sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Corinthians entra com recurso para tentar jogar com torcida no estádio


Timão tenta reverter a decisão tomada pela Conmebol por causa da morte do garoto Kevin Douglas Beltrán Espada, em Oruro

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Torcida do Corinthians no Pacaembu (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)Fiel está proibida de ver o Timão na Libertadores(Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)
 
O Corinthians entrou nesta sexta-feira com um recurso para tentar reverter a decisão que impede a presença de seus torcedores em jogos da Taça Libertadores. A medida foi tomada pela Confederação Sul-Americana de Futebol depois da morte do garoto Kevin Douglas Beltrán Espada. O jovem de 14 anos foi atingido por um sinalizador marítimo disparado do setor ocupado pela torcida alvinegra no jogo com o San José, na quarta-feira, em Oruro, no estádio Jesús Bermúdez. A polícia boliviana prendeu 12 torcedores, todos indiciados por homicídio. Clique aqui e confira a cobertura completa da tragédia em Oruro.

Na quinta à noite, a Conmebol decidiu proibir a presença de corintianos em estádios. O diretor jurídico do clube, Luiz Alberto Bussab, classificou a decisão da entidade que controla o futebol sul-americano como "indevida, abusiva e intempestiva".

- A questão da liminar é abusiva, no nosso entender, porque, evidentemente por ser liminar, não nos ouviu, não tivemos defesa. O inquérito policial na Bolívia ainda não terminou. As autoridades não sabem individualmente quem cometeu, como cometeu. Não se apurou a responsabilidade individual. Não houve qualquer tipo de revista (na entrada do estádio) - afirmou Bussab, em entrevista ao "Arena SporTV".

Por conta da punição, o Corinthians interrompeu a venda de ingressos para os três jogos realizados no Pacaembu, pela fase de grupos da Taça Libertadores. O primeiro será na próxima quarta-feira, contra o Millonarios. Depois, a equipe receberá o Tijuana, no dia 13 de março, e o San José, em 10 de abril.

Cerca de 30 mil ingressos haviam sido vendidos para a partida contra os colombianos, primeira do Timão em casa pela competição em 2013. O clube garante que se a decisão da Conmebol for mantida, os torcedores terão direito ao ressarcimento total do preço do bilhete. No entanto, a certeza de que o departamento jurídico terá êxito em sua defesa é tanta que ainda nem foi estudada uma forma de devolver o dinheiro ao público.

O Corinthians tem plena confiança no cancelamento da punição. O clube vai cobrar que seja analisada sua defesa com a mesma rapidez que o Tribunal de Disciplina criado este ano pela Conmebol teve para anunciar a punição, na noite da última quarta-feira. Uma das alegações alvinegras será a de que o clube foi sancionado pelo uso do sinalizador, algo presente em todas as torcidas nesse mesmo torneio.

Os advogados do Timão também dizem que nenhum dos fatores exigidos para que se tome uma medida cautelar, que foi emitida pela entidade, foram cumpridos. O Corinthians diz que aceitará punições, desde que haja investigação e direito à defesa.

Além do transtorno e do prejuízo técnico de atuar sem torcida, os cofres também poderão ser atingidos caso os portões realmente sejam fechados. Em 2012, ano do primeiro título do clube na Libertadores, só na fase de grupos foram arrecadados R$ 5,3 milhões. Para essa mesma etapa, em 2013, mais de 85 mil ingressos haviam sido vendidos antecipadamente.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/02/corinthians-entra-com-recurso-para-tentar-jogar-com-portoes-abertos.html

Corintianos são transferidos para penitenciária em Oruro


Torcedores não poderão aguardar em liberdade o julgamento pela morte do boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada

Por Diego Ribeiro Oruro, Bolívia



Algemados de dois em dois e sob forte escolta policial, os 12 torcedores corintianos indiciados pela polícia boliviana por conta da morte do garoto Kevin Douglas Beltrán Espada foram transferidos, no fim da tarde desta sexta-feira, em duas viaturas, para a penitenciária de Oruro, chamada "Cárcere San Pedro". O local fica a 200 metros do estádio Jesús Bermúdez, onde Kevin morreu ao ser atingido no olho por um sinalizador marítimo.

Os corintianos estavam detidos na Corte Superior de Justiça de Oruro, onde ouviram do juiz cautelar Julio Huarachi Pozo que ficarão presos de forma preventiva até o julgamento. Dois dos 12 foram indiciados como autores do homicídio porque portavam sinalizadores idênticos ao que mataram Kevin. Os outros 10  foram indiciados como cúmplices.

A tendência é que eles fiquem na Bolívia pelo menos até agosto, segundo funcionários da embaixada brasileira no país. Desesperados, os corintianos pedem ajuda até da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

corinthians torcedores presos Penitenciária de San Pedro (Foto: Diego Ribeiro)Penitenciária San Pedro (Foto: Diego Ribeiro)

Representantes da embaixada brasileira na Bolívia preparam recurso para fazer com que o grupo responda em liberdade.

A análise será feita pelo juiz cautelar Julio Huarachi Pozo, o mesmo que decretou a prisão preventiva. A decisão sobre o recurso pode demorar horas ou dias. Na apelação feita durante a análise das medidas cautelares, o juiz se mostrou irredutível.

– Decidimos manter os 12 encarcerados nessa fase de investigação por questões de segurança. Sabemos que não há provas contundentes, mas vamos mantê-los encarcerados porque sabemos que é muito fácil sair da Bolívia – argumentou Julio Pozo.

corinthians torcedores presos Penitenciária de San Pedro (Foto: Diego Ribeiro)Da penitenciária é possível ver o estádio ao fundo (Foto: Diego Ribeiro)

FONTE:

Mesmo sem gols de falta, Andrezinho reforça jogada de bola parada do Bota


Confirmado no time para domingo, jogador é considerado pelo técnico Oswaldo de Oliveira o principal nome do time para esse tipo de situação

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Andrezinho no treino do Botafogo (Foto: Marcos Trisão / Ag. O Globo)Andrezinho volta ao time depois de três jogos
(Foto: Marcos Trisão / Ag. O Globo)

Considerado um jogador especialista em jogadas de bola parada, Andrezinho volta ao time do Botafogo neste domingo, contra o Boavista, no Engenhão, pela última rodada da Taça Guanabara, depois de três jogos fora. Com isso, o técnico espera ganhar mais uma arma, ainda que o jogador não tenha um gol sequer em cobranças de falta desde que chegou ao clube no início de 2012.

Andrezinho ficou muito marcado que pelo gol em cobrança de falta que eliminou o Flamengo da Copa do Brasil de 2009, quando defendia o Internacional. Desde sua chegada ao Botafogo, ele já ouviu várias vezes da torcida o pedido para repetir o feito, especialmente contra o rival.

- Nosso aproveitamento com Seedorf e, às vezes, com Lodeiro é muito bom. Mas o Andrezinho se incumbe ainda mais das jogadas de bola e o retorno dele vai dar mais precisão - disse o técnico Oswaldo de Oliveira.

O desfalque de Andrezinho aconteceu pela necessidade de o jogador passar por uma readequação física. Por isso, ficou no banco contra o Macaé e sequer foi relacionado para os dois últimos jogos. Oswaldo considera sua volta nesse momento determinante para o crescimento do time nos momentos finais da Taça Guanabara.

- São jogadores preponderantes para equipe como ele que são importantíssimos no momento mais decisivo do campeonato. Essa possibilidade de alternar, de escolher o que considero melhor, é muito boa - comentou Oswaldo.

Para o jogo deste domingo, o treinador não poderá contar com Marcelo Mattos e Gilberto, ainda machucados, Renato e Lucas Zen, em processo de recuperação física. O time precisa de um empate para garantir a classificação e da vitória para ser primeiro do Grupo A e levar a vantagem do empate para a semifinal da Taça Guanabara.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/02/mesmo-sem-gols-de-falta-andrezinho-reforca-jogada-de-bola-parada-do-bota.html

Curtinha: Engenhão ganha nova decoração com imagens do Botafogo


Hall dos elevadores da entrada principal do estádio é decorado com fotos da campanha do ano passado para a última rodada da Taça Guabanara

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Funcionários do Engenhão finalizavam nesta sexta-feira a decoração do hall dos elevadores da entrada principal  com imagens da campanha do Botafogo em 2012. Entre imagens de Seedorf e Bruno Mendes, os principais jogadores do grupo estão representados. A porta dos elevadores do mesmo hall já haviam sido decorados com pontos turísticos do Rio de Janeiro.

O Botafogo entra em campo domingo no Engenhão para enfrentar o Boavista na última rodada da Taça Guanabara. O time precisa de um empate para garantir vaga na semifinal. Se vencer, fica com o primeiro lugar do Grupo A.

nova decoração estádio engenhão (Foto: Thales Soares)Funcionários finalizam a nova decoração do Engenhão com imagens de 2012 (Foto: Thales So

FONTE:

Oswaldo confirma Rafael Marques e valoriza atleta: 'Não é um coitadinho


Depois de descartá-lo dos planos para esta temporada, treinador diz que atacante tem méritos para voltar a ser utilizado como titular contra o Boavista

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Rafael Marques botafogo (Foto: Thales Soares)Rafael Marques está confirmado no ataque do Bota diante do Boavista (Foto: Thales Soares)

O técnico Oswaldo de Oliveira confirmou a escalação de Rafael Marques no jogo do Botafogo com o Boavista, domingo, no Engenhão, pela última rodada da Taça Guanabara. É a volta do atacante, que não vinha sendo sequer relacionado para esta temporada, na vaga de Bruno Mendes, que marcou apenas um gol em seis jogos e perdeu o lugar no time.

Querido pelo grupo, Rafael Marques recebeu o apoio público dos companheiros e vinha treinando muito bem. Oswaldo, no entanto, fez questão de dizer que sua decisão é pelo trabalho apresentado pelo atacante e não um favor ao jogador.


- Ele não é um coitadinho. Não precisa dessas coisas. É um excelente jogador, como o Bruno Mendes, o Henrique e o Sassá. Vai jogar por que está em melhores condições. E quem está melhor, joga - afirmou Oswaldo.
No ano passado, Rafael Marques atuou em 17 jogos e não fez gol. A torcida não perdoou o jogador e Oswaldo de Oliveira chegou a dizer que ele não fazia parte dos planos para esta temporada. No entanto, as circunstância fizeram com que recebesse uma nova chance.

- Em primeiro lugar, a permanência dele é um dos motivos. Se está aqui, é para jogar e no momento o vejo em melhores condições do que os outros. Tem muitas chances de jogar bem. Disse que voltaria a utilizá-lo no momento em que achasse que ele estivesse preparado. Nesse momento, acho que ele está - comentou o treinador.

Rafael Marques volta a ter chance em um momento no qual os atacantes não estão funcionando. Bruno Mendes, Henrique e Sassá juntos fizeram apenas dois gols em sete jogos. O time tem 15 no total, sendo o segundo melhor ataque do Campeonato Carioca.

Para se classificar, o Botafogo precisa de um empate com o Boavista. Se vencer, garante o primeiro lugar do Grupo A e terá a vantagem do empate na semifinal da Taça Guanaba

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/02/oswaldo-confirma-rafael-marques-e-valoriza-o-atleta-nao-e-um-coitadinho.html

Diante de provas 'circunstanciais', juiz concede pedido de fiança de Pistorius


Após longo discurso, juiz responsável por audiência critica investigação e permite ao atleta responder processo pela morte de namorada em liberdade

Por GLOBOESPORTE.COM Pretória, África do Sul

Oscar Pistorius chorou bastante e se emocionou diversas vezes durante os quatro dias da audiência, no Tribunal de Pretória, na África do Sul, que julgou um pedido de fiança pela morte da modelo e namorada dele, Reeva Steenkamp. Ela foi alvejada no banheiro da casa do atleta, no dia 14 de fevereiro. Mas, na manhã desta sexta-feira, ele pôde respirar - um pouco - mais aliviado. Depois de quase duas horas de discurso, o juiz Desmond Nair garantiu a fiança ao medalhista paralímpico e anunciou que Pistorius responderá pela morte de Reeva em liberdade.

pistorius julgamento tribunal fiança (Foto: AP)Após quatro dias de audiência, Pistorius garantiu a fiança e responderá julgamento em liberdade (Foto: AP)

Em seu longo anúncio, o juiz recapitulou as versões da defesa e da acusação. Enquanto aguardava a decisão, Oscar Pistorius chorava incontrolavelmente, sendo amparado pela presença de seus familiares, que também não escondiam o nervosismo. O magistrado também descreveu como funciona o processo de fiança na África do Sul. Em seu discurso, Desmond Nair afirmou que a acusação tem apenas evidências circunstanciais de que o crime, de fato, foi premeditado.

 - A única pessoa que sabe o que aconteceu é o acusado. Estamos lidando com provas circunstanciais - disse o juiz.

pistorius julgamento (Foto: AFP)Pistorius voltará a ser julgado pela morte de Reeva Steenkamp no dia 4 de junho (Foto: AFP)

A fiança foi estipulada em 1 milhão de rands, cerca de R$222,2 mil. Desse valor, R$100 mil devem ser entregues em dinheiro vivo como seguro. O próximo julgamento será no dia 4 de junho, às 8h30m do horário local. Pistorius deve entregar todos os passaportes, não pode entrar em nenhum aeroporto, precisa entregar todas as armas e não deve falar com testemunhas.

O atleta também deverá informar aos policiais sobre onde vai e precisa pedir permissão para viajar para fora de Pretória. Ele não pode ser acusado de violência contra mulher, deve fornecer um número de telefone e estar contactável o tempo todo. O consumo de álcool ou drogas está proibido.

Nos últimos dias, a promotoria do caso acusou o biamputado por assassinato premeditado de sua namorada, Reeva Steenkamp, em sua casa. A defesa, por sua vez, afirma que Pistorius confundiu a namorada, que foi alvejada dentro do banheiro, com um ladrão que teria invadido sua casa.

Veja tudo o que aconteceu nesta sexta no tribunal de Pretória

Críticas ao detetive
Desmond Nair também afirmou que o detetive Hilton Botha, que foi responsável pelo caso até a última quinta-feira, cometeu erros cruciais na investigação.

- Ele não se preocupou em pedir os telefones. Disse que os encontrou, mas não indicou quais chamadas foram feitas por esse aparelho. Ele pode ter contaminado a cena do crime por não usar proteção em seus sapatos. Sinto que Botha poderia ter estabelecido melhor se o acusado se envolveu em casos de violência - explicou.

O magistrado também lembrou que Botha não conseguiu obter o susposto cartão de memória que revelaria contas de Pistorius no exterior. Para o juiz, Hilton Botha e sua falta de credibilidade minaram o caso do Estado.

- Essa seria uma prova de que haveria um risco de fuga.O sub-tenente Botha não representa o caso do Estado. Ele foi a primeira pessoa a estar na cena do crime - completou.

Para o juiz responsável, não ficou provado que Oscar Pistorius representaria perigo de fuga. Mas, por outro lado, ele também mostrou contradições no discurso apresentado pelo atleta paralímpico e sua defesa.

- Tenho dificuldade em compreender por ele não verificou se a falecida estava na cama. Por que não verificar quem estava no banheiro? Por que correr direto para o perigo? - questionou.

Irmã Aimee, irmão Carl e pai Henke - caso Pistorius (Foto: AP)Familiares de Oscar Pistorius vibraram após o anúncio do juiz (Foto: AP)

Os quatro dias de audiência
O primeiro dia de audiência foi marcado pela primeira vez em que Oscar Pistorius deu sua versão do crime publicamente, por meio de um depoimento julgado lido pelo advogado de defesa, Barry Roux. Enquanto a acusação apontava o caráter do crime como premeditado, dizendo que o atleta "atirou contra uma mulher inocente e desarmada", Pistorius se defendeu, tendo confundido a namorada com um ladrão dentro do banheiro.

- Voltei para a cama e vi que Reeva não estava lá. Foi quando percebi que poderia ser ela lá dentro. Arrombei a porta do banheiro com o taco de críquete e a encontrei jogada no chão. Ela estava viva. Coloquei as próteses. Liguei para os paramédicos e tentei levá-la ao hospital. Tentei salvar Reeva, mas ela morreu nos meus braços. Nada pode estar mais longe da verdade do que eu ter planejado o assassinato da minha namorada. Sou um homem adulto, um cidadão sul-africano e demandante de uma liberação sob fiança. Fiz essa declaração sob minha livre vontade e não fui influenciado. O conteúdo dela é verdadeiro e correto. Não consigo compreender como fui acusado de assassinato. Não tive intenção de matar minha namorada Reeva Steenkamp - disse Pistorius.

Já na segunda audiência, a acusação convocou o detetive Hilton Botha, o então policial responsável pelo caso, para prestar depoimento. O investigador, que esteve na cena do crime na madrugada da tragédia, contou alguns detalhes da cena que encontrou ao chegar na casa do atleta e garantiu ter uma testemunha que ouviu gritose discussões antes dos disparos. O testemunho ia contra depoimentos de amigos de Pistorius, que mostravam um relacionamento amoroso entre Pistorius e Reeva.


Pistorius tribunal (Foto: Reuters)Juiz estipulou a fiança em 1 milhão de rands, cerca de R$222,2 mil (Foto: Reuters)

Para o Botha, o crime foi premeditado e conceder fiança ao atleta seria um risco, uma vez que Pistorius poderia estar planejando fugir da África do Sul. Foi informado ao juiz Desmond Nair que Kenny Woldwage, um dos advogados de Pistorius, estava à procura de documentos e um cartão de memória com detalhes de contas do atleta no exterior. No entanto, o juiz não concordou com a suposição, alegando que o atleta, além de ser uma figura conhecida mundialmente, é biamputado.

O terceiro dia começou com polêmica. Foi divulgado que o detetive Hilton Botha responde por processos criminais de tentativa de assassinato. Devido à má repercussão do antepassado do policial, ele foi afastado do caso e substituído pelo tenente-general Vinesh Moonoo. Antes, em novo depoimento no tribunal, Botha caiu em desgraça ao não conseguir responder perguntas feitas pela defesa de Pistorius.

Reeva Steenkamp namorada de Oscar Pistorius realitty Show (Foto: Agência AP)Desde o começo, Pistorius alegou que não teve intenção de matar Reeva (Foto: Agência AP)

O juiz contestou se Botha juntou gravações de telefone ou de contas de Pistorius e sua namorada. O detetive afirmou que já havia feito o requerimento, mas ainda não tinha o conteúdo em suas mãos. O magistrado quis saber se a vítima recebeu mensagens entre 2h e 3h de 14 de fevereiro, momento em que o crime teria acontecido, e o detetive, desconfortável, afirmou novamente não saber. Assim, sua investigação foi perdendo credibilidade perante o juiz.

Nesta sexta-feira, no quarto e último dia de audiência em Pretória, a acusação voltou a afirmar que a versão proposta por Pistorius não era crível o suficiente para tornar o pedido de fiança aceitável. O promotor Gerrie Nel sugeriu que o atleta formatou sua versão do incidente para parecer que havia um ladrão na casa e esconder um crime premeditado. Ele disse que o crime não foi planejado em semanas ou dias, mas sim naquela noite, quando Reeva se trancou no banheiro.

A defesa, no entanto, enfatizou que não existia riscos de o atleta paralímpico fugir da África do Sul, justamente pela celebridade que Pistorius é e pelo biamputado precisar de grande atenção médica por causa das próteses.
Após avaliar os casos apresentados no tribunal nos quatro dias de audiência, o juiz Desmond Nair optou na liberação de Pistorius sob fiança.

info Pistorius 3 (Foto: arte esporte)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/atletismo/noticia/2013/02/juiz-concede-pedido-de-fianca-de-oscar-pistorius.html

Cuca não garante a escalação de Ronaldinho diante do Arsenal-ARG


Técnico não estaria satisfeito com a participação do jogador nos treinos

Por Fernando Martins Y Miguel Belo Horizont

Cuca não garante escalação de Ronaldinho Gaúcho (Foto: Bruno Cantini  / Site Oficial do Atlético-MG)Cuca não garante escalação de Ronaldinho  (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)

O técnico Cuca fez questão de mostrar que tem dúvidas quanto à escalação de Ronaldinho Gaúcho no duelo diante do Arsenal, da Argentina, na próxima terça-feira, às 21h45m (de Brasília), pela Taça Libertadores. Para qualquer treinador, R10 seria titular absoluto, mas, para Cuca, o jogador ainda terá que mostrar, nos próximos treinamentos, uma condição ideal para atuar fora de casa.

Ao que tudo indica, Cuca não está totalmente satisfeito com a participação de Ronaldinho Gaúcho nos treinamentos na Cidade do Galo. A movimentação do craque alvinegro nas atividades, nem de longe, condiz com a postura que teve diante do São Paulo, na estreia pela competição continental, quando, no Independência, deu até carrinho para tirar bola dos rivais.

Cuca cobrou da equipe a mesma postura que o time tem encarado os adversários em Belo Horizonte. Ele fez questão de afirmar que deverá manter time titular, mesmo longe de seus domínios, mas que Ronaldo precisa demonstrar uma condição melhor.

- Penso em jogar da mesma forma, com a manutenção da equipe, provavelmente, com Ronaldo no lugar do Luan. Isso se o Ronaldo estiver em condições ideais de jogo. Se não estiver, joga o Luan. Vamos ver, em jogo fora de casa, a resposta que eles nos dão. Comprometimento. Vamos ter essa manutenção e confiar que eles vão fazer um bom jogo.

Sem dar muitos detalhes, o treinador explicou o motivo de ter condicionado a escalação do craque alvinegro.

- No treinamento, olho e sinto algumas situações. Vamos deixar mais para frente para decidir.

O time ainda fará três treinamentos até o duelo contra o Arsenal. No sábado, o grupo alvinegro treinará no período da tarde. No domingo, pela manhã, e na segunda-feira, já em Bueno Aires, o fará o reconhecimento do gramado do estádio Julio Humberto Grondona, local da partida.

Veja os vídeos do Atlético-MG

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/02/polemico-cuca-nao-garante-escalacao-de-r10-diante-do-arsenal.html

Maracanã: fotos revelam detalhes da instalação das cadeiras e cobertura


Cerca de 10 mil assentos estão instalados, e colocação da lona superior chega a quase 25%. Previsão é que estádio seja entregue em maio

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Na reta final das obras para a Copa das Confederações, o Maracanã teve novas fotos divulgadas nesta sexta-feira. Em fase de instalação das cadeiras e da cobertura, o estádio já tem cerca de 10 mil assentos nas arquibancandas e, visivelmente, quase 25% da lona superior colocada. De acordo com a última medição oficial do consórcio responsável pela construção, o projeto está 80% concluído.

obras estádio maracanã  (Foto: Agência Reuters)Vista aérea da colocação da lona da cobertura do Maracanã (Foto: Agência Reuters)

No momento, além do acabamento, as principais preocupações são quanto à instalação das cadeiras e a suspensão da nova cobertura. Na última segunda, a instalação da lona, prevista anteriormente para novembro do ano passado, começou a ser feita com o auxílio de alpinistas. A cobertura terá 68,4 metros de comprimento e vai proteger cerca de 75 mil dos quase 80 mil lugares. Os operários também começaram a colocar as cadeiras no início da semana.

cadeiras estádio maracanã  (Foto: Agência Reuters)Cerca de 10 mil cadeiras das quase 80 mil já foram instaladas (Foto: Agência Reuters)

O primeiro jogo confirmado no Maracanã é o amistoso entre Brasil e Inglaterra, dia 2 de junho. Na Copa das Confederações, o estádio receberá México x Itália (16 de junho), Espanha x Taiti (20 de junho) e a decisão de 30 de junho.

obras estádio maracanã  (Foto: Agência Reuters)Cobertura já está sendo instalada (Foto: Agência Reuters)

Nos próximos dias, o Maracanã receberá o gramado. Antes prevista para ser concluída no fim deste mês, a reforma só deve ser terminada em maio, embora exista a promessa de que a arena estará pronta para testes em abril. Desde que começaram os atrasos nas obras, o consórcio responsável pela construção não divulga novos dados sobre a conclusão do projeto.

obras estádio maracanã  (Foto: Agência Reuters)Obras no Maracanã (Foto: Agência Reuters)

FONTE:

Juiz decreta prisão preventiva dos 12 corintianos indiciados por homicídio


Torcedores não vão poder aguardar em liberdade ao julgamento pela morte do boliviano Kevin Douglas Beltran Espada

Por Diego Ribeiro Oruro, Bolívia

Os 12 corintianos presos em Oruro tiveram a prisão preventiva decretada na tarde desta sexta-feira. Após mais de três horas de sessão com o juiz cautelar da Corte Superior de Justiça de Oruro, os 12 torcedores indiciados pela morte de um garoto de 14 anos na partida entre San José e Corinthians, na última quarta-feira, souberam que aguardarão a resolução do caso presos - eles esperavam aguardar a decisão em liberdade. Os torcedores pedem a ajuda da presidente Dilma Rousseff e alegam que estão em situação precária.

- Decidimos manter os 12 encarcerados nessa fase de investigação por questões de segurança. Sabemos que não há provas contundentes, mas vamos mantê-los encarcerados porque sabemos que é muito fácil sair da Bolivia - disse o juiz cautelar Julio Huarachi Pozo.

Os representantes da embaixada brasileira preparam recurso para tentar reverter a decisão. O recurso será julgado pelo mesmo juiz, processo que pode durar horas ou dias. As autoridades brasileiras podem conseguir soltar pelo menos os dez torcedores indiciados como cúmplices - os outros dois foram denunciados como autores do homicídio.

O grupo de torcedores será transferido ainda nesta sexta-feira da Corte Superior de Justiça de Oruro para o Cárcere de San Pedro, também em Oruro, próximo ao estádio Jesús Bermúdez, local onde Kevin Beltran Espada morreu após ser atingido por um sinalizador marítimo disparado do local ocupado pela torcida do Corinthians.

O ministro conselheiro da embaixada brasileira na Bolívia, Eduardo Saboia, encontrou-se por cinco minutos com os torcedores e disse que tentará anular a prisão preventiva.

- Tudo vai transcorrer dentro da lei, mas peço que todos vocês tenham paciência. Vamos fazer de tudo para tentar reverter essa situação – afirmou Saboia.

Os advogados que cuidam do caso pediram apelação da decisão, mas o juiz cautelar se mostrou irredutível.

- Estão presos preventivamente por tempo indeterminado, mas têm direito de defesa. Serão tratados como iguais perante a lei boliviana - disse Abigail Saba, fiscal investigativa na Bolívia, cargo equivalente à delegada no Brasil.

corinthians torcedores presos bolivia (Foto: Diego Ribeiro)Ministro conselheiro conversa com os torcedores presos em Oruro (Foto: Diego Ribeiro)

Depois de a embaixada brasileira contestar a ausência de provas para decretar a prisão preventiva, o juiz cautelar disse que cabe ao Ministério Público reunir as provas durante o processo. Nenhum vídeo foi mostrado durante a análise das medidas cautelares.

Em conversa com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM, os 12 torcedores garantem que o autor do disparo do sinalizador não está entre eles e já voltou ao Brasil.

Os brasileiros temem dividir a cela com bolivianos, com medo de serem hostilizados. O clima é de muita tensão.  A mulher de um dos presos teve um rápido papo com o marido.

Os 12 corintianos estão divididos em duas celas na Corte Superior de Justiça. Cada cela mede 2,5 m x 4 m.


corinthians torcedores presos bolivia (Foto: Diego Ribeiro)Os 12 torcedores corintianos estão divididos em duas celas  (Foto: Diego Ribeiro)

FONTE:

Agora rivais, paraibanos da seleção voltam ao 'berço' em busca de título




Juntos por seis anos, Vitor Felipe e Álvaro Filho tentam primeira conquista com suas novas duplas na temporada 2012/13 do Circuito em João Pessoa

Por Helena Rebello Rio de Janeiro

vitor e alvaro volei de praia mosaico (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)Da Paraíba para o mundo: duplas foi duas vezes vice-campeã mundial sub 21 (Foto: Editoria de Arte)

Os meninos tinham menos de uma década de vida quando se conheceram casualmente no colégio em que estudavam, em João Pessoa. Na época, Álvaro jogava futsal e se assustou quando Vitor, bem maior, foi buscar a bola de vôlei que caiu na quadra vizinha. A barreira entre os dois caiu rapidamente mas, mesmo na mesma série, os dois só estreitaram o contato na adolescência, quando passaram a praticar a mesma modalidade. A parceria nas areias foi tratada e oficializada pelos pais, e os resultados apareceram com rapidez impressionante.

Em 2007, aos 17 anos, os dois estrearam no Circuito Brasileiro sub-21 e foram vice-campeões. Nos três anos seguintes conquistaram o título nacional desta categoria e, em 2009 e 2010, foram vice-campeões mundiais nesta faixa etária. Nos pódios, lançaram moda usando chapéu de couro em todas as premiações. Criaram uma marca pessoal e levaram a o “identidade cangaceira” e nome da Paraíba mundo afora.

vitor e alvaro volei de praia  (Foto: Divulgação/CBV)Empurrão e abraço: seis anos de parceria e maisde uma década de amizade (Foto: Divulgação/CBV)

- Eu quando menino tinha um pouco de medo de Vitor, achava que ele tinha cara de mau, de malandro. Estava morrendo de medo quando ele foi buscar a bola, mas falou com uma voz fininha e morri de rir. Vi que era da mesma idade que eu. Só criamos esse laço maior quando fui para o vôlei. Vitor era um dos melhores da faixa etária, capitão do time, e eu muito inexperiente. Devo muito a ele e ao meu pai. Se não fosse por eles eu não estaria aqui hoje. Nós mantivemos um planejamento durante muitos anos e fomos crescendo juntos. Foi muito legal enquanto durou. Foi uma experiência que vou levar para o resto da vida.

A amizade seguiu, mas o trabalho em conjunto chegou ao fim há pouco menos de dois anos. Eleito a revelação do Circuito adulto no ano anterior, Vitor passou a sofrer bastante com a limitação de altura da dupla. Com 1,93m, era considerado baixo entre os demais bloqueadores. A dupla amadureceu a ideia, e cada um tomou o próprio rumo na metade de 2011.
- Foi uma necessidade mais para mim porque sou baixo para jogar no bloqueio. Podíamos até ter ficado mais tempo juntos, mas teríamos sempre essa limitação. Foi triste, parecia que tinha acabado um casamento. Meus pais choravam, no treino todos choravam. Ficou um clima meio de luto porque passamos muito tempo juntos. Estudávamos, treinávamos, malhávamos, fazíamos tudo juntos. Brincávamos que dava para fazer um livro das aventuras de Álvaro e Vitor. Até hoje é complicado falar – contou Vitor.

A primeira vez em que os dois estiveram de lados opostos foi em novembro de 2011, na etapa de Limoeiro, Pernambuco, do Circuito Sul-Americano. Na fase de grupos, Vitor, ao lado de Thiago, levou a melhor. Nas semifinais, as parcerias se cruzaram novamente, e Álvaro, jogando com Moisés, avançou à decisão. Para os dois atletas, a sensação de ver o amigo como adversário prejudicou o desempenho em quadra.

- Foi muito estranho. Não consegui jogar direito e notei que ele também se sentiu estranho. Eu não conseguia vibrar, olhar direito para ele. Até hoje ainda acho um pouco estranho, mas menos. Temos uma rivalidade boa. Acho que os dois estão crescendo juntos. Sinto que ele está melhorando e vejo que tenho que melhorar também. Nosso meio é muito competitivo, mas não brigamos. Dentro de quadra tem que ser profissional, mas fora de quadra nossa amizade sempre continua – garantiu Álvaro.
Em João Pessoa, a chance do primeiro confronto em casa

vôlei de praia sul-americano Evandro e Vitor Felipe (Foto: Divulgação)Vitor e Evandro comemoram primeiro título ao lado de 'mini' Psy em Viña Del Mar (Foto: Divulgação)

A curta lista de confrontos entre os amigos, no entanto, não conta com nenhum jogo no berço da dupla. Sede do oitavo Open da temporada 2012/2013 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, João Pessoa receberá a competição neste final de semana em arena montada na Praia de Cabo Branco.

Embalado pelo primeiro título ao lado de Evandro, seu parceiro desde setembro de 2012, Vitor espera matar as saudades de casa em grande estilo.
- Estou muito motivado por ter conquistado meu primeiro título ao lado do Evandro. Jogar em casa é sempre muito bom e, como saí de João Pessoa para morar no Rio de Janeiro em setembro, estou com muita saudade da minha família e dos meus amigos. Quero conseguir o título ou pelo menos um bom resultado para dedicar a eles. Aprendi muito em João Pessoa. Nunca estive tão bem preparado para disputar uma etapa em casa. O time se acertou muito rápido e temos uma comissão técnica muito competente, que nos ajuda bastante. Nosso entrosamento só melhora.

Álvaro Filho e Thiago são vice-campeões da etapa de Belo Horizonte do Circuito Brasileiro de vôlei de praia (Foto: Mauricio Kaye / CBV)Álvaro Filho e Thiago: vice-campeões do Open de Belo Horizonte (Foto: Mauricio Kaye / CBV)

Além de Evandro/Vitor e Álvaro Filho/Thiago, também disputarão a etapa paraibana as duplas Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF), Alison/Emanuel (ES/PR), Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), Harley/Benjamin (DF/MS), Oscar/Moisés (RJ/BA), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Luciano/Rodrigo Saunders (ES/CE), Fernandão/Márcio (ES/CE), João Paulo/Léo Vieira (CE/DF), Gilmário/Zé Írio (PB/MS), Márcio Gaudie/Edson Filipe (RJ/ES), Tocantins/Bob Filho (TO/DF), Billy/Jorge (ES/PB) e Ícaro/Luizão (PB/AM).

No feminino, as 12 duplas confirmadas para o torneio são Juliana/Maria Elisa (CE/PE), Lili/Rebecca (ES/CE), Ângela/Neide (DF/AL), Agatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Talita/Taiana (AL/CE), Maria Clara/Carolina (RJ), Vivian/Shaylyn (PA/CE), Val/Thais (RJ), Thati/Érica Freitas (PB/MG), Bruna/Natasha Valente (PB/RJ), Raquel/Josi (RJ/SC) e Karin/Pri Lima (SUE/RJ)


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2013/02/agora-rivais-paraibanos-da-selecao-voltam-ao-berco-em-busca-de-titulo.html

PSG anuncia novo escudo para tentar estreitar laços com Paris


Novo logotipo do clube dá mais espaço aos símbolos da capital francesa. Objetivo é aproveitar a importância da cidade para alavancar a marca do time

Por GLOBOESPORTE.COM Paris, França

novo escudo psg paris saint german (Foto: Agência AFP)Novo escudo tem nome de Paris mais destacado. Torre Eiffel segue no centro (Foto: Agência AFP)

O Paris Saint-Germain está de cara nova. Nesta sexta-feira, o clube anunciou mudanças em seu escudo, dando mais ênfase à ligação entre a equipe e a cidade de Paris. Agora, o nome da capital francesa está mais destacado, enquanto a Torre Eiffel segue no centro do logotipo. Já o berço que figurava no emblema, representando o monarca Luís XIV, foi retirado, ficando apenas a flor-de-lis, outro símbolo do antigo governante.
- A evolução do escudo do Paris Saint-Germain marca uma etapa importante para mostrar nossa ambição: fazer do PSG uma das grandes marcas mundiais do esporte – declarou Nasser Al-Khelaifi, presidente do clube, ao site oficial.

A alteração no escudo do PSG já era cogitada há alguns meses na imprensa francesa. Desde que o clube foi comprado por investidores árabes, em 2011, a intenção era reforçar a ligação da equipe com a cidade de Paris. No próprio comunicado da diretoria, divulgado nesta sexta, fica explícita a intenção de estreitar os laços com a capital.

- O novo logotipo expressa o posicionamento do clube em torno do legado de excelência de Paris e seus dois valores universais: ética e estética. A Cidade da Luz, ícone incontestável no mundo inteiro, constitui uma alavanca excepcional para impulsionar o nome do Paris Saint-Germain.
Entretanto, o novo escudo do PSG só será lançado oficialmente na próxima temporada.

novo escudo psg paris saint german (Foto: Divulgação)Imagem mostra a evolução do escudo do PSG (Foto: Divulgação

FONTE:

Robinho treina normalmente e fica à disposição do Milan para o clássico


Atacante se recupera de lesão e, após duas partidas de ausência, poderá ser uma das novidades da equipe contra o Inter de Milão

Por GLOBOESPORTE.COM Milão

Robinho no treino do Milan (Foto: AFP)Robinho no treino do Milan (Foto: AFP)

Após uma semana ausente dos gramados por causa de uma tendinite, Robinho está voltando à equipe do Milan. Nesta quinta-feira, o brasileiro esteve entre os atletas que treinaram com bola no trabalho feito em Maranello, centro de treinamento do clube, e está à disposição do técnico Massimiliano Allegri para o clássico de domingo contra o Internazionale.
O atacante desfalcou o rossonero em duas partidas, contra o Parma, pelo Campeonato Italiano, e contra o Barcelona, pela Liga dos Campeões. Mesmo sem jogar contra os catalães, o ex-santista roubou a cena nas tribunas comemorando fazendo a coreografia da música "Harlem Shake", o mais novo sucesso da internet, ao lado de Balotelli.

Quem também deverá jogar o dérbi é o próprio Balotelli. Sem poder entrar em campo pela Champions por já ter jogado a competição pelo Manchester City, o polêmico atacante está pronto para enfrentar o Inter, equipe que defendeu no começo de sua carreira.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-italiano/noticia/2013/02/robinho-treina-normalmente-e-fica-disposicao-do-milan-para-o-classico.html

Após 'tsunami', sede social tricolor passa por reconstrução de R$ 2 mi


São Paulo reabrirá clube neste sábado, mas diretor afirma que local só estará 100% em 2014. Futebol financiará mais da metade da reforma

Por Marcos Guerra São Paulo

Quem andar pela sede social do São Paulo nesta sexta-feira mal vai notar as marcas de uma inundação. Uma semana depois de ser alagado por uma enxurrada, o clube se livrou da lama e do mau cheiro das águas do córrego do Pirajuçara e está quase pronto para ser reaberto. A reconstrução foi rápida, mas também foi cara. Um ônus com que o departamento de futebol tricolor terá de arcar.

- Estimo que gastaremos entre R$ 2 milhões e R$ 2,2 milhões. Ainda estamos fazendo um levantamento mais detalhado. O São Paulo tem um seguro de aproximadamente R$ 1 milhão. Já acionamos a seguradora. Mas o clube certamente vai perder. Nossa grande reserva é o futebol. Então, quando acontece algo desse tipo, quem financia é o futebol. A verba que não sair do seguro, sairá do caixa do São Paulo. O sócio não terá de pagar por essa reconstrução - disse o vice-presidente social e de esportes amadores, Roberto Natel.

O dirigente está no comando da reforma do clube e trabalha quase sem parar desde a inundação do dia 14 de fevereiro. Desde então, a sede social está interditada. O São Paulo agiu rápido para reabrir o clube na manhã deste sábado, considerando que esta foi a maior enchente que atingiu o Tricolor. No entanto, algumas instalações permaneceram fechadas. Segundo Natel, a sede social só estará 100% novamente em 2014.

- A piscina olímpica terá de ser quebrada e totalmente reformada, o que demora de seis a sete meses. Por isso, o clube só vai estar 100% no ano que vem. A sala de carteado terá o piso reconstruído. O parque das crianças ficará fechado, porque tem uma areia especial, colorida, que demora uns 15 dias para ser entregue - disse o cartola.

Roberto Natel supervisiona reconstrução da sede social do São Paulo (Foto: Marcos Guerra)Roberto Natel supervisiona reconstrução da sede social do São Paulo (Foto: Marcos Guerra)

- Toda parte mais baixa do clube foi afetada. A cozinha dos funcionários, que havíamos acabado de construir, foi embora, perdemos todos os equipamentos. Nosso ginásio 5, que estávamos colocando piso de madeira, foi danificado e voltou ao ponto zero. A sala de fisioterapia, a sala de sinuca, a central de atendimento, os vestiários, o berçário. Tudo ficou embaixo d’água - completa Natel.

Além de equipamentos da fisioterapia, da cozinha e do carteado, o São Paulo ainda espera ter prejuízo com os móveis da sede social. A princípio, eles parecem intactos, mas, como são feitos de madeira compensada, devem apresentar danos com o passar do tempo, inflando os gastos do Tricolor com a reconstrução do clube. O estádio do Morumbi também foi atingido, mas não sofreu grandes danos.

Águas passadas

A região do Morumbi tem histórico de alagamentos por conta do córrego do Pirajuçara, que passa por baixo do estádio são-paulino. A inundação do dia 14 de fevereiro, porém, foi comparada a um tsunami por Roberto Natel. Em 2004 e 2006, o clube também ficou debaixo d’água, mas os estragas foram muito menores, já que a água entrou lentamente. Desta vez, o córrego invadiu o clube com força e arrastou o que estava à frente.

- O São Paulo já teve alguns casos invasão de água. Quando cheguei ao Morumbi, já estava tudo alagado. A água chegou a uns 60cm em uma área aberta, mas o que fiquei impressionado foi que a enxurrada tirou equipamentos das salas e jogou no meio do caminho. Isso me chocou. A água varreu tudo, como um tsunami - disse o dirigente.

frame Morumbi sede social são paulo (Foto: Divulgação)Sede social foi inundada (Foto: Divulgação)

Na ocasião do primeiro alagamento em sua sede social, o São Paulo não possuía um plano de emergência para conter a água do Pirajuçara. Em 2006, o clube já possuía comportas para fechar as entradas do clube. A água chegou a ultrapassar essas barreiras, só que entrou lentamente. Desta vez, ela se concentrou em um muro nos fundos da sede social e chegou a dois metros de altura. Até que essa parede desabou, e o córrego invadiu o clube.
- Foi uma coisa absurda. Você fica sem poder fazer nada. Naquele momento só poderia rezar para os gastos serem pequenos. Os estragos antes (em 2004 e 2006), se não me engano, foram de cerca de R$ 400 mil (cada). O clube não estava modernizado como hoje. Nossa sede social agora é impecável - disse Natel.

A diretoria do Tricolor agora cobra a Prefeitura e o Governo de São Paulo para que solucione o problema das enchentes no bairro do Morumbi. Em abril do ano passado, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento do Governo do Estado de São Paulo aprovou uma parceria público-privada para a construção de dois reservatórios para armazenar a água do Pirajuçara. No entanto, nada saiu do papel.

Após a cobrança, o Governo de São Paulo enviou carta ao presidente tricolor, Juvenal Juvêncio, informando que o edital da concorrência pública para a realização da obra será lançado ainda neste mês. O clube ainda pede explicações sobre outros projetos de infra-estrutura para a região que estão parados, como a construção do Monotrilho e o prolongamento da avenida perimetral.

Info_FASES-RECUPERACAO_CT-SAOPAULO (Foto: Infoesporte)
Depois do ‘tsunami’

A sede social do São Paulo ainda é um grande canteiro de obras, mas, em sua maioria, em fase de acabamento. Roberto Natel conta como foi o passo a passo da reconstrução do clube, desde a limpeza que varou a madrugada aos retoques finais.

- A primeira ação em uma enchente é lavar tudo rápido, porque a lama gruda e não conseguimos mais tirar. A primeira providencia foi contratar caminhões-pipa para poder limpar tudo. Não paramos um minuto. Viramos a noite. Tem de fazer higienização e dedetização. Temos de tomar o cuidado para que o sócio não sofra nenhum tipo de contaminação - disse o dirigente.
A lama se misturou com a água poluída do córrego do Pirajuçara e carregou um forte e desagradável odor, além de insetos e roedores. Após limpeza e dedetização, foi iniciada a fase de reforma das estruturas danificadas.
- Depois trocamos os equipamentos da piscina que ficaram debaixo d’água. Enfim, todos equipamentos elétricos que foram perdidos - continua Natel, que coloca o Tricolor no último passo para a maioria das obras: a fase dos retoques.

- Estamos em uma fase de olhar tudo para fazer os acabamentos, para que o sócio nem perceba que houve uma inundação aqui - finaliza o dirigente.

Mosaico_CT-SAOPAULO2 (Foto: Infoesporte)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2013/02/apos-tsunami-sede-social-tricolor-passa-por-reconstrucao-de-r-2-mi.html

Chuva agita manhã em Barcelona: Massa sai da pista, e Hamilton lidera


Após parar na brita no início, piloto da Ferrari se recupera, chega a liderar, mas termina em 7º. Hamilton desbanca ex-companheiro de McLaren, Button

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha

Depois de três dias de sol nos testes da Fórmula 1 em Barcelona (Espanha), a chuva resolveu aprontar nesta sexta-feira (e o frio também:10º C). E justamente no dia em que Felipe Massa assumia o volante da Ferrari, após seu companheiro Fernando Alonso participar dos primeiros dias de atividade. A chuva intermitente deixou a pista traiçoeira. O resultado? Um show de rodadas e bandeiras vermelhas (cinco no total). A primeira vítima foi o piloto brasileiro. Mas ele não foi o único: Esteban Gutiérrez (Sauber), Giedo van der Garde (Caterham) e Jean-Eric Vergne (STR) também deram suas voltinhas na brita.

felipe massa formula 1 barcelona (Foto: AP)Condições climáticas movimentaram a manhã de testes em Barcelona (Foto: AP)

Massa chegou a liderar o treino, mas depois viu Lewis Hamilton, da Mercedes, tomar a ponta. O britânico foi o mais rápido da manhã com 1m23s282. Ele desbancou seu ex-companheiro de McLaren, Jenson Button, que ficou em segundo, com 1m25s313. O brasileiro da Ferrari chegou a tentar melhorar o tempo no fim da manhã, mas a chuva voltou e atrapalhou seus planos. Com isso, ficou apenas em sétimo, com 1m27s563.

Como foi o treino
A chuva que caiu na manhã de Barcelona era leve, mas o suficiente para complicar a vida dos pilotos, que começaram o dia com pneus intermediários. Logo em sua primeira volta, com dez minutos de atividade, Massa acabou perdendo o controle da Ferrari na saída da curva 4 e parou na brita, paralisando o treino por 12 minutos. Era a primeira, das cinco bandeiras vermelhas. No fim da primeira hora, Van der Garde saiu da pista na curva final e parou o treino mais uma vez. Foram mais duas bandeiras vermelhas logo em sequência, com Esteban Gutiérrez (Sauber) e Jean-Eric Vergne (STR), ambos na curva 5.

Esteban Gutierrez Sauber testes Barcelona (Foto: Agência Getty Images)Foram cinco bandeiras vermelhas nesta manhã. Uma delas provocada por Gutiérrez (Foto: Getty Images)

Mas a chuva deu uma trégua e, com a melhora nas condições de pista, os tempos começaram a baixar. Nesse momento, Massa deixou os pits e começou a fazer melhor volta em cima de melhor volta, liderando a atividade por um bom tempo. Mas assim que retornou aos boxes, viu Hamilton colocar a Mercedes na ponta.

Jules Bianchi – que disputa a última vaga do grid, na Force India, com Adrian Sutil, que treinou na quinta – chegou a assumir a ponta momentaneamente, assim como Jenson Button. Mas Hamilton tratou de voltar para a pista e desbancar o tempo anotado por seu ex-companheiro de McLaren, retornado ao topo da folha de tempos.

A essa altura, Massa – que seguia nos boxes – já tinha caído para a sétima posição. O brasileiro voltou para a pista no fim do treino, e chegou a melhorar sua marca. Mas a chuva apertou um pouco, os tempos voltaram a subir e Massa acabou terminando mesmo em sétimo. Logo à frente de Mark Webber (RBR), que também deixou para marcar volta cronometrada na parte final da atividade. Valtteri Bottas foi o único que não marcou tempo. O substituto de Bruno Senna na Williams aproveitou o tempo chuvoso para treinar pit stops com a equipe.

Nos últimos minutos, a Caterham de Van der Garde parou na curva Campsa. Era a quinta bandeira vermelha da manhã. Não havia mais tempo para nada antes da pausa para almoço, às 13h do horário local (9h de Brasília). Os pilotos retornam à pista nesta tarde para o último dia de atividades desta semana em Barcelona.

lewis hamilton mercedes testes Barcelona (Foto: Agência Getty Images)De Mercedes, Hamilton foi o mais veloz da manhã em Barcelona (Foto: Getty Images)

Após andar dois dias em Jerez de la Frontera no início do mês, o brasileiro Luiz Razia, da Marussia, não participou de nenhum dos dias de treino em Barcelona. Seu parceiro Max Chilton, que guiou nos três primeiros dias desta semana, voltou à pista nesta sexta. O time inglês informa que deseja dar quilometragem a Chilton, que teve muitos problemas na primeira semana de testes em Jerez.

No começo do mês, foram realizados quatro dias de testes em Jerez de la Frontera no início do mês, e tiveram o brasileiro Felipe Massa como o mais rápido da semana. Antes do início do campeonato, dia 17 de março, na Austrália, haverá mais treinos de pré-temporada, também em Barcelona, entre 28 de fevereiro e 3 de março.

Confira os melhores tempos da manhã do quarto dia de testes em Barcelona:

1- Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1m23s282 (44 voltas)
2 - Jenson Button (ING/McLaren) - 1m23s633 (31)
3 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - 1m24s071 (37)
4 - Jules Bianchi (FRA/Force India) - 1m25s732 (25)
5 - Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) - 1m26s239 (51)
6 - Giedo van der Garde (HOL/Caterham) – 1m27s429 (23)
7 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m27s563 (47)
8 - Mark Webber (AUS/RBR) – 1m27s616 (34)
9 - Max Chilton (ING/Marussia) – 1m29s902 (21)
10 - Romain Grosjean (FRA/Lotus) – 1m34s800 (19)
11 - Valtteri Bottas (FIN/Williams) – sem tempo (23)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/02/massa-sai-da-pista-e-hamilton-lidera-manha-de-chuva-e-bandeiras-vermelhas.html

Desconfiado, 'militar' e contador de piadas, Dunga impõe regras no Inter


Técnico admite não se preocupar em agradar quem não trabalha com ele, mas revela face bem-humorada e nega fama de bravo e 'sempre invocado'

Por Alexandre Lozetti Porto Alegre

Dunga chegou à sala de imprensa do CT do Internacional para conceder a entrevista e passou cerca de dois minutos atento a mensagens em seu telefone celular. Sentou-se ao lado do repórter sem cumprimentá-lo e, nas primeiras respostas, nem sequer olhava em seus olhos. Depois de 40 minutos, mais do que o prazo que havia estipulado, estava mais relaxado na cadeira, sorridente e batendo papo.

Isso revela uma das características de Dunga: ele é desconfiado. Principalmente com jornalistas. Outros traços de sua personalidade são facilmente identificados em frases e palavras-chave usadas durante a conversa: regras, postura, conduta, moral, ética, trabalho, respeito, hierarquia... Ele também é certinho. Quase militar.

Mosaico - Entrevista Dunga (Foto: Editoria de Arte)Trabalho no Inter é o primeiro de Dunga como técnico de um clube depois da Seleção (Foto: Editoria de Arte)

A imagem de homem bravo não é totalmente verdadeira. É o que garante o treinador colorado. O rótulo rendeu uma hilária sequência de vídeos na época da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, quando comandava a seleção brasileira. As inúmeras e ríspidas discussões com jornalistas inspiraram uma sátira do filme “Um dia de fúria”, em que o ator Michael Douglas, dublado como se fosse Dunga, destilava sua ira contra imprensa e adversários. Até o atacante Robinho virou personagem. Engana-se quem pensa que a brincadeira deixou o técnico irritado

- Passei os vídeos para os jogadores na Copa. Achei graça, foi muito bem montado, bem feito. Foi o momento de dar uma relaxada, todo mundo deu risada, e também para mostrar como as pessoas enxergam de fora, sem conviverem diretamente comigo. Criaram essa imagem que estou sempre invocado, não é assim.

A verdade é que Dunga não se preocupa em fazer agrado aos que não trabalham com ele. Por outro lado, defende seus parceiros com unhas e dentes, sem medir esforços. Ao lado deles, joga futebol, se diverte e até conta piadas, embora diga que não possui tanto talento para fazer as pessoas rirem. A explicação para o comportamento tão distinto é simples:
- Quem trabalha comigo resolve meus problemas. Os outros só vão me criar mais.

O que sou no trabalho, sou fora. Conto piadas, me divirto, mas as coisas têm que ter um certo caminho. Tem de haver regras. Se cada um faz o que bem entende, vira confusão"
Dunga

É dessa forma que o capitão do tetracampeonato da seleção brasileira, em 1994 nos Estados Unidos,  tenta conquistar a todos no Inter. Com transparência e “regras de convívio”. Após dois meses de trabalho, Dunga está na fase inicial: entender como pensa cada jogador, e como deve lidar com cada um deles. Em seus times, cobrança vai existir sempre, mas de maneiras diferentes.

Alguns são pressionados com mais ênfase, voz dura. Com outros, o técnico acha que funciona melhor uma ironia fina, quase em tom de brincadeira. Mas de uma coisa ele não abre mão: falar a verdade, por mais incômoda que seja.

- As pessoas têm de aprender a confiar em ti. Elas vão ouvir coisas de que não gostam, mas saberão que você está falando a verdade.

Entre as “regras de convívio” estipuladas por Dunga no Colorado estão: fazer com que todos se sintam importantes e promover momentos de união. As refeições, por exemplo. Algo que ele carrega desde os oito anos de idade, quando limpava e lustrava a casa, arrumava as camas, comprava comida... O pai trabalhava, a irmã estudava, e a mãe fazia as duas coisas. O almoço e o jantar eram os únicos instantes de família reunida.

Nos dois anos e meio em que ficou sem trabalhar no futebol, depois da derrota para a Holanda nas quartas de final da Copa de 2010, Dunga se dedicou à família, aos investimentos e a obras sociais. Ele está prestes a finalizar uma casa para pessoas com síndrome de Down e tem projetos destinados a crianças, idosos e moradores de rua. Nesse período, recebeu convites sedutores. No primeiro ano, clubes europeus lhe ofereceram um bom dinheiro, mas não estava em seus planos largar a família. Depois, outros brasileiros, como o São Paulo, o procuraram. E Dunga usa uma comparação inusitada para explicar por que não aceitou.

Dunga técnico Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Dunga comanda treino no CT do Internacional (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)

- Eu queria ter convicção de que o clube queria aquilo, que não estava me chamando porque a torcida ou a imprensa falavam. Tinham de querer um técnico com o meu perfil de atacar logo e resolver os problemas, tomar atitudes. É como o alcoólatra, que sabe que precisa de ajuda, mas no fundo não quer. Será que os clubes realmente queriam aquelas mudanças?
Outra lembrança que o comandante traz da infância é o momento sagrado de hastear a bandeira e cantar o hino nacional, às segundas-feiras, na escola. Desde os berros e a taça do mundo erguida com a camisa 8 na Copa de 1994 até o discurso nacionalista, em que pregava o amor à Seleção, quando se tornou técnico, Dunga sempre fortaleceu a imagem de patriota nato. Se quiser irritá-lo, basta menosprezar um símbolo do Brasil.

O gaúcho acha uma bobagem, por exemplo, a lei que determina a execução do hino antes de cada jogo de futebol. Para ele, é marketing, e seria mais importante investir no patriotismo das crianças. Apesar da postura quase militar, Dunga não serviu o exército, mas lamenta a banalização da instituição.

- Já vou ser polêmico, né, mas antigamente os jovens com uma conduta errada iam para o exército e voltavam diferentes. Depois de alguns episódios, marcamos o exército como se fosse todo ruim, mas deve ter coisas boas: disciplina, hierarquia, conduta. Hoje em dia, o cara ter moral e caráter é exceção.

Hoje um guri de 20 anos já tem empresário, que vai à imprensa e diz que ele é craque, que não pode ser reserva. O Zico foi reserva! Estamos criando uma geração que não consegue superar obstáculos. Time que ganha é o que sofre"
Dunga

Dunga é um homem de opiniões firmes. Mano Menezes e os “craques” da atualidade que o digam. Num camarote do carnaval no Rio de Janeiro, o ex-comandante disse que a Seleção não tinha definições, e agora, com Felipão, tem um rumo. Durante a entrevista, ele reforçou a crítica a Mano:
- Em uma seleção com 12 goleiros e dez atacantes, não pode ter uma definição. Todos pensam isso, mas têm medo de falar. Se tu vai concordar com o Felipão é outra coisa, mas ele tem convicção.

A banalização do termo “craque” também o enlouquece. Ele acha que a geração atual de atletas, coberta de mimos e cuidados, não é capaz de enfrentar grandes dificuldades, reflexo do que ocorre com a juventude na sociedade. Para receber de Dunga o rótulo de craque, é preciso ostentar currículo invejável. Currículo que Neymar, por exemplo, ainda não tem.
- Tem de jogar bem por três ou quatro anos no Campeonato Brasileiro, depois jogar bem na Seleção e ganhar. Tem de ter o nome formado e ganhar. Tem que ganhar!

Inspirado em técnicos como Jair Pereira, Sebastião Lazaroni, Parreira, Zagallo, Jair Picerni, Felipão e Sven-Goran Eriksson, Dunga garante ter sido muito feliz na Seleção. Ele só não era feliz quando se sentava na cadeira para dar entrevistas. Sua maior bronca é com jornalistas que não aceitavam opiniões contrárias, e com os que, à distância, palpitavam sobre o time.

O confronto era tão aberto que o técnico passou a fazer pesquisas e se informar para, se fosse preciso, contestar os repórteres com fatos. Foi o que ocorreu quando foi questionado sobre a ausência do atacante Nilmar da convocação, e, sem muito tato, respondeu que o jogador havia passado por uma cirurgia na véspera. O que é um bom jornalista para Dunga?
- É aquele que dá notícia. Muitos fomentam, inventam, dão a notícia do amigo, dão a notícia contrária porque não ganharam uma entrevista, criam a todo instante, sabem a verdade, mas não escrevem porque não vende. Na Seleção tem muito disso.

Muito mais simpático do que em sua chegada à sala, Dunga avisou que precisava trabalhar. Soa esquisito, mas esse é o primeiro clube de futebol que ele treina. Ao contrário da seleção brasileira, em que tinha tempo para avaliar decisões e ter uma margem de erro menor, no Internacional o desgaste é ampliado. Dunga cuida de tudo para garantir que, no campo, nada atrapalhe seu grupo. E domingo tem Gre-Nal, às 16h em Caxias do Sul, válido pelas quartas de final da Taça Piratini.

Sempre se dizendo apoiado em regras, postura, conduta, moral, ética, trabalho, respeito, hierarquia... Esse será o roteiro do Colorado em 2013.

Dunga em entrevista coletiva após a convocação da seleção brasielira (Foto: Agência Photocâmera)Dunga se envolveu em discussões com jornalistas na época da Seleção (Foto: Agência Photocâmera)


FONTE: