quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Bernardinho x Zé Roberto: encontro 'gelado' termina sem reaproximação


Técnicos fazem duelo à parte na Arena Concórdia, em Campinas. Evitam olhares, cumprimentam-se rapidamente e não comentam reconciliação

Por Murilo Borges Campinas, SP

Um aperto de mão no início, outro por obrigação ao final da partida e ponto final. Para quem esperava um reencontro tenso, polêmico ou caloroso, o primeiro duelo entre Bernardinho e José Roberto Guimarães na Superliga Feminina de vôlei foi até decepcionante. Frio seria o termo mais apropriado. Durante a vitória do Rio de Janeiro por 3 a 1 sobre o Campinas, na noite desta terça-feira, na Arena Concórdia, os dois treinadores evitaram até mesmo a troca de olhares durante as quase duas horas de confronto e pouco quiseram comentar o assunto após a partida.

Zé Roberto e Bernardinho, durante partida entre Campinas e Rio de Janeiro (Foto: Carlos Velardi / EPTV)Zé Roberto e Bernardinho, durante partida entre Campinas e Rio de Janeiro (Foto: Carlos Velardi / EPTV)

- Não vou falar sobre isso - disse Zé Roberto, irritado com a repercussão do caso e com a insistência dos jornalistas em perguntar sobre o encontro.

- Achei absolutamente normal, nada de mais. Só vamos falar do jogo - resumiu Bernardinho, mais calmo pelo resultado positivo.

Comandantes das seleções brasileiras masculina e feminina nos três últimos Jogos Olímpicos (2004, 2008 e 2012), Bernardinho e Zé Roberto mostraram qual seria a tônica do duelo antes da partida. No primeiro contato entre as comissões técnicas, durante o aquecimento das atletas, um caminhou em direção ao outro e estendeu a mão. Cumprimento recíproco, mas sem olhares e palavras. O que se repetiu no fim, com um breve aceno com as cabeças.

Muito pouco para quem esperava um indício de reaproximação. Zé Roberto, em sua chegada ao Campinas, teria se mostrado disposto a acertar os ponteiros com o ex-amigo - com quem cortou relação nas Olimpíadas de 2004 por uma discussão com a levantadora Fernanda Venturini, mulher de Bernardinho. O próprio Bernardinho, que a princípio se mostrou incomodado, disse que teria conversado com o desafeto normalmente se fosse procurado. A intenção, porém, ficou só no discurso dos dois.

Bernardinho Rio de Janeiro vôlei (Foto: Luiz Doro / Adoro Foto)Bernardinho orienta jogadoras: sem indício de
reaproximação (Foto: Luiz Doro / Adoro Foto)

Quase trombada é o máximo de contato
Claramente incomodados com os assuntos ligados aos dois, Bernardinho e Zé Roberto se evitaram durante todo o primeiro set. Com a bola girando, não trocaram olhares e nenhuma vez reclamaram do time adversário: a estratégia era mesmo esfriar o já tão quente duelo. O único encontro foi no estilo. Avesso a reclamações, Zé Roberto assumiu uma postura de Bernardinho, que, famoso pelos gestos espalhafatosos em quadra, manteve-se calmo durante o jogo inteiro.

Depois de tanto se evitarem no primeiro set, os dois quase se esbarraram na troca de lados. Bernardinho, tenso com a partida, logo rumou para o banco de reservas adversário para se preparar para a segunda parcial. Zé, ainda de costas, distribuia broncas às suas jogadoras pelos erros. Quando virou, o tricampeão olímpico deu de cara com o desafeto. Quase houve uma trombada, o que seria cômico depois de tanto esforço para evitar qualquer tipo de contato. Mas ficou no quase. Sem olhares mútuos, eles se esquivaram e seguiram caminhos opostos.

Zé Roberto Guimarães, técnico do Campinas (Foto: Felipe Christ/Amil/Divulgação)Zé Roberto não gostou da atuação da equipe nesta
terça-feira (Foto: Felipe Christ/Amil/Divulgação)

Vitória deixa Bernardinho leve, e Zé Roberto irritado
Os rivais tiveram reações bem diferentes no segundo set, ambas baseadas nos desmepenhos de suas equipes. Com a vantagem obtida na primeira parcial, Bernardinho apenas orientou as comandadas, que lideravam o placar naturalmente. Já Zé Roberto não se continha de tanta insatisfação pelo excesso de erros do Campinas. Em uma das jogadas, quando Suellen não conseguiu a defesa, o técnico até completou o lance, com uma batida forte que levou a bola para longe.
Os erros diminuíram com o tempo, mas ainda causaram alguns chiliques de Zé Roberto na beira da quadra. Quando Campinas encostou no placar, o time se perdeu e entregou pontos ao Rio de Janeiro em erros de fundamento, fato que fez o tricampeão olímpico atravessar a quadra cabisbaixo e, novamente, evitando olhar para Bernardinho.
Aperto de mãos rápido encerra duelo particular
Rio de Janeiro comprovou o melhor momento nesta noite apenas no quarto set - Campinas venceu o terceiro, de virada. Apesar de sair atrás, manteve a tranquilidade e logo recuperou a ponta no placar. Bernardinho esboçou reclamações com o próprio time, assim como Zé Roberto. Cada um à sua maneira, às vezes invertendo a postura, mas sem qualquer indício de reaproximação.

Com ambos de cabeça quente após o jogo (mais Zé Roberto, pela primeira derrota na Superliga), o último encontro foi a síntese de um relacionamento que, claramente, nunca mais será o mesmo. Apesar dos discursos não contrários a uma reconciliação, nenhum deles tomou a iniciativa de romper a barreira. E ficou assim: um rápido toque das mãos e caminhos opostos, como se fossem meros desconhecidos. Talvez, a esta altura da vida, de fato sejam

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/campinas-e-regiao/noticia/2012/11/bernardinho-x-ze-roberto-encontro-gelado-termina-sem-reaproximacao.html

Ainda sem Sheilla e Adenizia, Osasco se recupera e atropela São Bernardo


Após perder para Campinas por 3 a 1, na estreia, time de Luizomar de Moura vence por 3 a 0 e conquista primeira vitória na Superliga feminina

Por GLOBOESPORTE.COM Osasco, SP

A derrota para o Campinas em casa no primeiro clássico da Superliga feminina já faz parte do passado. Mesmo ainda sem poder contar com a oposto Sheilla e a central Adenizia, que seguem lesionadas, a equipe de Osasco se recuperou na competição e venceu o São Bernardo nesta terça-feira, por 3 sets a 0, parciais de 25/18, 25/, e 25/, em apenas 1h05min, novamente diante de seus torcedores.

Thaísa foi um dos destaques da vitória de Osasco (Foto: Fabio Rubinato/AGF/Divulgação)A central Thaísa foi um dos destaques da vitória de Osasco (Foto: Fabio Rubinato/AGF/Divulgação)

Com duas derrotas nos dois primeiros jogos da Superliga, o time de São Bernardo volta à quadra na sexta-feira, às 21h, contra o Minas, no ABC paulista. Já a equipe do técnico Luizomar de Moura joga no dia seguinte contra o São Caetano, às 18h, no Ginásio Lauro Gomes, também em São Paulo.

Empurrado por seus torcedores, o Osasco entrou em quadra disposto a não repetir os altos e baixos da estreia diante do Campinas. Depois de abrir 4/1 no início do primeiro set, as donas da casa permitiram que o jovem time de São Bernardo diminuísse a diferença para apenas dois pontos após a segunda parada técnica. A reação, porém, parou por aí. Com cinco pontos da central Thaísa, maior pontuadora, Osasco fez 25/18.

Se no primeiro set a equipe de Osasco até encontrou uma certa resistência do outro lado da quadra, na parcial seguinte as atuais campeãs da Superliga não deram qualquer chance para São Bernardo respirar e venceram de forma arrasadora por 25/10, em apenas 21 minutos. Com seis pontos, Thaísa novamente foi a principal pontuadora do time da casa no set.

A desvantagem no placar desnorteou de vez as meninas de São Bernardo. Com um aproveitamento ofensivo acima da média, Osasco manteve o mesmo volume de jogo e liquidou o set por fáceis 25/9 e a partida em apenas três sets.

Acostumada com jogos disputados diante da equipe de São Bernardo, a líbero Camila Brait elogiou a forma como o Osasco entrou em quadra.

- Hoje o time se comportou muito bem, já que no primeiro jogo ninguém rendeu o esperado. Fizemos uma excelente partida e jogamos bem o tempo inteiro. Não teve nenhum descuido e desconcentração. Os jogos contra São Bernardo nunca são fáceis e hoje foi um placar atípico porque conseguimos jogar muito bem e neutralizar as principais jogadoras delas.

Outros jogos da rodada:
Campinas 1 x 3 Rio de Janeiro
Pinheiros 0 x 3 Praia Clube


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/11/ainda-sem-sheilla-e-adenizia-osasco-se-recupera-e-derrota-sao-bernardo.html

Olho no jogo? Beckham ganha 'dança particular' em jogo dos Lakers


Jogador do Galaxy confere jogo em Los Angeles diante do Indiana Pacers

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

beckham Indiana Pacers x Los Angeles Lakers (Foto: Getty Images)Beckham confere os Lakers (Foto: Getty Images)

David Beckham não perde um jogo do Los Angeles Lakers. O jogador esteve na partida diante do Indiana Pacers no Staples Center nesta terça. Desta vez, o astro inglês não foi acompanhado pelos filhos Brooklyn, Romeo, Cruz. Mesmo sem a família, ele tentou se comportar, mas uma dançarina insistiu em fazer seu show em frente ao meia do LA Galaxy. Como manter os olhos na bola desse jeito?
Beckham faz sua última partida pelo LA Galaxy no dia 1º de dezembro, na decisão da MLS Cup. Ele ainda não definiu qual será seu próximo destino, mas afirmou que ainda busca um último desafio.

- Eu tive um momento incrível jogando pelo LA Galaxy, no entanto eu queria ter um último desafio antes do final da minha carreira como jogador - disse.

beckham Indiana Pacers x Los Angeles Lakers (Foto: Reprodução)Beckham 'ganha' dança' de cheerleader (Foto: Reprodução)

Quem foi a melhor contratação de 2012? Comentaristas opinam


Analistas do 'Redação SporTV' escolhem os grandes nomes do futebol brasileiro no ano. Internautas também podem dar os seus votos

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Em 2012, estes jogadores vestiram novas camisas e trouxeram alegrias para as torcidas de suas equipes. Agora, os internautas do "Redação SporTV" podem escolher quem foi a principal contratação da temporada no futebol brasileiro. Confira abaixo a opinião dos nossos analistas.
Toninho Nascimento, editor de "O Globo"

"O Zé Roberto é a alma do Grêmio. O jogo contra a Portuguesa foi um exemplo da importância dele para o time. Ele virou o jogo no segundo tempo. Mas não foi um ano de grandes contratações. Os times já estavam mais encorpados. Fluminense e Corinthians são dois belos exemplos. Mantiveram a base do ano passado e não precisaram de grandes reforços"

grêmio atlético-go zé roberto (Foto: Wesley Santos/PressDigital)Zé Roberto é o principal reforço do Brasileirão, diz Toninho Nascimento (Foto: Wesley Santos/PressDigital)

Sidney Garambone, jornalista da TV Globo
"Seedorf é a melhor, não só pelo que ele trouxe dentro de campo para o Botafogo, mas pelo que ele representou. É um marco na atitude do jogador brasileiro. Ele é responsável pela união e pelo profissionalismo sem paternalismo. Ele dá bronca quando precisa, une quando precisa unir. Deu poucas entrevistas até agora, mas uma foi simbólica: ele falou que tem vergonha de jogadores que simulam faltas"

seedorf Botafogo x Atlético-GO (Foto: Marcelo Santos/AGIF)Para Sidney Garambone, Seedorf é exemplo de profissionalismo (Foto: Marcelo Santos/AGIF)

Tim Vickery, correspondente da BBC na América do Sul
"Eu acho o Jadson um jogador maravilhoso. Na última bola dele com a camisa da seleção brasileira, ele fez o gol (no empate contra o Paraguai, na Copa América de 2011). Depois, foi substituído no intervalo e nunca mais apareceu nas listas do Mano Menezes. Nunca entendi isso. O Jadson é um jogador que faz o jogo fluir, faz o coletivo jogar melhor. Quando ele sai do time, o São Paulo murcha. Foi uma baita contratação"

Jadson gol São Paulo x Goiás (Foto: Carlos Costa / Futura Press)Com Jadson, jogo do São Paulo flui com naturalidade, afirma Tim Vickery (Foto: Carlos Costa / Futura Press)

André Loffredo, comentarista do SporTV
"O Barcos tem um ótimo posicionamento, finaliza e sabe o que fazer com a bola fora da área. Ele tem bom domínio, sabe conduzir, partir para cima do adversário. Além de ter ótima presença de área e finalizar bem, se movimenta bastante. Ele fez 14 gols por um time que lutou para não cair, e caiu. Imagine esse time sem os 14 gols. O Palmeiras já poderia estar rebaixado no começo do returno. Por conseguir ser um destaque neste Palmeiras de 2012, é a melhor contratação do ano"

Barcos comemora gol do Palmeiras contra o Botafogo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Barcos comemora seu gol contra o Botafogo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

À la Sharapova, Érika Coimbra joga de short-saia na Polônia: ‘É charmoso’


Desde setembro morando em Gdansk, ponteira brasileira pena para retomar rotina de treinos, mas aprova cidade e tenta avançar com time na Champions

Por Helena Rebello Rio de Janeiro

Clima, idioma, culinária, sistema de jogo… Érika Coimbra sabia que precisaria se adaptar a mais uma cultura ao assinar contrato por uma temporada com o Atom Trefl Sopot, da Polônia. Com passagens por times de Itália, Turquia e Azerbaijão, a hexacampeã da Superliga feminina se habituou às mudanças bem nova. Só não contava que o uniforme de jogo constasse na lista de itens que pudessem surpreendê-la. No Campeonato nacional e na Champions League, a ponteira e suas companheiras de clube vestem um figurino comumente visto no tênis. Como Maria Sharapova e Cia., as atletas do vôlei usam short-saia em quadra.

vôlei érika coimbra polônia (Foto: Divulgação/Site Oficial Atom)Érika é fotografada em ensaio promovido pelo Atom Sopot (Foto: Divulgação/Site Oficial Atom)

Desde setembro morando em Gdansk, Érika se adaptou rapidamente à cidade. Morando sozinha de frente para o mar, aprovou a paisagem e a culinária e não sofreu com o idioma, já que o grande número de turistas e estrangeiros faz com que o inglês seja ouvido com frequência nas ruas. Apesar da experiência que acumulou na carreira, a atleta de 32 anos penou mesmo para se adaptar em quadra. A primeira surpresa veio ao receber os uniformes.

vôlei Érika Atom Sopot polônia (Foto: Divulgação/Site Oficial Atom)Érika salta para atacar: short-saia não atrapalha osmovimentos (Foto:Divulgação/Site Oficial Atom)

- Recebi o short-saia e achei muito estranho. Só tinha visto isso sendo usado em competições de tênis, nunca de vôlei. Eu tinha mania de puxar o short antes de fazer a recepção, e não dava mais. Fora que sempre achava que os outros ficam olhando e pensava o que exatamente estavam comentando. Hoje em dia adoro. Fica muito feminino, é charmoso e muito confortável. Não atrapalha em nada a movimentação durante o jogo, nem para passar, nem para defender. Poderia fazer bastante sucesso no Brasil – disse, em conversa com o GLOBOESPORTE.COM por telefone.
Muito além da estética, a principal mudança foi em relação à jornada de trabalho. Sob o comando do técnico Jerzy Matlak, o período de treinos se estendeu a até oito horas diárias divididas em dois turnos. Após uma reunião com o elenco e o início das competições regulares – o clube disputa o Campeonato Polonês e a Champions League no momento -, o treinador reduziu a intensidade das tarefas. A comunicação com o comandante, porém, não é das mais simples. Como ele não fala inglês, Érika e outras estrangeiras dependem da tradução das colegas locais.

- Ele (o técnico) é frio e bravo. Já entendo algumas coisas agora e outras nem quero entender para não haver controvérsia. Ele é um vovô já, tem mais de 70 anos, e não vale a pena discutir. No começo foi mais complicado porque eu estava há muito tempo parada, e eu não treinava por tantas horas desde os tempos em que existia vantagem nos jogos. Depois que os treinos diminuiram, ficou mais fácil. Se seguissse naquele ritmo, ninguém chegaria inteira aos playoffs.

Mandando suas partidas na Ergo Arena, construída exatamente na divisa entre Gdansk e Sopot, o Atom é o atual vice-líder do Campeonato Polonês com seis vitórias em oito confrontos e briga para avançar à segunda fase da Champions. No grupo da competição internacional, o clube da ponteira brasileira disputa vaga com Villa Cortese, da Itália, Agel Prostejov, da República Tcheca, e Rabita, do Azerbaijão.

vôlei Érika Atom Sopot polônia (Foto: Divulgação/Site Oficial Atom)Ao lado do brasileiro Deleu, que defende o Lechia Gdansk nofutebol(Foto: Divulgação/Site Oficial Atom)

Feijão polonês
Nas horas vagas, Érika gosta de passear pela cidade e já conheceu alguns brasileiros que atuam no futebol da Polônia. Quando está com paciência, também gosta de cozinhar. Com muitos pratos à base de batata, arroz e frango, a culinária polonesa agradou à jogadora. Mas, com fácil acesso a produtos brasileiros, a ponteira prefere manter as tradições mineiras em sua casa. E até já cozinhou feijão para duas companheiras, a cubana Noris Cabrera e a australiana Rachel Rourke.

- A culinária deles é bem simples, farta e com um paladar tranquilo. Mas eu consigo achar feijão muito facilmente. Não é igual ao nosso, mas dá para sobreviver. É uma forma de nos sentirmos um pouco mais em casa. Fiz um jantar para as colegas de Cuba e da Austrália e elas adoraram. Com as viagens, acabei não convidando ainda as polonesas, mas tenho certeza de que vão gostar também quando provarem.
vôlei érika coimbra polônia (Foto: Reprodução/Facebook)Na varanda de sua casaemGdansk:Érikaestágostando da cidade (Foto: Reprodução/Facebook)

FONTE:

Valdivia entra na mira da La U, mas Palmeiras só aceita vender jogador


Mago pode voltar ao futebol chileno, mas Universidad quer empréstimo, algo descartado pelo Verdão. Em baixa, ele é tratado como negociável

Por Diego Ribeiro São Paulo

Valdivia, Palmeiras (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)La U tenta contratação de Valdivia, mas Verdãorejeitaempréstimo (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)

O Palmeiras chegou à conclusão de que não vai conseguir lucrar com uma possível negociação de Valdivia, e por isso se mostra aberto a ouvir propostas de equipes interessadas no Mago. Apesar de falar publicamente que deseja contar com o meia, o presidente Arnaldo Tirone classificou o jogador como negociável, em conversas com outros membros da diretoria alviverde. Por enquanto, apenas a Universidad de Chile manifestou interesse em contar com Valdivia, mas não nas bases desejadas pelo Palmeiras. O atual contrato do Mago vai até julho de 2015.

A intenção do clube alviverde é reaver parte dos quase R$ 36 milhões investidos para a contratação de Valdivia em 2010 – boa parte desse valor ainda tem de ser pago ao Banco Banif, que ajudou na negociação ao ceder a carta de crédito que selou a compra junto ao Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos. A La U quer o Mago por empréstimo e sonha com a possibilidade de ele ser o grande condutor da equipe na Taça Libertadores em 2013.

No elenco, o clima não é dos melhores para o camisa 10. Antes da viagem da delegação alviverde para Volta Redonda, quando o Verdão enfrentou o Flamengo, Marcos Assunção e Valdivia discutiram rispidamente e quase chegaram às vias de fato. Na ocasião, o volante, que seguiu com a equipe para o Rio de Janeiro mesmo machucado, cobrou uma melhor postura do companheiro e criticou uma suposta falta de comprometimento do meia.

Em contato com a reportagem, Tirone reafirmou que pretende manter Valdivia no elenco, mas não descartou a possibilidade de ouvir propostas de times estrangeiros.
– Ele sofreu muito com lesões e espero que esteja recuperado para as disputas da próxima temporada. Já recusamos propostas por ele no passado, mas se aparecer algo vantajoso, vamos ouvir – revelou o presidente.

Já recusamos propostas por ele (Valdivia) no passado, mas se aparecer algo vantajoso, vamos ouvir"
Arnaldo Tirone

Além do formato de empréstimo, a proposta da La U tem outro “problema”. É que Valdivia foi revelado pelo Colo Colo, e uma transferência para o grande rival poderia prejudicar sua imagem no Chile. Por outro lado, o Mago sonha com uma sequência de partidas para retornar à seleção, principalmente após a queda do técnico (e desafeto) Claudio Borghi.

Atualmente, Valdivia se recupera de uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo, operado em outubro. Seu último jogo foi a derrota por 3 a 0 para o São Paulo, no dia 6 do mesmo mês. Desde então, tem passado por tratamento em tempo integral na Academia de Futebol, ainda que seu comportamento seja motivo de críticas para alguns companheiros de elenco, que não veem nele o comprometimento necessário para fazer parte do elenco na Libertadores e na Série B do Brasileiro.

Pressionado por diretores e conselheiros, Tirone tem se mostrado mais aberto à possibilidade de negociação. O empresário Osório Furlan Junior, dono de 36% dos direitos econômicos do Mago, também se mostra a favor de uma transação.

A diretoria do Palmeiras prometeu fazer uma “limpeza” no elenco após o rebaixamento para a Série B, liberando todos os jogadores que, de acordo com os cardeais alviverdes, não mostraram tanto comprometimento durante a temporada. Puxam a fila nomes como Betinho, Leandro Amaro, Daniel Carvalho, João Vitor, Leandro e Thiago Heleno. Valdivia poderia ser o próximo a deixar o clube.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2012/11/valdivia-entra-na-mira-da-la-u-mas-palmeiras-so-aceita-vender-jogador.html

ma fazenda na estrada Coronel Durval de Souza que está sendo cultivada em segredo a grama onde craques como Xavi, Iniesta, Pirlo e Neymar vão exibir o seu futebol refinado na Copa das Confederações de 2013 e possivelmente na Copa do Mundo no ano seguinte. Um sigilo que confunde até mesmo as autoridades do governo do Estado. Semana passada, ao ser perguntada onde afinal de contas ficava o viveiro, a secretária de Esportes e Lazer do Rio, Márcia Lins, disse:

— Vocês não sabem? Fica em um sítio em Cachoeiro de Macacu — respondeu a secretária.
Na verdade, Márcia se referia a uma antiga área de plantio da empresa encarregada do cultivo da grama. Checa daqui, pergunta acolá, O GLOBO chegou ao local. O Consórcio Maracanã, responsável pela obra, trata a questão como segredo de estado e não autorizou fotos dentro da fazenda. Mas foi possível observá-la e fotografá-la à distância.
Dentro da fazenda da empresa Itograss, a grama que vai ser colocada no novo Maracanã é tratada com todo o cuidado para não decepcionar quem espera um tapete do nível dos melhores estádios europeus. O nome não poderia ser mais apropriado para quem se prepara para um evento como a Copa do Mundo: Celebration (celebração, em inglês). E tal como uma celebridade, a espécie de grama que vai forrar o estádio cresce no viveiro esperando o momento de ser colhida em rolos e transportada até o estádio.
Enquanto os craques não pisam a nova grama do Maracanã, apenas quatro trabalhadores da fazenda têm o privilégio de caminhar no futuro tapete verde do estádio. São eles que cuidam diariamente do gramado, adubando e irrigando para que nos próximos meses ele esteja pronto para ser removido.
As mudas da espécie Bermuda Celebration são nativas da Austrália. No entanto, as que serão usadas no Rio foram importadas da Flórida (EUA). Elas crescem num ambiente semelhante ao que encontrarão no Maracanã: sob sombra e calor. Ao redor do local, poucas pessoas circulam num ambiente cercado por outras fazendas e com parte da estrada de acesso ainda de terra batida.
Mais resistente
O silêncio só é interrompido pela passagem de caminhões que arrastam a poeira quando passam em alta velocidade. Alguns deles levando placas de grama, pois a região conta com outras duas concorrentes da empresa que ganhou o direito de cuidar do gramado do Maracanã.
— A Celebration tem um tom verde azulado e vai ser plantada nos seis estádios que receberão jogos da Copa das Confederações. É a mesma espécie de grama adotada pelo Santos na Vila Belmiro — contou o engenheiro agrônomo Bruno Rodrigues.
A grama de cada um dos estádios da Copa das Confederações está sendo cultivada em fazendas da empresa nos respectivos estados. Além do Rio, há fazendas em Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Ceará e em Brasília.
Plantada na areia em Saquarema, a Bermuda Celebration será levada sem uma única camada do solo local para o Maracanã. Ela será usada pela primeira vez no estádio. Nos testes feitos, a grama teria mais qualidade e uma melhor adaptação ao clima carioca que a Bermuda TIFWAY 419 ID, espécie de gramado que foi usado no estádio entre os Jogos Pan-Americanos de 2007 e a interdição para as obras da Copa.
— A opção por esse tipo de grama é que ela é resistente ao pisoteio, cresce rapidamente e resiste mais a ambientes em sombra, como será no Maracanã. Ela pode chegar a 18cm de altura — explicou Bruno Rodrigues.
A estreia da seleção brasileira no novo gramado do Maracanã, caso a Fifa dê autorização, será no dia 2 de junho. Nesta data, pelos planos da CBF, o Brasil enfrentará a Inglaterra em um amistoso a duas semanas do início da Copa das Confederações. Depois disso, a seleção só terá a chance de voltar a jogar no estádio caso chegue à final do torneio, no dia 30 de junho.
Na Copa do Mundo, o estádio receberá sete jogos, entre eles um de oitavas de final, um de quartas de final e a grande decisão do torneio.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/esportes/a-grama-dos-craques-da-copa-das-confederacoes-do-mundial-de-2014-6856132#ixzz2DWUPY2dL
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Andrés Sanches deixa o cargo


Tendência é que Carlos Alberto Parreira assuma como diretor técnico, e Luiz Felipe Scolari seja efetivado como o novo treinador da seleção brasileira

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Andrés Sanches, Coletiva Demissão Mano (Foto: Evelson de Freitas / Agência Estado)Andrés Sanches está fora da seleção brasileira
(Foto: Evelson de Freitas / Agência Estado)

O anúncio quer era aguardado há alguns dias aconteceu nesta quarta-feira. Sem falar com o presidente da CBF, José Maria Marin, Andrés Sanches pediu demissão do cargo de coordenador de seleções da entidade através de uma carta.

Ao que tudo indica, o cargo de diretor de seleções foi extinto. Existe a possibilidade que Carlos Alberto Parreira seja contratado como diretor técnico, e a tendência é que o treinador Luiz Felipe Scolari assuma o comando técnico da Seleção nos próximos dias.

Andrés ficou contrariado com a demissão do técnico Mano Menezes, na última sexta, - e avisou que deixaria o cargo no início da semana. Mas alguns notáveis - em especial Ronaldo - tentaram convencê-lo a permanecer. Após sua entrevista de segunda-feira ao Jornal Nacional, sua situação ficou insustentável. Marin disse a interlocutores:

- Depois dessa entrevista… pra mim o Andres já saiu.


Na terça-feira, o ex-presidente do Corinthians adotou um tom mais ameno - e disse que pretendia ficar. Mas, na manhã desta quarta-feira, entregou sua carta de demissão - deixando o cargo vago a menos de dois anos da Copa do Mundo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/11/andres-sanches-deixa-o-cargo-de-diretor-de-selecoes-da-cbf.html

No Morumbi cheio, São Paulo pega a Católica para voltar a ser finalista


Com força máxima, Tricolor joga por vitória simples ou por empate sem gols para ir à final da Copa Sul-Americana. Última decisão foi em 2006

Por Marcelo Prado São Paulo

Rogério Ceni no treino do São Paulo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Rogério Ceni é arma do Tricolor para avançar à
final (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)

Chegou a hora de o São Paulo tentar quebrar um incômodo jejum. Já garantido na Taça Libertadores da América de 2013 pela quarta colocação obtida no Campeonato Brasileiro, a equipe tem na noite desta quarta-feira, a partir das 21h50m (de Brasília), contra a Universidad Católica, do Chile, no Morumbi, a chance de voltar a garantir a vaga em uma final de campeonato após seis longos anos. A última vez que isso ocorreu foi no dia 14 de setembro de 2006, quando o Tricolor, então comandado por Muricy Ramalho, viu de perto o Boca Juniors comemorar o título da Copa Sul-Americana. Em Buenos Aires, derrota por 2 a 1; no Morumbi, 2 a 2. Neste ano, o time paulista volta a pleitear um lugar na decisão da segunda principal competição continental.
Para atingir o feito e seguir na briga para quebrar o jejum de títulos que teve início de 2009, o palco e o adversário trazem ótimas recordações para a equipe da casa. Afinal, foi no Cícero Pompeu de Toledo, no dia 19 de maio de 1993, que o São Paulo goleou a Universidad Católica, por 5 a 1, no primeiro jogo da decisão da Taça Libertadores, e encaminhou sua segunda conquista continental. Assim como naquele dia, o estádio estará completamente lotado. Os dirigentes esperam que todos os 62.039 ingressos colocados à venda sejam comercializados.

No duelo de ida, quinta-feira passada em Santiago, os são-paulinos abusaram do direito de perder gols e saíram de campo frustrados com o empate por 1 a 1, gols marcados por Rafael Toloi e Castillo. Em caso de empate sem gols nesta quarta, avança o Tricolor, que seria beneficiado pelo gol na casa do rival. Se o placar do primeiro jogo se repetir, a decisão vai para os pênaltis. Igualdade por dois ou mais gols favorece a equipe chilena. Quem passar, encara Tigre, da Argentina, ou Millonarios, da Colômbia, que jogam quinta-feira.

O confronto terá a arbitragem do venezuelano Juan Soto, que será auxiliado pelos compatriotas Jorge Urrego e Carlos Lopez. A partida será transmitida pela TV Globo para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM fará o acompanhamento em tempo real a partir das 21h20m.
header as escalações 2

São Paulo: como ocorreu em Santiago, Ney Franco poderá escalar o que tem de melhor. Os titulares, poupados do jogo contra a Ponte Preta, no último domingo, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, estão descansados e prontos para a decisão. A escalação é a seguinte: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Wellington, Denilson e Jadson; Lucas, Luis Fabiano e Osvaldo.
Universidad Católica: o uruguaio Martin Lasarte resolveu fazer suspense e só vai divulgar a escalação já nos vestiários do estádio. Ele tem o retorno do lateral Cordeiro, livre de suspensão. O time deverá entrar em campo com a seguinte formação: Tosselli; Alvarez, Martinez, Andia e Cordero; Sepúlveda, Costa, Silva e Ríos; Pizarro e Castillo.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

São Paulo: Léo, Rodrigo Caio, João Schimdt, Casemiro, Luiz Eduardo e Willian José não foram relacionados por opção da comissão técnica. Cañete não está inscrito no torneio, enquanto Fabrício, que operou o joelho esquerdo, só volta aos campos em 2013.

Universidad Católica: Martin Lasarte tem todos os jogadores à disposição

 

header fique de olho 2
São Paulo: Rogério Ceni. Além de ser o cobrador de faltas e pênaltis, o camisa 1 entra em campo com a responsabilidade de segurar o ataque chileno. Se não for vazado, os paulistas serão finalistas da Sul-Americana.

Universidad Católica: Castillo. Autor do gol de empate no jogo de ida, o atacante deu trabalho a Rhodolfo e Rafael Toloi e é a principal arma dos Cruzados.
header o que eles disseram

Lucas, atacante do São Paulo: “Nossa obrigação é fazer o dever de casa. Estamos bem preparados e focados, vivemos um grande momento, mas é um jogo em que tudo pode acontecer. Temos de atuar com inteligência para sairmos de campo com a classificação.”

Martin Lasarte, técnico da Universidad Católica: “O resultado em Santiago nos permite sonhar. Teremos de ser fortes para suportar os primeiros dez minutos. Entraremos em campo representando todo o futebol chileno.”
header números e curiosidades
* Quem mais venceu a disputa? Veja os números na Futpédia.
* O São Paulo tentará acabar nesta quarta-feira com a maldição da semifinal. Nos últimos dez anos, a equipe chegou 15 vezes a essa etapa de uma competição e teve êxito em apenas quatro.
* Os rivais têm campanhas bem distintas na Sul-Americana. O São Paulo conquistou quatro vitórias e dois empates. Já a Católica, que teve de passar pela fase preliminar do torneio, entrou em campo oito vezes e obteve quatro vitórias, dois empates e duas derrotas.
* O Tricolor entrará em campo neste meio de semana pela 17ª vez como mandante na história da Copa Sul-Americana. Nas 16 partidas anteriores realizadas no Morumbi, foram conquistadas nove vitórias, seis empates e houve uma derrota.
header último confronto v2
Universidad Católica e São Paulo se enfrentaram pela última vez na quinta-feira da semana passada, em Santiago. Os dois times ficaram no empate por 1 a 1, gols marcados por Rafael Toloi, no primeiro tempo, e Castillo, na etapa complementar.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-sul-americana/noticia/2012/11/no-morumbi-cheio-sao-paulo-pega-catolica-para-voltar-ser-finalista.html

Comitiva com Valcke, Ronaldo e Bebeto faz viagem de trem a Itaquera


Antes da viagem, Fenômeno mostra irritação com tumulto dentro de vagão

Por Alexandre Lozetti e Leandro Canônico São Paulo

Estação da Luz visita Valcke Fifa estádio Copa (Foto: Leandro Canônico / GLOBOESPORTE.COM)Estação da Luz vai receber visita de Valcke nesta
quinta (Leandro Canônico / GLOBOESPORTE.COM)

Em visita a São Paulo, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, fez o trajeto até as obras da Arena de Corinthians nesta quinta-feira de trem. Ao lado de outros membros da comitiva, como Ronaldo e Bebeto, além de autoridades como o ministro dos esportes, Aldo Rebelo, ele deixou a Estação da Luz com destino a Itaquera, numa viagem que durou 18 minutos.
Antes mesmo do início da viagem, com a confusão dentro do vagão, Ronaldo chegou a demonstrar irritação com fotógrafos e cinegrafistas, enquanto Valcke aparentava estar incomodado com a situação.

- Vocês estão dando um péssimo exemplo - disse o Fenômeno.
Ronaldo, aliás, já fez uma viagem desse tipo em novembro de 2011, durante evento para comemorar os 1.000 dias para a Copa do Mundo de 2014. Na ocasião, o Fenômeno foi acompanhado por políticos: como o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alkmin, e o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab.

Além da visita à Itaquera nesta quinta-feira, Valcke terá outros compromissos em São Paulo nos próximos dias. Na sexta, haverá o evento de anúncio dos três finalistas da Bola de Ouro 2012, enquanto no dia seguinte acontece o sorteio da Copa das Confederações 2013.

Ronaldo, Valcke e Aldo em vagão de trem (Foto: Leandro Canônico / GLOBOESPORTE.COM)Ao lado de Valcke e Aldo, Ronaldo mostra irritação em vagão (Leandro Canônico / GLOBOESPORTE.COM)



Apenas o começo

Juvenil vence o Mohamed VI por 4 a 2 e estreia bem no Avaí International CUP


Gorne foi o destaque da partida com dois gols marcados (Crédito: Jamira Furlani)Gorne foi o destaque da partida com dois gols marcados (Crédito: Jamira Furlani)

Enquanto parte do grupo juvenil disputará no Sul o Campeonato Brasileiro Sub-17, outra fatia do elenco sub-17 já brilha na região. Pelo Avaí International CUP, o Botafogo comandado pelo auxiliar técnico França venceu bem os marroquinos do Mohamed VI em sua estreia na competição internacional. Os gols do Fogão foram marcados por Daniel, Allan e Gorne (duas vezes).

Com apenas oito dias de competição, o Botafogo não terá muito tempo para comemorar e já se prepara para o próximo desafio. Nesta quarta-feira, o Glorioso enfrenta o Santos, às 15h, no Estádio da Ressacada.

Botafogo 4 x 2 Mohamed VI - Avaí International CUP
Atletas comemoram com o trinador um dos gols da partida

Satisfeito com a primeira meta cumprida, o treinador França falou sobre pontos importantes da partida e da competição.

“Particularmente foi uma estreia positiva para uma competição de tiro curto, pois teremos três jogos muito difíceis na primeira fase. Tivemos atletas estreando e passamos por um início de partida muito difícil, com momentos de ansiedade. Encaramos um adversário muito competitivo e veloz, uma escola diferente que nos deu trabalho. Fomos bem e esta experiência para o grupo é muito positiva, pois o clima de uma competição internacional é diferenciado”, falou França.
Um dos destaques da partida, o atacante Renan Gorne ressaltou a vitória no jogo inaugural, minimizou seus gols e reiterou a confiança no trabalho do treinador França.

“Foi importante ganhar este jogo. Os gols ajudaram dentro da partida, mas o importante é que ganhamos confiança para o restante da competição”, falou Gorne.

Gorne aproveitou a oportunidade para reforçar a confiança do grupo no trabalho do auxiliar França, que treinará a equipe na competição. O treinador Anthoni Santoro seguirá com o restante do elenco para o Campeonato Brasileiro Sub-17.

“O França vem fazendo um bom trabalho. Ele dá uma boa continuidade no trabalho do professor Anthony. O grupo se sente bem à vontade, pois já trabalhamos com ele no campeonato em Pernambuco, que foi o primeiro trabalho a frente de nossa equipe”, destacou o camisa 9.
Sem se esquecer dos demais companheiros, Gorne fez questão de demonstrar o apoio de todos na disputa do Campeonato Brasileiro Sub-17.

“Digo a todos que vão com tudo. Lembrem-se que como está acontecendo aqui em Florianópolis, vocês estarão representando uma equipe imensa, com as glórias que só nosso Fogão tem. Cada jogo será um passo para a glória, boa sorte a todos”, disse Gorne de maneira entusiasmada.
Confira os grupos da competição:

Grupo A
São Paulo
Seleção do México
El Semillero (Bolívia)
Figueirense

Grupo B
Avaí
Santos
Botafogo
Mohamed IV (Marrocos)


FONTE:
http://www.botafogo.com.br/oclube/noticias/juvenil+vence+o+mohamed+vi+por+4+a+2+e+estreia+bem+no+avai+international+cup.asp

Zico anuncia que não é mais técnico da seleção do Iraque


Treinador envia documento à Fifa, reclama da federação iraquiana e nega que vá participar ativamente das eleições do Flamengo

Por GLOBOESPORTE.COM Erbil, Iraque

Zico na partida do Iraque contra o Qatar (Foto: Reuters)Zico em partida recente do Iraque (Foto: Reuters)

Zico não é mais treinador da seleção do Iraque. Através de uma nota divulgada em seu site oficial, o ex-jogador do Flamengo diz que enviou um comunicado oficial à Fifa e à Federação Iraquiana de Futebol na tarde desta terça-feira informando às entidades sobre sua decisão, que aconteceu por causa do descumprimento de algumas questões contratuais.

- Enviei comunicação oficial à Fifa, entidade máxima do futebol mundial, e à IFA, que é a associação iraquiana de futebol, declarando que considero meu contrato rescindido por descumprimento da IFA - disse o técnico em sua página na internet.

A seleção iraquiana ainda tem chances de classificação para a Copa do Mundo de 2014. A equipe é a terceira colocada do Grupo B da quarta e última fase das eliminatórias asiáticas com cinco pontos, mesma pontuação da Austrália, que ocupa a segunda colocação. As duas melhores equipes dos dois grupos garantem vaga no Mundial, que vai ser disputado no Brasil.

Zico assumiu a seleção iraquiana em agosto de 2011 com a missão de conseguir a classificação para a Copa. O contrato tinha validade até 2014. Segundo o treinador, que em julho chegou a reclamar de salários atrasados, a situação estava insustentável.

- Não posso ficar estressado num lugar. Prefiro cuidar da minha saúde - disse ao GLOBOESPORTE.COM.

O desligamento não fará com que o eterno camisa 10 da Gávea se dedique às eleições do dia 3 de dezembro no Flamengo. Apesar de apoiar a Chapa Azul, que faz oposição à presidente Patrícia Amorim, Zico não pretende participar ativamente do processo eleitoral. Em 2010, deixou o cargo de diretor executivo de futebol reclamando que não teve o apoio de Patrícia.

- Não muda nada. Vou ficar mais tempo com a minha família e curtir meus netos - explicou.
Zico também vai se dedicar ao planejamento de mais uma edição do "Jogo das Estrelas", que pela segunda vez será realizado em São Paulo. Já há um convidado ilustre, e o Galinho pretende chamar duas estrelas que participaram do pentacampeonato mundial da seleção brasileira.
- Vai ser em dezembro, em São Paulo. Já convidei o Gustavo Kuerten e vamos tentar contar com a participação de Kaká e Ronaldinho - revelou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2012/11/zico-anuncia-que-nao-e-mais-tecnico-da-selecao-do-iraque.html

André Bahia assina prioridade para fechar com o Botafogo em 2013


Em litígio com o Samsunspor, da Turquia, zagueiro firma documento que libera o clube carioca de responsabilidade por sua decisão de treinar

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

bruno mendes botafogo andre bahia (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)Bruno Mendes, Jadson e André Bahia no treino do
Bota (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)

O primeiro reforço do Botafogo para 2013 está cada vez mais encaminhado. O zagueiro André Bahia trabalhou pela primeira vez com o grupo nesta terça-feira, usando o uniforme de treinamento. Ele assinou um documento no qual dá prioridade ao clube para acertar a sua contratação e cobrir qualquer proposta que receba nesse período.

André Bahia está em litígio com o Samsunspor, da Turquia, por não receber salários há quatro meses. O advogado Marcos Motta já comunicou ao Botafogo ter a rescisão de contrato assinada pelo clube turco, faltando apenas a homologação da Fifa para o jogador estar finalmente livre de seu compromisso.
Aos 24 anos, o zagueiro começou a carreira no Flamengo, passou por Palmeiras e Feyenoord, da Holanda, antes de defender o Samsunspor. O jogador vem treinando no Botafogo há mais de 10 dias e já recebeu elogios do técnico Oswaldo de Oliveira, que terá  sua renovação anunciada até sexta-feira.

Antes de assinar contrato com o Botafogo, André Bahia ainda vai passar uma série de testes físicos e técnicos, já que não atua há cerca de oito meses. No momento, o clube conta com Antônio Carlos, Dória, Brinner e Fábio Ferreira para a posição.
.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/11/botafogo-ja-esta-com-prioridade-na-contratacao-de-andre-bahia-para-2013.html

Assis pede calma e indica que Ronaldinho Gaúcho fica no Galo


Segundo empresário e irmão do jogador, não há motivo para pressa em
anunciar o novo contrato, o que seria feito após o fim do Brasileiro

Por Fernando Martins Y Miguel Belo Horizonte

Assis, irmão de Ronaldinho Gaúcho, do Atlético-MG (Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)Assis: 'Não adianta induzir o que todo mundo sabe'
(Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)

A poucos dias de Ronaldinho Gaúcho realizar a última partida da temporada com a camisa do Atlético-MG, no clássico contra o Cruzeiro, as atenções dos atleticanos se voltam para a permanência do meia em 2013. E, se depender do empresário e irmão do jogador, Assis, o craque vai renovar o contrato. Segundo ele, é uma situação que “todo mundo já sabe”.

- A relação é tão boa, que não adianta tentar induzir o que todo mundo já sabe. Existe essa relação e a possibilidade de renovação é muito grande. Nunca falei nada que não fosse isso
A declaração de Assis foi na noite desta terça-feira, durante o jogo do time Sub-20 do Atlético-MG, na disputa da Copa do Brasil da categoria. O empresário adiantou que o anúncio será feito após o término da competição, mas tranquilizou o torcedor.

No momento certo a gente vai sentar e anunciar (a renovação)"
Assis, empresário de Ronaldinho Gaúcho

- A situação é muito tranquila. Existe um relacionamento ótimo com a diretoria, essa energia que é positiva. Não vejo pra que essa pressa. No momento certo a gente vai sentar e anunciar. Só que está todo mundo focado, brigando pela segunda colocação (do Campeonato Brasileiro) e a gente sabe da importância de um clássico.

Por fim, Assis mandou um recado à torcida atleticana.
- A gente tem feito tudo de maneira muito tranquila. Não vamos mudar simplesmente porque todos querem uma resposta antes da hora. Eu estou tranquilo, o presidente está tranquilo. Existe essa boa relação e é seguir assim que vai dar tudo certo.

Presente também ao Independência, o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, foi sucinto ao comentar sobre o assunto e ao contrário do empresário, não deu nenhum indício.

- Não tem novidade nenhuma.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2012/11/assis-da-todos-os-indicios-de-que-ronaldinho-gaucho-fica-no-galo.html

Apesar do assédio, jogador se encontrou com Thiaguinho e Fernanda Souza no louge da QUEM

Neymar (Foto: Márcia Tavares/Revista QUEM)

Neymar foi prestigiar a inauguração da casa de shows sertaneja de Marcos e Belutti chamada Brook's, nesta terça-feira (27), em São Paulo. Desacompanhado, o jogador de futebol foi assediado pelo público quando entrou na casa.

Apesar de todo o alvoroço, Neymar conseguiu encontrar com os amigos Thiaguinho e Fernanda Souza para curtir os shows de sertanejo, no louge da QUEM.

Segundo a Claudia Leitte, o jogador tem um compromisso como cantor nesta quarta-feira com ela, já que eles dividirão o palco em uma apresentação especial.
Vote agora nova (Foto: Revista QUEM)

Lia Khey, ex-BBB (Foto: Sylvia Gosztonyi/Revista QUEM)

Além de Neymar, a ex-BBB Lia Khey também foi prestigiar o evento e falou sobre a relação que tem com a música sertaneja.

"Amo sertanejo, gosto que a gente pode cantar, dançar e chorar de amor", conta a modelo que terminou um namoro recentemente e disse que nunca namorou um cantor sertanejo. "Nem mesmo dei um estalinho", brinca a ex-BBB caindo na risada.

Mauro Naves e a mulher Patrícia Naves (Foto: Sylvia Gosztonyi/Revista QUEM)
 
O jornalista Mauro Naves e a esposa dele, a atriz Patrícia Naves, encontraram uma brecha na agenda corrida para curtir a inauguração, que teve também a apresentação dos donos da casa.

"Eu sempre gostei da música brasileira. Nunca fui de gostar de música de fora do Brasil. Mas a música sertaneja vem das minhas raízes. Conheço quase todos os cantores por causa dos meus filhos, eles mostram pra mim e eu acabo cantando", conta o jornalista que tem compromisso às 6h da manhã desta quarta-feira e viaja para o Japão na segunda.

FONTE:
http://revistaquem.globo.com/QUEM-News/noticia/2012/11/neymar-chega-desacompanhado-para-inauguracao-de-balada-sertaneja.html

Reforço do Rio na Superliga, Luciane Escouto exibe beleza em novas fotos


Destaque nas passarelas, central gaúcha posa para sessão de fotos enquanto aguarda estreia em quadra pelo time de Bernardinho

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Não foi desta vez que os torcedores do Rio de Janeiro puderam torcer para Luciane Escouto. A central, reforço do time comandado por Bernardinho para a temporada 2012/13 da Superliga, não pôde comparecer ao jogo contra o Campinas, no interior de São Paulo, porque tinha obrigações de sua agenda de modelo a cumprir.

Eleita “a mais bela gaúcha” em 2011, a jogadora precisou ir a Porto Alegre para passar a faixa para Júlia Gama, sua sucessora no concurso de beleza. Para compensar a ausência em quadra, Luciane presenteou os fãs com uma sessão de fotos em que exibe os predicados que a tornam forte candidata à musa do vôlei brasileiro.

Galeria Luciane Escouto, vôlei (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
saiba mais