domingo, 16 de setembro de 2012

Botafogo defende bom retrospecto como visitante contra a Ponte Preta


Fora de casa, time tem a terceira melhor campanha do Campeonato Brasileiro e volta a jogar domingo, em Campinas, às 18h30 (de Brasília)

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Gabriel, Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Gabriel lembra boa campanha como visitante
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

Depois de disputar dois jogos seguidos como mandante, o Botafogo volta a atuar como visitante no Campeonato Brasileiro, situação na qual tem a terceira melhor campanha da competição, com 51,5% dos pontos conquistados, atrás apenas dos líderes Fluminense (71,8%) e Atlético-MG (57,6%). O adversário será a Ponte Preta, domingo, às 18h30 (de Brasília), em Campinas, pela 25ª rodada.

Como visitante, o Botafogo conseguiu vitórias importantes. No começo da competição,o time venceu Coritiba, no Couto Pereira, e Internacional, no Beira-Rio. Depois, passou por Corinthians, no Pacaembu, e Cruzeiro, no Independência. Na perseguição ao Vasco pelo quarto lugar na tabela, um resultado positivo contra a Ponte Preta é essencial.

- Temos um jogo importante fora de casa e um bom retrospecto. Vamos buscar a vitória do começo a fim, bem concentrados. Temos feito boas partidas como visitante e tentaremos ganhar o jogo para chegar mais perto ainda dos quatro primeiros colocados, buscando o título que a gente tanto quer - disse o volante Gabriel.

Com 38 pontos, o Botafogo está quatro atrás do Vasco, que seria hoje o último classificado para a Taça Libertadores do ano que vem. Para o jogo contra a Ponte Preta, o time não contará com Seedorf, Marcelo Mattos, Lucas Zen e Renato, em recuperação de lesão, além de Elkeson, suspenso.

O técnico Oswaldo de Oliveira promoverá a volta do atacante Rafael Marques ao time titular. O jogador não atua desde o dia 22 de agosto, quando sofreu uma torção no tornozelo esquerdo na vitória por 3 a 1 sobre o Palmeiras. Além dele, o zagueiro Antônio Carlos e o meia Vítor Júnior voltam de lesão, mas ficam no banco de reservas.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/09/botafogo-defende-bom-retrospecto-como-visitante-contra-ponte-preta.html

Mourinho diz que poucos estão comprometidos: ‘É complicado’


Treinador afirma que jogadores não estão concentrados no grupo, mas prefere assumir a culpa pelos tropeços do Real no Campeonato Espanhol

Por GLOBOESPORTE.COM Sevilha, Espanha

José Mourinho coletiva Real Madrid (Foto: EFE)Mourinho critica atuação do Real Madrid (Foto: EFE)

O técnico José Mourinho foi duro nas críticas à equipe do Real Madrid após a derrota por 1 a 0 para o Sevilla, neste sábado, na casa do adversário. O treinador afirmou que são “poucos os jogadores comprometidos” com o grupo neste início de temporada. Até o momento, no Campeonato Espanhol, os merengues conquistaram apenas uma vitória em quatro jogos e ocupam a 12ª colocação, com quatro pontos.

- São poucas as cabeças que estão pensando no coletivo, que estão concentradas e que tenham o futebol como prioridade em suas vidas. A minha equipe me preocupa porque não jogamos nada contra o Getafe, nada contra o Granada... Mais do que a diferença de pontos, o que me preocupa é que neste momento não tenho uma equipe – disse o treinador, referindo-se aos oito pontos que separam o Real do líder Barcelona.

Mourinho afirmou ainda que gostaria de ter mudado mais de três peças no time durante a partida deste sábado. Mas fez questão de eximir o alemão Özil e o argentino Di Maria de culpa pela má atuação da equipe em Sevilha.

- O futebol deveria permitir mais alterações. Queria ter feito sete. Não quero dizer que Özil e Di Maria atuaram pior do que os outros. Além disso, podemos trabalhar bolas paradas de uma maneira melhor. Cada um sabe sua responsabilidade. Primeiro minuto, escanteio e gol... É uma equipe sem concentração, sem disposição mental. Os adversários vão com tudo em todos os lances. Só fizemos isso contra o Barcelona. Mas, eu sou o técnico e a responsabilidade é minha – desabafou Mourinho.

É uma equipe sem concentração, sem disposição mental"
José Mourinho

O treinador merengue também fez questão de afirmar que o desempenho da equipe nada tem a ver com o descontentamento apresentado por Cristiano Ronaldo nas últimas semanas. Na opinião do treinador, as fracas atuações têm acontecido constantemente desde o início da temporada.

- Não tem relação com esse rumor das últimas semanas. Não foi uma partida diferente da disputada diante do Granada, que saímos vencedores. Tivemos neste sábado um prêmio pela nossa péssima atuação.

O Real Madrid volta a campo na próxima terça-feira, no Santiago Bernabéu, na estreia da Liga dos Campeões. O time merengue vai encarar o Manchester City, atual campeão inglês. Além dos espanhóis e dos Citzens, o grupo conta ainda com o Borussia Dortmund e o Ajax.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2012/09/mourinho-diz-que-poucos-estao-comprometidos-e-complicado.html

'Reserva por um dia', Messi quebra recorde anual de gols. Em setembro!


Craque argentino deixa o banco, marca duas vezes sobre Getafe e chega
aos 61 gols por Barcelona e Argentina em 2012, um a mais que em 2010

Por GLOBOESPORTE.COM Getafe, Espanha

Se há quem insista que Lionel Messi não deve ser eleito o melhor do mundo em 2012 por não ter conquistado os maiores títulos possíveis, ele mesmo mostra que pretende convencê-los a cada vez que entra em campo. Reserva por um dia no último sábado, o camisa 10 atuou por menos tempo que o habitual, mas ainda assim marcou duas vezes na vitória sobre o Getafe, por 4 a 1, pelo Campeonato Espanhol. E, talvez até sem saber, quebrou o seu próprio recorde anual de gols por Barcelona e Argentina ao chegar aos 61 em 46 partidas, além das 16 assistências - a antiga marca era de 60 tentos em 2010, quando recebeu a Bola de Ouro pela segunda vez.

Lionel Messi Barcelona Getafe (Foto: Reuters)Lionel Messi já teve 61 motivos para sorrir em 2012 (Foto: Reuters)

O fato chama a atenção por estarmos ainda em meados de setembro. Até a virada do ano, em um calendário repleto, Messi poderá defender seu time e a seleção mais 24 vezes, muito provavelmente tornando a marca quase impossível de ser superada por outro concorrente, até mesmo Cristiano Ronaldo, que soma 44 gols em 49 jogos com Real Madrid e Portugal. São seis jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões, 13 do Campeonato Espanhol, dois da Copa do Rei e três com a Argentina - eliminatórias para a Copa de 2014 e amistoso.

Proporcionalmente, o rendimento entre país e clube tem sido mais equiparado em relação às épocas passadas. Desde janeiro, Messi defendeu a seleção albiceleste em nove oportunidades. Foram nove gols, três deles contra o Brasil, em amistoso disputado em junho, nos Estados Unidos - em 2010, ano da Copa do Mundo, por exemplo, ele anotou apenas dois gols. Pelo Barça, o craque já tem 52 comemorações em 37 oportunidades em 2012.
Especialista em 'dobletes'

Lionel Messi Barcelona Getafe (Foto: AP)Craque começou no banco contra o Getafe (AP)
Artilheiro da liga espanhola, Messi também assinou outra marca. Com seis gols, ele é o primeiro jogador a ter três "dobletes" (dois gols num só jogo) em quatro rodadas desde o chileno Iván Zamorano, em grande fase com o Real Madrid em 1994/1995.

Messi terá nova chance para aumentar o recorde na próxima quarta-feira, quando o Barcelona receberá o Spartak Moscou pela abertura do Grupo G da Liga dos Campeões, às 15h45m (de Brasília). E certamente como titular, já que o técnico Tito Vilanova optou por descansar o seu maior craque neste sábado.

- Falei com ele que começaria na reserva. Eram muitos jogos duros e com uma pré-temporada forte. Chegou de uma viagem com sua seleção e até poderia ter jogado de início, mas pensei em função dos mais descansados e em colocá-lo com o jogo mais aberto - alegou Tito.

Com 12 pontos, o Barcelona lidera o Campeonato Espanhol com folga em relação ao arquirrival Real Madrid, apenas o 12º colocado, com quatro pontos. O vice-líder é o Málaga, com 10, seguido do Sevilla, com oito. No próximo fim de semana, a equipe catalã receberá o Granada, atual 18º, no Camp Nou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2012/09/reserva-por-um-dia-messi-quebra-recorde-anual-de-gols-em-setembro.html

Abel lamenta chances perdidas e erros, mas frisa: 'O trabalho continua'


Técnico diz que elenco precisa saber conviver com a derrota, avisa que o Fluminense não vai perder o foco e opina: 'Merecíamos um resultado melhor'

Por Edgard Maciel de Sá Volta Redonda, RJ

A sina de tropeçar diante de lanternas bateu às portas do Fluminense outra vez. Neste sábado, o Tricolor perdeu por 2 a 1 para o Atlético-GO, último colocado do Campeonato Brasileiro, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (veja os melhores momentos no vídeo acima). Apesar da segunda derrota da competição, o clube das Laranjeiras ainda permanece na liderança com 53 pontos. Após a partida, o técnico  Abel Braga lamentou os erros que resultaram nos gols do Dragão e frisou que o resultado negativo não vai abalar a equipe.

- Nosso primeiro tempo não foi bom. Erramos muitos passes e até o posicionamento. Sofremos o primeiro gol em uma perda de bola que resultou na falta. Outra perda depois gerou o escanteio e o segundo gol em uma bola despretensiosa. Até comentávamos outro dia que não íamos passar 38 jogos com apenas uma derrota. Do mesmo jeito que aconteceu com os outros time ia acontecer com a gente também - resumiu Abelão.

Na opinião do treinador, a entrada de Wallace, Higor e Michael mudou a cara do Fluminense e a equipe merecia até sair de campo com um resultado melhor. As diversas chances, no entanto, pararam na grande atuação do goleiro Márcio, que chegou a defender uma bicicleta de Michael aos 48 minutos da etapa final.

- No segundo tempo as coisas melhoraram. Entraram três meninos e a atitude mudou. Merecíamos até um resultado melhor. Finalizamos várias vezes com perigo e não fomos felizes. Quando você joga contra uma equipe que te marca individualmente, o perigo é ter a bola. É muito mais difícil para quem está com ela. O adversário fica só esperando o erro. Os dois gols nasceram de forma indireta. Mas não vamos perder o foco. Viver com a vitória é muito fácil. Temos de saber conviver também com a derrota. Hoje os meninos nos encheram de orgulho.Tentamos tudo no segundo tempo e não foi possível vencer. O trabalho continua - garantiu.

Depois da derrota em Volta Redonda, o elenco do Fluminense folga neste domingo e se reapresenta na tarde da próxima segunda-feira nas Laranjeiras. Com 53 pontos, o Tricolor torce por um tropeço do Atlético-MG, que tem 51 e enfrenta o Náutico neste domingo nos Aflitos, para seguir na liderança do Brasileirão.

Clique e assista a outros vídeos do Fluminense

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2012/09/abel-lamenta-chances-perdidas-e-erros-mas-frisa-o-trabalho-continua.html

Artur Neto valoriza entrega dos jogadores: 'Foi uma vitória da garra'


Técnico do Atlético-GO destaca aplicação rubro-negra diante do Fluminense

Por GLOBOESPORTE.COM Volta Redonda, RJ

Em seu segundo jogo à frente do Atlético-GO, o técnico Artur Neto conseguiu com que a equipe se portasse de maneira tão eficiente, a ponto de vencer o líder do Campeonato Brasileiro, Fluminense, fora de casa. Neste sábado, o Dragão fez 2 a 1 em Volta Redonda e conseguiu seu primeiro triunfo como visitante nesta edição da Série A. Segundo o treinador rubro-negro, os jogadores conseguiram fazer exatamente o que tinha sido combinado antes da partida e se superaram na dedicação.

- Foi um jogo muito importante para o Atlético-GO. O Fluminense não é o líder por acaso. A gente sabia que era preciso defender com propriedade e atacar com eficiência. A gente até poderia ter feito mais gols. Em contrapartida, o Fluminense não teve chances claras de gol. Mas acima de tudo foi uma vitória da garra. Aqueles que permanecerem no time deverão atuar desta maneira. Cada partida será uma decisão para nós.

A única lamentação do treinador rubro-negro foi justamente o fato de a vitória rubro-negra ter ocorrido longe da torcida. Segundo o treinador, os atleticanos mereciam ver uma grande atuação como a deste sábado.

- Nossa torcida estava merecendo. Ela está carente e precisava de um resultado como este. Queremos resgatar a autoestima de todos. Quero me aproximar do torcedor, até vou voltar a comandar treinamentos no estádio Antônio Acciolly. Gosto de lá e ficamos mais perto do nosso público – comentou Artur Neto.

Mas não foi apenas a dedicação dos jogadores que fez a diferença na vitória por 2 a 1 contra o Fluminense. Artur Neto foi importante ao fazer alterações na equipe e escalar uma formação mais marcadora. O treinador justificou as entradas de Diego Giaretta, Pituca e Diogo Campos na formação titular.

- O Wellington Nem é um grande atacante, e nós sabíamos que ele cairia pelos lados. O Eron é um grande apoiador, mas não marca tão bem, por isso, optamos pelo Giaretta. O Pituca é um jogador que eu conheço desde 2006, também tem um grande poder de marcação. E o Diogo Campos seria importante por causa de sua velocidade – disse Artur.

A delegação rubro-negra retorna a Goiânia na manhã deste domingo. Pela primeira vez desde que assumiu o clube, o técnico Artur Neto terá uma semana cheia para poder realizar treinamentos. O zagueiro e lateral Diego Giaretta, além do volante Marino estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo e não enfrentam o Flamengo, no próximo domingo. O meia Joilson retorna de suspensão, e outros jogadores, como Ricardo Bueno, poderão deixar o departamento médico.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-go/noticia/2012/09/artur-neto-valoriza-entrega-dos-jogadores-foi-uma-vitoria-da-garra.html