sexta-feira, 13 de julho de 2012

Ju/Larissa e Ângela/Lili vencem duas na estreia na fase de grupos em Berlim


Talita/Maria Elisa e Taiana/Vivian têm 50% de aproveitamento no primeiro dia

Por SporTV.com Berlim, Alemanha

Duas duplas brasileiras passaram invictas pelo primeiro dia da fase de grupos do Grand Slam feminino de Berlim, etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Juliana/Larissa e Ângela/ Lili, que veio do country cota, venceram os dois jogos do dia e estão na liderança de suas respectivas chaves. Com uma vitória e uma derrota, Taiana/Vivian e Talita/Maria Elisa ainda têm chances se classificarem diretamente às oitavas de final.


- Tivemos alguns problemas na última etapa do Mundial e, como não poderia ser diferente, temos o objetivo de conquistar este Grand Slam. Tanto eu quanto a Juliana sofremos um pouco, já que está fazendo muito frio, mas entramos extremamente concentradas e estivemos bem na primeira partida. No segundo jogo, encontramos mais dificuldades, mas o importante foi a classificação para a fase seguinte - disse Larissa.


Juliana vôlei de praia grand slam de berlim (Foto: Divulgação / FIVB)Juliana se estica para largar: dupla passa invicta pelo primeiro dia em Berlim (Foto: Divulgação / FIVB)


No Grupo B, Juliana e Larissa abriram o dia atropelando as holandesas Sennema e Wesselink por 21/16 e 21/13. No segundo jogo do dia, porém, as atuais campeãs mundiais precisaram suar. Após perderam a primeira parcial por sete pontos de diferença, as brasileiras reagiram e confirmaram a vitória pela diferença mínima no tie-break, após 51 minutos: 14/21, 21/18 e 17/15.
Vivian vôlei de praia grand slam de berlim (Foto: Divulgação / FIVB)Vivian defende: 50% de aproveitamento ao lado de
Taiana no primeiro dia (Foto: Divulgação / FIVB)

Talita e Maria Elisa não tiveram a mesma sorte e largaram com derrota para as suíças Forrer e Vergé-Dépré. Após vencerem a primeira parcial com placar elástico, a sul-mato-grossense e a carioca permitiram a reação das rivais: 12/21, 21/19 e 15/13. Na segunda partida, as brasileiras se recuperaram e bateram as tchecas Klapalova e Hajeckova por 21/9 e 21/16. Como no Grupo C cada dupla venceu um jogo nesta quinta, todas ainda têm chance de se classificar diretamente para as oitavas de final.


Na chave D, Taiana e Vivian venceram com facilidade as alemãs Borger e Büthe por 21/13 e 21/15. Na sequência, porém, as duas não conseguiram manter o ritmo e foram superadas pelas americanas Kessy e Ross em sets direitos, parciais de 21/16 e 21/19.

Vindas do country-cota, Ângela e Lili disputaram dois tie-breaks, mas mantiveram a invencibilidade na competição. Primeiro, as duas venceram as australianas Natalie Cook e Hinchley, por 21/16, 12/21 e 15/9. Depois, em partida de 1h01m, venceram as alemãs Goller e Ludwig
: 21/18, 16/21 e 20/18.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2012/07/jularissa-e-angelalili-vencem-duas-na-estreia-na-fase-de-grupos-em-berlim.html

Alison e Emanuel eliminam Márcio e Solberg e vão às semifinais em Berlim


Com campanha invicta, campeões mundiais agora encaram holandeses Nummerdor e Schuil por vaga na final. Benjamin e Bruno caem nas oitavas

Por SporTV.com Berlim, Alemanha

Alison volei de praia Berlim (Foto: Divulgação / FIVB)Alison arma o bloqueio (Foto: Divulgação / FIVB)

Alison e Emanuel serão os únicos representantes brasileiros nas semifinais do Grand Slam de Berlim. Após derrotarem holandeses nas oitavas de final, os campeões mundiais eliminaram os compatriotas Márcio e Pedro Solberg, de virada, nas quartas de final. Com a vitória por 2 sets a 1, parciais de 17/21, 21/18 e 15/13, a dupla manteve os 100% de aproveitamento na etapa, a nona da temporada masculina do Circuito Mundial de Vôlei de Praia.

Neste sábado, os brasileiros encaram os holandeses Nummerdor e Schuil por uma vaga na decisão, que será disputada no mesmo dia. O canal SporTV transmite as semifinais, ao vivo, a partir das 8h (horário de Brasília).

A sexta-feira em Berlim começou com a disputa das quartas de final. Alison e Emanuel foram os primeiros a garantirem vaga na fase seguinte, ao superarem os holandeses Stiekman e Varenhorst por 21/15 e 21/16, após 36 minutos de partida. Logo depois, Márcio e Pedro Solberg derrotaram os alemães Böckermann e Urbatzka, de virada, por 18/21, 21/12 e 15/11, marcando o confronto entre compatriotas.

Nas quartas, Márcio e Solberg largaram na frente com vitória parcial no primeiro set. No segundo set, porém, permitiram o empate de Alison e Emanuel, com destaque para o bom aproveitamento do bloqueio do capixaba. Os dois mantiveram o embalo e fecharam o jogo no tie-break, após 54 minutos de partida: 17/21, 21/18 e 15/13.

Benjamin e Bruno Schmidt, que também haviam se classificado diretamente para as oitavas, pararam nesta fase. Os dois resistiram 46 minutos, mas foram superados pelos alemães Erdmann e Matysik.

Benjamin e Bruno Schmidt volei de praia Berlim (Foto: Divulgação / FIVB)Benjamin e Bruno Schmidt (no ataque) foram eliminados por dupla alemã (Foto: Divulgação / FIVB)

FONTE:

Mari não concorda com o corte: 'Eu ainda tinha muita lenha para queimar'


Ponteira diz que Zé Roberto antecipou dispensa por saber que era algo polêmico: 'Mas vejo que ele está em situação delicada: cortar o mal pela raiz'
Por Igor Christ Rio de Janeiro

Cortada da seleção brasileira de vôlei que irá aos Jogos de Londres-2012, Mari escolheu a dedo o figurino: uma camisa com a bandeira da Grã-Bretanha. Tranquila, sentou-se à beira da piscina do prédio onde mora, no Leblon, no Rio de Janeiro, e falou pela primeira vez sobre a dispensa do grupo que vai lutar pelo bicampeonato olímpico. Lamentou a decisão do técnico José Roberto Guimarães, que ainda tem mais dois cortes a fazer.

- Foi uma surpresa para todas as meninas. Mas isso tudo passava pela minha cabeça. Respeito a opção dele, mas ainda acho que poderia ajudar. Tanto na ponta quanto na saída. Ainda tinha muita lenha para queimar. E não concordei com esse corte. Estava me recuperando bem e poderia dar muito mais. Ele antecipou meu corte por saber que era algo polêmico, mas vejo que ele está numa situação delicada, que é o de cortar o mal pela raiz. Não estou 100% recuperada, mas são dores que não me impedem de jogar. Nas Olimpíadas isso não importaria.
Mari, Vôlei (Foto: Igor Christ / Globoesporte.com)Mari usa uma camisa com a bandeira da Grã-Bretanha (Foto: Igor Christ / Globoesporte.com)

Mari recebeu a notícia em Saquarema, na última terça-feira. Zé Roberto, no caminho da lavanderia para o quarto, disse que iria cortá-la por questões técnicas.
- Ele disse que, por isso, iríamos nos separar. Falei que respeitava a decisão dele, mas disse que iria embora. Depois do corte da Fabiola, eu esperava qualquer coisa - declarou Mari, que disse ter vestido a camisa com a bandeira britânica por acaso
.
Mari vôlei (Foto: Igor Christ/Globoesporte.com)Mari exibe tatuagem com os anéis olímpicos no
braço direito (Foto: Igor Christ/Globoesporte.com)

Mari foi uma das principais jogadoras na conquista do ouro olímpico nos Jogos de Pequim, em 2008. A ponteira, no entanto, não vinha atravessando uma boa fase. Durante a última Superliga, ela recebeu muitas críticas por suas atuações pelo Rio de Janeiro. Na apresentação à seleção brasileira, foi diagnosticada com uma tendinite no ombro direito, somada a duas outras lesões, na região lombar e no joelho esquerdo. Os problemas fizeram com que a jogadora ficasse fora do Pré-Olímpico Sul-Americano, quando a seleção garantiu a vaga para os Jogos de Londres.
Mari voltou à equipe para disputar o Grand Prix. Fora de ritmo, ela passou a ser escalada como oposto, posição na qual não atuava desde o início da carreira. A ideia de Zé Roberto era que a jogadora ficasse mais livre em quadra, sem a obrigação de defender. Porém, ela não vingou na posição e viu as suas chances de ir Londres acabarem depois do corte da última terça.

- Acho que 2008 foi o auge. Não só meu, como de todo o grupo. Aquele time encaixou bem, a Fofão fez a diferença, e o nosso preparo físico sobrou. Em 2004 fiz uma boa Olimpíada e acabei sendo culpada por erro de todo o grupo. Logo na minha primeira Olimpíada. Ainda tenho 28 anos e muita coisa pela frente. E agora quero me dedicar ao meu novo time, o Fenerbahçe. Não sei falar agora sobre futuro na seleção. Tenho que pensar - disse Mari

Em 2004, acabei sendo culpada por erro de todo o grupo. Logo na minha primeira Olimpíada"
Mari

Antes de Mari, Zé Roberto já havia cortado a levantadoras Fabíola e a central Juciely. O grupo atual que está em Saquarema conta com 14 jogadoras. O técnico ainda vai anunciar a dispensa de mais duas atletas. Natália e Sassá, que se recuperam de lesão, também podem ser cortadas. Zé disse, porém, que ainda vai esperar Natália até a data-limite.
- Ele falou uma vez que a Natália seria essencial para uma vitória, mas acho que todas as jogadoras são essenciais. Ela até me ligou para me dar apoio. Se ele acha que ela vai se recuperar, responsabilidade dele. Mas a Natalia pode surpreender e se superar.

Apesar do susto de ter sido cortada, Mari garante que vai torcer pela seleção.

- Vou torcer sim. E isso (o corte) não vai interferir em nada. O grupo é unido e não existe briga entre as meninas. Vai ser mais difícil para a nossa equipe, mas temos todas as condições de brigar pelo título. Estou usando essa camisa (com a bandeira britânica) por acaso, mas vale como torcida para elas - encerrou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/07/mari-nao-concorda-com-o-corte-eu-ainda-tinha-muita-lenha-para-queimar.html

A quase seis meses do fim, saiba como estão as obras no Mineirão


13/07/2012 13h37 - Atualizado em 13/07/2012 13h37

Reinauguração do estádio está prevista para dia 21 de dezembro deste ano

Por Lucas Catta Prêta Belo Horizonte

Um dos 12 palcos das Copas das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014, o Mineirão, a quase seis meses do fim previsto das obras, entra no mês de julho com 67% dos trabalhos prontos. Segundo o Governo de Minas Gerais, o estádio será entregue, todo reformado, no próximo 21 de dezembro. No momento, o canteiro de obras está com 2.700 operários, o maior número de trabalhadores desde o início dos trabalhos. Uma das principais novidades na nova estrutura, a via que ligará o Mineirão ao Mineirinho, começou a ser construída neste mês.


VEJA A GALERIA DE IMAGENS DAS OBRAS

Essa via, em formato de “Y”, tem dois acessos ao Mineirinho. O primeiro, mais curto, tem 100 metros de extensão. O segundo, com uma passagem por cima da Avenida Abraão Caran, tem 300. A altura que poderá alcançar 15 metros em relação à rua. A via terá ambiente seguro com guarda-corpo e vigilância privada, iluminação central, assentos e árvores. Essa estrutura deverá ficar pronta em outubro.


Maquete Mineirão (Foto: Divulgação / Secopa)Mineirão: estádio deverá ser entregue em 21 de dezembro (Foto: Divulgação / Secopa)

A estrutura da esplanada está quase pronta, com 95% das peças instaladas. Esse espaço abrigará, além de bares, restaurantes e lojas, uma área para eventos culturais e shows, com capacidade prevista para até 65 mil pessoas. Também está prevista a construção do Museu Brasileiro do Futebol.


Por dentro
Na parte interna do estádio, que terá capacidade total de 64 mil expectadores, avança a instalação das treliças de aço da nova cobertura. A arquibancada inferior está 71% pronta. O novo fosso de segurança está 90% concluído. A estrutura de banheiros e bares está com 80% dos acabamentos em reboco e piso prontos.


O cronograma de obras prevê, como próximos passos, a conclusão da entrega dos pré-moldados do canteiro de obras, e início dos trabalhos de nivelamento do gramado. Posteriormente, a drenagem começará a ser feita.


Embora o estádio fique pronto em dezembro, o primeiro jogo oficial no Mineirão deverá acontecer apenas no primeiro semestre de 2013, provavelmente pelo Campeonato Mineiro. No dia 17 de junho, acontecerá a primeira partida da Copa das Confederações no "Gigante da Pampulha".

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/noticia/2012/07/quase-seis-meses-do-fim-saiba-como-estao-obras-no-mineirao.html

Goiás tem prova de fogo contra América-MG, que tenta voltar à ponta


Time goiano espera mostrar força contra o Coelho, que assumirá liderança
da Série B em caso de vitória no Serra Dourada. Partida começa às 21h

Por GLOBOESPORTE.COM Goiânia e Belo Horizonte

Ernando, do Goiás e Alessandro, do América-MG (Foto: Arte: Fernando Vasconcelos / GLOBOESPORTE.COM)Ernando e Alessandro são apostas de Goiás e
América-MG (Foto: Arte / Globoesporte.com)


As boas lembranças do primeiro semestre deixam o Goiás confiante para a partida desta sexta-feira. A equipe recebe o América-MG, às 21h, em jogo válido pela décima rodada da Série B. Na Copa do Brasil, os goianos eliminaram o Coelho na segunda fase após empate em Minas Gerais e vitória por 4 a 3 no Serra Dourada, mesmo local do embate desta noite. Mas o cenário atual é bem diferente. Enquanto o time esmeraldino faz campanha modesta e ocupa a nona colocação com 13 pontos, o América-MG briga no G-4 desde o início do Brasileirão.
Enderson Moreira remete ao passado recente e faz três mudanças que deixam o Goiás parecido justamente com a equipe campeã goiana e que foi longe na Copa do Brasil. Apesar do início irregular na Série B, o clima em Goiânia é de confronto direto pelo acesso. Triunfar diante do poderoso adversário seria uma demonstração de força e daria confiança para as rodadas seguintes.


O Coelho quer vencer para retomar a liderança perdida na abertura da rodada após a vitória do Criciúma diante do Boa Esporte. O time mineiro, que ocupa a segunda posição, com 22 pontos, tem bom retrospecto fora de casa. Foram cinco jogos longe do torcedor, com três vitórias, um empate e uma derrota.
A partida contra o Goiás, no entanto, representa um desafio: o campo do Serra Dourada. Durante a semana, vários atletas declararam que precisam jogar com inteligência e valorizar a posse da bola. Caso contrário, o Coelho poderá sentir o cansaço, devido às dimensões do gramado, e ser derrotado por um dos times considerados favoritos para retornar a elite do futebol nacional. Os jogadores do América-MG garantem que não existe qualquer clima de rivalidade com Goiás pela eliminação na Copa do Brasil.
A arbitragem no Serra Dourada será de Anderson Daronco (RS). Ele será auxiliado por José Chaves Franco Filho (RS) e César Augusto de Oliveira Vaz (TO). O SporTV transmite o duelo para todo Brasil, menos para Goiás, que poderá assistir ao jogo no Canal PFC, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, e com vídeos, a partir das 20h30m.

header as escalações 2
Goiás: Recuperado de lesão muscular, o experiente goleiro Harlei, de 40 anos, retorna naturalmente na vaga de Edson. As outras duas mudanças também são no sistema defensivo, que é um dos piores da Série B, com 17 gols sofridos. Ernando substitui Lacerda. O volante Thiago Mendes ganha a vaga de Renan Oliveira e reforça a marcação no meio-campo. O time fica parecido com o que atuava no primeiro semestre e vai a campo com a seguinte formação: Harlei; Vítor, Ernando, Valmir Lucas e Egídio; Amaral, Thiago Mendes, Ramon e Ricardo Goulart; Felipe Amorim e Iarley.

América-MG: Givanildo Oliveira poderá contar com quase todos os jogadores da equipe titular, exceto Rodriguinho, machucado. O Coelho jogará com Neneca; Boiadeiro, Gabriel, Everton Luiz e Bryan; Dudu, Leandro Ferreira, Gilberto e Thiaguinho; Alessandro e Fábio Júnior.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Goiás: O técnico Enderson Moreira tem todos os jogadores à disposição.
América-MG: O meia Rodriguinho, um dos destaques no meio-campo criativo do América-MG, está contundido e nem viajou com a delegação americana. Com um edema no músculo posterior da coxa direita, será poupado. Assim, Thiaguinho, o “coringa” do time, entrará no meio-campo.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Goiás: Amaral.
América-MG: Gabriel e Giberto.

header fique de olho 2

Goiás: O zagueiro Ernando, de 24 anos, volta a ser titular após ter ficado no banco diante do Bragantino. Será a primeira partida sem o parceiro Rafael Toloi, que se transferiu para o São Paulo. Com mais de 300 jogos pelo clube, Ernando agora é o principal responsável por tentar melhorar a defesa esmeraldina.

América-MG: O atacante Alessandro foi um dos destaques do América-MG no Campeonato Mineiro, mas, na Série B, ficou na reserva até a saída do atacante Bruno Meneghel para o futebol chinês. Ao reassumir a titularidade, marcou um gol na vitória por 3 a 2 sobre o Atlético-PR.

header o que eles disseram

header números e curiosidadesEnderson Moreira, técnico do Goiás: “Será um jogo muito difícil. O América-MG só não está na liderança porque tem um jogo a menos. Mas nós sabemos de nosso potencial. Ainda não conseguimos ter regularidade no Campeonato Brasileiro, mas temos tudo para fazer um grande jogo e sair com a vitória”.

Thiaguinho, meia do América-MG: "Não podemos perder a bola facilmente, porque o campo é muito grande. E, se começarmos a errar passe, será muito complicado correr no Serra Dourada. O Goiás é uma equipe que joga junta há bastante tempo, a gente não pode dar espaço".

* Quem venceu mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* Este será apenas o terceiro jogo na história entre Goiás e América-MG na Série B do Campeonato Brasileiro. Em 1980, as duas equipes empataram por 1 a 1. Em 1999 o placar foi 0 a 0.
* No retrospecto geral, as duas equipes já se enfrentaram dez vezes, com ampla superioridade do Goiás, que venceu seis jogos. Houve ainda três empates e apenas uma vitória do América-MG. Os goianos fizeram 15 gols e sofreram seis.
* O aproveitamento do América-MG como visitante é excelente. Em cinco jogos na Série B, o Coelho conquistou três vitórias, um empate e uma derrota – aproveitamento de 66%.
* O Goiás ainda não recebeu nenhum cartão vermelho em 2012.
header último confronto v2

Os dois clubes se enfrentaram pela última vez no dia 11 de abril, no jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil. Após empate em gols em Minas Gerais, O Goiás venceu por 4 a 3 no Serra Dourada e se classificou para as oitavas de final. Egídio, duas vezes, Ricardo Goulart e Ramon fizeram os gols do time esmeraldino. Thiago Mendes, contra, Gabriel Santos e Bruno Meneghel balançaram as redes para o Coelho (veja o vídeo).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-b/noticia/2012/07/goias-tem-prova-de-fogo-contra-america-mg-que-tenta-voltar-ponta.html

Convocação de Mano para Londres pode ser decisiva no Brasileirão


São Paulo, Santos e Inter podem ficar oito rodadas sem estrelas. Desafio para os técnicos e chance para rivais, como Vasco e Atlético-GO, subirem

Por Alexandre Lozetti São Paulo

Internacional, Santos e São Paulo têm motivos para comemorar. Foram os únicos clubes do país a cederem jogadores para a seleção brasileira que vai disputar os Jogos de Londres. Mas o trio também tem razões de sobra para lamentos. Afinal, poderão ficar sem alguns de seus principais jogadores por até oito rodadas no Campeonato Brasileiro.
Os atletas brasileiros se juntaram aos “europeus” e iniciaram na última segunda-feira, no Rio de Janeiro, a preparação para os Jogos. Se a equipe de Mano Menezes conseguir chegar à final, no dia 11 de agosto, só vão retornar aos seus times depois de mais de um mês. Tempo que pode fazer muita diferença na classificação final do Brasileirão.
desfalques Olimpíadas - 2 (Foto: arte esporte)Se a Seleção for à final olímpica, times poderão ter desfalques por oito rodadas no Campeonato Brasileiro
Não é a toa que os técnicos sempre mencionam os lemas dos pontos corridos. “Todo jogo é uma decisão”, “vale os mesmos três pontos”, entre outros clichês. Dorival Júnior, Muricy Ramalho e o recém-chegado Ney Franco terão de se virar em várias decisões.
Em 2011, o Corinthians teve uma arrancada impressionante e determinante para que levantasse a taça depois de oscilar entre o fim do primeiro turno até a metade do segundo. Agora, o São Paulo é o mais bem colocado entre os times que perderão atletas. Está na quinta posição, com 15 pontos, à frente do Inter apenas por uma vitória. O Peixe, que demorou a usar os titulares na competição, em razão da Libertadores, é apenas o 14.
No Colorado, os desfalques formam a base do setor ofensivo. O meia Oscar e o centroavante Leandro Damião foram chamados pelo técnico da Seleção. O último jogo da equipe gaúcha já dá a dimensão do tamanho do problema. Ambos fizeram os gols da vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, no Beira-Rio. Oscar pode se tornar um problema maior, já que, segundo jornais ingleses, o Chelsea está perto de fechar sua contratação por 25 milhões de libras (R$ 78 milhões) já para depois de sua participação em Londres.
oscar brasil musculação (Foto: Rafael Ribeiro / CBF.com)Oscar pode ir direto da Olimpíada para o Chelsea
(Foto: Rafael Ribeiro / CBF.com)

Dorival Júnior, pelo menos, tem boas opções para substituir a dupla. O meia argentino Dátolo e o atacante uruguaio Diego Forlán. O melhor jogador da última Copa do Mundo, entretanto, ainda precisa de pelo menos dez dias para entrar em forma. Ele tem chances de ser relacionado para o jogo contra o Atlético-GO, no próximo dia 22. João Paulo, Marcos Aurélio e Jajá também podem ser escalados nos próximos jogos.
Quem mais lamenta é Muricy Ramalho, que perderá seu grande craque, Neymar, e o goleiro Rafael. Na frente, o técnico só terá opções jovens: Victor Andrade, de 16 anos, Dimba (19) e Geuvânio, 20, são favoritos a fazerem dupla com Miralles, envolvido na ida de Elano para o Grêmio. Por isso, Muricy tem pedido reforços. No gol não há dúvidas. Aranha será o titular na ausência de Rafael. O Santos tentou, sem sucesso, liberar os atletas para a próxima rodada.

- A gente entende a Seleção, é o único período que têm para treinarem. No lugar do técnico da Seleção eu também não gostaria, é a única maneira de fazer um time, mas foi pedido. Não custa nada - ponderou Muricy Ramalho.
Outro santista convocado é o meia Paulo Henrique Ganso. Esse, porém, pode nem voltar em agosto. No último domingo, ele se recusou a entrar em campo contra o Grêmio e seus representantes, do DIS, afirmam que ele não joga mais pelo Peixe. A relação piorou de vez após a última tentativa de renovação de contrato. As negativas do camisa 10 irritaram o presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, que anunciou sua desistência. O Inter, outro desfalcado pela competição olimpica, até agora é o principal interessado.

lucas seleção brasileira olimpica (Foto: Mowa Press)Lucas fez todos os jogos do São Paulo neste ano,
exceto quando serviu à Seleção (Foto: Mowa Press)

Em quantidade, o São Paulo é o menos prejudicado do trio, já que Bruno Uvini raramente é aproveitado e, em razão disso, deverá ser negociado após o torneio em Londres. Desfalque mesmo será o atacante Lucas, protagonista do time. Por ironia do destino, o maior defensor do jovem na seleção brasileira foi Ney Franco, seu técnico no Sul-Americano Sub-20, em janeiro do ano passado. Agora ele deverá estrear no Tricolor sem o pupilo. Osvaldo é favorito à vaga.
Há também quem possa se beneficiar dos desfalques. São os casos das equipes que vão enfrentar Inter, Santos e São Paulo durante os Jogos. Vasco, terceiro colocado, e Atlético-GO, atual lanterna do Brasileiro, são os mais sortudos. Nesse período, ambos têm os três desfalcados pela frente. Chance para um tentar se aproximar da liderança e outro lutar para se reabilitar na tabela.

O líder Atlético-MG, Náutico, Palmeiras, Ponte Preta e Figueirense vão enfrentar duas das três equipes sem alguns de seus principais jogadores. Por outro lado, há quem não teve sorte. Corinthians, Portuguesa, Bahia e Coritiba não vão poder se aproveitar de nenhum adversário desfalcado. O Timão, por ironia do destino, é quem vive a situação mais curiosa. Enfrentará Inter, Santos e São Paulo em sequência, mas logo depois dos Jogos.
Para o bem ou para o mal, é certo que em dezembro muitos técnicos e torcedores vão se lembrar da convocação de Mano Menezes para justificar seus destinos no Brasileirão.
Neymar, Seleção Brasileira Treino (Foto: Rafael Ribeiro / CBF.com)Neymar é o grande astro do Santos e pode ficar até um mês fora da equipe (Foto: Rafael Ribeiro / CBF.com)

FONTE:

Cobrança da torcida no Brasil atrai Rafael Marques para defender o Bota


Atacante, de 29 anos, reconhece que nível no Japão está abaixo do Brasileiro, mas espera dar a resposta dentro de campo rapidamente

Por Rafael Cavalieri e Thales Soares Rio de Janeiro

Rafael Marques treino Botafogo (Foto: Thales Soares / globoesporte.com)Rafael Marques prepara o chute durante o treino do
Botafogo (Foto: Thales Soares / globoesporte.com)

Os sete anos entre o futebol turco e o japonês fizeram do atacante Rafael Marques, de 29 anos, um jogador mais maduro e confiante no que pode produzir em campo, depois de ser revelado pela Ponte Preta e ter uma passagem relâmpago pelo Palmeiras. De volta ao Brasil, mesmo como um desconhecido para o grande público, ele não teme qualquer problema de adaptação a uma nova competição.


Rafael estava desde 2009 no Omiya Ardija, do Japão. Sua despedida do clube foi digna de um ídolo. Contratado pelo Botafogo até o fim de 2015, ele deverá ficar à disposição do técnico Oswaldo de Oliveira para o confronto com o Santos, dia 18, na Vila Belmiro, quando poderá começar a mostrar sua confiança dentro de campo.


- Lógico que o futebol brasileiro tem mais qualidade, mas já acompanhava o Botafogo desde o ano passado e aqui tem mais espaço para jogar. Lá, tinha que pensar antes de a bola chegar. Agora, dá para dominar com mais tranquilidade - explicou Rafael Marques.


Consciente de que será alvo de cobranças por ocupar o espaço que era de Loco Abreu, Rafael Marques está disposto a mostrar para a torcida do Botafogo quem ele é. O jogador entende a desconfiança por não ser conhecido no país, mas espera mostrar o seu valor rapidamente.

- A resposta que preciso dar é no campo. Um dos motivos de eu ter voltado foi justamente o nível de cobrança. No Japão, o futebol ainda não é o esporte de primeira linha, há outros para os quais dão mais valor. Sei o que vai acontecer pelo fato de dois ídolos (Herrera e Loco Abreu) terem saído, mas meus companheiros vão me ajudar - comentou o atacante.


Para o confronto com o Fluminense, Rafael Marques ainda não estará regularizado. Ele vinha atuando regularmente no Campeonato Japonês, que tem o calendário semelhante ao do Brasileiro, e depende apenas da burocracia para jogar. Sua estreia deve acontecer contra o Santos, quarta-feira, na Vila Belmiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/07/cobranca-da-torcida-no-brasil-atrai-rafael-marques-para-defender-o-bota.html

Oswaldo de Oliveira compara Seedorf a Chico Buarque: 'Quietinho na dele


13/07/2012 12h06 - Atualizado em 13/07/2012 13h05

Técnico do Botafogo define estilo do jogador holandês fazendo uma analogia com o cantor brasileiro

Por Thales Soares Rio de Janeiro

seedorf botafogo botafogo (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)Seedorf, no treino do Botafogo nesta sexta-feira
(Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)

Em poucos dias, o técnico Oswaldo de Oliveira já teve algumas conversas com Seedorf e vem observando seu comportamento em relação aos outros jogadores do Botafogo. Sempre com um sorriso no rosto e com facilidade de se relacionar, até por falar português fluente, o meia holandês foi alvo de uma comparação inusitada por parte do treinador:


- Ele é aquele cara assim meio Chico Buarque. Fica quietinho na dele, mas agrada todo mundo. A comparação é meio por aí - comentou Oswaldo de Oliveira.


Na manhã desta sexta-feira, Seedorf deixou o campo acompanhado do chefe. No caminho para o vestiário do Engenhão, os dois tiveram uma longa conversa. O holandês ainda não fez treinamentos táticos ou coletivos com o time titular e sua estreia só deve acontecer no dia 22, contra o Grêmio, no Engenhão.

-  Já falamos um pouco sobre posicionamento, mas desta vez abordamos outros assuntos. Ele fez comparações sobre a forma de treinamento aqui e na Europa. Lá, depois da parte principal do treino, os jogadores vão embora descansar. Ele achou legal ver os meninos fazendo trabalhos complementares, buscando o aprimoramento. Disse ser uma coisa mais brasileira mesmo - explicou Oswaldo.

Além dos treinamentos, Seedorf também fez observações sobre a disputa do Campeonato Brasileiro. Em uma semana no Rio, acompanhou duas vitórias do Botafogo, sobre Bahia e Corinthians, assistiu ao Fla-Flu e percebeu o equilíbrio da competição.

- Ele concordou com a maioria que acha o Brasileiro muito disputado, com um favoritismo que se abre em leque. Seedorf achou isso interessante e ressaltou a disputa competitiva na qual ainda não é possível dizer ainda quem vai vencer - contou Oswaldo.~


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/07/oswaldo-de-oliveira-compara-seedorf-chico-buarque-quietinho-na-dele.html

Ocupar espaços: o segredo do Botafogo, melhor ataque do Brasileiro


Com 20 gols marcados, Alvinegro tem o maior poder de fogo do campeonato mesmo sem atacante fixo. Andrezinho desvenda mistérios

Por Rafael Cavalieri e Thales Soares Rio de Janeiro

O Botafogo está jogando com apenas um atacante, e improvisado, já que Elkeson é apoiador de origem. Mesmo assim, com 20 gols marcados, o time é dono do melhor ataque da competição - Fluminense e Vasco, com 15 gols cada, estão logo atrás. Qual o segredo para tamanho poder ofensivo? Segundo Andrezinho, que vem contribuindo nos últimos jogos com passes na medida e boas jogadas, o Glorioso aprendeu a ocupar bem os espaços com muitos jogadores pressionando os rivais.


Para o camisa 17, o esquema desenhado por Oswaldo de Oliveira vem sendo não só bom para o Botafogo como também para o futebol. Na sua visão, o Botafogo está conseguindo contrariar a máxima de que para se fazer gols é necessário ter muitos atacantes escalados.
- Não é assim. O importante não é a quantidade de jogadores e sim como ocupar os espaços. A gente vem treinando para se tornar cada vez mais um time compacto, veloz e eficiente. E estamos fazendo isso com a ajuda de todos. Desta maneira, temos um poder de finalização maior - explicou Andrezinho, que comemorou também a boa atuação individual que teve diante do Corinthians.


Andrezinho aproveitou também para defender Elkeson. O agora atacante chegou a sofrer críticas enquanto ainda estava se adaptando ao novo posicionamento. Mas o apoiador foi só elogios ao companheiro.


- O Elkeson joga em mais de uma posição, mas eu gosto dele ali perto do gol. Ele tem uma facilidade para finalizar e ainda consegue fazer com as duas pernas. Quanto mais próximo do gol, mais fácil é para ele marcar - finalizou.

Com a vitória sobre o Corinthians, o Botafogo chegou aos 15 pontos e agora ocupa a quarta colocação na tabela do Campeonato Brasileiro. O time volta a entrar em campo no próximo domingo, às 16h (de Brasília), contra o Fluminense, no Engenhão.

Clique e assista a mais vídeos do Botafogo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/07/ocupar-espacos-o-segredo-do-botafogo-melhor-ataque-do-brasileiro.html

Com direito a dois belos gols, Seedorf participa de treino técnico


Holandês joga ao lado do atacante Rafael Marques, Vinícius e Gabriel
em atividade realizada em campo reduzido com três times no Botafogo

Por Rafael Cavalieri e Thales Soares Rio de Janeir

Na tarde da última quarta-feira, o contato foi tímido. Durante os treinamentos físicos, Seedorf arriscou embaixadinhas e pedaladas. Um dia depois, o novo camisa 10 do Botafogo realizou seu primeiro trabalho com bola efetivo, em General Severiano. Ao lado dos reservas e de quem não participou dos 90 minutos da partida contra o Corinthians, o jogador realizou uma atividade em campo reduzido.


Com os jogadores divididos em três times de quatro jogadores, Seedorf mostrou habilidade e deixou claro que já está muito próximo da forma física ideal. Ao lado do lateral-direito Gabriel, do zagueiro Vinícius e do atacante Rafael Marques, outro reforço alvinegro, o holandês chegou a marcar dois gols, um após chute com muita força de perna direita, e outro por cobertura.
Seedorf no treino do Botafogo (Foto: Marcos Trisão / Ag. O Globo)Seedorf recebe combate no treino do Botafogo
(Foto: Marcos Trisão / Ag. O Globo)

Seedorf ainda participou de um treinamento físico, aliado ao técnico, nos intervalos dos jogos entre os três times. No aquecimento, o holandês puxou a fila da corrida em volta do campo com os outros companheiros, cercado sempre pelos mais jovens, quase atuando como fãs ao lado do ídolo.
Antes de ir ao campo, Seedorf observou uma brincadeira dos jogadores.  Eles se revezavam no gol, enquanto três deles trocavam passes de cabeça para balançar a rede. Entre os que participaram estavam os zagueiros Dória e Vinícius, os goleiros Andrey e Mílton Raphael, o atacante Vitinho e até o volante Marcelo Mattos, que se recupera de uma lesão no púbis e não joga há mais de 40 dias.


A expectativa é de que a estreia de Seedorf aconteça no dia 22, contra o Grêmio, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. O holandês ainda precisa ser regularizado para ficar à disposição do técnico Oswaldo de Oliveira.
 
Clique e assista a vídeos do Botafogo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/07/com-direito-dois-belos-gols-seedorf-participa-de-treino-tecnico.html