segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Gigante russo que afundou o Brasil avisa: 'Posso jogar ainda melhor'


Autor de 31 pontos em virada histórica na decisão do vôlei, Dmitriy Muserskiy salta quase na altura dos clássicos ônibus de dois andares de Londres

Por Gabriele Lomba e Rodrigo Alves Direto de Londres

Muserskiy Rússia vôlei (Foto: AFP)Muserskiy segura Volkov: festa russa (Foto: AFP)

Quando Dmitriy Muserskiy sai do chão e uma bola flutua redonda para ele, é duro de segurar. No ataque, a mão pesada do russo vai a 3,75m, quase a altura de um desses clássicos ônibus vermelhos de dois andares que circulam por Londres. Neste domingo, para azar do Brasil, não dava para arrastar um ônibus quadra adentro. E os jogadores da seleção masculina, humanos, não tiveram braço suficiente para segurar o gigante. Com 31 pontos, ele comandou a reação da Rússia a partir do terceiro set e, com uma virada antológica, matou dois coelhos de uma vez: conquistou o ouro para o seu país e ganhou o título de mais novo carrasco dos brasileiros.
- Não acho que foi o melhor jogo da minha carreira. Posso jogar ainda melhor e marcar mais pontos em cinco sets. O time colocou a confiança em mim. Eu marquei um ponto, depois o segundo, depois o terceiro, e o time sentiu que eu estava confiante. Era a nossa última chance, e nós conseguimos vencer. Sabia que não cairíamos sem lutar - afirmou o russo de 23 anos e 2,18m de altura, que atua no Belogorie em seu país.

A vitória parecia estar nas mãos da equipe de Bernardinho, que abriu 2 a 0 e chegou a ter dois match points na terceira parcial. Aí começou a dar certo a estratégia do técnico Vladimir Alenko, que tirou Muserskiy da posição de central e passou a usá-lo como oposto. Assim desmontou o Brasil, que não conseguiu mais ver a cor da bola.

Aos 33 anos, o meio-de-rede Rodrigão entrou poucas vezes na final olímpica deste domingo. Do banco, viu o russo destruindo a defesa da equipe verde-amarela. Após o jogo, resumiu tudo em uma frase:

- O cara ganhou da gente sozinho - decretou.

A caminhada de Muserskiy até virar herói teve um tropeço pouco antes dos Jogos de Londres. Em dezembro do ano passado, após ganhar a Copa do Mundo, ele sofreu uma cirurgia no pé e ficou dois meses parado. Recuperou-se a tempo de treinar com o grupo e decidir a parada na hora certa.

Muserskiy Rússia vôlei (Foto: AFP)Muserskiy prepara o braço para outra pancada: o jogador russo destruiu o Brasil no domingo (Foto: AFP)

No segundo jogo da primeira fase, quando o Brasil ganhou de 3 a 0 com facilidade, o gigante foi o maior pontuador da Rússia, com 13. Mas passou batido, diante da derrota sem resistência. No restante da etapa de grupos, seguiu discreto, até aparecer melhor nas quartas de final contra a Polônia. Na semi contra a Bulgária, apenas um ponto. Como se estivesse escondido atrás do muro, só esperando o Brasil passar para se consagrar.

Aos 8 anos, Muserskiy nem imaginava jogar vôlei. Mas um professor de Educação Física da sua cidade, Makeyevka, o convenceu a entrar no esporte. Mal sabia que, 15 anos depois, aquela decisão respingaria em Bernardinho & Cia.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2012/08/gigante-russo-que-afundou-o-brasil-avisa-posso-jogar-ainda-melhor.html

Brasil enfrenta Suécia com uniforme similar ao do título mundial de 1958


Fornecedora de material esportivo faz modelo especialmente para o jogo desta quarta-feira, no Estádio Rassunda

Por GLOBOESPORTE.COM Estocolmo, Suécia

Camisa azul que a Seleção usará contra a Suécia (Foto: Divulgação)Camisa azul da Seleção no amistoso será igual
à da Copa de 58 (Foto: Divulgação)

O Brasil vai enfrentar a Suécia, na próxima quarta-feira, às 15h45m (de Brasília), com uma camisa azul similar à usada no primeiro título mundial conquistado, em 1958. A ideia foi de José Maria Marin, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O amistoso, que marca a despedida do Estádio Rassunda de partidas internacionais, será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha o duelo em Tempo Real.
A fornecedora de material esportivo da CBF lançou especialmente para este jogo um uniforme idêntico ao do confronto final da Copa do Mundo de 1958 e que não estará à venda - será uma camisa histórica como ficou registrado para sempre naquele dia 29 de junho.
O Estádio Rasunda será demolido depois do jogo festivo desta quarta-feira. Alguns brasileiros que brilharam na época serão homenageados. Estarão em campo os campeões mundiais Pelé (10), Mazzola (18), Zito (19) e Pepe (22).

Depois da perda da medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres, o time de Mano Menezes tenta esquecer a derrota na final para o México e começar uma nova etapa. A partir de agora, a missão do treinador é finalizar a construção da base, contando com a presença dos atletas com idade superior a 23 anos. Foram chamados:  Ramires (Chelsea), que não era chamado desde a Copa América de 2011, Dedé (Vasco), Daniel Alves (Barcelona), Jonas (Valencia) e David Luiz (Chelsea). O zagueiro dos Blues chegou a ficar fora da lista inicial divulgada pela CBF, mas o site da entidade em seguida reconheceu o erro e incluiu o nome do jogador.

pelé didi gilmar brasil suécia 1958 (Foto: Divulgação / Globoesporte.com)Didi, Pelé e Gilmar comemoram o título mundial de 1958 (Foto: Divulgação / Globoesporte.com)

Campeão em Toronto, Djokovic cola em Federer; Bellucci sai do top 40


Sérvio fica a apenas 75 pontos do suíço no ranking da ATP e tem a chance de assumir a liderança caso tenha bom desempenho no Masters de Cincinnati

Por GLOBOESPORTE.COM Toronto, Canadá

Com o título do Masters 1000 de Toronto,  Novak Djokovic diminuiu a diferença para o líder do ranking da ATP, Roger Federer. O sérvio superou o francês Richard Gasquet neste domingo e conquistou o segundo título do torneio, seu terceiro no piso canadense. Assim, defendeu seus pontos e continuou com 11.270, enquanto o suíço, que chegou às quartas de final em 2011, perdeu 90 por não ter disputado a competição neste ano e se encontra com 11.345.

Djoko terá a oportunidade de retomar a primeira colocação do ranking no Masters 1000 de Cincinnati, EUA, que começou nesta segunda-feira. Para isso, terá que ser campeão e torcer para Federer cair nas semifinais - caso seja vice, o suíço não poderia passar da terceira rodada.
Apesar de não ter participado do Masters de Toronto, o espanhol Rafael Nadal se manteve na terceira colocação. Fora também de Cincinnati para se recuperar da tendinite nos joelhos, o “Miúra” não corre riscos de perder a posição para Andy Murray, que terá que defender o título na quadra dura norte-americana.


Bellcci cai quatro posições e sai do top 40

Ausente dos Masters 1000 de Toronto em razão do baixo ranking - que também o deixou de fora de Cincinnati -, o brasileiro Thomaz Bellucci acabou perdendo quatro posições nesta semana por não poder defender os pontos obtidos com a segunda rodada em 2011. O paulista agora ocupa o 43º lugar. Entretanto, o canhoto do Tietê tem boas chances de voltar a subir em breve por ter poucos pontos a defender até o fim de 2012. Ele continua sendo o único do país no Top 100. Rogério Dutra Silva ganhou três posições e é 112º, Thiago Alves (137º) e João Souza (159º) mantiveram colocações, Ricardo Mello caiu duas e é 168º e Julio Silva subiu um degrau e é 176º.
Azarenka mantém ponta no ranking da WTA

Mesmo tendo desistido do WTA de Montreal em cima da hora devido a uma lesão no joelho, a bielorussa Victoria Azarenka se manteve no topo do ranking, agora à frente de Maria Sharapova que também não disputou o torneio em razão de uma infecção intestinal. A russa – eliminada na terceira rodada na competição em 2011 - ganhou a posição da polonesa Agnieszka Radwańska, que perdeu mais pontos por ter caído nas quartas de final em 2012 após ter alcançado as semis no ano anterior. A melhor brasileira é Teliana Pereria, que subiu três colocações e é a 218ª.

Confira a pontuação do Top 10 da ATP:
1. Roger Federer (SUI) - 11.345
2. Novak Djokovic (SER) - 11.270
3. Rafael Nadal (ESP) - 8.895
4. Andy Murray (GBR) - 8.200
5. David Ferrer (ESP) - 5.455
6. Jo-Wilfried Tsonga (FRA) – 4.880
7. Tomas Berdych (CZE) - 4.425
8. Janko Tipsarevic (SER) - 3.320
9. Juan Martín del Potro (ARG) - 3.305
10. John Isner (EUA) – 2.890


Brasileiros:
43. Thomaz Bellucci - 957
112. Rogério Dutra Silva - 498
137. Thiago Alves - 391
159. João Souza - 334
168. Ricardo Mello - 311
176. Julio Silva - 288

Grega Eleni Daniilidou será primeira adversária de Serena em Cincinnati


Tenista grega consegue vitória sobre americana no tie-break e será adversária de Serena Williams na segunda rodada do torneio


Por GLOBOESPORTE.COM Cincinnati, EUA

Número 111 do mundo, a grega Eleni Daniilidou será a primeira adversária de Serena em Cincinnati (Foto: Getty Images)A grega Eleni Daniilidou será a primeira adversária
de Serena em Cincinnati (Foto: Getty Images)

Sem Maria Sharapova e Victoria Azarenka, o favoritismo do Masters 1.000 de Cincinnati está pulverizado entre Agnieszka Radwanska, Petra Kvitova e Serena Williams. O retrospecto recente de Serena, atual vencedora de Wimbledon e dona de duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, sugere uma certa vantagem para a tenista americana. Uma das cabeças de chave do torneio, a atual número 4 do mundo estreia diretamente na segunda rodada, e conheceu sua primeira adversária nesta segunda-feira.

Em jogo decidido no tie-break, a grega Eleni Daniilidou, número 111 do ranking, bateu a americana Vania King, atual número 52 do ranking, por 2 sets a 1, com parciais 6/3, 2/6 e 7/6(6). Daniilidou começou o duelo atropelando King e chegou a abrir 3 games enquanto o placar da adversária permanecia zerado. Mais eficiente no primeiro serviço, a grega reverteu um break point e conseguiu encaixar um ace, mas permitiu a reação da americana. Apesar de dois break points, King não reverteu a situação.

A partida foi suspensa no início da segunda parcial por causa da chuva que caía sobre o Lindner Family Tennis Center, no subúrbio de Mason. No retorno à quadra, Daniilidou não manteve o ritmo e permitiu o empate. A grega cometeu duas duplas faltas e terminou a parcial sem aces. King, por outro lado, salvou seis break points e continuou econômica nos erros.
O terceiro set foi mais equilibrado, com uma ligeira vantagem para King. Com duas quebras de serviço para cada uma, a partida caminhou para o tie-break, que manteve o nível próximo e foi decidido apenas no último ponto, marcado por Daniilidou. O resultado credencia a tenista grega a enfrentar Serena na próxima rodada do torneio.

Radwanska, atual número 3, estreará em Cincinnati contra a vencedora do duelo entre a sueca Sofia Arvidsson e a austríaca Tamira Paszek, nesta terça-feira. A polonesa deve aproveitar a ausência das duas mais bem colocadas no ranking da WTA para somar pontos importantes rumo ao topo do tênis mundial. Azarenka, a número 1, precisou desistir da competição por causa de uma lesão no joelho, enquanto Sharapova, número 2, abriu mão do torneio para se recuperar de um vírus estomacal, a tempo de disputar o US Open, último Grand Slam da temporada.

FONTE:
]http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/08/grega-eleni-daniilidou-sera-primeira-adversaria-de-serena-em-cincinnati.html

Mais do que 'Special One': Mourinho pede para ser chamado de único


Técnico do Real Madrid pede para 'atualizarem' apelido depois de ganhar
ligas do Inglês, Italiano e Espanhol. Ele se vê menos egoísta e egocêntrico

Por GLOBOESPORTE.COM Madri

Mourinho em Singapura (Foto: Agência Reuters)Mourinho quer ser chamado de 'O Único' (Reuters)

A humildade nunca foi uma virtude para José Mourinho. Mas ele costuma substituí-la com irreverência única. E é justamente por ser diferente dos demais que o técnico do Real Madrid cobra uma "atualização" de seu apelido. O "Special One" que o acompanha desde os tempos de Inglaterra, com o Chelsea, viraram "Only One" (o único) depois de suas conquistas também na Itália, com o Inter de Milão, e Espanha.

- Graças a Deus, as coisas têm continuado a correr bem. E, gostem ou não gostem de mim, sou o único a ter conquistado as três ligas mais importantes do mundo. Por isso, em vez de "O Especial", talvez devessem passar a chamar-me "O Único" - disse o português, em entrevista à rede "SIC".

Para Mourinho, o fato de ter vencido tais torneios o fez se tornar "cada vez menos egoísta e egocêntrico".

- Sou muito mais virado para os outros. O prazer que me deu ganhar com o Inter de Milão foi o de ver um clube que não ganhava há 50 anos voltar a ganhar. É isso que me alimenta cada vez mais, em vez de perseguir objetivos individuais - afirmou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2012/08/mais-do-que-special-one-mourinho-pede-para-ser-chamado-de-unico.html

Ao som de 'Oi, oi, oi', bicampeãs do vôlei desfilam em carro aberto por SP


Seleção brasileira feminina é homenageada em carreata após ouro

Por Cassio Barco e Marcos Guerra São Paulo

Nem o fuso horário londrino foi capaz de diminuir a euforia das meninas da seleção brasileira feminina de vôlei. Após desembarcarem na manhã desta segunda-feira no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, as bicampeãs olímpicas foram homenageadas pelo povo paulistano. Em cima de dois carros do Corpo de Bombeiros, a comissão técnica e as jogadoras Fabi, Sheilla, Thaisa, Fernanda Garay, Natália, Fabiana, Adenizia, Fernandinha e Tandara ignoraram o cansaço da noite maldormida e participaram de uma carreata pelas ruas de São Paulo. As meninas se divertiram ao som de várias músicas, mas, principalmente, de “Dança kuduro”, canção que embala a abertura da novela "Avenida Brasil", da TV Globo, e ficou famosa pelo seu "Oi, oi, oi".






O governador Geraldo Alckmin recebeu as atletas e a comissão técnica. No encontro, todos receberam a Medalha de Honra ao Mérito Esportivo das mãos de Geraldo Alckmin. De todos os homenageados, o técnico Zé Roberto foi o mais assedidado pelos funcionários do Palácio do Governo. Após distribuir autógrafos e posar para fotos, o único tricampeão olímpico do país se mostrou orgulhoso com tamanha honraria.

- É um prazer muito grande estar aqui. Tivemos uma missão importante, que era defender o título de campeão olímpico. Vocês sofreram conosco em dois jogos épicos, contra a Rússia e os Estados Unidos, mas acho que no dia da final nenhuma seleção do mundo seria capaz de ganhar da gente - afirmou Zé Roberto.

Orgulhoso e extremamente feliz pela conquista da segunda medalha de ouro consecutiva do vôlei feminino, o governardor Geraldo Alckmin fez questão de agradecer o feito das bicampeãs olímpicas.

- Nossos abraços e parabéns por tamanho sucesso e alegria. Essas meninas deram exemplo de garra. Estamos entusiasmados para as próximas Olimpíadas no Rio de Janeiro. Todos nós nos sentimos representados por essa medalha - disse o governador de São Paulo.

geraldo alckmin time volei feminino medalha premiação (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Geraldo Alckmin posa para foto com as jogadoras da seleção... (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)

geraldo alckmin time volei feminino medalha premiação (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)... Depois foi a vez da comissão técnica bicampeã olímpica (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)

FONTE:

Teve Isso! Coruja caçadora, escudo descolado e time bem atrasado


E mais: técnico invade campo e quer ir ao Ministério Público. Confira o que de mais inusitado aconteceu neste fim de semana pelo futebol brasileiro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O futebol brasileiro, como todos os fins de semana, proporcionou alguns fatos curiosos, que nem todo mundo teve a oportunidade de prestar a atenção. A seção "Teve Isso!" sempre resgata lances inusitados que aconteceram pelo Brasil. Como o caso da coruja caçadora... Confira!

River Plate 1x2 Sergipe (Foto: João Áquila / GLOBOESPORTE.COM)Ribeiro Neto invade campo para reclamar do árbitro
(Foto: João Áquila / GLOBOESPORTE.COM)

Técnico quer Justiça

Já virou rotina um técnico entrar em campo para reclamar da arbitragem. E neste sábado, em Carmópolis (SE), quem ficou uma fera foi Ribeiro Neto, treinador do River Plate-SE, que perdeu para o Sergipe por 2 a 1 pela Copa Governador. Possesso, ele invadiu o campo para reclamar do pênalti marcado pelo árbitro Rogério Lima, que o expulsou.

Mas a irritação de Ribeiro Neto não deve se limitar à invasão. O técnico disse que pretende ir ao Ministério Público, mas não entrou em detalhes nas acusações.

- A gente conhece o que passa nos bastidores do futebol sergipano. É caso de Ministério Público. Aliás, penso em entrar com uma ação neste órgão. Estão jogando fora da lisura. Eu tenho que defender o suor dos meus jogadores - disse.

Saiba mais aqui


Ribeiro Neto no River Plate-SE (Foto: João Áquila / GLOBOESPORTE.COM)Ribeiro Neto quer ir ao MInistério Público contra a arbitragem (Foto: João Áquila / GLOBOESPORTE.COM)

Campanha bonita, adesivo frágil

O Corinthians conseguiu uma importante virada fora de casa por 2 a 1 sobre o Coritiba, no Couto Pereira. E fez bonito também antes de a bola rolar. Os jogadores do Timão entraram em campo e jogaram com a inscrição da campanha "Criança Esperança" na camisa número dois, preta (saiba como será a campanha este ano).

Mas um fato inusitado, também sobre o uniforme corintiano, chamou a atenção na partida. Durante a comemoração do gol de empate, o volante Paulinho vibrou com tanta emoção que, ao beijar a camisa, o escudo não resistiu, descolou e caiu.

Leia mais sobre a partida



Romarinho, do Corinthians, em lance com Ayrton do Coritiba (Foto: Geraldo Bubniak / Agência Estado)Romarinho com a camisa alusiva à campanha 'Criança Esperança' (Foto: Geraldo Bubniak / Agência Estado)

Sampaio: quatro gols em 14 minutos

Sem esforço, o Sampaio Corrêa massacrou o Santos-AP neste domingo, no estádio Nhozinho, fazendo 6 a 0 e garantindo vaga nas oitavas de final da Série D do Brasileirão 2012. O jogo foi tão fácil que aos 14 minutos o time maranhense já vencia por 4 a 0, sendo que o primeiro gol saiu antes de o ponteiro dos segundos dar uma volta inteira no relógio.

VIsual 'olímpico'...

O zagueiro Leonardo Silva atuou na vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, no Independência, com proteção especial na cabeça, uma espécie de touca. Ele chegou a ser dúvida para o confronto, já que recebeu dez pontos no supercílio após uma cotovelada no triunfo sobre o Coritiba, na última quinta-feira. No estádio, quem via de longe, poderia até se lembrar dos nadadores que competiram na piscina olímpica de Londres.

Leonardo Silva joga com uma proteção especial (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)Leonardo Silva jogou com uma touca que lembra às usadas na natação (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)

Nonato arrasa time atrasado

Em um dia inspirado do atacante Nonato, ex-Bahia, o Mixto venceu o Comercial-PI por 4 a 0, pela Série D do Campeonato Brasileiro, domingo, no estádio Presidente Dutra, em Cuiabá. Ele marcou todos os gols do Alvinegro e foi ovacionado pela torcida aos gritos de "Ão ão ão, o Nonato é Seleção".

Mas este não foi o fato que chamou mais atenção na partida. O trio de arbitragem entrou em campo, a equipe alvinegra também e... Nada do time visitante. Depois de dez minutos de espera, o Comercial-PI chegou em cima da hora do jogo. Segundo explicação do goleiro Neto, o carro que levava a delegação de Campo Maior até Teresina quebrou, o time chegou atrasado na capital piauiense e acabou perdendo o voo para Cuiabá. A equipe pegou um outro avião e precisou fazer conexão em Fortaleza, Natal e São Paulo até, enfim, chegar na capital mato-grossense. Aí, o cansaço prejudicou o desempenho piauiense.

Fahel é 'desexpulso'

O árbitro Wilton Sampaio evitou uma injustiça em campo durante a vitória do Cruzeiro por 1 a 0 no Bahia, sábado, no Pituaçu. O volante Fahel levou cartão amarelo e, logo em seguida, o vermelho. Só que um pequeno detalhe: o jogador tricolor não tinha sido advertido até então.
 Avisado de que o atleta ainda não recebera cartão, o homem de preto imediatamente anulou o que seria o segundo amarelo.

Saiba mais sobre o jogo


Fred, Fluminense x Palmeiras (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Fred usa a camisa #brazuca
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Batismo e faixas

A vitória do Fluminense por 1 a 0 sobre o Palmeiras, domingo, no Engenhão, teve demonstração de coleguismo e campanha para batismo. Patrocinados pela mesma fornecedora de material esportivo, as duas equipes promoveram a votação da bola da Copa do Mundo Fifa no Brasil 2014. Cada jogador entrou em campo com uma das opções de nome da bola gravada nas costas da camisa. O baiano Obina, por exemplo, atacante do Alviverde, virou “Carnavalesca”. Fred, camisa 9 do Flu, virou "Brazuca" (saiba como participar).

Antes do início da partida, os capitães Fred e Marcos Assunção trocaram faixas no gramado referentes às conquistas da Copa Rio de 1951, pelos paulistas, e de 52, pelos cariocas. Ambos os clubes consideram a competição como Mundiais e tentam o reconhecimento oficial na Fifa. Em 51, o Palmeiras bateu o Juventus, da Itália, na final, enquanto os tricolores venceram o Corinthians na decisão no ano seguinte.

Veja como foi a partida


Fred e Marcos Assunção, Fluminense x Palmeiras (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Fred e Marcos Assunção usam as faixas dos títulos internacionais (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

A coruja caçadora de Volta Redonda

A partida do Flamengo em Volta Redonda teve um momento "Mundo Animal". Antes do jogo, uma coruja pousou na gramado do estádio Raulino de Oliveira, fato raro, já que essas aves costumam habitar o travessão, o que originou a conhecida expressão "lá onde a coruja dorme", para se referir ao ângulo do gol. Mas esta em especial não estava dormindo. Estava tentando se alimentar de uma pobre mariposa, dessas que se aproveitam da forte luz dos refletores dos estádios. Filmada pelas câmeras do canal Premiere, a ave não só não se importou com o flagrante, como voltou o olhar ameaçador para os telespectadores (assista ao vídeo acima).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/08/teve-isso-coruja-cacadora-escudo-descolado-e-time-bem-atrasado.html

Bandeira oficial chega ao Rio e dá início à jornada olímpica da cidade


Símbolo da passagem dos Jogos de Londres para o Rio de Janeiro, bandeira desembarca na cidade com atletas e o prefeito Eduardo Paes

Por Adriano Albuquerque Rio de Janeiro

O primeiro dia depois do encerramento das Olimpíadas de Londres já começa a colocar o Rio de Janeiro no clima dos próximos Jogos. Nesta segunda-feira, por volta das 17h, chegou à cidade a bandeira oficial do evento, em uma espécie de início oficial da nova jornada olímpica (veja no vídeo ao lado). A capital fluminense passa a ser o centro da competição até 2016, quando será a responsável por receber os maiores atletas do planeta.

A bandeira foi entregue no domingo pelo prefeito de Londres, Boris Johnson, a Eduardo Paes, mandatário carioca. De lá, ela viajou ao Brasil escoltada por atletas como os irmãos Esquiva e Yamaguchi Falcão e o velejador Robert Scheidt, medalhistas em 2012. Maurren Maggi, ouro em Pequim 2008, também esteve no voo.

Bandeira Olimpíadas  (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Eduardo Paes segura bandeira olímpica e desce escadas com ela (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Assim que chegaram ao Rio, os integrantes da comitiva abriram a bandeira e, com ela deflagrada, desceram as escadas do avião. Era Paes quem a segurava. Além dos atletas, ele estava acompanhado pelo governador fluminense, Sérgio Cabral, e pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman.

Logo depois, ocorreu uma cerimônia oficial de largada do ciclo olímpico no Rio de Janeiro. Cinco pessoas participaram de um pronunciamento e de uma coletiva de imprensa: Paes, Cabral, Nuzman, Scheidt e o vice-governador do Rio, Luiz Eduardo Pezão.

- É uma alegria muito grande chegar ao Rio de Janeiro com a bandeira olímpica. É um símbolo das Olimpíadas. Elas são um período de quatro anos que é muito especial na vida de qualquer cidade. Quem esteve em Londres teve a oportunidadde de ver a fantástica transformação da cidade, em coisas físicas, que você percebe, vê, toca, como o Parque Olímpico, mas também as transformações não-palpáveis, a marca de um país, de uma cidade, a mexida na autoestima de um país. Vejo a chegada dessa bandeira olímpica como a consolidação de um período de transformações importantes para o Rio de Janeiro - disse Paes.

Na chegada da delegação no Aeroporto Internacional Tom Jobim, um grupo protestou contra Eduardo Paes, questionando remoções de famílias para obras visando à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016. Eles chegaram a distribuir papéis aos jornalistas com sugestões de perguntas aos entrevistados.


A bandeira será protegida pela Guarda de Honra da Bandeira Olímpica, formada por servidores integrantes da Guarda Municipal, e ficará exposta no Palácio da Cidade, com visitação aberta ao público. Ela será transferida para o Pavilhão Olímpico, na Cidade Nova, quando a construção for concluída - e permanecerá lá até o início dos Jogos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2012/08/bandeira-oficial-chega-ao-rio-e-da-inicio-jornada-olimpica-da-cidade.html

Love reencontra boa fase, marca duas vezes e é o craque da rodada#16


Após decidir contra o Figueirense, Artilheiro do Amor repete a dose diante do Náutico. Grohe faz seis defesas difíceis e Romarinho marca golaço de letra

Por SporTV.com Rio de Janeiro

 A boa fase do Artilheiro do Amor está de volta. Contra o Figueirense, Vagner Love já havia sido decisivo, marcando os dois gols da vitória e encerrando o jejum de oito partidas sem balançar as redes. Diante do Náutico ele foi além: marcou outros dois gols, chutou bola na trave e deu muito trabalho à defesa do Timbu. Com isso, recebeu nota 8,5 no Troféu Armando Nogueira e receberá o Armandinho como melhor jogador da 16ª rodada. Uma atuação de gala para espantar de vez a má fase e se igualar a Alecsandro e Fred entre os artilheiros do Brasileirão, com oito.
Quem também brilhou foi Romarinho, do Corinthians. O atacante marcou um golaço de letra após jogada de Paulinho e foi coroado com uma das maiores notas da rodada (8,0), garantindo a virada do Timão sobre o Coritiba. E se os atacantes estavam em alta com os gols marcados, Marcelo Grohe brilhou debaixo das balizas. O goleiro do Grêmio salvou a equipe em ao menos seis oportunidades e ajudou o time a sair com a vitória de virada sobre o São Paulo em pleno Morumbi.

Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 1/3 do Brasileirão - 13 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com o Cartola FC.
Seleção da 16ª rodada brasileiro 2012 (Foto: Globoesporte.com)

GOLEIRO:

Um dos grandes responsáveis pela vitória do Grêmio sobre o São Paulo no Morumbi foi o goleiro Marcelo Grohe. O arqueiro fez nada menos do que seis defesas difíceis e garantiu o triunfo gremista por 2 a 1 e a manutenção da equipe no G-4 do Brasileiro. Em uma delas (veja o vídeo ao lado), defendeu uma cabeçada de Maicon com o pé direito, em jogada de puro reflexo. A atuação lhe rendeu nota 8,0. Quem também ajudou sua equipe a sair com a vitória foi Diego Cavalieri. Foram cinco bolas salvas pelo arqueiro que tinham como destino certo as redes do Fluminense e nota 7,5. Destaques também para as atuações de Jefferson, do Botafogo, e Wilson, do Figueirense. Ambos foram avaliados com média 7,0.

LATERAL-DIREITO:

Wallace, Fluminense x Bahia (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)Wallace, do Flu, foi o melhor da rodada em sua
posição (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)

A posição foi uma das mais concorridas da rodada, já que não houve grandes destaques individuais. No entanto, Wallace, do Fluminense, ganhou a vaga na seleção graças ao equilíbrio de sua participação no confronto contra o Palmeiras, no Engenhão. Com Juninho e Fernandinho caindo pelo seu lado, o lateral-direito se desdobrou na marcação e ainda apareceu como boa opção ofensiva. Com isso, foi avaliado com 6,5 e prova seu crescimento dentro da competição, suprindo com autoridade a ausência do titular Bruno Vieira. Outros que tiveram nota semelhante na rodada: Marcos Rocha (Atlético-MG), Douglas (São Paulo), Luis Ricardo (Portuguesa), Ceará (Cruzeiro) e Bruno Peres (Santos).

ZAGUEIRO:

A reação do Grêmio para a virada sobre o São Paulo começou com um gol de zagueiro. Em cabeçada, Werley empatou a partida aos 21 minutos do segundo tempo (veja no vídeo ao lado). A partir daí, o time de Vanderlei Luxemburgo teve a tranquilidade para conseguir o triunfo. Além do gol, Werley se destacou também na sua função de origem: foram três roubadas de bola e soberania nas jogadas áereas. Nota 7,0 para o xerife gremista. Outro que teve boa participação na rodada foi Gum, do Fluminense (6,5). Destaque no setor defensivo com quatro roubadas de bola, o zagueiro manteve a média de boas atuações e ajudou sua equipe a sair de campo com a vitória e sem sofrer gols do perigoso ataque palmeirense. Merecem destaque também Thiago Carvalho (Cruzeiro), Marcos González (Flamengo), Fred (Figueirense) e Réver (Atlético-MG).

LATERAL-ESQUERDO:

Na vitória do Figueirense sobre o Sport na Ilha do Retiro, as melhores jogadas de ataque do time catarinense saíram pelo lado esquerdo. Isso porque Guilherme Santos demonstrou ser uma das melhores opções ofensivas da equipe. O gol da vitória saiu de um belíssimo lançamento do lateral-esquerdo, que deixou o atacante Aloísio em condições de estufar as redes adversárias. O jogador, que recebeu nota 7,0, ainda poderia sair de campo com duas assistências na conta, já que deixou Caio na cara do gol em outro lance. No entanto, o atacante errou a bola na hora do chute para decepção do lateral alvinegro. Kleber, do Internacional, e Fábio Santos, do Corinthians, foram outros jogadores bem avaliados na posição.

VOLANTE:

 Mais uma vez Paulinho foi decisivo para a vitória do Corinthians. Além da habitual segurança defensiva e ser o responsável pela ligação entre defesa e ataque de sua equipe, o volante costuma aparecer bem para finalizar e marcar seus gols. Foi assim na última rodada, no empate contra o Atlético-GO, e se repetiu desta vez, dando início a reação diante do Coritiba. Após cruzamento de Jorge Henrique pela esquerda, Paulinho surgiu livre do lado direito e, como um verdadeiro atacante, testou para o fundo das redes. Depois, fez o cruzamento preciso para Romarinho fazer o dele e sacramentar a virada. Nota 7,5 para o jogador, fundamental na vitória por 2 a 1. Se destacaram também Marino (Atlético-GO), Somália (Ponte Preta) e Leandro Donizete (Atlético-MG), todos com nota 7,0.

MEIAS:

Ronaldinho parece ter reencontrado seu bom futebol em Minas Gerais. Após a bela partida diante do Vasco, foi ovacionado pela torcida do Atlético-MG e vive uma lua-de-mel com os atleticanos. Além de ter participado da jogada do gol vitória, ainda foi o principal articulador das jogadas durante o confronto e deu muito trabalho ao goleiro Fernando Prass, seja nas cobranças de falta ou de escanteio. Ao todo, foram quatro finalizações. Nota 7,5 para o meia do Galo. Com avaliação semelhante, Cicinho, da Ponte Preta, integra a seleção da rodada. O jogador, que é lateral-direito de origem, tem feito boas exibições no meio-campo e, desta vez, foi coroado com um gol diante do Internacional. A Macaca não saiu com a vitória, mas a atuação de Cicinho merece destaque. Outros que foram bem na rodada: Lucas Silva e Montillo (Cruzeiro), Cícero (São Paulo), Renato Abreu (Flamengo), Felipe Anderson (Santos) e Éverton Ribeiro (Coritiba).

ATACANTES:

Com um golaço de letra e movimentação intensa na partida, Romarinho foi o grande destaque do Corinthians na vitória sobre o Coritiba e recebeu nota 8,0 dos avaliadores. Vale a pena ver e rever o desvio do atacante após cruzamento de Paulinho (veja no vídeo ao lado). Após ter reencontrado as redes diante do Figueirense, Vagner Love repetiu a dose e marcou outros dois gols, desta vez contra o Náutico, garantindo triunfo do Flamengo por 2 a 0. Além de ter sido providencial ao balançar as redes adversárias, Love ainda demonstrou muita entrega em campo, com três roubadas de bola e um chute na trave. Uma atuação de gala do camisa 99 rubro-negro, que recebeu nota 8,5, a maior da rodada. Outro que brilhou foi Aloísio, do Figueirense. Com ótimas jogadas durante toda a partida, ele foi coroado com o gol da vitória sobre o Sport, encerrando o jejum de 14 rodadas sem vencer do time catarinense e recebeu nota 7,5. Destaque também para Patrício Rodríguez (Santos), Negueba (Flamengo) e Mike (Internacional).

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/Trofeu-Armando-Nogueira/noticia/2012/08/love-reencontra-boa-fase-marca-duas-vezes-e-e-o-craque-da-rodada16.html

Melhor em quase tudo! Líder Galo tem números que impressionam


Equipe tem melhor ataque, melhor defesa, mais vitórias e melhor aproveitamento da competição com um jogo a menos que concorrentes

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Após 15 jogos, a liderança do Atlético-MG no Campeonato Brasileiro da Série A já é fato para lá de consumado. Com um jogo a menos do que os principais concorrentes ao título da competição, o Galo, por enquanto, sofreu poucos riscos de perder o posto. Três pontos a frente do segundo colocado Fluminense, o time tem números que impressionam e o credenciam fortemente à conquista que não vem desde 1971.

Bernard, Jô, Ronaldinho Gaúcho gol Atlético-MG (Foto: Otávio de Souza - Ag. Estado)Jogadores comemoram mais um gol: Galo tem números incontestáveis (Foto: Otávio de Souza - Ag. Estado)

Nas 15 partidas disputadas, até agora, pelo Galo no Brasileirão, foram 12 vitórias e uma única derrota, na quinta rodada, contra o São Paulo, no Morumbi. Com tantas partidas sem perder, o time alcançou um aproveitamento de 84,4%. O grande momento pode ser explicado pelo desempenho dos dois setores da equipe em campo. O Atlético-MG possui o melhor ataque da competição, junto ao Fluminense, com 27 gols marcados, em uma significativa média de 1,8 gols por jogo.

O time comandado pelo técnico Cuca também conta com a melhor defesa: são apenas oito gols sofridos. O goleiro Victor é o jogador da posição que não sofre gols há mais tempo no Brasileiro. Já são quatro partidas sem ser vazado. Com o melhor ataque e a melhor defesa, o saldo de gols, obviamente, é o maior do Brasileiro: 19 gols.

O único quesito em que o Galo não lidera é a artilharia do campeonato. No entanto, a distribuição dos gols pelos jogadores é um trunfo da equipe. Danilinho e Jô já marcaram cinco vezes. Ronaldinho Gaúcho, Bernard, Escudero e Leonardo Silva marcaram três gols. Guilherme e Réver já balançaram as redes duas vezes cada, enquanto Marcos Rocha fez um tento.

marcos rocha atlético-mg x portuguesa (Foto: Bruno Cantini/Flick Atlético-MG)Marcos Rocha: líder na lateral direita no Armandão
(Foto: Bruno Cantini/Flick Atlético-MG)

O excelente momento da equipe na competição é reflexo dos bons momentos individuais de vários atletas alvinegros, que são a engrenagem do líder. A prova disso é o Troféu Armando Nogueira. Exceto pela posição de goleiro, o Atlético-MG emplaca jogadores no top 5 em todas as posições da disputa. Na lateral direita, Marcos Rocha é o líder, com média de 6,59 pontos. Na esquerda, o líder também é atleticano: Junior Cesar tem média de 6,13.

Na zaga, os dois titulares do Galo ocupam os dois primeiros postos. Réver é o líder com média de 6,83, seguido por Leonardo Silva, com média de 6,55. Mesmo reserva, o volante Serginho aparece na terceira colocação entre os volantes, atrás de Souza, do Grêmio, e de Guilherme, da Portuguesa, com média de 6,43.

No meio-campo, Bernard, que já foi eleito por duas vezes o craque da rodada do Brasileirão, ocupa também a terceira posição, na cola de Deco, do Fluminense, e correndo atrás de Juninho Pernambucano, do Vasco. Já entre os atacantes, Danilinho possui média de 6,46, e é o quinto colocado, atrás de Luís Fabiano, do São Paulo, Fred e Wellington Nem, do Fluminense, e Julio Cesar, do Figueirense.

Perto do fim do primeiro turno, o Atlético-MG possui desempenho de campeão e jogadores atuando em alto nível. Será possível manter a toada no segundo turno e, após tanto tempo, alcançar o tão desejado título brasileiro?


Brilho de Ronaldinho tira Vasco do caminho de recorde no Brasileirão


Time levou gol após 748 minutos (ou quase oito jogos) e vários jogadores sofreram primeira derrota. Cristóvão minimiza importância do ex-Fla

Por André Casado Belo Horizonte

O primeiro tempo até não fugiu muito dos planos, apesar da falta de poderio ofensivo do Vasco, admitido posteriormente pelos jogadores e pelo treinador. Mas, na etapa final, o Atlético-MG pressionou por meio do brilho de Ronaldinho de Gaúcho e chegou à vitória, com gol de Jô, de cabeça. Aquele momento, aos 69 minutos de partida, foi marcante para o time carioca, que viu se esvair uma imponente sequência invicta de sete rodadas sem buscar a bola no fundo de sua rede (confira os melhores momentos no vídeo).

Ao todo, o goleiro Fernando Prass ficou 748 minutos invicto, equivalente a mais de doze horas de futebol. Estava muito perto de igualar a marca do clube, que, em 1988, ficou nove partidas com Acácio em alta. O Palmeiras de 1973 passou dez sem levar gol e jamais foi batido.

O zagueiro Douglas resumiu a quantidade de trabalho que a defesa teve.

- Apesar da derrota, nossa equipe se comportou bem. Tentamos anular as melhores jogadas do Atlético-MG. Mas, dentro de casa, eles são fortes, não foi fácil. Infelizmente, não conseguimos sair com o resultado. Agora, é correr contra o prejuízo. Vamos buscar a vitória na próxima rodada.

O Vasco ainda caiu depois de nove jogos. Eram seis vitórias e três empates desde o duelo com o Figueirense, em junho. Jogadores titulares como Auremir, William Matheus, Douglas e Wendel ainda não haviam sentido o gosto de deixar os três pontos para trás.

Auremir, Atlético-MG x Vasco (Foto: Bruno Cantini)Auremir e Bernard travaram duelo no Independência, e o atleticano levou vantagem (Foto: Bruno Cantini)

Os dois primeiros citados, aliás, tiveram dificuldades para conter o Galo, que explorou as pontas e limitou o desempenho dos laterais cruz-maltinos. Cristóvão Borges não crucifica os pupilos.
- Eles têm jogadores rápidos, que jogam do lado do campo. A boa movimentação dificultou para a gente algumas vezes. Tínhamos de fechar isso bem, mas não foi fácil. Fica de aprendizado.
A única marca ainda possível é a de permanência no G-4. Com 41 rodadas, o Vasco está em terceiro e garantido, pelo menos, até a última partida do turno. O Cruzeiro detém o recorde, com 47, nas temporadas 2003/2004, quando foi campeão brasileiro com larga margem.
Fator Ronaldinho

Talvez tenha sido o camisa 49 dos mineiros quem fez mais para evitar que o Gigante da Colina se mantivesse na cola do líder. Com quatro finalizações, muita participação e um repertório recheado de dribles, Ronaldinho estava endiabrado na reta final do confronto. Mas Cristóvão também se conteve ao encher a bola do ex-rubro-negro, velho conhecido.

- Não fez a diferença, não, fez uma grande partida só. É um grande jogador, a quem estamos acostumados a enfrentar. Fez o que é o normal dele - ponderou o técnico.

Oswaldo elogia Lodeiro: ‘Ainda vai crescer e nos ajudar bastante’


Uruguaio estreia no segundo tempo do empate com a Portuguesa, cria chances e ganha moral. Amaral também tem atuação aprovada

Por Diego Ribeiro São Paulo

O técnico Oswaldo de Oliveira aprovou a estreia do meia uruguaio Nicolás Lodeiro, contratado recentemente pelo Botafogo para dar mais uma opção de criatividade ao meio-campo. Ele jogou o segundo tempo do empate em 1 a 1 com a Portuguesa, neste domingo, no Canindé, criou algumas chances e até perdeu um gol quase certo, quando estava na marca do pênalti e chutou por cima do gol (assista ao vídeo). Como ainda está em adaptação, Lodeiro não jogaria tanto tempo, mas a lesão de Vitor Junior, que saiu no intervalo, antecipou a estreia do uruguaio.

Oswaldo pediu que Lodeiro se aproximasse um pouco mais de Elkeson, papel que Vitor não vinha fazendo tão bem. Bastante técnico, o meia tentou compensar a falta de entrosamento com a inteligência nas jogadas. Quando Seedorf entrou, ele teve até mais espaço para criar. O “ensaio” agradou muito ao técnico.

- Gostei da movimentação do Lodeiro, jogador técnico. Queria usá-lo numa fase mais avançadas da partida, mas com a saída do Vitor Junior não tive opção. À medida que ele for ganhando entrosamento, vai crescer e nos ajudar bastante – disse Oswaldo.

Gostei da movimentação do Lodeiro, jogador técnico. Queria usá-lo numa fase mais avançadas da partida, mas com a saída do Vitor Junior não tive opção. À medida que ele for ganhando entrosamento, vai crescer e nos ajudar bastante"
Oswaldo de Oliveira

Quem também estreou foi o volante Amaral, contratado do Cruzeiro. Ele foi o responsável por proteger mais a zaga, enquanto Renato tinha liberdade para avançar um pouco mais.

- O Amaral já está mais adaptado, jogava há mais tempo no futebol brasileiro, então cumpriu bem o papel que esperávamos dele – elogiou Oswaldo de Oliveira.

Coincidência ou não, os dois estreantes já vão desfalcar o Botafogo na quarta-feira, quando o time enfrenta o Sport, às 21h50m, no Engenhão. Amaral levou o terceiro cartão amarelo e está suspenso – já havia acumulado dois com a camisa do Cruzeiro. Lodeiro vai defender a seleção uruguaia no amistoso contra a França. Além deles, o lateral-esquerdo Márcio Azevedo, suspenso, também vai desfalcar a equipe.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/08/oswaldo-elogia-lodeiro-ainda-vai-crescer-e-nos-ajudar-bastante.html

Reserva pela primeira vez, Seedorf treina e deve ser titular quarta-feira


Holandês participa de treinamento em campo anexo, enquanto titulares fazem trabalho regenerativo, após ter atuado em pouco mais de 20 minutos

Por Thales Soares e Fred Huber Rio de Janeiro

Um dia depois de ficar pela primeira vez no banco de reservas no Botafogo, o holandês Seedorf voltou a trabalhar no campo com os jogadores que atuaram menos de 45 minutos no empate em 1 a 1 com a Portuguesa, no Canindé. O jogador tem sido submetido a uma preparação física especial por estar em um momento diferente da temporada em relação aos companheiros.

Com Oswaldo de Oliveira acompanhando o treinamento sentado na lateral, Seedorf participou de uma atividade técnica com o restante do grupo. Logo depois, participou do treino tático junto os outros jogadores, desta vez sob o comando do treinador. O holandês atuou pouco mais de 20 minutos contra a Portuguesa e depois do jogo fez um treino específico para complementar sua preparação. Os titulares apenas fizeram um trabalho regenerativo.

Seedorf deve voltar a ser titular nesta quarta-feira, contra o Sport, no Engenhão, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem Amaral e Márcio Azevedo, suspensos, o time terá uma formação diferente com Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Lima; Jadson, Renato, Andrezinho, Seedorf e Fellype Gabriel; Elkeson.

Seedorf e Lima, Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Seedorf e Lima durante treino desta segunda-feira, no Engenhão (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

FONTE:

Pelo alto, Lusa e Botafogo empatam e estacionam na tabela do Brasileiro

Alvinegro abre o placar com Elkeson, mas Bruno Mineiro empata em jogada idêntica, de cabeça. Seedorf entra no fim, mas não muda placar


 A CRÔNICA
por Diego Ribeiro

Portuguesa e Botafogo podem fazer melhor do que apresentaram neste domingo. Apostando mais nas bolas aéreas do que na qualidade dos seus atacantes, os rivais ficaram no empate por 1 a 1, no Canindé, e estacionaram na tabela do Campeonato Brasileiro. A igualdade ficou de bom tamanho, já que Lusa e Alvinegro se alternaram no domínio do jogo, sem exercer efetivamente uma superioridade.

Entre os goleiros, Jefferson teve um pouco mais de trabalho do que Dida. Até evitou um gol quase certo de Ferdinando nos minutos finais. Em uma cabeçada, claro. Os gols de Elkeson e Bruno Mineiro, ambos no primeiro tempo, foram idênticos: cobranças de escanteio, e atacantes subindo livres na área para cabecear. Apenas o astro Seedorf, que entrou no segundo tempo, tentou algo diferente pelo chão. Mas não deu para desempatar o placar.


O resultado levou a Lusa aos 18 pontos, ainda na zona intermediária da tabela, em 12º lugar, mas perto dos times que brigam para não cair. O Botafogo subiu para 24 pontos e, na 8ª posição, perdeu a chance de se aproximar do G-4. O Grêmio, atual quarto colocado, venceu o São Paulo e foi aos 31 pontos.

Na próxima rodada, a Lusa enfrentará o Grêmio no Olímpico, quarta-feira, às 19h30m (horário de Brasília). No mesmo dia, mas às 21h50m, o Botafogo receberá o Sport no Engenhão. 
 
Camisa 9 e cabeçada = gol
Lusa e Botafogo entraram em campo com escalações ofensivas, mas estilos diferentes. No time da casa, Geninho reforçou o setor de armação com Héverton na vaga de Boquita, tornando o ataque mais insinuante, com mais qualidade. Já Oswaldo de Oliveira surpreendeu ao deixar o astro Seedorf no banco - o técnico quer poupá-lo para a maratona de jogos que vem por aí, entre Brasileiro e Sul-Americana. Vitor Junior entrou para dar velocidade e aproveitar os contra-ataques.

A Lusa começou na pressão, com Luis Ricardo, quase como um ponta-direita, auxiliando Héverton na criação. Deu jogo. Os dois confundiram a marcação do Botafogo e deixaram um vazio entre os volantes e zagueiros alvinegros. Na primeira chance, Léo Silva recebeu na marca do pênalti, mas chutou longe. Em seguida, Héverton invadiu a área em velocidade e, do mesmo local, finalizou em cima de Jefferson, que fechou o ângulo de forma perfeita.
Do lado rubro-verde, foi só. O Botafogo cresceu. A constante movimentação de Andrezinho, Vitor Junior, Fellype Gabriel e Elkeson cansou rapidamente a defesa da Lusa, tanto que Luis Ricardo, lateral-direito, chegou a aparecer no lado esquerdo da defesa para afastar uma bola para escanteio. Aos 18 minutos, a desorganização foi fatal. No escanteio gerado por Luis, Andrezinho achou a cabeça de Elkeson, que subiu sozinho e testou com firmeza, sem chances para Dida: 1 a 0.

O Botafogo recebeu apoio maciço de sua torcida, que lotou a área destinada aos visitantes no Canindé. O gol só fez aumentar a festa, que abafou os gritos dos torcedores da Portuguesa por alguns minutos. Até que um camisa 9, mesmo número de Elkeson, tratou de reanimar os rubro-verdes. Luis Ricardo fez o papel de Andrezinho, cobrou escanteio do lado direito do ataque, e Bruno Mineiro subiu mais do que Amaral para mandar às redes: 1 a 1.
Atração? Só fora de campo 

Lentamente, Seedorf caminhou com seus companheiros de banco de reservas até uma área atrás do gol defendido por Dida. Ficou de frente para a torcida do Botafogo, teve o nome gritado, claro, e acenou para todos os lados. Enquanto Lusa e Alvinegro insistiam nas bolas aéreas, o holandês assistia a tudo pacientemente, durante o tradicional aquecimento. Aos 5 minutos, quando Antônio Carlos apareceu sozinho na pequena área e cabeceou sem força, o craque levou as mãos ao rosto, parecendo não acreditar.

Lá do outro lado, longe da visão de Seedorf, a Portuguesa também perdeu uma chance com Bruno Mineiro, de cabeça. Nas jogadas pelo chão não havia jeito: as duas defesas neutralizaram bem essas investidas. O jogo ficou chato, e os botafoguenses não hesitaram. Começaram a pedir insistentemente a entrada do astro holandês, aos gritos. Os rubro-verdes nem queriam saber disso e rebateram com vaias.

Aos 21 minutos, Oswaldo chamou Seedorf. No trajeto até o banco de reservas, o meio-campista ainda deu uma paradinha para assistir à bela jogada de Fellype Gabriel, que deixou Lodeiro pronto para fazer o segundo gol. A bola chutada pelo uruguaio foi parar fora do estádio.

O holandês entrou e teve quase meia hora para mudar a história da partida. Ele fez bons lances, chegou a dar uma caneta em Ferdinando, mas não contou com a colaboração dos parceiros de ataque. Na Portuguesa, Geninho tirou Héverton e lançou Boquita, que dá maior dinâmica ao meio-campo. Apesar do bom volume de jogo, o time da casa levou pouco perigo a Jefferson, que esteve bem mais uma vez nas saídas de gol.

Em ritmo sonolento, o panorama não mudou até o fim. Seedorf até deixou Elkeson na cara do gol, mas o camisa 9 chutou sem direção alguma, quase caindo. Ficou difícil buscar uma vitória. O empate ficou bom para os dois lados, mais pelas circunstâncias, menos pela situação na tabela. O Botafogo perdeu a chance de se aproximar um pouco mais do G-4, e a Lusa se mantém na zona intermediária, mas ainda preocupada com a zona da degola. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2012/12-08-2012/portuguesa-botafogo.html

Pacotão da rodada#16: Romarinho faz golaço, e Borges perde chance clara


Caio paga mico ao furar a bola na pequena área, e Escudero consegue um belo drible. Pela primeira vez, não há uma expulsão sequer

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Romarinho, comemoração Corinthians (Foto: Joka Madruga / Agência Estado)Romarinho sai para comemorar o golaço contra o
Coritiba (Foto: Joka Madruga / Agência Estado)

A 16ª rodada do Campeonato Brasileiro teve vários destaques neste fim de semana, principalmente no domingo, Dia dos Pais. E o atacante do Corinthians Romarinho, que carrega em sua identidade a junção dos nomes de seu pai, Ronaldo, e de seu avô, Mário, foi o autor do golaço do fim de semana, já no finzinho da partida contra o Coritiba, no Couto Pereira, com um toque de letra para a rede. 

Por outro lado, Borges, que defende o Cruzeiro, perdeu uma chance incrível diante do Bahia, no sábado. Tudo bem que a oportunidade desperdiçada não fez muita falta ao time celeste, que venceu a partida por 1 a 0. Mas a verdade é que o atacante não costuma perder esse tipo de gol. Já Caio, do Figueirense, deu uma furada na pequena área, num lance bizarro, e deixou de ampliar o placar para o time alvinegro, que venceu o Sport por 1 a 0. Um mico daqueles na Ilha do Retiro.

No jogo cercado de expectativa entre Atlético-MG e Vasco, um belo drible de Escudero em Auremir deu ainda mais alegria à torcida do Galo, que viu a vitória de seu time por 1 a 0 e ainda  foi a responsável pelo maior público da rodada: 19.650 pagantes, número bem diferente dos 3.208 que assistiram ao empate por 1 a 1 da Portuguesa com o Botafogo, no Canindé.

O fim de semana não teve um cartão vermelho sequer, algo inédito até aqui dentro de uma rodada. Gideão, do Náutico, foi o autor da defesa mais bonita, e Danny Morais deu o sarrafo. E uma curiosidade marcou a dupla Gre-Nal. Os dois rivais gaúchos marcaram o gol da vitória, praticamente no mesmo momento, já no finzinho de suas partidas, de virada, e com um jogador que estava no banco de reservas. Andre Lima fez para o Grêmio nos 2 a 1 sobre o São Paulo no Morumbi, e Mike marcou para o Inter no triunfo sobre a Ponte, também por 2 a 1, no Beira-Rio.  


Confira abaixo as estatísticas e os destaques do fim de semana, com vídeos:


Pacotão da Rodada 16° (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
golaco (Foto: Infoesporte)

O Corinthians saiu atrás do placar, mas a virada sobre o Coritiba veio em grande estilo, com Romarinho. Após cruzamento rasteiro de Paulinho pela direita, o atacante deu um toque de letra para o fundo do gol, que garantiu o triunfo fora de casa por 2 a 1. Palmas para Romarinho, é dele o golaço da rodada.

sarrafo (Foto: Infoesporte)


O zagueiro Danny Morais foi o autor do sarrafo da rodada com essa entrada forte no jogador Charles, do Cruzeiro, no Estádio de Pituaçu. O Tricolor baiano perdeu a partida por 1 a 0 e o zagueiro para a próxima partida, já que o jogador estava pendurado com dois cartões amarelos.

gol+perdido (Foto: Infoesporte)


Na mesma partida, o atacante Borges perdeu um gol incrível, após belo passe de Montillo. Com o gol aberto, já com o goleiro Marcelo Lomba batido no lance, ele jogou a bola para fora, desperdiçando uma chance claríssima de marcar para o Cruzeiro. Sorte de Borges que o gol não fez muita falta ao time mineiro, que venceu a partida, fora de casa, por 1 a 0.

defesa (Foto: Infoesporte)


O goleiro Gideão, do Náutico, não conseguiu evitar a derrota do Timbu para o Flamengo por 2 a 0, mas, neste lance, fez uma defesa sensacional, de muito reflexo. Após cobrança de falta para o meio da área, Renato conseguiu o desvio, e Gideão espalmou com o braço esquerdo.

header drible (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)


Na vitória do Atlético-MG sobre o Vasco por 1 a 0, no Estádio Independência, o meia Escudero, emprestado pelo Grêmio, deu um belo drible no jogador cruz-maltino Auremir. A torcida do Galo pôde comemorar em dobro: pelo triunfo sobre um concorrente direto ao título brasileiro e pelo belo lance protagonizado pelo argentino.

mico (Foto: Infoesporte)


Caio, atacante do Figueirense, penúltimo colocado do Brasileirão, deu uma furada impressionante diante do Sport, na Ilha do Retiro. Após bela jogada do lateral Guilherme Santos pela esquerda, ele não encontrou a bola na hora de finalizar e, além de não ampliar o placar para o time catarinense, foi o autor do mico da rodada pelo lance bizarro.

FONTE^
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/08/pacotao-da-rodada16-romarinho-faz-golaco-e-borges-perde-chance-clara.html