sexta-feira, 21 de dezembro de 2012


Idolo do clube, meia é mais um jogador a deixar São Januário neste fim de ano. Juninho, Prass, Alecsandro e Nilton também estão fora da Colina

Por Janir Júnior e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro

Felipe no desembarque do Vasco em São Paulo (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Felipe encerra sua terceira passagem pelo Vasco
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)

O meia Felipe está fora do Vasco. O diretor executivo de futebol do clube, René Simões, decidiu nesta sexta-feira rescindir o contrato do jogador para reduzir a folha salarial. Além disso, o dirigente ficou irritado com a entrevista publicada pelo jornal "Extra" na última quarta-feira, na qual o jogador criticou a diretoria cruz-maltina.

René Simões não gostou de saber que Felipe disse que não poderia ser cobrado em campo, uma vez que o meia ficou fora da lista de 13 jogadores que receberam salários no início do mês.

- Como vai cobrar do cara que não recebeu? Agora, só vai poder dar esporro em quem recebeu. Em mim, não. Eu não recebi p... nenhuma - disse o jogador ao jornal.

O diretor técnico do Vasco, Ricardo Gomes, revelou que não participou da decisão de rescindir o contrato do jogador. Ele considera a saída do Maestro uma perda importante para o elenco cruz-maltino.

- Fui comunicado da decisão, e não sei quem a tomou. Mas eu, como diretor técnico, sinto muito a perda. O Felipe, a mim, nunca deu trabalho. Li a entrevista, e parece que tiveram outros atos de indisciplina. Eu não sei desses outros casos, e acho que disciplina é importante.
É um jogador importante para mim e para a torcida, e uma perda como essa sempre acarreta algum preço para se pagar - disse Ricardo Gomes.


Empresário diz que meia tem R$ 4,5 milhões a receber do clube
O empresário de Felipe, Reinaldo Pitta, demonstrou irritação ao tomar conhecimento da notícia e afirmou que teve alguns contatos com René Simões nas últimas semanas, mas em nenhum deles o diretor mencionou a hipótese de rescindir o contrato do jogador, que iria até o fim do ano que vem. Havia a promessa de um encontro entre o diretor e o meia, que voltou ao Rio nesta sexta após viagem a Fortaleza.

Fui comunicado da decisão, e não sei quem a tomou. É um jogador importante para mim e para a torcida, e uma perda como essa sempre acarreta algum preço para se pagar"
Ricardo Gomes

- É covarde. Quando chega na frente do Felipe, dá uma esvaziada. Quem é mais importante no Vasco? O negócio é que lá não tem comando. O cara não ligou para mim, eu liguei para ele para marcar o encontro e os dois se entenderem. Ele tem de avisar ao Felipe, não a mim. É o papel de homem, não é molecagem. O Felipe tem R$ 4,5 milhões até o fim do contrato. Como o Vasco não vai pagar, isso vai virar uma dívida igual à do Romário - disse.

Reinaldo Pitta chegou a telefonar para René Simões enquanto falava com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM. O empresário deixou recado na caixa postal do diretor executivo, que não atendeu a ligação.

- René, é o Reinaldo Pitta quem fala. Você não me ligou, eu te liguei. Se você deu essa declaração aí, de que o Felipe está fora, é uma coisa séria essa p... aí. Você tem de falar com o atleta, é uma falta de consideração. O erro que ele cometeu com a entrevista é o mesmo erro que você está cometendo. E você sabe como eu sou, eu acho que sou uma pessoa séria. Até porque ele é um patrimônio do Vasco, ele tem uma história no Vasco. Me liga, por favor.

É covarde. Quando chega na frente do Felipe, dá uma esvaziada.

Quem é mais importante no Vasco? O negócio é que lá não
tem comando"
Reinaldo Pitta

Desde o fim da temporada, vários jogadores importantes já deixaram o Vasco. Juninho aceitou oferta do New York RB, Fernando Prass acertou com o Palmeiras, Alecsandro se transferiu para o Atlético-MG, e Nilton conseguiu na Justiça a rescisão de seu contrato com o clube.

Revelado pelo Vasco e remanescente do time que ganhou a Libertadores de 1998, Felipe encerra dessa maneira sua terceira passagem em São Januário. Pelo clube, ele conquistou, além da Libertadores, uma Copa Mercosul, dois Brasileiros, um Carioca e um Rio-São Paulo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2012/12/rene-simoes-decide-rescindir-o-contrato-de-felipe.html

Alto salário dificulta acerto entre Vitória e Neto Baiano, diz dirigente


Atacante está insatisfeito no Japão e pretende voltar a jogar pelo Rubro-Negro em 2013

Por GLOBOESPORTE.COM, com informações da TV Bahia Salvador

neto baiano vitória (Foto: Felipe Oliveira / EC Vitória / Divulgação)Atacante pode voltar a vestir a camisa do Vitória
(Foto: Felipe Oliveira / EC Vitória / Divulgação)

Neto Baiano deixou o Vitória em agosto deste ano e prometeu um dia retornar à Toca do Leão. Só não pensava que o possível retorno seria tão rápido. Após um semestre no Japão, onde defende o Kashiwa Reysol, o atacante não se adaptou e planeja voltar ao Brasil. As negociações com o Vitória já foram iniciadas, mas o alto salário do jogador pode dificultar o acerto.

- Neto Baiano é um ídolo da torcida do Vitória, é um jogador que pessoalmente eu gosto muito. Porém, quando ele saiu do Vitória foi porque ele desejava ganhar um salário muito maior do que ele ganha aqui no clube. Nossas condições financeiras permanecem as mesmas. Não iremos inflacionar. Temos as portas abertas para Neto, desde que os valores a serem pagos sejam compatíveis com o orçamento do clube – afirmou o vice-presidente do clube, Carlos Falcão.

A relação de Neto Baiano com o Vitória é antiga e passa longe de uma unanimidade. Revelado pelo Mirassol, o atacante foi contratado pelo Rubro-Negro em 2009. Após passagens por São Caetano, Internacional, Atlético-PR e Palmeiras, além do futebol no exterior, o atacante ficou cinco meses na Toca do Leão. Tempo suficiente para marcar o milésimo gol da história do Barradão, ser artilheiro do Campeonato Baiano e, mesmo assim, ser bastante criticado pela torcida.

Após uma punição por ter cuspido em Ramon, em um duelo do Vitória com o Vasco na Copa do Brasil, o atacante foi emprestado ao JEF United-JAP e teve o contrato prorrogado por mais dois anos. No começo de 2011 retornou à Toca, mas não escondeu o desejo de ir para o Japão novamente. Neto Baiano chegou a sumir por uns dias do clube para forçar a transferência, o que não aconteceu.

Na relação de amor e ódio com a torcida do Vitória, o atacante ficou. Na Série B do ano passado fez 15 gols e não conseguiu colocar o Rubro-Negro de volta na elite do futebol nacional. Neste ano, foi o artilheiro do Campeonato Baiano e igualou o recorde de Cláudio Adão com 27 gols marcados. Enquanto jogou, fez sete gols na Segunda Divisão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vitoria/noticia/2012/12/alto-salario-dificulta-acerto-entre-vitoria-e-neto-baiano-diz-dirigente.html

Dupla Ba-Vi cedeu 17 atletas para seleções de base em 2012


Bahia forneceu oito jogadores para a equipe canarinho, enquanto o Vitória teve nove garotos convocados

Por Thiago Pereira Salvador

No uniforme, predominam o verde e o amarelo. No entanto, não seria exagero tingir a camisa usada pelas categorias de base da Seleção Brasileira com as cores de Bahia e Vitória. Em 2012, a dupla baiana cedeu nada menos que 17 jovens promessas para as categorias inferiores da equipe canarinho. Atletas que sequer deixaram a adolescência, mas que já carregam nos ombros o peso de representar duas fábricas de talentos perante toda uma nação.

Gabriel Soares e Mansur, jogadores do Vitória, na Toca do Leão (Foto: Raphael Carneiro/Globoesporte.com)Vitória teve nove jogaores convocados para as Seleções de base (Foto: Raphael Carneiro/Globoesporte.com)

No Bahia, oito atletas tiveram o privilégio de serem convocados para servir à Seleção Brasileira entre os meses de janeiro e dezembro deste ano. Entre eles, jogadores que já integram o elenco principal do Tricolor, mas que ainda não tiveram a chance de estrear como profissionais, caso de Anderson Talisca e Ítalo Melo.

Já o Vitória teve nove garotos chamados pelos técnicos das seleções de base durante este ano. A convocação mais recente ocorreu no final de novembro, quando quatro jogadores foram chamados para integrar o time sub-20 do Brasil. Destes, três já atuaram como profissionais pelo Rubro-Negro. Gustavo, Mansur e Willie participaram ativamente da campanha na Série B do Campeonato Brasileiro e chegaram até mesmo a ocupar a titularidade em algumas partidas.

As oito promessas


Alef Bahia (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)Alef já virou figurinha carimbada na Seleção Sub-17
(Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

O Bahia possui oito promessas que podem render muitas alegrias para a torcida em um futuro próximo. Jogadores que ainda não conseguiram mostrar seu potencial no time profissional, mas que já possuem experiência internacional e a cancha de quem vestiu e não sentiu o peso da camisa da Seleção Brasileira.

A idade dos selecionáveis da equipe tricolor varia bastante. Alguns, como o lateral Carlos Mateus, o volante Waltencir Junior e os meias Cristiano e Geovane Andrade, possuem apenas 14 anos e acumulam convocações para o time Sub-15 do Brasil. O lateral Alef, com 16 anos, é outro que ainda não possui previsão para ser aproveitado no elenco profissional, mas já se tornou figurinha batida quando o assunto é a Seleção Sub-17.

Os jogadores com passagem pelas seleções de base mais conhecidos pela torcida tricolor e com chances reais de atuar no elenco profissional já na próxima temporada são o meia Anderson Talisca e o atacante Ítalo Melo. A dupla atuou na Copa do Brasil Sub-20 deste ano, competição em que o Bahia foi eliminado nas semifinais pelo Atlético-MG.

Talisca foi convocado recentemente para um período de treinos na Granja Comary, no Rio de Janeiro, como preparação para o Sul-Americano Sub-20 de 2014. Um edema ósseo, contudo, provocou o veto do jogador, que sequer conseguiu se apresentar à Seleção. Já Ítalo Melo esteve a serviço do Brasil no último mês de novembro para dois amistosos contra o Paraguai, em Carapegua e Cuidad del Esteno, ambas localizadas no país vizinho.

Para o presidente tricolor, Marcelo Guimarães Filho, a convocação de atletas para as categorias de base da Seleção Brasileira é uma amostra de que o trabalho para formação de atletas tem evoluído no Bahia, principalmente nos últimos anos.


Anderson talisca (Foto: Divulgação / CBF)Anderson Talisca foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20 (Foto: Divulgação / CBF)

- A convoção desses jogadores é o reflexo de um trabalho de recuperação que estamos fazendo nas categorias de base desde 2009. Precisávamos melhorar nossas divisões de base e agora estamos alcançando o nível que esperávamos. São quatro anos de trabalho, e as divisões de base do Bahia estão amadurecidas, colocando atletas na Seleção Brasileira. Isso é muito importante, já que mostra dois trabalhos realizados em paralelo: a formação de atletas e a conquista de espaço no cenário nacional. A tendência agora é continuar dessa forma - declarou o cartola.

Jogador do Bahia convocado em 2012 Posição
Filipe Volante
Ítalo Melo Atacante
Anderson Talisca Meia
Alef Lateral
Carlos Matheus Lateral
Rodrigo Zagueiro
Waltencir Junior Volante
Cristiano Alves Atacante
Geovane Andrade Meia
Marcelo Guimarães Filho também deixou claro que os planos do Bahia são ter no elenco profissional um número cada vez maior de atletas formados nas divisões de base e, possivelmente, com experiência na Seleção Brasileira. O técnico Jorginho, que renovou contrato com o clube até o fim de 2013, tem papel fundamental no plano de transformar jovens promessas em grandes revelações. Neste ano, ele promoveu Talisca e Ítalo Melo ao grupo principal. A dupla deve ter oportunidades de estrear no time de cima a partir da próxima temporada.

- A busca por isso todo ano é cada vez maior. Depois dessa consolidação de que temos um bom trabalho nas divisões de base, temos que investir para que isso reflita no time profissional. A renovação de Jorginho é parte fundamental nisso, já que ele é um técnico que gosta de apostar em jovens promessas. Em breve, deveremos ter mais jogadores com experiência nas seleções de base vestindo a camisa do Bahia no grupo de cima – comentou Marcelo Guimarães Filho.

Desde 2009, 19 atletas das divisões de base do Bahia foram convocados para a Seleção Brasileira. Estão inclusos na lista o lateral Madson, que já atuou pelo time principal, e o atacante Rafael, autor do último gol do Bahia na temporada 2012, na partida contra o Atlético-GO, pela 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Dois jogadores que foram convocados para a Seleção enquanto defendiam o time júnior tricolor já foram negociados. O volante Filipe foi vendido para um grupo de empresários portugueses no meio deste ano, enquanto o meia Paulinho teve os direitos adquiridos recentemente por investidores espanhóis e faz testes em clubes europeus.

O resgate de uma tradição
O Vitória mantém uma tradição. Reconhecido nacionalmente como grande formador de atletas, o Rubro-Negro a cada ano revela uma nova fornada de jovens promessas e se mantém como um dos clubes que mais fornecem jogadores para as seleções de base. Neste ano, nove atletas deixaram a Toca do Leão para atuar com a camisa verde e amarela e voltaram com histórias para contar e muita experiência na bagagem.

Ademilson e Willie, Seleção sub-20 (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)Wiilie foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20 (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)

A maioria dos atletas convocados do Vitória estão no time Sub-20. O goleiro Gustavo, o volante Gabriel, o atacante Willie os laterais Romário e Mansur – que foi formado no Bahia e chegou ao Rubro-Negro este ano -, foram chamados para vestir a camisa canarinho na atual temporada.

Quatro membros deste quinteto foram convocados no final de novembro para um período de treinos antes do Sul-Americano da categoria. O número de atletas chamados para a equipe canarinho tornou o Vitóira o clube que mais teve atletas pré-selecionados pelo técnico Emerson Ávila para a disputa da competição. E nada melhor do que chegar à Seleção Brasileira com moral. Os jogadores rubro-negros se apresentaram na Granja Comary com o título da Copa do Brasil Sub-20, conquistada no último dia 15, sobre o Atlético-MG.

Jogador do Vitória convocado em 2012

Posição
Gustavo Goleiro
Mansur Lateral
Romário Lateral
Gabriel Volante
Linik Eduardo Meia
Willie Atacante
Douglas Matheus Atacante
Victor Silva Volante
Raphael Stard
Meia
Para a Seleção Brasileira Sub-16, foram convocados dois jogadores do Vitória. O meia Linik Eduardo e o atacante Douglas Matheus, apontados como grandes destaques das categorias mais jovens do clube, tiveram a honra de usar a camisa verde e amarela durante a preparação para o Sul-Americano da categoria, em fevereiro e setembro deste ano.
Na categoria Sub-15 despontam mais duas jovens promessas. Victor Silva e Raphael Stard sequer possuem idade para votar, mas já serviram à Seleção. Nos meses de abril e julho, a dupla viajou até a Granja Comary para participar da preparação para o Campeonato Sul-Americano da categoria.

Para o coordenador de Divisão de Base do Vitória, João Paulo Sampaio, as convocações são extremamente benéficas para os jogadores e também para o clube. Na Seleção, os atletas ganham uma formação diferenciada, aumentam as chances de se tornarem profissionais de sucesso no mundo da bola e mostram o que podem fazer para olheiros dos quatro cantos do mundo.

- Quando um atleta nosso é convocado para a Seleção Brasileira de base existe uma valorização dele enquanto jogador, além, é claro, da marca do Vitória. Além disso, eles ganham mais confiança para estrear no profissional. Esses três pontos são fundamentais para os atletas e para o clube – disse Sampaio.

O técnico do time sub-20 do Vitória, Carlos Amadeu, também considera a experiência na Seleção Brasileira de base um grande diferencial para os jovens jogadores.

gabriel soares, volante do vitoria sub-20 (Foto: Raphael Carneiro/Globoesporte.com)O volante Gabriel foi convocado para a Seleção Sub-20 (Foto: Raphael Carneiro/Globoesporte.com)

- Um atleta convocado para a Seleção disputa torneios internacionais, e a sensação de representar o seu país e enfrentar outras escolas de futebol vai somando na experiência. Isso é muito bom para o jogador - comentou.

Escassez de gente grande
Se nas divisões de base Bahia e Vitória fazem bonito, o mesmo não se pode dizer dos times profissionais. A última vez que um jogador da dupla Ba-Vi foi convocado para defender a Seleção Brasileira foi em 2003. O volante Dudu Cearense, que defendeu o Goiás na Série B deste ano, foi o último selecionável atuando em uma equipe baiana. Desde então, nove anos em que as jovens promessas fizeram bonito nas categorias de base do time canarinho, enquanto os profissionais do Rubro-Negro e do Tricolor foram esquecidos pela esquadra nacional.

Para o coordenador de Divisão de Base do Vitória, João Paulo Sampaio, a Seleção Brasileira já não privilegia jogadores que atuam na região Nordeste e prefere aproveitar atletas que atuam no Sul do país.

- Eu acredito que os jogadores do Nordeste dificilmente serão convocados para a Seleção Brasileira. Geralmente, formamos atletas, e eles só são convocados depois de passar por outras equipes. Isso não impossibilita, no entanto, que um jogador de Bahia ou Vitória acabe convocado no futuro. Se fizerem um grande trabalho, os atletas podem ser chamados. Às vezes o menino faz grande trabalho nas divisões de base, mas cai de rendimento no profissional. Se mantiver alto nível, certamente o técnico da Seleção principal vai aproveitá-lo - disse João Paulo.

Atualmente, três jogadores com passagem nas categorias de base da dupla Ba-Vi fazem parte da Seleção Principal. Pelo lado Rubro-Negro, estão o zagueiro David Luiz, que defende o Chelsea, e o atacante Hulk, que atua pelo Zenit. Já o Tricolor tem Daniel Alves, que chegou a disputar a última Copa do Mundo, em 2010, na África do Sul.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ba/noticia/2012/12/dupla-ba-vi-cedeu-17-atletas-para-selecoes-de-base-em-2012.html

Sem carteira de habilitação, Uelliton tem carro apreendido em Salvador


Jogador tem contrato com o Vitória até o final deste ano e já acertou ida para o Cruzeiro na próxima temporada

Por GLOBOESPORTE.COM e G1 BA Salvador

De férias em Salvador, enquanto aguarda para se apresentar ao Cruzeiro, Uelliton teve sua BMW apreendida na noite desta quinta-feira, durante uma blitz realizada pelo Esquadrão de Motociclistas Águia, da Polícia Militar. De acordo com informações da polícia, o jogador foi parado na avenida Jorge Amado, no bairro do Imbuí, e informou para os agentes que não possuía carteira de habilitação. O veículo foi guinchado e levado para o pátio do Detran.

De acordo com a assessoria do órgão, a mulher do jogador retirou o veículo na manhã desta sexta. Para recuperar o carro, a mulher de Uelliton apresentou a habilitação dela e pagou uma multa de R$ 574,62, referente à infração de dirigir sem a licença. Além disso, também foi paga uma diária de R$ 7,60 pela pemanência do carro no pátio do Detran.

Uelliton tem contrato com o Vitória até o final deste ano. O jogador passou uma temporada conturbada na Toca do Leão. Logo no início do ano, ele afirmou que já estava na hora de deixar o clube e recebeu duras críticas do torcedor. A relação entre o volante e a torcida só foi reestabelecida no aniversário do ex-capitão, quando milhares de pessoas cantaram 'Parabéns para você' nas arquibancadas do Barradão.

Carro de Uelliton, uma BMW, foi apreendido em Salvador (Foto: Reprodução/TV Bahia)Carro de Uelliton, uma BMW, foi apreendido em Salvador na noite de quinta-feira (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Pouco tempo depois, no entanto, o clima ruim voltou a imperar. A gota d'água para a relação azedar de vez ocorreu na partida contra o América-MG, no segundo turno da Série B, quando o volante perdeu um pênalti no primeiro tempo, foi vaiado e acabou substituído no intervalo.

Além de confusões com a torcida, Uelliton também se meteu em problemas com o técnico Paulo César Carpegiani. O jogador foi afastado pelo treinador para tratar de uma lesão, mas logo em seguida deu entrevista coletiva e declarou que estava pronto para jogar. No dia seguinte, os médicos do clube anunciaram que o volante estava machucado e ficaria duas semanas longe dos gramados. O incidente dificultou o trato entre atleta e treinador.

Na reta final da Série B, nova polêmica. O volante foi afastado do time e recebeu férias antecipadas na semana do último jogo do Vitória no campeonato. Na ocasião, ele disse que o diretor de futebol do clube, Raimundo Queiroz, não tinha caráter.

Com o contrato perto do fim com o Vitória, Uelliton já acertou o destino para 2013. O jogador chegou a um acordo e vai vestir a camisa do Cruzeiro. A confirmação foi feita pelo presidente do time mineiro, Gilvan de Pinho Tavares, no dia da apresentação do técnico Marcelo Oliveira.
Clique aqui e assista a vídeos do Vitória

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vitoria/noticia/2012/12/sem-carteira-de-habilitacao-uelliton-tem-carro-apreendido-em-salvador.html

Copa do Nordeste realizará 'tour da taça' a partir do dia 7 de janeiro


Troféu da competição fará um giro pelos estados participantes do torneio; Evento terá 16 clubes e começará no dia 19 de janeiro

Por GLOBOESPORTE.COM Recife

Carrossel_COPA-NORDESTE (Foto: infoesporte)Copa do Nordeste terá participação de 16 clubes
(Foto: infoesporte)

A Copa do Nordeste vai ter início no dia 19 de janeiro, mas a movimentação em torno da competição começa bem antes em 2013. A Associação dos Clubes de Futebol Profissional do Nordeste programa um tour da taça da competição pelos estados que terão representantes na disputa.

O giro da taça da Copa do Nordeste começará em Salvador, no dia 7 de janeiro. De lá, o troféu segue para Aracaju no dia 9, depois para Itabaiana no dia 10, Maceió no dia 11, Recife no dia 13, Campina Grande no dia 15, Natal no dia 17 e Fortaleza nos dias 19 e 20. Em cada cidade, ex-jogadores locais estarão no evento para promover a competição regional.

- Será uma grande festa não só para o futebol nordestino, como nacional. A tradição já existe em outras competições como a Copa do Mundo e a Liga dos Campeões. Achamos que esse grande campeonato, que é a Copa do Nordeste, merece essa comemoração - destaca Alexi Portela, presidente da Associação dos Clubes de Futebol Profissional do Nordeste.

Para o diretor de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Virgílio Elisio, os clubes nordestinos sairão ganhando com o torneio.

- A região sempre revelou jogadores e elevou o nível do futebol brasileiro. Não tenho dúvidas de que, além da festa, teremos um grande campeonato com emoção para os torcedores e competitividade para as equipes. O tour da taça homenageia e festeja essa conquista.

A Copa do Nordeste terá 16 clubes, divididos em quatro grupos com os cabeças-de-chave definidos a partir do ranking da CBF. Participam da competição os três primeiros colocados de Pernambuco e Bahia e os dois melhores times de Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Ceará.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-nordeste/noticia/2012/12/copa-do-nordeste-realizara-tour-da-taca-partir-do-dia-7-de-janeiro.html

Sem dinheiro para renovar contrato, Vasco teme assédio a Douglas


Diretor executivo René Simões se mostra impressionado com o interesse de clubes no jogador, que ainda não teve novo vínculo registrado

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

douglas dedé vasco treino (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Douglas e Dedé: dupla de zagueiros em alta
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)

Um dos principais ídolos do Vasco, Dedé é constante alvo de clubes da Europa. Mas em São Januário, um outro zagueiro desperta a cobiça de dirigentes do Brasil e do exterior. Revelação do time na última temporada, Douglas, de 22 anos, tem sido alvo constante. Mas em São Januário há a recusa da possibilidade de negociar o jogador, que é visto como uma joia.

Douglas tem contrato com o Vasco somente até 16 de julho de 2013. No fim da última temporada, a diretoria deixou acertado um novo compromisso, de duração até dezembro de 2016. No entanto, o vínculo ainda não foi registrado na CBF por falta de dinheiro para o pagamento das taxas. Neste compromisso, a multa rescisória seria de aproximadamente € 4 milhões (R$ 11 milhões). A CBF volta de recesso em janeiro, quando ele já poderia assinar um pré-contrato com outro clube.

Quando Douglas iniciou sua sequência como titular no início do Brasileiro por causa da saída de Renato Silva (que negociava seu novo contrato), o Vasco recebeu sondagens de clubes da Rússia. Mas ao fim da temporada, são os clubes brasileiros que demonstraram interesse. No entanto, o Vasco diz que não vai abrir mão do zagueiro.

- É impressionante como o Douglas tem um mercado absolutamente aberto no Brasil. Mas o Ricardo Gomes tem resistido e não abre mão de sua permanência na equipe - explicou René Simões, diretor executivo do Vasco.

Segundo ele, Fellipe Bastos tem sido outro jogador que interessa a clubes brasileiros – o Palmeiras seria um deles –, mas o diretor técnico Ricardo Gomes conta com o volante no elenco do Vasco para 2013.

- O Fellipe Bastos também um jogador ao qual estamos resistindo. Em relação ao Dedé, toda a nação vascaína resiste. O Ricardo decide e a gente executa - disse René.

A falta de dinheiro para pagar as taxas de formulação de contrato também impede que o Vasco renove com outros dois jogadores, embora já haja acerto para a extensão do vínculo. O acordo com goleiro Alessandro termina em 31 de dezembro de 2013, mas está formatado um contrato até o fim de 2015. Promessa das divisões de base, o meia Jhon Cley tem contrato até 21 de setembro de 2014, mas falta registrar o novo contrato, que vai até dezembro de 2015.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2012/12/sem-dinheiro-para-renovar-contrato-vasco-teme-assedio-douglas.html

Aniversário de título de 1997 inspira Vasco em nova reformulação


Personagens da conquista nacional que completa 15 anos nesta sexta-feira lembram importância de mudanças e integração entre jovens e experientes

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Evair Pedrinho Vasco (Foto: Reprodução TV)Pedrinho e Evair em 97: juventude e experiência
para fazer o Vasco campeão (Foto: Reprodução TV)

Da equipe que conquistou a Copa do Brasil e levou o Vasco novamente a brigar por títulos das principais competições, poucos vão ficar em 2013. A reformulação causa apreensão e incerteza quanto ao futuro, mas não é necessariamente algo ruim. Essa é a esperança da torcida cruz-maltina no dia do aniversário do terceiro título do Campeonato Brasileiro. O dia 21 de dezembro de 1997 consagrou não apenas Edmundo, protagonista da campanha, mas um grupo que foi resultado de algumas mudanças e que representou a combinação perfeita de juventude e experiência.

No momento em que, diante das dificuldades financeiras, o Vasco pode dar mais espaço a jogadores proveniente das categorias de base, o time de 1997 também contava com valores importantes criados em São Januário. Recém-promovidos dos juniores, o lateral-esquerdo Felipe e o meia Pedrinho se juntaram a atletas como Mauro Galvão e Evair, contratados para dar mais experiência ao grupo que já contava com Edmundo, Luisinho, Juninho e Ramon. Para complementar, o clube apostou em jogadores pouco conhecidos, como o zagueiro Odvan, que estava no Americano, e o volante Nasa, do Madureira.

Apesar dos pedidos de paciência por conta da reformulação, a torcida do Vasco certamente cobrará bons resultados em 2013. Pois a equipe de 97 começou aquele Brasileirão com duas partidas que levaram preocupação a São Januário. Na estreia, uma derrota por 2 a 1 para o Corinthians no Pacaembu com direito a Edmundo expulso. Em seguida, um empate em 3 a 3 com o Juventude em casa. No entanto, com o passar das rodadas a equipe foi se ajustando. Sob o comando do técnico Antônio Lopes, o time soube equlibrar o fôlego dos jovens com a tranquilidade dos experientes.

- Quando cheguei para o Brasileiro eu já conhecia um pouco o time do Vasco por ter acompanhado a final do Campeonato Carioca. Era um grupo de qualidade, com muitos jovens. E um dos motivos da minha contratação foi essa necessidade de dar mais experiência. Não tinha ideia de que tudo aconteceria de uma maneira relativamente tranquila. O time se se encaixou e conseguimos um equilíbrio dentro e fora do campo. Claro que havia alguns probleminhas, mas nada que não pudesse ser resolvido. Fomos crescendo a partir da metade da competição - lembrou Mauro Galvão.

mauro galvao odvam valber vasco (Foto: Agência Estado)Treino do Vasco em 1997: o então desconhecido zagueiro Odvan (à direita) se juntou aos experientes Mauro Galvão e Válber, que terminou o Brasileiro improvisado na lateral direita (Foto: Agência Estado)

O grupo comandado por Ricardo Gomes e Gaúcho precisará deixar de lado as dificuldades financeiras e buscar motivação com as vitórias em campo. A equipe que conquistou o Brasileiro há 15 anos não sofria com salários atrasados, mas também teve de sofrer ajustes até encontrar sua formação tática final.

- Apesar de ser um centroavante, o Evair jogava mais próximo do meio-campo e deixava o Edmundo à frente. O fato de não fazer gols o incomodava. Lembro que uma vez no vestiário, o Evair disse ao Lopes que não poderia fazer essa função e que deveria dar a vaga para outro. Então o Edmundo interveio e disse que o Evair era importante, que precisava jogar. Falou até que sairia do time se fosse preciso. Na partida seguinte, o Evair marcou o gol da vitória sobre o Botafogo - recordou Pedrinho.

Único remanescente do time de 97, Felipe transferiu seu papel de revelação para o de maior representante da ala experiente do elenco de 2013. Ele terá a função de orientar e administrar os novatos que serão contratados e jovens recém-promovidos dos juniores. Para Mauro Galvão, o grupo que se consagrou há 15 anos provou que nem sempre reformulação significa um passo atrás quando se trata de substituir uma geração que alcançou resultados positivos.

- Num primeiro momento parece que as coisas estão fora daquilo que a gente espera. Mas de repente, com algumas mudanças e ajustes, você consegue retomar e achar novamente o caminho. É sempre bom ter otimismo, procurar trabalhar e contar com quem quer se dedicar ao clube. O Vasco tem bons jogadores, passa por um momento complicado mas tem capacidade para formar um outro bom elenco - observou.

Edmundo, Vasco da Gama, Vasco 1997 (Foto: Raimundo Valentim / Agência Estado)Edmundo é carregado após final contra Palmeiras
(Foto: Raimundo Valentim / Agência Estado)

Pedrinho lembrou a importância de dar espaço aos jovens, como o Vasco promete fazer em 2013, mas também ressaltou que reformulação precisa estar atrelada à formação de um grupo equilibrado e de qualidade.

- Minha geração era muito boa, com jogadores que tinham grande chance de darem certo. No profissional havia atletas conhecidos, experientes e que não tinham uma idade tão avançada. Hoje está mais complicado. Apenas o Felipe é mais experiente e com um currículo muito vitorioso. É complicado tudo ficar nas costas dele. Mas é preciso de tempo e paciência
Assim como foi em 97...

A campanha
O Vasco terminou a fase de classificação como o melhor pontuador, somando 54 pontos em 25 jogos (17 vitórias, três empates e cinco derrotas). Na segunda etapa, os oito melhores classificados foram divididos em dois grupos de quatro. O Vasco ficou com Juventude, Flamengo e Portuguesa e terminou como primeiro colocado: 14 pontos, com quatro vitórias e dois empates. Na decisão, a equipe cruz-maltina enfrentou o Palmeiras, campeão do outro grupo. Beneficiado pela melhor campanha, foi campeão após dois empates em 0 a 0 na decisão. O Vasco ainda terminou o Brasileirão com Edmundo artilheiro, com 29 gols, recorde da época.

Time-base do Vasco na campanha de 97: Carlos Germano, Válber, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Luisinho, Nasa, Juninho e Pedrinho (Ramon); Edmundo e Evair.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2012/12/aniversario-de-titulo-de-1997-inspira-vasco-em-nova-reformulacao.html

Fillipe Soutto promete ‘boa marcação e leitura tática’ na chegada ao Vasco


Volante mostra otimismo com acerto, garante não temer pressão e se diz pronto para ajudar o time a ter um ano melhor em 2013

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Daneil Carvalho (Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)Fillipe Soutto foi envolvido na troca por Alecsandro
(Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)

Envolvido na negociação de Alecsandro com o Atlético-MG, Fillipe Soutto está otimista com a transferência para o Vasco. Aos 21 anos, o volante mineiro, que sempre foi considerado uma das principais apostas do Galo, garante que não teme a pressão de defender o clube da Colina e se apresenta com humildade, mostrando disposição para ajudar.

- Encaro o momento como uma grande oportunidade na carreira. É bom chegar em um clube com tanta tradição, respeitado no mundo inteiro como o Vasco. É uma responsabilidade muito grande, mas sei que posso fazer um bom trabalho e cair nas graças da torcida se for bem. Sou mais um segundo volante. Um jogador, na minha concepção, com boa marcação, leitura tática, bom passe e que se entrega nos treinamentos. Procuro fazer o melhor no dia a dia para o resultado aparecer nas partidas. Estou disposto a ajudar o Vasco em todos os momentos, independentemente da função. A torcida cobra bastante quando o time não está bem. Isto é bom, pois a pressão faz parte do futebol - disse, em entrevista à Rádio Brasil.

Nesta temporada, Fillipe Soutto recebeu poucas chances no time de Cuca. O jogador garante ter se esforçado, mas diz que sempre respeitou as opções do treinador. O volante, no entanto, espera fazer de 2013 um ano diferente, não só para ele, mas também para o Vasco.

- Fiz tudo o que podia no Atlético-MG. Nunca desanimei, mas ser titular é consequência de uma decisão tomada pelo treinador. Todo treinador tem suas preferências. Em 2011, eu fui titular com o Cuca. Já em 2012, ele preferiu mudar. Tudo o que passou serviu de aprendizado. Agora quero fazer de 2013 um ano mais produtivo para mim e para o Vasco - afirmou.

Fillipe só lamenta não ter a oportunidade de jogar ao lado de Juninho Pernambucano, que acertou com o New York RB, dos Estados Unidos. O volante de 21 anos considera o experiente meia um ídolo.

- O Juninho é um ídolo de infância. Grande jogador e que dispensa comentários. Seria muito bom jogar ao lado dele, mas a rotatividade no futebol é muito grande. Outros jogadores vão estar ao meu lado para me ajudar.

Além de Fillipe Souto, o atacante Leonardo, de 30 anos, também chegará ao Vasco pela troca por Alecsandro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2012/12/fillipe-soutto-promete-boa-marcacao-e-leitura-tatica-na-chegada-ao-vasco.html

Genoa libera, e Vasco consegue empréstimo de Zé Love por um ano


Jogador chega ao Rio neste fim de semana para acertar detalhes de seu contrato com o clube carioca. René Simões confirma sucesso no negócio

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Zé Love Zé Eduardo Genoa (Foto: Getty Images)Zé Love em ação pelo Genoa (Foto: Getty Images)

O Vasco está muito perto de anunciar mais um reforço para a próxima temporada. O atacante Zé Love já está de malas prontas para deixar o Genoa, da Itália, e desembarcar no Rio de Janeiro, provavelmente no sábado, para acertar os últimos detalhes de seu contrato de empréstimo por um ano com o clube carioca.

O diretor executivo do Vasco, René Simões, confirmou o acerto com o clube italiano, mas fez questão de dizer que ainda precisa sentar com o jogador para definir a questão salarial de Zé Love, que defendeu o Siena na última temporada no Campeonato Italiano.

- A parte mais difícil já foi resolvida. Conseguimos o empréstimo gratuito por um ano e estamos esperando a chegada do jogador para acertar a parte dele com o Vasco neste fim de semana - disse René Simões.

Além de Zé Love, o Vasco está perto de anunciar a contratação do atacante Leonardo, do Atlético-MG. Ele foi envolvido na troca por Alecsandro com o clube mineiro, mas ainda não acertou a questão salarial.

- O Leonardo ainda não está certo - comentou René, confirmando o acerto com o volante Fillipe Soutto, envolvido na mesma troca. - Com esse já está resovido.

No dia 26, o Vasco deve promover a apresentação de alguns desses reforços para a próxima temporada.

FONTR:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2012/12/genoa-ita-libera-e-vasco-consegue-emprestimo-de-ze-love-por-um-ano.html

Inter sonda lateral Luis Ricardo, da Lusa, mas já busca alternativas


Diretoria colorada reclamou da “intromissão de agentes” na negociação

Por Tomás Hammes Porto Alegre

Luis Ricardo gol Portuguesa (Foto: Ale Vianna / Ag. Estado)Luis Ricardo já havia manifestado o desejo de
deixar a Lusa (Foto: Ale Vianna / Ag. Estado)

Sem lateral-direito, o Inter foca a função como prioridade para a temporada de 2013. O clube estava negociando com a Portuguesa para contratar Luis Ricardo. A transação parecia bem encaminhada. Mas a direção colorada reclamou que inúmeros empresários apareceram se dizendo representantes do atleta e emperraram a negociação.

O diretor técnico Newton Drummond não escondeu sua insatisfação com a intromissão e já coloca em dúvida a contratação:


- Eu já falei com quatro pessoas. Cada um diz uma coisa. Não vou deixar pseudo-empresário tirar dinheiro do Internacional. O negócio está em stand by. Estamos vendo outros rumos.

A declaração de Chumbinho, como o executivo é conhecido, mostra uma complicação à qual a direção da Lusa não contava. O presidente Manuel da Lupa revelou que o jogador de 28 anos já havia manifestado o desejo de procurar uma nova equipe para defender em 2013. Tanto que esperava uma resposta do Inter para concretizar o negócio.

- Nós pedimos R$ 3 milhões. O Inter ficou de fazer uma contraproposta. Acho que vamos fechar pela metade, não o vamos segurar. A Portuguesa tem uma boa relação com o Inter e o Luis Ricardo já disse que deseja respirar novos ares – afirmou o mandatário da Lusa em entrevista à Rádio Bandeirantes.

A carência na lateral direita ocorre porque o Inter não quis renovar o contrato com Nei e não permanecerá com Edson Ratinho, que estava emprestado pelo Mogi-Mirim. O clube viu as situações de Jonathan, da Inter de Milão, e Rafinha, do Bayern de Munique, mas os preços elevados assustaram. Rafinha, todavia, ainda não foi descartado pela cúpula gaúcha e pode receber uma nova investida.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2012/12/inter-sonda-lateral-luis-ricardo-da-lusa-mas-ja-busca-alternativas.html

nter encaminha 1º reforço para 2013 e aguarda retorno da proposta


Newton Drummond revelou que o clube gaúcho sondou dois jogadores. Direção prioriza a contratação de um lateral-direito

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre

Há um consenso entre cúpula e comissão técnica do Inter de que é preciso contratações pontuais. 

E o primeiro reforço poderá ser encaminhado nesta sexta-feira. De acordo com o diretor técnico Newton Drummond, o clube gaúcho aguarda pela resposta de um atleta, provavelmente lateral-direito – posição carente no grupo colorado.

- O Inter tem uma boa contratação bem encaminhada. E outra está flertando. Estamos aguardando resposta entre hoje e amanhã (sexta) – contou, em contato com a Rádio Gaúcha.

Luis Cesar Souto de Moura Marcelo Medeiros Newton Drummond Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Direção do Inter trabalha com calma atrás de reforços (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)

Após as saídas de Nei e Edson Ratinho, o clube ficou sem jogadores para o setor. Cláudio Winck será integrado ao grupo principal, mas não assumirá o posto de cara. Ganhará experiência e entrará gradualmente na equipe.

Luis Ricardo, lateral-direito da Portuguesa, era o mais próximo de ser anunciado. Após o presidente do clube paulista, Manuel da Lupa, colocar o negócio como praticamente fechado, o Inter “segurou” a tratativa pelo excesso de pessoas tentando participar da transação.

A direção voltou ao mercado e um jogador de fora pode ser repatriado. A maior tendência, no entanto, é por alguém do mercado brasileiro.

- Vamos formar uma equipe bastante forte e competitiva Quando concretizamos a primeira negociação, vamos apresenta-la. É um atleta que disputou o Brasileirão por uma grande equipe. Quando concretizamos a primeira negociação, vamos apresentá-la – acrescentou.

Jonathan, da Inter de Milão, e Rafinha, do Bayern de Munique, também foram especulados. Este último é visto com bons olhos pela cúpula colorada. Além disso, voltaria a trabalhar com Dunga, que o convocou para a Seleção. Porém, o alto preço assustou, mas não o retirou da lista de compras.

Um atacante velocista também aparece nas pretensões do técnico. Ele vê a função como cada vez mais rara. O Inter sente a falta de um jogador com estas características desde a saída de Taison, que foi negociado após o título da Libertadores no segundo semestre de 2010. O nome de Éder Luis, do Vasco, não aparece entre as predileções dos vermelhos. Some-se a isso a necessidade de pagar 2,8 milhões de euros referentes ao débito do clube carioca com o Benfica e o negócio está vetado.

A direção discute com Dunga diariamente os possíveis reforços. O entendimento é de que o elenco, apesar do ano irregular, ainda é um dos principais do país e pode recolocar a equipe na luta pelas principais conquistas no próximo ano.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2012/12/inter-encaminha-1-reforco-para-2013-e-aguarda-retorno-da-proposta.html

Kleina confirma proposta do Verdão por Riquelme e elogia o argentino


Treinador do Verdão gostaria de contar com o meia no Palmeiras, mas ressalta interesse do Boca em segurá-lo e longo tempo de inatividade

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Riquelme Troféu Mesa Redonda, da Gazeta (Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)Riquelme está na mira do Palmeiras para o 2013
(Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)

O técnico Gilson Kleina imagina o Palmeiras com o meia Riquelme em 2013. O treinador alviverde confirmou nesta sexta-feira que o Verdão apresentou uma proposta pelo argentino, e não poupou elogios ao meia de 34 anos. A única preocupação de Kleina é a forma física de Riquelme depois de seis meses parado, além da possibilidade real de ele voltar a atuar pelo Boca Juniors na próxima temporada.

Para tentar concretizar a negociação, o Verdão enviou um representante à Argentina, mas os dirigentes evitam comentar o assunto publicamente. Após o anúncio do técnico Carlos Bianchi no Boca Juniors, com quem Riquelme viveu uma de suas melhores fases na carreira, o temor da diretoria alviverde é que ele seja convencido a voltar a jogar – apesar de ainda manter contrato com o clube, ele entrou em acordo e não joga desde o fim da Libertadores deste ano.

- É um grande nome, uma referência. Quem não queria ter um jogador dessa qualidade? O Palmeiras fez uma proposta, vamos aguardar a assessoria dele. A única situação que a gente precisa ver são as condições dele. Faz muito tempo que não joga. O treinador que chegou ao Boca, o Bianchi, adora o Riquelme, tem afinidade. Vejo com bons olhos isso que está acontecendo – disse Kleina, à "Fox Sports".

De olho no trabalho da diretoria pela contratação de reforços, Kleina admite que alguns nomes desejados já acertaram com outros clubes. Ao fim desta temporada, nove atletas do Verdão foram dispensados, e outros 11 foram colocados à disposição para serem negociados. Até o momento, somente o goleiro Fernando Prass e o lateral-direito Ayrton foram contratados. Kleina também pede a renovação do volante Marcos Assunção, que está travada.

- Alguns nomes que estavam na mira do Palmeiras já perdemos. O presidente que assumir tem de montar o Palmeiras, reorganizar. Fica difícil cravar algumas situações se o momento é político, sabemos como funciona. Assunção é uma referência do Palmeiras, espero que possam se acertar, ele foi uma peça fundamental, nosso capitão.


Clique aqui e assista a vídeos do Palmeiras

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2012/12/kleina-confirma-proposta-do-verdao-por-riquelme-e-elogia-o-argentino.html

Gobbi confirma interesse em Pato e compara negociação a um namoro


É como quando você quer namorar uma mulher: sonda, preocura saber se ela gosta, pergunta para as amigas...', afirma presidente do Timão

Por Marcelo Prado Assunção, Paraguai

Mário Gobbi Filho presidente Corinthians (Foto: Marcelo Prado/Globoesporte.com)Mário Gobbi exibe o troféu da Libertadores durante
sorteio (Foto: Marcelo Prado/Globoesporte.com)

Poucos dias após a conquista do Mundial de Clubes, o presidente do Corinthians, Mário Gobbi, já voltou à ativa. Nesta sexta-feira, ele esteve na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Luque, no Paraguai, onde acompanhou o sorteio dos grupos da Taça Libertadores da América. Antes do evento, ele falou sobre reforços e confirmou o interesse do Timão em  Alexandre Pato, atacante do Milan.

O dirigente, no entanto, afirma que, por enquanto, as conversas estão muito no início. Bem-humorado, ele compara a situação a um início de namoro.

- A conversa sobre o Pato é embrionária. É como quando você quer namorar uma mulher: primeiro, dá uma sondada, descobre onde ela mora, pega o telefone, conversa com as amigas, vê o do que ela gosta, procura saber se há o interesse. Depois, convida para o jantar, que pode ser bom ou não. De repente, você precisa investir em outros jantares para ter êxito. Só então vira namoro. Depois, você noiva e casa. Tudo tem seu tempo – brincou.

O site da Sky Sports italiana noticiou que o Timão teria oferecido € 15 milhões de euros (R$ 40 milhões) para contar com o jogador de 23 anos, o que não foi confirmado pelo dirigente alvinegro. O clube italiano, por outro lado, confirma que recebeu uma oferta, mas não falou em valores.

- Existiu uma sondagem, há o interesse, mas daí para frente é preciso ter calma. Eu não posso falar pelo que o Milan disse. É preciso saber que assuntos como esse mexem com o sentimento das pessoas. Vamos devagarzinho. Se acontecer, ótimo.

Para fechar, o dirigente confirmou que o meia Renato Augusto, do Bayer Leverkusen, está praticamente contratado.

- Essa negociação é concreta, está perto de fechar. Acredito muito que teremos um final feliz.


Alexandre pato milan treino (Foto: Agência AFP)Pato está na mira do Timão para 2013: ainda uma paquera (Foto: Agência AFP)

Grêmio e São Paulo têm desafios nas alturas e brasileiros na rota de grupos


LDU, Bolívar e altitude são adversários dos Tricolores na pré-Libertadores, e quem passar terá Flu e no caminho. Timão enfrentará carrasco do Verdão

Por GLOBOESPORTE.COM Assunção

Não há grupo da morte para brasileiros, mas a altitude será o principal desafio na fase preliminar da 54ª edição da Taça Libertadores da América. O sorteio realizado no início da tarde desta sexta-feira em Assunção, no Paraguai, colocou a LDU e os 2.850m de Quito (Equador), e o Bolívar e os 2.750m de Cochabamba (Bolívia), respectivamente, no caminho de Grêmio e São Paulo na pré-Libertadores. Os dois terão a vantagem de dicidir a classificação em casa e, se ambos avançarem à fase de grupos, cairão na mesma chave que outros dois brasileiros: o Tricolor paulista buscará a última vaga do Grupo 3, onde está o Atlético-MG, e o gaúcho tentará entrar no Grupo 8, onde o Fluminense é o cabeça de chave.

Tabela Libertadores 2013 (Foto: arte esporte)
Atual campeão, o Corinthians escapou dos argentinos, mas não deve ter vida fácil no Grupo 5. O Millonarios (Colômbia), que eliminou Palmeiras e Grêmio na última Copa Sul-Americana, teoricamente está entre os adversários mais competitivos do torneio. E as demais equipes da chave, apesar de serem muito inferiores tecnicamente, oferecem outros incômodos: a longa e desgastante viagem para enfrentar o Tijuana, 
do México, e a altitude de 3.706m de Oruro para o duelo contra o San José, da Bolívia.

O Atlético-MG é outro que não deu muita sorte no sorteio no Grupo 3. Além de ser o único brasileiro, por enquanto, que tem um adversário argentino pela frente, o Arsenal de Sarandí, o Alvinegro também terá que jogar contra a altitude de 3.660m de La Paz quando encarar o The Strongest, da Bolívia. E ainda correrá o risco de ter na mesma chave o São Paulo, se o Tricolor passar pela fase preliminar.

O Palmeiras, no Grupo 2, terá como maior adversário o Libertad, atual campeão paraguaio. O Sporting Cristal, também campeão no Perú, não deve ser um grande problema para o Verdão, que poderá ter um argentino na chave se o Tigre, vice-campeão da Sul-Americana, passar pelo Deportivo Anzoátegui, da Venezuela, na pré-Libertadores. A chave do Fluminense, atual campeão brasileiro, tem o Huachipato, campeão chileno, e o Caracas, da Venezuela, mas o adversário mais perigoso sairá do jogo entre Grêmio e LDU, antigo carrasco do Tricolor carioca.

'Troca' de potes coloca LDU contra Grêmio, e regulamento livra Flu de pegar argentino
A cerimônia começou com um solo de guitarra do músico brasileiro Rafael Moreira, seguido do discurso do presidente da Conmebol, Nicolás Leoz. Após uma longa sessão de homenagens para personalidades importantes do futebol sul-americano - como o técnico argentino José Perkeman, o ex-goleiro colombiano Mondragón e o ex-meia boliviano Melgar - Leoz entregou uma réplica da taça Libertadores ao presidente do Corinthians, Mário Gobbi, que ergueu o troféu representando o atual campeão do torneio e do Mundial de Clubes da Fifa. Ele subiu ao palco ao lado de José Maria Marin, presidente da CBF, e Marcos polo Del Nero, presidente da Federação Paulista.

Antes do início do sorteio, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou uma mudança nos potes da pré-Libertadores em relação ao que vários órgãos de imprensa sul-americanos divulgaram durante a semana: a LDU, do Equador, que inicialmente estaria no pote 1, trocou de lugar com o Tolima, da Colômbia, no pote 2. Isso deixou a equipe equatoriana como possível rival de São Paulo e Grêmio, o que de fato aconteceu para o Tricolor gaúcho.

América-MG terá nova sede administrativa a partir de 2013


Conselheiros estiveram no local, visitando a obra, deve ficar pronta em abril

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
Imagem da nova sede do América-MG (Foto: Reprodução site oficial AFC)Local onde será instalada a nova sede do
América-MG (Foto: Reprodução site oficial AFC)

A partir de 2013, o América-MG terá terá nova sede administrativa. O Conselho Administrativo de Coelho já realizou uma primeira reunião no local, que fica no Boulevard Shopping, onde o clube terá uma loja. Os conselheiros tiveram a oportunidade de visitar a obra onde, no ano que vem, ficará toda a administração do clube. No espaço de mil metros quadrados haverá sala de troféus, boutique exclusiva com todos os produtos licenciados pelo clube, sala do sócio torcedor e espaço de convivência para os americanos. 

A previsão é que a nova sede administrativa esteja funcionando completamente em abril, quando o Coelho encerra suas comemorações do centenário, que termina no dia 30 de abril. A sede é atualmente na Rua Mantena, no bairro Ouro Preto.
  
De acordo com informação divulgada no site oficial do clube, a transferência da administração do América para o Boulevard Shopping representa a volta às origens. Onde hoje está erguido um dos mais modernos shoppings do país funcionou, durante anos, a administração do América. Foi também na antiga Alameda, há alguns quarteirões do Boulevard, que o clube viveu grande parte de sua gloriosa história.  

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2012/12/america-mg-tera-nova-sede-administrativa-partir-de-2013.html

Inter vence o América-MG e garante vaga na decisão do Brasileirão Sub-20


Giovani e Valdívia, duas vezes, marcaram os gols da vitória por 3 a 1

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre

Buscando o bicampeonato do Brasilerião sub-20, o Inter venceu o atual campeão da competição na tarde desta quinta-feira. Em duelo válido pela semifinal da competição, o time colorado Inter derrotou o América-MG por 3 a 1, no estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre.

O destaque da partida foi Valdívia, ao ingressar na equipe no decorrer da partida e marcar duas vezes. Giovani complementou o placar.

A final está marcada para o próximo sábado, às 19h30m, no Passo D’Areia. Agora, o time treinado por André Jardine aguarda pelo vencedor do duelo entre Coritiba e Cruzeiro, válido pela outra semifinal da competição.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-sub-20/noticia/2012/12/inter-vence-o-america-mg-e-garante-vaga-na-decisao-do-brasileirao-sub-20.html

Menosprezo com mais pobres é motivo de irritação de Sheik com Léo


Atacante defende 'provocações sadias', mas afirma que lateral-esquerdo santista mexeu com situação dos torcedores e irritou todo time corintiano

Por Alexandre Lozetti e Diego Ribeiro São Paulo

Emerson Sheik comemoração Corinthians festa Mundial (Foto: Gustavo Tilio / Globoesporte.com)Emerson Sheik posa diante da torcida
(Foto: Gustavo Tilio / Globoesporte.com)

Em suas já conhecidas provocações, Emerson não cita nomes de jogadores ou clubes. Mas todo mundo sabe que o "chupa" falado pelo atacante no trio elétrico, durante a recepção da torcida aos campeões mundiais, foi direcionado ao lateral-esquerdo do Santos, Léo.

A polêmica entre os dois teve início quando cerca de 15 mil corintianos foram ao Aeroporto de Cumbica, no embarque do Timão para o Japão, e fizeram uma grande festa. No fim, houve tumulto, e o jogador do rival não perdoou. Disse que "quem está acostumado com rodoviária não pode ir a aeroporto". A frase revoltou o camisa 11, que, em seu Twitter, chamou Léo de babaca. Na chegada ao país, ele voltou a mencionar o adversário. No programa 'Altas Horas', falou rapidamente sobre o assunto. Mas agora explicou o real motivo de ter ficado tão irritado. O tom de menosprezo com os mais pobres.

- Falei uma palavra feia porque todo mundo ficou muito chateado. Não falou enquanto profissional, foi algo com o ser humano. Eu também vim da favela, não tinha dinheiro, mas hoje, se eu quiser, compro um avião. Acho que ele realmente passou de todos os limites. Foi muito forte. É uma dificuldade que nosso país atravessa, a maioria da população não tem o privilégio que nós temos, de pegar um avião e viajar. Então mexeu muito com a galera.

Logo no dia seguinte à frase polêmica, Léo pediu desculpas à torcida corintiana em sua página no Facebook. O atacante do Timão reconheceu o gesto, mas não se acalmou. Para ele, as provocações são saudáveis e fazem falta ao futebol. Ele citou Edmundo, Paulo Nunes e Edílson como exemplos de jogadores que tiravam sarro dos rivais de maneira positiva, e lamentou que hoje há muito melindre na relação entre os atletas. Porém, em sua opinião, a declaração de Léo foi ofensiva.

- Ele foi muito infeliz, mas tudo tem volta, né? Eu também já errei pra caramba, parece que ele pediu desculpas, foi bacana, teve essa grandeza. Mas o torcedor é fanático e não esquece.

Além do ataque contra o santista, Emerson também brincou com o São Paulo durante a comemoração corintiana, ao citar que o Corinthians foi campeão mundial disputando o jogo inteiro. Uma alusão clara ao título da Sul-Americana do Tricolor, depois que o Tigre decidiu não voltar do intervalo após uma briga com seguranças do clube paulista. Embora irrite os torcedores adversários, Sheik não acha que seja falta de respeito.

- Eu tenho limite, mas é o seguinte: se você quiser ser respeitado, então me respeite.

Clique e assista a vídeos do Corinthians

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2012/12/menosprezo-com-mais-pobres-e-motivo-de-irritacao-de-sheik-com-leo.html

Tenistas 'ignoram' pressão e encaram volta de WTA como chance de crescer


Sem top 100 desde 1990, brasileiras esperam paciência com cobranças no retorno de torneio WTA ao país, e Teliana pede sequência para ter evolução

Por Leo Velasco Costa do Sauípe, BA

O tênis feminino no Brasil vive duas realidades diferentes. Sem uma tenista no top 100 desde 1990, em 2013 o país volta a receber um torneio da WTA, o circuito profissional feminino. Em 2014, há a possibilidade de serem dois. Com o aumento do investimento, a cobrança por resultados também deve crescer, mas as brasileiras preferem enxergar a situação por outro lado. Em vez de se preocupar com a pressão, elas querem focar na oportunidade que terão.

Entre os dias 24 de fevereiro e 2 de março de 2013, Florianópolis receberá um torneio. Em 2014, o Rio de Janeiro poderá ter a competição que hoje acontece em Memphis, nos Estados Unidos, mas a WTA ainda precisa confirmar. Ex-número 1 do Brasil, medalhista de bronze nas duplas mistas no Pan de Guadalajara e 437ª do ranking da WTA, Ana Clara Duarte mostra empolgação, mas também pede paciência com as expectativas.

Ana Clara Duarte joga na Costa do Sauípe (Foto: Celso Pupo / Fotoarena)Ana Clara Duarte acredita que competição abre portas para o tênis feminino (Foto: Celso Pupo / Fotoarena)

- Com certeza abre muitas portas para o tênis feminino. Mas a gente tem que entender que tem que ser feito um investimento para que a gente possa ser competitiva, porque hoje a nossa número 1 é 160 do mundo, e você vê poucas 160 ganhando um WTA. Eu acho que a gente já vê um suporte muito maior e eu acho que isso é o mais importante. Lógico que o público quer ver brasileiro ali, mas a gente tem que entender que se o WTA fosse hoje as chances não eram muito boas. A gente está falando em outro nível. O público tem que ser um pouco paciente em relação a isso. Está abrindo muitos portas para a gente estar podendo competir no nível delas aqui dentro do Brasil. Isso é muito importante para a gente como jogadora estar crescend e só o fato de estar voltando já é um grande passo - disse a carioca de 23 anos.

Uma das promessas da nova geração, Carolina Meligeni, de 16 anos, também encara a situação de forma otimista.

- Eu acho que é um incentivo para a gente trabalhar e melhorar ainda mais. Para tentar fazer nosso melhor nisso, aproveitar da melhor maneira e ter uma brasileira boa jogando. Acho que não é pressão nenhuma, é um incentivo a mais para a gente que quer chegar no alto nível - afirmou Carol Meligeni.

Teliana Pereira recebe o Prêmio Tênis (Foto: Celso Pupo / Fotoarena)Teliana durante o Prêmio Tênis, onde foi eleita a
melhor do país (Foto: Celso Pupo / Fotoarena)

Número 1 do Brasil, 164 do mundo e escolhida a melhor tenista brasileira de simples e duplas no Prêmio Tênis, Teliana Pereira estipulou como meta para 2013 entrar no top 100. Para a pernambucana de 24 anos, porém, apenas uma competição importante não será o suficiente para mudar o cenário do tênis feminino no Brasil.

- É um momento muito positivo. Mas o que eu sempre falo é que é muito legal eles fazerem um WTA, só que melhor ainda seria se eles conseguissem dar uma sequência ainda em 2013. Só com o WTA você ainda não vai conseguir ver o tênis feminino brasileiro dar aquele pulo. Com certeza vai ter pressão, mas tem que saber lidar com isso. Tem que encarar de uma maneira que quem está ali está torcendo e gosta de estar ali te vendo jogar - destacou Teliana.

Ex-número 1 do mundo e bicampeão do Aberto do Brasil, Gustavo Kuerten acredita que a competição na sua cidade natal acontece no momento certo para o tênis feminino brasileiro e trará um evolução para a modalidade no país.

- Quem mais se beneficia são as nossas jogadoras que vão aqui do lado já ter um parâmetro de experiência, de exemplo, de análise de treinamento, procedimento. Tudo isso que só se encontraria teoricamente na Europa. E trazendo um nível competitivo alto, acho que elas vão ter que correr atrás de alguma forma. Não serve para fazer uns pontinhos e se acomodar, mas sim o contrário, já enfrentar as que já estão no topo - alertou Guga.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/12/tenistas-ignoram-pressao-e-encaram-volta-de-wta-como-chance-de-crescer.html

Sesi-SP derrota o Canoas e chega à terceira vitória seguida na Superliga


Dentro de casa, equipe paulista supera time gaúcho em 3 sets a

0

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Não que tenha sido um jogo fácil. O Sesi-SP, no entanto, fez o seu papel ao vencer o Canoas dentro de casa pela oitava rodada da Superliga Masculina. Dentro do ginásio da Vila Leopoldina, a equipe derrotou o time gaúcho por 3 sets a 0, parciais 25/22, 25/22 e 27/25, e chegou à terceira vitória seguida na competição.

Serginho Sesi Superliga vôlei (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Serginho comemora vitória do Sesi (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

No duelo entre os irmãos Endres, Murilo levou a melhor sobre Gustavo. O ponteiro do Sesi marcou 13 pontos e foi o maior pontuador da noite, contra seis do central. Lorena, com 11 pontos, e Cleber, com 10, também foram importantes para a vitória paulista.

- Foi uma partida morna, jogamos abaixo do que podemos. Nosso time é agressivo e sempre entra forte, mas não foi o que aconteceu nessa partida. Apesar disso, ganhamos os dois primeiros sets com certa facilidade. No terceiro, revertemos o placar de 24 a 21 e fechamos o jogo. Fico feliz em ajudar a equipe. Voltei para o Brasil depois de 11 anos atuando fora para buscar o meu espaço no time e ajudar a ganhar - afirmou Cleber.

Com a vitória, o Sesi chegou aos 15 pontos e ocupa provisoriamente a terceira colocação. A equipe ultrapassou justamente o Canoas, que tem 14.

O Florianópolis volta à quadra no dia 29 de dezembro, contra o Florianópolis, às 16h30m. Já o Canoas encara o São Bernardo, às 21h30m do mesmo dia, fora de casa.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/12/sesi-sp-derrota-o-canoas-e-chega-terceira-vitoria-seguida-na-superliga.html