terça-feira, 6 de novembro de 2012

Celso Roth garante que deixa o Cruzeiro após Brasileirão


Treinador gaúcho comanda o time mineiro nas próximas quatro partidas
e sai do clube; na segunda, empresário já havia antecipado decisão

Por Marco Antônio Astoni Belo Horizonte

Celso roth cruzeiro são paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Celso Roth confirma que não continuará no Cruzeiro
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

 Celso Roth vai terminar o Campeonato Brasileiro no comando do Cruzeiro, como garantiu o próprio presidente do clube, Gilvan de Pinho Tavares. Gilvan, porém, deixou no ar que o treinador poderia sair, o que foi confirmado por Roth. Após o Brasileirão, o gaúcho deixa o comando técnico celeste.

- Não estarei no Cruzeiro no ano que vem. Eu também já sabia. Já tivemos essa conversa há um bom tempo. Não permanecerei no Cruzeiro no ano que vem.

O treinador garantiu que o que o motiva a permanecer à frente do Cruzeiro até o fim do ano é a responsabilidade de comandar um time do tamanho e da importância da Raposa.

- Temos uma responsabilidade muito grande com a história do Cruzeiro. Muita satisfação dirigindo o Cruzeiro. Infelizmente vim num momento em que não conseguirmos realizar o que gostaríamos. O torcedor do Cruzeiro teve a manifestação que teve pelo último jogo (goleada de 4 a 0 para o Santos), que foi vergonhoso. O torcedor que está acostumado a ter vitórias, foi em peso, e levamos aquele revés, tem que se manifestar mesmo, mas temos agora jogo do Bahia e eles têm que entender que é um jogo muito importante e esperamos que ajudem os jogadores.

Nessa segunda-feira, o empresário de Celso Roth, Jorge Machado, já havia dito que o técnico não continuaria na Toca da Raposa II. Segundo ele, não havia mais clima com o presidente azul.

Faltam quatro jogos para Celso Roth no Cruzeiro. O próximo deles é contra o Bahia, às 19h30m (de Brasília) deste domingo, no Independência, em Belo Horizonte.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2012/11/celso-roth-garante-que-deixa-o-cruzeiro-apos-brasileirao.html

Ferrer supera Del Potro, vence 11ª seguida e sai na frente em Londres


Espanhol se junta a Federer na ponta do Grupo B do Torneio dos Campeões

Por SporTV.com Londres

Imbatível nas últimas duas semanas, David Ferrer estendeu sua ótima fase nesta terça-feira ao estrear com vitória no Torneio dos Campeões da ATP, em Londres. O espanhol número 5 do mundo fez uma partida sólida do começo ao fim, anulou as fortes direitas do argentino Juan Martín del Potro (7 do ranking) e aplicou 6/3, 3/6 e 6/4 no adversário.

David Ferrer tênis Londres ATP Finals (Foto: AP)David Ferrer venceu os últimos dois torneios que disputou no circuito mundial (Foto: AP)

Com a bela atuação, Ferrer agora soma 11 vitórias consecutivas no circuito mundial. Há pouco mais de uma semana, o espanhol de 30 anos levantou o troféu do ATP 500 de Valência, em seu país. No último domingo, sagrou-se campeão do Masters 1.000 de Paris.

A vitória sobre Del Potro também deixou Ferrer junto com Roger Federer (2) na liderança do Grupo B em Londres. Ambos somam uma vitória em um jogo. O suíço, porém, leva a melhor no saldo de sets, já que derrotou o sérvio Janko Tipsarevic (9) em sets diretos: 6/3 e 6/1.

No Torneio dos Campeões, os tenistas jogam contra todos adversários dentro de suas chaves, e os dois melhores avançam às semifinais. No Grupo A, o sérvio Novak Djokovic (1) e o britânico Andy Murray(3) saíram na frente. Na segunda-feira, eles derrotaram, respectivamente, o francês Jo-Wilfried Tsonga (8) e o tcheco Tomas Berdych (6).

Ferrer sai na frente
O jogo começou com predominância de ralis do fundo de quadra. As potentes direitas de Del Potro não conseguiam desequilibrar Ferrer, e o espanhol conseguia fazer prevalecer seu jogo mais paciente. Depois de salvar um break point no terceiro game, o número 5 do mundo teve uma chance de quebra logo depois. Del Potro tentou subir à rede, mas Ferrer fez uma ótima direita na paralela, e o argentino não conseguiu acertar o voleio.

Com 3/1 no placar, o espanhol ganhou confiança e, sem perder um ponto, fez 4/1 na sequência. Delpo ainda salvou um break point no sexto game e manteve vivas suas chances, mas Ferrer não abriu a porta para uma virada do argentino. Dominando seus games de saque, o espanhol confirmou até fazer 6/3, em 40 minutos.

O segundo set também parecia animador para Ferrer, que teve quatro break points logo no terceiro game. O número 5 do mundo, contudo, não conseguiu converter. Em seguida, o espanhol também desperdiçou um game point, e Del Potro aproveitou o raro momento instável do rival. Graças a dois erros não forçados de Ferrer, o argentino chegou à quebra e abriu 3/1.

A vantagem deixou o sul-americano mais à vontade em quadra, e Delpo confirmou o serviço sem sustos até o nono game. Ferrer ainda teve mais uma chance de quebra,mas o argentino escapou e fechou a parcial em 6/3, forçando o terceiro set.

Na parcial decisiva, o número 5 do mundo voltou a fazer sua consistência prevalecer. Errando menos e atacando com precisão, chegou a três chances de quebra no segundo game. Delpo salvou-se das duas primeiras, mas Ferrer fez uma passada perfeita e venceu no saque do rival. O argentino, então, decidiu acelerar o jogo. Sem conseguir deixar o rival em posição desconfortável, Del Potro passou a bater ainda mais forte na bola. A "violência" deu certo, e o argentino devolveu a quebra no sétimo game. Pouco depois, o placar mostrava 4/4.

Nos momentos finais, contudo, foi Ferrer quem brilhou. Com Delpo pressionado, sacando em 4/5, o espanhol foi perfeito no game e chegou a três match points. Logo no primeiro, o argentino jogou uma direita para fora e deu números finais à partida.
 
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2012/11/ferrer-supera-del-potro-vence-11-seguida-e-sai-na-frente-em-londres.html

A partir de agora, apenas os últimos cinco anos serão levados em conta

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A CBF anunciou nesta terça-feira, em seu site oficial, que o Ranking Nacional de Clubes elaborado anualmente pela entidade terá um novo critério para sua formação. Até o momento, eram levados em conta os resultados em competições nacionais desde 1959, ano em que o primeiro campeonato abrangendo todo o país foi disputado. Daqui em diante, apenas os últimos cinco anos serão levados em conta. Eles, por sinal, terão pesos diferentes (o mais novo multiplica a pontuação por cinco, o seguinte, por quatro, até o mais antigo, que tem peso um).

O Ranking Nacional de Clubes é usado principalmente para apontar os participantes da Copa do Brasil

Ainda não foi divulgada uma atualização do ranking segundo o novo critério. Na última recontagem, feita no fim do ano passado ainda sob o antigo formato, o Santos liderava, seguido por Palmeiras, Vasco, Grêmio e Flamengo.

- Como sempre acontece, o ranking deste ano será divulgado após o final da temporada. Em 2012, o término está previsto para o dia 2 de dezembro. Sendo assim, na segunda, dia 03, ou no mais tardar na terça, dia 04, divulgaremos o ranking com o novo sistema de pontuação - explicou Virgílio Elísio, diretor de competições da CBF.

Ranking nacional de clubes (Foto: Reprodução)As pontuações atribuídas no novo ranking nacional de clubes (Foto: Reprodução)

Segundo o comunicado, a mudança na elaboração do ranking tem como objetivo privilegiar os resultados mais recentes obtidos pelos clubes. Outra mudança está na diferença de pontos atribuídos a campeão, vice, e assim sucessivamente. No formato antigo, o primeiro colocado ganhava 60 pontos, só um a mais que o vice. Segundo o novo critério, o campeão brasileiro recebe 800 pontos, contra 640 do vice e 600 do terceiro colocado. Foram atribuídos ainda pesos diferentes, de acordo com os anos da conquista. Um título conquistado no ano da elaboração do ranking tem seus pontos multiplicados por 5. Os que vêm na sequência vão diminuindo o peso para 4, 3, 2 e 1.

São atribuídas pontuações a todos os participantes das Séries A, B, C e D, além da Copa do Brasil. O último colocado de uma divisão sempre pontua mais que o campeão da série inferior. O novo formato visa ainda preservar os times que disputam a Libertadores e, por conta disso, ficam fora da Copa do Brasil. A eles, são atribuídos mais 400 pontos de bônus (o mesmo de quem chega às quartas de final da competição).

O Ranking Nacional de Clubes é usado principalmente para apontar os participantes da Copa do Brasil. Os dez primeiros colocados têm vaga garantida na competição nacional independentemente de seu desempenho nos campeoantos estaduais.

ranking cbf montagem (Foto: Reprodução/Site Oficial CBF)Os rankings da CBF nos últimos dois anos. A atualização para 2013, já segundo os novos critérios, será feita apenas ao fim da atual temporada, em dezembro (Foto: Reprodução/Site Oficial CBF)

FONTE:

Começa a segunda fase da votação do Craque da Galera do Brasileirão


Com um representante de cada clube, etapa vai até o próximo dia 19. Depois da terceira fase, vencedor será conhecido em 3 de dezembro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Começa nesta terça-feira, no GLOBOESPORTE.COM, a segunda fase da votação do Craque da Galera do Brasileirão de 2012. Na primeira etapa, os torcedores elegeram seu jogador favorito numa lista de três atletas de cada equipe. Agora, os 20 escolhidos, um de cada clube, se enfrentam por uma vaga na última fase, que reunirá os três mais votados.

A votação nesta segunda etapa acaba no dia 19. Em sequência, começa a terceira e decisiva fase.
O grande vencedor da edição de 2012 do Craque da Galera será divulgado no dia 3 de dezembro, durante a festa de entrega da taça de campeão brasileiro.

Confira a lista dos 20 escolhidos:
Atlético-GO: Gustavo
Atlético-MG: Ronaldinho Gaúcho
Bahia: Gabriel
Botafogo: Seedorf
Corinthians: Paulinho
Coritiba: Rafinha
Cruzeiro: Montillo
Figueirense: Aloísio
Flamengo: Vagner Love
Fluminense: Diego Cavalieri
Grêmio: Elano
Internacional: Leandro Damião
Náutico: Kieza
Palmeiras: Barcos
Ponte Preta: Cicinho
Portuguesa: Bruno Mineiro
Santos: Neymar
São Paulo: Lucas
Sport: Cicinho
Vasco: Juninho

 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/11/comeca-segunda-fase-da-votacao-do-craque-da-galera-do-brasileirao.html

Em crise e de técnico novo, Vitória recebe o América-MG no Barradão


Sem aspirações na Série B, Coelho também entrará em campo com novo comandante e terá como missão estragar os planos da equipe baiana

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador

Com estreias no banco de reservas, Vitória e América-MG se enfrentam nesta terça-feira, às 21h50m (horário de Brasília – 20h50m em Salvador), no Barradão, pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Para o time rubro-negro, a partida será a primeira sob comando de Paulo César Gusmão. O treinador foi contratado no último domingo e realizou apenas um treino na Toca do Leão. Já o Coelho terá o auxiliar Cláudio Prates como novo técnico. Ele assume o time como interino por pelo menos duas rodadas, em substituição a Mauro Fernandes, demitido logo após a derrota para o ASA, na última semana.


Para o Vitória, vencer a partida desta terça-feira se tornou uma questão de sobrevivência. Em crise após duas derrotas seguidas e protestos da torcida, o Rubro-Negro já vê os primeiros times fora do G-4 pelo retrovisor e tenta a todo custo reencontrar o caminho mais fácil em direção à elite do futebol nacional. O retrospecto recente, no entanto, não é nada animador. A equipe baiana perdeu as duas últimas partidas disputadas em casa, ambas para adversários diretos na briga pelo acesso. Dono de campanha histórica no primeiro turno, o time de PC Gusmão deu mostras de que perdeu o fôlego e agora luta para continuar a respirar.

Já o América-MG viu reduzidas a zero suas chances de obter uma vaga na elite do futebol brasileiro em 2013 após a derrota da última rodada, em casa, para o ASA por 1 a 0. Como o time também não corre risco de ser rebaixado, a reta final da competição servirá como um vestibular para os jogadores do Coelho. Quem for bem e agradar a diretoria poderá ter o contrato renovado para a próxima temporada. Caso contrário, o caminho será buscar outros ares.

A partida terá arbitragem de Fabrício Neves Correa (RS). Tatiana Jacques de Freitas (RS) e Paulo César Silva Faria (MT) serão os auxiliares do confronto. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real.

header as escalações 2
Vitória: recém-chegado ao Vitória, o técnico Paulo César Gusmão não teve muito tempo para observar os jogadores, o que não quer dizer que não mudou o time baiano. No único treino que realizou com o elenco rubro-negro, o treinador promoveu o retorno do ataque 'torres gêmeas', com os centroavantes Elton e William na equipe titular. Com Gabriel Paulista suspenso, Rodrigo Mancha foi recuado para a zaga e deve atuar improvisado. Eduardo Ramos foi mantido no meio de campo. Já a formação com três volantes, utilizada na última rodada, acabou abolida da Toca do Leão. O Vitória deve ir a campo com Deola; Nino Paraíba, Victor Ramos, Rodrigo Mancha e Gilson; Michel, Uelliton, Tartá e Eduardo Ramos; Elton e William.

América-MG: Cláudio Prates fará seu primeiro jogo à frente do time profissional do América-MG, já que Mauro Fernandes foi demitido depois da derrota para o ASA, em casa, na rodada passada. Por isso, apostar num time titular não é tarefa das mais fáceis, já que ele fez várias alterações no time ao longo da semana e não garantiu os 11 titulares. Desta forma, o Coelho deve começar com Neneca; Patrick, Gabriel, Dirceu e Bryan; China, Dudu e Gilberto; Éwerthon, Fábio Júnior e Rodrigo Pimpão.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Vitória: Com um problema muscular, o meia Pedro Ken continua fora do time. O zagueiro Josué, machucado, também não está à disposição do técnico Paulo César Gusmão. Outro que desfalca o time rubro-negro no duelo desta terça-feira é o zagueiro Gabriel Paulista, suspenso pela expulsão na última rodada da Série B.

América-MG: o time tem desfalques importantes nesta reta final. O atacante Alessandro, o lateral-direito Boiadeiro e o zagueiro Everton Luiz, com problemas de ruptura de ligamento do joelho esquerdo, estiramento muscular na coxa direita e pubalgia, respectivamente, estão fora. Não há atletas suspensos.


header fique de olho 2
Vitória:
Elton chegou ao Vitória com a Série B já em curso e se tornou o referencial do time no setor ofensivo. Pela Segunda Divisão, marcou dez gols e assumiu a artilharia do time na competição, que antes pertencia a Neto Baiano.

América-MG: Cláudio Prates não vai entrar em campo, mas fará seu primeiro jogo como treinador interino do time profissional do Coelho. Porém, a experiência já tem data para ser encerrada, pois um novo comandante será anunciado no mais tardar após a próxima rodada. Conhecedor do clube, já que faz parte da comissão permanente como auxiliar, ele pretende fazer experiências para ter uma ideia de quais atletas poderão fazer parte do grupo na próxima temporada.

header o que eles disseram

William, atacante do Vitória: "Comentei muito com meus companheiros que somos nós que fazemos o treinador ficar ou sair. Agora a gente tem que colocar uma pedra, chegou uma nova comissão. Temos que entrar o mais rápido possível dentro de campo e reverter essa situação. E depois, se for da vontade de deus, conseguir o título".

Bryan, lateral-esquerdo do América-MG: "Será um jogo bom de se jogar, no Barrado, cheio, contra um adversário forte. É tudo o que a gente gosta. Para mim será muito bom. Mesmo não tendo mais chances de vaga, todo mundo vai dar o seu melhor dentro de campo".

header números e curiosidades
* O América-MG não é caseiro. A campanha do Coelho é melhor fora de casa do que no Independência. Dentro de suas dependências, o time venceu sete partidas. Já longe de casa, a equipe mineira bateu oito adversários.

* Já o Vitória possui bom retrospecto no Barradão. A equipe baiana venceu 12 dos 17 jogos disputado no Barradão. Em Salvador, foram apenas três derrotas.

* Os atacantes William e Elton podem reeditar nesta terça-feira o ataque 'torres gêmeas'. Juntos, os dois centroavantes marcaram 15 gols na Série B. A última vez o Rubro-Negro começou uma partida com essa formação foi pela 25ª rodada da competição.
header último confronto v2
Vitória e América-MG se enfrentaram pela última vez no dia 11 de agosto deste ano, pela 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida foi realizada no Independência, em Belo Horizonte, e começou melhor para o Coelho. O goleiro Deola, da equipe baiana, foi expulso logo no início do confronto por reclamação. O Rubro-Negro, contudo, levou a melhor. Venceu pelo placar de 2 a 1, com gols de Pedro Ken e Marcelo Nicácio. Alessandro descontou para o time mineiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-b/noticia/2012/11/em-crise-e-de-tecnico-novo-vitoria-recebe-o-america-mg-no-barradao.html

Experiente em clássicos, Prudente se prepara para possível jogo do título



Esquema montado para duelo entre Palmeiras e Fluminense será o mesmo de clássicos no Paulistão. Principal preocupação é com a segurança

Por Daniel Romeu São Paulo

Estádio Prudentão, em Presidente Prudente (Foto: Diego Ribeiro / globoesporte.com)Estádio Prudentão, em Presidente Prudente
(Foto: Diego Ribeiro / globoesporte.com)

A cidade de Presidente Prudente, a 512km de São Paulo, se apronta para receber o provável campeão do Brasileiro no próximo domingo. A partir das 17h, no Prudentão, Fluminense e Palmeiras fazem duelo que pode definir o destino de ambos no ano: o primeiro pode confirmar o título, e o segundo pode ter decretada a queda à Série B. Ciente da responsabilidade envolvida na partida, a cidade usa a experiência adquirida nos últimos clássicos e mantém o planejamento que deu certo no último Campeonato Paulista.

Uma reunião entre representantes da Polícia Militar, Prefeitura de Presidente Prudente, bombeiros, Polícia Civil e Palmeiras será realizada na manhã desta terça-feira para acertar os últimos detalhes do planejamento. A grande preocupação está bem definida: segurança. A combinação de uma derrota alviverde somada a vitórias de Bahia e Portuguesa decreta o rebaixamento do Verdão - e a integridade física de jogadores e dirigentes corre risco.

A polícia prepara esquema de segurança semelhante ao dos dois clássicos disputados pelo Verdão em Presidente Prudente neste ano: vitória por 2 a 1 sobre o Santos e empate em 3 a 3 com o São Paulo. Nos dois casos, cerca de 500 policiais cuidaram da segurança, e o efetivo deve ser mantido. As torcidas de Palmeiras e Fluminense não têm histórico de rivalidade, e o alambrado do Prudentão, teoricamente, impediria invasões de campo para as duas situações: comemoração de título e protestos contra o descenso.

– Vamos seguir o mesmo padrão aplicado nos jogos grandes, clássicos. Trataremos como um jogo importante, embora não tenha torcidas rivais. Vamos nos preparar para que essa possibilidade não ocorra (invasão de campo), para que prevaleça o bom senso. Mas estamos prontos para todas as situações – disse a capitão Silvia, responsável pelo policiamento.

Em agosto do ano passado, dois torcedores do Verdão foram baleados pouco antes do clássico contra o Corinthians, disputado no Prudentão. Desde então, a polícia alterou o esquema de segurança para partidas importantes na cidade. Tapumes de 2,30m de altura têm sido instalados no entorno do estádio e vigiados durante toda a partida, impedindo contato entre as torcidas. Os visitantes serão escoltados desde a entrada de Presidente Prudente.

Torcida do Palmeiras em confronto com a Polícia Militar (Foto: Alex Silva/Agência Estado)Torcida do Palmeiras em confronto com a Polícia Militar, em 2011 (Foto: Alex Silva/Agência Estado)

Gramado
O estado do gramado é uma incógnita, mas os funcionários do Prudentão prometem esforço para deixar tudo em ordem até domingo. A expectativa era que o confronto do Palmeiras contra o Botafogo, no último domingo, já fosse disputado em Prudente, mas a decisão da diretoria alviverde de mantê-lo em Araraquara frustrou a cidade. Marquinhos, funcionário do Palmeiras encarregado do gramado da Academia de Futebol, chegou a dar dicas de preparação para o campo e deve fazer nova visita a Prudente na quinta-feira.

Estádio Prudentão, em Presidente Prudente (Foto: Diego Ribeiro / globoesporte.com)Gramado do Prudentão, em foto de 2011
(Foto: Diego Ribeiro / globoesporte.com)

Desde o clássico entre Palmeiras e São Paulo, no dia 26 de fevereiro, o estádio não recebe uma partida importante. Apesar da grande quantidade de torcedores tricolores que devem viajar do Rio de Janeiro para assistir à partida, a superlotação de hotéis não preocupa. O estádio deve abrigar cerca de 40 mil torcedores, mas, segundo a secretaria de cultura e turismo, a grande maioria não dorme em Presidente Prudente. Zelador do Prudentão desde a inauguração, Francisco Bastos, o “Seu Chico”, promete um campo em boas condições.

- Era para o Palmeiras ter feito esse último jogo aqui. O Marquinhos fez uma visita e pediu para adubarmos o campo e darmos dois cortes na grama. Depois, passar um rolo de chapa para acertar o gramado. Adubamos e cortamos, mas como o presidente disse que não iriam mais jogar aqui, não passamos o rolo. Vou passar entre a noite de segunda e manhã de terça. A grama foi cortada nesta segunda, está boa. Quando passar a chapa, fica 100% - garantiu Francisco.

Gol de placa
Caso o Fluminense confirme o título, o Prudentão receberá o segundo grande momento do esporte nacional desde sua inauguração, em 1982. O primeiro gol de Ronaldo com a camisa do Corinthians, em clássico contra o Palmeiras no dia 8 de março de 2009, foi marcado na cidade e eternizado em placa fixada no Estádio Eduardo José Farah – nome oficial do estádio.

Na ocasião, o Verdão vencia por 1 a 0 até os 47 do segundo tempo, quando Ronaldo completou de cabeça para a rede após cobrança de escanteio. Na comemoração, o camisa 9 se pendurou e chegou a derrubar o alambrado do estádio em frente à torcida alvinegra. Em outro clássico entre Palmeiras e Corinthians, em julho do mesmo ano, pelo Brasileirão, Obina marcou os três gols da goleada por 3 a 0 sobre o arquirrival.


Jornal: R49 será homenageado como responsável por grande fase do Barça


Segundo 'Mundo Deportivo', clube está produzindo um documentário sobre a
nova era de glórias, e o craque brasileiro receberá um papel de protagonismo

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha

Ronaldinho gaucho messi barcelona (Foto: Agência Getty Images)R49 será o homenageado por abrir o caminho para
a geração de Messi (Foto: Agência Getty Images)

O Barcelona prepara um especial para documentar as mudanças da equipe ao longo das últimas temporadas que será veiculado na Barça TV no período do Natal, informou o jornal catalão “Mundo Deportivo” nesta terça-feira. Segundo o diário, o grande protagonista do projeto será Ronaldinho Gaúcho, que chegou ao Camp Nou em 2003 para devolver o orgulho à equipe catalã.

De acordo com o “Mundo Deportivo”, o especial destaca um Ronaldinho que devolveu a paixão e o espetáculo ao clube catalão, trazendo de volta uma geração de craques e abrindo as portas para a geração comandada por Messi. Além disso, a trajetória de Guardiola até Vilanova não será deixada de lado. Isso sem citar o holandês Frank Rijkaard, comandante do brasileiro no Barça.

Entre as declarações que vão ao ar na reportagem, estarão as do presidente Sandro Rosell e do capitão Carles Puyol, que, entre outras coisas, falarão do retorno do craque ao Camp Nou já como jogador do Milan em 2010.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2012/11/jornal-r49-sera-homenageado-como-responsavel-por-grande-fase-do-barca.html

Gol sobre Verdão consolida Elkeson como artilheiro do Botafogo no ano


Meia chega a 17 gols na temporada, dois a mais que Herrera, e tem 10 no Campeonato Brasileiro

Por Raphael Marinho e Thales Soares Rio de Janeiro

Após as saídas de Loco Abreu e Herrera e antes da chegada de Bruno Mendes, o meia Elkeson passou a atuar improvisado como centroavante e sempre foi visto com desconfiança pelos torcedores sobre a sua capacidade de atuar como um legítimo camisa 9. Mas os números do jogador não decepcionam. Contra o Palmeiras, ele aproveitou cruzamento de Lodeiro para fazer seu 17º gol na temporada e o décimo no Campeonato Brasileiro.

O gol marcado contra os paulistas sacramentou a posição de Elkeson como artilheiro do Botafogo na temporada, com dois gols a mais que Herrera e cinco a mais que Loco Abreu. Além disso, o atacante está próximo dos números do uruguaio, que foi o goleador do time no Brasileiro de 2011, com 13 gols, assim como de Dodô, recordista do Alvinegro na era dos pontos corridos, com 15 gols, em 2007. Em 2005, com 22 times disputando a competição, Alex Alves balançou a rede 14 vezes.

Elkeson treino Botafogo (Foto: Jorge William / Agência O Globo)Elkeson tem 17 gols pelo Botafogo na atual temporada (Foto: Jorge William / Agência O Globo)

Apesar de ter marcado mais uma vez no Campeonato Brasileiro, Elkeson deixou o campo frustrado com o empate sofrido aos 45 do segundo tempo, em um belo gol de Hernán Barcos, que deixou o Botafogo mais longe da vaga na Libertadores, mantendo a distância de oito pontos para o São Paulo, quarto colocado com 59 pontos.

Botafogo 4 últimas rodadas (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

- É sempre bom fazer gol, ajudar a equipe, mas a vitória ontem seria importante para o grupo. Agora temos que deixar para trás, porque no sábado temos um jogo difícil contra a Portuguesa e a gente sonha ainda com a vaga na Libertadores - afirmou Elkeson, no desembarque no Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira.

Com 51 pontos, o Botafogo é o quinto colocado do Campeonato Brasileiro e enfrenta a Portuguesa nesta sábado, às 19h30m (de Brasília, no Engenhão, pela 35ª rodada da competição nacional.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/11/gol-sobre-verdao-consolida-elkeson-como-artilheiro-do-botafogo-no-ano.html

Zinho diz que Adriano está fora dos planos em 2013: 'Não tem meu apoio'


Em entrevista que não contou com a presença do jogador, diretor mostra alívio com desfecho do caso: 'É bom para ele e para o Flamengo'

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro

Zinho, Flamengo (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)Zinho em entrevista para falar de Adriano
(Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)

Adriano chegou ao Flamengo para iniciar a terceira passagem pelo clube em 22 de agosto. Fora de forma, visivelmente acima do peso e ainda em recuperação da segunda cirurgia no tendão de Aquiles do pé esquerdo, adotou um discurso otimista em sua apresentação na sala de imprensa do Ninho do Urubu. Esperava voltar a ser o Imperador e previa a reestreia com a camisa 10 rubro-negra em um mês. Nada feito. Setenta e cinco dias depois, ele termina a sua terceira passagem pelo clube ainda como ídolo, mas pela porta dos fundos. Em má forma, sai sem ter sequer ficado no banco de reservas em uma partida oficial. O jogador nem compareceu ao Ninho do Urubu nesta terça-feira. Coube ao diretor de futebol Zinho explicar a saída do atacante.

- Ele já divulgou que é uma decisão dele, partiu dele se desvincular, então realmente acho que fica inviável a permanência para este ano. É bom para ele e para o Flamengo. Encerra isso, o Flamengo está com a consciência limpa de que fez de tudo pelo Adriano - disse o diretor.

Ao ser perguntado se deixaria as portas abertas para um retorno do atacante ao Flamengo em 2013, Zinho deixou claro que o clube não conta com Adriano. O dirigente promete se empenhar na recuperação do atacante, mas apenas no lado pessoal.

- Eu não vou desistir do Adriano, mas de recuperar o ser humano, é uma missão minha, particular. Sem os holofotes, sem essa vida que ele leva que não condiz com a de um atleta profissional, talvez eu possa ter sucesso para recuperar esse ser humano. Mas, profissionalmente, chegou no limite. O Adriano realmente não tem o meu apoio como profissional. O ser humano tem escolhas. Ele está escolhendo errado. A parte profissional não progride porque ele erra em outras coisas: as companhias, o encontro com Deus. Hoje é muito difícil (a volta de Adriano em 2013).
Na minha opinião, ele precisa se cuidar pessoalmente para que não tome essas atitudes que a gente viu, como aquele vídeo na casa de shows, algo que não é de um atleta profissional"
Zinho

O diretor de futebol do Flamengo reafirmou que enxerga a necessidade de acompanhamento psicológico para o atacante. No dia 1º de outubro, ele havia condicionado a permanência de Adriano no clube à ida ao consultório de um profissional, o que não aconteceu.
- Eu acho que precisa de um acompanhamento, isso não foi cumprido, em momento algum ele fez isso. Ele falou que faria o tratamento, foram dados número e endereço. O empresário dele disse que foi marcada uma consulta, mas em cima da hora ele não foi. Na minha opinião, ele precisa se cuidar pessoalmente para que não tome essas atitudes que a gente viu, como aquele vídeo na casa de shows, algo que não é de um atleta profissional.

Zinho admitiu que ficou incomodado com a ausência do atacante, cuja presença era esperada na entrevista coletiva desta terça, no Ninho do Urubu. O diretor espera que Adriano ainda apareça no centro de treinamento do clube ao longo desta semana para se despedir dos companheiros e explicar os motivos de sua saída.

- O clube é a casa dele, ele é ídolo, acho importante ele vir aqui, bater um papo com os amigos. As portas estão abertas para ele nos visitar, e acho legal ele fazer um comunicado para vocês (jornalistas), se despedindo do torcedor. Ele está jogando fora um grande momento da vida dele, o que dá mais alegria a ele. O Flamengo vai sobreviver a todos nós. O Zico parou de jogar e o Flamengo seguiu. O Flamengo seria a grande oportunidade para o Adriano se recuperar, então eu fico triste com isso. Um clube como o Flamengo motiva qualquer ser humano. Infelizmente, o Adriano não conseguiu ter essa motivação para se recuperar completamente.

Consenso na época da contratação
O dirigente aproveitou para explicar o processo da contratação de Adriano, em agosto. Ele reconheceu que desde o início temeu recaídas do atacante, por causa do histórico de indisciplinas dele em sua carreira.

- Não foi uma decisão só minha (a contratação). Houve diferentes estágios. Quem o operou foi nosso médico. O próprio atleta queria ter vínculo com o clube para ter uma motivação. Mediante o consenso da diretoria, chegou-se a esse estágio de fazer um contrato. Nós fizemos um contrato para proteger o Flamengo caso o Adriano voltasse a cometer indisciplinas.

O contrato de produtividade, que terminaria em 22 de dezembro, foi rescindido, algo que o Flamengo já poderia ter feito antes. Conforme previsto no acordo, três advertências por indisciplina dariam ao clube o direito de demitir o atacante. Adriano ultrapassou o limite, foi multado, teve o contrato de imagem suspenso, mas contou com a paciência do diretor de futebol Zinho, que insistiu na tentativa de recuperação. Não conseguiu. As sucessivas faltas demoliram a confiança e a persistência do dirigente em ver Adriano novamente em campo, como um atleta de alto nível. Com o caso no limite e a falta de compromisso do jogador, foi preciso recuar.

O golpe que fez Zinho deixar de acreditar no renascimento do Imperador aconteceu no fim do mês passado, quando Adriano não apareceu na atividade marcada para as 9h30m de sábado, na Gávea, e comunicou sua ausência através de SMS, com algumas mensagens desconexas. O clube definiu a escolha de um psicólogo, chegou a marcar consulta, mas o atacante não apareceu. A paciência do diretor chegou ao fim, e o problema foi debatido com a presidente Patricia Amorim. Diante de novo sumiço na semana passada, o clube decidiu, na última sexta-feira, desligar Adriano do clube. A nota oficial divulgada pela assessoria do jogador na segunda-feira precipitou o anúncio do que estava decidido pela diretoria.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/11/zinho-confirma-saida-de-adriano-do-fla-fica-inviavel-permanencia.html

Federer domina sérvio e abre com vitória sua campanha em Londres


Número 2 do mundo sai na frente no Grupo B do Torneio dos Campeões


Roger Federer tênis Londres ATP Finals (Foto: AP)Favorito, Federer festeja a vitória (Foto: AP)

Sem sobressaltos, o favoritismo de Roger Federer prevaleceu no primeiro dia do Grupo B no Torneio dos Campeões. O suíço, atual número 2 do mundo, dominou seu duelo com o sérvio Janko Tipsarevic (9 do ranking), fez 6/3 e 6/1, e colocou seu nome no alto da classificação em Londres.
A vitória desta terça-feira foi a 40ª da carreira de Federer no evento. A marca é um novo recorde do Torneio dos Campeões. Até o começo do dia, o suíço estava empatado com Ivan Lendl, que venceu 39 jogos no evento ao longo de sua carreira.

No Torneio dos Campeões, que reúne os oito melhores tenistas da temporada, os participantes são divididos em dois grupos de quatro atletas e jogam entre si dentro das chaves. Os melhores avançam às semifinais. Além de Federer e Tipsarevic, o Grupo B tem David Ferrer (5) e Juan Martín del Potro (6). Os dois se enfrentam ainda nesta terça-feira.

Federer entrou em quadra afiado e soube tirar vantagem disso. Logo no segundo game, Tipsarevic cometeu três erros não forçados. Depois de desperdiçar um break point, o suíço matou um ponto junto à rede e chegou à quebra com uma linda passada de esquerda. Sem ter o serviço ameaçado - o sérvio não teve um break point sequer -, o número 2 do mundo controlou as ações e manteve a vantagem até fechar o set em 6/3.

A segunda parcial não foi muito diferente. No terceiro game, Federer conseguiu a quebra - cortesia de um erro não forçado de Tipsarevic. na sequência, confirmou o serviço sem perder nenhum ponto e abriu 3/1. No quinto game, um dos pontos mais belos do jogo. Após uma curtinha angulada do sérvio, Federer se esticou e, quase de costas para a quadra adversária, devolveu a bola, sem chances para Tipsarevic. Pouco depois, nova quebra dava 4/1 de vantagem ao favorito. Não houve nada que o sérvio pudesse fazer, a não ser aceitar sua sexta derrota em seis jogos contra o poderoso Roger Federer.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2012/11/federer-domina-servio-e-abre-com-vitoria-sua-campanha-em-londres.html

Número 1 até 2013, Djokovic recebe troféu de 'campeão' da temporada


Sérvio também ganha prêmio como humanitário do ano no circuito mundial

Por SporTV.com Londres

Com a liderança do ranking assegurada até o fim de 2012, Novak Djokovic recebeu, nesta terça-feira, o troféu de número 1 da atual temporada. Campeão do Australian Open e vice em Roland Garros e no US Open, o sérvio de 25 anos atinge o feito pela segunda vez seguida. Em 2011, quando venceu três dos quatro Grand Slams, Nole também há havia encerrado o ano como número 1 do mundo (foto: AP).

Novak Djokovic tênis Londres ATP Finals (Foto: AP)
- É uma sensação incrivelmente satisfatória ganhar o troféu de número 1 pela segunda vez. A jornada, espero, não termina aqui. Quero lutar por este título no ano que vem - disse ao público.

Na cerimônia, realizada em um intervalo entre partidas do Torneio dos Campeões, Djokovic também ganhou o Prêmio Arthur Ashe de humanitário do ano. Reconhecido por suas contribuições por meio da Fundação Novak Djokovic e por seu papel como embaixador do Unicef, o tenista sérvio coloca seu nome ao lado de Rafael Nadal, Roger Federer, Carlos Moyá, além do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela e do próprio ex-tenista americano Arthur Ashe.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2012/11/numero-1-ate-2013-djokovic-recebe-trofeu-de-campeao-da-temporada.html

Seedorf se recupera bem e tem chance de voltar contra a Portuguesa


Presença do holandês será definida durante os treinos desta semana

Por Raphael Marinho Rio de Janeiro

Seedorf no treino do Botafogo  (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Seedorf está praticamente recuperado da lesão(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

O resultado do exame de imagem feito na coxa direita de Seedorf nesta terça-feira foi animador para os alvinegros. O holandês mostrou grande evolução na sua recuperação e, se treinar normalmente durante a semana vai atuar contra a Portuguesa, no sábado. A resposta deve sair até sexta-feira, e o meia fará trabalhos de recondicionamento físico.

- O exame mostrou uma boa melhora, ele está praticamente recuperado, inclusive o fisioterapeuta dele veio pra ajudar na recuperação. A coisa agora é mais na parte física, que precisa recondicionar fisicamente para ver se ele joga no sábado, apesar do prazo ser um pouco apertado. Se ele conseguir treinar bem durante a semana, joga. Devemos ter essa resposta quinta ou sexta-feira - afirmou o doutor Luis Fernando Medeiros.

O médico do clube ainda garantiu que para a partida contra o Sport, 18 de novembro, o jogador estará à disposição do técnico Oswaldo de Oliveira. No próximo sábado, Botafogo e Portuguesa se enfrentam pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 19h30, no Engenhão. Com 51 pontos, o Alvinegro é o quinto colocado, oito pontos atrás do São Paulo, último time no G-4, que dá vaga para a Taça Libertadores.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/11/seedorf-se-recupera-bem-e-pode-voltar-contra-portuguesa.html

De volta ao topo, Djokovic bate Tsonga na estreia do ATP Finals


Em sua primeira partida após reassumir a primeira posição do ranking mundial, sérvio atropela adversário francês no segundo set, após início equilibrado

Por SporTV.com Londres

De volta ao topo do ranking mundial, Novak Djokovic apagou a má impressão deixada após a eliminação precoce no Masters 1.000 de Paris e arrancou uma vitória sobre o francês Jo-Wilfried Tsonga em sua estreia no ATP Finals, que reúne em Londres os oito jogadores mais bem posicionados da temporada. Em 1h39m, o sérvio aplicou 7/6(4) e 6/3 no número 8 do mundo e assumiu a liderança do grupo A, formado ainda pelo britânico Andy Murray, próximo adversário de Djokovic, e o tcheco Tomas Berdych, que duelará contra Tsonga na rodada seguinte. Mais cedo, Murray bateu Berdych por 2 sets a 1.

Após a partida, Djoko admitiu que Tsonga teve um desempenho superior no set inicial, mas apontou o controle mental como algo fundamental para que levasse a melhor no tie-break e no restante do duelo.

- Ele jogou melhor no primeiro set, teve várias chances de quebrar o meu serviço e eu não tive nenhuma nos pontos antes do tie-break. Fui forte mentalmente e isso foi importante para sequência da partida. Pude relaxar e fechar o jogo. Foi uma vitória importante para voltar ao estágio que gosto de me sentir mentalmente: otimista e confiante - avaliou o número 1 do mundo.
Nesta terça-feira, acontecem as partidas do Grupo B do ATP Finals: número 2 do mundo, Roger Federer encara o sérvio Janko Tipsarevic, nono, que substituiu Rafael Nadel, lesionado, por volta das 12h (de Brasília). Já no fim do dia, o espanhol David Ferrer (4) joga contra Juan Martin Del Potro (6), da Argentina. Todos os jogadores de cada grupo se enfrentam, e apenas os dois melhores avançam na competição, que marca o final da temporada.

Após primeiro set arrastado, Novak Djokovic resgatou confiança e atropelou rival francês (Foto: Getty Images)Após primeiro set arrastado, Novak Djokovic resgatou confiança e atropelou rival francês (Foto: Getty Images)
Equilíbrio constante

Sem conseguir abrir mais de um game de vantagem sobre Tsonga no primeiro set, Djokovic precisou exercitar a paciência para superar o persistente adversário, vice-campeão em 2011, quando foi derrotado por Roger Federer na final. O atual número 1 do mundo conteve a fúria do rival, encaixou dois aces e evitou três quebras de saque no set inicial, mas não conseguiu conter a gana do francês. Sem permitir que o sérvio abrisse uma larga vantagem, Tsonga se beneficiou do primeiro serviço mais eficaz e chegou a ameaçar uma virada nos momentos finais da parcial. O equilíbrio entre os dois culminou no tie-break, quando Djokovic reencontrou sua postura calculista em quadra e evitou os erros para fechar o primeiro set, após 1h05m.

Jo-Wilfried Tsonga deu trabalho para Djokovic no início, mas não conteve jogo agressivo do rival  (Foto: Getty Images)Tsonga deu trabalho no início, mas não conteve
jogo agressivo do rival (Foto: Getty Images)

A vitória apertada na primeira parcial despertou a confiança de Djokovic em sua primeira partida após o retorno ao topo do tênis mundial, e o sérvio voltou à quadra dura da O2 Arena decidido a colocar um ponto final no confronto. Com pressa, Djoko converteu dois break points e mostrou precisão nos saques, confirmando o primeiro serviço sem dificuldade. Após abrir dois games de vantagem, o número 1 permitiu a aproximação de Tsonga, mas não reeditou a situação dramática do set anterior. Com o jogo em 5/3, Djokovic não teve dúvidas em aproveitar o match point para resolver a parcial em apenas 34 minutos.

Campeão do ATP Finals em 2008, quando o torneio era disputado em Xangai, Djokovic chegou à fase final na edição de 2011 e foi superado pelo conterrâneo Janko Tipsarevic.
Andy Murray é o próximo desafio

Na próxima quarta-feira, o sérvio volta a quadra para enfrentar o britânico Andy Murray, que joga em casa. Com a derrota para o rival na final do US Open deste ano, por 3 sets a 2, como lição, Djokovic espera uma partida cansativa e equilibrada.

- Será um grande desafio. Andy costuma ter sucesso jogando em Londres, com a torcida a favor. Sabemos muito um sobre o outro e espero que seja um grande jogo. Nossos jogos costumam ser longos, com grandes disputas por pontos. Vou tirar esse tempo para descansar.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2012/11/de-volta-ao-topo-djokovic-bate-tsonga-na-estreia-do-atp-finals.html

Após audiência de 25 minutos, Adriano deixa fórum sem acordo


Imperador responde por incidente que feriu Adriene Cyrillo no dia 24 de dezembro. Agora, MP decide se denuncia o jogador ou arquiva o processo

Por Vicente Seda Rio de Janeiro

Adriano chegou por volta das 13h10m desta terça-feira ao 9º Juizado Especial Criminal (Jecrim), na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, para uma audiência de conciliação e deixou o local após apenas cerca de 25 minutos sem dar entrevistas. Segundo os advogados do jogador, Ari Bergher e Fátima Rodrigues, não houve acordo e agora o Ministério Público decidirá se denuncia o jogador ou arquiva o processo. O Imperador responde pelo tiro que feriu a mão esquerda de Adriene Cyrillo Pinto dentro do carro dele, no dia 24 de dezembro do ano passado.

adriano  forum (Foto: Vicente Seda / GLOBOESPORTE.COM)Adriano chega ao Fórum da Barra da Tijuca na tarde desta terça-feira (Vicente Seda / GLOBOESPORTE.COM)

Adriano Fórum da Barra julgamento (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)Imperador responde a processo sobre tiro em seu carro em 2011 (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/11/adriano-chega-para-depor-sobre-tiro-em-seu-carro-no-ano-passado.html


   

Santos confirma interesse em Nenê, Renato Augusto e Diego Souza


Nei Pandolfo, gerente de futebol do Peixe, admite que clube procura um meia, e que esses três nomes têm sido estudados pela diretoria

Por Marcelo Hazan Santos, SP

À procura de um novo camisa 10, no intuito de suprir a saída de Paulo Henrique Ganso, o Santos trabalha com vários nomes, e três deles foram confirmados nesta terça-feira por Nei Pandolfo, gerente de futebol do clube: Nenê, do Paris Saint-Germain, da França, Renato Augusto, do Bayer Leverkusen, da Alemanha, e Diego Souza, do Al-Ittihad, da Arábia Saudita.

MONTAGEM - Nenê psg Diego Souza Al-ittihad e Renato Augusto Bayer Leverkusen (Foto: Agência Getty Images)Nenê, Diego Souza e Renato Augusto, alvos do Santos para 2013 (Foto: Agência Getty Images)

Nei disse que os três foram oferecidos ao Peixe, e que a diretoria estuda uma forma de viabilizar as contratações – mas até uma oferta ao Bayer já foi feita. Assim, Renato Augusto e Diego Souza (que tenta se desvincular do Al-Itthad) pintam como prioridades.

– São jogadores de qualidade, ambos com passagens por Seleção Brasileira. São interessantes, temos de ter calma para ver quem se encaixa mais no perfil do Santos. Isso será discutido com comissão técnica e dirigentes – disse Nei.

Questionado se o acerto com um inviabilizaria a vinda de outro, o dirigente despistou, mas incluiu Nenê no pacote.
– Todos eles estão sendo analisados e conversados, na mesma situação.
Nei admitiu, porém, que a idade do jogador é um fator importante na hora de investir, já que, quanto mais jovem, maior a possibilidade de lucro numa futura negociação. Assim, Nenê ficaria em desvantagem, pois já está com 31 anos, quatro a mais que Diego Souza e sete anos mais velho que Renato Augusto.

– Isso sempre tem de ser pensado. Quando você for investir, tem de ver um jogador que tenha possível revenda - disse Nei.

– Mas o principal objetivo é o ganho técnico – emendou.

Da Arábia, Diego Souza fez contato com companheiros do Vasco, seu ex-clube. Seu nome já havia sido comentado em reunião do Comitê de Gestão do Peixe da semana passada, mas com maioria de rejeição entre os integrantes da cúpula. Os dirigentes obtiveram informações sobre a situação do atleta, que não recebe salários e já contratou o escritório de advocacia de Marcos Motta, especialista em direito desportivo, para conseguir a rescisão. Na visão do Santos, se a contratação for sem custos e com vencimentos compatíveis, seria um negócio de oportunidade. Caso consiga a liberação, ele ficará livre para assinar com qualquer clube interessado.

Enquanto Diego sofre para receber, Renato Augusto está parado. O meia sentiu uma lesão na coxa e fez apenas quatro jogos na temporada 2012/2013 pelo Bayer. Apesar disso, seu retorno está próximo. Mesmo sabendo que terá de investir para tirar o atleta de 24 anos da Alemanha, o Alvinegro considera o aporte financeiro válido, pois vê potencial técnico e de mercado no atleta para ser futuramente vendido, após quatro temporadas na Europa. 

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2012/11/santos-confirma-interesse-em-nene-renato-augusto-e-diego-souza.html

Novo regulamento diminui chance de disputa de pênaltis. Veja as mudanças


Times com melhores campanhas jogarão por um empate nas semifinais e finais de turno. Na grande decisão, vantagem é por dois empates

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Arbitral do Campeonato Carioca na Ferj (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)Regulamento foi aprovado em arbitral no dia 30
(Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)

Rejeitado pelos quatro grandes, o turno extra do Campeonato Carioca foi reprovado no conselho arbitral realizado no dia 30 de outubro. Ainda assim, o regulamento divulgado pela Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj) em seu site traz algumas mudanças em relação aos anos anteriores. Uma das principais é a implementação da vantagem de jogar pelo empate nas semifinais e finais de turno e por dois empates - mas não uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols - na grande decisão do torneio.
Essa mudança diminui bastante a possibilidade de uma disputa por pênaltis, que tem sido comum no Carioca. Desde 2004, quando o campeonato passou a ser disputado com dois grupos em cada turno, houve 14 disputas de pênaltis em semifinais ou finais de turno. Na grande decisão, essa forma de desempate ocorreu em duas oportunidades (2007 e 2009), sendo que em ambas após dois empates nas partidas.

As principais mudanças para 2013
A primeira alteração é a inversão entre as fórmulas de disputa da Taça Guanabara e da Taça Rio. Em 2013, o primeiro turno terá oito rodadas, com as equipes do Grupo A enfrentando as do Grupo B. Já o segundo confrontará as equipes dentro dos próprios grupos, em sete rodadas. Os dois turnos continuarão com semifinal e final em jogo único.

As equipes que se classificarem como primeiras colocadas em seus grupos jogarão pela vantagem do empate na semifinal e na final dos turnos. Caso a final confronte dois primeiros (ou dois segundos) colocados, jogará pelo empate o time que tiver somado maior número de pontos na fase de grupos. Caso o número de pontos seja igual, serão aplicados os critérios de desempate: vitórias, saldo de gols, gols marcados, confronto direto e menor número de cartões amarelos e vermelhos. Se houver igualdade em tudo, um sorteio decidirá para qual time vai a vantagem. Não há a possibilidade de disputa de pênaltis.

A final do Campeonato Carioca continuará confrontando os vencedores da Taça Guanabara e da Taça Rio. E jogará por dois empates o time que tiver mais pontos na classificação geral, somando apenas as fases de grupo. Se os dois times acumularem o mesmo número de pontos, não haverá vantagem de empate. 

leandro euzébio fluminense x botafogo (Foto: Dhavid Normando/Photocamera)Neste ano, o Flu foi à final da Taça GB ao vencer o Bota nos pênaltis (Foto: Dhavid Normando/Photocamera)
Multa para evitar suspensão

Um ponto polêmico do novo regulamento é a possibilidade de pagamento de multa para liberar um jogador da suspensão automática por causa do terceiro cartão amarelo. O pagamento, porém, não anulará os dois cartões anteriores. A cada novo terceiro cartão anulado, a multa para a liberação dobrará, sendo R$ 500 o valor inicial. O valor arrecadado com as multas será repassado à equipe mais disciplinada, segundo o regulamento.

Os duelos entre Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco serão contabilizados também em um torneio paralelo, simbólico, chamado Super Clássicos. O time que somar o maior número de pontos nas partidas contra os grandes rivais - apenas nas fases de grupos das Taças Guanabara e Rio - ganhará um troféu.

A Ferj previu a chance de diminuir o número de datas em 2014 por causa da Copa do Mundo. Por isso, incluiu no regulamento de 2013 uma possível supressão das semifinais da Taça Guanabara e da Taça Rio em função do calendário. De acordo com o Estatuto do Torcedor, qualquer mudança no regulamento deve valer para no mínimo dois anos seguidos.

Relembre o último campeonato decidido nos pênaltis, em 2009:

Presidente sobre mudanças no futebol: 'Na hora certa vão saber'


Mauricio Assumpção afirma que permanência de Anderson Barros e Oswaldo de Oliveira estão sendo discutidas pelo departamento de futebol

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Mauricio Assumpção, botafogo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Presidente do Bota tira lições de 2012 para 2013
(Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)

Em campo, o Botafogo briga por uma vaga na Libertadores do ano que vem. Fora dele, o planejamento para 2013 já está sendo feito. O presidente Mauricio Assumpção não foi claro sobre mudanças na estrutura do futebol do Botafogo. Mas afirmou que a permanência ou não do gerente de futebol Anderson Barros e do treinador Oswaldo de Oliveira será anunciada no momento que o clube achar oportuno.

- Isso será definido dentro do departamento de futebol, com o vice Francisco Fonseca. Mas posso dizer que, se você fizer essa pergunta para ele, ele diria que, na hora certa, no momento certo, as pessoas vão saber o que o Botafogo pensa a respeito desse assunto. Com relação ao treinador, conversamos com ele sobre o pensamento do Botafogo. Ele sabe exatamente o que pensamos, mas é uma situação que está sendo gerida pelo departamento de futebol - disse em entrevista à Rádio Brasil.

Para o presidente alvinegro, o Botafogo pode tirar lições do ano de 2012. Assumpção dá o exemplo do trabalho nas categorias de base. Nesse ano pôde ser visto o aproveitamento de diversos jovens revelados pelo Bota, como Cidinho, Gabriel, Jadson e Dória.

Botafogo 4 últimas rodadas (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

- Serve como lição para algumas questões. A mais importante é o projeto da base. É inadmissível que tenham esquecido por mais de dez anos. A outra lição é que, quando tivemos o elenco à disposição, o treinador conseguiu fazer o time evoluir. Isso é importante também. Tem algumas lições que são boas. Você tem uma base cada vez mais sólida, e as contratações que temos que fazer são pontuais e muito menores, por conta dos jogadores da base que vieram e ainda vão vir As contratações desse ano, como o caso emblemático do Seedorf, deram a qualidade técnica de que precisávamos - afirmou o presidente do Botafogo.

O Alvinegro tem uma difícil missão para se classificar para a Libertadores do ano que vem. Restando quatro jogos, está a oito pontos do São Paulo, que por enquanto está levando a última vaga para a competição.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/11/presidente-sobre-mudancas-no-futebol-na-hora-certa-vao-saber.html

Seedorf treina e Botafogo espera ter resultado de exame até terça-feira


Jogador segue sua rotina na tentativa de se recuperar de uma lesão na coxa direita para voltar ao time contra a Portuguesa, sábado, no Engenhão

Por Raphael Marinho e Thales Soares Rio de Janeiro

Seedorf no treino do Botafogo  (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Seedorf acompanhou o time em Araraquara
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

Em sua rotina para tentar se recuperar de uma lesão na coxa direita, Seedorf treinou no fim da tarde desta segunda-feira em General Severiano. O jogador se machucou no dia 27 de outubro, na goleada por 4 a 0 sobre o Atlético-GO, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, saiu ainda no primeiro tempo e deixou o gramado chorando, sendo aplaudido efusivamente pelos torcedores.

Seedorf fará um novo exame ainda nesta segunda-feira ou na manhã de terça-feira. Os médicos do clube espeream ter em mãos ainda na terça-feira o resultado para saber como evoluiu a recuperação do jogador no período em que ficou entregue ao trabalho de fisioterapia e reforço muscular.

Mesmo vetado para o confronto com o Palmeiras, Seedorf viajou domingo para São Carlos, onde almoçou com o grupo, e depois viajou para Araraquara, local do jogo, que terminou empatado em 2 a 2. Sem ele, o técnico Oswaldo de Oliveira optou pela escalação de Fellype Gabriel.

Ainda há esperança de que Seedorf possa atuar no jogo com a Portuguesa, sábado, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. O mais provável, no entanto, é que atue apenas no confronto com o Sport, dia 18, na Ilha do Retiro.

Com 51 pontos, o Botafogo está na quinta colocação, oito pontos atrás do São Paulo, que seria o último classificado para a Taça Libertadores no momento. Faltam apenas quatro rodadas para o fim do Brasileiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/11/seedorf-treina-e-botafogo-espera-ter-resultado-de-exame-ate-terca-feira.html

Com 15 jogos a menos, Lodeiro supera Andrezinho nas assistências


Líder do Botafogo no quesito, uruguaio dá sétimo passe para gol no empate em 2 a 2 com o Palmeiras, sua 14ª partida no Campeonato Brasileiro

Por Raphael Marinho e Thales Soares Rio de Janeiro

 Lodeiro tem apenas 23 anos e chegou ao Botafogo depois de disputar as Olimpíadas de Londres com a seleção do Uruguai. Depois da eliminação precoce na competição, se apresentou e demorou a conquistar seu espaço no time. No entanto, engrenou uma sequência de três jogos como titular no Campeonato Brasileiro, que mostrou o quanto ele pode ser útil.

Com apenas 14 jogos disputados na competição, Lodeiro já deu sete assistências, liderando o Botafogo na estatística, uma à frente de Andrezinho, que já jogou 29 vezes no Brasileiro. Na competição, ele está na sexta colocação. O líder é Ronaldinho Gaúcho, com 12, que também atuou em 29 jogos.

- Estou gostando muito desse momento. É o meu melhor com a camisa do Botafogo - afirmou Lodeiro, com sua garrafa de chimarrão na mão, saindo rapidamente do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no desembarque depois do empate em 2 a 2 com o Palmeiras, domingo, quando fez um gol e deu uma assistência (veja o vídeo), ultrapassando Andrezinho.

O jogador vinha sofrendo com a falta de sequência, já que algumas vezes precisou defender a seleção uruguaia durante o Campeonato Brasileiro. Nos últimos três jogos em que atuou como titular, o Botafogo conseguiu duas vitórias e um empate. Ele deu três assistências e fez dois gols, os seus únicos na competição.

Botafogo 4 últimas rodadas (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

No Botafogo, Lodeiro ainda disputou um jogo pela Copa Sul-Americana, também contra o Palmeiras. Na ocasião, fez um gol na vitória por 3 a 1 , no Engenhão, que não foi suficiente para classificar o time para a fase seguinte da competição.

O próximo jogo do Botafogo é sábado, contra a Portuguesa, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. Lodeiro estará em campo novamente, como titular. Depois desse confronto, ele, mais uma vez, será cedido para defender o Uruguai em amistoso com a Polônia, dia 14, mas não perderá jogos do seu clube atual.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/11/com-15-jogos-menos-lodeiro-supera-andrezinho-nas-assistencias.html