quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Djokovic pena para fechar jogo, mas bate argentino e avança em Pequim


Sérvio abre 5/0 no segundo set e cede três games seguidos antes de vencer

Por GLOBOESPORTE.COM Pequim

Após passar um certo sufoco na terça-feira, quando perdeu um set para o 123º do ranking, Novak Djokovic caminhava para uma quarta de vida fácil na China. Pelo ATP 500 de Pequim, o número 2 do mundo atropelou o argentino Carlos Berlocq (50º) no primeiro set e abriu 5/0 no segundo. Na hora de fechar a tampa, decidiu manter sua pequena dose diária de percalços.Perdeu três games seguidos, mas acordou a tempo de fechar em 2 a 0 (6/1, 6/3) e garantir a vaga nas quartas de final.

Novak Djokovic tênis ATP de Pequim (Foto: Reuters)Após um pequeno sufoco no fim, Djokovic comemora a vitória no ATP 500 de Pequim (Foto: Reuters)

Com exceção dos três games finais, quando o cedeu duas quebras de serviço, a partida foi um passeio para o sérvio, que agora acumula 12 vitórias seguidas no torneio chinês. Ele foi campeão em 2009 e 2010, mas não participou da edição do ano passado. Nas quartas, Djokovic vai enfrentar o austríaco Jurgen Melzer, número 37 do ranking, que eliminou o ucraniano Alexandr Dolgopolov (20º) por 2 a 1 (7/6, 2/6, 6/1).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/10/djokovic-pena-para-fechar-jogo-mas-bate-argentino-e-avanca-em-pequim.html

Kerber, Kvitova e Errani asseguram vagas no WTA Championship


Torneio em Istambul reúne as oito melhores tenistas da temporada 2012

Por GLOBOESPORTE.COM Istambul

No mesmo dia, três tenistas tiveram suas vagas asseguradas no WTA Championship, o torneio que reúne, de 23 a 28 de outubro, as oito melhores atletas da temporada 2012. A alemã Angelique Kerber, a tcheca Petra Kvitova e a italiana Sara Errani se juntam, assim, às já classificadas Victoria Azarenka, Maria Sharapova, Serena Williams e Agnieszka Radwanska.

Petra Kvitova tênis Istambul WTA Championship troféu (Foto: AP)Petra Kvitova terá a chance de defender seu título no WTA Championship (Foto: AP)

Atual número 6 do mundo, Kerber, de 24 anos, conquistou seus dois primeiros títulos em Paris e Copenhague. A alemã também foi vice nos WTAs de Eastbourne e Cincinnati e alcançou as semifinais em outros seis eventos. Em Wimbledon, ela avançou às semis pela segunda vez na carreira em um Grand Slam.

- Foi o melhor ano de minha carreira. Ter a oportunidade de disputar o WTA Championship será uma maneira incrível de encerrar 2012 - disse a tenista.
[
Quinta colocada no ranking, Kvitova teve ótimos resultados na temporada de quadras duras que antecedeu o US Open. Campeã em Montreal e New Haven, a tcheca chegou a outras cinco semifinais - incluindo dois Grand Slams: Australian Open e Roland Garros. Em Istambul, ela tentará repetir o resultado de 2011, quando levantou o troféu.

- Estou muito feliz por ter me classificado. É sempre uma honra defender um título, e fazê-lo em Istambul será mais especial. Foi um ano difícil, então terminar entre as oito melhores é gratificante. Tive dias ótimos em Istambul no ano passado e espero voltar e jogar meu melhor para os fãs na Turquia - afirmou Kvitova.

Errani começou a temporada como 45ª colocada na lista da WTA e hoje ocupa a sétima posição. Seu melhor momento veio em Roland Garros, onde alcançou sua primeira final de Grand Slam (foi derrotada por Sharapova na final). A italiana obteve excelentes resultados no saibro e levantou troféus em Acapulco, Barcelona, Budapeste e Palermo.

Em duplas, a italiana foi espetacular. Ao lado de sua compatriota Roberta Vinci, venceu oito torneios e tornou-se a número 1 do mundo. É a primeira vez desde as irmãs Venus e Serena Williams, em 2009, que uma tenista se classifica para o WTA Championship em simples e duplas.

- Estou muito orgulhosa de poder representar meu país no WTA Championship tanto em simples quanto em duplas. Foi um ano maravilhoso para mim e poder jogar não só as simples em Istambul, mas também as duplas com minha amiga Roberta Vinci é uma ótima maniera de encerrar a temporada 2012.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/10/kerber-kvitova-e-errani-asseguram-vagas-no-wta-championship.html

Ameaçado de morte, Federer chega a Xangai e terá segurança reforçada


Organização do Masters 1.000 informa que está investigando declarações frequentes em fóruns do país: 'Saibam que quero matá-lo', diz usuário


Roger Federer tênis Cincinnati oitavas (Foto: Reuters)Federer no Masters de Cincinnati: viagem a Xangai
começou tensa nesta quinta (Foto: Reuters)

Enquanto os ATPs de Pequim e Tóquio caminham para a reta final, as atenções já se voltam para Xangai, palco do Masters 1.000 da próxima semana. E as primeiras notícias da cidade chinesa ganham contornos policiais. Roger Federer desembarcou nesta quinta-feira no aeroporto de Pudong e terá segurança reforçada durante o torneio. O motivo: ameaças de morte ao número 1 do ranking em fóruns virtuais do país.

- Saibam que quero matar Roger Federer - ameaçou um usuário identificado como Gato Azul no dia 25 de setembro, acrescentando ao texto uma montagem do tenista deitado no chão com a cabeça cortada.


Como as ameaças ficaram mais recorrentes desde então, a polícia e a organização do Masters 1.000 resolveram agir para evitar problemas. Federer terá sua escolta reforçada nos deslocamentos em Xangai e até a rotina dos jogos será levemente alterada. Os organizadores não querem que o suíço fique muito tempo na quadra após as partidas dando autógrafos.


- Estamos investigando. Federer já chegou, e estamos reforçando a segurança. Esperamos que as ameaças sejam apenas verbais, mas precisamos garantir a segurança dele e da família - informou a organização do evento, que optou pelo aeroporto de Pudong, o menor da cidade, para evitar chamar atenção no desembarque.


Federer não disputou o Masters de Xangai no ano passado. Sua única participação no torneio foi em 2010, quando perdeu a final para o britânico Andy Murray.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/10/ameacado-de-morte-federer-chega-xangai-e-tera-seguranca-reforcada.html

Finalista em duas etapas, Schmidt dá crédito aos 'leões' Franco e Solberg


Brasiliense elogia os parceiros que o acompanharam em Cuiabá e Goiânia e revela os planos junto ao carioca para o ciclo olímpico de 2016

Por Helena Rebello Direto de Goiânia

Bruno celebra conquista na etapa de Goiânia (Foto: Divulgação / CBV)Bruno celebra conquista na etapa de Goiânia
(Foto: Divulgação / CBV)

Nas duas finais masculinas da temporada, lá estava Bruno Schmidt. Primeiro, ao lado de Franco, bateu na trave. Depois, junto com Pedro Solberg, conquistou o título da etapa de Goiânia. Muito discreto nas comemorações, o brasiliense viu nos dois parceiros que teve na reta inicial do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2012/13 o estímulo em quadra que precisava render seu máximo.

Em Cuiabá, com Pedro ainda se recuperando de uma lesão no pé, Bruno jogou pontualmente com Franco. Apesar da falta de entrosamento, os dois chegaram invictos à final, onde foram superados, no tie-break, pelos medalhistas olímpicos Alison e Emanuel. Com Pedro recuperado, os dois tiveram apenas três dias de treinos juntos antes da etapa goiana. Sofreram uma derrota no primeiro dia, correram atrás do prejuízo e levantaram o troféu com vitória maiúscula sobre Ricardo e Pedro Cunha.


- Como no vôlei de praia há apenas dois atletas, quanto mais disposição, mais vontade, mais chances há de se tornar um vencedor. Eu gosto de me manter focado, calmo, sem desperdiçar energia. Mas o Franco me puxava para o jogo, não deixava a idade pesar em nada e não queria perder nem a bola mais favorável ao adversário. E o Pedro é um leão como ele, um guerreiro que não deixa a peteca cair de jeito nenhum. É bom demais jogar com pessoas tão competitivas assim - disse Bruno.

Ao lado de Pedro Solberg, Bruno conquistou o título em Goiânia (Foto: CBV)Ao lado de Pedro Solberg, Bruno conquistou o título da etapa de Goiânia (Foto: Divulgação / CBV)

Campeão mundial sub-21 em 2006 ao lado de Solberg, o brasiliense sonha repetir o brilho da parceria no ciclo olímpico dos Jogos de 2016. Para ratificar a importância que dá ao projeto, Bruno está de mudança para o Rio de Janeiro, onde o amigo carioca possui uma melhor estrutura de treinamento.

- Temos um passado muito legal, e ter esse cara por quem tenho tanto carinho ao meu lado é um estímulo. A etapa de Goiânia foi só superação, toda em cima da nossa técnica individual e da nossa amizade. Estou muito feliz mesmo. Nosso objetivo, como de tantas outras duplas, é a classificação para as Olimpíadas de 2016. Ainda está longe e precisamos subir muitos degraus, mas o caminho é esse.

O próximo compromisso da dupla será a etapa de Belo Horizonte, terceira do calendário da temporada 2012/13 do Circuito Brasileiro, de 12 a 14 de outubro. Nela, Bruno Schmidt e Pedro Solberg terão a concorrência de outras 15 parcerias em busca do título do Open. O SporTV transmitirá as semifinais e finais ao vivo.

Franco e Bruno Schmidt volei de praia cuiabá (Foto: Divulgação / CBV)Em Cuiabá, Bruno jogou com Franco enquanto Pedro se recuperava de lesão no pé (Foto: Divulgação / CBV)

FONTE:

Juliana e Larissa são tricampeãs em GO e levam o 2º título na temporada


Campeãs mundiais superam Val e Taiana por 2 sets a 0. Terceiro lugar fica com Talita e Maria Elisa após vitória sobre Lili e Rebecca pelo mesmo placar

Por Helena Rebello Direto de Goiânia

A energia de Val e Taiana era o que preocupava Juliana. Mas já no primeiro set da final feminina em Goiânia, o trunfo das adversárias foi neutralizado. Brilhando no bloqueio, a cearense derrubou o moral das rivais e viu Larissa alargar o placar com largadas precisas. Em dois sets, com parciais de 21/14 e 21/17, as campeãs mundiais conquistaram o tricampeonato na capital goiana (também venceram em 2005 e 2010, duas últimas edições realizadas na cidade) e o segundo título da temporada 2012/2013 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia.

Juliana bloqueia Taiana na final da etapa de Goiânia do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia (Foto: Mauricio Kaye / CBV)Juliana brilha no bloqueio e conduz tricampeonato em GO com Larissa (Foto: Mauricio Kaye / CBV)

- Eu fui premiada com alguns bloqueios. É a minha função, mas nem sempre dá certo. Graças a Deus neste domingo deu. Com isso elas ficaram um pouco mais receosas no ataque e nós conseguimos neutralizar o ímpeto delas. Nossa intenção era essa e foi cumprida. Gostei muito desse campeonato, porque eu e Larissa fizemos jogos muito bons, mantendo o mesmo nível. Esperamos que isso continue assim - disse Juliana, eleita a melhor jogadora da final.
O terceiro lugar ficou com Talita e Maria Elisa. A dupla, nona colocada nos Jogos de Londres, derrotou Lili e Rebecca por 2 sets a 0, em parciais de 21/15 e 21/17.

Juliana toma conta da rede

O início do jogo resumiu-se à eficiência do bloqueio de Juliana. A cearense pontuou duas vezes no fundamento e amorteceu vários ataques rivais, facilitando a defesa de Larissa. Quando o placar marcou 7 a 1, Val e Taiana pediram tempo. No retorno à quadra, a sorte manteve a vantagem das medalhistas olímpicas, com um saque de Juliana batendo na fita e caindo caprichosamente na quadra adversária.

Larissa manteve o ritmo explorando as largadas no fundo de quadra, sempre por cima do bloqueio de Val. A carioca e Taiana roubaram alguns pontos com pancadas na diagonal longa. Em uma paralela para fora de Larissa, encurtaram a diferença para apenas dois pontos (16 a 14). Neste ponto, a reação estagnou. Uma série de ataques na rede de Taiana deu números finais à parcial: 21/14.

Talita, de amarelo, e Lili, de verde, na decisão do 3º lugar da etapa de Goiânia do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia (Foto: Mauricio Kaye / CBV)Talita (E) supera Lili na rede, durante a disputa do
3º lugar em Goiânia (Foto: Mauricio Kaye / CBV)

A segunda etapa começou mais equilibrada, mas Ju e Larissa foram aos poucos construindo uma vantagem confortável.Com muita categoria, a capixaba furou repetidas vezes o bloqueio de Val e abriu 12 a 6 no placar, forçando mais um pedido de tempo das adversárias.
Taiana e Val cresceram de rendimento no ataque, mas não o bastante para reverter o panorama do jogo. As duas ainda salvaram dois match points, um deles em bloqueio perfeito de Val, mas não conseguiram evitar o tricampeonato de Juliana e Larissa em Goiânia: 21/17.

Confira todos os campeões da etapa de Goiânia:
1998 – Goiânia – Adriana/Sandra (RJ) e Tande/Giovane (RJ/MG)
1999 – Goiânia – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Emanuel/Loiola (PR/ES)
2001 – Goiânia – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Franco/Roberto Lopes (CE)
2002 – Goiânia – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Márcio/Benjamin (CE/MS)
2003 – Goiânia – Talita/Tais (AL/PR) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2004 – Goiânia – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2005 – Goiânia – Juliana/Larissa (CE/PA) e Guto/Pedro Cunha (SP/RJ)
2010 – Goiânia – Juliana/Larissa (CE/PA) e Thiago/Pedro Cunha (SC/RJ)
2012 – Goiânia - Juliana/Larissa (CE/PA) e Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF)


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2012/09/juliana-e-larissa-sao-tricampeas-em-go-e-levam-o-2-titulo-na-temporada.html

Das quadras para a sala de aula: meninas do Sesi voltam a estudar


Fabiana, Carol Albuquerque, Sassá e Ana Beatriz tentam recuperar o tempo perdido e dividem rotina de treinos da equipe com livros e trabalhos de casa

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo

O professor Roberto de Oliveira une letras e números no quadro negro, sob o olhar atento de seus alunos. À sua frente, 20 estudantes tentam entender aquela fórmula que há tempos ficou perdida na memória. Anotam tudo em seus cadernos, antes de tirarem suas dúvidas. Naquele grupo, jovens, trabalhadores e aposentados tentam recuperar o tempo perdido dentro das salas de aula. E, entre eles, alguns rostos conhecidos. Na escola acima do ginásio do clube, jogadoras do Sesi-SP também se esforçam para voltar aos estudos depois tomarem o rumo das quadras, anos atrás.

Apresentadas ao projeto educacional do clube, Fabiana, bicampeã olímpica com a seleção brasileira, Sassá, Carol Albuquerque e Ana Beatriz resolveram voltar no tempo e retomar os estudos. As jogadoras fazem uma espécie de supletivo para conseguir finalizar o ensino médio em até um ano e meio. Elas, que pararam de estudar em períodos diferentes, dividem a rotina de treinos e jogos com os livros e tentam recuperar o ritmo dentro das salas de aula.

Fabiana parou de estudar ainda adolescente. Naquela época, já confiava em um bom futuro dentro das quadras e, por isso, optou pelo vôlei. Agora, com a carreira consolidada, tenta vencer a falta de tempo para, enfim, finalizar os estudos.

Vôlei do Sesi, Aula de Matemâtica (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Sassá, Ana Beatriz e Fabiana atentas na aula de matemática (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)

- Naquela época, era continuar no vôlei ou nos estudos. E eu quis optar pelo vôlei, que eu sabia que eu estava crescendo em quadras. Agora, faço a parte física de manhã, descanso à tarde e treinamos de novo. E às 19h30m eu tenho meu supletivo – brincou Fabiana.

Incentivada pelas companheiras, Carol Albuquerque, campeã olímpica em Pequim 2008, também quis retomar os estudos. Em sua primeira semana nas aulas, a levantadora pediu material emprestado para o filho e “queimou” a cabeça para tentar entender as tais fórmulas de matemática.

Vôlei do Sesi, Aula de Matemâtica (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Jogadoras saem do treino para as aulas de
matemática (Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

- Eu parei no segundo ano, fui reprovada em 1993 e agora estou voltando. Relembrar matemática, física, é complicado. Estou queimando a cabeça (risos). Peguei caderno do meu filho, estojo, tudo. Mas vale a pena – disse a levantadora.

Dentro de sala, as jogadoras não recebem tratamento especial. O professor, no entanto, diz que nem seria preciso. Segundo Roberto de Oliveira, as atletas são tão empenhadas quanto as outras alunas.

- Elas são muito empenhadas, já têm alguma escolaridade e estão tentando recuperar o tempo perdido. Elas me respeitam bastante. A Sassá é muito empenhada, a Bia também. E a Fabiana está indo muito bem, é muito aplicada. O duro é quando ela vem aqui tirar dúvida, tenho de ficar olhando para cima – brincou o professor.

Apesar do moral com o mestre, Fabiana diz que o retorno à sala de aula não foi tão fácil.
- Ele está puxando o meu saco (risos). Quando eu cheguei, não entendia nada. Mas estou me empenhando para aprender – disse.

A presença das companheiras ilustres dentro da sala de aula anima também as outras alunas. A dona de casa Heuvanir Amorim disse que as jogadoras servem de inspiração dentro de sala.
- É surpreendente ver que elas também estão recomeçando. É um incentivo a mais, elas vão somar muito à aula – disse Heuvanir, que retomou os estudos há três anos.

No sistema do Sesi, as provas são todas feitas durante uma semana, após o período de um ano e meio de aulas. Mas, mesmo sem avaliações, um hábito tradicional dos tempos de escola não ficou para trás.

Vôlei do Sesi, Aula de Matemâtica (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Alunos tentam recuperar o tempo perdido nas salas de aula ( Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)

- A Sassá cola de mim toda hora, sempre olha para trás para copiar os trabalhos – entrega Fabiana, apesar da negativa da companheira.

Mesmo com as viagens e jogos, as alunas podem recuperar o material através de vídeos das aulas diárias. Segundo o Sesi, até mesmo jogadoras de outros clubes já procuraram a diretoria para saber se é possível retomar os estudos mesmo sem jogar por lá. Renato Tavolari Neto, supervisor de vôlei da equipe, afirma que as portas estão abertas.

- A notícia corre. Nas redes sociais, nas conversas depois dos jogos, os atletas conversam sobre isso. Alguns atletas de outros clubes já disseram que querem estudar por aqui. E o Sesi está de portas abertas.

Vôlei do Sesi, Aula de Matemâtica (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Sassá atenta para aula (Foto: Marcos Ribolli / 

GLOBOESPORTE.COM)

FONTE:

Atletas fazem fotos sensuais para pagar inscrição na Superliga de Vôlei


Jogadoras do Araraquara fizeram calendário para juntar R$ 20 mil; em 2011, equipe teve que desistir do campeonato nacional por falta de verba

Por Nikolas Capp Araraquara, SP

Atletas do vôlei Araraquara fazem calendário para pagar inscrições da Superliga (Foto: Divulgação)Mesmo envergonhadas, atletas posaram para as
câmeras pensando no vôlei (Foto: Divulgação)

Cansadas de correr atrás de patrocínio, as jogadoras de vôlei da equipe de Araraquara resolveram deixar as quadras e foram aos estúdios de fotografia. Em vez da bola e das joelheiras, biquínis e maquiagem agora fazem parte dos ‘instrumentos de trabalho’. As atletas decidiram criar um calendário com fotos sensuais para ajudar a juntar o dinheiro necessário para pagar as inscrições da Superliga B Feminina de Vôlei, que começa em dezembro.

- A ideia surgiu da necessidade financeira da equipe. No ano passado, não pudemos participar da competição por falta de dinheiro. Por amor ao esporte, resolvemos tomar essa iniciativa - conta a assistente técnica Samanta Santos, que também participou do ensaio.

O total das despesas de R$ 20 mil é o que as jogadoras querem reunir com a venda dos calendários. Cada peça custará R$ 20 avulso ou em um pacote para distribuição para empresas, no valor de R$ 18. As vendas serão iniciadas no final deste mês pelo site da equipe.

- Usar deste artifício é muito comum fora do Brasil e em outros esportes. Vimos e resolvemos tentar. É difícil para a gente, já que aqui não tem nenhuma modelo, mas temos concentração de atleta para fazer as fotos. Vale a pena para poder seguir com o nosso trabalho no esporte aqui na cidade - diz Samanta.

Tímidas, as atletas também estranharam a mudança drástica na rotina. Entretanto, após a sessão de fotos, todas aprovaram a iniciativa. A ideia de mostrar os atributos físicos também agradou as atletas, que ressaltaram a importância do projeto para o grupo.

Atletas do vôlei Araraquara fazem calendário para pagar inscrições da Superliga (Foto: Divulgação)Atletas esperam arrecadar o dinheiro necessário para jogar a Superliga B (Foto: Divulgação)

- Isso vai ser bom para todas nós. É lógico que jogar vôlei é mais fácil, já estamos acostumadas com a pressão. Mas acho que não tem que ter vergonha, temos que nos exibir mesmo e aproveitar toda a nossa beleza para que o calendário fique bonito - afirma a ponta Ohana Castro.

Já a líbero Camila dos Santos ficou mais acanhada com a exposição à frente das câmeras. Mas, no final, elogiou as fotos e espera que o resultado desejado pelo elenco, de conseguir a verba para a Superliga, seja alcançado.

- A gente fica um pouco sem jeito, porque não é algo que estamos acostumadas a fazer todo o dia. Mas precisamos de verdade deste dinheiro, por isso resolvemos encarar esse desafio. Pelo trabalho feito, acho que vai ficar muito bom e também gostei da experiência.

Atletas do vôlei Araraquara fazem calendário para pagar inscrições da Superliga (Foto: Divulgação) Jogadoras de Araraquara contaram que entrar em quadra é mais fácil que no estúdio  (Foto: Divulgação)

FONTE.

Proteção e vaidade: Ágatha e Bárbara levam coleção de cremes para etapas


Dupla é a segunda do ranking de entradas do Open de Belo Horizonte

Por Helena Rebello Rio de Janeiro

Abrir a tampa, despejar o creme nas mãos e espalhar pelo corpo e pelo rosto. Passar o filtro solar faz parte de um ritual quase automático que antecede todos os treinos e jogos de vôlei de praia. Expostos ao sol durante o dia inteiro, os jogadores veem a proteção da pele como

 imprescindível para manter o corpo saudável e pronto para encarar a rotina nas areias. Mas com alguns atletas, sobretudo as mulheres, a lista de cuidados vai além do trivial. No caso de Ágatha e Bárbara Seixas, a coleção de potinhos sobre a bancada do banheiro entrega a vaidade da dupla.

Ágatha e Bárbara Seixas vôlei de praia (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)Ágatha e Bárbara Seixas usam vários produtos para manterem a pele saudável (Foto: Helena Rebello)

vezes por semana. A carioca usa três tipos diferentes de protetor solar: um infantil para o corpo (a textura mais grossa dá efeito mais duradouro) e dois para o rosto, sendo um em pó, para evitar que o produto saia com o suor. Na necessaire de viagem leva ainda um creme para o rosto e hidratante, que usa todos os dias, além de um esfoliante à base de menta, sabonete hidratante e uma máscara de pepino, que usa apenas algumas Para a atleta, não há exagero.

Bárbara Seixas vôlei de praia (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)Bárbara usa três tipos diferentes de protetor solar
(Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)

- Eu me considero vaidosa, mas dentro do normal. Não uso isso tudo todos os dias, mas é muito importante cuidar bem da pele. Nos expomos demais ao sol e, se não nos tratarmos, corremos o risco de ficar igual a um maracujá de gaveta. Protetor nunca é demais, e os outros produtos ajudam a deixar a aparência da pele mais saudável, mais limpa e menos ressecada – disse Bárbara, que consulta um dermatologista em média a cada seis meses.

A parceira Ágatha se preocupa mais com o cabelo, que também sofre com o sal e a maresia, além dos prendedores que seguram tranças e rabos de cavalo. Durante as viagens, a paranaense usa, além de shampoo e condicionador, um leave-in (espécie de creme hidratante sem enxágue). Leva tanto tempo tratando as madeixas que sempre fica por último na fila do banho.

- Em lojas de produtos de beleza sempre vou direto para a parte de produtos de cabelo. O meu é muito fino e é difícil ficar com a cor natural do meu cabelo. Já fui ruiva, tive cabelo preto, agora estou com ele alourado... E ele é muito fininho, tipo de bebê, então fica com a ponta toda quebrada. A Babi sempre toma banho primeiro porque eu demoro muito, sempre taco o creme e fico um tempão penteando. E vira e mexe ela rouba coisa de mim, é normal já. Ela vem: "Ah, acabou meu shampoo, gata. Posso usar o seu?" Maior cara de pau – brincou, rindo.


Vice-campeãs em Cuiabá e quintas colocadas em Goiânia, Ágatha e Bárbara Seixas estão em segundo lugar no ranking de entradas do Open de Belo Horizonte, terceira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, disputada de 12 a 14 de outubro. Em busca do título, a bela dupla terá a concorrência de outras 11 parcerias. O SporTV transmitirá as semifinais e finais do evento, no sábado à noite e no domingo de manhã, ao vivo.

Ágatha e Barbara Seixas volei de praia (Foto: Divulgação / CBV)Ágatha e Barbara Seixas estão em segundo lugar no ranking de entradas em BH (Foto: Divulgação / CBV)

FONTE:

Andrezinho: 'Característica de líder é uma coisa natural do Seedorf'


Após dura cobrança e copo d'água no chão, meia afirma que os atletas do Botafogo já se acostumaram com a postura comunicativa do holandês

Por Fred Huber Saquarema, RJ

Após o treino coletivo desta quinta-feira, no CT da CBV, em Saquarema, Seedorf deu uma demonstração de seu estilo que rendeu o apelido de "Professore" na Itália. Irado com o rendimento do time no coletivo, ele atirou copo d'água no chão e fez cobrança com veemência, principalmente com Márcio Azevedo.

Andrezinho disse que os jogadores não ficam constrangidos quando o camisa 10 atua como uma espécie de auxiliar técnico. O meia disse que todos já estão acostumados com o estilo de liderança do holandês.

- A cobrança interna existe. Todo mundo quer ganhar, temos que nos comunicar mesmo. Os mais experientes também têm liberdade para falar, isso é importante. Os clássicos, como este contra o Fluminense, são decididos nos detalhes. Então, qualquer coisa em campo a gente tem que falar. O Seedorf tem esta leitura de jogo, e não é só ele. Outros jogadores se comunicam, e o intuito é sempre o mesmo. Esta característica de líder é uma coisa natural do Seedorf, e nós lidamos bem com isso.

Seedorf no treino do Botafogo (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)Seedorf dá bronca nos jogadores do Botafogo (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)

Lodeiro também comentou sobre o assunto e concordou. Para ele, os jogadores podem se beneficiar da experiência de Seedorf.

- Ele é uma excelente pessoa, bom jogador. Todos conhecem seu caráter e sua experiência. Ele se sente útil quando conversa com os companheiros. Vamos tentar aproveitar, aprender com ele também. Tem uma trajetória longa na Europa.

O Botafogo volta a campo neste sábado, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão, para o clássico com o Fluminense. O Alvinegro é o sétimo colocado do Brasileiro com 40 pontos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/10/jogadores-dizem-que-cobrancas-de-seedorf-nao-criam-constrangimento.html

Elkeson reconhece que Fred é espelho: 'Preciso deste faro de gol'


Ainda iniciante no ofício de centroavante, jogador do Bota diz que está se dedicando bastante para se adaptar rápido

Por Fred Huber Saquarema, RJ

Elkeson no treino do Botafigo (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)Elkeson se espelha no artilheiro Fred, rival neste
sábado (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)

Centroavante há pouco tempo, Elkeson agora presta mais atenção em outros atacantes para se inspirar. Rival no clássico Botafogo x Fluminense deste sábado, às 18h30m (de Brasília), Fred é uma destas referências do atleta alvinegro, que busca ter o mesmo "faro de gol" do artilheiro do Brasileiro (marcou 13 vezes).

Elkeson espera que Fred não esteja tão inspirado no duelo deste sábado.


- Sempre comento que ele é um espelho de atacante para mim. Preciso deste faro de gol que ele tem. Mas para mim é tudo novo, estou procurando me adaptar. Fico feliz de fazer os gols pelo Botafogo, estou me dedicando ao máximo. Observo bastante os grandes atacantes para pegar algumas coisas. Fred tem uma presença de área boa, mas espero que ele não faça gol no clássico - disse o camisa 9.

Nesta semana Fred disse que a zaga do Bota costuma pegar pesado demais na marcação. Elkeson não deixou por menos.

- No último jogo a marcação deles foi muito forte, os zagueiros deles têm esta característica de chegar com força. Temos que sair desta marcação, evitar conduzir a bola. Espero estar em um dia iluminado.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/10/elkeson-reconhece-que-fred-e-espelho-preciso-deste-faro-de-gol.html

Renato é a novidade para o clássico; Seedorf mostra irritação com o time


Jadson e Fellype Gabriel treinam entre os reservas. Holandês joga arremessa copo d'água no chão e tenta orientar os companheiros

Por Fred Huber Saquarema, RJ

Renato no treino do Botafogo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Renato no treinamento coletivo do Botafogo em
Saquarema (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)

O técnico Oswaldo de Oliveira comandou na manhã desta quinta-feira, no CT da CBV, em Saquarema, um treino coletivo em que praticamente definiu o time para o clássico com o Fluminense, sábado, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão. Ao que tudo indica, a equipe terá novidades: Renato, recuperado de um problema na coxa esquerda, entra no lugar de Jadson e Lodeiro será mantido na vaga de Fellype Gabriel.

No fim do coletivo, Seedorf se mostrou contrariado com o desempenho do time na tividade. Depois de arremessar um copo d'água no chão, o camisa 10 conversou e gesticulou com alguns jogadores, especialmente Márcio Azevedo, e tentou orientá-los. Uma das reclamações era sobre a marcação frouxa: "Todos têm que marcar!". Oswaldo chegou perto e apenas deu um tapinha nas costas do craque holandês.


No sábado, o treinador ainda contará com Jefferson e Lucas, que estavam com a seleção brasileira. O time escalado no treino tinha Renan, Gilberto, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel, Renato, Lodeiro, Seedorf e Andrezinho; Elkeson.

Fellype Gabriel, que tem convivido com dores no joelho direito, foi escalado no time de reservas, que treinaram com: Andrey, Lennon, Cazu, Higor e Lima; Amaral, Jadson, Fellype Gabriel e Vítor Júnior; Rafael Marques e Bruno Mendes. Este último só chegou em Saquarema para a atividade desta quinta. Na quarta ele foi liberado para resolver problemas em Campinas.

O Botafogo retorna ao Rio de Janeiro na tarde desta quinta. A equipe está em sétimo lugar no Campeonato Brasileiro com 40 pontos.

jogadores no treino do Botafogo em Saquarema (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Equipe titular do Botafogo no treino coletivo em Saquarema (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)

FONTE:

Maior campeão da F-1, Schumacher anuncia aposentadoria ao fim do ano


Após temporada decepcionante, alemão faz anúncio em seu site oficial seis dias depois da contratação de Lewis Hamilton pela Mercedes para 2013

Por GLOBOESPORTE.COM Suzuka, Japão

O que já era esperado por muitos aconteceu no início da manhã desta quinta-feira. Em comunicado publicado em seu site oficial e lido na entrevista coletiva em Suzuka, o heptacampeão mundial Michael Schumacher, da Mercedes, anunciou, às vésperas do GP do Japão, que encerrará a carreira no fim desta temporada, aos 43 anos. Após retornar à Fórmula 1 em 2010, o piloto alemão decidiu abandonar definitivamente a categoria depois de três anos de resultados abaixo do esperado pelos fãs do automobilismo e por boa parte da mídia especializada.

O anúncio feito por Schumi aconteceu seis dias depois de o time germânico acertar a contratação do inglês Lewis Hamilton como principal atração para 2013 (Nico Rosberg é o segundo piloto). Agora o público tem mais seis corridas para ver na pista o maior campeão da história da categoria. E a despedida será em Interlagos, no GP do Brasil, em 15 de novembro.


Michael Schumahcer dando palestra sobre segurança nas estradas (Foto: AFP)O multicampeão Schumacher anunciou seu adeus das pistas da Fórmula 1 (Foto: AFP)

- Embora eu ainda seja capaz de competir com os melhores pilotos que estão na ativa, em algum momento é bom dizer adeus, e é isso que estou fazendo nesta temporada. No último mês, eu não tive certeza se ainda tenho a motivação necessária para seguir em frente. Não é meu estilo fazer algo se não estou 100% dedicado. Com a decisão de hoje, eu me sinto livre dessas dúvidas. Certamente não conseguimos nosso objetivo de desenvolver um carro para lutar pelo título. Mas também é muito claro que eu ainda posso me sentir feliz pelas conquistas da minha carreira – disse Schumacher.

Embora eu ainda seja capaz de competir com os melhores pilotos que estão na ativa, em algum momento é bom dizer adeus, e é isso que estou fazendo nesta temporada. No último mês, eu não tive certeza se ainda tenho a motivação necessária para seguir em frente. Não é meu estilo fazer algo se não estou 100% dedicado. Com a decisão de hoje, eu me sinto livre dessas dúvidas"
Michael Schumacher

Na lista de agradecimentos, o alemão não esqueceu de amigos, parentes, dirigentes, mecânicos e engenheiros. E dedicou uma citação especial à mulher Corinna pelo apoio ao longo dos anos. O piloto olhou para trás e avaliou o que mudou na sua personalidade.

- Nos últimos seis anos, aprendi muito sobre mim. Aprendi que posso me abrir mais sem perder o foco. Aprendi que a derrota é mais difícil e mais instrutiva do que a vitória. Nos primeiros anos da carreira, em alguns momentos eu perdi esse foco. Mas é bom fazer o que você ama e viver suas convicções, eu consegui fazer isso - afirmou.

Schumacher estreou na Fórumla 1 em 1991, primeiro como piloto da Jordan e depois da Benetton, pela qual conquistou seus primeiros dois títulos (1994 e 1995). Contratado pela Ferrari, deu início à sua trajetória na escuderia italiana em 1996, com um terceiro lugar. No ano seguinte, porém, Schumi acabou desqualificado do campeonato em virtude de um acidente pelo qual foi responsabilizado. A rotina de conquistas, entretanto, teve seu reinício em 2000, repetindo-se nas quatro temporadas seguintes.


Lewis hamilton mclaren michael schumacher mercedes (Foto: Agência Getty Images)Schumacher sai do foco para a entrada de Lewis Hamilton na Mercedes (Foto: Agência Getty Images)

No fim de 2006, o alemão voador anunciou sua retirada das pistas, mas retornou para a temporada de 2010, agora na também alemã Mercedes. Após um nono lugar na classificação geral no primeiro ano e um oitavo no segundo, Schumacher amarga em 2012 sua pior performance, ocupando atualmente a decepcionante 12ª colocação, após 14 provas disputadas.
Mesmo ainda sem vencer após sua volta às pistas, Michael Schumacher anuncia aaposentadoria com seu nome brilhando no alto da galeria dos grandes nomes da Fórmula 1 em todos os tempos. E nas seis provas restantes, nada de tirar o pé do acelerador.

- Quero me concentrar até o fim da temporada e aproveitar as últimas corridas junto com vocês. Vamos nos divertir - encerrou o heptacampeão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/10/schumacher-decide-encerrar-carreira-no-fim-da-temporada.html

Seleção deve fechar temporada 2012 com amistoso em Doha, no Qatar


CBF ainda não sabe qual será o adversário, mas é muito provável que a partida do dia 14 de novembro seja realizado no Oriente Médio

Por Leandro Canônico Direto de Resistencia, Argentina

Coletiva Mano Menezes, Seleção (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)Mano espera que último rival do ano seja de peso
(Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)

É certo que o último amistoso da seleção brasileira em 2012 será no dia 14 de novembro. A CBF, aliás, espera para anunciar a definição do adversário, mas o local está quase certo. É bem provável que o jogo seja em Doha, no Qatar.

A entidade que comanda o futebol brasileiro espera anunciar nos próximos dias a programação. A tentativa é por um rival de peso, mas existe dificuldade nesse sentido. Portanto, a tendência é que seja um médio ou fraco.

Neste mês de outubro, a seleção brasileira já tem dois amistosos marcados. O primeiro deles contra o Iraque, dia 11, em Malmo, na Suécia. Depois, a equipe verde e amarela encara o Japão, dia 16, na Breslávia, na Polônia.

Na última convocação, para os amistosos contra Iraque e Japão, Mano Menezes adotou uma postura diferente em relação aos jogadores que atuam no Brasil. Chamou apenas um de cada clube para não interferir muito no Campeonato Brasileiro.

Essa medida deve ser mantida para o jogo de novembro, podendo até não ter jogador que atua no futebol brasileiro na lista. Vai depender de como estará a disputa do Campeonato Brasileiro à época e de quais clubes ele vai querer jogador.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/10/selecao-deve-fechar-temporada-2012-com-amistoso-em-doha-no-qatar.html

Da turbulência ao apagão: viagem do Brasil a Resistencia acaba em pizza


Na ida, jogadores sofreram com área de instabilidade. Para piorar, duelo com a Argentina foi cancelado por falta de energia no estádio

Por Leandro Canônico Direto de Resistencia, Argentina

Turbulência rima com Resistencia. A passagem da seleção brasileira pela cidade ao norte da Argentina foi rápida, porém intensa. Das 17h de terça-feira até 1h desta quinta-feira, o time de Mano Menezes teve uma experiência inusitada. A começar pelo desvio do voo de ida por conta de instabilidade na rota, passando pelo cancelamento da final do Superclássico em virtude da falta de energia e terminando com uma saborosa "pizzada" no estádio Centenário.

JOgadores brasil x argentina jefferson - (AGÊNCIA AP) (Foto: Agência AP)Os jogadores da Seleção viveram uma verdadeira epopeia na viagem a Resistência (Foto: Agência AP)

A viagem da Seleção começou conturbada desde o início da logística. Sem horários que interessassem a voos comerciais, a CBF teve de fretar um avião para levar a delegação até o local da partida. Depois disso, por conta da ausência de hotéis que atendessem às suas necessidades, a entidade teve de entrar em acordo com os argentinos para dividir o mesmo hotel. Deu certo. Tanto que até mesmo o trio de arbitragem chileno se hospedou no local.

Como se não bastassem as manobras estruturais, o voo de ida para Resistencia foi tenso. Inicialmente, a viagem estava prevista para ser completada em duas horas. No entanto, uma forte área de instabilidade forçou o comandante Carlos Henrique Bandeira a fazer um desvio de 300km, passando pelo Paraguai, para evitar turbulências mais fortes. De qualquer maneira, elas foram bem intensas.

- Como faz para dormir com essa turbulência? - questionou o são-paulino Lucas, no desembarque em solo argentino. Os jogadores bateram palmas no pouso.

Passado o susto, a seleção brasileira se concentrou e estava preparada para a decisão do Superclássico das Américas. No entanto, um problema de energia atrapalhou o espetáculo. Acabou com ele, na verdade. Desde a tarde de quarta-feira, o sistema elétrico do estádio centenário estava instável. Na hora que as delegações chegaram ao local, por volta de 20h30, houve duas quedas mais fortes. Mas a "fatal" ocorreu quando os dois times já estavam em campo, logo depois dos hinos nacionais.

Durante a hora seguinte, houve uma série de especulações e indefinições. Primeiro disseram que o ônibus do Brasil tinha passado por cima de um fio e causado o problema. O motorista e a CBF negaram. Depois, os organizadores da partida falaram em sobrecarga no gerador. Mais tarde, porém, imagens da Mowa Sports, que faz os vídeos da CBF, revelaram que uma caixa de energia pegou fogo antes do jogo. Sem previsão de volta da luz, o jeito foi cancelar a partida.

- Esperamos até o último minuto, mas a decisão pelo cancelamento foi unânime. Não dava para jogar. Eles nos disseram que voltaria em cinco minutos. Não voltou. Depois pediram mais 20 minutos. Também não voltou. Aí fomos aquecer no vestiário e ficou decidido que não teria mais a partida - contou o goleiro Jefferson, que, junto do arqueiro argentino Ustari, foi fundamental na decisão.


 Depois do cancelamento do jogo, a dúvida que dominou o vestiário foi sobre uma nova data, mas ela não deve ocorrer. Como não há mais brechas no calendário, e a CBF também não quer mais indisposições com os clubes brasileiros, a reunião com a Associação de Futebol Argentino, na próxima semana, deve sacramentar o Brasil como campeão da edição 2012 do Superclássico das Américas. E tudo deve terminar como a noite dos jogadores: em pizza.

Sim, ainda no estádio Centenário, em Resistencia, o time de Mano Menezes jantou pizzas. Era algo que já estava planejado anteriormente, mas que teve de ser adiantado às pressas por conta do cancelamento do jogo. Afinal, no voo de volta não haveria janta, apenas um lanche reforçado, com frutas e barra de cereais.

- É frustrante, porque você faz toda uma preparação. E era um conjunto de dois jogos importantes pela proporção, uma oportunidade de enfrentamento para jogadores mais jovens, contra um adversário de tradição. Saímos prejudicados, mas acima de tudo tristes pelo futebol - discursou Mano Menezes na Argentina.

Agora, o Brasil volta a jogar no dia 11, contra o Iraque, em Malmo, na Suécia, e depois no dia 16, diante do Japão, na Breslávia, na Polônia. O último amistoso do ano deve ser em 14 de novembro, em Doha, no Qatar. O adversário ainda não foi definido.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/10/da-turbulencia-ao-apagao-passagem-do-brasil-por-resistencia-acaba-em-pizza.html