quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Bombardeada pelas rivais em quadra, Fabi distribui carinho aos fãs fora dela


Em oito anos vestindo a camisa do Rio de Janeiro, líbero é a jogadora mais assediada pelos fãs depois das partidas da equipe dentro de casa

Por Marcello Pires Rio de Janeiro

Quem disse que o trabalho da líbero Fabi acaba quando o jogo termina. Depois de passar 1h15m levando bolada, dando peixinhos e fazendo defesas espetaculares na vitória por 3 a 0 sobre o Pinheiros, a bicampeã olímpica do Rio de Janeiro repetiu o ritual de sempre e reservou todo o tempo do mundo para atender um por um os muitos torcedores que se acotovelavam à beira da quadra do ginásio do Tijuca, na Zona Norte do Rio, na esperança de conseguir um autógrafo ou uma foto ao lado da ídolo. Tanta paciência e carinho por seus fãs tem uma razão muito simples de ser:

- Cada vez que um fã se aproxima de mim eu me recordo de uma situação que aconteceu num jogo no Maracanãzinho logo depois da conquista do ouro nas Olimpíadas de Barcelona (1992). Eu era fã de um grande atleta daquela geração e na minha vez ele virou de costas e foi embora. Aquilo traumatizou e me marcou muito. Por isso, eu faço questão de atender todas as pessoas que se aproximam de mim para pedir um autógrafo ou para tirar uma foto – revelou a carioca de 32 anos.

vôlei fabi rio de janeiro com os fãs (Foto: Luiz Doro / Adorofoto)Fabi é 'encurralada' pelos fãs, dá autógrafos e recebe beijos no Tijuca (Foto: Luiz Doro / Adorofoto)

Depois de passar quase 20 minutos posando para fotos e distribuindo autógrafos, Fabi deu uma escapadinha para falar com a imprensa. Com mais de dez cartazes na mão esquerda, a jogadora mais assediada e mais antiga do elenco carioca falou, enfim, falou sobre a vitória sobre a jovem equipe paulista.

vôlei fabi rio de janeiro com os fãs (Foto: Luiz Doro / Adorofoto)Com um sorriso no rosto, Fabi tira foto com o pequeno fã (Foto: Luiz Doro / Adorofoto)

- O Pinheiros é um time que ainda está brigando para se classificar e não tem muito que perder. Por outro lado, nós jogamos sempre depois do Osasco e sob a pressão de ter de vencer para manter a liderança - analisou.

Veja a tabela da Superliga Feminina!

O oitavo título da Superliga ainda está distante, mas Fabi afirma que em oito temporadas vestindo a camisa do Rio de Janeiro jamais viu um elenco tão qualificado como o atual.

- São oito temporadas aqui e nunca vi um banco de reservas com tantas opções de qualidade. Às vezes o Bernardo tem que pensar muito para decidir quem vai colocar em quadra. Na vitória contra o Pinheiros, por exemplo, a Natália começou no banco. Mas sempre quem entra joga bem e ajuda o time a vencer. Hoje foi a vez da Régis (Regiane) – disse a líbero da seleção brasileira.

vôlei fabi rio de janeiro com os fãs (Foto: Luiz Doro / Adorofoto)Até na rua, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Fabi é tietada pelos fãs (Foto: Luiz Doro / Adorofoto)

FONTE:

Movimento Zico 60 anos faz festa e botafoguense Bernardinho dá apoio


Lançamento também contou com presença de Nunes, Neguinho da Beija-Flor, entre outros. Ideia é pintar o Brasil de vermelho e preto no aniversário do ídolo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Bernardinho lançamento do movimento zico 60 anos, pelo aniversario do ex-jogador flamengo (Foto: Janir Junior)Bernardinho dá apoio ao movimento Zico 60 anos durante a festa (Foto: Robson Olivera/ Divulgação)

A noite de terça-feira foi de festa para o lançamento do “Movimento Zico 60 anos, um mundo rubro-negro".  A ideia é, desde já, iniciar os festejos para o aniversário do ídolo no dia 3 de março, quando os torcedores serão convocados a colocarem bandeiras nas janelas de apartamentos de todo país. Um evento realizado no Tijuca Tênis Clube contou com a presença de Sandra de Sá, Neguinho da Beija-Flor, Nunes, baterias do Salgueiro e Vila Isabel, Diogo Nogueira, Nalbert e até mesmo Bernardinho, que é torcedor botafoguense, mas fez discurso e disse que a admiração pelo Galinho transcende qualquer paixão clubística.

Bernardinho estava na quadra ao lado do evento, pois o Rio de Janeiro, time feminino de vôlei que ele comanda, enfrentava o Pinheiros. O técnico ganhou a camisa do movimento e fez um discurso em que elogiou o movimento Zico.

A ideia é a realização de uma série de ações para festejar o aniversário do maior ídolo da história do clube, e pintar o Brasil com as cores preto e vermelho para saudar o eterno camisa 10. O auge da comemoração será no dia do aniversário, em 3 de março. Existe a ideia de estimular os torcedores a colocarem bandeiras nas janelas e o uso da camisa 10.

lançamento do movimento zico 60 anos, pelo aniversario do ex-jogador flamengo (Foto: Janir Junior)Bandeira em homenagem a Zico no evento que contou com presenças ilustres (Foto: Pablo dos Anjos/Divulgação)


FONTE:

Minas faz 3 a 0 no lanterna São Bernardo, que soma a 12ª derrota


Com apenas um set mais difícil, equipe mineira soma três pontos na Superliga Feminina. Paulistas, que ainda não venceram, seguem em último

Por Tarcísio Badaró Belo Horizonte

O Minas não teve grandes dificuldades para fazer 3 a 0 (25/19; 29/27; 25/15) no São Bernardo, na noite desta terça-feira, na Arena JK, em Belo Horizonte. Com dois sets fáceis e um mais acirrado, o time da casa ultrapassou a equipe paulista, que segue sem vencer nesta Superliga. O Minas não fez uma partida brilhante, mas soube aproveitar os erros do São Bernardo.

vôlei Minas x São Bernardo (Foto: Tarcísio Badaró)Sem grandes dificuldades, Minas vence o São Bernardo por 3 a 0 (Foto: Tarcísio Badaró)

Essa foi a quinta vitória do Minas na Superliga. A equipe chega aos 17 pontos, mas permanece na sexta colocação. Já o São Bernardo somou a décima segunda derrota – perdeu todas. As paulistas estão na lanterna da competição, com apenas um ponto.

Na próxima rodada, o Minas vai até Campinas enfrentar a equipe da casa. O jogo será na sexta-feira, às 21h (de Brasília). No mesmo dia e horário, o São Bernardo vai encarar o Pinheiros, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo.

Só um susto
O jogo começou equilibrado, mas não demorou para o Minas impor ritmo.O time da casa começou a pressionar na metade do set, quando conseguiu abrir pontos, principalmente porque as paulistas exageravam nos erros não forçados. O primeiro set acabou com um rali incrível, que só chegou ao fim com o bloqueio da meio-de-rede Fernanda Isis. Minas, 25 a 19.


Foi o São Bernardo que voltou melhor para o segundo set. A equipe visitante abriu pequena vantagem, mas logo repetiu os erros, principalmente na defesa. O Minas igualou e chegou a passar à frente. Mas o set foi disputado ponto a ponto. Thais entrou bem no São Bernardo, que esteve por uma bola para fechar. O Minas, no entanto, mostrou força e fechou em 29 a 27.

O terceiro set foi o mais fácil para o Minas. O São Bernardo exagerou nos erros de ataque e posicionamento, e o time da casa não relaxou. Sem nenhuma dificuldade, o Minas fechou o jogo em 25 a 15

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/noticia/2013/01/minas-faz-3-0-no-lanterna-sao-bernardo-que-soma-12-derrota.html

Sem Juliana, seleção feminina de praia treina no CT de Saquarema


Cortada em dezembro após não se apresentar com o restante do grupo, campeã mundial fica em Fortaleza enquanto outras 12 atletas trabalham

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Juliana disse tratar-se de um mal entendido, mas foi a única ausência na apresentação da seleção feminina de vôlei de praia no CT Aryzão, em Saquarema, nesta semana. Cortada pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) no início de dezembro, a campeã segue em Fortaleza, enquanto outras 12 atletas treinam com a equipe do técnico Marcos Miranda no litoral fluminense. Além das 10 convocadas, Fernanda Berti e Mari Paraíba, em adaptação da quadra para a areia, também trabalham com o grupo.

Ângela, Bárbara Seixas, Carolina Solberg, Elize Maia, Lili, Maria Clara, Maria Elisa, Rebecca, Taiana e Talita ficarão concentradas no CT por três semanas. Convocadas para compor o primeiro grupo da seleção de praia, criada em 2012 para representar o país nos Circuitos Mundial e Sul-Americano, as atletas terão horários e alimentação controlados pela equipe da CBV, que também dará palestras durante o período de reclusão.

Bárbara Seixas vôlei de praia (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Bárbara Seixas faz treino físico no CT de Saquarema (Foto: Alexandre Arruda/CBV)

- O cenário do vôlei de praia internacional está sofrendo diversas mudanças em suas regras e sistemas e este novo formato favorece à criação da seleção brasileira. Agora, o vôlei de praia passa a funcionar como todas as outras modalidades coletivas. O projeto é respaldado pelas três principais instituições esportivas do país, o Ministérios dos Esportes, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a CBV, e o objetivo é dar a melhor estrutura e a melhor qualidade de treinamento para que as atletas possam representar o Brasil da melhor maneira possível nas competições internacionais – disse Marcos.

Marcos Miranda volei de praia (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Marcos Miranda, ex-técnico do Rio de Janeiro na quadra, treina o grupo (Foto: Alexandre Arruda/CBV)

Atleta mais jovem do grupo, Rebecca, de 19 anos, está animada com a convivência com as companheiras. Revelação do Circuito Brasileiro em 2011, a vice-líder do ranking nacional garante estar aproveitando a oportunidade.

- Sou a mais jovem do grupo e estou tentando aproveitar esta oportunidade da melhor maneira possível. Estou aprendendo com as atletas mais experientes a cada atividade. É um privilégio poder dividir os treinamentos com elas. Já estive aqui no Aryzão treinando em um sistema parecido nas categorias de base, mas o clima agora é bastante diferente – disse a cearense.

A primeira competição internacional prevista para a temporada é a segunda etapa do Circuito Sul-Americano 2012/2013, que acontecerá entre os dias 8 e 10 de fevereiro, em Viña del Mar, no Chile. O calendário do Circuito Mundial ainda não foi divulgado.

rebecca volei de praia (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Rebecca faz o levantamento observada por Marcos Miranda (Foto: Alexandre Arruda/CBV)

FONTE:

Campinas leva susto, mas vence Rio do Sul e encerra jejum na Superliga


Equipe de Zé Roberto Guimarães faz 3 sets a 1 e conquista sua primeira vitória no returno da competição nacional. Campineiras somam 23 pontos

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP

Campinas x Rio do Sul - Superliga Feminina (Foto: Felipe Christ/Amil/Divulgação)Campinas encerra jejum e chega a primeira vitória no returno (Foto: Felipe Christ/Amil/Divulgação)

Campinas x Rio do Sul - Superliga Feminina (Foto: Felipe Christ/Amil/Divulgação)Ramirez e Pri Daroit mostram eficiência no bloqueio do Campinas (Foto: Felipe Christ/Amil/Divulgação)

Andressa foi a destaque do set, com quatro pontos, sendo que três deles foram em bloqueios. O outro ponto dela na parcial foi de ataque. As campineiras anotaram dez pontos de bloqueio, além de seis pontos em ataques, outros oito pontos por conta de erros do Rio do Sul e, por fim, um ponto de saque.

O Rio do Sul conseguiu equilibrar na parcial seguinte. A equipe catarinense aproveitou o bom momento no ataque e anotou 17 pontos neste fundamento. As visitantes encaram o Campinas de frente e empataram o jogo ao fechar o set por 25 a 23, em 27 minutos.

Edna foi a destaque na parcial, ao anotar cinco pontos. Quatro desses pontos foram em ataques, enquanto outro veio de bloqueio. O Rio do Sul ainda conseguiu anotar mais um ponto no fundamento, além de outros seis pontos por conta de erros das campineiras.

Após permitir a reação do Rio do Sul, as campineiras voltaram ligadas no terceiro set e voltaram a ficar em vantagem no placar ao fechar a parcial por 25 a 23, em 37 minutos. No quarto set, Campinas contou com erros decisivos de Neneca, principalmente nos saques certeiros de Fernandinha. Assim, a equipe paulista não teve problemas para fechar a parcial por 25 a 19, em 24 minutos.

Campinas x Rio do Sul - Superliga Feminina (Foto: Felipe Christ/Amil/Divulgação)Zé Roberto Guimarães teve bastante trabalho no segundo set (Foto: Felipe Christ/Amil/Divulgação)

FONTE:

Longe da praia, Shelda tenta concluir Vila Olímpica e formar novos talentos


Secretária de Esporte de Sobral, no Ceará, medalhista olímpica quer usar estrutura que está em construção há três mandatos: 'Vai dar o que falar'

Por Helena Rebello Fortaleza

Shelda na cerimônia de posse na prefeitura de Sobral (Foto: Prefeitura de Sobral/Divulgação)Shelda na cerimônia de posse na prefeitura de Sobral (Foto: Prefeitura de Sobral/Divulgação)

Após quase duas décadas tendo a praia como escritório, Shelda agora constrói uma nova carreira a pouco mais de 230 km do litoral cearense. Em Sobral, no interior do estado, a medalhista olímpica do vôlei das areias (prata em Sydney-2000 e Atenas-2004) atua desde o início deste ano como Secretária de Esporte e já sonha alto. Animada com a estrutura física esportiva que encontrou, a multicampeã espera associar os conhecimentos da faculdade de Marketing - em que atualmente cursa o segundo período - com sua experiência como atleta para lapidar talentos aptos a representar o Brasil mundo afora.

Shelda estava embarcando para o Rio de Janeiro, onde passaria o Revéillon, quando recebeu um telefonema com o convite do prefeito recém-eleito Veveu Arruda. Apesar da surpresa com a proposta, aceitou o trabalho vendo nele a oportunidade de contribuir para a sociedade com sua bagagem no esporte. Nas primeiras semanas no cargo, a ex-jogadora conheceu os mecanismos que dispõe para formar novos atletas e apresentou propostas para unir esporte e educação, já que Sobral é um pólo universitário, com campus da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Shelda na cerimônia de posse na prefeitura de Sobral (Foto: Prefeitura de Sobral/Divulgação)Shelda na cerimônia de posse: Secretária de Esporte de Sobral (Foto: Prefeitura de Sobral/Divulgação)

- Para mim, trabalhar com esporte é juntar o útil ao agradável. Depois de 20 anos jogando e defendendo o país, sabendo as necessidades do atleta e como o esporte é importante como instrumento de cidadania, acho que é dever do atleta se engajar de alguma forma. Sobral é um município muito interessante, com um equipamento maravilhoso. Vi em poucos lugares algo parecido até hoje. Temos uma pista de atletismo incrível, piscina olímpica e de saltos. Vamos trabalhar em parceria com a Secretaria de Educação para dar ao jovem a estrutura para treinar junto com o apoio da universidade. Sem dúvidas é um grande desafio e, se der certo, vai dar o que falar.

Enquanto traça as primeiras metas e trabalha para agilizar a conclusão das obras no local, Shelda dá o exemplo em relação aos estudos. Após duas tentativas frustradas de cursar Educação Física, a cearense decidiu mudar de carreira e tentar a sorte no Marketing, área na qual a irmã caçula Shaylyn, também jogadora, já é formada.

Shelda na etapa do vôlei de praia em Fortaleza (Foto: Helena Rebello)Shelda prestigia etapa de Fortaleza do Circuito Brasileiro de vôlei de praia (Foto: Helena Rebello)

Apesar de ainda estar no princípio da faculdade, a ex-parceira de Adriana Behar já põe em prática alguns conceitos aprendeu em sala de aula em sua nova função. E a empolgação é tanta que já faz planos para ampliar sua formação, não somente no que diz respeito à gestão esportiva, mas também em outras áreas do saber.

- Foi difícil começar após mais de 20 anos sem estudar. Espero que agora que mudei de área finalmente consiga terminar. O marketing esportivo é a parte que mais me atrai, mas quero aprender tudo que for possível. O estudo nos faz abrir a cabeça. Estudo é informação, e quanto mais informações tivermos, melhor. Se puder nunca mais vou deixar de estudar na vida. Quero ser uma eterna universitária.

Vila Olímpica de Sobral perto da conclusão após três mandatos
A missão de Shelda de pôr a Vila Olímpica de Sobral em funcionamento representará o fim de uma obra de quase uma década. Iniciada na primeira gestão de Leônidas Cristino, atual ministro-chefe da Secretaria Nacional de Portos do governo federal, na prefeitura da cidade, a construção da Vila se estende há três mandatos.


maquete da Vila Olímpica de Sobral (Foto: Divulgação)A maquete da Vila Olímpica de Sobral: missão de Shelda é transformá-lo em referência (Foto: Divulgação)

Entre 2005 e 2010 foram construídas no terreno de aproximadamente 60 mil m² dois prédios com salas de aula – em um deles funciona atualmente uma escola de formação de professores -, as piscinas e plataformas de salto, arquibancadas e campo de futebol. O piso da pista de atletismo ainda está sendo instalado. Segundo denúncia do jornal “Folha de S.Paulo” de 2011, o material comprado em 2010, o mesmo usado no Estádio Olímpico João Havelange no Pan do Rio, custou mais de R$ 1 milhão e foi adquirido com dispensa de licitação.  Para que o projeto original seja concluído, falta a construção de um ginásio poliesportivo e um refeitório.

Enquanto a estrutura não é inaugurada, corre na Justiça um processo para mudança do nome do local, inicialmente chamada de “Vila Olímpica Ciro Gomes”. O juiz Willer Sóstenes de Sousa e Silva cearense determinou, em dezembro de 2012, que a prefeitura de Sobral rebatizasse o parque esportivo, já que a homenagem ao padrinho político de Leônidas Cristino é proibida por lei. De acordo com o Artigo 37, § 1º da Constituição Federal "a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.”

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/01/longe-da-praia-shelda-tenta-concluir-vila-olimpica-e-formar-novos-talentos.html

Da quadra para a areia: Raquel e Berti incentivam Mari Paraíba: 'Bem-vinda'


Medalhista olímpica e futura parceira falam sobre as dificuldades da transição entre os pisos, mas creem em sucesso da nova colega das areias

Por SporTV.com Fortaleza

Mari Paraíba ainda não tem previsão de estreia, mas a mudança da musa para o vôlei de
praia
já é comentada pelas atletas que disputam o Circuito Brasileiro.
Apesar de uma participação nas etapas restantes da temporada 2012/2013 estar descartada pela comissão técnica, algumas jogadoras já conversaram com a ex-ponteira do Minas sobre os desafios que a aguardam, assim como as vantagens e desvantagens de atuar na areia. E acreditam que Mari tem totais condições de ter sucesso.

FOTOS: confira as imagens do treino da musa na praia

vôlei de praia mari paraiba treino (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Mari Paraíba em treino de vôlei de praia na Urca (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)

Medalhista olímpica na quadra em Sydney, Raquel Peluci iniciou sua trajetória na areia em 2009 e virou uma espécie de consultora para jogadoras que querem fazer o mesmo caminho. Por telefone, conversou com a atleta paraibana e a incentivou a tentar a sorte na praia antes da decisão definitiva ser tomada.

Raquel Peluci vôlei de praia  (Foto: Divulgação / CBV)Raquel está na praia desde 2009 e deu força para Mari Paraíba fazer o mesmo(Foto: Divulgação / CBV)

- Dei a maior força quando ela comentou a possibilidade de vir. Acho que ela tem habilidade para jogar na praia, tem a bagagem de ponteira passadora e muitas características para se dar bem. Mas, claro, tem outra pegada em relação à quadra. E também contei os perrengues, ainda mais agora que está mais difícil entrar no ranking (apenas 12 duplas por etapa). Mas estou super feliz aqui e dei muita força para ela. Sem dúvidas vai ser bem-vinda, só tem a somar - disse Raquel.

Oposta do Vôlei Futuro na edição passada da Superliga feminina, Fernanda Berti começou a treinar na areia em agosto de 2012 em um projeto da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) para recrutar jogadoras altas. Até o momento, já disputou três Opens, dois ao lado de Júlia Schmidt, e um com Elize Maia.

No segundo semestre, Fernanda e Mari Paraíba devem atuar juntas. Enquanto a ideia da comissão técnica que trabalha com ambas - por enquanto separadamente - não vinga, a carioca dá dicas à colega para acelerar o processo de adaptação.

Fernanda Berti vôlei de praia (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)Fernanda Berti deve jogar com Mari no segundo semestre (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)

- Falei que diferença é grande da quadra para a praia, que o começo vai ser difícil e tem que treinar muito para se adaptar, principalmente com a parte física. Esse processo é uma incógnita. O Nalbert era um ponteiro passador super habilidoso na quadra e conta como foi difícil quando chegou na praia. A Mari era habilidosa, passava e defendia. Os fundamentos que ela tem certamente vão ajudá-la. Ela está muito empolgada, e falei para usar essa animação para se dedicar ainda mais aos treinos e ter um retorno mais rápido.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2013/01/precursoras-raquel-e-fe-berti-abrem-portas-para-mari-paraiba-bem-vinda.html

Em eliminação no Aberto da Austrália, Serena se enfurece e quebra raquete


Número 3 do mundo perdeu para compatriota de 19 anos nas quartas de final

Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne

Na partida em que marcou sua eliminação precoce no Aberto da Austrália, Serena Williams teve um ataque de raiva que surpreendeu os espectadores. No último set do jogo contra a compatrioata Sloane Stephens, a número 3 do mundo se irritou depois de uma devolução alta para fora, que rendeu a perda do terceiro game, e descontou toda a raiva com o desempenho ruim na própria raquete. Enfurecida, a americana bateu duas vezes com ela no chão e atirou a ferramenta de trabalho contra o banco.

Clique aqui e veja o ataque de raiva de Serena

Serena deixou o Grand Slam após perder de virada para Stephens, de 19 anos, por 6/3, 5/7 e 4/6. Pentacampeã do torneio, a número 3 do mundo já acumula três edições sem chegar à final. Ela não competiu em 2011 e caiu nas oitavas de final no ano seguinte.

Serena Williams quebra raquete quartas aberto da austrália (Foto: Reuters)Serena se enfurece e desconta raiva na raquete. Americana foi eliminada nas quartas de final (Foto: Reuters)

FONTE:

Em batalha de cinco sets, Federer bate Tsonga e vai à semifinal na Austrália


Número 2 do mundo leva a melhor em dois tie-breaks, mostra superioridade no quinto set e garante classificação suada para a próxima fase em 3h34m de jogo

Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne

Pelas quartas de final do Aberto da Austrália, Roger Federer e Jo-Wilfried Tsonga fizeram um jogo duro nesta quarta-feira, equilibrado do começo ao fim. Em um duelo que durou 3h34m, o número 2 do mundo teve que passar por dois tie-breaks para levar a melhor sobre o francês e garantir a suada classificação para a semifinal do Grand Slam por 3 sets 2, com parciais de 7/6(4), 4/6, 7/6(4), 3/6 e 6/3.

Com a vitória, Federer alcançou a décima semifinal consecutiva no Aberto da Austrália. Ele chegou a cinco finais e foi campeão em quatro delas (2004, 2006, 2007 e 2010).

O suíço vai enfrentar na próxima fase um dos raros tenistas que levam vantagem sobre ele no confronto direto. O suíço pega Andy Murray, que o venceu em dez de 19 duelos e passou pelo francês Jeremy Chardy por 3 sets a 0 (6/4, 6/1 e 6/2).

Federer contra Tsonga quartas aberto da austrália (Foto: AFP)Federer vai pegar Andy Murray na semifinal do Aberto da Austrália (Foto: AFP)

Muito bem nas devoluções, Federer começou com tudo e logo quebrou o serviço de Tsonga no primeiro game de jogo. O suíço atacava agressivamente e dava poucas oportunidades para o adversário devolver a quebra nos primeiros minutos. Porém, o francês equilibrou o confronto quando o número 2 do mundo passou a errar com frequência. Quando vencia por 2 a 1, Federer conseguiu salvar dois break points, mas permitiu depois o empate em 3 a 3 com um winner sofrido e uma rebatida exagerada para fora.

tsonga x fereder australian open tenis (Foto: Reuters)Tsonga se esforçou em quadra e fez jogo duro contra o número 2 do mundo (Foto: Reuters)

A partida seguiu equilibrada. Estava tudo tão igual que os dois tenistas proporcionaram até um duelo de smashes no nono game – Federer levou  o ponto. O primeiro set só foi decidido mesmo no tie-break. O suíço saiu de cara na frente, com um mini break após erro não forçado do francês. O ex-líder do ranking mundial até contou com a sorte, desafiando com sucesso um ace que tocou por milímetros na linha. Com direito a mais uma mini quebra e outro erro do adversário, Federer fechou a parcial com 7 a 4 no tie-break.

Os dois jogadores voltaram à disputa sacando bem e novamente deixando o placar equilibrado. Até que Federer cometeu novos erros, dessa vez cruciais. Com uma bola para fora do suíço, Tsonga conseguiu a quebra num momento importante do set. Após confirmar o serviço na sequência, o francês abriu 5 a 3. Ele forçou o saque no game final e empatou a partida com 6 a 4 no segundo set.

Federer contra Tsonga quartas aberto da austrália (Foto: AP)Tsonga vibra com empate conquistado no segundo set (Foto: AP)

A história do primeiro set praticamente se repetiu no terceiro. Quando Tsonga sacou pela primeira vez, Federer exibiu defesas espetaculares e foi para cima do oponente nas horas certas. Com um smash matador, o suíço teve a chance da quebra e, em seguida, conseguiu o feito com um inteligente ataque em cima do corpo do francês. Mas o número 2 do mundo logo perdeu a vantagem. Tsonga se mostrou superior já no game seguinte e, com um erro do suíço, devolveu a quebra.

tênis roger federer australian open (Foto: Getty Images)Cheio de estilo, Federer levou a melhor nos dois tie-breaks da partida (Foto: Getty Images)

Novamente os dois foram confirmando os serviços com relativa tranquilidade. Quando o set estava empatado em 5 a 5, Federer evitou a oportunidade de Tsonga ter um triplo break point, e mais uma vez o duelo foi parar no tie-break. Repleto de mini quebras, parecia que a disputa duraria bastante tempo, mas o suíço se sobressaiu e de novo venceu o tie-break por 7 a 4.

O quarto set também teve muitas quebras. Ambos os tenistas salvaram break points no início, mas, mais à frente, o francês confirmou dois, e o suíço, um. A última quebra de Tsonga, que mostrava muita agressividade e confiança, foi muito importante, lhe dando a chance de sacar para o set. Ele confirmou o serviço, venceu a parcial por 6 a 3 e forçou a definição da partida para o quinto set.

Federer então não deu bobeira e mostrou a superioridade de um ex-número 1 do mundo. Impondo ritmo às trocas de bola e definindo rapidamente os pontos quando era possível, o suíço obteve uma quebra e se viu com 4 a 1 a favor. Tsonga retomou a intensidade que vinha tendo até então e salvou um duplo break point. O francês lutou muito para evitar a quebra quando Federer estava à frente por 5 a 2, mas, sacando para o jogo em seguida, Federer virou o game e fechou a partida com 6 a 3 no quinto set para garantir a vaga na semifinal.

Federer contra Tsonga quartas aberto da austrália (Foto: Reuters)O número 2 do mundo levanta os braços e vibra com a classificação suada para a semifinal (Foto: Reuters)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/01/em-jogo-dificil-federer-vence-tsonga-e-pega-murray-na-semi-na-australia.html

Apressadinha, Sharapova leva pouco mais de 5 horas no trajeto até a semi


Com apenas nove games perdidos nas cinco partidas disputadas no Aberto da Austrália, musa russa bate um recorde que durava 22 anos no Grand Slam

Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne

Maria Sharapova está com pressa no Aberto da Austrália deste ano. Em busca do seu segundo título no primeiro Grand Slam da temporada, a campeã do torneio em 2008 alcançou marcas importantes em Melbourne. Derrubando rapidamente todas as cinco adversárias que enfrentou até chegar à semifinal, a musa russa quebrou um recorde de 22 anos e, somando as cinco partidas, ficou em quadra somente 13 minutos a mais do que Novak Djokovic em um único jogo, na vitória sobre Stanislas Wawrinka pelas oitavas de final.

Sharapova mostrou desde o começo do Grand Slam que está com gana de conquistar o bi. Nas duas primeiras partidas, contra a russa Olga Puchkova e contra a japonesa Misaki Doi, a número 2 do mundo aplicou duas “bicicletas” (vitória em sets diretos sem ceder games). Ela só foi conhecer o sabor de perder um game contra Venus Williams, na terceira rodada, mas passou com facilidade pela americana.

Galeria Maria Sharapova vítimas Aberto da Austrália 2 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Na sequência, com as vitórias sobre a belga Kisten Flipkens e a compatriota Ekaterina Makarova, Sharapova fez história em Melbourne. A russa quebrou uma marca que durava 22 anos na história do torneio. Com apenas nove games cedidos até a semifinal desta edição, ela bateu os 12 que Monica Sales perdeu até a mesma fase em 1991, ano em que a ex-tenista garantiria o primeiro dos quatro títulos do Grand Slam.

- Eu não quero dar às minhas adversárias a chance de elas me testarem. Se eu quero que elas me testem? Se eu prefiro assim? Com certeza não – afirmou a tenista, após a classificação para a semifinal.

As vitórias de Sharapova
Olga Puchkova 6/0 e 6/0 55m
Misaki Doi 6/0 e 6/0 47m
Venus Williams 6/1 e 6/3 1h19m
Kirsten Flipkens 6/1 e 6/0 1h08m
Kirsten Flipkens 6/2 e 6/2 1h06m
E a marca também veio em um tempo recorde na Era Aberta. As duas primeiras vitórias de Sharapova vieram em menos de uma hora – na segunda rodada, ela até vencera Misaki Doi em apenas 47 minutos. O duelo mais longo foi contra Venus, em que as duas se enfrentaram durante 1h19m. Com 5h15m acumulados nas cinco fases que entrou em quadra (média de 1h03m por partida), a número 2 do mundo alcançou a semifinal mais rápido que qualquer outra tenista. Para se ter uma ideia do feito da musa, o confronto entre Novak Djokovic e Stanislas Wawrinka, pelas oitavas de final do torneio masculino, teve uma duração de 5h02m.

Para a alegria da tenista, Sharapova já assegurou US$ 500 mil (R$ 1,02 milhão) com a campanha até a semifinal. Pela média de tempo que ficou em quadra nas cinco partidas, ela ganhou US$ 1.587,30 (R$ 3,25 mil) a cada minuto.

Esse cenário parecia impossível com a situação da russa nas primeiras semanas da temporada. Com uma inflamação na clavícula, ela decidiu não disputar o WTA de Brisbane, competição vencida por Serena Williams.

A próxima adversária da número 2 do mundo no Aberto da Austrália será a chinesa Na Li, cabeça de chave número 6, que derrotou a polonesa Agnieszka Radwanska.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/01/apressadinha-sharapova-leva-pouco-mais-de-5-horas-no-trajeto-ate-semi.html

Nos braços de Tandara, Sesi-SP domina jogo e derruba o Praia Clube


Destaque ao lado de Elisângela, ponteira brilha em vitória em casa

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo

É bem verdade que os braços de Tandara nem sempre estão calibrados. Por  excesso de vontade, talvez, a ponteira do Sesi-SP exagera na força em alguns seus ataques. Quando erra, faz uma careta, abre um sorriso de canto de boca e balança a cabeça, lamentando. Na sequência, volta a encher a mão e, então, abre o sorriso completo para comemorar. É assim a cada jogo e foi assim na noite desta terça-feira, contra o Praia Clube. Maior arma ofensiva do time paulista, a campeã olímpica liderou a equipe da casa na vitória por 3 sets a 0, parciais 25/16,19 e 25/22. 

A vitória leva o Sesi aos 24 pontos, em quarto lugar na tabela de classificação. Com o resultado, diminuiu a diferença justamente para o Praia Clube, terceiro, com 28.

- Eu dou risada dos meus erros porque, para mim, é muito difícil, tem coisa que eu não aceito. Então, eu dou uma risada e digo: “Caramba, Tandara, não pode”. O dia que me verem errando e cada vez mais triste e cabisbaixa, não vai ser a Tandara. Para mim é fundamental fazer uma careta, gritar “Que saco!”, mas depois abrir o sorriso – disse a ponteira, que contou com o apoio dos pais, do irmão e dos tios no jogo desta terça.

Tandara foi um dos destaques do Sesi na partida. Com seus ataques potentes, terminou o jogo com 13 pontos. Mesmo número da experiente Elisângela, decisiva no fim e eleita a melhor em quadra no confronto.


O Sesi terá um caminho duro pela frente para alcançar as mineiras. Na próxima sexta, às 21h, entra em quadra para enfrentar o Campinas, na casa das adversárias. O Praia, por sua vez, enfrenta o São Caetano um pouco antes, às 19h30m, também no ginásio rival.

vôlei Sesi comemoração (Foto: João Gabriel)Jogadoras do Sesi comemoram durante a vitória desta terça-feira (Foto: João Gabriel)

O Sesi teve um início empolgante. Abriu três pontos com facilidade, embalado pelo barulho feito pela torcida no ginásio da Vila Leopoldina. Tandara, que havia marcado dois dos primeiros pontos, mandou ataque para fora. O Praia, então, acordou. A central Letícia Hage bloqueou e deixou tudo igual. Depois, Tandara mandou um novo ataque para fora, e o time mineiro passou à frente no placar (4/3).

Mas era um jogo equilibrado. Se pecava na vontade em algumas jogadas, era Tandara quem guiava o ataque paulista. A experiente Elisângela também contava com um dia inspirado para levar o time da casa a 12/10. O Praia chegou a empatar, em bola para fora de Tandara, mas o Sesi não demorou a se recuperar. Em bloqueio de Bia e Tandara, fez 15/12 e disparou. A sorte também estava ao lado do Sesi. Em bloqueio nas pontas dos dedos de Elisângela, a bola caiu devagar, sem defesa no Praia Clube. No fim, um bloqueio de Fabiana fechou o set: 25 a 16.

Quando começou, o segundo set parecia uma repetição do primeiro. O Sesi abriu. Fez um, dois, três pontos. Abriu 4/0 na recepção errada de Deyse, mas o Praia foi buscar. Letícia Hage, destaque do time, conseguiu novo bloqueio, e a diferença caiu para apenas um ponto. Sassá explorou o bloqueio rival para levar o time da casa em vantagem para a primeira parada técnica.

E a noite era toda do Sesi. Na força de Tandara, na precisão de Fabiana, nos levantamentos precisos de Dani Lins e no esforço das líberos Juliana Paes e Veridiana, o time abriu 18/10 com tranquilidade. Volta e meia, em ataques das gêmeas Monique e Michelle, de Dani Scott e de Mayhara, o Praia ameaçava reagir. Mas a diferença era muito grande. Em uma pancada de Elisângela, as paulistas fecharam mais um set: 25/19.

Uma pancada de Tandara, bem no limite da quadra, abriu o terceiro set. O Praia, dessa vez, não deixou que o time da casa disparasse. No set mais equilibrado da noite, as duas equipes se alternavam na dianteira do placar. Com a necessidade de vencer a parcial, as mineiras passaram a arriscar mais as jogadas e complicaram a vida das paulistas. Foi quando Elisângela chamou o jogo para si. Decisiva, marcou os pontos finais e levou o Sesi-SP à vitória: 25/22.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/01/nos-bracos-de-tandara-sesi-sp-domina-jogo-e-derruba-o-praia.html

Azarenka sofre no 1º set, passeia no 2º e vai à semi do Aberto da Austrália


Depois de primeira parcial de mais de uma hora, líder do ranking derrota Svetlana Kuznetsova por 2 sets a 0 e avança no Grand Slam australiano

Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne, Austrália

Victoria Azarenka tênis Australian Open (Foto: EFE)Victoria Azarenka sofre no início, mas depois atropela e vai à semifinal na Austrália (Foto: EFE)

Kuznetsova começou o jogo com tudo e deu bastante trabalho para número 1 do mundo. Foram 33 minutos apenas nos quatro primeiro games da partida. Foi quando a russa quebrou o saque da adversária para fazer 3/1. Mas Azarenka não se abalou. Mesmo sem ser brilhante, foi consistente. Devolveu a quebra no sétimo game, empatou a parcial e depois conseguiu mais uma quebra para fazer 6/5 e fechar o primeiro set no game seguinte.


O segundo set começou com uma sequência de três saques quebrados, dois a favor de Victoria Azarenka e um de Svetlana Kuznetsova. Mas a maratona do primeiro set pareceu ter esgotado a tenista da Rússia. Aos poucos, ela foi virando presa fácil para a líder do ranking, que conseguiu mais duas quebras para fazer 6/1 e fechar o set em apenas 30 minutos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/01/azarenka-sofre-no-1-set-passeia-no-2-e-vai-semi-do-aberto-da-australia.html

Murray passa fácil por Chardy e está na semifinal na Austrália


Britânico não encontra dificuldades e atropela francês em sets diretos

Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne, Austrália

Em busca de seu segundo título de Grand Slam na carreira, o britânico Andy Murray deu mais uma prova de sua força na madrugada desta quarta-feira (no horário de Brasília). O número 3 do mundo venceu o francês Jeremy Chardy, por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/1 e 6/2, em uma hora e 51 minutos de jogo, e garantiu sua vaga na semifinal do Aberto da Austrália.

O vencedor do duelo entre o suíço Roger Federer, número 2 do mundo, e o francês Jo-Wilfried Tsonga, será o adversário do britânico. Os dois se enfrentam na manhã desta quarta-feira.

Andy Murray vibra com mais uma vitória no Aberto da Austrália (Foto: AFP)Andy Murray vibra com mais uma vitória no Aberto da Austrália (Foto: AFP)

Chardy começou muito mal. Com duas duplas faltas e um erro não forçado, ele perdeu o saque logo no primeiro game do jogo. O francês reagiu na sequência e teve um break point, mas Murray deu a volta por cima e confirmou seu serviço.

Alternando cautela e agressividade, o britânico voltou a vencer o game de saque do adversário, e não teve dificuldades para abrir 4 a 0. Foi então que Chardy resolveu acordar. Sacou bem e fez seu primeiro game na partida. Em seguida, soltou o braço e quebrou o serviço de Murray após o britânico jogar um slice na rede. Rapidamente o placar já mostrava 4 a 3.

Pressionado, Murray chegou a ter 0/30 em seu saque, mas mostrou força, saiu da situação complicada e confirmou. O número 3 do mundo não deu mais chances ao rival no primeiro set e fechou em 6 a 4.

Jeremy Chardy se lamenta na rede após perder um ponto (Foto: Getty Images)Jeremy Chardy se lamenta na rede após perder um ponto (Foto: Getty Images)

Confiante, o britânico conseguiu quebrar cedo o saque de Chardy mais uma vez e abriu 2 a 1. Dois games depois, Murray encaixou boas devoluções novamente e fez 30/40. O francês não resistiu, jogou um backhand na rede e cedeu mais uma quebra.

Chardy novamente deu indícios de que iria reagir, mas desta vez Murray não permitiu. O britânico salvou dois break points e confirmou seu serviço com dois aces. No game de saque do francês, o cabeça de chave número 3 deu um show nas devoluções, e contou com uma dupla falta do adversário para abrir 2 sets a 0 com um 6 a 1.

Disposto a não deixar seu oponente se reerguer na partida, o britânico repetiu o que havia feito nos sets anteriores: Quebrou logo no início. Confirmando seu serviço, ele abriu 4 a 1 em pouco mais de dez minutos.

Andy Murray se prepara para devolver o saque de Chardy (Foto: Getty Images)Andy Murray se prepara para devolver o saque de Chardy (Foto: Getty Images)

Com o jogo totalmente na mão, o número 3 do mundo até titubeou ao ser quebrado quando sacou para a partida em 5 a 1. Mas carimbou sua vaga na semifinal ao finalizar com nova quebra de saque em cima de Chardy: 6 a 2.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/01/murray-mostra-forca-passa-por-chardy-e-esta-na-semi-na-australia.html

Dante comemora convocação e se diz pronto para a pressão na Seleção


seleção brasileira

Chamado pela primeira vez para defender o Brasil, zagueiro do Bayern
de Munique festeja chance e minimiza fato de não ser conhecido no país

Por Felipe Schmidt Rio de Janeiro

Dante estava saindo do treino do Bayern de Munique quando o telefone tocou. Ao atender, pediu para a reportagem ligar em uma hora, pois precisava tomar banho. Quando soube que o motivo da ligação era a notícia de sua convocação para a seleção brasileira, mudou de ideia. Da incredulidade à euforia, o zagueiro do Bayern de Munique festejou a chance dada por Luiz Felipe Scolari.

- É sério? Não sabia...Notícia muito boa. Eu estava desconfiado, porque meus companheiros estavam aqui brincando comigo, o Luiz Gustavo já tinha falado comigo. Eu estava treinando, acabei de sair do treino. Agora espero trabalhar forte, chegar lá e aproveitar a oportunidade. Que esta seja a primeira de muitas convocações – disse o defensor de 29 anos.

Dante Bayern de Munique (Foto: AFP)Dante terá sua primeira oportunidade na seleção brasileira (Foto: AFP)

Apesar da surpresa, Dante afirmou que estava esperando uma oportunidade na Seleção. Para ele, a boa temporada no Bayern de Munique, onde é titular absoluto do time líder do Campeonato Alemão, o ajudou a ser considerado por Felipão.

- Sinceramente? Eu estava na esperança, ainda mais depois que vim para o Bayern. Sempre almejei isso. O Bayern faz uma grande temporada e estou jogando direto.

Sem pressão
Revelado pelo Juventude, Dante foi para a Europa em 2004, quando foi contratado pelo Lille. Depois, passou pelo futebol belga antes de chegar ao Borussia Mönchengladbach. Após boas atuações pelo time alemão, acertou com o Bayern de Munique nesta temporada. Para ele, o fato de não ser muito conhecido do torcedor brasileiro não significa mais pressão.

Dante comemora gol do Bayern de Munique (Foto: Reuters)Dante festeja: zagueiro é titular absoluto do Bayern de Munique na temporada (Foto: Reuters)

- Sempre vai ter alguém questionando, mas todo jogador que hoje está na Seleção já teve a primeira vez. Estou jogando num dos maiores clubes do mundo, estou pronto para a pressão. As pessoas não vão se decepcionar – garantiu o zagueiro, que, por outro lado, não escondeu a emoção.

- Sinto aquela coisa de chegar onde sempre sonhei, de estar no caminho certo. Mesmo sabendo que é um sentimento gostoso, de alcançar o objetivo, sei que tenho muito trabalho a fazer. Vou querer provar para todos as minhas qualidades. É isso: felicidade, mas com aquela tensão para mostrar meu valor.

A conversa com Dante, aliás, não durou muito. Depois de receber a notícia da reportagem, revelou que outras ligações já surgiam. Era a hora de o novo zagueiro da seleção brasileira falar com a família.

- Meus pais estão me ligando aqui, está todo mundo me ligando. Preciso desligar (risos)!

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/01/dante-comemora-convocacao-e-se-diz-pronto-para-pressao-na-selecao.html

Sabella convoca a Argentina com Montillo, mas deixa Barcos fora


Treinador anuncia lista para amistoso contra a Suécia, em 6 de fevereiro

Por GLOBOESPORTE.COM Buenos Aires

Montillo apresentado no Santos (Foto: Ivan Storti / Site Oficial do Santos)Agora no Santos, Montiilo está de volta à Albiceleste (Foto: Ivan Storti / Site Oficial do Santos)
 
O técnico Alejandro Sabella convocou nesta terça-feira a seleção argentina para o amistoso contra a Suécia, em Estocolmo, no dia 6 de fevereiro. Do futebol brasileiro, apenas o meia Montillo, agora no Santos, foi chamado. Nome presente nas últimas listas de 2012, o atacante Barcos, do Palmeiras, ficou fora desta vez.

Eleito em janeiro pela quarta vez seguida o melhor jogador do mundo, Messi também foi convocado. Agüero (Manchester City), Higuaín  (Real Madrid), Lavezzi (PSG), Di Santo (Wigan-ING) e Gaitán (Benfica-POR) são os demais atacantes.

Carlos Tévez, do Manchester City, mais uma vez ficou fora da convocação de Alejandro Sabella. Na última semana, o atacante disse que sentia que a seleção argentina não precisava mais dele.

Confira a lista da Argentina
Goleiros: Romero (Sampdoria-ITA), Andújar (Catania-ITA) e Alvarez (Espanyol-ESP)
Laterais: Campagnaro (Napoli-ITA), Zabaleta (Manchester City-ING), Coloccini (Newcastle-ING) e Ansaldi (Rubin Kazan-RUS).
Zagueiros: Federico Fernández (Napoli-ITA), Coloccini (Newcastle-ING) e Garay (Benfica-POR)
Volantes: Mascherano (Barcelona-ESP), Gago (Valencia-ESP), Banega (Valencia-ESP)
Meias: Montillo (Santos), Di María (Real Madrid), Pérez (Benfica-POR) e Enzo Pérez (Benfica-POR)
Atacantes: Messi (Barcelona-ESP), Higuaín (Real Madrid-ESP), Lavezzi (PSG-FRA), Agüero (Manchester City-ING), Di Santo (Wigan-ING) e Gaitán (Benfica-POR)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/01/sabella-convoca-argentina-com-montillo-mas-deixa-barcos-fora.html

Tigre vence Deportivo Anzoátegui de virada e vai em vantagem à Venezuela


Time argentino sai com placar de 2 a 1 a seu favor e jogará pelo empate na volta. Vencedor do confronto vai para o grupo do Palmeiras na Libertadores

Por GLOBOESPORTE.COM Victoria, Argentina

O Tigre, da Argentina, sofreu muito para derrotar de virada o Deportivo Anzoátegui, da Venezuela, por 2 a 1, nesta terça-feira, no estádio Monumental de Victoria, na cidade argentina de mesmo nome. O time venezuelano demonstrou boa organização e técnica e teve chances de marcar o segundo quando vencia por 1 a 0. Agora, a equipe argentina vai para a Venezuela com a vantagem do empate ou perder por um gol de diferença, desde que faça ao menos dois, para se classificar para a fase de grupos da Taça Libertadores da América e enfrentar o Palmeiras.

O Anzoátegui pode vencer por 1 a 0 ou por dois ou mais gols para ficar com a vaga. Se fizer placar igual ao adversário a decisão irá para os pênaltis. O vencedor do confronto irá para o Grupo 2, juntando-se também a Sporting Cristal-PER e Libertad-PAR, além do time paulista.

Gabriel Penalba gol Tigre (Foto: Reuters)Gabriel Peñalba comemora o seu gol, o do empate do Tigre (Foto: Reuters)

No primeiro tempo, o jogo foi equilibrado, mas em contra-ataque o time venezuelano surpreendeu e abriu o marcador aos 37 minutos, por intermédio de Caggiani, que aproveitou muito bem belo passe de Escobar. Mais surpreendente foi o início do segundo tempo, quando o Anzoátegui dominou as ações da partida, buscando o segundo gol. Mas logo o time da casa equilibrou o jogo, e aos 20 chegou ao empate, com Peñalba batendo cruzado, após rebote da zaga adversária.

A equipe venezuelana se mostrou ousada, e aos 25 quase passou à frente de novo. Após bela troca de passes no seu ataque, Moreno chutou à queima-roupa, mas Javier Hernán García fez grande defesa e a bola ainda tocou no travessão. Mas quem não faz... Aos 30, após cruzamento da direita, Leguizamón desviou de cabeça e contou com um corta-luz de um companheiro para fazer o gol da virada do Tigre. Seis minutos depois, quase a equipe argentina aumenta: Botta fez grande jogada, mas chutou em cima do goleiro Morales. No fim, ficou mesmo 2 a 1 para o time da casa. O jogo da volta está marcado para o dia 29.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2013/01/tigre-vence-deportivo-anzoategui-de-virada-e-vai-em-vantagem-venezuela.html

Garota de 19 anos surpreende e elimina Serena Williams na Austrália


Sloane Stephens joga muito, vira partida sobre a compatriota número três do mundo e avança à semifinal de Grand Slam pela 1ª vez na carreira

Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne, Austrália

A menina Sloane Stephens, de 19 anos, surpreendeu o mundo do tênis na madrugada desta quarta-feira (no horário de Brasília). Jogando contra a compatriota Serena Williams, número 3 do mundo e vencedora de 15 Grand Slams na carreira, ela deu um verdadeiro show. Com belos golpes e muita garra, a jovem venceu por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 3/6, 7/5 e 6/4, em 2 horas e 17 minutos de jogo, e avançou à semifinal do Aberto da Austrália.

O próximo desafio de Stephens, cabeça de chave número 29 do torneio, também será duro. Ela encara a número 1 do mundo e atual campeã do Grand Slam australiano, Victoria Azarenka, da Bielorrússia, que mais cedo venceu Svetlana Kuznetsova, da Rússia, em dois sets, parciais de 7/5 e 6/1.

Sloane Stephens comemora sua surpreendente vitória sobre Serena Williams (Foto: AFP)Sloane Stephens comemora sua surpreendente vitória sobre Serena Williams (Foto: AFP)

O início da menina Sloane Stephens foi promissor. Sacando bem, ela não se intimidou e confirmou seus três primeiros serviços sem maiores problemas. Do outro lado, Serena também seguia firme em seu serviço, mantendo o jogo equilibrado.

No entanto, quando Stephens foi sacar em 3/4, Williams mostrou por que é uma das melhores jogadoras do mundo. Sem erros, ela pressionou a adversária e chegou a 0/40. A pupila ainda salvou os dois primeiros, mas no terceiro ficou na rede, cedendo a primeira quebra do jogo. Na sequência, Serena serviu e fechou a primeira parcial em 6 a 3.

Serena Williams vibra muito após vencer o primeiro set (Foto: AFP)Serena Williams vibra muito após vencer o primeiro set (Foto: AFP)

A número 3 do mundo então voltou com tudo no segundo set. Logo no primeiro game de saque de Stephens ela conquistou um duplo break point. A menina conseguiu salvar um com um belo saque, mas em seguida mandou uma direita para fora, e Williams pulou na frente.

Mas a jovem de 19 anos não demoraria muito para reagir. No quarto game ela jogou bem e aproveitou um backhand errado de Serena para devolver a quebra e empatar o jogo. A partir deste momento ela se encheu de confiança, virou a partida em seu saque e, de forma impressionante, conquistou mais uma quebra para chegar ao placar de 5 a 3.

Stephens tinha em suas mãos a chance de sacar para fechar o segundo set. Mas sentiu a pressão. Serena se recompôs, encaixou boas devoluções e devolveu a quebra. As americanas então passaram a confirmar seus saques e o jogo parecia caminhar para um tie-break.

Serena Williams recebe atendimento após sentir dores nas costas (Foto: AFP)Serena Williams recebe atendimento após sentir dores nas costas (Foto: AFP)

Até que Serena foi sacar em 5/6. A número 3 do mundo reclamava de dores nas costas e já se movia com mais dificuldades em quadra. Stephens se aproveitou do momento, distribuiu bons golpes fazendo a adversária correr muito pela quadra, e confirmou sua quebra para fechar o set em 7 a 5, após um forehand de Williams na rede.

O terceiro set começou com muito equilíbrio. A boa atuação de Stephens incomodava Serena, assim como seus erros. Após a jovem confirmar seu saque e fazer 2 a 1, a número 3 do mundo se irritou tanto que quebrou a raquete. Na sequência foi para o saque, teve que salvar um break point, mas empatou o jogo.

No sétimo game, porém, Serena tentou deslanchar. Sendo agressiva, ela fez 15/40 no saque da adversária. Stephens defendeu os dois break points. Sem desistir da chance, ela conseguiu a vantagem. A menina salvou outra vez. Persistente, a multicampeã disparou um míssil na devolução e teve novamente a chance de quebra. Desta vez, após um ponto muito disputado, Sloane jogou um backhand na rede, e Serena, enfim, quebrou para fazer 4 a 3.

Sloane Stephens dispara um backhand contra Serena Williams (Foto: AFP)Sloane Stephens dispara um backhand contra Serena Williams (Foto: AFP)

Mas Stephens não desistia. Com muita garra, a menina se concentrou no game seguinte, pressionou Serena e devolveu a quebra. No game seguinte, ela mostrou ainda mais força para salvar dois breaks e confirmar seu serviço para chegar ao 5 a 4. A pressão estava toda sobre a cabeça de chave número 3. E a menina não deixou a oportunidade de fazer história passar. Consistente, ela pressionou, contou com os erros de Williams e finalizou o jogo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/01/garota-de-19-anos-surpreende-e-elimina-serena-williams-na-australia.html

Vitor e a chance de Sonnen: 'Se Jones escorregar numa casca de banana...'


Lutador brasileiro prefere não comentar seu futuro entre os médios e volta a criticar falastrão americano. 'Vão contratá-lo para o Cirque du Soleil', ironiza

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro

Logo após a grande vitória sobre o inglês Michael Bisping no UFC São Paulo, Vitor Belfort pegou o microfone, pediu uma revanche contra Jon Jones e chamou Chael Sonnen de "palhaço", dizendo que ele ganhou a chance contra o campeão dos meio-pesados na base da garganta. O falastrão americano foi chamado para ser treinador da 17ª temporada do "The Ultimate Fighter", assim como Jones, e os dois vão se enfrentar, mesmo contra a vontade de Belfort, no UFC 159, marcado para 27 de abril. O peso-médio analisou a chance de Sonnen vencer essa luta:

- Se o Jon Jones escorregar em uma casca de banana e bater a cabeça no chão, aí ele (Sonnen) pode ter uma chance - declarou, em entrevista ao SPORTV.COM.

UFC São Paulo vitor belfort (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Vitor Belfort comemora a vitória sobre Michael Bisping (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Vitor Belfort foi o último adversário de Jon Jones, em setembro, e também o que mais chegou perto de derrotá-lo, quando e encaixou uma chave de braço ainda no primeiro round. Jones, como campeão que é, saiu de forma brilhante da posição e não deu mais brecha para o carioca, vencendo por finalização no quarto assalto após aplicar seu já tradicional castigo com as cotoveladas. Belfort acredita ter feito o suficiente para merecer uma nova oportunidade:
- Fui o cara que chegou mais perto de ganhar do Jon Jones, fui a luta mais difícil dele até hoje. Tive só três semanas, foi uma coisa injusta, mas topei, não tem desculpa. Quero lutar contra ele tendo uma preparação completa desta vez, trazer sparrings com as características dele, chegar lá e fazer o tira-teima.

O lutador já desembarcou de volta aos Estados Unidos, onde mora, e a partir desta quarta-feira vai curtir férias com a família por algumas semanas. Ele prefere não comentar por enquanto as possibilidades em torno do seu futuro, só depois que retornar de viagem. A seguir, confira a entrevista na íntegra, concedida com exclusividade por Belfort:

SPORTV.COM: Teve uma recepção calorosa da família?
VITOR BELFORT: Fui muito bem recebido. As crianças chegaram lá no aeroporto de madrugada de pijaminha, a coisa mais linda do mundo.


Quando você acha que estará pronto para lutar de novo?
Cara, agora só estou pensado nas férias. Acabei de ver um lugar maravilhoso para ir, é um lugar lindo. Estou indo amanhã (quarta) e penso nisso depois. Depois a gente vai sentar com os treinadores e ver o que vai ser feito, conversar com o UFC.


Se o Jon Jones escorregar em
uma casca de banana e bater a cabeça no chão, aí ele (Sonnen) pode ter uma chance"
Belfort, sobre chance de Chael contra Jones

Você elogiou muito seus treinos com o Andrews Nakahara e o Tyrone Spong. Está se sentindo mais completo com esse estilo K-1? Mudou muito?
Mudei. O Nakahara está morando aqui comigo, é um cara que me ajuda muito na parte de chute, meu pupilo, está comigo direto e me ajudou muito, é um grande sparring. O Henry Hooft, nosso técnico casca-grossa, e o Tyrone Spong também. O Durinho na parte de chão, fazendo todos os ajustes, a galera aqui é bacana. Tem ainda o Jorge Santiago, o Thiago Silva, o Rashad, todos me ajudaram muito, o tempo inteiro um afiando o outro. Fico feliz para caramba de ter uma equipe formada, completa, isso é muito bom para mim e me dá muita motivação. Tem o Cosmo tammém, que tem um grande muay thai.


Depois que esclareceu sua vontade de enfrentar o Jon Jones, já recebeu algum contato de alguém do UFC?
Olha, a gente não sabe, né? A gente quer ganhar a luta por merecimento. Fui o cara que chegou mais perto de ganhar do Jon Jones, fui a luta mais difícil dele até hoje. Tive só três semanas, foi uma coisa injusta, mas topei, não tem desculpa. Quero lutar contra ele tendo uma preparação completa desta vez, trazer sparrings com as características dele, chegar lá e fazer o tira-teima.


UFC 152 JOn jones e vitor belfort (Foto: Agência AP)Belfort quase venceu Jon Jones com uma chave de braço no primeiro round (Foto: Agência AP)

Apesar da sua vontade, é dificil que o UFC lhe dê essa chance agora contra o Jones, porque existem muitos caras na fila dos meio-pesados, como Dan Henderson, Lyoto Machida e Gustafsson. Nos médios, vê algum adversário em potencial para você?
Ah, ganhei do desafiante número 1, como o Dana White falou. Agora não estou pensando nisso. Esse é meu peso, minha categoria, e depois das férias a gente vai ver com a equipe qual luta vai fazer sentido.


O Luke Rockhold, campeão do Strikeforce que agora está no Ultimate, disse que quer te enfrentar e que essa luta faria muito sentido. Faz sentido para você?
Uma luta para mim que faz sentido é a que me deixa cada vez mais perto do meu objetivo. Hoje, meu objetivo é lutar contra o Jon Jones, fazer essa revanche. Agora, como vai ser o peso, onde vai ser, isso tem que sentar e definir onde vai me levar. Essas coisas têm que ser ajustadas.


poster do UFC 159 com Jon Jones x Chael Sonnen (Foto: Divulgação)Jon Jones e Chael Sonnen vão se enfrentar noUFC 159, no dia 27 de abril (Foto: Divulgação)
 
Se o UFC te oferecer uma revanche contra o Anderson para a próxima luta, você aceita?
Só depois das minhas férias. Depois, vamos ver quem eles vão me oferecer, mas não penso nisso por enquanto.

O Rashad Evans disse novamente que pode baixar de peso se for para enfrentar o Anderson. Pelo que você conversa com ele, acha que essa luta pode mesmo acontecer?
Tudo pode acontecer no UFC. Tudo. É so olhar as lutas que são casadas. Tudo é possível. É só eles (UFC) quererem.


Blog UltiMMAto: veja notícias, fotos
e vídeos dos bastidores do MMA


Você falou mal do Chael Sonnen no UFC São Paulo. Acha que ele tem alguma chance contra o Jon Jones?
Se o Jon Jones escorregar em uma casca de banana e bater a cabeça no chão, aí ele (Sonnen) pode ter uma chance. Vão contratá-lo para o Cirque du Soleil. Sabe aqueles palhaços? Então, esse vai ser o próximo trabalho dele.


banner ufc combate (Foto: GLOBOESPORTE.COM)