sábado, 9 de fevereiro de 2013

'Derrota não atrapalha ciclo olímpico', diz treinador de Sarah após Paris

Expedito Falcão, que treina a atleta há 13 anos, avalia como “normal” resultado no Grand Slam de Paris. Sarah continua com treinos na França

Por Josiel Martins Teresina

Na primeira competição oficial após o ouro nas Olimpíadas de Londres, a judoca Sarah Menezes ficou sem medalhas no Grand Slam de Paris. Atual campeã olímpica na categoria ligeiro (até 48 kg), a atleta venceu duas lutas e perdeu outros dois combates na competição. O treinador Expedito Falcão, que acompanhou as lutas em Teresina (PI), considerou o resultado como “normal”. Para o técnico – que acompanha a piauiense há 13 anos – o resultado não interfere os planos da piauiense no ciclo olímpico para os Jogos do Rio em 2016.
 
- Não atrapalha a preparação. Pelo contrário, ela continua. Foi a primeira competição após as Olimpíadas de Londres e Sarah está treinando há apenas um mês. Ela pediu a participação no Grand Slam para poder se adaptar ao novo conjunto de regras adotadas pela Federação Internacional de Judô. Isso também conta. É ter foco, cabeça erguida e acreditar sempre, assim como foi nossa trajetória até a medalha de ouro em Londres – considera Expedito.

Na competição, Sarah estreou com vitória contra a chinesa Qinqin Mo. Nas quartas-de-final, a judoca perdeu para a francesa Laëtitia Payet. Com a derrota, Sarah Menezes foi para repescagem, vencendo, por ippon, o confronto com a francesa Armandine Buchard. Na disputa pela medalha de bronze, a piauiense teve uma luta equilibrada contra Urantsetseg Munkhbat, da Mongólia. Uma imobilização, entretanto, impediu o terceiro lugar da brasileira.

sarah menezes judô frança (Foto: AFP)Sarah Menezes no confronto contra a francesa Armandine Buchard, na repescagem (Foto: AFP)
 
- Com a medalha em Londres, o foco das atenções é a Sarah. Por isso, todas as judocas da categoria querem derrotá-la. O mais importante do Grand Slam não é o resultado, mas o treinamento de quatro dias feito após o fim da competição com todas as judocas. Além disso, é importante sua presença na seleção brasileira. É mais uma oportunidade para ganhar ritmo – enfatiza o técnico de Sarah.

Com esse treinamento, Sarah passará o carnaval nos tatames de Paris. O retorno a Teresina está programado para o dia 15 de fevereiro. Segundo Expedito Falcão, os treinamentos continuam de olho Campeonato Mundial do Rio de Janeiro, principal competição do calendário em 2013, que acontece em agosto.

aberto do brasil - Nadal estreia na terça em São Paulo

Espanhol disputará a chave de duplas ao lado de David Nalbandian

Por SporTV.com São Paulo
Comente agora
Rafael Nadal ainda está em Viña del Mar, onde disputa o ATP 250 chileno, mas já sabe quando fará sua primeira partida no Aberto do Brasil, em São Paulo. O espanhol estreará na terça-feira, por volta das 20h30m (de Brasília), ainda pela chave de duplas. Seu parceiro será o argentino David Nalbandian, e os adversários serão os espanhóis Pablo Andujar e Guillermo García-López. O SporTV exibe o torneio ao vivo.

Na chave de simples, Nadal é o principal cabeça de chave e, por isso, nao precisará disputar a primeira rodada. Sua aparição inicial, ainda sem data confirmada, será nas oitavas de final, contra o vencedor do jogo entre um qualifier e o também espanhol Rubén Ramírez Hidalgo.

Em Viña del Mar, Nadal disputa neste sábado uma das semifinais. Às 23h (de Brasília), ele duela com o francês Jeremy Chardy. Caso avance, enfrentará na decisão o vencedor da partida entre os argentinos Carlos Berlocq e Horacio Zeballos.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/aberto-de-tenis-do-brasil/noticia/2013/02/nadal-estreia-na-terca-em-sao-paulo.html

Na volta de Hernanes, Lazio perde gols e cede empate ao Napoli no fim

Recuperado de um choque na cabeça, meia atua com capacete, cria boas chances, mas vê argentino selar 1 a 1 com golaço no Estádio Olímpico

Por GLOBOESPORTE.COM Roma

Hernanes Lazio Napoli (Foto: EFE)Hernanes lamenta oportunidade desperdiçada
pelo Lazio contra o Napoli (Foto: EFE)
 
Hernanes voltou ao Lazio. Com um capacete como proteção na cabeça depois de um choque que o afastou dos gramados por quase duas semanas e lhe rendeu o afastamento da seleção brasileira, o meia reforçou o seu time na medida do possível. Finalizou com perigo, criou boas oportunidades, saiu na foto da comemoração... Tudo parecia tranquilo para os Biancocelesti. Até os 42 minutos do segundo tempo. Foi quando o zagueiro Campagnaro encontrou o gol e selou o empate por 1 a 1 com o Napoli, neste sábado, no Estádio Olímpico de Roma, pela 24ª rodada do Campeonato Italiano.

E que gol, diga-se. Após escanteio cobrado por El Kaddouri, o defensor argentino acertou uma espécie de voleio com golpe de artes marciais. A bola morreu no ângulo do goleiro Marchetti, que nada pôde fazer.
Do outro lado, o arqueiro De Sanctis foi forçado a trabalhar em boa parte do jogo. Sofreu o gol de Floccari, aos 11 do primeiro tempo, e por pouco não viu o próprio atacante italiano definir a parada nos acréscimos: a sua cabeçada parou no travessão, assim como ocorreu na etapa inicial com o uruguaio Cavani - ainda o artilheiro do torneio, com 18 gols.

O resultado agrada mais ao Juventus, que mais cedo derrotou a Fiorentina, por 2 a 0, no Juventus Stadium, e foi aos 55 pontos.

A vantagem da Velha Senhora é de agora cinco pontos para o vice-líder Napoli (50) e de nove para o terceiro Lazio (44), praticamente afastado da briga pelo título. Inter de Milão, em quarto, e Milan, em quinto, vêm logo atrás com 40 pontos e entram em campo neste domingo.

Cavani Napoli Lazio (Foto: AP)Cavani cabeceou uma bola no travessão: uruguaio passou em branco (Foto: AP)
 
FONTE:

campeonato gaúcho - Zulu comanda virada relâmpago, e Juventude vence reservas do Grêmio

Com dois gols em três minutos, centroavante é nome do 2 a 1 em Caxias do Sul pelo Gauchão

A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

Primeiro tempo fraco, segundo empolgante. Com uma virada relâmpago, comandada por Zulu, o Juventude superou o time reserva do Grêmio por 2 a 1, na tarde deste sábado, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela sétima rodada da Taça Piratini, em um jogo de extremos. Basta ver que o centroavante marcou os dois gols da vitória em três minutos.

Com o resultado, o Ju confirmou a boa fase no Gauchão. Se mantém invicto e chegou aos 11 pontos, na segunda colocação do Grupo B. E o Tricolor voltou a marcar passo. Embora a presença dos titulares Marcelo Grohe, Alex Telles e Fernando e com Vanderlei Luxemburgo nos camarotes do estádio (Roger Machado ficou na casamata), amargou a quarta derrota. É o quarto posicionado na tabela, com seis pontos, no Grupo A.

As duas equipes voltam a campo em dias diferentes. Na quarta-feira, 19h30m, no Olímpico, o Grêmio recupera o jogo, da terceira rodada, contra o Santa Cruz – adiado por causa da tragédia na boate Kiss, em Santa Maria. Novamente os suplentes estarão em campo, afinal, há jogo no dia seguinte pela Libertadores. O Juventude desafia o Cerâmica, domingo, às 17h, em Gravataí.

Zulu marca na vitória do Juventude sobre o Grêmio (Foto: Porthus Junior/Agência RBS)Zulu marca de pênalti na vitória do Juventude sobre o Grêmio (Foto: Porthus Junior/Agência RBS)
 
Primeiro tempo deixou a desejar
Foi um primeiro tempo duro de ver, com erros de passe em excesso e chutes sem direção. Goleiros foram mero espectadores. Além da má qualidade técnica, o gramado com falhas completava o quadro. Neste panorama, o Juventude conseguiu ser melhor ao propor o jogo.

O volume de jogo do time local sempre foi maior. Logo a dois minutos, após cruzamento da esquerda de Robinho, Rogerinho desviou de cabeça para fora. A marcação no campo do adversário impedia o Grêmio de sair jogando. Sem posse de bola, virou uma presa fácil.
Azar do Ju a má pontaria. Zulu, após cruzamento de Murilo, teve a finalização interceptada por Werley. Em cobrança de falta, Diogo parou nas mãos de Marcelo Grohe. O Tricolor, que reclamara de pênalti inexistente de Fernando em Jean Deretti, foi ameaçar apenas aos 37 minutos. Mamute serviu Fernando, que bateu cruzado. E foi só.
Ju ganha o jogo em três minutos

Uma mudança de jogador e outra tática alteraram o rumo da partida. Ao sacar Willian José, de má atuação no primeiro tempo, para entrada de Bertoglio, Roger adotou três atacantes no Grêmio. Mamute virou centroavante, o argentino ficou pela direita e Jean Deretti, na esquerda. A zaga do Ju não achou a marcação.

No primeiro lance após o intervalo, Tony foi à linha de fundo e achou Mamute dentro da área. O atacante finalizou no travessão. No rebote, dentro da pequena área, Marco Antonio cabeceou em cima de Fernando. Era o ensaio ao gol, que sairia aos dois minutos: Tony cruzou novamente e Mamute, de cabeça, abriu o placar.

O gol tornou o jogo atraente. Ao tentar buscar o empate, o Juventude partiu para cima. E, claro, deixou espaços ao Grêmio. Rafael Pereira, de fora da área, obrigou Grohe a fazer boa defesa. No rebote, Zulu acertou a trave. Deretti perdeu a chance dos visitantes: livre dentro da área, bateu em cima de Fernando.

Zulu empataria de pênalti aos 34 minutos. Alex Telles e Douglas se enrolaram dentro da área, e o árbitro Francisco da Silva Neto marcou falta. Lance duvidoso. A cobrança foi certeira, no canto esquerdo.

O Grêmio ainda perderia gol com Marco Antonio dentro da área, mas o Ju retomaria o controle do jogo. E, aos 37, ao contar com desatenção da defesa tricolor, Zulu virou o jogo: aparou rebote e fuzilou Grohe.

A sorte ainda ajudaria o Ju. O Grêmio teve uma bola na trave, de Guilherme Biteco, aos 45 minutos. E foi só.

 
FONTE:
 
 

campeonato paranaense - Coxa empata com o Arapongas em 1 a 1 e perde a liderança do estadua

JMalucelli vence e supera o Coritiba no número de vitórias. Alex marca seu primeiro gol no retorno ao Coxa


A CRÔNICA
 
por GLOBOESPORTE.COM

A maldição do Estádio dos Pássaros continua viva para o Coritiba. Na terceira passagem do Verdão pela casa do Arapongas, o Coxa empatou por 1 a 1 e perdeu a liderança do Campeonato Paranaense para o JMalucelli. O lateral Wellington Índio abriu o placar para o Arapongão, enquanto o meia Alex marcou o seu primeiro gol no retorno ao Verdão e garantiu o empate.

O histórico do Coritiba com a cidade do norte do estado já acumulou decepções nas edições de 2011 e 2012. No primeiro ano, o Coxa empatou com o Arapongas e impediu que o recorde mundial de 24 vitórias seguidas fosse maior. Na última vez, o time da capital perdeu a invencibilidade no Paranaense, ao ser derrotado por 2 a 0.

Agora, foi a vez de deixar a liderança escapar para o Jotinha, que venceu Operário-PR por 3 a 2. As equipes estão empatadas com 15 pontos, mas o JMalucelli leva vantagem no número de vitórias: 4 a 3. O Paraná Clube pode se juntar na mesma faixa, após o duelo de domingo contra o Rio Branco-PR. Já o Arapongas fica na sétima posição e aguarda a conclusão da rodada, com oito pontos em sete jogos.

A próxima rodada será na Quarta-Feira de Cinzas. O Coritiba retorna para o Estádio Couto Pereira e enfrenta o Toledo, às 19h30m (de Brasília). Já o Arapongas continua em casa e recebe outra equipe da capital, o Atlético-PR, às 20h30m (de Brasília).

Coritiba x Arapongas (Foto: Raphael Brauhardt / Site Oficial do Coritiba)Coritiba e Arapongas empatam no interior do estado (Foto: Raphael Brauhardt / Site Oficial do Coritiba)
 
Arapongas domina o líder, mas não consegue marcar

O primeiro tempo foi mais animado pela repercussão da vitória do JMalucelli sobre o Operário-PR, em Curitiba, do que pela apresentação das equipes em campo. Sem bola na rede em Arapongas e com um Jotinha na frente, o Coxa deixou a liderança durante os 45 minutos iniciais.

Em campo, o time do técnico Marquinhos Santos não conseguiu dar um bom ritmo no meio-campo, parando no congestionamento provocado pela tática do Arapongas. A equipe do interior jogou atrás, no 4-4-2, fechando os espaços com muita marcação e saindo com velocidade pelas laterais.
Com o esquema proposto pelo técnico interino Edmilson Alves, o Arapongas criou as três principais chances do primeiro tempo. O lateral-direito Cristovam finalizou duas vezes com perigo e exigiu boas defesas do goleiro Vanderlei. Na outra oportunidade, o meia Edu Amparo chutou de fora da área, mais o arqueiro alviverde conseguiu realizar nova defesa. As únicas chances do Coxa eram através das bolas paradas, cobradas pelo meia Alex, mas que não foram bem aproveitadas.

Arapongas marca, Coxa empata e melhora
O Coritiba voltou do intervalo com uma escalação diferente. O meia Robinho sentiu uma dor no pulso direito, além de tonturas, e foi substituído pelo atacante Ruidíaz. Mas quem traduziu a superiodade do jogo em gol foi o Arapongas. Com dois minutos, o lateral-esquerdo Wellington Índio chutou de fora da área, a bola desviou no volante Gil e enganou Vanderlei.

A resposta do Verdão da capital demorou apenas três minutos. Após o cruzamento de Gil, o meia Alex subiu sozinho e cabeceou para empatar o jogo e marcar o primeiro gol após seu retorno.

Com o placar igual de novo, o Coritiba conseguiu controlar o jogo e não deixou mais tantos espaços para o adversário. O esquema tático estava diferente também. O lateral Patric foi para o lado esquerdo, enquanto Gil assumiu a direita. No time, o atacante Rafael Silva entrou no lugar de Arthur. Já a saída do capitão Alex foi para preservar o jogador, substituído por Lincoln.

O técnico Edmilson Alves notou que o Arapongão perdeu a característica ofensiva e fez duas alterações: o volante Jean e o atacante Baiano saíram para as entradas do lateral Teles e do atacante Luiz Paulo.

O Coritiba pressionou o Arapongas até os instantes finais, na busca pela vitória que devolvesse a liderança ao Verdão. Aos 43 minutos, quase o lateral Chico conseguiu a virada, após finalizar de cabeça e exigir uma boa defesa do goleiro Edson.

 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/paranaense-2013/09-02-2013/arapongas-coritiba.html

Rivaldo marca, Pato não, e Timão só empata com Azulão no Pacaembu

Tite troca defensores por atacantes e vê Corinthians arrancar empate após levar virada. Pato joga sob os olhares da namorada, Bárbara Berlusconi


A CRÔNICA 
 
por Leandro Canônico

Se no carnaval do futebol tivesse o quesito ousadia, Tite levaria uma boa nota neste sábado. Não dá para dizer que ganharia um 10, porque o Corinthians empatou por 2 a 2 com o São Caetano, no Pacaembu, pela sétima rodada do Paulistão. Mas se o Timão chegou a esse resultado foi em grande parte pela postura do seu treinador.

Ainda no primeiro tempo, Paolo Guerrero abriu o marcador para o Corinthians. Mas os donos da casa voltaram atrapalhados após o intervalo e sofreram a virada: Rivaldo, em sua estreia pelo Azulão. e Danielzinho marcaram. Foi então que Tite decidiu colocar o seu time para frente e tentar a todo custo a virada. Veio apenas o empate, com gol de Paulinho, aos 42 da segunda etapa.

Todas as três alterações do Timão foram de atacantes entrando nos lugares de defensores. Saíram de campo no segundo tempo os laterais Fábio Santos e Alessandro e o zagueiro Gil para as entradas de Alexandre Pato, Romarinho e Renato Augusto, respectivamente. Dessa forma, os anfitriões sufocaram o Azulão. Mas fizeram apenas mais um gol.

Pato, aliás, tinha mais uma razão para querer marcar. Entre os 27.774 torcedores que compareceram ao Pacaembu, para uma renda de R$ 920.876,00, estava a sua namorada, Bárbara Berlusconi, filha do presidente do Milan, Silvio Berlusconi. Ao menos ela não foi tão pé-frio a ponto de ver uma derrota do Timão.

O jogo marcou a estreia do pentacampeão Rivaldo com a camisa do São Caetano. Ele já havia ficado no banco contra o Guarani (derrota por 3 a 1), sem entrar em campo. Em seu primeiro jogo, teve participação discreta na etapa inicial, mas deixou sua marca logo no começo do segundo tempo, com um gol de cabeça. Depois, sem fôlego, foi substituído. Outro estreante pelo Azulão foi o goleiro Fábio Costa, que não jogava desde setembro de 2010, quando ainda defendia o Atlético Mineiro.

Com o empate, o Corinthians fica na quarta colocação com 12 pontos, dois a menos que o líder Santos, que joga neste domingo contra o Paulista, em São Paulo. Já o São Caetano, com cinco pontos, está a apenas um da zona do rebaixamento, na 15ª posição.

O próximo jogo do Corinthians será o clássico contra o Palmeiras, domingo que vem, às 17h, também no estádio do Pacaembu - três dias antes da estreia na Libertadores, contra o San Jose, em Oruro, na Bolívia. O time do ABC recebe o Bragantino no sábado, às 19h30m, no Anacleto Campanella.

Paolo Guerrero CORINTHIANS X SÃO CAETANO (Foto: Wagner Carmo/Agência Estado)Paolo Guerrero, em ação pelo Corinthians, contra o São Caetano (Foto: Wagner Carmo/Agência Estado)
 
Cabeçada certeira
Com 14 minutos de jogo, o lateral-esquerdo Fábio Santos deu um ótimo passe em profundidade para Paolo Guerrero. O peruano, no entanto, não alcançou a bola. Parecia travado. Na volta do lance, colocou as mãos na cintura, como se estivesse cansado e o cronômetro marcasse 45 minutos do segundo tempo.

No futebol, no entanto, as aparências enganam. Guerrero, herói do Corinthians na conquista do Mundial de Clubes de 2012, no Japão, não fez um grande primeiro tempo. Longe disso. Mas seria ele, mais tarde, o responsável por marcar o único gol da etapa inicial.

O Corinthians dominou com sobras o primeiro tempo. Nem mesmo a presença de Rivaldo no São Caetano fez o time do ABC assustar os donos da casa. A única boa chance do Azulão foi aos 13 minutos, em chute de fora da área de Moradei. O ex-corintiano bateu forte, por cima do gol de Danilo Fernandes.

Apesar da superioridade, o Timão pouco levou perigo. E quando balançou a rede, houve impedimento. Aos 18 minutos, após cobrança de escanteio de Jorge Henrique, Paulo André desviou de cabeça e Gil tocou para o gol. Esse último, porém, estava impedido no momento em que seu companheiro de zaga desviou a bola.

Com os seguidos erros de passe do São Caetano, o ataque alvinegro participou mais da partida. Pesou, então, a presença de área de Guerrero. Antes do gol, o peruano já havia colocado Paulinho na cara do gol. Mas o volante errou. Aos 37, Guerrero fez valer a superioridade do Timão com uma bela cabeçada após cruzamento de Jorge Henrique. O goleiro Fábio Costa ainda tocou na bola, mas não evitou o gol.

jorge henrique corinthians são caetano paulista 2013 (Foto: Daniel Guimarães / Agência Estado)Jorge Henrique, no jogo do Corinthians contra o São Caetano (Foto: Daniel Guimarães / Ag. Estado)
 
Virada azul
Na mesma linha das "aparências enganam", o segundo tempo começou com um gol de um jogador que pouco apareceu no primeiro tempo: Rivaldo. Logo aos três minutos, o pentacampeão empatou a partida para o São Caetano. Após cruzamento da direita, o craque apareceu nas costas de Alessandro para completar de cabeça.

O gol de empate do Azulão, na verdade, acordou o Corinthians. Diante da reação do adversário, os alvinegros partiram para o ataque. Mas abriram espaço demais e permitiram que os visitantes virassem a partida. Aos 19, Aílton tocou para Danielzinho em profundidade. Ele dominou, driblou o goleiro e tocou para o fundo do gol: 2 a 1.

Logo em seguida, para alegria da torcida corintiana e de Bárbara Berlusconi, Alexandre Pato foi chamado para entrar em campo. O atacante substituiu Fábio Santos. Assim, Jorge Henrique assumiu o papel de lateral-esquerdo, algo que ele já está acostumado a fazer em algumas ocasiões.

Aos 23 minutos, pouco depois de entrar, Pato teve chance em cobrança de falta. Mas mandou por cima do gol. Um minuto depois, Guerrero avançou em contra-ataque e foi derrubado por trás por Eli Sabiá, que levou o cartão vermelho. Pato, de novo, tentou. Mas dessa vez acertou a barreira e reclamou toque com a mão do adversário.

Sem conseguir o empate, Tite mandou o time para frente. Aos 28 minutos, sacou o zagueiro Gil para a entrada do meia Renato Augusto. Na pressão, o Corinthians ainda acertou uma bola na trave com Emerson. A pressão deu resultado, e o gol de empate veio aos 42, com Paulinho, completando passe de Romarinho.

Rivaldo e Fábio Santos, Corinthians x São Caetano (Foto: Mauro Horita/Agência Estado)Rivaldo e Fábio Santos, no jogo entre Corinthians e São Caetano (Foto: Mauro Horita/Agência Estado)
 

 
FONTE:

campeonato paulista - Algoz do Guarani, Ceni marca de falta e garante vitória do 'São Paulo B

Goleiro reforça os reservas do Tricolor, deixa o seu e mantém escrita de nunca ter perdido para o Bugre em mais de 20 anos de carreira


A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

Reservas sim, mas com um reforço de peso. O time B do São Paulo contou com o goleiro Rogério Ceni para superar o Guarani por 2 a 1, neste sábado, no Brinco de Ouro da Princesa, pela sétima rodada do Paulistão. O goleiro pediu para jogar e defender sua invencibilidade sobre o time de Campinas. E coube justamente ao capitão ser o algoz do Bugre. Com um belo gol de falta, ele garantiu a vitória tricolor.

Uma semana fora dos gramados não é o suficiente para frear Rogério Ceni. Recuperado de uma bursite no ombro esquerdo (que o tirou dos confrontos contra Santos e Ponte Preta), ele preferiu não se juntar aos outros titulares, que foram poupados para o jogo contra o Atlético-MG, pela Taça Libertadores, quarta-feira que vem, em Belo Horizonte. Bom para o São Paulo. Além das boas defesas, Ceni fez o gol que deu fim à série tricolor de três jogos sem vitória e recuperou a confiança do time.

Com a vitória, o São Paulo vai a dez pontos e está em nono lugar na classificação do Paulistão. Agora, entra na reta final de preparação para a fase de grupos da Libertadores. Os titulares retornam ao time para enfrentar o Galo, na quarta-feira, às 22h (de Brasília), no estádio Independência.
 
O Bugre, por outro lado, tem uma semana para juntar os cacos depois da quinta derrota em sete jogos neste ano - está em antepenúltimo lugar no estadual, com apenas quatro pontos. O time tentará encontrar o rumo no próximo sábado, às 17h, quando encara o XV de Piracicaba, fora de casa.

Rogério Ceni ajeita a bola para marcar o gol de falta (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Ceni se prepara para bater a falta que garantiu a vitória tricolor (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)
 
Altos e baixos
A cada vez que os reservas do São Paulo entram em campo, a falta de entrosamento pesa nos minutos iniciais. Contra o Guarani não foi diferente. O time de Campinas aproveitou para pressionar no começo da partida, investindo nas jogadas pela ponta esquerda, com o lateral Diogo.

Assim, surgiu a primeira chance do Bugre que acabou em sangue. Thiago Gentil tentou completar uma cobrança de falta da esquerda, chocou-se com Toloi e machucou o nariz. Curiosamente, o zagueiro tricolor também foi vítima de uma pancada no nariz minutos depois. Ambos tiveram de jogar com curativos para conter o sangramento.

Apesar da pressão incial, o Bugre deu pouco trabalho ao goleiro Rogério Ceni. Aos poucos, o Tricolor deixou de ficar estático e começou a fazer valer sua qualidade técnica. Ganso ainda batia cabeça para encontrar Aloísio no ataque. A solução veio dos pés de Maicon, que esteve em tarde inspirada. Aos 22 minutos, o meia arriscou de longe e obrigou Juliano a fazer grande defesa. A bola sobrou para Aloísio, cara a cara com o goleiro bugrino. No entanto, ele tentou colocar a bola no contrapé do arqueiro, errou a meta no cabeceio e perdeu um gol incrível.

O lance acordou o São Paulo, que quase chegou ao gol em uma cabeçada de Ganso após cobrança de escanteio. Foi o ensaio para o que estava por vir aos 32 minutos. Carleto cobrou outro escanteio e dessa vez Aloísio se redimiu. O centroavante subiu na pequena área para completar de cabeça e marcar seu primeiro gol pelo time do Morumbi em jogos oficiais (ele havia marcado em jogos-treino contra Grêmio Barueri e Red Bull).

O Guarani, porém, não se deu por vencido e ganhou novo ânimo aos 36 minutos, quando Cañete puxou Ronaldo Mendes e foi expulso por tomar o segundo amarelo - ele já havia feito o mesmo com Ademir Sopa. O Bugre voltou a pressionar e acertou a trave em um chute da intermediária de Sopa.  No entanto, foi do São Paulo a melhor chance. Aos 41 minutos, Aloísio roubou a bola de Max e arrancou sozinho para o duelo com Juliano, mas chutou em cima do goleiro, perdendo sua segunda chance incrível.

Ceni, o algozO Guarani voltou com todo gás e precisou apenas de 27 segundos para empatar o confronto. Diogo cruzou pela esquerda, e Thiago Gentil aproveitou o cochilo da zaga tricolor para colocar a bola no canto direito de Rogério Ceni. Valeu a pena o meia continuar em campo mesmo com o nariz sangrando.

No entanto, o alívio bugrino durou pouco. Thiago Matias colocou a mão na meia-lua. Uma posição ideal para a cobrança de Rogério Ceni. Aos 4 minutos, o capitão tricolor bateu fime, colocou no canto esquerdo de Juliano, e ainda contou com o corta-luz de Ganso para fazer o gol - seu segundo no ano, seu terceiro sobre o Bugre.

O golpe abateu o Guarani, que se perdeu em campo depois que Tiago Pagnussat foi expulso por segurar Aloísio - o zagueiro já havia tomado um amarelo. Os ânimos dos bugrinos se exaltaram. Thiago Matias bateu boca com Rogério Ceni e ambos levaram o amarelo, assim como Ademir Sopa.

O Guarani até cresceu nos minutos finais, mas não conseguiu passar por Ceni novamente. O goleiro parou todas as boas chances do adversário. Se o capitão tricolor queria ritmo de jogo para pegar o Galo, os mineiros que se cuidem.

 
FONTE:

Fred marca no fim, e Fluminense empata com o Vasco no Engenh

Depois de perder dois gols e ver o Vasco pular na frente, com gol contra de Jean, centroavante é decisivo em igualdade por 1 a 1


A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

O Vasco viu Fred perder uma chance, viu Fred desperdiçar uma segunda oportunidade, mas cometeu o erro de dar uma terceira vida ao goleador tricolor. Assim, jogou fora a vitória no clássico. O gol do camisa 9 do Fluminense aos 42 minutos do segundo tempo determinou o empate por 1 a 1, em um Engenhão com 13.661 pagantes pagantes (e 17.973 presentes) no sábado de carnaval. O Vasco havia pulado na frente com gol contra de Jean. Acabou sentindo mais o empate.

- Achei em algum momento que o jogo estava controlado. Mas o Fluminense tem muita qualidade. Nós poderíamos ter feito o segundo gol, mas infelizmente a bola não entrou. Mesmo assim, acredito que produzimos o esperado - analisou o técnico Gaúcho.

Os cruz-maltinos foram superiores no primeiro tempo, apresentaram momentos de solidez defensiva e deram pinta de que encerrariam o mau momento, marcado por duas derrotas. Mas o Fluminense corrigiu a limitação dos três volantes iniciais no segundo tempo e conseguiu uma pressão no final, o suficiente para buscar a igualdade.

- Foi um clássico estranho. O Fluminense foi muito superior no primeiro tempo e não fez os gols, e eles, bem piores do que a gente, marcaram. No segundo tempo, eles foram bem melhores do que nós, e conseguimos chegar ao empate - opinou Fred.

A equipe de Abel Braga segue invicta na temporada e tem 12 pontos, na segunda colocação do Grupo B do Campeonato Carioca - quatro atrás do Flamengo. Na quarta-feira, começa sua trajetória na Libertadores: pega o Caracas na Venezuela. Já o Vasco volta a campo no domingo, diante do Audax. Com dez pontos, está em terceiro lugar no Grupo A, atrás de Botafogo (14) e Madureira (11).

Carlos Alberto, Fluminense x Vasco (Foto: Alexandro Auler/Agência O Globo)Vasco vai melhor em boa parte do clássico, mas cede empate ao Flu (Foto: Alexandro Auler/Agência O Globo)
 
Fred perde, Jean faz... mas contra
Abel Braga podia escolher: ou colocava Felipe ao lado de Wagner e ia a campo com um meio-campo mais aberto, ou escalava Edinho e deixava o setor mais resguardado. Preferiu a segunda opção. E tirou criatividade do time. Houve momentos em que o próprio Edinho, um volante tipicamente caçador, apareceu como articulador. Por outro lado, mesmo com tantos defensores tricolores, o Vasco encontrou espaços. Teve superioridade em boa parte do primeiro tempo e mereceu sair na frente.

O Fluminense, é bem verdade, teve duas chances claras - ambas com Fred, ambas desperdiçadas. Na primeira, Alessandro fez defesa espantosa, em tiro à queima-roupa do goleador; na segunda, o camisa 9 acertou o travessão. Mas o Vasco foi mais sólido. Começou e terminou melhor. Ameaçou com Eder Luis duas vezes, teve gol de Tenório bem anulado (tocou com a mão na bola), apoiou bem com Nei na direita e viu Carlos Alberto bastante livre no meio. O gol saiu quase no final do período, aos 42 minutos, em um misto de sorte cruz-maltina e azar tricolor. Em cobrança de escanteio, Tenorio fugiu da marcação de Digão e desviou de cabeça. Jean, pressionado por Carlos Alberto, mandou contra.
Fred empata

A atuação apagada do primeiro tempo convenceu Abel Braga a mexer no time. Ele tirou Edinho e colocou Marcos Júnior. O efeito, porém, não foi o esperado. O Vasco seguiu estável em campo, sem brechas para sofrer pressão. Resultado: com 25 minutos, Abel finalmente colocou Felipe, novamente sacando um volante, Valencia. O meia, ex-Vasco, foi vaiado pelos torcedores cruz-maltinos a cada toque na bola, mas recebeu apoio dos tricolores.


Duas cobranças de falta, uma de Carlos Alberto e outra de Nei, assustaram o Fluminense. A reação tricolor demorou a acontecer. Bem postado, o time de Gaúcho conseguiu administrar o jogo quase até o final. A proximidade do fim, porém, intensificou a presença do Flu no ataque. Marcos Junior perdeu gol dentro da área. E voltou a desperdiçar depois. Toque de letra dele, quase dentro do gol, fez Alessandro agir de novo. A defesa com a ponta dos dedos pareceu um aviso de que o Vasco venceria a partida.

Mas não foi assim. Wellington Nem deu passe para Carlinhos, que teria praticamente que dividir a bola com Nei. Mas o vascaíno se precipitou e deu carrinho, permitindo um bom drible do tricolor, que cruzou na cabeça de Fred. Depois de perder dois gols, ele não jogou fora mais uma chance. A conclusão foi precisa. E desenhou o empate no sábado de carnaval.

 
FONTE:


Vice mundial, australiana abre 2013 com taça em WQS de ‘aquecimento’

Em casa, Sally Fitzgibbons derrota americana Courtney na final em Burleigh

Por GLOBOESPORTE.COM Burleighs Heads, Austrália



Sally Fitzgibbons vence WQS de Burleigh Hesds (Foto: ASP)Sally Fitzgibbons vence WQS de Burleigh Hesds (Foto: ASP)
 
Apesar de ser um campeonato da divisão de acesso, Burleigh Heads recebe os melhores surfistas do mundo. Isto porque a etapa de abertura do Circuito Mundial também é na Austrália – na Gold Coast, a partir do dia 2 de março.

- É uma ótima forma de começar 2013. Trabalhei duro nos últimos meses e não vejo a hora de o Mundial começar, daqui a algumas semanas.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/noticia/2013/02/vice-mundial-australiana-abre-2013-com-taca-em-wqs-de-aquecimento.html

Acidentada, Lindsey volta aos EUA em jatinho de Tiger, suposto namorado

Musa americana será submetida a cirurgia no joelho direito após queda
feia no Campeonato Mundial de esqui alpino, Schladming, na Áustria

Por GLOBOESPORTE.COM Schladming, Áustria

Lindsey Vonn no jatinho do Tiger Woods (Foto: Reprodução/TMZ)Lindsey Vonn no jatinho do Tiger Woods
(Foto: Reprodução/TMZ)
 
Depois do acidente durante o Campeonato Mundial de esqui, em Schladming, na Áustria, Lindsey Vonn retornou aos Estados Unidos no jatinho particular de Tiger Woods. A esquiadora e o golfista dizem que são apenas amigos, mas, segundo a imprensa americana, eles estariam namorando desde novembro. Ela será submetida a uma cirurgia no joelho direito nos próximos dias.

O divórcio de Lindsey – era casada com o ex-treinador Thomas Vonn – foi assinado em janeiro. Tiger está separado desde novembro de 2009, quando um acidente de carro em frente à sua casa deflagrou uma série de adultérios.

esqui Lindsey Vonn Mundial (Foto: AP)Lindsey Vonn, musa do esqui (Foto: AP)
 
Tetracampeã geral da Copa do Mundo e ouro no downhill das Olimpíadas de Inverno de Vancouver, em 2010, Lindsey, de 28 anos, se acidentou na prova de supergigante do Mundial. Ela tinha feito o melhor tempo na primeira metade do percurso, mas perdeu o equilíbrio ao pousar de um pequeno salto. Rolou montanha abaixo e ficou 15 minutos sendo atendida por médicos, até ser levada, de helicóptero, para um hospital da região. Ela rompeu os ligamentos cruzado e lateral do joelho direito e teve uma fratura lateral na tíbia.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas-de-inverno/noticia/2013/02/acidentada-lindsey-volta-aos-eua-em-jatinho-de-tiger-suposto-namorado.html

Bellucci sorteia qualifier para estreia e pode encarar Nadal na semi em SP

Na despedida do circuito, Ricardo Mello enfrenta argentino Leonardo Mayer na rodada inicial

Por Alexandre Cossenza São Paulo
 
Auxiliado por Marcelo Melo e Bruno Soares, Thomaz Bellucci participou do sorteio da chave principal do Aberto do Brasil, neste sábado, em São Paulo. Número 1 do Brasil e 35 do mundo, o paulista tirou a ficha com seu adversário de estreia e se deu bem. Na primeira rodada, Bellucci enfrentará um tenista vindo do qualifying.

Thomaz Bellucci tênis Ibirapuera sorteio Brasil Open (Foto: Marcelo Ferrelli/inovafoto)Bellucci tira ficha numerada e olha para a lista em busca do nome do rival  (Foto: Marcelo Ferrelli/inovafoto)
 
Nem tudo, porém, foi excelente para Bellucci. Caso avance no torneio, o brasileiro pode enfrentar o espanhol Rafael Nadal, número 5 do mundo e principal cabeça de chave da competição. Os duelarão nas semifinais, marcadas para o sábado, se superarem todos seus obstáculos até lá.

- Estrear contra um cara do quali nunca é fácil. Você joga contra um cara que já fez três partidas, e o quali aqui está duro. Mas estou confiante para fazer um bom torneio. É um longo caminho até a semi. O importante é pensar jogo a jogo e, se eu chegar até a semi é porque vou estar bem e vou ter a chance de fazer uma boa partida (contra Nadal) - disse Bellucci.

Ricardo Mello, que recebeu um wild card (convite) para a chave principal e fará sua despedida do circuito mundial, estreará contra o argentino Leonardo Mayer, 75º do mundo. Caso avance, terá como adversário o francês Jeremy Chardy (26 do ranking), que é o cabeça de chave número 4 e estreará já nas oitavas de final - segunda fase.

Número 11 do mundo e segundo cabeça de chave em São Paulo, o espanhol Nicolás Almagro enfrentará na segunda fase o vencedor do jogo entre o argentino Horacio Zeballos e um qualifier. Cabeça 3, o argentino Juan Mónaco (15) espera quem avançar no duelo entre o espanhol Tommy Robredo e o italiano Simone Bolelli.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/aberto-de-tenis-do-brasil/noticia/2013/02/bellucci-sorteia-qualifier-para-estreia-e-pode-encarar-nadal-na-semi-em-sp.html

Parceria com McLaren anima Razia, que estreia em 2013 pela Marussia

Equipe pela qual o piloto baiano fará sua estreia na Fórmula 1 afirma que carro é melhor que o do ano passado e que bater a caterham é o objetivo

Por Rodrigo França Jerez de la Frontera, Espanha

Se é verdade que na F-1 o maior rival de um piloto é seu companheiro de equipe, Luiz Razia pode se dizer satisfeito com a primeira semana de testes de pré-temporada na categoria.

Treinando no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha, o brasileiro superou o tempo do parceiro Max Chilton, também estreante. E teve ainda um desempenho próximo ao da Caterham, time com o qual sua equipe deve duelar ao longo do ano. Para isso, a Marussia conta com uma carta na manga para levar a melhor na “batalha das nanicas”: uma parceria técnica com a McLaren.

Luiz Razia Marussia testes Fórmula 1 Jerez (Foto: Divulgação Marussia)Luiz Razia durante os testes de pré-temporada da Fórmula 1 em Jerez (Foto: Divulgação Marussia)
 
- Vamos ter acesso a alguns pacotes aerodinâmicos novos, com base no uso do túnel de vento deles. Até Melbourne, por exemplo, já devemos ter uma nova asa dianteira – afirma o brasileiro, prevendo uma melhora do modelo MR02 para o GP da Austrália, que será disputado n dia 17 de março.

No último dos quatro dias de testes coletivos em Jerez, o piloto brasileiro registrou sua melhor passagem em 1m21s226 – alguns centésimos melhor que a marca estabelecida pelo britânico Max Chilton, que andou com o carro da Marussia na terça-feira e na quinta-feira. Todas as equipes da F-1 usam apenas um carro por dia de treino, e promovem rodízio entre seus pilotos. O brasileiro guiou na quarta-feira e na sexta-feira.

- Fiquei satisfeito, mas poderia ter sido ainda melhor, pelo menos três décimos de segundo mais rápido. Na sexta enfrentamos muitos problemas com o carro, ficando parados por um problema no semi-eixo de manhã e na centralina à tarde. Só fiz uma volta rápida e nem foi uma simulação completa de classificação, daria para melhorar ainda – disse Razia ao GLOBOESPORTE.COM.

Luiz razia marussia testes Jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)O baiano marcou o melhor tempo da Marussia no circuito espanhol (Foto: Agência Getty Images)
 
Sobre o duelo com a Caterham, o brasileiro diz que vê a Marussia em condições de brigar com o time anglo-malaio nesta temporada. Além da parceria com a campeoníssima McLaren, o baiano de 23 anos garante que o carro melhorou em relação a seu antecessor, e que isso se reflete no ânimo dos projetistas, mecânicos, engenheiros e, evidentemente, da dupla de pilotos.

- Não sei se o Charles (Pic) teve problemas, mas a gente poderia superar o tempo deles. Espero que seja assim, porque pelo menos a temporada terá uma motivação extra. Sinto na equipe todos muito empolgados, dizendo que o carro deste ano é melhor que o do ano passado – frisa o piloto, que antes de tornar titular na F-1 testou pelas equipes STR, Force India, Caterham e pela própria Marussia.

A Fórmula 1 voltará à pista na segunda bateria de testes coletivos, prevista para os dias 19 a 22 de fevereiro em Barcelona, na Espanha.

Luiz razia marussia testes Jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)Bater a Caterham é o objetivo de Razia e da Marussia na temporada 2013 (Foto: Agência Getty Images)
 
FONTE:

'Inmessionante': marca faz Messi virar adjetivo em dicionário espanhol

Patrocinador do craque cria verbete em campanha que conta até com técnico da Argentina, que ficou sem palavras para descrever o camisa 10

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
Eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa nos últimos quatro anos, Lionel Messi agora inspirou um adjetivo da língua espanhola: "inmessionante". A palavra foi criada por um dos patrocinadores do camisa 10 do Barcelona, que em uma jogada de marketing conseguiu inclui-la na versão especial do dicionário Santillana com apenas 140 exemplares.

O verbete está descrito como: "1. Qualidade referente a Messi; à sua maneira perfeita de jogar futebol; à sua capacidade ilimitada de autosuperação. 2. O que se diz do melhor jogador de futebol de todos os tempos".

A versão do Santillana com o adjetivo é patrocinada pela Pepsi, marca de refrigerantes que tem contrato com Messi há cinco anos. Após vitória da Argentina por 3 a 0 sobre o Uruguai em outubro, pelas eliminatórias (veja no vídeo acima), Sabella ficou sem palavras para descrever a atuação do craque e acabou inspirando a empresa:

- Sobre Messi, temos que buscar um adjetivo novo na Real Academia Espanhola - disse o treinador.

Sabella acabou virando garoto-propaganda da Pepsi no comercial que lançou o "inmessionante". Para chegar ao adjetivo, a marca fez uma campanha pelo Twitter pedindo sugestões.

Sabella acabou virando garoto-propaganda da Pepsi no comercial que lançou o "inmessionante". Para chegar ao adjetivo, a marca fez uma campanha pelo Twitter pedindo sugestões.

Inmessiante: Messi no dicionário espanhol (Foto: Reprodução)Página do dicionário com a descrição de 'inmessionate': jogada de marketing  (Foto: Reprodução)
  
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/02/inmessionante-messi-ganha-adjetivo-em-dicionario-espanhol.html

Acidente mata argentina e cancela provas do Mundial de Wingsuit

Stella Moix morre ao saltar da Pedra da Onça, no Espírito Santo. Pára-quedas da atleta não abriu e ela caiu na mata

Por Alice Fleury, Gabriel Moojen e Marcella Dottling Castelo, ES

Stella Moix saltou antes do início do segundo dia de competições (Foto: Reprodução Facebook)Stella Moix saltou antes do início do segundo dia de
competições (Foto: Reprodução Facebook)
 
A atleta argentina Stella Moix morreu na manhã deste sábado ao fazer um salto de base jump com um equipamento de wingsuit antes do início do segundo dia de competições do Campeonato Mundial da modalidade, que acontece no Espírito Santo. Após o salto, o pára-quedas de Moix não abriu, e a argentina caiu na mata. As equipes de busca confirmaram a morte da atleta, que não participava das competições. As provas deste sábado foram canceladas, mas a programação original da competição foi mantida pela organização.

O Campeonato Mundial de Wingsuit reúne os melhores do mundo na modalidade e começou na última sexta-feira, com previsão de término no dia 12, na Pedra da Onça, localidade de Bom Jardim, no limite entre os municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Castelo (ES). Vídeos no perfil de Stella em uma rede social mostram que ela era uma atleta experiente e essa não era a primeira vez que saltava da Pedra da Onça.

O wingsuit é uma modalidade de salto em que o pára-quedista utiliza uma espécie de “macacão com asas”, que proporciona voos de alta performance. Criado e desenvolvido pelo francês Patrick de Gayardon no início da segunda metade dos anos 90, esta roupa tem por objetivo aumentar o tempo de queda livre e também a velocidade horizontal atingida pelo paraquedista.

Uma vez que o saltador entra em queda livre, as asas inflam. A velocidade da queda é de cerca de 150 km/h. Os praticantes também são chamados "bird man" (homem pássaro). Para pousar os atletas fazem uso de um pára-quedas.

Mundial de Wingsuit pedra da onça (Foto: Marcella Dottling)Mundial de wingsuit acontece na Pedra da Onça (Foto: Gabriel Moojen)
 
Assista a mais vídeos do "Zona de Impacto"

FONT:
http://sportv.globo.com/site/programas/zona-de-impacto/noticia/2013/02/acidente-cancela-rodada-de-mundial-de-wingsuit-no-espirito-santo.html

Ex-Timão, Alex vira piloto de Ferrari de R$ 723 mil em programa no Catar

'Quando recebi o convite não pensei duas vezes', diz meia do Al Gharafa

Por GLOBOESPORTE.COM Doha, Catar

Alex pendurou suas chuteiras por um dia para se transformar num piloto de Ferrari. Isso mesmo. O meia do Al Gharafa foi convidado por um programa de TV do Catar para gravar uma matéria testando o modelo "458 Italia" da escuderia pelas ruas de Doha. O ex-jogador do Corinthians, é claro, aprovou a experiência com o carrão, avaliado em € 274 mil (cerca de R$ 723 mil).

- Sou apaixonado por carros, pela Ferrari, e esse modelo está espetacular. Quando recebi o convite para fazer a matéria não pensei duas vezes. Foi muito bom dar uma acelerada pelas ruas de Doha - disse Alex.

Alex grava matéria com sua Ferrari (Foto: Divulgação)
Alex grava matéria com sua Ferrari (Foto: Divulgação)
Alex grava matéria com sua Ferrari (Foto: Divulgação)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/boleirama/noticia/2013/02/ex-timao-alex-vira-piloto-de-ferrari-por-um-dia-para-tv-nas-ruas-de-doha.html

Ramires marca, Chelsea bate o Wigan, e Rafa Benitez ganha sobrevida

No Stamford Bridge, Blues vencem por 4 a 1 e recuperam a terceira colocação na Premier League. Ameaçado de demissão, técnico respira após vitória

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

Antes do jogo, a imprensa inglesa dava como certa a demissão de Rafa Benitez em caso de derrota. E foi assim, pressionado, que o Chelsea entrou no gramado do Stamford Bridge, na tarde deste sábado, para enfrentar o Wigan. No entanto, na 18ª colocação, o adversário não ofereceu resistência e, se não sobrou em campo, os Blues pelo menos tiveram uma vitória tranquila: 4 a 1. Ramires, Hazard, Lampard e Marin marcaram para os londrinos, enquanto Maloney descontou para o Wigan.

Com o resultado, o Chelsea ultrapassou o Tottenham e recuperou a terceira colocação. Os Blues somam 49 pontos e, se a briga pelo caneco é um sonho distante, uma vaga na Liga dos Campeões parace estar encaminhada.

A vitória, provavelmente, dará uma sobrevida ao técnico Rafa Benitez, que, no entanto, continua em situação delicada no comando do time de Roman Abramovich. E se Ramires foi bem, Oscar teve atuação discreta neste sábado. O meia brasileiro foi substituído por Mata, aos 21 minutos da etapa final.

Ramires chuta para marcar gol do chelsea sobre o Wigan (Foto: Reuters)Ramires marcou e ajudou a manter o técnico Rafa Benitez no cargo (Foto: Reuters)
 
Para Felipão ver
Após a derrota da Seleção para a Inglaterra na última quarta-feira, o técnico Luiz Felipe Scolari admitu adiantar David Luiz para jogar como volante para dar mais liberdade a Paulinho e Ramires. Se aproveitou o sábado de carnaval para acompanhar seu ex-clube, o Chelsea,  Felipão pôde ter uma prévia do que cogitar armar no amistoso contra a Rússia, em março.
Com David Luiz como homem de marcação no meio-campo, Rafa Benitez completou o setor com Ramires, Lampard, Oscar e Hazard. Fernando Torres atuou como único atacante. No início, dois sustos: com menos de cinco minutos, o goleiro Peter Cech foi obrigado a fazer duas boas defesas.

Rafa Benitez chelsea (Foto: Getty Images)Ameaçado de demissão, Benitez  ganhou sobrevida com triunfo deste sábado (Foto: Getty Images)
 
Aos poucos, porém, o Chelsea se impôs como favorito e passou a mandar no jogo. Por sua vez, o gol não demorou a sair. Em jogada que começou com arrancada de David Luiz, Fernando Torres deu linda assistência para Ramires. O brasileiro invadiu a área e só teve o trabalho de tirar do goleiro: 1 a 0. O gol, porém, não diminuiu o ímpeto ofensivo dos Bleus. Torres e Lampard quase marcaram, enquanto Cech – muito exigido no início – se tornou um mero espectador.

Polêmica e muitos gols
Na volta do intervalo, gols e uma polêmica. Logo no início, Azpili recebeu na direita de Cahill, cortou para o meio e rolou na medida para Hazard ampliar. Porém, a resposta do Wigan foi instantânea. No minuto seguinte, Maloney foi lançado em profundidade nas costas da zaga dos Blues, driblou Peter Cech e diminuiu: 2 a 1.

Durante todo o jogo, o Wigan nunca chegou a ser uma ameça real. Mesmo assim, poderia ter empatado. Já perto do fim, um lance de discórida. Stan arriscou da entrada da área, e a bola explodiu na mão da Ashley Cole. O árbitro mandou seguir, para a revolta dos jogadores do Wigan, e alívio do técnico Rafa Benitez.

Aos 42, porém, o Chelsea encerrou qualquer discussão. Em jogada pela esquerda de Hazard, Mata fez o corta-luz, e Lampard bateu de primeira de fora da área para selar o placar. Três minutos depois, Marko Marin, que havia acabado de entrar em campo, ampliou de cabeça: 4 a 1.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2013/02/ramires-marca-chelsea-bate-o-wigan-e-rafa-benitez-ganha-sobrevida.html

Entrosado no campo, trio brinca e troca provocações durante coletiva

Vitinho, Cidinho e Sassá concederam entrevista coletiva juntos, fizeram várias brincadeiras, mostraram alegria, mas garantiram que querem mais

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
 
O clima era de alegria. Cidinho, Sassá e Vitinho se destacaram na vitória de virada por 4 a 2 do Botafogo sobre o Resende. Os dois primeiros marcaram enquanto o último criou boas jogadas na partida. Nesta sexta, a felicidade foi completa quando os três concederam pela primeira vez uma entrevista coletiva juntos. As provocações e brincadeiras mostraram que o entrosamento não fica restrito apenas nas quatro linhas.

Na hora de responder quem era o mais feio dos três, Vitinho e Sassá não perdoaram e apontaram para Cidinho. Os apelidos não foram revelados, mas provocações não faltaram. Cidinho disse que Sassá é o mais chato e ganhou aplausos de Jadson e Fabiano, outros da base que ficaram no fundo da sala acompanhando a entrevista dos amigos.

Cidinho, Vitinho e Sassá coletiva Botafogo (Foto: Rafael Cavalieri)Cidinho, Vitinho e Sassá: bom humor durante entrevista (Foto: Rafael Cavalieri)
 
Apesar de ter provocado Sassá, Cidinho voltou a ser o alvo quando o assunto foi carro. Segundo o atacante, que costuma pegar carona com o amigo para ir e vir dos treinamentos no Engenhão, Cidinho é um verdadeiro caça buraco.

- Isso não dirige nada! Brinco com ele dizendo que ele caça os buracos - brincou arracando mais risadas de Jadson, que também aproveita as caronas e comprovou a fama.

Conformado, Cidinho apenas constatou.

- Estou acostumado já com essas malas (risos) - disse.

Além das brincadeiras, o trio falou sério e ressaltou o bom trabalho desenvolvido pela base e que vem gerando frutos entre os profissionais. Mais experiente do trio, Cidinho tomou a palavra e lembrou ao técnico Oswaldo de Oliveira que ele sempre poderá contar com a molecada.

- O trabalho é feito desde lá da base para que a gente chegue aqui. E tanto eu como meus companheiros queremos atuar o máximo possível, seja como titular ou no decorrer do jogo. Darei sempre o meu melhor - disse.

Com a vitória sobre o Resende por 4 a 2, o Botafogo chegou a 14 pontos e se manteve na liderança do Grupo A da Taça Guanabara. A equipe só voltará a campo no dia 17, quando enfrenta o Flamengo.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/02/entrosado-no-campo-trio-brinca-e-troca-provocacoes-durante-coletiva.html

Festa, mas com moderação: como será o carnaval dos clubes do Rio

Atletas estão liberados para festejar, desde que não exagerem na dose. Estreia na Libertadores encurta folia dos jogadores do Fluminense

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

São tempos de folia no badalado carnaval carioca. E isso também vale para os jogadores de futebol. Mas a exigência física e a vigilância a que eles são submetidos cria o alerta: festejar, desde que com moderação. É o pedido dos clubes do Rio a seus atletas, liberados para festejar, mas sem exagerar na dose.

A programação dos clubes é parecida, mas o Fluminense, único clube da cidade na Libertadores, terá uma folia mais curta.

Os quatro grandes trabalharão neste sábado, dia de treinamento para Botafogo e Flamengo e de clássico no Engenhão para Fluminense e Vasco. Todos os jogadores ganharão folga no domingo. Alvinegros, rubro-negros e cruz-maltinos também terão a segunda-feira livre. Já os tricolores terão que encarar a longa viagem a Caracas, palco do primeiro jogo na Libertadores. Na terça-feira, todos estão de volta ao trabalho.

info programação clubes carnaval (Foto: arte espotre)
As atividades dos jogadores variam. Boa parte do elenco irá à Sapucaí assistir aos desfiles. Outros tantos viajarão. E há aqueles que juram de pé junto que ficarão em casa, descansando.
Botafogo
oswaldo oliveira botafogo (Foto: Alexandre Cassiano/Globo)Oswaldo de Oliveira promete tomar 'muito chope'
no carnaval (Foto: Alexandre Cassiano/O Globo)
 
A maior parte do elenco vai curtir o carnaval em família. Alguns dos jogadores, como Marcelo Mattos e Rafael Marques, vão aproveitar a ocasião para viajar, mas outros, caso do zagueiro Antônio Carlos, vão acompanhar o desfile na Sapucaí. O defensor está na torcida pela Mocidade, assim como o técnico Oswaldo de Oliveira. O comandante alvinegro não vai ao sambódromo, mas pretende aproveitar bastante a folia.

- Vou tomar muito chope, certamente. Não vou desfilar este ano, minha sapatilha vai ficar guardada. Vou torcer muito pela Mocidade e acompanhar tudo de perto. Foram cinco anos sem carnaval, já que no ano passado trabalhamos sábado e quarta-feira.

Oswaldo disse que os jogadores poderão aproveitar bem o carnaval, mas com responsabilidade e com a consciência de que são atletas.

- Não vai ter cartilha, mas vamos fazer recomendações. Eles não são operários, embora tenham vida de operários. Mas operários não dão entrevista e não ganham os salários deles. Não podem pensar que são artistas, não podem fazer o que eles fazem. São atletas e precisam se comportar como tal. Isso não interfere na alegria do carnaval. Podem aproveitar.

Flamengo
leo moura flamengo esposa desfile grande rio sapucaí carnaval (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)Antes figurinha carimbada nos desfiles, Léo Moura
ficará em casa este ano (Foto: Marcelo Baltar)
 
O clube deve ter um carnaval mais discreto. Em 2012, Ronaldinho e Vagner Love marcaram presença nos camarotes da Sapucaí. Foram o centro dos holofotes. Agora, o clima parece ser diferente. Cleber Santana, por exemplo, diz que passará o período em família.

- Meus familiares vieram para cá. Eu sempre ia para o Recife. Vou ficar aqui com meu irmão, meu cunhado. Nunca passei carnaval no Rio. Já passei em Salvador e no Recife. Lá é mais frevo, bloco que sobe e desce ladeira, bem diferente daqui.  Tenho vontade de ir à Sapucaí, mas para entrar com toda a familia é complicado - disse o jogador.

Léo Moura, antigamente figura frequente na Sapucaí, também pretende ficar discreto.
- Vou passar tranquilinho, com a família, filhas. Talvez vá passar um dia em Angra, nada demais.

Fluminense
Fred, do Fluminense, em camarote na Sapucaí (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)Fred esteve na Sapucaí em 2012 e é esperado este
ano novamente (Foto: Alexandre Alliatti)
 
Os jogadores só poderão aproveitar o primeiro dia de desfiles na Sapucaí, uma vez que vão embarcar na segunda-feira para a Venezuela, onde estrearão na Libertadores na próxima quarta, contra o Caracas. Como de costume, os tricolores devem passar parte da noite no Sambódromo no camarote da patrocinadora do clube para depois se dirigir aos camarotes mais badalados. Porém, Abel Braga já pediu moderação na véspera da viagem.
- O carnaval é uma festa de apelo nacional incrível. Vou falar o que para o meu jogador? Não sai? Não faz nada? Está no sangue do cara. Ele que precisa medir um pouco. Não precisa deixar de ir, mas não pode exagerar. Quarta-feira nós temos um jogo de suma importância. É complicado - comentou o treinador.

Deco, Fred e Wellington Nem estão entre os jogadores que deverão acompanhar os desfiles de domingo. Diego Cavalieri tem curiosidade de acompanhar a festa, mas deixará para o futuro.

- Nunca fui assistir, nem ensaio. Claro que tenho vontade de ir, mas o calendário atrapalha. Vamos ter folga no domingo, mas vou descansar porque a viagem de segunda será longa. Ficarei em casa para arrumar as coisas e pela importância do compromisso de quarta.

E há quem não se encaixe no clima do carnaval. É o caso do atacante Rafael Sobis
- Não costumo fazer nada. Não sou muito de carnaval. Não gosto muito dessa batida (risos). Se tiver um rock, melhora - brincou o atleta.

Vasco
Tenório, atacante do Vasco (Foto: Reprodução SporTV)Tenorio está ansioso para conhecer a Sapucaí
(Foto: Reprodução SporTV)
 
O Vasco é o único clube a treinar na terça de manhã, o que exigirá moderação dos jogadores nos desfiles de segunda-feira - Botafogo e Flamengo trabalharão à tarde. O equatoriano Tenorio está ansioso para conhecer a Sapucaí. Mas lembra que a reação dos torcedores à festa dos atletas vai depender do resultado do jogo contra o Fluminense.

- Acho que todos devem curtir essa festa da melhor maneira. Se você ganha o jogo, pode sair na rua com moral. Se a gente vencer o Fluminense, pode ver que os 23 jogadores vão estar no camarote. Eu quero ir. Mas ao mesmo tempo não dá para você se esconder porque perdeu um jogo. A vida não acaba.

Carlos Alberto e Bernardo também são esperados nos desfiles. Já Nei avisa que essa não é bem sua praia.

- Minha família vai chegar ao Rio no sábado, então vou curtir o fim de semana com eles. Minha mulher foi rainha da bateria na cidade dela, Uruguaiana (RS), mas eu não curto carnaval. Meu negócio é rock: Guns N' Roses, Metallica, Slipknot... Então não tenho muito o que fazer lá na Sapucaí.