domingo, 23 de setembro de 2012

Cuca relaciona 20 jogadores para a grande decisão diante do Grêmio


Técnico do Galo ainda vai cortar dois atletas, momentos antes da partida

Por Rodrigo Fuscaldi Belo Horizonte

Embora o técnico Cuca ainda não tenha definido os 11 jogadores titulares para a partida deste domingo, às 18h30m (de Brasília), diante do Grêmio, no Independência, o Atlético-MG já divulgou os relacionados para o confronto. Ao todo, são 20 atletas na lista. Dois ainda serão cortados nos vestiários, minutos antes do jogo.

Jogadores do Galo descansam após o treino (Foto: Rodrigo Fuscaldi / Globoesporte.com)Pierre e Serginho descansam após o treino (Foto: Rodrigo Fuscaldi / Globoesporte.com)

O mistério de Cuca ainda persiste em relação às duas vagas nas laterais, já que os titulares Marcos Rocha e Junior Cesar estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo, e a uma no meio-campo. Guilherme, Danilinho e Neto Berola disputam um lugar no time.
Veja os relacionados
Goleiros: Giovanni e Victor
Laterais: Carlos César e Triguinho
Zagueiros: Leonardo Silva, Luiz Eduardo e Réver
Volantes: Fillipe Soutto, Leandro Donizete, Pierre, Richarlyson e Serginho
Meias: Bernard, Danilinho, Escudero e Ronaldinho Gaúcho
Atacantes: Guilherme, Leonardo, Neto Berola e Paulo Henrique


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2012/09/cuca-relaciona-20-jogadores-para-grande-decisao-diante-do-gremio.html

Hamilton quebra, e vitória cai no colo de Vettel em Cingapura; Massa é 8º


23/09/2012 11h12 - Atualizado em 23/09/2012 12h34

Hamilton quebra, e vitória cai no colo de Vettel em Cingapura; Massa é 8º

Brasileiros protagonizam duelo 'encrespado'. Button e Alonso completam pódio. Com duas entradas de safety car, prova é encerrada por limite de tempo

Por GLOBOESPORTE.COM Cingapura

Mais rápido em todos os treinos livres em Cingapura, Sebastian Vettel (RBR) tinha sido surpreendido no sábado por Lewis Hamilton e Pastor Maldonado, que garantiram a primeira fila do grid na classificação. Na corrida deste domingo, o alemão – com uma ajudinha do destino – deu o troco, com juros. Nas ruas de Marina Bay, ultrapassou o venezuelano da Williams logo na largada, contou com a quebra da McLaren do inglês que liderava a prova até a 23ª volta e conquistou sua segunda vitória na temporada. O resultado faz Vettel reassumir a vice-liderança do Mundial, que havia perdido para Hamilton com o abandono no GP da Itália. Confira os melhores momentos no vídeo.

O alemão chegou aos 165 pontos e está a 29 de Fernando Alonso (Ferrari), terceiro colocado na corrida, disputada à noite em Cingapura (manhã no Brasil). O segundo foi Jenson Button, da McLaren. Com o triunfo, o jovem bicampeão alcançou uma marca importante: igualou as 23 vitórias do brasileiro tricampeão Nelson Piquet e entrou no Top 10 dos maiores vencedores da história da F-1.


Por falar em Brasil, Felipe Massa e Bruno Senna protagonizaram belas provas de recuperação, com direito a um duelo “encrespado”. Na 43ª volta, a dupla se esbarrou na pista, na disputa pela nona posição. Massa colocou por dentro no ponto mais estreito do traçado e Bruno fechou a porta. Os dois se tocaram, Felipe segurou o carro “no braço” e levou a melhor. No fim, a oitava colocação foi um prêmio para Massa, que havia começado em 13º e caído para último após ser tocado pelo russo Vitaly Petrov na largada. Bruno chegou a perder a décima posição para Mark Webber e, com problemas, abandonou a prova na última volta. Em razão de duas entradas de safety car, a corrida foi encerrada pelo limite de tempo de duas horas, com 59 das 61 voltas completadas.

vettel cingapura fórmula 1 (Foto: AP)Vettel vence em Cingapura, e reassume a vice-liderança do Mundial de Fórmula 1 (Foto: AP)

Massa é tocado na largada

As atenções na largada estavam voltadas para Maldonado, famoso pela quantidade de incidentes em que se envolveu na temporada. A expectativa era saber como o venezuelano, segundo colocado no grid, se comportaria. Enquanto Hamilton partiu tranquilo na ponta, o piloto da Williams tomou tanto cuidado que perdeu posições para Vettel e Button. No meio do pelotão, Petrov (18º no grid) se precipitou, freou tarde na primeira curva e atingiu Massa, que largara em 13º. Com o pneu esquerdo traseiro da Ferrari furado, o brasileiro precisou seguir para os boxes, caindo para último e tendo a corrida prejudicada. Sorte diferente teve Bruno. Partindo da 22ª posição, conseguiu desviar do incidente no começo e cruzou a primeira volta em 18º.
Com um bom ritmo de prova, Hamilton se manteve na liderança e colocou uma vantagem de 3s sobre Vettel nas dez primeiras voltas. Button e Maldonado se descolaram da dupla, enquanto Alonso, em quinto, não conseguia se aproximar do venezuelano. Bruno seguiu sua corrida de recuperação: ganhou mais duas posições nas voltas iniciais, com direito a uma bela ultrapassagem sobre a Caterham de Heikki Kovalainen. No fim do pelotão, Massa corria atrás do prejuízo e tentava se aproximar de seu algoz Petrov.

Entre os primeiros colocados, Webber foi o primeiro a parar nos boxes, na nona volta. Seu parceiro de RBR, Vettel fez seu pit duas passagens depois. Hamilton parou na 12ª volta e retornou à pista em terceiro, atrás de Button e Maldonado, mas reassumiu a ponta após a parada nos boxes dos rivais.

Após a rodada de pit stops, a vantagem de Hamilton para Vettel passou para pouco menos de 2s. Em terceiro aparecia Button, seguido por Maldonado e Alonso. Enquanto isso, os brasileiros continuavam a escalar o grid. Na 20ª volta, o piloto da Ferrari já era o 18º, e o compatriota da Williams, o 12º. Nesta mesma volta, Massa realizou seu segundo pit e retornou em 21º.

Fim de prova para Hamilton
Hamilton administrava a prova com tranquilidade e seguia firme para conquistar sua terceira vitória em quatro corridas, resultado que o aproximaria de Alonso na disputa pelo título. Porém, na 23ª das 61 voltas, o destino – ou melhor, o câmbio da McLaren – lhe pregou uma peça: com problemas mecânicos, o britânico abandonou a prova, e a liderança da corrida caiu no colo de Vettel.

O segundo colocado passou a ser Button. Mais atrás, Alonso tentava se aproximar de Maldonado, na busca por um lugar no pódio. Os dois foram para os boxes ao mesmo tempo na volta 30. A Ferrari fez um trabalho melhor que a Williams e soltou o espanhol na cola do adversário.

hamilton cingapura fórmula 1 (Foto: Getty Images)Hamilton ficou muito decepcionado com o abandono no GP de Cingapura (Foto: Getty Images)

Safety car dá as caras

Já passava da metade da prova, e o safety car, comum nas corridas do estreito circuito de Marina Bay, ainda não havia dado as caras. Mas na 33ª passagem, o indiano Narain Karthikeyan tratou de acabar com o jejum. Bateu no muro da curva 18 e provocou a entrada do carro de segurança.

Quase todos os pilotos aproveitaram o momento para realizar pit stops. Maldonado, que havia entrado nos boxes pouco antes da entrada do safety car, parou novamente. Melhor para Alonso, que assumiu a terceira colocação. O venezuelano voltou à pista em décimo, quando recebeu a má notícia da Williams pelo rádio: com problemas hidráulicos, deveria se retirar da prova. Quem se deu bem com a interrupção foi a dupla da Force India: Paul di Resta e Nico Hulkenberg se tornaram quarto e quinto colocados, respectivamente, seguidos por Webber e Pérez. Bruno aparecia em 14º, duas posições à frente de Massa.

Schumacher bate em Vergne
Após cinco passagens sob bandeira amarela, o safety car saiu da pista para a relargada, mas teve que entrar em ação novamente logo na volta seguinte. O motivo: como um iniciante, o veterano Michael Schumacher acertou em cheio sua Mercedes na STR de Jean-Eric Vergne, que tentava ultrapassar Nico Rosberg (veja no vídeo). Pouco antes do acidente, Bruno e Massa já ensaiavam um duelo pela nona posição.

Duelo verde-amarelo

A nova largada foi dada na 43ª volta. E o disputa prevista entre a dupla brasileira se concretizou. A batalha foi dura. Massa colocou por dentro antes da curva 13, ponto mais estreito do circuito. O piloto da Ferrari ficou espremido no muro e os dois chegaram a se tocar. O carro vermelho “sambou”, mas Felipe conseguiu segurar no braço e saiu vencedor do duelo. O incidente ficou sob investigação pela direção de prova, que preferiu não punir ninguém. Na sequência, Massa fez mais uma bela ultrapassagem, sobre Ricciardo, e assumiu a oitava posição.

Voltas depois, a dupla da Sauber se envolveu em dois incidentes com Hulkenberg. Primeiro, Pérez deu um leve toque na Force India. Logo após, o alemão tentou passar Kobayashi, os dois se tocaram, danificaram seus carros e precisaram ir para os boxes. Enquanto a corrida “pegava fogo” no meio do pelotão, Vettel seguia tranquilamente na ponta para assegurar a vitória. O alemão da RBR cruzou a linha de chegada nove segundos à frente de Button. A terceira posição ficou o líder do campeonato, Alonso.

vettel cingapura fórmula 1 pódio (Foto: AP)No alto do pódio, Sebastian Vettel 'riu por último' no fim de semana em Cingapura (Foto: AP)

A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas para o GP do Japão, 15ª etapa da temporada. O treino classificatório e a corrida no tradicional circuito de Suzuka terão transmissão ao vivo da TV Globo, e em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.

Confira o resultado final do GP de Cingapura:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 2h00m26s144
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 8s959
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 15s227
4 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 19s063
5 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 34s759
6 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 35s700
7 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 36s600
8 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 42s800
9 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 45s800
10 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 47s100
11 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 50s600
12 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
13 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
14 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - a 1 volta
15 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - a 1 volta (*)
16 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 1 volta
17 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - a 1 volta


Não completaram:

Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a duas voltas
Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a duas voltas
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - a 21 voltas
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 21 voltas
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - a 23 voltas
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - a 29 voltas
Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 47 voltas


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/09/hamilton-quebra-e-vitoria-cai-no-colo-de-vettel-em-cingapura-massa-e-8.html

Taiwanesa vira em cima de Laura Robson e é campeã em Guangzhou


Su-Wei Hsieh triunfa na China e conquista o segundo título da carreira

Por GLOBOESPORTE.COM Guangzhou, China

Su-Wei Hsieh tênis final troféu Guangzhou (Foto: AFP)Su-Wei Hsieh e o troféu em Guangzhou (Foto: AFP)

Laura Robson salvou cinco match points no segundo set e abriu 3/0 na parcial decisiva. A inglesa, porém, não conseguiu se tornar a primeira britânica em 24 anos a conquistar um título no circuito mundial feminino. A taiwanesa Su-Wei Hsieh virou a final do WTA de Guangzhou, após 2h48m de jogo, fez 6/3, 5/7 e 6/4e levantou o troféu

A conquista, segunda de Su-Wei Hsieh na carreira, veio com altos e baixos impressionantes. Primeiro, a taiwanesa, que abriu 6/3 e 5/3, perdeu cinco match points e o controle do jogo. Robson, então, venceu sete games em sequência. Depois, a inglesa, que parecia ter a partida dominada, deixou que a adversária vencesse cinco games seguidos e saísse de quadra vencedora.

Atual número 53 do mundo, Hsieh fará sua estreia no top 50 quando a WTA divulgar o ranking atualizado, na próxima segunda-feira. Número 215 da lista há um ano, a taiwanesa de 26 anos ocupará o 39º ou 40º posto após o título em Guangzhou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/09/taiwanesa-vira-em-cima-de-laura-robson-e-e-campea-em-guangzhou.html

Sharapova dá clínica de tênis a sobreviventes de terremoto no Japão


Ivanovic, Petkovic e Kerber também batem bola com crianças de Tóquio

Por GLOBOESPORTE.COM Tóquio

Maria Sharapova tênis Japão clínica (Foto: AFP)
Maria Sharapova, que disputa o WTA de Tóquio a partir deste domingo, aproveitou o sábado de folga para dar uma clínica de tênis para crianças afetadas pelo terremoto de 11 de março. A tenista russa, atual número 2 do mundo, posou para foto com a jovem Aimi, de 7 anos (fotos: AFP).

Ana Ivanovic tênis Angelique Kerber Japão Andrea Petkovic (Foto: AFP)
Em quadra, outras estrelas da WTA bateram bola com crianças em Tóquio. Angelique Kerber (à direita), número 6 do mundo, Ana Ivanovic (centro), 12ª do ranking, e Andrea Petkovic (à esquerda), 61ª, também brincaram e pararam para fotos com os pequenos japoneses.

Wozniacki arrasa Kanepi em Seul e leva seu primeiro título na temporada


Dinamarquesa vence por 6/1 e 6/0 para conquistar o WTA na Coreia do Sul

Por GLOBOESPORTE.COM Seul

A fome de títulos era grande. Caroline Wozniacki entrou em quadra neste domingo com uma chance e tanto de encerrar seu jejum de conquistas em 2012. Para levantar seu primeiro troféu no ano, era preciso derrubar Kaia Kanepi, da Estônia, número 16 do ranking. Dito e feito, sem muito esforço. Com arrasadores 6/1 e 6/0, a dinamarquesa que ocupa a 11ª posição do ranking conquistou o WTA de Seul. E não escondeu a alegria ao beijar o troféu em forma de vaso que simboliza o torneio.

Caroline Wozniacki tênis (Foto: Getty Images)Wozniacki beija o vaso: primeiro troféu de 2012 veio com vitória fácil na decisão (Foto: Getty Images)

Kanepi só conseguiu defender seu saque uma vez, no quinto game do primeiro set. De resto, só deu Wozniacki. A dificuldade na semifinal, quando bateu a russa Ekaterina Makarova num apertado 2 a 1, não deu as caras na decisão deste domingo.

- Ontem foi um jogo muito difícil, mas final é final, você faz o que for preciso para vencer. Hoje eu fui bem ao transformar defesa em ataque e ataque em defesa. Na verdade, é um dos meus pontos fortes. Estou muito satisfeita por tudo ter dado certo - afirmou.

Agora Wozkiacki tem 19 títulos de WTA, o quarto maior número entre as tenistas que estão na ativa, atrás apenas de Serena Williams (45), Venus Williams (43) e Maria Sharapova (27). E a vitória não faz a dinamarquesa pensar no ranking. Ela era número 1 no início do ano, no Australian Open, mas despencou para o 11º lugar.

- Eu realmente não ligo para o ranking agora, só estou feliz por ter vencido o torneio. Quero aproveitar o momento e ser positiva. Espero que meu resultado nesta semana me ajude a voltar ao meu melhor tênis - avisou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/09/wozniacki-arrasa-kanepi-em-seul-e-leva-seu-primeiro-titulo-na-temporada.html

Santos condena fotos são-paulinas de Ganso, e Tricolor rebate


Pedro Luiz Conceição, do Comitê de Gestão santista, diz que imagens do atleta com a camisa do rival foram feitas antes do fim da negociação

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Ganso com a camisa do São Paulo (Foto: reprodução)A foto que irritou os dirigentes do Santos, publicadalogo depois do anúncio oficial (Divulgação / SPFC)

Tão logo Paulo Henrique Ganso assinou sua rescisão com o Santos e sacramentou a ida para o São Paulo, na madrugada da última sexta-feira, o Tricolor divulgou fotos do novo reforço já com a camisa do clube do Morumbi. As imagens já estavam feitas antes mesmo do fim da negociação. Tal postura irritou os dirigentes santistas, em especial a Pedro Luiz Conceição, membro do Comitê de Gestão, que se mostrou decepcionado com a situação.

- Fiquei duplamente chateado. É chocante se deparar com uma situação dessas, quando se conduz um processo no princípio da boa fé. Sabemos que futebol é assim mesmo, mas não dá para se conformar. Precisamos contribuir para mudar. Fiquei também chateado por ser torcedor do Santos, pois tinha o atleta como ídolo - lamentou Pedro Luiz, em entrevista à Rádio Bandeirantes.

João Paulo de Jesus Lopes, vice-presidente de futebol do São Paulo, rebateu, argumentando que quando as fotos foram feitas o acordo já estava selado, com a anuência dos presidentes Luis Alvaro Ribeiro e Juvenal Juvêncio.

- Não podemos esquecer que os presidentes estiveram juntos durante a semana. Naquele instante, Juvenal perguntou a Luis Alvaro o que era necessário para fechar. E o presidente colocou sua posição. Só tiramos a fotografia e a mantivemos em sigilo no momento em que entendemos que o negócio estava concretizado. Durante a madrugada foram só formalizações. O negócio já estava fechado, e o São Paulo só divulgou as imagens após concretizar, assim como o Santos. Houve um equívoco (do Pedro Luiz) - respondeu João Paulo.

Ganso com a camisa do São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)As fotos com a camisa tricolor foram tiradas antes da assinatura da rescisão (Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Em função do desgaste durante a negociação, que se arrastou por mais de um mês, Pedro Luiz admite que a relação entre os rivais não será a mesma nos próximos contatos. Segundo ele, o Peixe "tomará mais cuidados". João Paulo, por sua vez, garante que tudo continuará normal entre Santos e São Paulo, principalmente pelo bom contato mantido com Luis Alvaro Ribeiro.

Ganso assinou contrato por cinco anos com o Tricolor e será apresentado neste domingo, no Morumbi, antes da partida entre São Paulo e Cruzeiro, marcada para as 16h.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/09/santos-condena-fotos-sao-paulinas-de-ganso-e-tricolor-rebate.html

Após ciclo de contratações tenso, Zinho tenta planejar 2013 do Fla


Sem saber se fica no clube na virada do ano, diretor de futebol tem de se dedicar ao trabalho para a próxima temporada

Por Richard Souza Rio de Janeiro

zinho flamengo  (Foto: Bernardo Monteiro / VipComm)Zinho trabalha com dois telefones: reta final da
janela foi conturbada no Flamengo
(Foto: Bernardo Monteiro / VipComm)

Cleber Santana, Renato Santos e Wellington Bruno. Foi com jogadores pinçados na Série B que o Flamengo fechou o ciclo de contratações e vai até o fim da temporada. A partir de agora, o técnico Dorival Júnior sabe exatamente as cartas que terá na manga para conduzir o time na reta decisiva do Campeonato Brasileiro e tentar eliminar o risco de rebaixamento. Como o prazo para inscrições acabou e não há mais como contratar, o diretor de futebol Zinho diz que o clube já começou a trabalhar a formação do elenco para 2013. Cabe a ressalva de que trata-se de um ano eleitoral no clube e que a presidente Patricia Amorim ainda não confirmou se tentará a reeleição. Ou seja, o corpo diretivo pode ser totalmente modificado.

- Depois de muitas dificuldades, mas de muito empenho de várias pessoas que participaram para concretizarmos a negociação, a coisa aconteceu. Estou muito feliz pela chegada do Cleber e do Renato, foi um pedido especial do Dorival, que já vinha acompanhado os atletas no Avaí. Fui assistir a alguns jogos, acredito que ambos vão dar retorno ao Flamengo para o nosso objetivo no restante do campeonato e a formação do elenco do próximo ano – afirmou Zinho nesta sexta, durante a apresentação do meia Cleber Santana e do zagueiro Renato Santos.

Com a chegada da dupla, do meia Wellington Bruno e as saídas de Thiago Medeiros (emprestado ao Avaí), Deivid (rescindiu) e Diego Maurício (negociado), o grupo do Flamengo é formado hoje por 32 atletas, além de quatro goleiros. Alguns estão inativos. O volante Maldonado, por exemplo, está em recuperação de uma cirurgia no joelho esquerdo e não joga mais em 2012. O contrato dele termina em dezembro e não deve ser renovado. Já o atacante Adriano, que tem um vínculo de produtividade assinado até dezembro, está em recuperação física e ainda não tem prazo para estrear.

O diretor de futebol agora vai ter de pensar exclusivamente na montagem do elenco para 2013. Desde 11 de maio no cargo, Zinho teve de administrar problemas sérios, de extrema repercussão e que geraram enorme desgaste. O embate e a saída conturbada de Ronaldinho Gaúcho, o processo de fritura e queda de Joel Santana, o fracasso nas negociações com o meia Diego e o zagueiro Juan, a ausência da contratação de um camisa 10 e a condução do caso Riquelme são alguns dos exemplos de turbulência do comandante do futebol rubro-negro.
Depois de muitas dificuldades, mas de muito empenho de várias pessoas que participaram para concretizarmos a negociação, a coisa aconteceu. Estou muito feliz pela chegada do Cleber e do Renato, foi um pedido especial do Dorival, que já vinha acompanhado os atletas no Avaí"
Zinho

A política fervilhante do clube também respinga no futebol, já que algumas crises internas envolveram o vice-presidente de finanças, Michel Levy, e o vice de futebol, Paulo Cesar Coutinho, demitido após a derrota por 1 a 0 para o Santos. Apesar de sempre ter defendido o trabalho do dirigente, Zinho não conseguiu conter a pressão sobre Coutinho e chegou a colocar o cargo à disposição da presidente Patricia Amorim, que até agora não ocupou a pasta da vice-presidência de futebol.

Zinho tenta arrumar a casa rubro-negra, mas não conseguiu ficar imune aos questionamentos. Tem o carinho e respeito dos jogadores pela forma de falar olho no olho. Ganhou moral com a presidente Patricia Amorim, já que segura algumas cobranças que seriam destinadas a ela. Mas, em pouco tempo, o diretor sentiu na pele a dificuldade de colocar ordem no clube, em funções que nem grandes ídolos como Zico e Junior vingaram. Zinho não pensa em abandonar o barco rubro-negro antes de dezembro, que ainda precisa fugir da tormenta chamada Segundona. Hoje, o Flamengo é o 16º colocado, com 28 pontos, só uma posição à frente do Z-4.

- Pus meu cargo à disposição dela (Patricia) e da direção. Disse que, se achassem que o trabalho não estava correto, ficassem à vontade (para demiti-lo). Se acharem que estou atrapalhando, não estou desenvolvendo meu trabalho, conseguindo o que os dirigentes estão pensando, que fiquem à vontade. Quero ajudar o Flamengo. Se minha permanência junto com o Coutinho não está ajudando, para o Flamengo melhorar, se não atingir o que estão esperando... Mas continuo, e com 100% de dedicação – revelou Zinho ao GLOBOESPORTE.COM, no último dia 14 de setembro.

Zinho tem deixado a família de lado pelo Flamengo. Nos bastidores da Gávea, ele já tem seu trabalho questionado. Desgastado, o diretor não baixa a guarda. Entre os fatores para o insucesso do time, aponta os desfalques de jogadores experientes por lesões, convocações e suspensões e a falta de dinheiro para contratações de peso. Depois de Diego e Riquelme, o clube cogitou Paulo Henrique Ganso, mas logo desistiu. Era um sonho alto e caro demais. O meia trocou o Santos pelo São Paulo, e o Flamengo teve de se contentar com Cleber Santana.
Léo Moura encabeça a lista de renovações. Negueba irá para o São Paulo

Capitão do time, Léo Moura alcançou neste Brasileiro a marca de 400 partidas com a camisa do Flamengo. A continuidade, no entanto, não é certa. As conversas sobre a renovação do lateral-direito já começaram, mas ainda não houve um desfecho. O Flamengo pensa em ampliar o vínculo com o jogador de 33 anos por mais uma temporada. Léo espera um contrato maior e planeja encerrar a carreira no clube.

Além do camisa 2, outros atletas terão o futuro definido em dezembro. Pouco aproveitados, Amaral, Hernane e Wellington Silva têm contrato até o último dia do ano. O clube tem a opção de renovação em todos os casos. A permanência de Darío Bottinelli também é incerta. O Flamengo já tentou envolver o meia argentino em alguns negócios, mas ele se recusou a sair.


leo moura flamengo treino (Foto: Mauricio Val / Vipcomm)Renovação de Léo Moura é uma das prioridades para 2013 (Foto: Mauricio Val / Vipcomm)
Negueba fez o mesmo quando o clube quis emprestá-lo ao Avaí. Em baixa com Dorival Júnior, o atacante vai jogar no São Paulo em 2013. O Flamengo envolveu Negueba na negociação com o Tricolor para ter o meia Cleber Santana, e o atacante vai jogar no clube do Morumbi por empréstimo de um ano a partir de janeiro, com preço fixado em 3,5 milhões de euros (R$ 9,1 milhões, equivalente a 70% dos direitos econômicos).
Para ficar com 70% dos direitos econômicos de Cleber, que tinha contrato com o São Paulo até janeiro e estava emprestado ao Avaí até dezembro, o Rubro-Negro deu ao clube paulista a opção de escolher um jogador do seu elenco. O técnico Ney Franco optou por Negueba, que foi treinado por ele na seleção brasileira sub-20 em 2011. Como já havia disputado mais de seis partidas pelo Flamengo no Brasileirão, o meia-atacante de 20 anos só vai se transferir na próxima temporada. Os outros 30% ficarão com o Flamengo em caso de uma futura venda. O contrato de Negueba com o Fla vai até 2015.
No discurso, o trabalho de Zinho para 2013 começou, mas o novo ano pode chegar carregado de mudanças e despedidas, inclusive a dele.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/09/apos-ciclo-de-contratacoes-tenso-zinho-tenta-planejar-2013-do-fla.html

Lusa domina jogo no Pacaembu e vence Santos 'carente' de Neymar

Portuguesa faz 3 a 1 com autoridade sobre o Peixe, mesmo com gol mal anulado. Sem o astro, time da Baixada tem aproveitamento de rebaixado


 A CRÔNICA
por Marcelo Hazan

Era o primeiro jogo após a venda de Paulo Henrique Ganso para o São Paulo. Mas a ausência mais sentida pelo Santose foi a de sempre: Neymar. Carente de seu maior craque, suspenso, o time foi presa fácil para a Portuguesa. A Lusa impôs seu jogo, dominou e fez 3 a 1 até com certa facilidade - o time do Canindé ainda teve um gol, marcado por Rodriguinho, anulado pela arbitragem, em lance discutível. O goleador Bruno Mineiro, duas vezes, e Léo Silva fizeram os gols da vitória, e André descontou para o apático Alvinegro. Com 11 gols em 13 jogos, Bruno encosta em Fred, do Fluminense, que lidera a tabela de artilheiros do Brasileirão com 12.

Mesmo ausente, Neymar foi lembrado pelos santistas com faixas, em um movimento para defender o craque das vaias sofridas na Seleção. Dentro de campo, o futebol do Peixe mostrou por que time e fãs sentem tanto a falta do jogador. Sem Neymar, o Santos disputou 51 pontos neste Brasileirão e só ganhou 18: aproveitamento de 25,49%. Abaixo dos 26,7% dos pontos conquistados pelo lanterna Atlético-GO. Com a derrota, o Peixe fica com 33 pontos, momentaneamente na 11ª posição.

A Lusa, que não tem nada com os problemas do Santos, aproveitou o jogo para se reabilitar no Brasileirão e seguir como "pedra no sapato" dos quatro grandes paulistas. Agora, são sete jogos, com três vitórias, três empates e só uma derrota. Sua torcida, em minoria no Pacaembu, comemorou a vitória com gritos de "olé" e "festa na padoca". O time do Canindé, com 32, está em 12º, dando um salto para longe do Z-4.

Agora, o Santos volta suas atenções para a Recopa Sul-Americana. O time enfrenta o Universidad de Chile, nesta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), no Pacaembu, pelo título da competição internacional - no jogo de ida, empate sem gols - a decisão não tem critério de gols feito na casa do aversário, portanto, em caso de novo empate a disputa irá para os pênaltis.

No Brasileirão, a equipe enfrenta o Grêmio no próximo domingo, dia 29, às 18h30m, no estádio Olímpico. Já a Lusa recebe o Atlético-MG, no sábado, às 18h30m, no Canindé.
Lusa é prejudicada, mas abre vantagem

O Santos começou se impondo sobre a Lusa, trocando bons passes e chegando ao ataque. Com a camisa 11 de Neymar, Victor Andrade bem que tentou imitar o ídolo e amigo. Pela esquerda, fez linda jogada e deu passe na medida para Pato Rodriguez. O argentino furou, e a bola sobrou livre para André, que perdeu de forma incrível aos seis minutos. Em vez de finalizar de esquerda, o centroavante preferiu ajeitar o corpo para o pé direito e isolou.

bruno mineiro portuguesa gol santos (Foto: Evelson de Freitas / Agência Estado)Bruno Mineiro deixa o Santos a seus pés no Pacaembu (Foto: Evelson de Freitas / Agência Estado)

A pressão inicial santista ainda provocou um lance discutível. Aos nove, Gerson Magrão arrancou em contra-ataque e foi parado com falta por Valdomiro, quase na grande área. Os santistas pediram cartão vermelho, considerando que o jogador da Lusa interrompeu de forma ilegal um lance claro de gol a favor do Peixe. No entanto, o árbitro Raphael Claus optou pelo cartão amarelo.

A partir desse lance, a Portuguesa começou a se animar. Percebendo a fragilidade da zaga alvinegra, Moisés, Rodriguinho e Bruno Mineiro passaram a articular boas jogadas. A pressão deu resultado aos 32, quando Rodriguinho recebeu na área e fuzilou para a rede, mas o árbitro Raphael Claus assinalou impedimento bastante duvidoso - o atacante Lusa parecia estar na mesma linha da zaga alvinegra.

A pequena torcida presente ao Pacaembu mostrava revolta com a arbitragem, mas a persistência da Lusa foi recompensada. Em escanteio da esquerda, Marcelo Cordeiro cruzou, Luis Ricardo desviou, e Bruno Mineiro, livre, fez aos 37.

A Portuguesa sequer deu tempo para o Santos respirar e logo ampliou. Cinco minutos depois, em bonita troca de passes, o volante Léo Silva recebeu de Rodriguinho e só deslocou Rafael, para irritação dos torcedores do Peixe, que perderam a paciência e vaiaram o time no fim do primeiro tempo. O número de desarmes da etapa inicial, 23 da Lusa contra oito do Alvinegro, mostrava a superioridade do visitante no clássico.

Portuguesa segue melhor e amplia

Muricy Ramalho voltou para o segundo tempo como o meia Bernardo no lugar do lateral-esquerdo Juan, que foi vaiado pelos santistas na etapa inicial. Com isso, Gerson Magrão foi deslocado do meio para o setor. As mudanças não alteraram o panorama da partida. A Lusa continuou em cima para liquidar o clássico.

Em lance digno de Neymar, Moisés fez linda jogada. O camisa 10 da Lusa roubou a bola no meio de campo, passou entre os zagueiros Bruno Rodrigo e Durval, driblou Rafael, mas mandou na trave. Isso com apenas dois minutos de jogo.

Perdido, o Santos praticamente só assistia à partida. E a Lusa continuava assustando. De falta, Marcelo Cordeiro obrigou Rafael a fazer boa defesa. Também em bola parada, a Portuguesa chegou ao terceiro e acabou com qualquer chance de virada alvinegra. Bruno Mineiro, sempre ele, aproveitou levantamento na área e completou para o gol, aos 17.

O Peixe chegou a descontar aos 29, com André. O centroavante desviou de cabeça para a rede de Dida o cruzamento de Bernardo, em jogada de bola parada. Mas nada que evitasse as vaias dos santistas. Nada que representasse a esperança de uma reação. O Peixe voltou a mostrar sua preocupante dependência de Neymar. Melhor para a Lusa.


FONTE:

Com cinco do Superclássico em campo, Bota e Timão duelam no Rio


Jefferson e Lucas, do Botafogo, e Paulinho, Ralf e Martinez, do Corinthians, participaram da vitória brasileira em Goiânia, na última quarta-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

montagem lucas botafogo paulinho corinthians (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Lucas e Paulinho: companheiros de Seleção e rivais no Engenhão (Foto: Edit. de Arte/Globoesporte.com)

Companheiros na quarta-feira, adversários neste domingo. Jefferson e Lucas, do Botafogo, e Paulinho e Ralf, do Corinthians, atuaram juntos na vitória da seleção brasileira sobre a da Argentina, por 2 a 1, na quarta-feira, e agora estarão em lados opostos no jogo da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Engenhão, às 16h (de Brasília). Além deles, o corintiano Martinez, que fez o gol dos hermanos no Superclássico no Serra Dourada, também estará em campo. Os cinco jogadores serão um atrativo a mais na partida em que o Alvinegro carioca jogará de camisa dourada pela primeira vez. O goleiro Cássio, que foi reserva do Brasil, está confirmado na equipe paulista. Titular contra a Argentina, Fábio Santos, suspenso, desfalca a equipe paulista.

O Botafogo vive um bom momento no Campeonato Brasileiro com uma série de cinco jogos de invencibilidade, que manteve o time na briga para entrar no grupo dos quatro primeiros colocados. Com tempo para treinar, o técnico Oswaldo de Oliveira optou por um período de concentração de três dias no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em Saquarema, Região dos Lagos do Rio. Com a volta de Seedorf, ele trabalhou exaustivamente o posicionamento dos jogadores e variações ofensivas. A expectativa é de que uma evolução já seja apresentada agora na busca por uma vaga na Taça Libertadores do ano que vem.

Longe do título, o Corinthians quer afastar qualquer possibilidade de rebaixamento para passar a pensar no Mundial de Clubes, marcado para dezembro, no Japão. Nas contas da comissão técnica, 45 pontos são suficientes para tal. O Timão tem 35 e vai ao Rio de Janeiro embalado pela vitória no clássico contra o Palmeiras.

A equipe dirigida pelo técnico Tite, aliás, ainda não perdeu jogando na Cidade Maravilhosa em 2012. Foram dois empates sem gols contra o Vasco (um pela Libertadores e outro pelo Brasileirão), uma vitória sobre o Flamengo (3 a 0) e outra igualdade com o Fluminense (1 a 1).


O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A Rede Globo transmite a partida para SP, RS, PR, DF, Goiânia (GO), MT, MS, PE (menos Petrolina), CE, MA (menos Balsas), PA (menos Santarém) e AP. O canal PFC exibe ao vivo para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view.

header as escalações 2
Botafogo: com a recuperação de Seedorf, o time ganha em confiança, e Oswaldo de Oliveira pode ter mais peças para utilizar no jogo. Lodeiro, por exemplo, ficará no banco de reservas. O time entra em campo com Jefferson, Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel, Jadson, Seedorf, Andrezinho e Fellype Gabriel, e Elkeson.

Corinthians: sem Fábio Santos na lateral esquerda, Tite fez uma alteração diferente no Timão. Colocou o lateral-direito Alessandro improvisado no setor. Assim, Edenílson jogará na direita. No meio, sem Danilo, Douglas ficará com a armação. E o ataque, ainda sem Sheik, terá Romarinho, Martinez, de volta após o Superclássico, e Paolo Guerrero. A escalação alvinegra ficou assim: Cássio; Edenílson, Wallace, Paulo André e Alessandro; Ralf, Paulinho e Douglas; Romarinho, Martinez e Guerrero.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Botafogo: Oswaldo de Oliveira ainda tem uma série de desfalques. Antônio Carlos, com um estiramento na coxa direita, está vetado. Marcelo Mattos, submetido a uma cirurgia no púbis, e Renato, em fase final de recuperação de uma lesão na coxa esquerda, também estão fora. Emprestado pelo Corinthians, Vítor Júnior não joga por questão contratual. Lucas Zen, que rompeu o ligamento do joelho esquerdo, só volta em 2013.

Corinthians: O lateral-esquerdo Fábio Santos e o meia Danilo cumprem suspensão pelo terceiro cartão amarelo, enquanto o meia Ramírez se recupera de uma lesão na coxa esquerda. Emerson Sheik recebeu gancho do STJD.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Botafogo: Andrezinho, Dória, Gabriel, Jefferson, Lennon e Vítor Júnior.
Corinthians: Cássio, Guilherme, Ramírez e Romarinho.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Sandro Meira Ricci (Fifa/PE) apita a partida, auxiliado por Cristhian Passos Sorence (GO) e Clovis Amaral da Silva (PE). Sandro Ricci arbitrou 11 jogos no Brasileirão, marcou 359 faltas (média de 32,6 por jogo), mostrou 53 amarelos (média de 4,8 por jogo) e três vermelhos (média de 0,27 por jogo) e marcou dois pênaltis (média de dois por jogo). O campeonato tem média de 5,01 amarelos, 0,28 vermelho, 36,5 faltas e 0,2 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos cariocas e dois dos paulistas na Série A deste ano: Botafogo 4 x 2 São Paulo, pela primeira rodada, Flamengo 0 x 3 Corinthians, pela décima rodada, e Fluminense 1 x 1 Corinthians, pela 20ª rodada.

header fique de olho 2
Botafogo: depois de dois jogos fora do time com uma contratura na coxa esquerda, Seedorf volta ao time. Na última vez em que teve tempo para se preparar, brilhou com dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Cruzeiro.


Corinthians: Romarinho quebrou o jejum de sete partidas em grande estilo. O novo xodó da torcida marcou no clássico contra o Palmeiras e ganha cada vez mais espaço com o técnico Tite. Apesar das opções para o ataque terem aumentado na última semana, o garoto de 21 anos tem sua vaga garantida contra o Botafogo.

header o que eles disseram

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "É um jogo muito importante para as nossas pretensões. Jogamos sempre voltados para vencer. Teremos um adversário muito competitivo pela frente e será necessário um esforço muito grande. Os jogadores estão com um discurso similar e isso é importante para buscar as vitórias em jogos com cara de final".

Cássio, goleiro do Corinthians: “Para nós, esse jogo vale ajudar a chegar em uma pontuação para ter chance zero de rebaixamento. Esperamos um jogo muito difícil, mas vamos tentar vencer no Rio”.
header números e curiosidades
* Computando todos os jogos da história, Botafogo e Corinthians se enfrentaram 99 vezes, com vantagem para a equipe carioca, que venceu 42 jogos, contra 35 vitórias corintianas e 22 empates. O Bota marcou 152 gols, contra 146 do Timão.

* Pelo Campeonato Brasileiro, o Botafogo não derrota o Corinthians no Rio de Janeiro desde 2005, quando venceu por 3 a 1 na Ilha do Governador, gols de Alex Alves (2) e Ramón, marcando Gil para o Timão. Nos últimos cinco confrontos no Rio em Brasileiros, o Timão venceu duas vezes (3 a 2, em 2007, e 2 a 0, 2011) e houve três empates.

* O primeiro confronto entre Corinthians e Botafogo em Campeonatos Brasileiros aconteceu em 9/10/1971, no Maracanã. Naquele dia, 26.971 torcedores pagaram ingresso para assistir à vitória do Botafogo por 1 a 0, gol de Zequinha. A primeira vez que Corinthians e Botafogo se enfrentarm foi há 83 anos, dia 14/4/1929. Em amistoso disputado no Parque São Jorge, o Timão venceu por 4 a 3.

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
header último confronto v2
No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, com grande atuação de Elkeson, que marcou dois gols, o Botafogo derrotou o Corinthians, no Pacaembu, por 3 a 1. O outro gol do time carioca foi feito por Paulo André, contra. Outro zagueiro da equipe paulista, Chcão, descontou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/09/com-cinco-do-superclassico-em-campo-bota-e-timao-duelam-no-rio.html