segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Azarenka segue no topo do ranking, e Wozniacki perde uma colocação


Depois de sofrer primeira derrota no WTA de New Haven, dinamarquesa cai para o nono lugar. Campeã, Kvitova se mantém na quinta posição

Por Agência de notícias Rio de Janeiro

Caroline Wozniacki tênis New Haven semi (Foto: AP)Caroline Wozniacki abandonou na semi de New
Haven e caiu para o nono lugar (Foto: AP)

Em uma semana de poucas mudanças nas primeiras posições, a bielorussa Victoria Azarenka se manteve à frente do ranking da WTA. A única mudança no top 10 foi Caroline Wozniacki, que perdeu pela primeira vez em New Haven e caiu para a nona posição.

Tetracampeã do WTA de New Haven, Wozniacki abandonou a semifinal com dores no joelho direito depois de perder o primeiro set para Maria Kirilenko. A primeira derrota no torneio custou uma posição à dinamarquesa, que caiu para o nono lugar. A chinesa Na Li passou para a oitava colocação.

Quem venceu em New Haven foi a tcheca Petra Kvitova, que segue na quinta posição, mas diminuiu a diferença para as líderes. Vice-campeã do torneio, Kirilenko ganhou duas colocações e agora ocupa o 12º lugar.

Confira o ranking feminino:
1. Victoria Azarenka (BLR) - 9.025 pontos
2. Agnieszka Radwanska (POL) - 8.115
3. Maria Sharapova (RUS) - 7.695
4. Serena Williams (EUA) - 7.300
5. Petra Kvitova (RTC) - 6.415
6. Angelique Kerber (ALE) - 5.705
7. Samantha Stosur (AUS) - 5.700
8. Na Li (CHN) - 4.371
9. Caroline Wozniacki (DIN) - 4.335
10. Sara Errani (ITA) - 3.860


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/08/azarenka-segue-no-topo-do-ranking-e-wozniacki-perde-uma-colocacao.html

Sharapova se impõe à base da força e domina rival de estreia no US Open


Russa pode sair de Nova York como líder do ranking mundial mais uma vez

Por SporTV.com Nova York

Maria Sharapova tênis US Open 1r (Foto: Getty Images)Sharapova  disparou 24 winners (Getty Images)

Maria Sharapova estreou no US Open fazendo o que sabe - e de forma impecável. Atacando com precisão desde o começo, a atual número 3 do mundo colocou sua rival, Melinda Czink (88 do ranking), para correr e fez 6/2 e 6/2 em apenas 1h07m.

Campeã do Grand Slam americano em 2006, a russa de 25 anos disparou cinco aces, executou 24 bolas indefensáveis e venceu 83% dos pontos quando encaixou o primeiro saque. Czink não teve recursos nem potência para mudar o jogo a seu favor. A húngara anotou apenas um ace e oito winners e venceu só 46% das disputas com seu primeiro serviço.

Em busca do quinto título de Grand Slam e de voltar à liderança do ranking mundial, Sharapova enfrentará na segunda rodada a espanhola Lourdes Domínguez Lino, que superou a cazaque Sesil Karatantcheva por 6/4 e 6/1, também nesta segunda-feira. Para reconquistar o posto de número 1, a russa precisa pelo menos alcançar a final. Ainda assim, precisará contar com derrotas precoces de Victoria Azarenka, atual líder, e de Agnieszka Radwanska, vice-líder.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2012/08/sharapova-se-impoe-base-da-forca-e-domina-rival-de-estreia-no-us-open.html

Ranking da ATP não muda, e Federer inicia semana do US Open na ponta


Vinte primeiros colocados seguem inalterados, e tenista suíço se mantém na primeira posição. Thomaz Bellucci é melhor brasileiro, em 40º

Por Agência de notícias Rio de Janeiro

Aplaudido pela torcida da casa, o americano comemora bicampeonato no torneio (Foto: Getty Images)John Isner venceu em Winston-Salem e segue na
décima posição (Foto: Getty Images)

O US Open irá começar sem mudanças no ranking da ATP na última semana. Sem alguns dos principais tenistas do mundo em quadra, e com o americano John Isner conquistando o bicampeonato do ATP 250 de Winston-Salem, as 20 primeiras colocações permaneceram inalteradas nesta mudança. Desta forma, Roger Federer supera as 293 semanas no topo do ranking.

Para os brasileiros, a segunda-feira também não foi de muitas mudanças. Ricardo Mello, que conseguiu uma vaga na chave principal do US Open, subiu uma posição, indo para o 167º lugar. Thomaz Bellucci segue na 40ª colocação, e Rogério Dutra Silva, o terceiro brasileiro no Grand Slam americano, permanece em 112º.

Confira a pontuação do Top 10 da ATP:
1. Roger Federer (SUI) - 12.165 pontos
2. Novak Djokovic (SER) - 11.270
3. Rafael Nadal (ESP) - 8.715
4. Andy Murray (GBR) - 7.290
5. David Ferrer (ESP) - 5.375
6. Jo-Wilfried Tsonga (FRA) - 4.835
7. Tomas Berdych (RTC) - 4.200
8. Juan Martín del Potro (ARG) - 3.620
9. Janko Tipsarevic (SER) - 3.285
10. John Isner (EUA) - 2.880

40. Thomaz Bellucci (BRA) - 967
112. Rogério Dutra Silva (BRA) - 499
138. Thiago Alves (BRA) - 391
155. João Souza (BRA) - 334
167. Ricardo Mello (BRA) - 306
175. Julio Silva (BRA) - 288


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/08/ranking-da-atp-nao-muda-e-federer-inicia-semana-do-us-open-na-ponta.html

Jovem trabalhou no Estádio Louis Armstrong, segundo maior do complexo

Por SporTV.com Nova York

Boleiro prótese US Open tênis (Foto: Reuters)
Um dos boleiros do US Open tornou-se alvo frequente dos cliques de fotógrafos nesta segunda-feira, no primeiro dia de jogos do torneio. O rapaz, que usa uma prótese na perna direita, trabalhou no Estádio Louis Armstrong, segundo maior do complexo de Flushing Meadows (fotos: Reuters).

Boleiro prótese US Open tênis (Foto: Reuters)
.
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2012/08/com-protese-na-perna-boleiro-chama-atencao-nas-quadras-do-us-open.html

Murray não empolga, mas vence em três sets na estreia em Nova York


Após quase um ano, James Blake volta a vencer em um Grand Slam

Por SporTV.com Nova York

O brilho de campeão olímpico não apareceu na estreia de Andy Murray no US Open. Mesmo assim, o escocês superou um dia ruim nos saques e inconstante no fundo de quadra para superar seu primeiro obstáculo no Grand Slam americano. Por 6/2, 6/4 e 6/1, o atual número 4 do mundo derrotou o russo Alex Bogomolov Jr. e avançou à segunda rodada.

Andy Murray tênis US Open 1r (Foto: Getty Images)Andy Murray cumprimenta Bogomolov e avança à segunda rodada (Foto: Getty Images)

A inconstância de Murray ficou nítida nas estatísticas. Ao fim do duelo, o britânico vice-campeão de Wimbledon anotava apenas 49% de aproveitamento de primeiros saques e 31 erros não forçados. Suas devoluções, por outro lado, compensaram. Murray teve seu serviço quebrado quatro vezes, mas quebrou Bogomolov em nove oportunidades e venceu 56% dos pontos no saque do rival.

O próximo oponente do britânico em Flushing Meadows será o vencedor do jogo entre o croata Ivan Dodig e o qualifier japonês Hiroki Moriya.

Série de quebras no começo

O começo da partida foi instável, com os dois tenistas encontrando problemas para confirmar seus serviços. Murray e Bogomolov trocaram quatro quebras nos quatro primeiros games, até que o escocês finalmente venceu em seu serviço e abriu 3/2. O russo, contudo, seguiu com dificuldades para enfrentar as ótimas devoluções do campeão olímpico. Com mais duas quebras, Murray venceu a parcial em 6/2 - sem permitir que Bogomolov confirmasse o saque uma vez sequer
.
O segundo set começou como o primeiro: Bogomolov quebrou o serviço de Murray. Desta vez, porém, o russo manteve seu saque e abriu vantagem. Mesmo sem brilhar, o escocês conseguiu se recuperar e, no oitavo game, devolveu a quebra. No décimo, pressionado pelo placar que mostrava 4/5, Bogomolov sucumbiu. Jogou uma direita na rede para ceder um set point e, pouco depois, viu Murray disparar uma direita indefensável para fazer 6/4 e vencer a parcial.

O terceiro set foi mais fácil, ainda que Murray não tenha empolgado os fãs. O campeão olímpico abriu o placar com uma quebra de saque e não olhou par atrás. Já aparentemente sem ânimo para tentar uma virada, Bogomolov tornou-se presa fácil. O russo venceu apenas um game.

James Blake US Open tênis 1r (Foto: Getty Images)James Blake comemora (Foto: Getty Images)
James Blake volta a vencer

Há quase um ano anotar uma vitória em um Grand Slam, o veterano e ex-top 5 James Blake, de 32 anos, voltou a vencer nesta segunda-feira. Em quatro sets, bateu o eslovaco Lukas Lacko (54 do mundo) por 7/5, 6/2, 3/6 e 6/3 e avançou à segunda rodada.

Atual 114º colocado na lista da ATP, Blake tinha como última vitória em um Slam o triunfo sobre Jesse Huta Galung, também na primeira rodada do US Open, no ano passado. Este ano, o americano não disputou o Australian Open alegando motivos pessoais e foi derrotado na primeira rodada em Roland Garros, por Mikhail Youzhny, e em Wimbledon, por Benjamin Becker.
Na segunda rodada, Blake vai enfrentar o vencedor do jogo entre o espanhol Marcel Granollers e o convidado americano Denis Kudla.

FONTE
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2012/08/murray-nao-empolga-mas-vence-em-tres-sets-na-estreia-em-nova-york.html

'Intocável', Jadson termina turno como maior garçom do Brasileirão


Camisa 10 parou de ser substituído com Ney Franco e é o único jogador do São Paulo a ter atuado em todos os 19 jogos

Por Alexandre Lozetti e Diego Ribeiro São Paulo

A chegada de Ney Franco mudou a vida de Jadson no São Paulo. No primeiro semestre, o camisa 10, apresentado com pompas após ser contratado do Shakhtar Donetsk por R$ 9 milhões, dificilmente atuava durante 90 minutos. Sob o comando de Emerson Leão, o meia chegou a perder a posição mais de uma vez, acusado de falta de ritmo de jogo e má adaptação ao futebol brasileiro. Das 28 vezes em que começou como titular com Leão, Jadson foi substituído em 22.

Com o novo técnico, porém, o jogador é presença sempre certa em campo. Foi o único a ter participado das 19 partidas do primeiro turno, e muito mais privilegiado, já que saiu em apenas duas das 12 vezes em que atuou com Ney Franco no banco.

Jadson se firmou definitivamente na equipe e evoluiu tecnicamente, prova disso é que terminou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro como líder de assistências na competição. Foram sete passes para gols, o último para Luis Fabiano, na vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians. Assista aos lances no vídeo acima. Bernardo, do Atlético-MG, aparece em segundo: com seis assistências em 18 jogos. Em seguida, com cinco assistências, vêm: Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG, 17 jogos), Rhayner (Náutico, 17 jogos), Elano (Grêmio, 14 jogos), e Deco (Fluminense, nove jogos)
- Quando o Ney chegou, deu muita confiança para mim e para o grupo, por isso estamos conseguindo fazer bons jogos e ele tem me deixado mais em campo.

info_jadson_assistencias (Foto: Infografia/Globoesporte.com)

Apesar do ótimo índice, Jadson ainda sofre com a desconfiança de parte da torcida, que causou vaias contra o Bahia, no raro momento em que o atleta saiu de campo no segundo tempo. Ney Franco quis poupá-lo de dores musculares, justamente para o duelo contra o Corinthians. Mas no clube ele está em alta. Mesmo com o interesse declarado na contratação de Ganso, de posição parecida, muitas pessoas o consideraram o grande nome do primeiro turno na equipe, já que Rogério Ceni, Lucas e Luis Fabiano foram desfalques em várias rodadas.

- Meu trabalho é esse (dar assistências). Não é todo mundo que vai ficar contente com meu trabalho aqui no São Paulo, mas pouco a pouco a torcida pega confiança. As sete assistências mostram que tenho feito bem meu trabalho, de acordo com o que o Ney Franco e meus companheiros esperam de mim - afirmou.

No início, grande parte das assistências de Jadson era oriunda de bolas paradas, em cobranças de faltas e escanteios. Mas o número de passes precisos com a bola rolando tem aumentado, como foi o caso da enfiada para Luis Fabiano no segundo tempo, no Pacaembu. A volta do atacante, inclusive, é um alento para que o número de assistências aumente no segundo turno.

O camisa 10 poderia já ter ampliado seu índice, mas muitos jogadores não aproveitaram chances claras criadas por ele. Contra o Corinthians, por exemplo, Maicon recebeu ótimo passe de Jadson, mas finalizou para fora. Com o Fabuloso em campo, é notório que o meia procura sempre pelo centroavante.

- O Luis tem o mérito, não sou fazedor de gols, então meu papel é dar assistências e estou feliz por ter conseguido. Ter um camisa 9 como o Luis Fabiano facilita muito meu trabalho.

Jadson são paulo treino (Foto: Joâo PIres / Vipcomm)Jadson deixou de ser substituído e virou o principal garçom do Brasileirão (Foto: Joâo PIres / Vipcomm)

FONTE:

Dirigente do Cruzeiro critica árbitro do clássico: 'Covarde, medroso e c****'


Valdir Barbosa confirma ter interpelado Nielson Nogueira Dias no intervalo,
mas nega ida ao vestiário: 'Disse que ele havia perdido o controle do jogo'

Por Lucas Catta Prêta Belo Horizonte

A arbitragem de Nielson Nogueira Dias no clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG mexeu com os ânimos dos clubes. Reclamações, protestos e acusações dos dois lados se fizeram presente durante o empate em 2 a 2 e depois do jogo realizado neste domingo, no Independência. O gerente de futebol da raposa, Valdir Barbosa, teve de explicar a discussão que teve com Dias no intervalo, quando este ainda se dirigia aos vestiários e passou por uma zona a que dirigentes têm acesso. Segundo Barbosa, o árbitro chegou a dar ordem de prisão a ele - ele é capitão da brigada militar de Pernambuco.

- Eu disse que ele havia perdido o controle do jogo, e ele mandou os policiais me conduzirem à delegacia. Falei que é um capitão de merda em Pernambuco, o chamei de covarde, medroso e cagão. E ele, depois, foi ao coronel da PM dizer que estava pronto para suspender a partida por minha causa e também por causa do Guilherme Mendes (diretor de comunicação) e Alexandre Mattos (diretor de futebol). Qual é o preparo desse camarada para apitar uma partida de futebol com equipes como Cruzeiro e Atlético-MG?

Barbosa explicou que a confusão começou após ele dizer que o árbitro não poderia repetir um erro cometido por ele em 2010, no Parque do Sabiá, quando o Cruzeiro estava na briga pelo título do Brasileiro - na ocasiao, a Raposa foi derrotada por 2 a 0 pelo São Paulo, e o árbitro assinalou um pênalti inexistente no atacante tricolor Ricardo Oliveira. Ele acabou suspenso pela comissão de arbitragem em função do erro.

O dirigente também questionou a paralisação da partida no segundo tempo, quando copos de bebidas foram arremessados em direção ao gramado (assista ao lance no vídeo ao lado).

- É um sujeito despreparado, covarde, omisso e medroso. Ele vai me dizer que o campeonato no sertão de Pernambuco é mais seguro que (um jogo realizado) no estádio Independência?
‘Não recebo dele (Kalil)’

Do lado do arquirrival Atlético-MG, a aproximação de dirigentes do Cruzeiro ao árbitro, no intervalo, não foi bem recebida. O presidente Aleandre Kalil chegou a denunciar uma suposta invasão ao vestiário. Barbosa respondeu e ironizou.

- Eu não tenho que dar satisfação a ninguém. Dou satisfação ao Cruzeiro Esporte Clube. É a primeira vez que me manifesto desta forma. Nunca fiz isso, nunca fui à porta de vestiário. E sei de muitos que fazem todo dia, que vivem escarneando as pessoas ao microfone, mas que depois se escondem atrás de um juiz para se defender. Então eu cuido do Cruzeiro, não recebo dele (Kalil) nem do Atlético-MG.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2012/08/valdir-barbosa-ataca-arbitro-e-kalil-capitao-somente-em-pernambuco.html

Mourinho maltrata Kaká, mas só quer negociá-lo para o '3º mundo', diz jornal


Segundo diário espanhol, brasileiro teria reclamado com companheiros do Real Madrid que técnico 'é uma pessoa muito má'

Por GLOBOESPORTE.COM Madri

Kaká no banco de reservas do Real Madrid (Foto: EFE)Kaká no banco do Real Madrid (Foto: EFE)

A relação entre o meia Kaká e o técnico José Mourinho está indo de mal a pior. Segundo o jornal "El País", o jogador brasileiro está convencido de que, desde janeiro, o treinador o maltrata para obrigá-lo a aceitar se transferir. A questão é que o português não aceita negociar o jogador com uma potência europeia, o caso do Milan, que deseja tê-lo por empréstimo.

- Ele é uma pessoa muito má - teria dito Kaká a companheiros de vestiário segundo a publicação.
O técnico insiste para que o jogador deixe o Real Madrid. O Milan está disposto a pagar metade do salário em um empréstimo, mas segundo Kaká teria relatado a Adriano Galliani, vice-presidente do clube italiano, as únicas opções seriam um retorno ao futebol brasileiro ou a ida para o futebol dos Estados Unidos.

- Ele só quer que eu vá para o terceiro mundo futebolístico - lamentou o brasileiro de acordo com o "El País".

Mourinho tem dado poucas oportunidades a Kaká. Na derrota para o Getafe por 2 a 1 neste domingo, o meia não foi sequer relacionado. Na última rodada da temporada passada do Campeonato Espanhol, o Real enfrentava o Granada já com o título de campeão. Uma ótima oportunidade para o brasileiro ter mais contato com a bola. No entanto, foi substituído no intervalo. Entre os jogadores merengues, há um pensamento de que o camisa 8 está sendo injustiçado.

- Mourinho o trata como um inútil - opinou um jogador não identificado ao jornal espanhol.
O diário espanhol reproduziu diálogos de uma reunião entre Bosco Leite, pai e empresário do meia, Mourinho e Kaká. Durante o encontro, o treinador foi direto:

- Não se dá conta de que não conto com você? Não pensa em fazer nada para relançar sua carreira?
Bosco então exigiu que o Real pagasse tudo o que deve para que Kaká pudesse sair. O treinador respondeu afirmando que o brasuca atrapalha seu projeto, e a resposta de Bosco veio em forma de acusação.

- Seu projeto... e o projeto de Jorge Mendes (empresário de Mou e de cinco jogadores do time, entre eles Cristiano Ronaldo) - disparou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2012/08/mourinho-maltrata-kaka-mas-so-quer-negocia-lo-para-o-3-mundo-diz-jornal.html

'Quebra-cabeças': 289 jogadores lesionados só no primeiro turno


Coritiba é o mais prejudicado com 20 atletas machucados e132 ausências ao todo. Principal reclamação é com o número de partidas durante a temporada


Marcelo Oliveira, técnico do Coritiba (Foto: Marco Aurelio Garcia / RPCTV)Marcelo Oliveira teve que lidar com 132 ausências
no Coritiba (Foto: Marco Aurelio Garcia / RPCTV)

Ao todo foram 1.578 desfalques e 289 diferentes jogadores vetados. Os números indicam o tamanho do problema que os treinadores tiveram para escalar suas equipes ao longo do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Todos foram prejudicados de alguma forma com as ausências por lesão. Uns mais, outros menos, e o certo é que, por algumas rodadas, montar a equipe se tornou um verdadeiro quebra-cabeça. Que o diga Marcelo Oliveira, do Coritiba, que chegou a não poder contar com dez jogadores por este motivo em quatro rodadas diferentes. No fim das contas, o treinador teve 132 ausências (contabilizando quantas vezes cada atleta desfalcou a equipe) para suprir na equipe.

- O Atlético-MG jogou 38 partidas e nós já jogamos 57. Então, isso representa 18 partidas a mais, é um excesso muito grande. Dá impressão no futebol brasileiro que as equipes que chegam às finais de seus campeonatos são punidas nesse sentido. (A quantidade de lesões) atrapalha muito porque mesmo que tenhamos um número grande de jogadores, tem que mudar sempre. Quebra um pouco o entrosamento do time - ponderou o técnico.

  Desfalques por lesão
Total 1.578
Média
por
rodada
83
Média por jogo
8,3
A diferença ocorre pelo fato de o Coritiba ter chegado à decisão da Copa do Brasil, com 12 partidas disputadas, e 24 jogos pelo Campeonato Paranaense. Por sua vez, o Galo atuou 15 vezes no Mineiro - os dois foram finalistas nos regionais - e quatro na competição nacional, após ser eliminado nas oitavas de final. Ainda assim, o Galo não se viu longe das lesões. Foram 12 jogadores com passagem pelo departamento médico do clube. No entanto, a equipe foi uma das menos afetadas na quantidade total de desfalques, com 60, já que a maioria dos atletas tiverem problemas musculares leves, à exceção de Triguinho e Neto Berola, este último já recuperado.
Outro treinador que tem motivos para se lamentar é Oswaldo de Oliveira. O Botafogo já teve 19 atletas diferentes lesionados ao longo do primeiro turno e, no confronto deste domingo contra o Flamengo, Andrezinho e Brinner saíram contundidos.

- É uma coisa que vem causando desconforto. A cada jogo perdemos dois jogadores. Contra o Palmeiras foram o Antônio Carlos e o Rafael Marques. Contra o Flamengo, o Andrezinho e o Brinner. É o 15º jogo consecutivo que fazemos sem um espaço ideal para recuperação. Vamos ter que dar um jeito de superar estas dificuldades - reclamou Oswaldo de Oliveira.

Andrezinho deixa o Engenhão de muletas, Botafogo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)Andrezinho deixa o Engenhão de muletas após partida contra o Fla (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)

O menor número de atletas lesionados vem do São Paulo, que contabiliza oito jogadores fora de alguma rodada da competição, sendo que quatro deles machucados antes da estreia. E, mesmo com o baixo número, o médico tricolor José Sanchez tem ressalvas quanto ao calendário brasileiro. Para ele, é um dos problemas que afetaram o elenco do Coritiba, além de incluir outros fatores.

- O pessoal fala muito do calendário e realmente temos muitos jogos, com uma média de 73 por ano, quando o ideal são 60. Existe uma má distribuição, com nove jogos em um mês e outro mês com cinco. Se adequassem o nosso calendário ao europeu, teríamos menos problemas. Quem tem atleta na Seleção também é prejudicado, já que os jogadores ficam fazendo um outro trabalho, diferente do clube. Alguns clubes ainda têm o fato da mudança de comissão técnica, que acaba propiciando e cria problemas, pois é difícil que o profissional siga o trabalho anterior e acaba mudando, fazendo com que o atleta tenha que se readaptar. Tem vários fatores que acabam propiciando. E acaba que, em agosto e setembro alguns jogadores ficam fadigados - afirmou.
Uma outra preocupação vem do estado dos gramados país afora. Questionado se o fato de o Morumbi estar conservado ajuda a manter o baixo número de atletas com lesão, o médico foi além:

- Sem dúvida acho que isso é um fator que ajuda positivamente, mas não é tão decisivo. Se tiver num terreno muito duro, fofo e irregular você está submetendo o atleta a um risco maior. Acho que o fator campo tem uma parcela razoavelmente grande em algumas lesões. Principalmente entorse e algumas mais graves. Isso há muito tempo estamos observando e influencia.

Info Lesoes do 1º Turno do Brasileirao (Foto: infoesporte)

Convocações e suspensões só aumentam os problemas

Não bastassem as ausências por conta por lesões, o quebra-cabeça do treinador fica ainda mais complicado quando algumas das peças estão fora por outros motivos. As suspensões são recorrentes entre os desfalques, já que o acúmulo de três cartões amarelos fazem com que o jogador esteja fora da rodada seguinte.

Nas rodadas 15 e 18, o técnico Marcelo Oliveira não contou com 12 atletas em cada uma delas, somando-se os dez lesionados e mais dois suspensos. Ou seja, mais de um time completo de desfalques.

Além disso, o fortalecimento do futebol nacional tem feito com que mais atletas sejam convocados e desfalquem suas equipes. Durante as Olimpíadas, Santos, Internacional e São Paulo não puderam contar com seus principais jogadores: Neymar, Ganso, Rafael Cabral, Oscar (que foi negociado com o Chelsea durante os Jogos), Leandro Damião e Lucas estavam no grupo medalha de prata em Londres.

neymar brasil x mexico londres 2012 olimpiadas (Foto: AFP)Durante as Olimpíadas, Neymar desfalcou o Santos por 16 rodadas no Brasileirão (Foto: AFP)

Desta forma, o Santos teve grandes problemas no início da competição: na terceira e quarta rodadas, a equipe empatou com o Fluminense e perdeu o clássico para o São Paulo quando tinha oito atletas no departamento médico, além dos três jogadores já servindo à seleção, no total de 11 desfalques para Muricy Ramalho armar a equipe. Ao todo, Neymar ficou fora das 16 primeiras rodadas do Brasileirão, enquanto defendia a amarelinha.

Calendário é a maior reclamação


"Acreditamos que com um calendário como este é impossível qualquer tipo de adaptação e continuaremos seguindo no caminho da improvisação e do amadorismo, num país que se prepara para sediar o maior evento de futebol do planeta”. A afirmação é do preparador físico Glydiston Ananias, do Coritiba, publicada em um de seus artigos ainda no início de abril deste ano. A questão levantada não é nova, tampouco foi aclamada pela primeira vez no meio do futebol, mas gera discussões e comparações quanto ao tempo de preparação e descanso em relação ao futebol europeu.

Em uma conta rápida, o preparador imaginou o Coxa classificado para as finais do Campeonato Paranaense, Copa do Brasil e Sul-Americana e somou às 38 rodadas do Brasileiro. Na divisão pelo número de semanas do ano, chegou a apenas 3,3 dias por mês para realização de treinos e 1,66 partidas a cada sete dias. Ou seja, em uma temporada bem sucedida, há mais de um jogo e menos de um treino por semana. Isso sem contar o tempo gasto com viagens e conexões em aeroportos.

Jogadores do Chelsea erguem a taça (Foto: Reuters)Finalista em duas competições, Chelsea disputou 61 jogos na última temporada (Foto: Reuters)

Em uma comparação com os ingleses do Chelsea na temporada 2011-2012, os números impressionam. Finalistas da Liga dos Campeões e da Copa da Inglaterra, além de disputar o Campeonato Inglês e a Copa da Liga Inglesa, chegou ao final da temporada com 61 partidas disputadas. Até agosto, os paranaenses já disputaram 57, e farão mais 19 até o fim do ano, chegando a 76.

- Não tem como fugir das lesões. Há uma série de fatores que influenciam para que os atletas acabem sofrendo algum tipo de lesão. O tempo de preparação, por exemplo. Nós tivemos uma pré-temporada de apenas 15 dias antes do campeonato estadual. Isso é pouco para preparar o atleta para uma jornada que vai durar um ano inteiro. Na Europa, eles têm 30 dias para trabalhar. Com isso, tem que ter elenco, jogador de reposição - disse Glydiston Ananias.

De volta após sete anos jogando no futebol europeu, Luis Fabiano, do São Paulo, tem convivido com as lesões, que já o tiraram de sete das 19 rodadas do primeiro turno. Em entrevista ao programa Esporte Espetacular, da TV Globo, o atacante faz coro às reclamações com a sequência de jogos no Brasileirão.

- Eu vinha de um ritmo diferente, de jogar na Europa. No Brasil é um (jogo) atrás do outro, então são mais lesões de fadiga, de não recuperar, de não ter tempo de ter uma recuperação correta, de não conseguir recuperar o músculo. Isso vai acarretando esse tipo de lesão - ponderou.

luis fabiano são paulo entrevista (Foto: Sergio Gandolphi / Globoesporte.com)Luis Fabiano tem sofrido com lesões após volta ao
Brasil (Foto: Sergio Gandolphi / Globoesporte.com)

Pré-temporada curta, gramados irregulares, alto número de jogos em sequência... Some ainda as viagens, muitas vezes longas em um país com dimensões continentais como o Brasil, atraso em aeroporto, variação de temperatura entre regiões. É um prato cheio para que o jogador, ainda que esteja sendo monitorado, sofra uma lesão muscular. Por isso, é preciso ir além e contar com a ajuda do próprio atleta.

- Existem algumas variáveis para determinar a carga de treinamentos para cada jogador. Uma delas é a idade. Também levamos em consideração o histórico de lesões do atleta. A gente analisa esses itens para dosar nos treinos. A exposição a horas de treinamento tem que ser menor para os atletas mais velhos. É inevitável, da condição humana. Por isso, o feedback de cada jogador é muito importante também, para que a gente saiba como ele está se sentindo e fazer o programa certo para cada um deles - analisa Glydston Ananias.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/08/quebra-cabecas-289-jogadores-lesionados-so-no-primeiro-turno.html

Árbitro relata ofensas de dirigentes do Cruzeiro e objetos no campo


Nielson Nogueira Dias escreve ter sido chamado de ladrão, e cita celular entre objetos atirados no gramado durante empate com o Atlético-MG

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Súmula do clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG (Foto: Reprodução / Site Oficial da CBF)Súmula do clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG
(Foto: Reprodução / Site Oficial da CBF)

Na súmula do clássico Cruzeiro 2 x 2 Atlético-MG, o árbitro Nielson Nogueira Dias, da Federação Pernambucana de Futebol, relatou ter sido chamado de "ladrão" pelo gerente de Futebol do Cruzeiro, Valdir Barbosa, e pelo diretor de comunicação do clube, Guilherme Mendes, quando se dirigia ao vestiário, no intervalo do primeiro para o segundo tempo. Nielson Dias classificou como "péssimo" o comportamento da torcida do time mandante, que atirou diversos objetos no gramado.

- Ao término do primeiro tempo, quando toda a equipe de arbitragem se dirigia ao vestiário ainda no corredor de acesso, fui abordado pelos senhores Valdir Barbosa e Guilherme Mendes, ambos diretores do Cruzeiro, os quais em tom elevado de voz, com extrema agressividade verbal proferiram as seguintes palavras: ‘Você é um ladrão, já roubou a gente em Uberlândia e está roubando novamente’, sendo contidos pela Polícia Militar.

A invasão de campo feita por outro integrante da diretoria ao fim da etapa inicial também foi citada pelo juiz. 


- Ao término do primeiro tempo da partida, o Sr. Alexandre Mattos, diretor de futebol do Cruzeiro, invadiu o gramado (...), proferindo as seguintes palavras: ‘Você só deu cartão amarelo pra nós, quatro minutos de acréscimo foi muito!’

Objetos
Nielson relatou, também, os objetos atirados pela torcida, que começaram a ser arremessados, segundo ele, aos seis minutos da etapa final.

- (...) com a bola fora do jogo, após a marcação de uma falta em favor do Atlético-MG, próximo ao banco de reservas do mesmo, foram arremessados ao campo de jogo vários copos cheio de água e uma lata de uma buzina a gás, todos oriundos da torcida do Cruzeiro. Tendo este árbitro principal sido atingido no braço esquerdo por um copo de plástico cheio de água. Após seis minutos de paralisação, a partida foi reiniciada com a garantia da PMMG.

Segundo Nielson, aos 16 minutos do segundo tempo foram arremessados um aparelho celular sem chip, uma bateria de celular e uma carcaça de relógio de pulso na cor preta e pulseira preta de borracha. Foi arremessada, também, uma camisa de gola polo azul com listras amarelas e verdes, com o símbolo do Cruzeiro, "oriunda da torcida da referida equipe". Os objetos citados foram todos anexados e entregues ao delegado da partida. 


Além dos objetos, o árbitro detalhou, também, os lances que ocasionaram as expulsões de Bernard, Leandro Guerreiro e Pierre.

- Aos 12 minutos do 2º tempo da partida, expulsei o senhor Leandro Guerreiro, nº 05 do Cruzeiro E.C. pela segunda advertência ao empurrar seu adversário , impedindo que o mesmo pegasse um objeto lançado ao campo pela torcida do Cruzeiro, o senhor Bernard A. C. Duarte, número 11 da equipe do C. A. Mineiro, que revidou com outro empurrão, sendo igualmente expulso. O fato se deu com a bola fora de jogo. Para ambos foi apresentado o cartão amarelo e, logo em seguida, o vermelho. Aos 36 minutos do 2º tempo da partida, expulsei o senhor Lucas Pierre S. Oliveira, número 55 da equipe do C. A. Mineiro, por receber a segunda advertência na partida, ao calçar o seu adversário de número 10 (Montillo) na disputa pela bola.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/noticia/2012/08/sumula-do-classico-arbitro-relata-agressao-verbal-e-objetos-no-campo.html

Chuva forte em Nova York interrompe jogos já no primeiro dia do US Open


Apenas quatro partidas foram encerradas antes dos primeiros pingos

Por SporTV.com Nova York

O US Open mal começou, e a chuva já deu as caras, interrompendo o primeiro dia de jogos no complexo de Flushing Meadows. Com pouco mais de uma hora de torneio, apenas quatro partidas haviam terminado. Na mais importante delas, a atual campeã, Samantha Stosur, estreou com vitória sobre a croata Petra Martic, 64ª do ranking.

US Open chuva 1r tênis (Foto: Getty Images)Estádio Arthur Ashe, sem teto retrátil, tem o piso encharcado no primeiro dia do US Open (Foto: Getty Images)

As outras vencedoras desta primeira rodada até agora são a tcheca Lucie Hradecka, que fez 6/3 e 6/3 sobre a espanhola Anabel Medina Garrigues, a australiana Casey Dellacqua, que aplicou 6/2 e 6/3 em cima da ucraniana Lesia Tsurenko, e a georgiana Anna Tatishvili, que eliminou a francesa Stephanie Foretz Gacon por 6/2 e 6/0. A interrupção durou cerca de três horas, e a rodada continuou com a entrada de Andy Murray e Alex Bogomolov Jr. no Estádio Arthur Ashe.
O mau tempo vem sendo um problema recorrente do US Open, disputado durante o verão americano. Nos últimos quatro anos, as finais masculinas, marcadas para os domingos, tiveram de ser adiadas para segunda-feira. A organização ainda não tem planos concretos para construir um teto retrátil sobre o Estádio Arthur Ashe, o maior do mundo para a prática do tênis.

A rodada desta segunda-feira tem programadas as estreias de nomes como Andy Murray, Maria Sharapova, Kim Clijsters, Victoria Azarenka e Petra Kvitova. Confira abaixo os jogos previstos para esta primeira rodada em Nova York:

ESTÁDIO ARTHUR ASHE
Samantha Stosur (AUS)[7] 2 x 0 Petra Martic (CRO) - 6/1 e 6/1
Andy Murray (GBR)[3] x Alex Bogomolov Jr. (RUS)
Maria Sharapova (RUS)[3] x Melinda Czink (HUN)
Victoria Duval (USA) x Kim Clijsters (BEL)[23]
Roger Federer (SUI)[1] x Donald Young (USA)


ESTÁDIO LOUIS ARMSTRONG
Lukas Lacko (SVK) x James Blake (USA)
Melanie Oudin (USA) x Lucie Safarova (CZE)[15]
Mardy Fish (USA)[23] x Go Soeda (JPN)
Victoria Azarenka (BLR)[1] x Alexandra Panova (RUS)


GRANDSTAND
Marion Bartoli (FRA)[11] x Jamie Hampton (USA)
Jack Sock (USA) x Florian Mayer (GER)[22]
Polona Hercog (SLO) x Petra Kvitova (CZE)[5]
Michael Russell (USA) x Gilles Simon (FRA)[16]


QUADRA 17
Na Li (CHN)[9] x Heather Watson (GBR)
Varvara Lepchenko (USA)[31] x Mathilde Johansson (FRA)
Rui Machado (POR) x Fernando Verdasco (ESP)[25]
Marin Cilic (CRO)[12] x Marinko Matosevic (AUS)


QUADRA 13
Sorana Cirstea (ROU) x Sabine Lisicki (GER)[16]
Paul-Henri Mathieu (FRA) x Igor Andreev (RUS)
Daniela Hantuchova (SVK) x Anastasia Pavlyuchenkova (RUS)[17]
Ruben Ramirez Hidalgo (ESP) x Somdev Devvarman (IND)


QUADRA 11
Guido Andreozzi (ARG) x Kei Nishikori (JPN)[17]
Romina Oprandi (SUI) x Andrea Petkovic (GER)
Jeremy Chardy (FRA)[32] x Filippo Volandri (ITA)
Virginie Razzano (FRA) x Jie Zheng (CHN)[28]


QUADRA 4
Julia Goerges (GER)[18] x Kristyna Pliskova (CZE)
Albert Ramos (ESP) x Robby Ginepri (USA)
Samantha Crawford (USA) x Laura Robson (GBR)
Robin Haase (NED) x Feliciano Lopez (ESP)[30]


QUADRA 6
Tim Smyczek (USA) x Bobby Reynolds (USA)
Timea Bacsinszky (SUI) x Mallory Burdette (USA)
Nicole Gibbs (USA) x Alize Cornet (FRA)
Pauline Parmentier (FRA) x Michaella Krajicek (NED)


QUADRA 7
Nadia Petrova (RUS)[19] x Jarmila Gajdosova (AUS)
Nikolay Davydenko (RUS) x Guido Pella (ARG)
Yanina Wickmayer (BEL)[25] x Julia Glushko (ISR)
Barbora Zahlavova Strycova (CZE) x Kirsten Flipkens (BEL)


QUADRA 8
Lucie Hradecka (TCH) 2 x 0 Anabel Medina Garrigues (ESP)[27] - 6/3 e 6/3
Alexandra Cadantu (ROU) x Aleksandra Wozniak (CAN)
Lourdes Dominguez Lino (ESP) x Sesil Karatantcheva (KAZ)
Maxime Authom (BEL) x Bjorn Phau (GER)


QUADRA 10
Marcel Granollers (ESP)[24] x Denis Kudla (USA)
Edina Gallovits-Hall (ROU) x Stefanie Voegele (SUI)
Anastasia Rodionova (AUS) x Julia Cohen (USA)
Denis Istomin (UZB) x Jurgen Zopp (EST)


QUADRA 12
Casey Dellacqua (AUS) 2 x 0 Lesia Tsurenko (UCR) - 6/2 e 6/3
Simona Halep (ROU) x Iveta Benesova (CZE)
Daniel Brands (GER) x Adrian Ungur (ROU)


QUADRA 14
Anna Tatishvili (GEO) 2 x 0 Stephanie Foretz Gacon (FRA) - 6/2 e 6/0
Hiroki Moriya (JPN) x Ivan Dodig (CRO)
Tatsuma Ito (JPN) x Matthew Ebden (AUS)
Su-Wei Hsieh (TPE) x Magdalena Rybarikova (SVK)


QUADRA 15
Mandy Minella (LUX) x Olivia Rogowska (AUS)
Blaz Kavcic (SLO) x Flavio Cipolla (ITA)
Kristina Mladenovic (FRA) x Marina Erakovic (NZL)
Martin Klizan (SVK) x Alejandro Falla (COL)


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2012/08/chuva-forte-em-nova-york-interrompe-jogos-ja-no-primeiro-dia-do-us-open.html
 

Atual campeã, Stosur abre US Open com vitória maiúscula sobre croata


Número 7 do mundo, australiana ainda não levantou um troféu neste ano

Por SporTV.com Nova York

Samantha Stosur tênis US Open 1r (Foto: Getty Images)Samantha Stosur passou sem sobressaltos por
seu primeiro obstáculo em NY (Foto: Getty Images)

Quando cometeu uma dupla falta no quinto game do primeiro set, Samantha Stosur enfim tirou o zero que acompanhava o nome Petra Martic, sua adversária, no placar. Atual campeã do US Open, a australiana venceu os 19 primeiros pontos do jogo desta segunda-feira e abriu de forma triunfal sua campanha em Nova York. Por 6/1 e 6/1, em 51 minutos, Stosur avançou de forma maiúscula à segunda rodada do último Grand Slam de 2012.

Até cometer a dupla falta, a australiana aproximava-se de um Golden Set - vencer todos os 24 pontos da parcial. No entanto, depois de encaixar cinco aces, Stosur continuou forçando até mandar um segundo saque para fora. Martic ainda salvou um par de set points no sexto game e também evitou um pneu, mas não conseguiu reagir na partida.

Stosur também abriu o terceiro set com uma quebra e disparou no placar mais uma vez. Na segunda rodada, em busca de conquistar seu primeiro título na atual temporada, a atual número 7 do mundo vai enfrentar a vencedora do jogo entre a romena Edina Gallovits-Hall e a qualifier suíça Stefanie Voegele.

Após atraso, Na Li e Bartoli avançam

Pouco depois da vitória de Stosur, uma chuva forte paralisou a rodada do US Open por cerca de três horas. Quando as partidas recomeçaram, Na Li fechou seu jogo contra a britânica Heather Watson. A chinesa, atual número 8 do mundo, triunfou por 6/2 e 6/3 e avançou à segunda fase. Em grande momento no circuito após o título do WTA de Cincinnati, conquistado no último fim de semana, Na Li vai enfrentar agora a australiana Casey Dellacqua, que eliminou a ucraniana Lesia Tsurenko por 6/2 e 6/3.

Outra favorita a confirmar seu lugar na segunda rodada em Nova York é a francesa Marion Bartoli, que bateu a americana Jamie Hampton por 6/3 e 7/6(5). Bartoli terá no caminho em seguida a vencedora do jogo entre a alemã Andrea Petkovic e a suíça Romina Oprandi.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2012/08/atual-campea-stosur-abre-us-open-com-vitoria-maiuscula-sobre-croata.html

Na busca pelo milésimo, Túlio será inscrito pelo Botafogo no Brasileiro


Atacante diz que se prepara apenas para amistosos, mas dirigente afirma que participação em jogo oficial será debatida quando conta atingir 999 gols

Por Fred Huber Rio de Janeiro

O projeto "Túlio a 1000" carrega a ironia de ter sido divulgado num momento em que o Botafogo sofre com a falta de um centroavante. E o clube escancarou essa relação ao anunciar nesta segunda-feira que o jogador será inscrito no Campeonato Brasileiro. Existe a possibilidade - sem garantia - de que ele seja escalado no time principal quando estiver com 999 gols (atualmente tem 993), segundo suas contas. Até lá, será montado um grupo sub-23 para amistosos.

Os detalhes do projeto foram anunciados em uma entrevista coletiva em General Severiano. O primeiro jogo de Túlio com a estrela solitária no peito será contra o Tupi, no dia 15 de setembro, em Juiz de Fora (MG), reduto de torcedores alvinegros e local da terceira etapa do Feijão no Fogão 2012.

- É um projeto de marketing, mas o futebol vai ajudar. Vamos montar um time sub-23 com profissionais, e cada jogo será uma história a contar. O Túlio será inscrito e fará parte do elenco. Quando chegar ao 999, vamos nos reunir para decidir o que é melhor a ser feito - disse o diretor de futebol Sidnei Loureiro.

saiba mais
Túlio disse que sua intenção é deixar os dirigentes à vontade, mas voltou a afirmar que sonha fazer o gol mil com passe do holandês Seedorf.

- Entendo a pressão da torcida, mas o projeto é outro. Quero deixar bem claro. Estou me preparando para jogar amistosos. O departamento de futebol está fazendo um trabalho bonito, e o Botafogo vai dar a volta por cima no segundo turno para buscar uma vaga na Libertadores. Quero que o milésimo seja no Engenhão, a casa do Botafogo. O passe pode ser do Andrezinho, do Seedorf... Isso, não dá para escolher. Mas acho que vai ser do Seedorf (risos) - afirmou o jogador, que foi carregado por torcedores e exibiu camisa entregue por um deles, do Botafogo-DF, com o número 1.000 às costas.


tulio maravilha botafogo (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Túlio é carregado e exibe camisa do Bota-DF, entregue por torcedor (Foto: André Durão/Globoesporte.com)

Túlio preferiu não citar um adversário específico para o seu milésimo gol, apesar dos gritos de "Flamengo" da torcida no momento em que ele respondia.

- Para o torcedor, seria o Flamengo. Para mim, não posso escolher. O matador não pode perder oportunidade. Que seja o adversário que Deus mandar.

Assim como qualquer contratação, Túlio fará exames e avaliação física. Os treinos serão feitos com o time de juniores, mas não será incomum ver o artilheiro na atividade dos profissionais.
Para o torcedor, seria o Flamengo. Para mim, não posso escolher. O matador não pode perder oportunidade. Que seja o adversário que Deus mandar"
Túlio, sobre o adversário do milésimo gol

Sempre irreverente, Túlio garantiu que estará em uma boa condição física para defender o Alvinegro novamente.

- Não vou estar tanquinho como Seedorf, mas vou chegar perto - avisou.
Túlio espera que a contagem regressiva rumo aos mil gols não vire uma novela e se mostrou feliz por ter os seus - polêmicos - cálculos adotados pelo Botafogo. No ano passado, o GLOBOESPORTE.COM mostrou havia um superfaturamento de gols e que o jogador incluía alguns apenas recorrendo à memória.

- Desde a barriga da minha mãe vim com este propósito, está no meu DNA. Em 1999, pelo Cruzeiro, marquei meu gol número 500. Calculei fazer mais 500 em dez anos, mas errei a conta por pouco. Só vou fechar em 2012. Os números falam por si só. O Botafogo adotou a minha contagem, e isso vale demais.


Depois de Juiz de Fora, Túlio deve fazer uma verdadeira excursão pelo país, principalmente pelas regiões Nordeste e Norte. O vice-presidente de marketing Marcelo Guimarães informou que as datas serão divulgadas apenas quando os contratos estiverem assinados. Haverá patrocinadores específicos em cada jogo. A doação de alimentos será incentivada, e o clube pretende leiloar camisas e a bola.

- O primeiro jogo será contra o Tupi, que está no ano do seu centenário. Será uma grande festa, com casa cheia. Vamos levar o espírito alvinegro para lá. Depois vamos circular pelo país. Já temos pré-agendados: Brasília, João Pessoa, Maceió, Belém, Manaus e Rio Branco. A agenda é apertada, mas ainda há possibilidade de contratação de novos amistosos. O contato pode ser pelo e-mail tuliomaravilha@botafogo.com.br.


Diretor de futebol afirma que
já existem negociações para
Túlio atuar em Brasília, João Pessoa, Maceió, Belém,
Manaus e Rio Branco

O evento contou com a participação de torcedores animados, que desde antes da chegada do artilheiro já cantavam "Túlio Maravilha, nós gostamos de você/ Túlio Maravilha, faz mais uma a gente ver". Foi em General Severiano que Túlio atingiu o ápice de sua carreira e alcançou sua idolatria com muita irreverência e gols. A principal conquista foi o Brasileiro de 1995.

- É a minha última apresentação oficial. Não poderia ser melhor. Sou Botafogo de coração, aprendi a gostar. Tive garra, paixão, empenho, construí uma história bonita. Voltar a General Severiano é um orgulho. Estou feliz demais. Aqui é minha casa. Quero fazer o milésimo e dizer que minha trajetória está completa. Tenho 43 anos e o mesmo amor de quando cheguei, em 1994.

O clube também lançou uma linha de produtos comemorativa para a corrida pelo milésimo, que tem, entre outras coisas, camisas, canecas e bonés.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/08/na-busca-pelo-milesimo-tulio-sera-inscrito-pelo-bota-no-brasileiro.html

Com anel fechado, reforma do Maracanã entra na reta final


Expectativa é que o estádio seja entregue no dia 21 de fevereiro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

saiba mais

Em obras desde março de 2010 e fechado para jogos há quase dois anos – a última partida aconteceu no dia 5 de setembro daquele ano -, o Maracanã entrou na reta final de sua reforma. A expectativa do governo do Rio de Janeiro é que o estádio seja entregue no dia 21 de fevereiro de 2013.

Em agosto, as obras tiveram avanços significativos. Na semana passada, por exemplo, o último anel de compressão da nova cobertura foi colocado. No próximo mês, quando será finalizada a instalação dos degraus de todo o estádio, terá início a colocação dos cabos de aço para sustentação da cobertura, que será içada em novembro.

Quando estiverem prontas, as arquibancadas servirão de apoio da estrutura metálica que sustentará a nova cobertura. Depois de instalados os cabos tensionados, serão içados, simultaneamente, por 120 macacos hidráulicos. Os cabos tensionados têm 20 mil metros de comprimento. As estruturas das arquibancadas estão praticamente concluídas.

maracanã obras (Foto: Genilson Araújo / Parceiro / Agência O Globo)Foto desta segunda-feira do Maracanã (Foto: Genilson Araújo / Parceiro / Agência O Globo)

Outra definição importante que aconteceu em agosto foi a compra dos assentos. Após um longo imbróglio, uma fabricante nacional venceu a concorrência e começará a produzir as cadeiras em setembro. A instalação, no entanto, só será concluída em fevereiro. Os modelos serão os mesmos usados na Allianz Arena, em Munique, na Alemanha - palco da decisão da Liga dos Campeões deste ano -, em arenas da Eurocopa na Polônia, como Legia Stadium, em Varsóvia, e Victoria Stadium, em Sulejowek, e no Parque Olímpico de Londres.

Segundo os últimos dados passados pelo consórcio responsável pela obra no Rio, o Maracanã está com 62% do trabalho concluído. A previsão é que o estádio esteja finalizado em fevereiro de 2013. A arena carioca será palco da final da Copa das Confederações e receberá sete jogos da Copa do Mundo de 2014 – incluindo a decisão do torneio.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2012/08/com-arquibancada-quase-fechada-reforma-do-maracana-entra-na-reta-final.html



Recorde do líder Galo e 'condenação' do Figueira na era dos pontos corridos


Atlético-MG tem melhor aproveitamento da história no turno do Brasileirão, enquanto o lanterna a esta altura, desde que tem 20 clubes, sempre cai

Por Rodrigo Breves Rio de Janeiro

Ronaldinho Gaúcho Atlético-MG x Cruzeiro (Foto: Pedro Vilela / Futura Press)Atlético-MG, de Ronaldinho, faz uma campanha
irrepreensível (Foto: Pedro Vilela / Futura Press)

O que o Atlético-MG fez no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, nenhum outro time havia conseguido até hoje. Um aproveitamento recorde de 79,6%, com um jogo a menos (contra o Flamengo). No entanto, mesmo que perca a partida que foi adiada para 26 de setembro, a equipe mineira vai seguir com o melhor percentual na era dos pontos corridos: 75,4% se perder, 77,2% se empatar ou incríveis 80,7% se vencer. Diante de todos esses números, a torcida atleticana tem motivos para se animar com um possível título, mas os adversários também podem manter as esperanças em desbancar o líder.

Além do bom momento de Ronaldinho e seus companheiros em campo, o otimismo alvinegro ainda pode ter como base o que aconteceu de 2003 para cá. Em nove Brasileiros disputados com o atual regulamento, o campeão do turno ficou com a taça em sete oportunidades, ou seja, 78% das vezes. Por outro lado, o melhor desempenho em um turno até então havia acontecido em 2008 com o Grêmio: 71,9%. E, no fim da competição, o Tricolor gaúcho acabou vendo o São Paulo levantar a taça.

A vantagem para o segundo colocado é mínima, já que o Galo mantém apenas um ponto de vantagem para o Fluminense. Nos últimos dois anos, porém, Corinthians e o próprio Tricolor carioca tinham a mesma vantagem e ficaram com o título. Seria apenas coincidência? Para os principais perseguidores, mais um dado: o máximo de diferença que uma equipe já tirou em um turno para ser campeã foi oito pontos. Isso foi conseguido pelo São Paulo em 2008 e pelo Flamengo em 2009, o que coloca na briga, além do vice-líder Flu, o Grêmio e o Vasco. Para qualquer outro clube, o feito seria inédito.

Info LIDER FIM TURNO (Foto: infoesporte)
Ao contrário do que aconteceu nas últimas duas temporadas, o G-4 do Brasileirão é formado por equipes que não têm vaga assegurada na Libertadores 2013. Portanto, não há motivo para Atlético-MG, Fluminense, Grêmio e Vasco perderem interesse ao longo da competição. E, para esses times, vale lembrar que 69% dos que estavam na zona de classificação para a competição continental ficaram com as vagas, enquanto 64% dos quatro primeiros em nove anos de pontos corridos seguiram neste seleto grupo após mais o returno.

Esta não é a primeira vez que o Galo termina entre os quatro melhores do primeiro turno. Os mineiros já fecharam a metade da competição na zona da Libertadores em 2003, mas não confirmaram a vaga e terminaram em sétimo. A boa notícia para o Atlético é que o "campeão do turno" sempre garantiu presença no torneio continental no ano seguinte, mesmo quando perdeu o título. Vasco e Flu ficaram duas vezes no G-4 do turno e se mantiveram lá em apenas uma oportunidade. O Grêmio apenas uma vez e permaneceu entre os quatro até o fim do campeonato.

Info G4 FIM TURNO (Foto: infoesporte)
O Figueirense vai precisar de um feito inédito para não amargar um rebaixamento na temporada 2012. Desde que o Brasileiro é disputado por 20 clubes com a fórmula dos pontos corridos, em 2006, o lanterna do primeiro turno sempre caiu para a Série B. Mesmo em 2005, com 22 times na disputa, o último colocado também não resistiu. A salvação só veio nos dois anos anteriores. Por sinal, em 2003 e 2004, todos os integrantes da zona de rebaixamento na metade do Brasileirão se salvaram no fim. Quem sabe os atuais integrantes do Z-4 não repetem a façanha.

Em números gerais da era dos pontos corridos, 34 times acabaram o turno no Z-4 (ou Z-2 em 2003) e 16, ou 47%, acabaram mesmo sendo rebaixados. Desconsiderando os três primeiros anos e contando apenas a competição com 20 participantes, o percentual de queda sobe para 58% (14 em 24). O que significa que, se a média se mantiver neste ano, pelo menos dois entre Figueirense, Sport, Atlético-GO e Palmeiras estarão disputando a Segundona em 2013.

Info_ZONA-4_FIM-TURNO-3 (Foto: infoesporte)
FONTE:

Teve Isso! Time com diarreia, árbitro atropelado e bolo jogado em campo


Pacotão de curiosidades do fim de semana no futebol brasileiro tem de tudo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O fim de semana teve curiosidades para todos os gostos no futebol brasileiro. Sobraram casos divertidos, inusitados e chamativos. Perdeu algo? Fique por dentro agora.

Corrida contra o Hino

Em alguns estados do Brasil, é lei: antes de eventos esportivos, o Hino Nacional tem que ser executado. E em Maceió é assim. No clássico alagoano entre CRB e ASA, sábado, pela 19ª rodada da Série B do Brasileirão, no Rei Pelé, o time de Arapiraca teve que correr para não perder os últimos acordes da música oficial.

Os jogadores do time da capital já estavam corretamente em fila, com as mãos na altura do coração, ouvindo um dos quatro símbolos oficiais do Brasil - os outros são bandeira, armas nacionais e selo nacional. Foi quando entraram os jogadores arapiraquenses no gramado do estádio de Maceió timidamente tentando não chamar mais atenção do que a canção composta por Francisco Manuel da Silva e Joaquim Osório Duque Estrada. Mas antes do "se o penhor", os atletas do ASA já estavam perfilados. Apesar do "desrespeito", o time visitante venceu por 1 a 0.

Anotem a placa!

Tudo ia acontecendo dentro da normalidade durante a vitória do Joinville por 1 a 0 sobre o Goiás, sábado, na cidade catarinense. A equipe da casa garantia sua presença do G-4 ao fim do primeiro turno, subindo uma posição, passando a ocupar o terceiro lugar.

Até que, aos 20 minutos do segundo tempo, quando um atleta do JEC saía de campo para ser atendido em um carrinho da maca, aconteceu o acidente: o árbitro gaúcho Fabrício Neves Correa foi atropelado pelo veículo. Mas, revendo as imagens com detalhes, podemos concluir que, na verdade, foi o homem do apito que, dando ré, acabou batendo na lateral do pequeno carro. No fim, ninguém ficou ferido, só o lateral William, que machucado antes do acidente, teve que ser mesmo substituído.

Glaydson, volante do Joinville (Foto: Leo Munhoz/Agência RBS)Diarreia geral no elenco do Goiás
(Foto: Leo Munhoz/Agência RBS)

Piriri goiano

Um outro fato curioso marcou este jogo. Na entrevista coletiva após a derrota por 1 a 0 para o Joinville, o treinador do Goiás, Enderson Moreira, revelou que 16 dos 19 jogadores relacionados para a partida sofreram com uma indisposição estomacal na noite anterior ao confronto. Alguns membros da comissão técnica também tiveram o problema.

Enderson descartou a possibilidade de uma possível sabotagem na comida dos atletas, e ressaltou que a indisposição dos jogadores não influenciou muito na atuação do Goiás em campo.

- É difícil falar. Eu pelo menos acho que no futebol já estão acabando essas coisas. Estou há 15 anos no futebol e já ouvi confissões de pessoas que já fizeram algo parecido. O problema foi no jantar. Eu mesmo tive diarreia. Na hora do almoço muitos atletas reclamaram.

Ídolo tricolor homenageado

Dentro de campo, quem brilhou foi Thiago Neves, que marcou dois na vitória do Fluminense sobre o Vasco por 2 a 1. Mas antes de a bola rolar, o Tricolor fez uma bela homenagem a um de seus maiores ídolos do clube. Os jogadores entraram em campo com a camisa número 1 e o nome do goleiro Félix, que morreu na última sexta, estampado às costas.

Tricampeão mundial em 1970 pela Seleção, na Copa do Mundo do México, Félix jogou 319 partidas pelo Fluminense. "Papel", como era carinhosamente chamado devido à leveza do corpo e dos voos para defender os chutes adversários, chegou às Laranieiras em 1968, quando já tinha 30 anos. Quem pensava que a carreira estava no fim se enganou. Félix jogou no Tricolor por 10 anos e foi multicampeão: ganhou o Campeonato Brasileiro de 1970, os Cariocas de 1969, 1971, 1973, 1975 e 1976 e a Taça Guanabara de 1975.

Thiago Neves, Camisa do Felix, Vasco x Fluminense (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)Thiago Neves, que brilhou no clássico, veste a camisa de Félix  (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)

São Paulo e Corinthians falsos no Pacaembu (Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)São Paulo e Corinthians falsos no Pacaembu
(Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)

Palmeiras x Santos?
ou Corinthians x São Paulo?

Pacaembu cheio, e entram em campo os jogadores de Corinthians e São Paulo. Só que ainda não era domingo, era sábado, dia de outro clássico paulista, entre Palmeiras e Santos. O sistema de som do estádio começou a anunciar as escalações de Timão e Tricolor, e “jogadores” com os uniformes das duas equipes entraram em campo. Por cerca de cinco minutos, o telão do estádio exibiu as escalações e também o placar do jogo de domingo. Do lado de fora, fogos de artifício anunciaram o início da partida falsa. Os times até perfilaram para a execução do Hino Nacional, e só depois disso é que a brincadeira foi revelada: era ação de marketing de uma seguradora.

Palmeirenses e santistas não gostaram nada. Com muitas vaias, os alviverdes, maioria no Pacaembu, começaram a cantar o hino do clube. No fim, porém, tudo ficou em clima de paz. A justificativa usada para enganar os torcedores foi uma suposta “mudança de calendário”. Dentro de campo, Neymar brilhou com dois gols e uma virada por 2 a 1 do Peixe em cima do Verdão.

São Paulo e Corinthians falsos no Pacaembu (Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)São Paulo e Corinthians falsos, sábado, no Pacaembu (Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)

Adriano saboreia um polvilho

Na primeira vez desde que assinou contrato com o Flamengo, o atacante Adriano foi assistir ao empate sem gols de seu novo time com do Botafogo, neste domingo, no Engenhão, mas apenas como torcedor e atração para os fãs.

Antes de subir para o camarote da presidente Patricia Amorim, os dois se encontraram na porta do vestiário do time e trocaram um abraço. Ele também conversou com o vice de futebol Paulo Cesar Coutinho e com o vice de finanças Michel Levy. Sorridente, entrou e participou da oração do grupo. No camarote sete da Ala Leste, o Imperador se revezou entre as áreas interna e externa. Enquanto estava dentro do local, aproveitou para comer biscoito de polvilho e reviu alguns lances com mais calma e detalhes pela televisão. Na parte de fora do camarote, o camisa 10 ficou ao lado do lateral-esquerdo Magal, que não foi relacionado, bem perto de Patricia Amorim e da líbero Fabi, bicampeã olímpica com a seleção brasileira feminina de vôlei em Londres.

Adriano com a presidente Patricia Amorim (Foto: Fla / Imagem)Adriano encontra com a presidente Patricia Amorim na saída dos vestiários (Foto: Fla / Imagem)

Até pedaço de bolo no gramado

Em jogo de uma torcida só, fica bem mais fácil identificar quem atira coisas no gramado. E foi o que aconteceu no empate por 2 a 2 entre Cruzeiro e Atlético-MG, neste domingo, em um Independência todo celeste. Os cruzeirenses entraram na "pilha" no início do segundo tempo e, revoltados com a arbitragem do pernambucano Nielson Nogueira Dias, atiraram diversos objetos no gramado, como pedaço de bolo, copos d'água e até mesmo um celular - Leandro Guerreiro e Bernard foram expulsos justamente depois que o volante cruzeirense pisou em um pedaço de bolo (!) para tentar evitar que o atleticano o mostrasse ao árbitro.

Jogadores de Cruzeiro e Atlético-MG discutem no gramado (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)
Maca nova para Cabixi

Um fato inusitado marcou a goleada do Vilhena por 4 a 0 sobre o Atlético-AC, neste domingo, pela Série D. O lance aconteceu aos 28 minutos do primeiro tempo. O atacante do VEC Cabixi teve que sair mancando de campo para ser atendido porque a maca simplesmente quebrou.

O "acidente" foi à gota d'água para o VEC. O presidente do clube, Carlos Dalanhol, anunciou que pretende desistir da competição após a partida desta quarta contra o Remo, no Mangueirão, por falta de apoio financeiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/08/teve-isso-time-com-diarreia-arbitro-atropelado-e-bolo-jogado-em-campo.html