terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Depois do tetra na Austrália, Djokovic mira título inédito em Roland Garros


Sérvio estabelece Grand Slam do saibro como próximo grande objetivo. Andy Murray lamenta problemas físicos, mas ressalta desempenho recente

Por Das agências de notícias Melbourne, Austrália

Campeão do Aberto da Austrália pela quarta vez neste domingo, o sérvio Novak Djokovic, definiu o próximo grande objetivo para a sua carreira: o título de Roland Garros, único torneio Grand Slam que ainda não conquistou. O torneio francês no saibro será disputado entre 26 de maio e 9 de junho.

- É claro que quero ir com tudo para ganhar Roland Garros. Estive na final do ano passado e fiz um grande jogo contra Rafa - disse Djoko, citando a derrota para o espanhol Rafael Nadal.

tênis novak djokovic australian open (Foto: Agência AP)Raquete no ar, tetra garantido: confiança veio quando salvou triplo break point contra (Foto: Agência AP)

Sobre a final deste domingo contra Andy Murray, o número um do ranking comentou as dificuldades que enfrentou e o momento em que sentiu que poderia vencer.
- Sabia que a partida ia ser extremamente física, com longas trocas. Depois do 0-40 que consegui recuperar no segundo set (no segundo game), eu me senti melhor mentalmente e com mais confiança - disse.

tênis djokovic australian open (Foto: Agência Reuters)Djokovic se hidrata na final contra Murray: prioridade agora é comemorar (Foto: Reuters)

Há 66 semanas no topo do ranking, Djokovic considera que o título em Melbourne lhe dará força para o resto da temporada:

- Minha prioridade agora é comemorar esta vitória. Na vida não se tem muitas oportunidades para ganhar torneios do Grand Slam.

Vice-campeão do Aberto da Austrália, o britânico Andy Murray lamentou os problemas físicos que teve durante a partida, especialmente no pé direito, mas preferiu lembrar do bom desempenho recente.

- Os últimos meses foram os melhores da minha vida no tênis. Cheguei à final de Wimbledon, ganhei os Jogos Olímpicos e o Aberto dos Estados Unidos, e também estive perto aqui - comentou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/01/depois-do-tetra-na-australia-djokovic-mira-titulo-inedito-em-roland-garros.html

Serena ultrapassa Sharapova e assume vice-liderança do ranking


Campeã do Aberto da Austrália, Azarenka é a o número 1 do mundo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A tenista americana Serena Williams ganhou uma posição no ranking atualizado do WTA. Mesmo eliminada nas quartas de final do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam do ano, a atleta somou pontos importantes, ganhou uma posição e assumiu a vice-liderança do ranking, ultrapassando a russa Maria Sharapova. Serena está a 355 pontos da número 1 do mundo, Victoria Azarenka, que tem 10325.

Serena Williams vibra muito após vencer o primeiro set (Foto: AFP)Serena Williams assume a vice-liderança do ranking mundial (Foto: AFP)

Finalista do aberto da Austrália, a chinesa Na Li também ganhou uma posição, assumindo a quinta colocação do ranking mundial, com 6255 pontos. A polonesa Agnieszka Radwanska manteve a quarta colocação.

Com apenas 19 anos, a zebra americana Sloane Stephens, que chegou às semifinais do torneio de Melbourne, ganhou oito posições, assumindo o 17º lugar, com 2466 pontos.

Confira as 10 primeiras colocadas do ranking atualizado:
1 - Victoria Azarenka (BLR) - 10325 pontos
2 - Serena Williams (EUA) - 9970 pontos
3 - Maria Sharapova (RUS) - 9545 pontos
4 - Agnieszka Radwanska (POL) - 7750 pontos
5 - Na Li (CHI) - 6255 pontos
6 - Angelique Kerber (ALE) - 5695 pontos
7 - Sara Errani (ITA) - 4605 pontos
8- Petra Kvitova (CHE) - 4285 pontos
9 - Samantha Stosur (AUS) - 4230 pontos
10 - Marion Bartoli (FRA) - 3740


FONTE
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/01/serena-ultrapassa-sharapova-e-assume-vice-lideranca-do-ranking.html

Djokovic segue líder isolado, e Ferrer ultrapassa Nadal no ranking da ATP


Semifinalista no Aberto da Austrália assume posto de melhor espanhol na lista pela primeira vez na carreira. Thomaz Bellucci perde três posições

Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne, Austrália

Campeão em Melbourne neste domingo, Novak Djokovic manteve a mesma distância para Roger Federer no ranking da ATP. Como os dois repetiram a campanha da edição anterior do Aberto da Austrália, os 2.655 pontos que os separam permanecem inalterados. A única modificação do Top 10 foi a ascensão de David Ferrer ao posto de quarto melhor do mundo na atualidade, em detrimento do compatriota Rafael Nadal, inativo desde junho do ano passado.

David Ferrer aplica um backhand contra Nicolas Almagro (Foto: Getty Images)David Ferrer: semifinalista no Aberto da Austrália, espanhol ultrapassa Rafael Nadal (Foto: Getty Images)

Semifinalista em Melbourne, Ferrer alcançou pela primeira vez na carreira o status de melhor tenista espanhol da atualidade. Em contrapartida, Nadal ocupa a pior posição desde junho de 2005, quando tinha apenas 19 anos de idade e havia acabado de conquistar seu primeiro título no saibro de Roland Garros. Em recuperação de lesão no joelho esquerdo, o ex-número 1 do mundo não pôde jogar Olimpíadas, o US Open, as finais da Davis e o ATP Finals. Seu retorno às quadras está previsto para o ATP 250 de Viña del Mar, no Chile, de 4 a 10 de fevereiro.

Eliminado na estreia no primeiro Grand Slam da temporada, o brasileiro Thomaz Bellucci perdeu três posições no ranking mundial. Com 1.077 pontos, o paulista ocupa agora a 36ª colocação.

Confira a pontuação dos 10 primeiros colocados
1- Novak Djokovic (SER)  - 12.920
2- Roger Federer (SUI)  - 10.265
3-  Andy Murray (GBR)  - 8.480
4-  David Ferrer (ESP)  - 6.865
5-  Rafael Nadal (ESP)  - 5.400
6-  Tomas Berdych (TCH) -  4.680
7-  Juan Martín Del Potro (ARG) - 4.210
8-  Jo-Wilfried Tsonga (FRA)  - 3.555
9-  Janko Tipsarevic (SER)  - 3.180
10-  Richard Gasquet (FRA)  - 2.720


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/01/djokovic-segue-lider-isolado-e-ferrer-ultrapassa-nadal-no-ranking-da-atp.html

Copa Davis: Brasil faz seu primeiro treino na quadra rápida nos EUA


Thomaz Bellucci elogia estrutura e diz que rapidez do piso era esperada

Por SporTV.com Jacksonville, EUA

A equipe brasileira de tênis realizou na noite de segunda-feira o primeiro treinamento na quadra onde disputará o confronto com os Estados Unidos pelo Grupo Mundial da Copa Davis, entre os dias 1 e 3 de fevereiro, no Jacksonville Veterans Memorial Arena, em Jacksonville, na Flórida.

Contando com o grupo completo de jogadores, o capitão João Zwetsch e o técnico Daniel Melo comandaram o treinamento em três etapas, com todos os jogadores participando de atividades em quadra depois do trabalho físico realizado durante a manhã. Thomaz Bellucci e Rogerio Dutra Silva foram os primeiros a testarem a quadra com piso duro montada pela USTA para este confronto. O tenista número 1 do Brasil aprovou o ginásio que vai receber as partidas.

Jacksonville tennis copa davis (Foto: Marcelo Ruschel/Poa Press)Brasileiros treinam na quadra de Jacksonville, onde enfrentarão os EUA (Foto: Marcelo Ruschel/Poa Press)

- O lugar é bem legal, o ginásio tem uma baita estrutura, acho que é uma arena perfeita para ter um confronto como esse. A quadra está boa, rápida como a gente esperava mesmo. Mas dá para jogar. Acho que poderia estar mais rápida. Teve outros confrontos em que a quadra estava bem mais rápida do que esse - disse Bellucci ao site da CBT.

A segunda parte do treinamento teve Thiago Alves em quadra com Marcelo Demoliner e Pedro Zerbini, antes do complemento da atividade com Marcelo Melo e Bruno Soares treinando nas duplas com Demoliner e Zerbini.

João Zwetsch também gostou do ambiente do confronto e disse que, apesar da rapidez da quadra,  acredita que os treinos ajudem na adaptação.

- A arena é muito bonita e grande. A quadra está rápida, como a gente previa. A bola é pesada, o que ajuda um pouco e minimiza a velocidade da quadra. É uma coisa que a gente já estava esperando, uma quadra não muito lenta devido à maneira como os americanos jogam - comentou Zwetsch.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/copa-davis/noticia/2013/01/copa-davis-brasil-faz-seu-primeiro-treino-na-quadra-rapida-nos-eua.html

Sesi-SP e Minas se enfrentam e buscam retomar caminho de vitórias


Derrotadas na última rodada, equipes buscam reabilitação na Superliga Feminina em duelo no Ginásio da Vila Leopoldina, em São Paulo

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

vôlei Sesi comemoração (Foto: Tarcísio Badaró / Globoesporte.com)No primeiro turno, vitória do Sesi-SP por 3 sets a 2 (Foto: Tarcísio Badaró / Globoesporte.com)

Vindos de derrota, Sesi-SP e Minas fazem duelo do 'meio da tabela' nesta terça feira, às 18h30, no Ginásio da Vila Leopoldina, em São Paulo, pela quinta rodada do segundo turno da Superliga Feminina de Vôlei. As duas equipes buscam reabilitação na competição após resultados negativos na última rodada.

Após duas vitórias consecutivas em casa, a equipe mineira foi derrotada pelo Rio de Janeiro, na capital carioca, por 3 sets a 0. Já o time paulista perdeu para o Campinas em partida de quase 3 horas de duração.

No último duelo entre as duas equipes, o Sesi-SP venceu as mineiras fora de casa por 3 sets a 2. Em quinto lugar na competição e ainda com esperanças de encostar nas primeiras colocadas, a equipe do técnico Talmo de Oliveira conta com a boa fase de Tandara para manter o sonho vivo.

O Minas ainda sofre com os desfalques. A levantadora Claudinha, em fase final de recuperação, foi foi utilizada no último jogo e a tendência é que ela retorne à equipe de forma gradativa, levando-se em conta que ainda se recupera da torção no tornozelo direito. Já a ponteira Thais Barbosa continua tratando de fortes dores no ombro direito e permanece fora do time por mais algumas rodadas.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/01/sesi-sp-e-minas-se-enfrentam-e-buscam-retomar-caminho-de-vitorias.html

Após vitória do Campinas, Rosamaria recebe elogios do técnico Zé Roberto


Oposta deixou a quadra como a melhor na vitória campineira sobre o São Bernardo, por 3 sets a 1, pela Superliga Feminina. Ela anotou 20 pontos

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP

Rosamaria, jogadora do Campinas (Foto: Divulgação / Vôlei Amil)Rosamaria é escolhida como melhor jogadora em quadra (Foto: Divulgação / Vôlei Amil)

A vitória do Campinas sobre o lanterna São Bernardo, por 3 sets a 1 (parciais de 21/25, 25/23, 25/18 e 25/14) teve sabor especial para uma atleta: a jovem Rosamaria.  Destaque da partida com 20 pontos, a oposta substituiu a cubana Daymi Ramirez, contundida, ganhou o Troféu Viva Vôlei como melhor em quadra e recebeu elogios do técnico José Roberto Guimarães.

- Ela fez uma grande partida, chamando a responsabilidade em alguns momentos. É uma jogadora que ainda é juvenil e é muito bom saber que podemos contar com ela, assim como a levantadora Priscila, que também atuou bem - disse o treinador, que comentou a dificuldade da partida.

- Tivemos essas duas baixas inesperadas (Daymi e Fernandinha) e fomos obrigados a mudar o que havíamos treinado de última hora, mas no final foi bom, especialmente por ter observado a Rosa e Priscila jogando desde o início - completou.

Melhor jogadora da partida, Rosamaria agradeceu a confiança depositada pelo grupo e também pelo treinador tricampeão olímpico.

- Não é fácil substituir uma jogadora como a Daymi, para quem eu não tenho nem palavras para elogiar, mas o grupo confiou em mim. O Zé Roberto confiou em mim e, com isso, acho que foi uma estreia como titular melhor do que eu poderia esperar – afirmou.

Com o resultado, a equipe do técnico Zé Roberto se mantém na quarta colocação da Superliga Feminina, agora com 28 pontos. O próximo compromisso das campineiras será na quinta-feira, às 18h30, diante do São Caetano, novamente fora de casa, pela quinta rodada do returno.

Após furar pneu do carro, Lucão 'tira onda de mecânico' e resolve


Levantador Bruninho posta foto do momento em seu Twitter pessoal

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A manhã chuvosa desta terça-feira, no Rio de Janeiro, foi complicada para os atletas do Rio de Janeiro. O levantador Bruninho e o companheiro Lucão sofreram com um pneu do carro furado, após o veículo subir em uma guia.

 Bruninho e Lucão volei (Foto: Reprodução/Instagram) Ao lado do companheiro Bruninho, o jogador de vôlei Lucão troca pneu (Foto: Reprodução/Instagram)

Mesmo usando uma bolsa de gelo no joelho, o central Lucão trocou o pneu furado e ainda foi fotografado pelo bem humorado Bruninho, que postou a foto do momento no Instagram. Outro companheiro de equipe, o ponteiro Dante, aproveitou para fazer piada com a situação.

- Lucão é braço duro - brincou Dante.

Bruninho, por sua vez, voltou a usar a rede social. Desta vez, ele se defendeu das críticas de que seria um motorista ruim.

- Sou piloto! Inclusive venci a corrida Rio de Janeiro de kart! Isso mostra toda minha desenvoltura dentro de um automóvel - brincou.

O Rio de Janeiro entra em quadra nesta quinta-feira, contra o Vôlei Futuro, fora de casa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/01/bruninho-fura-pneu-de-carro-e-sobre-para-lucao-resolver-o-problema.html

Mais forte que no ouro em Pequim, Fofão diz viver melhor fase da carreira


Com mais massa muscular em relação a 2008, veterana levantadora do Rio de Janeiro esbanja vitalidade e impressiona nutricionista e preparador físico

Por Marcello Pires Rio de Janeiro

No período que ficou longe das quadras, Fofão admite que raramente pensava em vôlei. A medalha de ouro nos Jogos de Pequim parecia o desfecho perfeito de uma carreira feliz e repleta de glórias. No entanto, nas raras vezes que a modalidade passava pela sua cabeça, a vontade de voltar a jogar sempre se tornava uma possibilidade real. Quando, enfim, resolveu aceitar a proposta do Rio de Janeiro - que nesta terça-feira enfrenta o Praia Clube, às 21h, em Uberlândia - para disputar a Superliga, a levantadora talvez não imaginasse que em tão pouco tempo estaria jogando com a mesma intensidade e eficiência de quando decidiu dar um tempo. A comprovação de que sua decisão foi a mais acertadas veio na última quarta-feira, quando a jogadora ouviu da nutricionista do time carioca, Isabella Toledo, que suas condições atuais são melhores que as de 2008.

Fofão Rio de Janeiro vôlei (Foto: Luiz Doro / Adoro Foto)A levantadora Fofão comemora seu desempenho com a camisa do Rio de Janeiro e afirma que mesmo aos 42 anos de idade vive o melhor momento de sua carreira (Foto: Luiz Doro / Adoro Foto)

- Na avaliação que realizei essa semana comprovei que a Fofão hoje apresenta valores melhores do que em 2008. O percentual de gordura dela ainda pode diminuir, mas a massa muscular dela é melhor do que antes das Olimpíadas de Pequim. É impressionante uma jogadora de 42 anos estar três quilos mais forte após ficar um ano longe das quadras - explicou Isabella.
A condição apresentada pela levantadora é tão boa que a nutricionista do Rio de Janeiro assegura que, de acordo com sua composição corporal, Fofão pode tranquilamente jogar por mais uns três anos. Acostumada a não fazer planos, a capitã do líder da Superliga comemora o bom momento, mas prefere deixar as coisas acontecerem normalmente.

Mesmo aos 42 anos, eu me sinto no melhor momento da minha carreira"
Fofão

- Fiquei muito feliz com a minha condição após um ano longe das quadra. Sabia que seria complicado, mas isso é fruto de muita determinação e dedicação. Estou sendo muito obediente com a alimentação que a Isabella tem me passado e isso tem feito toda a diferença e me motivando ainda mais dentro de quadra. Mesmo aos 42 anos, eu me sinto no melhor momento da minha carreira. Se chegar no fim da Superliga jogando em alto nível já vou estar feliz. Depois a gente deixa as coisas acontecerem e vê no que vai dar - afirmou Fofão.

Preparador físico do Rio de Janeiro, Marco Antônio Jardim concorda com Isabella que Fofão tem condições de estender sua carreira por mais algumas temporadas. Porém, ele explica que o bom momento da levantadora requer algumas precauções durante os treinamentos.

- Temos a preocupação de proteger todas as atletas e as mazelas que o tempo deixa em uma jogadora com mais de 40 anos. As articulações sofrem um pouco mais, principalmente as panturrilhas e o tendão de aquiles. Ela mesmo nos monitora, pois conhece bem seu corpo e sabe até onde pode ir. Começamos o trabalho engatinhando, passo a passo e ela foi ganhando um condicionamento físico cada vez melhor, sempre respeitando seu limite. O primeiro objetivo dela era não se machucar, mas ela é uma atleta dedicada e exemplar e por isso obteve sucesso - destacou Marquinhos.

Fofão, vôlei, Rio de Janeiro e Osasco (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Apesar do bom momento, levantadora prefere não fazer planos (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

Não bastasse o excelente trabalhado realizado por toda comissão técnica do Rio de Janeiro, Fofão revela que a energia da Cidade Maravilhosa e o calor do torcedor carioca também têm ajudado seu desempenho dentro de quadra.

- Nunca tinha morado aqui, e posso dizer que está sendo perfeito. O torcedor nos apoia em todos os jogos em casa, e o astral da cidade tem me motivado muito. Treinar na Urca e conviver com aquele visual não tem preço. Estou muito feliz - finalizou a camisa 7 do time carioca.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/01/mais-forte-que-no-ouro-em-pequim-fofao-diz-viver-melhor-fase-da-carreira.html

Grêmio ignora gramado ruim e faz pacto por Arena: 'Nosso diferencial'


Vanderlei Luxemburgo entende que estádio tem ponto positivos, como proximidade e pressão da torcida, para ajudar a vencer LDU na Libertadores

Por Hector Werlang Porto Alegre

arena jogo-treino gramado grêmio canoas (Foto: Hector Werlang/Globoesporte.com)Gramado ainda não tem as melhores condições (Foto: Hector Werlang/Globoesporte.com)

O gramado pode estar irregular e com excesso de areia. Porém, as dificuldades terão de ser superadas. Na marra. Ao ignorar o mau estado do campo, o Grêmio faz uma espécie de pacto pela Arena. Ela terá de ser o diferencial para superar a vantagem da LDU e avançar à fase de grupos da Taça Libertadores da América. No jogo de ida, em Quito, os equatorianos venceram por 1 a 0.

É assim que Vanderlei Luxemburgo analisa as circunstâncias da primeira partida oficial na nova casa. O treinador prefere destacar pontos positivos da nova casa: capacidade de 60 mil pessoas, ambiente de pressão pela proximidade da torcida e orgulho pela grandiosidade da obra.

- Não temos que discutir mais o gramado. Não vai mudar. A Arena é a nossa casa. Temos de convocar o torcedor para o primeiro momento decisivo dela. Foi construída em favor do Grêmio e do seu torcedor. É a primeira chance de mostrar que ela é e será nosso diferencial. Temos de passar pela LDU com o gramado assim ou assado. Os adversários têm de se intimidar aqui. Não é um ambiente hostil, mas de pressão – analisou o treinador.

Com treinos sábado e segunda, o grupo tricolor presenciou avanço, embora as condições ainda estejam longe do ideal. Pedaços de grama não se soltam mais, como na inauguração em amistosos contra o Hamburgo e no Jogo Contra a Pobreza, mas areia sobe em movimentos rápidos, como chutes e arrancadas. A transferência dos dois primeiros jogos do Gauchão para o Olímpico, portanto, não foi suficiente para resolver o problema. O calor do verão brasileiro é apontado como dificultador do enraizamento da grama.

Ao se preparar para finalização, Willia José levanta areia no gramado da Arena (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Ao se preparar para finalização, Willia José levanta areia no gramado da Arena (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

- Essas coisas serão normalizadas com o tempo. Assim como a nossa adaptação. Não é da noite para o dia. Leva mais tempo – completou o comandante.

Após perder por 1 a 0 em Quito, o Grêmio precisa ganhar por dois gols de diferença. Novo 1 a 0 leva a decisão aos pênaltis. A LDU avança com vitória, empate e derrota por um gol desde que balance a rede rival. O classificado entra no Grupo 8.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2013/01/gremio-ignora-gramado-ruim-e-faz-pacto-por-arena-nosso-diferencial.html

Buscando a reabilitação, Osasco recebe o Rio do Sul pela Superliga


Vindo de derrota para o Pinheiros, atual campeão busca uma vitória na noite desta terça-feira.

 Objetivo é aproximar-se do líder e arquirrival Rio de Janeiro

Por GLOBOESPORTE.COM Osasco, SP

Derrotado pelo Pinheiros na última rodada, o Osasco busca a reabilitação na Superliga Feminina nesta terça-feira, quando recebe o Rio do Sul às 19h30m, no ginásio Municipal José Liberatti, pela quinta rodada do segundo turno. Para as jogadoras da equipe laranja, a derrota da última sexta-feira serviu de alerta para o time, que é o atual campeão da Superliga.

Jaqueline Osasco vôlei (Foto: Fábio Rubinato/Divulgação)Jaqueline diz que Osasco tem uma responsabilidade enorme na Superliga (Foto: Fábio Rubinato/Divulgação)

- Nós temos uma enorme responsabilidade e estamos treinando bastante porque sabemos que daqui em diante só teremos jogos difíceis. Já nesta terça-feira contra Rio do Sul podemos esperar um grande jogo, pois é um adversário que está evoluindo muito no decorrer da Superliga e que venceu sets tanto do Sesi quanto do Campinas quando jogaram como visitantes - afirmou a campeã olímpica Jaqueline.

Além da importância para a recuperação, a vitória sobre o Rio do Sul será importante para a classificação. Com 30 pontos, o Osasco está a quatro do líder Rio de Janeiro e empatado com o Praia Clube.

Claudinha Rio do Sul vôlei (Foto: Divulgação)Claudinha confia no Rio do Sul (Foto: Divulgação)

- Temos que jogar e ganhar bem até pensando em uma boa classificação. O Praia Clube vem forte e está surpreendendo muito nesta Superliga, mas sabemos com qual objetivo a nossa equipe foi montada e primeiramente temos que treinar e corrigir o que estamos errando - comentou Adenizia.
Pelo lado do Rio do Sul as expectativas ficam em torno do bom aproveitamento da equipe em pontos de saque, o segundo melhor na Superliga Feminina.

- Com atacantes tão eficientes, precisamos tirar proveito do saque e dificultar a recepção delas. A pressão vai agora para o Osasco, que precisa recuperar pontos em casa. Então vamos com muita vontade para tentar surpreendê-las - disse a central Claudinha.

 

Equipe inglesa brinca com histórias folclóricas do 'Homem de Gelo' Kimi Raikkonen e divulga volante com diversos botões inusitados. Confira


Sorvete, banana e modo soneca: as 'funções' do volante da nova Lotus

Por GLOBOESPORTE.COM Enstone, Inglaterra

Conhecida pela irreverência em comunicados e ações de marketing, a Lotus não fugiu à regra no lançamento de seu novo carro. Antes da apresentação, fez piada com o jeito “to nem aí” de Kimi Raikkonen em entrevista ao ator Matt LeBlanc, o eterno Joey de “Friends”, e depois exibiu na pintura do bólido a provocativa frase “Sou sexy e sei disso”. E em meio às imagens do E21 no material de divulgação uma “inocente” foto do volante poderia passar despercebida por olhares menos clínicos. Dentre as dezenas de botões que um piloto precisa decorar, estão funções como “sorvete”, “mudo”, “soltar angry birds”, entre outras, que fazem referência a episódios, principalmente, da carreira do folclórico Kimi, o “Homem de Gelo”. Tudo na brincadeira, claro. Mas que Raikkonen adoraria poder usar nas corridas, ah, adoraria...

lotus 2013 fórmula 1 (Foto: Divulgação)Brincadeiras nos botões do volante do E21, o novo carro da Lotus para 2013 (Foto: Divulgação)

Confira as "funções" do volante da nova Lotus:
Mudo (mute) – O botão seria bem útil para Kimi no dia de sua primeira vitória pela Lotus, no GP de Abu Dhabi. Importunado pelas seguidas orientações de seu engenheiro pelo rádio, o finlandês esbravejou “Me deixa em paz, eu sei o que estou fazendo”. Relembre.
Sorvete (ice cream) – Em 2009, um dilúvio forçou a interrupção do GP da Malásia.

Enquanto as imagens mostravam os pilotos de macacão – alguns dentro do carro – atentos a um possível reinício, as câmeras flagraram o finlandês (na época, na Ferrari) já de bermuda, saboreando um picolé. Lembre a história.


Kimi Raikkonen com picolé durante GP da Malásia de 2009 (Foto: Reprodução)Kimi Raikkonen com picolé durante GP da Malásia de 2009 (Foto: Reprodução)

Satélite de navegação (sat nav) e abrir portão (open gate) – Fazem referência a outra história antológica protagonizada por Kimi. No GP do Brasil de 2012, ele saiu da pista e tentou retornar por um trecho antigo do traçado. No entanto, se deparou com um portão fechado e precisou dar meia-volta e retornar à pista pela grama.

Sorriso (smile) – Talvez essa função ajude o “Homem de Gelo” a mudar um pouco a “cara de paisagem” que costuma desfilar pelo paddock.
Modo soneca (nap mode) – Raikkonen foi flagrado dormindo no paddock nos primeiros dias do GP da Austrália, em 2012. A imagem rendeu diversos memes.

F1 Kimi Raikkonen dormindo coletiva (Foto: AP)Kimi Raikkonen foi flagrado dormindo no início da temporada de 2012 (Foto: AP)

Pulo (jump) – Seria bem útil para o “maluco da primeira volta” Romain Grosjean usar no início das provas. Mas no volante de Raikkonen pode ser uma brincadeira com o tombo histórico que o piloto levou ao deixar o circuito de Hockenheim, na Alemanha. Outra imagem que foi um prato cheio para a criatividade dos internautas. Veja a foto e as montagens.

Botão “Jenson” – Trocadilho com o nome do britânico Jenson Button, da McLaren. Button significa “botão” em inglês. Entendeu? Entendeu?
Banana – Possível alusão ao jogo de videogame “Mario Kart”, no qual os pilotos tacavam a fruta na pista para atrapalhar os adversários.

Além das funções destacadas acima, há outras como “Ligar para mamãe” (telefone com a inscrição “mum”, abreviação de “mummy” em inglês), “soltar angry birds” (brincadeira com o famoso game), referências a redes sócias, como os botões “curtir” (like) e tweet, além de um potenciômetro “posição final”, marcado no 1º lugar. Raikkonen adoraria usar os botões acima na abertura da temporada 2013 da Fórmula 1, o GP da Austrália, que será realizado de 15 a 18 de março no circuito de Melbourne.


Clique na imagem abaixo e veja mais fotos do novo E21:
  •  
lotus 2013 fórmula 1 mosaico (Foto: Divulgação)

Alvo de ira de fã do United, Balotelli avisa a amigo: 'Milão, estou chegando'


Torcedor dos Diabos Vermelhos divulga foto urinando no carro camuflado de R$ 500 mil do atacante do City, que pode acertar em breve com o Milan

Por GLOBOESPORTE.COM Manchester, Inglaterra

torcedor urinando no carro de Mario Balotelli (Foto: Reprodução / MailOnline)Torcedor do Manchester United urina no carro de Balotelli (Foto: Reprodução / MailOnline)

Mario Balotelli voltou a ser o centro das atenções da imprensa da Europa nesta terça-feira. Na Inglaterra, sites publicaram fotos de torcedores do Manchester United urinando no carro do atacante do Manchester City. Já na Itália, o jornal "Gazzetta dello Sport" divulgou uma mensagem que teria sido enviada pelo atleta a amigos:
- Milão, estou chegando.

Na segunda, a agência italiana publicou que o Milan oficializou uma proposta de € 24 milhões (cerca de R$ 65 milhões) por Balotelli, que vive cercado de polêmicas no futebol inglês e já chegou a trocar empurrões durante o treinamento com o técnico do City, Roberto Mancini.

Odiado pela torcida do United, o atleta acabou sendo vítima de uma provocação de mau gosto de um fã dos Diabos Vermelhos. Em fotos que circulam pela internet, um jovem aparece urinando na porta do Bentley camuflado do jogador, que custou cerca de R$ 500 mil. A provocação teria acontecido domingo à noite, em frente ao restaurante Zouk, em Manchester.

De acordo com o canal "Sky", Milan e City estão perto do acordo para a transferência de Balotelli, que foi revelado pelo Inter de Milão. Nesta terça, o vice-presidente do clube rossonero, Adriano Galliani, teve uma videoconferência com dirigentes ingleses para detalhar a proposta.

torcedor urinando no carro de Mario Balotelli (Foto: Reprodução / MailOnline)Torcedor do United "se vinga" de Balotelli no carro do atacante (Foto: Reprodução / MailOnline)


FONTE:

futebol espanhol - Noiva de Casillas afirma: 'Há divisão no Real Madrid. O clima não é bom'


Sara Carbonero fala à emissora mexicana que jogadores do Real não concordam com o treinador José Mourinho e ironiza coletiva do presidente merengue

Por GLOBOESPORTE.COM Madri


Sara Carbonero na final da Eurocopa Espanha x Itália (Foto: Reuters)Sara deu as declarações em um programa da TV mexicana (Foto: Reuters)

A noiva de de Iker Casillas, Sara Carbonero, afirmou que, diferentemente do que o presidente do Real Madrid afirma e do que os jogadores e o treinador falam à imprensa, o clima no vestiário do Santiago Bernabéu não é nada bom. A jornalista confirmou as informações de que há um racha claro na equipe dirigida por José Mourinho.

- O clima no vestiário, como todos sabem, não é bom. Jogadores não concordam em tudo com o treinador. Agora há divisão no vestiário – disse a noiva do camisa 1 merengue, à TV Mexicana “Televisa Deportes”.

Segundo o “Mundo Deportivo”, Sara seria uma das fontes que revelaram o teor da conversa entre o presidente do clube Florentino Pérez e os líderes do elenco, Casillas e Sergio Ramos. Ela também afirmou que segundo seu noivo, “Mourinho voltou maluco”, e que os problemas passaram a acontecer nesta temporada. Apesar disso, ela preferiu apenas explicar o que houve e ironizou a entrevista dada pelo presidente merengue.

- Florentino gosta de comer com Iker Casillas e Sergio Ramos. Acontece que alguns colegas do “Marca” vieram com uma capa que teria colocado Iker e Sergio pressionando o presidente. Florentino fez uma conferência de imprensa de emergência, incomum nele, dizendo que era uma mentira a capa do “Marca”. Estava muito nervoso. Vimos um presidente muito irritado e nervoso – comentou.

A contratação do goleiro Diego Lopéz para o lugar de seu futuro marido, que machucou a mão esquerda e deve ficar de fora por até quatro meses, foi outro assunto comentado pela jornalista. Sara foi dura com a movimentação dos dirigentes do Real e resumiu a atitude em uma frase.

- Rei morto, rei posto – disse.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/01/noiva-de-casillas-afirma-ha-divisao-no-real-madrid-o-clima-nao-e-bom.html

No palco de Aldo x Edgar, UFC divide espaço com Super Bowl e convenção


Publicidade do evento de sábado já se espalha pelo hotel e cassino Mandalay Bay, mas lutadores e fãs de luta ainda são escassos na área

Por Adriano Albuquerque e Ivan Raupp Direto de Las Vegas

Não há como se enganar: o UFC 156, neste sábado, acontece no Mandalay Bay Hotel & Casino, em Las Vegas. Os sinais estão todos lá: cartazes pendurados no teto, destacados ao lado de fileiras de máquinas caça-níqueis, estampados em mesas de blackjack, todos com o brasileiro José Aldo, campeão dos pesos-penas, e o americano Frankie Edgar, desafiante ao cinturão, se encarando com pose ameaçadora. Porém, a sensação pelo hotel é de que a semana de luta ainda não começou. O Ultimate divide espaço com outras atrações.

Loja do Mandalay Bay destaca camisas da NFL no lugar das do UFC (Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com)Loja do Mandalay Bay destaca camisas da NFL no lugar das do UFC (Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com)

O centro de convenções do Mandalay Bay, que costuma concentrar fãs atrás de autógrafos e salas de treino e pesagem do UFC, está recebendo uma convenção promovida por um portal multinacional de internet. Por isso, o que mais se vê em seus corredores são pessoas comuns, nada especiais atleticamente, e guias especiais da convenção, que vestem perucas roxas e erguem logos da companhia para chamar (mais) atenção.

Cartaz do UFC 156 ao lado de máquinas de caça-níquel (Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com)Cartaz do UFC 156 ao lado de máquinas de caça-níquel (Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com)

SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O outro evento que divide a atenção dos fãs de esporte em Las Vegas nesta semana é o Super Bowl, final da NFL (liga profissional de futebol americano). Na loja de souvenirs do hotel, em vez das tradicionais camisas e bonecos do UFC, são blusas e bonés dos times finalistas, Baltimore Ravens e San Francisco 49ers, que ocupam as prateleiras mais destacadas. No salão de apostas, jogos relacionados à decisão ocupam metade dos painéis eletrônicos.

Cartaz do UFC 156 na mesa de blackjack do Mandalay Bay (Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com)Cartaz do UFC 156 na mesa de blackjack do Mandalay Bay (Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com)

Com tanta coisa acontecendo, alguns lutadores que já chegaram na segunda-feira conseguem circular sem serem incomodados. É o caso de Antônio Rogério Nogueira, o Rogério Minotouro, que passou com Rafael Feijão e sua equipe desapercebido pelo cassino a caminho da sala de treinos.

Minotouro posa ao lado de Feijão no Mandalay Bay (Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com)Minotouro posa ao lado de Feijão no Mandalay Bay (Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com)

O UFC 156 será realizado na noite deste sábado, em Las Vegas (EUA), e terá transmissão ao vivo do canal Combate, a partir das 21h (de Brasília). O SPORTV.COM acompanha tudo em Tempo Real.

UFC 156
2 de fevereiro de 2013, em Las Vegas (EUA)


CARD PRINCIPAL
José Aldo x Frankie Edgar
Rashad Evans x Rogério Minotouro
Alistair Overeem x Antônio Pezão
Jon Fitch x Demian Maia
Joseph Benavidez x Ian McCall


CARD PRELIMINAR
Gleison Tibau x Evan Dunham
Tyron Woodley x Jay Hieron
Jacob Volkmann x Bobby Green
Yves Edwards x Isaac Vallie-Flagg
Chico Camus x Dustin Kimura
Edwin Figueroa x Francisco Rivera


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/combate/noticia/2013/01/no-palco-de-aldo-x-edgar-ufc-divide-espaco-com-super-bowl-e-convencao.html

Parecidas até nos erros, gêmeas do Praia testam 'sexto sentido' em quiz


Adversárias do Rio de Janeiro nesta terça-feira, ponteira Michelle e oposto Monique respondem uma sobre a outra e se igualam até na hora de 'chutar'

Por Leo Velasco Rio de Janeiro

Duas pintas quase imperceptíveis no pescoço, uma corrente, detalhes nas sobrancelhas e na testa. Mesmo olhando atentamente, é difícil saber quem é quem. Michelle diz que é mais extrovertida, Monique afirma que é mais explosiva. Difícil notar as diferenças entre as gêmeas de 26 anos durante a entrevista. A altura (1,78m) e o peso (67kg) são idênticos. O sorriso e o bom humor são os mesmos. Algumas respostas também são iguais.

Testando o que uma conhece da outra, mesmo quando erravam, faziam isso de maneira parecida. Nenhuma das duas acertou, por exemplo, a viagem dos sonhos da outra. Monique escolheu a Praia do Rosa, em Santa Catarina. Michelle elegeu a Disney, em Orlando. Curiosamente, na hora de chutar, as duas escolheram Cancún. Perguntadas sobre qual era o maior medo que elas tinham, ambas responderam que achavam não ter um. Quando responderam sobre a irmã, a resposta das duas foi: não sei. (Confira mais do quiz no vídeo acima)

O técnico Spencer Lee garante que não confunde mais as duas e afirma que nunca deu bronca na irmã errada, mas confessa que pediu para que elas usassem tênis de cores diferentes nas primeiras semanas de treinos. Amiga de longa data, a levantadora Camila Adão não entende a dificuldade. Para ela, as duas são completamente diferentes.

Michelle e Monique vôlei Praia Clube (Foto: Leo Velasco / Globoesporte.com)Monique e Michelle são armas do Praia Clube contra o Rio de Janeiro (Foto: Leo Velasco / Globoesporte.com)

Se há mesmo uma telepatia ou um sexto sentido entre as gêmeas, não dá para saber ao certo. Mas é certo que elas e as companheiras do Praia Clube estão se entendendo bem nesta temporada. O time ocupa a terceira colocação da Superliga feminina e, nesta terça-feira, enfrenta o líder Rio de Janeiro às 21h (de Brasília), em Uberlândia. O SporTV transmite o duelo e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

- Vai ser um jogo muito difícil. Elas são favoritas ao título e estão crescendo muito durante a competição. Conseguimos fazer um grande jogo contra elas no primeiro turno (derrota por 3 sets a 2) e estamos confiantes que vamos repetir essa boa atuação dentro de casa. A força do nosso grupo e o apoio da torcida são nossas armas para esse jogo – afirmou Michelle.

uberlandia volei (Foto: Divulgação)As gêmeas voltaram a jogar juntas nesta temporada (Foto: Divulgação)

Elogios de Bernardinho
Depois de três jogos e três vitórias em casa, o Rio de Janeiro viaja tentando manter a confortável liderança. Primeiro colocado, o time tem quatro pontos de vantagem para o Osasco, segundo colocado, e o Praia Clube, o terceiro. O técnico Bernardinho, porém, sabe que a missão não é fácil.

- O Praia reúne técnica, talento, experiência e vontade de chegar. São quatro fatores muito importantes e o time vem se solidificando. Conta com excelentes jogadoras, entre elas a Monique e a Michelle; a central americana Danielle Scott, vice-campeã olímpica em Londres, e Arlene, uma líbero muito experiente. Mesmo com a ausência da cubana Herrera, a equipe mineira tem conseguido grandes resultados. Precisamos jogar focados e com muita atenção – afirmou Bernardinho.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/01/parecidas-ate-nos-erros-gemeas-do-praia-testam-sexto-sentido-em-quiz.html

Um dia após anúncio oficial da transferência, craque africano posa para foto com uniforme do clube turco na África do Sul


Concentrado com a Costa do Marfim, Drogba veste a camisa do Galatasaray

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O sonho da torcida do Galatasaray virou realidade. Um dia após o anúncio oficial da contratação, o atacante Didier Drogba posou para foto nesta terça-feira com a camisa do clube turco.

Drogba está concentrado com a Costa do Marfim na África do Sul para a disputa da Copa Africana de Nações. A seleção lidera o Grupo D com seis pontos em duas rodadas e volta a campo na quarta contra a Argélia.

O centroavante de 34 anos deixou o Shanghai Shenhua, da China, e assinou com o clube turco por um ano e meio (até a Copa do Mundo no Brasil) para receber € 10 milhões (cerca de R$ 27 milhões) no período.

Deste valor, Drogba receberá um salário de € 6 milhões (R$ 16 milhões), bem como luvas de € 4 milhões (R$ 11 milhões). Além disso, Drogba terá direito a um bônus de € 15 mil (R$ 41 mil) por cada partida que disputar, com um máximo de € 500 mil (R$ 1,3 milhão) por ano.


Drogba com a camisa do Galatasaray (Foto: Reprodução / Twitter)Drogba com a camisa do Galatasaray na concentração da Costa do Marfim (Foto: Reprodução / Twitter)

FONTE:

Em amistoso, Wellington Paulista marca primeiro gol pelo West Ham


Atuando pela equipe sub-21, atacante, ex-Cruzeiro, faz de cabeça na vitória por 2 a 0 diante do Arsenal

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra

Wellington Paulista em ação no amistoso do West Ham contra o Arsenal (Foto: Divulgação)Wellington Paulista em ação no amistoso do West Ham contra o Arsenal (Foto: Divulgação)

Ainda não foi pelo time principal, mas o atacante Wellington Paulista, ex-Cruzeiro, marcou pela primeira vez com a camisa do West Ham, da Inglaterra. Ainda em fase de adaptação, o jogador atuou no time sub-21 em amistoso contra o Arsenal, nesta segunda-feira, e contribuiu para a vitória por 2 a 0 dos Hammers com um gol de cabeça.

Após o duelo, Wellington Paulista comemorou o fato de balançar as redes pela primeira vez em solo inglês e se mostrou ansioso para repetir o feito entre os titulares.

- Estou muito feliz de ter marcado um gol na minha primeira partida com a camisa do West Ham. Ainda não foi pelo Campeonato Inglês, até porque ainda estou em fase de preparação. Gostei da minha movimentação durante o jogo e estou cada vez mais perto da minha estreia no time principal. Talvez aconteça no fim de semana, contra o Swansea. Estou ansioso e cheio de vontade de estrear logo - afirmou.

O boa atuação do atacante rendeu elogios de Nick Haycock, que comandou o West Ham no amistoso.

- Ele quer fazer mais, quer trabalhar, entrar em forma... Ele está motivado e mostrou isso hoje. Às vezez lidamos com jogadores que jogam em alto nível, mas quando chegam aqui não demonstram. E não posso dizer isso do Wellington.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2013/01/em-amistoso-wellington-paulista-marca-o-primeiro-pelo-west-ham.html

ARTILHEIRO DO ANO - Com 4 gols cada, Neymar e Bernardo largam bem no Artilheiro do Ano


Giancarlo, do Ferroviário, lidera a disputa, que tem Warley, ex-Grêmio e Palmeiras, e Celsinho, ex-Portuguesa, entre os principais goleadores

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Ferroviário em jogo contra o Crato no PV (Foto: Natinho Rodrigues/Ag.Diário)Giancarlo, atacante do Ferroviário, lidera o Artilheiro do Ano 2013 (Foto: Natinho Rodrigues/Ag.Diário)

Com menos de um mês de competições, mais de 619 atletas já tiveram o prazer de balançar a rede adversária em partidas oficiais por todo o Brasil. Ao todo, foram 848 gols, divididos entre campeonatos regionais, Copa do Nordeste e Libertadores. E, entre os tentos marcados por Neymar, do Santos, e Bernardo, do Vasco, cada um quatro vezes em apenas três jogos, um "gigante" aparece na dianteira do prêmio Artilheiro do Ano: Giancarlo, do Ferroviário-CE, jovem atacante de 1,94m que tem atraído as atenções no Campeonato Cearense, com seis gols.

Sem a mesma pompa dos rivais localizados nos grandes centros, Giancarlo tem se destacado com os gols marcados, aproveitando a ausência dos principais times do estado - Ceará e Fortaleza estão envolvidos na Copa do Nordeste e só entrarão na segunda fase da competição. Enquanto isso, o artilheiro de 23 anos aproveitou e marcou seis vezes em sete partidas. No último sábado, ele deixou o dele em cobrança de pênalti, na vitória do Ferroviário sobre o Guarany de Sobral por 2 a 1.

Figurinha conhecida do público brasileiro, o veterano Warley, que já passou por Atlético-PR, São Paulo, Grêmio e Palmeiras, vem fazendo bonito no Campeonato Paraibano. Pelo Botafogo-PB, o veterano de 34 anos marcou cinco gols em sete jogos. Com apenas três partidas disputadas pelo Londrina, Celsinho vem dando o que falar após ter balançado as redes cinco vezes. O meia, que surgiu na Portuguesa em 2004 e chegou a ser comparado com Ronaldinho Gaúcho na época, tem sido o grande destaque do líder do Paranaense.

Jogadores do Londrina comemoram gol  (Foto: Divulgação/Site oficial do Londrina)Celsinho (ao centro) marcou cincogols pelo Londrina em 2013 (Foto: Divulgação/Site oficial do Londrina)

Vencedor de dois prêmios Artilheiro do Ano, em 2010 e 2012, o craque Neymar, do Santos, aparece no terceiro pelotão, entre os jogadores que marcaram quatro gols até então. Ex-companheiro do ídolo santista, o meia Bernardo retornou ao Vasco e parece ter reencontrado o bom futebol, atingindo os mesmos quatro tentos em apenas três jogos no Campeonato Carioca.

Com 41 gols marcados no último ano, Zé Carlos, do Criciúma, já marcou três vezes pelo Tigre este ano. O atacante Lúcio Maranhão, que marcou 40 gols em 2012, se transferiu do ASA para o Vitória, mas ainda não balançou as redes pelo novo clube. Foram dois jogos disputados sem marcar pelo Leão.

Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Artilheiro do Ano: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes.

LISTA DO PRÊMIO FRIEDENREICH ARTILHEIRO DO ANO 28/01 (Foto: Editoria de Arte)
O PRÊMIO
O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.

O HOMENAGEADO
Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.

OS VENCEDORES
2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), com 38 gols
2012 - Neymar (Santos), com 43 gols


Montagem artilheiros Prêmio Friedenreich   (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
 

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/artilheiro-do-ano/noticia/2013/01/com-4-gols-cada-neymar-e-bernardo-largam-bem-no-artilheiro-do-ano.html

Após turno perfeito, Olivinha pede calma: 'É cedo para falar de título'


Flamengo consegue outro recorde, e jogador adota discurso cauteloso ao terminar primeiro turno disparado na ponta com 17 vitórias em 17 jogos

Por GLOBOESPORTE.COM Uberlândia, MG


Olivinha, do Flamengo, marca Robert Day, do Uberlândia nbb basquete (Foto: Raphael Oliveira/EAZ)Olivinha marca Robert Day, do Uberlândia, na 17ª vitória do Flamengo (Foto: Raphael Oliveira/EAZ)

O desempenho do Flamengo no NBB é arrasador. O rubro-negro venceu o Uberlândia por 87 a 78 e chegou à incrível marca de 17 vitórias consecutivas. Além de ampliar o melhor início de temporada, o líder isolado da competição igualou seu próprio recorde, estabelecido na edição de 2008/2009, e se tornou a primeira equipe a vencer todos os seus jogos no primeiro turno.

Apesar do resultado, os jogadores adotam discurso de cautela. Dentro da quadra, o sentimento é de total confiança. Fora dela, os jogadores procuram manter a calma e os pés no chão. Em meio às comemorações após o apito final, Olivinha elogiou a postura da equipe e evitou o oba-oba.

- A vitória foi muito importante. A torcida lotou o ginásio, sabíamos que ia ser difícil, mas conseguimos nos concentrar e diminuir as ações do Uberlândia. Nossa confiança está lá no alto, depois de 17 vitórias conseguimos terminar o turno invicto, mas vamos com calma. É cedo para falar de título. Vamos manter a cabeça no lugar e jogar um jogo de cada vez - afirmou o ala-pivô rubro-negro ao SporTV.

Em partida onde o Flamengo controlou as ações do início ao fim, o camisa 16 comemorou o trabalho bem realizado e elogiou o treinador José Neto. Com 11 pontos e 12 rebotes, Olivinha vem mantendo sua regularidade característica na excelente temporada da invicta equipe carioca.

- Terminar o turno com 100% de aproveitamento significa que o trabalho está sendo bem feito. O Neto está fazendo um excelente trabalho. Nós compramos a ideia dele - finalizou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/basquete/nbb/noticia/2013/01/apos-turno-perfeito-olivinha-pede-calma-e-cedo-para-falar-de-titulo.html