segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Olimpia e Millonarios garantem vaga: veja como será o sorteio na sexta


Único time ainda não conhecido (Bolívia 3) sairá do confronto entre Oriente Petrolero e Bolívar nesta quarta-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Assunção

Pela primeira vez na história, a Taça Libertadores terá antes de seu sorteio todos os participantes conhecidos. A edição de 2013 da principal competição da América do Sul viu no último domingo mais dois clubes garantirem classificação: o Olimpia se firmou como o Paraguai 3 e irá à fase prévia ao terminar como time de melhor pontuação na tabela anual do Paraguaio após o título do Libertad, consolidado como Paraguai 1 no Torneio Clausura. O Cerro Porteño, vencedor do Apertura, será o Paraguai 2. Na Colômbia, o Millonarios levantou a taça e foi confirmado como a segunda força do país para a cerimônia.

Resta, portanto, apenas uma vaga entre os 38 candidatos ao caneco. O Bolívia 3, que irá à pré-Libertadores, sairá do confronto entre Oriente Petrolero e Bolíviar, em um jogo único na próxima quarta-feira. O sorteio acontecerá na sexta-feira, dia 21, em Assunção, na sede da Conmebol, ao meio-dia no horário de Brasília (11h no horário local).

Millonarios comemora vaga na Libertadores (Foto: Agência AFP)Millonarios comemora título colombiano e a vaga na Libertadores 2013 (Foto: Agência AFP)

O Brasil, por ter o atual campeão Corinthians, terá seis times no torneio: o próprio Timão, Fluminense, Palmeiras, Grêmio, Atlético-MG e São Paulo. Os dois primeiros serão cabeças de chave já definidos pela entidade, com outras seis equipes: Arsenal de Sarandí, Vélez Sarsfield (ambos da Argentina), Independiente Santa Fé (Colômbia), Deportivo Lara (Venezuela), Sporting Cristal (Peru) e Barcelona de Guayaquil (Equador).

Como a Conmebol realiza um rodízio para estabelecer os protagonistas do sorteio, o pote 2 foi completado pelas duas melhores equipes de Bolívia (The Strongest e San José), Chile (Universidad de Chile e Huachipato), Paraguai (Libertad e Cerro Porteño) e Uruguai (Nacional e Peñarol).

O pote 3 terá os argentinos Newell's Old Boys e Boca Juniors, os brasileiros Palmeiras e Atlético-MG e mais um clube de Venezuela (Caracas), Colômbia (Millonarios), Equador (Emelec) e Peru (Real Garcilaso).

Os mexicanos Toluca e Tijuana são os únicos confirmados no pote 4, que terá mais seis times vindos da fase prévia - em que estão Grêmio, São Paulo, Tigre (Argentina), Deportes Iquique (Chile), Deportes Tolima (Colômbia), LDU (Equador), León (México), Olimpia (Paraguai), Universidad César Vallejo (Peru), Defensor (Uruguai) e Deportivo Anzoátegui (Venezuela), além do Bolívia 3.

Assim, já é possível ter uma ideia das piores e das melhores possibilidades para os times brasileiros. Os cabeças de chave Corinthians e Fluminense, por exemplo, podem cair em um grupo com Universidad de Chile, Boca Juniors e Grêmio ou São Paulo. Por outro lado, podem ter como adversários Huachipato, Real Garcilaso e Deportivo Anzoátegui, caso este se classifique. Os brasileiros do pote 3 não podem cair nas chaves de Timão e Flu.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2012/12/olimpia-e-millonarios-garantem-vaga-e-libertadores-tera-sorteio-completo.html

'Joo-neen-yoh': New York RB anuncia acerto com Juninho Pernambucano


Ídolo da torcida do Vasco, jogador aceita proposta de clube americano, não renova e se torna mais um a deixar São Januário em meio à crise financeira

Por GLOBOESPORTE.COM Nova York, Estados Unidos

O New York RB anunciou nesta segunda-feira a contratação de Juninho Pernambucano, que defendeu o Vasco nesta temporada. A confirmação foi feita no site oficial do clube americano. O jogador de 37 anos havia visitado a sede da nova equipe no início deste mês e ficado encantado com a estrutura. A diretoria cruz-maltina manteve a esperança de renovar o contrato, mas, diante das graves dificuldades financeiras, o veterano meia decidiu aceitar o desafio de atuar nos EUA até dezembro, após ser pressionado a escolher em razão das burocracias do país. Ele será companheiro de time do atacante francês Thierry Henry, e a publicação já até ensina os torcedores a pronunciar o nome do Reizinho: "joo-NEEN-yoh".

- Juninho é um jogador de classe mundial, a quem eu e nosso diretor global de esportes, Gerard Houllier (francês que o treinou no Lyon), sempre admiramos. Além de ser um especialista em bola parada e ter um talento tremendo, Juninho é um profissional fantástico dentro e fora de campo. Ele está em grande forma física, e achamos que vai ter um impacto positivo para nosso time em 2013 - disse o diretor de esportes do RB, Andy Roxburgh.

Juninho apresentado no New York (Foto: Reprodução / Site Oficial)Juninho posa ao lado de Andy Roxburgh, diretor esportivo de seu novo clube (Foto: Reprodução / Site Oficial)

A novela envolvendo o New York RB, Vasco e Juninho começou no fim de novembro, quando o Cruz-Maltino ainda tentava a renovação do meia, mas começou a encarar a dura concorrência. No começo de dezembro, o jogador viajou para conhecer o clube, posou para foto vestindo um casaco e segurando a camisa do time - que exigiu que só fosse divulgada se o acordo saísse - e voltou balançado, embora a oferta salarial não igualasse a do Atlético-MG. O que o atraiu mais foi a possibilidade de estudar para ser dirigente e dar outro padrão de vida à esposa e às filhas. Logo depois, pediu duas semanas para decidir o futuro.

O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, chegou a se animar ao receber uma mensagem de Juninho Pernambucano na qual o meia dizia que queria conversar com o clube. A principal reivindicação do ídolo dos vascaínos era que a folha salarial do Cruz-Maltino, incluindo os funcionários, fosse paga em dia, o que não vem sendo possível em virtude, principalmente, do bloqueio judicial de 100% das receitas devido a dívidas tributárias.

Juninho teve a decisão apressada por questões burocráticas dos EUA e do próprio clube, que precisava definir a contratação. Ele deve dar entrevista coletiva na quarta, no Recife, onde está com a família

Na tentativa de convencê-lo a permanecer, a diretoria chegou a acenar com a possibilidade de contar com um patrocinador exclusivo para pagar os salários do atleta, mas esbarrava na exigência do jogador de não ser o único a receber em dia. Além disso, em momento algum foi apresentada uma oferta documentada. Segundo o agente José Fuentes, foram "só palavras". Há quatro dias, um indício mexeu com os bastidores: a pré-inscrição da Major League Soccer (MLS) continha o nome de Juninho, mas seria um mecanismo para evitar que um rival do New York RB atravessasse a transação, algo que não é permitido nos EUA. 

O camisa 8 procurou René Simões nesta manhã para informar a decisão, antecipando o inevitável. O diretor tinha a esperança de ainda recebê-lo para conversar pessoalmente antes do Natal. Já o presidente Roberto Dinamite, até às 16h, preferia não responder sobre o assunto por não ter sido avisado oficialmente. E, quando fosse, opinaria via site oficial do Vasco. No Recife, Juninho dará entrevista coletiva na quarta-feira para se despedir e explicar suas razões.

Ricardo Gomes Vasco vestiário Juninho Pernambucano (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Gomes não conseguirá trabalhar com Juninho de
novo (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)

Ricardo Gomes é pego de surpresa
O diretor técnico do Vasco, Ricardo Gomes, foi pego de surpresa com a notícia. Ao saber que o ex-pupilo já havia até posado para foto com a camisa do New York RB, Ricardo lamentou e disse que "não tinha mais jeito". Apesar da tristeza, disse entender os motivos que levaram o Reizinho a assinar sua transferência e desbravar o futebol dos Estados Unidos.

- Era desejo meu e do Vasco que ele ficasse. Mas é um mundo desconhecido para o Juninho, uma oportunidade nova de viver algo inédito em sua carreira. Ele não viajou para lá de graça. Conheço bem o presidente do New York RB e sei que o projeto deve ter sido interessante e fundamental para convencê-lo. Não falei pessoalmente com o Juninho após o seu retorno, mas deve ter sido isso - lamentou, mostrando compreensão.

A saída de Juninho não foi a primeira a impactar o elenco do Vasco. Recentemente, outro veterano titular da equipe deixou o Cruz-Maltino. O goleiro Fernando Prass rescindiu com o clube e acertou com o Palmeiras. Além do camisa 1, o lateral Auremir teve de voltar para o Náutico por falta de pagamento e o volante Nilton acionou o Vasco na Justiça do Trabalho e será mais um a sair, caso os advogados não comprovem que a dívida com ele foi paga.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/12/new-york-rb-anuncia-oficialmente-acerto-com-juninho-pernambucano.html

Corinthians oferece R$ 42 milhões ao Milan por Alexandre Pato, afirma TV


Sky Sport Italia' revela proposta do Timão por 50% dos direitos do atacante brasileiro. Agente em comum entre o jogador e técnico Tite poderia facilitar

Por GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália
s
Alexandre pato brasil coletiva (Foto: Mowa Press)Alexandre Pato é alvo do Corinthians (Mowa Press)

Quinze milhões de euros. Segundo a imprensa italiana, este é o valor oferecido pelo Corinthians para contratar Alexandre Pato, do Milan. Para a rede de TV "Sky Sport Italia", a proposta de R$ 41,25 milhões seria referente a 50% dos direitos do atacante de 23 anos, que vem sofrendo com seguidas lesões e não consegue engrenar uma sequência de jogos sem passar pelo departamento médico.

Campeão mundial no último domingo, o Timão tenta dois caminhos para viabilizar a transação. No meio da temporada, o clube chegou a oferecer um contrato de empréstimo sob o argumento de ajudar o centroavante a se recuperar fisicamente. Não deu certo. A outra alternativa que passou a ser mais cogitada pela diretoria seria investir alguns milhões. Em crise, o Milan receberia um valor e continuaria dono de outra fatia do atleta.

A opção deu certo recentemente. O Corinthians comprou 50% dos direitos do meia Renato Augusto, do Bayer Leverkusen, por € 4 milhões (cerca de R$ 11 milhões). O jogador chegará como uma das estrelas do Timão em 2013 e, como tem apenas 24 anos, ainda poderá ser negociado no futuro, garantindo lucro aos alemães.

Os cofres alvinegros encheram nos últimos meses. O clube fechou com a Caixa Econômica Federal um patrocínio de R$ 30 milhões pelo período de um ano. O valor é o mesmo que o clube embolsará por temporada até o fim de 2022 depois de estender o compromisso com a fornecedora de material esportivo Nike.

Agente em comum pode ajudar

Pato é agenciado pelo empresário Gilmar Veloz, o mesmo do técnico Tite. Treinador e atacante, aliás, já estiveram em contato ao longo do ano. O comandante ligou para o jogador e deu boas referências sobre a estrutura que encontraria no Corinthians e disse que gostaria de contar com ele.

Insatisfeito na Itália, o centroavante assumiria o lugar deixado por Ronaldo como principal garoto-propaganda do Corinthians na tentativa de atrair ainda mais investidores. Em campo, brigaria diretamente com Paolo Guerrero, herói do título Mundial, por uma vaga no ataque.

O Milan, por sua vez, tem conseguido lidar com a ausência de Pato. O destaque rossonero na temporada é o jovem atacante Stephan El Shaarawy, de apenas 20 anos. Em apenas 17 rodadas no Campeonato Italiano, ele alcançou os 14 gols que Zlatan Ibrahimovic, Robinho e o próprio Alexandre Pato marcaram no último ano em que o clube foi campeão.

FONTE::
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-italiano/noticia/2012/12/corinthians-oferece-r-42-milhoes-ao-milan-por-alexandre-pato-afirma-tv.html

Na Alemanha, Tite promete fôlego para festa em São Paulo


Treinador destaca 'autoridade' do Corinthians na vitória sobre o Chelsea e, mesmo cansado, diz que terá energia para celebrar conquista com a Fiel

Por Carlos Augusto Ferrari Frankfurt, Alemanha

Tite deixa hotel com o Time do Corinthians (Foto: José Gonzalez / Globoesporte.com)Tite garante que estará na festa em São Paulo
(Foto: José Gonzalez / Globoesporte.com)

Aos poucos, o técnico Tite vai entendendo o tamanho do feito que obteve ao levar o Corinthians ao bicampeonato mundial, contra o Chelsea, no último domingo, em Yokohama, no Japão. Na chegada da delegação à Alemanha, o treinador não escondeu a cara de cansaço, mas garantiu fôlego para comemorar com a Fiel em São Paulo.

- Ficou clara a dimensão do feito, a grandeza, a maneira consistente que jogamos. Eu ouvi algumas coisas que concordo. Vencemos com autoridade. Essa foi uma condição muito marcante.
Avesso às redes sociais, Tite vem sendo informado por outros membros da delegação sobre como está a festa na capital paulista após o histórico gol de Paolo Guerrero sobre os ingleses.

- O Duílio (Monteiro Alves) e o Roberto (de Andrade) ficam no Twitter comentando a mobilização nas ruas, que já pararam avenidas (risos). Eu só sei da festa que fiz com a minha família.

Os corintianos não terão tempo para descansar. Assim que chegarem ao aeroporto de Guarulhos, por volta das 7h desta terça-feira,seguirão em trio elétrico para celebrar a conquista. Os locais por onde o cortejo passará ainda não estão confirmados.

- Quando é para ganhar algo a adrenalina vem, você encontra energia para i

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2012/12/na-alemanha-tite-promete-folego-para-festa-em-sao-paulo.html

Willian e sua noiva aproveitam férias na casa de Deivid em Angra dos Reis


O volante do Coritiba fez uma ponte direta de Foz do Iguaçu para o litoral carioca e postou uma foto agradecendo a hospitalidade do colega de time

Por GLOBOESPORTE.COM Curitiba

Willian com a noiva em Angra dos Reis, após convite do atacante Deivid (Foto: Reprodução / Facebook)Willian com a noiva em Angra dos Reis, na casa do atacante Deivid (Foto: Reprodução / Facebook)

O volante Willian aproveita as férias de fim de ano do calendário brasileiro. Após uma semana em Foz do Iguaçu (PR), o atleta partiu direto para Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro.

O jogador foi convidado pelo atacante Deivid, que chegou em setembro no Coritiba. Através das redes sociais, Willian postou uma foto dele e da noiva, além de agradecer ao novo amigo pela cortesia:

"Muito bem recebido em Angra pelo meu parceiro deivid hehhehe"
A reapresentação dos jogadores do Coritiba será no dia três de janeiro, no CT da Graciosa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/coritiba/noticia/2012/12/willian-aproveita-convite-de-deivid-e-passa-ferias-em-angra-dos-reis.html

Olimpia e Millonarios garantem vaga: veja como será o sorteio na sexta


Único time ainda não conhecido (Bolívia 3) sairá do confronto entre Oriente Petrolero e Bolívar nesta quarta-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Assunção

Pela primeira vez na história, a Taça Libertadores terá antes de seu sorteio todos os participantes conhecidos. A edição de 2013 da principal competição da América do Sul viu no último domingo mais dois clubes garantirem classificação: o Olimpia se firmou como o Paraguai 3 e irá à fase prévia ao terminar como time de melhor pontuação na tabela anual do Paraguaio após o título do Libertad, consolidado como Paraguai 1 no Torneio Clausura. O Cerro Porteño, vencedor do Apertura, será o Paraguai 2. Na Colômbia, o Millonarios levantou a taça e foi confirmado como a segunda força do país para a cerimônia.

Resta, portanto, apenas uma vaga entre os 38 candidatos ao caneco. O Bolívia 3, que irá à pré-Libertadores, sairá do confronto entre Oriente Petrolero e Bolíviar, em um jogo único na próxima quarta-feira. O sorteio acontecerá na sexta-feira, dia 21, em Assunção, na sede da Conmebol, ao meio-dia no horário de Brasília (11h no horário local).

Millonarios comemora vaga na Libertadores (Foto: Agência AFP)Millonarios comemora título colombiano e a vaga na Libertadores 2013 (Foto: Agência AFP)

O Brasil, por ter o atual campeão Corinthians, terá seis times no torneio: o próprio Timão, Fluminense, Palmeiras, Grêmio, Atlético-MG e São Paulo. Os dois primeiros serão cabeças de chave já definidos pela entidade, com outras seis equipes: Arsenal de Sarandí, Vélez Sarsfield (ambos da Argentina), Independiente Santa Fé (Colômbia), Deportivo Lara (Venezuela), Sporting Cristal (Peru) e Barcelona de Guayaquil (Equador).

Como a Conmebol realiza um rodízio para estabelecer os protagonistas do sorteio, o pote 2 foi completado pelas duas melhores equipes de Bolívia (The Strongest e San José), Chile (Universidad de Chile e Huachipato), Paraguai (Libertad e Cerro Porteño) e Uruguai (Nacional e Peñarol).

O pote 3 terá os argentinos Newell's Old Boys e Boca Juniors, os brasileiros Palmeiras e Atlético-MG e mais um clube de Venezuela (Caracas), Colômbia (Millonarios), Equador (Emelec) e Peru (Real Garcilaso).

Os mexicanos Toluca e Tijuana são os únicos confirmados no pote 4, que terá mais seis times vindos da fase prévia - em que estão Grêmio, São Paulo, Tigre (Argentina), Deportes Iquique (Chile), Deportes Tolima (Colômbia), LDU (Equador), León (México), Olimpia (Paraguai), Universidad César Vallejo (Peru), Defensor (Uruguai) e Deportivo Anzoátegui (Venezuela), além do Bolívia 3.

Assim, já é possível ter uma ideia das piores e das melhores possibilidades para os times brasileiros. Os cabeças de chave Corinthians e Fluminense, por exemplo, podem cair em um grupo com Universidad de Chile, Boca Juniors e Grêmio ou São Paulo. Por outro lado, podem ter como adversários Huachipato, Real Garcilaso e Deportivo Anzoátegui, caso este se classifique. Os brasileiros do pote 3 não podem cair nas chaves de Timão e Flu.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2012/12/olimpia-e-millonarios-garantem-vaga-e-libertadores-tera-sorteio-completo.html

Réver participa do amistoso dos amigos de Ronaldo e Zidane


Capitão atleticano participa nesta quarta de jogo contra a pobreza

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Zagueiro Réver, do Atlético-MG  (Foto: Bruno Cantini/Flick Atlético-MG)Zagueiro Réver vai participar de jogo em Porto
Alegre (Foto: Bruno Cantini/Flick Atlético-MG)

O zagueiro Réver, capitão e destaque do Atlético-MG na temporada de 2012, vai disputar o “Jogo contra a Pobreza”, nesta quarta-feira, na Arena do Grêmio, em Porto Algre. A partida, organizada pelos amigos Ronaldo e Zidane, chega a sua décima edição. Além da presença do zagueiro atleticano, que vai atuar no time de Ronaldo, o jogo contará com a presença de Sorín, ídolo da torcida cruzeirense, pela equipe do craque francês.

O amistoso, organizado em parceria com a ONU, é realizado com o objetivo de angariar dinheiro para combater a fome no mundo. Ronaldo e Zidane são embaixadores da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e convidaram grandes jogadores e ex-atletas do futebol mundial para a partida.

É a primeira vez que o jogo acontece no Brasil e terá transmissão para todo Brasil, pelo SporTV. A partida acontece às 21h (de Brasília). Clique e veja quais são os times para esta partida.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2012/12/rever-participa-do-amistoso-dos-amigos-de-ronaldo-e-zidane.html

Secretário divulga programação para reabertura do novo Mineirão


Festa tem show do Jota Quest, e fãs não podem vestir camisas de futebol

Por Lucas Catta Prêta e Maurício Paulucci Belo Horizonte

O secretário de estado extraordinário da Copa do Mundo de Minas Gerais, Tiago Lacerda, concedeu entrevista coletiva, nesta segunda-feira, para explicar toda a programação da reinauguração do Mineirão, que acontecerá nesta sexta-feira, em Belo Horizonte. O estádio está quase pronto. Nos dias 21, 22 e 23 de dezembro, será reaberto para visitação dos torcedores. No dia da reinauguração, sexta-feira, dia 21, a festa contará com o show da banda mineira Jota Quest, às 20h (de Brasília). Quem quiser acompanhar o evento não poderá vestir qualquer camisa de clubes de futebol.

obras estádio Mineirão Copa 2014 Fifa (Foto: Divulgação / FIFA.com)Mineirão será reaberto nesta sexta-feira (Foto: Divulgação / FIFA.com)

O show do Jota Quest será na esplanada, já que o gramado ainda não permite que seja montada uma estrutura sobre ele. A esplanada tem 80 mil metros quadrados e será utilizada como espaço de lazer no novo Mineirão. Além da apresentação da banda de pop rock, outros artistas mineiros se exibirão antes do show.

Serão disponibilizados 15 mil ingressos para o primeiro dia de festa. Às 16h, a esplanada será aberta, e a visitação no estádio será das 18h às 20h. No dia 22, a visitação será das 12h às 18h, e serão disponibilizados 20 mil ingressos, sendo dez mil para as primeiras três horas de visitação e dez mil para as três últimas. No dia 23 de dezembro, a visita será das 10h às 16h, também com 20 mil ingressos disponíveis para o público.

Veja como chegar ao Mineirão (Foto: Divulgação / BHTrans)Veja como chegar ao Mineirão (Foto: Divulgação / BHTrans)

Os visitantes poderão percorrer parte da arquibancada, atrás de um dos gols. A BHTrans, Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte, fará um esquema de trânsito especial, com linhas especiais de ônibus e três pontos de táxi.

A linha de ônibus especial, que terá o preço de R$ 2,65, poderá ser paga com dinheiro e com o cartão BHBus. Na sexta-feira, dia da entrega do estádio, os ônibus sairão da rua Rio Grande do Sul, esquina com rua Tupis. De 20 em 20 minutos, em média, partirá um veículo em direção ao Mineirão. O serviço será entre 15h30m e 23h, após o término do show do Jota Quest, previsto para 22h. Nos dias 22 e 23, sábado e domingo, os ônibus sairão do mesmo local, com circulação entre 8h e 20h. 

Os ingressos serão trocados por um quilo de alimento não perecível, com exceção de sal e fubá. Os postos de troca serão no estacionamento do Mercado Central e na Cidade Administrativa. Os bilhetes estarão disponíveis, na terça-feira, das 12h às 18h, e na quarta e na quinta-feira, das 9h às 17h.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/noticia/2012/12/secretario-divulga-programacao-para-reabertura-do-novo-mineirao.html

Pagamento é feito e até terça Bruno Mendes volta a ser jogador do Bota


Advogado do Macaé, Luís Eduardo Barbosa, confirma depósito em juízo de R$ 577.628,22 para a ação movida pelo ex-jogador Andrei contra o Guarani

Por Thales Soares Rio de Janeiro

adryan bruno mendes seleção brasileira sub-20 (Foto: Alexandre Durão/Globoesporte.com)Bruno Mendes treina com a seleção brasileira
sub-20 (Foto: Alexandre Durão/Globoesporte.com)

Mais um passo foi dado nesta segunda-feira para o contrato de Bruno Mendes com o Botafogo ser reativado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o que deve acontecer até terça-feira. O Macaé, com o apoio do grupo HAZ, efetuou o pagamento da guia no valor de R$ 577.628,22 em juízo referente à ação do ex-jogador Andrei contra o Guarani, na 9ª Vara de Trabalho de Campinas. Com isso, a Justiça, agora, enviará ofício para a CBF determinando a revalidação da negociação que levou o jogador a ser emprestado até o fim de 2013 ao clube carioca.

A validação do negócio só foi possível depois de um acordo feito na sexta-feira, em audiência de conciliação, com a participação de todas as partes do processo. Então o juiz Maurício Bearzotti abriu mão de sua decisão anterior que penhorava a totalidade dos direitos econômicos de Bruno Mendes para liberar o jogador apenas com o pagamento a Andrei, estabelecendo um prazo até quarta-feira para que o Macaé fizesse o depósito, com a promessa de que o Guarani irá ressarcir o clube no futuro.

- Vamos fazer uma reunião para ver como vai ser feito esse ressarcimento. Primeiro, resolvemos essa questão da liberação do Bruno Mendes e agora vamos tratar de outra questão - disse o advogado Luís Eduardo Barbosa, representante do Macaé na audiência realizada em Campinas.
Apesar do pagamento, qualquer renda futura adquirida pelo Guarani como clube formador de Bruno Mendes será devidamente depositada em juízo para liquidação de outras ações trabalhistas da 9ª Vara do Trabalho de Campinas. O grupo HAZ comprou os direitos econômicos do jogador por R$ 7 milhões e o registrou no Macaé, com vínculo até setembro de 2017 antes de emprestá-lo ao Botafogo.

Bruno Mendes marcou seis gols em oito jogos com a camisa do Botafogo e foi proibido de atuar pelo clube nas duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, contra Atlético-MG e Flamengo, por decisão da Justiça. No momento, ele treina com a seleção brasileira sub-20 para a disputa do Sul-Americano da categoria em janeiro de 2013.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/12/pagamento-e-feito-e-bruno-mendes-volta-ser-jogador-do-bota-ate-quarta.html

De cirurgia marcada, Gustavo Kuerten espera voltar a jogar exibições


Na Costa do Sauípe, Guga relembra títulos no local e diz que fará operação porque tem dificuldades até para brincar com a filha por causa de dores

Por Leo Velasco Direto da Costa do Sauípe, BA

Gustavo Kuerten na Costa do Sauípe (Foto: Celso Pupo / Fotoarena)Gustavo Kuerten passará por cirurgia no quadril
(Foto: Celso Pupo / Fotoarena)

Gustavo Kuerten vive sensações opostas no momento. Bastou uma caminhada pelo complexo da Costa do Sauípe para o ex-jogador já querer entrar em quadra e ouvir a torcida gritar seu nome. Por outro lado, as dores fizeram com que o ex-jogador marcasse uma nova cirurgia no quadril para o ano que vem. A preocupação é com situações diárias, como dormir e brincar com a filha. Mas ele garante que buscará a recuperação para voltar a disputar partidas de exibição.

- Eu me sinto regular, mas o meu regular é com dor. Não piorei muito, mas eu deixei minha qualidade de vida ir caindo a cada ano que passa. Depois de cinco, seis anos, já tem uma diferença na minha vida, para brincar com a minha filha, para ficar mais agachado, para dormir tranquilo, sem dor. Achei que era o momento adequado para fazer essa cirurgia, tentar resolver esse quesito dor que está me acompanhando desde 2000. Sem perceber, fui vendo que muito do que eu gosto de fazer foi ficando para trás. Hoje vejo que está com uma situação favorável para fazer esta prótese, com grande possibilidade de poder voltar às quadras, jogar partida de exibição futuramente. Chegou a hora de enfrentar mais uma navalha, ficar rezando para ter sucesso na operação e ano que vem poder voltar às quadras que é uma paixão eterna - afirmou Guga.

Recebendo o carinho dos fãs na Costa do Sauípe, Guga relembrou os dois títulos do Aberto do Brasil que conquistou ali, em 2002 e 2004, ambos em duelos duríssimos contra argentinos (Guillermo Coria e Agustín Calleri, respectivamente).

- Aqui é gostoso. Quando eu vim andando e vi aquela quadra em que eu jogava, os assentos montados, já dá vontade de colocar o tênis, entrar na quadra, chamar a turma para torcer. É muito prazeroso e é o que fica da carreira. São esses grandes momentos. A sensação com as pessoas também tem muito valor. O troféu pelo troféu tem um carinho enorme, está guardado em um lugar especial, mas não existe a sensação. A imagem que fica registrada é o pessoal gritando meu nome no ano que eu ganhei do Coria em quase 4h de jogo aqui, do Calleri caindo pelas tabelas. Tinha que dar um jeito para vencer. Esse sabor prevalece sempre - destacou.

Gustavo Kuerten na Costa do Sauípe (Foto: Celso Pupo / Fotoarena)Gustavo Kuerten esteve na Costa do Sauípe e recebeu carinho dos fãs (Foto: Celso Pupo / Fotoarena)

Sem jogar no Sauípe e ainda com o futuro de exibições indefinido, Gustavo Kuerten comemora o sucesso de seu último jogo, quando enfrentou o número 1 do mundo Novak Djokovic no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

- Difícil imaginar que fosse ser tão bom assim, tudo sincronizou para as coisas acontecerem de forma especial. Os dois estavam dispostos a proporcionar um grande espetáculo. Consegui me preparar para jogar além das expectativas. Mais uma situação marcante para minha vida. Maracanãzinho lotado, número 1 do mundo vir aqui para jogar comigo e poder sair com a vitória ainda. Fechar o ano assim está excelente. Por isso nem quis pegar o Federer depois - brincou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/12/de-cirurgia-marcada-gustavo-kuerten-espera-voltar-jogar-exibicoes.html

Distantes por treinos, irmãos Meligeni comemoram 'reencontro' com título


Com Carolina morando Uruguai, sobrinhos de Fernando Meligeni não se viam há um mês e meio e festejaram juntos conquista de Felipe na Bahia

Por Leo Velasco Direto da Costa do Sauípe, BA

Do lado de fora da quadra, os gritos de "Vamos, Fê!" tentavam acalmar quem estava jogando. Fazendo o papel de irmã mais velha, Carolina Meligeni Alves dava apoio e tentava diminuir o nervosismo do irmão Felipe, que disputava a final da categoria 14 anos no Brasil Masters Cup, na Costa do Sauípe. No fim, deu certo, e o título foi conquistado com uma vitória por 6/1 e 6/3 sobre Igor Schattan.

Mas não foi só o troféu que deu sabor especial para os dois. Carol agora mora no Uruguai, onde treina, e os irmãos, sobrinhos do ex-jogador Fernando Meligeni, já não se encontravam há mais de um mês. A competição foi uma boa oportunidade para os dois passarem um tempo juntos.

Carolina e Felipe Meligeni na Costa do Sauípe, tênis (Foto: Leo Velasco / Globoesporte.com)Felipe e Carolina Meligeni sorriem após título na Costa do Sauípe (Foto: Leo Velasco / Globoesporte.com)

- Eu sinto falta dele quando estou no Uruguai, porque eu fiquei a vida toda com ele todos os dias, e agora eu moro lá sozinha, sem a família. Mas quando eu fiquei sabendo que eu ia jogar o Masters e que o Felipe também ia, eu fiquei muito feliz, porque eu estava na pré-temporada e tinha um mês e meio que a gente não se via. Então eu ia poder vê-lo jogando, ele ia poder me ver. A gente sempre vê o jogo um do outro, dá força. Para mim foi muito legal estar no mesmo torneio - afirmou Carolina

Felipe não escondeu a satisfação de ter o apoio da irmã durante a competição. Para ele, Carolina teve papel fundamental em sua conquista.

- Graças a ela fui campeão, porque você ela em todos os meus jogos, me apoiou bastante e eu fiquei bem feliz. Eu fico meio nervoso porque tenho medo de perder quando ela está vendo e fico meio envergonhado, não sei por que - disse o garoto.

Apesar de não ter perdido um jogo do irmão na competição na Costa do Sauípe, Carolina Meligeni não acha que tenha feito tanta diferença no desempenho do campeão. Para ela, sua maior contribuição é tentar acalmar o nervoso Felipe.

Carolina e Felipe Meligeni na Costa do Sauípe, tênis (Foto: Juarez Matias / Divulgação)Carolina, de camisa roxa ao fundo, vê o irmão em
ação (Foto: Juarez Matias / Divulgação)

- Eu tento dar a maior força que eu consigo, tento acalmá-lo, porque ele fica muito bravo quando perde os pontos. Eu falo "Fê, você não vai conseguir ganhar todos os pontos do jogo, é impossível isso". O cara também pode jogar bem, tem que aceitar isso. Aí eu tento segurar um pouquinho ele, mas não tem isso de "graças a mim". Foi tudo mérito dele. Ele foi muito bem esta semana, conseguiu ganhar jogos muito duros, de meninos que já tinha perdido antes. Ajudei porque estava ali, mas foi ele que se virou ali dentro - destacou Carolina.

Conhecidos como Meligeni pela maioria das pessoas, Carolina e Felipe costumam ver seus sobrenomes aparecerem nas competições como Alves, o último nome. Nada que incomode a bem humorada dupla.

- Na ITF e até nos brasileiros, eles usam o último nome e aí fica Alves. Mas é indiferente. A galera conhece e fala Meligeni por causa do nosso tio, que é famoso. Mas para mim tanto faz. Não tem isso de eu sinto pressão quando me chamam de Meligeni. Eu só levo isso pelo lado positivo. Levo meu tio como um grande exemplo e sempre tento tirar experiências dele. Sempre quando a gente está junto, a gente conversa. Falo com ele por mensagem, converso com ele, ligo. A gente sempre pergunta as coisas para ele. Não tem nada de pressão, até porque ninguém obrigou a gente a jogar tênis, a gente joga porque a gente gosta. Se a gente quisesse fazer qualquer outra coisa, eles iam apoiar a gente do mesmo jeito. A gente deu a sorte de gostar do esporte que a gente tem um histórico familiar - explicou Carol.

Felipe, aliás, lembra muito o tio famoso. Além das semelhanças físicas, o garoto herdou algumas características da personalidade de Fernando Meligeni. Jogando com muita intensidade, a vibração e as reclamações chamam atenção de quem vê seu jgo.

- Eu não acho (parecido), eu sou muito mais bonito que ele - brinca Felipe - Mas para mim é ótimo ser comparado com ele, porque ele foi um grande jogador, muito inteligente, muito rápido, muito eficiente.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/12/distantes-por-treinos-irmaos-meligeni-comemoram-reencontro-com-titulo.html

Fã de Nole e Guga e 'dono' do tênis até 14 anos, Orlandinho tenta salto


Filho de ex-jogador juvenil e treinado por Larri Passos, tenista comemora ano excelente na sua categoria e aposta em torneios de até 18 anos para 2013

Por Leo Velasco Costa do Sauípe, BA

Uma das principais promessas do tênis brasileiro, Orlando Luz, o Orlandinho, disputou mais de 50 jogos na categoria até 14 anos em 2012 e perdeu apenas duas vezes. Mas neste fim de semana, não foi ele o campeão de sua faixa etária no Brasil Masters Cup, competição que reúne os melhores tenistas do país de cada categoria. Não que ele tenha sofrido mais uma derrota, mas Orlandinho estava ocupado conquistando o título da 16 anos.

Orlando Luz tênis Costa do Sauípe  (Foto: Celso Pupo / Fotoarena)Orlando Luz é uma das maiores promessas do tênis brasileiro (Foto: Celso Pupo / Fotoarena)

- Eles me convidaram para jogar na 16 anos, e como já estamos no meio de pré-temporada, os treinos estão mais firmes, meus treinadores resolveram jogar um nível mais forte para treinar também, porque semana que vem eu vou para o México jogar um torneio de 18 anos da ITF (Federação Internacional de Tênis). Então é bom que eu fique treinando aqui. É um belo treino com esses meninos, que jogam muito bem - afirmou Orlando.

Não fosse o rosto de garoto, você jamais chutaria que Orlando Luz tem 14 anos. O porte faz com que ele pareça mais velho, mas talvez não seja apenas o físico que dê essa impressão. Afinal, o tênis faz parte da vida deste garoto antes mesmo de ele nascer. Seu pai disputou torneios juvenis no Rio Grande do Sul, mas não conseguiu virar profissional.

- Meu pai jogava bem, só que nunca teve dinheiro para continuar. Quando ele era juvenil jogou alguns torneios no interior do Rio Grande do Sul, ganhou várias vezes do Marcos Daniel e de outros meninos que despontaram depois. Não pôde seguir carreira profissional por falta de dinheiro e hoje tenta fazer de tudo para me sustentar para eu continuar jogando - contou.

Na vida de Orlandinho propriamente dita, as bolinhas e raquetes viraram companheiras inseparáveis desde os três anos.

Orlando Luz tênis Costa do Sauípe  (Foto: Divulgação / Juarez Matias)Orlandinho foi campeão da categoria até 16 anos
na Bahia (Foto: Divulgação / Juarez Matias)

- Quando eu tinha dois, três anos, meu pai já dava aula. Então eu ia com meu pai para o clube e ficava ali cheio das bolinhas, brincando, pegava uma raquete, juntava bolinha, batia bolinha para lá e ele ficava brincando comigo. Eu brincava com todo mundo do clube, e aí foi indo. Com cinco anos, comecei a jogar torneios e já ganhei um. Meu pai nunca me obrigou, nunca me fez nada. Só que com nove, dez anos, eu disse que eu queria ser jogador profissional e ele falou "tudo bem, eu te treino". E aí a gente começou a treinar forte, disputar torneio grande, comecei a ter resultado.
A parceria com o pai-treinador terminou em 2011, dez anos depois do início do trabalho. Orlandinho agora treina com Larri Passos, ex-técnico de Gustavo Kuerten e Thomaz Bellucci.

- Até o ano passado eu treinava com meu pai, desde os meus três anos. Treinei exatamente dez anos. Quando ele me entregou no Larri, foi como "agora eu sou teu pai, a nossa relação é totalmente tenista ainda, mas agora você é do Larri, eles são teus treinadores. Se um dia eu for te ver num torneio, eu vou ser teu pai, vou assistir ao jogo, vou torcer, mas eu não sou teu treinador mais". Então a gente tem bem essa relação, que a gente tinha e ainda tem, dentro da quadra é treinador e atleta, fora da quadra é pai e filho. Então era sempre bem legal, não tinha briga, não tinha nada. A gente sempre se entendeu muito bem. Faz um ano que estou com o Larri agora e está sendo muito legal. Ele é muito atencioso, é um excelente técnico, é um cara gente boa, ama o que faz, e só tenho elogios a ele. É meio bravo às vezes, mas normal.

Apesar de eleger Gustavo Kuerten como sua maior referência no tênis por tudo que ele representa para a modalidade no Brasil, Orlando diz que sua inspiração é o sérvio Novak Djokovic, o atual número 1 do ranking mundial.

- Não vamos comparar jogo, mas o estilo que mais gosto é o dele. Ele bate muito, corre bastante, é muito raçudo, vibra o tempo inteiro, é engraçado e é por isso que eu gosto dele. Ele é muito engraçado, sabe separar bastante a quadra dos eventos.

Apesar de seus dois ídolos terem se enfrentado recentemente no Rio de Janeiro, o garoto não pôde ir ao Maracanãzinho. Estava nos Estados Unidos para a disputa do Eddie Herr, um dos torneios de mais prestígio para juvenis. Terminou com o título de simples e das duplas nos 14 anos.

Orlando Luz tênis Costa do Sauípe  (Foto: Celso Pupo / Fotoarena)Orlando Luz tem como ídolo o sérvio Novak Djokovic (Foto: Celso Pupo / Fotoarena)

- O torneio em si é muito grande, muito forte, o nível é muito alto. Fiquei muito feliz de ter vencido. Na semifinal foram 4 horas de jogo, foi muito duro, mas consegui ganhar. A final foi mais tranquila. O título vai fazer diferença. Cheguei com moral para ganhar o torneio, era cabeça 1. Foi meio difícil no começo, a pressão, todo mundo querendo ganhar. Acho que foi muito importante porque fui como favorito e acabei ganhando. Tem gente que chega como favorito e, às vezes, perde de primeira.

Orlando Luz agora se prepara para mais desafios. O jogador vai se focar em torneios para atletas até 18 anos. Por isso, diz que tem que trabalhar ainda mais a parte física e também ficar concentrado no aspecto mental. Mas também encara com tranquilidade os próximos compromissos.

- Para mim não é tanta diferença, eu jogo solto, não tenho tanta responsabilidade para jogar. E para o cara, fica mais difícil. Ele tem 17, 18 anos, e eu tenho 14. É obrigação, tem que ganhar.Alguns jogam muito, porque não querem perder de nenhum jeito, e alguns se travam, não conseguem jogar. Agora chego na segunda-feira em casa, treino terça, quarta, e viajo quinta para o México. Passo o Natal lá jogando. Chego dia 30 e dia 11 de janeiro já viajo. Vou para torneio de 18 anos na Colômbia, Equador, Bolívia e Peru. Aí volto, treino umas duas semanas, e tem Argentina, Paraguai, Banana Bowl, Copa Gerdau. Depois, caso aconteça uma classificação, disputar o sul-americano, o mundial.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/12/fa-de-nole-e-guga-e-dono-do-tenis-ate-14-anos-orlandinho-tenta-salto.html

Astros chegam ao Rio e inauguram quadra do Copacabana Palace


Torneio no famoso hotel carioca tem grandes nome do tênis: Enqvist, Wilander, Leconte, Santoro, Wayne Ferreira e o brasileiro Marcos Daniel

Por Alexandre Cossenza Rio de Janeiro

 Já no Rio de Janeiro para a disputa do Grand Champions, etapa do circuito de veteranos da ATP, grandes nomes do tênis mundial posaram para fotos e bateram bola pela primeira vez na quadra renovada do hotel Copacabana Palace. O torneio, que começa nesta segunda-feira e vai até quinta, terá os suecos Mats Wilander e Thomas Enqvist, os franceses Henri Leconte e Fabrice Santoro, o sul-africano Wayne Ferreira e o brasileiro Marcos Daniel.


Tênis Grand Champions (Foto: Luiz Cândido / Alpha Imagem)Da esquerda para a direita: Ferreira, Enqvist, Leconte, Santoro e Daniel disputarão o torneio na quadra do Copacabana Palace (Foto: Luiz Cândido / Alpha Imagem)

- Quando escolhi minha profissão, optei por jogar tênis, não por viajar. Depois, descobri que era preciso viajar muito. Fiz isso e conheci pessoas diferentes, foi muito bom. Estar no Rio de Janeiro é muito especial. Quando era criança, sempre ouvi o nome "Copacabana". Agora estou aqui. É muito especial - disse o sorridente Santoro, de 40 anos, aposentado desde 2010.

Para o gaúcho Marcos Daniel, de 34 anos, que deixou o circuito mundial no ano passado, a participação no Grand Champions é uma forma de manter viva a chama da competição, algo que todos atletas mantêm após o encerramento da carreira.

Tênis, Marcos Daniel (Foto:  Luiz Cândido / Alpha Imagem )Marcos Daniel foi um dos primeiros a bater
bola no hotel (Foto: Luiz Cândido / Alpha Imagem
 )
- Quando parei, não quis viajar por uns seis, sete meses. Depois fica um vazio para quem competiu por 12, 13 anos. O Champions Tour faz esse pessoal conseguir competir, embora de uma forma mais relaxada - diz.

O brasileiro, que faz parte do Grupo A, ao lado de Fabrice Santoro e Wayne Ferreira, abre o torneio, às 19h (de Brasília), contra o sul-africano. Em seguida, não antes das 21h, Thomas Enqvist enfrenta Henri Leconte pelo Grupo B, que também tem a presença de Mats Wilander. De segunda a quarta, todos jogam contra todos dentro de seus grupos. Os vice-campeões de cada chave fazem a semifinal na quinta-feira, às 19h. Em seguida, os primeiros colocadosdos grupos A e B jogam pelo título do Grad Champions Rio.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-de-tenis/noticia/2012/12/astros-chegam-ao-rio-e-inauguram-quadra-do-copacabana-palace.html

Praia vence o Minas e conquista quarta vitória consecutiva em casa


Embaladas pela torcida, equipe de Uberlândia faz 3 sets a 1 na tarde deste sábado em jogo válido pela sétima rodada da Superliga 2012/2013

Por Caroline Aleixo Uberlândia, MG

Contemplando o histórico de partidas em casa, o Praia Clube levou a quarta vitória consecutiva, em casa, pela Superliga 2012/2013 na tarde deste sábado. Em jogo válido pela sétima rodada, a equipe de Uberlândia venceu a arquirrival Minas Tênis Clube por 3 a 1, com parciais de 25/17, 29/27, 14/25 e 25/17.  A partida foi equilibrada como todo clássico entre as equipes mineiras. Apesar de sair na frente e deixar o jogo em 2 a 0, o Praia cometeu muitos erros de bloqueio no terceiro set, garantindo o período para a capital. Na disputa do quarto e último set, as praianas reagiram e venceram por oito pontos de diferença.  Dani Scott, que fez sua estreia em casa,  recebeu o troféu Viva Vôlei. Mais uma vez, a ponteira Herrera sagrou-se a maior pontuadora do jogo, com 20 pontos.

Praia Clube x Minas pelo primeiro turno da Superliga 2012/2013 (Foto: Caroline Aleixo/GLOBOESPORTE.COM)Praia Clube vence Minas por 3 a 1 em casa
(Foto: Caroline Aleixo/GLOBOESPORTE.COM)

Só deu Praia Clube

O Praia começou o jogo embalado pelo ânimo torcida e abriu o primeiro ponto com um bloqueio da central Angélica. Ensaiando as jogadas para marcar a oposta Lia, as donas da casa conseguiram fazer a maioria dos seus pontos com o ataque consolidado. Após o primeiro intervalo técnico, pedido por Spencer Lee, coincidentemente, o Minas mostrou reação e pontuou com Isis e a oposta Juliana Castro. Alguns erros de passe da equipe da capital deram as chances novamente ao Praia, que chegou a abrir dez pontos de diferença. Angélica respondeu ao saque de Thaís Barbosa e marcou o ponto do set do Praia, que fechou com 25 a 17.

Na volta, o período foi bastante acirrado -  momento em que o marcador registrou empate por pelo menos oito vezes. O Minas reagiu com três bloqueios de Fernanda Ísis em questão de minutos. A pontuadora Juliana também apareceu com uma boa defensiva. Pontos de ambos os lados e os visitantes conseguiram se sobressair abrindo a vantagem. Dani Scott entrou no jogo e pontuou no fundo da quadra adversária. Em seguida, marcou mais um de ataque. De igual para igual e no sufoco, as praianas fecharam o segundo set em 29 a 27.

Virada
As visitantes voltaram para o terceiro set não querendo abrir mão do jogo e foram logo pontuando. Aproveitaram as falhas da defesa do Praia, que deixou a desejar em grande parte dos bloqueios duplos e triplos que armava. A levantadora Cláudia Bueno também foi uma das peças fundamentais do set, que soube administrar muito bem os bloqueios. Fim do set, Minas 25 a 14.

Reação e vitória
Para o último set, o time do Triângulo Mineiro quis mostrar quem era o dono da casa e marcou forte o adversário. Scott encaixou o bloqueio certeiro e marcou o oitavo ponto do Praia no período, empolgando a galera das arquibancadas. Em contrapartida, a ponteira Herrera errou dois ataques seguidos e favoreceu o Minas Tênis. A central norte-americana apareceu de novo e mandou a bola nos pés de Lia, pontuando para Uberlândia. Com bolas aceleradas e os acertos de bloqueio duplo de Monique Pavão e Letícia Hage e, por ora, de Herrera, as donas da casa venceram por 25 a 17 e levaram o jogo.

Sesi-SP derrota o Minas por 3 a 1 e emplaca duas vitórias consecutivas


Foi o segundo triunfo do time paulista em cima de uma equipe mineira
nesta edição da Superliga Masculina de Vôlei

Por Tarcísio Badaró Belo Horizonte

Vôlei, Minas x Sesi (Foto: Tarcísio Badaró / Globoesporte.com)Na casa do inimigo: Sesi-SP derrota o Minas
(Foto: Tarcísio Badaró / Globoesporte.com)

Sacando forte e bem no bloqueio, o Sesi-SP bateu o Minas por 3 sets a 1 (25/17, 23/25, 25/20,25/13 ), neste sábado, em Belo Horizonte. Com isso, emplacou duas vitórias seguidas na Superliga Masculina de Vôlei. Na última rodada, o time paulista já havia ultrapassado o Cruzeiro, em Contagem. Com um saldo positivo contra os mineiros, a equipe de Murilo, Lorena, Serginho e companhia subiu na tabela da competição.

Após sete rodadas, o Sesi-SP chegou aos doze pontos, ultrapassou Minas e São Bernardo e pode chegar até a quarta colocação. Já o Minas somou a terceira derrota e caiu uma posição. Agora é o sétimo colocado, com dez pontos.

O oposto Lorena mostrou satisfação pela vitória, mas apontou a necessidade do Sesi-SP seguir evoluindo nesta Superliga. Para ele, a equipe precisa recuperar o ritmo apresentado no final do Campeonato Paulista.

- Fizemos um bom jogo no saque. Na virada de bola, o time foi bem também. Mas ainda estamos vacilando muito. O segundo set era para ter ganhado. Acho que estamos tendo essa dificuldade: começa a abrir muito, depois acaba perdendo o set.

O meio-de-rede Henrique destacou a dificuldade do Minas em buscar a todo momento uma reação, já que esteve sempre atrás no placar.

- Eles sacaram muito bem, deixaram a gente sobre pressão o tempo todo no placar. Eles abriram diferença e a gente não conseguiu buscar. 


A partidaO jogo começou disputado ponto a ponto. Mas só até Lorena ir para o saque, logo após o primeiro tempo técnico. Foram quatro pontos seguidos com ele sacando - o time paulista abriu cinco pontos. Depois disso, o Minas se perdeu e o Sesi-SP, deslanchou. Sacando forte e bem no bloqueio, os visitantes fecharam o set em 25 a 17.

Vôlei, Minas x Sesi (Foto: Tarcísio Badaró / Globoesporte.com)O time mineiro venceu apenas o segundo set
(Foto: Tarcísio Badaró / Globoesporte.com)

O segundo set foi ainda mais equilibrado. O Sesi-SP se mantinha na frente, porque sacava melhor. O Minas sentia a falta do checo Filip que, voltando de contusão, participava pouco do jogo. O saque era realmente o ponto chave da partida e fez diferença quando Henrique assumiu. O Minas fez cinco pontos seguidos e empatou, já no final do set. Empurrado pela torcida, o time da casa levou a melhor no momento decisivo: 25 x 23.

O equilíbrio do terceiro ocorreu devido à capacidade do Minas em marcar o oposto Lorena. Principal arma do Sesi-SP, o camisa 6 parou algumas vezes no bloqueio e acabou forçando em outras. O jogo seguia igual. No entanto, Lorena cresceu no final, elétrico como de costume, e desequilibrou: 25 a 20. Sesi dois sets a um.

O time paulista venceu o quarto set com mais facilidade. Com bons saques, abriu vantagem logo no início. O Minas se perdeu um pouco e errou bolas bobas, facilitando a vida dos adversários. Sem muito esforço, os paulistas fizeram 25 a 13.

O Sesi-SP volta a quadra na próxima quinta-feira, às 18h (de Brasília), contra o Canoas, na Vila Leopoldina, em São Paulo. Já o Minas enfrentará o Rio de Janeiro, também na quinta-feira, às 21h, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/noticia/2012/12/sesi-derrota-o-minas-por-3-1-e-emplaca-duas-vitorias-consecutivas.html

Campinas vira contra Rio de Janeiro e derruba último invicto da Superliga


Equipe paulista faz 3 sets a 2, em casa, e embola a Superliga Masculina de vôlei. Oposto Rivaldo é eleito o melhor em quadra ao marcar 26 pontos

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP

Em uma noite histórica, o Campinas tratou de derrubar o último invicto da Superliga Masculina de vôlei. Neste sábado, a equipe campineira venceu o Rio de Janeiro, de virada, por 3 sets a 2 (parciais de 18/25, 27/25, 21/25, 26/24 e 15/11), em 2h26m, no Ginásio do Taquaral, em Campinas. Foi a quinta vitória (terceira seguida) em sete jogos.

O destaque ficou por conta do oposto Rivaldo, que foi eleito o melhor do jogo e ganhou o troféu Viva Vôlei. Ele foi o autor de 26 pontos na partida que levou o Campinas aos 12 pontos, se mantendo entre os primeiros colocados da competição nacional. Antes, a equipe do técnico Marcos Pacheco tinha vencido Florianópolis e Juiz de Fora, ambos como visitante.

O Rio de Janeiro conhece sua primeira derrota em sete partidas na Superliga. Theo anotou 23 pontos e se destacou. A equipe, porém, sentiu a falta do oposto no momento decisivo da partida. Apesar da derrota, a equipe carioca segue líder, mas agora apenas um ponto à frente do Cruzeiro, já que soma 18 pontos.

O Campinas volta à quadra na terça-feira, quando recebe o Volta Redonda, às 21h, no Ginásio do Taquaral, em Campinas, com transmissão do canal SporTV. Já o Rio de Janeiro encara o Minas, na quinta-feira, às 21h, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, também com transmissão do SporTV.

Último invicto cai diante dos 'guerreiros'

O Rio de Janeiro começou arrasador e abriu 5 a 0 logo de cara. O Campinas ainda tentou reagir perto do final, mas a aplicação dos cariocas não permitiu. A equipe do Rio administrou a vantagem para Riad parar o cubano Rolando Jurquin num bloqueio perfeito e fechar o primeiro set por 25/18, em 28 minutos.


Theo conseguiu se destacar no set ao marcar sete pontos, sendo seis deles em ataques certeiros. Ele foi responsável por quase metade dos pontos de ataque do Rio de Janeiro, que conseguiu virar 15 bolas na parcial. A equipe carioca ainda conseguiu cinco pontos de bloqueio e a mesma quantidade em erros do Campinas.

No segundo set, Campinas abriu 2 a 0, mas o Rio de Janeiro logo reagiu e tratou de deixar a parcial equilibrada. As equipes foram se revezando na dianteira do placar até que os campineiros fizeram quatro pontos seguidos e chegaram a 14 a 12. Campinas administrou o placar até vencer, por 27 a 25, com um ataque para fora de Lucão, em 32 minutos.

Rodriguinho, do Campinas, e novamente Theo foram os destaques. Cada um anotou seis pontos na parcial, todos em ataques certeiros. Os campineiros ainda conseguiram 13 pontos em ataques, dois pontos em bloqueios, um ponto de saque e outros 11 pontos por conta de erros do Rio de Janeiro.

Rivaldo ataca para fazer o ponto do Campinas contra o Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/MedleyCampinas)Rivaldo ataca para fazer o ponto do Campinas contra o Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/MedleyCampinas)

A equipe carioca se recuperou e venceu o terceiro set, por 25 a 21, em 30 minutos, após um ataque de Lucão. A parcial estava empatada por 7 a 7, quando o Rio de janeiro fez quatro pontos seguidos, abriu vantagem e conseguiu administrar para não ser mais ameaçado pelo Campinas.

O meio de rede Lucão conseguiu ser o destaque com oito pontos, sendo seis em ataques, um em bloqueio e outro no saque. O Rio de Janeiro anotou 18 pontos em ataques, dois pontos em bloqueios, o ace de Lucão e ainda mais quatro pontos por conta de erros dos campineiros.

O quarto set teve o Rio de Janeiro abrindo vantagem logo no início ao fazer 14 a 10. A equipe carioca, porém, permitiu que o Campinas encostasse no placar com 17 a 15. Os campineiros não desistiram facilmente e conseguiram uma virada importante. A equipe perdia por 23 a 19, quando anotou cinco pontos seguidos e virou para 24 a 23. Após perder uma chance para fechar o set, Campinas fez 26 a 24 com um bloqueio de Gustavão, após 34 minutos.

Jogadores do Campinas comemoram vitória contra o Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/MedleyCampinas)Jogadores do Campinas comemoram vitória contra o Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/MedleyCampinas)

O Campinas conseguiu chega à vitória com 13 pontos de ataque, além de quatro pontos em bloqueios e outros nove pontos por conta de erros do Rio de Janeiro. Theo, porém, novamente se destacou no set ao anotar mais seis pontos para os cariocas.

O tie-break, quinto e decisivo set, começou com o Rio de Janeiro muito bem e abrindo 5 a 0 logo de cara. Com o bloqueio trabalhando com eficiência, os cariocas conseguiram impedir os arremates de Rivaldo e Cia. O Campinas, porém, conseguiu novamente virar de forma sensacional ao fazer 9 a 8.

Na frente do placar, os campineiros conseguiram uma sequência de pontos a partir do momento que André Heller foi para o saque. Foram seis pontos, que deixaram os campineiros muito próximos da vitória, que veio após o Diogo explorar o bloqueio do Rio de Janeiro e fechar por 15 a 11, em 22 minutos.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/campinas-e-regiao/noticia/2012/12/campinas-vira-contra-o-rio-de-janeiro-e-derruba-o-ultimo-invicto-da-superliga.html

Florianópolis vira sobre Pinda e foge da lanterna na Superliga Masculina


Jogo equilibrado só foi definido no tie-break. Ambos com sete pontos, catarinenses estão em nono, e paulistas em décimo pelo número de vitórias

Por GLOBOESPORTE.COM Pindamonhangaba, SP

Jogando fora de casa, o Florianópolis superou o Pindamonhangaba neste domingo, por 3 sets a 2, em jogo válido pela sétima rodada da Superliga Masculina de Vôlei. A vitória veio com parciais de 25/17, 22/25, 18/25, 25/20 e 15/11, em 2h23m.

Com o resultado no tie-break, Florianópolis ganha dois pontos e chega a sete na classificação. Mesma pontuação de Pinda, que apesar de derrotado, ganhou um ponto. Os catarinenses aparecem em nono lugar, enquanto os paulistas estão em décimo, por conta do número de vitórias (2 x 1).

As duas equipes voltam a jogar nesta quinta-feira. Em Araçatuba, Pinda visita o Vôlei Futuro, às 20h (Brasília). Já Florianópolis volta a jogar diante da sua torcida, no Capoeirão, contra o São Bernardo, às 20h30m.

- Hoje foi um jogo de superação, o grupo venceu. O VivaVôlei (prêmio de melhor em quadra) poderia ter ido para qualquer jogador das duas equipes. O Pindamonhangaba também fez uma bela partida. Quero agradecer a minha família, que sempre me apoia. Agora, é continuar lutando. A Superliga continua - disse Felizardo, destaque do Florianópolis, eleito o melhor jogador da partida.
Vira-vira

Florianópolis atropelou no primeiro set. Com um bloqueio forte e aproveitando os erros de levantamento de Pindamonhangaba, a equipe catarinense não teve trabalho para levar a primeira parcial por 25 a 17.

Florianópolis Pindamonhangaba Superliga Masculina (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)Jogo foi equilibrado e definido apenas no tie-break (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Após uma bronca do técnico João Marcondes, Pinda voltou melhor para o segundo set. O bloqueio, ponto forte da equipe, voltou a funcionar e os donos da casa abriram uma larga vantagem de oito pontos. No final do set, Florianópolis reagiu, mas Pinda levou a melhor por 25 a 22, empatando a partida.

No terceiro set, o bloqueio de Pinda foi um paredão. O quesito foi responsável por seis dos 25 pontos conquistados na vitória por 25 a 18, desta vez sem grandes sustos.
A quarta parcial começou equilibrada, mas aos poucos Florianópolis foi tomando as rédeas do set. A partir da segunda metade, os visitantes abriram uma larga vantagem e fecharam o set em 25 a 20, forçando o tie-break.

No quinto set, Florianópolis venceu de ponta a ponta. Abriu uma vantagem de 2 a 0 no início e manteve a diferença até o final da parcial, vencida por 15 a 11 com um ace de Felizardo no último ponto.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2012/12/florianopolis-vira-sobre-pinda-e-foge-da-lanterna-na-superliga-de-volei.html

Estádio da Eurocopa pode ser palco de Polônia x Brasil pela Liga Mundial


Técnico Andrea Anastasi já visitou o Estádio Nacional de Varsóvia e aprovou as instalações: 'Será uma performance incrível. Realmente quero um jogo aqui'

Por GLOBOESPORTE.COM Varsóvia, Polônia

Algoz do Brasil na Liga Mundial 2012, a Polônia tem planos audaciosos para enfrentar a seleção de Bernardinho no próximo ano. Atual campeão da competição, o time europeu está estudando a possibilidade de mandar seu jogo contra a equipe verde-amarela na primeira fase no Estádio Nacional de Varsóvia, que recebeu cinco jogos de futebol durante a Eurocopa, custou R$ 1 bilhão e tem capacidade para quase 60.000 torcedores.

vôlei estádio nacional de varsóvia (Foto: Divulgação)Estádio Nacional de Varsóvia já sem grama: local pode ser sede da Liga Mundial (Foto: Divulgação)

Na última sexta-feira, o técnico Andrea Anastasi e seu assistente Andrea Gardini visitaram o estádio acompanhados de uma pequena comitiva, que incluía o secretário geral da federação polonesa, Andrzej Lemek, e o diretor técnico da Liga Mundial, Waldemar Kobienia. O grupo avaliou a estrutura disponível para as equipes e para a torcida e ficou satisfeito com o que encontrou.

Localizado à beira do Rio Vistula, no centro de Varsóvia, o Estádio Nacional custou R$ 1 bilhão. Moderna arena possui fácil acesso para torcedores (Foto: Marcos Felipe / GLOBOESPORTE.COM)Estádio Nacional custou R$ 1 bilhão e recebeu 5
jogos da Eurocpa (Foto: Marcos Felipe / Globo.com)

- Organizar uma partida de vôlei no Estádio Nacional é uma grande ideia. Será uma performance incrível. Realmente quero que haja um jogo aqui, apesar de saber que não será algo fácil do ponto de vista organizacional. Gostei do estádio. Estivemos nas arquibancadas e a visibilidade é realmente boa – disse Anastasi.

Para que o local seja liberado como uma das sedes da Liga Mundial, será preciso realizar um jogo teste. O calendário da competição ainda não foi divulgado pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB), mas a entidade já afirmou que as três equipes melhores classificadas no ranking jogarão em casa em três das cinco rodadas da fase de grupos. Na chave A, este é o caso de Brasil, Polônia e Estados Unidos. Bulgária, Argentina e França completam o “Grupo da Morte”.

Apesar da expectativa de lotação máxima, já que o vôlei é o esporte número 1 na preferência dos poloneses, nenhuma partida realizada no Estádio Nacional poderá quebrar o recorde de público da modalidade. Em julho 1983, Brasil e a extinta URSS se enfrentaram no Maracanã debaixo de chuva. No total, 95.881 mil torcedores estiveram presentes.


Confira os grupos da Liga Mundial 2013
Grupo A: Brasil, Polônia, EUA, Bulgária, Argentina e França;
Grupo B: Rússia, Itália, Cuba, Sérvia, Alemanha e Irã;
Grupo C: Canadá, Coreia do Sul, Finlândia, Holanda, e duas equipes a serem escolhidas


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/12/estadio-da-eurocopa-pode-ser-palco-de-polonia-x-brasil-pela-liga-mundial.html

Missão de Bap: fazer o Fla, 'barrigudo e careca', conquistar Gisele Bündchen


Futuro vice de planejamento e marketing destaca decisão de mergulhar no dia a dia do clube: 'A paixão que sinto pelo Flamengo nunca me fez mal'

Por Janir Júnior Rio de Janeiro

Presidente da Sky, Luiz Eduardo Baptista, 50 anos, está acostumado a lidar com frieza no mundo dos negócios. Mas, quando se trata de Flamengo, o clima esquenta. A paixão - misturada aos últimos anos de decepção - fez com que ele organizasse o grupo que saiu vitorioso nas eleições do dia 3 de dezembro, com o presidente Eduardo Bandeira de Mello. Mais do que vice de planejamento e marketing da nova gestão, Bap, como é conhecido, será o principal pilar na tentativa de reestruturação do clube. Credibilidade, trabalho, organização e profissionalização do futebol, aproximação e ajuda do torcedor. Essas são diretrizes para que um dia a fábula do “baixinho, careca e barrigudo que paquerou a Gisele Bündchen” termine com final feliz.

- Quando você tem a sorte de ter o sucesso que eu alcancei, você se distancia de coisas básicas na vida. Muita gente me dizia: “Pô, você é um cara de sucesso, por que não tira essa coisa de Flamengo da cabeça?”. As pessoas falavam de Flamengo como se fosse cocaína, crack, álcool, como se fosse um vício. Eu acho que há coisas que te destroem, e há coisas que te fazem mais forte. A paixão que sinto pelo Flamengo é mais forte do que isso, e nunca me fez mal. Sempre me fez mal, ainda mais nos últimos anos, foi o fato de ver que o Flamengo era maltratado. Sei que ganhar ou perder é da vida. Você não pode ganhar tudo. Mas a forma como perde fala muito de você. Acho que a forma como o Flamengo vem perdendo nos últimos anos, onde já espera perder, toma uns sacodes como foi com a La U (4 a 0 pela Sul-Americana, em 2011), dentro do Engenhão. Isso não é aceitável. Tem que ter vergonha na cara para tudo que vai fazer na vida. Então, decidi me envolver com isso – disse Luiz Eduardo Baptista.

Luiz Eduardo Baptista flamengo (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)Apaixonado pelo Flamengo, Luiz Eduardo Baptista foi o principal articulador da Chapa Azul e é o pilar na tentativa de reconstrução do clube (Foto: Janir Júnior/Globoesporte.com)

No primeiro momento de envolvimento a sério com o clube, Bap acreditou que era possível mudar. E cita como exemplo o caso de um humilde segurança de São Paulo que, mesmo com salário reduzido, estendeu a mão para o Flamengo. Ao lembrar da história, ele chora.
Frase_04_Luis-Eduardo-2 (Foto: infoesporte)
- O que percebi: um mundo de gente, uma maioria silenciosa saindo dos buracos. Estava com um ex-jogador de futebol na minha casa em São Paulo. Um segurança da minha rua reconheceu o jogador. Quando o cara foi embora, ele disse: “seu Bap, posso falar com o senhor? Você que está envolvido com essa história do Flamengo...” Isso em São Paulo, hein. “O senhor assumindo lá, vê se salva o nosso Mengão. Eu vou botar 10 real por mês lá.” Você escuta um negócio desses... Esses R$ 10 para esse cara, quanto vale isso? Você dá dinheiro para quem não acredita ou para quem é bandido? Não. O maior desafio da gente é a credibilidade. Essa história foi muito emblemática. E, para mim, foi como um despertador, uma responsabilidade enorme. O cara está dizendo: “Eu boto dinheiro em vocês. Não boto no Flamengo, mas boto em vocês, sei que são do bem". Isso coloca tua responsabilidade num nível diferente. Estou com 50 anos, trabalhando 20 horas por dia e me sentindo como se tivesse 18, porque estou dando vez à minha paixão. A gente vai trilhar esse caminho, vai materializar tudo pelo Flamengo, nada do Flamengo. Vamos transformar esse lema em atitude – destacou.

Para ter credibilidade, Bap recrutou nomes como Carlos Langoni, ex-Banco Central, que ficará responsável pelo Comitê de Finanças e Reestruturação da Dívida, Rodolfo Landim (vice de patrimônio), Wallim Vasconcellos (vice de futebol), entre outros. Ele explica a ideologia por trás da montagem do grupo que formou a vencedora Chapa Azul:
Frase_03_Luis-Eduardo (Foto: infoesporte)

- O que aconteceu no grupo foi que as pessoas tinham receio do nível de comprometimento que teriam. Eles têm outros compromissos. Quando expliquei ao Langoni como ia funcionar, ele foi o primeiro a dizer que ia contribuir. Uma coisa legal no nosso grupo é o que eu digo: o combinado não é caro. O Flamengo precisa muito de ajuda. Qual ajuda você pode dar? R$ 1? Muito obrigado. 
Qual ajuda você pode dar? Ligar para o Paulo Pelaipe (diretor executivo) e me apresentar a ele? Muito obrigado. Conseguir dois militantes para trabalhar na causa? Muito obrigado. Quer dar R$ 100 mil para a campanha? Obrigado. A gente nunca qualificou as contribuições. Qualquer contribuição é muito bem-vinda. Um ponto importante: perceber a seriedade das pessoas. Apesar da paixão, ninguém queria dar o passo maior do que a perna, até para não quebrar o cristal da cumplicidade e confiança que existe no grupo.

O atual panorama do Flamengo deixou a situação feia. Mas ainda com direito a sonhos de grandes conquistas, e, quem sabe, um Natal bacana como num conto da Bela e a Fera.
Frase_06_Luis-Eduardo (Foto: infoesporte)
- No primeiro momento, é muito trabalho para tentar entender o que está acontecendo. Do meu ponto de vista, a transição está sendo  surpreendentemente tranquila, mas ainda tem muita coisa para a gente tomar pé. Sou eterno otimista: eu miro na Lua, pois, se errar, eu acabo no meio das estrelas. Eu penso alto, temos que ser agressivos, mas não irresponsáveis. Há apostas que você faz que podem dar ou não retorno. Da situação que o Flamengo vem, eu me sinto assim: um gordinho, baixinho, meio careca cantando a Gisele Bündchen. Ela olhou para mim e sorriu. Não sei se ela está me sacaneando ou dando mole. Se estiver dando mole, quem sabe o Flamengo tenha um Natal bacana – disse.

O dirigente cita outros clubes que estão à frente do Flamengo na projeção para 2013. E, para provar a falta de credibilidade do clube na atualidade, Bap lembra o caso do zagueiro Juan, que durante a atual temporada voltou da Itália, chegou a negociar seu retorno para o Flamengo, mas acertou com o Internacional.

- Eu reconheço que a gente tem que fazer esforço, mas não é fácil. É muito mais fácil para um time como o Fluminense, que foi campeão, um time como o Inter, que tem tradição de cumprir os seus compromissos, como o Grêmio, o Atlético-MG, conseguirem alguns jogadores. Exemplo foi o que aconteceu recentemente. O Juan foi cria da Gávea e preferiu jogar no Inter. Isso sangra na alma, mas, se olhar pelo lado racional e profissional, o que você diria para um irmão seu? Eu diria para jogar no certo. Agora, temos que contar com nossa lábia, conseguir encantar a moça, e a moça pode gostar da gente, dar um sorriso, ir embora e não dar em nada, mas a gente tem que começar o processo. A gente ganhou a eleição numa segunda-feira, à meia-noite. Em pouco tempo, fizemos uma grande quantidade de contatos e conversas  – disse Bap.
Frase_01_Luis-Eduardo (Foto: infoesporte)
O dirigente admite que o Flamengo começou atrasado o atual planejamento Com vasto repertório de frases de efeito, metáforas e muitas histórias para contar, Bap guardou mais uma para a saideira, ao dizer que é possível acreditar num final feliz:

- Vamos ver como as coisas vão evoluir. Entendo claramente que estamos começando atrasados. Se fosse uma corrida de carro, diria que estamos largando dos boxes. Mas vai que acontecem duas ou três bandeiras amarelas? Se deixarem a gente chegar... Quando o Mengão chega, ele vai te pegaaaaar....

Gisele Bündchen que se cuide.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/12/missao-de-bap-fazer-o-fla-barrigudo-e-careca-conquistar-gisele-bundchen.html