sábado, 10 de novembro de 2012

Juan Martín Del Potro derrota Federer e se garante na semifinal em Londres


Tenista argentino consegue sua quarta vitória sobre o suíço, vence a segunda no Torneio dos Campeões da ATP e avança à próxima fase

Por SporTV.com Londres

Para avançar à semifinal do Torneio dos Campeões da ATP sem depender do resultado do jogo entre o espanhol David Ferrer e o sérvio Janko Tipsarevic, Juan Martín del Potro precisava repetir o que havia feito há duas semanas, na final do ATP da Basileia: derrotar o suíço Roger Federer. E foi exatamente isto que ele fez. Neste sábado, em Londres, o argentino venceu o número 2 do mundo por 2 sets a 1 (7/6(3), 4/6 e 6/3), avançando à próxima fase do torneio ao lado do tenista da Suíça.

Em 17 confrontos, esta foi a quarta vitória de Del Potro sobre Federer. Além do duelo deste sábado e da final na Basileia há duas semanas, o tenista da Argentina havia levado a melhor na final do US Open de 2009 e na outra vez que eles se enfrentaram no Torneio dos Campeões da ATP, também em 2009.

Apesar de apenas cumprirem tabela, Ferrer e Tipsarevic ainda cumprirão papel importante no torneio. Se o espanhol vencer o duelo que ocorre ainda neste sábado, às 17h (de Brasília), Roger Federer será o primeiro colocado do Grupo B. Em caso de vitória do sérvio, a primeira posição fica com Del Potro.

No Torneio dos Campeões, que reúne os oito melhores tenistas da temporada, os participantes são divididos em dois grupos de quatro atletas e jogam entre si dentro das chaves. Os melhores avançam às semifinais. O Grupo A tem Novak Djokovic (1º), Andy Murray (3º), Tomas Berdych (6º) e Jo-Wilfried Tsonga (8º). Nole passou em primeiro, com três vitórias, seguido por Murray, com duas.


Tênista Del potro (Foto: Getty Images)Del Potro derrotou Federer e avançou para as semifinais da competição em Londres (Foto: Getty Images)

Nos três primeiros games, quem sacou errou a primeira troca de bola. Federer cometeu um erro não forçado logo no início e, quando tinha 40/15, jogou um smash para fora. Mas, com uma jogada na rede, fechou o game sem grandes sustos. Quando foi para o saque, Del Potro jogou as duas primeiras devoluções seguidas na rede. Na terceira, uma bola na paralela. Federer, desconfiado de que tinha sido para fora, pediu o desafio. Estava equivocado. No terceiro, Federer de novo errou a primeira bola, mas confirmou o serviço sem drama.

O jogo acelerou a partir do quarto game, mas a primeira chance de quebra só pintou no oitavo. Com um smash, Federer abriu 15/40. Del Potro salvou dos dois break points. Depois, jogou uma bola para fora, cedendo um novo break point. O suíço desperdiçou com um erro não forçado. Del Potro jogou a bola seguinte na esquerda dele, conseguiu vantagem, e de novo contou com um erro do rival. Federer pediu desafio, mas as imagens mostraram bola fora: ponto argentino.

O set seguiu parelho e foi para o tie-break. Del Potro conseguiu dois mini-breaks e abriu 4 a 1. Federer até pensou ter devolvido um deles, já na primeira bola, mas a câmera mostrou que ela tinha ido para fora: 5 a 1 para o argentino. Com uma devolução para fora, cedeu cinco set points a Del Potro. Federer converteu seus dois saques. O argentino, depois de sacar, chegou a comemorar a vitória no set, mas a câmera de novo determinou: bola fora, ponto suíço. No seguinte, Del Potro não titubeou e fechou em 7/3.


Depois de cometer 21 erros não forçados no primeiro set, Roger Federer voltou com outra atitude para a segunda parcial. Os primeiros oito pontos do set foram do suíço, que abriu 2/0 e passou a comandar a disputa. Os erros também diminuíram, caindo para apenas oito na parcial.
Del Potro até acordou a partir do terceiro game, mas o número 2 jogava de maneira mais agressiva e contava belos golpes, não tendo muitos problemas para confirmar seus serviços. Com uma quebra de saque de vantagem, o tenista da Suíça empatou a partida em 1 a 1 após acertar um ace para fechar a parcial em 6/4, depois de apenas 35 minutos.

Se o início do segundo set foi de Federer, o começo da terceira parcial foi todo de Juan Martín Del Potro. O argentino ganhou 12 dos primeiros 14 pontos do terceiro set para abrir 3/0. Roger Federer até tentou, mas não conseguiu encontrar uma solução para enfrentar os bons golpes do sul-americano no fundo de quadra. Sem muitos problemas, Del Potro foi confirmando seus saques e comemorou muito quando fez 6/3, venceu o jogo por 2 sets a 1 e se garantiu na semifinal.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2012/11/juan-martin-del-potro-derrota-federer-e-se-garante-na-semifinal-em-londres.html

Instrutor da Fifa sugere assistente de vídeo para evitar erros de arbitragem


Manoel Serapião Filho diz que enviou proposta para antigo presidente da CBF, mas não obteve resposta. Ele defende a ajuda sem paralisações

Por Diego Rodrigues Rio de Janeiro

Manoel Serapião (Foto: Divulgação / Footecon)Manoel Serapião Filho está em primeiro plano ne
nesta imagem (Foto: Divulgação / Footecon)

A discussão é longa. Existem correntes a favor e contra o uso da tecnologia no futebol. O fato é que a Fifa aprovou o uso do chip nas bolas para validação ou não de gols. O evento-teste será o Mundial de Clubes de dezembro, que contará com a participação de times como Corinthians e Chelsea. No entanto, o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, já deixou claro que a implementação definitiva de artifícios tecnológicos para minimizar erros além da confirmação do gol está descartada. Um ex-árbitro e membro da Comissão de Arbitragem da CBF (Conaf), porém, tenta convencer com argumentos que, ao menos, novos testes devem ser feitos.

Manoel Serapião Filho, que foi árbitro da entidade por 22 anos e esteve no quadro da Fifa por quatro, ficou sete anos como membro da Conaf - os últimos dois como vice-presidente. Atualmente instrutor da entidade máxima do futebol, ele defende o uso de um assistente de vídeo, o que nomeia como AV. Na visão de Serapião, um juiz experiente poderia ter o auxilio da TV, com replay imediato das jogadas, para enviar pelo ponto eletrônico ao árbitro situações de jogo que podem alterar o resultado final da partida, como o lance em que Barcos toca a mão na bola contra o Internacional, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro (veja no vídeo abaixo). Isto tornaria dispensáveis os adicionais, localizados na linha de fundo.

- É possivel usar tecnologia sem paralisar o jogo. Salvo para marcação de um pênalti, quando o vídeo intervém com o jogo parado. O assistente só faria a intervenção quando a partida já estivesse parada. Excepcionalmente para gol, agressão física ou para um gol evitado com as mãos, é que seria paralisado. Acho que há a possibilidade de usar tecnologia sem paralisar o jogo e dando mais dinâmica, possibilitando mais gols.

A intenção é dar agilidade com informações que são analisadas pelo assistente diretamente na TV e enviadas pelo ponto eletrônico. Serapião chegou a apresentar o projeto no Fórum Internacional de Futebol (Footecon), conversou com ex-árbitros, mas a ideia não chegou a sair do papel. Com passe livre na CBF, chegou a fazer o pedido para o ex-presidente Ricardo Teixeira. Sem resposta.

- Ricardo Teixeira era o vice-presidente do Comitê de Arbitragem da Fifa. Entregamos o projeto, mas ele não deu resposta. Não tenho nenhum email da Fifa para mandar. Eles lá são muito resistentes à tecnologia, não querem discutir. Tenho muitas ideias para discutir. Se é correto ou não (o projeto), quem vai dizer é uma experiência para saber.

Um dos pilares de sustentação é a não paralisação do jogo, com decisões somente em lances que influenciem no resultado e com a agilidade na comunicação entre árbitro e AV. Serapião defende ainda a não realização de consultas. Portanto, a decisão é tomada e o assistente só entra em ação se algo de fato for detectado nas imagens, sem entrar no âmbito do lance de interpretação. Isso ocorre, por exemplo, em lances de faltas marcadas que, na verdade, ocorreram dentro da área (veja um exemplo de lance no vídeo acima), gols em que a bola entrou e não foram validados no momento, agressão não observada pelo árbitro e impedimentos que terminem com a bola na rede.

Portanto, se o jogador está impedido, invade a área e chuta para a defesa do goleiro, mesmo que o AV tenha certeza do impedimento, ele não será avisado ao juiz. A ideia também é diminuir o tempo de paralisação por reclamação.

- Creio que, quando os jogadores souberem que ao colocar a mão na bola vão ser descobertos, eles não vão cometer a infração. O jogo vai ficar mais ético, com consequências positivas. Essa correção vai ser feita em tempo inferior ao gasto atualmente. O árbitro vai ficar mais leve para conduzir a partida se souber que não vai ter impedimento, gol marcado com a bola entrando ou não. Vai ter tranquilidade emocional.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/11/instrutor-da-fifa-sugere-assistente-de-video-para-evitar-erros-de-arbitragem.html

Rotina do 'cartola' Roberto Carlos tem curso de técnico e 'aulas' com Hiddink


Enquanto se dedica para virar treinador com a ajuda do holandês, brasileiro atua nos bastidores para sucesso do Anzhi e quer jogadores sul-americanos

Por Lucas Loos Rio de Janeiro

Roberto Carlos Guus Hiddink banco Anzhi jogo (Foto: Reuters)Ao lado do 'professor' Guus Hiddink, Roberto Carlos
acompanha vitória sobre o Liverpool (Foto: Reuters)

Ao lado do consagrado holandês Guus Hiddink, o aprendiz de treinador e hoje dirigente Roberto Carlos acompanhou do banco de reservas a vitória do Anzhi sobre o Liverpool, na última quinta, pela Liga Europa, resultado que pôs Eto’o e companhia na liderança do Grupo A, a duas rodadas do mata-mata. Auxiliar o elenco russo com sua experiência, porém, é apenas uma das atuais funções do ex-lateral-esquerdo, aposentado desde agosto e que ocupa o papel de diretor do Anzhi, enquanto se prepara para se tornar técnico no futuro.

- Estou me adaptando à vida fora de campo, organizando o clube e fazendo o time mais profissional. Tenho mais quatro anos de contrato e quero ficar no Anzhi como diretor - disse o pentacampeão mundial com a Seleção em 2002, num rápido bate-papo com o GLOBOESPORTE.COM, via telefone, pouco após a vitória por 1 a 0 sobre os ingleses.

Roberto Carlos garante que este vínculo com o clube russo não é mais como jogador. Na verdade, ele reforça que só vai tirar as chuteiras do armário para o jogo de despedida, contra o Real Madrid. Embora o próprio garanta que o amistoso esteja confirmado, falta ainda definir uma data. Mas, por ora, as prioridades são outras, como a Liga Europa e a preparação para se tornar treinador, que inclui “aulas particulares” com Guus Hiddink, técnico semifinalista da Copa do Mundo, com a Holanda em 1998 e com a Coreia do Sul em 2002.

Guus Hiddink e Roberto Carlos no Livro Oficial da UEFA de Anzhi x Liverpool (Foto: Divulgação / Arquivos Pessoal)Roberto aparece como auxiliar de Hiddink e diretor do clube no programa oficial do Anzhi (Reprodução)

- Ele tem me ensinado muito, assim com seus assistentes. Tem me ensinado principalmente como treinar e falar com jogador. Além disso, estou terminando meu curso de treinador. A prioridade, quando isso acontecer, é seguir no Anzhi. Sempre aparecem propostas, mas meu pensamento é o de continuar aqui.

Como atleta, Roberto Carlos é dono de uma das carreiras mais vitoriosas do futebol mundial: pelo Palmeiras, foram dois Campeonatos Brasileiros (1993 e 1994), um Rio-São Paulo (1993) e dois Paulistas (1993 e 1994); no Real Madrid, três Ligas dos Campeões (1997/1998, 1999/2000, 2001/2002), dois Mundiais de Clubes (1998 e 2002), quatro vezes o Espanhol (1996/1997, 2000/2001, 2002/2003, 2006/2007), uma Supercopa da Uefa (2002) e três Supercopas da Espanha (1997, 2001, 2003); um Campeonato Turco (2007/2008) e uma Supercopa da Turquia (2007) pelo Fenerbahçe; e Copa do Mundo (2002), duas vezes a Copa América (1997 e 1999) e uma Copa das Confederações (1997) com a camisa da Seleção.

- Roberto sempre foi vitorioso em tudo que fez no futebol. Como jogador, dirigente e no futuro como treinador. Não tenho dúvidas que ele continuará construindo o seu legado no futebol mundial - disse o agente Fabiano Farah, responsável pela carreira do ex-lateral e que acompanhou a vitória do Anzhi sobre o Liverpool em Moscou.

Olhos voltados para os talentos da América do Sul
Apesar de afirmar que as ofertas têm chegado à mesa, o pentacampeão garante que nenhuma delas veio do Brasil. Seu interesse por essas bandas do Atlântico, no atual contexto, é encontrar jovens nomes que podem fazer sucesso no futebol russo. E não há nenhuma exigência pela língua portuguesa. O idioma espanhol também é bem-vindo por lá.

Os brasileiros são os melhores
- Estou acompanhando o futebol brasileiro daqui. Os olheiros do Anzhi vão todos ao Brasil, buscar jogadores. Queremos também trazer jogadores da Argentina e do Uruguai para cá. Os brasileiros são os melhores de todos, e os jogadores jovens que querem vir para cá vencer.

Com nomes em seu elenco como o camaronês Samuel Eto'o e o francês Lassana Diarra - isso sem falar no ex-corintiano Jucilei, entre outros –, o Anzhi briga atualmente pela liderança no Campeonato Russo, competição na qual ocupa a segunda colocação, encostado no líder CSKA. Na Liga Europa, a situação é ainda melhor, e a equipe de Guus Hiddink tem sete pontos, na ponta do Grupo A, chave que conta com forças como os ingleses do Liverpool e os italianos do Udinese. E com eles não existe essa história de priorizar um só campeonato.

roberto carlos anzhi (Foto: Divulgação)Roberto Carlos encerrou a carreira, em agosto, como jogador do Anzhi (Foto: Divulgação)

- A imprensa russa tem falado muito bem do nosso time, que podemos ser campeões. O objetivo é o Campeonato Russo e a Liga Europa. O pensamento é o de pouco a pouco irmos passando devagarinho pelos degraus para as próximas temporadas - garantiu o dirigente, avisando que a Liga dos Campeões é um objetivo futuro.

Polêmica com Hulk surpreende
Assim como o Anzhi chama a atenção pelo poder de compra, o rival Zenit tem a mesma característica. Há ainda em comum o fato de que o time de São Petesburgo tem outro brasileiro como símbolo: o atacante Hulk. Roberto Carlos afirmou que não conhece pessoalmente o compatriota, mas mostrou-se surpreso com toda a polêmica que deu em torno do ex-jogador do Porto, que sofreu um boicote por parte dos companheiros no início da temporada.
- Me surpreendeu (essa polêmica) em relação ao Hulk. No Anzhi, quando este tipo de coisa acontece, nós cortamos logo no começo.

Antes de encerrar a conversa, Roberto Carlos fez uma breve comparação entre o andamento das obras para a Copa de 2014, no Brasil, e 2018, na Rússia, com vantagem para os europeus, na opinião do futuro treinador.

- Acho que com relação à estrutura a daqui está avançada. O Brasil deveria já estar pronto para a Copa das Confederações. Aqui faltam seis anos e já está quase pronto. O Brasil deveria ter se preparado melhor - concluiu.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-russo/noticia/2012/11/rotina-do-cartola-roberto-carlos-tem-curso-de-tecnico-e-aulas-com-hiddink.html

Murray supera Tsonga e assegura vaga nas semifinais em Londres


Britânico termina em segundo no Grupo A do Torneio dos Campeões da ATP

Por SporTV.com Londres

Andy Murray tênis Londres ATP Finals jogo 3 (Foto: Getty Images)Andy Murray avança às semifinais do ATP Finals
junto com Novak Djokovic (Foto: Getty Images)

Andy Murray é o terceiro classificado para as semifinais do Torneio dos Campeões da ATP. O britânico, que assegurou sua vaga ao vencer o primeiro set diante do francês Jo-Wilfried Tsonga, triunfou por 6/2 e 7/6(3) e ficou com o segundo posto do Grupo A.

Com o resultado, Murray fechou sua participação na fase de grupos com duas vitórias e uma derrota. Novak Djokovic (número 1 do mundo), invicto, ficou em primeiro lugar na chave. Tomas Berdych (6), com apenas um triunfo, e Tsonga (6), que perdeu seus três duelos, deram adeus.

No Torneio dos Campeões, que reúne os oito melhores tenistas da temporada, os participantes são divididos em dois grupos de quatro atletas e jogam entre si dentro das chaves. Os melhores avançam às semifinais. O Grupo B tem o já classificado Roger Federer (2) na liderança, com duas vitórias em dois jogos. David Ferrer (5) e Juan Martín del Potro (7) estão empatados, com um triunfo e um revés cada. Janko Tipsarevic (9), que perdeu seus dois duelos, já está eliminado.
Britânico não desacelera

A um set da classificação para as semifinais, Andy Murray começou a partida arrasador, quebrando Tsonga no primeiro e no terceiro games. Com 4/0 de dianteira, o britânico não tirou o pé do acelerador. Sem ceder chances de quebra em toda parcial, fez 6/2 e garantiu-se na semifinal do Torneio dos Campeões, em Londres.

O segundo set não valia nada. Com Novak Djokovic e Murray já classificados, Tsonga não tinha chances de avançar. O tenista da casa não aliviou e quebrou o serviço do francês já no primeiro game. O escocês parecia rumar para uma vitória tranquila, mas Tsonga reagiu no oitavo game. Depois de vencer um belo rali - o lance mais emocionante da partida -, que terminou com um lob para fora de Murray, o francês quebrou o serviço do oponente e deixou tudo igual: 4/4.
O jogo ganhou em emoção. No 11º game, com Tsonga no saque, Murray alcançou uma curtinha e fez uma linda passada. O ponto rendeu dois break points ao britânico, mas o francês escapou de ambos. Na sequência, foi a vez de o número 6 do mundo ameaçar Murray. O britânico jogou uma esquerda na rede e viu-se diante de um set point, mas salvou-se quando Tsonga errou uma direita.
A decisão só veio no tie-break, e Murray se impôs para não precisar ficar em quadra mais do que o necessário por 7/3, fechou o game e sua participação na primeira fase em Londres.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2012/11/murray-supera-tsonga-e-assegura-vaga-nas-semifinais-em-londres.html

O jogo que não acabou: Verdão e Flu revivem 2009 em situações opostas


Há três anos, Tricolor venceu no Rio e arrancou contra degola, enquanto Palmeiras deixou título escapar. Personagens se reencontram no domingo

Por Diego Ribeiro e Edgard Maciel de Sá Presidente Prudente, SP

Faz três anos, mas é como se tivesse sido na rodada passada do Campeonato Brasileiro. Palmeiras e Fluminense em campo. Um dos times é o líder e busca o título, o outro está desesperado. Fred faz o gol da vitória tricolor, Obina tem um gol anulado de forma polêmica, e o Tricolor sai do Maracanã com o suado 1 a 0 e os três pontos na conta. Um jogo que rende discussão até hoje, um confronto que não acabou. Neste domingo, às 17h (horário de Brasília), em Presidente Prudente, os rivais entram em campo com sentimentos inversos aos daquela tarde de 8 de novembro de 2009.

Antes daquela 34ª rodada, o Palmeiras era o líder absoluto havia várias rodadas, mas vinha perdendo terreno para os rivais. O Flu, ao contrário, mostrava uma sobrevida depois de ter sido “rebaixado” quando os números ainda lhe davam 1% de esperança na fuga. No fim, melhor para o time que brigava para não cair. Os tricolores se salvaram na última rodada, e os alviverdes perderam até uma vaga quase certa na Libertadores.

O Fluminense, desesperado de outrora, hoje vive a expectativa de comemorar seu segundo título brasileiro em três anos. O Palmeiras, badalado da época, hoje vê suas esperanças menores a cada rodada. Neste domingo, seis jogadores que participaram daquele duelo estarão presentes, como titulares ou reservas: Digão, Gum, Diguinho e Fred, pelo Flu, e Bruno e Obina pelo Palmeiras.

Palmeiras e Fluminense, 2009 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Palmeirenses reclamam com Simon da anulação do gol de Obina (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Torcida e artilheiro: segredos do FluHerói da fuga em 2009, é Fred quem comanda a caminhada tricolor. Artilheiro do Brasileirão com 17 gols, ele foi peça-chave da arrancada épica de 2009, que teve um de seus pontos altos naquele duelo contra o Palmeiras. O gol de cabeça aos 14 minutos do segundo tempo, a comemoração como se estivesse jogando seu coração para a torcida, o êxtase ao apito final... Lembranças que ainda arrepiam os torcedores.

Em 2009 Depois daquele jogo...
Comparativo Fluminense Palmeiras
Pontos 10 4
Vitórias 3 1
Empates 1 1
Derrotas 0 2
Pontuação 46 62
Posição final 16º
Tudo isso está vivo na memória do atacante Maicon, hoje no Lokomotiv Moscou, da Rússia. Ele era o companheiro de Fred na linha de frente do time comandado por Cuca, e viu de perto a reação impressionante de um Fluminense que parecia condenado à Série B.
– Era um jogo muito difícil, porque o Palmeiras estava lutando pelo título, e nós, para não cair. Foi um jogo muito pegado, mas o Fluminense precisava da vitória e tínhamos que partir pra cima. Da mesma maneira, sabíamos que não podíamos dar espaço para o Palmeiras porque eles tinham um time muito bom e rápido no contra-ataque. O fundamental para aquela vitória foi a vontade do grupo de ajudar um ao outro. Além, é claro, da torcida, que estava linda e sempre nos apoiando – disse Maicon.
A torcida realmente apoiou. O público no Maracanã foi de 66.884 pagantes, número que superaria facilmente o recorde do Brasileirão deste ano – os 54.118 torcedores em São Paulo 1 x 1 Fluminense, no domingo passado. Em Presidente Prudente, o público esperado é de 35 mil a 40 mil – 4 mil tricolores e o restante de palmeirenses. De acordo com Maicon, o grupo ganhou força depois daquela vitória:
– Foi um marco na arrancada. Um jogo muito difícil diante de uma equipe que lutava pelo título. Foi mais uma das importantes vitórias que nos ajudaram a permanecer na Série A.
No fim, o Flu terminou com 46 pontos e se livrou definitivamente do risco na última rodada, ao empatar em 1 a 1 com o Coritiba no Couto Pereira – derrubando justamente o rival paranaense.

Fred fluminense - 08/11/2009 - Gol contra o Palmeiras, pela importância - Brasileiro de 2009  (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Fred comemora o gol da vitória do Flu sobre o Palmeiras (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Do lado alviverde, polêmicaEm campo, o Palmeiras era o líder do Brasileiro, e o Fluminense amargava a 19ª posição. Arrumado, treinado pelo badalado Muricy Ramalho e na luta pelo título, o Verdão controlou o jogo no primeiro tempo e o gol parecia ser questão de tempo. Aos 29, a pressão deu certo, mas o árbitro Carlos Eugênio Simon anulou um gol legítimo de Obina. Após cruzamento de Figueroa, o atacante ganhou disputa com Maicon e cabeceou sem chances para o goleiro Rafael.

– Até hoje não entendo como aquele gol foi anulado. Perdemos a cabeça depois daquilo, e acabamos sem o título – disse Obina, em entrevista recente.

por onde andam os personagens de 2009
FLUMINENSE PALMEIRAS
Rafael - Barueri Bruno - Palmeiras
Digão - Fluminense Maurício - Joinville
Gum - Fluminense Danilo - Udinese (ITA)
Dalton - Criciúma Marcão - aposentado
Mariano - Bordeaux (FRA) Figueroa - O'Higgins (CHI)
Diguinho - Fluminense Sandro Silva - Cruzeiro
Diogo - Figueirense Souza - Náutico
Conca - Guangzhou Evergrande (CHN) Diego Souza - Al-Ittihad (ARA)
Dieguinho - América-RJ Armero - Udinese (ITA)
Maicon - Lokomotiv (RUS) Vagner Love - Flamengo
Fred - Fluminense Obina - Palmeiras
Tartá - Vitória Robert - Ceará
Equi González - LDU (EQU) Wendel - Ponte Preta
Alan - Red Bull Salzburg (AUT) Deyvid Sacconi - Vegalta Sendai (JAP)
A derrota para o Flu é emblemática, mas é fruto de uma queda que o Palmeiras já vinha apresentando em rodadas anteriores. Antes líder disparado, o time de Muricy Ramalho perdeu para rivais mais fracos – casos de Náutico e Santo André – e viu os adversários encostarem. Com a derrota consumada, o Verdão perdeu a liderança para o São Paulo. Até o fim, ainda seria ultrapassado por Flamengo (campeão), Internacional e Cruzeiro.
As consequências pós-Flu foram desastrosas. O então presidente Luiz Gonzaga Belluzzo perdeu o controle, deu entrevistas “jurando” o árbitro por ter anulado o gol e refletiu a efervescência emocional de um elenco pressionado a conquistar um título relevante para o Verdão. Protagonista, Obina brigou com o zagueiro Maurício duas rodadas depois, contra o Grêmio, e foi mandado embora do clube. Voltou em julho deste ano.

Três anos depois, Simon, hoje comentarista do canal Fox Sports, afirmou que Obina teria admitido que fez falta em Maicon no lance. Poucas horas depois, o atacante rebateu:
– As câmeras dizem tudo. Eu estava sozinho no lance, como ia fazer a falta? Ele tem que entender que errou e assumir, sem colocar a culpa nos outros, dizer que eu falei o que não falei. Pura mentira e todo mundo viu que não foi falta. Fiz um gol legítimo e a anulação nos atrapalhou muito em 2009.

O Palmeiras quer esquecer as polêmicas e se concentrar na fuga da degola, e o Flu quer logo comemorar o título. O torcedor alviverde espera que o Fluminense de ontem seja o Palmeiras deste domingo. O tricolor torce para que o filme tenha final semelhante ao do jogo passado.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/11/o-jogo-que-nao-acabou-verdao-e-flu-revivem-2009-em-situacoes-opostas.html

Djokovic elimina Berdych em Londres vai à semi como primeiro do grupo


Murray e Tsonga lutam por segunda vaga no Torneio dos Campeões da ATP

Por SporTV.com Londres

Novak Djokovic entrou em quadra precisando de apenas um set para avançar às semifinais, mas fez mais do que o básico. O número 1 do mundo salvou três set points, derrotou Tomas Berdych por 6/2 e 7/6(6) e garantiu o primeiro lugar no Grupo A do Torneio dos Campeões da ATP.

Com o resultado, Andy Murray (3 do ranking) e Jo-Wilfried Tsonga (8) disputam a segunda vaga da chave a partir das 18h (de Brasília). O britânico precisa vencer apenas um set para assegurar sua ida às semifinais. Tsonga, por sua vez, só avança se triunfar por 2 sets a 0.

Novak Djokovic tênis Londres ATP Finals jogo 3 (Foto: Getty Images)Novak Djokovic comemora sua vaga nas semifinais do ATP Finals (Foto: Getty Images)

No Torneio dos Campeões, que reúne os oito melhores tenistas da temporada, os participantes são divididos em dois grupos de quatro atletas e jogam entre si dentro das chaves. Os melhores avançam às semifinais. O Grupo B tem Roger Federer (2) na liderança, com duas vitórias em dois jogos. David Ferrer (5) e Juan Martín del Potro (7) estão empatados, com um triunfo e um revés cada. Janko Tipsarevic (9), que perdeu seus dois duelos, já está eliminado.

Começo fulminante
Sem deixar cair o ritmo da grande atuação contra Andy Murray, na quarta-feira, Djokovic deu pouco tempo para Berdych respirar nesta sexta. Logo no terceiro game, o número 1 do mundo quebrou o poderoso serviço do tcheco. Com o controle do jogo, Nole só perdeu um game quando Berdych sacou em 1/5. Pouco depois, o favorito confirmou o serviço e fez 6/2. Com a vitória na parcial, Djokovic assegurou sua vaga nas semifinais da competição.

A segunda parcial parecia indicar mais um passeio do número 1, que quebrou o saque de Berdych no terceiro game. O tcheco, contudo, não desistiu e recuperou-se, devolvendo a quebra no quarto game e empatando o jogo em 2/2. O equilíbrio reinou a partir de então e, sem novas quebras, a decisão só veio no tie-break. Berdych começou melhor, soltando o braço e acertando uma ótima curtinha. O número 6 do mundo abriu 4/1 e, depois, chegou a três set points, com 6/3.

Djokovic, entretanto, reagiu. Quando o rival sacou em 6/5, o líder do ranking encaixou uma ótima devolução e empatou o placar. Dois pontos depois, um excelente serviço do sérvio decidiu o jogo. Por 6/2 e 7/6(6), ele garantiu a primeira posição do Grupo A e eliminou Berdych.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2012/11/djokovic-elimina-berdych-em-londres-vai-semi-como-primeiro-do-grupo.html

Procurador prevê punição severa ao Verdão por agressões a policiais


Clube será denunciado na próxima semana e pode perder mais dez mandos de campo. Em caso de queda, pena seria cumprida na Série B

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Torcida do Palmeiras sofre com gás em Araraquara (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Torcida sofreu com gás de pimenta em Araraquara
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

O Palmeiras nem terminou de cumprir a última punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, mas já deve ver seu nome envolvido nos tribunais mais uma vez. O procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt promete denunciar o clube pela tentativa de invasão a campo e agressão a policiais no empate contra o Botafogo, domingo, em Araraquara. E, segundo ele, a pena pode ser ainda pior do que a última sofrida pelo Verdão.

Um vídeo postado por um torcedor na internet, filmado das arquibancadas na Fonte Luminosa, mostra policiais sofrendo agressões de membros de uma facção organizada do clube. A Procuradoria do STJD deve denunciar o Verdão por “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto”, artigo que prevê multa de R$ 100 a R$ 100 mil e perda de mando de campo de uma a dez partidas.

– Talvez seja mais grave (que o caso do próprio Palmeiras neste ano), até pela agressão aos policiais. Estamos apresentando até o início da próxima semana a denúncia. Essas cenas de violência podem prejudicar bastante o clube. O torcedor tem que imaginar que mesmo que o clube caia, não desaparece. Ele continuará atuando, mesmo que em outra divisão, e uma nova suspensão pode atrapalhar – disse Schmitt, ao site Justiça Desportiva.

Neste domingo, o Palmeiras enfrenta o Fluminense, às 17h (horário de Brasília) em Presidente Prudente por cumprir o último dos quatro mandos de campo perdidos após as cenas de vandalismo na derrota contra o Corinthians, no Pacaembu, em 16 de setembro. Na ocasião, torcedores depredaram o estádio e tentaram agredir dirigentes alviverdes na área VIP. O clube também foi multado em R$ 40 mil.

.FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2012/11/procurador-preve-punicao-severa-ao-verdao-por-agressoes-policiais.html