni, que viu Felipe em ótima posição, com tudo para fazer o segundo do Coelho. Mas o lance acabou não rendendo em nad Apesar de ter a oportunidade e tempo de escolher em qual canto do gol chutar, o atacante chutou em cima de Glaysson, para lamento dos torcedores no Independência. A reposta do técnico Vinícius Eutrópio veio cinco minutos depois: sai Felipe, entra Laércio.

Assim como no primeiro tempo, esse ímpeto em busca do gol por parte do América-MG ficou restrito aos minutos iniciais. Depois, o que se viu foi a Caldense melhor em busca, se aproveitando dos erros de marcação dos anfitriões. Aos 31 minutos, insistindo pelo empate, o zagueiro Lula tirou uma bola quase em cima da linha da gol, após boa jogada de Djavan.

A Caldense continuou na pressão, mas ficou apenas nisso. Os torcedores do Coelho, agoniados nas arquibancadas, apenas torciam para a partida acabar. E quando isso aconteceu, sonoras vaias.


FONTE:

Ronaldinho Gaúcho chora ao revelar cura de dona Miguelina


Meia, craque do Atlético-MG, se emociona ao falar que a mãe, que luta
contra um câncer desde 2012, está totalmente recuperada da doença

Por Valeska Silva Belo Horizonte

Ronaldinho Gaúcho está mais feliz que nunca. Além do boa fase que vive no Atlético-MG, a mãe do jogador, dona Miguelina, está curada do câncer que tratava desde 2012. O meia do Galo chorou ao revelar que a mãe ainda fará mais quatro sessões de quimioterapia, mas comemorou o fato de que não existem mais vestígios da doença. O câncer de dona Miguelina foi diagnosticado entre abril e maio, mas o local do tumor não foi revelado pela família.

Ao falar da alegria de saber que a mãe está curada, Ronaldinho comentou que chegou a pensar em abandonar a carreira para cuidar da mãe. Dona Miguelina, que está em Porto Alegre, onde mora, chegou a ser homenageada pela torcida do Atlético-MG. Na partida contra o Grêmio, no dia 23 de setembro, pelo Campeonato Brasileiro, torcedores estenderam uma faixa no estádio Independência, com uma foto dela ao lado do filho famoso. Na ocasião, Ronaldinho chorou e agradeceu, ainda em campo, o apoio.

Ronaldinho Gaúcho chora ao falar de dona Miguelina (Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)Ronaldinho Gaúcho chora ao falar de dona Miguelina (Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)

- Me arrepio só de lembrar o que fizeram. Não tenho palavras para agradecer o apoio da torcida do Atlético-MG. Minha mãe está curada! Estou muito feliz!

A reportagem completa sobre a emoção de Ronaldinho Gaúcho será exibida neste domingo, no Esporte Espetacular.

Veja os vídeos do Atlético-MG

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/02/ronaldinho-gaucho-chora-ao-revelar-cura-de-dona-miguelina.html

Com o apoio da massa alvinegra, Atlético-MG embarca para a Argentina


Galo encara o Arsenal, de Sarandí, pela segunda rodada da Libertadores

Por Rodrigo Fuscaldi Belo Horizonte


Ronaldinho Gaúcho embarca para a Argentina (Foto: Rodrigo Fuscaldi / Globoesporte.com)Ronaldinho Gaúcho embarca para a Argentina (Foto: Rodrigo Fuscaldi / Globoesporte.com)

O Atlético-MG embarcou, na manhã deste domingo, para Buenos Aires, na Argentina, onde enfrentará o Arsenal, de Sarandí, nesta terça-feira, às 21h45m (de Brasília), pela segunda rodada do Grupo 3 da Taça Libertadores. Desde as primeiras horas do dia, vários torcedores alvinegros chegavam ao aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte. Tudo para dar o apoio, o incentivo, para os jogadores do Galo. Ao todo, cerca de cem pessoas marcaram presença.

Com a vitória na primeira rodada da competição internacional (2 a 1, sobre o São Paulo, no Independência), os torcedores renovaram a confiança na equipe. Embora tenha perdido o clássico da primeira rodada do Campeonato Mineiro, para o Cruzeiro, o foco é, sem dúvida a Libertadores.
O aeroporto de Confins estava enfeitado. Até os taxistas, que faziam ponto no local, deram o incentivo aos atletas, com cartazes, bandeiras e gritos de apoio, assim que o ônibus do Atlético-MG chegou.

Taxistas apoiam o time no aeroporto de Confins (Foto: Rodrigo Fuscaldi / Globoesporte.com)Taxistas apoiam o time no aeroporto de Confins (Foto: Rodrigo Fuscaldi / Globoesporte.com)

O torcedor Guilherme Malafaia levou o pequeno Luca Turíbio ao aeroporto. Além de tentar passar a confiança, o tio aproveitou para mostrar os jogadores ao sobrinho.

Torcedores no aeroporto à espera do Atlético-MG (Foto: Rodrigo Fuscaldi / Globoesporte.com)Torcedores no aeroporto à espera do Atlético-MG (Foto: Rodrigo Fuscaldi / Globoesporte.com)

- Viemos dar o apoio, mas aproveito para trazer o Luca. É uma oportunidade de ele conhecer os jogadores. Estamos muitos confiantes. Atleticano é assim. Sempre confia. Sempre acredita. Não existe atleticano mais ou menos. Todos são muito fanáticos.

Luca mostrou que sabia tudo do Atlético-MG.

- O Galo vai disputar uma partida contra o Arsenal, pela Libertadores. Sou atleticano demais. Vou torcer muito.

Sem muito papo
Os jogadores do Atlético-MG chegaram em cima da hora de embarcar. Assim, não puderam gastar muito tempo com os fãs e também com os repórteres. Um por um, os jogadores desceram do ônibus, passaram pelos torcedores e se encaminharam ao portão de embarque. Quem mais chamou a atenção, como sempre, foi Ronaldinho Gaúcho. Com o novo traje de viagem, de camisa e calça sociais, além de um blazer, o craque do Galo reclamou.

- Não gosto dessas roupas.

Embora insatisfeito com o traje, Ronaldinho falou da importância do apoio do torcedor alvinegro.


- É sempre importante contar com a torcida. Ela é espetacular.
O Galo lidera o Grupo 3 da Libertadores, ao lado dos bolivianos The Strongest, que venceram o Arsenal, em La Paz, na primeira rodada, por 2 a 1.

Veja os vídeos do Atlético-MG

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/02/qcom-o-apoio-da-massa-alvinegra-atletico-mg-embarca-para-argentina.html

Andrezinho avisa após empate: ‘Para ser campeão, é pouco’


Meia lamenta perda do primeiro lugar do grupo para o Vasco e critica desempenho do time contra o Boavista

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Foi uma decepção. O Botafogo tinha faca e queijo nas mãos para se classificar como primeiro no Grupo A da Taça Guanabara, mas o empate por 2 a 2 com o Boavista, neste domingo, no Engenhão, frustrou os planos alvinegros. Resultado: o time de Oswaldo de Oliveira perdeu o primeiro lugar  para o Vasco e vai em desvantagem contra o Flamengo nas semifinais do primeiro turno do Campeonato Carioca. Os rubro-negros têm o privilégio do empate.

Andrezinho, meia do Botafogo, teve atuação discreta na partida, mas participou do lance do segundo gol, feito por Lodeiro – o primeiro foi de Lucas. O jogador lamentou o desempenho da equipe e avisou que é preciso melhorar para conquistar o título.

- A intenção não era essa, de se classificar em segundo no grupo. Entramos devagar no primeiro tempo. É difícil reverter uma desvantagem de dois gols. Conseguimos empatar, mas para ser campeão é pouco – disse o jogador.

A torcida, claro, não gostou. Vaiou o time e chamou o treinador de burro. Andrezinho disse que o comportamento dos torcedores só vai mudar se o time melhorar.

- Temos que trabalhar ainda mais para melhorar, pois o torcedor vai de acordo com que o time vai jogando.

O Botafogo vai a campo no domingo contra o Flamengo. Se vencer, pegará Vasco ou Fluminense na final da Taça Guanabara.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/02/andrezinho-avisa-apos-empate-para-ser-campeao-e-pouco.html

Juniores: semifinais da Taça GB terão Flu x Madureira e Bota x Fla


Tricolor e Alvinegro terminam na liderança de seus grupos e jogam pelo empate por uma vaga na final do primeiro turno do Campeonato Carioca

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

GRUPO A GRUPO B
1º Botafogo, 18 pontos 1º Fluminense, 22 pontos
2º Madureira, 16 pontos 2º Flamengo, 21 pontos
3º Nova Iguaçu, 14 pontos 3º Bangu, 13 pontos
4º Vasco, 13 pontos 4º Audax Rio, 13 pontos
5º Olaria, 8 pontos 5º Macaé, 12 pontos
6º Volta Redonda, 7 pontos 6º Duque de Caxias, 7 pontos
7º Quissamã, 7 pontos 7º Boavista, 3 pontos
8º Friburguense, 7 pontos 8º Resende, 2 pontos
A rodada deste sábado definiu os confrontos das semifinais da Taça Guanabara do Campeonato Carioca Sub-20. O Fluminense enfrentará o Madureira, enquanto o Botafogo vai encarar o Flamengo. Tricolor e Alvinegro, que venceram na rodada, terminaram na liderança de seus grupos e terão a vantagem de jogar pelo empate para chegar à decisão do torneio. As duas partidas estão previstas para o próximo final de semana, nos dias 2 e 3 de março. O Vasco, que também siau vitorioso de sua partida, já entrou na rodada sem expectativas de classificação e terminou em quarto lugar na Chave A.

Com as duas vagas já garantridas no Grupo B, Fluminense e Flamengo entraram em campo para decidir quem seria o primeiro colocado. O Rubro-Negro encontrou dificuldades diante do Olaria, na Rua Bariri. Saiu perdendo por dois gols, teve dois jogadores expulsos, mas conseguiu uma virada espetacular no fim, mudando o placar para 3 a 2. Douglas Baggio - artilheiro isolado do estadual com oito gols -, Digão e Fernando marcaram para o Fla, que chegou a 21 pontos, mas terminou atrás do Flu. O Tricolor chegou a 22 pontos após bater o Madureira - justamente seu adversário na semifinal - por 3 a 1 em Xerém. Igor Julião e Gustavo Scarpa, duas vezes balançaram as redes para os donos da casa.


Na outra chave, o Botafogo se beneficiou da derrota do Madureira, que vinha na liderança com 16 pontos. Jogando no Caio Martins, o Alvinegro fez 3 a 1 sobre o Boavista, com um gol de Vinicius e dois de Yguinho, chegou a 18 pontos e terminou como o primeiro do grupo. Já o Vasco, que cumpriu tabela na rodada, teve o reforço do zagueiro Luan e dos meias Jhon Cley e Guilherme Costa, goleou o Duque de Caxias por 4 a 1, no Marrentão. Yago, Thalles, Guilherme Costa e Daniel Pessoa fizeram os gols cruz-maltinos.

Resultados da rodada:

Botafogo 3 x 1 Boavista - Caio Martins
Olaria 2 x 3 Flamengo - Rua Bariri
Fluminense 3 x 1 Madureira - Xerém
Duque de Caxias 1 x 4 Vasco - Marrentão
Nova Iguaçu 0 x 0 Resende - Laranjão
Friburguense 0 x 1 Macaé - Eduardo Guinle
Audax 3 x 1 Quissamã - Arthur Sendas
Bangu 2 x 1 Volta Redonda - Arthur Senda


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2013/02/juniores-semifinais-da-taca-gb-tem-flu-x-madureira-e-bota-x-fla.html

Túlio volta ao Caio Martins, marca três gols e fica a dois do milésimo


Folclórico atacante marca todos os gols do Botafogo na vitória por 3 a 2 em amistoso com o Santos de Angola e pede hino do Botafogo no Fantástico

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

 O Caio Martins já é um lugar bem íntimo de Túlio, e foi neste estádio, onde brilhou pelo Glorioso no título brasileiro de 1995, que o atacante marcou mais três gols, chegou a 998 na carreira, segundo as contas dele, e se aproximou do sonho de fazer o milésimo. Em amistoso contra o Santos de Angola, na manhã deste domingo, o folclórico jogador marcou de pênalti, logo aos cinco minutos do primeiro tempo, e fez um belo gol aos 42 da etapa inicial, quando se livrou do zagueiro e finalizou da entrada da área. No final do jogo, aos 38 do segundo tempo, converteu mais um pênalti, que o deixou a apenas dois passos de seu grande sonho.

- É muita felicidade fazer esses três gols. Agora só faltam dois para o milésimo. Foi uma linda festa, um amistoso internacional, com a presença do presidente. Me deixou muito feliz. Cada dia que passa é mais difícil, mas vamos continuar trabalhando para fazer o gol mil - declarou Túlio.

Túlio botafogo jogo (Foto: Globoesporte.com)Atacante entra em campo rodeado de crianças (Foto: Globoesporte.com)

Por conta de uma campanha de marketing, apenas 300 torcedores tiveram o privilégio de ver uma das últimas apresentações do ídolo. O jogo foi marcado para às 10h e o calor era intenso. Aos 43 anos, não era comum ver Túlio Maravilha se movimentando durante o jogo, mas por pouco ele não fez mais.

Aos 19 do segundo tempo, ele se livrou do zagueiro e finalizou de perna esquerda, em cima do goleiro. Logo depois, ele arriscou de fora da área, mas a bola passou caprichosamente por cima do gol. Aos 29, ele driblou o zagueiro, mas perdeu o ângulo e chutou para fora.

- O Túlio Maravilha já fez gols de todos os tipos, vale tudo. Gol de mão, de cabeça, impedido, vale tudo. Só tem dois gols que não fiz na carreira, gol contra e olímpico. Gol contra não quero fazer nunca (risos) - disse o atacante, que, por ter feito três gols, pediu que o hino do Botafogo fosse tocado durante o Fantástico.

Túlio botafogo jogo (Foto: Globoesporte.com)Túlio comemora mais um gol pelo Botafogo (Foto: Globoesporte.com)

E Túlio seguiu em campo durante o jogo inteiro, de olho em uma possível chance no fim. Curiosamente, a partida foi encerrada aos 39 minutos do segundo tempo, logo depois de seu terceiro gol.
- Ainda não sei quando será o próximo jogo. Vamos ver se a gente faz um em um amistoso e deixar o milésimo para uma grande festa no Engenhão. Estou sempre preparado para fazer os gols, afinal sou um artilheiro.
Fila por autógrafos do artilheiro

Logo após a partida, quase todos os torcedores do estádio fizeram uma grande fila para tirar fotos e pedir autógrafos do artilheiro. O atacante gentilmente atendeu a todos os alvinegros, um por um, e com um largo sorriso no rosto.

Fim do jogo antes do tempo revolta adversário
Logo após o apito final, aos 39 minutos do segundo tempo, um membro da comissão técnica do Santos de Angola se revoltou com o fim do jogo antes do tempo normal.

Um dos auxiliares do técnico Luiz Quintas se dirigiu a funcionários do Botafogo que estavam na beira do campo e criticou o acontecido, aos gritos:
- Isso é um absurdo. Viemos de longe para jogar e termina o jogo assim - 
disparou.

O Santos de Angola deixou o estádio cerca de 20 minutos após o apito final.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/02/tulio-volta-ao-caio-martins-marca-tres-gols-e-fica-dois-do-milesimo.html

Erro no primeiro gol do Boavista irrita Oswaldo de Oliveira


Depois de trabalhar exaustivamente as jogadas de bola parada na véspera, técnico do Botafogo lamenta falha de marcação do time

Por Thales Soares Rio de Janeiro

O primeiro gol sofrido pelo Botafogo no empate por 2 a 2 com o Boavista, neste domingo, no Engenhão, deixou o técnico Oswaldo de Oliveira irritado. Na véspera, ele havia treinado exaustivamente o posicionamento defensivo e ofensivo nas jogadas de bola parada. Ainda assim, um cabeceio na pequena área, sem que Gilcimar saísse do chão, foi parar no fundo da rede defendida por Jefferson.

Oswaldo prometeu trabalhar durante a semana, mais uma vez, a formação defensiva nesse tipo de jogada na preparação para a semifinal com o Flamengo, dia 3 de março. Contra o rival, o Botafogo também sofreu um gol em cobrança de escanteio na derrota por 1 a 0 na fase de classificação da Taça Guanabara.

Perdemos apenas a possibilidade de prevalecer com o empate. Mas temos time e mostramos contra o próprio Flamengo que podemos vencer o jogo"
Oswaldo de Oliveira

- Cometemos erros reincidentes, principalmente nas jogadas de bola parada. Dois gols são suficientes para vencer uma partida. Sabíamos como o adversário se comportaria e a dificuldade que teríamos. Só lamento a maneira como sofremos os gols. Fico aborrecido com isso. Agora, temos a chance na frente de reparar isso com uma vitória - comentou Oswaldo.

O empate acabou tirando o Botafogo da liderança do Grupo A e, consequentemente, a vantagem do empate na semifinal da Taça Guanabara. Agora, o time precisará vencer o Flamengo para decidir o título da competição.


- Perdemos apenas a possibilidade de prevalecer com o empate. Mas temos time e mostramos contra o próprio Flamengo que podemos vencer o jogo - avisou Oswaldo.

O Botafogo volta a treinar apenas na tarde de terça-feira, no Engenhão.

Oswaldo de Oliveira, Botafogo x Boavista (Foto: Wagner Meier/AGIF)Oswaldo de Oliveira diz que time tem chance de reparar erro com vitória (Foto: Wagner Meier/AGIF)
FONTE:

Rafael Marques sai na frente para ser titular contra o Flamengo


Mesmo sem encerrar busca por gol, atacante é elogiado por Oswaldo depois do empate com o Boavista, seu primeiro jogo nesta temporada

Por Thales Soares Rio de Janeiro

A atuação de Rafael Marques no empate por 2 a 2 com o Boavista (veja os melhores momentos no vídeo acima) não encerrou sua busca pelo primeiro gol com a camisa do Botafogo, mas pode ter garantido sua vaga de titular no ataque para a semifinal da Taça Guanabara, contra o Flamengo, no próximo domingo. Ele foi escalado desde o início e saiu de campo aplaudido pela torcida no Engenhão. Participou dos dois gols alvinegros na partida, marcados por Lucas e Lodeiro.

Rafael Marques completou 18 jogos sem fazer gol com a camisa do Botafogo. Apesar de não ter sido relacionado para jogo algum antes do confronto com o Boavista, vinha se saindo bem nos treinamentos.

- O atacante se escala, e o Rafael se escalou para o jogo de hoje (domingo) porque vem mostrando melhor aproveitamento. Ele sai na frente nessa briga. Na próxima semana, vai estar mais condicionado, com mais ritmo. O Bruno Mendes busca o seu espaço, e o Henrique ainda está se adaptando ao Botafogo. Vamos avaliar bem para ver o que é melhor para o time - disse Oswaldo.

Ao substituir Rafael Marques por Bruno Mendes, Oswaldo foi chamado de burro pelos torcedores, algo considerado impossível no passado recente. O treinador, no entanto, não se sentiu ofendido e ficou feliz por ver o jogador ser aplaudido pelos pouco mais de quatro mil torcedores no Engenhão.

- Isso é muito natural. O torcedor não tem o conhecimento que nós temos de bastidor, do limite do jogador. Mas a manifestação positiva a respeito dele supre qualquer outra situação - afirmou Oswaldo.
O Botafogo volta a treinar terça-feira à tarde no Engenhão. O time terminou na segunda colocação do Grupo A, atrás do Vasco.

Rafael Marques, Botafogo x Boavista (Foto: Ernesto Carriço/Agência Estado)Rafael Marques passa em branco, mas tem participação nos gols (Foto: Ernesto Carriço/Agência Estado)

FONTE:

Sob olhares de Pelé e Neymar, André brilha na virada do Santos sobre o XV

Após perder gols no primeiro tempo, atacante aproveita as chances na etapa final e faz o Peixe quebrar série de três jogos sem vencer no estadual


 A CRÔNICA

por Lincoln Chaves

Sem Neymar em campo, coube a André tirar o Santos do sufoco no Campeonato Paulista. Em uma noite de uma apresentação bastante irregular, principalmente no primeiro tempo, o Peixe contou com o oportunismo de seu centroavante na etapa final para comandar a virada por 2 a 1 sobre o XV de Piracicaba, neste domingo, na Vila Belmiro. Cesinha marcou para o Nhô Quim.

Montillo, Santos x XV de Piracicaba (Foto: Ricardo Saibun/Agência Estado)Montillo disputa jogada em vitória do Santos na Vila Belmiro (Foto: Ricardo Saibun/Agência Estado)

O suado triunfo e os dois gols de André foram acompanhados por Pelé e Neymar, suspenso pela expulsão contra a Ponte Preta. Em áreas diferentes do estádio, os ídolos alvinegros não se encontraram depois da polêmica entrevista do Rei do Futebol ao Esporte Espetacular em que criticou o comportamento recente do craque.
 

O resultado faz o Santos quebrar a sequência negativa de resultados no estadual – um empate e duas derrotas. O placar coloca a equipe do litoral na quarta colocação, com 17 pontos, dois abaixo dos líderes São Paulo e Ponte Preta. No domingo, o Alvinegro faz o clássico contra o Corinthians, às 16h, no Morumbi.

Já o XV de Piracicaba acumula o terceiro confronto seguido sem vencer e fica em situação perigosa, com apenas nove pontos, um acima da zona do rebaixamento. O clube do interior chegou aos 12 pontos e recebe o Mirassol, sexta-feira, às 19h30m, no estádio Barão de Serra Negra.

Peixe joga mal, e Nhô Quim carimba a trave
De seu camarote na Vila Belmiro, Neymar pôde constatar, mais uma vez, como o Santos é dependente dele. Suspenso pela expulsão contra a Ponte Preta, o atacante viu o Peixe sofrer com um número excessivo de passes errados no ataque, mas com sorte de ter a trave como aliada para não terminar o primeiro tempo em desvantagem.

O garoto Giva, escalado na vaga e vestindo a camisa 11 do ídolo alvinegro, foi o melhor do sistema ofensivo. Veloz e com boa movimentação pelos lados, criou as duas melhores oportunidades para os santistas. André, bastante questionado no clube, desperdiçou ambas. Montillo e Cícero ficaram abaixo do esperado e pouco apareceram na criação.

Sem ser pressionado, o XV de Piracicaba não se limitou a defender e chegou a dominar a partida em alguns momentos. Dos pés do artilheiro Márcio Diogo saiu o principal lance da etapa inicial. Após belo drible no lateral Bruno Peres, ele deu um leve toque na bola na saída do goleiro Rafael e acertou a trave.

O Santos não conseguiu responder à altura. O time teve problemas na ligação da defesa para o ataque. Arouca, responsável pela transição, também não esteve em noite inspirada. Muricy foi à loucura na beirada do campo com os erros de Bruno Peres e refletiu na torcida, que vaiou o time na saída para o intervalo.

André faz dois e decide para o Santos
Muricy voltou dos vestiários com a orientação de aproximar os jogadores de ataque. A instrução, porém, não foi seguida pela equipe. O XV controlou a partida e chegou ao gol aos sete minutos. Após cobrança de falta de Diguinho pela direita, Cesinha desviou de cabeça de costas, a bola tocou na trave, bateu em Rafael e entrou.

A desvantagem dez o Santos acordar para buscar ao ataque, mas sem muita organização. O time passou a insistir em cruzamentos para a área e chegou à igualdade, aos 25, depois que Luiz Eduardo colocou o braço direito na bola após levantamento. André cobrou o pênalti e deixou tudo igual.

Com o XV mais recuado, o Santos aproveitou para continuar pressionando. A virada veio aos 28 minutos. Montillo cobrou escanteio, Giva desviou e André, na mesma linha dos defensores, tocou de cabeça.


A partir disso, o Peixe passou a administrar o resultado e a esperar o adversário. O XV, porém, não teve forças para reagir. Muricy tratou de reforçar a marcação para impedir qualquer sufoco nos minutos finais e conseguiu um resultado importante para amenizar a cobrança no clube.


FONTE:


Vitória da vontade: Inter domina time reserva do Grêmio e avança à semi


Motivada no Gauchão, equipe de Dunga vence Gre-Nal 396 no Centenário diante de rival voltado à Libertadores e segue vivo no primeiro turno

Por GLOBOESPORTE.COM Caxias do Sul, RS


  • força do Interior
    paz na Serra
    Assim como ocorrera em Erechim, o Gre-Nal de Caxias foi mais uma boa lição de que é possível fazer clássico sem confusões entre torcidas.
     
  • nome do jogo
    Forlán
    O uruguaio tomou gosto pelo Gre-Nal. Já havia marcado no primeiro do ano. Desta vez, sofreu e converteu o pênalti e ainda bateu o escanteio para Moledo.
  • deu errado
    reservas
    Em nome do 'projeto Libertadores', novamente o Grêmio usou reservas em Gre-Nal. E, novamente, foi envolvido e mereceu a derrota.
Só mudou o endereço. De resto, o filme se repetiu. Até o placar. Com discurso de valorização do Gauchão, o Inter levou titulares, dominou a partida do início ao fim e venceu os reservas do Grêmio (só Dida e Werley jogaram) na tarde deste domingo em Caxias do Sul - roteiro semelhante ao clássico anterior, em Erechim. A outra diferença está no prêmio desta nova história. Não chega a ser um Oscar, mas vale bem mais que os três pontos. O placar de 2 a 1, gols de Forlán, Rodrigo Moledo e Willian José, leva o time de Dunga à semifinal da Taça Piratini, o primeiro turno do Estadual.
Agora, o Inter, que estreou o estádio Centenário como sua nova casa até o Beira-Rio ser liberado das obras, aguarda pelo vencedor do confronto entre Lajeadense e Esportivo, que duelam às 18h30m. A outra semifinal está definida entre São Luiz e Caxias. As duas ocorrem no próximo fim de semana, com datas a serem definidas pela Federação Gaúcha de Futebol.

Eliminado, o Grêmio só volta a pensar em Gauchão em 16 de março, quando enfrenta o Lajeadense, na primeira rodada do segundo turno. Antes, no dia 5, recebe o Caracas, possivelmente na Arena, pela Libertadores, grande objetivo do clube no primeiro semestre e motivador do uso de reservas em Caxias do Sul.


Forlán atacante Inter gre-nal centenário (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)Forlán comemora o primeiro gol colorado (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)

Domingo de Gre-Nal: paz, gandula e 3-5-2

O segundo clássico da história a ser disputado em Caxias do Sul - o primeiro ocorrera em 1965, num amistoso em 0 a 0 - começou muito antes de a bola rolar. E em clima de tranquilidade. Era essa a atmosfera nas ruas da cidade serrana desde muito cedo da manhã. Na entrada das equipes, uma faixa pedindo paz nos estádios e ainda um minuto de silêncio, em homenagem ao jovem morto na Bolívia, após o arremesso de um sinalizador. Mas... Gre-Nal é Gre-Nal, e alguns componentes tradicionais do clássico não demoraram a surgir.

Primeiro, o mistério. Vanderlei Luxemburgo levou apenas os titulares Dida e Werley a Caxias, mas segurou a divulgação da escalação até minutos antes do apito inicial de Jean Pierre de Lima. Surpreendeu ao levar a campo três zagueiros. Mais curioso ainda foi ver o defensor Douglas Grolli envergar a camiseta de número 11. Segundo elemento, a rivalidade: o diretor executivo Rui Costa não gostou de ver os gandulas com uniformes do Inter, mesmo que o mando fosse vermelho. Como medida paliativa, foram entregues coletes aos funcionários, alvos de polêmica já no Gauchão passado, em Gre-Nal da Taça Farroupilha, no qual Luxa discutou com um gandula e acabou expulso.

Por falar em Inter, nada de mistério no time de Dunga. Apenas a entrada de Juan na vaga de Ronaldo Alves, lesionado de última hora. Com titulares, desenhou uma já esperada superioridade. Em 15 minutos, teve quatro escanteios ao seu favor. Num deles, aos 6, Damião emendou uma bicicleta, encobriu Dida e viu a bola roçar o travessão. Antes, aos 2, Juan já havia cabeceado com perigo sob a trave.

Uruguaio desmancha muralha

grêmio internacional gre-nal centenário damião werley (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Damião e Werley protagonizaram bom duelo (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Sobrevivendo de lançamentos aleatórios para Welliton e Marcelo Moreno, o Grêmio demorou a levar perigo ao gol de Muriel. Aos 20, Tony chegou próximo à área e levantou na cabeça de Welliton. O atacante mergulhou, num peixinho estiloso, porém desastrado: na pequena área, perdeu a grande chance da partida até então.

Oportunidade que custaria caro. Quando Forlán teve a sua, aos 25 minutos, não desperdiçou. Após tabela envolvente de D'Alessandro e Fred, o uruguaio recebeu na área e acabou calçado por Matheus Biteco: pênalti incontestável. Que virou gol no pé direito de Forlán, em chute rasante, forte, no canto direito de Dida. O goleiro não sabia o que era buscar bolas na rede desde 10 de novembro, ainda com as luvas da Portuguesa.

O gol inflou um estádio já amplamente vermelho. Se já estava difícil para o desentrosados reservas do Grêmio, o 1 a 0 complicou de vez. Logo depois, D'Alessandro - que iria comemorar 200 jogos neste domingo, mas que acabou tendo as estatísticas recontadas, foi a sua 197ª partida - tentou o dele. O chute, venenoso, passou zunindo a trave canhota de Dida. A pressão ensaiada com esse lance arrefeceu. O primeiro tempo foi se esvaindo com lentidão, como se o melhor já estivesse sido feito.

- É importante a vitória, mas ainda faltam 45 minutos. É bom fazer o gol, mas o melhor é a equipe estar vencendo e depois classificar - ponderou o eficiente Forlán.

O pouco inspirado Marcelo Moreno lamentou o resultado:
- Foi um primeiro tempo complicado. Desde o início tentamos fazer um bom jogo, fazer o primeiro gol, mas fomos surpreendidos. Temos que manter o ritmo para empatar e depois tentar vencer - afirmou o atacante gremista.

Grêmio muda, mas Inter manda e dá "olé"


O boliviano, no entanto, não teve chance de colocar em prática as suas ideias. Acabou substituído por Willian José. O antes improvável 3-5-2 virou pó no vestiário. Ressurgiu como um 4-3-3 na volta do intervalo. Isso porque Luxa ainda colocou o argentino Facundo Bertoglio e sacou o zagueiro Bressan.

Não deu muito certo. Pelo menos nos primeiros minutos, o Grêmio, aturdido, viu o Inter colecionar investidas perigosas. Aos 2 minutos, Dida subiu mais alto do que todos, mas não agarrou a bola após escanteio. Caído, ajoelhado na grama, viu Biteco salvar a bola na linha da pequena área.

Era uma espécie de prelúdio. Prefácio. Premonição. Aos 13, em novo escanteio, agora pelo lado esquerdo, o Inter aumentou a vantagem. Desta vez, Dida não saiu nem ficou no gol. Abriu um vão para o atento Rodrigo Moledo se antecipar a Biteco e desviar às redes: 2 a 0. Que poderia ser 3 a 0 logo em seguida, se Damião não tivesse errado a pontaria, após vencer a débil zaga tricolor em arrancada veloz.

Os gritos de "olé", que o Grêmio titular tanto ouvira a seu favor no Engenhão, se virou contra os reservas no Centenário. Os quase 18 mil colorados vibravam com cada troca de passe, seja no ataque, seja na defesa. Aos 22, no entanto, a festa colorada foi silenciada pelo apito inesperado de Jean Pierre, que marcou pênalti de Josimar em Douglas Grolli, após levantamento na área. Willian José descontou: 2 a 1.

Estádio repleto, rivalidade, falhas, acertos, gols... faltava ainda uma confusão para o Gre-Nal 396 ter cara de Gre-Nal. Embora tímida, ela chegou aos 28 minutos. D'Alessandro não gostou da marcação mais forte de Adriano. Os dois se estranharam e levaram cartão amarelo, o primeiro havia sido para Josimar devido ao pênalti.

Mas a cara do Gre-Nal 396 foi mesmo a vontade de vencer. Que, ao lançar mão de todos os seus titulares, só o Inter realmente a teve. E, assim, só o Inter poderia vencer. Só o Inter venceu. Não poderia ser diferente. Todos já haviam assistido a esse filme.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rs/futebol/campeonato-gaucho/noticia/2013/02/vitoria-da-vontade-inter-domina-time-reserva-do-gremio-e-avanca-semi.html

No 1º jogo após morte de Kevin, Timão empata no último minuto

Abalada e desfalcada, equipe corintiana sofre para voltar de Bragança com um ponto na bagagem, graças a pênalti convertido por Guerrero no fim


 A CRÔNICA

por Rodrigo Faber

O atual campeão mundial penou para conseguir um ponto em Bragança Paulista. No seu primeiro jogo após a tragédia de Oruro, que resultou na morte do garoto boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada, atingido no olho direito por um sinalizador marítimo, o Corinthians teve uma atuação irregular, mas ao menos não perdeu. Foi por pouco. Com um gol de pênalti aos 51 minutos do segundo tempo, marcado por Paolo Guerrero, o Timão arrancou um empate em 2 a 2 com o Bragantino. Com o resultado, o time de Tite se mantém no G-8, mas no último posto - em oitavo, com 14 pontos, um a mais que a equipe de Bragança. Alexandre Pato fez o primeiro dos visitantes, enquanto Léo Jaime e Lincom marcaram para os donos da casa.

Após um primeiro tempo sem gols, com chances quase exclusivamente corintianas, o Massa Bruta reagiu. Com um esquema tático que dificultou as coisas para o Timão, a equipe do interior abriu o placar com menos de um minuto na etapa complementar, sofreu o empate-relâmpago, mas não se abalou e fez o segundo. A vitória parecia garantida, até que, no último lance, o zagueiro Raphael Andrade meteu a mão na bola dentro da área, cometendo pênalti. Guerrero, que entrou no segundo tempo, bateu com precisão, decretando o 2 a 2 num jogo que teve como grande destaque a atuação de Pato. O ex-jogador do Milan se movimentou bastante, fez seu gol, teve chance para fazer muitos outros e reclamou de um pênalti não marcado no segundo tempo. Aos poucos, o atacante deixa claro que tem lugar no time titular do Timão, que jogou desfalcado de Emerson, Alessandro, Danilo e Jorge Henrique.

O próximo jogo do Corinthians será pela Libertadores, quarta-feira, às 22h, contra o Millonários, da Colômbia, no Pacaembu - ainda sem saber se haverá ou não torcida, em função da punição da Conmebol. Pelo Paulistão, o Timão encara o Santos, domingo, no Morumbi. Já o Bragantino recebe o Atlético Sorocaba, sábado, em Bragança Paulista.

Jogadores do Corinthians prestam 1 minuto de silêncio em homenagem ao torcedor boliviano morto em jogo da Libertadores, Bragantino x Corinthians (Foto: Márcio Fernandes/Agência Estado)Jogadores fazem um minuto de silêncio em homenagem ao torcedor boliviano Kevin Espada, morto
durante jogo contra o San José, quarta-feira passada, em Oruro (Foto: Márcio Fernandes/Ag. Estado)

Timão começa melhor
Na primeira partida após a morte de Kevin Espada, na estreia corintiana na Taça Libertadores da América, o clima da equipe ainda era de luto. Antes do apito inicial, um minuto de silêncio foi respeitado por jogadores e torcedores presentes no estádio Nabi Abi Chedid. No braço esquerdo de cada um dos atletas do Timão, uma tarja negra em homenagem ao garoto.

Entre titulares e reservas, o Corinthians contava com três ex-jogadores do Bragantino: Felipe, Paulinho e Romarinho. Aplaudidos, eles foram presenteados pelo presidente Marco Chedid por conta do título mundial, conquistado em dezembro. Mas, como diz o ditado, "amigos, amigos - negócios à parte". Pelo lado esquerdo do gramado, Romarinho infernizava a vida dos zagueiros adversários, que paravam suas rápidas arrancadas com faltas a todo instante.

Se de um lado o Timão aproveitava o estilo corredor de sua dupla de ataque, do outro o Bragantino esbarrava em aspectos técnicos. Errando muitos passes, os donos da casa permitiram que Alexandre Pato chegasse duas vezes com perigo à área. Primeiro, chute cruzado, pelo lado direito, que parou nas mãos de Defendi, em bela defesa. Depois, finalização à queima-roupa, que por muito pouco não sobrou para Paulinho empurrar para a rede no rebote.

O truncado sistema defensivo do Braga, com três zagueiros e postura claramente cautelosa, não era problema para o Timão. O entrave de verdade eram as finalizações - falha apontada diversas vezes pelo técnico Tite. Dentro da pequena área, Romarinho perdeu mais uma boa oportunidade de abrir o placar, chutando na trave. Douglas e Fábio Santos também não acertaram a mira quando testados.

O goleiro Cássio teve de trabalhar em apenas um lance da etapa inicial: em lançamento longo para Malaquias, a zaga corintiana foi pega de surpresa, Edenílson também não alcançou o atacante adversário, e o camisa 12 saiu do gol para fazer boa intervenção.

Alexandre Pato, Bragantino x Corinthians (Foto: Luis Moura/Agência Estado)Alexandre Pato teve boa atuação diante do Bragantino (Foto: Luis Moura/Agência Estado)

Bragantino surpreende
O Bragantino passou os 45 minutos iniciais sem incomodar o Corinthians. Mas logo no primeiro minuto do segundo tempo, a surpresa: em cruzamento rasteiro pela direita, Léo Jaime finalizou dentro da área, no canto direito de Cássio, sem chances para o goleiro.

Dominadas por corintianos, as arquibancadas do estádio se calaram, mas a reação do Timão foi imediata. Em contra-ataque, dois minutos depois, Renato Augusto arriscou chute de fora da área. A bola desviou na zaga adversária e sobrou para o oportunista Alexandre Pato, sozinho, às costas dos três defensores, chutar forte e balançar a rede. Segundo jogo como titular do camisa 7, segundo gol pelo Corinthians.

Menos defensivo que no primeiro tempo, ainda que sob o mesmo esquema tático, o Bragantino  passou a arriscar mais. E logo foi recompensado: em cobrança de falta de Diego Macedo, a defesa do Timão vacilou e Lincom completou. No reflexo, Cássio ainda conseguiu espalmar, mas a bola bateu na trave direita e entrou.

A marcação sobre a dupla de ataque do Corinthians se intensificou. Alexandre Pato sofria cada vez mais com as faltas, mas a equipe esbarrava na baixa criatividade de Douglas, ainda sem ritmo de jogo em 2013. O técnico Tite trocou o camisa 10 por Paolo Guerrero, recuou Ralf para colocar Guilherme no lugar de Paulo André, mas não obteve êxito.

O empate, porém, acabou caindo do céu, no último lance de jogo: após escanteio, o zagueiro Raphael colocou a mão na bola na área - pênalti, convertido com extrema precisão por Guerrero. Resultado justo para um time que, mesmo abalado e desfalcado, não deixou de lutar.


FONTE:

Flu tropeça no Madureira, mas garante vaga e enfrenta o Vasco

Com dois gols de Samuel, time empata por 2 a 2, chega a 16 pontos e encara equipe cruz-maltina, que terá vantagem do empate no sábado 


 A CRÔNICA

por GLOBOESPORTE.COM

Não foi o remédio ideal para curar a ressaca pela derrota por 3 a 0 para o Grêmio, pela Libertadores, durante a semana. Na ensolarada tarde deste domingo, em Moça Bonita, o Fluminense não passou de um empate por 2 a 2 com o Madureira. E a dor de cabeça só não foi maior porque o time chegou aos 16 pontos, terminou a fase classificatória na segunda colocação do Grupo B e enfrentará o Vasco, sábado, no Engenhão em uma das semifinais da Taça Guanabara. A equipe cruz-maltina tem a vantagem de jogar pelo empate.

Samuel e Rodrigo Lindoso, ambos com dois gols, foram os personagens principais do empate. Thiago Neves desperdiçou um pênalti no fim do primeiro tempo, quando o jogo ainda estava empatado por 1 a 1. Na etapa final, ao ser substituído por Marcos Júnior, o camisa 10 ouviu algumas vaias.

Abel Braga levou a campo um time repleto de reservas. O objetivo do técnico foi poupar os titulares para a Libertadores, já que na quarta-feira o Tricolor enfrentará o Huachipato, no Chile. Thiago Neves e Edinho foram as exceções. Gum, que ainda aprimora a forma física, também foi a campo.

samuel fluminense x madureira (Foto: Photocamera)Samuel fez os dois gols do Fluminense no empate com o Madureira (Foto: Photocamera)

O forte calor em Bangu foi um adversário a mais para os times. O Fluminense tomou a iniciativa da partida. As principais jogadas aconteceram pela direita, com Rhayner caindo pelo setor e ajudando Wellington Silva.

Aos 13 minutos, o Fluminense abriu o placar. Rhayner - que não balança a rede há dois anos - pode dizer que fez metade do gol. Depois de boa jogada pela direita, o atacante driblou um adversário, foi à linha de fundo e rolou para Samuel que, livre de marcação e dentro da pequena área, só empurrou para fazer 1 a 0.

A superioridade do time de Abel era clara. Aos poucos, porém, o ritmo caiu, e o time parou. O Madureira, que até então mal conseguia articular as jogadas, assustou Ricardo Berna em chutes de Jairo e Ramon. Na falta de inspiração, a disposição do Tricolor Suburbano foi premiada. Aos 40, Monzón derrubou Derley dentro da área. Pênalti que Rodrigo Lindoso cobrou para deixar tudo igual.

Os poucos torcedores do Madureira presentes no estádio ainda comemoravam quando o goleiro, de forma atabalhoada, trombou com Thiago Neves dentro da área. O árbitro marcou o pênalti. Os tricolores pediram Rhayner na cobrança, assim como acontecera diante do Volta Redonda. Na ocasião, o jogador bateu, perdeu e tirou Abel do sério. Dessa vez, Thiago Neves foi para cobrança, mas também falhou. Márcio caiu no canto direito e fez a defesa.

Samuel e Rodrigo voltam a marcar e decretam empate

Nos primeiros momentos do segundo tempo, as pipas que a todo instante caíam no gramado chamavam mais atenção do que o futebol. Até os 15 minutos, foram cinco pipas no campo contra uma finalização de Wellington Silva na trave.

O Fluminense retomou o domínio do jogo. Abel tirou Wagner e lançou Felipe, aos 19 minutos. Pouco depois, voltou a brilhar a estrela de Samuel. Monzón cruzou, Thiago Neves ajeitou de cabeça e o jogador marcou pela segunda vez no jogo, o seu quarto gol no Carioca.

Aos 37, Abel colocou Marcos Júnior no lugar de Thiago Neves, que saiu sob um misto de aplausos e vaias. Em seguida, depois de cobrança de escanteio, Rodrigo Lindoso subiu mais do que a zaga e, de cabeça, decretou o empate: 2 a 2.


FONTE:


Sem a ponta: Bota joga mal, só empata e pega o Fla nas semifinais

Em tarde muito apagada de Seedorf, Alvinegro sai atrás e busca igualdade contra o Boavista. Resultado faz equipe de Oswaldo cair para segundo


 A CRÔNICA

por GLOBOESPORTE.COM

Bastava uma vitória simples sobre o Boavista para o Botafogo terminar como líder do Grupo A e ir com vantagem para as semifinais. Mas não aconteceu. O Alvinegro jogou mal neste domingo, no Engenhão, empatou por 2 a 2 e acabou perdendo o primeiro lugar da chave para o Vasco, que bateu o Duque de Caxias. Com isso, pega no domingo o Flamengo nas semifinais da Taça Guanabara, o primeiro turno do Estadual. Os rubro-negros têm a vantagem do empate para avançar à decisão.

O Botafogo pagou o preço de sua atuação. Com Seedorf muito apagado, não conseguiu alcançar supremacia em campo. Saiu perdendo por 2 a 0 e buscou o empate ainda no primeiro tempo, mas não teve forças para virar na etapa final. Pior: quase perdeu o jogo. Gilcimar fez os dois gols do Boavista. Lucas e Lodeiro marcaram para o Bota.

Com o resultado, o Alvinegro fechou sua participação no Grupo A com 15 pontos, um atrás do Vasco.

Lodeiro, Botafogo x Boavista (Foto: Wagner Meier/AGIF)Lodeiro comemora o segundo gol do Botafogo no empate contra o Boavista (Foto: Wagner Meier/AGIF)
Dois para cado lado

O Botafogo demorou para perceber que estava disputando um jogo de futebol. Com a zaga perdida e o setor de criação engolido pela marcação adversária, o time alvinegro, num piscar de olhos, se viu perdendo por 2 a 0 no Engenhão. Enquanto a equipe de Oswaldo de Oliveira tentava se encontrar, o Boavista foi lá e, com 13 minutos, abriu placar gordo. E graças a Gilcimar. O centroavante fez os dois gols: no primeiro, subiu mais do que Fellype Gabriel e concluiu de cabeça; no segundo, entrou feito um raio na área para aproveitar cruzamento da direita e vencer a marcação de Lucas.
Faltou Seedorf ao Botafogo durante todo o primeiro tempo. Ele foi bem marcado, errou passes, forçou jogadas. Com Andrezinho também apagado, Lodeiro virou alternativa quase exclusiva no meio. O jeito foi encontrar uma válvula de escape com Lucas pela direita. Foi ele quem arquitetou a busca do empate. Fez o primeiro gol, em pancada impressionante de fora da área – golaço. E participou da trama do segundo. Andrezinho deu belo passe para Rafael Marques, que acionou o lateral-direito. O cruzamento encontrou Lodeiro, e o uruguaio venceu a disputa com a zaga para empatar a partida.
Perigo

O Botafogo voltou mal no segundo tempo. Chegou a ser dominado pelo adversário. Correu sério risco de sofrer mais um gol. Até bola no travessão levou, com Douglas Carioca, de cabeça. A exemplo do primeiro tempo, ficou órfão do rendimento habitual de Seedorf. O holandês não foi bem na partida.

Oswaldo tentou mexer no time. Colocou Bruno Mendes no lugar de Rafael Marques. Em vão. O time seguiu perdido. Os minutos finais viraram uma correria de lado a lado, com os times abertos. O Botafogo passou sufoco. Viu o Boavista perder três chances de fazer o terceiro - resultado que eliminaria o Fluminense. A bola, incrível, cruzou a área em todas elas. E nada de entrar. No último lance, Seedorf deixou Bruno Mendes na cara do gol, mas o goleiro Vinicius salvou.


FONTE:


R10 treina entre os titulares após Cuca deixar escalação do meia em dúvida


Jogador participa normalmente de coletivo em campo reduzido, inclusive sendo o cobrador das faltas nas jogadas ensaiadas

Por Léo Simonini Belo Horizonte

Ronaldinho no treino do Atlético-MG (Foto: Léo Simonini)Ronaldinho treina normalmente entre os titulares neste sábado (Foto: Léo Simonini)

Cuca deixou a escalação de Ronaldinho Gaúcho em dúvida ao conceder entrevista coletiva na manhã dessa sexta-feira. Mas neste sábado, dia de trabalho normal na Cidade do Galo, o meia participou normalmente do treino entre os jogadores titulares.

Com uma das traves colocadas na risca da grande área, Cuca comandou um coletivo em que parou diversas vezes para o ensaio de jogadas de bola parada, tanto ofensivas, quanto defensivas. Com o time na defesa, Gaúcho era o homem responsável por segurar dois marcadores na linha do meio-campo, ficando como o home mais adiantado da equipe. Mas quando a jogada era no ataque, como normalmente acontece ele realizou os cruzamentos.

Luan, destaque do time no último jogo-treino figurou entre os reservas e o time titular foi o mesmo que o torcedor atleticano se habituou a escalar recentemente, com Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Junior Cesar; Pierre, Leandro Donizete, Ronaldinho, Bernard e Tardelli; Jô.
A preparação do Galo para o duelo contra o Arsenal de Sarandí segue neste domingo. Antes do embarque para Buenos Aires, os jogadores farão um treino leve e na segunda-feira farão o reconhecinmento do gramado do Estádio Julio Grondona, em Sarandí

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/02/r10-treina-entre-os-titulares-apos-cuca-deixar-escalacao-do-meia-em-duvida.html

Estreia de Beckham e homenagem a Ronaldo motivam Lucas em clássico


Brasileiro vive expectativa para confronto com Olympique neste domingo

Por GLOBOESPORTE.COM Paris, França

O meia-atacante Lucas, ex-São-Paulo, espera viver um dia especial neste domingo. Além de disputar seu primeiro clássico com a camisa do Paris Saint-Germain, contra o Olympique de Marselha, o jovem está motivado pela estreia de David Beckham na equipe e a presença de Ronaldo Fenômeno, que será homenageado pelo clube no estádio Parc des Princes.

Contratado no dia 31 de janeiro, Beckham foi relacionado pelo técnico Carlo Ancelotti e poderá finalmente vestir a camisa 32 do PSG pela primeira vez. Já Ronaldo foi convidado para dar o pontapé inicial da partida, válida pela 26ª rodada do Campeonato Francês.

- Muito legal essa homenagem para o Ronaldo, que é um ídolo do futebol mundial, um dos melhores de todo os tempos. Sou fã dele e será um motivação a mais ver ele dando o pontapé inicial. A estreia do Beckham também é muito positiva para nós, um ícone, conhecido no mundo inteiro e coleciona título. Vai nos ajudar muito com sua qualidade. Vai ser uma experiência maravilhosa para mim - disse o ex-são-paulino.

O jogo começa às 17h (de Brasília) e terá transmissão ao vivo do SporTV e acompanhamento em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM. O clássico pode ainda ser decisivo na briga pelo título da competição, já que o PSG é o atual líder com 51 pontos, seguido por Lyon (48) e Olympique (46).

- A expectativa é muito boa, maior clássico do país. Todo mundo só está falando deste jogo aqui. É muito importante para o torcedor do PSG e clássico sempre é um jogo a parte. Estou nesta expectativa e gosto de sentir esse clima. Vamos jogar diante da nossa torcida e contamos com o apoio dela - concluiu Lucas.

Lucas, PSG e Ajaccio (Foto: Agência Reuters)Lucas estará perto dos ídolos Beckham e Ronaldo no clássico deste domingo em Paris  (Foto: Reuters)

FONTE:

Advogado diz que autor de disparo se entrega segunda, em Guarulhos


Ricardo Cabral, advogado da Gaviões da Fiel, afirma que menor está em estado de choque; mãe do torcedor disse que o entregaria

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Celas separadas onde ficaram torcedores corintianos (Foto: Diego Ribeiro / globoesporte.com)Penitenciária onde os 12 corintianos estão presos preventivamente em Oruro (Foto: Diego Ribeiro)

O advogado da Gaviões da Fiel, Ricardo Cabral, disse neste domingo ao Esporte Espetacular que o menor H. A. M., de 17 anos, vai se entregar nesta segunda-feira à polícia. Segundo Cabral, o menor foi o responsável pelo disparo do sinalizador marítimo que atingiu e matou o garoto Kevin Beltrán Espada, de 14 anos, na última quarta-feira, durante a partida entre San José e Corinthians, em Oruro, na Bolívia.

O menor brasileiro se entregará na Vara da Infância e da Juventude, no centro de Guarulhos. O advogado contou que o garoto pensou em se entregar ainda na Bolívia, mas líderes da Gaviões preferiram que ele voltasse ao Brasil antes, já que fez a viagem com a torcida e, por isso, estaria sob responsabilidade da organizada.

Ricardo Cabral também afirmou que a mãe do menor avisara o filho que o entregaria à polícia caso ele não o fizesse por vontade própria. Depois de dar seu depoimento, o menor deve ser liberado, de acordo com o advogado.

A expectativa da Gaviões da Fiel é que, após o menor se apresentar em Guarulhos, a situação dos 12 torcedores presos em Oruro seja amenizada. Dois deles foram indiciados como autores do disparo, enquanto os outros dez acabaram citados como cúmplices no inquérito revelado no último sábado pelo GLOBOESPORTE.COM.

Cleuter Barreto Barros, apelidado de "Manaus", de 24 anos, e Leandro Silva de Oliveira, conhecido como "Soldado", de 21 anos, foram os acusados como autores pela polícia boliviana.

Os 12 torcedores têm enfrentado ameaçadas na penitenciária, segundo relato do ministro conselheiro da embaixada brasileira na Bolívia, Eduardo Saboia, e da mulher de um dos detidos, Marina Kim.

Corinthians - Estádio Jesús Bermudez, três dias após a morte de Kevin (Foto: Diego Ribeiro)Palco da tragédia, estádio ainda tem sinalizadores e querosene na arquibancada (Foto: Diego Ribeiro)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/02/advogado-diz-que-autor-de-disparo-se-entrega-segunda-em-guarulhos.html

Botafogo joga por liderança com Boavista, que ainda briga por vaga


Na estreia de Rafael Marques no ano, Alvinegro tenta garantir classificação e confirmar liderança para ter vantagem do empate na semifinal

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Montagem - Rafael Marques e Gilcimar, Botafogo x Boavista (Foto: Editoria de Arte)Rafael Marques e Gilcimar: as armas ofensivasde Botafogo e Boavista (Foto: Editoria de Arte)

Com Rafael Marques confirmado como titular no ataque, o Botafogo coloca em jogo contra o Boavista, às 16h deste domingo, a primeira colocação do Grupo A da Taça Guanabara e a consequente vantagem do empate na semifinal. No momento, o time é o líder com 14 pontos e, para não depender de outros resultados, precisa uma vitória simples. O empate no no Engenhão apenas garante a classificação para a próxima fase.

No entanto, o Boavista promete oferecer resistência. No Grupo B, o time está na terceira colocação, com 13 pontos, dois a menos do que o Fluminense, e ainda briga pela segunda vaga na semifinal do turno. Na escalação, jogadores que tiveram passagem pelo Botafogo estão entre os principais do grupo: Túlio Souza e Tony. Para se classificar, precisa vencer e torcer por um tropeço do Flu contra o Madureira, em Moça Bonita


O Botafogo só não se classifica se houver uma tragédia no Engenhão. Com 14 pontos, está três à frente do Madureira. Teria de perder o seu jogo, e o Madureira tirar uma diferença de nove gols de saldo.

Luiz Antonio Silva dos Santos apita a partida. O Premiere exibe o jogo ao vivo para todo o Brasil através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

header as escalações 2
Botafogo: a novidade é a volta de Rafael Marques entre os titulares. O técnico Oswaldo de Oliveira também conta pela primeira vez no ano com o volante Gabriel e terá a presença de Andrezinho, fora dos últimos três jogos. O time entra em campo com Jefferson, Lucas, Bolívar, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Gabriel, Fellype Gabriel, Seedorf, Andrezinho e Lodeiro; Rafael Marques.

Boavista: a única dúvida fica por conta do primeiro volante. O técnico Lucho Nizzo ainda não decidiu quem entrará como titular na posição. Douglas Pedroso e Rômulo estão na disputa. O Boavista deve ir a campo com Vinicius, Leonardo, Gustavo, Jorge Felipe e Carlos Alberto; Douglas Pedroso (Rômulo), Túlio Souza, Tony e Leandro Chaves; Erick Flores e Gilcimar.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Botafogo: o volante Marcelo Mattos, com uma torção no tornozelo direito, e o lateral-direito Gilberto, com uma lesão na coxa direira, ainda não treinam com o grupo. Os volantes Lucas Zen, recuperado de um rompimento de ligamento no joelho esquerdo, e Renato, também curado de uma lesão na coxa esquerda, já disputaram coletivos, mas não estão em condições de jogo.
Boavista: sem jogadores suspensos, o único possível desfalque é o lateral-esquerdo Paulo Rodrigues, que sente um incômodo muscular na coxa esquerda e não foi confirmado.

 

header fique de olho 2

Botafogo: Rafael Marques ainda não havia sido relacionado para um jogo sequer na temporada. Ele será titular contra o Boavista e tentará encerrar um jejum de 17 jogos sem fazer gol com a camisa do clube.


Boavista: desde que assumiu a vaga no ataque do time - a pedido do antigo dono, Somália -, Gilcimar vem tendo boas atuações. Apesar de ter marcado apenas dois gols, o forte jogador tem dado trabalho para as zagas adversárias. Tem muita impulsão e faz bem o trabalho de pivô.

header o que eles disseram

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: O jogo contra o Boavista sempre é difícil, pois o time exige muito do adversário. Joga em uma característica bem definida e precisamos enfrentar essa dificuldade que vamos ter se quisermos avançar na competição”.

Lucho Nizzo, técnico do Boavista: "Enquanto existir chance, temos que acreditar. Nossa equipe chegou de mansinho, sem chamar a atenção, e agora estamos na última rodada como uma das poucas equipes postulantes a uma vaga nas semifinais. Isso serve como estímulo para desempenharmos nosso trabalho em campo e lutarmos pela vitória, tendo consciência de que o Botafogo nos trará muita dificuldade".
 

header números e curiosidades
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* As duas vitórias do Botafogo sobre o Boavista na história do Campeonato Carioca aconteceram nos anos de 2009, quando venceu por 2 a 1 em Saquarema, com dois gols de Maicosuel, e em 2010, quando goleou por 4 a 1 em São Januário, com três gols de Abreu e um de Marcelo Cordeiro, descontando Tony.

* No ano passado, o Botafogo atuou 39 vezes no Engenhão, conseguindo 18 vitórias, dez empates e sofrendo 11 derrotas, marcando 72 gols e sofrendo 44.

* No Carioca de 2012, o Boavista derrotou Flamengo e Fluminense por 2 a 1, empatou com o Botafogo (1 a 1) e foi derrotado apenas pelo Vasco (1 a 0) no Engenhão.

header último confronto v2
Em jogo válido pela última rodada da Taça Rio do ano passado, o Botafogo empatou por 1 a 1 com o Boavista, em São Januário, no dia 15 de abril. Em seu 100º jogo com a camisa do clube, Loco Abreu perdeu uma cobrança de pênalti. Caio abriu o marcador para o Botafogo, aos oito minutos do segundo tempo, e Lenny empatou, aos 28. O Alvinegro jogou com Jefferson, Lucas, Brinner, Fábio Ferreira e Renan Lemos; Jadson, Renato, Felipe Menezes (Gabriel) e Fellype Gabriel (Maicosuel); Caio (Willian) e Loco Abreu. Já o Boavista, comandado por Andrade, teve em campo Thiago, Ruy, Bruno Costa, Fábio Braz e Paulo Rodrigues; Douglas (Leandro Teixeira), Júlio Cesar, Fabrício (Léo Pimeita) e Romarinho (Lenny); Tony e Somália.