sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Ganso mira Libertadores e vê obrigação de vencer o Timão


'Realista', meia admite que luta alvinegra é por vaga na competição sul-americana e chama responsabilidade para o Peixe no clássico

Por Marcelo Hazan Florianópolis

Atual 14º colocado do Brasileirão, com 20 pontos, o Santos está 19 atrás do líder Atlético-MG (tem 39) e 11 distante do Grêmio (tem 31), quarto colocado e primeiro clube dentro da zona para a Libertadores de 2013. Por isso, Paulo Henrique Ganso vê o time atrás de um lugar na competição sul-americana, pois entende que a disputa do título ficou muito difícil. Neymar, por sua vez, é mais comedido e não faz previsões.

- Sendo realista? Vamos brigar por uma vaga na Libertadores e, se possível, o título, até porque o Atlético-MG está muito na frente - disse Ganso.

Para Neymar, ainda é cedo para saber o que vai acontecer com o Peixe na temporada:

- Não sei onde podemos chegar. Só ganhando as partidas e no fim do campeonato a gente vê onde chega.

Para continuar a reação dentro do Brasileirão, no qual o time vem de duas vitórias e um empate, o Peixe tem um desafio importante neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro: clássico contra o arquirrival Corinthians, pela 18ª rodada. Pela atual posição na tabela e por ser o mandante, Ganso chama a responsabilidade da vitória para o Santos.

Ganso treino Santos (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)Ganso diz que vencer o Corinthians é obrigação para o Peixe (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)

No passado recente, o Timão foi justamente o responsável por eliminar o Peixe nas semifinais da Libertadores. Será o primeiro reencontro desde aquela partida, disputada no dia 20 de junho.
- A obrigação (da vitória) é nossa, por estar embaixo na tabela e por jogar em casa - admitiu o camisa 10.

Ganso também disse que sua volta e a de Neymar, além da estreia de André, ao lado dos argentinos Patito Rodriguez e Miralles, são fatores que fortalecem o elenco santista para subir na competição. Resta saber se dará tempo.

Clique e assista a vídeos do Santos


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2012/08/ganso-ve-santos-mirando-libertadores-e-obrigado-vencer-timao.html

Vitória vence Joinville no Barradão e dorme na liderança da Série B

William e Élton marcam os gols da equipe baiana. Ricardinho desconta para o Tricolor, que perderá a 3ª posição para Goiás ou São Caetano sábado


 A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM

O Vitória fez barba, cabelo e bigode nesta sexta-feira. Debaixo de muita chuva, o time rubro-negro venceu o Joinville pelo placar de 2 a 1 no Barradão, assumiu temporariamente a liderança da Série B e, de quebra, marcou o centésimo gol da temporada. William, que na última terça fez os dois gols do triunfo por 2 a 0 em cima do Guaratinguetá, abriu o placar, e Elton marcou o segundo do Leão. Ricardinho, de pênalti, descontou ainda no primeiro tempo.

Com seis triunfos em nove partidas disputadas em Salvador, a equipe treinada por Paulo César Carpegiani confirmou que é praticamente imbatível dentro de seus domínios e ainda quebrou um incômodo tabu. Foi a primeira vez na Série B deste ano que o Vitória venceu um dos cinco primeiros colocados da competição. Na ponta da tabela, o Rubro-Negro agora aguarda o resultado da partida entre Atlético-PR e Criciúma, marcada para este sábado, para saber se terminará a rodada com a primeira colocação.

William, Vitória e Joinville (Foto: Erik Salles / Futura Press)William marcou o primeiro gol da equipe baiana (Foto: Erik Salles / Futura Press)

Para o Joinville, a derrota encerrou uma sequência de cinco triunfos seguidos na Série B. Antes de enfrentar o Vitória, a equipe catarinense havia batido América-RN, América-MG, Criciúma, Guaratinguetá e Bragantino. Terceiro colocado, o Tricolor ainda perderá uma posição neste sábado, independentemente do resultado do confronto entre Goiás e São Caetano, no Serra Dourada.

Na próxima rodada, o Vitória enfrenta um clássico regional. No estádio Presidente Vargas, a equipe rubro-negra visita o Ceará, partida que está marcada para sexta-feira, às 21h (de Brasília). O Joinville encara mais um adversário direto por uma das vagas no G-4. Na Arena Joinville, o Tricolor encara o Goiás, jogo que será realizado no próximo sábado, às 16h20m.
Gols e confusão

A partida começou bastante equilibrada, como se esperava de um duelo entre times que ocupam o G-4 da Série B. Mesmo fora de casa, o Joinville foi o primeiro a arrancar suspiros da torcida. No início do primeiro tempo, Jean Carlos avançou pela direita e foi derrubado na entrada da área pelo zagueiro Victor Ramos. Na cobrança, Ricardinho cruzou perigosamente, e Uelliton afastou de cabeça.

A resposta do Vitória veio logo em seguida. Pedro Ken levantou na área, Uelliton chutou forte, e Ivan fez grande defesa. No rebote, William mandou a bola para o fundo das redes, marcando centésimo gol rubro-negro na temporada e 60º no Barradão.

A torcida catarinense passou por outro susto pouco tempo depois. Com liberdade, Uelliton avançou e tabelou com Elton, que deu um passe de calcanhar para o volante. Dentro da área, o camisa 5 chutou forte para outra bela defesa de Ivan.


Aos 25 minutos, o bom futebol abriu espaço para a confusão. O zagueiro Pedro Paulo dividiu com William e acertou um tapa no atacante do Vitória. Os jogadores das duas equipes começaram a discutir e para acabar com o tumulto, o árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima decidiu expulsar o defensor do Joinville. Na sequência, o Vitória ampliou o placar. Pela direita, Nino Paraíba cruzou sob medida para Élton, estreante da noite, fazer o segundo gol rubro-negro.

No final do primeiro tempo, o Joinville conseguiu diminuir. Em dividida com Eduardo dentro da área, Willie chegou atrasado e cometeu pênalti no lateral tricolor. Na cobrança, Ricardinho bateu forte, no alto, sem chances para o goleiro Deola, que chegou a tocar na bola.

Dilúvio no Barradão

No segundo tempo, a chuva que castigou os jogadores durante os 45 minutos iniciais ficou ainda mais forte. Apesar do dilúvio, o jogo continuou aberto, com boas chances para os dois lados. Aos 14 minutos, Pedro Ken avançou pelo meio e arriscou da entrada da área. Com o campo molhado, a bola pegou velocidade e Ivan precisou se esticar todo para mandar a bola pela linha de fundo.
Mesmo com um jogador a menos em campo, o Joinville partiu para cima do Vitória em busca do gol de empate. Em uma das investidas do Tricolor, Jean Carlos recebeu lançamento dentro da área e tocou para Tiago Real bater prensado com o zagueiro Victor Ramos.

À frente do placar, o Vitória também mostrou que não estava morto na partida. Em cobrança de falta de Pedro Ken, o goleiro Ivan, grande nome do Joinville na partida, fez uma defesa espetacular. No rebote, o jogador tricolor ainda salvou com os pés e impediu o terceiro gol rubro-negro no duelo.

Aos 40 minutos, outro milagre de Ivan. Em cobrança de falta de Arhur Maia, o goleiro voou no canto direito e espalmou a bola para longe.

Do banco de reservas, o meia Ramon Menezes, que hoje está no Joinville mas é ídolo da torcida do Vitória, assistiu o Tricolor partir para o tudo ou nada no final da partida. A equipe catarinense se lançou ao ataque sem medo de ser feliz e impôs uma sequência de jogadas ofensivas que assustou a torcida rubro-negra. No entanto, a blitz foi insuficiente para romper a defesa do Vitória, que garantiu a vantagem no placar até o apito final e também a liderança provisória da Série B para o time baiano.


FONTE:

Roger Federer elimina Fish e encara compatriota na semi em Cincinnati


Número 1 do mundo vence por 2 sets a 0 e vai enfrentar o suíço Stanislas Wawrinka por uma vaga na final do Masters 1.000

Por SporTV.com Cincinnati, EUA

Não foi tão rápido quanto nas rodadas anteriores, mas Roger Federer conseguiu mais uma vitória sem grandes problemas e avançou às semifinais do Masters 1.000 de Cincinnati. Depois de um primeiro set bem tranquilo, o número 1 do mundo teve mais trabalho na segunda parcial, mas derrotou o americano Mardy Fish (20º do ranking) por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/6(4), em 1h27m.

Na semifinal, o tenista suíço irá enfrentar o compatriota Stanislas Wawrinka (26º do ranking), que perdeu o primeiro set, mas se recuperou e derrotou o canadense Milos Raonic (19º) por 2/6, 7/6(5) e 6/4, em 2h21m.

Roger Federer (Foto: Agência AP)Roger Federer derrotou Mardy Fish e avançou para as semifinais em Cincinnati (Foto: Agência AP)

Mardy Fish teve um aproveitamento ruim do primeiro saque (43%) no primeiro set, e Roger Federer aproveitou. Confirmando seus serviços com tranquilidade – o americano conseguiu apenas três pontos retornando –, o suíço conseguiu duas quebras para fazer 6/3 em apenas 33 minutos.

Mas o tenista da casa voltou melhor para o segundo set. Melhorou o saque, acertou seis aces e passou a errar menos, dando muito trabalho para Federer e levando a parcial para o tie-break. Mas o número 1 do mundo dominou o game de desempate. Abriu boa vantagem e, com um smash, fechou a partida em 2 sets a 0.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/08/roger-federer-elimina-fish-e-encara-compatriota-na-semi-em-cincinnati.html

Sem previsão de retorno às quadras, Nadal revela ter síndrome de Hoffa


Fora das competições desde junho, espanhol diz que só voltará a jogar quando inflamação crônica nos joelhos estiver completamente curada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Longe das quadras desde a precoce eliminação no Torneio de Wimbledon, em 28 de junho, o espanhol Rafael Nadal revelou nesta sexta-feira que sofre da síndrome de Hoffa - uma inflamação crônica na gordura dos joelhos, atrás do tendão patelar. O problema foi o responsável por deixá-lo fora dos Jogos Olímpicos de Londres, dos Masters 1.000 de Toronto e Cincinnati e do US Open, que acontece de 27 de agosto a 9 de setembro. Mesmo sem disputar torneios importantes há quase dois meses, o atual número 3 do mundo garantiu que não está preocupado com a perda de posições no ranking da ATP, e contou que não tem pressa para voltar. Agora, Nadal só pretende participar de competições oficiais quando estiver totalmente recuperado.

- A essa altura da minha carreira, (ranking) não é o mais importante. Agora, o mais importante é me recuperar bem, e meu joelho ainda não está preparado para competir em um Grand Slam – revelou à agência EFE o tenista de 26 anos, que no Grand Slam americano defende 1.200 pontos pelo vice-campeonato de 2011.

Rafael Nadal durante entrevista tênis (Foto: Reuters)Rafael Nadal revelou ter síndrome de Hoffa, que provoca inflamação crônica nos joelhos (Foto: Reuters)

A recuperação não tem prazo definido. Por isso, a presença de Nadal na semifinal da Copa Davis, entre os dias 14 e 16 de setembro, ainda é dúvida. O próprio espanhol preferiu não criar expectativas.

- Vou tentar me recuperar o mais rápido possível para voltar me sentindo bem, garantindo que possa competir e treinar melhor. Isso que me faz feliz, quando jogo sentindo que posso forçar meu físico o quanto quiser. Hoje, não me sinto preparado para isso - disse.
A síndrome de Hoffa se manifesta nos joelhos, atrás do tendão patelar e abaixo da patela. A doença tem como causa principal a repetição de movimentos, responsável por microtraumas na chamada gordura de Hoffa, que inflama e incha, provocando dor. O diagnóstico, no entanto, não assusta Nadal, que também garante que este não é seu pior momento na carreira.

- O momento mais difícil em termos de lesão foi em 2005, com a do pé (inflamação). A de hoje está controlada dentro do possível. Vamos ver como evolui. O que acontece é que talvez esse seja meu maior tempo parado no meio da temporada, já que em 2005 foi no final do ano - comentou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/08/sem-previsao-de-retorno-quadras-nadal-revela-ter-sindrome-de-hoffa.html

Melo e Dodig atropelam rivais e avançam à semifinal de Cincinnati


Com direito a pneu, dupla formada por brasileiro e croata despacha adversários e garantem vaga na semifinal do torneio americano

Por SporTV.com Cincinnati, EUA

Um dia depois de baterem o tcheco Radek Stepanek e o indiano Leander Paes, Marcelo Melo e Ivan Dodig avançaram à semifinal da chave de duplas do Masters 1.000 de Cincinnati, nos Estados Unidos. Com direito a pneu, o brasileiro e o croata atropelaram o italiano Andreas Seppi e o sérvio Viktor Troicki nesta sexta-feira por 2 sets a 0 (6/0 e 6/1), em menos de 39 minutos.
O primeiro set já começou com domínio da dupla formada por Melo e Dodig. Os tenistas quebraram o serviço dos adversários por três vezes consecutivas e ainda conseguiram executar um ace. Sem chance para que os rivais completassem um game, a parcial terminou com pneu, por 6/0. No segundo set, a dupla teve 100% de êxito em bolas vencedoras após o primeiro set. Apesar de cometerem duas duplas faltas e abrirem espaço para que a outra dupla fechasse um game, brasileiro e croata conseguiram duas quebras de serviço e conquistaram a vaga na semifinal do torneio americano.

Na próxima rodada, Marcelo Melo e Ivan Dodig precisarão derrotar a dupla vencedora do confronto entre os poloneses Mariusz Fyrstenberg e Marcin Matkowski e os indianos Mahesh Bhupathi e Rohan Bopanna para garantir uma vaga na final.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/08/melo-e-dodig-atropelam-rivais-e-avancam-semifinal-de-cincinnati.html

Djokovic bate Cilic e avança às semifinais do Masters de Cincinnati


Sérvio encara Del Potro, seu algoz na disputa pelo bronze em Londres

Por SporTV.com Cincinnati, EUA

Novak Djokovic avançou às semifinais do Masters 1.000 de Cincinnati ao vencer o croata Marin Cilic, com parciais de 6/3 e 6/2. O número 2 do mundo enfrentará Juan Martín del Potro (9), medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, que bateu Jeremy Chardy mais cedo.

Djokovic contra o Cilic no Masters 1000 de Cincinnati (Foto: Agência Reuters)Djokovic contra o Cilic no Masters 1.000 de Cincinnati (Foto: Agência Reuters)

O torneio americano é um dos poucos títulos que o sérvio ainda não tem no currículo. Por três vezes ele bateu na trave: em 2009, perdeu para Roger Federer , e, em 2008 e 2011, foi derrotado por Andy Murray.

O jogo

Firme em seus serviços e confiante na recepção, Djokovic não deu chances para Cilic. Ao conquistar a quebra de saque no segundo game da partida, o número 2 do mundo manteve o set sob controle. O croata tentava se recuperar com bolas fundas, mas abusava dos erros não forçados – foram 21 em toda a partida. Alguns constrangedores, como a furada em um smash fácil (veja o vídeo).

No segundo set, a superioridade do sérvio se tornou ainda mais evidente. Solto em quadra, fez 23 bolas vencedoras e quebrou o saque de Cilic em duas oportunidades. No fim, fechou a partida em fáceis 6/2.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/08/djokovic-bate-cilic-e-avanca-semifinais-do-masters-de-cincinnati.html

Guga anuncia Nicolás Lapentti como rival de exibição em Florianópolis


Jogo entre amigos encerrará semana com programação voltada ao tênis

Por GLOBOESPORTE.COM Florianópolis

O equatoriano Nicolás Lapentti será o adversário de Gustavo Kuerten em uma partida de exibição marcada para o dia 20 de outubro, em Florianópolis. Os dois tenistas, amigos desde que disputavam o circuito juvenil, encerrarão a programação da Semana Guga Kuerten, evento que envolve torneios infanto-juvenis, de minitênis e de cadeirantes, além de palestras, clínicas e ações sociais na capital catarinense.

Gustavo Kuerten Guga Nicolás Lapentti Miami 2008 (Foto: Getty Images)Guga e Lapentti (à esq.) mantêm a amizade que surgiu nos tempos de circuito juvenil (Foto: Getty Images)

Guga, 35 anos, e Lapentti, 36, nasceram com menos de um mês de diferença e se tornaram profissionais em 1995. No ano anterior, porém, como juvenis, os dois conquistaram o título de duplas de Roland Garros. Os dois repetiram a parceria no mês seguinte, em Wimbledon, e novamente obtiveram um ótimo resultado, alcançando as semifinais.

- Nós começamos juntos no circuito, e foi muito bom poder conquistar resultados com um tenista latino-americano que além de excelente profissional, é uma pessoa fantástica, um exemplo. Vamos aproveitar ao máximo a vinda do Nico para mostrar aos nossos atletas que o esporte permite mesclar competitividade com amizade - disse o brasileiro, tricampeão de Roland Garros, ex-número 1 do mundo e integrante do Hall da Fama Internacional do Tênis.

A Semana Guga Kuerten acontecerá de 11 a 21 de outubro. O amistoso, marcado para o dia 20, será disputado em uma quadra de saibro construída especialmente para sediar a disputa, na Grande Florianópolis.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/08/guga-anuncia-nicolas-lapentti-como-rival-de-exibicao-em-florianopolis.html

Kerber põe fim a série de Serena e avança às semifinais em Cincinnati


Americana ex-número 1 não perdia há 19 partidas no circuito mundial

Por GLOBOESPORTE.COM Cincinnati, EUA

Angelique Kerber tênis cincinnati quartas (Foto: Getty Images)Angelique Kerber festeja a vitória (Getty Images)

Serena Williams não perdia há 19 jogos, mas também não vinha mostrando seu melhor tênis no WTA de Cincinnati. Mesmo jogando mal, venceu duas partidas e alcançou as quartas. A americana, no entanto, não sobreviveria a um terceiro dia abaixo da média. Coube à número 7 do mundo, Angelique Kerber, encerrar a série de Serena. Por 6/4 e 6/4, a alemã de 24 anos conquistou um importante triunfo e uma vaga nas semifinais do torneio.

Líder de vitórias (52) no circuito mundial em 2012, Kerber, que era número 100 do mundo em julho do ano passado, faz apenas sua segunda participação em Cincinnati. Em 2007, quando estreou na cidade, não passou da segunda rodada.

Em busca de uma vaga na final, Kerber enfrentará na semifinal a vencedora do jogo entre a tcheca Petra Kvitova (número 5 do mundo) e a russa Anastasia Pavlyuchenkova (23).

As 19 vitórias consecutivas forma a terceira maior sequência da carreira de Serena Williams. As mais longas séries de triunfos da ex-número 1 do mundo aconteceram em 2002 e 2003. Em ambas, anotou 21 triunfos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/08/kerber-poe-fim-serie-de-serena-e-avanca-semifinais-em-cincinnati.html

Dani Lins tem relíquia inusitada: pedaço do piso do ginásio londrino


Levantadora lamenta não ter conseguido ficar com a bola da final olímpica e quer aproveitar folga com o namorado Sidão

Por Marcos Guerra São Paulo

Dani Lins e Sidão Vôlei (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)Dani Lins e Sidão colocarão medalhas olímpicas
em um quadro (Foto: Marcos Guerra)

Ela é a dona da bola. Das mãos de Dani Lins partiram os levantamentos para os ataques e Jaqueline e companhia. Cortadas que deram o bicampeonato olímpico às meninas do vôlei o Brasil. A bola do jogo, porém, não pôde ficar com sua dona. Dani Lins bem que tentou ficar com a redonda como recordação. Ela então arrumou outra relíquia: arrancou um pedaço do piso do ginásio de Londres 2012.

- Eu queria ter pegado a bola da final, mas falaram que era complicado. Aí a Paula Pequeno chegou com pedacinhos de taraflex (o piso para os jogos do vôlei). Arranquei um pouquinho de taraflex do ginásio de Londres - disse a levantadora.

A inusitada relíquia londrina tem destino certo. O pedacinho do piso se juntará às fotos e às medalhas olímpicas de Dani Lins e do seu namorado, Sidão, que faturou a prata com o time masculino de vôlei.

- Já combinamos de fazer um quadro bem bonito com as duas medalhas, com fotos nossas e o taraflex. Vamos pendurar tudo na parede com muito carinho.

O casal estava em Londres 2012, mas só teve um tempinho para namorar depois da final masculina, no último domingo. As meninas do vôlei voltaram para o Brasil no dia da decisão masculina, só que Dani Lins decidiu retornar apenas com na quarta, junto com os rapazes - Jaqueline também prorrogou sua estadia em Londres.

- Sempre dávamos um jeito de nos encontrar durante as Olimpíadas. Foi gosto ficar esses três dias juntos em Londres, mas poderia ter sido melhor, porque meu gostinho de ser campeã não foi o mesmo do dele. Agora vamos viajar e ficar juntos, sem ninguém para atrapalhar. Vamos curtir um pouco - disse Dani Lins.

A levantadora tenta consolar Sidão, que está muito abatido pela derrota na final depois de ter ficado tão perto do ouro.

- Vou esfriar a cabeça e colocar as pernas para o ar. Vamos relaxar longe de tudo e de todos - disse o jogador.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/08/dani-lins-tem-reliquia-inusitada-pedaco-do-piso-do-ginasio-londrino.html

Juliana e Larissa batem compatriotas e avançam às semis do Slam polonês


Dupla vence Talita/Maria Elisa, que mais cedo havia eliminado Ágatha/Bárbara Seixas. Maria Clara/Lili se despede nas quartas de final

Por SporTV.com Stare Jablonki, Polônia

Juliana e Larissa serão as representantes brasileiras nas semifinais do Grand Slam de Stare Jablonki, etapa polonesa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Em dia de dois confrontos de compatriotas, as campeãs mundiais foram as únicas a manterem a invencibilidade na competição, derrotando nas quartas de final Talita e Maria Elisa, que mais cedo haviam eliminado Ágatha e Bárbara Seixas. Maria Clara e Lili se despediram do torneio nas quartas.

Neste sábado, Juliana e Larissa encaram as alemãs Katrin Holtwick e Ilka Semmler. Na outra chave, as russas Ukolova e Khomyakova enfrentam as italianas Greta Cicolari e Marta Menegatti. As duplas vencedoras disputam a medalha de ouro no mesmo dia.



Juliana e Maria Elisa vôlei de praia polônia (Foto: Divulgação / FIVB)Juliana bloqueia Maria Elisa: vitória de virada e vaga nas semifinais na Polônia (Foto: Divulgação / FIVB)

O primeiro duelo de compatriotas do dia foi entre Ágatha/Bárbara Seixas e Talita/Maria Elisa. Invictas até então, a paranaense e a carioca foram eliminadas com o primeiro revés. Talita e Maria levaram a melhor no tie-break, com parciais de 21/15, 17/21 e 15/11, e marcaram novo confronto verde-amarelo nas quartas.


Talita e Maria Elisa vôlei de praia polônia (Foto: Divulgação / FIVB)Saque entre Talita e Maria Elisa atrapalha a
recepção da dupla (Foto: Divulgação / FIVB)

Desta vez, as adversárias seriam Juliana e Larissa, que atropelaram as belgas Mouha e Gielen nas oitavas por duplo 21/15. As campeãs mundiais, medalhistas de bronze nos Jogos de Londres, levaram a melhor sobre as compatriotas. Talita e Maria Elisa fecharam o primeiro set, mas cederam a virada em 57 minutos de jogo: 19/21, 21/18 e 15/11.

Juntas apenas nesta etapa, Maria Clara e Lili passaram pelas alemãs Banck e Walkenhorst nas oitavas de final em sets diretos, parciais de 21/19 e 21/18. Nas quartas, porém, as brasileiras tombaram diante das italianas Greta Cicolari e Marta Menegatti e foram eliminadas. O placar foi 21/19. 21/18 e 15/11.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2012/08/juliana-e-larissa-batem-compatriotas-e-avancam-semis-do-slam-polones.html



Fabi apela até a 'ameaça de suicídio' para manter Bernardinho com Rio


Jogadoras do Rio de Janeiro torcem para que treinador mude de ideia e continue tanto na equipe quanto na seleção brasileira masculina: 'Faz falta a qualquer um'

Por Adriano Albuquerque Rio de Janeiro

Fabi homenagem Rio de Janeiro vôlei medalha de ouro (Foto: Adriano Albuquerque / Sportv.com)Fabi e Fofão querem que Bernardinho siga no Rio
de Janeiro (Foto: Adriano Albuquerque / Sportv.com)

O time feminino de vôlei do Rio de Janeiro está treinando com várias incertezas no momento. Mais do que o calendário do Campeonato Estadual e da Superliga, ainda indefinidos, a maior dúvida que cerca o heptacampeão brasileiro é a continuidade de seu mestre condutor, o treinador Bernardinho. Técnico da equipe desde que foi formada ainda no Paraná, em 1997, Bernardinho declarou após as Olimpíadas de Londres 2012 que teria de optar entre o Rio e a seleção brasileira masculina no ciclo olímpico para 2016, o que gerou temor que ele escolha o selecionado nacional.

Fabi, líbero bicampeã olímpica pela seleção feminina, prometeu fazer todo o possível para convencer o comandante a ficar no time carioca, sem precisar abandonar a equipe masculina.

- Vou tentar apelar, dizer que se ele parar de treinar a gente, eu paro de jogar vôlei, vou me suicidar, sei lá (risos)... Claro que temos grandes profissionais aqui, o Hélio (Griner, assistente técnico) já substituiu o Bernardo em alguns momentos, mas o Bernardo tem a cara dessa comissão, é o responsável por ela e pela história do time. Já ouvi algumas coisas, mas não sei se isso procede. Só vou acreditar quando vier da boca dele. Se ele tiver que escolher, alguém vai perder. Tomara que ele repense a questão. A Fernanda (Venturini, esposa do treinador) tem pegado muito no pé dele, tenho que voltar a sair com ela para ver se consigo convencê-la a deixá-lo ficar aqui. Que ele só venha na segunda, quarta e sexta, não tem problema... - brincou a jogadora.


Bernardinho - Vôlei, Osasco x Rio de Janeiro (Foto: Luiz Doro / adorofoto)Bernardinho na final da última Superliga: técnico não sabe se segue no time (Foto: Luiz Doro / adorofoto)

Fofão, levantadora do Rio de Janeiro, também torce para que Bernardinho reconsidere, mas respeita o momento vivido pelo treinador.

- É uma situação delicada. Parte muito dele, temos que respeitar o que ele decidir. Claro que queremos que ele continue no clube e na seleção, pois é um grande técnico e ele vai fazer muita falta para quem quer que for, mas ao mesmo tempo, pensamos no lado do ser humano, que quer passar mais tempo com a família, ter mais tempo para a vida pessoal. Temos que respeitar isso - avalia.

Supervisor técnico do Rio de Janeiro, Harry Bollmann assegura, porém, que nada está definido ainda. O dirigente disse que o clube só soube da possibilidade da saída do treinador pela imprensa e ainda não trabalha com essa hipótese. Segundo o supervisor, Bernardinho está acompanhando a equipe à distância, terá um período de férias e deve retornar em 15 de setembro.

- Concordo que seja desgastante e que as Olimpíadas no Rio terão um peso maior, mas é uma decisão que, se realmente for tomada dessa forma, só cabe a ele. Só ele tem como responder. Acredito que ainda seja uma coisa remota. Ainda tem uma temporada inteira pela frente no clube, todo o planejamento na seleção. A gente nem pensa nisso (na saída de Bernardinho), com muita sinceridade. É um conflito pelo qual ele passa e que vai decidir de cabeça fria, e ele tem tempo para isso - afirmou Bollmann.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/08/fabi-apela-ate-ameaca-de-suicidio-para-manter-bernardinho-com-rio.html




Murilo minimiza título de MVP das Olimpíadas: ‘Não consola em nada’


Ponteiro diz que preferia ser reserva e ter o ouro a ser eleito o melhor jogador da competição e ter perdido a decisão

Por Marcos Guerra São Paulo

Murilo Vôlei (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)Murilo vai utilizar folga para colocar a cabeça no
lugar (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)

No peito, a medalha de prata. No rosto, um sorriso acanhado de quem ainda não engoliu a derrota para a Rússia na final olímpica. Bastante abatido, Murilo lamenta ter deixado o ouro escapar depois de o Brasil ter aberto dois sets a zero, depois de o time desperdiçar dois match points. Nem mesmo o título de melhor jogador do torneio masculino de vôlei de Londres 2012 consola o ponteiro.

- É até difícil falar sobre esse título. Não a prêmio que possa suprir a falta do ouro. Ficaria muito mais orgulhoso se tivéssemos ganhado as Olimpíadas, independentemente de ser MVP (jogador mais valioso, na sigla em inglês). Acabei recebendo esse prêmio de consolação que não consola em nada - diz o jogador.

Esta é a segunda vez que Murilo é eleito o MVP de uma grande competição. Em 2010, ele foi considerado o melhor jogador do Mundial. Na ocasião, porém, o prêmio foi a cereja do bolo, já que a seleção brasileira conquistou o tricampeonato mundial. Apesar do gosto amargo desse título, o ponteiro não o despreza.

- Só fui eleito o melhor jogador em 2010 porque ganhamos. Desta vez, infelizmente não levamos o ouro. Mas é importante porque é uma carreira, é um trabalho que venho fazendo desde que me tornei profissional no vôlei, então é preciso reconhecer, mas não me empolgo e não me iludo. O que queria mesmo era o ouro. Podia até estar no banco de reservas - diz Murilo.

O jogador agora aproveita a folga para juntar os cacos. Ele pretende viajar, ir à praia e ficar um tempo pensando em nada. Só depois disso, Murilo se reintegrará ao time do Sesi, de São Paulo. Ele deve retomar sua rotina progressivamente, até normalizar seu dia a dia no meio de setembro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/08/murilo-minimiza-titulo-de-mvp-das-olimpiadas-nao-consola-em-nada.html

Lodeiro: 'Vim para jogar e conseguir grandes coisas pelo Botafogo'


Uruguaio pode ter sua primeira chance como titular no confronto com o Atlético-MG, domingo, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Brasileiro

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Lodeiro, Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Lodeiro vive expectativa de ser titular pela primeira
vez (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

Depois de fazer sua estreia com a camisa do Botafogo entrando no intervalo do empate em 1 a 1 com a Portuguesa, dia 12, o uruguaio Lodeiro pode ter a chance de ser titular contra o Atlético-MG, domingo, em Belo Horizonte. Ele voltou ao clube depois de ficar a serviço da seleção do uruguaia para o amistoso com a França, quarta-feira, quando acabou não sendo utilizado.
Animado, Lodeiro atuou entre os titulares no coletivo desta sexta-feira, formando o trio de meias com Seedorf e Andrezinho. Ele espera já ter uma melhora em relação a sua estreia para a ajudar o Botafogo a subir na tabela de classificação. Nesse momento, o time está em sexto lugar, com 27 pontos.

- Estou contente pela chance. Vim aqui para jogar e conseguir grandes coisas pelo Botafogo. No primeiro jogo, fazia pouco tempo que estava com meus companheiros e foi um pouco difícil para mim. Com o tempo, vou conhecê-los melhor e fazer o técnico quer em campo - disse Lodeiro.
Apesar do pouco tempo de relacionamento com o grupo, Lodeiro já teve a chance de conviver em duas oportunidades com o clima de concentração. Mesmo antes de estar pronto para jogar, passou a noite com os companheiros em General Severiano antes da derrota de 2 a 1 para o Palmeiras, no Engenhão.

- Encontrei um grupo muito lindo, unido e com boas pessoas. Já me sinto parte do time, pois meus companheiros me receberam muito bem. O Rio de Janeiro também é muito bonito e as coisas estão indo bem - disse Lodeiro.

Coincidentemente, o uruguaio vai disputar seu segundo jogo com a camisa do Botafogo fora de casa. Sua primeira chance de atuar no Engenhão deve acontecer contra o Palmeiras, quarta-feira, pela Copa Sul-Americana. Nesse jogo, o time entrará em campo precisando vencer por três gols de diferença para se classificar ou fazer 2 a 0 para levar a decisão para as cobranças de pênaltis.

- Estou com muita gana de jogar no Engenhão. Mas o momento vai chegar passo a passo - comentou Lodeiro, de apenas 23 anos, que disputou as Olimpíadas de Londres com a seleção uruguaia, eliminada na primeira fase da competição.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/08/lodeiro-vim-para-jogar-e-conseguir-grandes-coisas-pelo-botafogo.html

Estatísticas a favor do Botafogo não iludem Oswaldo para jogo com o líder


Técnico deixa de lado os números para duelo com o Atlético-MG,domingo, em Belo Horizonte. Clube carioca venceu seis dos últimos sete confrontos

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado, o Atlético-MG venceu por 4 a 0 o Botafogo, em Sete Lagoas, em um jogo que livrou o clube mineiro do rebaixamento para a Série B. O resultado quebrou uma série de seis derrotas seguidas para o rival no confronto, mas não minimizou a diferença existente no histórico.

Nos últimos 24 jogos, o Botafogo venceu 15 contra três do Atlético-MG. Na história do Campeonato Brasileiro, desde 2003, quando foi implantado o sistema de pontos corridos, são nove vitórias do clube carioca contra duas do rival.

Seedorf e Oswaldo de Oliveira no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Oswaldo de Oliveira comanda treino do Botafogo com Seedorf (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

No entanto, neste domingo, em Belo Horizonte, o Atlético-MG entrará em campo vivendo uma situação bem diferente. Com a liderança do Brasileiro como cartão de visitas, a invencibilidade como mandante em oito jogos e a melhor campanha de um time depois de 16 jogos desde 2003, soma 39 pontos em 48 possíveis.

- Não penso nisso. São departamentos distantes. O que aconteceu no passado ou anos próximos, não tem interferência. A situação do Atlético-MG é bem diferente, o jogo é diferente. A estatística fica com seu peso diminuído - comentou o técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira.

A campanha do Botafogo deixa o comandante confiante na possibilidade de um bom resultado em Belo Horizonte. O time perdeu apenas dois jogos como visitante em oito disputados, com quatro vitórias e 14 pontos conquistados nessa situação.

- Temos conseguido grandes vitórias ao longo desse campeonato. Essa seria de sobremaneira importantissima para o nosso time - afirmou Oswaldo de Oliveira.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/08/estatisticas-favor-do-botafogo-nao-iludem-oswaldo-para-jogo-com-o-lider.html

Já em casa, Lucas Zen passa por teste de paciência para voltar em 2013


Volante do Botafogo rompeu o ligamento cruzado e foi submetido a uma cirurgia no joelho esquerdo. Previsão de recuperação é de seis meses

Por Thales Soares Rio de Janeiro

O técnico Oswaldo de Oliveira vem contabilizando perdas por lesão de jogadores que precisaram ser submetidos até a cirurgias. Um dos casos é o do volante Lucas Zen. Ele vinha sendo titular até o clássico com o Vasco, quando rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo. Já em casa depois de passar pelo procedimento cirúrgico na segunda-feira, a previsão para o seu retorno ao futebol é de seis meses.

Aos 21 anos, revelação das categorias de base do Botafogo, Lucas Zen conta com o apoio da família para esse momento de recuperação física. Por enquanto, ficará na torcida pelos companheiros, que vão enfrentar o Atlético-MG, domingo, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Brasileiro. O time está na sexta colocação, com 27 pontos.

Lucas Zen e Familia (Foto: Divulgação)O irmão Renan, a mãe Celeste, o volante Lucas Zen e o pai Wallace (Foto: Divulgação)

- Agradeço a Deus por ter uma família unida e disposta a fazer de tudo para me ajudar. Seja com palavras, com gestos ou, simplesmente, pegando vários copos de água que eu peço ao longo do dia, e sem reclamar (risos) - brincou Lucas Zen.

Na semana que vem, ele começará a fazer o trabalho de fisioterapia. Em sua carreira, Lucas Zen disputou 53 jogos pelo Botafogo e sua volta, por enquanto, está marcada para fevereiro. Dependendo da evolução do tratamento, ela até poderá ser antecipada.

- É um tempo que requer mais paciência do que qualquer outra coisa. Talvez seja um teste para saber se eu realmente honro o apelido de Zen. Não poderia esquecer de agradecer a torcida do Botafogo e a todos que torceram e torcem por mim. Em breve estarei de volta - disse.
Além de Lucas Zen, o volante Marcelo Mattos também passou por uma cirurgia. Ele estava com um problema no púbis. A previsão é de que volte ainda este ano, mas dependerá da evolução do tratamento, já que o jogador ficou um longo tempo trabalhando com a fisioterapia para tentar evitar uma intervenção cirúrgica, o que acabou não sendo possível.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/08/ja-em-casa-lucas-zen-passa-por-teste-de-paciencia-para-voltar-em-2013.html

Chamado de 'Super-Homem' por Laor, Neymar é ovacionado por fãs



Presidente do Santos brinca dizendo que pai do atacante veio de Krypton, e camisa 11 deixa estádio sob gritos das já conhecidas 'Neymarzetes'

Por Marcelo Hazan Florianópolis

A brilhante atuação de Neymar na vitória de virada do Santos sobre o Figueirense, por 3 a 1, nesta quinta-feira, no estádio Orlando Scarpelli, deixou o presidente Luis Alvaro Ribeiro extasiado. Após o jogo, o mandatário não economizava elogios para exaltar o astro de moicano, responsável por um gol e uma assistência, depois de 14 horas de viagem direto de Estocolmo, na Suécia, para Florianópolis, local da partida.

Neymar e seus patrocinadores fretaram um jatinho, por vontade do atacante, que assumiu o risco pela maratona de dois jogos em dias seguidos, por Seleção e Santos. Laor, então, brincou ao ser questionado se valeu a pena a volta do craque e o comparou ao Super-Homem, herói nascido no planeta imaginário de "Krypton".

- Desconfio que o pai dele veio de Krypton e trouxe o garoto num foguete, porque só o Super-Homem faz um negócio desses. Ele não sentiu nada, é um fenômeno. Se eu fosse da associação mundial dos médicos, pediria para estudarem o "case" Neymar, porque nunca vi alguém se superar como ele - elogiou o presidente. 

- Quem pagou ingresso aqui saiu com a sensação de ter visto um concerto da (orquestra) Filarmônica de Nova York. O time todo foi bem. O Neymar mostrou camaradagem dando o gol pro Ganso. Foi a volta por cima no sentido mais amplo e verdadeiro - completou Laor.
No vestiário do Peixe o que se ouvia era a cantoria dos jogadores, com músicas de funk e sertanejo, comemorando a vitória de virada. Neymar era um dos que mais brincavam.

Neymar Santos (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)Neymar recebe o carinho da garotada em Florianópolis (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)

Curiosamente, Neymar foi sorteado para o exame antidoping e foi o último da delegação alvinegra a deixar o estádio Orlando Scarpelli. Antes de entrar no ônibus, o atacante se despediu do pai e atendeu a algumas das crianças com a camisa do Figueirense, dentre a multidão que o aguardava no lado de fora. Como de costume, as famosas "Neymarzetes" vibraram quando o atacante passou.

Agora, a ordem para o garoto de 20 anos é descansar, para estar novamente preparado quando entrar em campo domingo, às 16h, no clássico contra o Corinthians, na Vila Belmiro. Antes, ele e toda a delegação do Peixe retornam de Florianópolis para São Paulo na manhã desta sexta-feira, quando provavelmente ganharão folga. 

Neymar brinca no vestiário do Santos no estádio Orlando Scarpelli (Foto: Marcelo Hazan / globoesporte.com)Neymar faz graça na saída do estádio (Foto: Marcelo Hazan / globoesporte.com)

FONTE:

Empate por 2 a 2 mantém o Vasco longe do Galo e tira o Coxa do Z-4

Com fortes emoções no fim da partida em São Januário, resultado acaba sendo melhor para a equipe paranaense


 A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM

Bom para o Coritiba, ruim para o Vasco. O empate por 2 a 2, nesta quinta-feira, em São Januário, com um gol para cada lado no fim da partida, tirou a equipe paranaense da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e manteve o time carioca em terceiro lugar. Os gols cruz-maltinos foram feitos por Felipe e Wendel, com Júnior Urso e Everton Ribeiro marcando os do Coxa.
O resultado deixou o Vasco com 35 pontos, a um do vice-líder Fluminense e a quatro do líder Atlético-MG.

- A gente precisava dos três pontos, que eram preciosíssimos. Mas, pela reação, podemos ter esperança - disse Juninho, refernido-se ao fato de o Vasco ter saído atrás no placar e conseguido a virada antes de levar novamente o empate.

O Coritiba com 16 pontos,  aparece em 16º, levando vantagem sobre o Bahia, o primeiro no Z-4 com o mesmo número de pontos, mas menos vitórias (quatro do Coxa contra três dos baianos).

- Nossa equipe tem feitos bons jogos, mas infelizmente temos pecado em alguns detalhes. A equipe é forte e aguerrida e acho que vamos sair dessa situação - disse o zagueiro Pereira.

 A renda somou R$ 161.220,00, com um público pagante de 5.013 pessoas (7.432 presentes). Na próxima rodada, o time carioca fará o clássico contra o Flamengo, no domingo, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão. O paranaense receberá o Cruzeiro, no mesmo dia, às 16h, no Couto Pereira.
A postura das duas equipes ficou bem clara no início da partida, com o Vasco, que voltou a jogar de azul, assumindo a responsabilidade de ser mais ofensivo por jogar em casa, e o Coritiba mais fechado, esperando a chance de dar o bote. Apesar da boa movimentação de William Barbio na frente e da armação das jogadas no meio a cargo de Felipe e Juninho, a equipe cruz-maltina encontrava muitas dificuldades de penetrar na compacta defesa adversária e arrematar com perigo.

Everton e Nilton, Vasco e Coritiba (Foto: Luciano Berlford / Futura Press)Everton Ribeiro, autor do 2º gol do Coxa, dá o passe seguido por Nilton (Foto: Luciano Berlford/Futura Press)

Com a proposta de só atacar na boa, o Coxa encontrou o espaço que queria aos 21 minutos, e na primeira boa oportunidade criada, abriu o marcador. Everton Ribeiro puxou o contra-ataque e deixou Júnior Urso na cara de Fernando Prass. O meia não vacilou e tocou no canto direito do goleiro para fazer o gol.

Apesar da desvantagem, o Vasco pouco mudou em campo e continuou inofensivo, com muitos erros de passes, irritando a sua torcida. A primeira chance só ocorreu aos 32, em falta cobrada por Juninho, em chute forte da intermediária que Vanderlei defendeu com uma "manchete". Em novo contra-ataque, logo em seguida, Anderson Aquino adiantou muito a bola e perdeu a oportunidade de fazer o segundo para o Coritiba. Três minutos depois, Rafinha deixou o mesmo Anderson Aquino com todas as condições de marcar, mas o atacante tropeçou nas próprias pernas e nem na bola tocou. Sorte do Vasco.

Como Barbio corria muito, mas acertava pouco, em mais um erro do atacante, aos 37, a torcida vascaína começou a pedir Carlos Alberto, e o técnico Cristóvão Borges mandou o meia aquecer imediatamente. Com o fim do primeiro tempo, as vaias e os xingamentos ao time e ao treinador do Vasco só aumentaram.

Gols no início e no fim do segundo tempo

Como ensaiado no fim da primeira etapa, Cristóvão tirou Barbio e colocou Carlos Alberto em seu lugar para o segundo tempo. E deu certo: logo aos 3, após bola bem roubada por Fabrício no meio do campo, o camisa 84 fez grande jogada e deu para Felipe, livre na área, chutar de virada e colocar a bola no canto esquerdo de Vanderlei para empatar o jogo.

Felipe Vasco x Coritiba (Foto: Marcelo Theobaldo / O Globo)Felipe, autor do primeiro gol do Vasco, é marcado de perto por Robinho (Foto: Marcelo Theobaldo / O Globo)

O gol de empate não mudou a estratégia do Coxa, que mantinha como seu principal objetivo encaixar um contra-ataque para voltar à frente no marcador. Aos 15, o técnico Marcelo Oliveira tirou o apagado Anderson Aquino e pôs Alex para tentar maior objetividade no ataque. Mas o time da casa, mais organizado em campo, era mais perigoso, e aos 19, Felipe cobrou escanteio da direita, e Alecsandro deu uma forte cabeçada que Vanderlei teve muita dificuldade para defender parcialmente junto à sua trave esquerda.

A partir da metade do segundo tempo, o Vasco diminuiu o ritmo, e o Coxa passou a ter um pouco mais de presença no campo ofensivo, mas sem ameaçar o adversário. O ritmo do jogo havia caído muito, o que era melhor para os visitantes. E quando parecia que a partida terminaria sem mais nenhuma emoção, dois gols, um para cada lado. Aos 42, Juninho cobrou falta da direita na área, Wendel cabeceou em cima de Felipe Bastos na pequena área, a bola voltou e o camisa 77 do Vasco completou para o gol: 2 a 1.

A torcida vascaína fazia a festa, já comemorando a vitória que levaria a equipe para a segunda colocação, somente a dois pontos do líder Atlético-MG, que tem 39 pontos, quando Everton Ribeiro, o melhor jogador do Coritiba no jogo, pegou um rebote na área e bateu forte, seco e cruzado no canto esquerdo de Prass e pôs a igualdade no placar novamente, aos 44: 2 a 2. Alecsandro quase fez o terceiro para o time da casa, logo depois, em forte chute de fora da área que Vanderlei salvou com um tapa no seu ângulo esquerdo para escanteio. A torcida vascaína, que poucos minutos antes festejava, voltou aos protestos.


FONTE: