domingo, 21 de abril de 2013

'De outro planeta', Vettel sobra no GP do Bahrein; Ferrari têm problemas


Raikkonen e Grosjean, da Lotus, completam o pódio. Massa sofre com dois pneus furados e fica em 15º. Com defeito na asa móvel, Alonso fecha em 8º

Por GLOBOESPORTE.COM Sakhir, Bahrein


Neste domingo, no Bahrein, Mark Webber completou 200 GPs na Fórmula 1 e, antes da prova, ganhou uma festinha da RBRcom direito a bolo personalizado. Mas depois da corrida, quem fez a festa e recebeu os parabéns foi seu companheiro e desafeto Sebastian Vettel.  Com um capacete "de astronauta" em homenagem ao paraquedista austríaco Felix Baumgartner (famoso por ter saltado da estratosfera), o tricampeão mundial fez uma exibição “de outro planeta”, vencendo com extrema facilidade. Ultrapassou o pole position Nico Rosberg da Mercedes na terceira volta, imprimiu um ritmo intenso e cruzou a linha de chegada com larga vantagem sobre Kimi Raikkonen, mesmo com um pit stop a mais. O finlandês da Lotus mostrou frieza e consistência mais uma vez, terminando em segundo após largar em oitavo.  Parceiro do “Homem de Gelo”, o francês Romain Grosjean passou o escocês Paul di Resta da Force India – outro destaque da prova – nas voltas finais e também conseguiu um lugar no pódio.

sebastian vettel RBR gp do Bahrein (Foto: Agência Getty Images)Com 'capacete de astronauta', Vettel fez uma corrida de outro planeta no Bahrein (Foto: Getty Images)

Vantagem na pista e na tabela de classificação. Primeiro a vencer duas vezes no ano, Vettel alcançou os 77 pontos e abriu dez pontos sobre Raikkonen na liderança. Confira a classificação do campeonato.  Com o 28º triunfo na carreira, o alemão se isolou como o sexto maior vencedor da história da Fórmula 1, superando outro tricampeão, Sir Jackie Stweart. E foi justamente o lendário escocês, em uma cena histórica, quem deu a bandeirada para o jovem prodígio da RBR no circuito montado no deserto de Sakhir.


Bandeirada vettel rbr gp do bahrein (Foto: Agência Reuters)Jackie Stweart dá a bandeirada para Sebastian Vettel superá-lo em número de vitórias na F-1 (Foto:  Reuters)

 Dia difícil para dupla da Ferrari


Quem não teve motivos para comemorar foi a dupla da Ferrari. Felipe Massa apostava em uma tática diferente nas trocas de pneus. Mas foram justamente os compostos que acabaram com suas pretensões. O brasileiro sofreu com dois furos de pneus e cruzou apenas em 15º. Já Fernando Alonso teve problemas na asa móvel. A peça travou e ficou aberta logo nas primeiras voltas e o espanhol precisou parar duas vezes nos boxes para fechá-la. Mesmo sem poder usar asa, ainda teve tempo para se recuperar, fechar em oitavo e somar três pontinhos. Veja no vídeo os problemas dos pilotos da Ferrari.

felipe massa ferrari gp do Bahrein (Foto: Agência AFP)Massa sofreu com dois furos de pneus durante a corrida no deserto de Sakhir (Foto: Agência AFP)

O pole position Nico Rosberg foi outro que teve um dia difícil. Sem conseguir imprimir um bom ritmo desde a largada, o piloto da Mercedes foi engolido pelos adversários e terminou apenas em nono. Já seu companheiro Lewis Hamilton, foi discreto durante boa parte da prova, mas brilhou na reta final. Fez boas ultrapassagens – a última delas após lindo duelo com Webber (vídeo abaixo) - e fechou em quinto.


O australiano da RBR ainda perdeu o sexto lugar para Sergio Pérez, da McLaren, uma das sensações da prova. Massacrado por críticas em razão do começo de ano abaixo da média pela equipe inglesa - com direito a puxão de orelha do chefe, que o acusou de ser pouco agressivo nas corridas -. o mexicano deu a resposta na pista. Sem deixar faltar combatividade, não deixou barato nem para o companheiro Jenson Button, com quem protagonizou um duelo encarniçado. Os dois chegaram a se tocar duas vezes. Surpreso, o inglês deu um “chega pra lá” no mexicano em uma das disputas e até reclamou da audácia do parceiro com a equipe pelo rádio. No fim, levou a pior e ainda amargou o décimo lugar.

Após quatro etapas, a F-1 segue agora para a chamada “temporada europeia”. O próximo desafio é o GP da Espanha, de 10 a 12 de maio. A TV Globo transmite ao vivo a corrida e o treino 
classificatório. Clique e confira o calendário completo.


Rubinho entrevista pilotos no grid

Antes da largada, a Fórmula 1 ganhou a visita de um velho conhecido. Com 325 GPs no currículo em 19 anos na Fórmula 1, Rubens Barrichello estreou como comentarista convidado da TV Globo em 2013. O atual piloto da Stock Car desfilou sua experiência caminhando pelo grid e entrevistando pilotos e dirigentes. Depois, participou da transmissão comentando a prova da cabine. Confira a participação de Rubinho no vídeo.


Primeiras voltas eletrizantes

Enquanto Rosberg manteve a ponta na largada, Alonso e Vettel protagonizaram uma disputa eletrizante na primeira volta. Por fora, o espanhol ganhou a segunda posição do alemão na primeira curva, mas levou o troco pouco depois. Com pneus duros, contra os médios dos rivais, Massa perdeu uma posição para Paul di Resta (Force India), sua “pedra no sapato” nas primeiras provas do ano. O brasileiro chegou a se tocar com o outro carro do time indiano, de Adrian Sutil. Enquanto Massa teve um pequeno dano no aerofólio, Sutil sofreu um furo de pneu e caiu para último.

A segunda volta seguiu emocionante. Vettel tomou a ponta de Rosberg, mas o piloto da Mercedes deu o “X” e voltou a liderança. Tudo isso com Alonso na cola. Na passagem seguinte, o alemão da RBR conseguiu enfim ultrapassar Nico e assumiu a liderança. O espanhol da Ferrari precisou de um pouco mais de tempo para superar o carro da Mercedes e viu Vettel abrir na ponta. Sem conseguir manter o ritmo, Rosberg perdeu mais uma posição, para Di Resta. Massa tentou ir no embalo, mas não conseguiu superar o carro do time alemão.


Asa móvel de Alonso trava

As chances de vitória para Alonso viraram pó por causa de um problema na asa móvel, que emperrou e ficou aberta de vez. O espanhol precisou ir nos boxes duas vezes (trocou o pneu na primeira) para tentar corrigir o problema e retornou apenas em 18º.

Vettel fez seu primeiro pit stop na 11ª volta, deixando a ponta provisoriamente com Di Resta, seguido por Raikkonen, Hulkenberg e Bottas, que não haviam parado. Apesar dos pneus duros, Massa parou nos boxes na mesma volta do alemão da RBR e voltou atrás de Webber, Rosberg e Button, que já haviam parado uma vez.

Di Resta fez seu pit e Raikkonen, único na pista que ainda não tinha ido para os boxes subiu para a ponta. Entretanto, por pouco tempo. Mesmo com uma parada a mais, Vettel assumiu a liderança, ao passar o finlandês da Lotus.


Pneu de Massa fura

Após o fim da primeira rodada de pit stops, a ordem na pista era: Vettel, Webber, Rosberg, Button, Grosjean e Massa. Nesse momento, Alonso era o 13º. O brasileiro, no entanto, sofreu um pequeno furo no pneu traseiro direito, estragando a estratégia programada para a corrida, foi para os boxes e retornou em 15º.

Enquanto isso, Vettel sobrava. O alemão fez sua segunda parada nos boxes e mesmo assim voltou à pista na liderança. Em segundo, estava Di Resta, que havia ganhado a posição de Grosjean. Com uma parada a mais que os demais pilotos em razão dos problemas, Alonso e Massa apareciam, respectivamente, em 11º e 13º.


Briga boa entre dupla da McLaren

Na metade da prova, o duelo de maior destaque era a briga caseira entre Button e Pérez, dupla da McLaren. Muito criticado pelo mau início de ano, o mexicano fazia jogo duro com seu companheiro de equipe. Os dois se tocaram por duas vezes. Querendo mostrar quem manda na casa, o inglês chegou a jogar Pérez para fora da pista e reclamou com a equipe pelo rádio da agressividade do parceiro.



Outro pneu furado para Massa

Definitivamente não era o dia de Felipe Massa. Na volta de número 36, o brasileiro sofreu com outro furo de pneu - novamente o traseiro direito - e precisou ir para os boxes, ficando, de vez, sem chances de sair com um bom resultado.

Na passagem 44, Vettel fez sua terceira parada nos boxes e voltou, mas uma vez, com boa margem na ponta. O alemão da RBR tinha 9s de vantagem sobre Raikkonen, que era seguido por Di Resta, Grosjean e Webber. Discreto na maior parte da prova, Hamilton deu as caras na parte final, ultrapassando o australiano da RBR e subindo para quinto.

Após os problemas com a asa móvel no início, Alonso seguia sua corrida de recuperação. O espanhol da Ferrari fez duas belas ultrapassagens sobre a dupla da McLaren, Button e Pérez, e subiu para sétimo. Nesse momento, Massa era 12º.

Vettel seguiu administrando a corrida até a bandeirada com tranquilidade, cruzando a linha de chegada com quase 10s de vantagem sobre Raikkonen. Grosjean ultrapassou Di Resta nas voltas finais e assegurou o terceiro lugar no pódio. Hamilton, Pérez e Webber travaram belas disputas nas voltas finais. Quem levou a melhor foi o britânico da Mercedes, que ficou em quinto, seguido pelo mexicano da McLaren e pelo australiano da RBR. Alonso fechou a prova em oitavo, acompanhado por Rosberg e Button, que completaram os dez primeiros. Com problemas, Massa perdeu mais algumas posições e terminou em 15º.

Pódio raikkonen e grosjean lotus vettel RBR gp do Bahrein (Foto: Agência EFE)Festa para Sebastian Vettel e para a dupla da Lotus no pódio do Bahrein (Foto: EFE)

Confira a classificação final do GP do Bahrein:

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR) - 57 voltas        
2 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 9s1       
3 - Romain Grosjean (FRA/Lotus) - a 19s5       
4 - Paul di Resta (ESC/Force India) - a 21s7       
5 - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 35s2       
6 - Sergio Perez (MEX/McLaren) - a 35s9       
7 - Mark Webber (AUS/RBR) - a 37s2       
8 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 37s5       
9 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 41s1       
10 - Jenson Button (ING/McLaren) - a 46s6       
11 - Pastor Maldonado (VEN/Williams) - a 1m06s4       
12 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - a 1m12s9       
13 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 1m16s7       
14 - Valtteri Bottas (FIN/Williams) - a 1m21s5       
15 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1m26s3       
16 - Daniel Ricciardo (AUS/STR) - a 1 volta       
17 - Charles Pic (FRA/Caterham) - a 1 volta       
18 - Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) - a 1 volta       
19 - Jules Bianchi (FRA/Marussia)- a 1 volta       
20 - Max Chilton (ING/Marussia) - a 1 volta       
21 - Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - a 2 voltas 

                 
Não completou a prova:

Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - a 16 voltas


GP Bahrein (Foto: infoesporte)

Nenhum comentário: