domingo, 21 de abril de 2013

campeonato gaúcho - Lajeadense incomoda, mas Inter vira em tarde de Juan e chega à semifina

No duelo das duas melhores campanhas, time do Vale do Taquari joga bem, sai na frente, mas não resiste à pressão colorada e aos dois gols do zagueiro


 

 A CRÔNICA

por GLOBOESPORTE.COM

Que semana para os zagueiros colorados. Após o jovem Rodrigo Moledo ser convocado para a Seleção, o outro defensor, de duas Copas do Mundo, virou na tarde deste domingo o herói da passagem do Inter à semifinal da Taça Farroupilha, o segundo turno do Gauchão. Saíram da cabeça e do pé direito de Juan, 34 anos, os dois gols da virada sobre o perigoso e qualificado Lajeadense, no Centenário, em Caxias do Sul, reduto vermelho até o fim da reforma do Beira-Rio. O também zagueiro Gabriel havia aberto o placar para o time dono da melhor campanha entre os clubes do Interior.

Na semifinal, o Inter enfrentará o Veranópolis, que venceu o Passo Fundo na noite deste domingo. A partida será disputada no dia 28 de abril. A outra semi será entre Juventude e Grêmio ou São Luiz, que se confrontam na segunda-feira, na Arena.

juan gol inter lajeadense centenário farroupilha gauchão (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)Juan marca gol da virada e sai para comemorar (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter) Força Interior: Lajeadense sai na frente

O Lajeadense deu provas, logo a dois minutos, de que seria uma tarde de apuros para o Inter. Obrigou Leandro Damião, mesmo com a 9 às costas, disputar na corrida e se atirar num carrinho para evitar o ataque rival. D'Ale, aos oito, respondeu ao atrevimento da equipe do Interior e finalizou para Eduardo Martini agarrar. Um minuto depois, no entanto, Rudiero emendou bom chute sobre as traves de Muriel.

Era, em suma, um jogo de iguais. Também pudera. Embora a distância oceânica de tradição entre os clubes, Inter e Lajeadense entraram em campo com as melhores campanhas do Estadual. Mas, aos 12 minutos, a igualdade evaporou. Em cobrança de falta, o o zagueiro Gabriel subiu alto e encobriu Muriel com um golpe de cabeça: 1 a 0. A torcida colorada, que aproveitou ingressos mais baratos e encheu o Centenário, não esmoreceu e começou a cantar, convicta da virada.

Parece que apenas D'Alessandro entendeu a mensagem de apoio. Era o único com lucidez suficiente para armar jogadas. De seu pé canhoto, saíram todas os lances perigosos. Na trama mais contundente, Damião recebeu o cruzamento do argentino e cabeceou. Micael salvou atabalhoado, quase fazendo contra. Enquanto isso, organizado, o meio-campo de Flávio Campos puxou ao menos três contragolpes preciosos. Faltou, todavia, perícia no último passe.


- Não tivemos atenção - definiu um lacônico Damião, no intervalo.

- O gol foi fruto de uma jogada ensaiada - exaltou o artilheiro da etapa inicial, Gabriel.

D'Ale agita, Forlán assiste e Juan marca


O Inter voltou sem alterações e disposto a decidir o jogo rapidamente. Aos dois minutos, D'Ale sofreu falta. Forlán cobrou e Juan cabeceou. O zagueiro marcou seu primeiro gol no ano, após ser preservado contra o Juventude. Num lance semelhante ao de abertura do placar. O Centenário explodiu em vermelho, branco e gritos. Mais do que um gol, virou senha para a reação. Com cara de massacre.

Aos 5, D'Ale cobrou falta e obrigou Martini a realizar grande defesa. Logo depois, Dunga esbravejou contra o árbitro Leandro Vuaden, pedindo mão na bola de Márcio Gabriel, dentro da área. Não foi atendido. Aos 9, D'Ale esboçou o drible La Boba e cruzou para Gabriel errar o alvo, à feição. De novo o camisa, aos 12, arrancou e seu chute, queimando a grama, só parou nas mãos do goleiro. O gringo estava impossível. Fingiu que cruzaria, aos 15, mas impôs uma curva malandra na bola, que encontrou a trave como estraga-prazeres. Seria um golaço.

O Lajeadense só conseguiu cruzar a linha divisória do campo aos 20, e ainda sem consequência. Um minuto depois, em novo cruzamento de Forlán... novo gol de Juan. O zagueiro pegou o rebote de Martini e estufou as redes: 2 a 1, virada suada e vaga garantida. Em boa tarde do Lajeadense, prevaleceu a estrela do zagueiro. Inter na semifinal.



FONTE:

Nenhum comentário: